PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR E AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR E AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)"

Transcrição

1 PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR E AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP) NORONHA, Elias Oliveira 1 ; FCT UNESP Presidente Prudente noronhaunesp@gmail.com HESPANHOL, Rosângela Ap. de Medeiros 2 ; FCT UNESP Presidente Prudente medeiroshespanhol@yahoo.com.br Introdução O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de reprodução social e econômica desenvolvidas por pequenos produtores rurais familiares localizados no Município de Presidente Prudente-SP. Tais estratégias compreendem: a combinação de atividades agropecuárias no interior da unidade produtiva; a diversificação dos canais de comercialização agrícola; e, no período mais recente, o desenvolvimento da pluriatividade. Para a realização deste trabalho, partimos da hipótese de que é a adoção desse conjunto de estratégias que tem possibilitado a manutenção da família rural no campo, tendo em vista o grau de competitividade do setor, a falta de alternativas de emprego e as dificuldades encontradas no âmbito da produção, da comercialização e da assistência técnica. Os procedimentos de pesquisa adotados tiveram como base inicial uma revisão bibliográfica sobre a perspectiva da produção agrícola familiar. Posteriormente, se fez importante a elaboração e aplicação de questionário junto a quarenta produtores rurais situados na porção norte do perímetro urbano do referido município. O Município de Presidente Prudente e a dinâmica agropecuária O município de Presidente Prudente está localizado na porção sudoeste do Estado de São Paulo, cuja formação socioespacial apresenta características similares à brasileira, destacando a reprodução da estrutura fundiária, por meio da concentração de terras e, o 1 Aluno do Curso de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Tecnologia. Membro do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA). 2 Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA).

2 avanço de culturas agrícolas destinadas ao mercado externo, como é o caso da cana-deaçúcar que, no período atual, é destinada à produção de álcool. No âmbito da estrutura da população no período de 1970 a 2000, verificamos uma considerável diminuição daquela envolvida com as atividades agropecuárias. Isso porque, na década de 1970 a população rural representava 12,3% (12.996) do total. Contudo, em 1991 esse número decaiu em termos relativos para 3,2% (5.257) e, em 2000, para 2,1% (3.957). Essa redução da população vivendo no campo está intimamente relacionada ao crescimento da população urbana que, em 1970 representava 87,7% (92.711) e em 1991 e 2000 passou a representar 96,8% ( ) e 97,9% ( ), respectivamente. No que se refere à estrutura fundiária, averiguamos que o Município de Presidente Prudente, segundo o Censo Agropecuário do IBGE (1996), caracteriza-se pelo predomínio de pequenos estabelecimentos agropecuários, uma vez que 91,1% (877) possuem área inferior a 100 hectares, ocupando, por sua vez, 46,9% ( hectares) da área total ocupada. Cabe observar que no período entre 1970 e 1996, houve uma significativa redução do número e da área ocupada pelos estabelecimentos com área inferior a 100 hectares, da ordem de: 948 no número de estabelecimentos e hectares na área ocupada. Esse processo está intimamente relacionado à concentração e/ou ampliação da área e do número dos estabelecimentos acima de 100 hectares, uma vez que esse grupo apresentou um aumento de 44,7% (38) no número de estabelecimentos e de 28,1% (6.228 hectares) na área ocupada (1970 a 1996). Em relação à dinâmica agropecuária do município, temos constatado que um dos fatores negativos é a ausência de um projeto de desenvolvimento rural integrado. Isso porque, verificamos que tanto a SEDEPP (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) quanto a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), atuam de forma separada, não tendo projetos e ações conjuntas. Esse fato fica ainda mais evidente quando se analisa a prioridade dos programas realizados, pois, em sua maioria, são assistencialistas, cuja visão urbana do desenvolvimento ainda é predominante e tem repercussões diretas nos resultados finais, tornando o produtor rural um mero coadjuvante e não prioridade.

3 Assim, verificamos que, em meio à falta e/ou ausência de um projeto de desenvolvimento rural integrado, os pequenos produtores rurais familiares se vêem fortalecidos com as estratégias de reprodução social e econômica, cujo objetivo é sua permanência e/ou sobrevivência no campo. Feito essa ressalva, é interessante observar que, embora cada território tem respondido de forma particular ao aprofundamento das relações capitalistas de produção, nesse texto, nos ateremos em analisar o desenvolvimento de tais estratégias no âmbito do Município de Presidente Prudente, tendo em vista o grau de pobreza crescente na produção agrícola familiar. Produção agrícola familiar e as estratégias de reprodução social e econômica A pesquisa fundamenta-se na definição de produção agrícola familiar proposta por Abramovay (1992) e Lamarche (1993). Para Abramovay (1992), a agricultura familiar pode ser definida como aquela em que a gestão, a propriedade e boa parte do trabalho são realizadas por indivíduos que mantém entre si laços de parentesco. Lamarche (1993), por sua vez, compreende a produção agrícola familiar a partir de três elementos indissociáveis: trabalho, propriedade da terra e família. De acordo com Minatto; Corrêa (2003, p. 92) as explorações familiares adotam estratégicas variadas para viabilizar a reprodução social do grupo doméstico. Assim, consistem em estratégias de sobrevivência, de reprodução social e econômica e de continuidade na atividade agrícola. Para essas autoras, essa lógica de reprodução é bastante heterogênea, já que a adoção de estratégias não apenas corresponde a um mecanismo de adaptação ao mercado. Isso porque, são três aspectos que a produção familiar busca quando se utiliza destas estratégias, ou seja, permanecer no mercado, manter a unidade produtiva e se reproduzir (MINATTO; CORRÊA, 2003, p. 94). Nessa perspectiva de análise, optamos em caracterizar três principais estratégias adotadas pelos produtores familiares entrevistados: a primeira está relacionada à diversificação das atividades agrícolas; a segunda, diz respeito às estratégias utilizadas no processo de comercialização de produtos agropecuários; e, a terceira, por sua vez, mais atual, está relacionada ao desenvolvimento e/ou combinação de distintas rendas e atividades agrícolas e não agrícolas, dentro ou fora da unidade de produção.

4 Como já constatamos, a principal dificuldade da produção agrícola familiar no Município de Presidente Prudente é a sua inserção e permanência no mercado, tendo em vista a ausência de um sistema organizado de comercialização agropecuária específico a esse segmento produtivo, bem como ao grau de exigência do mercado. Em virtude disso, as famílias rurais passam a combinar diferentes canais de comercialização agrícola, o que garante a obtenção de renda sem depender unicamente de um canal específico. Esse grupo representa 60% do total de produtores rurais entrevistados. A combinação de distintos canais de comercialização é de certa forma acompanhada pela diversificação das culturas agropecuárias dentro da unidade familiar. Isso porque, uma das características essenciais da produção agrícola familiar no Município de Presidente Prudente não é a especialização produtiva, mas a diversificação das culturas agrícolas. Quando há especialização, o produtor familiar centra-se na produção de um produto cujo mercado se encontra direcionado ao mercado. Entre os produtores rurais do Município de Presidente Prudente, destacamos a especialização na fruticultura (12,5% do total de famílias entrevistadas), dada à importância adquirida pela Cooperativa Prudensafra na comercialização das frutas, em especial, da manga. A diversificação das culturas agrícolas é o que possibilita a combinação de diferentes canais de escoamento e de comercialização. Além disso, constatamos que 65% das famílias entrevistadas apostam na combinação de distintas rendas não agrícolas, tendo destaque o trabalho externo à unidade de produção, bem como a utilização da aposentadoria rural (renda de transferência social) como complemento orçamentário da família. Dessa forma, o surgimento de unidades familiares pluriativas é um aspecto intimamente ligado às dificuldades intensificadas com a crise recente da agricultura. A pluriatividade parece, assim, constituir-se num processo de (re) estruturação do trabalho na unidade produtiva e de reprodução social e econômica da família, em detrimento da associação desse conjunto de dificuldades apresentadas e a falta de alternativas de emprego na agricultura. É interessante observar que a pluriatividade também pode ser associada às principais modificações ocorridas no espaço rural, tais como: o avanço e o crescimento das ocupações rurais não agrícolas; a ampliação do trabalho informal; a superexploração da mão-de-obra

5 familiar; e, o crescimento da população economicamente não agrícola. O rural, assim, é concebido por meio de sua multifuncionalidade e pelas complexas relações sociais, o que o torna plural, heterogêneo e desigual. No espaço rural do Município de Presidente Prudente houve um crescimento significativo de pessoas que saem à procura de trabalho. Com a falta de alternativas de empregos na agricultura, muitos filhos de produtores rurais passam a desenvolver atividades fora da unidade produtiva, o que amplia a saída da população jovem existente nesse espaço, implicando, por sua vez, no processo de sucessão hereditária e continuidade da atividade agropecuária. Em relação ao processo de comercialização agrícola, verificamos a expansão da fragilidade dos pequenos produtores, haja vista a existência de distintos agentes envolvidos no circuito produtivo. Tanto na Central de Abastecimento (CEASA) quanto nos supermercados e hipermercados do Município de Presidente Prudente, o produtor rural local não participa de forma significativa, pois os principais agentes envolvidos no abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros são os comerciantes urbanos e/ou intermediários. Conclusão A partir do exposto é válido observar que o principal objetivo da família com o desenvolvimento dessas estratégias é sua permanência na terra. A propriedade fundiária é, assim, o principal aspecto de reprodução familiar, tornando a dinâmica interna das famílias rurais um elemento crucial de análise. Isso porque, é a partir dessa dinâmica interna que a unidade familiar desenvolve sua estratégia de reprodução, ou seja, é a família que organiza, gestiona e toma as decisões, conquanto, sabemos que cada família desenvolve um tipo de estratégia que responda suas necessidades, sejam essas de reprodução social ou de sobrevivência diante das dificuldades enfrentadas. No caso específico dos produtores rurais no Município de Presidente Prudente, as estratégias desenvolvidas vão além da produção e da comercialização, pois a mais significativa estratégia de reprodução se refere à combinação de rendas e atividades agrícolas e não agrícolas dentro ou fora da unidade produtiva, ou seja, a pluriatividade.

6 Bibliografia ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: Hucitec, Campinas: Editora da UNICAMP, 1992, 275 p. (Estudos Rurais, 12). IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Censos Demográficos do Estado de São Paulo de 1970 a Rio de Janeiro. Censos Agropecuários do Estado de São Paulo de 1970 e 1995/96. Rio de Janeiro. LAMARCHE, H. (coord) Agricultura Familiar: comparação internacional. Trad. Ângela M. N. Tijiwa. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993, Coleção Repertórios. MINATTO, J. M.; CORRÊA, W. K. As estratégias de reprodução na agricultura familiar em Turvo (SC). Geosul, Florianópolis, v. 18, n. 36, p , 2003.

PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR EM RELAÇÃO AO ASSOCIATIVISMO RURAL: um estudo de caso no Município de Presidente Prudente (SP) 1.

PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR EM RELAÇÃO AO ASSOCIATIVISMO RURAL: um estudo de caso no Município de Presidente Prudente (SP) 1. 1 PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR EM RELAÇÃO AO ASSOCIATIVISMO RURAL: um estudo de caso no Município de Presidente Prudente (SP) 1 Elias Oliveira Noronha 2 Rosangela Ap. de Medeiros Hespanhol

Leia mais

PLURIATIVIDADE AGRÍCOLA E AGRICULTURA FAMILIAR II. META Mostrar o processo de inserção da agricultura familiar na economia brasileira.

PLURIATIVIDADE AGRÍCOLA E AGRICULTURA FAMILIAR II. META Mostrar o processo de inserção da agricultura familiar na economia brasileira. PLURIATIVIDADE AGRÍCOLA E AGRICULTURA FAMILIAR II META Mostrar o processo de inserção da agricultura familiar na economia brasileira. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: entender o conceito

Leia mais

A PRODUÇÃO FAMILIAR NO/DO CERRADO:

A PRODUÇÃO FAMILIAR NO/DO CERRADO: A PRODUÇÃO FAMILIAR NO/DO CERRADO: as comunidades rurais no município de Catalão (GO) Estevane de Paula Pontes Mendes (Profª. Dra. do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES RURAIS DA MICROBACIA DO CÓRREGO 1 DE MAIO/TIMBURI MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP 1

ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES RURAIS DA MICROBACIA DO CÓRREGO 1 DE MAIO/TIMBURI MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP 1 ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES RURAIS DA MICROBACIA DO CÓRREGO 1 DE MAIO/TIMBURI MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP 1 Vania Cristina dos Santos Pedro vaninha.vcp@gmail.com Graduanda

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

PLURIATIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNÍCIPIO DE ITAPEJARA D OESTE PR 1 FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITAPEJARA D OESTE

PLURIATIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNÍCIPIO DE ITAPEJARA D OESTE PR 1 FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITAPEJARA D OESTE PLURIATIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNÍCIPIO DE ITAPEJARA D OESTE PR 1 Rogério Michael Musatto rogeriomussatto@hotmail.com Mestrando em Geografia - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Roselí

Leia mais

Eixo Temático: Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial.

Eixo Temático: Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial. 1 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR: ANALISE DO PRONAF, PAA E PNAE EM TAQUARITINGA E MUNICIPIOS VIZINHOS. SILVA, Talita de Souza Martin 1 COIMBRA, Caroline Cleonice 2 MUNDO NETO, Martin 3 CAVICHIOLI,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR Prof. Antonio Lázaro Sant

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO RURAL AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL Prof.

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Geografia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO Licenciatura e Bacharelado 2009 OPÇÃO

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO Licenciatura e Bacharelado 2009 OPÇÃO UNIDADE UNIVERSITÁRIA Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP CURSO DE Geografia HABILITAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO Licenciatura e Bacharelado 2009 OPÇÃO DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL Departamento

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo Podemos dividir a área agrícola em dois tipos de Iavoura: cultura permanente e cultura temporária. No primeiro caso, as culturas Ievam mais de um ano para produzir; podem ser retiradas

Leia mais

Gislane Barbosa Fernandes 1 Thais Chaves Freires 2 Suzane Tosta Souza 3 INTRODUÇÃO

Gislane Barbosa Fernandes 1 Thais Chaves Freires 2 Suzane Tosta Souza 3 INTRODUÇÃO O DISCURSO IDEOLÓGICO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICIPIO DE CANDIBA-BA COMO FORMA DE APROPRIAÇÃO DA RENDA DA TERRA E SUJEIÇÃO DA PRODUÇÃO CAMPONESA AO CAPITAL Gislane Barbosa Fernandes 1 Thais Chaves

Leia mais

BOLETIM SUCROCUPAÇÃO CENTRO-SUL 1

BOLETIM SUCROCUPAÇÃO CENTRO-SUL 1 BOLETIM SUCROCUPAÇÃO CENTRO-SUL 1 Jaboticabal (), Número 67, outubro de 2015. Autores: José Giacomo Baccarin 2, Regina Aparecida Leite de Camargo 3, João Victor Barretto Nogueira Ferreira 4 1 Apresentação

Leia mais

2. O agrícola, o novo agrícola e o não-agrícola: coexistências de estratégias

2. O agrícola, o novo agrícola e o não-agrícola: coexistências de estratégias A estrutura produtiva e fundiária dos Municípios Paulistas de Piedade e Pilar do Sul Estado de São Paulo - Brasil 1. Erika Vanessa Moreira 2 Rosângela Ap. de Medeiros Hespanhol 3 1.Introdução Busca-se,

Leia mais

A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DE GESTÃO RURAL AOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO PÓLO DE FRUTICULTURA SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL, TOCANTINS

A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DE GESTÃO RURAL AOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO PÓLO DE FRUTICULTURA SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL, TOCANTINS A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DE GESTÃO RURAL AOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO PÓLO DE FRUTICULTURA SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL, TOCANTINS Felipe Divino Alves Monteiro¹; Hugo Gabriel Guedes de Oliveira²; Edvaldo

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LIBERATO SALZANO/RS

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LIBERATO SALZANO/RS IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LIBERATO SALZANO/RS DIANEFER ZILLES Orientador: Prof. Dr. Dr. Paulo André Niederle Co-orientador: Me. Etho Robeiro Medeiros Nascimento

Leia mais

Brasil Sem Miséria RURAL

Brasil Sem Miséria RURAL Brasil Sem Miséria RURAL O desafio de acabar com a miséria Nos últimos anos, 28 milhões de brasileiros superaram a pobreza; Apesar disso, ainda há 16 milhões de pessoas extremamente pobres no Brasil; Para

Leia mais

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO Curso de Agronomia SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL - 6503 Professora: Cláudia Milene Nascente Neves AGRICULTURA FAMILIAR Agricultura Familiar A Agricultura Familiar consiste

Leia mais

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense Evolução recente da estrutura fundiária e propriedade agrícola no Brasil Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense OBJETIVOS - Analisar a evolução recente da distribuição da posse da terra

Leia mais

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS Carlos Vinícius da Silva Pinto Juliana Cristina Franz Giancarla Salamoni 1 INTRODUÇÃO A expansão do perímetro urbano,

Leia mais

CAFEICULTURA E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO DISTRITO DE VILELÂNDIA CARMO DO RIO CLARO MG

CAFEICULTURA E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO DISTRITO DE VILELÂNDIA CARMO DO RIO CLARO MG 18 CAFEICULTURA E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO DISTRITO DE VILELÂNDIA CARMO DO RIO CLARO MG Ana Lívia de Almeida Silva Bacharel em Geografia GERES/UNIFAL-MG Email: ana-liviaas@hotmail.com

Leia mais

Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social PPAIS

Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social PPAIS Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social PPAIS Marco Aurélio PillaSouza 1 Renata Vieira de Miranda Cunha² Heline Elias Castro ³ Sônia Maria Oliveira 4 Estabelecer políticas públicas de promoção

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Col.Naval 2014) Leia o trecho a seguir. Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001 é a crise de energia com ameaças dos apagões. Para minimizar tal preocupação, muito se fala na

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1 2 Curso Geografia Código: 35 3 4 Modalidade(s): Licenciatura/Bacharelado

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SOJA E MILHO NA REGIÃO DA ALTA MOGIANA

A IMPORTÂNCIA DA SOJA E MILHO NA REGIÃO DA ALTA MOGIANA 7 A IMPORTÂNCIA DA SOJA E MILHO NA REGIÃO DA ALTA MOGIANA ISSUE DOI 10.3738/1982.2278.288 CLEMENTE FILHO, Arlindo 1 LEÃO, Paulo César da Luz 2 LOPES, Luis Gustavo 3 INTRODUÇÃO A região da Alta Mogiana

Leia mais

AVALIAÇÃO E ACONSELHAMENTO TÉCNICO - GERENCIAL PARA UM TIPO DE UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1

AVALIAÇÃO E ACONSELHAMENTO TÉCNICO - GERENCIAL PARA UM TIPO DE UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 AVALIAÇÃO E ACONSELHAMENTO TÉCNICO - GERENCIAL PARA UM TIPO DE UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 Nícolas Guilherme Michelon 2, Angelica De Oliveira Henriques

Leia mais

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização.

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização. DINÂMICA INDUSTRIAL E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS EM HUMILDES, FEIRA DE SANTANA/BA: PROCESSOS E AÇÕES. Vanessa da Conceição Barbosa dos Anjos Graduanda em Geografia/UEFS. vanessa.124@hotmail.com Janio Santos

Leia mais

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe.

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe. O Brasil Melhorou 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos 42 milhões de brasileiros ascenderam de classe Fonte: SAE/PR O Brasil Melhorou O salário mínimo teve um aumento real de 70% Em 2003,

Leia mais

Prof. Benedito Silva Neto Disciplina de Extensão Rural Curso de Agronomia Linha de Formação em Agroecologia Universidade Federal da Fronteira Sul

Prof. Benedito Silva Neto Disciplina de Extensão Rural Curso de Agronomia Linha de Formação em Agroecologia Universidade Federal da Fronteira Sul Prof. Benedito Silva Neto Disciplina de Extensão Rural Curso de Agronomia Linha de Formação em Agroecologia Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo 1 Teorias de desenvolvimento rural Há

Leia mais

A PLURIATIVIDADE COMO UM INDICATIVO DA RESILIÊNCIA NA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

A PLURIATIVIDADE COMO UM INDICATIVO DA RESILIÊNCIA NA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA A PLURIATIVIDADE COMO UM INDICATIVO DA RESILIÊNCIA NA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA Débora AGOSTINI¹, Rudinei Kock EXTERCKOTER² e Suzana BACK³ ¹Graduanda em Agronomia pelo Instituto

Leia mais

A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP*

A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP* A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP* Prof. Dr. Armando Pereira Antonio * Prof. Ms. Bernardo Mançano Fernandes Prof.a. Dra. Fátima Rotundo da Silveira

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DO MUNICÍPIO DE DRACENA-SP

POLÍTICAS PÚBLICAS E AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DO MUNICÍPIO DE DRACENA-SP POLÍTICAS PÚBLICAS E AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DO MUNICÍPIO DE DRACENA-SP Maryna Vieira Martins Antunes Rosangela Ap. de Medeiros Hespanhol Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP Presidente Prudente

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Sumário Prefácio, xi 1 Agronegócios: Conceitos e Dimensões, 1 1.1 Agricultura e agronegócios, 1 1.2 Conceito de agronegócio, 3 1.3 Sistemas agroindustriais, 7 1.3.1 Especificidades da produção agropecuária,

Leia mais

Desigualdade de Gênero: Desafios para o próximo Censo Agropecuário do Brasil

Desigualdade de Gênero: Desafios para o próximo Censo Agropecuário do Brasil Desigualdade de Gênero: Desafios para o próximo Censo Agropecuário do Brasil Essa apresentação busca fornecer uma breve introdução às questões de gênero presentes na discussão do planejamento do próximo

Leia mais

Agricultura familiar e mercados: algumas reflexões

Agricultura familiar e mercados: algumas reflexões Agricultura familiar e mercados: algumas reflexões Claudia Job Schmitt CPDA/UFRRJ 1. A construção social dos mercados na agricultura camponesa e familiar: perspectivas de análise 2. Diversidade e historicidade

Leia mais

Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano.

Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano. Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano. Marcos Vinícius da Silva 1 (IC)*; Pedro Rogerio Giongo 2 (PQ); Divina Aparecida L. Lunas (PQ) 3 ; 1 Estudante do curso

Leia mais

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável A AGRICULTURA

Leia mais

A agricultura familiar e o desenvolvimento no Brasil

A agricultura familiar e o desenvolvimento no Brasil A agricultura familiar e o desenvolvimento no Brasil VILMAR DA SILVA * Resumo Este artigo, construído através de dados secundários, tem como objetivo o de contribuir no debate sobre a agricultura familiar

Leia mais

ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO

ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO A EXPERIÊNCIA DO PCPR/ RN Coordenação BIRD: Fatima Amazonas Tulio Barbosa Alberto Costa Claudia Romano Apresentação: Ana Guedes SEPLAN/RN PCPR II: RESUMO

Leia mais

I - NATURAL II - ESTRUTURAL. Os problemas estruturais que caracterizam a agricultura nacional podem ser de ordem:

I - NATURAL II - ESTRUTURAL. Os problemas estruturais que caracterizam a agricultura nacional podem ser de ordem: Os problemas estruturais que caracterizam a agricultura nacional podem ser de ordem: I - NATURAL Relacionados com condicionalismos naturais, já que a atividade agrícola está muito dependente de fatores

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS

OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS Juliana Cristina Franz 1 Carlos Vinícius da Silva Pinto 2 Giancarla Salamoni

Leia mais

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS Laene Bueno Santos Luiz Batista Alves* Graduanda do curso de ciências Econômicas do Campus Anápolis de CSEH/UEG. Orientador,

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina de fruticultura do curso de agronomia da Unijuí 2

Trabalho apresentado na disciplina de fruticultura do curso de agronomia da Unijuí 2 AVALIAÇÃO ECONÔMICA PARA UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO FAMILIAR DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 ECONOMIC EVALUATION FOR A SMALL HOUSEHOLD PRODUCTION UNIT OF THE NORTHWEST

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA E ATIVIDADES NÃO-AGRÍCOLAS. META Demonstrar o caráter excludente da modernização tecnológica da agricultura brasileira.

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA E ATIVIDADES NÃO-AGRÍCOLAS. META Demonstrar o caráter excludente da modernização tecnológica da agricultura brasileira. Aula MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA E ATIVIDADES NÃO-AGRÍCOLAS META Demonstrar o caráter excludente da modernização tecnológica da agricultura brasileira. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: identificar

Leia mais

A FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DA REDE URBANA DE PATO BRANCO

A FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DA REDE URBANA DE PATO BRANCO ESTUDOS DE REDE URBANA: REDE URBANA DE PATO BRANCO SUDOESTE DO PARANÁ Karim Borges dos Santos Aluna do Programa de Mestrado em Geografia da UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão Pr Karim_borges@yahoo.com

Leia mais

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O papel da Assistência Técnica como base da segurança alimentar Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 Claudia Aparecida Cara 1*, Marli Terezinha Szumilo Schlosser 2 [orientadora] 1 Mestranda de Geografia

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

OS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP 1.

OS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP 1. OS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP 1. Fernando Veloso 2 FCT/UNESP/Presidente Prudente SP; fer_velozorro@yahoo.com.br

Leia mais

A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai

A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai A dinâmica agrária no espaço fronteira Brasil/Uruguai Tatiane Almeida Netto Doutoranda PPGGEO-UFSM Orientadora- Ana Domínguez (UDELAR-UFSM) Introdução O pampa é historicamente utilizado para a atividade

Leia mais

EXPANSÃO DA PRODUTIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE GOIÁS, DESTACANDO O SUDOESTE GOIANO

EXPANSÃO DA PRODUTIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE GOIÁS, DESTACANDO O SUDOESTE GOIANO 1 EXPANSÃO DA PRODUTIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE GOIÁS, DESTACANDO O SUDOESTE GOIANO RESUMO Luiz Carlos de Oliveira Ferreira 1 Ricardo Francisco da Silva 2 Antonio de Oliveira Silva 3 Divina

Leia mais

O QUE APONTAM OS DADOS DO MERCADO DE TRABALHO DOS TRINTA MUNICÍPIOS DO MAIS IDH

O QUE APONTAM OS DADOS DO MERCADO DE TRABALHO DOS TRINTA MUNICÍPIOS DO MAIS IDH _ O QUE APONTAM OS DADOS DO MERCADO DE TRABALHO DOS TRINTA MUNICÍPIOS DO MAIS IDH No dia 2 de janeiro de 2015, o Governo do Estado do Maranhão lançou o Plano Mais IDH com a finalidade de enfrentar a extrema

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES Aluno (a): Renata Karoline Rocha Bezerra Rejane Cleide Medeiros de Almeida Aluna do Curso de Ciências Sociais; Campus de

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Prof. Dr. Emerson Ferreira Rocha

Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Prof. Dr. Emerson Ferreira Rocha Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Prof. Dr. Emerson Ferreira Rocha Disciplina: Sociologia do Desenvolvimento Rural 02/2016 Turma A 2ª e 5ª, das 16h00 às

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ano letivo 2017/2018

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ano letivo 2017/2018 AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA - As fragilidades dos sistemas agrários - A agricultura portuguesa e a Política Agrícola Comum - As novas oportunidades para as áreas rurais Caracterizar o sistema agrário das

Leia mais

MOVIMENTO RECENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR MAURO EDUARDO DEL GROSSI; JOSÉ GRAZIANO DA SILVA; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA BRASÍLIA - DF - BRASIL

MOVIMENTO RECENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR MAURO EDUARDO DEL GROSSI; JOSÉ GRAZIANO DA SILVA; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA BRASÍLIA - DF - BRASIL MOVIMENTO RECENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR MAURO EDUARDO DEL GROSSI; JOSÉ GRAZIANO DA SILVA; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA BRASÍLIA - DF - BRASIL DELGROSSI@UNB.BR APRESENTAÇÃO COM PRESENÇA DE DEBATEDOR DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Divulgação preliminar

Divulgação preliminar Divulgação preliminar Questões fundiárias Têm a ver com o imóvel rural e sua propriedade Questões agrárias Têm a ver com o acesso à terra e sua utilização em atividades agropecuárias WWW.incra.gov.br/tamanho-propriedades-rurais

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR E PLURIATIVIDADE NO BAIRRO RURAL MANDASSAIA ALFENAS/MG

AGRICULTURA FAMILIAR E PLURIATIVIDADE NO BAIRRO RURAL MANDASSAIA ALFENAS/MG 483 AGRICULTURA FAMILIAR E PLURIATIVIDADE NO BAIRRO RURAL MANDASSAIA ALFENAS/MG Introdução) e Bibliografia de acordo com as normas da ABNT Tamyris Maria Moreira da Costa tamyrismoreira@hotmail.com Discente

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Resumo

A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Resumo A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS 2008-2010 (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Rafael Luis da Silva 1 Silvia Maria de Almeida Lima Costa 2 Juliana Costa Pereira

Leia mais

ESTRUTURA PRODUTIVA AGRÍCOLA E DINÂMICA REGIONAL. Encerramento da disciplina ( )

ESTRUTURA PRODUTIVA AGRÍCOLA E DINÂMICA REGIONAL. Encerramento da disciplina ( ) ESTRUTURA PRODUTIVA AGRÍCOLA E DINÂMICA REGIONAL Encerramento da disciplina (24-06-2019) Antonio Nivaldo Hespanhol Departamento de Geografia FCT-UNESP http://www2.fct.unesp.br/nivaldo/ nivaldo.hespanhol@unesp.br

Leia mais

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Critérios para a Classificação dos Condados Norte-Americanos segundo o Rural-Urban Continuum Code Condados Metropolitanos 0 1 2 3 Condados centrais de áreas metropolitanas

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PLAGEDER. Novembro de 2017 São Lourenço do Sul, RS, Brasil

Trabalho de Conclusão de Curso BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PLAGEDER. Novembro de 2017 São Lourenço do Sul, RS, Brasil Trabalho de Conclusão de Curso BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PLAGEDER Novembro de 2017 São Lourenço do Sul, RS, Brasil Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Desenvolvimento Rural FATORES

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO SP, BRASIL, NO PERÍODO DE

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO SP, BRASIL, NO PERÍODO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO SP, BRASIL, NO PERÍODO DE 2000-2008. Espacios rurales, agricultura y seguridad alimentaria Angélica Vieira de Souza Doutoranda do PPGGEO UNESP/

Leia mais

Desenvolvimento rural contemporâneo. Arilson Favareto

Desenvolvimento rural contemporâneo. Arilson Favareto Desenvolvimento rural contemporâneo Arilson Favareto Email: arilson.favareto@ufabc.edu.br A ementa e o conteúdo programático Fundamentos sobre a ideia de desenvolvimento. As novas dinâmicas do mundo rural.

Leia mais

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E GESTÃO NO MUNICÍPIO DE DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO/RS

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E GESTÃO NO MUNICÍPIO DE DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO/RS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E GESTÃO NO MUNICÍPIO DE DOUTOR

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais e urbanas Tema IV A população: como se movimenta e comunica Tema V Portugal

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A Departamento de Ensino Secundário ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A

Leia mais

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL Recursos Minerais Anos 50 Anos 55-65 Aumento do uso de insumos modernos, basicamente, por meio de importações Implantação de indústrias no Brasil permitiu a implantação de indústrias

Leia mais

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia Município: São Luís / MA Aspectos sociodemográficos Demografia A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 1,57% ao ano, passando de 868.047 para 1.014.837

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS.

CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS. CHAMADA PÚBLICA DE ATER PARA DIVERSIFICAÇÃO DO TABACO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE SENTINELA DO SUL/RS. NOME DO ALUNO: NÁSTIA DUARTE GARCIA Orientador: Prof. Dr. Alberto Bracagioli

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA 11ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara Você sabe o que significa assentamento rural? São novas propriedades agrícolas, menores e familiares, criadas pelo governo, para

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR ES C/ 3º CICLO DR. BERNARDINO MACHADO ANO LETIVO: 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais

Leia mais

A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1

A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1 A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1 Leandro Reginaldo Maximino Lelis Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS, campus

Leia mais

Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Geografia 3ª Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Capitalismo Neoliberalismo Tecnologias para a produção Produção agrícola Agronegócio H1- Identificar elementos

Leia mais

Mulheres na agricultura familiar: município Vale de São Domingos/MT Women in family farming: county Vale de São Domingos/MT

Mulheres na agricultura familiar: município Vale de São Domingos/MT Women in family farming: county Vale de São Domingos/MT Mulheres na agricultura familiar: município Vale de São Domingos/MT Women in family farming: county Vale de São Domingos/MT RODRIGUES, Dieferson 1 ; SILVA, Samuel²; GOMES, Eduardo³; MEDEIROS, Leandro 4

Leia mais

NOVA RURALIDADE? CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO ESPAÇO RURAL NO MUNICÍPIO DE INDIANA/SP 1.

NOVA RURALIDADE? CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO ESPAÇO RURAL NO MUNICÍPIO DE INDIANA/SP 1. NOVA RURALIDADE? CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO ESPAÇO RURAL NO MUNICÍPIO DE INDIANA/SP 1. Regiane Aparecida Menegati UNESP/Presidente Prudente remenegati@yahoo.com.br 2 Rosangela Ap. Medeiros Hespanhol

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA

DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA Neves, M. C.; Corrales, F. M.; Moriconi, W.; Canuto, J. C., Ramos Filho, L. O.; Queiroga, J. L.; Malagoli-Braga,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES RURAIS DA MICROBACIA DO CÓRREGO 1 DE MAIO/TIMBURI NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP

ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES RURAIS DA MICROBACIA DO CÓRREGO 1 DE MAIO/TIMBURI NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES RURAIS DA MICROBACIA DO CÓRREGO 1 DE MAIO/TIMBURI NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP SOCIAL REPRODUCTION STRATEGIES OF FARMERS IN THE WATERSHED STREAM

Leia mais

PRODUÇÃO FAMILIAR: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E INSERÇÃO NA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

PRODUÇÃO FAMILIAR: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E INSERÇÃO NA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP PRODUÇÃO FAMILIAR: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E INSERÇÃO NA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Rosângela Aparecida de Medeiros HESPANHOL Vera Mariza Henriques de Miranda COSTA Introdução Diversamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE Bollettiim de Agrropecuárriia da FACE Nº 59,, JJullho de 2016 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras

Leia mais

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ Irenildo Costa da Silva 1 ; Roni Mayer Lomba 2 RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

ASSENTAMENTO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO RURAL: Uma reflexão das ações do sindicato no espaço do Assentamento Força Jovem em Ubaíra - BA

ASSENTAMENTO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO RURAL: Uma reflexão das ações do sindicato no espaço do Assentamento Força Jovem em Ubaíra - BA ASSENTAMENTO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO RURAL: Uma reflexão das ações do sindicato no espaço do Assentamento Força Jovem em Ubaíra - BA Ana Cláudia de Jesus Santos 1 RESUMO EXPANDIDO Segundo Santos (2014), o

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JANEIRO/2019 REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JANEIRO/2019 REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA COTAÇÕES (Total 0 pontos) As áreas urbanas: dinâmicas internas A organização das áreas urbanas as áreas terciárias as áreas residenciais a implantação da indústria

Leia mais

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula Marcoccia UEPG pa.tyleo12@gmailcom PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues UTP maria.pereira@utp.br RESUMO:

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS OCUPAÇÕES DE TERRA NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DATALUTA

EVOLUÇÃO DAS OCUPAÇÕES DE TERRA NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DATALUTA EVOLUÇÃO DAS OCUPAÇÕES DE TERRA NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DATALUTA FERREIRA, Denise de Sousa 1 MOREIRA, Emilia de Rodat Fernandes 2 SILVA, Bruno Ravic da 3 CCEN /Departamento de \Geociências/

Leia mais

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil 102 Resumos Expandidos: XI Mostra de Estagiários e Bolsistas... Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil Cezar Freitas Barros 1 João dos Santos Vila da Silva 2 Resumo: Busca-se

Leia mais

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Como transmitir o conhecimento às Assistência Técnica: pessoas

Leia mais

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012 ARRANJOS PÚBLICOS Função do estado Sistema Público de Agricultura Novembro de 2012 O Sistema Público de Agricultura do Distrito Federal Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural SEAGRI/DF Empresa

Leia mais

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal ABRIL 2015 ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Anexo II Resolução nº 133/2003 CEPE

Anexo II Resolução nº 133/2003 CEPE Anexo II Resolução nº 133/2003 CEPE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2006 Programa: MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Leia mais

Viabilidade da implantação de rotinas administrativas na agricultura familiar

Viabilidade da implantação de rotinas administrativas na agricultura familiar Viabilidade da implantação de rotinas administrativas na agricultura familiar Alex de Oliveira Costa Graduado em Administração pela Libertas Faculdades Integradas Rafael Teodoro de Souza Graduado em Administração

Leia mais

Boletim 02/17 Unidade de Gestão Estratégica - Sebrae/PE

Boletim 02/17 Unidade de Gestão Estratégica - Sebrae/PE Estudos & Pesquisas W Boletim 02/17 Unidade de Gestão Estratégica - Sebrae/PE A fruticultura irrigada do Vale do Submédio do São Francisco e a modernização agrícola do Sertão Ana Cláudia Arruda* A fruticultura

Leia mais

RESENHA Globalização e agricultura:

RESENHA Globalização e agricultura: RESENHA ELIAS, D. Globalização e agricultura: A região de Ribeirão Preto SP. Coleção Campi; 21. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. Diana Mendonça de Carvalho Mestre pelo Núcleo de Pós-Graduação

Leia mais