Manual do Usuário Versão 3.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Usuário Versão 3.0"

Transcrição

1 Manual do Usuário Versão 3.0

2 Externa 2 /20 APRESENTAÇÃO 03 19/04/13 Este manual, estruturado em capítulos, visa orientar os Credores na utilização do Serviço de consulta de CCI, uma ferramenta de pesquisa de Cédulas de Crédito Imobiliário (CCI). O conteúdo deste manual aborda os seguintes assuntos: Acesso ao ambiente por meio do site da BM&FBOVESPA; Consulta das CCI relacionadas ao Credor, com as seguintes características: o o Pesquisa através de diversos filtros de consulta: código da CCI, código do Agente Credenciado, período de emissão das CCI, matrícula do imóvel, etc.. Para as CCI pesquisadas, o sistema apresentará todas as informações relativas ao registro da CCI: Emissor, Imóvel, Devedor, Credor, Pagamento e Dados Complementares. A BM&FBOVESPA realizará, sempre que necessário, as atualizações nos assuntos tratados neste manual.

3 Externa 3 /20 ÍNDICE 03 19/04/13 I OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES 1. OBJETIVO APLICAÇÃO DEFINIÇÕES II - PROCEDIMENTOS 1. ACESSO AO SISTEMA Primeiro Acesso Cadastro de Senha Recuperação de Senha Tela Inicial Sair do Sistema CONSULTA DE CCI Detalhes Dados da CCI Detalhes Emissor Emissor - Pessoa Jurídica Emissor - Pessoa Física Detalhes Credor Credor - Pessoa Jurídica Credor - Pessoa Física Detalhes Devedor Devedor - Pessoa Jurídica Devedor - Pessoa Física Detalhes Imóvel Detalhes Pagamento Detalhes Dados Complementares... 20

4 Externa 4 /20 I OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES 03 19/04/13 1. OBJETIVO Orientar os usuários na utilização do sistema de consultas de CCI. 2. APLICAÇÃO O Serviço aplica-se aos Credores cadastrados no sistema RCI, podendo efetuar a consulta e controle das CCI registradas sob seu nome. 3. DEFINIÇÕES CCI: Significa cédula de crédito imobiliário, conforme disposto na lei ISIN: International Securities Identification Number - padronização internacional na codificação de títulos financeiros, atribuindo a cada ativo um código único de identificação. CRI: Certificados de Recebíveis Imobiliários são os valores imobiliários amparados pela Lei 9.514/97 e IN CVM 414/04 e cuja origem de seu lastro são as CCI. Podem ser negociados em bolsa e devem ser custodiados em sistemas centralizados de custódia e liquidação de títulos privados. RCI: Sigla do sistema Registro de Cédulas de Crédito Imobiliário. Agente Credenciado: Instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil, devidamente credenciada a operar como Agente Credenciado com base nos termos da lei nº /04 e o regulamento da BM&FBOVESPA. Securitizadora: Empresa de capital aberto regida pela Lei das Sociedades Anônimas. Atua de forma permanente no mercado de securitização de ativos financeiros imobiliários dentre eles a Emissão de CRI. Emissor: Construtoras, incorporadoras, bancos, securitizadoras ou qualquer pessoa física ou jurídica responsável pela emissão de cédulas de crédito imobiliário, amparado pela Lei /04. Credor: Significa a pessoa, física ou jurídica, titular dos direitos de crédito imobiliário representados pelas respectivas Cédulas de Crédito Imobiliário. Agente Fiduciário: Amparado pela Lei 9.514/97, o Agente Fiduciário é responsável por representar os interesses dos investidores perante a Cia. Securitizadora certificando-se de que essa cumpra as condições do Termo de Securitização. Imóvel Garantidor: significa o imóvel sobre o qual recaem as garantias reais de pagamento do Crédito Imobiliário. Devedor: Pessoa física ou jurídica que adquire a dívida de um imóvel.

5 Externa 5 /20 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso de consulta para credores ao sistema se dá através do site da BVMFNet - clicando-se no menu RCI - Serviço de Registro de Cédulas de Crédito Imobiliário ( A tela inicial pedirá a identificação do CPF/CNPJ do Credor e senha. Vale ressaltar que a senha de acesso será previamente informada ao usuário cadastrado por . O cadastro de login será efetuado no sistema RCI pelo Agente Credenciado. 1.1 Primeiro Acesso O usuário deve selecionar o CNPJ ou CPF do Credor e digitar o numero correpondente (login). Para a respectiva senha, o Credor deve utilizar o teclado virtual, como medida de segurança adotada pelo sistema. Caso haja erro de digitação durante o preenchimento dos dados da tela acima, clicar sobre o botão para que os dados sejam apagados. Após o preenchimento dos campos, clicar em para confirmar a operação.

6 Externa 6 / Cadastro de Senha Ao acessar pela primeira vez o sistema, depois de preencher a tela de identificação do credor, é apresentada uma mensagem de aviso com os dizeres Senha Expirada. Dessa forma, ao entrar no sistema, o usuário será obrigado a trocá-la imediatamente. O usuário responsável cadastrado no RCI deve digitar seu CPF. Em seguida, a senha atual recebida pelo sistema e depois cadastrar uma nova senha. Essa senha deve conter no mínimo oito e no máximo dezesseis caracteres alfanuméricos. Deve-se evitar o uso de senhas de fácil identificação, tais como palavras de dicionário e datas.

7 Externa 7 / Recuperação de Senha Caso o usuário tenha esquecido a senha de acesso ao sistema, deve utilizar o link localizado na parte inferior da tela abaixo: O sistema de Consulta aos Registros dará acesso à seguinte tela: Deverão ser informados os dados nos campos correspondentes. Vale observar que no campo Imagem devem ser digitados os números e letras da imagem acima, respeitando-se a diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas. Caso haja dúvidas quanto ao entendimento dos caracteres exibidos na imagem, deve-se utilizar o botão, para que uma nova imagem com outros caracteres seja exibida. Após preencher todos os campos da tela acima, clicar em para confirmar a operação. O sistema de Consulta aos Registros enviará ao representante do Credor (no cadastrado), uma nova senha de acesso.

8 Externa 8 / Tela Inicial Ao efetuarmos um LOGIN com sucesso, a tela inicial do sistema será exibida. Clicar em Consultar CCI, e será aberta a tela de consulta/pesquisa. 1.5 Sair do Sistema Para encerrar, deve-se acionar o botão tela:, no canto superior direito da tela. O sistema exibirá a seguinte Ao acionarmos o botão (LOGIN). Caso seja acionado o botão, o sistema efetua a desconexão do usuário e exibe novamente a tela inicial, o sistema retorna para a tela anterior.

9 Externa 9 /20 2. CONSULTA DE CCI A consulta das CCI pode ser exibida em sua totalidade ou então parcialmente por meio do filtro de pesquisas. Ag. Credenciado: código do agente credenciado; Código da CCI: código da CCI (cédula de crédito imobiliário); Série: série do registro do imóvel no cartório; Número: número de registro do imóvel no cartório; Tipo: Integral / Fracionária; Status: Ativa / Vencida / Vencimento Antecipado / Cancelada / Pendente ARISP / Devolução; Emissão: período de emissão da CCI; Vencimento: período de vencimento da CCI; Quitação: período de quitação da CCI; CPF/CNPJ Credor: CPF ou CNPJ do credor da CCI; Documento do Devedor: especificar CNPJ ou CPF; Número: número do documento do Devedor; Documento do Emissor: especificar CNPJ ou CPF; Número: número do documento do Emissor; Matrícula do Imóvel: matrícula do imóvel na prefeitura do município; Nome Empreendimento: do condomínio ou do prédio construído; Valor Imóvel: especificação da faixa de valores do valor do imóvel; Vinculadas: quando o checkbox está marcado indica que CCI vinculadas devem ser pesquisadas;

10 Externa 10 /20 II PROCEDIMENTOS 03 19/04/13 ISIN do CRI: código ISIN do CRI; Período: quando o checkbox anterior está marcado indica que a pesquisa deve ser efetuada para CCI vinculadas no período especificado; Desvinculadas: quando o checkbox está marcado indica que CCI desvinculadas devem ser pesquisadas; Período: quando o checkbox anterior está marcado indica que a pesquisa deve ser efetuada para CCI desvinculadas no período especificado; Para se efetuar a pesquisa, basta acionar o botão. Caso queira visualizar todas as CCI s do credor, basta clicar em sem selecionar nenhum filtro. Para informar novos argumentos de pesquisa deve-se acionar o botão. Abaixo, um exemplo de retorno de pesquisa: Ao clicarmos no Código da CCI, podemos visualizar todas as informações da CCI. 2.1 Detalhes Dados da CCI Código da CCI: código da CCI (cédula de crédito imobiliário); Número: número de registro do imóvel no cartório; Série: série do registro do imóvel no cartório; Tipo: Integral / Fracionária; Emissão: data de emissão da CCI; Revisão Data

11 Externa 11 /20 Capítulo Vencimento: data de vencimento da CCI; Quitação: data de quitação da CCI; Cancelamento: data de cancelamento da CCI; Código ISIN: International Securities Identification Number - padronização internacional na codificação de títulos financeiros, atribuindo a cada ativo um código único de identificação; Vinculado ao CRI: código da CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) ao qual a CCI está vinculada; Ag. Credenciado: código e descrição do Agente Credenciado; Status: Ativa / Vencida / Vencimento Antecipado / Cancelada / Pendente ARISP e Devolução; Crédito com devedores distintos e solidários: CCI representa ou não um crédito com devedores distintos e solidários. 2.2 Detalhes Emissor Emissor Pessoa Jurídica CNPJ: número do CNPJ; Nome: nome da Pessoa Jurídica; Nacionalidade: nacionalidade da Pessoa Jurídica; Atividade: atividade desempenhada pela Pessoa Jurídica; Responsável Legal: nome do responsável legal pela Pessoa Jurídica; CPF: número do CPF do responsável legal; Profissão: profissão do responsável legal; Tipo Documento: tipo de documento relacionado ao responsável legal; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor.

12 Externa 12 / Emissor Pessoa Física Nome: nome da Pessoa Física; CPF número do CPF da Pessoa Física; Nacionalidade: nacionalidade da Pessoa Física; Profissão: profissão da Pessoa Física; Tipo Documento: tipo de documento RG / Título de eleitor / CNH, etc.; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor; Estado Civil: estado civil do Emissor (Pessoa Física) Casado(a) com Brasileiro(a) Nato(a) / Casado(a) com Brasileiro(a) Naturalizado(a) / Casado(a) com Estrangeiro(a) / Desquitado(a) / Divorciado(a) / Solteiro(a) / União Estável / Viúvo (a); Dados do Cônjuge: Nome: nome do cônjuge; CPF: número do CPF do cônjuge; Tipo Documento: tipo de documento RG / Título de eleitor / CNH, etc.; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor.

13 Externa 13 / Detalhes Credor Credor - Pessoa Jurídica CNPJ: número do CNPJ; Nome: nome da Pessoa Jurídica; Nacionalidade: nacionalidade da Pessoa Jurídica; CEP: CEP da Pessoa Jurídica; Endereço: endereço da Pessoa Jurídica; No.: número do logradouro da Pessoa Jurídica; Complemento: complemento do endereço da Pessoa Jurídica; Bairro: bairro da Pessoa Jurídica; Cidade: cidade da Pessoa Jurídica; UF: UF da Pessoa Jurídica; País: pais da Pessoa Jurídica; Atividade: atividade desempenhada pela Pessoa Jurídica; Responsável Legal: nome do responsável legal pela Pessoa Jurídica; CPF: número do CPF do responsável legal; Profissão: profissão do responsável legal; Tipo Documento: tipo de documento relacionado ao responsável legal; Número: número do documento de identidade; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor.

14 Externa 14 / Credor - Pessoa Física Nome: nome da Pessoa Física; CPF: número do CPF; Nacionalidade: nacionalidade da Pessoa Física; CEP: CEP da Pessoa Jurídica ou Física; Endereço: endereço da Pessoa Física; No.: número do logradouro da Pessoa Física; Complemento: complemento do endereço da Pessoa Física; Bairro: bairro da Pessoa Física; Cidade: cidade da Pessoa Física; UF: UF da Pessoa Física; País: pais da Pessoa Física Profissão: profissão do Credor; Tipo Documento: tipo de documento CPF / RG / Título de eleitor, etc.; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor; Estado Civil: estado civil do Credor Casado(a) com Brasileiro(a) Nato(a) / Casado(a) com Brasileiro(a) Naturalizado(a) / Casado(a) com Estrangeiro(a) / Desquitado(a) / Divorciado(a) / Solteiro(a) / União Estável / Viúvo (a);

15 Externa 15 /20 Dados do Cônjuge: Nome: nome do cônjuge; CPF: número do CPF do cônjuge; Tipo Documento: tipo de documento RG / Título de eleitor / CNH, etc.; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor. 2.4 Detalhes Devedor Primeiro passo: selecionar qual devedor deseja visualizar os dados, através da lista: Devedor - Pessoa Jurídica

16 Externa 16 /20 CNPJ: número do CNPJ; Nome: nome da Pessoa Jurídica; Nacionalidade: nacionalidade da Pessoa Jurídica; CEP: CEP da Pessoa Jurídica; Endereço: endereço da Pessoa Jurídica; No.: número do logradouro da Pessoa Jurídica; Complemento: complemento do endereço da Pessoa Jurídica; Bairro: bairro da Pessoa Jurídica; Cidade: cidade da Pessoa Jurídica; UF: UF da Pessoa Jurídica; País: pais da Pessoa Jurídica; Atividade: atividade desempenhada pela Pessoa Jurídica; Responsável Legal: nome do responsável legal pela Pessoa Jurídica; CPF: número do CPF do responsável legal; Profissão: profissão do responsável legal; Tipo Documento: tipo de documento relacionado ao responsável legal; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor Devedor - Pessoa Física

17 Externa 17 /20 Nome: nome da Pessoa Física; CPF: número do CPF; Nacionalidade: nacionalidade da Pessoa Física; CEP: CEP da Pessoa Jurídica ou Física; Endereço: endereço da Pessoa Física; No.: número do logradouro da Pessoa Física; Complemento: complemento do endereço da Pessoa Física; Bairro: bairro da Pessoa Física; Cidade: cidade da Pessoa Física; UF: UF da Pessoa Física; País: pais da Pessoa Física Profissão: profissão do Credor; Tipo Documento: tipo de documento CPF / RG / Título de eleitor, etc.; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor; Estado Civil: estado civil do Credor Casado(a) com Brasileiro(a) Nato(a) / Casado(a) com Brasileiro(a) Naturalizado(a) / Casado(a) com Estrangeiro(a) / Desquitado(a) / Divorciado(a) / Solteiro(a) / União Estável / Viúvo (a); Dados do Cônjuge: Nome: nome do cônjuge; CPF: número do CPF do cônjuge; Tipo Documento: tipo de documento CPF / RG / Título de eleitor, etc.; Número: número do documento; Órgão Emissor: órgão responsável pela emissão do documento; UF Órgão Emissor: Unidade Federativa do órgão emissor. 2.5 Detalhes Imóvel

18 Externa 18 /20 Empreendimento: nome do condomínio ou do prédio construído. Não é de preenchimento obrigatório ; CEP: CEP da rua do imóvel; Endereço: endereço do imóvel; No.: número do imóvel; Complemento: complemento do endereço; Bairro: bairro do imóvel; Cidade: cidade do imóvel; UF: Estado em que se localiza o imóvel; País: País em que se localizado o imóvel; Matrícula: matrícula do imóvel na prefeitura; Valor do imóvel: valor real do imóvel Cartório: nome do cartório de registro de imóveis; Averbação: identificação/ número de controle da garantia registrada Livro: número do livro pertencente ao cartório de registro de imóveis em que está registrado o imóvel; Folha: número da folha do livro em que está registrado o imóvel; Inscrição Municipal: inscrição do imóvel na prefeitura para atividades comerciais; Data da aquisição: data em que o imóvel foi adquirido; Título Aquisitivo: identificação da escritura do imóvel no cartório; Informação Adicional: campo para livre utilização referente a informações adicionais sobre o imóvel. 2.6 Detalhes Pagamento

19 Externa 19 /20 Valor do Crédito: valor financiado do imóvel; Valor Pago: valor pago até a presente data pelo Devedor; Prazo (meses): prazo do financiamento pelo Devedor; Data Inicial: data do início do financiamento; Formas de pagamento: descrição da forma de pagamento a ser realizada; Tx. Juros Efetiva (%): taxa de juros efetiva; Tx. Juros Nominal (%): taxa de juros nominal; Juros a cada: descrição da forma como será efetuado o pagamento dos juros (ex: a cada 1 mês, ou a cada 6 meses); A partir de: data a partir da qual se dará o início do pagamento dos juros; Indexador: descrição dos índices de atualização a serem adotados.; Forma de Reajuste: descrição da forma de reajuste a ser adotada; Juros Moratórios: juros cobrados caso haja atraso no pagamento da taxa de juros efetiva, a cobrança é proporcional aos dias de atraso da data do pagamento conforme contrato; Multa Moratória: multa cobrada caso haja atraso no pagamento da taxa de juros efetiva; Indexadores Substitutos: descrição do novo índice de atualização a ser utilizado; Descrição da Taxa Referencial: descrição da forma de cobrança da taxa de juros caso o pagamento seja efetuado com base na TR; Tx. Referencial (%): taxa básica referencial dos juros, que tem como base a taxa média mensal ponderada ajustada dos CDBs prefixados de 30 instituições financeiras selecionadas; Spread (%): expressa a diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta); Forma de Amortização: processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que pode ser classificada como programada, constante, variável e outros; A cada: descrição da forma como será efetuado o pagamento da amortização (ex: a cada 1 mês, ou a cada 6 meses); A partir de: data a partir da qual se dará o início do pagamento da amortização; Descrição da Forma de Amortização: descrição de como será realizada a amortização definida; Incorpora Juros SIM / NÃO: indica se a amortização terá ou não a incorporação/cobrança de juros; Percentual: valor do percentual a ser cobrado da taxa de juros; Juros a cada: descrição da forma como será efetuado o pagamento dos juros (ex: a cada 1 mês, ou a cada 6 meses); A partir de: data a partir da qual se dará o início do pagamento de juros; Critério: descrição de como será realizada a cobrança da taxa de juros definida.

20 Externa 20 / Detalhes Dados Complementares CPF/CNPJ Credor Original: número do documento referente do Credor de origem da CCI; Nome do Credor Original: Credor de origem da CCI; Seguro: Nome da seguradora, se possuir seguro; Nº da Apólice: número da apólice do seguro, se possuir; Bloqueio Judicial: informar caso exista algum bloqueio jurídico; Motivo do Bloqueio: descrição da forma de bloqueio judicial existente; Tipo de Garantia: seleção do tipo de garantia adotada: Real (Penhor), Real (Hipoteca), Real (Alienação Fiduciária), Fidejussória (Fiança), Fidejussória (Aval) ou Sem Garantia; Averbação: identificação/ número de controle da garantia registrada; Descrição: descrição das informações relevantes sobre o tipo de garantia registrada.

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema

Manual de Utilização do Sistema Manual de Utilização do Sistema 2015 Nota Control Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II Apresentação 1 Menu Home 2 Menu Cadastro 3 Menu Entrar 4 Menu Sorteio Realizados

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Manual do Sistema ISS.net Online

Manual do Sistema ISS.net Online Manual do Sistema Sistema de Gestão de ISSQN Índice 3 Índice Analítico Parte I Introdução 4 Parte II Página Inicial 4 1 Nota Eletrônica... 5 Verificar a autenticidade... de Nota Eletrônica 5 Consultar

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Soluções deste Estado e depois clique em Seja consultor e/ou instrutor.

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador Contador 2 1 Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique na opção Contador

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema.

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. PENHORA ONLINE Acesso ao sistema Diretores de Cartórios Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. Os diretores serão os administradores do sistema e

Leia mais

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br Loja Virtual Aquisição de Créditos Eletrônicos 1 lojavirtual@sptrans.com.br O que é a Loja Virtual Ferramenta que possibilita a aquisição de créditos eletrônicos diretamente pelo site da SPTrans. 2 Quem

Leia mais

Manual para Registro de Certificado de Recebíveis Imobiliários na ANBIMA

Manual para Registro de Certificado de Recebíveis Imobiliários na ANBIMA Manual para Registro de Certificado de Recebíveis Imobiliários na ANBIMA ANBIMA Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais VERSÃO 1.0 06/10/2014 INTRODUÇÃO O presente Manual

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema

Manual de Utilização do Sistema Manual de Utilização do Sistema 2013 Nota Control Nota Cuiabana Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II Apresentação 1 Menu Home 2 Menu Cadastro 3 Menu Já sou cadastrado 4 Menu

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Contato/Suporte = Para dúvidas ao efetuar o cadastro ou para acessar.

Contato/Suporte = Para dúvidas ao efetuar o cadastro ou para acessar. 1 Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) dos Atos Notariais e Registrais dos Cartórios Extrajudiciais do Estado de Mato Grosso Manual de Utilização da Central, Anoreg-MT Versão 1.2 Descrição

Leia mais

Portabilidade Consignado (Resolução 4.292 BACEN)

Portabilidade Consignado (Resolução 4.292 BACEN) Versão Data de publicação Área(s) responsável (is) Classificação Código 0.204 07/05/204 Produtos Consignado Público 3-SCOM02.06 Portabilidade Consignado (Resolução 4.292 BACEN) APROVAÇÕES Elaboração Análises

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios - SICONV Credenciamento de Proponente

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência Sumário ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 O que são Pessoas Obrigadas... 4 O que é o SISCOAF... 4 Quem deve

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras P á g i n a 1 SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Manual Operacional Cadastro e Habilitação P á g i n a 2 SUMÁRIO 1 Orientações gerais... 3 1.1 O que são Pessoas Obrigadas?... 4 1.2 O

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Manual Operacional do SISCOAF

Manual Operacional do SISCOAF Manual Operacional do SISCOAF Manual Operacional do SISCOAF Página 2 Conteúdo 1. Acesso ao SISCOAF...3 2. Cadastro de novos comunicantes...4 3. Logon no SISCOAF...6 4. Menu do SISCOAF...8 - Administrar....8

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 1.1 Seja Bem-Vindo!... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 1.2 Sobre o sistema... 3 1.3 Navegação... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 2.1 Efetuar Login Internet... 4 2.1.1 Efetuar

Leia mais

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários Para realizar um cadastro de usuário, clique na aba USUÁRIOS e em seguida no botão. Aba Dados Nome: cadastro do nome do novo usuário. Código: É possível

Leia mais

Renda Fixa. Letra de Crédito Imobiliário

Renda Fixa. Letra de Crédito Imobiliário Renda Fixa Letra de Crédito Imobiliário Letra de Crédito Imobiliário Uma alternativa para diversificação de carteira de investimento O produto Letra de Crédito Imobiliário () é um título de crédito, lastreado

Leia mais

A pessoa que tenha imóvel cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR.

A pessoa que tenha imóvel cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR. QUEM PODE ACESSAR A DECLARAÇÃO ELETRÔNICA. A pessoa que tenha imóvel cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR. QUAIS TIPOS DE ATUALIZAÇÕES PODERÃO SER FEITAS Alteração por Aquisição de área

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Sistema Qualicell na Internet

Sistema Qualicell na Internet Sistema Qualicell na Internet Área do Lojista (Estabelecimento) I) Acesso Acessar o Site www.qualicell.com.br e clicar em Área do Lojista 1 Para acessar o Sistema Qualicell, é necessário informar o Login

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS CSGII - COORDENADORIA SETORIAL DE GESTÃO DA INFORMÁTICA E INFORMAÇÃO. Nota Fiscal Alagoana Manual do Consumidor

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS CSGII - COORDENADORIA SETORIAL DE GESTÃO DA INFORMÁTICA E INFORMAÇÃO. Nota Fiscal Alagoana Manual do Consumidor GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS CSGII - COORDENADORIA SETORIAL DE GESTÃO DA INFORMÁTICA E INFORMAÇÃO Nota Fiscal Alagoana Manual do Consumidor Versão 1.0 07/11/2008 Índice Analítico 1. Considerações Gerais...

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL

MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL Ficha Técnica Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Roberto Simões Diretor-Presidente Luiz Barretto Diretor de Administração e Finanças José

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa 1) Introdução O sistema de Guia de Pagamento de Multa foi desenvolvido para simplificar e facilitar a emissão das guias para o pagamento das multas, aplicadas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA.

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA. 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Tesouro Direto... 4 3. Compra de títulos... 5 4. Venda de títulos... 12 5. Consultas... 19 5.1 Extrato... 19 5.2 Cestas de compra... 20 5.3 Cestas de venda... 21

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS Serviço de Segurança contra Incêndio MANUAL DO USUÁRIO versão atualizada em novembro de

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS LOJISTA ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando o Nome

Leia mais

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários Manual SAGe v 1.0 Cadastro de Usuários Introdução O Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) é um sistema informatizado da FAPESP que permite ao pesquisador acesso on-line, provido pela Internet, utilizado para

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Cédula de Crédito. Versão 28.03.2011

Cédula de Crédito. Versão 28.03.2011 Cédula de Crédito Versão 28.03.2011 1 O Sistema Cédula de Crédito é um aplicativo desenvolvido pelo Banco Intermedium, com o objetivo de consolidar os dados cadastrais da empresa e movimentação de títulos

Leia mais

Versão: 09/09/2013 Atualizado em: 09/09/2013

Versão: 09/09/2013 Atualizado em: 09/09/2013 Versão: 09/09/2013 Atualizado em: 09/09/2013 Conteúdo Introdução aos Ativos Imobiliários... 5 Conhecendo os Produtos... 6 Ações dos botões das telas... 10 Registro... 11 Registro/Emissão... 12 Dados Complementares...

Leia mais

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE MANUAL WEB SITE CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE www.brasilcard.net Solicite agora o seu Cartão! Conheça todas as vantagens de possuir o cartão sem complicação. Clique e confira! Seja um Credenciado!

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

[SISTEMA DE SEGUROS MANUAL DO USUÁRIO]

[SISTEMA DE SEGUROS MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SISTEMA DE SEGUROS MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Premissas... 4 4. Acesso ao Sistema de Seguros... 4 5. Página principal do sistema...

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.2

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.2 Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.2 Sumário Visão geral Bilhetagem Eletrônica... 3 1. TDMax Web Commerce... 4 1.1 Requisitos e orientações gerais... 4 2. Acesso... 5 2.1 Interface inicial (Ambiente de

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

Deep View CRM Manual Operacional FAC. versão: 2.0.5.3

Deep View CRM Manual Operacional FAC. versão: 2.0.5.3 Deep View CRM Manual Operacional FAC versão: 2.0.5.3 Deep View CRM É um sistema de CRM (Customer Relationship Management), totalmente desenvolvido em ambiente Web, com funcionalidades integradas que permitem

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS CONTATO COMERCIAL ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital O cadastro de Empresas permite cadastrar quais empresas estarão configuradas para utilizar o SIGLA Digital. Caso necessário cadastrar uma

Leia mais

SCC - Serviço de Controle de Consignação MANUAL DO USUÁRIO DO PORTAL DO CONSIGNADO SERVIDOR

SCC - Serviço de Controle de Consignação MANUAL DO USUÁRIO DO PORTAL DO CONSIGNADO SERVIDOR SCC - Serviço de Controle de Consignação MANUAL DO USUÁRIO DO PORTAL DO CONSIGNADO SERVIDOR Neste manual, você encontrará todas as informações necessárias para que possa navegar com facilidade no Portal

Leia mais

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida:

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida: O que é o TDMax Web Commerce? O TDMax Web Commerce é uma ferramenta complementar no sistemas de Bilhetagem Eletrônica, tem como principal objetivo proporcionar maior conforto as empresas compradoras de

Leia mais

Portal dos Convênios Siconv. Cadastramento de Proponente Consórcio Público e Empresa Pública/Sociedade de Economia Mista.

Portal dos Convênios Siconv. Cadastramento de Proponente Consórcio Público e Empresa Pública/Sociedade de Economia Mista. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios Siconv Cadastramento de Proponente

Leia mais

MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS

MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS SUMÁRIO SUMÁRIO...2 1. APRESENTAÇÃO...4 1 2. ACESSO AO APLICATIVO...5 3. GERAÇÃO DE NFS-e...6 3.1. Preenchimento dos dados para emissão da NFS-e...6

Leia mais

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes Manual Sistema Proac Editais Dúvidas Frequentes Conteúdo 1. Acesso ao sistema... 3 1.1. Como efetuar Login... 3 1.2. Como recuperar a Senha... 3 1.3. Como fazer um Novo Cadastro de Proponente... 4 1.4.

Leia mais

Projeto Manual utilização Protocolo Online

Projeto Manual utilização Protocolo Online Projeto Manual utilização Protocolo Online Site- CREA-ES Protocolo Online Página 1 Sumário Introdução... 3 Cadastrar Usuário não registrado no CREA-ES (Pessoa Jurídica / Pessoa Física)... 4 Recuperar senha

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios Atrelada ao processo: Validação de layout dos arquivos de convênios/cobrança de um novo convênio/cedente Classificação da informação: uso interno

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova

Leia mais

DMS 5.0. 1. Apresentação

DMS 5.0. 1. Apresentação 1 5.0 1. Apresentação O sistema Declaração Mensal de Serviços 5.0 é um aplicativo para acesso de declarantes e/ou responsáveis autorizados para escrituração dos documentos fiscais emitidos e recebidos.

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão SisFies FIES Pós-graduação Manual de Adesão Página1 Sumário 1 Configurações recomendadas... 3 2 Objetivos... 3 3 Acesso ao sistema... 4 3.1. Acessar com certificado digital 5 3.2. Acessar com CPF/CNPJ

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito SCR

Sistema de Informações de Crédito SCR Sistema de Informações de Crédito SCR Consultas às Informações do Cliente Cidadão Versão 2.0 Este manual descreve a forma como os cidadãos e as pessoas jurídicas não financeiras acessam as informações

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 2.999, DE 2 DE ABRIL DE 2002

CARTA-CIRCULAR Nº 2.999, DE 2 DE ABRIL DE 2002 BANCO CENTRAL DO BRASIL Diretoria de Normas e Organização do Sistema Financeiro Departamento de Normas do Sistema Financeiro CARTA-CIRCULAR Nº 2.999, DE 2 DE ABRIL DE 2002 Dispõe sobre os procedimentos

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012 CARTILHA DO PRODUTO Débito Direto Autorizado Versão. 01-07/2012 www.unicredcentralsc.com.br ÍNDICE APRESENTAÇÃO Apresentação...02 Como funciona o DDA...03 DDA Unicred...04 DDA Módulos Internet Banking...06

Leia mais

Manual de Acesso a NF-e

Manual de Acesso a NF-e Manual de Acesso a NF-e Acesso ao Sistema para Pessoa Jurídica. 1.0 Acesso ao Sistema....1 2.0 Cadastro...2 3.0 Configuração do Perfil...8 4.0 Solicitação de Emissão de NF-e....12 5.0 Emissão de NF-e...14

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe JUSTIÇA FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO 1 Cadastro de Advogado 1. Preenchendo o formulário O acesso ao cadastro de advogado dar-se-á através do link disponível

Leia mais

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES 01. Como cadastrar uma... 2 02. Quem é o Responsável Legal de uma... 2 03. Como associar o Responsável Legal a uma... 2 04. Como Desassociar

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

O sistema possui 5 módulos para registros:

O sistema possui 5 módulos para registros: ÍNDICE 1 DESCRIÇÃO...4 2 ACESSO...6 3 DADOS CADASTRAIS...7 3.1 ATUALIZAR CADASTRO...7 3.2 TROCAR SENHA...8 4 GRUPO DE USUÁRIO...9 4.1 INCLUIR...9 4.2 ATUALIZAR...9 5 FUNCIONÁRIOS...10 5.1 INCLUIR...10

Leia mais

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor Consumidor.gov.br Usuário: Consumidor O Consumidor.gov.br permite ao consumidor registrar reclamações direcionadas às empresas cadastradas. Para conhecê-las, clique em Empresas Participantes. Para iniciar

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Credenciamento do Proponente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - Siconv. Credenciamento do Proponente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Credenciamento do Proponente Manual

Leia mais

Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas Consulta ao Acervo e Meu Pergamum. Rio do Sul, maio de 2014

Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas Consulta ao Acervo e Meu Pergamum. Rio do Sul, maio de 2014 Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas Consulta ao Acervo e Meu Pergamum Rio do Sul, maio de 2014 Consulta ao Acervo www.ifc-riodosul.edu.br Clique no item Consulta ao Acervo. Pesquisa Geral Na pesquisa

Leia mais

PORTAL SPA TISS. Manual do Credenciado. Manual do Credenciado para utilização do Portal SPA TISS do SPA Saúde.

PORTAL SPA TISS. Manual do Credenciado. Manual do Credenciado para utilização do Portal SPA TISS do SPA Saúde. PORTAL SPA TISS Manual do Credenciado Manual do Credenciado para utilização do Portal SPA TISS do SPA Saúde. Equipe de Treinamento de Desenvolvimento TIS SPA Saúde Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo...

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0 SicoobNet Empresarial Manual do Versão 1.0 Manual do Data: 04/0/2008 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/2008 1.0 Criação do Manual Ileana Karla GECOQ Gerência de Controle e Qualidade Página: 2/122

Leia mais

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E ACESSO AO SISTEMA CANAIS PERGUNTAS FREQUENTES

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E ACESSO AO SISTEMA CANAIS PERGUNTAS FREQUENTES Agência Nacional de Vigilância Sanitária CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E ACESSO AO SISTEMA CANAIS PERGUNTAS FREQUENTES Brasília, 27 de setembro de 2011 www.anvisa.gov.br Página 1 de 8 CADASTRO DE INSTITUIÇÕES

Leia mais

Manual para Transportadoras

Manual para Transportadoras Índice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Compras... 4 5 Acessando o Pedido... 5 6 Digitando o Espelho de Nota Fiscal... 7 6.1

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL Teledata Indíce analítico 1. Prefácio...3 2. Funcionalidades...3 3. Abrir chamados...7 4. Atribuir chamados...9 5. Consultar chamados...10 6. Fechar chamados...12 7. Relatórios...15

Leia mais

Help de NFSe. Credenciamento

Help de NFSe. Credenciamento Prestador 2 1 Help de NFSe Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique

Leia mais

Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR

Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR Sumário 1. COMO ACESSAR O FORMULÁRIO 3 2. INICIANDO SUA INSCRIÇÃO 4 3. DESCRIÇÃO DAS PASTAS 5 3.1 3.1.1 1º MENU DADOS DO ALUNO 1ª Pasta Dados do Aluno 5 5 3.1.2

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Gestor de segurança da empresa 1.1. Usuários com e sem vínculos de representação 1.2. O que significa ser gestor de segurança 1.3. Como consultar os dados do gestor

Leia mais

PASSO A PASSO PARA HABILITAÇÃO COMPLETA NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revisão 01 em 12/01/2015

PASSO A PASSO PARA HABILITAÇÃO COMPLETA NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revisão 01 em 12/01/2015 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS SEGER SUBSECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBAD GERÊNCIA DE LICITAÇÕES GELIC SUBGERÊNCIA DE CADASTRO DE FORNECEDORES

Leia mais

ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS

ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO SECRETARIA DE FINANÇAS / DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS Olá Tomadores de Serviço, a Prefeitura Municipal

Leia mais

Cadastramento de Proponente

Cadastramento de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Cadastramento de Proponente

Leia mais