inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial"

Transcrição

1 inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial LISBOA Outubro 2009

2 Curso de LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS LISBOA 8 e 9 de Outubro de h30 18h30 As práticas de gestão de pessoas e equipas têm mudado ao longo do tempo, evoluindo para um modelo assente na unificação de objectivos e na conjunção de esforços para alcançar resultados. Os profissionais que dirigem equipas de trabalho necessitam conhecer a dinâmica de desenvolvimento e de funcionamento das mesmas, de forma a ultrapassarem as dificuldades que podem emergir no seu seio e adaptar o estilo de gestão ao grau de maturidade da sua equipa e aos diferentes perfis individuais que integram a mesma. Chefias intermédias e quadros directivos que tenham a seu cargo a gestão de equipas de trabalho. Definir o conceito de equipa de trabalho e compreender os processos necessários para a sua criação e gestão Conhecer e treinar técnicas que potencializam a gestão eficaz da equipa Analisar as dificuldades e reforçar comportamentos facilitadores do desenvolvimento das pessoas e das equipas Treinar e desenvolver competências de gestão de equipas, utilizando a motivação, a liderança e a delegação como ferramentas chave. 1. A equipa, o seu desempenho e os diferentes papéis de gestor Distinção entre equipa e grupo Identificação dos factores chave de sucesso de uma equipa As responsabilidades e papéis do gestor face aos desafios colocados pela gestão de pessoas Identificação dos diferentes níveis de maturidade dos colaboradores e análise dos comportamentos do gestor face aos mesmos 2. Exercer uma influência positiva na equipa e desenvolver competências emocionais facilitadoras de uma gestão bem sucedida Etapas do desenvolvimento da equipa de trabalho e o papel do gestor em cada etapa Liderar segundo o princípio compromisso gera responsabilidade O papel da Inteligência Emocional no desempenho do gestor: gerir as emoções na relação com os colaboradores Ler as emoções dos colaboradores e o clima emocional da equipa: estimular emoções positivas e transformar emoções bloqueadoras 3. Promover a motivação e o desenvolvimento da equipa Comunicar de modo a promover o funcionamento eficaz da equipa Saber escutar para agir de forma esclarecida e ajustada às situações Promover uma gestão orientada para os resultados: usar os objectivos para desenvolver a equipa Delegar de modo a promover a responsabilização Acompanhar e controlar de modo a estimular o aperfeiçoamento e desenvolvimento Avaliar os resultados: dar feedback de modo construtivo e capacitante Conduzir reuniões de equipa produtivas FORMADORA Graça Oliveira. Licenciada em Gestão e Administração Pública, com especialização em Recursos Humanos é consultora de Recursos Humanos e Formação em várias multinacionais, formadora e coach, com ampla experiência prática. Preço: 400 (Antigos Alunos: 320)

3 CURSO DE FINANÇAS PARA NÃO FINANCEIROS LISBOA 14 e 15 de Outubro de h30 18h30 Curso para quem pretenda obter conhecimentos básicos para a gestão económica e financeira de uma empresa. Quadros Directivos; Pequenos e Médios Empresários; Advogados e Engenheiros. Saber ler e interpretar um Balanço e uma Demonstração de Resultados Saber utilizar as principais ferramentas da Análise Financeira através da aprendizagem dos principais rácios, permitindo um eficaz controlo da situação económico financeira por parte do empresário. Saber analisar as principais alternativas fiscais que permitam optimizar os recursos da empresa e reduzir o custo fiscal. (São necessários conhecimentos prévios de contabilidade) 1. INTRODUCÇÃO À CONTABILIDADE. Conceito. Objectivos. Instrumentos fundamentais. 2. O BALANÇO I: Partes do Balanço. O Activo Imobilizado. 3. O BALANÇO II: O Activo Circulante. 4. O BALANÇO III: O Capital Próprio e o Passivo. 5. DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS I: As suas partes e significado. As contas de Custos. 6. DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS II. Os proveitos. Obtenção dos Resultados. 7. ESTUDO DE CASO: Leitura das contas anuais de empresas reais. 8. ANÁLISE DE BALANÇOS 1: Diferentes métodos de análise. Análise Financeira a Curto Prazo. O Fundo de Maneio. Liquidez Imediata, Reduzida e Geral. Financiamento a Clientes e de Fornecedores. Ciclo de Exploração: Período Médio de Exploração. Fundo de Maneio Óptimo. 9. ANÁLISE DE BALANÇOS 2: Análise Financeira a Médio e Longo Prazo. Os seus Rácios Alavancagem Financeira. 10. ANÁLISE DE BALANÇOS 3: Rendibilidade e Margens de Lucros Ponto Crítico das Vendas. Segmentos da Gestão Financeira e Rácios de Controlo. 11. ESTUDO DE CASO Interpretação dos Indicadores de empresas reais FORMADORES JORGE SCHARFHAUSEN. Sócio do Inedem e Director de Lax Consultores. Consultor Financeiro Internacional e professor em escolas de negócios em Portugal e Espanha. Preço: 400 (Antigos Alunos: 320)

4 Curso Comparativo de CONTABILIDADE ESPANHOLA PORTUGUESA Módulo I LISBOA 19 e 20 de Outubro de h30 18h30 Módulo comum a empresas com sociedades relacionadas em Espanha independentemente da sua dimensão (PME ou grande empresa) Dirigido a empresas que pretendam fazer transparente a comunicação contabilística entre os centros localizados nos dois países, garantindo também uma eficaz comparação da gestão em todos os centros. Responsáveis e membros de Departamentos Financeiros e de Contabilidade de Empresas Portuguesas com interesses em Espanha e de Empresas Espanholas com interesses em Portugal. Os membros de empresas onde a sociedade espanhola facture mais de deverão realizar também o módulo II Conhecer as diferenças e analogias entre o PLANO OFICIAL DE CONTAS português e o novo PLAN GENERAL DE CONTABILIDAD español; Facilitar a correspondência entre as contas dos dois planos. 1. A CONTABILIDADE PORTUGUESA FACE À CONTABILIDADE ESPANHOLA Pontos em comum entre a contabilidade espanhola e a portuguesa Principais diferenças entre a contabilidade espanhola e a portuguesa Plano Oficial de Contabilidade (P.O.C.) e Plan General de Contabilidad (P.G.C.). Relações de contas Os livros de contabilidade obrigatórios e demonstrações financeiras (contas anuais) de entrega obrigatória Particularidades contabilísticas. 2. O BALANÇO E O BALANCE 2.1. Visão comparativa face ao Balance Estrutura e lógica do balanço Diferenças e analogias entre o Balanço e Balance Análise de casos específicos (o IVA, os acréscimos e diferimentos, as contas de terceiros, ) 2.5. Equivalência entre as contas de balanço do PGC e as do POC Elaboração de um Balance a partir da informação contida num Balanço. 3. A DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS E A CUENTA DE PÉRDIDAS Y GANANCIAS 3.1. Visão comparativa face à Cuenta de Pérdidas y Ganancias Estrutura e lógica da Demonstração dos Resultados Diferenças e analogias entre a Demonstração dos Resultados e a Cuenta de Pérdidas y Ganancias A movimentação das contas de existências Equivalência entre as contas de custos y proveitos do PGC e do POC Elaboração de uma Cuenta de Pérdidas y Ganancias a partir de uma Demonstração dos Resultados. 4. O Estado de Cambios en el Patrimonio Neto (Mapa de variações no capital próprio) 4.1. Formato e objectivos 4.2. Informação que inclui. 5. TRABALHO EM GRUPOS. A partir das contas anuais de uma empresa em Portugal, os participantes elaborarão os documentos correspondentes segundo as normas espanholas. FORMADOR Jorge Scharfhausen. Sócio de Inedem e Director Geral de Lax Consultores. Consultor Financeiro Internacional e professor em escolas de negócios em Portugal e Espanha. Preço: 255 (Antigos Alunos: 420)

5 Curso de TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO LISBOA 22 e 23 de Outubro de h30 18h30 Negociações eficazes dentro e fora da empresa geram um clima de estabilidade e credibilidade das organizações no mercado cujos resultados são claramente visíveis. Profissionais que queiram melhorar e/ou reforçar as suas técnicas de negociação. Tomar consciência dos nossos pontos fortes e fracos numa negociação. Detectar os nossos bloqueios e forças/crenças limitadoras no momento da negociação. Saber identificar diferentes estilos de negociadores e saber lidar com eles. Adquirir métodos e ferramentas adequados para garantir negociações eficientes, aprendendo a ficar no lugar do outro e a tratar de antecipar necessidades e expectativas na negociação. Aprender a avaliar os efeitos apresentados em cada uma das posições. Obter acordos satisfatórios para ambas as partes. Levar à prática as habilidades de negociação adquiridas. 1. INTRODUÇÃO a. O que é negociar; quando, como, onde e para que; b. Quando não negociar 2. NEGOCIAÇÃO PROFISSIONAL a. Conceito e elementos da negociação b. Tipos de negociadores e estilos de negociação. c. Atitudes e estilos de negociação 3. O PROCESSO DA NEGOCIAÇÃO PROFISSIONAL a. Fases na negociação: preparação, desenvolvimento e encerramento. b. As situações de força. c. As estratégias da negociação comercial. d. Tácticas negociação frente a frente. 4. O COMPROMISSO FORMADOR Mário Madrigal. Coach e formador. Director Geral do Inedem. Licenciado em Economia e Mestrado em Política Económica pela Universidade de Valladolid, onde foi professor. Master em Coaching pela Universidade Camilo José Cela (Madrid). Preço: 375 (Antigos Alunos: 300)

6 CURSO PRÁTICO DE CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS LISBOA 26 de Outubro a 24 de Novembro de h00 às 11h00 18h00 às 20h00 44 Horas Curso completo para quem quer ter conhecimentos aprofundados e pretenda executar uma contabilidade e analisar os dados fornecidos pela mesma. Pequenos e médios empresários; contabilistas; advogados; licenciados em Gestão e Economia sem prática; escriturários de contabilidade Organizar, desenvolver e fechar uma contabilidade; Utilizar os instrumentos da análise económico financeira para melhorar a gestão de uma empresa. 1ª Parte. Contabilidade Financeira Sem conhecimentos prévios aprende se a executar a contabilidade 1. Introdução ao Balanço: Activo, Capital Próprio e Passivo 2. Activo Imobilizado Corpóreo. Amortizações 3. Activo Imobilizado: Outras Contas 4. Activo Circulante 5. Capital Próprio e Passivo 6. Outras contas. Prática geral do Balanço 7. A técnica de registo contabilístico: contas e subcontas 8. Contas de Resultados: Custos e Perdas 9. Contas de Resultados: Proveitos e Ganhos 10. Livros Obrigatórios. Diário. Movimentação de Mercadorias 2ª Parte. Trabalho Prático Prática com um programa informático de contabilidade. Cada formando fecha a contabilidade 3ª Parte. Análise de Balanços A partir dos dados obtidos no trabalho prático analisa se a empresa para melhorar a sua gestão. FORMADORES 11. Introdução à análise. Fundo de Maneio. Mapa de Origem e Aplicação de Fundos 12. Diferenças económico financeiras 13. Análise Financeira: Rácios. Cash Flow e o grau de Alavancagem Financeira 14. Rotação de Existências. Ciclo de exploração da empresa 15. Análise Económica: Rácios. Custos Fixos e Variáveis. Ponto crítico das vendas 16. Previsões de Tesouraria. Fundo de Maneio Óptimo e Coeficiente Básico de Financiamento 17. Conclusões Finais ao Estudo Económico Financeiro da Empresa PEDRO OTÃO. Técnico Oficial de Contas. Responsável dos trabalhos de contabilidade, processamento de remunerações e das obrigações fiscais. Licenciado em Administração e Controlo Financeiro pelo ISCAL e bacharel em Contabilidade e Administração. E VERA PINTO. Licenciada em Estatística e Gestão da Informação, Bacharel em Contabilidade e Administração. Mestranda em Gestão e Planeamento estratégico. Docente no ISCAL Local de Formação: Rua Rodrigues Sampaio, 19 1º D (paralela com a Avenida da Liberdade) Preço: 475 (Antigos Alunos: 380)

7 Curso Avançado de ANÁLISE ECONÓMICO FINANCEIRA LISBOA 26 de Outubro a 5 de Novembro de ª a 5ª feira, das 18h00 às 21h30 35 Horas Dirigido a responsáveis da área financeira e empresários com necessidade de ferramentas práticas de análise que facilitem a tomada das decisões correctas Advogados, engenheiros, arquitectos, responsáveis financeiros e outros profissionais com responsabilidades de gestão. Entender os principais indicadores económico financeiros Saber elaborar um diagnóstico completo da empresa Conhecer as ferramentas de gestão financeira Melhorar o estado económico e financeiro da empresa (São necessários conhecimentos prévios de contabilidade) 1ªParte. ANÁLISE ECONÓMICO FINANCEIRA 1. Introdução à Análise. Tipos de Análise de Balanços 2. Análise Financeira a Curto Prazo 3. Ciclo de Exploração. Período Médio de Exploração. Fundo de Maneio 4. Fundo de Maneio Óptimo. Tesouraria Líquida. Coeficiente Básico de financiamento. 5. Análise Financeira a Médio e Longo Prazo. Estrutura Económico Financeira do Balanço. Alavancagem financeira. Outros rácios. 6. Análise Económica. Demonstração Resultados por funções. Ponto crítico das vendas. 7. A rentabilidade económica e a rentabilidade financeira. 8. Caso Prático de Análise estática. 9. Análise dinâmica. A D.O.A.F. Caso Prático. 10. Limitações da D.O.A.F. Os fluxos monetários reais. 11. Demonstração dos fluxos de Caixa. Relação entre o Fundo de Maneio e a D.O.A.F. Exemplo prático. 12. Medidas a adoptar para actuar sobre a estrutura económico financeira da empresa. 2ªParte. GESTÃO EMPRESARIAL 1. Meios de Gestão Empresarial. Análise do Imobilizado. 2. Inventários. Métodos de valorização. Fichas de armazém. Inventário físico. Método ABC. 3. Venda a crédito. Gestão de clientes. 4. Gestão da Tesouraria. Objectivos. Processos. Banca electrónica. Centralização. 5. Estrutura financeira da empresa. Gestão do financiamento. 6. Caso Prático de Gestão Empresarial. FORMADORES PEDRO OTÃO. Técnico Oficial de Contas. Responsável dos trabalhos de contabilidade, processamento de remunerações e das obrigações fiscais. Licenciado em Administração e Controlo Financeiro pelo ISCAL e bacharel em Contabilidade e Administração. Preço: 525 (Antigos Alunos: 420)

8 CURSO PRÁTICO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL LISBOA 31 de Outubro e 1 de Novembro de h30 18h30 Saber gerir e compreender as nossas emoções e saber lidar com as emoções dos outros é uma das bases do desenvolvimento pessoal, com evidentes repercussões em cadeia no nosso bem estar e no bem estar das pessoas que lidam connosco. No mundo das organizações possuir competências a este nível é chave no desenvolvimento da liderança e na obtenção de eficientes níveis de produtividade. Empresários, quadros directivos, profissionais em geral e particulares Efectuar uma paragem para a tomada de consciência dos nossos hábitos e do nosso comportamento emocional. Saber lidar com as nossas emoções e com as emoções dos outros. Obter ferramentas de melhoria do nosso relacionamento interpessoal. Obter consciência do próprio potencial e das auto limitações. Detectar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional em situações de conflito. Obtenção de ferramentas de apoio ao desenvolvimento dos outros. CAPÍTULO 1: A tomada de consciência das nossas emoções A necessidade de evoluir e o desenvolvimento pessoal Tipos de emoções. Auto consciência. CAPÍTULO 2: Lidar com as nossas emoções Honestidade com nós mesmos e auto estima. A resistência à mudança. Canalização das nossas emoções. Pensamento positivo e responsabilidade. CAPÍTULO 3: Auto motivação Parar para pensar; parar para sentir: o nosso potencial e os nossos valores. Quando passamos da teoria à prática: aprendizagem na acção. CAPÍTULO 4: Compreender e lidar com o outro Natureza humano: tipos de comportamentos. Teoria do Eneagrama. Oportunidades de desenvolvimento pessoal. CAPÍTULO 5: Comunicação interpessoal e valores O efeito espelho na comunicação. Detecção de oportunidades de desenvolvimento pessoal na comunicação dentro das empresas FACILITADOR Mário Madrigal. Coach e formador. Director Geral do Inedem. Licenciado em Economia e Mestrado em Política Económica pela Universidade de Valladolid, onde foi professor. Master em Coaching pela Universidade Camilo José Cela (Madrid). Local de Formação: Rua Joaquim António de Aguiar, 43 2º Esq Preço: 260 (Antigos Alunos: 210)

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2 inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2 Curso de Inteligência Emocional (15h) 3 Curso de Gestão de Equipas (15h) 4 Preços, Datas,

Leia mais

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial LISBOA Setembro 2009 Curso Prático de CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS LISBOA Rua Rodrigues Sampaio De 14 de Setembro a 21 de Outubro (9h

Leia mais

PORTA DE ESPANHA: A Expansão Natural Abril 2009 Palácio da Bolsa

PORTA DE ESPANHA: A Expansão Natural Abril 2009 Palácio da Bolsa APOTEC Apresenta: PORTA DE ESPANHA: A Expansão Natural Abril 2009 Palácio da Bolsa FORMAÇÕES EXECUTIVE CLASS PARA A SUA EXPANSÃO EM ESPANHA CRIAÇÃO DE EMPRESAS EM ESPANHA 8 Horas Dirigido a empresas e

Leia mais

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial PORTO

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial PORTO inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial PORTO Julho 2009 COACHING PARA A DIRECÇÃO DE PESSOAS 15 Horas O coaching está na moda entre os líderes empresariais porque revela as capacidades

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS Formação Presencial 60 Horas 4,5 Créditos ENQUADRAMENTO A Gestão Financeira é uma ferramenta fundamental para qualquer executivo. Os Farmacêuticos têm uma excelente

Leia mais

CURSO PRÁTICO DE GESTÃO

CURSO PRÁTICO DE GESTÃO +351 21 00 33 892 CURSO PRÁTICO DE GESTÃO Código da Formação: 1660614 Preço: 1995 (+iva) Preço para particulares: 1535 Duração: 6 dias - 42 horas Local: LISBOA INSCREVA-SE LISBOA 1 até 31 Maio 2017 1 até

Leia mais

FUNDAMENTOS DE FINANÇAS EMPRESARIAIS 6 Crescimento sustentável e fluxos de caixa

FUNDAMENTOS DE FINANÇAS EMPRESARIAIS 6 Crescimento sustentável e fluxos de caixa FUNDAMENTOS DE FINANÇAS EMPRESARIAIS 6 Crescimento sustentável e fluxos de caixa João Carvalho das Neves Professor catedrático em gestão, ISEG jcneves@iseg.ulisboa.pt Índice 6ª aula Análise da taxa de

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA PARA NÃO FINANCEIROS

GESTÃO FINANCEIRA PARA NÃO FINANCEIROS GESTÃO FINANCEIRA PARA NÃO FINANCEIROS ORDEM DE TRABALHOS 1. BALANCETE 2. BALANÇO 3. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 4. CONCLUSÃO Documento contabilístico; 1. BALANCETE A lista do total dos débitos e dos créditos;

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

Cursos Recomendados TOPIC: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT

Cursos Recomendados TOPIC: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT Cursos Recomendados TOPICS: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT TOPIC: COMMUNICATION SKILLS Módulo: Competências relacionais do gestor M144 Duração 30 min. Adquirir as competências-base

Leia mais

Objetivos Gerais: Formação integrada em Contabilidade, Finanças e Fiscalidade Este Curso pretende dotar e consolidar nos participantes os conhecimentos avançados para desempenho das suas atividades profissionais

Leia mais

Criatividade e Inteligência Emocional

Criatividade e Inteligência Emocional Criatividade e Inteligência Emocional Formato do curso: Presencial Preço: 730 Nível: Intermédio Duração: 24 horas As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere

Leia mais

2 Listas de indicadores e rácios por output

2 Listas de indicadores e rácios por output 2 Listas de indicadores e rácios por output Balanço Dashboards Ficheiro de excel Relatório PDF Ativo Ativo não corrente Investimentos não financeiros Ativos intangíveis e goodwill Investimentos financeiros

Leia mais

Atendimento ao Cliente_

Atendimento ao Cliente_ ACPUBRH_AC_DEZ13 Atendimento ao Cliente_ Código do Curso: AC Colaboradores com responsabilidade na interação com o Cliente atendimento presencial, atendimento telefónico, resposta a carta, e-mail, fax

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS Formação b-learning 60 Horas 5 Créditos ENQUADRAMENTO A Gestão Financeira é uma ferramenta fundamental para qualquer executivo. Os Farmacêuticos têm uma excelente

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS

CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

- Distinguir o balanço como documento contabilístico do balanço para fins de análise económica e financeira;

- Distinguir o balanço como documento contabilístico do balanço para fins de análise económica e financeira; GESTÃO E ANÁLISE FINANCEIRA [11710] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS É objectivo desta disciplina que os alunos fiquem a conhecer e dominem um conjunto de teorias e técnicas relacionadas com a função

Leia mais

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

Gestão Industrial - Componente Técnica e Financeira

Gestão Industrial - Componente Técnica e Financeira Gestão Industrial - Componente Técnica e Financeira Objetivos Gerais: Este curso é dirigido a todos os profissionais da indústria que pretendam adquirir conhecimentos iniciais para gestão técnica industrial

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 24H A 40H

CARGA HORÁRIA: 24H A 40H Produção Os formandos no final da formação deverão ser capazes de proceder ao cálculo MPR, do Plano Director de Produção e do Plano de Produção e determinar o lote económico de produção, contemplando uma

Leia mais

Gestão do Crédito e Risco - Especial Banca

Gestão do Crédito e Risco - Especial Banca Objetivos Gerais: Gestão do Crédito e Risco - Especial Banca Este curso tem como objetivo dotar os participantes das competências que lhes permitam compreender as diferentes abordagens de avaliação de

Leia mais

FINANçAS PARA NãO FINANCEIROS - 4REAL O fundamental das finanças empresariais

FINANçAS PARA NãO FINANCEIROS - 4REAL O fundamental das finanças empresariais FINANçAS PARA NãO FINANCEIROS - 4REAL O fundamental das finanças empresariais Duração: 2 dias Tipologia: 4REAL Blended Para quem?: Todos os profissionais de organizações que necessitem de conhecer e saber

Leia mais

Análise Financeira II. Exercícios de Aplicação

Análise Financeira II. Exercícios de Aplicação Análise Financeira II Exercícios de Aplicação EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 1 A Empresa A apresenta a 31 de Dezembro de 2004 o seguinte Balanço Histórico: Activo Activo Bruto Amort/ Provis. Activo Líquido

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Curso Profissional de Técnico de Comércio Disciplina: Economia (3º ano) Disciplina: Economia Objetivos Específicos Tempos (45min) Aplicar conhecimentos e competências, anteriormente adquiridos, na análise

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Vendas e Logística Coaching Aplicado às Vendas Formação de Chefes de Vendas e Coordenadores de Equipa Liderança e Equipas de Alto Rendimento Técnicas de Atendimento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FINANÇAS Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FINANÇAS Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular FINANÇAS Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Gestão 3. Ciclo de Estudos 2º 4. Unidade Curricular FINANÇAS

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FINANÇAS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular FINANÇAS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular FINANÇAS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Gestão 3. Ciclo de Estudos 2º 4. Unidade Curricular FINANÇAS

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwcacademy.pt Finanças para Não Financeiros Lisboa, 5 e 16 de Março de 2012 Academia da PwC Lisboa, 5ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO DISCIPLINA: Docente Técnico de Turismo Ambiental e Rural Turismo e Técnicas de Gestão António José Borralho Ramalho N.º TOTAL DE MÓDULOS

Leia mais

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO CURSO LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO CHEFIAS DIRETAS E SUPERVISORES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Economia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA

EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA Nota: A prova é constituída por três partes Parte 1: Cotação: 8 valores (4* 2 valores por questão) Questão 1 Desenvolva o tema: Formas de registo

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Descrição do Curso... 2 Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

Financeiro. Relato INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE. Manual prático para a elaboração e análise das demonstrações financeiras. José Rodrigo Sant Ana Fernandes

Financeiro. Relato INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE. Manual prático para a elaboração e análise das demonstrações financeiras. José Rodrigo Sant Ana Fernandes Cristina Gonçalves Dolores Santos José Rodrigo Sant Ana Fernandes Relato Financeiro INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE Nota de Apresentação António Domingues de Azevedo Prefácio Vitor Neto Manual prático para a elaboração

Leia mais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais Assertividade Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Data: 07 Nov. 2016 a 08 Nov. 2016 Preço: 625 Horário: Laboral - 09h00-17h00 Nível: Intermédio Duração: 14 horas No final desta ação, os participantes

Leia mais

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA Módulo I SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA LIDERANÇA Realização ENA/Conselho Federal OAB Pipeline de Liderança O talento externo não se adequa às necessidades do escritório. O conteúdo dos cargos está

Leia mais

Creating Tactical Leaders

Creating Tactical Leaders Coordenação PRIMAVERA Academy Destinatários Profissionais que lideram ou pretendem liderar equipas, empreendedores e outros profissionais que pretendam desenvolver as capacidades de liderança e gestão

Leia mais

Contabilidade e Gestão Financeira

Contabilidade e Gestão Financeira Contabilidade e Gestão Financeira Contabilidade Demonstrações Financeiras MESG - Mestrado Engenharia de Serviços e Gestão FEUP 2010 Rui Padrão Funções Património Passivo Eq. Fund. Factos patr. Inventário

Leia mais

CAOMZ05 PT: AO: MZ:

CAOMZ05  PT: AO: MZ: Índice Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES Porto Viseu

Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES Porto Viseu Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES 2017 Porto Viseu Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas ESPECIALIZAÇÃO Assessoria de Gestão de Empresas 100 horas (NOTA: com base

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal.

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal. APRESENTAÇÃO Psicóloga especialista em Gestão de Pessoas; Master personal e executive Coaching pela Febracis; Facilitadora do método Coaching Emocional Augusto Cury; Analista Avançado em Inteligência Emocional

Leia mais

Gestão Eficaz de MÚLTIPLAS PRIORIDADES

Gestão Eficaz de MÚLTIPLAS PRIORIDADES Evento útil na definição de prioridades e gestão das mesmas na conciliação da vida pessoal com a vida profissional GENERIS FARMACÊUTICA Assistente da Primerira Edição 3ª Edição do curso Habilidades chave

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS Sistemas de Informação Contabilística e Financeira Documentação avulsa de apoio 2007/2008 Contabilidade O que é? Ciência? Técnica? Instrumento? uma boa solução, como sistema

Leia mais

Identificação SOCIEDADE EXEMPLO LDA. Núm Contribuinte RELATÓRIOS DE EMPRESAS. PORTUGAL Telefone / Fax

Identificação SOCIEDADE EXEMPLO LDA. Núm Contribuinte RELATÓRIOS DE EMPRESAS. PORTUGAL Telefone / Fax Identificação Nome SOCIEDADE EXEMPLO LDA Núm Contribuinte 555000555 Morada Rua Barbosa Pereira, n.º 56-2.º Esq Código Postal 2800-000 ALMADA Concelho SETUBAL Distrito SETUBAL País PORTUGAL Telefone 214251111

Leia mais

NOTAS ! "! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ "# * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2*

NOTAS ! ! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ # * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2* ! "! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ "# * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2* 345! *+ 3 "6*+ *1 $ /* (7! *,1 * -)8 */.! 1* 0%+ 2/* 2%+ *1 "3 *+ *2 " 9: /* ""; *+ /*/ "$6) *+ / 4456 $ 7) 9 P: 7)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS PME

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS PME AS PME COM FACTOR DE DESENVOLVIMENTO A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS PME MANUEL R. CASEIRÃO 1 DEFINIÇÃO DE PME (1) BASES: BASES ART. 1º do DECRETO-LEI Nº 327/ 2007, do 6 de NOVEMBRO RECOMENDAÇÃO Nº

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS ESTUDANTÍS E REGISTO ACADÉMICO COMISSÃO DE TRABALHOS DE CULMINAÇÃO DE CURSO Ficha de Avaliação de Trabalho Escrito de Culminação de Curso Usando

Leia mais

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP OT 58,5 23,4 Competências

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP OT 58,5 23,4 Competências Unidade Curricular: Análise Financeira Área Científica: Finanças Curso / Ciclo: Marketing - 1º Ciclo Docente Responsável: Luís Fernandes Rodrigues Ano Regime Tipo 3º Semestral Obrigatória Código ECTS Créditos

Leia mais

PT:

PT: Índice Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

Exame de Análise Financeira

Exame de Análise Financeira INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Instituto Politécnico de Coimbra Exame Época Normal Duração: 2 h 30 m Semestre: 3º Exame de Análise Financeira Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Leia mais

CURSO ANÁLISE ECONÓMICA PARA NÃO FINANCEIROS

CURSO ANÁLISE ECONÓMICA PARA NÃO FINANCEIROS CURSO ANÁLISE ECONÓMICA PARA NÃO FINANCEIROS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

RISCO DE TESOURARIA. Gestão de Operações e. 2ª Edição Curso Prático. Inscreva-se em OSEUFORMADOR

RISCO DE TESOURARIA. Gestão de Operações e. 2ª Edição Curso Prático. Inscreva-se em OSEUFORMADOR 2ª Edição Curso Prático Gestão de Operações e RISCO DE TESOURARIA SAIBA COMO REALIZAR UMA GESTÃO EFICIENTE, REDUZIR OS RISCOS E CONTROLAR O CASH FLOW OSEUFORMADOR Lisboa, 21, 22 e 23 de Novembro de 2016

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Gestão da Empresa Agrícola - Planeamento, Controlo e Análise de Investimentos Nº OBJECTIVO GERAL Capacitar

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Gestão Financeira e Contabilidade LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Gestão Financeira Tipos de Organizações: Sem fins lucrativos: associações, serviços públicos, fundações, Com fins

Leia mais

Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES Porto

Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES Porto Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES 2018 Porto Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas ESPECIALIZAÇÃO Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas - 75 horas (NOTA:

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

ALIANÇA PORTUGUESA DAS DOENÇAS RARAS ANÁLISE ÀS CONTAS DO ANO DE 2015

ALIANÇA PORTUGUESA DAS DOENÇAS RARAS ANÁLISE ÀS CONTAS DO ANO DE 2015 1/8 Lisboa, 31 de Março de 2016 Exmo. Senhor Presidente Direcção da ALIANÇA ALIANÇA PORTUGUESA DAS DOENÇAS RARAS ANÁLISE ÀS CONTAS DO ANO DE 2015 I INTRODUÇÃO A Aliança é uma associação sem fins lucrativos

Leia mais

Competências Directivas Económico-Financeiras

Competências Directivas Económico-Financeiras AGENDA 2017 SETEMBRO DEZEMBRO Foi muito interessante e útil para as tarefas que desempenho.veio de encontro às espectativas.generis Competências Directivas Económico-Financeiras LINGUAGEM ESTRATÉGICO,

Leia mais

Avaliação de Desempenho para Responsáveis de equipas

Avaliação de Desempenho para Responsáveis de equipas 1 ª Edição WORKSHOP PRATICO Lisboa, 12 de Abril de 2018 Aperfeiçoe as suas habilidades para realizar entrevistas eficazes e dar um feedback proveitoso e motivador Avaliação de Desempenho para Responsáveis

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL DE COZINHA E PASTELARIA NÍVEL SECUNDÁRIO

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL DE COZINHA E PASTELARIA NÍVEL SECUNDÁRIO Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 CURSO PROFISSIONAL DE COZINHA E PASTELARIA NÍVEL SECUNDÁRIO Planificação de Disciplina: GESTÃO E CONTROLO Modulo/ UFCD 1/8286 Conteúdos Programáticos

Leia mais

CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade

CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade Duração: 8 dias Tipologia: Curso Presencial Para quem?: Colaboradores dos Departamentos de Contabilidade, Financeiro e Controlo de Gestão. Secretárias

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Gestão de Talentos e Soft Skills Coaching Liderança e Coaching O Líder do Séc. XXI O Poder de um Ponto de Vista - A Atitude Mental Positiva A Comunicação - Chave do

Leia mais

mysap All-in-One AlimentAgro

mysap All-in-One AlimentAgro mysap All-in-One AlimentAgro OSECTORAGRO-ALIMENTAR O sector agro-alimentar detém um peso considerável na economia portuguesa. Valores como qualidade e cumprimento das regras legaisimpostaspelafda,entidadequegaranteaexistênciano

Leia mais

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração

Leia mais

MBA PT:

MBA PT: www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 Índice Duração Total:... 2 Destinatários:... 2 Perfil de saída:... 2 Pré-Requisitos:... 2 Objetivo Geral:... 2 Objetivos Específicos:... 3 Estrutura

Leia mais

Informação Financeira

Informação Financeira Informação Financeira Balanço Código das contas Imobilizado ACTIVO Exercícios AB AP AL AL Bens de domínio público: 451 Terrenos e Recursos naturais 452 Edifícios 453 Outras construções e infra-estruturas

Leia mais

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) Formação à Distância CURSO DIS1008 Curso: Avaliação de Empresas 1 - OBJECTIVOS : O objectivo principal desta acção consiste em familiarizar os formandos com

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Exame 1.ª época de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2008/09 Data: 3 de Junho de 2009 Início: 8h30m Duração: 2h00m Cotação e tempo esperado de resolução:

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

Telf: ou

Telf: ou Índice Designação do Curso... 2 Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva

Leia mais

O QUE OFERECE A ESCOLA DE COACHING EXECUTIVO DA CEGOC?

O QUE OFERECE A ESCOLA DE COACHING EXECUTIVO DA CEGOC? O coaching é um domínio de intervenção que ajuda as pessoas a obterem resultados importantes, significativos e extraordinários, tanto na sua vida profissional como pessoal e a aprenderem acerca da forma

Leia mais

CONTABILIDADE NíVEL 2-4REAL Estudo e aplicação das normas de contabilidade e preparação das demonstrações financeiras

CONTABILIDADE NíVEL 2-4REAL Estudo e aplicação das normas de contabilidade e preparação das demonstrações financeiras CONTABILIDADE NíVEL 2-4REAL Estudo e aplicação das normas de contabilidade e preparação das demonstrações financeiras Duração: 2 dias Tipologia: 4REAL Blended Para quem?: Contabilistas Certificados, Diretores

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2009/2010

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2009/2010 Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2009/2010 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular GESTÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta

Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento. Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta Programa Advance de Gestão Acelerar o Crescimento Uma parceria de desenvolvimento empresarial entre Nova SBE e Banco Santander Totta O que é o Programa de Advance de Gestão? 1 O Programa Advance de Gestão

Leia mais

Comércio Internacional

Comércio Internacional REFERENCIAL COMUM DE CERTIFICAÇÃO (Unidades de Certificação) Comércio Internacional Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor,

Leia mais

Formador: Dr. Daniel Marrucho

Formador: Dr. Daniel Marrucho MINI MBA DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA FINANCEIRA NA GESTÃO DE PROJETOS Formador: Dr. Daniel Marrucho P002 Índice Duração Total:... 2 Destinatários:... 2 Perfil de saída:... 2 Pré-Requisitos:... 2 Objetivo Geral:...

Leia mais

CONFERÊNCIA GESTÃO CONCEPTUAL E FINANCEIRA DE PROJETOS OS Conferência Esta Conferência é dirigida a todos os profissionais que querem aprofundar os seus conhecimentos na gestão financeira e conceptual

Leia mais

FERRAMENTAS DE ANALISE FINANCEIRA & COMO ESTRUTURAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

FERRAMENTAS DE ANALISE FINANCEIRA & COMO ESTRUTURAR UM PLANO DE NEGÓCIOS MODULO V e VI FERRAMENTAS DE ANALISE FINANCEIRA & COMO ESTRUTURAR UM PLANO DE NEGÓCIOS CURSO INTENSIVO EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EMPRESARIAL António Gaspar / antonio.gaspar@spgm.pt Rui Ferreira /

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE AS CONTAS

RELATÓRIO SOBRE AS CONTAS Introdução 1. A contabilidade do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados encontra-se organizada de acordo com o POC, adaptado à especificidade da Ordem dos Advogados, e respeitando as orientações

Leia mais

Informação Financeira

Informação Financeira Informação Financeira Balanço Ano 2011 EXERCÍCIO 2011 AB AP AL ACTIVO Imobilizado Bens de domínio público : 451 Terrenos e recursoso naturais 452 Edifícios 453 Outras construções e infra-estruturas 455

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA CURSO DE GESTÃO BANCÁRIA EXAME DE DIAGNÓSTICO ECONÓMICO-FINANCEIRO EMPRESAS

INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA CURSO DE GESTÃO BANCÁRIA EXAME DE DIAGNÓSTICO ECONÓMICO-FINANCEIRO EMPRESAS INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA CURSO DE GESTÃO BANCÁRIA EXAME DE DIAGNÓSTICO ECONÓMICO-FINANCEIRO EMPRESAS 2011.02.03 às 14.30 horas Duração: 2 horas Tolerância: 15 minutos Os alunos têm os primeiros

Leia mais

Relatório de Gestão. Sociedade XXX, Lda. Dezembro de 20XX. Alvim & Rocha Consultoria de Gestão, Lda.

Relatório de Gestão. Sociedade XXX, Lda. Dezembro de 20XX. Alvim & Rocha Consultoria de Gestão, Lda. Relatório de Gestão Sociedade XXX, Lda. Dezembro de 20XX Relatório de Gestão Sociedade XXX, Lda. Dezembro/20XX Atividade da empresa Demonstração dos resultados Rubrica Ano Corrente Ano Anterior Desvio

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

D EG. 1. De acordo com a equação fundamental da contabilidade, no Balanço

D EG. 1. De acordo com a equação fundamental da contabilidade, no Balanço D EG Ano Lectivo 2008/2009 2º Semestre 2º Teste de Gestão 16/6/2009, 13:00 Horas Duração: 1 hora e 15 minutos Código 11 (A ordenação das perguntas e resposta varia segundo os outros códigos de enunciado)

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Cuidar de gente. Este é o nosso negócio. QUEM SOMOS? A Realize é uma consultoria de desenvolvimento e gestão de pessoas, especializada em liderança, estruturação deprocessos

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas)

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) DESTINATÁRIOS: O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da SALSUS destina-se a 14 formandos por grupo, sendo que deverá cumprir as seguintes

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO INTRODUÇÃO

RELATÓRIO DE GESTÃO INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE GESTÃO INTRODUÇÃO Os factos contabilísticos gerados ao longo do Ano de 2007, na base das directrizes da gestão da Fundação Serrão Martins, foram registados na sua contabilidade de acordo com

Leia mais

O DIAGNÓSTICO FINANCEIRO ESTGV-IPV

O DIAGNÓSTICO FINANCEIRO ESTGV-IPV O DIAGNÓSTICO FINANCEIRO ESTGV-IPV Análise Financeira Apreciação da capacidade financeira da empresa (necessidades / recursos) Utilização de instrumentos e métodos para avaliação da situação financeira

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE FINANCEIRA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Economia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

- Para uma contabilidade mais específica, o serviço base pode ser complementado com a contabilidade por centro de custos.

- Para uma contabilidade mais específica, o serviço base pode ser complementado com a contabilidade por centro de custos. Solução RCR GERIR Destinatários Micro e pequenas empresas Objectivo da solução A Solução RCR GERIR disponibiliza os serviços e o apoio essencial para introduzir mais tranquilidade e segurança na gestão

Leia mais