Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Teatro. Realização"

Transcrição

1 Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Teatro Realização

2 Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Superintendente Executivo de Educação Marcos das Neves Superintendêntcia do Ensino Fundamental Márcia Rocha de Souza Antunes Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte Luz Marina de Alcântara Realização

3 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 7 E 8 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º. Pesquisar, conhecer e apreciar o trabalho de grupos de teatro, de dramaturgos, de atores e de diretores locais, nacionais, internacionais, do presente e do passado; Estudar o trabalho do ator na modalidade abordada; Experimentar as sonoridades, as gestualidades corporais e as vocalidades de maneira imaginativa; Comunicar-se por meio de gestualidades cotidianas teatralizadas; Exercitar atividades teatrais e compreender o trabalho coletivo nos seus limites e desafios; Realizar vivências práticas que levem os estudantes a uma experiência concreta com os conceitos e modalidades abordados. 1. Introdução ao Teatro Popular Tradicional; 2. Ator e público: Corpo; Gestualida de; Expressivi dade; Voz; 3. Situação cênica I: 1. Personage m (quem?); O professor poderá escolher a partir do universo do Teatro Popular Tradicional qual modalidade será trabalhada com os estudantes no decorrer do ano. Por exemplo, Teatro de Rua, Circo, Danças dramáticas e etc.. A construção de projetos significativos acerca das representações cênicas do Teatro Popular Tradicional, modalidades muitas vezes desconhecidas pelos estudantes, possibilita-lhes estabelecer contato entre os saberes tradicionais e ancestrais, bem como, o reconhecimento do repertório simbólico em sua memória que faz parte também do imaginário popular, o que lhes permite relacionar, compreender, apreender e comunicar com este universo cultural. Para subsidiar o trabalho dos professores, o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte em seu site e em sua revista digital, disponibiliza diferentes conteúdos pedagógicos, aulas detalhadas, sequências didáticas, bem como, os links que poderão ser acessados para obtenção de músicas, imagens, vídeos e outros suportes pedagógicos relacionados a cada área da arte. Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site:

4 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 7 E 8 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Para subsidiar o trabalho dos professores, o Analisar, compreender e 1. Sonoridade Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte experimentar os conceitos teatrais Sonoplastia em seu site e em sua revista digital, disponibiliza (sonoridade, caracterização e Sons diferentes conteúdos pedagógicos, aulas detalhadas, sequências didáticas, bem como, os espaço); corporais links que poderão ser acessados para obtenção Conhecer e explorar diferentes Objetos de músicas, imagens, vídeos e outros suportes possibilidades de espaços cênicos, sonoros pedagógicos relacionados a cada área da arte. tipos de plateia, formação do público e sua relação com o ator na 2º. modalidade abordada; Conhecer os modos de produção e os modos de organização da atuação profissional em teatro; Criar cenas, relacionando elementos como figurinos, adereços, cenário, iluminação, sonoplastia; Realizar vivências práticas que levem os estudantes a uma experiência concreta dos conceitos e modalidades abordados. 2. Caracterização Maquiagem Figurino 3. Espaço cênico Tipos de palco e plateia Cenografia 4. Situação cênica II Ação (o que?) Espaço (onde?) O professor poderá escolher modalidade a ser trabalhada com os estudantes no decorrer do ano. (Ver Caderno 5 "Currículo em debate" Reorientação curricular do 6º ao 9º ano Matrizes curriculares, ou utilizar as sugestões que estão no site: br/portal/ ). Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site:

5 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 7 E 8 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Para subsidiar o trabalho dos professores, o Conhecer e experimentar diferentes 1. Formas de Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da tipos de registros de representações registro no Teatro Arte em seu site e em sua revista digital, cênicas improvisadas e encenadas pelos disponibiliza diferentes conteúdos próprios estudantes; pedagógicos, aulas detalhadas, sequências Dramaturgia didáticas, bem como, os links que poderão ser acessados para obtenção de músicas, imagens, vídeos e outros suportes pedagógicos relacionados a cada área da arte. 3º. Construir textos teatrais e sequências cênicas e caracterizando diferentes personagens, tipos, figuras, a partir de textos dramáticos, de músicas, de imagens, de narrativas ou de outros elementos dados ou inventados; Texto escrito Texto imagético 2. Situação cênica III: Ação (quê?) Espaço (onde?) 3. Personagem (quem?) O professor poderá escolher modalidade a ser trabalhada com os estudantes no decorrer do ano. (Ver Caderno 5 "Currículo em debate" Reorientação curricular do 6º ao 9º ano Matrizes curriculares, ou utilizar as sugestões que estão no site: r/portal/ ). Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site:

6 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 7 E 8 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Para subsidiar o trabalho dos professores, o Vivenciar uma criação cênica; 1. Articular os Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte Conhecer os modos de produção conceitos em seu site e em sua revista digital, disponibiliza diferentes conteúdos pedagógicos, aulas e os modos de organização da atuação trabalhados nos detalhadas, sequências didáticas, bem como, os profissional em teatro; três bimestres links que poderão ser acessados para obtenção anteriores em uma Estabelecer relações entre a obra de músicas, imagens, vídeos e outros suportes criação cênica. pedagógicos relacionados a cada área da arte. 4º. AVALIAÇÃO teatral e própria vida (social, política, econômica, etc.), contextualizando, interpretando, investigando e compreendendo criticamente seus valores e os significados e importância das diferentes representações cênicas nos diferentes tempos e espaços. O professor poderá escolher modalidade a ser trabalhada com os estudantes no decorrer do ano. (Ver Caderno 5 "Currículo em debate" Reorientação curricular do 6º ao 9º ano Matrizes curriculares, ou utilizar as sugestões que estão no site: r/portal/ ). Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site: A avaliação da aprendizagem será qualitativa, processual, contínua, mediadora e formativa, por meio de acompanhamento do crescimento do estudante e da turma, respeitando o tempo e a especificidade de cada estudante. Esse acompanhamento poderá ser feito por intermédio de avaliações coletivas, auto avaliações, questionários, pesquisas, encenações, apresentações de trabalhos finais e anotações no cadernos de registros. Será observado ainda, o desempenho, a assiduidade e a participação nas atividades propostas.

7 1º. Comunicar-se por meio de gestualidades cotidianas teatralizadas; Exercitar atividades teatrais e compreender o trabalho coletivo nos seus limites e desafios; Realizar vivências práticas que levem os estudantes a uma experiência concreta com os conceitos e modalidades abordados. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 8 E 9º. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL O professor poderá Pesquisar, conhecer e apreciar o 1. Introdução ao Teatro escolher modalidade a ser trabalho de grupos de teatro, de dramaturgos, de atores e de diretores trabalhada com os locais, nacionais, internacionais, do estudantes no decorrer do 2. Ator e público presente e do passado; ano. (Ver Caderno 5 Corpo "Currículo em debate" Estudar o trabalho do ator na Gestualidade Reorientação curricular do modalidade abordada; Expressividade 6º ao 9º ano Matrizes Voz Experimentar as sonoridades, as curriculares, ou utilizar as gestualidades corporais e as sugestões que estão no 3. Situação cênica I vocalidades de maneira imaginativa; site: Personagem (quem?) br/portal/ ). Para subsidiar o trabalho dos professores, o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte em seu site e em sua revista digital, disponibiliza diferentes conteúdos pedagógicos, aulas detalhadas, sequências didáticas, bem como, os links que poderão ser acessados para obtenção de músicas, imagens, vídeos e outros suportes pedagógicos relacionados a cada área da arte. Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site:

8 2º. Conhecer os modos de produção e os modos de organização da atuação profissional em teatro; GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 8 E 9º. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL O professor poderá escolher Analisar, compreender e 1. Sonoridade modalidade a ser trabalhada experimentar os conceitos teatrais Sonoplastia com os estudantes no decorrer (sonoridade, caracterização e do ano. (Ver Caderno 5 espaço); Sons "Currículo em debate" Conhecer e explorar diferentes corporais Reorientação curricular do 6º possibilidades de espaços cênicos, Objetos ao 9º ano Matrizes tipos de plateia, formação do público sonoros curriculares, ou utilizar as e sua relação com o ator na 2. Caracterização sugestões que estão no site: modalidade abordada; Maquiagem ortal/ ). Criar cenas, relacionando elementos como figurinos, adereços, cenário, iluminação, sonoplastia; Realizar vivências práticas que levem os estudantes a uma experiência concreta dos conceitos e modalidades abordados. Figurino 3. Espaço cênico Tipos de palco e plateia Cenografia 4. Situação cênica II Ação (o que?) Espaço (onde?) Para subsidiar o trabalho dos professores, o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte em seu site e em sua revista digital, disponibiliza diferentes conteúdos pedagógicos, aulas detalhadas, sequências didáticas, bem como, os links que poderão ser acessados para obtenção de músicas, imagens, vídeos e outros suportes pedagógicos relacionados a cada área da arte. Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site:

9 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 8 E 9º. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 3º. Conhecer e experimentar diferentes tipos de registro de representações cênicas improvisadas e encenadas pelos próprios estudantes; Construir textos teatrais e sequências cênicas e caracterizando diferentes personagens, tipos, figuras, a partir de textos dramáticos, de músicas, de imagens, de narrativas ou de outros elementos dados ou inventados; 1. Formas de registro no Teatro Dramaturgia Texto escrito Texto imagético 2. Situação cênica III Ação (quê?) Espaço (onde?) Personagem (quem?) O professor poderá escolher modalidade a ser trabalhada com os estudantes no decorrer do ano. (Ver Caderno 5 "Currículo em debate" Reorientação curricular do 6º ao 9º ano Matrizes curriculares, ou utilizar as sugestões que estão no site: ortal/ ). Para subsidiar o trabalho dos professores, o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte em seu site e em sua revista digital, disponibiliza diferentes conteúdos pedagógicos, aulas detalhadas, sequências didáticas, bem como, os links que poderão ser acessados para obtenção de músicas, imagens, vídeos e outros suportes pedagógicos relacionados a cada área da arte. Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site:

10 4º. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS PARA TURMAS UNIFICADAS 8 E 9º. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Para subsidiar o trabalho dos professores, Vivenciar uma criação cênica; 1. Articular os O professor poderá Conhecer os modos de produção conceitos escolher modalidade e os modos de organização da trabalhados nos a ser trabalhada com atuação profissional em teatro; três bimestres os estudantes no Estabelecer relações entre a obra anteriores em uma decorrer do ano. (Ver teatral e própria vida (social, criação cênica. Caderno 5 "Currículo política, econômica, etc.), em debate" contextualizando, interpretando, Reorientação investigando e compreendendo criticamente seus valores e os significados e importância das diferentes representações cênicas nos diferentes tempos e espaços. curricular do 6º ao 9º ano Matrizes curriculares, ou utilizar as sugestões que estão no site: ). o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte em seu site e em sua revista digital, disponibiliza diferentes conteúdos pedagógicos, aulas detalhadas, sequências didáticas, bem como, os links que poderão ser acessados para obtenção de músicas, imagens, vídeos e outros suportes pedagógicos relacionados a cada área da arte. Centro de Estudo Ciranda da Arte site: Revista Digital Ciranda da Arte site: AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem será qualitativa, processual, contínua, mediadora e formativa, por meio de acompanhamento do crescimento do estudante e da turma, respeitando o tempo e a especificidade de cada estudante. Esse acompanhamento poderá ser feito por intermédio de avaliações coletivas, auto avaliações, questionários, pesquisas, encenações, apresentações de trabalhos finais e anotações no cadernos de registros. Será observado ainda, o desempenho, a assiduidade e a participação nas atividades propostas.

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Música. Realização

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Música. Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Música Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

Artes Visuais Realização

Artes Visuais Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Artes Visuais Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Dança. Realização

Crescer. Junt0s. Orientac0es curriculares. Dança. Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Dança Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

BIMESTRALIZAÇÃO DA DISCIPLINA TEATRO PARA O ENSINO MÉDIO

BIMESTRALIZAÇÃO DA DISCIPLINA TEATRO PARA O ENSINO MÉDIO BIMESTRALIZAÇÃO DA DISCIPLINA TEATRO PARA O ENSINO MÉDIO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 1º Bimestre Para o 1º Ano do Ensino Médio, propomos o estudo do Teatro Popular Tradicional, uma modalidade de representação

Leia mais

Currículo Referência em Dança Ensino Médio

Currículo Referência em Dança Ensino Médio Currículo Referência em Dança Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas Sugestão de Atividades - Conhecer a área de abrangência profissional da arte/dança e suas características;

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1º. Bimestre 2º. Bimestre no teatro de formas animadas; manipular (experimentar) os múltiplos elementos da linguagem teatral por meio

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 p.1/5 SÓCIO-AFECTIVA 1. Dinâmica do Grupo 2. Dinâmica Individual 0. Aprofundar a dinâmica do Grupo Reconhecimento da nova realidade do Grupo. Comunicação com o outro e com o Grupo. Argumentação e negociação

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga mínima 300 horas O aluno deverá cursar a carga mínima de 300 horas em disciplinas optativas. Estas disciplinas serão oferecidas pelos diversos

Leia mais

2º bimestre Sequência didática 2

2º bimestre Sequência didática 2 Composição de dramaturgia teatral Duração: 3 aulas Referência do Livro do Estudante: Capítulo 3 Relevância para a aprendizagem Esta sequência didática destaca as especificidades da escrita dramatúrgica.

Leia mais

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II:

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II: ARTES CÊNICAS Cenografia: A disciplina trabalhará a criação da cenografia para um espetáculo teatral. Desenvolverá os processos de análise dramatúrgica, pesquisa sobre as especificidades do texto teatral,

Leia mais

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Plinio de Oliveira Macedo Junior Realização: Foco do Projeto O fazer teatral é uma ferramenta pedagógica de grande

Leia mais

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14 Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc- 76517/14 Duração: 25 horas presenciais Número de Créditos: 1 Destinatários: Educadores de

Leia mais

Aprendizagem de Expressões Artísticas Exp. Dramática/Teatro 2.º ano

Aprendizagem de Expressões Artísticas Exp. Dramática/Teatro 2.º ano Jardim-Escola João de Deus Av. Marquês de Pombal 2410 152 Leiria Telef. /fax 244832422 e-mail: joaodedeus-leiria@iol.pt / leiria@escolasjoaodeus.pt uma escola de afetos. Aprendizagem de Expressões Artísticas

Leia mais

2º VERSÃO COMPONENTE CURRICULAR ARTE ÁREA DE LINGUAGENS. Arte Educador Zé Antônio Borges Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto

2º VERSÃO COMPONENTE CURRICULAR ARTE ÁREA DE LINGUAGENS. Arte Educador Zé Antônio Borges Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto 2º VERSÃO ÁREA DE LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR ARTE Arte Educador Zé Antônio Borges Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto Na apresentação da área o texto foi reescrito trazendo

Leia mais

COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS

COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS COD_DISCIPLINA NOME_DISCIPLINA TIPO_DISCIPLINA CH_TOTAL ATT0059 PRÁTICAS ARTÍSTICO-CONCEITUAIS DO ARQUIVO Optativa 90 ATT0062 PRÁTICAS CÊNICO-PERFORMATIVAS Optativa 90 ATT0065 PRÁTICAS DRAMATÚRGICAS Optativa

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

1º Bimestre. Expectativas de Aprendizagem

1º Bimestre. Expectativas de Aprendizagem s Bimestrais da Disciplina Teatro 6º ANO Propomos para o 1º e o 2º bimestre do 6º Ano Ensino fundamental o estudo do Teatro de Bonecos que é uma modalidade de representação cênica por meio da manipulação

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 1

1º bimestre Sequência didática 1 Teatro e ancestralidade Duração: 3 aulas Referência do Livro do Estudante: Introdução Relevância para a aprendizagem O objetivo desta sequência didática é levar os alunos a pesquisar suas origens pessoais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.765 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

MAPA DE EQUIVALÊNCIAS LICENCIATURA EM TEATRO

MAPA DE EQUIVALÊNCIAS LICENCIATURA EM TEATRO CENTRO DE LRAS E ARTES MAPA DE EQUIVALÊNCIAS LICENCIATURA EM TEATRO SITUAÇÃO ATUAL CÓDIGO NOME DA CH/CR P. REQ. TIPO CÓDIGO NOME DA SITUAÇÃO PROPOSTA CH/C R P. REQ. TIPO TIPO DE ALTERAÇÃO AIT0056 Oficina

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

Aula 3. Aula 2 Relaxamento Jogos de Improvisação Construção de Cenas Improvisadas. Relaxamento. Roda de Conversa

Aula 3. Aula 2 Relaxamento Jogos de Improvisação Construção de Cenas Improvisadas. Relaxamento. Roda de Conversa Cronograma: Aula 1: Apresentação Discussão sobre racismo no Brasil, suas consequências. Jogos de Improvisação Aula 5 Divisão em grupos, criação de cenas dramáticos Apresentação das cenas Aula 9 Jogos Dramáticos

Leia mais

1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO

1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO 1.1-EIXO CÊNICO - DRAMATÚRGICO ACG0007 - FUNDAMENTOS EM CENOGRAFIA E INDUMENTARIA ACG0011 - CENOGRAFIA I - CEN I BLOCO 1 Disciplina Vencida ACG0031 - INDUMENTÁRIA VI - IND VI BLOCO 1 Disciplina Vencida

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 03 DE OUTUBRO DE 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 03 DE OUTUBRO DE 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 5.090, DE 03 DE OUTUBRO DE 2018 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

ESTRUTURA DO ESPETÁCULO

ESTRUTURA DO ESPETÁCULO ESTRUTURA DO ESPETÁCULO Grupo Um grupo teatral deve pesquisar acerca do conhecimento da história do teatro, épocas, instruir-se, informar-se, discutir, participar, descobrir-se, criar, questionar e divulgar

Leia mais

ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO do estado de ARTE

ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO do estado de ARTE ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO do estado de ARTE DE PERTO PNLD 2018 OBRAS APROVADAS pernambuco CÓDIGO DA OBRA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Profª. Drª. Débora Zamarioli

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Profª. Drª. Débora Zamarioli Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução nº 003/CEG/2007, de 16 de maio de 2007 Curso Reconhecido pela Portaria nº1185 de 23/11/2017 e Publicado no D.O.U de 27/11/2017. Portaria Normativa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES ANEXO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES JULIANE DO ROSÁRIO MELO PLANO DE ENSINO- SÍNTESE DOS ANOS

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA CONSULTA Apresentando PÚBLICA CONSULTA a BasePÚBLICA CONSULTA PÚBLICA CONSULTA PÚBLICA Renato CONSULTA Janine RibeiroPÚBLICA

CONSULTA PÚBLICA CONSULTA Apresentando PÚBLICA CONSULTA a BasePÚBLICA CONSULTA PÚBLICA CONSULTA PÚBLICA Renato CONSULTA Janine RibeiroPÚBLICA Apresentando a Base Renato Janine Ribeiro A base é a base. Ou, melhor dizendo: a Base Nacional Comum, prevista na Constituição para o ensino fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para

Leia mais

4º SEMESTRE 3º SEMESTRE CH 480 CRED 21 CH 450 CRED 19 ANTROPOLOGIA CULTURAL (4) ESTUDOS INTRODUTÓRIOS À PESQUISA EM ARTE DCHL 714 DCHL 720

4º SEMESTRE 3º SEMESTRE CH 480 CRED 21 CH 450 CRED 19 ANTROPOLOGIA CULTURAL (4) ESTUDOS INTRODUTÓRIOS À PESQUISA EM ARTE DCHL 714 DCHL 720 UESB 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE 6º SEMESTRE 7º SEMESTRE 8º SEMESTRE CURSO DE CH 375 CRED 17 CH 450 CRED 20 CH 450 CRED 19 CH 480 CRED 21 CH 450 CRED 20 CH 465 CRED 21 CH

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE MAIO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE MAIO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.285, DE 24 DE MAIO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes Comunicação das Artes do Corpo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes Comunicação das Artes do Corpo Deliberação nº 36/2011, publicada em 28 de junho de 2011. Matriz Curricular - ingressantes a partir de 2011 1 Artes do Corpo: os fundamentos na história da Arte Corpo e Voz Anatomia Corpo na Cultura -

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE TEATRO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE TEATRO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE TEATRO Nome: Nº 9º ano Unidade: Data: / / 2017 Professor: Mara, André, Rodrigo Nota: 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 e você não

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo (edital 002/2006) Caderno de Prova Educação Básica na Rede Municipal de Ensino e Entidades Conveniadas Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS AULAS PR ART501 Jogos Teatrais I - 3 60 2 2 1º ART503 Expressão Vocal I - 3 60 2 2 1º ART507

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

Cursos Técnicos e Profissionalizantes

Cursos Técnicos e Profissionalizantes Cursos Técnicos e Profissionalizantes 1- ARTE DRAMÁTICA 1.1-PERFIL PROFISSIONAL Domina o conhecimento científico e tecnológico construídos historicamente que garante sua inserção no mundo social e do trabalho

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E P U B L I C A Ç Ã O R E S O L U Ç Ã O N.º 125/2011 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 07/05/2012. João Carlos Zanin, Secretário

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura) Ano do Currículo/Versão: 20/1 - Resolução UNIRIO Nº 4.150, DE 09 DE JULHO DE 2013 Exigida Máxima Créditos Exigidos Créditos Máximo Hora: 1:15 Estrutura Curricular: Créditos Mínimo : Mínima : 540 1.EIXO

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO: 3º BIMESTRE/2016

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO: 3º BIMESTRE/2016 ESCOLA ESTADUAL FERNANDO NOBRE Endereço: Rua Riacho Grande nº 50 Jd. Guerreiro Cotia SP E mail: e010509a@see.sp.gov.br Blog : HTTP://oficinanobre.blogspot.com Fone: 4702 2326/4617 4305 Disciplina : Atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA 1 MAPA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE AS S PERÍODO AIT0001 Interpretação I AIT0074 Atuação Cênica I AIT0008 AEM0032 ATT0046 ATT0020 AEM0007 ADR0031 ADR0001 Expressão Corporal I Música e Ritmo Cênico I Fundamentos

Leia mais

Disciplina: Teatro - Iniciantes

Disciplina: Teatro - Iniciantes Teatro - Iniciantes Disciplina: Teatro - Iniciantes Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação PLANEJAMENTO ANUAL 2017 Disciplina: Teatro - Iniciantes Ano: 4º, 5º e 6º EF Dia da aula: Segunda-feira

Leia mais

OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão da dança a partir da especificidade da linguagem.

OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão da dança a partir da especificidade da linguagem. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO ARTE 1º ANO ARTE - DANÇA Compreensão da dança como OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura) Ano do Currículo/Versão: 201/2 - RESOLUÇÃO UNIRIO Nº 5029 DE 05/07/201 Exigida Máxima Créditos Exigidos Créditos Máximo Data: 24/0/201 Estrutura Curricular: Créditos Mínimo : Mínima : 1 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Leia mais

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º)

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) www.atbrilhantes.pt geral@atbrilhantes.pt (+351) 969 926 017 514 862 794 Quinta das Pontes, Sta. Eufémia, S/N, 3230-300, Penela Apresentação do projeto e dos

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

Horários de Aulas do 1º Período Letivo de 2017 CURSO: CICLO BÁSICO DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM ARTES CÊNICAS (CURRÍCULO REFORMULADO)

Horários de Aulas do 1º Período Letivo de 2017 CURSO: CICLO BÁSICO DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM ARTES CÊNICAS (CURRÍCULO REFORMULADO) CURSO: CICLO BÁSICO DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM ARTES CÊNICAS (CURRÍCULO REFORMULADO) 1º SEMESTRE OBRIGATÓRIO PERÍODO DIURNO CAC0641 Dramaturgia I SEG 13h30-17h15 Sérgio 3 CAC0642 Estética, Teoria

Leia mais

ÍNDICE O TEXTO DRAMÁTICO PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO VOCABULÁRIO RELACIONADO COM O TEATRO. Leitura de cartazes publicitários

ÍNDICE O TEXTO DRAMÁTICO PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO VOCABULÁRIO RELACIONADO COM O TEATRO. Leitura de cartazes publicitários O TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO ÍNDICE PROFISSÕES RELACIONADAS COM O TEATRO VOCABULÁRIO RELACIONADO COM O TEATRO Leitura de cartazes publicitários CATEGORIAS DO TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO. Tem

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL UFBA Nº 01/2016 INCLUSÃO Nº 01 Departamento de Técnicas do Espetáculo Área de Conhecimento: CENA E VISUALIDADES Classe: Professor Adjunto A / Regime de

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO «É importante que sejam proporcionados aos alunos vários momentos de avaliação, multiplicando as suas oportunidades de aprendizagem e diversificando os métodos

Leia mais

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas.

Objetivo: Apresentar o Caderno V de modo a compreender sua concepção metodológica a partir de oficinas. Pacto Nacional Para o Fortalecimento do Ensino Médio Encontro de Planejamento Professor Formador de IES Duílio Tavares de Lima 03/2015 CADERNO 5 - Áreas de conhecimento e integração curricular Tema: Apresentação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL

PLANEJAMENTO ANUAL Teatro Iniciantes Coordenadora de Área: Ana Loureiro Quarta-feira Série/Ensino: 4ª, 5ª e 6ª séries Data: 01/03/11 Professor: Marcelo Oliveira Área: DEFA Disciplina: Teatro INTENÇÃO FORMADORA DA ÁREA: PLANEJAMENTO

Leia mais

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018 Planificação Anual Oficina de Teatro 7.º Ano 3.º Ciclo 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Dimensão Sócio Afetiva N.º de aulas O indivíduo e o grupo. Desenvolver uma relação de pertença e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 055/2005-COU/UNICENTRO ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 23/2009-COU/ UNICENTRO. Aprova o Currículo do Curso de Graduação em Arte-Educação da UNICENTRO, Campus Universitário de

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

2º SEMESTRE OBRIGATÓRIO PERÍODO DIURNO DISCIPLINA DIA HORÁRIO DOCENTE TURMA TER QUA

2º SEMESTRE OBRIGATÓRIO PERÍODO DIURNO DISCIPLINA DIA HORÁRIO DOCENTE TURMA TER QUA CURSO: CICLO BÁSICO DO BACHARELADO E LICENCIATURA EM ARTES CÊNICAS (CURRÍCULO REFORMULADO IMPLANTADO A PARTIR DE 2017) 2º SEMESTRE OBRIGATÓRIO PERÍODO DIURNO CAC0646- Ateliê I SEG TER 13h30-17h15 13h30-17h15

Leia mais

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional PERFIL PROFISSIONAL / IDENTIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO: Ocupação: FIGURINISTA CBO: 2624-10 Educação Formação Inicial e Continuada - Carga Horária Profissional: Nível da Eixo Produção Cultural 2 Qualificação:

Leia mais

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 24/04/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 24/04/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES MONTEIRO DISCIPLINA: TEATRO / TURMA: 4º ANO D SUPERVISOR: FELIPE FAGUNDES BOLSISTAS: SUAME MEDEIROS / ILDISNEI MEDEIROS *Vale ressaltar que os demais bolsistas

Leia mais

1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINA Período NOVO

1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINA Período NOVO UNVERSDADE FEDERAL DO ESTADO DO RO DE JANERO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO CURSO DE LCENCATURA EM TEATRO MAPA DE EQUVALÊNCAS ENTRE AS DSCPLNAS Versão curricular (2006) Versão curricular (2014)

Leia mais

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 22/05/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 22/05/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES MONTEIRO DISCIPLINA: TEATRO / TURMA: 4º ANO D SUPERVISOR: FELIPE FAGUNDES ESTAGIÁRIOS: ELIZZABETH KHADIJA/FÁTIMA ÉRIKA PLANOS DE AULAS 2º BIMESTRE - AULA 01

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Dados estruturantes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS Quadro 2 - Áreas de Concentração dos Componentes Curriculares e Cargas Horárias Carga Horária (hora relógio Exigência 60 como Componente Curricular 400 400 Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-cultural

Leia mais

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Superintendência Executiva de Educação Marcos das Neves Superintendência

Leia mais

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Ao longo de seus 13 anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), fundada pelos artistas Juliana Pardo e Alício Amaral, vem construindo uma linguagem cênica

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL A maior conquista do ser humano, é a sabedoria que ele adquiri. (Dri) Taquarussu- MS 2.011 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2 TURNO: MATUTINO

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.639, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilópolis Ementário do

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

Regulamento de Estágio

Regulamento de Estágio Regulamento de Estágio Curricular Regulamento de Estágio Curricular ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA BACHARELADO EM TEATRO Reconhecido pela Portaria SERES n 51 de 28/05/12, publicada DOU de 01/06/12

Leia mais

ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA

ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA ANEXO III DA ENTREVISTA ITEGO BASILEU FRANÇA CÓD. Cargo Modalidade/Tema 200 Arquivista Avaliação prática: Digitalizar um trecho de uma obra sinfônica no programa Finale. 201 Assistente de comunicação Entrevista

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo Colégio Estadual Jardim Gisele Ensino Fundamental e Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo - 2015 DISCIPLINA: ARTE Os conteúdos curriculares relacionados às Leis: 11.769/08 Música;

Leia mais

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação Educação Pré-Escolar ÁREAS DE CONTEÚDO Formação Pessoal e Social INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - Construção da identidade e autoestima - Independência e autonomia - Consciência de si como aprendente - Convivência

Leia mais

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Superintendência Executiva de Educação Marcos das Neves Superintendência

Leia mais

Programa Vivências Culturais

Programa Vivências Culturais Programa Vivências Culturais IDENTIFICAÇÃO Nome: INSTITUTO DE FORMAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA Endereço: RUA GENERAL LAMARTINE, 2G V. MATILDE SÃO PAULO/SP. CEP: 03541-110 Telefone/Fax: (11) 2684-0980 Site/E-mail:

Leia mais

1º Ao finalizar o 3º semestre do curso, os alunos optarão por cursar Artes Cênicas Licenciatura ou Artes Cênicas Bacharelado.

1º Ao finalizar o 3º semestre do curso, os alunos optarão por cursar Artes Cênicas Licenciatura ou Artes Cênicas Bacharelado. RESOLUÇÃO Nº 157 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA, no uso de suas atribuições legais e considerando o contido no Processo Nº. 23005.002262/2008-20, resolve:

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E P U B L I C A Ç Ã O R E S O L U Ç Ã O N.º 044/2010 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 21/12/2011. Aprova o projeto pedagógico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AR539- CONSCIÊNCIA CORPORAL E EXPRESSÃO ARTÍSTICA OBRIG 30 30 60 3.0 Fórmula: AR421 AR421- EXPRESSAO CORPORAL 1A VIVÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE IMPROVISAÇÃO COM BASE EM NOÇÕES COMO DANÇA CRAITIVA,

Leia mais

Colegiado de Graduação em Teatro

Colegiado de Graduação em Teatro Colegiado de Graduação em Teatro Curso de Graduação em Teatro Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro 2014 Coordenação: Eugênio Tadeu e Marina Machado Gestão 2013/2014 Secretária:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL I EI1

EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL I EI1 EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL I 1 PROGRAMA ANUAL Projeto 1 Adivinharte Investigação em arte Leitura de imagem A pintura pintura a dedo Candido Portinari Cantigas de roda Integração de linguagens A lenda da sombra

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Matemática Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio O pressuposto tanto biológico quanto filosófico de que o homem é um ser inacabado,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro Departamento de Técnicas do Espetáculo

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro Departamento de Técnicas do Espetáculo BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO EDITAL Nº 01/2013/ EDITAL DE INCLUSÃO Nº 23 Matéria: Direção Teatral Candidato:

Leia mais