i fó l i o Maria de uma rima só espetáculo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "i fó l i o Maria de uma rima só espetáculo"

Transcrição

1 po i fó i o Maria de uma rima só espetácuo

2 Espetácuo Maria de uma rima só O espetácuo Infanti Maria de uma rima só conta a história de Maria, uma menina que está sempre atrasada e nunca consegue pegar o trem. Enquanto aguarda na estação, com sua maa de viagem, Maria conta outras histórias, navegando pea cutura popuar, endas e jogos infantis. O espetácuo também traz eementos da dança e maabares, tendo como inspiração o jogo das Cinco Marias. Repeto de poesia e musicaidade, Maria de uma rima só consegue capturar o interesse de crianças e adutos abordando temas universais como os conflitos, perdas, esperança e superação. FICHA TÉCNICA Espaço: Paco itaiano (preferenciamente). Cassificação: Livre (especiamente recomendado para crianças de todas as idades) Duração: 50 minutos. Texto, direção e atuação: Herica Veryano. Concepção e atuação Musica: Guiherme Lamas. Cenário e Figurino: Criação Coetiva Iuminação: Edna Miranda

3 Apresentação O trabaho cooca em evidência a improvisação tendo como objeto de estudo, trabaho e pesquisa a contação de histórias, a comicidade e a interação afirmando-a como eemento fundamenta no processo cênico-criativo e admitindo-a historicamente como inguagem cênica específica. O espetácuo aborda os confitos existentes nas reações humanas, nas suas mais diversas manifestações: a reação da Maria com as suas irmãs, com as histórias, com a natureza e principamente com a perda e consequentemente a soidão. A pesquisa cênica é composta peo estudo das endas, contos e brincadeiras popuares, principamente o jogo das cinco marias que resutaram posteriormente na dramaturgia que navega, portanto nesse universo da cutura popuar, apresentando assim um jogo confituoso e ao mesmo tempo poético. Ocorre à abordagem de eementos da dança, dos maabares, das brincadeiras e isso tudo diaoga com o Universo das crianças e dos adutos. O cenário é construído com tecidos, sombrinhas e maas antigas de viagem. Por isso a dramaturgia não está presente somente no texto, mas em tudo, no cheiro e na música executada ao vivo. Resuta do processo em que dramaturgicamente, a construção teve inspiração de eementos do cotidiano, assumindo a importância da infância, e todos os aspectos que a envovem. Trata-se, portanto de uma narrativa, que expõe a história da personagem centra e sua reação direta com outras histórias apresentadas. O texto é eve, utiiza-se de eementos cômicos para expressar a seriedade desse universo infanti. Os temas abordados na narrativa são atemporais apresentados muitas vezes de maneira informa e intimista. Justificativa Estamos vivendo numa época onde a soidariedade é necessária para acançarmos uma sociedade mais humana e iguaitária. Acreditamos que iniciativas como as de sua Instituição, que contempam a difusão cutura e coaboram para o crescimento e desenvovimento do país, são fundamentais para ampiar o acesso da popuação aos bens cuturais, favorecendo assim a sensibiização do púbico-avo com o fazer artístico, contribuindo com o processo crítico-refexivo dos mesmos, e, consequentemente com a transformação socia que a arte permite.

4 Assim, a proposta do espetácuo Maria de uma rima só virá acrescentar e contribuir com a movimentação artística que já é reaizada por sua Instituição, o oferecimento do espetácuo cooperará para ampiar o repertório artístico, cutura e histórico do púbico atingido. A reaização do mesmo servirá para divugar o conceito de contação de histórias contemporânea, que é uma fusão das técnicas tradicionais de contação de histórias às outras inguagens artísticas, nesse caso, a dança e o teatro físico, que proporciona nesse ínterim uma inovação estética na inguagem de interesse. Essa pesquisa faz parte do repertório do Coetivo Joaquina desde A inovação do projeto está justamente em unir o tradiciona ao contemporâneo, tendo como princípio fazê-o de forma popuar, ou seja, proporcionando o acesso da arte a todas as pessoas. Possibiitar a participação direta do púbico durante o espetácuo reforça a ideia do púbico como espectator, sendo, portanto parte indispensáve do espetácuo. Objetivos C o m o E s p e t á c u o M a r i a d e u m a R i m a S ó a t r a d i ç ã o e contemporaneidade caminham juntas, na tentativa de acançar o objetivo maior do grupo, que é popuarização da arte. Aém disso, possibiitar um encontro com a infância e suas pecuiaridades; Refetir sobre os confitos que afigem o púbico infanto-juveni; Recordar as endas nacionais, entendendo-a como parte fundamenta da tradição ora, e reconhecendo-as como ferramentas que transmitem vaores de um povo; Estabeecer reação das endas e dos confitos infanto-juveni com os ritos de passagem (infância-adoescência-vida aduta), que muitas vezes não são percebidos pea sociedade contemporânea, aém de possibiitar um ceebre encontro rituaístico entre atores e pateia.

5 Descrição da montagem do espetácuo O espetácuo Maria de uma rima só teve como impuso criativo a reação da atriz com sua própria infância, e a correação da mesma com eementos do focore naciona, tais como, endas, brincadeiras antigas, parendas, aém de ivre inspiração na abordagem temática das festas e representações popuares, entre eas, catira, fandango, cateretê e congada. O resutado foi uma história vibrante, que tem como personagem principa uma menina chamada Maria, inquieta e reflexiva, que apresenta de forma údica os ritos de passagem, que vão da infância para a adoescência, seguindo consequentemente para a vida aduta. Texto Dramático A protagonista chama-se Maria, é a quinta fiha Maria de uma famíia tradiciona, a caçua. No entanto, é a única que não possui nome composto, tornando-se este, o nome, o conflito inicia e norteador do espetácuo. Ea vive num universo fantástico que compreende incusive a sua ocaização no espaço-tempo, pois está presa numa estação de trem há mais de mi anos. Teve uma infância recheada de brincadeiras, que retrata com deicadeza o modo de vida interiorano e sua reação particuar com a natureza. Expora suas memórias contando fatos da sua infância, expicando passo a passo como se reacionava com o seu nome, mostrando-se criativa ao transformá-o quando necessário. Suas experiências são contadas a partir da adaptação de endas popuares que são tiradas de uma maa, essas endas confundem-se com sua memória, coocando-a numa reação catártica com o que é narrado. Interpretação: Na questão da interpretação, a mesma foi desenvovida a partir de jogos de improvisação, textua e corpora, onde a atriz coocava-se a disposição para representar vários personagens, aém da Maria, que surgiam durante o processo criativo para compor as cenas. Tendo como base o Sistema Coringa, proposto por Augusto Boa, onde há possibiidade para que um ator represente diversos personagens, o espetácuo foi desenvovido.

6 Os perfis (vó, moça, padeiro, cesteiro e avadeira), de acordo com esse sistema, podem ser representados não só pea atriz, mas também peo púbico, que instigado a participar diretamente da ação, pode representar um desses personagens acima mencionados. Outros personagens como (Moema, Juçara, Mãe, Pajé, Irmã, Peri e Maria) são coringados pea atriz em cena. Figurino: O Figurino utiizado está diretamente igado às referências popuares interioranas, tendo na estampa forida, sua estética campestre evidente. Trata-se de um vestido eve e maeáve, que permite a movimentação da atriz em cena, faciitando os eementos físicos exporados a partir do trabaho de mímica tota. Cenário: O espetácuo é executado em paco itaiano, com artefatos cênicos construídos com objetos simpes, tais como sombrinhas, tecidos, maas e canos de PVC. Esses objetos ganham vida e mostram grande força imagética, pois, são utiizados em cena como símboos, para caracterizar os ocais e fazer a transição de tempo e espaço proposto pea narrativa. Sonopastia: A sonopastia é executada ao vivo, com vioão e voz. A mesma tem a função de narrar musicamente toda a movimentação corpórea da atriz, pontuando todos os estados emocionais expostos no espetácuo. Trata-se, portanto de uma ambientação para as cenas, sendo esta contínua durante a execução do espetácuo.

7 Iuminação A iuminação é responsáve por ambientar as cenas do espetácuo, coocando em evidência a passagem de tempo exposta nos ritos de passagem existentes (infância-adoescência-vida aduta). É exporada ainda para ambientar a características dos personagens fixos, que tem reação direta com eementos míticos e fantásticos da peça (so, ua, terra, entre outros). Ainda expões os estados emocionais da protagonista. Criticas de jornais especiaizados Ago muito diferente do ótimo trabaho da atriz e contadora de histórias Herica Veryano, pauista radicada em Curitiba e integrante do Coetivo Joaquina. Com a apresentação de dois beos trabahos (Maria de uma rima só e Juieta de biciceta e outras histórias), a companhia foi a responsáve por apresentar os únicos trabahos de quaidade para as crianças no Festiva de Curitiba, com dramaturgia refinada, direção bem conceituada para o universo da contação de histórias, inteigência cênica e uma deicada triha sonora ao vivo. (Ricardo Schöpke Jorna do Brasi ). "Maria de uma Rima Só", do Coetivo Joaquina, de Curitiba. É um espetácuo simpes, sem muita produção. Mas a peça tem uma atriz carismática e boas histórias, tiradas das maas da menina. Maria, que é cheia de poesia, está há anos à espera de um trem e conta aventuras enquanto ee não chega. (GABRIELA ROMEU/ Foha.com/ 09/04/ h00).

8 CENÁRIO 3 maas grandes de viagem; 1 maa média vermeha de viagem; 1 maetinha; 1 armação presa ao teto, feita com 4 canos de pvc e com 8 tecidos encaixados na armação; 2 sombrinhas pequenas presas ao teto; 2 sombrinhas grandes abertas no paco com 2 tecidos verdes na frente. Descrição detahada Peso: 36,30 kg Cubagem: 14,60 Maa 1: 0,50 cm atura 0,74 cm de comprimento 0,20 argura Maa 2: 0,55 cm de atura 0,72 cm de comprimento 0,25 cm argura Capa com vioão: 1,08 m de atura 0,50 cm de comprimento 0,15 cm de argura Mochia: 1,15 m de atura 0,40 cm de comprimento 0,30 cm argura Observação: Três itens do cenário do espetácuo são pendurados no teto, por isso necessitamos de pé direito de no mínimo 3 metros de atura e no máximo 4 metros e meio. SONORIZAÇÃO Rider 2 microfones auricuares 1 microfone com fio 1 pedesta 1 ampificador 1 retorno

9 PALCO Tipo de paco: Itaiano. Boca de cena (medida idea e medida mínima): 10,00 m idea e 8,00 m mínimo Largura (medida idea e medida mínima): 14,00 m idea e 12,00 m mínimo Urdimento (medida idea e medida mínima): 5,40 m idea e 4,50 m mínimo Profundidade (medida idea e medida mínima): 7,20 m idea e 6,20 mínimo Observação: Essas medidas do paco são as ideais para a reaização do espetácuo, mas dependendo da medida do espaço, podemos nos adaptar. ILUMINAÇÃO Rider 1 mesa de uz moving ight controer modeo regia 10 Refetores PAR 64 foco 5 8 Refetores Eipsoida 7 Refetores PC Contato Coetivo Joaquina h p:// te. : (19) / (19) e-mai : teatro@coetivojoaquina.com

Sonho de Uma Noite de Verão

Sonho de Uma Noite de Verão Sonho de Uma Noite de Verão Espetáculo que conta as aventuras entre seres elementais, vindos de um mundo fantástico, com seres reais, texto original de William Shakespeare. Sinopse: Sonho de Uma Noite

Leia mais

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II:

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II: ARTES CÊNICAS Cenografia: A disciplina trabalhará a criação da cenografia para um espetáculo teatral. Desenvolverá os processos de análise dramatúrgica, pesquisa sobre as especificidades do texto teatral,

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa?

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga mínima 300 horas O aluno deverá cursar a carga mínima de 300 horas em disciplinas optativas. Estas disciplinas serão oferecidas pelos diversos

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Plinio de Oliveira Macedo Junior Realização: Foco do Projeto O fazer teatral é uma ferramenta pedagógica de grande

Leia mais

Como trabalhar uma história?

Como trabalhar uma história? Por que contar história? Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá

Leia mais

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Ao longo de seus 13 anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), fundada pelos artistas Juliana Pardo e Alício Amaral, vem construindo uma linguagem cênica

Leia mais

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO:

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: COORDENAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: ANÁLIA DO VALLY COORDENAÇÃO GERAL: MOISÉS MALHEIROS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FELIPE LUCENA DIREÇÃO GERAL: VALÉRIA VAZ LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: OBJETIVO A cultura

Leia mais

Leiaute ou arranjo físico

Leiaute ou arranjo físico Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Leiaute ou arranjo físico A UU L AL A Quaquer posto de trabaho, incusive o nosso, está igado aos demais postos de trabaho, num oca quaquer de uma empresa. Esse oca pode

Leia mais

Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas +55 (61) /+55 (61) / +55 (62)

Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas +55 (61) /+55 (61) / +55 (62) Título Iara - O encanto das águas Gênero Teatro de Sombras Contemporâneo Estréia Novembro de 2013 Teatro Lieta de Ló Brasília/DF Público e faixa etária Livre para todos os públicos Obs: Quando apenas para

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes Comunicação das Artes do Corpo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes Comunicação das Artes do Corpo Deliberação nº 36/2011, publicada em 28 de junho de 2011. Matriz Curricular - ingressantes a partir de 2011 1 Artes do Corpo: os fundamentos na história da Arte Corpo e Voz Anatomia Corpo na Cultura -

Leia mais

A Lenda do Menino da Gralha

A Lenda do Menino da Gralha 1 A Lenda do Menino da Gralha Ou a história do menino que vivia no meio do mar e queria ter asas 2 O Teatro do Mar, dando prossecução ao seu projeto de resgatar elementos da identidade cultural da região

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

ESTRUTURA DO ESPETÁCULO

ESTRUTURA DO ESPETÁCULO ESTRUTURA DO ESPETÁCULO Grupo Um grupo teatral deve pesquisar acerca do conhecimento da história do teatro, épocas, instruir-se, informar-se, discutir, participar, descobrir-se, criar, questionar e divulgar

Leia mais

BAILARINA TEATRO PARA BEBÊS O TEATRO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEATRO INFANTIL CONTEMPORÂNEO

BAILARINA TEATRO PARA BEBÊS O TEATRO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEATRO INFANTIL CONTEMPORÂNEO BAILARINA TEATRO PARA BEBÊS O TEATRO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEATRO INFANTIL CONTEMPORÂNEO O que de início parece engraçado - Afinal de contas, o que é que um bebê

Leia mais

Perfis Importantes no Scrum

Perfis Importantes no Scrum Scrum Modeo ági de gestão de projetos; Conceito mais importante chama-se sprint (ou cico); Origem na indústria automobiística; Livro de Schwaber e Beede (2001) expica de forma competa e sistemática; Perfis

Leia mais

La casa incierta, creación y realización escénica S.L. c/ Chopo, Valdemorillo Madrid España. Tel: (Carlos)

La casa incierta, creación y realización escénica S.L. c/ Chopo, Valdemorillo Madrid España. Tel: (Carlos) A Geometria dos sonhos Um espetáculo de teatro dedicado à primeira infância (6 meses a 5 anos) Anne Françoise Cabanis: pioneira do teatro para bebês no mundo e especialista em teatro para bebês na França:

Leia mais

COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS

COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS CÊNICO-PERFORMATIVAS Optativa 90 ATT0065 PRÁTICAS DRAMATÚRGICAS Optativa

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DAN161 Folclore e Danças Brasileiras I

Programa Analítico de Disciplina DAN161 Folclore e Danças Brasileiras I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Artes e Humanidades - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

Contratación:

Contratación: Contratación: 981 582 836 info@culturactiva.org A Traço Cia. de Teatro foi criada no ano de 2001, na cidade de Florianópolis/SC, Brasil, e desde o início de sua trajetória, desenvolve pesquisas teóricas

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

21:30 Preparada para Arrasar!

21:30 Preparada para Arrasar! Quem atencipa Governa! 21:30 Preparada para Arrasar! ! Eventos! Dia da muher Onde posso fazer ações de dia das muheress: -Lojas Saões de Beeza Escoas Cínicas Empresas de todos os ramos Prefeitura

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA

CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA CURSO PROFISSIONAL DE INSTRUMENTISTA 2010 / 2013 CURSO DE NÍVEL III, COM EQUIVALÊNCIA AO 1ANO 1 O que seria a música sem aquees, os que he dão a vida e o sentimento, os que he trazem a fama e o amor?..

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

Interação entre o Circo e a Cidade

Interação entre o Circo e a Cidade Interação entre o Circo e a Cidade Ficha Artística e Técnica do Espetáculo De uma pesquisa profunda sobre os trabalhos executados pelo antigo Bobo da Corte, nasceu o espetáculo DESAFIOS URBANOS, onde a

Leia mais

1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO

1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO 1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO ACG0007 - FUNDAMENTOS EM CENOGRAFIA E INDUMENTARIA ACG0011 - CENOGRAFIA I - CEN I BLOCO 1 Disciplina Vencida ACG0031 - INDUMENTÁRIA VI - IND VI BLOCO 1 Disciplina Vencida

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

INDÍCE LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação

INDÍCE LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1 INDÍCE LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394... 3 Da educação... 4 Dos princípios e fins da educação naciona... 4 Do direito à educação e do

Leia mais

Teatro no Calçadão: reinvenção folkcom do espaço comum

Teatro no Calçadão: reinvenção folkcom do espaço comum 1 Teatro no Calçadão: reinvenção folkcom do espaço comum por Rafael Schoenherr1 Ao menos uma vez por ano, o Calçadão da Coronel Cláudio, em Ponta Grossa (PR), ganha outro sentido para o município com maior

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Lajeado

Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Lajeado O IFSu O Instituto Federa de Educação, Ciência e Tecnoogia Su-rio-grandense (IFSu), integrante da Rede Federa de Educação Profissiona e Tecnoógica, foi criado a partir do CEFET-RS, mediante Lei n 11.892,

Leia mais

apresenta Direção e dramaturgia Francisco Pinheiro

apresenta Direção e dramaturgia Francisco Pinheiro apresenta Na rua esses Direção e dramaturgia Francisco Pinheiro Elenco Arlete Delesporte/Geovane Rodrigues Francisco Hernandes/Francisco Pinheiro Vanuza Eloiza/Vinícius Romano realização: Apresentação

Leia mais

A dramaturgia do ator e o processo de composição cênica

A dramaturgia do ator e o processo de composição cênica A dramaturgia do ator e o processo de composição cênica Andréa Stelzer Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas- UNIRIO Doutorado Processos e Métodos da Criação Cênica Or.Walder Virgulino de Souza Bolsa

Leia mais

A Dama e os Vagabundos

A Dama e os Vagabundos Sinopse A Dama e os Vagabundos é uma incursão bem humorada ao universo da relação homens x mulheres. A peça remete aos encontros e desencontros amorosos, evocando alguns dos truques e sortilégios que compõem

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1º. Bimestre 2º. Bimestre no teatro de formas animadas; manipular (experimentar) os múltiplos elementos da linguagem teatral por meio

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

Uma fantasia sobre as navegações!

Uma fantasia sobre as navegações! VELEIRO DE ENCANTOS Release Uma fantasia sobre as navegações! Navegar é preciso! Esta imensa brincadeira em forma de espetáculo teatral é uma fantasia sobre as navegações. Vamos levantar âncora e atravessar

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS

Leia mais

O LUGAR DE ONDE SE VÊ

O LUGAR DE ONDE SE VÊ O LUGAR DE ONDE SE VÊ PAULO MARCOS : (11) 9-8383-5617 LARA HASSUM : (11) 9-5619-4452 REVISTA VEJASP "uma celebração à fantasia e aos sonhos proporcionados pela arte teatral" (Dib Carneiro Neto, Revista

Leia mais

Disciplina: Teatro - Iniciantes

Disciplina: Teatro - Iniciantes Teatro - Iniciantes Disciplina: Teatro - Iniciantes Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação PLANEJAMENTO ANUAL 2017 Disciplina: Teatro - Iniciantes Ano: 4º, 5º e 6º EF Dia da aula: Segunda-feira

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015.

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015. 1 SALA LABORATÓRIO DE MULTIMÍDIA DENISE TELLES N. HOFSTRA TERÇA: 19 às 23 horas Anexo Sala Nelly Laport Entrevista + Pré-projeto 10 alunos Investigação de processos criativos em Multilinguagens e Multimídia,

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h 1 PROFESSOR: CAPOEIRA ANGOLA JOSÉ DAMIRO DE MORAES SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h : 301 Não há 30 : Introdução do aprendizado da Capoeira Angola, através de seus elementos básicos, preparação e expressão

Leia mais

Uma prática inerente ao mundo da administração, é a busca de soluções efetivas para evitar a recorrência dos problemas.

Uma prática inerente ao mundo da administração, é a busca de soluções efetivas para evitar a recorrência dos problemas. soogictm Logica anaysis Powerfu soutions Av. São Francisco, 65 cj. 51 Centro Santos SP te. 13 3219-2167 Introdução Uma prática inerente ao mundo da administração, é a busca de souções efetivas para evitar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA 1 MAPA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE AS S PERÍODO AIT0001 Interpretação I AIT0074 Atuação Cênica I AIT0008 AEM0032 ATT0046 ATT0020 AEM0007 ADR0031 ADR0001 Expressão Corporal I Música e Ritmo Cênico I Fundamentos

Leia mais

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo)

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo) Questão Os estudos teatrais afirmam-se de imediato contra a literatura (e, portanto, o drama escrito) para expor sua diferença radical: sua pertinência ao mundo da cena, da representação, das artes do

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2018

SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2018 SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2018 RIO DE JANEIRO 1. INTRODUÇÃO Doutores da Alegria Arte na Promoção da Saúde, na Formação e no Desenvolvimento Social informa aos interessados os procedimentos para envio

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015.

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015. 1 SALA LABORATÓRIO DE MULTIMÍDIA DENISE TELLES N. HOFSTRA TERÇA: 19 às 23 horas Anexo Sala Nelly Laport Entrevista + Pré-projeto 10 alunos Investigação de processos criativos em Multilinguagens e Multimídia,

Leia mais

O TRIGO LIMPO teatro ACERT e o teatro de rua

O TRIGO LIMPO teatro ACERT e o teatro de rua O TRIGO LIMPO teatro ACERT e o teatro de rua uma narrativa persistente renovada n o Caminho de Salomão peregrinando em busca da poesia resiliente transmitida pelo romance de José Saramago A Viagem do Elefante

Leia mais

palco ortatil tatil palco palco

palco ortatil tatil palco palco palco ortatil tatil palco til palco portatil 2 Apresentação A Companhia Teatro Portátil desenvolve uma pesquisa continuada sobre a linguagem da animação. Um trabalho que aproxima o teatro de animação de

Leia mais

CADERNO DE ENCENAÇÃO. Publicação do Curso de Graduação em Teatro Escola de Belas Artes/ UFMG

CADERNO DE ENCENAÇÃO. Publicação do Curso de Graduação em Teatro Escola de Belas Artes/ UFMG CADERNO DE ENCENAÇÃO Publicação do Curso de Graduação em Teatro Escola de Belas Artes/ UFMG Volume 2 - número 9 2009 CADERNO DE ENCENAÇÃO / publicação do Curso de Graduação em Teatro. - v. 2, n. 9 ( set.

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Atuais objetivos da normalização

Atuais objetivos da normalização Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Atuais objetivos da normaização Você agora vai estudar a útima parte deste assunto: os atuais objetivos da normaização. Pode-se dizer que a primeira fase da normaização,

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

Parques das Artes. Pronac

Parques das Artes. Pronac Pronac 186244 O Projeto Parque das Artes: uma praça com aproximadamente 1.000 m 2 formada por uma mescla de materiais (placas de madeiras, infláveis, etc), de montagem rápida (máximo de 2 horas) com um

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

Senhor Rei mandam bem pescop pa ba casá ma Codezinha 1. APRESENTAÇÃO

Senhor Rei mandam bem pescop pa ba casá ma Codezinha 1. APRESENTAÇÃO MUNDA Senhor Rei mandam bem pescop pa ba casá ma Codezinha 1. APRESENTAÇÃO Este documento apresenta para instituições,empresas e ONGs o projeto do espetáculo de dança-teatro MUNDA com a finalidade de obtenção

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO NO MAGISTÉRIO ESTADUAL EDITAL N. 021/2012/SED GABARITO OFICIAL

CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO NO MAGISTÉRIO ESTADUAL EDITAL N. 021/2012/SED GABARITO OFICIAL U PÚB D É DU D. 021/2012/D B H QUÕ H- PÍ- Ã B Ê D. Í. P H Í H Ó Ê. P U U Á Q U 01 11 D B D B D B D D B 02 12 B B D X B D B B D D D B D D 03 B 13 D D D D D X D X X 04 B 14 B D B B D D X 05 D 15 D D B B

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ensino Fundamental. Matemática

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ensino Fundamental. Matemática EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ensino Fundamenta Matemática 2012 Governador do Estado de Pernambuco EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS Secretário de Educação do Estado ANDERSON STEVENS LEÔNIDAS GOMES Secretária

Leia mais

Cia Luna Lunera. Espetáculo PRAZER

Cia Luna Lunera. Espetáculo PRAZER Cia Luna Lunera Espetáculo PRAZER Concepção: Cia. Luna Lunera Texto: Cia. Luna Lunera Direção e Dramaturgia: Núcleo de Criação Luna Lunera Duração: 95 min. Classificação: 16 anos Espaço de Apresentação

Leia mais

Teatro Sesc Senac Pelourinho. Maio 2019

Teatro Sesc Senac Pelourinho. Maio 2019 Teatro Sesc Senac Pelourinho Maio 2019 O BARÃO NAS ÁRVORES Mostra Prêmio Braskem de Teatro 4 de maio sábado 17h livre Indicado à 26ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, a peça narra as aventuras de Cosme,

Leia mais

Apresentação Institucional. nossa visão sobre desenvolvimento de pessoas

Apresentação Institucional. nossa visão sobre desenvolvimento de pessoas Apresentação Instituciona nossa visão sobre desenvovimento de pessoas Índice 03 Nossa história 06 Nossas souções: avaiações 11 Nossas souções: coaching 14 Nossas souções: iderança 16 Nossas souções: equipes

Leia mais

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual.

aixinhos Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. Um grande resgate da infância de ontem, cada vez mais distante das crianças da geração atual. O PROJETO Movido pela vontade de apresentar a infância do passado - suas músicas e brincadeiras - e fazer

Leia mais

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para

Leia mais

Com o advento da informática, o apelo da mídia, e a tecnologia dos vídeos-games, encontramos crianças apáticas as manifestações culturais.

Com o advento da informática, o apelo da mídia, e a tecnologia dos vídeos-games, encontramos crianças apáticas as manifestações culturais. APRESENTAÇÃO: O grupo RECONTAR formado por artistas nos mais diversos gêneros como, música, teatro e literatura, vem mesclar a arte com a finalidade de divulgação, conhecimento e inserção da cultura no

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Teatro Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS AULAS PR ART501 Jogos Teatrais I - 3 60 2 2 1º ART503 Expressão Vocal I - 3 60 2 2 1º ART507

Leia mais

Sociologia da Arte. Rafael. Márcia Estúdios 1, 2, 4, 5 e Telab. Sala 2, bloco II

Sociologia da Arte. Rafael. Márcia Estúdios 1, 2, 4, 5 e Telab. Sala 2, bloco II Improvisação e Jogos Estágio Supervisionado I Produção Cultural e Ética Guaraci e Márcia Segunda-feira Segunda-feira Improvisação e Jogos Sala 1, blobo I Estágio Supervisionado I Guaraci e Teatro de Formas

Leia mais

INDÍCE LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação

INDÍCE LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1 INDÍCE LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394... 3 Da educação... 4 Dos princípios e fins da educação naciona... 4 Do direito à educação e do

Leia mais

I O jogo teatral na criação do roteiro

I O jogo teatral na criação do roteiro 1 A CRIAÇÃO DO ROTEIRO NA PERFORMANCE DO JOGO TEATRAL ANTROPOLÓGICO Autor: Iremar Maciel de Brito Titulação: Doutor em Letras Afiliação institucional: Professor adjunto da Escola de Teatro da UNIRIO e

Leia mais

BIMESTRALIZAÇÃO DA DISCIPLINA TEATRO PARA O ENSINO MÉDIO

BIMESTRALIZAÇÃO DA DISCIPLINA TEATRO PARA O ENSINO MÉDIO BIMESTRALIZAÇÃO DA DISCIPLINA TEATRO PARA O ENSINO MÉDIO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 1º Bimestre Para o 1º Ano do Ensino Médio, propomos o estudo do Teatro Popular Tradicional, uma modalidade de representação

Leia mais

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Gêneros Literários Drama Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Rituais a Dionísio, Deus grego da arte, da representação e das orgias, no séc. VI a.c;

Leia mais

PROART Prêmios: MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL PELO PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 2010.

PROART Prêmios: MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL PELO PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 2010. PROART - 2968 Prêmios: MELHOR ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL PELO PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 2010. Também recebeu 07 indicações no PREMIO FEMSA de teatro infanto-juvenil de 2010. As indicações foram

Leia mais

Margarida M. Krohling Kunsch 2 Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Margarida M. Krohling Kunsch 2 Universidade de São Paulo, São Paulo, SP XXXVIII Congresso Brasieiro de Ciências da Rio de Janeiro, RJ a // A produção científica em Organizaciona Reações Púbicas nos programas de pós-graduação no Brasi: identificação, temáticas e tendências

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 p.1/5 SÓCIO-AFECTIVA 1. Dinâmica do Grupo 2. Dinâmica Individual 0. Aprofundar a dinâmica do Grupo Reconhecimento da nova realidade do Grupo. Comunicação com o outro e com o Grupo. Argumentação e negociação

Leia mais

PLOUF Teatro Para Pequenos Gigantes. Book Illustration Concours", Coreia do Sul, em de Díli, em Outubro de 2016.

PLOUF Teatro Para Pequenos Gigantes. Book Illustration Concours, Coreia do Sul, em de Díli, em Outubro de 2016. SINOPSE PLOUF Teatro Para Pequenos Gigantes PLOUF Espetáculo de teatro contemporâneo para crianças, acompanhado pelo livro Plouf, ilustrado por Anabela Dias e escrito por Pedro Saraiva, galardoado com

Leia mais

As pessoas são convidadas a assistir a narração do

As pessoas são convidadas a assistir a narração do O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. (Manoel de Barros). A Casa do Poeta é uma intervenção lúdica, itinerante baseada no Teatro Lambe-Lambe. Possui

Leia mais

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º)

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) www.atbrilhantes.pt geral@atbrilhantes.pt (+351) 969 926 017 514 862 794 Quinta das Pontes, Sta. Eufémia, S/N, 3230-300, Penela Apresentação do projeto e dos

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura) Ano do Currículo/Versão: 201/2 - RESOLUÇÃO UNIRIO Nº 5029 DE 05/07/201 Exigida Máxima Créditos Exigidos Créditos Máximo Data: 24/0/201 Estrutura Curricular: Créditos Mínimo : Mínima : 1 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Leia mais

Barros&Macedo Produções Artísticas e Edições Literárias Ltda. CNPJ / PROJETO EDUCACIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS

Barros&Macedo Produções Artísticas e Edições Literárias Ltda. CNPJ / PROJETO EDUCACIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS Assunto: Projeto Aprovado ProAC ICMS, conforme publicado no D.O.E. em 18/03/2017, pág. 67,68. Código do Projeto: 21946 PROJETO EDUCACIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS ESPETÁCULO ALFACE E TOMATE EM CHAPEUZINHO

Leia mais

Detecção de Infração em faixa de pedestres sem semáforos utilizando visão computacional e redes neurais

Detecção de Infração em faixa de pedestres sem semáforos utilizando visão computacional e redes neurais Detecção de Infração em faixa de pedestres sem semáforos utiizando visão computaciona e redes neurais Aves, B. G. C.; ima, A. C. de C. Departamento de Engenharia Eétrica - Escoa Poitécnica - UFBA, R. Aristides

Leia mais

SOLAMENTE APRESENTAÇÃO partilha/compartilha - desabafo existencial - contemporaneidade.

SOLAMENTE APRESENTAÇÃO partilha/compartilha - desabafo existencial - contemporaneidade. SOLAMENTE É preciso ter coragem para ser livre; É preciso ser livre para ser forte; É preciso ser forte para sustentar a liberdade; Ser livre é ser responsável pelos seus atos As respostas vão além das

Leia mais

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas 1 NOME DA DISCIPLINA: SALA O ATOR NO TEATRO DA CRUELDADE DE ANTONIN ARTAUD 2 MARIA CRISTINA BRITO 4ª feira 9 às 13 horas Ester Leão (2º andar) Interpretação I e II / ou / Atuação Cênica I e II / e / O

Leia mais

Feira. Passionista. Dias 8, 9 e 10 de agosto. Das 8h às 18h30

Feira. Passionista. Dias 8, 9 e 10 de agosto. Das 8h às 18h30 Feira do Livro Passionista Dias 8, 9 e 10 de agosto Das 8h às 18h30 Caroline Ivanski Langer Caroline Ivanski Langer nasceu em Curitiba, em 2000. É escritora, tendo o conto como gênero preferido. Participou

Leia mais