SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA"

Transcrição

1 SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Planilha prática para atuação em face de uma sociedade de responsabilidade limitada. 90% das empresas no Brasil adotam este tipo societário. Professor: Rogério Martir - Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho, Professor Universitário, Pós Graduação e de Cursos Preparatórios Para Carreiras Jurídicas, Sócio da Martir Advogados Associados - Consultoria Jurídica Empresarial e para o Terceiro Setor rogerio@martir.com.br / Cel. WhatsApp: (011) APONTAMENTOS Legislação Atualmente toda a Legislação relacionada as Sociedades Limitadas encontra-se no Código Civil (Lei /02) nos artigos até Servindo como fonte subsidiária desta legislação, nos casos de omissão, o Capítulo pertinente a Sociedade Simples Também no Código Civil (art. 997 até 1.038) ou, por faculdade (devendo estar expresso no estatuto social) a utilização da Lei das Sociedades Anônimas (Lei /76). Constituição Por meio de contrato escrito, público ou particular (art. 997). Após assinatura pelos sócios, será, o contrato apresentado à Junta Comercial, para arquivamento (art. 997), no prazo de 30 dias (art. 998). Sócios No mínimo dois sócios, pessoa física ou jurídica residente ou não no Brasil (se estrangeiro deverá ter um representante / procurador no Brasil registro na Junta). Sociedade unipessoal: possível, excepcionalmente, pelo prazo de 180 dias (art , IV). Pode ser convertida em EIRELI. Cônjuges: não permitido, se casado no regime da comunhão universal de bens ou no regime da separação obrigatória (art. 997). Responsabilidade Limitada ao valor da participação de cada sócio no capital social (art ). Responsabilidade solidária dos sócios pela integralização do capital (art ). As obrigações da sociedade estendem-se aos bens particulares dos sócios em caso de abuso da personalidade jurídica (art. 50). (Desconsideração jurídica)

2 2 Nome Empresarial Razão Social Poderá fazer uso tanto de denominação como também de Firma. Deverá ser seguida da expressão Limitada ou Ltda., sob pena de responsabilidade ilimitada dos sócios (art , 3º). Deverá indicar a atividade da sociedade (art , 2º). Objeto A sociedade poderá praticar toda e qualquer atividade lícita, expressamente prevista no contrato social (empresária ou não empresária). Sede e Foro Nacionalidade O contrato deverá indicar com precisão o foro e a sede da sociedade. Nacionais: organizadas em conformidade com a legislação brasileira e que tenha no país a sede de sua administração (art ). Estrangeiras: as que não atendam os pressupostos acima; dependem de autorização do Poder Executivo para funcionar no país; nos casos previstos em lei, poderá participar de S/A (art ). Duração Prazo determinado ou indeterminado (conforme estabelecido no contrato social) Capital Social Divisão: em quotas ou ações, de valores iguais ou não, indivisíveis perante a sociedade (art ). Subscrição: deverá ser totalmente subscrito quando da constituição (art. 997, IV). Integralização: em moeda corrente ou bens, no prazo e condições estabelecidos no contrato (art ). Forma e prazo estabelecidos pelos quotistas (art. 997). Integralização em bens: os sócios respondem solidariamente, pelo prazo de 5 anos, pelo valor atribuído aos bens (art ). Integralização por meio de serviço: vedada (art ). Aumento: possível, por deliberação dos sócios, desde que totalmente integralizado o capital (art ). Deliberação sobre aumento de capital: por sócios representando ¾ do capital social (art ). Direito de preferência: proporcional ao montante das quotas possuídas; prazo para subscrição não inferior a 30 dias da data da deliberação (art ); poderá ser cedida a terceiros, observadas a condição prevista no contrato. Redução: possível, se houve perdas irreparáveis ou se, comprovadamente, for excessivo (art ); sujeita à impugnação por parte de credores quirografários no prazo de 90 dias (art ). Cessão de Quotas Permitida, no todo ou em parte, a um ou aos demais quotistas, desde que não vedada pelo contrato social (art )). A terceiro: permitida, se não houver oposição de sócios representando mais de 25% (1/4) do capital (art ). Cessão de direito de preferência na subscrição de quotas: idênticas à cessão de quotas.

3 Responsabilidade: o sócio cedente responde solidariamente com o adquirente, pelo prazo de 2 anos, pelas obrigações por ele assumidas perante a sociedade e terceiros (art ). 3 Retirada de Sócio Na forma do contrato social. Em caso omisso (art ): Sociedade por prazo indeterminado: mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de 60 dias. Sociedade por prazo determinado: havendo justa causa, provada judicialmente. Falecimento de Sócio Contrato social poderá dispor sobre o tratamento a ser dado as quotas pertencentes ao sócio falecido (art ). Havendo omissão, a participação do sócio falecido será, em principio, liquidada. Valor da liquidação atribuído aos herdeiros. Havendo acordo com os demais sócios, os herdeiros poderão ser admitidos na sociedade. Os sócios poderão deliberar pela dissolução da sociedade A retirada ou falecimento não exime o sócio ou seus herdeiros da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, pelo prazo de 2 anos da data do arquivamento do instrumento societário correspondente na Junta Comercial (art ). Valor das Quotas Retirada ou falecimento de sócio: as quotas deverão ser avaliadas segundo o disposto no contrato social (art ). Havendo omissão: a participação será avaliada com base na situação patrimonial da sociedade, determinada em balanço levantado para a data do evento. Valor pertencente ao sócio ou aos herdeiros: será pago em moeda corrente, no prazo de 90 dias, o capital social será correspondentemente reduzido, a menos que suprido o valor das quotas pelos demais sócios (art ). Reunião de Sócio Convocada pela gerência. Poderão ser convocadas pelos sócios, caso a gerência não o faça no prazo de 15 dias da respectiva solicitação. As convocações serão feitas por escrito e dispensadas na hipótese da presença, na reunião de todos os sócios (art ). Representação de sócios: em principio por outro sócio ou por advogado, em conformidade com o respectivo instrumento de procuração (art ). Instalação: em primeira convocação, com a presença de sócios representando ¾ do capital; em segunda convocação, com qualquer número de sócios presentes (art ). Deliberações: os documentos relativos às decisões dos sócios por estes assinados e arquivados na Junta Comercia (art ). Reunião ordinária: até o último dia útil do quarto mês seguinte ao enceramento do exercício social, para deliberar sobre (i) resultado do exercício social encerrado; (ii) destinação do resultado; (iii) nomeação e fixação do honorário dos administradores; (iv) outros assuntos de interesse da sociedade (art ). Reunião extraordinária: a qualquer momento, mediante convocação da gerência ou de sócio, para deliberar sobre assunto de interesse da sociedade (art ).

4 4 Assembléia de Sócio Obrigatória para Sociedade com mais de 10 sócios. Serão convocadas pelos administradores, na forma estabelecida no contrato social (art ). Mesa diretora: composta por sócio indicador pelos presentes à assembléia (art ). Atas: assinada pelos membros da mesa e sócios presentes à reunião. Cópia da ata será arquivada na Junta Comercial (art ). Havendo omissão do contrato social, aplicam-se as disposições sobre Reunião dos Sócios referidas no item anterior (art ). Deliberações Gerais Maioria qualificada: alteração do contrato social, incorporação, fusão dissolução, cessação de estado de liquidação da sociedade sócio representando ¾ do capital social (art ). Transformação da forma societária: totalidade dos sócios, observada outra maioria prevista no contrato social (art ). Direito de recesso: Na deliberação sobre transformação da forma da societária maioria de votos o sócio dissidente poderá retirar-se da sociedade (art ). Maioria simples: demais deliberações, exceto nomeação de administradores. Vinculação: todos os sócios, ainda que ausentes à assembléia (art ). Nomeação de Administradores Quando sócio: (i) inclusive maioria simples, por meio de documento que não implique alteração do contrato social; (ii) ¾ do capital social, por meio de alteração do contrato social (art ); Não-Sócios: (i) totalidade do capital social, enquanto não integralizado; (ii) 2/3 do capital social, desde que integralizado este, por meio de instrumento que não implique alteração do contrato social (art.1.062); (iii) ¾ do capital social na hipótese de alteração do contrato social (art.1.076). Destituição de administradores: inclusive por maioria simples (art ). Fixação de honorários dos administradores: inclusive por maioria simples (art ). Administração Uma ou mais pessoas, sócios ou não (art.1.013). Por pessoa jurídica: não permitida (art. 997, VI). Representação da sociedade: pelos administradores, inclusive judicialmente (art ); representação por meio de procuradores se prevista no contrato social (art ). Limitação de poderes: eventualmente alguns atos não poderão ser praticados por procuradores ou administradores sem autorização dos sócios (verificar contrato social) (art ). Abuso da personalidade jurídica: os administradores responderão com seus bens pelas obrigações da sociedade (art. 50).

5 Responsabilidade dos Administradores Perdas e danos: responderá administrador que praticar ato em desacordo com decisão da maioria dos quotistas (art ). Culpa: os administradores respondem perante a sociedade e perante terceiros prejudicados (art ). Responsabilidade pessoal: o administrador responde, pessoal e solidariamente com a sociedade, por atos praticados antes do arquivamento de nomeação na Junta Comercial, se nomeado por instrumento em separado (art ). 5 Conselho Fiscal É facultativo Instituição: a pedido de sócios representando ¾ do capital social (art ). Numero de Conselheiros: no mínimo três, sócios ou não, residentes no país. Sócios minoritários: detentores de 20% do capital social poderão eleger, separadamente, um conselheiro. Competência: examinar os documentos da sociedade, denunciando as falhas encontradas (art ). Responsabilidade: igual à dos administradores (art ). Conselho Consultivo Facultativo. Sem impedimento; o contrato social deverá dispor sobre a forma, número de conselheiros, critério de eleição, função. Exercício Social Lei omissa. Matéria sujeita à legislação tributária. Deverá abranger o período de 12 (doze) meses. O contrato social fixará a data do respectivo encerramento. Balanço Levantamento: balanço patrimonial, balanço de resultado econômico, elaboração de inventário dos bens da sociedade-obrigatórios, ao final do exercício social (art ). Prazo: até 30 (trinta) dias antes da data da realização da assembléia ordinária dos quotistas (art ). Balanços intermediários: sem impedimento. Escrituração contábil: as normas respectivas estão estabelecidas nos arts a Exibição de livros: somente poderá ser determinada, inclusive judicialmente, em casos previstos na lei (art ); não permitida para determinar se as prescrições legais estão sendo cumpridas (art ). Exoneração de responsabilidade: dos administradores, na aprovação, sem restrição, do balanço (art , 3º).

6 Dissolução (art ) Ocorrerá por: (i) término do prazo, quando constituída por prazo determinado; (ii) deliberação da totalidade dos sócios, quando constituída por prazo determinado; (iii) deliberação da maioria absoluta dos sócios, quando constituída por prazo indeterminado; (iv) após 180 dias, quando o capital for detido por um sócio; (v) exaurido o objeto social; (vi) outros casos previstos no contrato social; (vii) falência (art.1.044). 6 Exclusão de Sócio Por justa causa: por atos que possam pôr em risco a continuidade da empresa (art ). Sócio falido: (art ) ou aquele cujas quotas forem objeto de liquidação judicial (art ) - podem ser excluídos de pleno direito. Deliberação: pela maioria dos sócios, em reunião ou assembléia especialmente convocada, assegurado ao acusado amplo direito de defesa (art ). Exclusão judicial: por iniciativa da maioria dos sócios, na hipótese de não cumprimento de suas obrigações para com a sociedade (art ). Liquidação da Sociedade Na forma prevista no contrato social ou do ato societário que deliberou a dissolução, caso em que os sócios poderão nomear os liquidantes (art ). Havendo omissão do contrato social, na forma prevista em lei (art ). Em qualquer hipótese, em conformidade com os arts e seguintes. Responsabilidade do liquidante: igual à dos administradores (art ).

A SOCIEDADE LIMITADA 1

A SOCIEDADE LIMITADA 1 A SOCIEDADE LIMITADA 1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1856 - Inglaterra = reforma das private company limited by shares limited by guarantee TENTATIVAS FRACASSADAS 1863 - França - Société à responsabilité limitée

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL: Aula 2 Sociedades Não Personificadas / Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

Direito Societário III. Prof. Henrique Subi

Direito Societário III. Prof. Henrique Subi Direito Societário III Prof. Henrique Subi 1 7.3. Sociedade limitada a) Responsabilidade dos sócios: é limitada à integralização do capital social b) Normas supletivas: no silêncio do contrato, serão as

Leia mais

SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO

SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO Decreto-lei nº 3.078/19: em princípio, era regulada por este decreto, mas foi revogada. Código Civil, arts. 1.052 e 1087: atual regulamentação Antes possuía o nome de sociedade

Leia mais

Aula nº. 24 Sociedade Limitada Parte II

Aula nº. 24 Sociedade Limitada Parte II Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: 24 Sociedade Limitada Parte II Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Milena Sanches Aula nº. 24 Sociedade Limitada Parte II Administração da

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 2 Direito Empresarial: Sociedades Não Personificadas e Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES

A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES 1 TIPOS DE SOCIEDADES NO DIREITO BRASILEIRO SOCIEDADE EM COMUM não tem personalidade jurídica os sócios são ilimitadamente responsáveis SOCIEDADE SIMPLES atividades

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir Aula 2 05/07/2017 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas.

Leia mais

DIREITO SOCIETÁRIO PARTE III: DA SOCIEDADE LIMITADA. Paula Freire 2012

DIREITO SOCIETÁRIO PARTE III: DA SOCIEDADE LIMITADA. Paula Freire 2012 DIREITO SOCIETÁRIO PARTE III: DA SOCIEDADE LIMITADA Paula Freire 2012 Sociedade por quotas de responsabilidade limitada e o Decreto 3.708/19 Antes da vigência do CC/2002 era regida pelo Decreto 3.708/19

Leia mais

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica:

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: 1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: a) sociedade em nome coletivo b) sociedade em comandita simples c) sociedade de capital e indústria

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM Prof. Ma Marina Zava de Faria FACE: Marina Zava INSTA: Marina Zava Periscope:@marinazava E-mail: profmarinazava@hotmail.com DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM 1. CONCEITO: Modalidade

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO 2. SOCIEDADES EMPRESÁRIAS TIPOS SOCIETÁRIOS Sociedade em Comum Sociedade em Conta

Leia mais

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE 1 CONTRATO DE SOCIEDADE 1 Elementos contratuais 2 Sociedades simples e empresárias 3 Sociedades não personificadas 4 Sociedade em comum 4.1 Patrimônio social e responsabilidade

Leia mais

Sumário. Nota do Autor, xix

Sumário. Nota do Autor, xix Sumário Nota do Autor, xix 1 Empresa, 1 I Empreender, I 2 Noções históricas, 2 3 Teoria da empresa, 4 4 Registro, 9 4.1 Redesim, II 4.2 Usos e práticas mercantis, 15 4.3 Empresário rural, 16 5 Firma individual,

Leia mais

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE SUMÁRIO 1 EMPRESA... 1 1 Empreender... 1 2 Noções históricas... 2 3 Teoria da empresa... 4 4 Registro... 8 5 Redesim... 10 6 Usos e práticas mercantis... 13 7 Empresário rural... 13 2 EMPRESÁRIO... 15

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL! Pessoa jurídica vs. Pessoa física! Personalidade jurídica! Registro dos atos constitutivos! Empresa e empresário! EIRELI e sociedade

Leia mais

SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA

SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA Parágrafo único do art. 966, do CC (Profissionais intelectuais, de natureza científica, literária ou artística) foram excepcionadas, ficaram à margem do conceito

Leia mais

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO?

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO? SOCIEDADE OBSERVAÇÃO: SENDO ME OU EPP, não é necessário a certidão de Regularidade do FGTS, as publicações, assim como, visto do advogado e reconhecimento de firma. REQUERIMENTO LEGITIMIDADE 1) REQUERIMENTO

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Holding Patrimonial nas Relações Imobiliárias Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A)

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: JUR 1023 - DIREITO EMPRESARIAL III TURMA: PROFESSOR(A) Fernanda de Paula

Leia mais

MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES

MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES SÓCIO1: (Nome do Sócio), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (...), C.P.F. nº (...), residente

Leia mais

CONTRATO SOCIAL DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE SIMPLES LIMITADA COLOCAR DENOMINAÇÃO SOCIAL

CONTRATO SOCIAL DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE SIMPLES LIMITADA COLOCAR DENOMINAÇÃO SOCIAL CONTRATO SOCIAL DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE SIMPLES LIMITADA COLOCAR DENOMINAÇÃO SOCIAL CONTRATO SOCIAL DA (COLOCAR DENOMINAÇÃO SOCIAL) (art. 997, II do C.C.) Pela presente instrumento particular de contrato

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) CAMILA VILLARD DURAN Aula anterior: conceitos trabalhados! Pessoa Jurídica! Associações! Sociedade em conta de participação! Eireli vs. Empresário individual

Leia mais

DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS

DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS 1 DISSOLUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DISSOLUÇÃO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL RESULTADO DA DISSOLUÇÃO = LIQUIDAÇÃO E APURAÇÃO DE HAVERES 2 DISSOLUÇÃO (art. 1.033 do CCiv) ato

Leia mais

ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS...(nome da Sociedade)... [Nota: os instrumentos de alteração contratual devem conter o número de registro da sociedade no CNPJ e

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO)

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) Pelo presente instrumento, - [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado (a), inscrito(a) na OAB/RN sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi

Direito Societário V. Prof. Henrique Subi Direito Societário V Prof. Henrique Subi 1 8.5. Acionista a) Deveres: - Integralização das ações subscritas constituição em mora de pleno direito, podendo a companhia executar a dívida e/ou mandar vender

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA Pelo presente instrumento, - [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a) no CPF/MF

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE Conceito de empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou

Leia mais

LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Planejamento Societário Holding II. Professor: Rogério Martir

LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Planejamento Societário Holding II. Professor: Rogério Martir 1 LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Planejamento Societário Holding II Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Objeto e Duração

ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Objeto e Duração ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Objeto e Duração Artigo 1º - A Cemig Participações Minoritárias S.A. (a Sociedade ) é uma sociedade anônima de capital fechado, subsidiária integral, que

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2006 As sociedades por ações são um tipo de sociedade empresarial, regulada pela

Leia mais

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / Ata de Reunião do Conselho de Administração

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / Ata de Reunião do Conselho de Administração JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. NIRE nº. 35.300.333.578 CNPJ/MF nº. 08.294.224/0001-65 Ata de Reunião do Conselho de Administração Data e Horário: 4 de abril de 2007, às 09:30 horas. Local: sede social, na Cidade

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL QUESTÃO 1 - Sobre a disciplina do direito empresarial no Brasil: 1. O adquirente de um estabelecimento comercial jamais responderá pelo

Leia mais

Aula 2 Direito Empresarial

Aula 2 Direito Empresarial LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 2 Direito Empresarial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do

Leia mais

Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA

Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA CONCEITO Nas sociedades por ações, a administração é exercida por "ÓRGÃOS" com poder decisório, de diferentes níveis e competências, de tal modo que reciprocamente

Leia mais

USINA TERMELÉTRICA BARREIRO S.A. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração da Sociedade

USINA TERMELÉTRICA BARREIRO S.A. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração da Sociedade O presente Estatuto Social é uma consolidação do aprovado pela Escritura Pública de Constituição, em 06-04-2001- arquivada na JUCEMG em 09-05-2001, sob o nº 3130001583-1, e pelas Assembleias Gerais reunidas

Leia mais

MODELO INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA SOB A DENOMINAÇÃO DE [DENOMINAÇÃO SOCIAL] 1. [dia] de [mês], [ano]

MODELO INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA SOB A DENOMINAÇÃO DE [DENOMINAÇÃO SOCIAL] 1. [dia] de [mês], [ano] Powered by MODELO INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA SOB A DENOMINAÇÃO DE [DENOMINAÇÃO SOCIAL] 1 [dia] de [mês], [ano] Pelo presente instrumento particular e na melhor

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DA AUTORA O Direito Comercial- Introdução. Autonomia do direito comercial SUGESTÕES PARA LEITURA COMPLEMENTAR...

SUMÁRIO NOTA DA AUTORA O Direito Comercial- Introdução. Autonomia do direito comercial SUGESTÕES PARA LEITURA COMPLEMENTAR... SUMÁRIO NOTA DA AUTORA... 9 1 O Direito Comercial- Introdução 1.1 Dicotomia do direito privado.... 21 1.2 Origem e evolução do direito comercial... 22 1.3 Fatores que vão determinar o surgimento do direito

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 1 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas. Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL : Aula 1 Teoria Geral da Empresa / Nome Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

TEGMA GESTÃO LOGÍSTICA S.A.

TEGMA GESTÃO LOGÍSTICA S.A. TEGMA GESTÃO LOGÍSTICA S.A. CNPJ/MF nº 02.351.144/0001-18 N.I.R.E. 35.300.340.931 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, REALIZADA EM 1º DE SETEMBRO DE 2014, ÀS 14:00 HORAS 1. DATA, HORA E LOCAL:

Leia mais

TELINI Advogados Associados

TELINI Advogados Associados ATA DE REUNIÃO OU DE ASSEMBLEIA DE SÓCIOS Fundamento Legal Todas as empresas, exceto as sociedades anônimas e cooperativas que têm legislação própria, devem, através de reunião ou assembleia de sócios,

Leia mais

SOCIEDADES LIMITADAS.

SOCIEDADES LIMITADAS. SOCIEDADES LIMITADAS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS...5 Aspectos Históricos... 5 Disposições Iniciais... 5 Sócios...6 2. NOME, OBJETO, SEDE E PRAZOS...8 Nome Social... 8 Objeto Social e Sede...

Leia mais

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA...

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... SUMÁRIO ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR... 11 CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... 13 NOTA DOS AUTORES... 17 SOBRE OS AUTORES... 19 ABREVIATURAS...

Leia mais

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P CADU WITTER REVISÃO Empresária Personificada Sociedade Não Empresária Não Personificada S/C C/P DIREITO EMPRESARIAL Cadu Witter Responsabilidade dos sócios LIMITADA ILIMITADA MISTA SOCIEDADE LIMITADA Regulamentada

Leia mais

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele).

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele). Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professor: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 16 Dos Acionistas Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito

Leia mais

XXXX E XXXXX LTDA CNPJ: / CONTRATO SOCIAL. CLÁUSULA PRIMEIRA Da Denominação Social, Sede, Prazo de Duração.

XXXX E XXXXX LTDA CNPJ: / CONTRATO SOCIAL. CLÁUSULA PRIMEIRA Da Denominação Social, Sede, Prazo de Duração. XXXX E XXXXX LTDA CNPJ: 00.000.000/0000-00 CONTRATO SOCIAL Os abaixo assinados, Xxxxxx de XXXXXX, Brasileira, Casada Sob o Regime de Comunhão Parcial de Bens, Empresária, Nascida em 00/00/0000, Natural

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação Introdução Aplicabilidade... 21

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação Introdução Aplicabilidade... 21 Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Apresentação... 17 Introdução... 19 Aplicabilidade... 21 CAPÍTULO I Características e Natureza da Companhia ou Sociedade Anônima Características...

Leia mais

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Benigno Cavalcante MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Sumário Apresentação... 17 Abreviatura... 21 CAPÍTULO I HISTÓRIA DO DIREITO COMERCIAL 1. O Surgimento do Direito Comercial... 25 1.2. Evolução do Direito

Leia mais

8 DESCONSTITUIÇÃO- LIQUIDAÇÃO - EXTINÇÃO EXTINÇÃO

8 DESCONSTITUIÇÃO- LIQUIDAÇÃO - EXTINÇÃO EXTINÇÃO 8 DESCONSTITUIÇÃO- LIQUIDAÇÃO - EXTINÇÃO 8. - EXTINÇÃO 8.. - DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA No caso de extinção em que as fases de DESCONSTITUIÇÃO E LIQUIDAÇÃO (com seu encerramento) sejam praticadas em um único

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Prof. Cláudio Alves Conselho de Administração e Diretoria Administração da Companhia Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao

Leia mais

LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula 2 Holding Planejamento Sucessório. Bloco - I

LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula 2 Holding Planejamento Sucessório. Bloco - I 1 LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES Aula 2 Holding Planejamento Sucessório Bloco - I 2 PROF. ROGÉRIO MARTIR Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

QUALICORP S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta

QUALICORP S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta QUALICORP S.A. CNPJ/MF nº 11.992.680/0001-93 NIRE 35.300.379.560 Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 28 DE SETEMBRO DE 2017 Data, Hora e Local: Aos 28 (vinte e oito)

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL Requisitos Art. 972, Cod. Civil. Pressupostos: 2 elementos: capacidade civil e ausência de impedimento. Capacidade civil. Impedimentos são dados pela lei. Ex: sociedade

Leia mais

ANEXO I À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA MOY PARK LUX HOLDINGS S.À R.L. PELA JBS S.A.

ANEXO I À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA MOY PARK LUX HOLDINGS S.À R.L. PELA JBS S.A. ANEXO I À PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PROTOCOLO E JUSTIFICAÇÃO DE INCORPORAÇÃO DA MOY PARK LUX HOLDINGS S.À R.L. PELA JBS S.A. Pelo presente instrumento particular, os administradores das partes abaixo qualificadas:

Leia mais

1 de 5 28/06/2011 20:15 Direito de empresa - Sociedade simples 28 de Junho de 2011 Este procedimento foi elaborado com base na Lei nº 10.406/2002 - DOU de 11.01.2002. Direito de empresa - Sociedade simples

Leia mais

ITAQUI GERAÇÃO DE ENERGIA S.A. CNPJ nº / NIRE nº ATA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE ABRIL DE 2014

ITAQUI GERAÇÃO DE ENERGIA S.A. CNPJ nº / NIRE nº ATA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE ABRIL DE 2014 ATA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE ABRIL DE 2014 (Lavrada sob a forma de sumário de acordo com a autorização contida no parágrafo 1º do Artigo 130 da Lei 6.404/76) 1. Data, hora e local

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 5 Recuperação Judicial e Extrajudicial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

USINA TÉRMICA IPATINGA S. A. ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração

USINA TÉRMICA IPATINGA S. A. ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração USINA TÉRMICA IPATINGA S. A. O presente Estatuto Social é uma consolidação do aprovado pela Escritura Pública de Constituição, em 11-08-2000 - arquivada na JUCEMG em 16-08-2000, sob o nº 3130001496-7,

Leia mais

COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO CESAN

COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO CESAN COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO CESAN REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE INS.007.00.2018 Revisão: 01 Proposta: Comitê de Elegibilidade Processo: 2018.006058 Aprovação: Deliberação nº

Leia mais

TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS INTRODUÇÃO 5 ABREVIATURAS 7 TÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS SOCIEDADES COMERCIAIS CAPÍTULO I - A SOCIEDADE COMO ORGANIZAÇÃO JURÍDICA DA EMPRESA 11 1) Definição de contrato de sociedade 12 a) Elemento

Leia mais

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS Pelo presente instrumento particular de contrato [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

VENTURA II-A FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF N.º /

VENTURA II-A FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF N.º / VENTURA II-A FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF N.º 12.093.377/0001-11 ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS REALIZADA EM 08 DE DEZEMBRO DE 2016 1. DATA, HORÁRIO E LOCAL: Aos 08

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Prof. Rogério Martir. Aula dia 10/06/2019. Holding.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Prof. Rogério Martir. Aula dia 10/06/2019. Holding. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Prof. Rogério Martir. Aula dia 10/06/2019. Holding. Holding empresa utilizada no direito de família para fazer um planejamento sucessório. Sendo uma

Leia mais

AULA Constituição da Sociedade de Pessoas

AULA Constituição da Sociedade de Pessoas AULA 3 6. Constituição da Sociedade de Pessoas Do Contrato Social Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

Leia mais

LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula 1 Holding Planejamento Sucessório. Bloco - I

LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula 1 Holding Planejamento Sucessório. Bloco - I 1 LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES Aula 1 Holding Planejamento Sucessório Bloco - I 2 PROF. ROGÉRIO MARTIR Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Acto de Constituição de Sociedade

Acto de Constituição de Sociedade Acto de Constituição de Sociedade Aos dezassete de Julho de dois mil e dezassete, no Guiché Único para Empresas, sito na Avenida Amílcar Cabral, Cidade de São Tomé, perante mim Ilma Vaz da Trindade Salvaterra,

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa SUMÁRIO Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa... 3 1.1 Considerações gerais... 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa... 4 1.3 Fontes do direito

Leia mais

ODONTOPREV S.A. Companhia Aberta. N.I.R.E.: C.N.P.J./M.F. n. : / FATO RELEVANTE

ODONTOPREV S.A. Companhia Aberta. N.I.R.E.: C.N.P.J./M.F. n. : / FATO RELEVANTE ODONTOPREV S.A. Companhia Aberta N.I.R.E.: 35.300.156.668 C.N.P.J./M.F. n. : 58.119199/0001-51 FATO RELEVANTE A Odontoprev S.A. ( Companhia ), em cumprimento ao disposto nas Instruções CVM n os. 319/99

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FGV - AFTRM - Pref Cuiabá (2014) Jaciara constituiu, com suas irmãs Luciara e Cláudia, uma sociedade simples, com sede em Aripuanã/MT. A sociedade obteve enquadramento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LEGALE - Aula 4 Direito Societário I Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

ZAIN PARTICIPAÇÕES S.A.

ZAIN PARTICIPAÇÕES S.A. EM LIQUIDAÇÃO CNPJ/MF Nº 02.363.918/0001-20 NIRE Nº 33300278222 COMPANHIA ABERTA PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2019 Prezados Acionistas,

Leia mais

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016.

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 1 EIRELI: Análise Legal e os Resultados Práticos Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 2 Conteúdo Programático: - Análise Histórica da Introdução das EIRELI s no Direito Brasileiro; - Conceito

Leia mais

PONTO III O ACIONISTA

PONTO III O ACIONISTA PONTO III O ACIONISTA O ACIONISTA CONCEITO é a denominação que se dá ao sócio de sociedades por ações. (investidor - especulador - empresário) INVESTIDOR - aquele que aplica seu dinheiro em ações ESPECULADOR

Leia mais

ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI

ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI VB DA ROSA & CIA LTDA Pelo presente instrumento particular de alteração contratual, que entre si fazem, o Sr.

Leia mais

RECOMENDAMOS QUE CADA AGENTE CONSULTE SEU ADVOGADO E CONTADOR PARA A ELABORAÇÃO DE CONTRATO SOCIAL PRÓPRIO.

RECOMENDAMOS QUE CADA AGENTE CONSULTE SEU ADVOGADO E CONTADOR PARA A ELABORAÇÃO DE CONTRATO SOCIAL PRÓPRIO. CONTRATO SOCIAL DA [INSERIR DENOMINAÇÃO] AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO [LTDA/EIRELI]. CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO SOCIAL, LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, SEDE, OBJETO SOCIAL E PRAZO DE DURAÇÃO Cláusula Primeira. A

Leia mais

Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra

Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra Por Janaina Mathias Guilherme A sociedade anônima rege-se pela Lei nº 6.404, de 1976, aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposições

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta

Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PROFISSIONAL Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta comercial, Alfonso, titular de 55% do capital social, durante reunião de sócios sem

Leia mais

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 010Vd oys {'BpBSdldw3 Ol!dl!G dp IBnUBW " I STJ00101622 2005 by Editora Atlas S.A. 1. ed. 2005; 2. ed. 2006; 3. ed. 2008;4. ed. 2009; 5. ed. 2010; 6. ed. 2012; 7. ed. 2013; 8.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CTEEP COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA O Conselho de Administração da CTEEP Companhia de Transmissão de Energia Elétrica ( ISA CTEEP

Leia mais

º ADITIVO AO CONTRATO SOCIAL

º ADITIVO AO CONTRATO SOCIAL º ADITIVO AO CONTRATO SOCIAL Pelo presente instrumento particular de alteração e consolidação do contrato social, os abaixo- assinados:, brasileiro, casado, advogado devidamente inscrito na OAB, Seção

Leia mais

Acto de Constituição de Sociedade

Acto de Constituição de Sociedade Acto de Constituição de Sociedade Aos doze de Junho de dois mil e dezanove, no Guiché Único para Empresas, sito na Avenida Amílcar Cabral, Cidade de São Tomé, perante mim Rui Manuel Quaresma Trindade Metzger,

Leia mais

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS INBRANDS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 09.054.385/0001-44 NIRE 35.300.362.870 AVISO AOS ACIONISTAS APROVAÇÃO DE AUMENTO DE CAPITAL ABERTURA DO PRAZO PARA EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA A Inbrands

Leia mais

Egbert Buarque

Egbert Buarque Egbert Buarque egbert.buarque@yahoo.com.br 1. Competência e Processo A incorporação, fusão ou cisão podem ser operadas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes e deverão ser deliberadas na forma

Leia mais

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente:

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: DIREITO EMPRESARIAL 1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: A) O juiz dissolve a sociedade, se acolher o pedido; B) Mesmo se acolhido o pedido,

Leia mais

Acto de Constituição de Sociedade

Acto de Constituição de Sociedade Acto de Constituição de Sociedade Aos seis de Outubro de dois mil e dezassete, no Guiché Único para Empresas, sito na Avenida Amílcar Cabral, Cidade de São Tomé, perante mim Ilma Vaz da Trindade Salvaterra,

Leia mais

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A.

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A. INVESTIR NO BRASIL Os Modelos Societários no Sistema Jurídico Brasileiro e a sua Regulamentação 12 de Abril de 2012 Marco Ferreira Orlandi Sócio BOCCUZZI Advogados Tipos de Sociedades Código Civil (Lei

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding. Holding empresa utilizada no direito de família para fazer um planejamento

Leia mais

MODELOS DE ATA DE REUNIÃO DE SÓCIOS

MODELOS DE ATA DE REUNIÃO DE SÓCIOS MODELOS DE ATA DE REUNIÃO DE SÓCIOS Fundamentação Legal: Artigos 1.071 a 1.080 e 1.152 da Lei 10.406/2002(NCCB) e ainda a Instrução Normativa do Departamento Nacional do Registro do Comércio nº. 98/2003.

Leia mais

Estatutos. Capítulo I Disposições fundamentais. Art.1º (Denominação)

Estatutos. Capítulo I Disposições fundamentais. Art.1º (Denominação) Estatutos Capítulo I Disposições fundamentais Art.1º (Denominação) A Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação, abreviadamente designada por APCT, é uma associação que se rege pelos

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais