5 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA DE UMA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA DE UMA CASA MAIS SUSTENTÁVEL"

Transcrição

1 5 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA DE UMA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

2 ❶ VOCÊ SENTE MUITO FRIO DENTRO DE CASA

3 Tudo bem que não é todo dia que trocamos o telhado da nossa casa, mas sabia que a cobertura influencia diretamente no conforto térmico interno do ambiente? Vamos comentar algumas dicas, daí na próxima vez que você fizer uma reforma um pouco maior, ou for construir algo, já fica sabendo. Vamos começar pelo tipo de telha... Já ouviu falar em Telha Termoacústica? Ela também é conhecida como telha sanduíche, e possui propriedades que criam um isolamento térmico e acústico.

4 Outra alternativa que ainda temos medo de executar, mas que na realidade pode ser mais fácil do que parece, é o tão falado Telhado Verde. Temos que ter alguns cuidados de impermeabilização e drenagem com esse tipo de cobertura, mas que com a ajuda de um profissional, podem ser planejadas de forma simples e acessível! Aí pela sua casa tem alguma área coberta com uma laje sem uso, cinzenta e sem vida? Será que não conseguimos melhorar isso?

5 Esse tipo de cobertura consiste basicamente em uma laje, com tratamento de impermeabilização e escoamento de água bem feito, sobre a qual é instalada a grama, que vai ajudar na redução da perda de calor, além de criar um espaço especial que pode ser utilizado. Dá uma olhada na imagem de exemplo desse sistema... Vegetação Terra adubada Manta permeável Argila Expandida Manta impermeabilizante Laje

6 Essas fotos mostram ótimos exemplos de uso do Telhado Verde na arquitetura pública, no Centro Cultural São Paulo, e na arquitetura privada, na casa de praia projetada por Arthur Casas.

7 VOCÊ SENTE MUITO CALOR ❷DENTRO DE CASA

8 Um dos fatores que mais influenciam no conforto de um ambiente é a orientação que ele se encontra em relação ao Sol. Pode parecer exagero, mas não é! As faces de uma casa ou edifício que estão voltadas em direção ao sol, ficam muito mais aquecidas do que as sombreadas.

9 Esse aquecimento acaba resultando no aumento do consumo energético. Se você prestar atenção, as áreas de um ambiente próximas às janelas, ou com paredes voltadas para o lado externo, estão sempre mais quentes que o restante, e nós costumamos compensar essa diferença diminuindo a temperatura do ar condicionado... Pense bem, tem determinados horários do dia que o calor em um ambiente da sua casa se torna insuportável? No final do dia seu quarto parece mais quente que a sala? Se sim, talvez seja a hora de avaliar a proteção solar da sua casa!

10 Um jeito bem simples de resolver isso é proteger essas áreas contra o sol com elementos bem usuais como toldos, venezianas, brises, e até mesmo árvores que gerem sombra sobre a edificação.

11 ❸ SUA CONTA DE ÁGUA É MUITO ALTA

12 Existem alguns dispositivos bem simples e que nos ajudam a economizar água sem que nem percebamos! O arejador de água nas torneiras é um deles! Já percebeu quando a água que sai da torneira parece uma espuminha? Isso quer dizer que alí tem um dispositivo que reduz o volume de água que sai pela torneira. Que tal escolher torneiras que tenham esse dispositivo da próxima vez? E se você quiser ser mais sustentável logo, também é possível comprar ele separado e instalar nas suas torneiras agora mesmo!

13 Outro sistema interessante é o das bacias sanitárias. Os sanitários mais novos, já vêm com aquele botão da descarga com duas opções, já percebeu? O menor, é para líquidos, e libera um volume de água reduzido. Descarga total Descarga parcial

14 ❹ VOCÊ PENSA QUE PRECISA DE MÓVEIS NOVOS

15 Sempre que pensarmos em trocar um móvel, ou dar aquela repaginada, é sempre bom refletirmos sobre essas 2 perguntas: ❶ O que quero trocar, realmente não me serve mais? ❷ Será que aquele móvel caro realmente é o mais adequado para o que eu preciso? O Design de móveis tem evoluído muito e nos dado muitas ideias legais, baratas e sustentáveis. Às vezes, uma simples pintura ou reforma, podem dar uma cara nova no seu móvel e deixá-lo com muito mais história, e interessante.

16 Dá uma olhada em algumas ideias e que podem te inspirar... Cômoda com pintura renovada e detalhes geométricos adesivados Bancos com forramento novo, em tecido estampado Pintura e reutilização de máquina de costura antiga como base de mesa

17 Cadeiras renovadas apenas com pintura e bom gosto Sofá feito com colchão que teve o forramento renovado, sobre base de pallets reutilizadas Esse móvel também ganhou cara nova e contemporânea apenas com a pintura

18 Depois disso, caso você realmente esteja procurando algo novo, sabia que existem empresas que já estão comprometidas com o meio ambiente? Existem alguns selos de certificação, que nos ajudam a saber a procedência dos materiais, como o selo FSC e RG Mat. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional, que considera o bom manejo das florestas e atividades de extração de madeira. Selo de certificação sustentável para produtos e materiais da construção civil Não custa nada perguntar lá na loja de móveis a procedência da madeira e dos outros materiais utilizados, e ao contrário do que muitos pensam, nem sempre as empresas verdes têm produtos mais caros! Isso é um tabu que precisamos quebrar!

19 ❺ SUA CONTA DE LUZ É MUITO ALTA

20 Você provavelmente já viu por aí casas utilizando energia solar e achou que era muito caro não é? Mas é um investimento que retorna ao longo do tempo! Nós podemos aproveitar a energia solar de duas formas: para aquecer a água ou para gerar energia.

21 O aquecimento solar é utilizado para aquecer a água que vai para chuveiros, lavatórios e até piscinas! O sistema é composto por coletores solares e pelo reservatório térmico.

22 E em dias nublados? Vai funcionar? Os sistemas atualmente usados, com tubos a vácuo funcionam mesmo em dias nublados! Quanto tempo dura? Ultrapassa 20 anos podendo chegar até 30 anos! Qual a eficiência do sistema? O sistema geralmente fornece 75% dos dias do ano de água quente de graça. Quanto custa? Varia de R$2.000 a R$5.000 de acordo com o volume do reservatório. Em quanto tempo meu investimento vai retornar? Considerando um consumo mensal de 220kWh/mês com aquecimento elétrico, a economia gerada trará retorno em até 3 anos.

23 Já a produção de energia solar é feita através de placas fotovoltaicas, que reagem com a LUZ do sol (não com o calor) e geram energia. Para fazer sua própria usina solar, o ideal é primeiro você verificar seu consumo de energia elétrica em kwh por mês. Para isso é só fazer uma média do consumo indicado nas suas contas de energia no último ano. Você também pode fazer o cálculo baseado no uso, por exemplo, uma TV de 100W utilizada 4 horas por dia = 100W x 4h x 30 dias = Wh ou 12 kwh por mês.

24 Sabendo a média do seu consumo, você pode procurar-nos para orçar um kit de energia solar. Mas inicialmente, não precisa abastecer 100% da sua necessidade, comece com 30% e vá complementando aos poucos... Além das placas fotovoltaicas, é necessário também um inversor, estruturas para fixar os painéis e proteções elétricas adequadas. Para o projeto e instalação do sistema procure empresas com profissionais especializados, lembrando sempre de verificar a garantia do sistema e do serviço!

25 Veja esse esquema para entender melhor o sistema de geração de energia solar! ❶ Placas Fotovoltaicas ❷ Inversor solar ❸ A energia é distribuída para sua casa ❹ A energia é usada por utensílios domésticos ❺ O excesso de energia vai para a rede da distribuidora. Você sabia que essa energia excedente vira créditos de energia para serem usados nos próximos meses? Legal, né?

26 Para mais informações, fale conosco! CURTA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

Aquecedor Solar e Energia Solar Fotovoltaica. Saiba como economizar mais de 90% da sua conta de energia

Aquecedor Solar e Energia Solar Fotovoltaica. Saiba como economizar mais de 90% da sua conta de energia Aquecedor Solar e Energia Solar Fotovoltaica Saiba como economizar mais de 90% da sua conta de energia Sumário Capítulo 1. Introdução...3 Capítulo 2. A ECOPRO... 5 Capítulo 3. O que é aquecedor solar...7

Leia mais

Fonte: KAWAKAMI (2009)

Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) 4 LEED s no Brasil

Leia mais

ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA.

ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA. ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA. Como funciona #1 Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica resultante da incidência da radiação solar sobre

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA www.jupitersolar.com.br 3 MOTIVOS PARA INVESTIR É UM EXCELENTE NEGÓCIO COM RETORNO GARANTIDO. É FÁCIL E RÁPIDO DE INSTALAR PROTEGE O MEIO AMBIENTE E MELHORA AS CONDIÇÕES DE VIDA

Leia mais

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas. Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de

Leia mais

Os sistemas de aquecimento dividem-se em três tipos básicos: de aquecimento localizado, de passagem e de acumulação.

Os sistemas de aquecimento dividem-se em três tipos básicos: de aquecimento localizado, de passagem e de acumulação. Água quente nos banheiros: qual é a melhor opção de aquecedor, elétrico, gás ou solar? Central ou local Por Arq. Iberê M. Campos Ao projetar, construir ou reformar habitações o fornecimento de água quente

Leia mais

Apresentação. Realizamos manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e painéis.

Apresentação. Realizamos manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e painéis. Apresentação A Sanpat Solar é uma empresa especializada em instalações e equipamentos de aquecimento de água através da energia solar, a gás e elétrico. Realizamos manutenções preventivas e corretivas

Leia mais

Prepare a sua construção para a instalação de energia solar

Prepare a sua construção para a instalação de energia solar Prepare a sua construção para a instalação de energia solar Se você está na fase de planejamento de sua construção, existem alguns pontos que devem ser previstos em seu projeto para facilitar a instalação

Leia mais

COMO PREPARAR A SUA CONSTRUÇÃO PARA ENERGIA SOLAR

COMO PREPARAR A SUA CONSTRUÇÃO PARA ENERGIA SOLAR COMO PREPARAR A SUA CONSTRUÇÃO PARA ENERGIA SOLAR Se você está na fase de construção ou planejamento, existem alguns detalhes que podem ser previstos em projeto para facilitar a instalação dos painéis

Leia mais

SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL

SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL SEU MUNDO CONECTADO AO SOL ENERGIA RENOVÁVEL TRABALHO LOGO EXISTO Atuando há vários anos no mercado nacional, com atendimento eficaz e eficiente, a nossa equipe é formada por engenheiros elétricos, arquitetos/design

Leia mais

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia Solar Energia térmica A baixa temperatura (até 100 o C) A média temperatura (até 1000 o C) Aquecimento de ambientes aquecimento de água Condicionamento de ar refrigeração

Leia mais

06/05/2015 AULA 8 CONFORTO AMBIENTAL & BIOCLIMATISMO EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 20. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille

06/05/2015 AULA 8 CONFORTO AMBIENTAL & BIOCLIMATISMO EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 20. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille AULA 8 CONFORTO AMBIENTAL & 015 EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 20 BIOCLIMATISMO Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille 1 ATENÇÃO: AJUSTE NA PROGRAMAÇÃO (CONTEÚDO) Data ANTES DEPOIS 06/05 Bioclimatismo

Leia mais

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Mauricio Cruz Lopes Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Impacto da Construção Civil 20 a 30% de produção de gases de Efeito Estufa 12 a 16% de consumo de água 30% a 40%

Leia mais

Reformas Realeza Apresenta

Reformas Realeza Apresenta Reformas Realeza Apresenta ecocasarealeza@gmail.com (47)3434-3096 A Empresa Nossa equipe atua na área de construção civil há mais de 15 anos, começou com pioneiro Élio Antônio com pinturas e reformas,

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. Estratégias por TRY e Normais Climatológicas. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. Estratégias por TRY e Normais Climatológicas. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA Estratégias por TRY e Normais Climatológicas M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira CARTA PSICROMÉTRICA CARTA BIOCLIMÁTICA CARTA BIOCLIMÁTICA CARTA

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas. Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar Boas práticas O sistema de aquecimento solar e seus componentes O que é sistema de aquecimento solar (SAS) A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Leia mais

Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia

Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE MISSÃO Gerir e disseminar conhecimentos, soluções xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

Energia Solar em Edifícios

Energia Solar em Edifícios Energia Solar em Edifícios Um breve guia para arquitetos #2 O que eu encontro neste guia? O guia é voltado a pessoas curiosas sobre sistemas fotovoltaicos (FV) mas que ainda carecem de informação. Esse

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIAL. LEANDRO KAZUAKI TSURUDA Coordenador e autor do Projeto

A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIAL. LEANDRO KAZUAKI TSURUDA Coordenador e autor do Projeto A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIAL LEANDRO KAZUAKI TSURUDA Coordenador e autor do Projeto Realização Governador do Estado de Goiás MARCONI FERREIRA PERILLO JÚNIOR

Leia mais

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

Módulo II Processo Reversível e Irreversível, Ciclos (Potência, Refrigeração e Bomba de Calor) de Carnot

Módulo II Processo Reversível e Irreversível, Ciclos (Potência, Refrigeração e Bomba de Calor) de Carnot Módulo II Processo Reversível e Irreversível, Ciclos (Potência, Refrigeração e Bomba de Calor) de Carnot Processos Reversíveis e Irreversíveis Nenhuma máquina térmica pode ter eficiência 100% de acordo

Leia mais

TECNOLOGIA RESULTA EM ENERGIA RENOVÁVEL E LIMPA

TECNOLOGIA RESULTA EM ENERGIA RENOVÁVEL E LIMPA TECNOLOGIA RESULTA EM ENERGIA RENOVÁVEL E LIMPA MORAIS, Jean Claude de Marcos de. 1 RUSCHEL, Andressa Carolina. 2 SOUSA, Renata Esser. 3 TESTA, André Luiz. 4 RESUMO Um dos principais equipamentos dos sistemas

Leia mais

GUIA DA ENERGIA SOLAR

GUIA DA ENERGIA SOLAR GUIA DA ENERGIA SOLAR ÍNDICE 01. Introdução 03. Energia Solar Características Vantagens 06. Os painéis Como funcionam? Onde são instalados? 09. Conta de Luz Não vou pagar mais conta? Quanto consumo? 12.

Leia mais

Sistemas. Saiba mais sobre. Solares Térmicos

Sistemas. Saiba mais sobre. Solares Térmicos Sistemas Saiba mais sobre Solares Térmicos 1 A ENERGIA SOLAR EM PORTUGAL ENQUADRAMENTO 01 0 Portugal dispõe de um número médio de 2200 a 3000 horas de sol por ano no continente e entre 1700 e 2200, respetivamente,

Leia mais

Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia.

Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia. 38 3081.1201 2 Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia. A partir da energia produzida na residência, tudo o que for

Leia mais

Saiba mais sobre. Recuperadores de Calor. e Salamandras

Saiba mais sobre. Recuperadores de Calor. e Salamandras Saiba mais sobre Recuperadores de Calor e Salamandras 1 A BIOMASSA É UTILIZADA NAS CASAS PORTUGUESAS PARA AQUECIMENTO AMBIENTE E PRODUÇÃO DE ÁGUA QUENTE ENQUADRAMENTO DE ACORDO COM O INQUÉRITO AO CONSUMO

Leia mais

1. Quais elementos devem ser avaliados antes da construção de uma piscina?

1. Quais elementos devem ser avaliados antes da construção de uma piscina? Neste espaço você encontra dicas sobre instalação e manutenção dos nossos equipamentos, e também como solucionar suas dúvidas referentes à garantia dos nossos produtos, SAC, entre outras. {slide=sac}{/slide}{slide=dicas

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Usar sempre, com inteligência Habitação eficiente: arquitetura em favor do uso racional de energia Tudo começou com a idealização de dois centros de pesquisa e desenvolvimento em

Leia mais

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Índice 03. Introdução 05. Soluções energéticas 09. Destinação de resíduos 11. Atenção à água Introdução Empregar novos hábitos no gerenciamento do

Leia mais

CIDADES SOLARES CAMPINAS

CIDADES SOLARES CAMPINAS CIDADES SOLARES Edicão CAMPINAS Carlos Faria Café Coordenador da iniciativa cidades solares brasil Diretor Executivo do Depto Nacional de Aquecimento solar da ABRAVA APLICAÇÕES DA ENERGIA SOLAR Aplicações

Leia mais

Aquecedores de água a gás

Aquecedores de água a gás Aquecedores de água a gás Seminário Técnico ABNT Ribeirão Preto Fevereiro/18 ABAGAS Algumas perguntas... Você tem um aquecedor de água a gás na sua casa? Você já tomou banho com um aquecedor de água a

Leia mais

Tipo 1: espaços internos livres e área de estar na varanda. Tipo 2: mesa de jantar para 8, escritório e área de estar na varanda.

Tipo 1: espaços internos livres e área de estar na varanda. Tipo 2: mesa de jantar para 8, escritório e área de estar na varanda. IKAROS A idéia proposta pelo grupo alemão é de que este seja um espaço de vivência flexível, tornando possível que o usuário o configure conforme sua necessidade. O espaço foi pensado para ser amplo e

Leia mais

Placas Solares. e-book

Placas Solares. e-book Placas Solares e-book 1 Índice 04. A Placa Solar 22. Produção de Energia Solar a noite 12. Como funciona a Placa Solar 26. Painéis Fotovoltaicos Monocristalino e Policristalino 16. Fatores que Influenciam

Leia mais

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação 1 Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação Obrigado por adquirir um produto LERO FIBRAS. O aquecedor solar tubos de vácuo, é assim chamado, devido ao isolamento térmico existente em seus coletores

Leia mais

CIDADES SOLARES MACEIÓ

CIDADES SOLARES MACEIÓ CIDADES SOLARES MACEIÓ Carlos Faria Café Coordenador da iniciativa cidades solares brasil Diretor Executivo do Depto Nacional de Aquecimento solar da ABRAVA aplicações Aplicações da energia Solar Instalações

Leia mais

LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D.

LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D. LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D. SUMÁRIO LEED Planejamento, localização e sites sustentáveis Eficiência hídrica Atmosfera e energia Materiais

Leia mais

SEL-0437 Eficiência Energética. Sistemas de Refrigeração Parte II

SEL-0437 Eficiência Energética. Sistemas de Refrigeração Parte II SEL-0437 Eficiência Energética Sistemas de Refrigeração Parte II 1 Tópicos da Aula de Hoje Sistemas de ar condicionado Redução do consumo de energia elétrica Termoacumulação Exercícios 2 Sistemas de Ar

Leia mais

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo!

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Tudo o que você precisa saber sobre economia de energia! Quando se fala em energia elétrica em condomínios a missão é sempre a mesma: economizar.

Leia mais

DESEMPENHO TÉRMICO DE TELHADOS VERDES: ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

DESEMPENHO TÉRMICO DE TELHADOS VERDES: ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS DESEMPENHO TÉRMICO DE TELHADOS VERDES: ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS Ana Julia Frizon 1 Pedro Henrique Branco Lázaro 2 Recursos Naturais Felippe Benavente Canteras 3 RESUMO Com o crescimento

Leia mais

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 1 2 FICHA TÉCNICA Título 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa

Leia mais

Coberturas em Telhados TC-038

Coberturas em Telhados TC-038 Coberturas em Telhados TC-038 Cobertura Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado

Leia mais

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de 7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global Energia Sustentável É aquela que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais,

Leia mais

APRESENTAÇÃO SERVIÇOS PRODUTOS

APRESENTAÇÃO SERVIÇOS PRODUTOS APRESENTAÇÃO Nas últimas décadas, muitos dos avanços da sociedade contemporânea têm implicado, em grande medida, graves prejuízos ao ambiente natural que nos acolhe. O desgaste dos recursos ambientais

Leia mais

Guia prático sobre como montar uma estrutura de suporte para fixação de painéis solares fotovoltaicos

Guia prático sobre como montar uma estrutura de suporte para fixação de painéis solares fotovoltaicos Guia prático sobre como montar uma estrutura de suporte para fixação de painéis solares fotovoltaicos VOLTIMUM O PORTAL DO MATERIAL ELÉTRICO 19.10.2016 Neste guia prático fique a saber como fazer a fixação

Leia mais

AGOSTO 2017 TENDÊNCIAS DAS CERTIFICAÇÕES ENERGÉTICAS NAS AVALIAÇÕES

AGOSTO 2017 TENDÊNCIAS DAS CERTIFICAÇÕES ENERGÉTICAS NAS AVALIAÇÕES Luciano Ventura Leandro Fischer AGOSTO 2017 TENDÊNCIAS DAS CERTIFICAÇÕES ENERGÉTICAS NAS AVALIAÇÕES E no Brasil? Emissões por que green building? EM TODO O MUNDO, OS EDIFÍCIOS SÃO RESPONSÁVEIS POR:

Leia mais

Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção

Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção sustentável, a Jular concebeu esta nova colecção de casas modulares

Leia mais

Quem busca economia prefere Heliotek

Quem busca economia prefere Heliotek Linha de aquecimento para piscina Quem busca economia prefere Heliotek A marca de aquecimento solar do grupo Bosch Aquecedor solar de piscina A opção com melhor custo-benefício para aquecer sua piscina

Leia mais

Workshop Técnico Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP

Workshop Técnico Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP Workshop Técnico Eficiência Energética em Edificações: Contribuições do Gás LP Arthur Cursino IEE/USP Setembro / 2014 Estrutura da Apresentação Regulamento PBE Edifica Introdução: Conceitos Sistema de

Leia mais

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA)

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Gestão Sustentável na Construção de Edifícios A gestão sustentável na construção de edifícios deve

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 11

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 11 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 11 USO RACIONAL DA ENERGIA Identificar onde, na edificação, ocorrem os maiores gastos. Geralmente consegue-se reduzir o gasto energético reduzindo

Leia mais

Bem vindo a essa experiência, fruto da união da arquitetura contemporânea da Smart com a arte de Heloísa Crocco e o design da Saccaro.

Bem vindo a essa experiência, fruto da união da arquitetura contemporânea da Smart com a arte de Heloísa Crocco e o design da Saccaro. Iguaçu, mais que um nome ou um lugar, é um convite para mergulhar em um mundo de simbolismos, onde nossos valores e nossas raízes revelam na paisagem construída a conexão entre o ancestral e o contemporâneo.

Leia mais

1 - hot acoplado.pdf 1 14/09/11 04:05 C M Y CM MY CY CMY K Acoplados Sistemas

1 - hot acoplado.pdf 1 14/09/11 04:05 C M Y CM MY CY CMY K Acoplados Sistemas Sistemas Acoplados Sistema de Aquecimento HOT ACOPLADO O HOT ACOPLADO é um equipamento destinado a produção de água quente para uso sanitário até 50.C garantindo conforto e aquecimento durante o ano todo

Leia mais

Coletor solar (EA0031/EA0023) Manual de instruções. Manual de instruções. Coletor Solar EA0031/EA0023

Coletor solar (EA0031/EA0023) Manual de instruções. Manual de instruções. Coletor Solar EA0031/EA0023 Manual de instruções Coletor Solar EA0031/EA0023 Índice 1. Especificações técnicas... 3 2. Cuidados... 3 3. Tubo do Coletor Solar... 4 3.1. Componentes... 4 3.2. Parâmetros... 5 4. Coletor Solar... 5 5.

Leia mais

Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2017

Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2017 Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2017 ENERGIA SOLAR: CARACTERÍSTICAS E AQUECIMENTO Capítulo 5 HINRICHS, R.A. e KLEINBACH, M. Energia e Meio Ambiente. 4ª. Ed.

Leia mais

1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS

1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS CONTEÚDO 1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS... 23 Considerações gerais... 23 Prazos para reclamação de vícios e defeitos... 24 Responsabilidade do profissional pela reparação dos danos causados...

Leia mais

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE ITEM PONTOS I IMPLANTAÇÃO DO EDIFÍCIO MAX. 10 A) MOVIMENTAÇÃO DO SOLO Implantação do projeto adequada ao perfil natural do terreno, com

Leia mais

nacional NACIONAL 30 julho-agosto 2018 FC_JUL-AGO_Nacional.indd 30 27/06/18 14:56

nacional NACIONAL 30 julho-agosto 2018 FC_JUL-AGO_Nacional.indd 30 27/06/18 14:56 nacional NACIONAL 30 julho-agosto 2018 FC_JUL-AGO_Nacional.indd 30 27/06/18 14:56 HOMEGRID CASAS SUSTENTÁVEIS SINAL VERDE PARA O PLANETA E PARA A SAÚDE TEXTO RITA BRUNO A necessidade de alterarmos comportamentos

Leia mais

AUTOCONSUMO POUPA A TUA ENERGIA 12 X KITS KITS KITS. Sistema fotovoltaico modular para uso doméstico de baixa potência SOLUÇÕES DE CRÉDITO

AUTOCONSUMO POUPA A TUA ENERGIA 12 X KITS KITS KITS. Sistema fotovoltaico modular para uso doméstico de baixa potência SOLUÇÕES DE CRÉDITO X SEM JUROS SOLUÇÕES DE CRÉDITO PERGUNTE-NOS COMO. UTOCONSUMO POUP TU ENERGI Sistema fotovoltaico modular para uso doméstico de baixa potência UTOCONSUMO HÍBRIDOS BTERI BOMBS SUBMERSÍVEIS www.thinktech.pt

Leia mais

KIT 6 banhos/dia. Procedimento de Instalação e Garantia:

KIT 6 banhos/dia. Procedimento de Instalação e Garantia: KIT 6 banhos/dia Esse Kit foi desenvolvido um aquecimento de água, através da energia solar, suficiente para aquecer a água e gerar até 6 banhos confortáveis e diários de 5 a 6 minutos cada ou 3 banhos

Leia mais

SISTEMAS DE AQUECIMENTO PARA PISOS TECNOFLOOR. INDICE O que é? Potência e Temperatura Instalação dos cabos. 04 Detalhes construtivos

SISTEMAS DE AQUECIMENTO PARA PISOS TECNOFLOOR. INDICE O que é? Potência e Temperatura Instalação dos cabos. 04 Detalhes construtivos SISTEMAS DE AQUECIMENTO PARA PISOS TECNOFLOOR INDICE O que é? Potência e Temperatura 02 03 Instalação dos cabos 04 Detalhes construtivos 06 Medidas de precaução 08 Montagem elétrica para colocação do termostatos

Leia mais

DECORAÇÃO DESIGN CASAMENTO DICAS MEIO AMBIENTE GUIA: Conheça os tipos de tecidos mais usados em sofás. Por - Rafaela Specht.

DECORAÇÃO DESIGN CASAMENTO DICAS MEIO AMBIENTE GUIA: Conheça os tipos de tecidos mais usados em sofás. Por - Rafaela Specht. DECORAÇÃO DESIGN CASAMENTO DICAS MEIO AMBIENTE GUIA: Conheça os tipos de tecidos mais usados em sofás Por - Rafaela Specht e-book E-Book: Guia: Conheça os tipos de tecidos mais usados em sofás Ano: Empresa:

Leia mais

Construção e Manutenção Predial

Construção e Manutenção Predial Construção e Manutenção Predial Veja aqui como construir a segurança de todos. Observe as distâncias mínimas Verifique se a obra não ficará próxima da rede. Se isso ocorrer, chame a CPFL. Se você já construiu

Leia mais

A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas

A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas CREA MG Seminário de Mudanças Climáticas e Regimes Ambientais Internacionais A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas Weber Coutinho Gerente de Planejamento

Leia mais

CLIMATIZAÇÃO (30 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO

CLIMATIZAÇÃO (30 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO CLIMATIZAÇÃO (30 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha

Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha Manual de uso Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha natural látex das seringueiras) vulcanizada

Leia mais

AUTOCONSUMO 12 X SEM JUROS A ENERGIA SEM FATURA. Soluções de energia solar fotovoltaica KITS KITS KITS 1PH 3PH. SOLUÇÕES DE CRÉDITO

AUTOCONSUMO 12 X SEM JUROS A ENERGIA SEM FATURA. Soluções de energia solar fotovoltaica KITS KITS KITS 1PH 3PH.  SOLUÇÕES DE CRÉDITO X SEM JUROS SOLUÇÕES DE CRÉDITO PERGUNTE-NOS COMO. UTOCONSUMO ENERGI SEM FTUR Soluções de energia solar fotovoltaica PH UTOCONSUMO MONOFÁSICOS NOVos KIT S 3PH UTOCONSUMO TRIFÁSICOS HÍBRIDOS BTERI www.thinktech.pt

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA? Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior

Leia mais

Quem busca economia prefere Heliotek

Quem busca economia prefere Heliotek Linha de aquecimento para banho Quem busca economia prefere Heliotek A marca de aquecimento solar do grupo Bosch Aquecedor solar 1 Coletor solar Os coletores captam o calor do sol e aquecem a água a ser

Leia mais

Solar Brasil Investment Solar Brasil Investment

Solar Brasil Investment Solar Brasil Investment QUEM SOMOS NÓS A Solar Brasil Investment é uma empresa do setor de energia fotovoltaica com contratos EPC (Engineering Project and Construction) e de geração de energia elétrica, oferecendo ao eficiência

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 Sumário 1 INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE DEFINIÇÕES... 3 1.1 Sistemas de Aquecimento... 3 1.2

Leia mais

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria Carlos Duarte 8 Maio 2017 O Hospital de Santa Maria Inicialmente com o nome de Hospital Escolar de Lisboa, o Hospital de Santa Maria foi projetado em 1938

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PROF. ENG. CIVIL GUSTAVO REIS CAMPOS ESTRUTURA E ARQUITETURA Fases

Leia mais

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA

Energia solar na habitação. Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA Energia solar na habitação Morenno de Macedo Gerente Executivo GN Sustentabilidade e RSA MCMV 1 + MCMV 2: 224.405 MCMV Fase 1 41.449 unidades habitacionais com SAS 136 empreendimentos 69 municípios - 10

Leia mais

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Os termoacumuladores eléctricos, mais conhecidos por cilindros eléctricos, são o meio convencional para abastecimento de água quente. Eles

Leia mais

Linha Solsken Pro. Vantagens da linha Solsken Pro Pressurizado: Aquece a água mais rapidamente do que os sistemas de termossifão vulgares

Linha Solsken Pro. Vantagens da linha Solsken Pro Pressurizado: Aquece a água mais rapidamente do que os sistemas de termossifão vulgares Linha Solsken Pro Sistema Termossifão Compacto Pressurizado Principio de Funcionamento Os sistemas solares térmicos são pouco complexos; aproveitam da radiação solar para aquecer as suas águas sanitárias,

Leia mais

Lareira Osburn 1800 A lareira canadense Osburn 1800 oferece uma elegante configuração em qualquer cômodo da sua casa. Um jeito prático e econômico

Lareira Osburn 1800 A lareira canadense Osburn 1800 oferece uma elegante configuração em qualquer cômodo da sua casa. Um jeito prático e econômico Lareira Osburn 1800 A lareira canadense Osburn 1800 oferece uma elegante configuração em qualquer cômodo da sua casa. Um jeito prático e econômico para que você possa desfrutar da vista, enquanto economiza

Leia mais

Coberturas em Telhados TC-038

Coberturas em Telhados TC-038 Coberturas em Telhados TC-038 Cobertura Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado

Leia mais

energia verde

energia verde www.aerolito.com.br energia verde painéis fotovoltaicos no teto dos milhares de caminhões-baú milhões de metros quadrados de painéis fotovoltaicos utilizando o teto dos caminhões-baú que circulam pelas

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aproveitamento de Águas Pluviais & Reúso Profª Heloise G. Knapik APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS Instalações

Leia mais

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

Engenharia Elétrica Especializada ENERGIA SOLAR. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO

Engenharia Elétrica Especializada ENERGIA SOLAR. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO 1 ENERGIA SOLAR Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO O sol é uma fonte inesgotável de energia e é uma boa alternativa para países tropicais de grandes extensões territoriais, porque dispõem de alta

Leia mais

Engenharia Mecânica em casa

Engenharia Mecânica em casa Engenharia Mecânica em casa Ontem e Hoje Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Supervisor: Monitor: Equipa 1M03_1: Ana Isabel Ferreira Ana Isabel Costa Carlos Miguel Lopes João Guilherme Costa Pedro

Leia mais

BEM VINDOS À UMA EMPRESA ECOLOGICAMENTE CORRETA! CNPJ: / Rua Uruguaiana, Rosário Araguari (MG)

BEM VINDOS À UMA EMPRESA ECOLOGICAMENTE CORRETA! CNPJ: / Rua Uruguaiana, Rosário Araguari (MG) BEM VINDOS À UMA EMPRESA ECOLOGICAMENTE CORRETA! CNPJ: 23.839.471/0001-93 Rua Uruguaiana, 155 - Rosário 38440-024 - Araguari (MG) Traz para você uma grande oportunidade de mudar sua vida financeira, de

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica. Economia e Sustentabilidade

Energia Solar Fotovoltaica. Economia e Sustentabilidade Energia Solar Fotovoltaica Economia e Sustentabilidade Quem Somos Dois amigos e engenheiros que trabalhavam em uma mesma organização multinacional e resolveram sair pelo mundo com objetivos de: desenvolver

Leia mais

Ecotelhado. Missão. Visão. Valores

Ecotelhado. Missão. Visão. Valores Ecotelhado A Ecotelhado é referência em infraestrutura verde urbana no Brasil, contribuindo para a redução de danos ambientais causados pelo crescimento urbano. Acreditamos que é possível cultivar o verde

Leia mais

CISTERNA E PLACA SOLAR...

CISTERNA E PLACA SOLAR... CISTERNA E PLACA SOLAR... E.M.E.F ÂNGELO VENZON NETO Componentes: Adrielli da Costa, Caroline Laís da Silva, Robson Cloves Borges e Thalia Rodrigues. Turma: 7ª Série Disciplina: Matemática Professora:

Leia mais

Aquecedor solar. Thermecro.

Aquecedor solar. Thermecro. Aquecedor solar Thermecro UMA PODEROSA TECNOLOGIA PATENTEADA A fonte mais poderosa de calor em nosso sistema solar é o sol; Se um terço do deserto do Saara fôr coberto por coletores solares, ele excederá

Leia mais

Energia solar fotovoltaica:

Energia solar fotovoltaica: Energia solar fotovoltaica: Uma solução para o setor energético brasileiro Raphael Duque Objetivos 1. Desafios do Setor de Energia Elétrica Brasileiro; 2. Uma Solução para o Setor Elétrico Brasileiro;

Leia mais

CREA-PR SEMINÁRIO GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

CREA-PR SEMINÁRIO GERAÇÃO DISTRIBUÍDA CREA-PR SEMINÁRIO GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Central Termelétrica de Biomassa Alto Desempenho Apresentação Dennis C. Hamburger Outubro 2017 TÓPICOS Importância das Usinas Térmicas à Biomassa na matriz energética

Leia mais

Sistema Ecoparede. Jardim de Parede. Canguru

Sistema Ecoparede. Jardim de Parede. Canguru Sistema Ecoparede Jardim de Parede Canguru 2 Especificação O Sistema Jardim de Parede Canguru é o conjunto dos seguintes elementos: Jardim de Parede Canguru Cremalheira 100 mm branco Grade de Jardim de

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Alimentação de unidades rooftop preparadas para energia solar com painéis FV

Alimentação de unidades rooftop preparadas para energia solar com painéis FV Alimentação de unidades rooftop preparadas para energia solar com painéis FV 1 Airfinity Solar A escolha natural. O ar condicionado e a ventilação podem representar até 80% do consumo de energia do seu

Leia mais