MEDIDAS BIOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEDIDAS BIOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS"

Transcrição

1 MEDIDAS BIOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS Verena Micheletti Protes¹, Geraldo de Nardi Júnior² ¹Discento do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Botucatu Fatec Botucatu, ²Professor doutor do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Botucatu Fatec Botucatu, 1 INTRODUÇÃO Com passar dos anos a demanda por carne ovina tem aumentado, tornando o consumidor cada vez exigente quanto a qualidade da carne de cordeiro. Muitos produtores, visando atender a essa crescente demanda, têm procurado intensificar a produção de cordeiros, que, potencialmente, é a categoria ovina com maior aceitabilidade no mercado por possuir boas características de carcaça (SILVA SOBRINHO, 2001; OLIVEIRA ET AL., 2002). De acordo com Pinheiro e Jorge (2010) para as indústrias que processam produtos de origem animal é fundamental o conhecimento das características quantitativas e qualitativas da carcaça ovina; sendo que tais medidas podem ser obtidas in vivo ou pelas medidas na carcaças. A carcaça pode ser considerada o elemento mais importante do animal, no processo de produção de ovinos, pois nela está contida a porção comestível de maior valor comercial (CAVASANO, 2013) Wood & Macfie (1980) relataram que o comprimento interno da carcaça de cordeiros é um bom indicativo do peso e das características da carcaça. El Karin et al. (1988) encontraram alta correlação entre o comprimento interno da carcaça com seu peso, assim como a medida de profundidade do tórax de ovinos com o peso da carcaça. As medidas realizadas na carcaça são importantes, pois permitem comparações entre tipos raciais, pesos e idades ao abate, sistemas de alimentação, e pela suas correlações com outras medidas ou com os tecidos constituintes da carcaça, possibilitando estimar suas características (SILVA; PIRES, 2000). Segundo com Bueno et al. (2000), padronizar as carcaças de cordeiro é necessário a para valorizar o produto e atrair consumidores. Afim de identificar e comparar as diferenças entre raças ovinas, procurando aquelas que produzam melhores carcaças, algumas medidas da carcaça podem apresentar alta correlação com seu peso (PINHEIRO E JORGE, 2010)

2 De acordo com Cavasano, (2013) algumas medidas da carcaça podem ser utilizadas como indicadores de características de rendimento e qualidade podendo ser utilizadas em sistemas de classificação de carcaças ovinas; porém, é necessária uma gama de estudos que avaliem as medidas na carcaça e no animal vivo, para se conhecerem quais medidas são os melhores indicadores de rendimento e qualidade. Outro índice de importância é o índice de compacidade, pois permite que seja feita uma melhor avaliação da composição muscular da carcaça, quando comparadas com as avaliações que são realizadas apenas nas medidas tomadas isoladamente (OSÓRIO & OSÓRIO, 2005). O objetivo deste estudo foi mensurar os valores das medidas das carcaças de cordeiros mestiços terminados em confinamento. 2 MATERIAL E MÉTODOS O trabalho de pesquisa foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, protocolo nº 04/2014-CEUA. A pesquisa foi conduzida na Fazenda Experimental Lageado, pertencente à FMVZ/Unesp no município de Botucatu-SP. Foram utilizados 24 cordeiros machos inteiros sem raça definida, com média de peso de 20 ± 2 kg e ± 60 dias de idade, oriundos de uma criação comercial, mantidos confinados durante 70 dias (14 de adaptação e 56 de coleta de dados) em baias cobertas, individuais e dimensões de 1,7 x 1,7 m, providas de bebedouro e comedouro durante toda fase experimental. Os cordeiros foram divididos em dois tratamentos: silagem de planta inteira de soja + concentrado e silagem de sorgo + concentrado, sendo alimentados duas vezes ao dia, as 7 e as 16h, possuindo acesso livre à água e ao cocho. O total fornecido por animal foi ajustado diariamente durante o experimento, permitindo sobras de até 5% do total oferecido. As dietas foram formuladas de forma a atender as exigências de cordeiros em crescimento e proporcionar ganho diário em torno de 250 g/dia (NRC, 2007). Os animais foram abatidos quando a média geral dos cordeiros atingiu 32 kg de peso vivo conforme recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (BRASIL, 2000) e obedeceu ao Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA, 2008).

3 Para o abate os animais foram submetidos a jejum de sólidos por 12 horas. No momento do abate foram insensibilizados por eletronarcose com descarga elétrica, sendo seccionadas as veias jugulares e as artérias carótidas para sangria. Após o abate, as carcaças foram pesadas para obtenção do peso da carcaça quente e mantidas em câmara frigorífica por 24 h a 4 C para instalação do rigor mortis. Após o período de resfriamento, as carcaças foram pesadas para obtenção do peso de carcaça fria (PCF) e foi mensurado por meio de fita métrica o comprimento interno da carcaça (CIC) (medida entre a borda anterior da sínfise isquiopubiana e a borda anterior da primeira costela em seu ponto médio), comprimento da perna (CP) (distância mais curta entre a borda anterior da sínfise isquiopubiana e a porção média dos ossos do tarso), o perímetro da perna (PP) (perímetro na região da coxa com base nos trocânteres do osso fêmur) e por meio de compaço a profundidade torácica (PT) (distância máxima entre o dorso e o osso esterno) (OSÓRIO et al., 1998). Para cálculo do índice de compacidade (ICC) foi utilizada a relação entre o peso da carcaça fria e o comprimento da carcaça (THWAITES et al. 1964). 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES Os dados foram avaliados de forma bruta, sem utilização de programa estatísticos, portanto demonstram apenas tendências. Na Tabela 1 encontram-se os valores individuais de peso de carcaça fria medidas biométricas e índice de compacidade da carcaça. Na Tabela 2 estão apresentadas as médias dos resultados obtidos por tratamento. Para os cordeiros do tratamento sorgo foram observados os valores médios de PCF de 14,31 kg e ICC de 0,288 kg/cm; para as medidas biométricas os valores de CIC de 49,75cm, PT de 25,7 cm, CP de 29,2 cm, foram maiores do que os obtidos nas carcaças do tratamento soja e menores do que os obtidos por Bueno et al. (2000) que abateram aos 130 dias cordeiros da raça Suffolk, que se caracterizam por maior ossatura, obtendo assim menor PCF e ICC (14,09 kg, 0,24 kg/cm) em relação aos obtidos neste estudo. Apenas PP foi maior para o tratamento soja (35,6 cm). O índice de compacidade é um demonstrativo da conformação da carcaça pois avalia a quantidade de tecido muscular depositado por unidade de comprimento, as carcaças dos animais do tratamento sorgo apresentaram maior ICC (0,288 kg/cm), podendo ser consideradas mais atrativas para o mercado, pois segundo Queiroz et al.

4 (2015) o mercado prefere carcaças compactas, que se caracterizam como peso constante e menor comprimento interno, proporcionando assim maior compacidade. Tabela 1. Peso de carcaça fria (kg), medidas biométrica (cm) e compacidade da carcaça (kg/cm) de cordeiros terminados em confinamento. Tratamento PCF CIC PT CP PP ICC Soja 10, ,237 9, ,237 8, ,190 11, ,225 18, ,349 14, ,291 13, ,274 17, ,320 15, ,316 12, ,280 14, ,265 13, ,258 Sorgo 15, ,301 14, ,293 13, ,297 13, ,272 12, ,261 15, ,297 15, ,297 14, ,292 15, ,318 14, ,288 12, ,253 14, ,280 PCF: peso carcaça fria, CIC: comprimento interno da carcaça, PT: profundidade torácica, CP: comprimento da perna, PP: perímetro da perna, ICC: índice de compacidade da carcaça. Tabela 2. Média e desvio-padrão de peso de carcaça fria (kg), medidas biométricas (cm) e compacidade da carcaça (kg/cm) de cordeiros terminados em confinamento. Trat. PCF CIC PT CP PP ICC Soja 13,486±2,85 49,5±4,0 25,6±2,4 28,6±1,0 35,6±1,8 0,270±0,04 Sorgo 14,317±1,11 49,7±1,4 25,7±1,8 29,2±2,2 35,4±1,8 0,288±0,02 PCF: peso carcaça fria, CIC: comprimento interno da carcaça, PT: profundidade torácica, CP: comprimento da perna, PP: perímetro da perna, ICC: índice de compacidade da carcaça.

5 4 CONCLUSÕES A utilização das medidas biométricas em carcaças pode ser uma ferramenta para auxiliar os frigoríficos no momentos da classificação e tipificação das carcaças, uma vez que tem relação com a sua conformação e quantidade de tecido muscular. Cabe aos profissionais do agronegócio as devidas orientações ao produtor para melhorar a qualidade da carcaça e agregar valor no seu produto. 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA). Secretaria da defesa Agropecuária (SDA). Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA). Divisão de Normas Técnicas. Instrução Normativa n. 3, de 17 de janeiro de Aprova o Regulamento Técnico de Métodos de Insensibilização para o Abate Humanitário de Animais de Açougue. Lex: Diário Oficial da União de 24 de janeiro de 2000, seção I, p Brasília, BUENO, M. S.; CUNHA, E. A.; SANTOS, L. E.; RODA, D. S.; LEINZ, F. F. Características de carcaça de cordeiros Suffolk abatidos em diferentes idades. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 29, n. 6, p , EL KARIN, A.I.A.; OWENS, J.B.; WHITAKER, C.J. Measurement on slaughter weight, side weight, carcass joints and their association with composition of two types of Sudan Desert sheep. Journal Agricultural Science, v.110, n.1, p.65-69, CAVASANO, F. A. Terminação de cordeiros semi-confinados em sistema de integração lavoura-pecuária p Dissertação (Mestrado em Zootecnia)- Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Botucatu, NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC).Nutrient requeriments of dairy cattle.7.ed. Washington, D.C.: NationalAcademy Press, p. OLIVEIRA, M.V.M.; PÉREZ, J.R.O.; ALVES, E.L. et al. Rendimento da carcaça, mensurações e peso dos cortes comerciais de cordeiros Santa Inês e Bergamácia alimentados com dejetos de suínos em confinamento. Revista Brasileira de Zootecnia, 2002, v.31, n.3, p , 2002 (supl.).

6 OSÓRIO, J. C. S; OSÓRIO, M. T., JARDIM, P. O. Métodos para avaliação da produção de carne ovina: in vivo, na carcaça e na carne. Pelotas: Editora Universitária/UfPel, p OSÓRIO, J.C.S.; OSÓRIO, M.T.M. Produção de carne ovina: Técnicas de avaliação in vivo e na carcaça. 2.ed. Pelotas, p.82, 2005 PINHEIRO, R. S. B.; JORGE, A. M. Medidas biométricas obtidas in vivo e na carcaça de ovelhas de descarte em diferentes estágios fisiológicos. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, n.2, p , QUEIROZ, L. O.; SANTOS, G. R. A.; MACÊDO, F. A. F. et al. Características quantitativas da carcaça de cordeiros Santa Inês, abatidos com diferentes espessuras de gordura subcutânea. Revista Brasileira Saúde e Produção Animal. v.16, n.3, p , RIISPOA. Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Disponível em: < Acesso em: 15 ago, SILVA, L. F.; PIRES, C. C. Avaliações quantitativas das proporções de osso, músculo e gordura da carcaça em ovinos. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 29, n. 4, p , SILVA SOBRINHO, A. G. Criação de ovinos, 2. Jaboticabal: Funep, p THWAITES, C. J.; YEATES, N. T. M.; POGUE, R. F. Objective appraisal of intact lamb and mutton carcasses. Jounal of Agricultural Science. Cambridge, v. 63, p , WOOD, J.D.; MACFIE, H.J.H. The significance of breed in the prediction of lamb carcass composition from fat thickness measurements. Animal Production, v.31, n.3, p , AGRADECIMENTOS Agradeço a CAPES pela bolsa concedida, de 01/08/2013 a 30/12/2014. Agradecimento a FAPESP pela bolsa concedida: processo nº 2014/ , Fundação de

7 Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com vigência de 01/01/2015 a 30/06/2016.

AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO EM CONFINAMENTO. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO EM CONFINAMENTO. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO EM CONFINAMENTO Apresentação: Pôster Pedro Henrique Cavalcante Ribeiro 1 ; Migson dos Santos Menezes 2

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE OVINOS TERMINADOS COM TORTA DE CRAMBE EM CONFINAMENTO

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE OVINOS TERMINADOS COM TORTA DE CRAMBE EM CONFINAMENTO CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE OVINOS TERMINADOS COM TORTA DE CRAMBE EM CONFINAMENTO Raquel Tenório de Oliveira 1 ; Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelle Goes 2 ; Maria Gizelma de Menezes Gressler 3

Leia mais

Características da carcaça e da carne de tourinhos terminados em confinamento com dietas contendo grão de milheto e inclusão de glicerina bruta

Características da carcaça e da carne de tourinhos terminados em confinamento com dietas contendo grão de milheto e inclusão de glicerina bruta Características da carcaça e da carne de tourinhos terminados em confinamento com dietas contendo grão de milheto e inclusão de glicerina bruta Bruna Gomes Pereira 1 ; João Restle 2 1 Aluno do Curso de

Leia mais

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DA CARCAÇA

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DA CARCAÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA DE ZOOTECNIA DE BOVINOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DA CARCAÇA Jaqueline Schneider Lemes

Leia mais

Medidas biométricas obtidas in vivo e na carcaça de ovelhas de descarte em diferentes estágios fisiológicos

Medidas biométricas obtidas in vivo e na carcaça de ovelhas de descarte em diferentes estágios fisiológicos Revista Brasileira de Zootecnia 2010 Sociedade Brasileira de Zootecnia ISSN 1806-9290 www.sbz.org.br Medidas biométricas obtidas in vivo e na carcaça de ovelhas de descarte em diferentes estágios fisiológicos

Leia mais

CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE

CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE Ricardo Zambarda Vaz Zootecnista Doutor em Produção animal Jaqueline Schneider Lemes Médica Veterinária Pós-doutora

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas Comportamento, medidas morfométricas e características de carcaça e da carne de machos de aptidão leiteira alimentados com grão de milho inteiro ou moído com ou sem inclusão de farelo do mesocarpo de babaçu

Leia mais

TRANSPORTE BOVINO, QUALIDADE DA CARNE E IMPORTÂNCIA AO AGRONEGÓCIO 1 INTRODUÇÃO

TRANSPORTE BOVINO, QUALIDADE DA CARNE E IMPORTÂNCIA AO AGRONEGÓCIO 1 INTRODUÇÃO TRANSPORTE BOVINO, QUALIDADE DA CARNE E IMPORTÂNCIA AO AGRONEGÓCIO Luiz Augusto Biazon 1, Geraldo de Nardi Junior 2, Roberto de Oliveira Roça 3 1 Discente do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade

Leia mais

CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO

CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO Luiz Carlos Oliveira de SOUSA* 1, Luiza de Nazaré Carneiro da SILVA 1, Hélio Henrique Araújo COSTA 1,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E COMPOSIÇÃO TECIDUAL DA CARCAÇA DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO AO CONFINAMENTO

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E COMPOSIÇÃO TECIDUAL DA CARCAÇA DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO AO CONFINAMENTO CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E COMPOSIÇÃO TECIDUAL DA CARCAÇA DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO AO CONFINAMENTO Andrey de Sousa MIRANDA* 1, Fernanda Rodrigues BARBOSA 1, Thayane

Leia mais

CORRELAÇÕES MORFOMÉTRICAS IN VIVO DE OVINOS CONFINADOS NÃO CASTRADOS

CORRELAÇÕES MORFOMÉTRICAS IN VIVO DE OVINOS CONFINADOS NÃO CASTRADOS CORRELAÇÕES MORFOMÉTRICAS IN VIVO DE OVINOS CONFINADOS NÃO CASTRADOS Miller de Jesus TEODORO* 1, Alessandra Luiza SOUZA¹, Affonso Amaral Dalla LIBERA², Ronielton Lucas Reis de CASTRO¹, Matheus Sodré FERREIRA¹,

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL DE TOURINHOS NELORE, ALIMENTADOS COM FARINHA AMILÁCEA DE BABAÇU, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

COMPOSIÇÃO CORPORAL DE TOURINHOS NELORE, ALIMENTADOS COM FARINHA AMILÁCEA DE BABAÇU, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL COMPOSIÇÃO CORPORAL DE TOURINHOS NELORE, ALIMENTADOS COM FARINHA AMILÁCEA DE BABAÇU, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL Rafyze Uchoa Silva 1 ; Glauco Mora Ribeiro 2 1 Aluna do Curso de Zootecnia; Campus de Araguaína;

Leia mais

CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO

CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO Luiz Carlos Oliveira de SOUSA* 1, Luiza de Nazaré Carneiro da SILVA 1, Hélio Henrique Araújo COSTA 1,

Leia mais

Palavras-chave: desempenho, estimativa de pesos, mensurações corporais, ovinos

Palavras-chave: desempenho, estimativa de pesos, mensurações corporais, ovinos MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO CRESCIMENTO MORFOMÉTRICO DE CORDEIROS Larissa Borges de SOUSA 1, Gabriel Lucas Curtiço LEMES* 2, Nathália Nazaret da SILVA 1, Weslene Marques DA SILVA 1, Ricardo Dutra

Leia mais

GANHO DE PESO DE CORDEIROS SUPLEMENTADOS COM NÍVEIS CRESCENTES DE TORTA DE GIRASSOL

GANHO DE PESO DE CORDEIROS SUPLEMENTADOS COM NÍVEIS CRESCENTES DE TORTA DE GIRASSOL GANHO DE PESO DE CORDEIROS SUPLEMENTADOS COM NÍVEIS CRESCENTES DE TORTA DE GIRASSOL Amanda de Freitas Pena (Bolsista CNPq), Edson Luis de Azambuja Ribeiro (Orientador), e-mail: elar@uel.br, Francisco Fernandes

Leia mais

Aveia Preta (Avena stringosa) como fonte de volumoso em substituição à silagem de milho na terminação de cordeiros

Aveia Preta (Avena stringosa) como fonte de volumoso em substituição à silagem de milho na terminação de cordeiros Aveia Preta (Avena stringosa) como fonte de volumoso em substituição à silagem de milho na terminação de cordeiros Ricardo Cruz Vargas¹, Carlos Alberto de Carvalho², Cassio Roberto Silva Noronha³, Mariane

Leia mais

CORRELAÇÃO DAS MEDIDAS BIOMÉTRICAS IN VIVO E CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA PARA PRODUÇÃO DE CORDEIROS

CORRELAÇÃO DAS MEDIDAS BIOMÉTRICAS IN VIVO E CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA PARA PRODUÇÃO DE CORDEIROS CORRELAÇÃO DAS MEDIDAS BIOMÉTRICAS IN VIVO E CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA PARA PRODUÇÃO DE CORDEIROS Mariana Silva Scott HOOD* 1, Ana Maria Osorio DIAS 1, Cleber Cassol PIRES 1, Gabriel Chimendes RODRIGUES

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIFERENTES RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS Anderson Bortoluzzi Moro 1, Sérgio Carvalho 2*, Fernanda Maria da Silva Pereira 1, Liziany Müller Medeiros 3,

Leia mais

MEDIDAS MORFOMÉTRICAS DE CORDEIROS CONFINADOS EM FASE DE TERMINAÇÃO SUBMETIDOS A DIETAS CONTENDO OLEAGINOSAS

MEDIDAS MORFOMÉTRICAS DE CORDEIROS CONFINADOS EM FASE DE TERMINAÇÃO SUBMETIDOS A DIETAS CONTENDO OLEAGINOSAS MEDIDAS MORFOMÉTRICAS DE CORDEIROS CONFINADOS EM FASE DE TERMINAÇÃO SUBMETIDOS A DIETAS CONTENDO OLEAGINOSAS Bárbara Martins BRIXNER* 1, Bruna Junqueira RODRIGUES 1, Camila Celeste Brandão Ferreira ÍTAVO

Leia mais

Avaliação e Tipificação de Carcaças PRÉ/CO/REQUISITOS EXERCÍCI O NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA AULAS DE EXERCÍCIO

Avaliação e Tipificação de Carcaças PRÉ/CO/REQUISITOS EXERCÍCI O NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA AULAS DE EXERCÍCIO Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Código da Disciplina: ZOO 05445 Disciplina: Avaliação e Tipif. de Carcaças CAMPUS: CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Leia mais

Palavras-chave: carne, confinamento, mensuração, ovinos, suplementação lipídica

Palavras-chave: carne, confinamento, mensuração, ovinos, suplementação lipídica MORFOMETRIA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE CARCAÇAS DE CORDEIROS RECEBENDO DIETAS CONTENDO ÓLEO DE SOJA Clésia Lopes de CARVALHO 1, Rodrigo Ferreira PEREIRA* 1, Gabriel Lucas Curtiço LEMES 2, Flávio

Leia mais

Palavras-chave: Acabamento da Carcaça, Condição Corporal, Conformação da Carcaça.

Palavras-chave: Acabamento da Carcaça, Condição Corporal, Conformação da Carcaça. MORFOMETRIA DA CARCAÇA DE OVINOS PANTANEIROS DE DIFERENTES CATEGORIAS Adrielly Lais Alves da Silva 1, Jessica de Oliveira Monteschio 2, Marcus Vinicius Porto dos Santos 3, Michelle Gonçalves 4 ; Hélio

Leia mais

COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO TECIDUAL E QUÍMICA DA PALETA COM A DA PERNA EM CORDEIROS TERMINADOS EM TRÊS SISTEMAS 1. INTRODUÇÃO

COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO TECIDUAL E QUÍMICA DA PALETA COM A DA PERNA EM CORDEIROS TERMINADOS EM TRÊS SISTEMAS 1. INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO TECIDUAL E QUÍMICA DA PALETA COM A DA PERNA EM CORDEIROS TERMINADOS EM TRÊS SISTEMAS HASHIMOTO, Juliano Hideo 1,4 ; OSÓRIO, José Carlos da Silveira 2,4 ; OSÓRIO, Maria Teresa Moreira

Leia mais

Chega ao fim o VIII Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2009

Chega ao fim o VIII Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2009 Chega ao fim o VIII Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2009 Encerrou-se no dia 30 de setembro o VIII Campeonato Cordeiro Paulista CCP, que teve início nos dias 10 e 11 de agosto com a chegada

Leia mais

MELAÇO DE SOJA NA DIETA DE CORDEIROS CONFINADOS: DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA

MELAÇO DE SOJA NA DIETA DE CORDEIROS CONFINADOS: DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA MELAÇO DE SOJA NA DIETA DE CORDEIROS CONFINADOS: DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA Julia Lisboa RODRIGUES* 1, Sérgio Antônio Garcia PEREIRA JUNIOR 1, Edivilson Silva CASTRO FILHO 1, Rayanne Viana

Leia mais

DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS EM TERMINAÇÃO SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE RACTOPAMINA NA DIETA

DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS EM TERMINAÇÃO SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE RACTOPAMINA NA DIETA DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS EM TERMINAÇÃO SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE RACTOPAMINA NA DIETA Marcos L. DIAS 1 ; Fábio R. de ALMEIDA 1 ; Helena M. F. da SILVA 1 ; Antônio

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIFERENTES DIETAS COM OLEAGINOSAS

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIFERENTES DIETAS COM OLEAGINOSAS CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIFERENTES DIETAS COM OLEAGINOSAS Rosanne Cristine da Silva LUZ* 1, Bruna Junqueira RODRIGUES 1, Camila Celeste Brandão Ferreira ÍTAVO 1, Luís Calos

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=138>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=138>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em . Efeito de diferentes raças sobre as características de carcaça de animais terminados em

Leia mais

IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2010

IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2010 IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2010 O IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO / ARAÇATUBA 2010 (IX CCP) teve início no dia 1º de setembro, com a chegada dos cordeiros na Central de Ovinos

Leia mais

RENDIMENTOS DE CARCAÇA E DE CORTES CÁRNEOS DE CORDEIROS SANTA INÊS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS1

RENDIMENTOS DE CARCAÇA E DE CORTES CÁRNEOS DE CORDEIROS SANTA INÊS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS1 RENDIMENTOS DE CARCAÇA E DE CORTES CÁRNEOS DE CORDEIROS SANTA INÊS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS1 GUARACIABA Z.M. SANTANA2, JOSÉ NEUMAN MIRANDA NEIVA3, AFONSO DE LIGUORI OLIVEIRA4,

Leia mais

Comunicado 03 Técnico ISSN

Comunicado 03 Técnico ISSN Comunicado 03 Técnico ISSN 0102-099 Julho, 2004 Boa Vista, RR Confinamento de cordeiros Barriga Negra 1 Evandro Neves Muniz 2 Ana Veruska Cruz da Silva 3 Moisés Mourão Junior 2 Paulo Emilio Kaminski 2

Leia mais

Responsável: Prof. Adjunto André Mendes Jorge. Botucatu SP - Brasil

Responsável: Prof. Adjunto André Mendes Jorge.   Botucatu SP - Brasil AVALIAÇÃO E TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇAS Responsável: Prof. Adjunto André Mendes Jorge Depto. Produção Animal andrejorge@fmvz.unesp.br http://www.fmvz.unesp.br/andrejorge/ Botucatu SP - Brasil OBJETIVOS (Ao

Leia mais

~~Jraê5r

~~Jraê5r ~~Jraê5r 1999.00 005 ~J 'W" PROCI-FD CPPSE 1999 Confinamento, também se faz com Grão de Sorgo... Com Excelente Resultado. Confinamento tambem se faz com 1999 FD-1999.00005 GRÃO DE SORGO NA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO ALOMÉTRICA DA CARCAÇA DE OVINOS: REVISÃO DE LITERATURA

AVALIAÇÃO ALOMÉTRICA DA CARCAÇA DE OVINOS: REVISÃO DE LITERATURA REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA - ISSN 1679-7353 PUBLICAÇÃO CI ENTÍFICA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DE GARÇA/FAMED ANO IV, NÚMERO, 08, JANEIRO DE 2007. PERIODICIDADE:

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA - 42

RELATÓRIO DE PESQUISA - 42 2005 RELATÓRIO DE PESQUISA - 42 Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Exigências de Lisina Digestível de Suínos Machos Castrados de Alto Potencial Genético dos 95 aos125 kg Introdução O peso ao abate

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: < PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Desempenho e características quantitativas da carcaça de cordeiros mestiços Santa Inês

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARCAÇA DE VACAS NELORE SUBMETIDAS À RESTRIÇÃO NUTRICIONAL E COM DOIS NÍVEIS DE RECUPERAÇÃO DE PESO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARCAÇA DE VACAS NELORE SUBMETIDAS À RESTRIÇÃO NUTRICIONAL E COM DOIS NÍVEIS DE RECUPERAÇÃO DE PESO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARCAÇA DE VACAS NELORE SUBMETIDAS À RESTRIÇÃO NUTRICIONAL E COM DOIS NÍVEIS DE RECUPERAÇÃO DE PESO Kelvis oliveira de Barros 1 ; Henrique Jorge Fernandes 2 ; Luísa Melville Paiva

Leia mais

CRIA E TERMINAÇÃO DE CORDEIROS CONFINADOS 1

CRIA E TERMINAÇÃO DE CORDEIROS CONFINADOS 1 Ciência Rural, Santa Maria, v.30, n.5, p.875-880, 2000 ISSN 0103-8478 875 CRIA E TERMINAÇÃO DE CORDEIROS CONFINADOS 1 GROWING AND FINISHING OF FEEDLOT LAMBS Cleber Cassol Pires 2, Lisiane Furtado da Silva

Leia mais

Rendimentos de carcaça de ovinos confinados alimentados com fontes proteicas alternativas Apresentação: Pôster

Rendimentos de carcaça de ovinos confinados alimentados com fontes proteicas alternativas Apresentação: Pôster Rendimentos de carcaça de ovinos confinados alimentados com fontes proteicas alternativas Apresentação: Pôster Joederson Luiz Santos Dantas 1 ; Marcone Geraldo Costa 2 ; Gelson dos Santos Difante 3 ; Antonio

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DA CARNE DE OVINOS PANTANEIROS DE DIFERENTES

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DA CARNE DE OVINOS PANTANEIROS DE DIFERENTES CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DA CARNE DE OVINOS PANTANEIROS DE DIFERENTES CATEGORIAS Roseane Scheufele Messa 1 ; Maria Teresa Moreira Osório 2 ; Fernando Miranda de Vargas Junior 3 ; Jéssica de Oliveira

Leia mais

MEDIDAS MORFOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS SPRD ALIMENTADOS COM SILAGEM DE PALMA E OFERTA INTERMITENTE DE ÁGUA

MEDIDAS MORFOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS SPRD ALIMENTADOS COM SILAGEM DE PALMA E OFERTA INTERMITENTE DE ÁGUA MEDIDAS MORFOMÉTRICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS SPRD ALIMENTADOS COM SILAGEM DE PALMA E OFERTA INTERMITENTE DE ÁGUA Gabriel Ferreira de Lima CRUZ* 1, Gherman Garcia Leal de ARAUJO 2, Paulo Sérgio de AZEVEDO

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Composição tecidual de cortes da carcaça de cordeiros suplementados com ração contendo óleo de arroz 1 Luciane da Silva Martins 2, Maria Teresa

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA - 44

RELATÓRIO DE PESQUISA - 44 RELATÓRIO DE PESQUISA - 44 2005 Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Exigência de Metionina mais Cistina Digestíveis para Suínos Machos Castrados dos 60 aos 95 kg Introdução A sucessiva seleção

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 MATERIAL E MÉTODOS

1 INTRODUÇÃO 2 MATERIAL E MÉTODOS CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E DOS NÃO-COMPONENTES DA CARCAÇA DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIFERENTES NÍVEIS DE SUBSTITUIÇÃO DE SILAGEM DE MILHO POR SILAGEM DE CASCA DE MANDIOCA Leandro Otávio Vieira Filho²,

Leia mais

Palavras-chave: Acabamento da carcaça, ganho de peso, musculosidade

Palavras-chave: Acabamento da carcaça, ganho de peso, musculosidade DESEMPENHO E CARACTERÍSTICA DE CARCAÇAS DE CORDEIROS PANTANEIROS ABATIDOS COM DIFERENTES PESOS. Julmir Barros Colombo 1 ; Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes ²; Adriana Sathie Ozaki Hirata³; Ingrid Harumi

Leia mais

4ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu São Paulo, Brasil

4ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu São Paulo, Brasil APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO DE LEITE DE OVELHAS DA RAÇA BERGAMÁCIA SUPLEMENTADAS COM ÓLEO OU FARELO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM L.) VISANDO AUMENTO NA RENTABILIDADE RESULTADOS PARCIAIS

Leia mais

ECONOMICIDADE DA SUBSTITUIÇÃO MILHO PELO RESÍDUO ÚMIDO DA EXTRAÇÃO DE FÉCULA DE MANDIOCA NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS EM CONFINAMENTO

ECONOMICIDADE DA SUBSTITUIÇÃO MILHO PELO RESÍDUO ÚMIDO DA EXTRAÇÃO DE FÉCULA DE MANDIOCA NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS EM CONFINAMENTO ECONOMICIDADE DA SUBSTITUIÇÃO MILHO PELO RESÍDUO ÚMIDO DA EXTRAÇÃO DE FÉCULA DE MANDIOCA NA TERMINAÇÃO DE TOURINHOS EM CONFINAMENTO José Jorge dos Santos Abrahão 1, Jair de Araújo Marques 1*, Daniel Perotto

Leia mais

RENDIMENTO DE CORTES COMERCIAIS DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIETAS COM GRÃOS DE OLEAGINOSAS

RENDIMENTO DE CORTES COMERCIAIS DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIETAS COM GRÃOS DE OLEAGINOSAS RENDIMENTO DE CORTES COMERCIAIS DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIETAS COM GRÃOS DE OLEAGINOSAS Bárbara Martins BRIXNER* 1,Bruna Junqueira RODRIGUES 1, Camila Celeste Brandão Ferreira ÍTAVO 1, Luís Carlos Vinhas

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia COMPOSIÇÃO TECIDUAL E CENTESIMAL DA SECÇÃO ENTRE A 9ª E A 11ª COSTELAS DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO DIFERENTES RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS Ana Carolina R. Sanquetta de Pellegrin 1, Sérgio

Leia mais

Efeitos do uso de homeopatia em cordeiros Nativo Pantaneiro confinados

Efeitos do uso de homeopatia em cordeiros Nativo Pantaneiro confinados Efeitos do uso de homeopatia em cordeiros Nativo Pantaneiro confinados Cesar Miazzi 1* ; Júnior Cezar Kawakita de Oliveira 1 ; Guilherme dos Santos Pinto 2 ; Juan Sávio G. Mendes 3 ; Charles Ferreira Martins

Leia mais

Desempenho e características de carcaça de cordeiros alimentados em comedouros privativos recebendo rações contendo semente de girassol 1

Desempenho e características de carcaça de cordeiros alimentados em comedouros privativos recebendo rações contendo semente de girassol 1 Revista Brasileira de Zootecnia ISSN impresso: 1516-3598 ISSN on-line: 1806-9290 www.sbz.org.br R. Bras. Zootec., v.37, n.11, p.2041-2048, 2008 Desempenho e características de carcaça de cordeiros alimentados

Leia mais

Cortes cárneos de cordeiros manejados a pasto e em confinamento, utilizando óleo de macadâmia e vitamina E

Cortes cárneos de cordeiros manejados a pasto e em confinamento, utilizando óleo de macadâmia e vitamina E Cortes cárneos de cordeiros manejados a pasto e em confinamento, utilizando óleo de macadâmia e vitamina E Luiz Otavio Bonfim Walderramos POLI* 1,2, Thalita Lana CABRAL 1,3, Paulo César Gonzales DIAS JÚNIOR

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E TIPICAÇÃO DE CARCAÇAS OBJETIVOS OBJETIVOS

CLASSIFICAÇÃO E TIPICAÇÃO DE CARCAÇAS OBJETIVOS OBJETIVOS CLASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO E TIPICAÇÃO DE CARCAÇAS AS DE SUÍNOS Agrupar por classe produtos que tem características semelhantes. Classifica os animais em raça, sexo, maturidade, acabamento e conformação

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sombrio. Sombrio. Sombrio.

INTRODUÇÃO. Sombrio.     Sombrio. Sombrio. SUBSTITUIÇÃO DA SILAGEM DE MILHO (Zea mays) POR SILAGEM DE CASCA E RASPA DE MANDIOCA (Manihot sculenta Crantz) A ALIMENTAÇÃO DE OVELHAS DE DESCARTE CONFINADAS 1 Rodrigo Dalhanholli 2 ; Elias Donadel 3

Leia mais

Sistema de Formulação de Ração e Características In Vivo e da Carcaça de Cordeiros em Confinamento

Sistema de Formulação de Ração e Características In Vivo e da Carcaça de Cordeiros em Confinamento Agropecuária Científica no Semi-árido 01 (2005) 39-45 www.cstr.ufcg.edu.br/acsa Agropecuária Científica no Semi-Árido Sistema de Formulação de Ração e Características In Vivo e da Carcaça de Cordeiros

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=523>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=523>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Fatores (lote/procedência e genótipo) que influem e relação entre avaliação in vivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO ABASTECIMENTO E DA REFORMA AGRÁRIA EMBRAPA. Bovinos em confinamento ENERGIA NA DIETA

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO ABASTECIMENTO E DA REFORMA AGRÁRIA EMBRAPA. Bovinos em confinamento ENERGIA NA DIETA CO N C L USÃ O! A análise econômica do confinamento, no período de 3 meses, demonstrou uma rentabilidade sobre o capital investido (animais e custeio) de 12,5%, ou seja de 4,0% ao mês. Recomenda-se que

Leia mais

fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal

fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal fmvz-unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - BOTUCATU Curso de Pós-Graduação em Zootecnia Nutrição e Produção Animal SISTEMA DE PRODUÇÃO X QUALIDADE DA CARNE OVINA Raquel Abdallah da Rocha

Leia mais

COMPONENTES NÃO CONSTITUINTES DA CARCAÇA DE CABRITOS DE ORIGEM LEITEIRA ALIMENTADOS COM BORRA DE MANIPUEIRA EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO

COMPONENTES NÃO CONSTITUINTES DA CARCAÇA DE CABRITOS DE ORIGEM LEITEIRA ALIMENTADOS COM BORRA DE MANIPUEIRA EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO COMPONENTES NÃO CONSTITUINTES DA CARCAÇA DE CABRITOS DE ORIGEM LEITEIRA ALIMENTADOS COM BORRA DE MANIPUEIRA EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO Non-carcass components of kids dairy goats fed with draff wastewater

Leia mais

Crescimento alométrico dos componentes da carcaça de cordeiros Texel Ile de France confinados do desmame aos 35kg de peso vivo

Crescimento alométrico dos componentes da carcaça de cordeiros Texel Ile de France confinados do desmame aos 35kg de peso vivo Ciência 2574 Rural, Santa Maria, v.38, n.9, p.2574-2578, dez, 2008 Galvani et al. ISSN 0103-8478 Crescimento alométrico dos componentes da carcaça de cordeiros Texel Ile de France confinados do desmame

Leia mais

ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE COMPONENTES TECIDUAIS E CARACTERISTICAS DE QUALIDADE DE CARNE DE CORDEIROS SANTA INÊS E MESTIÇOS

ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE COMPONENTES TECIDUAIS E CARACTERISTICAS DE QUALIDADE DE CARNE DE CORDEIROS SANTA INÊS E MESTIÇOS ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE COMPONENTES TECIDUAIS E CARACTERISTICAS DE QUALIDADE DE CARNE DE CORDEIROS SANTA INÊS E MESTIÇOS Larissa Alves SAMPAIO* 1, Thayane da Silva MACIEL 1, Nathália Farias

Leia mais

Perfil dos consumidores de carne ovina no município de São Luís de Montes Belos-GO

Perfil dos consumidores de carne ovina no município de São Luís de Montes Belos-GO Perfil dos consumidores de carne ovina no município de São Luís de Montes Belos-GO Jéssica Aparecida Rodrigues Martins¹, Aracele Pinheiro Pales dos Santos.² ¹Graduanda em Zootecnia, PIBIC/UEG, Universidade

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA E SENSORIAL DA CARNE DE CORDEIROS DA RAÇA IDEAL FILHOS DE OVELHAS SUPLEMENTADAS DURANTE A GESTAÇÃO 1

COMPOSIÇÃO QUÍMICA E SENSORIAL DA CARNE DE CORDEIROS DA RAÇA IDEAL FILHOS DE OVELHAS SUPLEMENTADAS DURANTE A GESTAÇÃO 1 COMPOSIÇÃO QUÍMICA E SENSORIAL DA CARNE DE CORDEIROS DA RAÇA IDEAL FILHOS DE OVELHAS SUPLEMENTADAS DURANTE A GESTAÇÃO 1 Lavínia Aires EVANGELHO 2, Melânia LIBERALESSO 2, William Cardinal BRONDANI 3, Otoniel

Leia mais

COMPARAÇÃO DE VALORES BIOMETRICOS E DE PRODUÇÃO OVINA EM CONFINAMENTO

COMPARAÇÃO DE VALORES BIOMETRICOS E DE PRODUÇÃO OVINA EM CONFINAMENTO COMPARAÇÃO DE VALORES BIOMETRICOS E DE PRODUÇÃO OVINA EM CONFINAMENTO Nathalia Ferraz SILVEIRA* 1, Nayara Capaldi dos SANTOS 1, Filipe Bruno CHAGAS¹, Pablo Dominguez CASTAÑO 2, Livia Toledo VILARINHO 3,

Leia mais

EFEITOS DA INCLUSÃO DE FARINHA DE FOLHAS DE MANDIOCA SOBRE O DESEMPENHO EM FRANGOS DE CORTE EM CRESCIMENTO

EFEITOS DA INCLUSÃO DE FARINHA DE FOLHAS DE MANDIOCA SOBRE O DESEMPENHO EM FRANGOS DE CORTE EM CRESCIMENTO EFEITOS DA INCLUSÃO DE FARINHA DE FOLHAS DE MANDIOCA SOBRE O DESEMPENHO EM FRANGOS DE CORTE EM CRESCIMENTO Autores : Marli Terezinha Dalmolin KOCK, Rita de Albernaz Gonçalves da SILVA. Identificação autores:

Leia mais

PERDA DE PESO POR COCÇÃO E MARMOREIO DA CARNE DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO MONENSINA SÓDICA E/OU VIRGINIAMICINA

PERDA DE PESO POR COCÇÃO E MARMOREIO DA CARNE DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO MONENSINA SÓDICA E/OU VIRGINIAMICINA PERDA DE PESO POR COCÇÃO E MARMOREIO DA CARNE DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO MONENSINA SÓDICA E/OU VIRGINIAMICINA Nathália Nazaret da SILVA 1, Verônica Galvão Queiroz GOMES 1, Weslene Marques

Leia mais

INFLUÊNCIA DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR PRÉ E PÓS-NATAL SOBRE A COMPOSIÇÃO RELATIVA DOS CORTES DA CARCAÇA, EM CORDEIROS SANTA INÊS

INFLUÊNCIA DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR PRÉ E PÓS-NATAL SOBRE A COMPOSIÇÃO RELATIVA DOS CORTES DA CARCAÇA, EM CORDEIROS SANTA INÊS REVISTA AGROGEOAMBIENTAL - AGOSTO/2009 INFLUÊNCIA DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR PRÉ E PÓS-NATAL SOBRE A RESUMO D. Sc. Rodrigo Palomo de Oliveira - IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes - rodpalomo@yahoo.com.br

Leia mais

USO DE CAROÇO DE ALGODÃO EM DIETAS PARA CORDEIROS CONFINADOS: DESEMPENHO ANIMAL

USO DE CAROÇO DE ALGODÃO EM DIETAS PARA CORDEIROS CONFINADOS: DESEMPENHO ANIMAL USO DE CAROÇO DE ALGODÃO EM DIETAS PARA CORDEIROS CONFINADOS: DESEMPENHO ANIMAL Miller de Jesus TEODORO* 1, Alessandra Luiza de SOUZA¹, Affonso Amaral Dalla LIBERA², Matheus Sodré FERREIRA¹, Valmir SILVA¹,

Leia mais

Revista Agrarian ISSN:

Revista Agrarian ISSN: Avaliação Biométrica de Cordeiros Pantaneiros Biometric Evaluation of Pantaneiros Lamb Fernando Miranda de Vargas Junior 1, Charles Ferreira Martins 2, Celso Correia Souza 3, Guilherme dos Santos Pinto

Leia mais

DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS DA RAÇA SUFFOLK, CASTRADOS E NÃO CASTRADOS, TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1

DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS DA RAÇA SUFFOLK, CASTRADOS E NÃO CASTRADOS, TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1 DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS DA RAÇA SUFFOLK, CASTRADOS E NÃO CASTRADOS, TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1 PERFORMANCE AND QUANTITATIVE CHARACTERISTICS OF THE CARCASS OF

Leia mais

ESTIMATIVA DA QUANTIDADE E DESTINO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE AVIÁRIOS PRODUZIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

ESTIMATIVA DA QUANTIDADE E DESTINO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE AVIÁRIOS PRODUZIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ 1 II CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS ESTIMATIVA DA QUANTIDADE E DESTINO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE AVIÁRIOS PRODUZIDOS NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Fabio César Bratti 1, Laércio

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Substituição de promotores de crescimento a base de antibióticos por extrato etanólico de própolis em dietas para frangos de corte na fase de 1 a 42 dias de idade Wesley Caetano VIEIRA 1 ; Adriano GERALDO

Leia mais

Laetitia Marie Louise Chadouteaud Solteira 27 anos

Laetitia Marie Louise Chadouteaud Solteira 27 anos Laetitia Marie Louise Chadouteaud Solteira 27 anos Contatos Americana-SP Telefone: (19)99895-4127 e-mail: laetitia@zootecnista.com.br Formações Graduada em Zootecnia Universidade Estadual Paulista "Júlio

Leia mais

Simpósio. Cria Fértil. Gestão e Produção de Bovinos. Goiânia 2008

Simpósio. Cria Fértil. Gestão e Produção de Bovinos. Goiânia 2008 Simpósio Cria Fértil Gestão e Produção de Bovinos Goiânia 2008 2 Confinamento Estratégias Para o Lucro Máximo André Melo & Equipe Bovinos de Corte Nutron Alimentos LTDA AGENDA GESTÃO DE RISCO; ANÁLISE

Leia mais

CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DA CARNE DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO DE PERMANÊNCIA AO CONFINAMENTO

CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DA CARNE DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO DE PERMANÊNCIA AO CONFINAMENTO CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DA CARNE DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO DE PERMANÊNCIA AO CONFINAMENTO Hugo Andrey Santos dos SANTOS* 1, Thayane Silva MACIEL 1, Fernanda Rodrigues

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Motta Silva da, Otacílio; Cassol Pires, Cleber; Souza da Silva, José Henrique; Teixeira da Rosa, Gilberto;

Leia mais

Desempenho e características da carcaça de cordeiros submetidos aos modelos de produção orgânico e convencional

Desempenho e características da carcaça de cordeiros submetidos aos modelos de produção orgânico e convencional Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.63, n.1, p.180-187, 2011 Desempenho e características da carcaça de cordeiros submetidos aos modelos de produção orgânico e convencional [Performance and carcass characteristics

Leia mais

Características morfométricas e de carcaça de cabritos e cordeiros terminados em confinamento

Características morfométricas e de carcaça de cabritos e cordeiros terminados em confinamento Revista Brasileira de Zootecnia ISSN 1516-3598 (impresso) ISSN 1806-9290 (on-line) www.sbz.org.br R. Bras. Zootec., v.38, n.7, p.1340-1346, 2009 Características morfométricas e de carcaça de cabritos e

Leia mais

Sistema Neozelandês de Classificação de Carcaça Bovina

Sistema Neozelandês de Classificação de Carcaça Bovina Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Sistema Neozelandês de Classificação de Carcaça Bovina André Mendes Jorge Zootecnista Professor Adjunto

Leia mais

RENDIMENTOS E COMPOSIÇÃO REGIONAL DE CARCAÇAS DE OVINOS PANTANEIROS

RENDIMENTOS E COMPOSIÇÃO REGIONAL DE CARCAÇAS DE OVINOS PANTANEIROS RENDIMENTOS E COMPOSIÇÃO REGIONAL DE CARCAÇAS DE OVINOS PANTANEIROS Poliana Campos Burin 1 ; Jessica de Oliveira Monteschio 1 ; Janaina Valençuela²; Henrique Lima Pereira²; Lidiane Naiara Manfre de Lima²;

Leia mais

Inclusão de ractopamina na dieta de suíno na fase de terminação

Inclusão de ractopamina na dieta de suíno na fase de terminação Inclusão de ractopamina na dieta de suíno na fase de terminação Lucas Marques Silva COSTA¹; Silvana Lucia Medeiros dos SANTOS²;Guilherme Salviano AVELAR³;Wesley Caetano VIEIRA³; Rômulo Candido Aguiar FERREIRA;

Leia mais

Ganho de Peso de Coelhos de Diferentes Grupos Genéticos

Ganho de Peso de Coelhos de Diferentes Grupos Genéticos VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - Campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Ganho de Peso de Coelhos de Diferentes Grupos Genéticos Felipe Evangelista PIMENTEL¹, Luiz Carlos

Leia mais

Ganho de Peso de Cordeiros Terminados em Confinamento e Alimentados com Manipueira

Ganho de Peso de Cordeiros Terminados em Confinamento e Alimentados com Manipueira 226 Ganho de Peso de Cordeiros Terminados em Confinamento e Alimentados com Manipueira Erick Yanomami Barros Souza 1 ; José Adelson Santana Neto 2 ; Evandro Neves Muniz 3 ; Gladston Rafael de Arruda Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MARVYN DA SILVEIRA RIBEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MARVYN DA SILVEIRA RIBEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MARVYN DA SILVEIRA RIBEIRO AVALIAÇÃO IN VIVO E NA CARCAÇA DE CORDEIROS DAS RAÇAS CORRIEDALE E TEXEL TERMINADOS EM CONFINAMENTO Trabalho de Conclusão do Curso de Zootecnia

Leia mais

CURVA DE CRESCIMENTO DA LINHAGEM DE FRANGO DE CORTE CARIJÓ

CURVA DE CRESCIMENTO DA LINHAGEM DE FRANGO DE CORTE CARIJÓ CURVA DE CRESCIMENTO DA LINHAGEM DE FRANGO DE CORTE CARIJÓ Raphael Rodrigues dos SANTOS* 1, Saullo Diogo de ASSIS 1, Nadja Susana Mogyca LEANDRO 1, Marcos Barcellos CAFÉ 1, Juliana Pinto MACHADO 1, Maria

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas Desempenho de machos de aptidão leiteira alimentados com dietas contendo grão de milho inteiro ou moído com ou sem inclusão de farelo do mesocarpo de babaçu Odimar de Sousa Feitosa 1 ; João Restle 2 1

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 CONSUMO E DESEMPENHO DE CORDEIROS DE DOIS GRUPOS GENÉTICOS EM DIFERENTES FASES DE CRESCIMENTO FABRÍCIO LEONARDO ALVES RIBEIRO 1, JUAN RAMÓN OLALQUIAGA PÉREZ 2, RAFAEL FERNANDES LEITE 3, IRAÍDES FERREIRA

Leia mais

TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇA E SEUS BENEFÍCIOS

TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇA E SEUS BENEFÍCIOS TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇA E SEUS BENEFÍCIOS A cadeia da carne vem passando por um processo de mudanças, com a necessidade cada vez maior de produzir produtos com qualidade assegurada, já que atualmente é

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES NÃO CARCAÇA DE OVELHAS TERMINADAS COM NÍVEIS CRESCENTES DE TORTA DE CRAMBE

CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES NÃO CARCAÇA DE OVELHAS TERMINADAS COM NÍVEIS CRESCENTES DE TORTA DE CRAMBE CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES NÃO CARCAÇA DE OVELHAS TERMINADAS COM NÍVEIS CRESCENTES DE TORTA DE CRAMBE Charles Jhonnatan dos Santos Souza 1 ; Rafael Henriuque de Tonissi e Buschinelli de Goes 2 ; Mayara

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Terminação de cordeiros

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Terminação de cordeiros PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Terminação de cordeiros José Carlos da Silveira Osório 1,2,4 ; Maria Teresa Moreira Osório 1,2 ; Sérgio Silveira Gonzaga 3 ; Carlos Eduardo da Silva

Leia mais

Características quantitativas da carcaça de cordeiros terminados em confinamento e abatidos em diferentes condições corporais 1

Características quantitativas da carcaça de cordeiros terminados em confinamento e abatidos em diferentes condições corporais 1 Revista Brasileira de Zootecnia ISSN 1516-3598 (impresso) ISSN 1806-9290 (on-line) www.sbz.org.br R. Bras. Zootec., v.38, n.4, p.697-704, 2009 Características quantitativas da carcaça de cordeiros terminados

Leia mais

RESUMO ABSTRACT INTRODUÇÃO

RESUMO ABSTRACT INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DE CARCAÇAS DE OVINOS DORPER X SEM RAÇA DEFINIDA E SANTA INÊS X SEM RAÇA DEFINIDA ABATIDOS AOS 12 OU 14 MESES DE IDADE (Quantitative and qualitative carcass

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO FERREIRA, F.O.B. 1 ; BARBOSA, K.A. 1 ; SENE, G.A. 1 ; JAYME, D.G.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CARCAÇA E COMPONENTES DO PESO VIVO, DE CORDEIROS DE PARTO SIMPLES DESMAMADOS, PARTO SIMPLES NÃO DESMAMADOS E DE PARTO DUPLO DESMAMADOS

AVALIAÇÃO DA CARCAÇA E COMPONENTES DO PESO VIVO, DE CORDEIROS DE PARTO SIMPLES DESMAMADOS, PARTO SIMPLES NÃO DESMAMADOS E DE PARTO DUPLO DESMAMADOS AVALIAÇÃO DA CARCAÇA E COMPONENTES DO PESO VIVO, DE CORDEIROS DE PARTO SIMPLES DESMAMADOS, PARTO SIMPLES NÃO DESMAMADOS E DE PARTO DUPLO DESMAMADOS EVALUATION OF THE CARCASS AND COMPONENTS LIVE WEIGHT,

Leia mais

Classificação de Carcaças de Bovinos

Classificação de Carcaças de Bovinos Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos André Mendes Jorge Zootecnista Professor

Leia mais

QUALIDADE DA CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE MACHOS INTEIROS E CASTRADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1

QUALIDADE DA CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE MACHOS INTEIROS E CASTRADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1 QUALIDADE DA CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE MACHOS INTEIROS E CASTRADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1 RYMER RAMIZ TULLIO 2,3, GERALDO MARIA DA CRUZ 3, ALEXANDRE

Leia mais

DESEMPENHO PRODUTIVO DE CRIAS OVINAS DE DIFERENTES CRUZAMENTOS RECRIADAS E TERMINADAS EM CONDIÇÕES DE PASTEJO IRRIGADO NO NORDESTE DO BRASIL

DESEMPENHO PRODUTIVO DE CRIAS OVINAS DE DIFERENTES CRUZAMENTOS RECRIADAS E TERMINADAS EM CONDIÇÕES DE PASTEJO IRRIGADO NO NORDESTE DO BRASIL 1 DESEMPENHO PRODUTIVO DE CRIAS OVINAS DE DIFERENTES CRUZAMENTOS RECRIADAS E TERMINADAS EM CONDIÇÕES DE PASTEJO IRRIGADO NO NORDESTE DO BRASIL PEDRO HUMBERTO FÉLIX DE SOUSA¹, CLAYTON MOREIRA LEAL², ISA

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE CORDEIROS SANTA INÊS CONFINADOS RECEBENDO DIFERENTES DOSES DE TANINO

CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE CORDEIROS SANTA INÊS CONFINADOS RECEBENDO DIFERENTES DOSES DE TANINO CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE CORDEIROS SANTA INÊS CONFINADOS RECEBENDO DIFERENTES DOSES DE TANINO Emily Caroline Dutra de SOUZA 1, Leticia Jalloul GUIMARÃES 1, Maciel Junior Pires Tristão BARBOSA 1,

Leia mais

Características morfológicas in vivo e da carcaça de cordeiros terminados em confinamento e suas correlações 1

Características morfológicas in vivo e da carcaça de cordeiros terminados em confinamento e suas correlações 1 Características morfológicas in vivo e da carcaça de cordeiros terminados em confinamento e suas correlações 1 Morphological characteristics in vivo and carcass of lambs finished in feedlot and their correlations

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=155>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=155>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Correlação entre circunferência escrotal e medidas corporais de ovinos da raça Santa

Leia mais