Desigualdade de Gênero: Desafios para o próximo Censo Agropecuário do Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desigualdade de Gênero: Desafios para o próximo Censo Agropecuário do Brasil"

Transcrição

1 Desigualdade de Gênero: Desafios para o próximo Censo Agropecuário do Brasil

2 Essa apresentação busca fornecer uma breve introdução às questões de gênero presentes na discussão do planejamento do próximo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

3 ALGUNS OBJETIVOS PARA O PRÓXIMO CENSO AGROPECUÁRIO RELACIONADOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO: Investigar questões específicas que afetam um sexo mais que o outro revelando as desigualdades de gênero. Identificar as diferenças regionais assim como as particularidades locais fornecendo ao setor público alvos prioritários de políticas voltadas ao combate das desigualdades de gênero.

4 ALGUNS OBJETIVOS PARA O PRÓXIMO CENSO AGROPECUÁRIO RELACIONADOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO: Desenvolver métodos que reduzam o preconceito de gênero na própria operação de coleta, como o sub-registro de atividade econômica das mulheres ou do seu papel na tomada de decisões no processo produtivo.

5 As mulheres no Censo Agropecuário 2006 O Censo Agropecuário 2006 foi o primeiro a introduzir a variável sexo do(a) produtor(a) no quadro de Características do(a) Produtor(a). Assim, permitiu mais possibilidades de análise de gênero a partir da comparação de características dos Estabelecimentos dos Produtores com os das Produtoras.

6 As mulheres no Censo Agropecuário 2006 Nesse sentido, faz-se essencial a leitura do artigo de Mirian Nobre (2006) intitulado Censo Agropecuário 2006 Brasil: uma análise de Gênero. A autora realizou uma análise quanto aos estabelecimentos dirigidos por mulheres vis a vis os dirigidos por homens, assim como outra relacionadas ao pessoal ocupado, classificando os estabelecimentos entre (i) majoritariamente femininos (ii) majoritariamente masculinos e (iii) mistos.

7 As mulheres no Censo Agropecuário 2006 Quanto ao acesso à terra, os estabelecimentos das proprietárias possuem uma área média correspondente a 38% da área média dos estabelecimentos dos proprietários. O número de estabelecimentos sem área das proprietárias é quase o dobro dos estabelecimentos dos proprietários na mesma condição. Enquanto a principal forma de obtenção das terras dos proprietários havia sido a compra de particulares, enquanto no caso das mulheres era a herança.

8 As mulheres no Censo Agropecuário 2006 Destaca-se a quase universalização do acesso à energia elétrica, o que permite o uso de equipamentos que diminuem a sobrecarga de trabalho das mulheres, como a geladeira. O Censo 2006 não investigou a presença desse tipo de equipamento na residência das produtoras e produtores.

9 As mulheres no Censo Agropecuário 2006 O Censo 2006, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou uma série de tabulações especiais focados na Agricultura Familiar. É possível separar os Estabelecimentos de Agricultura Familiar daqueles da Agricultura Patronal. Do total dos estabelecimentos sob a direção de mulheres ( ), 92% ( ) eram de agricultura familiar. No caso da agricultura familiar, a área média dos estabelecimentos dirigidos por mulheres era de 64% daqueles dirigidos por homens.

10 As mulheres no Censo Agropecuário 2006 Entre os estabelecimentos dirigidos por mulheres, 11% tiveram acesso à assistência técnica enquanto para os dirigidos por homens o percentual foi de 22%.

11 Desafios para a investigação nas estatísticas agropecuárias A PNAD é uma pesquisa desenhada para captar bem as características de trabalho e rendimento. As pesquisas da agropecuária têm um viés de pesquisas de produção, e a incorporação do universo social do trabalho é recente. A atividade de subsistência ou para o auto-consumo é sempre um aspecto de difícil mensuração nas estatísticas agropecuárias, desde a sua própria conceituação. O próprio conceito de Estabelecimento Agropecuário (agricultural holding), unidade básica de investigação, não inclui as hortas domésticas. Entretanto, uma vez que se caracterize um estabelecimento, a produção das hortas domésticas e dos pomares caseiros existentes nele deve ser investigada.

12 Desafios para a investigação nas estatísticas agropecuárias Censo Agropecuário A operação de 2006 introduziu a investigação do sexo do produtor Procurou-se ampliar a investigação do trabalho do Produtor e das pessoas com laços de parentesco com o mesmo que trabalhavam no estabelecimento. Porém, faltou estabelecer parâmetros para que se pudesse compor uma unidade de investigação secundária, o domicílio agrícola. Teria sido necesário estabelecer no conceito de pessoas com laços de parentesco a condicionante de morarem com o produtor.

13 Desafios para a investigação nas estatísticas agropecuárias Censo Agropecuário 2006 Na conceituação de ítens comuns, considerou como 'pessoal ocupado no estabelecimento' todas as pessoas que trabalharam em 2006 em atividades agropecuárias ou em atividades nãoagropecuárias de apoio às atividades agropecuárias, como cozinheiro. A instrução, entretanto, não foi muito clara para a definição sobre a inclusão ou não da mulher do produtor que dentre os afazeres domésticos exercía a função de cozinhar para o produtor. O reflexo desse problema foi seguramente minimizado pelo fato de quase sempre a mulher do produtor exercer, mesmo que em caráter temporário ou sazonal, alguma atividade diretamente ligada à produção, como cuidado dos animais, capina, plantio e colheita, além do benefiamento.

14 Desafios para a investigação nas estatísticas agropecuárias Censo Agropecuário 2006 As atividades não-agrícolas exercidas no contexto híbrido do estabelecimento-domicílio agrícola, como Beneficiamento e Artesanato, eram investigadas em sessões específicas. A Agroindústria Rural foi investigada com certo detalhe, mas não em relação a quem exercía o trabalho. Apenas a receita proveniente do Artesanato era investigada. Mas essas partes do questionário estavam no final, muito depois de o produtor já ter respondido as questões de trabalho no estabelecimento. No momento das perguntas de trabalho, tanto o produtor quanto o recenseador tendem a ver apenas a atividade agropecuária.

15 Desafios para a investigação nas estatísticas agropecuárias A PNAD é uma pesquisa desenhada para captar bem as características de trabalho e rendimento. As pesquisas de agropecuária tem um viés de pesquisas de produção, e a incorporação do universo social do trabalho é recente. Não é objetivo das pesquisas econômicas do setor agropecuário detalhar as dimensões do uso do tempo na área rural. Acredita-se que tal esforço seja mais apropriadamente empreendido em pesquisas domicialires como a PNAD. Mas observar peculiaridades demonstradas por estudos sobre a jornada de trabalho nos aponta para a necessidade de melhor captar atividades que, em decorrência da particularidade na alocação de tempo dos moradores de domicílios agrícolas, especialmente mulheres e crianças, tendem a produzir o subdimensionamento do trabalho desses indivíduos.

16 Algumas mudanças depois do segundo forum de usuários 01 - CONDIÇÃO LEGAL DO(A) PRODUTOR(A): (assinalar aquela em que o produtor(a) se enquadre) 1 Produtor(a) individual 2 Condomínio, consórcio ou união de pessoas (inclusive o casal, quando os dois forem responsáveis pelas decisões) 3 Cooperativa 4 Sociedade anônima ou por cotas de responsabilidade limitada 5 Instituição de utilidade pública 6 Governo ( Federal, Estadual ou Municipal ) 7 Outra condição (especifique)

17 Algumas mudanças depois do segundo forum de usuários 02 Direção dos trabalhos do estabelecimento: 1 Produtor(a) titular diretamente 2 Casal (co-direção) 3 Produtor(a) titular através de um encarregado ou pessoa com laços de parentesco com o mesmo 4 Administrador(a) 5 Produtores (explorações comunitárias) 6 -Quantos são os produtores? 7 Outra pessoa(especifique)

18 Algumas mudanças depois do segundo forum de usuários Atividades desenvolvidas por mulheres não responsáveis pelo estabelecimento (se produtora não abre para ela) 1 - Prepara a alimentação 2 - Busca água 3 - Recolhe a lenha 4 - Cuida da criação de animais de pequeno porte 5 - Ordenha de animais 6 - Cuida da horta 7 - Comercialização da produção 8 - Outras tarefas

19 Algumas mudanças depois do segundo forum de usuários Recebeu em 2016 algum pagamento ou fez retirada em dinheiro por este trabalho? 1-Sim 2-Não

20 Marcos Thanus Nunes Andrade Gerência Técnica do Censo Agropecuário Diretoria de Pesquisas IBGE

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 2014 Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 Indicadores Sociais Construção baseada em observações geralmente

Leia mais

CENSO Demográ co IBGE. Elaboração ECONS. Abril Apresentado por: Ana Djéssika. UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 19

CENSO Demográ co IBGE. Elaboração ECONS. Abril Apresentado por: Ana Djéssika. UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 19 CENSO Demográ co IBGE Elaboração ECONS Apresentado por: Ana Djéssika Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 19 Objetivo Pesquisa domiciliar mais abrangente, coleta informações

Leia mais

Características. Em 2014, foram visitados 151 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Abrangência nacional

Características. Em 2014, foram visitados 151 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Abrangência nacional Rio de Janeiro, 13/11/2015 Abrangência nacional Características Temas investigados no questionário básico Características gerais dos moradores Educação Migração Trabalho e rendimento Trabalho infantil

Leia mais

ESTUDO DOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS A SEREM APLICADOS NO CENSO AGROPECUÁRIO 2017

ESTUDO DOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS A SEREM APLICADOS NO CENSO AGROPECUÁRIO 2017 ESTUDO DOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS A SEREM APLICADOS NO CENSO AGROPECUÁRIO 2017 MISSÃO: Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. O IBGE

Leia mais

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE Eduardo.nunes@ibge.gov.br Data 9/12/2010 A DPA do Brasil e sua Dinâmica 70 anos

Leia mais

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER Eng. Agrônomo Max Ribas Identificação e acesso à políticas públicas Dados sobre a DAP PESSOA

Leia mais

O QUE É QUE O RGA 2015 TEM A OFERECER AOS UTILIZADORES?

O QUE É QUE O RGA 2015 TEM A OFERECER AOS UTILIZADORES? O QUE É QUE O RGA 2015 TEM A OFERECER AOS UTILIZADORES? Características sociodemográficas e económicas do agregado familiar agrícola Características da explorações agrícolas Características das parcelas

Leia mais

A situação da mulher no mercado de trabalho

A situação da mulher no mercado de trabalho Secretaria de Política para as Mulheres Curso de Formação Módulo III UNICAMP-CESIT/SNMT-CUT A situação da mulher no mercado de trabalho Eugênia Troncoso Leone Professora Instituto de Economia da Unicamp

Leia mais

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que MUDANÇAS NO PRONAF O Banco Central publicou, em 28 de março de 2008, a Resolução No. 3.559 promovendo alterações no Capítulo 10 do MCR Manual de Crédito Rural, que trata do PRONAF Programa Nacional de

Leia mais

Produção Agropecuária no Vale do Taquari. Pesquisa de opinião pública Junho de 2005 a dezembro 2005

Produção Agropecuária no Vale do Taquari. Pesquisa de opinião pública Junho de 2005 a dezembro 2005 Produção Agropecuária no Vale do Taquari Estimativa Populacional do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul, por Zona, no ano de 2005 Zona Vale do Taquari Residentes Estado Vale do Taquari Percentual Estado

Leia mais

Aprimoramentos na captação do Trabalho para o Próprio Consumo, Trabalho Voluntário e Afazeres Domésticos. PNAD Contínua

Aprimoramentos na captação do Trabalho para o Próprio Consumo, Trabalho Voluntário e Afazeres Domésticos. PNAD Contínua Aprimoramentos na captação do Trabalho para o Próprio Consumo, Trabalho Voluntário e Afazeres Domésticos PNAD Contínua 13º Fórum do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares Rio de Janeiro 07/06/2013

Leia mais

Lista de Siglas e Abreviaturas

Lista de Siglas e Abreviaturas Lista de Siglas e Abreviaturas - ADENE - Agência de Desenvolvimento do Nordeste - APA - Área de Proteção Ambiental - ASA - Projetos de Articulação do Semi-Árido - BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas

Leia mais

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 Linha Risco Beneficiários (1) Finalidade Limites (R$) Juros Prazo/Carência CUSTEIO Pronaf Custeio Grupo "A/C" (2) /FCO Assentados da Reforma Agrária

Leia mais

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal ABRIL 2015 ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

TRABALHO ASSALARIADO NA AGRICULTURA NORDESTINA NO PERÍODO

TRABALHO ASSALARIADO NA AGRICULTURA NORDESTINA NO PERÍODO TRABALHO ASSALARIADO NA AGRICULTURA NORDESTINA NO PERÍODO 2001-08 No período 2001-08, o total de pessoas ocupadas na agricultura nordestina apresentou um quadro de relativa estabilidade. No entanto, houve

Leia mais

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ

ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ASPECTOS DA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ Irenildo Costa da Silva 1 ; Roni Mayer Lomba 2 RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

Agricultura e relações de gênero em uma comunidade rural de Santarém, Pará

Agricultura e relações de gênero em uma comunidade rural de Santarém, Pará Agricultura e relações de gênero em uma comunidade rural de Santarém, Pará Agriculture and gender relationship in a rural community of Santarém, Pará SILVA, Ândria Vitória Silva 1 ; VIEIRA, Thiago Almeida

Leia mais

SANTA CATARINA: Desenvolvimento Regional E Dinâmicas Atuais. PROF. LAURO MATTEI CHAPECÓ (SC),

SANTA CATARINA: Desenvolvimento Regional E Dinâmicas Atuais. PROF. LAURO MATTEI   CHAPECÓ (SC), SANTA CATARINA: Desenvolvimento Regional E Dinâmicas Atuais PROF. LAURO MATTEI Email: l.mattei@ufsc.br CHAPECÓ (SC), 12.09.2016 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO I-ASPECTOS HISTÓRICOS II-ASPECTOS POPULACIONAIS

Leia mais

Algumas características da inserção das mulheres no mercado de trabalho

Algumas características da inserção das mulheres no mercado de trabalho 1 Pesquisa Mensal de Emprego Algumas características da inserção das mulheres no mercado de trabalho Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre 2003-2008 Rio de Janeiro

Leia mais

LEVANTAMENTO DA REALIDADE DA COMUNIDADE RURAL (CENSO)

LEVANTAMENTO DA REALIDADE DA COMUNIDADE RURAL (CENSO) PROGRAMA ESTADUAL DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS LEVANTAMENTO DA REALIDADE DA COMUNIDADE RURAL (CENSO) COMUNIDADE RURAL:... MUNICÍPIO:...CÓDIGO:...

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR Prof. Antonio Lázaro Sant

Leia mais

Mulheres na agricultura familiar: município Vale de São Domingos/MT Women in family farming: county Vale de São Domingos/MT

Mulheres na agricultura familiar: município Vale de São Domingos/MT Women in family farming: county Vale de São Domingos/MT Mulheres na agricultura familiar: município Vale de São Domingos/MT Women in family farming: county Vale de São Domingos/MT RODRIGUES, Dieferson 1 ; SILVA, Samuel²; GOMES, Eduardo³; MEDEIROS, Leandro 4

Leia mais

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 25 de Abril de 2013 Constituição

Leia mais

Epagri. Conhecimento para a produção de alimentos. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Epagri. Conhecimento para a produção de alimentos. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina Epagri Conhecimento para a produção de alimentos Segurança no Alimento & Saúde Pública Paulo R. L. Arruda Diretoria Extensão Rural e Pesqueira 21 de Junho de 2017 Missão Conhecimento, tecnologia e extensão

Leia mais

TABULAÇÃO DE RESULTADOS FAZENDAS PARTE II

TABULAÇÃO DE RESULTADOS FAZENDAS PARTE II TABULAÇÃO DE RESULTADOS FAZENDAS PARTE II Suites Suites Até 10 9 90,0 9 90,0 Mais de 10 a 20 - - 9 90,0 Mais de 20 - - 9 90,0 Apartamentos Apartamentos Até 10 6 60,0 6 60,0 Mais de 10 a 20 1 10,0 7 70,0

Leia mais

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012 ARRANJOS PÚBLICOS Função do estado Sistema Público de Agricultura Novembro de 2012 O Sistema Público de Agricultura do Distrito Federal Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural SEAGRI/DF Empresa

Leia mais

Subsidiar a implementação de um conjunto de ações orientadas para a prevenção e erradicação do trabalho de crianças e adolescentes no estado da

Subsidiar a implementação de um conjunto de ações orientadas para a prevenção e erradicação do trabalho de crianças e adolescentes no estado da O TRABALHO INFANTO- JUVENIL NO ESTADO DA BAHIA Destaques do relatório preparado por Inaiá Maria Moreira de Carvalho e Cláudia Monteiro Fernandes para a OIT Brasil Março de 2010 1 Objetivo Geral Subsidiar

Leia mais

EDITORIAL. v. 6, n.1, p. 1-24, jan./jun Revision, v. 1, p , 1998.

EDITORIAL. v. 6, n.1, p. 1-24, jan./jun Revision, v. 1, p , 1998. EDITORIAL Família é um termo muito utilizado, mas difícil de captar em toda a sua complexidade. Nos estudos de família há limitações, tanto no aspecto teórico quanto na perspectiva empírica, em relação

Leia mais

Pesquisa nas Favelas com Unidades de Polícia Pacificadora da Cidade do Rio de Janeiro

Pesquisa nas Favelas com Unidades de Polícia Pacificadora da Cidade do Rio de Janeiro Pesquisa nas Favelas com Unidades de Polícia Pacificadora da Cidade do Rio de Janeiro Anexo Estatístico - Ladeira dos Tabajaras Universo Universo das áreas de Ladeira dos Tabajaras - 2010 Demografia Perfil

Leia mais

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE eduardo.nunes@ibge.gov.br Aracaju, 22 de Março de 2011 A DPA do Brasil e sua Dinâmica

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS ANEXO III PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2016 CAMPUS ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2016 01. Título do Projeto Diagnóstico da ovinocaprinocultura

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Curitiba, PR 08/07/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 437,42 km² IDHM 2010 0,823 Faixa do IDHM Muito Alto (IDHM entre 0,8 e 1) (Censo 2010) 1751907

Leia mais

Características Em 2013, foram visitados 149 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas.

Características Em 2013, foram visitados 149 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Rio de Janeiro, 18/09/2014 1 Abrangência nacional Temas investigados: Características Características gerais dos moradores Educação Migração Trabalho e rendimento Trabalho infantil Fecundidade Características

Leia mais

Sistema AGRIS - Categorias de Assuntos: A AGRICULTURA. A01 Agricultura - aspectos gerais. A50 Investigação B GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

Sistema AGRIS - Categorias de Assuntos: A AGRICULTURA. A01 Agricultura - aspectos gerais. A50 Investigação B GEOGRAFIA E HISTÓRIA. Sistema AGRIS - Categorias de Assuntos: A AGRICULTURA A01 Agricultura - aspectos gerais A50 Investigação B GEOGRAFIA E HISTÓRIA B10 Geografia B50 História C EDUCAÇÃO, EXTENSÃO E INFORMAÇÃO C10 Educação

Leia mais

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Critérios para a Classificação dos Condados Norte-Americanos segundo o Rural-Urban Continuum Code Condados Metropolitanos 0 1 2 3 Condados centrais de áreas metropolitanas

Leia mais

ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados

ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados Cesar José de Oliveira MDA 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO

Leia mais

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O papel da Assistência Técnica como base da segurança alimentar Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor

Leia mais

ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE

ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE Tercer Taller Regional sobre la medición de la Sociedad de la Información Roberto Neves Sant Anna IBGE Diretoria de Pesquisas Cidade do

Leia mais

A DESIGUALDADE ENTRE NEGROS E NÃO-NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO, NO PERÍODO

A DESIGUALDADE ENTRE NEGROS E NÃO-NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO, NO PERÍODO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Novembro de 2009 A DESIGUALDADE ENTRE NEGROS E NÃO-NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO, NO PERÍODO As informações captadas pela Pesquisa de

Leia mais

António Júnior, Yasser Arafat Dadá e João Mosca

António Júnior, Yasser Arafat Dadá e João Mosca António Júnior, Yasser Arafat Dadá e João Mosca INTRODUÇÃO Esta pesquisa procurou estudar as associações dos pequenos produtores, com o intuito de analisar as vantagens da adesão à estas ou outras organizações

Leia mais

18% DOS RESIDENTES EM RISCO DE POBREZA.

18% DOS RESIDENTES EM RISCO DE POBREZA. Rendimento e Condições de Vida 2006 15 de Janeiro de 2008 18% DOS RESIDENTES EM RISCO DE POBREZA. O Instituto Nacional de Estatística apresenta os principais indicadores sobre o risco de pobreza e a desigualdade

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

Indicadores IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 1º trimestre de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Indicadores IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 1º trimestre de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 1º trimestre de 2016 Instituto eiro de Geografia e Estatística - IBGE Vice-Presidente da República no Exercício do Cargo de Presidente

Leia mais

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão 94 ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão Grupo Despertar Fonte: Folder do Roteiro Nostra Colônia Agroindústria Dalla Valle Parreiral de uvas - Dalla Valle Queijos da Granja Santa Tereza Pesqueiro Chapadão

Leia mais

Participação da mulher no mercado de trabalho

Participação da mulher no mercado de trabalho e desigualdade da renda domiciliar per capita no Brasil: 1981-2002 PET-Economia UnB 29 de abril de 2015 Rodolfo Hoffmann Sobre os autores Sobre o Graduação em Agronomia (1965) Mestrado em Ciências Sociais

Leia mais

Primeiros Resultados RECENSEAMENTO GERAL DA AGRICULTURA 1999

Primeiros Resultados RECENSEAMENTO GERAL DA AGRICULTURA 1999 Informação à Comunicação Social 3 de Novembro de 2 Primeiros Resultados RECENSEAMENTO GERAL DA AGRICULTURA EXPLORAÇÕES AGRÍCOLAS b EM MENOR NÚMERO b COM MAIOR DIMENSÃO b MELHOR EQUIPADAS b COM MENOS MÃO-DE-OBRA

Leia mais

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Agricultura Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Secretaria de Agricultura 6º Congresso de Educação Agrícola Superior e 51ª Reunião Anual da ABEAS A Sustentabilidade das Profissões da Área Rural e a Inovação

Leia mais

RENDIMENTO COMO MEDIDA? UMA AVALIAÇÃO DOS ÚLTIMOS CENSOS DEMOGRÁFICOS NAS CIDADES DE BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO E BELÉM (2000 e 2010).

RENDIMENTO COMO MEDIDA? UMA AVALIAÇÃO DOS ÚLTIMOS CENSOS DEMOGRÁFICOS NAS CIDADES DE BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO E BELÉM (2000 e 2010). RENDIMENTO COMO MEDIDA? UMA AVALIAÇÃO DOS ÚLTIMOS CENSOS DEMOGRÁFICOS NAS CIDADES DE BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO E BELÉM (2000 e 2010). Área Temática: População, gênero e identidade Valéria Grace Costa Fundação

Leia mais

AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS POR MEIO DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA

AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS POR MEIO DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS POR MEIO DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA Heverton Rodrigues Fernandes 1, Nádia Giaretta Biase 2, Maria Imaculada de Sousa Silva

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher Edição Especial INSERÇÃO DAS MULHERES DE ENSINO SUPERIOR NO MERCADO DE TRABALHO Introdução De maneira geral, as mulheres

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal SETEMBRO 2016 O QUE É A EMATER-DF? Empresa Pública, criada em

Leia mais

ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO

ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO A EXPERIÊNCIA DO PCPR/ RN Coordenação BIRD: Fatima Amazonas Tulio Barbosa Alberto Costa Claudia Romano Apresentação: Ana Guedes SEPLAN/RN PCPR II: RESUMO

Leia mais

E C O N Ô S O C E N T A L. Cultura e Tradição

E C O N Ô S O C E N T A L. Cultura e Tradição 3º. Seminário Responsabilidade Social com Foco nos Atores Interessados 7 a 8/10/2008 Biodiesel e Agricultura Familiar www.biodiesel.gov.b PNPB Pilares de Sustentação PNPB S O C I A L E C O N Ô M I C O

Leia mais

Questionário: Liderança estratégica - Sucessão em empresas familiares

Questionário: Liderança estratégica - Sucessão em empresas familiares Questionário: Liderança estratégica - Sucessão em empresas familiares Estudo realizado no âmbito do Mestrado de Ciências Empresariais para elaboração do Trabalho Final de Mestrado. Este questionário está

Leia mais

CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS:

CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS: CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS: Agricultura Habilita estudantes a observar, organizar e planejar a forma de manejo do solo, bem como traçar medidas de otimização da produção agrícola. Assim, o profissional

Leia mais

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré SIM

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré SIM Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré SIM Porto Velho, Fevereiro de 2016 1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no desenvolvimento do RS e do BRASIL Oportunidades de negócios para a Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul Ministro Pepe Vargas Agricultura Familiar RS Receitas

Leia mais

Caracterização dos estabelecimentos agropecuários da região sul do Brasil com base no Censo Agropecuário 2006

Caracterização dos estabelecimentos agropecuários da região sul do Brasil com base no Censo Agropecuário 2006 Caracterização dos estabelecimentos agropecuários da região sul do Brasil com base no Censo Agropecuário 2006 Laura Wichrowski Gauterio Izete Pengo Bagolin RESUMO - O estudo fornece uma caracterização

Leia mais

BAHIA. Previdenciária. ria PNAD BRASÍLIA, MAIO DE 2011

BAHIA. Previdenciária. ria PNAD BRASÍLIA, MAIO DE 2011 BAHIA Proteção Previdenciária ria - Perfil dos socialmente desprotegidos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD 2009 - BRASÍLIA, MAIO DE 2011 1 1. Indicadores de Cobertura Social Cobertura

Leia mais

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

PROTOCOLO DE INTENÇÕES PROTOCOLO DE INTENÇÕES PROTOCOLO DE INTENÇÕES QUE ENTRE SI CELEBRAM O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, O INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA POR MEIO DE SUA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL

Leia mais

Nas últimas duas décadas, o nível de instrução dos agricultores e a sua idade média aumentaram

Nas últimas duas décadas, o nível de instrução dos agricultores e a sua idade média aumentaram Nas últimas duas décadas, o nível de instrução dos agricultores e a sua idade média aumentaram O Instituto Nacional de Estatística produz, desde o início dos anos 80, um vasto conjunto de estatísticas

Leia mais

TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE NO BRASIL. Julho de 2009

TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE NO BRASIL. Julho de 2009 TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE NO BRASIL Brasília, Julho de 2009 Trabalho Decente e Juventude no Brasil 1. Diagnóstico da situação magnitude do déficit de Trabalho Decente para os jovens relação educação

Leia mais

VIABILIDADE DO ACESSO À ENERGIA EM ZONAS RURAIS OU ISOLADAS NO BRASIL

VIABILIDADE DO ACESSO À ENERGIA EM ZONAS RURAIS OU ISOLADAS NO BRASIL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MATRIZ ENERGÉTICA NA AMÉRICA LATINA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À ENERGIA LIMPA KAS-EKLAS-CEDIN Novembro 2016 VIABILIDADE DO ACESSO À ENERGIA EM ZONAS RURAIS OU ISOLADAS NO

Leia mais

AUP 266 Planejamento de Estruturas Urbanas I Prof. Maria Cristina Leme SETOR 6

AUP 266 Planejamento de Estruturas Urbanas I Prof. Maria Cristina Leme SETOR 6 AUP 266 Planejamento de Estruturas Urbanas I Prof. Maria Cristina Leme SETOR 6 Aruã Wagner Kim Hoffmann Luis Fernando Meyer Marieta Ribeiro Marina Leonardi Jundiaí faz parte da Região Administrativa de

Leia mais

Contribuição Previdenciária Área Rural e SENAR DRF ITABUNA

Contribuição Previdenciária Área Rural e SENAR DRF ITABUNA Contribuição Previdenciária Área Rural e SENAR DRF ITABUNA 1 HISTÓRICO IAPs - 1923 INPS - 1966 IAPAS 1977 INSS -1990 SRP - 2005 RFB - 2007 2 Receita Federal do Brasil - RFB DRF Itabuna 2 Inspetorias Ilhéus

Leia mais

CEPEA CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA ESALQ/USP

CEPEA CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA ESALQ/USP CEPEA CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA ESALQ/USP O CEPEA tem uma equipe de pesquisa voltada para o mercado de trabalho do agronegócio, cujos resultados passam agora a ser divulgados. O

Leia mais

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil AGRICULTURA Conceito: técnica de plantio e uso do solo. Objetivos: alimentação, matéria-prima;. FATORES

Leia mais

Natália de Oliveira Fontoura. Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, março de 2014

Natália de Oliveira Fontoura. Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, março de 2014 Natália de Oliveira Fontoura Diretoria de Estudos e Políticas Sociais Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Brasília, março de 2014 Apesar das conquistas das mulheres, são ainda observadas muitas desigualdades

Leia mais

Panorama do Programa Luz para Todos e da universalização do atendimento a experiência de São Paulo Fernando Selles Ribeiro

Panorama do Programa Luz para Todos e da universalização do atendimento a experiência de São Paulo Fernando Selles Ribeiro Panorama do Programa Luz para Todos e da universalização do atendimento a experiência de São Paulo Fernando Selles Ribeiro Programa Luz para Todos SP Escola Politécnica da USP Unesp - Guaratinguetá São

Leia mais

Certificado Digital - Pessoa Jurídica. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA PESSOA JURÍDICA (CNPJ A ou CNPJ A3)

Certificado Digital - Pessoa Jurídica. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA PESSOA JURÍDICA (CNPJ A ou CNPJ A3) Certificado Digital - Pessoa Jurídica DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA PESSOA JURÍDICA (CNPJ A ou CNPJ A3) Além dos documentos da Pessoa Jurídica, são necessários, também, dois documentos de identificação do

Leia mais

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural 7º Seminário Estadual de Agricultura O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural Deputado Estadual José Milton Scheffer Vice-Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALESC Território

Leia mais

Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP

Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP Diretoria de Agronegócios Gerag São Paulo Safra 2012/2013 Programa ABC Agricultura de Baixo Carbono ABC - Mitigar a Emissões de GEE pela Agropecuária

Leia mais

Dicionário da PNAD97 microdado Arquivo de Pessoas

Dicionário da PNAD97 microdado Arquivo de Pessoas Dicionário da PNAD microdado Arquivo Pessoas Posição Tamanho Código V 00 Ano Referência PARTE IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE UF Unida da Feração V 00 Número do Controle V 00 Número Série PARTE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Última atualização: 2014 1 DOMICÍLIOS ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS 2 Água EVOLUÇÃO DO PERCENTUAL DE DOMICÍLIOS COM ACESSO

Leia mais

Mercado de Trabalho: Ligeira Melhora com Informalização

Mercado de Trabalho: Ligeira Melhora com Informalização 3 Mercado de Trabalho: Ligeira Melhora com Informalização Vera Martins da Silva (*) O mercado de trabalho está finalmente dando sinais de recuperação, ainda que incipiente e apoiada na informalização.

Leia mais

Cacau e Pecuária na Amazônia: Análise de Meios de Vida em São Félix do Xingu - PA

Cacau e Pecuária na Amazônia: Análise de Meios de Vida em São Félix do Xingu - PA Cacau e Pecuária na Amazônia: Análise de Meios de Vida em São Félix do Xingu - PA Por: Daniel Braga 1 Como principais estratégias econômicas do meio rural, em São Félix do Xingu - PA, o cacau e a pecuária

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS MAIO DE 2015 JOB1845-5 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O estudo tem por objetivo geral levantar o sentimento do consumidor em relação

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar o conhecimento e percepção

Leia mais

2º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SAÚDE & AMBIENTE. Belo Horizonte, 19 a 22 outubro de Experiência Comunitária e Movimento Social

2º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SAÚDE & AMBIENTE. Belo Horizonte, 19 a 22 outubro de Experiência Comunitária e Movimento Social 2º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SAÚDE & AMBIENTE Belo Horizonte, 19 a 22 outubro de 2014 Experiência Comunitária e Movimento Social Eixo 3. Direitos justiça ambiental e política públicas Vigilância e Controle

Leia mais

Observações à nova versão do questionário do Censo Agropecuário

Observações à nova versão do questionário do Censo Agropecuário 1 Observações à nova versão do questionário do Censo Agropecuário 2017 1 Vicente Marques Mauro Del Grossi Caio Galvão de França No dia 3 de abril de 2017, o IBGE divulgou uma nova versão do questionário

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarujá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 143,71 km² IDHM 2010 0,751 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 290752 hab. Densidade

Leia mais

A taxa de desemprego estimada foi 13,1%

A taxa de desemprego estimada foi 13,1% 5 de novembro de 2014 Estatísticas do Emprego 3º trimestre de 2014 A taxa de desemprego estimada foi 13,1 A taxa de desemprego estimada para o 3º trimestre de 2014 foi de 13,1. Este valor é inferior em

Leia mais

Taxa de desemprego de 14,9%

Taxa de desemprego de 14,9% 16 de maio de 2012 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2012 Taxa de desemprego de 14,9% A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2012 foi de 14,9%. Este valor é superior em 2,5 pontos percentuais

Leia mais

Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça 1995 a 2015

Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça 1995 a 2015 Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça 1 O Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, estudo que o Ipea produz desde 2004 em parceria com a ONU Mulheres, tem como objetivo disponibilizar dados sobre

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística. Inquérito Multiobjectivo Contínuo. Estatísticas das famílias e Condições de vida. Presidente

Instituto Nacional de Estatística. Inquérito Multiobjectivo Contínuo. Estatísticas das famílias e Condições de vida. Presidente Instituto Nacional de Estatística Inquérito Multiobjectivo Contínuo Estatísticas das famílias e Condições de vida Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Av Cidade de

Leia mais

Módulo 4 do curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Módulo 4 do curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Módulo 4 do curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. 1 2 Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Créditos Coordenação: Gleyse Peiter e Marcos Carmona. Modelo do questionário: Marcelo Vale Elaboração

Leia mais

R$ 143 bilhões devem ser injetados na economia a título de 13º salário

R$ 143 bilhões devem ser injetados na economia a título de 13º salário 1 Porto Alegre, 28 de outubro de 2013. NOTA À IMPRENSA R$ 143 bilhões devem ser injetados na economia a título de 13º salário Até dezembro de 2013 devem ser injetados na economia brasileira pouco mais

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alta Floresta, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8983,98 km² IDHM 2010 0,714 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 49164 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Esperança, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 166,54 km² IDHM 2010 0,623 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 31095 hab. Densidade

Leia mais

A presença feminina no mercado de trabalho do Distrito Federal 2016

A presença feminina no mercado de trabalho do Distrito Federal 2016 A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL MARÇO 20 MARÇO - 2017 A presença feminina no mercado de trabalho do Distrito Federal 2016 Entre 2015 e 2016, o nível de ocupação no Distrito

Leia mais

A taxa de desemprego estimada foi 13,5%

A taxa de desemprego estimada foi 13,5% 4 de fevereiro de 2015 Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2014 A taxa de desemprego estimada foi 13,5 A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2014 foi 13,5. Este valor é superior em 0,4

Leia mais

/ SE B R AE

/  SE B R AE SE B R AE Introdução Objetivo: Apresentar o perfil comparativo das mulheres que possuem um negócio (empreendedoras), com os homens que possuem um negócio (empreendedores), no Brasil. Metodologia: Uso de

Leia mais

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas É uma honra e uma satisfação, participar no Trigésimo

Leia mais

Como superar a precariedade do emprego feminino

Como superar a precariedade do emprego feminino Como superar a precariedade do emprego feminino Ana Flávia Machado (Cedeplar/UFMG) Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe Fatos estilizados Radical mudança do papel das mulheres

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

Mercado de Trabalho INDICADORES GERAIS. Ortigueira Aspectos sócio-econômicos MERCADO DE TRABALHO

Mercado de Trabalho INDICADORES GERAIS. Ortigueira Aspectos sócio-econômicos MERCADO DE TRABALHO Mercado de Trabalho A leitura do mercado de trabalho foi embasada em dados de empregos formais, trabalhados pelos dados do RAIS (Relação Anula de Informações Sociais), agência do trabalhador e CAGED (Cadastro

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Novo do Parecis, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9480,98 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 27577

Leia mais

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL PI-1. Nº DA PESSOA PI-2. NOME E APELIDO PI-3. RELAÇÃO PARENTESCO CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS - PARA TODAS AS PESSOAS RESIDENTES PI-4. SEXO 1 Masculino 2 Feminino PI-5. SITUAÇÃO NA RESDIDÊNCIA 1 Residente

Leia mais