Elementos de Arquitetura. Sistemas Prediais Hidráulicos Sanitários Prof. Daniel Costa dos Santos 2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elementos de Arquitetura. Sistemas Prediais Hidráulicos Sanitários Prof. Daniel Costa dos Santos 2019"

Transcrição

1 Elementos de Arquitetura Sistemas Prediais Hidráulicos Sanitários Prof. Daniel Costa dos Santos 2019

2 Sumário Elementos Arquitetônicos Orientação Solar

3 Elementos Arquitetônicos

4 Elementos Arquitetônicos Localização; Situação; Planta da cobertura, planta baixa do térreo e tipo; Fachadas frontal, posterior e laterais.

5 Localização Desenho Técnico e Arquitetônico (Monnerat, P., Viçosa, MG, UFV, 2013). Localiza a edificação no terreno;. Apresenta as curvas de nível;. Indica a orientação geográfica;. Apresenta vias internas, coberturas, estacionamentos, áreas verdes, etc.;. Apresenta recuos, afastamentos, formas e dimensões do terreno e da edificação.

6 Localização Desenho Técnico e Arquitetônico (Monnerat, P., Viçosa, MG, UFV, 2013)

7 Situação Desenho Técnico e Arquitetônico (Monnerat, P., Viçosa, MG, UFV, 2013). Situa o terreno na região idenficando-o;. Apresenta a distância do terreno à esquina mais próxima;. Apresenta as curvas de nível;. Indica a orientação geográfica;. Apresenta as vias de acesso à edificação, arruamentos e logradouros vizinhos;. Escalas: 1:200; 1:250; 1:500

8 Situação Desenho Técnico e Arquitetônico (Monnerat, P., Viçosa, MG, UFV, 2013)

9 Planta Baixa Desenho Arquitetônico (Montenegro, G., UFPE, 2014)

10 Cobertura Desenho Técnico e Arquitetônico (Monnerat, P., Viçosa, MG, UFV, 2013)

11 Fachadas Frontal, Posterior e Laterais Desenho Técnico e Arquitetônico (Monnerat, P., Viçosa, MG, UFV, 2013)

12 Orientação Solar

13 Orientação Solar Norte: De maneira geral, para quem vive no Hemisfério Sul (ao sul da linha do Equador), caso de quase todo o Brasil, pode-se dizer que a orientação Norte (quando as janelas estão voltadas para este ponto cardeal) é a que atende, de maneira mais satisfatória, às principais demandas da maioria dos usuários.

14 Orientação Solar Norte: No inverno, as fachadas voltadas para o norte recebem insolação na maior parte do dia, pois o sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da Terra em seu percurso. No verão, como o ângulo que o sol forma com a superfície da Terra em seu percurso é bem maior, a tendência é que passe sobre as coberturas dos edifícios.

15 Orientação Solar Leste e Oeste: As orientações Leste e Oeste têm características similares em termos de insolação, embora em momentos diferentes do dia. As fachadas voltadas para o Leste recebem sol pela manhã (do nascente ao meio dia). Nas fachadas voltadas para o Oeste ocorre o contrário, recebem sol pela tarde (do meio-dia ao ocaso). Em geral, ambientes voltados para o Oeste tendem a ser mais quentes do que os voltados para Leste, apesar de receberem o mesmo número de horas de sol, porque recebem sol no período do dia em que a inércia térmica proveniente da noite anterior, chamada de frescor noturno, já foi vencida.

16 Orientação Solar Sul: A orientação Sul é a mais problemática, pois não recebe sol em nenhum momento no inverno, como é o caso da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No verão, recebe apenas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde (isso varia conforme a latitude, quanto mais se aproxima ao Equador, mais horas de sol se tem na fachada Sul e vice-versa).

17 Orientação Solar APARTAMENTO-COM-FACE-NORTE/ Orientação NORTE: Sol o ano todo. Tem uma insolação importante no inverno, durante quase todo o dia e no verão o sol passa por cima das construções, aliviando o calor. Com uma pequena varanda ou beiral já é possível bloquear a maior parte da radiação do sol. Ideal para todos os ambientes com janela. Orientação SUL: É a mais problemática, pois não recebe nenhum sol no inverno e pouco no verão. É a orientação onde as pessoas encontram mofo e umidade nos ambientes. Quanto mais ao sul do país, essa orientação recebe menos sol. Ideal para ambientes sem janela, como estúdios fotográficos e adegas. Orientação LESTE: Recebe muito sol pela manhã, que é agradável. O sol da manhã é mais fresco pois o dia amanhece mais frio e vai aquecendo aos poucos. Normalmente são ambientes toleráveis no verão e agradáveis a tarde. Ideal para quartos, salas, cozinhas, etc. Orientação OESTE: Recebe sol pela tarde, e é bem quente nesse período do dia nos meses de verão. Ideal para quartos com varanda (pois a varanda cria uma barreira para o sol nessa área).

18 Orientação Solar APARTAMENTO-COM-FACE-NORTE/

19 Orientação Solar APARTAMENTO-COM-FACE-NORTE/ O meu apartamento tem face para o lado noroeste e nordeste com sol o dia todo. Escolhi ele de acordo com a insolação mesmo, para ficar quentinho no inverno e fresco no verão. E até agora digo que está funcionando. Por aqui ainda tem temperaturas de inverno (mesmo em outubro), e o sol entra o dia todo. Pela manhã e começo da tarde na sala e quarto 02, e pela tarde no meu quarto e na cozinha.

20 Distribuição dos Cômodos

21 Distribuição dos Cômodos Para planejar uma casa aconchegante, confortável e que atenda a todas as necessidades de quem ali habitar, é preciso atentar a vários detalhes, que variam de acordo com o terreno disponível, as leis do município que regem a ocupação de espaços e edificações e algumas regrinhas de boa distribuição.

22 Distribuição dos Cômodos Acesso Primeiramente, você deve escolher qual será o ponto de entrada de sua casa: sala ou cozinha. Há diversas opções de conjugação de ambientes, unindo sala, cozinha e jantar. (...) Outra dica importante é colocar a pia em frente a uma janela, com caixa de gordura externa, de fácil acesso. Se o costume é de receber visitas e gostar de sentar-se e confraternizar, assistindo à TV, o melhor é colocar o acesso pela sala de estar/tv.

23 Distribuição dos Cômodos Hall O Hall precede os cômodos usuais de recepção: sala de estar/tv ou cozinha/jantar. Ao lado deste hall também é interessante colocar um lavatório ou um lavabo, de modo que este não tenha contato com sala ou cozinha e não seja necessário ter de ir à zona privativa da casa.

24 Distribuição dos Cômodos Zona Privativa A zona privativa da casa consiste nos quartos com um banheiro familiar restrito ou suítes. É interessante que haja corredor e porta separando esta região das demais partes da casa.

25 Distribuição dos Cômodos Zona Privativa De acordo com o desejo de quem habitará a residência, esta zona privativa pode ser disposta na porção frontal / lateral do terreno, se os futuros moradores desejarem maior visibilidade, ou na porção traseira, se esta proporcionar mais tranquilidade para as horas de sono, havendo alguém com o sono frágil.

26 Distribuição dos Cômodos Áreas de Serviço Áreas de serviço precisam ficar próximas às cozinhas, para facilidade de comunicação e trabalho alternado. Tanto elas quanto os banheiros devem, de preferência, possuir disposição alongada e cubas, máquinas, boxes, enfim, elementos que exijam instalação hidráulica dispostos em apenas uma parede, o que facilita em caso de manutenção.

27 As metragens mínimas para sala, quarto, cozinha e banheiro Circulação Circulação: especialistas apontam as metragens mínimas para garantir a melhor distribuição e a passagem sem esbarrões. Atenção: as ilustrações mostram portas de 80 cm de largura, pois essa medida permite a passagem de cadeirantes. Mas, em imóveis prontos, geralmente as passagens são menores: 70 cm em quartos e 60 cm em banheiros.

28 As metragens mínimas para sala, quarto, cozinha e banheiro 1 Disposição eficiente nas salas de estar e jantar

29 As metragens mínimas para sala, quarto, cozinha e banheiro 2 Cozinha: a área de trabalho determina os intervalos

30 As metragens mínimas para sala, quarto, cozinha e banheiro 3 O quarto pede corredores de 60 cm

31 As metragens mínimas para sala, quarto, cozinha e banheiro 4 Banheiro pequenino, porém funcional

32 DESENHO DA CASA CONFORTÁVEL Página escrita por Rubem Queiroz Cobra (Site original: À moradia interessa a Boas-maneiras como ambiente em que se dá o relacionamento familiar e onde ocorre grande parte do relacionamento social das pessoas. Se o espaço é exíguo, ou se a casa é mal dividida, torna-se mais difícil para os familiares transitarem, conversarem, fazerem juntos e de modo aprazível as refeições, receber e dar festas, ou ter cada um sua privacidade. É mais trabalhoso manter a ordem, a limpeza e a decoração. Considerando que superar tais dificuldades significa também poder viver com mais dignidade, no projeto de uma casa nova, ou reforma de uma já em uso, é indispensável atentar para certos requisitos importantes.

33 DESENHO DA CASA CONFORTÁVEL Página escrita por Rubem Queiroz Cobra (Site original: Equilíbrio do projeto. Ao projetar, o proprietário deve afastar qualquer tendência contrária ao equilíbrio funcional do seu projeto, e atender a todas as funções da casa com uma correta distribuição das áreas e suas respectivas interligações, sem voltar sua atenção para uma função única. Por exemplo, planejar bem a área de recreação, enquanto os dormitórios são mal planejados, introduzir uma escadaria suntuosa, mas que está no local errado, criar uma ampla cozinha e ter um cubículo como escritório, etc. Embora possa privilegiar um dos cômodos para uma atividade ampliada, os demais não devem ser sacrificados em espaço, ou na ligação que devem ter normalmente com as outras áreas da residência.

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO Marcia Menezes marciame@cte.com.br Consultora Gestora de Núcleo de Competência: Norma de Desempenho do CTE Consultoria e Gerenciamento na Cadeia Produtiva

Leia mais

Planejamento e agilidade na sua obra

Planejamento e agilidade na sua obra Planejamento e agilidade na sua obra Para agilizar sua obra, existem alguns elementos que contribuem. Muitas pessoas dizem que podem ser métodos relativamente caros mas com certeza eles agilizarão a obra

Leia mais

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE. AlphaVille Teresina

CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE. AlphaVille Teresina CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE AlphaVille Teresina Como será a casa? ESTILO ARQUITETÔNICO Como será a casa? Sala de Estar Sala de Jantar Home theater Lareira Lavabo Sala de Almoço / Copa Cozinha Despensa

Leia mais

A cada novo impulso, uma nova conquista

A cada novo impulso, uma nova conquista A cada novo impulso, uma nova conquista A vida é feita de ciclos e a cada novo ciclo ganhamos um impulso para novas conquistas. Chegou a hora de você conquistar novas sensações, com mais conforto, mais

Leia mais

Ventos predominantes. Poente. P Ponto de ônibus

Ventos predominantes. Poente. P Ponto de ônibus P Ponto de ônibus Poente P P Ventos predominantes O terreno da intervenção localizase no bairro São João do Tauape em uma área de alta densidade demográfica e ocorrência de ocupações irregulares. Observouse

Leia mais

PEA3496- Energia e Meio Ambiente

PEA3496- Energia e Meio Ambiente PEA3496- Energia e Meio Ambiente Título Alex Sion Turkie Farina Número USP: 9350709 Lorenzo Omodeo Vanone Número USP: 9960745 Thomas Fassi Número USP: 9481171 Junho de 2017 Especificação física da residência:

Leia mais

Implantação e Partido Formal

Implantação e Partido Formal RESIDÊNCIA LF Local Nova Lima, MG Ano 2006 Escritório Arquitetos Associados Autores Célia Gonsales e Gerônimo Genovese Dornelles Implantação e Partido Formal A Residência LF é um projeto unifamiliar e

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Páginas do Livro: 13 a 18 Pontos Celestes: - Pontos que interceptam a esfera celeste no seu prolongamento dentro do universo. Assim, prolongam a forma

Leia mais

CASA ATELIER. Implantação e Partido Formal. Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 Escritório Carla Juaçaba Arquitetura

CASA ATELIER. Implantação e Partido Formal. Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 Escritório Carla Juaçaba Arquitetura CASA ATELIER Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 Escritório Carla Juaçaba Arquitetura Implantação e Partido Formal A Casa Atelier, idealizada por Carla Juaçaba juntamente com Mário Fraga, é um refúgio

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ARQUITETÔNICO 2 Tipos de projeto 1. TIPOS DE PROJETO: Os projetos

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA I

DESENHO DE ARQUITETURA I DESENHO DE ARQUITETURA I MATERIAL NECESSÁRIO PARA O ANDAMENTO DA DISCIPLINA 1 Esquadro de 30º; 1 Esquadro de 45º; 1 Compasso (preferencialmente metálico); Lápis HB (ou Lapiseira 0,5mm com Grafite HB);

Leia mais

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo Edificações térreas ou assobradadas, podendo ser geminadas, inclusive em ambos os lados, satisfazendo a projeto arquitetônico simples, geralmente

Leia mais

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES Elisa Furian elisafurian@outlook.com ÁREA DO TERRENO: A área total do terreno ou lote. ÁREA ÚTIL: Área utilizável de uma edificação ou cômodo excluindo paredes e pilares. ÁREA

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia UFOB CENTRO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DAS TECNOLOGIAS CET Desenho Arquitetônico Prof. Dennis Coelho Cruz

Universidade Federal do Oeste da Bahia UFOB CENTRO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DAS TECNOLOGIAS CET Desenho Arquitetônico Prof. Dennis Coelho Cruz Universidade Federal do Oeste da Bahia UFOB CENTRO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DAS TECNOLOGIAS CET0043 - Desenho Arquitetônico Prof. Dennis Coelho Cruz Aula 4 : Planta Baixa Planta Baixa: A planta baixa é a

Leia mais

E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ

E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ UFRGS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO I LINGUAGENS GRÁFICAS I LUÍSA BERTUOL KOGLER TURMA C 2014/2 A P R E

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto arquitetônico faz parte do conjunto de estudos, desenhos e especificações que definem uma edificação. Além da parte de arquitetura, a edificação

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS Parâmetros para Desenvolvimento e Compatibilização do Projeto Arquitetônico I Loteamento Jardim das Candeias I Rua 26, Candeias II, Quadra 21, lote 25 (esquina) I Lote Irregular: 15m x 29.50m = 441,00

Leia mais

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou gleba, e o logradouro público. Alvará: Documento que licencia

Leia mais

RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL

RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL DUNA: RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR FLEXÍVEL Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Centro de Tecnologia CT Curso de Arquitetura e Urbanismo CAU Trabalho Final

Leia mais

DESENHO ARQUITETÔNICO I. O Projeto Arquitetônico

DESENHO ARQUITETÔNICO I. O Projeto Arquitetônico DESENHO ARQUITETÔNICO I O Projeto Arquitetônico O que é um projeto arquitetônico? É uma representação em um plano das projeções de uma edificação. Possui três fases: 1. Fase preliminar - Estudo da viabilidade

Leia mais

CASA NB Local: Nova Lima, Minas Gerais Ano: 2007 Escritório Arquitetos Associados Autoras: Ana Elísia da Costa e Beatriz Dornelles Bastos

CASA NB Local: Nova Lima, Minas Gerais Ano: 2007 Escritório Arquitetos Associados Autoras: Ana Elísia da Costa e Beatriz Dornelles Bastos CASA NB Local: Nova Lima, Minas Gerais Ano: 2007 Escritório Arquitetos Associados Autoras: Ana Elísia da Costa e Beatriz Dornelles Bastos Implantação e Partido Formal A Casa NB é uma residência unifamiliar

Leia mais

A importância das orientações solares na arquitetura

A importância das orientações solares na arquitetura A importância das orientações solares na arquitetura Fatores que devem ser avaliados para assegurar a qualidade Jornal da Construção & Cia. http://www.construcaoecia.com.br/conteudo.asp?ed=45&cont=417

Leia mais

TRAÇADO DE MÁSCARAS E DE OBSTRUÇÕES À INSOLAÇÃO DIRETA, COM BASE NA CARTA SOLAR DE PROJEÇÃO ESTEREOGRÁFICA

TRAÇADO DE MÁSCARAS E DE OBSTRUÇÕES À INSOLAÇÃO DIRETA, COM BASE NA CARTA SOLAR DE PROJEÇÃO ESTEREOGRÁFICA Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo 30.03.2016 CONFORTO AMBIENTAL: INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO TRAÇADO DE MÁSCARAS E DE OBSTRUÇÕES À INSOLAÇÃO DIRETA, COM BASE NA CARTA SOLAR DE PROJEÇÃO ESTEREOGRÁFICA

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

Leia mais

Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico

Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico Metodologia de Elaboração de Projeto Arquitetônico O processo de projetar na Arquitetura É representado por uma progressão, que parte de um ponto inicial O PROBLEMA e evolui em direção a uma proposta A

Leia mais

TORRE A: BELVEDERE NORTE/SUL TORRE B: FAROL NORTE/SUL TORRE C: MIRADOR OESTE/LESTE TORRE D: MIRANTE LESTE/OESTE

TORRE A: BELVEDERE NORTE/SUL TORRE B: FAROL NORTE/SUL TORRE C: MIRADOR OESTE/LESTE TORRE D: MIRANTE LESTE/OESTE ÁREA: 15.752m² PROJETO ARQUITETÔNICO: AMPLO ARQUITETURA PAISAGISMO: BENEDITO ABBUD E TAKEDA ARQUITETOS PAISAGISTAS DECORAÇÃO DE INTERIORES: AND ARQUITETURA APARTAMENTO DECORADO (104m²): SENTINGER ARQUITETURA

Leia mais

RESIDÊNCIA BROOKLIN. Implantação e Partido Formal

RESIDÊNCIA BROOKLIN. Implantação e Partido Formal RESIDÊNCIA BROOKLIN Local: SÃO PAULO, SP Ano: 2004-2005 Escritório: SIAA Autora: Amanda Monteiro dos Santos, Wilton Medeiros e Ana Elísia da Costa Implantação e Partido Formal A Residência Brooklin localiza-se

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

SENSAÇÕES ÚNICAS. Rua Pernambuco, 423 Anita Garibaldi

SENSAÇÕES ÚNICAS. Rua Pernambuco, 423 Anita Garibaldi S E N S A Ç Õ E S Ú N I C A S SENSAÇÕES ÚNICAS O Edifício Punta Del Este foi projetado para proporcionar o máximo em conforto, elegância e sofisticação. Localizado em um dos bairros mais valorizados de

Leia mais

RESIDENCIA KS. Implantação e Partido formal

RESIDENCIA KS. Implantação e Partido formal RESIDENCIA KS Local Natal Ano 2012 Escritório Arquitetos Associados Autoras: Ana Elísia da Costa e Luísa Medeiros dos Santos Implantação e Partido formal A Residência KS é uma residência urbana, desenvolvida

Leia mais

CASA LP. Implantação e Partido Formal. Local: São Paulo Ano: 2012 Escritório: METRO Arquitetos Associados Autoria: Mariana Samurio

CASA LP. Implantação e Partido Formal. Local: São Paulo Ano: 2012 Escritório: METRO Arquitetos Associados Autoria: Mariana Samurio CASA LP Local: São Paulo Ano: 2012 Escritório: METRO Arquitetos Associados Autoria: Mariana Samurio Implantação e Partido Formal A casa LP está localizada na cidade de São Paulo e possui um caráter urbano,

Leia mais

CONJUNTO HABITACIONAL ÂNCORA DO LEAL

CONJUNTO HABITACIONAL ÂNCORA DO LEAL CONJUNTO HABITACIONAL ÂNCORA DO LEAL INTEGRAÇÃO COMUNIDADE BAIRRO MAR VISÃO A ponta do Leal caracteriza-se c o m o u m a á r e a d e g r a n d e importância para a cidade de Florianópolis, tanto por seu

Leia mais

Material exclusivo para treinamento de corretores. Proibida a divulgação. As informações aqui constantes poderão ser alteradas a exclusivo critério

Material exclusivo para treinamento de corretores. Proibida a divulgação. As informações aqui constantes poderão ser alteradas a exclusivo critério LOCALIZAÇÃO HISTÓRIA DO BAIRRO Vila Prudente é um distrito da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Localiza-se na zona sudeste da cidade A Vila Prudente é um bairro em constante renovação, que está ficando

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) AULA 02 LEGALIZAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos LEGALIZAÇÃO A legalização de uma obra,

Leia mais

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ÚMIDAS MECANISMOS

Leia mais

BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA RESIDENCIAL - CASA. Contato/responsável (deve ser estipulado apenas uma pessoa):

BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA RESIDENCIAL - CASA. Contato/responsável (deve ser estipulado apenas uma pessoa): BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA RESIDENCIAL - CASA DESCRIÇÕES GERAIS SOBRE O CLIENTE: AMOEDO, Laureane Testa 1 TISSIANI, Karina 2 1. Dados de contato Nome do cliente: Contato/responsável (deve ser

Leia mais

EXCLUSIVIDADE É VIVER AQUI

EXCLUSIVIDADE É VIVER AQUI EXCLUSIVIDADE É VIVER AQUI APARTAMENTOS COM 3 DORMITÓRIOS (1 SUÍTE) CONFORTO, SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE ALIADOS AO SEU ESTILO DE VIDA SALA DE ESTAR O THE ONE RESIDENCE foi planejado com conceitos inovadores,

Leia mais

Indice. O Residencial. Água da Chuva. Apartamentos

Indice. O Residencial. Água da Chuva. Apartamentos Indice O Residencial Áreas Comuns O Apartamento Plantas Proximidades Contato O Residencial Subsolo 1 e Subsolo 2 Pavimento Térreo 12 Pavimentos Tipo 6 Apartamentos por andar Ático, com Salão de Festas,

Leia mais

2.2. A radiação solar

2.2. A radiação solar 2.2. A radiação solar 2.2.1. A ação da atmosfera sobre a radiação solar 2.2.2. A variabilidade da radiação solar a) A atmosfera e a radiação solar b) A variação ao longo do ano c) A distribuição geográfica

Leia mais

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS incorporadora EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS construtora Manual do Proprietário Prezado Cliente, O Manual do Proprietário é elaborado com a finalidade de transmitir orientações

Leia mais

ÁREAS E ÍNDICES. Áreas. Paula Eça -REVISÃO DE ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS -ÁREA PRIVATIVA X ÁREA ÚTIL -PARÂMETROS (ÁREAS E ÍNDICES)

ÁREAS E ÍNDICES. Áreas. Paula Eça -REVISÃO DE ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS -ÁREA PRIVATIVA X ÁREA ÚTIL -PARÂMETROS (ÁREAS E ÍNDICES) ÁREAS E ÍNDICES -REVISÃO DE ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS -ÁREA PRIVATIVA X ÁREA ÚTIL -PARÂMETROS (ÁREAS E ÍNDICES) ÁREAS - FIGURAS GEOMÉTRICAS RETÂNGULO OU QUADRADO TRIÂNGULO h h A =b.h A =b.h b b 2 CIRCUNFERÊNCIA

Leia mais

Projeto Curvas de Carga

Projeto Curvas de Carga PEA3496 Sistemas Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais Projeto Curvas de Carga Integrantes do grupo: Rodrigo Rinaldi 8994647 Sillas dos Santos 8992176 Paulo Villar 8994605

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar I

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar I UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar I Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Março - 2014 I EMENTA 1 Plano de Ensino, Projeto de Arquitetura, Plantas, Cortes

Leia mais

E D I F Í C I O ALTO. Cambuí

E D I F Í C I O ALTO. Cambuí E D I F Í C I O ALTO Cambuí Naalturadoseusonho Voar mais alto é ter a alegria de morar no Cambuí, o bairro mais charmoso de Campinas, ter o conforto e o espaço que você merece e contar com toda a infraestrutura

Leia mais

SERT ANÁLISE: CONFORTO AMBIENTAL

SERT ANÁLISE: CONFORTO AMBIENTAL SERT ANÁLISE: CONFORTO AMBIENTAL A casa Sert localiza-se na cidade de Cambridge no condado de Middlesex, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Encontra-se no Hemisfério Norte, numa latitude de

Leia mais

Rua DR. Eduardo Chartier, 190 Higienópolis - Porto Alegre/RS

Rua DR. Eduardo Chartier, 190 Higienópolis - Porto Alegre/RS Rua DR. Eduardo Chartier, 190 Higienópolis - Porto Alegre/RS Viva com estilo Viva em uma localização Privilegiada na zona norte de porto Alegre Vista Real Noturna do Terraço Localizado em uma típica rua

Leia mais

1/5. Edifício-cidade. Condomínio produtivo

1/5. Edifício-cidade. Condomínio produtivo Edifício-cidade O direito à moradia foi estabelecido como direito social através da Emenda Constitucional n 26/2000, que alterou a redação de nossa Constituição Federal. Em 2001, o Estatuto da Cidade definiu

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio Desenho de Construção Civil 1 Introdução ao Desenho Arquitetônico e de Construção Civil Docente Fabrícia Mitiko

Leia mais

AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA. (Continuação) Parte II. Prof. João Santos

AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA. (Continuação) Parte II. Prof. João Santos AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (Continuação) Parte II Prof. João Santos ESQUADRIAS/ABERTURAS PORTAS Representar a(s) folha(s) da esquadria procurando especificar o movimento da(s) folha(s) e o espaço ocupado.

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Agosto - 2013 I EMENTA 1 Plano de Ensino, Interação Arquitetura e Estrutura, Plantas, Cortes e Sistemas

Leia mais

Lei Complementar nº 53 de 15 de maio de 1992 Anexo II - Quadro 1 Parâmetros Urbanísticos Áreas, recuos, taxas e coeficientes- ZEIS e EHIS

Lei Complementar nº 53 de 15 de maio de 1992 Anexo II - Quadro 1 Parâmetros Urbanísticos Áreas, recuos, taxas e coeficientes- ZEIS e EHIS 196 Anexo II - Quadro 1 Parâmetros Urbanísticos Áreas, recuos, taxas e coeficientes- ZEIS e EHIS Parâmetros Urbanísticos Categorias de Frente Solução com parcelamento Condomínio Área Recuo Recuo lateral

Leia mais

BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA RESIDENCIAL - EDIFÍCIO. Contato/responsável (deve ser estipulado apenas uma pessoa):

BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA RESIDENCIAL - EDIFÍCIO. Contato/responsável (deve ser estipulado apenas uma pessoa): BRIEFING PARA PROJETOS DE ARQUITETURA RESIDENCIAL - EDIFÍCIO DESCRIÇÕES GERAIS SOBRE O CLIENTE: AMOEDO, Laureane Testa 1 TISSIANI, Karina 2 1. Dados de contato Nome do cliente: Contato/responsável (deve

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação da Propriedade Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Proponente AILTON CARLOS NIZA Nº CPF / CNPJ 49262831668 Nome Condomínio Valor de Compra e Venda R$ 1.500.000,00

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio DORMITÓRIOS - SUÍTES QUARTO + BANHEIRO ÁREA DE DESCANSO E HIGIENE Docente: Fabrícia Mitiko Ikuta Verônica de Freitas

Leia mais

ARQUITETURA. Marchi Arquitetura PAISAGISMO. Benedito Abbud DECORAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS. Chris Silveira Arquitetos Associados

ARQUITETURA. Marchi Arquitetura PAISAGISMO. Benedito Abbud DECORAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS. Chris Silveira Arquitetos Associados ARQUITETURA Marchi Arquitetura PAISAGISMO Benedito Abbud DECORAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS Chris Silveira Arquitetos Associados TERRENO: 3321,00 m² 01 TORRE NUMERO DE PAVIMENTOS ED. GARAGEM : 03 PAVIMENTOS NUMERO

Leia mais

TREINAMENTO DE CORRETORES R01

TREINAMENTO DE CORRETORES R01 TREINAMENTO DE CORRETORES 07.08.2015 - R01 ÍNDICE ÍNDICE ARQUITETURA MCAA PAISAGISMO BENEDITO ABBUD DECORAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS FERNANDA MARQUES LOCALIZAÇÃO DADOS DO EMPREENDIMENTO TERRENO: 3.389 m² 01

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações INTRODUÇÃO

Leia mais

TABELA DE EXCLUSIVIDADES

TABELA DE EXCLUSIVIDADES Fevereiro.19 TABELA DE EXCLUSIVIDADES Sea Coast 03/16 Casa com esquadrias em PVC, persianas automatizadas, piso porcelanato, split nos dormitórios, rebaixo em gesso, detalhes em granito e mármore, porta

Leia mais

Mais que raro: único.

Mais que raro: único. Mais que raro: único. Destino daqueles que procuram exclusividade, Saint Tropez é mais do que uma comunidade repleta de glamour e sofisticação: é um destino de quem sabe valorizar e aproveitar as melhores

Leia mais

INCORPORAÇÃO & CONSTRUÇÃO

INCORPORAÇÃO & CONSTRUÇÃO INCORPORAÇÃO & CONSTRUÇÃO Nossa atual aposta em São Leopoldo Nossa empresa 36 apartamentos 30 apartamentos de 2 dormitórios 6 apartamentos de 1 dormitório AlbaRio é uma empresa que trabalha na incorporação

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Identificação da Propriedade Proponente AILTON RODRIGO DA TRINDADE Laudo de avaliação de imóveis Avaliação para Garantia de Financiamento Nº CPF / CNPJ 28325055898 Valor de Compra e Venda R$ 400.000,00

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS - DOCUMENTOS - TAXAS - REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Rotação. Translação FORMA E MOVIMENTOS DA TERRA

Rotação. Translação FORMA E MOVIMENTOS DA TERRA FORMA E MOVIMENTOS DA TERRA Rotação A Terra gira em torno de si mesma num movimento chamado rotação. Esse movimento dura 24 horas ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Tal movimento

Leia mais

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE MEMÓRIA DESCRITIVA RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE 3 Residência unifamiliar, com 158,88 m2 de área construída, 2 pisos, arquitetura contemporânea de alto padrão, implantada em terreno

Leia mais

Texto Carolina Rossini Fotos Gui Morelli

Texto Carolina Rossini Fotos Gui Morelli DO MEU JEITO Texto Carolina Rossini Fotos Gui Morelli Brutalidade clássica APOSTANDO NO DÉCOR E NA INTEGRA- ÇÃO DE AMBIENTES, MAURÍCIO KARAM ABRE AS PORTAS DO APARTAMENTO QUE PLANEJOU E TEM A CARA DELE

Leia mais

DIAGRAMA SOLAR CONFORTO TÉRMICO

DIAGRAMA SOLAR CONFORTO TÉRMICO DIAGRAMA SOLAR CONFORTO TÉRMICO SOL: Incide sob diferentes ângulos sobre a superfície da Terra, por tempos que variam entre 0 e 24 horas, conforme a latitude e a época do ano. Diagrama Solar Na prática,

Leia mais

Partido arquitetônico Método de projetação

Partido arquitetônico Método de projetação Conceito geral PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO Projetar idealizar algo a ser feito Projeto Documento demonstrativo deste algo. Conceito (ótica da arquitetura) Projetar idealizar o edifício a ser construído

Leia mais

Lilian Cláudia Almeida de Souza

Lilian Cláudia Almeida de Souza LAUDO DE AVALIAÇÃO 2 Cliente Bairro PARECER Modelo uso comparativo Chave identificação do laudo: INDRA ou MONTREAL nome empresa Operação Montreal Empresa: Ambiência ISOLADO Solicitante: Banco Santander

Leia mais

RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE

RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE MEMÓRIAL DESCRITIVO RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE Residência unifamiliar, com 150 m2 de área construída, 2 pisos, arquitetura contemporânea de alto padrão, implantada em terreno com

Leia mais

Bairro Ficha Técnica Terreno TERRENO TOTAL: 115.000m² 7 Subcondominios, sendo 5 residenciais e 2 comerciais Parque Privativo Parque interno, com 24.000m², sendo 15.500m² de áreas verdes e lazer Acessos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

ACREDITE: A SUA CHANCE CHEGOU!

ACREDITE: A SUA CHANCE CHEGOU! Dom Bosco Itajaí / SC ACREDITE: A SUA CHANCE CHEGOU! ACABAMENTOS PERSONALIZADOS* Pode ir sonhando com a mudança. A Construtora Terrassa trouxe mais um empreendimento completo e acessível. Como os projetos

Leia mais

Clássico casa com 3 quartos no luxuoso resort de golfe in Ferragudo

Clássico casa com 3 quartos no luxuoso resort de golfe in Ferragudo pagina 1/5 pagina 2/5 Moradias unifamiliares e Quintas 565.000 Construída (ano) 2001 Área (concelho) Lagoa Terreno 1117 Cidade Ferragudo Área da construção 196 pagina 3/5 Esta moradia de campo clássica

Leia mais

Ilustração artística do living do apartamento 201.

Ilustração artística do living do apartamento 201. Ilustração artística do living do apartamento 201. A sua liberdade acaba de ser ampliada. Descubra o Glass Aurélio. Imagens meramente ilustrativas. Living com pé-direito duplo envidraçado. 12 apartamentos

Leia mais

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia Solar Energia térmica A baixa temperatura (até 100 o C) A média temperatura (até 1000 o C) Aquecimento de ambientes aquecimento de água Condicionamento de ar refrigeração

Leia mais

CASA NO PEIXE GORDO ANÁLISE: CASA NO PEIXE GORDO. Implantação e Partido Formal

CASA NO PEIXE GORDO ANÁLISE: CASA NO PEIXE GORDO. Implantação e Partido Formal CASA NO PEIXE GORDO Local: Peixe Gordo - CE Ano: 2012 Escritório Arquitetos Associados Autoras: Juliana Colombo e Ana Elísia da Costa ANÁLISE: CASA NO PEIXE GORDO Implantação e Partido Formal Localizada

Leia mais

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Orientação através da rosa dos ventos Paralelos e Meridianos Latitude

Leia mais

No Jardim Icaraí, o 2 e 3 quartos com estilo e sofisticação.

No Jardim Icaraí, o 2 e 3 quartos com estilo e sofisticação. No Jardim Icaraí, o 2 e 3 quartos com estilo e sofisticação. Localização Rua Domingues de Sá Fachada Mais conforto dentro e fora do seu apartamento. Área total do terreno : 1.016,38 m² Total de 75 apartamentos

Leia mais

Implantação e Partido Formal

Implantação e Partido Formal RESIDÊNCIA AR Local Barueri, SP Ano 2002 Escritório Arquitetos Associados Autores Célia Gonsales e Gerônimo Genovese Dornelles Implantação e Partido Formal A Residência AR é uma edificação unifamiliar

Leia mais

Banco Real ou Banco Santander RECIFE. Fachada. Padrão Construtivo. Terreno. 0, ,75 irregular. Construção. Área comum 49,86

Banco Real ou Banco Santander RECIFE. Fachada. Padrão Construtivo. Terreno. 0, ,75 irregular. Construção. Área comum 49,86 LAUDO DE AVALIAÇÃO Solicitante: Cliente PARECER Tipo de Plano Avenida Helio Falção REVER Operação ISOLADO Banco Real ou Banco Santander 904.8.04400 35 PE Apto 80 50070 0 Fachada 4 IMÓVEL Área (m²) Apartamento

Leia mais

Rua Sabóia Lima, 35 - Tijuca

Rua Sabóia Lima, 35 - Tijuca Apenas 16 unidades; Rua Sabóia Lima, 35 - Tijuca Em uma rua com ótima localização, calma, segura e arborizada; Personal Home: você personaliza o projeto do seu apartamento para que ele fique com a sua

Leia mais

O empreendimento com tudo o que. você e sua família sonharam chegou. ao Novo Estreito. A W Koerich Imóveis. entrega conforto, requinte e muito

O empreendimento com tudo o que. você e sua família sonharam chegou. ao Novo Estreito. A W Koerich Imóveis. entrega conforto, requinte e muito O empreendimento com tudo o que você e sua família sonharam chegou ao Novo Estreito. A W Koerich Imóveis entrega conforto, requinte e muito lazer em um verdadeiro clube. Com acesso fácil às diversas vias

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Pedroso Vila Nova de Gaia - Porto

Dossier Promocional. Moradia em Pedroso Vila Nova de Gaia - Porto Dossier Promocional Moradia em Pedroso Vila Nova de Gaia - Porto 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização

Leia mais

Aula 9. Prof. Regis de Castro Ferreira. Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira

Aula 9. Prof. Regis de Castro Ferreira. Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira rcastro@agro.ufg.br NOÇÕES DE DESENHO ARQUITETÔNICO 1. CONCEITO: (...) a representação de um projeto. Desenho arquitetônico consiste na representação geométrica das diferentes

Leia mais

Vila Valqueire. Tanque. Taquara e Freguesia

Vila Valqueire. Tanque. Taquara e Freguesia Madureira Vila Valqueire Cascadura Sulacap Praça Seca Tanque Taquara e Freguesia Vila Valqueire tem uma localização estratégica, facilitando os deslocamentos. Bairro próximo a Praça Seca, Madureira, Intendente

Leia mais

AULA 3. (Continuação) Parte II EDI 64 ARQUITETURA E U. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille

AULA 3. (Continuação) Parte II EDI 64 ARQUITETURA E U. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA URBANISMO_ 2015 EDI 64 ARQUITETURA E U (Continuação) Parte II Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille ESQUADRIAS/ABERTURAS PORTAS Representar a(s) folha(s) da esquadria procurando

Leia mais

PAULO DIAS DA SILVA ROCHA

PAULO DIAS DA SILVA ROCHA LAUDO DE AVALIAÇÃO 2 Cliente PARECER Tipo de Plano Solicitante: REVER Operação ISOLADO Banco Santander 0 Fachada 4 IMÓVEL Área (m²) Apartamento tipo Apto. 00 Box 503A Total Tipo de Imóvel Área privativa

Leia mais

CASA NA BARRA DO SAHY

CASA NA BARRA DO SAHY CASA NA BARRA DO SAHY Local São Paulo Ano 2002 Escritório Nitsche Arquitetos Autores: Célia Gonsales e Natália Ghisleni Implantação e Partido Formal A casa na Barra do Sahy é uma residência projetada e

Leia mais

Rua Cândido Benício, 446* *Número a ser confirmado pela Prefeitura.

Rua Cândido Benício, 446* *Número a ser confirmado pela Prefeitura. Localização Localização Rua Cândido Benício, 446* *Número a ser confirmado pela Prefeitura. STAND RUA ANA TELES com CANDIDO BENÍCIO FOTOS DO LOCAL RUA ANA TELES FOTOS DO LOCAL Praça Seca A REVITALIZAÇÃO

Leia mais

RESIDÊNCIA FB. Local: Bragança Paulista - SP Ano: 2011 Jacobsen Arquitetura Autores: Rafael Susin Baumann, Cristina Piccoli e Ana Elísia da Costa

RESIDÊNCIA FB. Local: Bragança Paulista - SP Ano: 2011 Jacobsen Arquitetura Autores: Rafael Susin Baumann, Cristina Piccoli e Ana Elísia da Costa RESIDÊNCIA FB Local: Bragança Paulista - SP Ano: 2011 Jacobsen Arquitetura Autores: Rafael Susin Baumann, Cristina Piccoli e Ana Elísia da Costa Implantação e partido formal A Residência FB, localizada

Leia mais

RESIDÊNCIA RUA BARCELONA

RESIDÊNCIA RUA BARCELONA 1 RESIDÊNCIA RUA BARCELONA 1 DADOS DO IMÓVEL Imóvel situado na Rua Barcelona nº 30 Bairro Santa Lúcia BH/MG, abrangendo dois lotes, um de fundo para o outro, com área total de aproximadamente 600 m². Assim

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS

MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTOS EDIFÍCIO RESIDENCIAL CORTE REAL RUA CEL CORTE REAL, 247 Parabéns, você está prestes a conhecer melhor os detalhes que fazem toda a diferença na hora de comprar um imóvel.

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Agosto - 2018 1 Projeto de Arquitetura: Introdução 1.1 Introdução O início da concepção do projeto arquitetônico

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC 042 - Construção Civil IV PROJETO HIDROSSANITÁRIO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Conjunto de canalizações, aparelhos, conexões,

Leia mais

Ficha Técnica. Rubio e Luongo. Arquitetura: Barbara e Purchio. Decoração: Endereço: Rua Olívia Guedes Penteado, Socorro - São Paulo - SP

Ficha Técnica. Rubio e Luongo. Arquitetura: Barbara e Purchio. Decoração: Endereço: Rua Olívia Guedes Penteado, Socorro - São Paulo - SP PROJETO Ficha Técnica Arquitetura: Rubio e Luongo Decoração: Barbara e Purchio Endereço: Rua Olívia Guedes Penteado, 1432 1438 Socorro - São Paulo - SP Terrreno: 1.448,61 m 2 Total unidades: 204 HIS Torre:

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais