ARTE NO ENEM. Prof. Kamilla Albani

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARTE NO ENEM. Prof. Kamilla Albani"

Transcrição

1 ARTE NO ENEM Prof. Kamilla Albani

2 Matriz de referência de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Competência: Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho, da produção dos artistas em seus meios culturais. Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

3 Manifestações artísticas são as formas que o ser humano possui para expressar suas emoções, ideias e pensamentos. Consideramos manifestações artísticas: Literatura Dança Teatro Música Cinema Artes plásticas e Visuais Cultura popular e o artesanato

4 Diante de uma obra, devemos investigar quais são as pistas deixadas pelo artista: + Observar a obra e sua narrativa. + Observar a composição: cores, formas e texturas. + Estabelecer relações com os aspectos culturais e o contexto da época.

5 Arte moderna As transformações da arte na segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX.

6 A modernidade substituiu na arte a unidade estética - a unicidade ou a convergência de alguns poucos programas estéticos - pela multiplicidade da expressão estética. A modernidade é, acima de tudo, reação contra o estilo predominante - o que faz com que dentro do próprio programa da modernidade os estilos ou movimentos se sucedam com uma rapidez não observável até o século XVIII. Não é bem um vale tudo, mas é, de todo modo, um estado de divergência: a partir de um núcleo central programam-se movimentos que se abrem num leque de raios paralelos. Isto significa que os traços e características da modernidade na arte serão tantos quantos forem os movimentos considerados, e só poderiam ser claramente indicados se analisados um a um os estilos envolvidos. COELHO, Teixeira. Moderno pós moderno: modos & versões - 5. Reimp. São Paulo: Iluminuras, 2011.

7 Neoclassicismo Retrato de Madame Récamier, Jacques-Louis David, Surrealismo Perspective: Madame Récamier de David, René Magritte, 1951.

8 Arte pela Arte A partir de meados do século XIX afirma-se a autonomia da opção estética do artista em sobreposição às normas estabelecidas pela igreja, nobreza, aristocracia e burguesia. A obra de arte moderna fala de si, isto é, fala de sua especificidade: a linguagem e os elementos compositivos. A única norma é que não há normas.

9 O termo Arte Moderna se refere às Vanguardas artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX. Impressionismo; Expressionismo; Cubismo; Futurismo; Surrealismo; Dadaismo; Abstração; Linguagens Modernas: Pintura Desenho Gravura Escultura Colagem Fotografia Vídeo Ready-made.

10 Vanguardas artísticas Designação utilizada para identificar os movimentos de artistas modernos. Os manifestos escritos pelas vanguardas determinavam os critérios formais das obras.

11 Características gerais: Influência da Revolução Industrial e do surgimento da Fotografia. Todas as vanguardas propunham a desconstrução do ideal de belo. Abandono das regras acadêmicas na busca de um novo estilo capaz de expressar a vida moderna. Defendem um projeto de transformação das linguagens artísticas. Designers, ilustradores e arquitetos passaram a se preocupar com a funcionalidade da arte para a produção industrial. A arte deixa de ser uma simples representação verossímil e passa a ser uma expressão criativa.

12 Impressionismo Pintura como apreensão do instante. Consciência da transitoriedade do tempo. As pinceladas eram rápidas e soltas. Não pintavam temas religiosos, históricos ou mitológicos. A maior parte dos artistas se concentrou na retratação das cenas cotidianas e paisagens.

13 Desta obra surgiu o título para o grupo: impressionistas. A principal característica do quadro é a luz e o movimento criado através de pinceladas soltas. Por norma, as pinturas eram realizadas ao ar livre, de forma a ser possível ao artista obter as diferentes percepções da luz e as cores da paisagem. Monet: Impressão, Sol nascente, 1872.

14 Pós-impressionismo O termo Pós-impressionismo não designa uma vanguarda, mas um intervalo de tempo desde o fim do Impressionismo até as primeiras décadas do século XX, quando as vanguardas tomaram conta do cenário. Os artistas do Pós-Impressionismo não seguiram um único modelo estético. É comum a relevância do lado emocional, a despreocupação com a forma, a representação das cenas do cotidiano e a intensificação da cor. Os artistas pós-impressionistas são considerados precursores das vanguardas artísticas que os sucederam.

15 Diz a lenda que Van Gogh vendeu apenas um único quadro quando vivo, e que o artista não era nenhuma estrela no mundo da arte. Vincent Van Gogh passou a vida inquieto, começou a pintar quando tinha 27 ou 28 anos, sua obra inclui cerca de 900 quadros - uma média de 2 por semana realizados antes de sua morte. Ao longo da vida, o artista registrou mais de 30 autorretratos. Foi uma grande inspiração para os artistas expressionistas. Autorretrato, 1887.

16 Expressionismo A arte está ligada a gestualidade e a emoção, através da qual, a imagem é criada com o auxílio de cores fortes e formas distorcidas. Apresenta crítica social, figuras deformadas, cores contrastantes e pinceladas marcadas. Os temas são retirados do cotidiano e se observa o acento dramático.

17 Kathe Kollwitz é artista gráfica e escultora, seu trabalho é caracterizado pela melancolia e pela tensão. Representou o expressionismo em forma de protesto social. Sua obra esteve concentrada nos temas trágicos da vida. Muitas delas, demonstravam um protesto com relação às condições de trabalho e à vida em tempos de guerra. Vários de seus trabalhos tinham como tema as mães que protegem os filhos, inspirados na perda de seu segundo filho, durante a I Guerra Mundial. A viúva I, 1921

18 A arte expressionista não se restringiu apenas às artes plásticas, abrangendo o cinema também. O cinema expressionista alemão foi uma corrente importante no período entre as guerras. Os filmes Caligari e Nosferatu marcaram época nos gêneros terror e ficção científica

19 Cubismo Se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Rompeu com os modelos estéticos que valorizavam a representação acadêmica. É considerado o primeiro movimento estético a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras. O estilo abandona as distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade. As naturezas-mortas e os retratos são temas recorrentes no cubismo.

20 "Les Demoiselles d'avignon", em 1907, obra do pintor espanhol Pablo Picasso, é considerado o marco para o surgimento do cubismo. A obra apresenta influências visíveis das esculturas primitivas africanas e das pinturas do artista pós-impressionista francês Paul Cézanne. "Les Demoiselles d'avignon" (1907), Pablo Picasso.

21 Futurismo Os artistas do grupo se identificavam com o fascismo italiano. Houve a valorização do industrialismo, da tecnologia e progresso técnico. Abordavam temas como o progresso, a máquina, a velocidade e o movimento. A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo.

22 Conforme o Manifesto Futurista, o artista moderno devia abandonar as tradições da pintura impostas no passado. Os artistas dos novos tempos deveriam estar atentos às transformações do mundo e apresentar um trabalho dinâmico que se mantivesse sempre evoluindo. Retrato de Marinetti (1925) de Enrico Prampolini

23 Abstracionismo Os artistas recusaram a representação ilusionista da natureza através da pintura. Trata das obras não representacionais, compostas por manchas de cor, linhas, formas livres ou geométricas. Inúmeros artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1920, um dos eixos centrais da produção artística durante o século XX.

24 O artista Wassili Kandinsky é considerado pioneiro na realização de pinturas não figurativas com Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações ( ). Primeira Aquarela Abstrata, Kandinsky, 1910, óleo sobre tela.

25 Dadaismo Apresenta total ruptura com os padrões tradicionais da arte. Dá ênfase ao absurdo e à temas e conteúdos ilógicos. O dadaísmo se apropria dos objetos comuns do cotidiano, que eram apresentados de uma forma nova e diferente, dentro de um contexto artístico - Ready made. Faz uso de diversos materiais e suportes não artísticos na composição das obras: objetos e sons do cotidiano, fotografias, músicas, poesias e jornais.

26 Ready-made: consiste em deslocar um objeto de seu uso cotidiano e estabelecer sobre ele um valor artístico. O caso mais célebre é a "Fonte", Um mictório de louça enviado por Duchamp a uma exposição em Nova York. Na época, a obra foi recusada pelo comitê de seleção. Marcel Duchamp: Fonte, 1917.

27 Surrealismo Os artistas rejeitavam os valores e os padrões anteriores, seguindo a inspiração dadaísta de fazer uso de tudo o que fosse subversivo na arte. Foram influenciados pelas teorias de Sigmund Freud (psicanálise). Os artistas exploraram o imaginário dos sonhos. Os surrealistas concebiam o inconsciente e o delírio como um meio de imaginação. As formas e imagens não poderiam prover da razão, mas de impulsos irracionais e situações surreais.

28 Criando um conflito entre a imagem e o texto, Magritte expressou suas dúvidas sobre as possibilidades de representar a realidade, questionando nossa própria percepção dela. A Traição das Imagens, , óleo sobre tela, René Magrite.

29 Modernismo Brasileiro O movimento modernista se inicia no Brasil em 1917, com a exposição individual da artista Anita Malfatti. É a partir da Semana de Arte Moderna que o modernismo se consolida no Brasil. A literatura e a arte traduzem as mudanças na política, economia, cultura e sociedade brasileiras. A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país faziam do modernismo sinônimo de "estilo novo". O modernismo rompeu com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores.

30 Anita Malfatti foi pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Sua polêmica exposição em 1917 foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil. O escritor Monteiro Lobato, crítico de arte do jornal O Estado de São Paulo, publicou um artigo intitulado Paranoia ou mistificação?, apresentando uma crítica à mostra expressionista de Malfatti, o que serviu de estopim para o Movimento Modernista no Brasil. Anita Malfatti, A boba, 1916.

31 O Manifesto Antropofágico foi um texto escrito por Oswald de Andrade e publicado na primeira edição da Revista de Antropofagia, em A linguagem do manifesto é majoritariamente metafórica, contendo fragmentos poéticos bem-humorados e torna-se a fonte teórica principal do movimento modernista. O manifesto pretendia retomar as características da formação cultural brasileira: as culturas indígena, africana e a cultura latina, e assumir uma identidade tupiniquim no cenário artístico mundial. Abaporu de Tarsila do Amaral

32 Arte Contemporânea A arte na segunda metade do século XX até a atualidade.

33 Quem examinar com atenção a arte nos dias atuais será confrontado com uma desconcertante profusão de estilos, formas práticas e programas. De início parece que quanto mais olhamos, menos certeza podemos ter quanto aquilo que, afinal, permite que as obras sejam qualificadas como arte, pelo menos de um ponto de vista tradicional. Por outro lado, não parece haver mais nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconhecível como material da arte: a arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas. Hoje existem poucas técnicas e métodos de trabalho, se é que existem, que podem garantir ao objeto acabado a sua aceitação como arte. ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

34 Novas linguagens visuais Chamamos de Arte contemporânea a produção artística atual, mais precisamente desde a Segunda Guerra Mundial. Num mundo que tem se tornado cada vez mais materialista e frequentemente nos torna passivos frente à tecnologia, a busca pela arte é uma alternativa para expressar nossas vivências e questionar a sociedade. Linguagens da Arte Contemporâneas: Performance Instalação Objeto Graffiti Novas mídias etc.

35 Características gerais: Subjetividade e liberdade artística. Efemeridade da arte. Abandono dos suportes tradicionais. Utilização de diferentes materiais. Aproximação entre a arte e a vida. Aproximação com a cultura popular. Questionamento sobre a definição de arte, autoria, instituição e mercado de arte. Interação do espectador com a obra. Abordagem das questões políticas, identitárias e movimentos sociais. Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias.

36 Pop Art Surge durante a década de 1950, na Inglaterra. Atinge seu auge em Nova York, em meados da década de Se apropria e reinventa objetos da vida cotidiana. Apresenta ícones da cultura de massa e objetos de consumo na composição das obras. Apresenta uma postura crítica ao american way of life e a sociedade capitalista.

37 Andy Warhol pode ser considerado o artista mais expressivo dessa geração. Depois de trabalhar com design e publicidade, transferiu para a arte fotografias de grandes celebridades da época e imagens publicitárias. A técnica utilizada era a serigrafia, o que permitiu ao artista uma produção em série da mesma obra ou a repetição da imagem. Pop Art. Andy Warhol: Marilyn Monroe, 1962.

38 Arte Conceitual Aparece em meados da década de Baseia-se no princípio de que a ideia em si mesma, ainda que não realizada como objeto, pode ser uma obra-de-arte. Desdobra-se do conceito de ready made: faz uso de imagens e objetos prontos ou manipulados, e texto.

39 Desde 1965 o artista americano Joseph Kosuth coloca em confronto imagens, palavras e verbetes de dicionário, fazendo interagir iconografia e significado. Arte Conceitual. Joseph Kosuth: Uma e três cadeiras, 1965.

40 Hiper-realismo Simulação do real o mais próximo possível. Na pintura os artistas imitam a precisão e a nitidez da fotografia. Na escultura as obras são feitas com materiais sintéticos, altamente tecnológicos, acompanhadas de objetos reais. O mundo cotidiano retratado pelos hiper-realistas, em geral, refere-se aos aspectos banais, às cenas e atitudes familiares, e aos detalhes captados pela observação precisa.

41 Duane Hanson criou esculturas hiper-realistas de pessoas comuns e trabalhadores americanos. Feitas a partir de resina de poliéster, as esculturas são feitas a partir de modelos vivos. O trabalho de Hanson foca principalmente nas pessoas esquecidas da nossa sociedade, mas que são de extrema importância na vida de cada um de nós. Mulher com carrinho de compras, Duane Hanson, 1969.

42 Performance Happening Body art O corpo do artista torna-se objeto e o meio pelo qual ele se comunica diretamente com o público. A performance é uma ação realizada pelo artista em público - em alguns casos o público é convidado a participar ou interferir. O happening é uma ação espontânea, coletiva, realizada por um grupo de artistas ou pelo conjunto artista e público. A body art abrange as ações efetivadas pelo artista sobre o próprio corpo. Em ambos os casos, são realizadas ao vivo, ou apresentadas posteriormente nos espaços expositivos através de vídeos e registros fotográficos.

43 Em sua performance realizada no MoMA e intitulada A artista está presente (2010), Marina Abramovic passou horas sentada imóvel frente a uma mesa e cadeira, na qual um espectador era convidado a sentar-se em sua frente e ficar o tempo que achasse necessário, em silêncio. A troca de olhares estabelecia uma experiência pessoal com a artista, que se manteve impassível. Performance. Marina Abramovic: A artista está presente, 2010.

44 Instalação O termo instalação aparece na década de 1960, designando assemblage ou ambiente construído em espaços de galerias e museus. Ocupa o espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um ambiente ou arquitetura, cujo movimento é dado pela relação entre os objetos, as construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre, ou simplesmente caminhar pelas trilhas que ela constrói por meio da disposição dos objetos.

45 Para Yayoi Kusama, a repetição vertiginosa de pontos simboliza o apagamento da identidade, o caminho para se tornar um só com o universo. As bolinhas da artista já apareceram em muitas superfícies, às vezes preenchendo ambientes inteiros. Segundo ela: Instalação. Yayoi Kusama: With All My Love for the Tulips, I Pray Forever "Nossa terra é apenas uma bolinha no meio de um milhão de estrelas no cosmos. As bolinhas são um caminho para o infinito".

46 Graffiti e outras intervenções urbanas Entende-se por graffiti as inscrições murais contestatórias inscritas nos muros, edifícios e trens dos grandes centros urbanos - Nova York, Paris, Berlim, Londres, São Paulo, etc. Observam-se os primeiros exemplos manuscritos nas manifestações estudantis parisiense em maio de 1968 e no Brasil, durante a ditadura militar. Acentua-se o aparecimento das ilustrações, stencil, lambe-lambe e outras técnicas, em meados da década de 1980 na cena Hip-Hop. Os graffitis apresentam comunicação visual espontânea, de forte protesto social. Tem características de vandalismo e de apropriação do espaço público urbano.

47 A obra de Basquiat personifica o caráter de Nova York nos anos 1970 e A repetição de letras e palavras reflete ritmos, sons e a vida na cidade. Suas pinturas subvertem hierarquias artísticas convencionais ao misturar imagens da cultura erudita e da cultura pop à imagens e textos. Basquiat era um dos poucos artistas negros num cenário predominantemente branco. Sua obra evidencia uma profunda narrativa sobre a identidade cultural e as conquistas dos negros. Graffiti. Jean-Michel Basquiat: King of the Zulus,

48 Arte Contemporânea Brasileira A arte brasileira atual acompanha as tendências e linguagens que surgiram na arte desde meados da década de A globalização e os novos meios de comunicação possibilitaram aos artistas um trânsito internacional constante. De modo geral, notamos na produção mais recente dos artistas brasileiros, a constante busca de trazer a tona questões acerca do contexto político e social, do meio ambiente e da identidade brasileira e latino-americana.

49 Manifesto Neoconcreto O Manifesto Neoconcreto estabeleceu uma ruptura com arte moderna no país, em Defendeu a liberdade de experimentação e a utilização de materiais não convencionais. Pretendia romper as distâncias entre o observador e a obra ao propor a interação do público com o objeto.

50 Neoconcretismo. Hélio Oiticica: Metaesquema, Hélio Oiticica produziu entre os anos de 1957 e 1958 uma série de pinturas onde as figuras geométricas procuravam romper a estrutura formal das composições. Denominadas pelo artista como Metaesquemas, as obras fazem parte das discussões sobre os limites da arte geométrica. Muito provavelmente, foi o artista com maior destaque no movimento Tropicalismo, no campo das artes plásticas.

51 Neoconcretismo. Bichos, Lygia Clark, Em 1960, Lygia Clark criou a série Bichos : esculturas, feitas em alumínio, com dobradiças, que promovem a articulação das diferentes partes que compõem o objeto. Diante da obra, o espectador é transformando em participador, pode manuseá-la e descobrir as inúmeras formas que a estrutura oferece ao articular as suas dobras. Com esta série, a artista tornou-se uma das pioneiras na arte participativa mundial.

52 Tropicalismo Movimento surgido em 1967 que revolucionou a música popular brasileira, as artes plásticas, o cinema, a literatura e o teatro. Foi transgressor ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas importadas, como a pop art. Inovou ao possibilitar um sincretismo entre estilos musicais como o rock, a bossa-nova, o baião e o samba. As obras apresentavam críticas sociais e temas do cotidiano de uma forma inovadora. O Tropicalismo retomou questões da Antropofagia e do Manifesto Pau Brasil de Oswald de Andrade. Apresentou considerável postura contra a ditadura militar.

53 A Bela Lindonéia. Rubens Gerchman, (Um amor impossível - A Bela Lindonéia, de 18 anos morreu instantaneamente). A Bela Lindonéia, apresenta o retrato de uma moça com marcas sombreadas junto ao olho esquerdo, nariz e lábio inferior. Tanto a imagem quanto o título justificam a hipótese de se tratar de um feminicídio, e são referências da crua crônica brasileira. Diante da obra, a imagem do espectador é refletida na moldura espelhada e se funde com a figura feminina. Consta que Nara Leão encomendou a Caetano e Gil uma canção inspirada na pintura. O resultado é a conhecida composição aparece no disco Tropicália ou Panis et Circensis, em 1968, Lindonéia.

54 Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação - dança, música, festa, literatura, folclore, artesanato - em que o povo produz e participa de forma ativa: Música popular brasileira. Arte Naif. Arte Indígena. Arte Afrobrasileira. Manifestações da cultura regional - folclore. Artesanato popular.

55 Artesanato Brasileiro. Cerâmica pintada à mão no interior do nordeste. Arte Indígena. Muiraquitã - peça cerâmica produzida na ilha de Marajó. Folclore brasileiro. O Maracatu tem origem afro e surgiu no estado de Pernambuco no século XVIII.

56 Heitor dos Prazeres: Roda de Samba, Arte Naif: é o estilo a que pertence à pintura de artistas populares, sem formação acadêmica. Pixinguinha foi um dos maiores representantes do "choro" brasileiro. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de Rap Nacional, a coletânea Hip-Hop Cultura de Rua.

57 Arquitetura Brasileira O ano de 2018 marca o centenário do artista Athos Bulcão, ele foi um dos pintores, escultores e muralistas mais influentes do Brasil no século XX. Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte

ARTE NO ENEM. Prof. Kamilla Albani

ARTE NO ENEM. Prof. Kamilla Albani ARTE NO ENEM Prof. Kamilla Albani Matriz de referência de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Competência: Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO Vanguardas Europeias A palavra VANGUARDA deriva do francês AVANT-GARDE, termo militar que designa aqueles que, em campanha, vão à frente da unidade. A partir do início do séc. XX, passou a ser empregada

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

EXPRESSIONISMO ABSTRATO EXPRESSIONISMO ABSTRATO O Expressionismo Abstrato foi o primeiro movimento de arte legitimamente norteamericana a ganhar destaque internacional na década de 1940. O movimento de arte privilegia a produção

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

ARTES. Futurismo e Surrealismo

ARTES. Futurismo e Surrealismo ARTES Futurismo e Surrealismo FUTURISMO - 1909 O primeiro manifesto foi publicado no Le Fígaro de Paris, em fevereiro de 1909, e nele, o poeta italiano Marinetti, dizendo que o esplendor do mundo se enriqueceu

Leia mais

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música.

Conferências e palestras sobre diferentes escultura, literatura, poesia e música. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas CUBISMO Informações gerais Os trabalhos cubistas têm como principais referenciais as pinturas do pós-impressionista Paul Cézanne, a arte Africana e as ideias científicas sobre o tempo como quarta dimensão

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia. Nome: Eduardo Picolo Xavier Universidade do Extremo Sul Catarinense Ferramentas de Design Jogos Digitais FUTURISMO O futurismo é um movimento artístico e literário modernista, surgido oficialmente em 20

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico)

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico) PREFEITURA MUNICIPAL DE POMERODE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EMPREENDEDORA CNPJ 83.102.251/0001-04 Fone: (47) 3395-6300 E-mail: educacao@pomerode.sc.gov.br Rua 15 de Novembro, 649 Bairro Centro 89107-000

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Contra modelos e conceitos

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

Principais artistas: Marcel Duchamp Max Ernest Man Ray Tristan Tzara Hans Harp Julius Evola Francis Picabia Raoul Hausmman

Principais artistas: Marcel Duchamp Max Ernest Man Ray Tristan Tzara Hans Harp Julius Evola Francis Picabia Raoul Hausmman Dadaísmo O Dadá Surgiu de desilusões e desapontamento dos artistas que vivenciaram a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) O termo Dadá, vem do vocabulário infantil francês que significa literalmente:

Leia mais

MOVIMENTO AMERICANO E BRITÂNICO. DENOMINAÇÃO EMPREGADA EM 1954, PELO CRÍTICO INGLÊS LAWRENCE ALLOWAY. COM RAÍZES NO DADAÍSMO DE DUCHAMP E DO

MOVIMENTO AMERICANO E BRITÂNICO. DENOMINAÇÃO EMPREGADA EM 1954, PELO CRÍTICO INGLÊS LAWRENCE ALLOWAY. COM RAÍZES NO DADAÍSMO DE DUCHAMP E DO MOVIMENTO AMERICANO E BRITÂNICO. DENOMINAÇÃO EMPREGADA EM 1954, PELO CRÍTICO INGLÊS LAWRENCE ALLOWAY. COM RAÍZES NO DADAÍSMO DE DUCHAMP E DO SURREALISMO. ERA A VOLTA A UMA ARTE FIGURATIVA. OPOSIÇÃO AO

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 02 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno (a): 8º Ano: Questão 01 Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual,

Leia mais

Expressionismo e Arte Pop

Expressionismo e Arte Pop Courtauld Institute Galleries, London Expressionismo e Arte Pop Índice Expressionismo Arte Pop Autorretrato com Orelha Cortada, de Vincent Van Gogh (1889). Óleo sobre tela, 60,5 x 50 cm. Courtauld Institute

Leia mais

Concretismo e Neoconcretismo

Concretismo e Neoconcretismo concretismo substantivo masculino 1.representação concreta de coisas abstratas. 2.hist.art tendência segundo a qual a arte deve concretizar ('materializar') visualmente os conceitos intelectuais, através

Leia mais

9º Ano Artes Flaviane Maia

9º Ano Artes Flaviane Maia 9º Ano Artes Flaviane Maia Poética é aquilo que produz inspiração, que tem poesia; está presente na arte e é a capacidade de fazer, criar, fabricar ou inventar algo. Poética é também como se chama as anotações

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Posicionando-se contrariamente

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica

Obra e Pablo Picasso Título da obra: Guernica Artes Profª Silvana Chaves I - CUBISMO O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

Surge nos Estados Unidos e na Inglaterra em 1955 e se converte em estilo característico nos anos 60. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição

Surge nos Estados Unidos e na Inglaterra em 1955 e se converte em estilo característico nos anos 60. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição Surge nos Estados Unidos e na Inglaterra em 1955 e se converte em estilo característico nos anos 60. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética

Leia mais

POP ARTE. Nos EUA, diferentemente da Inglaterra, os artistas trabalhavam separadamente PÓS-MODERNISMO

POP ARTE. Nos EUA, diferentemente da Inglaterra, os artistas trabalhavam separadamente PÓS-MODERNISMO POP ARTE POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50 Os artistas pop ingleses formaram o Independent Group Atinge repercussão mundial na década de 60 com os artistas norteamericanos Nos EUA, diferentemente

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 9 ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GABRIELA DACIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura- A pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdos Gêneros

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura)

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2013 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) QUESTÃO 1 Wladimir Tatlin. Contra-relevo. 1914-15 (reconstruído em 1932). Wassily Kandinsky. Primeira Aquarela Abstrata. 1910, aquarela s/ papel, 50 cm 65 cm, Coleção Nina Kandinsky, Paris. Pablo Picasso.

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo

Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo A virada do século XX A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII na Inglaterra, afetou a economia mundial e gerou um intenso crescimento

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Aluno(a): 9 Ano Questão 01 Data da entrega: 28/04/2017. Alguns trabalhos meus se aproximam do expressionismo. Quando se diz expressionismo,

Leia mais

EMILIANO DI CAVALCANTI

EMILIANO DI CAVALCANTI Em 1922, a Semana de Arte Moderna - que, segundo muitos historiadores, é o efetivo marco inicial do modernismo brasileiro proclamaria a instauração de um novo tempo. (LUZ, 2008, p.101) EMILIANO DI CAVALCANTI

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança

Leia mais

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO ARTE MODERNA No século XX a arte passa por grandes mudanças: A arte se concentra menos na realidade visual externa e mais na visão interna; Retrata a vida contemporânea

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018 QUESTÃO 50 Analise a obra de Salvador Dali. 29 Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, sem o freio do espírito crítico, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018 QUESTÃO 50 Analise a obra de Salvador Dali. 29 Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, sem o freio do espírito crítico, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018

https://pt.wikipedia.org/wiki/a_barca_de_dante. Acesso em 21/04/2018 QUESTÃO 50 Analise a obra de Salvador Dali. 29 Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, sem o freio do espírito crítico, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

1 - Cubismo (Introdução)

1 - Cubismo (Introdução) 1 - Cubismo (Introdução) Este movimento artístico surgiu no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com as suas formas geométricas representadas na maioria das vezes, por cubos e cilindros,

Leia mais

Arte Abstrata. no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO

Arte Abstrata. no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO Arte Abstrata no Brasil COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II PROF. SHANNON BOTELHO Entendendo... Abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em significado

Leia mais

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi Maneirismo/Barroco/Rococó = apresentação naturalista observação do real representando, de maneira expressionista ou clássica, temas "ideais" em que os valores tonais preponderam e a sensação de "real"

Leia mais

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Quais são as transformações estilísticas na História da Imagem? QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Barroco Rococó Realismo Impressionismo

Leia mais

Movimento Modernista no Brasil

Movimento Modernista no Brasil Movimento Modernista no Brasil Contextualização Século XX; período de progresso técnico (criação de novas fábricas - aplicação do dinheiro obtido através do café); O Brasil cresceu e alterou sua estrutura

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Literatura TARSILA DO AMARAL Introdução Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.

Leia mais

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico

Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Da fotografia à pintura A construção do olhar a partir de um imagético processual lírico Rafael Teixeira de Resende 1 O presente relato visa refletir sobre o processo de criação do Artista capixaba Rafael

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO 1 Nome: nº Data: / /2012 ano bimestre Profa.: Denise LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO Nota: As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram

Leia mais

DIREITO GV PROVA DE ARTES PLÁSTICAS e LITERATURA

DIREITO GV PROVA DE ARTES PLÁSTICAS e LITERATURA QUESTÃO 1 Tendo como base o fato de a obra Macunaíma, de Mário de Andrade, ser uma das maiores representações literárias das renovações formais e temáticas do Modernismo brasileiro, sobretudo no que se

Leia mais

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO 2º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO Professora Alba Baroni Arquiteta IMPRESSIONISMO Movimento com origem na França no fim do século XIX que explorou a intensidade

Leia mais

ARTE URBANA. Vol 6. Modulo 27

ARTE URBANA. Vol 6. Modulo 27 ARTE URBANA Vol 6. Modulo 27 Arte Urbana É uma das tendências mais fortes da Arte Contemporânea Impulsionada pela Arte Conceitual e o movimento Hip-hop (1970) Interage com o espaço comum Objetivo: aproximar

Leia mais

DADAÍSMO. Marcel Duchamp

DADAÍSMO. Marcel Duchamp DADAÍSMO Marcel Duchamp Se a guerra era a lógica, nada seria mais real que o absurdo. Uma conspiração de artistas refugiados pela guerra e unidos pela desobediência a regras e imposições. O Abandono das

Leia mais

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO O QUE É ARTE? O que é arte? Sabemos que a arte se manifesta por uma variedade de linguagens (música, teatro, cinema, arquitetura, escultura, intervenção urbana, performance, pintura etc), mas com frequência

Leia mais

MODERNISMO. Propostas e Movimentos

MODERNISMO. Propostas e Movimentos MODERNISMO Propostas e Movimentos Modernismo Passagem de um regime representativo da arte para um regime estético da arte Jacques Rancière EXPRESSIONISMO Proposta: - expressar os sentimentos e visões de

Leia mais

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 6ºs anos Professora Cristina SUPORTE Em arte, suporte é o que serve de base para uma obra de arte. Por exemplo: o suporte de uma pintura sobre tela é a tela; o de uma pintura sobre parede

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 /10 /2011 Etec: Tiquatira Código:208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil.

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil. Questão Milton Dacosta. Carrossel,, óleo sobre tela, cm 00 cm, acervo particular, Brasil. Milton Dacosta foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro. Inicialmente, Dacosta pintou composições

Leia mais

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA 2015 Introdução A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais.

Manter-se atualizado profissionalmente. Perceber as necessidades do cliente. Manter-se atualizado a respeito da aplicação de materiais. Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 ETEC DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais

7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO

7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO 7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO 1. No Brasil, na década de 1970, alguns movimentos que ocorreram nas artes plásticas, na música, no cinema e no teatro propiciaram mudanças na forma de expressão

Leia mais

Vanguardas Europeias

Vanguardas Europeias Vanguardas Europeias O que marcha na frente Conjunto de tendências que se opõem ao estilo vigente numa época anterior Movimentos que tentavam prever o futuro ou mudá-lo com seus escândalos Estilos que

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Subdomínio: Jogos (Meta 2) Subdomínio: Patinagem, Atividades Rítmicas e Expressivas, Percursos na Natureza, Natação. (Meta 3) Perícia e manipulação.

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Habilidades:

Leia mais

Arte e Design Linha do Tempo

Arte e Design Linha do Tempo Arte e Design Linha do Tempo Responsabilidade Social O produto do Design estabelece uma relação física direta com o homem. Para o Design, o homem é um usuário. O produto do Design visa atender às

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO TRADIÇÃO MODERNIDADE 1. Transição da tradição para a modernidade. 2. Conceito de tradição no universo da Arte. 3. Conceito de modernidade no universo da Arte. 4. Mulheres pintoras em evidência. 5. A busca

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata?

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? Mulher sentada (1909) Pablo Picasso FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES Geometria É a

Leia mais

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo Colégio Santa Clara Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha 1 1. Academicismo O termo academicismo faz uma referência à existência das academias e da produção

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO PROFESSOR: Wellington de Souza Silveira TURMA: 8º Ano Fundamental II PERÍODO DA ETAPA: 01/10/2017 á 15/12/2017 DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 3: Brasil:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 8º Ano Fundamental II PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 à 31/08/2018 DISCIPLINA:Ensino Religioso Estados Unidos da América: Liberalismo e Federalismo Federações e Federalismos As Idéias Liberais em prática:

Leia mais

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 1: Unisalesiano Semestre

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 1: Unisalesiano Semestre História da Arte Publicidade e Propaganda Aula 1: Unisalesiano 2017-2 Semestre O que é arte? A arte é a expressão crítica de homens e da sociedade, de uma ou mais realidades, caracterizada por um estilo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CHS TEORIA PRÁTICA ANO 340.3451.1 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 4ª 04 04 1/2009 OBJETIVOS Desenvolver

Leia mais