Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Odontologia

2 1. A expressão pesquisa envolvendo seres humanos, de acordo com a Resolução CNS nº196/96, diz respeito a: a. Toda pesquisa realizada direta ou indiretamente com seres humanos; b. Toda pesquisa realizada somente diretamente com seres humanos; c. Toda pesquisa realizada somente indiretamente com seres humanos; d. Toda pesquisa acima que cita a expressão seres humanos ; e. Todas as questões estão incorretas. 2. Assinale a alternativa que corresponde à sequência das seguintes situações relativas aos princípios da bioética: respeito aos valores morais e crenças do paciente; acesso à assistência deve ser universal; ter a disposição de saber o que é bom e levá-lo à prática; não ser o agente do dano. a. Justiça, beneficência, não-maleficência, autonomia; b. Autonomia, justiça, beneficência, não maleficência; c. Não-maleficência, autonomia, justiça, beneficência; d. Autonomia, beneficência, justiça, não-maleficência; e. Beneficência, não-maleficência, autonomia, justiça. 3. O papa João Paulo II, nos seus últimos dias de vida, exerceu o direito de bem morrer, morrer dignamente, sem o emprego de meios desproporcionados e extraordinários para manter sua vida, em função de ter chegado ao limite de suas possibilidades. Nesse caso foi empregada a: a. Mistanásia; b. Distanásia; c. Ortotanásia; d. Eutanásia; e. Metanásia. 4. A perspectiva de aproximação dos problemas sociais com as causas das doenças, o uso da epidemiologia e sinergismos de multifatores estruturados que aumentam o risco de adoecer, são concepções do modelo: a. Mágico, religioso ou xamanístico; b. Holístico; c. Empírico- racional (Hipocrático); d. Sistêmico; e. Medicina Científica Ocidental (Biomédico). 5. São fatores determinantes e condicionantes da saúde: a. A educação e o desenvolvimento mundial; b. A renda e o desenvolvimento industrial; c. O trabalho e a economia nacional; d. A moradia e o desenvolvimento local; e. O transporte e o lazer. 6. Por meio da Lei Eloy Chaves (1923), deu-se o nascimento da legislação trabalhista no Brasil, criando: a. Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPS); b. Instituto Nacional de Previdência Social (INPS); c. Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS); d. Fundo de Assistência à Saúde (FAS); e. Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS).

3 7. A idealização do direito universal à saúde teve a sua expansão a partir do Projeto de Reforma Sanitária, na década de 80. Na década posterior, a Política de Saúde sofreu determinações dos ajustes econômicos e sociais neoliberais, que apontaram na direção: a. Priorização de um Sistema Único voltados para os menos favorecidos financeiramente; b. Aprimoramento do Sistema Único de Saúde, já que possibilita o co-financiamento para programas, projetos e serviços; c. Fortalecimento da Seguridade Social, já que menciona a articulação entre a previdência social, saúde e assistência social; d. Desmonte do projeto de Reforma Sanitária, com a saúde voltada para os interesses do mercado; e. Melhorias de condições de vida e de saúde da população brasileira. 8. São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto: a. Universalidade; b. Participação Social; c. Capacidade econômica dos municípios; d. Equidade; e. Integralidade. 9. Não é de competência do Sistema Único de Saúde (SUS): a. Participar do controle e fiscalização de produção, transporte, guarda e utilização de substâncias de produtos psicoativos, tóxicos e radiológicos; b. Comercializar órgãos, tecidos e substâncias para fins de transplantes, pesquisas e tratamentos; c. Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico; d. Ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; e. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde. 10. Segundo a Lei Orgânica de Saúde, de setembro de 1990, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde, não é da competência do nível municipal: a. Normalizar a vigilância sanitária dos portos, aeroportos e fronteiras; b. Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde; c. Executar serviços de vigilância epidemiológica; d. Gerir laboratórios públicos e hemocentros; e. Controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde. 11. Sobre os Conselhos de Saúde, é incorreto afirmar: a. Constituem instâncias de controle social do Sistema Único de Saúde; b. Possuem caráter apenas consultivo; c. Possuem caráter permanente; d. São formados por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários; e. Possuem caráter deliberativo. 12. De acordo com a Lei Orgânica da Saúde (8.080/90), a um conjunto de ações que proporcionam conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, denominamos: a. Avaliação do impacto ambiental; b. Vigilância sanitária; c. Vigilância epidemiológica; d. Saúde do trabalhador; e. Vigilância ambiental.

4 13. A vigilância sanitária consiste em um conjunto de ações: a. Programadas para avaliação e controle do valor nutricional dos alimentos; b. Destinadas à fiscalização do meio ambiente, sobretudo em regiões afetadas por grandes estiagens; c. Voltadas exclusivamente à fiscalização de alimentos destinados aos centros de distribuição; d. Capazes de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente; e. Destinados à detecção de determinadas doenças que afetam as comunidades da periferia urbana. 14. Pela Lei 8.080/90, os recursos financeiros do SUS terão movimentação fiscalizadora pelo (a): a. Fundo Nacional de Saúde; b. Secretarias Estaduais de Saúde; c. Ministério da Saúde; d. Secretarias Municipais de Saúde; e. Conselhos de Saúde. 15. A Norma Operacional Básica do Sistema de Saúde Único de Saúde (SUS) tem como finalidade primordial: a. Utilização em casos de calamidade pública; b. Harmonização de interesses regionais e municipais; c. Normalizar diretrizes para celebração de contratos celebrados pelo poder público; d. Desenvolver mecanismos de prevenção das doenças; e. Promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes. 16. Em relação às Normas Operacionais Básicas (NOBs), é incorreto afirmar: a. São instrumentos de regulação do processo de descentralização; b. Normatizam a transferência de serviços, responsabilidades, poder e recursos da união para estados e municípios; c. Possuem diferenças no contexto de sua elaboração; d. Não possuem caráter transitório; e. Aprofundam e reorientam a implementação do Sistema Único de Saúde. 17. O Plano Diretor de Regionalização (PDR), deverá ser elaborado na perspectiva de garantir: a. Programas de erradicação da pobreza; b. Eliminação do trabalho infantil; c. O acesso aos cidadãos, o mais próximo possível de sua referência, a um conjunto de ações e serviços; d. Diminuição das desigualdades sociais; e. Programas de erradicação da fome. 18. O Pacto pela Saúde, instituído pela Portaria nº 399/ 2006, implica no exercício simultâneo de definições de prioridades articuladas em três eixos distintos, denominados: a. Pacto pela Saúde do Trabalhador, Pacto pela Vida e Pacto em Defesa do SUS; b. Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS; c. Pacto em Defesa do SUS, Pacto de Gestão do SUS e Pacto em Defesa da Atenção Básica; d. Pacto em Defesa da Humanização, Pacto pela Vida e Pacto em Defesa do SUS; e. Pacto em Defesa do SUS, Pacto em Defesa da Atenção Básica e Pacto pela Saúde do trabalhador.

5 19. Mudanças significativas para a execução do Sistema Único de Saúde (SUS), com a substituição do processo de habilitação pela adesão aos termos de compromisso de gestão, pela regionalização solidária e pelo processo de descentralização, apresentam impacto sobre a situação de saúde da população, assegurado no Pacto pela Saúde por meio do: a. Pacto de Gestão do SUS; b. Pacto em Defesa do SUS; c. Pacto pela Vida; d. Pacto pela Solidariedade do SUS; e. Pacto pela Saúde do Trabalhador. 20. São características da Atenção Básica em Saúde, exceto: a. A produção do cuidado longitudinal; b. Centralização na demanda do atendimento; c. A coordenação dos serviços de saúde; d. A integralidade; e. Orientação na comunidade. 21. Assinale a alternativa incorreta sobre os anestésicos locais de uso odontológico: a. A configuração química de sais anestésicos locais é composta de uma porção lipofílica, uma porção hidrofílica e uma cadeia intermediária. De acordo com a composição química da cadeia intermediária, os anestésicos locais podem ser classificados em ésteres ou amidas; b. A hipótese mais aceita para explicar o mecanismo de ação dos anestésicos locais afirma que eles se ligam a receptores específicos nos canais de sódio após atravessar a membrana do axônio, bloqueando a condução nervosa; c. A mepivacaína é um sal anestésico que possui grande potência vasodilatadora, permitindo uma absorção mais rápida do anestésico e, com isso, uma melhor eficácia; d. O principal metabólito da prilocaína, a orto-toluidina, pode induzir a formação de metemoglobina, e causar metemoglobinemia, no caso de sobredosagem; e. A bupivacaína, a qual é utilizada na concentração de 0,5% tem maior potência e maior cardiotoxicidade que a lidocaína. 22. Sobre os vasoconstritores associados às soluções anestésicas locais de uso odontológico, assinale a alternativa incorreta: a. Eles promovem um melhor controle do sangramento (hemostasia) durante os procedimentos cirúrgicos; b. A prilocaína com fenilefrina constitui uma alternativa para os pacientes que não podem utilizar vasoconstritores adrenérgicos (aminas simpatomiméticas), pois o mecanismo de ação da fenilefrina é diferente, sendo uma droga análoga da vasopressina; c. Nas soluções anestésicas locais que contêm vasoconstritores adrenérgicos, incorpora-se, também, o bissulfito de sódio, que impede a biodegradação do vasoconstritor pelo oxigênio; d. A epinefrina (adrenalina) constitui o vasoconstritor de escolha para a grande maioria dos pacientes e pode ser utilizada em pacientes diabéticos e hipertensos controlados, utilizando um número mínimo de tubetes por sessão; e. Eles podem aumentar a duração da anestesia local e diminuir a toxicidade das soluções anestésicas locais.

6 23. As afirmativas abaixo constituem vantagens da via oral como via de administração de medicamentos ao paciente, exceto: a. É uma via de rápida absorção e rápido início de ação; b. A absorção de medicamentos por via oral pode ocorrer na boca, no estômago, no intestino delgado e no intestino grosso; c. Medicamentos administrados por essa via sofrem metabolização de primeira passagem no fígado; d. É considerada uma via de menor risco quando comparada às vias parenterais (injetáveis); e. A remoção do medicamento do organismo do indivíduo pode ser mais fácil em caso de reações alérgicas se comparada com vias parenterais. 24. Assinale a alternativa incorreta sobre o mecanismo de ação e os efeitos adversos dos antiinflamatórios não-esteroidais (AINES): a. Os efeitos adversos dos AINES são devidos, principalmente, à sua ação sobre a enzima ciclooxigenase (COX)-1, relacionada, por exemplo, à gastroproteção; b. Os efeitos colaterais dos AINES sobre a função renal estão diretamente relacionados à redução da síntese de prostaglandinas; c. O principal mecanismo de ação dos AINES ocorre através da inibição da COX e conseqüente redução da conversão do ácido araquidônico em prostaglandinas. d. São fármacos que apresentam ações analgésica, antiinflamatória e antiexsudativa. e. Devido aos inúmeros efeitos colaterais associados aos AINES, seu uso em dose única é recomendado para a maioria dos pacientes, especialmente para aqueles que sofrem de gastrite ou insuficiência renal; 25. Os corticosteróides são fármacos amplamente utilizados na prática clínica. Em Odontologia, são utilizados como antiinflamatórios. Assinale a alternativa incorreta sobre os corticosteróides: a. A inibição da enzima fosfolipase A2 talvez seja seu principal mecanismo de ação relacionado ao controle do edema; b. Por atuarem sobre o metabolismo de carboidratos, os corticosteróides devem ser utilizados com precaução em pacientes diabéticos; c. A administração de glicocorticóides de ação prolongada como medicação pré-operatória deve ser programada, sempre que possível, para o início da manhã, para que haja menor interferência no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal; d. A hidrocortisona, a betametasona e a dexametasona são glicocorticóides de ação prolongada; e. O uso de corticosteróides em dose única, mesmo utilizando doses maciças (4 mg, por exemplo), não apresentam efeitos colaterais clinicamente significativos. 26. Em relação à etiologia das doenças periodontais, apenas uma afirmação NÃO está correta: a. O biofilme dental é um agregado bacteriano firmemente aderido à superfície dental e a outras estruturas da cavidade bucal; b. O biofilme dental constitui-se de bactérias em uma matriz composta por polímeros extracelulares bacterianos e produtos do exsudato do sulco gengival e/ou saliva; c. O cálculo dental é a placa dental calcificada cujo aparecimento depende da quantidade de placa presente e da secreção das glândulas salivares; d. À medida que a doença periodontal progride diminuem os bacilos gram _ (anaeróbios) e microrganismos espiralados e aumentam os cocos e bacilos gram + ; e. No desenvolvimento das doenças periodontais, o cálculo tem um efeito secundário fornecendo uma superfície ideal para maior acúmulo de placa. 27. Doença periodontal que acomete os 1º molares e incisivos, com defeitos ósseos interproximais severos bilaterais e simétricos, perda de inserção rápida e perda óssea, quantidade de placa incompatível com destruição periodontal e tem implicação genética, de acordo com a classificação das doenças periodontais (Academia Americana de Periodontologia, 1999) é: a. Periodontite Agressiva Localizada;

7 b. Periodontite Agressiva Generalizada; c. Periodontite Crônica Generalizada; d. Periodontite Crônica Localizada; e. Periodontite Associada a Manifestações Sistêmicas. 28. Em se tratando do cálculo gengival, assinale a alternativa correta: a. Apesar de localizados em posição coronária em relação à crista alveolar, e, portanto bem visualizados, os cálculos supragengivais apresentam maior dificuldade para serem removidos em relação ao cálculo subgengival; b. O cálculo funciona como um nicho fixo para o acúmulo continuado de biofilme dental superficial irritante aos tecidos periodontais; c. Devido ao fluxo salivar sempre presente nessa região, a frequência de cálculo gengival nas superfícies vestibulares dos molares superiores é sempre maior que nas superfícies linguais dos incisivos inferiores; d. Os cálculos são constituídos de elementos orgânicos e inorgânicos, sendo que o segundo em menor proporção. e. O cálculo gengival tem significância etiológica direta na doença periodontal; 29. Dadas as afirmações abaixo apenas uma NÃO está correta: a. Gengivites e periodontites são doenças periodontais diferentes, com manifestações, microbiotas e diagnósticos próprios de cada uma; b. Raspagem e alisamento radicular associados com os procedimentos de higiene bucal resultam em redução da profundidade de sondagem e melhoria ou manutenção dos níveis de inserção clínica; c. A Periodontite ulcerativa necrosante é caracterizada por dor, sangramento gengival, pseudomembrana amarelada recobrindo a margem gengival dos dentes e inversão do contorno das papilas; d. Além dos microrganismos, outros fatores (locais, sistêmicos e genéticos) associados à resposta do hospedeiro constituem a natureza multifatorial da doença periodontal; e. O diagnóstico de pericoronarite ou abscesso pericoronário é dado ao paciente que apresenta cálculo supra e subgengival, profundidade de sondagem de 6 mm na face distal do dente 37, que se encontra parcialmente irrompido com tecido gengival recobrindo parte da superfície oclusal e sensibilidade dolorosa. 30. Em relação ao controle mecânico da placa supragengival, pode-se afirmar que: a. Para pacientes sem doença periodontal, a escovação dentária sozinha pode controlar de maneira efetiva a placa interproximal; b. A técnica de escovação efetiva para a limpeza do sulco gengival é a de Bass; c. A limpeza interdental é somente importante em indivíduos suscetíveis à doença periodontal; d. O uso de antimicrobianos é imprescindível no controle da placa supragengival; e. As escovas elétricas podem substituir as escovas convencionais e fio dental no controle da placa supragengival. 31. Paciente de 35 anos de idade comparece à clínica, buscando atendimento e tendo como queixa principal o aspecto amarelado de seus dentes. Sabendo que o tratamento proposto de clareamento dental será realizado com tratamento caseiro e tratamento de consultório, assinale a alternativa que apresenta as substâncias e concentrações que podem ser utilizadas, respectivamente: a. Peróxido de carbamida 10% e peróxido de hidrogênio 7,5%; b. Peróxido de carbamida 16% e peróxido de hidrogênio 35%; c. Peróxido de uréia 10% e peróxido de hidrogênio 35%; d. Peróxido de carbopol 10% e peróxido de carbamida 35%; e. Peróxido de hidrogênio 35% e peróxido de carbamida 10%.

8 32. Paciente do sexo masculino, 37 anos de idade, procurou atendimento odontológico com fratura horizontal da coroa, no terço cervical do dente 21, sem invasão das distâncias biológicas. O paciente recuperou o fragmento, que se encontrava hidratado, perfeitamente adaptado ao remanescente dentário e sem alteração de cor. O exame radiográfico demonstrou tratamento endodôntico satisfatório, ausência de fratura radicular e comprimento de 21 mm. O tratamento indicado para o caso em questão é: a. Desobturação de 1/3 do remanescente, cimentação de núcleo metálico fundido e colagem do fragmento com resina composta; b. Desobturação de 2/3 do remanescente, cimentação de pino pré-fabricado e confecção de faceta laminada de porcelana; c. utilização de pino intra-dentinário, mascaramento do pino com resina opaca e colagem do fragmento com resina composta; d. utilização de pino intra-dentinário, mascaramento do pino com resina opaca e restauração direta com resina composta. e. Desobturação de 2/3 do remanescente, cimentação de pino pré-fabricado e colagem do fragmento com resina composta; 33. Analise as frases abaixo e marque a alternativa correta. a. O processo de lavagem e secagem de uma cavidade que foi condicionada com sistema adesivo autocondicionante é determinante para o sucesso do procedimento adesivo, evitando assim colabamento da malha de fibrilas colágenas, e adequada formação da camada híbrida; b. Um adequado condicionamento com ácido poliacrílico favorece adequada retenção para a resina composta, visto que expõe a malha de fibrilas colágenas que serão permeadas pelo adesivo para a formação da camada híbrida; c. A topografia da dentina não tem influência no desempenho dos sistemas adesivos, uma vez que a resistência de união em dentina profunda e dentina superficial são similares; d. A técnica de condicionamento da dentina com ácido fosfórico a 37% por 15 segundos promove desmineralização da dentina intertubular e peritubular e remoção total da smear layer e do smear plug; e. A adesão dos sistemas adesivos autocondicionantes é diferente de acordo com o substrato no qual são utilizados, sendo mais eficientes em esmalte do que em dentina. 34. Paciente do sexo masculino, 32 anos de idade, apresenta o dente 37 com coroa clínica curta e restauração insatisfatória de amálgama nas faces oclusal e mesial. A cúspide mésio-lingual está fraturada. Para uma nova restauração direta, o material restaurador e o meio auxiliar de retenção adequada são: a. Amálgama e pin em dentina; b. Amálgama e pino em dentina; c. Cimento de ionômero de vidro e pin em dentina; d. Resina composta e pino em dentina; e. Cimento de ionômero de vidro e pino em dentina. 35. As resinas compostas são capazes de restaurar forma, função e estética de dentes anteriores. Considerando as características e indicações das resinas compostas, qual a alternativa para restaurar uma classe IV em um incisivo central superior que sofreu fratura parcial da coroa? a. Microparticulada na porção vestibular e micro-híbrida na porção palatina; b. Microparticulada nas porções vestibular e palatina; c. Microparticulada na porção palatina e micro-híbrida na porção vestibular. d. Macroparticulada nas porções vestibular e palatina; e. Macroparticulada na porção palatina e microparticulada na porção vestibular.

9 36. Os estreptococos do grupo mutans são frequentemente apontados como os microrganismos responsáveis pela iniciação do processo da cárie. A sua patogenicidade na cárie precoce da infância pode ser explicada por: a. Eles produzirem ácido lático a partir leite humano; b. Eles não produzirem ácidos em ph menores que 5,5; c. Eles só estarem presentes nas crianças que possuem cárie precoce da infância; d. Eles já colonizarem precocemente a cavidade bucal de bebês ainda edêntulos. e. Eles produzirem polissacarídeo extracelular insolúvel a partir da sacarose; 37. Em relação à etiopatogenia da cárie dental, podemos afirmar que: a. A saliva normalmente é insaturada em relação aos minerais do esmalte; b. As perdas minerais decorrentes da doença cárie ocorrem quando há uma queda de ph na saliva; c. Os lactobacilos são responsáveis pela iniciação da perda mineral no esmalte dental, pois produzem os polissacarídeos extra-celulares para adesão; d. O ph crítico de dissolução do esmalte é menor na presença do flúor no meio bucal que quando da sua ausência; e. O açúcar mais cariogênico é a glicose, porque forma polissacarídeos extracelulares na placa dental. 38. Em relação ao mecanismo de ação do flúor na doença cárie é correto afirmar que: a. O mecanismo de ação pelo qual o flúor age na redução da desmineralização se dá pela inibição da produção de ácidos a partir da sacarose; b. A ação do flúor está relacionada à formação da apatita fluoreteda, sendo esse um mineral mais resistente que a hidroxiapapatita às quedas de ph do biofilme oral; c. O flúor inibe diretamente a produção dos polissacarídeos extracelulares na placa dental; d. O principal efeito anticárie do flúor se dá pela sua incorporação ao esmalte durante a fase de mineralização dos dentes; e. Na presença de flúor há formação de minerais mais resistentes, portanto não haverá desmineralização, somente remineralização. 39. Quando ocorrem irritações pulpares pelas lesões de cárie, a dentina que se forma com túbulos irregulares e reduzindo o tamanho da câmara pulpar é chamada de: a. Dentina secundária; b. Dentina esclerótica; c. Dentina terciária; d. Dentina cariada; e. Dentina afetada. 40. Em relação ao diagnóstico e tratamento das lesões cariosas ativas, podemos afirmar que: a. No esmalte, as lesões de cárie em atividade devem ser imediatamente restauradas, ou pelo menos seladas para não progredirem para dentina; b. As lesões de cárie em dentina devem sempre ser classificadas como ativas, pois sempre estão em progressão; c. Podemos diagnosticar uma lesão cariosa em esmalte, quando úmida, como uma mancha branca rugosa e brilhante; d. Devem-se restaurar as superfícies oclusais quando retêm a sonda exploradora; e. O exame radiográfico mais indicado para pesquisa de lesões cariosas é o interproximal. 41. A prescrição antibiótica está bem indicada nos casos de: a. Pericementite aguda secundária; b. Pulpite aguda irreversível; c. Pericementite aguda primária; d. Abscesso dentoalveolar crônico; e. Abscesso dentoalveolar agudo com quadro de febre, edema facial e drenagem sem êxito.

10 42. O atendimento de urgência da pulpite aguda irreversível compreende: a. Pulpotomia e medicação tópica antinflamatória; b. Neutralização do canal e medicação intracanal com antisséptico volátil; c. Pulpectomia e medicação antisséptica por contato; d. Neutralização do canal e medicação sistêmica antinflamatória; e. Neutralização do canal e medicação sistêmica antibiótica. 43. O abscesso dentoalveolar agudo, na fase em evolução e intraóssea, a coleção purulenta é: a. Drenada espontaneamente com a abertura coronária; b. Drenada por meio de incisão mucosa; c. Drenada por meio de incisão mucoperióstea; d. Drenada somente com perfuração óssea cirúrgica; e. Drenada com a patência do forame principal. 44. Para o diagnóstico da doença da polpa, o teste da cavidade é realizado com: a. Gás refrigerante na dentina cariada; b. Fricção de instrumento na dentina sadia; c. Fricção de instrumento no colo dental; d. Gás refrigerante no colo dental; e. Fricção de instrumento na dentina cariada. 45. Sintomatologia de dor moderada, localizada, provocada, de curta duração e sem sensibilidade apical caracteriza: a. Pulpite irreversível; b. Pericementite aguda primária; c. Pulpite reversível; d. Pericementite aguda secundária; e. Abscesso dentoalveolar na fase inicial. 46. A região é dividida em seis partes (uma região anterior e duas posteriores em cada arcada dentária). A necessidade de tratamento em um sextante é registrada quando um ou mais dentes - não destinados à extração estão presentes. Se apenas um dente permanecer no sextante, este será incluído no sextante contíguo. Estamos falando do Índice: a. Índice gengival de Löe & Silness; b. Índice de Placa de Silness & Löe; c. Índice das Necessidades de Tratamento Periodontal na Comunidade; d. Índice PMA; e. Índice de Sangramento à Sondagem. 47. As espiroquetas vêm sendo mais comumente associadas : a. Periodontites Agressivas; b. Periodontite Crônica; c. Gengivite; d. Periodontites associadas às doenças sistêmicas; e. GUNA. 48. As células mais comumente associadas ao mecanismo de defesa do hospedeiro, consideradas como primeira linha de defesa do mesmo, são: a. Neutrófilos; b. Queratinócitos; c. Melanócitos; d. Fibroblastos; e. Células Merkel. f.

11 49. Em 2005, o Instituo Salomão Ferreira de Albuquerque apresentou uma prevalência de 75% de gengivite em 100 crianças examinadas. Dois anos depois, ao ser realizado um novo exame, no mesmo número de alunos, observou-se que 10 novos casos se manifestaram. Qual a incidência da doença? a. 75% b. 85% c. 100% d. 10% e. 25% 50. Em 2005, a Escola Vinícius de Moraes apresentou uma prevalência 75% de gengivite em 100 crianças examinadas. Dois anos depois, ao ser realizado um novo exame no mesmo número de alunos, observou-se que 10 novos casos se manifestaram. Qual a prevalência da doença em 2007? a. 75% b. 85% c. 100% d. 10% e. 25%

CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES

CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES 1. Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde e aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

Doença Periodontal na Infância

Doença Periodontal na Infância Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Doença Periodontal na Infância Profa. Dra. Ana Estela Haddad Camilla V. Galatti / Dr. Cássio Alencar Doença periodontal é uma afecção da fase adulta?

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ODONTÓLOGO CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ODONTÓLOGO CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES

CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES 1. Na perspectiva de superar as dificuldades apontadas, os gestores do SUS assumem o compromisso público da construção do PACTO PELA SAÚDE 2006, que será anualmente revisado,

Leia mais

FÁTIMA BARK BRUNERI LORAINE MERONY PINHEIRO UNIVERSIDADE POSITIVO

FÁTIMA BARK BRUNERI LORAINE MERONY PINHEIRO UNIVERSIDADE POSITIVO Preparo de uma região para cirurgia FÁTIMA BARK BRUNERI LORAINE MERONY PINHEIRO UNIVERSIDADE POSITIVO Clinica Integrada II 3º Período Diurno Professores: Carmen Lucia Mueller Storrer Eli Luis Namba Fernando

Leia mais

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte TRATAMENTO ENDODÔNTICO Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte O D O N T O LO G I A E S T É T I C A R E S TAU R A D O R A O que é tratamento endodôntico? É a remoção do tecido mole que se encontra na

Leia mais

a. Limpeza b. Descontaminação c. Degermação d. Anti-sepsia e. Desinfecção

a. Limpeza b. Descontaminação c. Degermação d. Anti-sepsia e. Desinfecção 21. Sobre a participação do setor privado no Sistema Único de, SUS, é incorreto afirmar que: a. As entidades filantrópicas e sem fins lucrativos também recebem remuneração do SUS pelos serviços prestados

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil 1 DIAGNÓSTICO 1.1 Consulta Clínico 1.2 Consulta Especialista 1.3 Condicionamento em Odontologia para crianças

Leia mais

Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável Anatomia Estrutura saudável Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000.

Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000. [fesehf/cabecalho.htm] Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000. Plano de Saúde Assunto: Rol de Procedimentos Odontológicos para Plano de Saúde Prezado (a) Senhor (a), A Agência Nacional de Saúde

Leia mais

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP Restauração Indireta em Dente Posterior Associando Adesivo e Compósito com Nanopartículas Mario Fernando de Góes Cristiana Azevedo Vinicius Di Hipólito Luís Roberto Martins Cláudio Bragoto Curso de Extensão

Leia mais

CONCEITO DE SAÚDE OMS

CONCEITO DE SAÚDE OMS CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. Gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO 1. DIAGNÓSTICO 1.1- ANAMNESE 1.2- EXAMES COMPLEMENTARES 1.3- AVALIAÇÕES CLÍNICA 1.1. ANAMNESE História

Leia mais

A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando:

A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: RESOLUÇÃO Nº 295/08 CIB/RS A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: a regionalização dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde conforme PDR/RS; a

Leia mais

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS OBJETIVO Este manual foi elaborado para orientar o usuário quanto ao preenchimento das fichas de Coleta de Dados Simplificados (CDS). Esse documento visa descrever

Leia mais

Garanta o direito à alimentação adequada.

Garanta o direito à alimentação adequada. Garanta o direito à alimentação adequada. 2013 Permitida a reprodução sem fins lucrativos, parcial ou total, por qualquer meio, se citada a fonte e o sítio da Internet onde pode ser encontrado o original

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Grupo: 100-Diagnose - As consultas deverão ser faturadas em Guias de Atendimento - GA, separadamente dos demais procedimentos, que serão faturados

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 7 a 11 de outubro de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL PARANAGUA PROVA PARA ASSISTENTE SOCIAL

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL PARANAGUA PROVA PARA ASSISTENTE SOCIAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL PARANAGUA PROVA PARA ASSISTENTE SOCIAL 01 - A Constituição de 1988 consagrou na área social o (a): a) paradigma do mérito e da solidariedade;

Leia mais

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos.

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos. História Natural da Doença Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária UERJ/UFRJ Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva UFRJ Resumo

Leia mais

Patologias periodontais pouco frequentes O que fazer?

Patologias periodontais pouco frequentes O que fazer? Patologias periodontais pouco frequentes O que fazer? Pedro Lopes Costa, DDS, MSc Assistente convidado Periodontologia F.M.D.U.L.; Mestre em Peridontologia; Pós-Graduado em Periodontologia e Implantes

Leia mais

Lei nº 8.111, de 08 de outubro de 2009.

Lei nº 8.111, de 08 de outubro de 2009. Lei nº 8.111, de 08 de outubro de 2009. Dispõe sobre a política municipal do idoso e dá outras providências A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: CAPÍTULO I

Leia mais

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Autores: Cynthia de Freitas Real (Acadêmica do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas Rio Grande do Sul,

Leia mais

Odontologia do Esporte e o atleta de elite

Odontologia do Esporte e o atleta de elite Odontologia do Esporte e o atleta de elite Um guia sobre a importância da boa saúde bucal para aprimorar o desempenho atlético Comissão Médica do COI Agosto 2000 Sempre preocupada com a saúde dos atletas,

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA Cirurgia Oral A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990 Mau Hálito Todas as pessoas têm mau hálito? Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico.

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: NOME Nº DE IDENTIDADE

Leia mais

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o O Terceiro Setor Terceiro setor é a tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos da América para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro Setor (Público,

Leia mais

MINUTA PROJETO DE LEI. Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima.

MINUTA PROJETO DE LEI. Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. MINUTA PROJETO DE LEI Súmula: Institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima. A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º. Esta Lei institui a Política

Leia mais

TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS

TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS Kelin Angélica Zonin* Róger Reche* Leodinei Lodi** *Acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Leia mais

Gislaine Adams Sabrine Louise Souza

Gislaine Adams Sabrine Louise Souza Caso Clínico Clínica Integrada IV Necropulpectomia Gislaine Adams Sabrine Louise Souza Universidade Positivo 5º período Anamnese Paciente M.M. Sexo feminino 21 anos Fumante Procurou o serviço de emergência

Leia mais

O Prefeito Municipal de Ribas do Rio Pardo, Estado de Mato Grosso do Sul, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a Seguinte Lei.

O Prefeito Municipal de Ribas do Rio Pardo, Estado de Mato Grosso do Sul, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a Seguinte Lei. LEI MUNICIPAL Nº. 945/2010 Institui o Programa Vida Melhor e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Ribas do Rio Pardo, Estado de Mato Grosso do Sul, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e

Leia mais

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DAS GUIAS DE ENCAMINHAMENTO ODONTOLÓGICO PROGEO

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DAS GUIAS DE ENCAMINHAMENTO ODONTOLÓGICO PROGEO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DAS GUIAS DE ENCAMINHAMENTO ODONTOLÓGICO PROGEO 1 1. PROPÓSITO Efetuar controle da Guias de Encaminhamentos Odontológicos em conformidade com a Circular 006/2007 da DSM e DGPM-401

Leia mais

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico As competências constitucionais Competência para prestação de serviços públicos locais (CF, art. 30) Compete aos Municípios:... V - organizar e

Leia mais

Tratamento da dependência do uso de drogas

Tratamento da dependência do uso de drogas Tratamento da dependência do uso de drogas Daniela Bentes de Freitas 1 O consumo de substâncias psicoativas está relacionado a vários problemas sociais, de saúde e de segurança pública, sendo necessário

Leia mais

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL Parte I: MÚLTIPLA ESCOLHA 01 Podemos considerar como

Leia mais

INSTRUMENTAL E INSTRUMENTAÇÃO EM PERIODONTIA

INSTRUMENTAL E INSTRUMENTAÇÃO EM PERIODONTIA Aplicação do t Manual INSTRUMENTAL E INSTRUMENTAÇÃO EM PERIODONTIA Classificação Geral Identificação dos instrumentos t SONDAS PERIODONTAIS EXPLORADORES CURETAS ENXADAS FOICES LIMAS Instrumentos Exploradores

Leia mais

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE LEI N.º 1.297, DE 06 DE JULHO DE 2010. Dispõe sobre apoio a Gestão do Sistema Único de Saúde, da realização de conferências no âmbito municipal, da reformulação e funcionamento do Conselho Municipal de

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 1.549, DE 2003 (Apensos os Projetos de Lei nº 2.284, de 2003, e nº 2.626, de 2003) Disciplina o exercício profissional de Acupuntura

Leia mais

BRONZE R$ R$ 11,40 tratamento. Exame histopatológico R$ 50,00

BRONZE R$ R$ 11,40 tratamento. Exame histopatológico R$ 50,00 TABELA DE REEMBOLSO BRONZE R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de R$ 11,40 tratamento. Exame histopatológico R$ 50,00 Urgência / Emergência Curativo em caso de hemorragia bucal R$ 37,80 Curativo

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com.

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com. LEI 646 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a Política Municipal do Idoso. O Prefeito Municipal de Chácara, MG, faço saber que a Câmara Municipal de Chácara decreta e eu sanciono a seguinte Lei: INSTITUI

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS:

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS: 1 2 BANDAS ORTODÔNTICAS Introdução Para entendermos a real importância destes componentes de um aparelho ortodôntico, devemos inicialmente compreender qual a função da bandagem frente à um complexo sistema

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

Cobertura dos Planos Odontológicos OdontoPrev

Cobertura dos Planos Odontológicos OdontoPrev Cobertura dos Planos Odontológicos OdontoPrev Plano Integral... TRATAMENTO AMBULATORIAL/DIAGNÓSTICO Consulta EMERGÊNCIA Colagem de fragmentos (consiste na recolocação de partes de dente que sofreu fratura,

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação:

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 32 O Conselho Estadual de Educação é órgão colegiado

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS Versão aprovada na 2ª reunião do Conselho Deliberativo da Cemig Saúde em 22.10.2010. Em POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS 1- Introdução

Leia mais

Dentição Convênios Odontológicos Tabela de Procedimentos Odontológicos Dentalprev - descrição e códigos TUSS

Dentição Convênios Odontológicos Tabela de Procedimentos Odontológicos Dentalprev - descrição e códigos TUSS Dentição Convênios Odontológicos Tabela de Procedimentos Odontológicos Dentalprev - descrição e códigos TUSS Nome Código Observações Cir.Traum.Buco-Max-Fac Aprofundamento/aumento de vestíbulo 82000190

Leia mais

Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental

Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental Considerando a Diretriz 2 do Plano Nacional de Segurança Alimentar: Promoção do abastecimento e estruturação de sistemas descentralizados,

Leia mais

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS PERIODONTIA

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS PERIODONTIA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS Cirurgiã-Dentista CONCEITO: PERIODONTIA Especialidade Odontológica que estuda os tecidos normais e as doenças do sistema de implantação e sustentação dos

Leia mais

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR.

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. (PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 18/01/2014 PÁG. 2 e 03)

Leia mais

"UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria?

UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO.O que é a Odontopediatria? "UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria? A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que oferece aos bebés,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia

Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia DIREITO Normativas Política Pública # direito LOAS atualizada Elaboração Âncoras Nacional Universalidade

Leia mais

ENAM - 2010. Encontro Nacional de Aleitamento Materno. I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS) SANTOS, SP

ENAM - 2010. Encontro Nacional de Aleitamento Materno. I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS) SANTOS, SP ENAM - 2010 Encontro Nacional de Aleitamento Materno I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS) SANTOS, SP Ministério da Saúde Família Canguru gdc "O osso não controla nem realiza

Leia mais

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa o superiores e splint removível vel inferior MORO, A.; et al. Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de aço superiores

Leia mais

TABELA DE REEMBOLSO. diamante R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00

TABELA DE REEMBOLSO. diamante R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00 TABELA DE REEMBOLSO diamante R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00 Urgência / Emergência Curativo em caso de hemorragia bucal R$ 37,80 Curativo

Leia mais

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil Enforce - Sistema Multiuso de Cimentação Adesiva, com Flúor Desde que foi lançado no Brasil, o sistema de cimentação adesiva Enforce com Flúor passou a fazer parte do dia-adia dos profissionais que realizam

Leia mais

Atendimento em consultório particular com hora marcada. Sem limite de procedimentos odontológicos.

Atendimento em consultório particular com hora marcada. Sem limite de procedimentos odontológicos. Plano Odontologico CONHEÇA O SEU PLANO O plano oferecido pela sua Empresa junto à Prodent possui ampla cobertura nas principais especialidades odontológicas, para que você e seus dependentes possam cuidar

Leia mais

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Objetivos da 15ª. Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS- saúde como DH Mobilizar e estabelecer

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS PROJETO DE LEI Nº 433/2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º Esta Lei institui a Política Municipal de estímulo à Produção

Leia mais

Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária Pauta Breve histórico Missão da VISA Objetivos da VISA Processo de trabalho em VISA Risco e gerenciamento de risco sanitário Gestão:o sistema - politica financiamento RH estrutura

Leia mais

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE RELATÓRIO Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE 30 de março de 2009 LOCAL: FLÓRIDA WINDSOR HOTEL No dia 30 de março de 2009, o Cebes em parceria com a Associação Brasileira de Economia da Saúde

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA PREFEITURA DO MUNICÍPIO

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA PREFEITURA DO MUNICÍPIO CONHECIMENTOS GERAIS 1 Conforme previsto na Lei nº 8.080/90, a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades: A) Alimentação,

Leia mais

EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado

EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente a partir do

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 277/2007. CEP: 5.50-000 Institui o Programa Casa da Família e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Pilões, sanciono e promulgo a seguinte lei: Art.

Leia mais

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO EXAME CLÍNICO DA DOENÇA PERIODONTAL DIAGNÓSTICO PERIODONTAL CONSISTE O DIAGNÓSTICO NA ANÁLISE DO PERIODONTAL HISTÓRICO DO CASO, NA AVALIAÇÃO DOS SINAIS CLÍNICOS E SINTOMAS, COMO TAMBÉM DOS RESULTADOS DE

Leia mais

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS Aprovado através da Resolução nº 06/CMS/2010, de 09 de março de 2010, Ananindeua PA Capítulo I DO CADASTRAMENTO

Leia mais

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes O SR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR (PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes da nossa Mesa que, neste momento, estão dividindo

Leia mais

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito Lei nº176/2014 Dispõe sobre o Conselho e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas do Município de Santa Cecília e dá outras providências. A Câmara Municipal de Santa Cecília, estado da Paraíba, aprovou

Leia mais

CONSELHO ESCOLAR QUAL A LEGISLAÇÃO QUE SUSTENTA OS CONSELHOS ESCOLARES?

CONSELHO ESCOLAR QUAL A LEGISLAÇÃO QUE SUSTENTA OS CONSELHOS ESCOLARES? CONSELHO ESCOLAR QUAL A LEGISLAÇÃO QUE SUSTENTA OS CONSELHOS Há toda uma legislação educacional, definida pelos espaços parlamentares competentes, influenciados pelos movimentos sociais organizados, que

Leia mais

Aspectos microbiológicos da Cárie Dental

Aspectos microbiológicos da Cárie Dental Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br Aspectos microbiológicos da Cárie Dental Prof: Bruno Aleixo Venturi 1 O que é a doença cárie? 2 CÁRIE DENTAL Do#La&m# Carious

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA EDITAL N.º 002/ 2010. ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: 012- Ajudante Geral Requisitos: Conhecimentos gerais na área Atribuições do cargo: Proceder a limpeza

Leia mais

Manual de Risco Operacional

Manual de Risco Operacional Manual de Risco Operacional Atualizado em maio/2014 Índice 1. Definição 3 2. Política e Premissas 4 3. Estrutura de Gestão de Risco Operacional 5 3a. Competências 6 3b. Modelo de Gestão do Risco Operacional

Leia mais

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o SELO DE EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL ANEXO 1: METAS NORTEADORAS DO PLANO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A LEGISLAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Atualizadas pela Lei Brasileira de Inclusão da PCD (Lei 13.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A LEGISLAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Atualizadas pela Lei Brasileira de Inclusão da PCD (Lei 13. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A LEGISLAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Atualizadas pela Lei Brasileira de Inclusão da PCD (Lei 13.146/2015) Sumário: I Direitos previstos na Constituição Federal II Direitos

Leia mais

EMENTA: Dispõe sobre a Política Municipal de Atenção ao Idoso e da outras providências.

EMENTA: Dispõe sobre a Política Municipal de Atenção ao Idoso e da outras providências. LEI Nº 2.066/2012. EMENTA: Dispõe sobre a Política Municipal de Atenção ao Idoso e da outras providências. A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, ESTADO DE PERNAMBUCO,

Leia mais

Anexo I TABELA DE PROCEDIMENTOS COPARTICIPAÇÃO III UNIODONTO-SC

Anexo I TABELA DE PROCEDIMENTOS COPARTICIPAÇÃO III UNIODONTO-SC Anexo I TABELA DE PROCEDIMENTOS COPARTICIPAÇÃO III UNIODONTO-SC Baseado na Lei 9656 e RN 211 - Edição outubro/2011 - Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS). NOMENCLATURA / PROCEDIMENTO DIAGNÓSTICO

Leia mais

PROTOCOLO INTEGRADO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CREO CISAMUSEP 1. PRÓTESE 2. ENDODONTIA 3. PERIODONTIA 4. CIRURGIA ORAL MENOR

PROTOCOLO INTEGRADO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CREO CISAMUSEP 1. PRÓTESE 2. ENDODONTIA 3. PERIODONTIA 4. CIRURGIA ORAL MENOR PROTOCOLO INTEGRADO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CREO CISAMUSEP 1. PRÓTESE 2. ENDODONTIA 3. PERIODONTIA 4. CIRURGIA ORAL MENOR 5. PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS 6. ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2015 (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação

Leia mais

FINANCIAMENTO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Diário Oficial da União Nº 251, Seção 1 31 de dezembro de 2010

FINANCIAMENTO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Diário Oficial da União Nº 251, Seção 1 31 de dezembro de 2010 Circular 001/2011 São Paulo, 04 de janeiro de 2011. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) FINANCIAMENTO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Diário Oficial da União Nº 251, Seção 1 31 de dezembro de 2010

Leia mais

Criação dos Conselhos Municipais de

Criação dos Conselhos Municipais de Criação dos Conselhos Municipais de Educação Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira Fortaleza 02.08.2009 Por que criar Conselhos de Educação? O Art. 1º da Constituição Federal/1988 traduz a nossa opção por

Leia mais

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa Índice Introdução...03 Primeiramente enxague...04 Procure a escova certa...05 Pasta de dentes...06 Escove da maneira correta...07 Passe fio dental...08 Nunca esqueça da língua...09 Cuidado no uso de enxaguatórios

Leia mais

Placa bacteriana espessa

Placa bacteriana espessa A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal,

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO Autor: Poder Executivo. LEI N 1.328/2016. CRIA O CONSELHO E FUNDO MUNICIPAL E POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO MUNICÍPIO DE ARIPUANÃ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. EDNILSON LUIZ FAITTA, Prefeito Municipal de Aripuanã,

Leia mais

COBERTURA DA APÓLICE BRADESCO DENTAL SPG 5 A 49 VIDAS

COBERTURA DA APÓLICE BRADESCO DENTAL SPG 5 A 49 VIDAS ANS BRADESCO DENTAL DIAGNÓSTICO CONSULTA INICIAL EXAME HISTOPATOLÓGICO URGÊNCIA/EMERGÊNCIA COLAGEM DE FRAGMENTOS CURATIVO E/OU SUTURA EM CASO DE HEMORRAGIA BUCAL/LABIAL CURATIVO EM CASO DE ODONTALGIA AGUDA

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais