Programa Gestão de Sala de Aula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa Gestão de Sala de Aula"

Transcrição

1 Programa Gestão de Sala de Aula

2 Impactos e possibilidades do programa Traduzido e adaptado por Silvana Tamassia (silvanatamassia@eloseducacional.com)

3 No mês de abril, Barbara Bruns, Leandro Costa e Nina Cunha publicaram um artigo na revista americana Economics of Education Review intitulado: Through the looking glass: Can classroom observation and coaching improve teacher performance in Brazil? numa tradução livre: Através do espelho: a observação em sala de aula e a formação continuada por meio de coaching educacional podem melhorar o desempenho dos professores no Brasil? O texto fala sobre o curso Gestão de Sala de Aula desenvolvido em 2015 com 174 escolas públicas de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Ceará, conduzido pela Elos Educacional e financiado pela Fundação Lemann, com o apoio do Instituto Unibanco e Itaú BBA, cujo foco da pesquisa era identificar a melhoria da prática dos professores e eficácia da formação continuada em serviço. O curso existe desde 2012 e já foi implementado em diversas redes de ensino, impactando diretamente cerca de 1000 escolas e 9000 educadores de diversos lugares do Brasil, nas etapas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. 1 Artigo original em inglês disponível aqui

4 No caso do Ceará, o foco esteve nas escolas de Ensino Médio. O estado conta com 573 escolas de Ensino Médio, das quais 348 participaram do projeto com o Banco Mundial o qual, por meio do método Stallings, mediu o uso do tempo em 348 escolas, propondo uma intervenção direta em 174 delas. 174 escolas tiveram intervenção O instrumento Stalling gera dados quantitativos sobre a interação de professores e alunos em sala de aula com um alto grau de confiabilidade. A força do método Stallings é que ele converte as atividades e interações qualitativas entre um professor e os alunos que ocorrem durante uma aula em dados quantitativos robustos sobre a prática instrucional dos professores e o engajamento dos alunos. As observações são codificadas em dez momentos diferentes em cada classe, em intervalos exatos, cujo espaçamento depende da duração da aula; a cada três (03) minutos em uma aula de 30 minutos, a cada cinco (05) minutos em uma aula de 50 minutos, etc.

5 O observador deve estar presente na sala de aula para o horário oficial da aula e fazer observações. Cada observação consiste em uma varredura de 15 segundos da sala de aula, começando com o professor e continuando no sentido horário ao redor da sala. Os observadores codificam o que o professor está fazendo, quais são os materiais que ele está usando e o que os alunos estão fazendo. Para gerar estimativas quantitativas de tempo na tarefa, as atividades codificadas são agrupadas em quatro categorias: Leitura em voz alta; Demonstração/Ensinando Discussão/Debate/ Pergunta e Resposta; Prática/Memorização Trabalho em sala de aula Copiando. Interação Social não acadêmica Professor Não-Envolvido ou em Interação social Professor Fora de Sala Atividades de aprendizagem Atividade não acadêmica do professor Gestão/arrumação da sala de aula Atividade não acadêmica do aluno Instrução verbal com orientações; Disciplinar aluno (s); Gestão de sala de aula com alunos; Organização da sala. Interação Social Estudante(s) não envolvido(s) Disciplinando

6 Stallings (1977) estabeleceu três referências de boas práticas fundamentais para o uso do tempo de instrução com base em sua pesquisa com o instrumento nos Estados Unidos: i) 85% do tempo de aula deve ser dedicado à instrução; ii) um máximo de 15% do tempo de aula deve ser gasto em gerenciamento de sala de aula; e iii) 0% do tempo de aula deve ser gasto com o professor fora de tarefa (ou seja, envolvido em nenhuma das atividades instrucionais ou no gerenciamento da sala de aula).² ² Tecnicamente chamado Stanford Research Institute Classroom Observation System, desenvolvido na década de 1970 pela professora Jane Stallings para pesquisa em professores de educação básica nos Estados Unidos. (Stallings, 1977; Stallings e Mohlman, 1990)

7 Os resultados iniciais indicaram que, no Ceará, o tempo médio que o professor gasta com as atividades de aprendizagem é de 67%. Dado que esta pesquisa é realizada em uma amostra representativa de escolas, a diferença de 18% entre o tempo médio que o professor está ensinando no Ceará e o valor de referência de boas práticas (85%), indica que o sistema de ensino do estado estava perdendo quase um dia de aula por semana.

8 Para que esta análise fosse feita no início e ao final do projeto, avaliando assim o impacto das intervenções, a Secretaria de Educação do Ceará concordou em randomizar a implementação do programa em aproximadamente metade de suas escolas secundárias durante o ano letivo de 2015 para avaliar rigorosamente as seguintes questões de pesquisa: 1 2 O fornecimento de feedback às escolas com base nas observações em sala de aula, além de materiais de apoio e treinamento, estimula mudanças mensuráveis na prática do professor em um período relativamente curto (um único ano escolar)? O fornecimento de feedback e coaching para observação em sala de aula pode reduzir a variação na prática de professores dentro de uma escola? 3 4 As mudanças positivas na prática em sala de aula dos professores, como maior tempo gasto em instrução e níveis mais elevados de envolvimento dos alunos, correlacionaram-se positivamente com os resultados de aprendizagem dos alunos? O programa combinado desenvolvido no Ceará (feedback de observação em sala de aula e formação em nível de escola) produz ganhos relativos de aprendizado em comparação com programas alternativos de formação de professores?

9 Para analisar estes impactos as escolas do grupo de tratamento receberam: Boletim com o resultado da avaliação da prática dos professores observadas na sala de aula Material de estudos (livro Aula Nota 10) Formação dos coordenadores pedagógicos Das 348 escolas observadas inicialmente, 174 fizeram parte do grupo de tratamento, recebendo 4680 livros distribuídos a professores e gestores escolares de todas estas escolas. Para a formação o trabalho aconteceu de maneira muito próxima, o que foi definido pela pesquisa como um coaching que ocorreu da seguinte maneira: 3 encontros presenciais 6h cada um 3 conversas individuais por Skype Atividades para serem implementadas na escola o Pautas de reuniões pedagógicas o Observação de aulas e feedback aos professores

10 Os encontros presenciais foram realizados em três (03) polos no estado do Ceará: Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, num total de seis (06) turmas, numa média de 29 cursistas por formador. Todas as atividades realizadas pelos coordenadores foram enviadas aos formadores pela plataforma virtual de aprendizagem. Após análise das atividades os formadores desenvolviam um feedback personalizado para cada um deles, contribuindo de maneira muito específica com a melhoria das práticas pedagógicas de cada participante. No caso das devolutivas feitas aos professores observados pelos coordenadores ao longo do ano, eles enviavam as filmagens destes momentos e os formadores faziam comentários minuto a minuto diretamente no vídeo por meio de ferramenta disponível na própria plataforma virtual de aprendizagem. Ao final do ano - após nove (09) meses de intervenção formativa - foi realizada uma nova rodada de observação usando o método Stallings. Nesta rodada fizeram parte 292 escolas, pois as demais não puderam participar nesse momento. As observações procuram manter as mesmas turmas da observação inicial (75% se repetiram), porém, nem sempre com os mesmos professores, já que isso depende do dia em que a observação foi realizada. Foram priorizadas as aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

11 O resultado deste processo identificou uma melhora na qualidade do uso do tempo pedagógico nas escolas participantes do programa. Veja uma comparação entre os indicadores de melhores práticas citado no início do texto, o índice do Brasil e o estado do Ceará, com destaque para as escolas participantes do programa: 100 % 15 % 10 % 27 % 10 % 24 % 7 % 21 % Atividades Acadêmicas Arrumação da Sala Atividades não acadêmicas 50 % 85 % 64 % 67 % 73 % 0 % Melhores práticas (OCDE) Brasil Ceará Efeito do Programa

12 E um ponto muito relevante neste processo foi que as escolas que iniciaram a primeira rodada de observação com os piores resultados com relação ao uso do tempo pedagógico foram as que mais evoluíram no resultado final, demonstrando um impacto claro da formação dos coordenadores e na maneira como isto chegou aos professores em pouco tempo, qualificando o planejamento de aula e o engajamento dos alunos, refletindo no melhor aproveitamento do tempo gasto com as atividades acadêmicas. São 59 horas a mais no ano com atividades acadêmicas e 32 horas a menos gastas com a gestão e organização da sala.

13 Além dos resultados de melhoria no uso do tempo pedagógico, os alunos das escolas do grupo de tratamento tiveram também uma melhoria nos resultados de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) - Avaliação Oficial do Estado do Ceará - e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Matemática 4 pts a mais Matemática 4,2 pts a mais Língua Portuguesa 2 pts a mais Língua Portuguesa 5,3 pts a mais Com os resultados obtidos, podemos concluir que a formação continuada em serviço realizada por meio de coaching educacional fazendo uso de diferentes estratégias como encontros presenciais, videoconferências individualizadas (Skype), material de estudo orientado e feedbacks individualizados das práticas desenvolvidas impactaram positivamente na ação formativa do coordenador pedagógico e na prática pedagógica do professores em sala de aula, contribuindo para o melhor uso do tempo pedagógico e a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos.

14 Este trabalho desenvolvido pela Elos Educacional em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Itaú BBA, Banco Mundial e Secretaria Estadual de Educação do Ceará, demonstra como é possível aprimorar este papel formativo no coordenador pedagógico, qualificando a sua intervenção nos momentos coletivos de formação na escola, como também na sala de aula, entendendo as necessidades formativas de cada professor e contribuindo de maneira personalizada para sua formação continuada em serviço. Deste modo, todos se desenvolvem e os alunos aprendem mais!

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS ////////// ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////// /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

CURSO Master em Produção de Texto e a Formação do Escritor Competente

CURSO Master em Produção de Texto e a Formação do Escritor Competente CURSO Master em Produção de Texto e a Formação do Escritor Competente CORPO DOCENTE: Professora Kelly Szabo DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA: Curso Presencial com duração de 10 horas/aulas. Sábado das 8h00 às 17h40.

Leia mais

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES

CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES 1. Apresentação: O Programa de Certificação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores de professores, coordenadores

Leia mais

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores

Leia mais

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES

CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES 1. Apresentação: O Programa de Certificação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores de professores, coordenadores

Leia mais

PNAIC 2017 / 2018 AVALIAÇÃO

PNAIC 2017 / 2018 AVALIAÇÃO PNAIC 2017 / 2018 AVALIAÇÃO Estrutura das Formações Educação Infantil Anos Iniciais PNME Formação Presencial Formação Presencial Formação Presencial Formação a distância Formação a distância Formação a

Leia mais

PNAIC ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP

PNAIC ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP PNAIC 2017 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA PNAIC - UNDIME SP Eliana_rabello@yahoo.com.br 018 3704-4789 FOCO PNAIC 2017 ser alfabetizada é direito da criança foco nos estudantes da pré-escola

Leia mais

PED BRASIL INOVAÇÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAULA LOUZANO

PED BRASIL INOVAÇÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAULA LOUZANO PED BRASIL INOVAÇÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAULA LOUZANO PED BRASIL: O QUE É? PED Brasil é um programa piloto de formação de professores com foco no ensino de matemática desenvolvido pelo Centro Lemann

Leia mais

Inscrição para candidatura ao Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil 2010

Inscrição para candidatura ao Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil 2010 Inscrição para candidatura ao Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil 2010 1. INFORMAÇÕES GERAIS Bem-vindo(a) a este sítio, onde

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB 2014-2018 EPFMCB 2014-2018 2014-2018 Índice INTRODUÇÃO...... 2 1. OBJETIVOS.. 2 1.1. PESSOAL DOCENTE...... 2 1.2. PESSOAL NÃO DOCENTE...... 3 1.3. OBJETIVOS GERAIS...... 3 2.DESTINATÁRIOS... 3 3. MODALIDADES

Leia mais

COMO FUNCIONA A ESTUDA.COM

COMO FUNCIONA A ESTUDA.COM Facilitando avaliações e simplificando a gestão do conhecimento COMO FUNCIONA A ESTUDA.COM Carlos Pirovani carlos@estuda.com (65) 3359-2480 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA e DIREÇÃO Tempo gasto na gestão das avaliações

Leia mais

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES O Programa de Certificação de Formadores busca capacitar profissionais da área da educação como formadores de professores e gestores educacionais. Com esta certificação, os formadores poderão ministrar

Leia mais

Disponibiliza para todos os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, a plataforma Hora do Enem.

Disponibiliza para todos os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, a plataforma Hora do Enem. Em parceria com o MEC Disponibiliza para todos os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, a plataforma Hora do Enem. /2*2 REUNIÃO CONSED 14 DE ABRIL 2016 LOGO O QUE É HORA DO ENEM? PROGRAMA NACIONAL DE PREPARAÇÃO

Leia mais

Associação QEdu. Use dados. Transforme a educação. São Paulo, 22 de Fevereiro de 2018

Associação QEdu. Use dados. Transforme a educação. São Paulo, 22 de Fevereiro de 2018 Associação QEdu Use dados. Transforme a educação. São Paulo, 22 de Fevereiro de 2018 Agenda 1. A importância dos dados para tomadas de decisão 2. Sobre a Associação QEdu 3. Usando dados para transformar

Leia mais

GT CONSED FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

GT CONSED FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES GT CONSED FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Apresentação ao CONSED 10.05.2018 Parceiros: Instituto Natura, Instituto Península, Itaú BBA, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica. AGENDA

Leia mais

Mário H. Tarumoto FCT/UNESP Olga L. Anglas R. Tarumoto FCT/UNESP

Mário H. Tarumoto FCT/UNESP Olga L. Anglas R. Tarumoto FCT/UNESP Mário H. Tarumoto FCT/UNESP Olga L. Anglas R. Tarumoto FCT/UNESP Plano de apresentação Avaliação Coleta de dados Análise de dados Qualidade dos cursos Pesquisas Qualitativas e Quantitativas Avaliação e

Leia mais

MODELO ACADÊMICO KLS 2.0 E INDICADORES DE QUALIDADE

MODELO ACADÊMICO KLS 2.0 E INDICADORES DE QUALIDADE MODELO ACADÊMICO KLS 2.0 E INDICADORES DE QUALIDADE Modelo Acadêmico da Kroton KLS 2.0, possui 5 alicerces FORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DOCENTE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERSONALIZAÇÃO EM ESCALA ENSINO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

Leia mais

NA MATEMÁTICA TU CONTAS

NA MATEMÁTICA TU CONTAS PLANO AÇÃO ESTRATÉGICA 41ª MEDIDA NA MATEMÁTICA TU CONTAS OBJETIVO Melhorar o sucesso em Matemática. ANO(S) ESCOLARIDA A ABRANGER - Do 1.º ao 9.º de escolaridade. ATIVIDAS A SENVOLVER NO ÂMBITO DA MEDIDA:

Leia mais

Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos

Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão Baseada em Recursos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Elementos de Gestão para Educação a Distância: um estudo a partir dos Fatores Críticos de Sucesso e da Visão

Leia mais

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web

Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Questões de Aprendizagem e Pesquisa relacionadas com Instrução Baseada na Web Scott D. Johnson Professor de Educação Departmento de Educação de Recursos Humanos Faculdade de Educação Universidade de Illinois

Leia mais

Remuneração Variável: O que mostram as pesquisas

Remuneração Variável: O que mostram as pesquisas Remuneração Variável: O que mostram as pesquisas Teresa Cozetti Pontual, Ed.M. Harvard Graduate School of Education A remuneração por resultado para professores tem o potencial de: Aumentar a motivação

Leia mais

OBJETIVOS E REALIZAÇÕES DO GT AVALIAÇÃO DO CONSED FRED AMANCIO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO COORDENADOR DO GT DE AVALIAÇÃO

OBJETIVOS E REALIZAÇÕES DO GT AVALIAÇÃO DO CONSED FRED AMANCIO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO COORDENADOR DO GT DE AVALIAÇÃO OBJETIVOS E REALIZAÇÕES DO GT AVALIAÇÃO DO CONSED FRED AMANCIO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO COORDENADOR DO GT DE AVALIAÇÃO CONTEXTO O sistema de avaliação brasileiro foi se ampliando

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA Relatório Ano letivo 2017/2018 1 INTRODUÇÃO O presente relatório tem como objetivo apresentar de forma sistematizada as atividades realizadas no âmbito do Programa de Educação

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Aline Helle Ribeiro Barros 1 Centro de Educação a

Leia mais

Showcase Big Brain Education

Showcase Big Brain Education 1 Showcase Big Brain Education 2 Objetivo O objetivo deste documento é apresentar cases educacionais no programa Big Brain Education O Programa Vantagens: Acesso ao conhecimento de qualquer lugar, a qualquer

Leia mais

A PARCEIROS DA EDUCAÇÃO:

A PARCEIROS DA EDUCAÇÃO: A PARCEIROS DA EDUCAÇÃO: Criada em 2004, somos uma associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP, que trabalha por uma educação pública de qualidade no Brasil. Nossa Missão: Contribuir para a

Leia mais

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP Foco PNAIC 2016 A criança Proposto, para o trimestre final, implementação de estratégias didático-pedagógicas que permitam às crianças

Leia mais

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS 1 Medidas a implementar: Projeto PEDAGOGIA (Pedagogia e Comportamento) Projeto PARES (Pais de Alto Rendimento EScolar)

Leia mais

Nova oferta: programa de formação de professores

Nova oferta: programa de formação de professores Nova oferta: programa de formação de professores Formação de Professores nas nossas escolas Utilizamos em todas as nossas escolas o Programa de Formação de Professores: SP RJ DF PE MT O desenho completo

Leia mais

Apresentação. Geek Educacional

Apresentação. Geek Educacional Apresentação Geek Educacional Geek Educacional 02 Geek Educacional 03 Geek Educacional A Geek Educacional é uma empresa especializada em pesquisas e desenvolvimento de soluções, que viabilizam um melhor

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA ( )

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA ( ) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA (2016-2018) Formadora: Paula Simões Formandos: Filomena Pereira Arnaldo Marques Amélia Vitorino Lurdes Santos 1 1. Fragilidade/problema

Leia mais

Qualidade da educação

Qualidade da educação Qualidade da educação Como avaliamos nossos cursos Para garantir que a educação oferecida aos nossos alunos seja a melhor possível, usamos uma série de ferramentas para avaliar a qualidade dos nossos cursos.

Leia mais

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Taiana Duarte Loguercio Provinha Bagé é o nome da avaliação

Leia mais

OBJETIVOS E METAS PARA 2017/2018

OBJETIVOS E METAS PARA 2017/2018 OBJETIVOS E METAS PARA RESULTADOS ESCOLARES A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Melhorar a percentagem das competências a adquirir pelas crianças, face aos resultados de diagnóstico realizado no início do ano letivo,

Leia mais

4 Escola Esperança e SAEB 2001: Uma visão comparativa da formação de professores

4 Escola Esperança e SAEB 2001: Uma visão comparativa da formação de professores 66 4 Escola Esperança e SAEB 2001: Uma visão comparativa da formação de professores (...) a organização da escola em ciclos de aprendizagem e a individualização dos percursos [de formação] exigem mais

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Ourique

Agrupamento de Escolas de Ourique Agrupamento de Escolas de Ourique Plano de Melhoria Ano Letivo 2014-2015 1 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 PLANO DE MELHORIA 3 PRIORIDADES 3.1 PRIORIDADE A APROVEITAMENTO DOS ALUNOS 3.2 PRIORIDADE B ARTICULAÇÃO

Leia mais

Plano de Ação Estratégica

Plano de Ação Estratégica Plano de Ação Estratégica No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Período de vigência: 2016/2020 Ano letivo: 2016/2017 Escola Secundária de Caneças, Odivelas Escolas de Caneças, Odivelas

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Política Nacional de Formação de Professores BNCC Protagonismo das redes Mais Alfabetização PNLD 161905-Implementando

Leia mais

Formações MMR - 3ª Onda de Expansão. Nesta edição

Formações MMR - 3ª Onda de Expansão. Nesta edição Nesta edição 1 Formações MMR - 3ª Onda de Expansão 3 Orientações Técnicas de Física e Química 3 1ª Webconferência do Guia de Transição de Língua Portuguesa 4 Orientação Técnica Programa Sala de Leitura

Leia mais

Balanço da Parte II do Relatório do PPM TEIP

Balanço da Parte II do Relatório do PPM TEIP Balanço da Parte II do Relatório do PPM TEIP 2016/2017 Conselho Pedagógico 7 de novembro de 2017 O Relatório do Plano Plurianual de Melhoria TEIP está dividido em duas partes: A primeira parte refere-se

Leia mais

u T a e d a CLAUDIANNY AMORIM NORONHA Diretora de Desenvolvimento Pedagógico DDPed/PROGRAD/UFRN P au  : a t

u T a e d a CLAUDIANNY AMORIM NORONHA Diretora de Desenvolvimento Pedagógico DDPed/PROGRAD/UFRN P au  : a t e d a i r o t u T a z u m Cr a r N va i g Pa R o ia F r r a M P au la e ng d  : a or t i e R CLAUDIANNY AMORIM NORONHA Diretora de Desenvolvimento Pedagógico DDPed/PROGRAD/UFRN Diagnóstico que gerou demanda

Leia mais

Trabalho em equipe. curso de. liderança escolar. Inspirado no modelo inglês de formação de gestores. Comprometimento. Resiliência

Trabalho em equipe. curso de. liderança escolar. Inspirado no modelo inglês de formação de gestores. Comprometimento. Resiliência Trabalho em equipe curso de liderança escolar Inspirado no modelo inglês de formação de gestores Comprometimento Resiliência A importância da liderança escolar Pesquisas recentes mostram que a influência

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Código 160635 [2016/2018] (DGE) PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA ÍNDICE 1. Identificação do Agrupamento de Escolas Viseu Norte... 2 2. Compromisso social do Agrupamento / Histórico e metas de sucesso... 2 3.

Leia mais

REUNIÃO DE CONSELHO. 30 de março de 2016

REUNIÃO DE CONSELHO. 30 de março de 2016 REUNIÃO DE CONSELHO 30 de março de 2016 INSTITUTO UNIBANCO 2 JOVEM DE FUTURO 3ª GERAÇÃO Jovem de Futuro 3ª geração - Circuito de Gestão Jovem de Futuro 3ª geração - Ações Oficina 1 Curso Módulo 1 Oficina

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2016-2018 Aprovado pelo Conselho Pedagógico em 06 de julho de 2016-07-08, para emissão de parecer pelo Conselho Geral O Presidente do Conselho Pedagógico Renato Jorge Cruz Carneiro

Leia mais

Metodologias Ativas. Parte 07 Sala de Aula Invertida. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Metodologias Ativas. Parte 07 Sala de Aula Invertida. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Metodologias Ativas Parte 07 Sala de Aula Invertida Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Nossa Agenda... 09:00 09:20 - Metodologias Ativas (teoria) 09:20 09:40 - Método de Estudo de Caso 09:40 10:00 - Aprendizagem

Leia mais

Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão

Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão Melhores práticas em programas de melhoria do desempenho escolar Rodrigo Lang e Daniel Biato A única coisa mais cara do que a educação é a ignorância. (Benjamin

Leia mais

FOCO APRENDIZAGEM TUNEDUC < 1

FOCO APRENDIZAGEM TUNEDUC < 1 FOCO APRENDIZAGEM TUNEDUC < 1 Plataforma Foco Aprendizagem Inovação na devolutiva dos resultados das avaliações de desempenho na Rede Estadual 01 02 03 04 Introdução Contexto Plataforma Foco Resultados

Leia mais

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA CAPÍTULO 3 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Relatório de Tecnologias no Ensino Fundamental II Fevereiro / 2017 27 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Para incluir a tecnologia na escola

Leia mais

Sobre a Importância da Gestão para o Sucesso Educacional

Sobre a Importância da Gestão para o Sucesso Educacional Sobre a Importância da Gestão para o Sucesso Educacional Ricardo Paes de Barros, Diana Coutinho, Marina de Cuffa, Samuel Franco, Beatriz Garcia, Laura Machado, Amiris Serdeira e Camila Soares CÁTEDRA I.

Leia mais

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS Carla Barros Amaral Irene Mari Pereira João José Bignetti Bechara EDM 5053 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 NOSSO OBJETIVO Compartilhar a situação atual e as perspectivas das iniciativas do MEC que apoiam a implementação

Leia mais

Contribuições da Avaliação do. Programa de Formação Continuada Multicurso. para o aprimoramento. do projeto educacional e para a sociedade

Contribuições da Avaliação do. Programa de Formação Continuada Multicurso. para o aprimoramento. do projeto educacional e para a sociedade Contribuições da Avaliação do Programa de Formação Continuada Multicurso para o aprimoramento do projeto educacional e para a sociedade Cultura da Avaliação: diretrizes A Avaliação de seus projetos é uma

Leia mais

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-LETRAMENTO GUIA GERAL 1. O que é O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Uma educação de, e para o Futuro Agrupamento de Escolas de Vila Flor PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Uma escola de valores, que educa para os valores Vila Flor, 05 de julho de 2016 1 - IDENTIFICAÇÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

O que importa para melhorar o desempenho dos alunos? Prof. Rodrigo Fulgêncio Coordenador Poliedro São Paulo

O que importa para melhorar o desempenho dos alunos? Prof. Rodrigo Fulgêncio Coordenador Poliedro São Paulo O que importa para melhorar o desempenho dos alunos? Prof. Rodrigo Fulgêncio Coordenador Poliedro São Paulo 1. A qualidade de um sistema educacional está atrelado à qualidade dos seus professores 2. O

Leia mais

Avaliação em Políticas Públicas e em Educação

Avaliação em Políticas Públicas e em Educação Avaliação em Políticas Públicas e em Educação Claudia Costin Requisitos para uma política pública eficaz Capacidade de formulação, a partir de problemas que a realidade apresenta. Fixação de metas mensuráveis,

Leia mais

Anexo 14. Medida 1_Diferenciar para melhorar. Setembro /8

Anexo 14. Medida 1_Diferenciar para melhorar. Setembro /8 Anexo 14 Medida 1_Diferenciar para melhorar Setembro 2017 1/8 Medida 1_Diferenciar para melhorar Taxa de sucesso nas disciplinas de português e de matemática nos 2.º e 3.º anos e na de matemática nos 5.º,

Leia mais

Resultados da Pesquisa do Programa Internacional

Resultados da Pesquisa do Programa Internacional Resultados da Pesquisa do Programa Internacional Ano Acadêmico de / Conclusões Finais O resultado geral da pesquisa foi muito favorável, com apenas algumas áreas de melhoria. Porém, a equipe de liderança

Leia mais

MMR 3ª onda de expansão

MMR 3ª onda de expansão Nesta edição 1 MMR 3ª onda de expansão 2 CUCo 2019 2 Lançamento do EPTV na Escola 2019 3 Planejamento Escolar - 2019 4 Olimpíada Regional de Química 2019 4 Eleições do Grêmio Estudantil 2019 6 Projeto

Leia mais

PROJETO. Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie

PROJETO. Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie PROJETO Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie AGENDA - REUNIÃO PEDAGÓGICA 1. Apresentação do Projeto 2. Plataformas Geekie Lab e Geekie

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

A observação de aulas em parceria multidisciplinar

A observação de aulas em parceria multidisciplinar A observação de aulas em parceria multidisciplinar Ana Mouraz, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação anamouraz@fpce.up.pt 1 Dois efeitos da mudança do foco do ensino para

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

GT de Formação Continuada do Consed. São Paulo - 5 de Julho de 2018

GT de Formação Continuada do Consed. São Paulo - 5 de Julho de 2018 GT de Formação Continuada do Consed São Paulo - 5 de Julho de 2018 Boas práticas para o uso efetivo do ⅓ da hora atividade ÍNDICE CONTEXTO e RELEVÂNCIA MOTIVAÇÃO e OBJETIVO METODOLOGIA, ETAPAS e APRENDIZADOS

Leia mais

A educação que faz a diferença Um esforço coletivo

A educação que faz a diferença Um esforço coletivo A educação que faz a diferença Um esforço coletivo Pág. 1 Nota Introdutória AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAMILO CASTELO BRANCO (151762) O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), no ano letivo 2014/2015,

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Inicial

Plano de Ações de Melhoria Inicial Plano de Ações de Melhoria Inicial PAM Inicial 2016/2017 Outubro de 2016 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria Inicial 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF

Leia mais

Constituída a equipa, iniciaram-se os trabalhos necessários à elaboração deste Plano de Melhorias.

Constituída a equipa, iniciaram-se os trabalhos necessários à elaboração deste Plano de Melhorias. Plano de Melhoria 1. Introdução Em Julho de 2012, o Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Valejas juntou-se à Escola Secundária Camilo Castelo Branco dando origem ao atual Agrupamento de Escolas de Carnaxide.

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: RELATO DE CASO

A UTILIZAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: RELATO DE CASO A UTILIZAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: RELATO DE CASO ÁREA TEMÁTICA: O EaD como ferramenta de mediação pedagógica Túlio Flávio de Vasconcellos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC 1. Dados do Município ou GERED a) Município: Florianópolis b)município/gered: Secretaria Municipal RELATÓRIO

Leia mais

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES escoladigital.org.br SOBRE O ESCOLA DIGITAL O Escola Digital é uma plataforma colaborativa e gratuita de busca de recursos digitais

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação EDITAL SME Nº 3, DE 27 DE JULHO DE 2017

Secretaria Municipal de Educação EDITAL SME Nº 3, DE 27 DE JULHO DE 2017 Secretaria Municipal de Educação EDITAL SME Nº 3, DE 27 DE JULHO DE 2017 REGULAMENTA A SELEÇÃO DE PROFESSORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO DOCENTE

Leia mais

Contribuições dos Mestrados Profissionais em ensino para a formação de professores em Física

Contribuições dos Mestrados Profissionais em ensino para a formação de professores em Física Contribuições dos Mestrados Profissionais em ensino para a formação de professores em Física Mesa redonda 04 XXI SNEF Uberlândia, 27/01/2015 Profa. Eliane A. Veit, UFRGS Vivemos num país com dimensões

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS Objetivos Gerais do Trabalho Contratação de empresa especializada para realizar a Pesquisa

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 O MOVIMENTO PELA BASE Grupo não governamental formado por profissionais e pesquisadores da educação que desde 2013 atua para facilitar e acelerar a construção de uma BNCC de

Leia mais

EXPERIÊNCIAS A CERCA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

EXPERIÊNCIAS A CERCA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO EXPERIÊNCIAS A CERCA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Wilian Schmidt wstschmidt@hotmail.com Lidiane Buligon buligon.l@ufsm.br Carmen Vieira Mathias carmen@ufsm.br

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Objetivo desta segunda aula Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento.

Leia mais

Câmara Municipal de Odivelas Agrupamento de Escolas Vasco Santana Escola Secundária da Ramada 21 janeiro 2015

Câmara Municipal de Odivelas Agrupamento de Escolas Vasco Santana Escola Secundária da Ramada 21 janeiro 2015 Câmara Municipal de Odivelas Agrupamento de Escolas Vasco Santana Escola Secundária da Ramada 21 janeiro 2015 Domingos Fernandes Instituto de Educação Universidade de Lisboa dfernandes@ie.ulisboa.pt Agenda

Leia mais

Programa Meta Escola/Inova Escola. Iniciativa Parceiro Executor Realização

Programa Meta Escola/Inova Escola. Iniciativa Parceiro Executor Realização Programa Meta Escola/Inova Escola O Programa Meta Escola/Inova Escola PROGRAMA META ESCOLA PROJETO INOVA ESCOLA Constitui-se por ser um circuito de gestão com orientação dos principais processos e procedimentos

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO CAPÍTULO 2 IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO SNOO PY ESCOLAR 17 Aproximar a escola e as famílias dos alunos nem sempre é fácil, mas o estreitamento dessa relação apresenta resultados importantes na redução

Leia mais

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também.

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. Proposta Pedagógica: Propomos uma Educação Humanista, em que o aluno seja o centro do processo. Em torno do aluno trabalham, de forma integrada,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO AGRUPAMENTO /2016

PLANO DE AÇÃO DO AGRUPAMENTO /2016 PLANO DE AÇÃO DO AGRUPAMENTO - 2015/2016 Ações a realizar: Aplicação do Modelo CAF Educação (ciclo diagnóstico organizacional) a partir de janeiro; Aplicação do Modelo Framework de Desenvolvimento Pedagógico

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria

Plano de Ações de Melhoria Plano de Ações de Escola Básica Elias Garcia Escola Básica Miquelina Pombo J. I. da Sobreda 2014/2015 1 INTRODUÇÃO O presente plano de ações de melhoria 2014/15 - resulta da avaliação do plano de ações

Leia mais

Fundação SM Projetos e Parcerias

Fundação SM Projetos e Parcerias Fundação SM Projetos e Parcerias Fundação SM A EDUCAÇÃO NOS MOVE A Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação. Pilares Fundação SM EDUCAÇÃO

Leia mais

Linha do TEMPO DO SAEB

Linha do TEMPO DO SAEB 1 SITE DA OFICINA: https://oficinaexata.wordpress.com SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SEDUC CENTRO DE FORMAÇÃO E APER. DOS PROF. DA EDUCAÇÃO ANTONINO FREIRE GERENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES -GEFAPE

Leia mais

Ações de Formação Continuada de Professores

Ações de Formação Continuada de Professores Ações de Formação Continuada de Professores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos Relatório de Atividades da Equipe de Formação Continuada nos câmpus

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 SISTEMATIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS PARA O SUCESSO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO...6 EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO... 14 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ETAPA DE DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS NOVOS CURRÍCULOS

ORIENTAÇÕES PARA A ETAPA DE DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS NOVOS CURRÍCULOS ORIENTAÇÕES PARA A ETAPA DE DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS NOVOS CURRÍCULOS OBJETIVO DESTE DOCUMENTO: A etapa 4.2. do Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação

Leia mais

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE Anexo 4 COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE O Agrupamento de Escolas de Valongo pretende garantir um serviço público de qualidade. No final deste

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS AVISO DE SELEÇÃO SIMPLICADA Nº. 01/ PNAIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS AVISO DE SELEÇÃO SIMPLICADA Nº. 01/ PNAIC UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS AVISO DE SELEÇÃO SIMPLICADA Nº. 01/ 2014 - PNAIC A Coordenação Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, Faculdade de Educação FACED e Centro

Leia mais

EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO EIXOS ESTRATÉGICOS EIXOS ESTRATÉGICOS PARA O ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO Infraestrutura escolar; Foco no Ensino Médio Integral e Técnico; Novos insumos pedagógicos e oferta de experiências

Leia mais