OBI2011 Caderno de Soluções
|
|
|
- Carolina Leal Fartaria
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 OBI2011 Caderno de Soluções Modalidade Iniciação Nível 1, Fase 1 26 de março de 2011 Promoção: Patrocínio:
2 Olimpíada Brasileira de Informática OBI Processadores O processador é o componente mais importante de um computador. Uma medida da velocidade de um processador é o número de operações básicas, como somas e multiplicações, que ele consegue realizar por segundo (processadores usados em computadores pessoais são capazes de realizar bilhões de operações por segundo). José Carlos está fazendo um estudo sobre as velocidades dos seguintes processadores existentes no mercado: R, S, T, U, V, X, Y e Z. Através de experimentos, José Carlos determinou as seguintes condições: O processador X é mais veloz do que os processadores T e Z. O processador Z é mais veloz do que os processadores T e Y. O processador T é mais veloz do que o processador R. O processador R é mais veloz do que o processador V. O processador Y é mais veloz do que o processador V. O processador U é mais veloz do que o processador R mas é mais lento do que o processador S. Questão 1. Qual dos processadores seguintes pode ser o mais veloz? * V é mais lento que R (condição). R é mais lento que T (condição). U é mais lento que S (condição). Alternativa correta. S pode ser o mais veloz, não há informação de que algum outro processador seja mais veloz. Z é mais lento que X (condição). Questão 2. Qual das alternativas seguintes pode ser falsa? T é mais veloz do que R que é mais veloz do que V. U é mais veloz do que R que é mais veloz do que V. * Alternativa correta. S pode ser mais veloz do que X, já que não há informação relacionando X e S. Z é mais veloz do que T que é mais veloz do que R. Z é mais veloz do que Y que é mais veloz do que V. Questão 3. Qual das alternativas seguintes é necessariamente falsa? * Alternativa correta. Z é mais veloz do que T, que é mais veloz do que R. A armativa pode ser verdadeira, X pode ser mais veloz do que S, não há informação relacionando X e S. A armativa pode ser verdadeira, não sabemos a posição de S em relação a Y. A armativa pode ser verdadeira, não sabemos a posição de U em relação a Z. A armativa pode ser verdadeira, não sabemos a posição de Y em relação a T. Questão 4. Se o processador S tem a mesma velocidade do que o processador Y, então qual das alternativas seguintes é necessariamente verdadeira?
3 Olimpíada Brasileira de Informática OBI A armativa pode ser falsa, não sabemos a posição de T em relação a U. Certamente não. V é mais lento que R, que é mais lento que U, que é mais lento que S. * Como Z é mais veloz do que Y, e S mais veloz do que U, então Z é mais veloz do que U. Não. S é mais lento do que Z, então U é mais lento do que Z. Não. Z é mais veloz do que Y, e portanto, também mais veloz do que S. Questão 5. Se o processador U é mais veloz do que o processador Z, quantos processadores poderiam ser o terceiro mais veloz? * Apenas U e X podem ser o terceiro mais veloz. Apenas S ou X podem ser o primeiro mais veloz. Se S é o primeiro, somente X ou U podem ser o terceiro. Se X é o primeiro, apenas U pode ser o terceiro. Apenas U e X podem ser o terceiro mais veloz. Apenas U e X podem ser o terceiro mais veloz. Apenas U e X podem ser o terceiro mais veloz.
4 Olimpíada Brasileira de Informática OBI Rali de Informática O professor de informática da escola inventou uma nova modalidade de competição, que ele denominou de Rali de Informática. Beto, Chico, Davi e Enzo se inscreveram para participar do primeiro Rali de Informática da escola. Nesse tipo de prova, realizada em turnos, apenas um computador é utilizado. A cada turno, os competidores devem completar uma tarefa, que envolve utilizar o computador para buscar informações na Internet e efetuar cálculos. Um competidor é eliminado quando não consegue completar a tarefa no tempo determinado pelo professor (o competidor eliminado não participa dos turnos seguintes). Como há apenas um computador, os competidores são inicialmente ordenados em uma la que determina a ordem em que eles realizam a tarefa. A ordem dos competidores na la é alterada ao nal de cada turno, de acordo com uma das seguintes regras: Regra X: o competidor em terceiro lugar na la é colocado na posição imediatamente à frente do competidor que estava em segundo lugar na la. Regra Y: o competidor em terceiro lugar na la é colocado na posição imediatamente à frente do competidor que estava em primeiro lugar na la. Regra Z: o competidor em último lugar na la é colocado em primeiro lugar. A regra a ser utilizada em cada turno é escolhida pelo próprio professor, mas se uma regra envolve o movimento de um competidor que foi eliminado, essa regra não pode ser usada (por exemplo, se Beto é o terceiro da la em um turno e é eliminado nesse turno, a regra X não pode ser utilizada). Questão 6. Se a ordem em um turno é Beto, Chico, Davi e Enzo, e nenhum competidor é eliminado nesse turno, qual das alternativas abaixo pode ser uma ordem possível para o próximo turno? Considerando a ordem inicial BCDE, se a regra X for usada, a ordem para o próximo turno é BDCE; se a regra Y for usada, a ordem é DBCE; se a regra Z for usada, a ordem é EBCD. Impossível. Impossível. *, usando a regra Y. Impossível. Impossível. Questão 7. Se a ordem em um turno é Enzo, Beto, Chico e Davi, e se apenas Chico é eliminado nesse turno, qual das alternativas seguintes deve necessariamente ser a ordem da la no próximo turno? Se Chico é eliminado, somente pode ser aplicada a regra Z, resultando na ordem DEB. *.... Questão 8. Se a ordem em um turno é Chico, Beto, Davi e Enzo, e se ninguém é eliminado nesse turno, qual das alternativas seguintes deve necessariamente verdadeira, considerando a ordem próximo turno? Considerando a ordem inicial CBDE, se a regra X for usada, a ordem para o próximo turno é CDBE; se a regra Y for usada, a ordem é DCBE; se a regra Z for usada, a ordem é ECBD.
5 Olimpíada Brasileira de Informática OBI * Não se a regra X for usada. Não se as regras X ou D forem usadas. Não se as regras X ou Y forem usadas. Não se a regra Z for usada. Questão 9. Se a ordem em um turno é Beto, Davi, Enzo e Chico, e se ninguém é eliminado nesse turno, qual das alternativas seguintes poderia ser a ordem do próximo turno? Considerando a ordem inicial BDEC, se a regra X for usada, a ordem para o próximo turno é BEDC; se a regra Y for usada, a ordem é EBDC; se a regra Z for usadas, a ordem é CBDE. * Impossível Impossível Impossível Impossível Questão 10. Se no primeiro turno e no segundo turno ninguém é eliminado, e se a ordem dos competidores no terceiro turno é igual à ordem no primeiro turno, qual das seguintes alternativas representa as regras utilizadas até o momento? Suponha que a ordem inicial seja pqrs. * Não. X seguida de Y (prqs,qprs) X, seguida de X (prqs,pqrs) Não. Y, seguida de X (rpqs, rqps) Não. Z, seguida de Y (spqr, qspr) Não. Z, seguida de Z (spqr, rspq)
6 Olimpíada Brasileira de Informática OBI Arte Minimalista A professora de Artes decidiu fazer um concurso de desenho entre os alunos. Cada competidor deve submeter dois desenhos, um para ser usado num cartão de Aniversário e um para ser usado num cartão de Natal. Juntos, os dois desenhos de um competidor devem obrigatoriamente usar as seguintes cores: azul, vermelho, verde, amarelo, rosa, preto e laranja. No entanto, cada cor pode ser usada em apenas um dos dois desenhos de um competidor. Além disso, as seguintes condições devem ser obedecidas: Vermelho e amarelo devem ser utilizados no mesmo desenho. Azul e amarelo não podem ser utilizados no mesmo desenho. Preto e laranja não podem ser utilizados no mesmo desenho. O desenho do cartão de Aniversário deve usar no máximo três cores. Questão 11. Qual das alternativas seguintes poderia ser uma lista completa das cores utilizadas no desenho do cartão de Natal de um competidor? *. Se cartão de Aniversário usa no máximo três cores, cartão de Natal deve usar no mínimo quatro cores.. Azul e amarelo não podem ser utilizados no mesmo desenho.. Preto e laranja não podem ser utilizados no mesmo desenho.. Preto e laranja não podem ser utilizados no mesmo desenho. Questão 12. Se o desenho do cartão de Aniversário de um competidor não usa azul, então o desenho do cartão de Aniversário desse competidor necessariamente usa * Se um desenho não usa azul, deve usar amarelo. Mas se usa amarelo, tem que usar também vermelho.. Como o desenho de aniversário usa no máximo três cores, deve utilizar além de amarelo e vermelho, ou preto ou laranja; não pode usar verde.. Como o desenho de aniversário usa no máximo três cores, deve utilizar além de amarelo e vermelho, ou preto ou laranja; não pode usar rosa. Não necessariamente, pode usar laranja. Não necessariamente, pode usar preto. Questão 13. Qual das alternativas seguintes poderia ser a lista de todas as cores usadas no desenho do cartão de Aniversário de um competidor? * Nesse caso, o cartão de Natal usa amarelo, vermelho, laranja, verde e rosa.. Nesse caso, o cartão de Natal usaria preto e laranja, o que não pode.. Se usa amarelo deve usar vermelho.. Se usa amarelo deve usar vermelho.. Deve usar no máximo três cores. Questão 14. Se verde e rosa são usadas num desenho de um competidor, qual das cores seguintes deve necessariamente ser usada no desenho de cartão de Natal desse competidor? Se usa verde e rosa, deve usar no mínimo quatro cores, pois deve usar ainda preto ou laranja além de azul ou amarelo. Assim, não pode ser um desenho de Aniversário, é um desenho de Natal.
7 Olimpíada Brasileira de Informática OBI * Não necessariamente, pode usar preto e azul. Não necessariamente, pode usar azul. Não necessariamente, pode usar laranja. Não necessariamente, pode usar preto. Questão 15. Se a condição de que vermelho seja usada no mesmo desenho que amarelo não existisse, mas todas as outras condições continuassem a existir, qual das alternativas seguintes poderia ser a lista de todas as cores usadas no desenho de cartão de Natal de um competidor? *. Preto e laranja não podem ser usadas no mesmo desenho.. Se usa vermelho deve usar amarelo.. Preto e laranja não podem ser usadas no mesmo desenho.. Azul e amarelo não podem ser usadas no mesmo desenho.
8 Olimpíada Brasileira de Informática OBI Pizza Compartilhada Uma grande pizza vai ser feita para comemorar a vitória do time de handebol da escola, composto por seis alunos. A pizza vai ser dividida em seis pedaços da forma tradicional, como mostrado na gura abaixo, e cada pedaço vai ser dado a um atleta do time. Uma pizza dividida em seis pedaços Cada atleta prefere um tipo diferente de pizza, e portanto a pizza vai ser feita com seis sabores distintos: atum, bacon, calabresa, mussarela, napolitana e portuguesa. Por solicitação dos atletas, as seguintes condições devem ser obedecidas: O pedaço de portuguesa não deve ser vizinho do pedaço de bacon. O pedaço de atum não deve ser vizinho do pedaço de mussarela. O pedaço de napolitana deve ser vizinho do pedaço de mussarela. Questão 16. Se o pedaço de napolitana está imediatamente à direita do pedaço de atum, qual pedaço deve estar imediatamente à direita do pedaço de napolitana? O pedaço de napolitada deve ser vizinho do de mussarela. Se é vizinho de atum de um lado, mussarela deve estar do outro lado. * Questão 17. Qual das alternativas seguintes é um arranjo possível para os pedaços de pizza? *, atum não deve ser vizinho a mussarela., atum não deve ser vizinho a mussarela., atum não deve ser vizinho a mussarela., portuguesa não deve ser vizinho a bacon. Questão 18. Se o pedaço de mussarela é vizinho do pedaço de bacon, qual das alternativas seguintes é uma lista correta e completa dos pedaços que podem também ser vizinhos do pedaço de bacon? Se mussarela é vizinho de bacon, o outro vizinho de mussarela é napolitana. Isso garante a aplicação das duas últimas regras. A única regra ainda a ser aplicada é a primeira (portuguesa não pode ser vizinha de bacon). Assim, os vizinhos de bacon podem ser calabresa ou atum. *, atum também pode. Napolitana tem que ser vizinha de mussarela., portuguesa não pode ser vizinha de mussarela., portuguesa não pode ser vizinha de mussarela.
9 Olimpíada Brasileira de Informática OBI Questão 19. Se o pedaço de portuguesa é vizinho do pedaço de mussarela, e o pedaço de atum é vizinho do de napolitana, qual sabor tem o pedaço que é o outro vizinho do pedaço de atum? Se portuguesa é um vizinho de mussarela, o outro vizinho de mussarela é napolitana. E se o pedaço de atum é vizinho de napolitana, temos a sequência portuguesa, mussarela, napolitana e atum. Sobram bacon e calabresa. Como bacon não pode ser vizinho de portuguesa, tem que ser vizinho de atum. * Questão 20. Se há exatamente dois pedaços entre o pedaço de portuguesa e o pedaço de calabresa, qual das alternativas seguintes mostra os pedaços que necessariamente são vizinhos do pedaço de bacon? Como mussarela deve ser vizinho de napolitana, esses dois pedaços ocupam os dois pedaços que separam portuguesa e calabresa de um lado. Do outro lado sobram dois outros pedaços que são vizinhos e devem ser ocupados por bacon e atum. Mas bacon não pode ser vizinho de calabresa, então a única sequência possível é portuguesa, mussarela, napolitana, calabresa, bacon, e atum. *
OBI2011 Caderno de Soluções
OBI2011 Caderno de Soluções Modalidade Iniciação Nível 2, Fase 1 26 de março de 2011 Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2011 1 Competição de Remo Seis alunos da escola, Alice,
OBI2013 Caderno de Soluções
OBI2013 Caderno de Soluções Modalidade Iniciação Nível 1, Fase 1 18 de maio de 2013 Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2013 1 Gincana de Programação A SBC vai promover a primeira
OBI2007 Caderno de Tarefas
OBI2007 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 2, Fase 1 17 de Março de 2007 A PROVA TEM DURAÇÃO DE DUAS HORAS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO ANTES DE INICIAR A PROVA A prova deve ser feita
OBI2012 Caderno de Tarefas
OBI2012 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 1, Fase 2 2 de maio de 2012 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2012 1 Instruções LEIA ATENTAMENTE
Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas.
Inclui Teoria e Questões Inteiramente Resolvidas dos assuntos: Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição. Lógica sentencial, de primeira ordem
OBI2009 Caderno de Tarefas
OBI2009 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível 1, Fase 1 A PROVA TEM DURAÇÃO DE QUATRO HORAS LEIA ATENTAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE INICIAR A PROVA Este caderno de tarefas é composto por 8
37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO
GABARITO NÍVEL 1 37ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 1) C 6) A 11) D 16) C 2) D 7) C 12) C 17) D 3) E 8) B 13) E 18) A 4) E 9) B 14)
Módulo VIII. Probabilidade: Espaço Amostral e Evento
1 Módulo VIII Probabilidade: Espaço Amostral e Evento Suponha que em uma urna existam cinco bolas vermelhas e uma branca. Extraindo-se, ao acaso, uma das bolas, é mais provável que esta seja vermelha.
FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido.
FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. NUMERADOR - Indica quantas partes foram consideradas. TRAÇO DE FRAÇÃO Indica
Prova da segunda fase - Nível 1
Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões
36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio
36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio Esta prova também corresponde à prova da Primeira Fase da Olimpíada Regional nos Estados de: AL BA ES MG PA RS RN SC Terça-feira,
Simulado OBM Nível 2
Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é
Sistemas Lineares. 2. (Ufsj 2013) Considere o seguinte sistema de equações lineares, nas incógnitas x, y e z:
Sistemas Lineares 1. (Unesp 2013) Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares
Simulado OBM Nível 1. Gabarito Comentado
Simulado OBM Nível 1 Gabarito Comentado Questão 1. Renata digitou um número em sua calculadora, multiplicou-o por 3, somou 12, dividiu o resultado por 7 e obteve o número 15. O número digitado foi: a)
OBI2012 Caderno de Tarefas
OBI2012 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 1, Fase 1 1 de abril de 2012 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Promoção: Patrocínio: v1.0 Olimpíada Brasileira de Informática OBI2012 1 Instruções LEIA
OBI2014 Caderno de Tarefas
OBI2014 Caderno de Tarefas Modalidade Universitária, Fase 2 16 de agosto de 2014 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 5 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2014 1 Instruções LEIA ATENTAMENTE
Disciplina: Matemática Data da entrega: 18/04/2015.
Lista de Exercícios - 02 Aluno (a): Nº. Professor: Flávio Turma: 2ª série (ensino médio) Disciplina: Matemática Data da entrega: 18/04/2015. Observação: A lista deverá apresentar capa, enunciados e as
OBI2013 Caderno de Tarefas
OBI2013 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 2, Fase 2 31 de agosto de 2013 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2013 1 Instruções LEIA ATENTAMENTE
REGRAS GERAIS REDE 2 horas e 30 minutos. Os desafios deverão ser entregues conforme instrução: Exemplo: desafio1_equipepentagrama
2 REGRAS GERAIS REDE 1. Número de desafios da competição: 5. 2. Tempo máximo da competição: 2 horas e 30 minutos. Os desafios deverão ser entregues conforme instrução: a) Salvar em um arquivo, identificando
Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos
Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 5 Contagem II Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em
Guia Site Empresarial
Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação
Soluções de Questões de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ
Soluções de Questões de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ. Questão Sistemas de Numeração No sistema de numeração de base 2, o numeral mais simples de
QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B
1 QUESTÃO 1 Marcos tem 10 0,25 = 2,50 reais em moedas de 25 centavos. Logo ele tem 4,30 2,50 = 1,80 reais em moedas de 10 centavos, ou seja, ele tem 1,80 0,10 = 18 moedas de 10 centavos. Outra maneira
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Aula 13 Gerência de Memória Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso Sumário
1. Sistemas de numeração
1. Sistemas de numeração Quando mencionamos sistemas de numeração estamos nos referindo à utilização de um sistema para representar uma numeração, ou seja, uma quantidade. Sistematizar algo seria organizar,
PROVA COMENTADA Parte 1 TRT 4ª REGIÃO
youyou PROVA COMENTADA Parte 1 TRT 4ª REGIÃO Técnico Judiciário RACIOCÍNIO LÓGICO Professor: Alex Lira Aula Prova 01 Prof. Alex Lira www.concurseiro24horas.com.br 1 10 COMPRA COLETIVA DE CURSOS PARA CONCURSOS
Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20.
1 QUESTÃO 1 Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20. QUESTÃO 2 Como 4580247 = 4580254 7, concluímos que 4580247 é múltiplo de 7. Este fato também pode ser verificado diretamente,
Coordenadoria de Educação CADERNO DE REVISÃO-2011. Matemática Aluno (a) 5º ANO
CADERNO DE REVISÃO-2011 Matemática Aluno (a) 5º ANO Caderno de revisão FICHA 1 COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO examesqueiros Os Números gloriabrindes.com.br noticias.terra.com.br cidadesaopaulo.olx... displaypaineis.com.br
LÓGICA 1_C Prof. Aurimenes
LÓGICA 1_C Prof. Aurimenes 01. Uma criança brincando em seu computador, digitou o número 861861861861...86, ela esqueceu de digitar o último dígito para completar a seqüência lógica. Sabe-se que o número
Fundamentos de Hardware
Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...
Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1
OBMEP 00 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Como Leonardo da Vinci nasceu 91 anos antes de Pedro Américo, ele nasceu no ano 14 91 = 145. Por outro lado, Portinari nasceu 451 anos depois de Leonardo da Vinci, ou seja,
Prática no Laboratório de Informática: Jogos no Programa Mais Educação
Prática no Laboratório de Informática: Jogos no Programa Mais Educação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Laboratório com 18 máquinas com sistema operacional Linux Educacional Turma Mista
(a 1 + a 100 ) + (a 2 + a 99 ) + (a 3 + a 98 ) +... + (a 50 + a 51 ).
Questão 1. A sequência 0, 3, 7, 10, 14, 17, 21,... é formada a partir do número 0 somando-se alternadamente 3 ou 4 ao termo anterior, isto é: o primeiro termo é 0, o segundo é 3 a mais que o primeiro,
CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES
Caríssimos amigos concurseiros. Seguem breves comentários à prova de RLQ do ATA- MF. Não encontramos nenhuma questão passível de recurso. Mas, se vocês tiverem visualizado alguma coisa e quiserem debater
Título: Sistemas Lineares no CAp UFRJ: Interpretações Algébrica e Gráfica
Autor Letícia Guimarães Rangel Co-autor(es): Fernando Celso Villar Marinho Lílian Káram Parente Cury Spiller Rita Maria Cardoso Meirelles Tipo de Pesquisa Ensino Médio Números e Operações Componente Curricular
Calculando probabilidades
A UA UL LA Calculando probabilidades Introdução evento E é: P(E) = Você já aprendeu que a probabilidade de um nº deresultadosfavoráveis nº total de resultados possíveis Nesta aula você aprenderá a calcular
MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade
MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade Edson de Faria Departamento de Matemática IME-USP 19 de Agosto, 2013 Probabilidade: uma Introdução / Aula 3 1 Probabilidade Discreta: Exemplos
Contagem (2) Anjolina Grisi de Oliveira. 2007.1 / CIn-UFPE. Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco
1 / 24 Contagem (2) Anjolina Grisi de Oliveira Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco 2007.1 / CIn-UFPE 2 / 24 O princípio da multiplicação de outra forma O princípio da multiplicação
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Analista do TRT/4ª Região
Estruturas de Controle A Tomada de Decisões
Estruturas de Controle A Tomada de Decisões Foi visto anteriormente como trabalhar com entrada, processamento e saída utilizando variáveis, constantes e operadores aritméticos. Apesar de já se conseguir
Um carro do modelo B foi comprado nessa concessionária. Dado que esse carro é de cor prata, qual a probabilidade que seu motor seja 1.0?
PROVA DE MATEMÁTICA - TURMAS DO o ANO DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO ANCHIETA-BA - ABRIL DE 0. ELABORAÇÃO: PROFESSORES ADRIANO CARIBÉ E WALTER PORTO. PROFESSORA MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÃO 0) - (UEMS) Uma
Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental
a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor
Canguru Matemático sem Fronteiras 2015
anguru Matemático sem Fronteiras 2015 http://www.mat.uc.pt/canguru/ ategoria: Benjamim Destinatários: alunos dos 7. o e 8. o anos de escolaridade ome: Turma: Duração: 1h 30min anguru Matemático. Todos
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2009-2010. Tarefa: As roupas do Tomás
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2009-2010 Tarefa: As roupas do Tomás ESE/IPS 8 de Julho de 2010 Enquadramento Curricular: Tema: Números
É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:
PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do
Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados:
Protocolo TCP/IP Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Número IP Máscara de sub-rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Não podem existir
2º ano do Ensino Médio
2º ano do Ensino Médio Instruções: 1. Você deve estar recebendo um caderno com dez questões na 1ª parte da prova, duas questões na 2ª parte e duas questões na 3ª parte. Verifique, portanto, se está completo
OBI2013 Caderno de Tarefas
OBI2013 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível 2, Fase 1 9 de março de 2013 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 5 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2013 1 Instruções LEIA ATENTAMENTE
Nível II 5º e 6º anos
Nível II 5º e 6º anos 1. Augusto está estudando para fazer a prova de Matemática de um concurso. Ele vai resolver um total de 216 exercícios e se organizou para fazer 18 exercícios por dia. Em quantos
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Técnico do TRT/4ª Região (Rio
Contagem. Prof. Dr. Leandro Balby Marinho. Matemática Discreta. Fundamentos Inclusão/Exclusão Princípio da Casa dos Pombos Permutações Combinações
Contagem Prof. Dr. Leandro Balby Marinho Matemática Discreta Prof. Dr. Leandro Balby Marinho 1 / 39 UFCG CEEI Motivação Contagem e combinatória são partes importantes da matemática discreta. Se resumem
Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"
Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram
RELATÓRIO I Data: 23.04.2015
RELATÓRIO I Data: 23.04.2015 Discutir conteúdos trabalhados em sala de aula, sucessor, antecessor, oposto, simétrico, módulo, expressões numéricas envolvendo adição e subtração de números inteiros. 1)
CADERNO DE TAREFAS 18/11/2006 9h 50min às 13h 50min
IV MARATONA DE PROGRAMAÇÃO DA FAI CADERNO DE TAREFAS 18/11/2006 9h 50min às 13h 50min LEIA ATENTAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES 1. É permitido consultar livros, anotações, help on line ou qualquer outro material
Recursos. Um recurso é ou um dispositivo físico (dedicado) do hardware, ou Solicitar o recurso: esperar pelo recurso, até obtê-lo.
Um recurso é ou um dispositivo físico (dedicado) do hardware, ou um conjunto de informações, que deve ser exclusivamente usado. A impressora é um recurso, pois é um dispositivo dedicado, devido ao fato
Contil Informática. Curso Técnico em Informática Processadores Core
Contil Informática Curso Técnico em Informática Processadores Core Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7? A tecnologia avançada na área de hardware possibilita um avanço desenfreado
Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1
Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS
FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL
FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL
PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br
PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 2: Transmissão de Dados 1.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 2º Ano do Ensino Médio - PROF.: EDSON
REVISÃO MATEMÁTICA 2º ANO 1 DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 2º Ano do Ensino Médio - PROF.: EDSON 1. (Ufjf 2012) Uma empresa escolherá um chefe para cada uma de suas repartições A e B. Cada chefe deve ser
Arquitetura de Rede de Computadores
TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador
Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre
Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno
Problemas de Jogos e Tabuleiros
Problemas de Jogos e Tabuleiros Professor Emiliano Augusto Chagas Para esquentar! 01) Duas crianças se revezam em turnos quebrando uma barra retangular de chocolate, com seis quadrados de altura e oito
Exercícios de Aprofundamento 2015 Mat Permutação e Arranjo
1. (Uerj 015) Uma criança ganhou seis picolés de três sabores diferentes: baunilha, morango e chocolate, representados, respectivamente, pelas letras B, M e C. De segunda a sábado, a criança consome um
5.1 Exemplos de uso Mediante a instanciação de componentes específicos, o OiL pode ser configurado
5 Avaliação Decidimos avaliar a arquitetura de componentes para o OiL proposta neste trabalho em duas dimensões diferentes. Na primeira, demonstramos a capacidade de configuração do middleware com alguns
Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos
Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão
RECUPERAÇÃO PARALELA UNIDADE II LISTA DE EXERCÍCIOS
Aluno(a) Turma N o Série 5 a Ensino Fundamental Data / / 06 Matéria Matemática Professora Ynez RECUPERAÇÃO PARALELA UNIDADE II LISTA DE EXERCÍCIOS 01. Observe o quadro ao lado e responda: 75 67 83 105
N1Q1 Solução. a) Há várias formas de se cobrir o tabuleiro usando somente peças do tipo A; a figura mostra duas delas.
1 N1Q1 Solução a) Há várias formas de se cobrir o tabuleiro usando somente peças do tipo A; a figura mostra duas delas. b) Há várias formas de se cobrir o tabuleiro com peças dos tipos A e B, com pelo
Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos:
14 PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CÓD. 05 QUESTÃO 31: Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos: Aqui existem um arquivo do tipo
Documento Explicativo
Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos
Prof. Rafael Gross. [email protected]
Prof. Rafael Gross [email protected] Todo protocolo define um tipo de endereçamento para identificar o computador e a rede. O IP tem um endereço de 32 bits, este endereço traz o ID (identificador)
NÍVEL 1 7 a Lista. 1) Qual é o maior dos números?
NÍVEL 1 7 a Lista 1) Qual é o maior dos números? (A) 1000 + 0,01 (B)1000 0,01 (C) 1000/0,01 (D) 0,01/1000 (E) 1000 0,01 ) Qual o maior número de 6 algarismos que se pode encontrar suprimindo-se 9 algarismos
Respostas de MAIO. A sequência é formada elevando-se ao quadrado os números 2,3,4... e somandolhes 2 em cada caso.
Respostas de MAIO Dia 1: O menor número de ovos é 91. Dia 2: O nível da água baixa. No barquinho, a moeda desloca a mesma massa de água que a do barquinho, portanto, um volume maior que o da moeda. Na
3. O NIVEL DA LINGUAGEM DE MONTAGEM
3. O NIVEL DA LINGUAGEM DE MONTAGEM Nas aulas anteriores tivemos a oportunidade de discutir dois diferentes níveis presentes na maioria dos computadores atuais. Nesta aula dedica-se a outro nível que também
Lista de Exercícios 03b Repetição. 63) Escreva um programa que receba números do usuário enquanto eles forem positivos e
Lista de Exercícios 03b Repetição 61) Escreva um programa que receba números do usuário e imprima o triplo de cada número. O programa deve encerrar quando o número 999 for digitado. 62) Escreva um programa
a 1 x 1 +... + a n x n = b,
Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição
QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B
1 QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B A diferença entre o que há na primeira balança e o que há a balança do meio é exatamente o que há na última balança; logo, na última balança deve aparecer a marcação 64 41 = 23
CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES 1
CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES 1 Olá pessoal! Resolverei neste ponto a prova de Matemática e Estatística para Técnico Administrativo para o BNDES 2008 organizado pela CESGRANRIO. Sem mais delongas,
EBSERH PROVAS COMENTADAS
Página 1 ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS! =D Página 2 PROVA COMENTADA 1 EBSERH/CEARÁ 01. (IAOCP) Assinale a alternativa que apresenta a negação da proposição: Júlia gosta de gatos ou Júnior gosta de cachorros.
Erros. Número Aproximado. Erros Absolutos erelativos. Erro Absoluto
Erros Nenhum resultado obtido através de cálculos eletrônicos ou métodos numéricos tem valor se não tivermos conhecimento e controle sobre os possíveis erros envolvidos no processo. A análise dos resultados
Processo de Controle das Reposições da loja
Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido
Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas
Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material
PROVA MODELO 2015. Duração da prova: 120 minutos
Página 1 de 8 Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 3 anos, Decreto-Lei n.º 64/006, de 1 de março AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE
EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA CONTEÚDO: PROBABILIDADE 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO
EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA CONTEÚDO: PROBABILIDADE a SÉRIE ENSINO MÉDIO ======================================================================= ) (UF SC) Em uma caixa há 8 bombons, todos com forma,
Revisão de combinatória
A UA UL LA Revisão de combinatória Introdução Nesta aula, vamos misturar os vários conceitos aprendidos em análise combinatória. Desde o princípio multiplicativo até os vários tipos de permutações e combinações.
Lista de Exercícios 03b Algoritmos Repetição
Lista de Exercícios 03b Algoritmos Repetição (enquanto... faça:... fim-enquanto) (faça:... enquanto) 61) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que receba números do usuário e imprima o triplo de cada número.
b) Divisíveis por 10 - e responda: R.: R.: 03- Encontre a) 2 - c) 6 - R.: R.: R.: Esse número é primo? R.: 08- O número R.:
PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== ===========
A Estação da Evolução
Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal
AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos?
Questão 1. Num porta-cds, cabem 10 CDs colocados um sobre o outro, formando uma pilha vertical. Tenho 3 CDs de MPB, 5 de rock e 2 de música clássica. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de
Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos
Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.
Conceitos e fórmulas
1 Conceitos e fórmulas 1).- Triângulo: definição e elementos principais Definição - Denominamos triângulo (ou trilátero) a toda figura do plano euclidiano formada por três segmentos AB, BC e CA, tais que
Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira
Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,
OBI2013 Caderno de Tarefas
OBI2013 Caderno de Tarefas Modalidade Programação Nível Júnior, Fase 2 31 de agosto de 2013 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 3 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2013 1 Instruções
Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas
ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas PROCESSADORES DE 64 BITS X PROCESSADORES DE 32 BITS José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução
O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2
3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Agendamento Regulado Unidades Solicitantes Manual de Operação
Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade
Exercícios resolvidos sobre Definição de Probabilidade Nesta Unidade de estudo, até este ponto você aprendeu definições de probabilidade e viu como os conceitos se aplicam a várias situações. Observe agora
