Aula 11. Além disso, os direitos da personalidade são intransmissíveis. Claro, por terem natureza extrapatrimonial, eles não se transferem na herança.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 11. Além disso, os direitos da personalidade são intransmissíveis. Claro, por terem natureza extrapatrimonial, eles não se transferem na herança."

Transcrição

1 Turma e Ano: Responsabilidade Civil/2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil/Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Amana Iquiene da Cunha Silva Aula 11 5) Responsabilidade civil e direitos da personalidade Os direitos da personalidade têm natureza extrapatrimonial. Ocorre que, quando um atributo do ser humano é violado, quando um direito da personalidade é violado, é aceita e utilizada pelos tribunais a condenação a uma indenização patrimonial. Vimos isso sob a perspectiva das indenizações compensatórias e das indenizações punitivas na análise do dano moral. Notem que quando o direito da personalidade, que tem natureza extrapatrimonial, é violado surge uma pretensão reparatória patrimonial. Guardem essa informação. Além disso, os direitos da personalidade são intransmissíveis. Claro, por terem natureza extrapatrimonial, eles não se transferem na herança. Atenção! Não confundam a intransmissibilidade dos direitos da personalidade- e aqui reside o link com a responsabilidade civil com o que diz o art. 12, parágrafo único e o art. 20, parágrafo único, ambos do Código Civil. Art. 12: Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei. Parágrafo único. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau. Art. 20: Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. (Vide ADIN 4815) Parágrafo único. Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer essa proteção o cônjuge, os ascendentes ou os descendentes.

2 Ambos disciplinam a tutela post mortem dos direitos da personalidade. Esses dispositivos permitem que os parentes do morto requeiram a tutela jurisdicional. Por exemplo, meu pai falece e um jornal publica: o pai do Rafael era um ladrão. Eu, filho, posso ir ao judiciário exigir que aquela publicação cesse e exigir o pagamento de 10 mil reais por danos morais? Posso. Por que é que os parentes do morto podem requerer essa tutela post mortem? Uma primeira corrente afirma que é porque os herdeiros herdaram também os direitos da personalidade do morto. Resposta errada porque os direitos da personalidade são intransmissíveis. Em alguns lugares do mundo se permite que os direitos da personalidade sejam transmitidos. Não é o caso do Brasil. Uma segunda orientação dispõe que os parentes do morto podem ir a juízo porque têm legitimidade extraordinária. Essa orientação não parece adequada, na opinião do professor, porque legitimidade extraordinária ocorre quando alguém pode pedir a tutela de direito alheio em nome próprio. Admitir essa hipótese seria admitir que alguns direitos da personalidade se mantêm após a morte, o que seria imprescindível para a defesa de direito alheio de alguém que já morreu. É isso o que acontece? Não. Não é isso o que acontece. Nós temos alguns autores no Brasil que defendem que alguns direitos da personalidade vão se manter após a morte. O professor Anderson Schreiber, por exemplo, defende essa possibilidade. A posição dele nesse sentido é bem minoritária, então você, numa prova, pode até citar a posição dele, mas de forma alguma se posicionar nesse sentido. Além disso, há uma terceira orientação, que o professor considera mais adequada, que afirma que os parentes do morto podem ir a juízo pleitear reparação por violação a direitos da personalidade do morto por terem legitimidade ordinária. Na verdade, os parentes do morto podem ir a juízo porque são eles que estão sofrendo o dano. Por exemplo, quando um jornal que publica uma manchete dizendo que meu pai era ladrão, quem está sendo atingido sou eu. Não os direitos da personalidade do meu pai morto, pois esses são intransmissíveis. Eu não estou em nome próprio requerendo tutela de direito alheio porque com a morte do meu pai os direitos da personalidade dele foram extintos também, então não há um direito alheio à ser tutelado. Indo à juízo eu estarei tutelando um direito próprio, portanto, a minha legitimidade é ordinária.

3 Isso tem relação direta com a responsabilidade civil porque traz para nós questões referentes à legitimidade ativa para a propositura de demandas de caráter indenizatório. Então, quem pode demandar? A vítima, quem sofreu o dano. Os parentes do morto podem exigir a tutela porque são eles que estão sofrendo o dano, tendo legitimidade ordinária. Se eu perguntasse a vocês como fez, por exemplo, a PGM/RJ no seu último concurso perguntando qual a diferença entre o art. 12, parágrafo único e o art. 20, parágrafo único para o art. 943, CC/02? O art. 943 é um artigo que está no capítulo da responsabilidade civil, então o paralelo entre eles existe. Art. 943, CC: O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança. Vamos associar essa determinação com os direitos da personalidade com esse viés. Por exemplo, meu pai está vivo e um jornal publica reportagem dizendo falsamente que ele é um ladrão. Tal fato viola direitos da personalidade do meu pai (imagem, honra, nome, etc.). A partir dessa violação surge para o meu pai uma pretensão reparatória que se divide em extrapatrimonial e patrimonial. Eu quero trabalhar com essa demanda patrimonial que surge. Digamos que meu pai exerce essa pretensão reparatória de natureza patrimonial contra aquele jornal e no curso da demanda ele vem a falecer. O que acontece? Se ele faleceu no curso da demanda, trata-se de uma hipótese simples de substituição processual. O espólio do meu pai assume aquela ação e depois, ocorrendo a condenação, aquele valor será devidamente partilhado entre os herdeiros. Porém, digamos que meu pai venha a falecer antes de exercer a pretensão reparatória. Essa pretensão reparatória, que decorre da violação de um direito da personalidade, não tem natureza patrimonial? Tendo essa pretensão reparatória natureza patrimonial, ela se transfere na herança. É isso que o art. 943, CC disciplina. Digamos que meu pai venha a falecer antes de exercer a pretensão reparatória. Esta, tendo natureza patrimonial, se transfere na herança. É disso que trata do art. 943, CC. A pretensão reparatória patrimonial, quando não exigida em vida, se transmite na herança. Notem bem: qual a diferença entre os art. 12, parágrafo único e art. 20, parágrafo único para o art. 943, CC? No art. 12 e no art. 20, com o meu pai já falecido, publicam que ele é ladrão, então o dano ocorre depois da morte e as vítimas são os sucessores do morto, os seus parentes, os quais terão legitimidade ordinária para buscar reparação. Já no art. 943, CC o dano ocorre com o titular do

4 direito da personalidade ainda vivo, mas ele não exerce sua pretensão reparatória em vida, transferindo-se essa pretensão por herança para seus herdeiros. Esses herdeiros do morto, mais uma vez, terão legitimidade ordinária para demandar em face daquele jornal. Eu herdarei o apartamento, o carro e também uma pretensão reparatória contra aquele jornal. É mais ou menos esse o viés. Então, os momentos em que o dano mencionado nesses artigos ocorre são distintos. O dano ocorre em momentos diferentes e as vítimas são diferentes. A diferença é basicamente essa. No art. 12 e no art. 20 a vítima é parente do morto e o dano ocorre após a sua morte, claro. No art. 943, CC o dano ocorre com a pessoa ainda viva, mas ela não exerce essa pretensão, razão pela qual ela se transfere na herança. Esse é mais ou menos o tema que junta o caráter extrapatrimonial dos direitos da personalidade com o caráter intransmissível desses direitos. Esse tema constitui uma excelente questão de prova como o fez a PGMRio. O que pode cair em provas a respeito da irrenunciabilidade dos direitos da personalidade? Quando eu digo que os direitos da personalidade são irrenunciáveis estou dizendo que o titular não pode dispor voluntariamente dos seus próprios direitos da personalidade. Por que não? Para que esses direitos sejam protegidos por violações praticadas por terceiros e por violações que poderiam vir a ser perpetradas pelo próprio titular. É por isso que os direitos da personalidade são irrenunciáveis. Isso está no art. 11, CC. Essa irrenunciabilidade é relativa. Isso quer dizer que, em algum momento, o titular poderá, sim, dispor voluntariamente de seus direitos da personalidade. Se levássemos essa característica de forma absoluta, não poderíamos fazer as coisas mais básicas da vida. Por exemplo, o professor não poderia estar dando aula online, pois estaria renunciando a seu direito de imagem ou participar de um reality show por estar abrindo mão de sua privacidade. Um ator não poderia fazer uma aula por estar violando seu direito de imagem. Um lutador não poderia participar do UFC por estar abrindo mão de sua integridade psicofísica e daí por diante. Então notem que essa irrenunciabilidade é relativa. Isso quer dizer que em algum momento o titular poderá dispor voluntariamente dos seus próprios direitos da personalidade. Em que momento isso acontece? Basicamente, quando a lei permitir. Se a lei não fala nada sobre a renúncia daquele direito específico, a doutrina criou alguns critérios para balizar essa renúncia, para balizar essa disposição.

5 A doutrina diz e não vou me aprofundar muito nisso porque não é o tema da aula que se a lei não disciplina a possibilidade de renunciar ou não renunciar àquele direito, o titular poderá sempre fazê-lo, desde que o faça em caráter relativo e temporário específico, nos limites da boa-fé e dos bons costumes. Esse é um tema para um módulo de parte geral do direito civil. Então, a priori, o titular de um direito poderá, sim, dispor dele quando a lei permitir. Um exemplo de lei que permite a renúncia, a disposição de direitos da personalidade é o art. 13 do CC, o qual trabalho com direito ao corpo. O professor quer aqui fazer um paralelo entre a irrenunciabilidade dos direitos da personalidade e o direito ao corpo na perspectiva da responsabilidade civil. É possível dispor do próprio corpo? Vejamos o que dispõe o art.13, CC: Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes. Parágrafo único. O ato previsto neste artigo será admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial. Pela leitura do art. 13 podemos concluir que é possível dispor do próprio corpo. Porém, quando é que dispor do próprio corpo é proibido? É proibido quando essa disposição causar diminuição permanente da integridade física ou quando contrariar os bons costumes. Então, em regra, é possível dispor do próprio corpo (art. 13, CC). Tanto isso é possível que o art. 13, parágrafo único e o art. 14 permitem a doação de órgãos (Doação de órgãos é outro tema bacana. Inclusive tivemos alteração recente na lei 9434/97 que fala da doação de órgãos). A disposição do próprio corpo só será proibida quando violar de forma permanente a integridade física ou contrariar os bons costumes. Por exemplo, eu não posso doar o meu coração em vida, por isso me causaria uma impossibilidade de vida. Eu também posso, por exemplo, tatuar meu corpo. Porém, tatuar uma suástica nazista, tatuar um símbolo racista, o professor acredita que viola os bons costumes. Então é preciso observar esses parâmetros para dispor do próprio corpo. Quando que dispor do próprio corpo é permitido mesmo que causando uma diminuição permanente da integridade física e mesmo contrariando os bons costumes? Quando essa disposição decorrer de uma exigência médica. Por exemplo, eu posso amputar um braço ou uma perna? A princípio, não, porque isso causa uma diminuição permanente da integridade física. No entanto, essa disposição será permitida se decorrer de exigência médica. É justamente sobre esse link que o

6 professor quer abordar porque, notem, em decorrência de uma exigência médica, o médico pode me causar uma diminuição permanente da integridade física. Qual o nome do dano que decorre de um tratamento médico? É o nosso dano Iatrogênico. O desembargador Maldonado tem um livro só sobre dano iatrogênico, que é aquele que decorre de um tratamento médico. Há alguma relação com erro médico? Nenhuma. No erro médico houve um erro de um médico que foi negligente ou imperito. No dano iatrogênico o médico não errou. Pelo contrário, o médico fez um tratamento nos moldes exigidos pelos conselhos de medicina. Aqui o médico não errou, mas ele causou um dano. Quando o médico avalia meu estado de saúde e diz que meu tratamento é amputar um braço sob pena da doença se desenvolver mais e etc., quando o médico realiza em mim uma amputação ele está causando uma redução da minha integridade física, está me causando um dano chamado de dano iatrogênico. Via de regra, o profissional médico não responde pelos danos iatrogênicos porque são danos que decorrem do regular tratamento médico. Se, por outro lado, um médico amputar um braço errado, obviamente constituirá erro médico. A pergunta da sua prova poderia ser: qual é a única hipótese em que o profissional médico responde por danos iatrogênicos? É quando ele falta com o dever de informação. Para quem não lembra, o dever de informação é imposto especificamente ao profissional médico no art. 15 do CC/02: Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica. Então, atenção! O art. 15, CC/02 permite que eu me negue a qualquer tipo de tratamento médico, a qualquer tipo de intervenção cirúrgica, mesmo que a ausência desse tratamento me leve à morte, uma vez que é bem majoritária na nossa doutrina hoje e também nas decisões judicias que o ser humano não tem o simples direito à vida; ele tem o direito a uma vida diga. Se aquela intervenção cirúrgica ou tratamento me levarem a uma vida indigna eu posso me negar a fazê-lo. Para consentir com aquele tratamento médico ou aquela intervenção cirúrgica, eu preciso saber de todas as informações relativas àquele procedimento. Eu tenho que saber o passo a passo dos procedimentos e todas as consequências de realizar ou não realizar aquele procedimento. Ou seja, é preciso que o paciente tenha um conhecimento claro e adequado daquilo.

7 Então, surge com o art. 15, CC o dever de informação para o profissional médico, dever esse que, se não cumprido, gerará para o médico o dever de indenizar os danos iatrogênicos. No TJRJ houve os primeiros casos de violação de dever de informação e dano iatrogênico. Por exemplo, homem de meia idade procura médico renomado para tratamento de um câncer de próstata. O tratamento prescrito foi a retirada de parte da próstata, o que acarretou impotência sexual para o paciente. O homem foi curado do câncer, mas ficou impotente. O paciente propôs uma ação por danos morais em face daquele médico porque o profissional descumpriu o seu dever de informação, não informando o paciente acerca da impotência. O paciente poderia se negar ao tratamento de câncer sabendo do risco de ficar impotente? Poderia, pois ele não tem apenas direitos à vida; tem direito a uma vida digna. Se ele entende que é melhor viver 3 meses sem estar impotente do que 30 anos estando impotente é problema dele. É a ponderação que cada um faz sobre a própria vida. Sendo assim, o médico tem que lhe dar todas as informações claras e adequadas sobre esse procedimento. É por isso que hoje é comum, em qualquer tipo de procedimento médico, a necessidade de assinatura de um termo de consentimento em que a pessoa afirma estar ciente de todas as repercussões do procedimento que será feito. O STJ já se posicionou no sentido de que o termo de consentimento faz cumprir o dever de informação que cabe ao profissional médico. Esses são temas dos direitos da personalidade que tangenciam a responsabilidade civil, sobretudo nessa questão do dano iatrogênico, pois, dependendo da prova que você for fazer, isso é importantíssimo.

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE -

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 06 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS

Leia mais

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Direitos da Personalidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DIREITOS DE PERSONALIDADE: Cláusula geral constitucional que embasa os direitos de personalidade:

Leia mais

Aula 04. Parte Geral. I Pessoas (continuação)

Aula 04. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 04 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 04 Parte Geral I Pessoas (continuação) 1. Pessoa Natural 1.3. Direitos da Personalidade

Leia mais

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald ESTÁCIO-CERS DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL Prof. Nelson Rosenvald TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA Compreensão histórica e política do direito privado. As novas formas de exteorização do Direito Civil. 1)

Leia mais

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques Noções de Direito Civil Professora Ana Carla Ferreira Marques E-mail: anacarlafmarques86@gmail.com P A R T E G E R A L LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE Responsabilidade Civil Aplicada à Diversidade, Religiosidade e Sexualidade - Aula n.71 1 Responsabilidade civil É necessário a existência de dano ou prejuízo para a configuração

Leia mais

Aula 05. Parte Geral. I Pessoas (continuação)

Aula 05. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 05 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 05 Parte Geral I Pessoas (continuação) 1. Pessoa Natural 1.3. Direitos da Personalidade

Leia mais

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase Direitos da Personalidade 1) FCC Procurador - TCE-RO (2010) A morte presumida a) não existe no ordenamento jurídico pátrio.

Leia mais

DIREITOS DA PERSONALIDADE

DIREITOS DA PERSONALIDADE DIREITOS DA PERSONALIDADE CONCEITO São direitos essenciais ao desenvolvimento da pessoa humana em suas dimensões física, psicológica e espiritual, tais como: direito à vida, à privacidade, à honra, a liberdade,

Leia mais

Aula 07. 4) Danos. Para fechar o capítulo dos danos cabe falarmos dos danos morais.

Aula 07. 4) Danos. Para fechar o capítulo dos danos cabe falarmos dos danos morais. Turma e Ano: Responsabilidade Civil/2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil/Aula 07 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Amana Iquiene da Cunha Silva Aula 07 4) Danos Para fechar o capítulo

Leia mais

Aula 5 Direitos da Personalidade: Por Marcelo Câmara

Aula 5 Direitos da Personalidade: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1 texto Teoria dos direitos da personalidade: 1.1 - Diferença entre personalidade e direitos da personalidade: 1.2 Características: 1.3- Previsões legais dos direitos

Leia mais

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias.

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias. Turma e Ano: Responsabilidade Civil/2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil/Aula 010 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Amana Iquiene da Cunha Silva Aula 10 II) Temas específicos 2) Responsabilidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL I

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL I CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL I MONITOR: Fabrício Marcelino de Lima PROFESSORA: Carla Schons de Lima *** Todo o conteúdo desse encontro de

Leia mais

Aula 02. Art. 10. Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida.

Aula 02. Art. 10. Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida. Turma e Ano: Estatuto da Pessoa com Deficiência / 2016 Matéria / Aula: Estatuto do Deficiente parte II / 2 Professor: Rafael da Mota Monitor: Lívia Dias Bria Aula 02 Continuando o estudo do Estatuto do

Leia mais

PROVA TRT 5ª Região Bahia 2013

PROVA TRT 5ª Região Bahia 2013 PROVA TRT 5ª Região Bahia 2013 Olá amigos do Estratégia! Vamos comentar as questões de Direito Civil do concurso do TRT 5ª Região Bahia - Analista Judiciário (área judiciária e oficial de justiça). - Prova

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

Aula 01. Parte Geral. I - Pessoas. A personalidade pode ser conceituada em duas acepções:

Aula 01. Parte Geral. I - Pessoas. A personalidade pode ser conceituada em duas acepções: Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 01 Parte Geral A parte geral do Código Civil é dividida em três partes: (i)

Leia mais

Revista Trimestral de Direito Civil RTDC. Diretor: Gustavo Tepedino. Conselho Editorial. Coordenador Editorial: Bruno Lewicki.

Revista Trimestral de Direito Civil RTDC. Diretor: Gustavo Tepedino. Conselho Editorial. Coordenador Editorial: Bruno Lewicki. EDITORA PADMA LTDA Presidente: Osmundo Lima Araújo Revista Trimestral de Direito Civil RTDC Ano 12, vol 46, abril a junho de 2011 ISSN 1518-2010 Diretor: Gustavo Tepedino Conselho Editorial António Pinto

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão legítima. ROTEIRO! Introdução! Ordem de vocação hereditária! Herdeiros necessários! Sucessão por cabeça e por estirpe! Direito de transmissão

Leia mais

Quais os três conceitos fundamentais do direito processual?

Quais os três conceitos fundamentais do direito processual? Quais os três conceitos fundamentais do direito processual? Jurisdição + Ação ( e defesa) + Processo Qual o conceito de ação? AÇÃO= direito ( ou poder) de exigir do Estado o exercício da atividade jurisdicional

Leia mais

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV)

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) 1/13 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) PLANO DE AULA AULA 03 SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 6. Transmissão da Herança

Leia mais

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PERSONALIDADE JURÍDICA, CAPACIDADE E LEGITIMAÇÃO...5 Sujeitos da Relação Jurídica...6 2. COMEÇO DA PERSONALIDADE NATURAL E PERSONALIDADE JURÍDICA

Leia mais

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade)

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 03 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) 4. Direito

Leia mais

RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS.

RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Renato Albuquerque Coordenação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Transmissão da Posse: a) Causa mortis: Neste caso, a posse é transferida no cos junto da universalidade

Leia mais

PARTE GERAL. A pessoa jurídica pode titularizar direitos da personalidade? Vide enunciado 286 CJF, artigo 52 do CC e súmula 227 do STJ.

PARTE GERAL. A pessoa jurídica pode titularizar direitos da personalidade? Vide enunciado 286 CJF, artigo 52 do CC e súmula 227 do STJ. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 03 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva PARTE GERAL PESSOA NATURAL Personalidade 1. Conceito:

Leia mais

O DIREITO À PRIVACIDADE E PROTEÇÃO AOS DADOS PESSOAIS NO BRASIL. Apresentação: Marcel Leonardi e Omar Kaminski

O DIREITO À PRIVACIDADE E PROTEÇÃO AOS DADOS PESSOAIS NO BRASIL. Apresentação: Marcel Leonardi e Omar Kaminski O DIREITO À PRIVACIDADE E PROTEÇÃO AOS DADOS PESSOAIS NO BRASIL Apresentação: Marcel Leonardi e Omar Kaminski Invasão da privacidade x Evasão da privacidade No futuro, todos serão famosos por 15 minutos.

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. JURISDIÇÃO Aspectos gerais Sociedade, lei, desobediência e sanção. Tripartição de Poderes: independência com harmonia. CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,

Leia mais

Conteúdo: Direitos da Personalidade - Direito ao Nome. Pessoa Jurídica.

Conteúdo: Direitos da Personalidade - Direito ao Nome. Pessoa Jurídica. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 08 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade - Direito ao Nome. Pessoa Jurídica. 4. Espécies de Direitos

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

Direitos da Personalidade

Direitos da Personalidade CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Direitos da Personalidade Período 2010 2016 1) ESAF - Analista de Finanças e Controle CGU (2012) Quanto à pessoa natural, personalidade, capacidade e direitos

Leia mais

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua

Leia mais

Dano. Perda de uma chance

Dano. Perda de uma chance DANO 1. Conceito - Há responsabilidade sem culpa? > e sem dano? - O que é o dano? Dano Patrimonial Moral Estético Novos danos Emergente Lucro cessante Perda de uma chance 2. Dano patrimonial 2.1. Dano

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se:

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se: Personalidade É a aptidão genérica para ser titular de direitos contrair deveres. Pergunta-se: os animais possuem personalidade? 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º A personalidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

Direitos da Personalidade. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Direitos da Personalidade. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Direitos da Personalidade Direitos da Personalidade São direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe é próprio, ou seja, a vida, a integridade, a liberdade, a sociabilidade, a reputação ou honra,

Leia mais

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL 2018 DIREITO CIVIL Alcione Ferreira e Fabiana Reis Brandão Nunes Carneiro - provas aplicadas nos anos de 2012 e 2014 pela autora Alcione Ferreira. Dentre

Leia mais

Prescrição e Decadência Aula 01

Prescrição e Decadência Aula 01 Curso/Disciplina: Direito Civil (Parte Geral) Aula: e 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Ítalo Albanês Oliveira Bernardo e Aula 01 1. Introdução e O tema e gera bastantes discussões no meio acadêmico.

Leia mais

Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula / facebook: Rafael da Mota Mendonça

Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula / facebook: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Flex B ( 2014 ) Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula 01 Professor: Rafael da Mota Mendonça E-mail: rafaeldamota@gmail.com / facebook: Rafael da Mota Mendonça

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Aula 04. Ação. Como direito a jurisdição. Refere-se à ação mencionada no art. 5º, XXXV da CRFB (inafastabilidade do controle jurisdicional).

Aula 04. Ação. Como direito a jurisdição. Refere-se à ação mencionada no art. 5º, XXXV da CRFB (inafastabilidade do controle jurisdicional). Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Ação. Acepções da Palavra Ação. Teorias do Direito de Ação. Condições da Ação. Teoria da Asserção / 04 Professor: Edward Carlyle Monitora:

Leia mais

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Sucessões Prof. Marcio Pereira Sucessões (art. 1.784 do CC) É a transmissão de bens, direitos e obrigações de uma pessoa para outra que se dá em razão de sua morte. Aberta a successão,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL

INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL I INTRODUÇÃO SUMÁRIO II DESENVOLVIMENTO 1. Da pessoa natural a. conceito b. personalidade e capacidade c. incapacidade civil d. direitos da personalidade e. individualização

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS AULA 16 RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS ERRO DE DIAGNÓSTICO 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação).

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). O juiz mandará publicar edital na internet por três meses ou não sendo

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes,

31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, 31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, (A) consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o

Leia mais

Direito Civil. Informativos STF e STJ (julho/2017)

Direito Civil. Informativos STF e STJ (julho/2017) Direito Civil Informativos STF e STJ (julho/2017) Professor Rafael da Mota www.masterjuris.com.br INFORMATIVO 605 TEMA: Ação civil pública. Cobrança de expurgos inflacionários em caderneta de poupança.

Leia mais

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 22) 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução ao erro) A boa-fé do anunciante

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores.

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Parte Geral. Aula: Fatos jurídicos. Professor (a): Rafael da Mota Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 36 Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO No rol de princípios constitucionais aplicáveis ao direito penal encontram-se: 1. Princípio da presunção de inocência ; 2. Princípio da responsabilidade pessoal

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

AULA 19. Ilícito praticado por ação, a responsabilidade é individual.

AULA 19. Ilícito praticado por ação, a responsabilidade é individual. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professor: Leandro Antunes Monitor: André Manso AULA 19 Da responsabilidade Qualquer ato praticado pelo administrador que venha a prejudicar

Leia mais

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde AULA 11 ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a avaliação de um médico

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1 Prof ª. Taíse Sossai - Sucessão legítima: opera por força da lei (arts. 1.829 e 1.790) - Impositiva: Havendo herdeiros

Leia mais

I) PERSONALIDADE: 2. Início da Personalidade: 1) Teoria Natalista. 2) Teoria Concepcionista. 3) Teoria da Personalidade Condicionada

I) PERSONALIDADE: 2. Início da Personalidade: 1) Teoria Natalista. 2) Teoria Concepcionista. 3) Teoria da Personalidade Condicionada Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 04 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: I) Personalidade: Início da Personalidade: Teoria Concepcionista; Teoria da Personalidade

Leia mais

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: 1. A PROVA É INDIVIDUAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática em Direito de Família e Sucessões: a) Ordem Vocacional: O cônjuge sobrevivente concorre

Leia mais

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P AÇÃO PENAL Tratado nos artigos 100 a 106 do CP. Conceito: Direito de exigir do Estado a aplicação da norma penal ao infrator. É o ius puniendi do Estado. CLASSIFICAÇÃO Conhecimento Cautelar Execução Art.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase Período 2010-2016 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE/TO - 2012 Jair, dirigindo de maneira imprudente, causou a

Leia mais

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade Direito Civil Existência, Personalidade e Capacidade Código Civil A parte geral do Código Civil subdivide-se em três livros: Pessoas: trata dos sujeitos da relação jurídica. Bens: trata dos objetos da

Leia mais

L. dos Crimes Ambientais 9605/98

L. dos Crimes Ambientais 9605/98 L. dos Crimes Ambientais 9605/98 Penas aplicáveis às PJs: I - multa; II - restritivas de direitos; III - prestação de serviços à comunidade. L. dos Crimes Ambientais 9605/98 PRDs para PJs I - suspensão

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA (FCC TRT/20ª Região/SE

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br. A transação na reclamação trabalhista. José Celso Martins*

BuscaLegis.ccj.ufsc.br. A transação na reclamação trabalhista. José Celso Martins* BuscaLegis.ccj.ufsc.br A transação na reclamação trabalhista José Celso Martins* A utilização do procedimento arbitral para solução de questões trabalhistas tem sido rejeitada em algumas decisões proferidas

Leia mais

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Introdução: A responsabilidade civil surge pela prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos da responsabilidade civil. Surge assim, a responsabilidade

Leia mais

Responsabilidade Internacional do Estado

Responsabilidade Internacional do Estado Responsabilidade Internacional do Estado Profª. Alice Rocha 1. Noção geral Representa a obrigação de cumprir com os compromissos internacionalmente assumidos e, ainda, o dever de não causar dano. OU SEJA

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Princípios que Regem o Processo Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 007 III. Inquérito Policial... 009 IV. Processo e Procedimento... 015 V.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Posse e Propriedade: Direitos das Coisas Direito à Posse Direito Real Propriedade OBS: Não se vende o que

Leia mais

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PERSONALIDADE JURÍDICA, CAPACIDADE E LEGITIMAÇÃO...5 Sujeitos da Relação Jurídica...6 2. COMEÇO DA PERSONALIDADE NATURAL E PERSONALIDADE JURÍDICA

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 21/03/2018. Observe o Enunciado dos juízes das Varas de Família do Estado de São Paulo!!! 1 Passa a ser

Leia mais

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1 -texto A PESSOA NATURAL: 1.1 Pessoas reconhecidas pela ordem jurídica: naturais e jurídicas. 1.2 A personalidade jurídica: modos de aquisição e perda. 1.2.1 Docimasia

Leia mais

Jurisdição e dos meios alternativos de solução de conflito de interesses: princípio da jurisdição, espécies de jurisdição, arbitragem e mediação.

Jurisdição e dos meios alternativos de solução de conflito de interesses: princípio da jurisdição, espécies de jurisdição, arbitragem e mediação. Aula 05 Jurisdição e dos meios alternativos de solução de conflito de interesses: princípio da jurisdição, espécies de jurisdição, arbitragem e mediação. 1. Da jurisdição e da ação A jurisdição civil é

Leia mais

ELPÍDIO DONIZETTI NUNES, brasileiro, casado, Desembargador aposentado do TJMG, jurista e advogado

ELPÍDIO DONIZETTI NUNES, brasileiro, casado, Desembargador aposentado do TJMG, jurista e advogado O EX-CONSELHEIRO DO CNJ, JEFFERSON KRAVCHYCHIN, EM VOTO PROFERIDO EM 24/05/2011, FALTA COM A VERDADE A RESPEITO DAS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE A EX-MULHER D0 DESEMBARGADOR ELPIDIO DONIZETTI FOI NOMEADA ASSESSORA

Leia mais

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19 AULA 19 Tópicos da aula de hoje Sigilo Médico Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde A quebra do sigilo médico enseja ação indenizatória por dano moral

Leia mais

Continuando o estudo de sucessão legítima

Continuando o estudo de sucessão legítima Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: 37 Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 37 Continuando o estudo de sucessão legítima Continuando o estudo de sucessão

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 SUMÁRIO Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 1.1. Conceituação e o objeto da sucessão hereditária... 21 1.2. Da abertura da sucessão... 23 1.3. A morte no ordenamento jurídico brasileiro...

Leia mais

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Obrigações) Aula: Teoria do Adimplemento: Compensação. Confusão. Remissão. Transação e compromisso 17 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

Coordenador José Roberto Mello Porto JUIZ ESTADUAL VUNESP

Coordenador José Roberto Mello Porto JUIZ ESTADUAL VUNESP Coordenador José Roberto Mello Porto JUIZ ESTADUAL VUNESP 2018 1 DIREITO CIVIL 1. DAS PESSOAS 1. (Vunesp/TJ/MT/Juiz/2009) Editora lança livro narrando a biografia de cantor famoso, já falecido. Na obra,

Leia mais

1. Aprecie a validade do casamento de António e Branca (2 valores).

1. Aprecie a validade do casamento de António e Branca (2 valores). I 1. Aprecie a validade do casamento de António e Branca (2 valores). O casamento de António é válido, ainda que se mantenham limitações à capacidade de exercício deste em matéria de administração dos

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Prescrição Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NOÇÕES GERAIS SOBRE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA O decurso de tempo é fato natural capaz de criar

Leia mais

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública:

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública: Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal - Parte Especial Aula: 62 - Usurpação de Função Pública (Parte II) e Resistência. Professor(a): Marcelo Uzêda Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Poder Familiar e Direito à Convivência Familiar e Comunitária Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 19, ECA: É direito da criança e do adolescente

Leia mais

Aula 04. Observe que na responsabilidade civil contratual os contratantes possuem entre si um vínculo jurídico.

Aula 04. Observe que na responsabilidade civil contratual os contratantes possuem entre si um vínculo jurídico. Turma e Ano: Responsabilidade Civil/2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil/Aula 4 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Amana Iquiene da Cunha Silva Aula 04 Na aula de hoje vamos dar prosseguimento

Leia mais

Redes Sociais da Internet Módulo II

Redes Sociais da Internet Módulo II INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Redes Sociais da Internet Módulo II Oficina de Comunicação Internet e Redes Sociais A Educação Digital na Escola Casa real e a casa virtual Para começar:

Leia mais

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem Enunciado aula de defesa Processo Civil Lupicínio, em 2000, realizou doação de um de seus imóveis ao sobrinho Ticio com a finalidade de permitir que ele pudesse realizar casamento com Aurélia, constando

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais