ELETROLIPÓLISE POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO NERVOSA ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA EM LIPODISTROFIA ABDOMINAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELETROLIPÓLISE POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO NERVOSA ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA EM LIPODISTROFIA ABDOMINAL"

Transcrição

1 ELETROLIPÓLISE POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO NERVOSA ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA EM LIPODISTROFIA ABDOMINAL TAYANE DO NASCIMENTO CORREA 1 Tayanecorrea.fisio@icloud.com FLAVIANO GONÇALVES LOPES DE SOUZA² PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL-FACULDADE FASERRA (INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR BLAURO CARDOSO DE MATTOS). RESUMO Eletrolipoforese é uma técnica de baixa frequência para tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos localizados. Relatar a ação da Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea (TENS) por meio da eletrolipólise aplicada na lipodistrofia abdominal. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica de artigos nacionais, publicados no período de 2006 a 2016, obtidos na base de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, Medline, revistas científicas e livros. O presente estudo procurou verificar os efeitos da utilização da TENS com finalidade de promover a redução da gordura localizada na região abdominal, tendo em vista, que estes recursos estão sendo muito utilizados na fisioterapia dermato funcional nos dias atuais. Ao terminar o atual estudo, pôde-se observar que a ação da TENS aplicada no tratamento da lipodistrofia abdominal trouxe resultados na quebra dos adiposos, pois a metodologia usada permitiu a aquisição de resultados conclusivos e satisfatórios, podendo dessa forma, ser seguidos com uma rotina segura. Palavras-chave: Eletroestimulação. Fisioterapia. Metabolismo. Gordura Localizada. 1. INTRODUÇÃO De acordo com Junqueira e Carneiro (2008) 1, a lipodistrofia corresponde ao acúmulo de tecido adiposo, sendo uma forma especializada de tecido conjuntivo ou subcutâneo. Existem dois tipos de tecido adiposo, o amarelo unilocular e o pardo multilocular. 1 Pós- Graduanda em Fisioterapia Dermato Funcional. 2 Orientador Fisioterapeuta, Professor da Bio cursos, Pós graduado em Fisioterapia Cardiorespiratória.

2 2 Para Valls et al., (2012) 2 a distribuição da gordura localizada ocorre com maior incidência em mulheres após a adolescência, por apresentar os principais fatores predisponentes, como: herança genética; alterações hormonais; hábitos alimentares; tratamentos medicamentosos; questões emocionais; e sedentarismo. O padrão de distribuição regional de gordura corporal é classificado de duas maneiras: periférico e centrípeto. O padrão periférico é caracterizado por maior depósito de gordura na região do quadril, glúteo e coxa. O padrão centrípeto é definido por uma maior quantidade de gordura na região do tronco e abdômen 3. Conforme Azevedo et al., (2008) 4 a forma mais utilizada para o diagnóstico do peso corporal é o índice de massa corporal (IMC), recomendado inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em quilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado, obtendo-se assim, o resultado do seu IMC. Segundo Borges (2006) 5, os tratamentos clássicos para combater a adiposidade abdominal são: exercícios físicos; dieta alimentar (para controle nutricional); fisioterapia dermato funcional (para redução da adiposidade); intervenções cirúrgicas. O ressurgimento do interesse na eletroterapia ocorreu com o desenvolvimento difundido e o marketing de estimuladores portáteis pequenos (aproximadamente 2,4 x 4x1 polegadas) e leves (menos de 200 gramas), denominados unidades de Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea (TENS) 6. Segundo Morimoto, Yonekura e Liebano (2009) 7, a TENS é definida pela Associação de Terapia Física Americana como a aplicação de estímulos elétricos de alta frequência sobre a superfície da pele para o controle da dor. De acordo com Morgan e Santos (2011) 8, a característica que distingue os aparelhos da TENS de muitos outros tipos é a presença de várias opções de modulação de estimulação predeterminada. As contraindicações na utilização do procedimento são: arritmia cardíaca, infecções, inflamações ou eczemas localizados nas áreas da pele a serem tratadas, queimaduras, gravidez e presença de grandes próteses metálicas 9. Conforme Cavalheiro, Ferreira e Assunção (2012) 10, a técnica da eletrolipoforese se destina ao tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos. Nesta técnica, aplicam-se finíssimas agulhas no panículo adiposo, a aplicação desta proporciona efeitos fisiológicos como o aumento da temperatura, modificações na polaridade da membrana celular, ativação da microcirculação, melhora na tonicidade da pele, e a lipólise.

3 3 Devido à pouca casuística e escassez de trabalhos publicados sobre o estudo da TENS na lipodistrofia abdominal, surgiu o interesse de realizar um estudo para relatar a ação da TENS como um recurso de eletrolipoforese para tratamento em pacientes com gordura localizada em abdômen. Além disso, o aparelho da eletrolipoforese envolve um alto custo financeiro para o profissional. Sendo assim, o objetivo deste estudo é contribuir para comunidade acadêmica na obtenção de maiores conhecimentos sobre a ação da TENS por meio da eletrolipólise aplicada em pacientes com lipodistrofia abdominal, além da eletrolipoforese ser uma técnica que atua diretamente estimulando a ação lipolídica, destinada fundamentalmente ao tratamento das adiposidades e acúmulos de ácidos graxos localizadas. 2. FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 2.1 Anatomia do Tecido Adiposo De acordo com Junqueira e Carneiro (2008)¹, o tecido adiposo é uma forma especializada de tecido conjuntivo, formado por células chamadas adipócitos. Podem ser encontradas de forma isoladas ou em pequenos grupos, nas malhas de muitos tecidos conjuntivos, ou ainda agrupada em grades parte do corpo. Existem dois tipos de tecido adiposo (figura 1), o amarelo unilocular e o pardo multilocular. As regiões em que a gordura localizada apresenta maior concentração no corpo feminino são quadris, glúteos e barriga. Já o corpo masculino apresenta menor incidência de gorduras localizadas. Figura 1. Tipos de adipócitos (JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2008) O tecido adiposo tem como função principal o armazenamento de energia em forma de triglicerídeos, suas células, os adipócitos, apresentam seu desenvolvimento a partir de células semelhantes aos fibroblastos, multiplicam-se durante a infância e adolescência, permanecendo

4 4 um número constante durante a vida adulta. Sendo que no adulto pode variar a quantidade de lipídio depositado em seu interior 11. Segundo Guyton e Hall (2011) 12, uma grande quantidade de lipídios está frequentemente armazenada em dois tecidos importantes do corpo, no tecido adiposo e no fígado. O tecido adiposo é, em geral, designado como depósito lipídico ou, simplesmente, depósito de gordura. Sua principal função é o armazenamento de triglicerídeos até que estes sejam necessários para fornecer energia em outra parte do corpo. Ela também pode ser sintetizada em quantidade pequena de ácidos graxos e triglicerídeos a partir dos carboidratos, esta função suplementa a síntese hepática de lipídios, algumas dessas enzimas catalisam a deposição dos triglicerídeos derivados. Devido ás rápidas trocas dos ácidos graxos, os triglicerídeos das células adiposas são renovados, aproximadamente, uma vez a cada 2 a 3 semanas, o que indica que os lipídios armazenados, hoje, nos tecidos não são os mesmos que estavam armazenados mês passado, enfatizando o estado dinâmico dos lipídios armazenados. 2.2 Adiposidade Localizada A lipodistrofia é o acumulo de excesso de gordura, que normalmente ocorre em regiões específicas do corpo, sendo denominada de adiposidade localizada. O acumulo deste excesso de gordura depende de vários fatores como sexo, hormônios e genética 13. Estudos realizados sobre os aspectos estruturais do tecido adiposo, afirmam que as células de gordura não se caracterizam como uma entidade única e homogênea por todo o corpo. Elas apresentam significativas diferenças metabólicas e morfológicas de acordo com a localização anatômica. As áreas mais acometidas são culotes, nádegas, coxas, face interna das coxas, abdome e flancos 5. Sua localização varia de acordo com o sexo, os homens tem o predomínio de células adiposas na região abdome, caracterizando a lipodistrofia abdominal 14. O excesso de gordura abdominal afeta uma grande parcela da população, que está cada vez mais preocupada com a aparência física. Na busca de alcançar o padrão de beleza exigido, especialmente as mulheres, submetem-se a uma série de tratamento. O excesso de gordura corporal, na grande maioria dos casos, resulta de um desequilíbrio entre consumo e a demanda enérgica em alguma fase da vida, na qual há o desenvolvimento de maior acúmulo de gordura corporal, dificultando futuramente na manutenção dos níveis de gordura corporal em limites desejáveis 9.

5 5 2.3 Eletroestimulação No início dos anos 70, o ressurgimento do interesse na eletroterapia ocorreu com o desenvolvimento difundido e o marketing de estimuladores portáteis pequenos (aproximadamente 2,4 x 4x1 polegadas) e leves (menos de 200 gramas), denominados unidades de Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea (TENS) 6. Segundo Morimoto, Yonekura e Liebano (2009) 7, a TENS é definida pela Associação de Terapia Física Americana como a aplicação de estímulos elétricos de alta frequência sobre a superfície da pele para o controle da dor, tratando-se de um método não invasivo de baixo custo, seguro e de fácil manuseio. De acordo com Morgan e Santos (2011) 8, a característica que distingue os aparelhos da TENS de muitos outros tipos é a presença de várias opções de modulação. Essas modulações podem ser alternadas conforme a necessidade do procedimento, os parâmetros ajustados são modo continuo; 0,25 frequência (Hz); 150 pulsado (us); por 40 minutos (figura 2). A intensidade (ma) é aumentada de acordo com a sensibilidade da paciente. Figura 2. Aparelho da TENS. O aparelho de eletrolipoforese possibilita o tratamento com várias formas de ondas. Utiliza-se a onda A para diminuir a resistência intrínseca da pele, bem como a sensibilidade dolorosa. A onda B é destinada para uma ação preferencial na derme, com o objetivo de estimular as células, principalmente os fibroblastos na melhora da tonicidade da pele 6. A prática da eletrolipoforese por meio de agulhas requer cuidados de assepsia. O campo elétrico gerado na massa tissular compreendida entre as agulhas altera a permeabilidade da membrana do adipócito aumentando a eliminação dos triglicerídeos intraadipocitários para o interstício. Essa prática é indolor e, quando surge dor na aplicação,

6 6 normalmente é por mau posicionamento das agulhas que devem permanecer implantadas no tecido subcutâneo dentro do tecido graxo, colocadas paralelas entre si METODOLOGIA Este Estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, onde as bases de dados utilizados foram: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe (Lilacs), Serviço de U.S. National Libraryof Medicine (PubMed), Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (Medline), revistas científicas e livros, no período de 2006 a A busca foi realizada de março de 2015 a setembro de 2016, onde foram encontrados 27 artigos que referiam a fatores associados á lipodistrofia abdominal, dos quais 15 artigos foram inclusos e 12 exclusos. Os descritores utilizados na busca foram: Eletroestimulação. Fisioterapia. Metabolismo. Gordura Localizada. Foram considerados como critérios de inclusão os artigos publicados em língua portuguesa, entre o período de 2006 a 2016, que abordassem assuntos relacionados aos descritores. Foram excluídos os artigos que estavam fora do período prédeterminado, e publicado em língua estrangeira. Sendo assim, os resultados obtidos foram submetidos a análise descritiva e qualitativa, uma análise que compara as médias obtidas considerando os critérios antes mencionados, foram selecionados os artigos e textos de maior relevância para o objetivo deste estudo. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO O presente estudo procurou verificar os efeitos da utilização da TENS com finalidade de promover a redução da gordura localizada na região abdominal, tendo em vista, que estes recursos estão sendo muito utilizados na fisioterapia dermato funcional nos dias atuais. Assis et al., (2008) 11 afirmaram que a lipodistrofia é o acúmulo de tecido adiposo, sendo uma forma especializada de tecido conjuntivo, formado por células chamadas adipócitos, podem ser encontradas de forma isolada ou em pequenos grupos, nas malhas de muitos tecidos conjuntivos. Borges (2006) 5, relatou que existem poucas pesquisas realizadas em relação ao tratamento com eletroestimulação. Sendo que a técnica atua diretamente nos níveis dos

7 7 adipócitos produzindo uma ação de quebra de gorduras e favorecendo sua eliminação posterior. Em acordo Guyton e Hall (2011) 12, a redução dos adiposos acontecem por conta da ação hidrolipolítica da corrente que se inicia com a eletroestimulação do sistema nervoso simpático, provocando a liberação dos hormônios epinefrina e nora epinefrina pela suprarenal. Ambos se ligam aos receptores beta-adrenérgicos presentes na membrana celular dos adipócitos. Segundo Scorza et al., (2008) 6 o efeito neuro-hormonal é umas das causas da degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol, pelo fato da mobilização das gorduras de reserva. Esta enzima desintegra os triglicerídeos em ácidos graxos e uma molécula de glicerol, ambos serão expulsos da célula a menos que estejam em um local com excesso de glicose, e voltam a formar triglicerídeos. Sobre este estudo Paula, Picherh e Simões (2007) 3, afirmaram que o aumento da temperatura produzida pela corrente elétrica não atinge tecidos orgânicos por se tratar de uma corrente com uma intensidade baixa, porém suficiente para contribuir na instalação de uma vasodilatação e produção de calor, dessa forma é estimulado o metabolismo celular facilitando a queima de calorias. De acordo com Rodrigues et al., (2010) 16 os resultados obtidos na quebra de gordura podem ter sido influenciados por outras variáveis, especialmente no aspecto nutricional. Segundo Garcia, Garcia e Borges (2006) 17, relataram que a utilização da estimulação elétrica é uma das técnicas da fisioterapia dermato funcional na busca da diminuição de medidas, na tonificação e no rejuvenescimento de várias regiões do corpo, uma vez que atua com comprovação científica dos métodos e técnicas utilizadas para o tratamento da adiposidade abdominal. Conforme Assis et al., (2008) 15 o efeito fisiológico ocorre devido ao campo elétrico que se origina entre as agulhas, que provocam no local uma série de modificações fisiológicas que são responsáveis pelo fenômeno da eletrolipólise, que apresentam maiores resultados por meio do modo percutâneo. Em acordo Rosa, Dreher e Rosa (2009) 18, concordaram que a eletrolipoforese é uma forma de eletroterapia de baixa frequência que utiliza corrente bidirecional, com alternância de polaridade a cada segundo, com benefícios que contribui para uma vasodilatação e estimulação do metabolismo celular local. Sendo assim, apresenta maiores resultados por meio do modo percutâneo sem ultrapassar 5 cm de distância para cada par de agulhas.

8 8 No estudo de Valls et al., (2012) 2 a estimulação da degradação dos triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol e a ação eletrolítica por meio do campo elétrico, gera indução a uma modificação na polaridade da membrana celular, a célula ao tentar manter seu potencial de membrana normal, consome energia. Portanto, havendo a quebra de gordura com a utilização da corrente elétrica. De acordo com Morgan e Santos (2011) 8, a característica que distingue os aparelhos da TENS de muitos outros tipos é a presença de várias opções de modulação. Essas modulações podem ser alternadas conforme a necessidade do procedimento, a intensidade será aumentada de acordo com a sensibilidade da paciente. Melo et al., (2012) 9 concordaram com os autores supracitados que a modulação da TENS pode ser alternada, no entanto há necessidade do conhecimento das contraindicações na utilização do aparelho, pois sua aplicação inadequada pode ocasionar efeito indesejado. A eletrolipólise independente de ser utilizada no aparelho da TENS, é um recurso que pode ser eleito como forma de aplicação no tratamento da gordura localizada, pois a técnica aplicada com segurança não ocasiona nenhuma intercorrência 6. 5.CONCLUSÃO Ao terminar o atual estudo, pôde-se observar que a ação da TENS na técnica da eletrolipoforese aplicada no tratamento da lipodistrofia abdominal trouxe resultados na quebra dos adiposos, pois a metodologia usada permitiu a aquisição de resultados conclusivos e satisfatórios, podendo dessa forma, ser seguidos com uma rotina segura. Sendo assim, o objetivo foi alcançado por conta dos efeitos fisiológicos que serão proporcionados pela eletrolipólise. Efeito como Joule que desenvolve uma diferença de potencial de ação entre as agulhas que são proporcionais à resistência elétrica, e o efeito neuro-hormonal que mobiliza as gorduras de reservas e desintegra os triglicerídeos em ácidos graxos. O aparelho da eletrolipoforese envolve um alto custo financeiro para o profissional. Tendo isso em vista o valor aumentado do aparelho, o trabalho torna-se uma proposta de baixo custo, seguro e de fácil manuseio, que promove os mesmos resultados da eletrolipoforese. Os resultados incentivam a continuidade de estudos sobre a técnica da Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea (TENS) no tratamento da lipodistrofia abdominal, atestando que a micro corrente pode ser utilizada como protocolo de atendimento da eletrolipólise com agulhas.

9 9 6.REFERÊNCIAS JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S A, VALLS, M. G. C.; QUEIROZ, E. S.; MENEGHETTI, C. H. Z.; GIUSTI, H. H. K. D. Análise dos efeitos da eletrolipólise no tratamento do fibro edema gelóide por meio da biofotogrametria computadorizada. Fisioterapia Brasil. 13 (1): São Paulo, 2012.Disponível:< &codbib=,&codmat=,&flag=&desc=&titulo=peri%f3dicos&contador=0&tipo=se&letra=a &cod=&texto=&posicao_atual=1156&posicao_maxima=2817>.acesso em: 23/07/2016. PAULA, M. D.; PICHERH, G.; SIMÕES, N. D. P. Efeitos da eletrolipoforese nas concentrações séricas do glicerol e do perfil lipídico. Fisioterapia Brasil. 11 (87). Curitiba, 2007.Disponível:< &lng=pt>. Acesso em: 28/09/2015. AZEVEDO, C. J.; ZANIN, E. C.; TOLENTINO, T. M.; CEPEDA, C. C.; BUSNARDO, V. L. Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise por acupontos e da eletrolipólise por acupontos associada ao trabalho aeróbico no tratamento da adiposidade abdominal grau I em indivíduos do sexo feminino com idade entre 18 e 25 anos. RUBS. 1 (2): Curitiba, 2008.Disponível: s.dermatofuncional.webnode.com.br/ %201956e0/artigo%2520%2520estudo %25%2020%20comparativo%2520dos%2520efeitos%2520da%2520eletrolip%25C3%25B3li se%2520por%2520acupontos.pdf+&cd=1&hl=pt-br&ct=clnk&gl=br>.acesso: 15/08/2015. BORGES, F. S. Dermato - Funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, SCORZA, F. A.; FIGUEREDO, M. M.; LIAO, C. O.; BORGES, F. S. Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise com o uso de TENS modo burst e modo normal no tratamento de adiposidade localizada abdominal. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. 3 (2): Universidade Anhanguera, Disponível em: < guera.com/index.php/rensc/article/view/426>. Acesso em: 24/05/2016.

10 10 MORIMOTO, H.C.; YONEKURA, M. Y.; LIEBANO, R. E. Estimulação elétrica nervosa transcutânea nas modalidades convencional e acupuntura na dor induzida pelo frio. Fisioterapia e Pesquisa. 16 (2): São Paulo, Disponível em: < o em: 30/10/15. MORGAN, C. R.; SANTO, F. S.; Estudo da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) nível sensório para efeito de analgesia em pacientes com osteoartrose de joelho. Fisioter. Movimento. 24 (4): Curitiba, Disponível em: < ielo.php?pid=s &script=sci_arttext>. Acesso em: 15/ 09/2016. Doi: MELO, N. R.; MONTEIRO, F. M. A. C.; PONTES, G. A. R.; MELLO, S. M. B. Eletrolipólise por meio da estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) na região abdominal em pacientes sedentárias e ativas. Fisioter. Mov. 25 (1): Recife, Disponível:< ext> Acesso em: 10/05/2015. Doi: S CAVALHEIRO, C. M.; FERREIRA, A. S.; ASSUNÇÃO, F. F O. O uso da eletrolipólise no tratamento da adiposidade localizada. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde.16(3): SãoPaulo,2012.Disponível:< >. Acesso em: 20/06/2016. FERREIRA, Marcia Gonçalves, Regina Maria Veras; SICHIERI, Rosely. Consumo de bebida alcoólica e adiposidade abdominal em doadores de sangue. Rev. Saúde Pública [online] GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, MENDONÇA, A.G.; RODRIGUES, R.D. ET AL. Protocolo de avaliação fisioterapêutica em adiposidade localizada. Fisioterapia Brasil, Suplemento Especial, jan/fev 2008.

11 11 MILANI, G.B.; JOÃO, S.M.A.; FARAH, E.A. Fundamentos da fisioterapia dermatofuncional: revisão de literatura. Fisioterapia e Pesquisa, v. 13, n. 1, p , ASSIS, A. C. M. O.; OLIVEIRA, P. M.; REIS, S. G.; Lopes, M.; BORGES, F. S. Uso da Eletrolipólise com Freqüências de 25 Hz E 100 Hz na Redução da Gordura Localizada Abdominal Associada ao Controle da Ingestão Calórica. Revista Especialização Fisioterapia.2(2):Recife,2008.Disponível:< a=lab5>acesso em: 15/08/2015. RODRIGUES, J. F.; MORENO, G. M. M.; ALBUQUERQUE, N.B.; MARIZ, L. M. R.; MONTENEGRO, E. J. N.; MOTTA, M. A. TENS de baixa e alta frequência com longa duração de pulso não interfere na dor induzida pelo frio. Rev. Neurocienc. 18 (3): Recife,2010.Disponível:< riginal.pdf>acesso em: 20/07/2015. GARCIA, P. G.; GARCIA, F. G.; BORGES, F. B. O uso da eletrolipólise na correção de assimetria no contorno corporal pós-lipoaspiração: relato de caso. Revista Fisioterapia Ser.Ano,N4.Recife,2006.Disponível:< e:zyq6xbj1gv0j: df+&cd=1&hl=pt-br&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 15 /08/2015. ROSA, L. H.; DREHER, P. M.; ROSA, P. V. Tratamento da gordura localizada através do uso de eletrolipólise e análise de ultrasonografia. NovaFisio. 14 (71): Rio Grande do Sul, Disponível em: < GqDxpIZE7UJ: sio.com.br/artigos_cientificos/tratamento-d a-gordura-localizadaatraves-do-usodeeletrolipoliseeanalisedeultrasonografia/+&cd=1&hl=ptbr&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 28/05/2015.

OS EFEITOS DA ELETROPOLÍSE NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA. Palavras-chave: Gordura Abdominal. Eletrolipólise. Tratamento.

OS EFEITOS DA ELETROPOLÍSE NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA. Palavras-chave: Gordura Abdominal. Eletrolipólise. Tratamento. OS EFEITOS DA ELETROPOLÍSE NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA Simone da Silva Pinho 1 Email: simonepinho74@hotmail.com Flaviano Gonçalves Lopes de Souza 2 RESUMO A obesidade segundo a Organização Mundial

Leia mais

ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE ADIPOSIDADES: UMA REVISÃO

ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE ADIPOSIDADES: UMA REVISÃO ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE ADIPOSIDADES: UMA REVISÃO COSTA, Fabieli de Matos Oliveira 1 ; MALDANER, Caroline Krames¹; HANSEN, Dinara ² Palavras chave: Eletrolipólise. Eletrolipoforese, Adiposidade localizada

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Tecido adiposo. Lipodistrofia localizada. Criolipólise.

PALAVRAS-CHAVE: Tecido adiposo. Lipodistrofia localizada. Criolipólise. CRIOLIPÓLISE NA REDUÇÃO DA LIPODISTROFIA LOCALIZADA Jéssica Pereira da Silva Reis 1 Patrícia Cândida de Matos Lima Martins 2 RESUMO: A criolipólise é uma técnica não invasiva, de remodelação corporal e

Leia mais

TÍTULO: ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL

TÍTULO: ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL 16 TÍTULO: ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS

Leia mais

Método Europeu : CRIO STIM 2.0

Método Europeu : CRIO STIM 2.0 T H E R M O M A S T E R C R I O L I P Ó L I S E D E P L A C A S R E S U L T A D O S R Á P I D O S P A R A G O R D U R A E F L A C I D E Z S E M D E S C O N F O R T O E S E M H E M A T O M A S Método Europeu

Leia mais

Tecido Adiposo. Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD

Tecido Adiposo. Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD Tecido Adiposo Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD Definição É um tipo especial de tecido conjuntivo no qual se observa predominância de adipócitos Funções

Leia mais

ANÁLISE DOS EFEITOS DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ADIPOSIDADE LOCALIZADA EM REGIÃO ABDOMINAL

ANÁLISE DOS EFEITOS DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ADIPOSIDADE LOCALIZADA EM REGIÃO ABDOMINAL ANÁLISE DOS EFEITOS DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ADIPOSIDADE LOCALIZADA EM REGIÃO ABDOMINAL RESUMO Érica Ferreira Campos 1 Email: ericafcampos@gmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós Graduação Fisioterapia

Leia mais

CARLA DE SOUSA MUNHOZ CAVALHEIRO. O USO DA ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DA ADIPOSIDADE LOCALIZADA: revisão integrativa

CARLA DE SOUSA MUNHOZ CAVALHEIRO. O USO DA ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DA ADIPOSIDADE LOCALIZADA: revisão integrativa Universidade de Ribeirão Preto Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional CARLA DE SOUSA MUNHOZ CAVALHEIRO O USO DA ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DA ADIPOSIDADE LOCALIZADA: revisão integrativa RIBEIRÃO

Leia mais

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade 1 2 3 4 DCNT e alimentação Renato Heidor rheidor@usp.br A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Carboidratos: 4Kcal/g. Estoques na forma de glicogênio hepático

Leia mais

Palavras-chave: Dermato funcional, fisioterapia, tratamentos.

Palavras-chave: Dermato funcional, fisioterapia, tratamentos. 25 LVANTAMNTO DO PRFIL DOS PACINTS TRATAMNTOS MAIS UTILIZADOS M UMA CLÍNICA D DRMATO-FUNCIONAL M PLOTAS-RS Paula Cristina B. Paiva Priscila Castro Gabriela Melo de Andrade Bertran Gonçalves Coutinho RSUMO:

Leia mais

Profª. Stephani de Almeida Graduada em Fisioterapia pela Universidade São Francisco (USF) Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IBRAMED

Profª. Stephani de Almeida Graduada em Fisioterapia pela Universidade São Francisco (USF) Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IBRAMED www.ibramed.com.br/hooke r a d i o f r e q u ê n c i a Profª. Stephani de Almeida Graduada em Fisioterapia pela Universidade São Francisco (USF) Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IBRAMED

Leia mais

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo Referências Bibliográficas Livro: McArdle & Katch & Katch. Fisiologia do Exercício: Metabolismo de Lipídeos Durante o Exercício Físico Aeróbico Prof. Dr. Paulo Rizzo Ramires Escola de Educação Física e

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino. Pâncreas Endócrino. Anatomia Microscópica. Anatomia Microscópica

Fisiologia do Sistema Endócrino. Pâncreas Endócrino. Anatomia Microscópica. Anatomia Microscópica Fisiologia do Sistema Endócrino Pâncreas Endócrino Prof. Dr. Leonardo Rigoldi Bonjardim Profa. Adjunto do Depto. De Fisiologia-CCBS-UFS Material disponível em: http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br 2006

Leia mais

A ELETROLIPÓLISE PERCUTÂNEA COMO POSSIBILIDADE DE DIMINUIÇÃO DA ADIPOSIDADE EM ABDOMEN E FLANCOS

A ELETROLIPÓLISE PERCUTÂNEA COMO POSSIBILIDADE DE DIMINUIÇÃO DA ADIPOSIDADE EM ABDOMEN E FLANCOS A ELETROLIPÓLISE PERCUTÂNEA COMO POSSIBILIDADE DE DIMINUIÇÃO DA ADIPOSIDADE EM ABDOMEN E FLANCOS The percutaneous electric how the possibility of decline and abdomen adiposity in flanks Pâmela Billig Mello-Carpes

Leia mais

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS Tiroxina Epinefrina (adrenalina) Glucagon Insulina Hormônios esteroides: Cortisol (Suprarenal) Progesterona Testosterona Estradiol Aldosterona

Leia mais

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Alterações Metabólicas Durante o Exercício na Gestação Durante a gestação as alterações são direcionadas para a manutenção da gestação

Leia mais

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO.

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. BOTTOMSUP.COM.BR O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. + RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. PROCEDIMENTO NÃO INVASIVO INDOLOR SEGURO RECUPERAÇÃO

Leia mais

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo energético: vias metabólicas de fornecimento de energia

Leia mais

EFEITOS DA ELETROLIPOLISE NA ADIPOSIDADE ABDOMINAL revisão

EFEITOS DA ELETROLIPOLISE NA ADIPOSIDADE ABDOMINAL revisão REVISÃO DE LITERATURA EFEITOS DA ELETROLIPOLISE NA ADIPOSIDADE ABDOMINAL revisão Rodrigo Marcel Valentim da Silva*, Franciane Batista Basilio**, Mariana Gurgel Nóbrega***, Clarissa Raquel Beserra de Medeiros***

Leia mais

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD

BE066 - Fisiologia do Exercício BE066 Fisiologia do Exercício. Bioenergética. Sergio Gregorio da Silva, PhD BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos Definir Energia Descrever os 3 Sistemas Energéticos Descrever as diferenças em Produção de Energia Bioenergética Estuda

Leia mais

ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE MEDIDAS ABDOMINAIS: UM ESTUDO DE CASO

ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE MEDIDAS ABDOMINAIS: UM ESTUDO DE CASO ELETROLIPÓLISE NA REDUÇÃO DE MEDIDAS ABDOMINAIS: UM ESTUDO DE CASO ELIANA NUNES DA SILVA, EMILIANA ELIAS CAMBOIM, EDINEIDE NUNES DA SILVA, ANA MARIA BRAGA DE OLIVEIRA, ADILVANIA FERREIRA DA COSTA (ORIENTADORA).

Leia mais

Aula4 TECIDO ADIPOSO. Rosilene Calazans Soares

Aula4 TECIDO ADIPOSO. Rosilene Calazans Soares Aula4 TECIDO ADIPOSO META Apresentar conceitos, classifi cação e características gerais do tecido adiposo, além de mostrar a descrição histológica deste tecido e associá-la as suas funções. OBJETIVOS Familiarizar

Leia mais

EFEITOS DA ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL EM MULHERES QUE PRATICAM ATIVIDADE

EFEITOS DA ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL EM MULHERES QUE PRATICAM ATIVIDADE EFEITOS DA ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL EM MULHERES QUE PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA : UMA REVISÃO DA LITERATURA Jessica Julienne Soares da Silva¹, Érica Fernanda Oliveira

Leia mais

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina ou adrenalina Estímulos para a secreção de epinefrina: Perigos reais ou imaginários Exercício físico

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida Parte 3. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida Parte 3. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos A química da vida Parte 3 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Lipídios: I Características gerais; II Classificação de lipídios; Lipídios: I Características

Leia mais

Sistema de Ondas Moduladas

Sistema de Ondas Moduladas Sistema de Ondas Moduladas A Euro Medica é uma empresa Brasileira que importa e distribui equipamentos de alta qualidade produzidos dentro do padrão ISO 13485, por empresas certificadas em Boas Práticas

Leia mais

Prof. Dra. Bruna Oneda

Prof. Dra. Bruna Oneda Hipertrofia Muscular Prof. Dra. Bruna Oneda Hipertrofia muscular A hipertrofia de fibras musculares individuais, com o treinamento de força, é resultante de um aumento da síntese de proteínas musculares,

Leia mais

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Com a participação de enzimas Aula sobre enzimas... Com a participação de hormônios como

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E ADOLESCÊNCIA OMS: 10 a 19 anos Estatuto da criança e do adolescente:

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos DISTÚRBIOS DESEQUILÍBRIOS HOMEOSTÁTICOS Anorexia nervosa: Distúrbio crônico caracterizado pela

Leia mais

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade

Leia mais

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Departamento de Educação Física NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES Disciplina Nutrição aplicada à Educação Física e ao Esporte Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior HISTÓRICO

Leia mais

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão

Leia mais

DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS

DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS - A maior parte das gorduras da dieta são predominantemente triacilglicerois 80% Função da bile: Sais biliares Quebra a gordura, aumentando a área total disponível à ação enzimática

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes REFERÊNCIA: Bioquímica Ilustrada - Champe ESTÁGIOS DO CATABOLISMO

Leia mais

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 HIPOTALAMO Neuronios do hipotalamo sintetizam TRH (hormonio tireotrofico) Sistema portahipotalamico hipofisario TRH estimula a sintese e secreacao de TSH (hormonio

Leia mais

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail:

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: andrea@salesiano-ata.br 1 A Obesidade Definida como doença crônica caracterizada pelo excesso de peso corporal Decorre na maior parte dos casos de um desequilíbrio

Leia mais

INCI Name: Citrus Aurantium Amara Fruit Extract, Caffeine, Lecithin, Alcohol, Pentylene Glycol, Aqua/Water

INCI Name: Citrus Aurantium Amara Fruit Extract, Caffeine, Lecithin, Alcohol, Pentylene Glycol, Aqua/Water Amarashape Tecnologia em combinação efetiva para delinear formas INCI Name: Citrus Aurantium Amara Fruit Extract, Caffeine, Lecithin, Alcohol, Pentylene Glycol, Aqua/Water A gordura é armazenada no tecido

Leia mais

ELETROANALGESIA (BAIXA FREQUÊNCIA T.E.N.S.) Prof. Thiago Yukio Fukuda

ELETROANALGESIA (BAIXA FREQUÊNCIA T.E.N.S.) Prof. Thiago Yukio Fukuda ELETROANALGESIA (BAIXA FREQUÊNCIA T.E.N.S.) Prof. Thiago Yukio Fukuda FISIOLOGIA DA DOR EXPERIÊNCIA SENSORIAL E EMOCIONAL DESAGRADÁVEL ASSOCIADA COM UM DANO TISSULAR REAL OU POTENCIAL Merskey, 1990 Resumo

Leia mais

Compostos orgânicos Lipídios. Professor Thiago Scaquetti de Souza

Compostos orgânicos Lipídios. Professor Thiago Scaquetti de Souza Compostos orgânicos Lipídios Professor Thiago Scaquetti de Souza Lipídios Os lipídios são compostos orgânicos caracterizados por serem oleosos ou gordurosos, insolúveis em água e solúveis em solventes

Leia mais

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT Efeitos das ondas de choque piezoelétricas em gordura localizada abdominal Estudo de caso 1ª. parte Ensaio clinico randomizado e cego: OBJETIVOS - Verificar o efeito

Leia mais

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle 1 2 3 4 5 6 7 8 9 -A luz de wood é um método de observação para diagnóstico de determinadas superfícies, através de uma luz fluorescente, possibilitando um preciso

Leia mais

Eletroestimulação em tratamento de doenças

Eletroestimulação em tratamento de doenças Eletroestimulação em tratamento de doenças Introdução à Eletrónica Médica João Pedro Mora nº36316 Eletroestimulação AEletroestimulaçãoconsiste na estimulação de fibras nervosas através de impulsos elétricos

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO TÍTULO: ANÁLISE DE ALTERAÇÕES METABÓLICAS LIPÍDICAS DE PACIENTES EM SEGUIMENTO CLÍNICO NO AMBULATÓRIO DE ENDOCRIONOLOGIA NO HOSPITAL ELECTRO BONINI UNAERP CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Monitoria 10 - Biomoléculas

Monitoria 10 - Biomoléculas Monitoria 10 - Biomoléculas 1. O modelo chave-fechadura, ilustrado no mangá, é uma analogia bem-sucedida para explicar a maneira como as enzimas interagem com os substratos. Explique de maneira simples,

Leia mais

Para se chegar no que a eletroacupuntura é hoje, temos diversos históricos com o uso de correntes elétricas em tratamentos médicos.

Para se chegar no que a eletroacupuntura é hoje, temos diversos históricos com o uso de correntes elétricas em tratamentos médicos. Esse guia tem como principal objetivo auxiliar profissionais e estudantes da área da Medicina Tradicional Chinesa a se familiarizar com o uso da eletroacupuntura. Durante os meus anos de atuação na área,

Leia mais

08/08/2016.

08/08/2016. alexandre.personal@hotmail.com www.professoralexandrerocha.com.br 1 A Fisiologia do Exercício é a área de conhecimento derivada da Fisiologia, é caracterizada pelo estudo dos efeitos agudos e crônicos

Leia mais

CRIOFREQUÊNCIA: A Sinergia entre a Radiofrequência 1050w e frio -10graus. Dra. Priscila Ferrari

CRIOFREQUÊNCIA: A Sinergia entre a Radiofrequência 1050w e frio -10graus. Dra. Priscila Ferrari CRIOFREQUÊNCIA: A Sinergia entre a Radiofrequência 1050w e frio -10graus Dra. Priscila Ferrari INSTAGRAM @pri_ferrari : HISTÓRIA DA RADIOFREQUÊNCIA : : 2002 1º FDA para foto rejuvenescimento Thermacool

Leia mais

PROBLEMAS NUTRICIONAIS EM CÃES E GATOS OBESIDADE VISÃO GERAL

PROBLEMAS NUTRICIONAIS EM CÃES E GATOS OBESIDADE VISÃO GERAL PROBLEMAS NUTRICIONAIS EM CÃES E GATOS OBESIDADE VISÃO GERAL Prof. Roberto de Andrade Bordin DMV, M.Sc. Setor de Nutrição e Metabolismo Animal Medicina Veterinária Universidade Anhembi Morumbi São Paulo,

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO Taxa metabólica rato coelho homem vaca elefante Peso corporal 6CO 2 + 12H 2 O luz C 6 H 12 O 6 + 6H 2 O + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O energia de oxidação

Leia mais

Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas

Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas COLESTEROL Estabiliza o arranjo linear dos ácidos graxos saturados das membranas. Origem do colesterol ENDÓGENA EXÓGENA Como ocorre a síntese do colesterol?

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1 1 OS EFEITOS DA CARBOXITERAPIA NAS ESTRIAS ALBAS EM GLÚTEOS DE MULHERES JOVENS Amanda de Souza, Patrícia Damasceno da Silva*, Tereza Cristina dos Reis Ferreira**. *Fisioterapeutas, **Docente do CESUPA

Leia mais

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Bioquímica Lipídios Aula 2 Estrutura de Lipídios Os lipídios apesar de quimicamente diferentes entre si, exibem como característica definidora e comum a insolubilidade

Leia mais

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes Laserterapia indicações: Laser vermelho / Infravermelho Reparo tecidual (cutâneo, tendíneo, muscular, neural e ósseo): estimula a angiogênese, aumento da microcirculação local, indução da atividade mitótica

Leia mais

Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302)

Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302) Disciplina Fisiologia veterinária I (VET 302) Prof. Bruna Waddington de Freitas Médica Veterinária bruna.freitas@ufv.br 1 Bibliografia Básica REECE, W. O. Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos. 12 a

Leia mais

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Os lipídeos são armazenados em grandes quantidades como triglicerídeos neutros altamente insolúveis, tanto nos vegetais como nos animais. Eles podem

Leia mais

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios

Leia mais

Prática Clínica Nutrição Esportiva

Prática Clínica Nutrição Esportiva Estratégias nutricionais para perda, manutenção e ganho de peso Profa. Raquel Simões Prática Clínica Nutrição Esportiva Manutenção do peso Saúde Desempenho esportivo Perda de peso (mais comum) Estética

Leia mais

Insulino-resistência e obesidade

Insulino-resistência e obesidade 62 Manual sobre Insulino-resistência Insulino-resistência e obesidade A associação de obesidade visceral com resistência à insulina, hipertrigliceridemia, aumento da apolipoproteína B, aumento das LDL

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Endócrina O Pâncreas Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde

Leia mais

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 - CRIOfrequência - (HIMFU) ultracavitação MULTIFOCAL high intensity multifocal ultrasound O uso de novas tecnologias, nos proporcionou fazer um equipamento mais inteligente,

Leia mais

CICLO DA VIDA CONCEPÇÃO

CICLO DA VIDA CONCEPÇÃO CICLO DA VIDA CONCEPÇÃO AVALIAÇÃO NUTRICIONAL Calculo de IMC e CA Prof. Rosane Avaliação Nutricional O processo de avaliação inclui duas fases:seleção e avaliação. Seleção Identificar os pacientes em risco

Leia mais

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA FROZ, Maria Garcia 1 ; GIACOMOLLI, Cristiane 2 Palavras-Chave: Celulite. Definições. Avaliação. Tratamento. Introdução Não há dúvida que o mundo está em constante

Leia mais

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação.

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação. Camila Fernandes e Silva 1 ; Roberta de Melo Teixeira² ; Antônia Célia Sales Melo³ ; Patrícia Froes Meyer 4 1- Universidade Potiguar (camilaf.med@gmail.com). 2- Universidade Potiguar (robertamelot@hotmail.com).

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON 1) O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o Esses hormônios

Leia mais

Curso: Nutrição. Disciplina: Avaliação Nutricional Professora: Esp. Keilla Cardoso Outubro/2016

Curso: Nutrição. Disciplina: Avaliação Nutricional Professora: Esp. Keilla Cardoso Outubro/2016 Curso: Nutrição Disciplina: Avaliação Nutricional Professora: Esp. Keilla Cardoso Outubro/2016 ANTROPOMETRIA CIRCUNFERÊNCIAS CIRCUNFERÊNCIAS Finalidade das Medidas de Circunferências Podem representar:

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares.

A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares. A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares. A energia que precisamos para realização de processos celulares,

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia. Vários factores contribuem para o apare

A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia. Vários factores contribuem para o apare Diabetes Mellitus Tipo I Licenciatura em Bioquímica 1º ano 2005/2006 Duarte Nuno Amorim dos Santos A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia.

Leia mais

EXERCÍCIO FÍSICO COM ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DISLIPIDÊMICOS

EXERCÍCIO FÍSICO COM ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DISLIPIDÊMICOS EXERCÍCIO FÍSICO COM ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DISLIPIDÊMICOS CINTIA AREND POZZATTI MILESI 1 ANA VALQUIRIA DA FONTOURA CORNEL 2 ROSELIANE NAZARÉ AMARAL DOS SANTOS 3 CATI RECKERBERG AZAMBUJA 4 RESUMO

Leia mais

ESTUDO DO PERFIL LIPÍDICO DE INDIVÍDUOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDOPOLIS/SP

ESTUDO DO PERFIL LIPÍDICO DE INDIVÍDUOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDOPOLIS/SP PALAVRAS-CHAVE Lipídios, Dislipidemias, Lipidograma CONEXÃO ESTUDO DO PERFIL LIPÍDICO DE INDIVÍDUOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDOPOLIS/SP Alyne Maia Silva 1 Jéssica Fontoura Junqueira 1 Tatiane Kelly Correa

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CONTROLE DAS FUNÇÕES DO CORPO.BIOFEEDBACK As diversas funções do corpo humano são decorrentes de processos físico-químicos que continuamente ocorrem em aproximadamente 100 trilhões

Leia mais

Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Natal/RN Fevereiro de 2011 Metabolismo do exercício Durante o exercício físico

Leia mais

Avaliação clínica da utilização do Ultra Cavity como tratamento não invasivo para redução de perimetria e modelagem corporal.

Avaliação clínica da utilização do Ultra Cavity como tratamento não invasivo para redução de perimetria e modelagem corporal. ------------------------------------------------------------- Avaliação clínica da utilização do Ultra Cavity como tratamento não invasivo para redução de perimetria e modelagem corporal. -------------------------------------------------------------

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada Nome: Alvaro Alves Filho Data: 15/09/2016 Minha Saúde Análise Detalhada Seu Peso = 83,2 kg Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 184 cm, você tem 51 anos de idade e é do sexo masculino. Seu

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada MODELO DE RELATÓRIO / Identificação de cliente: 1980M32 Data: 07/03/2016 Seu Peso = 79,0 kg Minha Saúde Análise Detalhada Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 180 cm, você tem 35 anos de idade

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

O texto acima é o início de um enunciado de questão em uma avaliação, que apresentava quatro propostas a serem solucionadas pelo aluno.

O texto acima é o início de um enunciado de questão em uma avaliação, que apresentava quatro propostas a serem solucionadas pelo aluno. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 A pele é o maior órgão do corpo. Representa aproximadamente 16% do peso corporal e desempenha inúmeras funções, entre elas protetora, sensorial,

Leia mais

TECIDOS C NJUNTIVOS. Tecido adiposo e cartilagioso

TECIDOS C NJUNTIVOS. Tecido adiposo e cartilagioso TECIDOS C NJUNTIVOS Tecido adiposo e cartilagioso TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO Predomínio de células adiposas ou adipócitos encontradas isoladas ou em pequenos grupos sendo a substância intercelular reduzida.

Leia mais

Pâncreas Endócrino Controle da glicemia

Pâncreas Endócrino Controle da glicemia Pâncreas Endócrino Controle da glicemia Curso de Odontologia da UEM Prof. Kellen Brunaldi Silverthorn (Cap. 22) Guyton (Cap. 78) O SNC é responsável por cerca de 50% da glicose diariamente consumida para

Leia mais

Predominância do componente celular % do peso corporal. Tecido muito influenciado por estímulos nervosos e hormonais

Predominância do componente celular % do peso corporal. Tecido muito influenciado por estímulos nervosos e hormonais Predominância do componente celular ADIPÓCITOS Caracterizam-se pela acumulação intracelular de gordura Tecido Adiposo Homem Mulher 15-20 % do peso corporal 20-25 % do peso corporal Tecido muito influenciado

Leia mais

Eletrolipólise e carboxiterapia no tratamento da lipodistrofia

Eletrolipólise e carboxiterapia no tratamento da lipodistrofia Eletrolipólise e carboxiterapia no tratamento da lipodistrofia Tammia Vitória Ono de Barros 1 dratammia.fisioterapeuta@gmail.com Flaviano Gonçalves Lopes de Souza 2 Pós Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional

Leia mais

LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO

LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO geral@btlportugal.pt www.btlportugal.pt Todos os direitos reservados. Apesar de todo o cuidado em fornecer informação precisa e

Leia mais

Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação

Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação 1. Um laboratório analisou algumas reações ocorridas durante o processo de digestão do amido em seres humanos.

Leia mais

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia)

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Síndrome Metabólica (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Wilson Marques da Rosa Filho 1 Síndrome Metabólica 1ª edição: maio de 2017 Síndrome Metabólica / Wilson Marques da Rosa Filho São Paulo: Perse

Leia mais

combinação para o seu corpo.

combinação para o seu corpo. A combinação para o seu corpo. A BIOSET, pautada incondicionalmente na experiência e seriedade, que há 22 anos norteiam suas ações e destacam a sua vanguarda no desenvolvimento de tecnologias e novos produtos,

Leia mais

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 - CRIOfrequência - (HIMFU) ultracavitação MULTIFOCAL high intensity multifocal ultrasound O uso de novas tecnologias, nos proporcionou fazer um equipamento mais inteligente,

Leia mais

TECIDO ADIPOSO. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia

TECIDO ADIPOSO. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia TECIDO ADIPOSO Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia ORIGEM ORIGEM ATUAL expressão do gene UPC1 Só as células que expressam o receptor gama peroxissômico ativado para proliferação (PPAγ) irão se

Leia mais

TIPOS DE ENERGIAS E FORMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO CORPO As fontes energéticas são encontradas nas células musculares e em algumas partes do co

TIPOS DE ENERGIAS E FORMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO CORPO As fontes energéticas são encontradas nas células musculares e em algumas partes do co BIOENERGÉTICA E TREINAMENTO DESPORTIVO Bioenergética é a ciência que estuda os sistemas energéticos nos organismos vivos. TIPOS DE ENERGIAS E FORMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO CORPO Os sistemas metabólicos

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

Bioenergé)ca: Intodução Nutrimentos

Bioenergé)ca: Intodução Nutrimentos Bioenergé)ca: Intodução Nutrimentos Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas Fontes de Energia Os alimentos

Leia mais

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Matéria publicada em 07 de Maio de 2014 Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes CONCEITOS BÁSICOS ESPORTISTA - Praticante de qualquer atividade física com o intuito da melhoria da saúde ou de lazer, sem se preocupar com alto rendimento. ATLETA

Leia mais

Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular

Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular Disciplina: Exercícios Físicos para Grupos Especiais Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular Prof. Dra. Bruna Oneda Principais causas de morte nos EUA Fatores de risco cardiovascular NÃO MODIFICÁVEIS

Leia mais

Concentre Coralline. Estudos: 1- Biodisponibilidade do Cálcio: Medida da penetração de diferentes fontes de cálcio nas células. Concentre Coralline:

Concentre Coralline. Estudos: 1- Biodisponibilidade do Cálcio: Medida da penetração de diferentes fontes de cálcio nas células. Concentre Coralline: Concentre Coralline É o extrato aquoso da Corallina officinalis., rico em cálcio e que oferece uma notável e imediata disponibilidade desse elemento para as células. Além do cálcio, Concentre Coralline

Leia mais

6.2. Composição das Lipoproteínas 6.3 Metabolismo do quilomícra 6.4/ 6.5/ 6.6 Metabolismo das lipoproteínas de densidade alta, baixa e muito baixa

6.2. Composição das Lipoproteínas 6.3 Metabolismo do quilomícra 6.4/ 6.5/ 6.6 Metabolismo das lipoproteínas de densidade alta, baixa e muito baixa 6.2. Composição das Lipoproteínas 6.3 Metabolismo do quilomícra 6.4/ 6.5/ 6.6 Metabolismo das lipoproteínas de densidade alta, baixa e muito baixa Lipoproteínas: São associações entre Proteínas e Lipídios

Leia mais