TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017"

Transcrição

1 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

2 Sumário 1 INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE DEFINIÇÕES Sistemas de Aquecimento Condições Gerais AQUECEDORES Componentes do Sistema de Água Quente Aquededor de Passagem Aquecedor de Acumulação Aquecedores à Gás Aquecedor Elétrico de Acumulação Aquecedor Solar de Acumulação MATERIAIS DIMENSIONAMENTO ATIVIDADE APÊNDICE... 20

3 3 1 INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE DEFINIÇÕES A norma técnica NBR 7198/93 Projeto e execução de instalações prediais de água quente, se aplica às instalações prediais de água quente para consumo humano e temperatura máxima de 70 C. O sistema de água quente é composto por tubos, reservatórios, aquecedores, peças de utilização, equipamentos e outros componentes, destinados à conduzir água quente da fonte de abastecimento aos pontos de utilização. O tipo de sistema de aquecimento empregado, por exemplo a gás ou solar, é definido pelo usuário, porém fica a cargo do projetista avaliar a melhor solução. Devem ser avaliados fatores como disponibilidade do equipamento e mão de obra na região, investimento inicial com projeto e custos de instalação, e também o espaço disponível instalação do equipamento. 1.1 Sistemas de Aquecimento Sistema Individual Abastece somente um ponto de consumo, por exemplo uma torneira de pia de cozinha, mediante instalação de aparelho apenas para aquele ponto. Fontes energéticas: gás combustível e eletricidade; Não há reservatório, permite apenas aquecedores instantâneos; O equipamento é situado no ponto de utilização. Vantagens: baixo custo, facilidade de instalação. Desvantagens: risco de choque, vazões limitadas.

4 4 Sistema central privado Abastece vários pontos de consumo em uma única residência, por um sistema semelhante ao de distribuição de água fria. Fontes energéticas: gás combustível, eletricidade e energia solar; Permite aquecedores instantâneos e de acumulação; A distribuição é feita por ramais que conduzem a água aquecida desde o equipamento até os diversos pontos de consumo. Sistema central coletivo Abastece vários pontos de consumo de várias unidades, por exemplo um edifício de apartamentos, um hospital, um hotel, etc. Fontes energéticas: gás combustível, eletricidade e energia solar; Apenas aquecedores de acumulação; Muito utilizado em edifícios de apartamentos onde o espaço físico não permite aquecedores internos aos ambientes, e em outros tipos de edificações onde o rateio energético consumido não é necessário.

5 5 1.2 Condições Gerais Temperatura de Fornecimento: o Banho ou higiene: 35 à 50 C; o Lavagem de utensílios com gordura: 60 à 70 C. O projeto deve garantir que a água chegue em todos os pontos de consumo, na temperatura, quantidade e qualidade adequadas para uso; As condições de projeto devem obedecer ao disposto na NBR 7198/93; A instalação de misturadores é obrigatória se houver possibilidade de da água fornecida ultrapassar 40 C em ponto de utilização para uso humano. Canalizações de água quente não poderão ser superdimensionadas, para não trabalharem como reservatórios, ocasionando uma demora excessiva na chegada da água até os pontos de consumo e seu resfriamento; As tubulações de água fria que alimentam os misturadores, não podem ser conectadas ao barrilete, a tubulação sai direto da caixa d água. Misturador Item instalado entre os registros de pressão de água fria e quente.

6 6

7 7 2 AQUECEDORES Existem dois tipos de aquecedores para os pontos de consumo de uma residência: de passagem (ou instantâneo), que aquecem a água apenas no momento do consumo; acumulação, em que a água quente fica armazenada em reservatório (boiler). 2.1 Componentes do Sistema de Água Quente 1. Tubulação de água fria para alimentação do sistema de água quente; 2. Aquecedor; 3. Dispositivo de segurança; 4. Tubulação de distribuição de água quente; 5. Pontos de utilização (chuveiros, duchas, pias, bidês, lavatórios)

8 8 2.2 Aquededor de Passagem Também conhecidos como instantâneos, os aquecedores de passagem são aparelhos compostos por uma unidade de aquecimento onde um queimador permite a combustão, que pode ser por GN (gás natural) ou GLP (gás liquefeito de petróleo, butijão). Ocorre então a troca de calor com a água por um sistema interno de serpentinas. Não há necessidade de reservatório, pois a água que passa é consumida de imediato. Como o sistema é acionado apenas no momento do consumo, pelo fluxo de água, a água não está imediatamente quente, porém o consumo de energia é menor. 2.3 Aquecedor de Acumulação Esse aparelho é constituído basicamente por um reservatório de água e uma unidade de aquecimento, que mantém todo o volume de água reservado aquecido e pronto para consumo. A água pode ser aquecida por sistema elétrico, a gás ou solar, e a troca de calor existem diversos modelos, podendo ser do tipo serpentina, placas, aletas, etc., dependendo do fabricante. A água fria sai da caixa d água, passa pelo sistema de aquecimento e fica armazenada no boiler.

9 9 Essa é a grande vantagem desse sistema: água quente para consumo imediato ou posterior, porém precisa de energia constantemente afim de manter a temperatura da água no boiler. Passagem Aquecedores à Gás

10 10 Acumulação

11 Aquecedor Elétrico de Acumulação

12 Aquecedor Solar de Acumulação

13 13

14 14 3 MATERIAIS Tubos: Os tubos, conexões, registros e demais componentes da tubulações devem estar em conformidade com as normas da ABNT. A certificação normalmente se encontra nas embalagens e fichas técnicas dos produtos. Dilatação térmica As tubulações devem permitir que as dilatações térmicas possam ocorrer por meio de juntas de expansão ou outro dispositivo ou mesmo através do seu traçado, possibilitando a livre movimentação e suportar os esforços mecânicos que venham a surgir. Isolamento térmico As tubulações devem ser providas de isolamento térmico, por meio de materiais apropriados que envolvam os tubos, as conexões e os registros, de modo a racionalizar o consumo de energia. Cobre Custo elevado, longa vida útil, resiste a altas temperaturas, alta condutividade térmica, juntas soldadas; Envoltas em material isolante, ex.: lã de vidro.

15 15 PPR Polipropileno Copolímero Random tipo 3 Utilizam tecnologia de termofusão, e dispensam o uso de adesivo plástico e lixa; Material com grande resistência; Atendem à norma europeia ISO e a NBR CPVC Policloreto de Vinila Clorado Maior percentual de cobre, menor custo, longa vida útil; Juntas feitas por soldagem química a frio, com adesivo próprio para esse fim.

16 16 PEX Polietileno Reticulado Tubo de resina termoplástica, que é conduzido dentro de outro tubo guia; Grande vantagem: ausência de fissuras por fadiga. 4 DIMENSIONAMENTO Volume para aquecedores de acumulação Podemos determinar seu volume mínimo pela equação das misturas de líquidos: V AQ. T AQ + V AF. T AF = V mist. T mist (1) Onde: V AQ é o volume de água quente no aquecedor V AF é o volume de água fria a ser misturada V mist é o volume de água no final da mistura (utilização) T AQ é a temperatura da água no aquecedor, usual 70 C T AF é a temperatura da água fria, usual 15 C T mist é a temperatura da água final da mistura (utilização), usual 40 C O objetivo é determinar os volumes 1, 2 e 3. V3 é determinado pelo consumo diário per capita da residência (tabela 1). No caso de um apartamento com 5 pessoas:

17 17 V mist = 5 pessoas x 60 = 300 litros diários de água quente Sabemos que V AQ + V AF = V mist, isolando V2 temos: V AF = V mist V AQ (2) Manipulando as equações (1) e (2) acima, temos: V AQ T AQ + (V mist V AQ )T AF = V mist T mist V AQ V mist. 15 V AQ. 15 = V mist. 40 V AQ. 55 = V mist. 25 V AQ = V mist V AQ = 0,454. V mist Consumo de Energia Elétrica Q = V. c. T Onde: Q quantidade de calor, em kcal V volume de água, em L c calor específico da água, 1 cal/g C T = T 1 T 2 ; variação de temperatura Para converter calor em energia: 1kWh = 860 kcal Tempo de aquecimento t = Q P

18 18 Onde t tempo em horas Q energia em kwh P potência da resistência do aquecedor em W Tubulações Para as vazões de projeto nas tubulações, pode-se empregar o Método dos Pesos: Q = 0,3 ΣP Q em L/s ΣP soma dos pesos relativos das peças de utilização(tabela 2) Algumas observações: Velocidade máxima da água deve ser de 3 m/s; A pressão máxima nos pontos de utilização é de 40 mca, e a mínima é de 10 mca nos pontos de utilização; A perda de carga pode ser calculada pela expressão de Fair-Whipple-Hsiao, para tubos de cobre: J = Q 1,75. d 4,75 Onde: J perda de carga unitária, em kpa/m Q vazão na seção, em L/s d diâmetro interno do tubo, em mm

19 19 5 ATIVIDADE 03 Realizar os seguintes itens para o projeto: a) Desenhos no AutoCad: Locar o aquecedor na cobertura; Traçado das tubulações de água quente, desde o aquecedor até os pontos de consumo de água quente; b) Determinar o volume para aquecedor tipo acumulação (escolha do aquecedor a critério do aluno); c) Determinar o gasto energético; d) Determinar os diâmetros das tubulações pelo método dos pesos utilizando a Planilha A.1 da norma.

20 20 6 APÊNDICE Tabela 01: população a ser atendida Tabela 02: estimativa de consumo de água quente

21 21 Resumo da Tabela A.1 da norma

22 22 Planilha A.1 da NBR 5626/98.

23 23

24 24

25 25

26 26

27 27

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Instalações Prediais de Água Quente Como todo projeto, em engenharia civil, deve seguir a Norma Técnica do assunto NBR 7198 Projeto e execução de instalações

Leia mais

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS Aula 12: Instalações de Água Quente Prof. Miguel Gukovas Prof. Rodolfo S Martins Prof. Ronan Cleber Contrera PHD

Leia mais

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE 2 Instalações de água quente Generalidades As instalações

Leia mais

Instalações Hidráulicas: Água Quente. Prof. Fabiano de Sousa Oliveira Curso: Engenharia Civil FTC/VC

Instalações Hidráulicas: Água Quente. Prof. Fabiano de Sousa Oliveira Curso: Engenharia Civil FTC/VC Instalações Hidráulicas: Água Quente Prof. Fabiano de Sousa Oliveira Curso: Engenharia Civil FTC/VC INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS: ÁGUA QUENTE Primeiro ponto: Apresentação da norma técnica, vigente. Projeto

Leia mais

Instalações Prediais I

Instalações Prediais I Instalações Prediais I Profa. M.Sc. Maria Letícia C. L. Beinichis Curso Arquitetura e Urbanismo Conteúdo Programático Instalações Prediais de Água Quente 1. Conceitos gerais 2. Elementos da instalação

Leia mais

Instalações prediais de água quente

Instalações prediais de água quente Instalações prediais de água quente Introdução O uso de água quente é comum em muitas atividades humanas e o tipo de instalação predial é específica para cada atividade, como indústrias, hospitais, hotéis,

Leia mais

Aquecedores de água a gás

Aquecedores de água a gás Aquecedores de água a gás Seminário Técnico ABNT Ribeirão Preto Fevereiro/18 ABAGAS Algumas perguntas... Você tem um aquecedor de água a gás na sua casa? Você já tomou banho com um aquecedor de água a

Leia mais

Índice Índice Introdução Instalação Predial de água Quente Como escolher o melhor sistema predial de água quente?...

Índice Índice Introdução Instalação Predial de água Quente Como escolher o melhor sistema predial de água quente?... Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação Predial de água Quente... 3 Como escolher o melhor sistema predial de água quente?... 3 Temperaturas mais usuais de água quente... 4 Consumo médio, por dia,

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 13 Sistema Predial de Água Quente: Energia Solar e Aquecimento a Gás Profª Heloise G. Knapik 1 Aquecimento

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DADOS PARA PROJETO

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DADOS PARA PROJETO 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DADOS PARA PROJETO 1. Consumo Predial Para fins de cálculo do consumo diário, não havendo outras indicações, deve-se considerar as seguintes taxas de consumo (extraído

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 02. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 02. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 02 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 Sumário 1 INSTALAÇÃO E MATERIAIS... 3 1.1 Instalação das Tubulações... 3 1.2 Tipos de Tubulações...

Leia mais

Aplicação. Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais

Aplicação. Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais Obras de Grande Porte 1 Aplicação Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais 2 Onde pode ser aplicado? Hotéis Aplicação 3 Onde pode ser aplicado? Motéis Aplicação 4 Onde pode ser aplicado? Hospitais

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 05 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil ALIMENTADOR PREDIAL SISTEMA DIRETO Cálculos conforme o das canalizações de água

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 13 Sistema Predial de Água Quente: Energia Solar e Aquecimento a Gás Profª Heloise G. Knapik 1 Energia

Leia mais

Instalação de Água fria - GABARITO

Instalação de Água fria - GABARITO Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Hidráulica e Saneamento Curso: Engenharia Civil Disciplina: TH030 - Sistemas Prediais Hidráulicos Sanitários TURMA D Instalação de Água

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA FRIA - NBR 5626/1998 INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA QUENTE - NBR 7198/1993 INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS - NBR 10.844/1989 INSTALAÇÃO PREDIAL

Leia mais

PHD 0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos

PHD 0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos Aula 6: Abastecimento de Água Traçado Prof.: J. RODOLFO S.

Leia mais

Treinamento para Auditores Qualinstal GT Água

Treinamento para Auditores Qualinstal GT Água Qualinstal GT Água 04/12/2015 Eng. José Rabelo Filho Tema: Interpretação de projeto e execução (interpretação check-list) 1 Objetivo: Dar subsídios para uma Auditoria, com foco na execução Estágio das

Leia mais

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

Sistema PEX AULA O que é o sistema PEX

Sistema PEX AULA O que é o sistema PEX AULA 12 Sistema PEX 1. O que é o sistema PEX É um sistema predial de instalações hidráulicas composto por tubos flexíveis que pode ser utilizado tanto para água fria quanto para água quente com conceito

Leia mais

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia Solar Energia térmica A baixa temperatura (até 100 o C) A média temperatura (até 1000 o C) Aquecimento de ambientes aquecimento de água Condicionamento de ar refrigeração

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 08 Instalações de Água Fria: Cálculo de pressão nas derivações/hidrômetros Profª Heloise G. Knapik 1

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Sumário Tipos de coletores Sistemas de aquecimento solar com coletor solar de placa plana Qualidade e Normas Projeto e Dimensionamento Coletor reservatório Placa plana sem

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 04 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil CONTEÚDO DA AULA PRESSÕES MÍNIMAS E MÁXIMAS PRESSÃO ESTÁTICA, DINÂMICA E DE SERVIÇO

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC 042 - Construção Civil IV PROJETO HIDROSSANITÁRIO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Conjunto de canalizações, aparelhos, conexões,

Leia mais

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Partes constituintes de um sistema predial de água fria Entrada e fornecimento

Leia mais

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA CONTEÚDO 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA... 17 Considerações gerais... 17 Partes constituintes de um sistema predial de água fria. 18 Entrada e fornecimento de água fria... 20 Medição de água individualizada...

Leia mais

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2)

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2) Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2) Critérios para Dimensionamento Consumo máximo possível das Tubulações Este critério se baseia na hipótese do uso simultâneo de todas as peças de utilização

Leia mais

Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed

Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 Sumário 1 INSTALAÇÕES DE ESGOTO SANITÁRIO... 3 1.1 Sistemas de esgotos... 3 1.2 Itens do

Leia mais

Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções

Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções 1. INTRODUÇÃO - Relativo ao planejamento regional e urbano - Infra-estrutura: água, saneamento e energia - Representação

Leia mais

ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CÁLCULO PARA O DIMENSIONAMENTO DE TUBULAÇÕES DE REDE PREDIAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA - ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CÁLCULO PARA O DIMENSIONAMENTO DE TUBULAÇÕES DE REDE PREDIAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA - ESTUDO DE CASO ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CÁLCULO PARA O DIMENSIONAMENTO DE TUBULAÇÕES DE REDE PREDIAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA - ESTUDO DE CASO RESUMO Rodrigo Pereira Ferreira (1), Flávia Cauduro (2) UNESC Universidade do

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Aula 10 Instalações Hidrossanitárias Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, outubro de

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 03 REDE DE DISTRIUIÇÃO DE ÁGUA FRIA Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos REDE DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Instalações prediais de água fria

Instalações prediais de água fria Instalações prediais de água fria Introdução As instalações prediais de água fria são regidas por normas da ABNT que estão em constante evolução, sendo sujeitas a alterações com objetivo de adequá-las

Leia mais

Instalações Hidráulicas Prediais 11. Conteúdo

Instalações Hidráulicas Prediais 11. Conteúdo Instalações Hidráulicas Prediais 11 Conteúdo 1 O Sistema Predial de Água Fria... 17 1.1 Fontes de abastecimento... 17 1.2 Sistemas de distribuição... 19 1.2.1 Direto (da rede pública até os pontos de utilização,

Leia mais

PRO-SOL. LÍDER EM TECNOLOGIA PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. MAIS ECOEFICIÊNCIA EM COLETORES SOLARES.

PRO-SOL. LÍDER EM TECNOLOGIA PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. MAIS ECOEFICIÊNCIA EM COLETORES SOLARES. PRO-SOL. LÍDER EM TECNOLOGIA PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. MAIS ECOEFICIÊNCIA EM COLETORES SOLARES. Com tecnologia de superfície seletiva, os coletores PRO-SOL Qualidade, alto desempenho e durabilidade

Leia mais

Exercício Etapa 3 PEA Coletor solar: Aquecimento de Água

Exercício Etapa 3 PEA Coletor solar: Aquecimento de Água Exercício Etapa 3 PEA 3100 Coletor solar: Aquecimento de Água 1 Objetivo Realizar o cálculo do dimensionamento de um coletor solar para atendimento da energia térmica necessária para aquecimento de água

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 01 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil INST. HIDRÁULICAS AULA 01 7 semestre - Engenharia Civil EMENTA Elaborar projetos

Leia mais

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas. Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar Boas práticas O sistema de aquecimento solar e seus componentes O que é sistema de aquecimento solar (SAS) A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRÁULICO-SANITÁRIAS CÓDIGO: EHR031 CLASSIFICAÇÃO: OBRIGATORIA PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Os sistemas de aquecimento dividem-se em três tipos básicos: de aquecimento localizado, de passagem e de acumulação.

Os sistemas de aquecimento dividem-se em três tipos básicos: de aquecimento localizado, de passagem e de acumulação. Água quente nos banheiros: qual é a melhor opção de aquecedor, elétrico, gás ou solar? Central ou local Por Arq. Iberê M. Campos Ao projetar, construir ou reformar habitações o fornecimento de água quente

Leia mais

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO PROJECTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO 1/10 TERMO DE RESPONSABILIDADE José Henrique Galego Vicente, Engenheiro Técnico, titular do Bilhete de Identidade

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE - Dimensionamento

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE - Dimensionamento INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE - Dimensionamento Sistemas prediais de água quente Sistemas prediais de água quente As tubulações da rede de distribuição de água quente devem ser dimensionadas como

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MATERIAS NÃO CONVENCIONAIS EM SISTEMAS HIDRÁULICOS PREDIAIS

UTILIZAÇÃO DE MATERIAS NÃO CONVENCIONAIS EM SISTEMAS HIDRÁULICOS PREDIAIS UTILIZAÇÃO DE MATERIAS NÃO CONVENCIONAIS EM SISTEMAS HIDRÁULICOS PREDIAIS Alex Pereira Cabral (1), Maick Sousa Almeida (2), Robério Hermano Coelho Alencar (3), Vinycius Rufino dos Santos Silva (4) (1)

Leia mais

1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS

1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS CONTEÚDO 1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS... 23 Considerações gerais... 23 Prazos para reclamação de vícios e defeitos... 24 Responsabilidade do profissional pela reparação dos danos causados...

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS QUESTÕES VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ

MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS QUESTÕES VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: QUESTÕES SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: Capítulo 3 - Sistemas Prediais

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

1. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Localização no Website Tigre: Obra Predial Água Quente AQUATHERM Função: Condução de água em obras horizontais, verticais ou industriais. Aplicações: Instalações prediais e industriais de água quente e

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Qualidade e normas Aquecimento solar no Brasil Início mercado: 70 s Mercado crescido nos anos 80 Alguns fabricantes, projetistas e instaladores sem capacitação Descrédito

Leia mais

Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria. Instalações Hidrossanitárias Profª Bárbara Silvéria

Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria. Instalações Hidrossanitárias Profª Bárbara Silvéria Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria Instalações Hidrossanitárias Profª Bárbara Silvéria Instalações Prediais de Água Fria As instalações prediais de água fria são o conjunto de tubulações, conexões,

Leia mais

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2)

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2) Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2) Critérios para Dimensionamento Consumo máximo possível das Tubulações Este critério se baseia na hipótese do uso simultâneo de todas as peças de utilização

Leia mais

1. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

1. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Localização no Website Tigre: Obra Predial Água Quente AQUATHERM Função: Condução de água em obras horizontais, verticais ou industriais. Aplicações: Instalações prediais e industriais de água quente e

Leia mais

PROJECTO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUAS MEMÓRIA DESCRITIVA. Processo: Data: Outubro 10 Rev: A. Mod. (09) CP1_00

PROJECTO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUAS MEMÓRIA DESCRITIVA. Processo: Data: Outubro 10 Rev: A. Mod. (09) CP1_00 Mod. (09) CP1_00 SOCIEDADE POLIS LITORAL RIA FORMOSA, S.A. Elaboração de Projectos de Execução para a requalificação de espaços ribeirinhos, de parques públicos e percursos pedonais - Parque Ribeirinho

Leia mais

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2)

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2) Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria (Parte 2) Critérios para Dimensionamento das Tubulações Consumo máximo possível Somam-se as vazões das peças abastecidas e o dimensionamento pode ser estabelecido

Leia mais

QUE A SUA FAMÍLIA TODO CONFORTO MERECE AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS DE PASSAGEM LINHA AQUECEDOR DE ÁGUA PARA BANHO. O novo grau de conforto.

QUE A SUA FAMÍLIA TODO CONFORTO MERECE AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS DE PASSAGEM LINHA AQUECEDOR DE ÁGUA PARA BANHO. O novo grau de conforto. TO EN AM NÇ LA TODO CONFORTO QUE A SUA FAMÍLIA MERECE AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS DE PASSAGEM LINHA AQUECEDOR DE ÁGUA PARA BANHO O novo grau de conforto. A Rheem é uma empresa multinacional, fundada em São

Leia mais

MANUAL TÉCNICO AQUECEDOR SOLAR SOLETROL. Utilização Instalação Dados técnicos

MANUAL TÉCNICO AQUECEDOR SOLAR SOLETROL. Utilização Instalação Dados técnicos MANUAL TÉCNICO AQUECEDOR SOLAR SOLETROL Utilização Instalação Dados técnicos Importante Não instale e não use o seu Aquecedor Solar Soletrol antes de ler este manual. Edição 10/2002 APRESENTAÇÃO PARABÉNS!

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 03 REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA FRIA Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos REDE DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Componentes de Sistemas Solares Térmicos Energia Solar Térmica - 2014

Leia mais

PRESSÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS. Instalações Prediais

PRESSÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS. Instalações Prediais PRESSÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS Instalações Prediais Pressões Mínimas e Máximas Nas instalações prediais, consideram-se três tipos de pressão: a estática (pressão nos tubos com a água parada), a dinâmica (pressão

Leia mais

TODO CONFORTO QUE A SUA FAMÍLIA MERECE

TODO CONFORTO QUE A SUA FAMÍLIA MERECE TO EN M A Ç N LA TODO CONFORTO QUE A SUA FAMÍLIA MERECE AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS DE PASSAGEM LINHA AQUECEDOR DE ÁGUA PARA BANHO 00619mn01.indd 1 O novo grau de conforto. 07/03/2016 14:17:44 A Rheem é uma

Leia mais

PREDIAL ÁGUA QUENTE. Super CPVC FlowGuard Gold SUPER CPVC (11) (11) MORELI REPRESENTAÇÕES

PREDIAL ÁGUA QUENTE. Super CPVC FlowGuard Gold SUPER CPVC (11) (11) MORELI REPRESENTAÇÕES SUPER CPVC 31 Ficha Técnica de Produtos PREDIAL ÁGUA QUENTE Descrição O são Tubos e Conexões para condução de água quente e fria nas instalações hidráulicas. Características Produzido com um termoplástico

Leia mais

SISTEMAS PREDIAIS I. Sistemas Prediais de Suprimento de Água Fria - Dimensionamento. PCC Sistemas Prediais I 1

SISTEMAS PREDIAIS I. Sistemas Prediais de Suprimento de Água Fria - Dimensionamento. PCC Sistemas Prediais I 1 PCC-2465 SISTEMAS PREDIAIS I Sistemas Prediais de Suprimento de Água Fria - Dimensionamento PCC-2465 - Sistemas Prediais I 1 Sistema Predial de Água Fria RS Barrilete Coluna de distribuição Ramal Sub-ramal

Leia mais

Apresentação. Realizamos manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e painéis.

Apresentação. Realizamos manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e painéis. Apresentação A Sanpat Solar é uma empresa especializada em instalações e equipamentos de aquecimento de água através da energia solar, a gás e elétrico. Realizamos manutenções preventivas e corretivas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA QUENTE EM INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E CONSUMO DE ÁGUA

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA QUENTE EM INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Otávio Silva Camargo IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA QUENTE EM INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS:

Leia mais

Onde: Q: vazão da bomba (m 3 /s); H: altura manométrica da bomba (m); P: potência da bomba (W); N: velocidade de rotação da bomba (rpm).

Onde: Q: vazão da bomba (m 3 /s); H: altura manométrica da bomba (m); P: potência da bomba (W); N: velocidade de rotação da bomba (rpm). Caderno de Questões - Engenharia Civil: idráulica, Água Fria, Água Quente, Esgotos e Águas Pluviais Vol. 60.(AL-MS/FCC/06) O sistema de recalque de água de um prédio residencial foi projetado para funcionar

Leia mais

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Palestra: Integração entre sistemas de aquecimento de água José Jorge Chaguri Jr. Engenheiro e Mestre em Energia, Diretor da

Leia mais

GÁS. . Amanco Gás 182

GÁS. . Amanco Gás 182 GÁS 8. 182 1 12 1 Tubo Multicamada a 12 Joelho 90 AMANCO GÁS 8 A Linha é formada por tubos e conexões que conduzem gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural (GN) em edificações. As conexões são fabricadas

Leia mais

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA 2 SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA FRIA É formado pelas tubulações,

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE Apresentação Introdução Classificação dos Sistemas Prediais de Água Quente: Quanto à Concepção: Sistema Individual Sistema Central Privado Sistema Central Coletivo Quanto

Leia mais

Reservatórios: 01 reservatório de 1000 litros de capacidade em fibra de vidro.

Reservatórios: 01 reservatório de 1000 litros de capacidade em fibra de vidro. MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO HIDROSSANITÁRIO Obra: CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE FENACHAMP End.: Rua Campo Experimental, 190 - Bairro São Miguel Garibaldi DESCRIMINAÇÕES: A construção desta unidade de saúde

Leia mais

Catálogo de produtos

Catálogo de produtos Catálogo de produtos Karimbó - Guaratinguetá Karimbó - Guaratinguetá Edifício residencial em Belo Horizonte Karimbó - Guaratinguetá Edifício com medição individual Um novo conceito em energia solar Os

Leia mais

4 DEFINIÇÕES BÁSICAS APLICÁVEIS AOS GASES COMBUSTÍVEIS

4 DEFINIÇÕES BÁSICAS APLICÁVEIS AOS GASES COMBUSTÍVEIS Agradecimentos Nota a 1.ª Edição Nota a 2.ª Edição Como utilizar este manual Abreviaturas e Acrónimos Capítulo I Grandezas, Definições e Simbologia 1 INTRODUÇÃO 1.1 Breve Resumo Histórico 1.2 O Gás nas

Leia mais

1. Instalações Prediais de Água Fria Terminologia Informações gerais Responsabilidade técnica...4

1. Instalações Prediais de Água Fria Terminologia Informações gerais Responsabilidade técnica...4 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Sumário 1. Instalações Prediais de Água Fria...2 1.1. Terminologia...2 1.2. Informações gerais...4 1.2.1. Responsabilidade técnica...4 1.2.2. Exigências a serem observadas

Leia mais

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Os termoacumuladores eléctricos, mais conhecidos por cilindros eléctricos, são o meio convencional para abastecimento de água quente. Eles

Leia mais

Aplicação: Aquecimento de água

Aplicação: Aquecimento de água PEA 3100 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Fontes de Energia : Energia Solar Aplicação: Aquecimento de água slide 1 / 38 Energia Solar POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia térmica A baixa temperatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Adução de Água DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Adução Adutoras são canalizações dos sistemas

Leia mais

do ar. Por isso usam menos energia elétrica, o que resulta em alta economia. As bombas de calor Fasterm aquecem a água retirando o calor

do ar. Por isso usam menos energia elétrica, o que resulta em alta economia. As bombas de calor Fasterm aquecem a água retirando o calor WWW.FASTERM.COM.BR BOMBA DE CALOR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA COM ALTA ECONOMIA CONHEÇA NOSSOS CASOS DE SUCESSO E SAIBA COMO ECONOMIZAR A FASTERM A FASTERM TEM UMA LINHA DE SOLUÇÕES DE AQUECIMENTO DA ÁGUA

Leia mais

Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações Hidráulicas Prediais Instalações Hidráulicas Prediais Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário Aula -01 Prof.: Guilherme Nanni Grabowski Instalação predial de Esgoto Sanitário Tem por finalidade o transporte de todo o efluente

Leia mais

Qualificação de pessoas no processo construtivo de edificações Perfil profissional do instalador hidráulico predial

Qualificação de pessoas no processo construtivo de edificações Perfil profissional do instalador hidráulico predial ABNT NBR 15932 Qualificação de pessoas no processo construtivo de edificações Perfil profissional do instalador hidráulico predial Março/2017 Histórico A ABNT NBR 15932 teve sua publicação e validação

Leia mais

Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações

Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações Apresentação Eficiência energética em edificações Panorama internacional O caso Brasileiro PBE Edificação Custos nas instalações Eficiência energética

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia ANEXO VIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 1. Os projetos de instalações hidrossanitárias deverão atender às recomendações e especificações

Leia mais

Norma NBR Esta norma se destina a definir os critério de instalação de aparelhos a gás com potencia até 80 Kw.

Norma NBR Esta norma se destina a definir os critério de instalação de aparelhos a gás com potencia até 80 Kw. Bem-vindos! Norma NBR 13103 Esta norma se destina a definir os critério de instalação de aparelhos a gás com potencia até 80 Kw. Adequação para Exausta Forçado O Local de instalação de aparelhos a gás

Leia mais

20/09/2012 SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE

20/09/2012 SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE Sistema composto por tubos, reservatórios, peças de utilização, equipamentos e outros componentes, destinado a conduzir água quente* aos pontos de utilização. *NBR 7198 (ABNT, 1993): temperatura de, no

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Instalações Prediais de Água Fria Como todo projeto, em engenharia civil, deve seguir a Norma Técnica do assunto NBR 5626 Instalação Predial de Água Fria 1998

Leia mais

1. Vaso de Expansão Definição:

1. Vaso de Expansão Definição: Prezados colegas técnicos, Neste boletim técnico aprofundaremos nossos conhecimentos sobre o Vaso de Expansão. Definição, suas partes, funcionamento, dimensionamento, calibração e instalação. Espero contribuir

Leia mais

DESENHO TÉCNICO III PROJETO HIDRÁULICO

DESENHO TÉCNICO III PROJETO HIDRÁULICO DESENHO TÉCNICO III PROJETO HIDRÁULICO 2010.1 Profs. Carolina Puttini e Mariana Gusmão INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA POTÁVEL Os principais objetivos de um projeto desse tipo de instalação são: Fornecimento

Leia mais

TRANSFORME SEU BANHO EM UM MOMENTO INESQUECÍVEL.

TRANSFORME SEU BANHO EM UM MOMENTO INESQUECÍVEL. LANÇAMENTO TRANSFORME SEU BANHO EM UM MOMENTO INESQUECÍVEL. Aquecedor de Água a Gás de Passagem Aquecedor de Água para Banho O novo grau de conforto. SOFISTICAÇÃO Aparelhos na cor branca e novo acabamento

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA

INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA ENERGIA PRIMÁRIA CONCEITO Forma de energia disponível na natureza que não foi submetida a qualquer processo de conversão ou transformação. É a energia

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 03 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil CONTEÚDO DA AULA REDE DE DISTRIBUIÇÃO BARRILETE COLUNAS, RAMAIS, SUB-RAMAIS MATERIAIS

Leia mais

CONFORTO DO SISTEMA HIDRÁULICO: DISTRIBUIÇÃO DESCENDENTE E MISTA EM UM APARTAMENTO DUPLEX

CONFORTO DO SISTEMA HIDRÁULICO: DISTRIBUIÇÃO DESCENDENTE E MISTA EM UM APARTAMENTO DUPLEX CONFORTO DO SISTEMA HIDRÁULICO: DISTRIBUIÇÃO DESCENDENTE E MISTA EM UM APARTAMENTO DUPLEX RESUMO Gustavo da Rosa Machado (1), Nestor Back (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1) gustavo_machado_@hotmail.com,

Leia mais

Exercício Etapa 3 PEA 2200 / PEA Coletor solar : Aquecimento de água

Exercício Etapa 3 PEA 2200 / PEA Coletor solar : Aquecimento de água 1- Objetivos Exercício Etapa 3 PEA 2200 / PEA 3100 Coletor solar : Aquecimento de água Esta terceira etapa do exercício tem os seguintes objetivos: Substituir a tecnologia utilizada no aquecimento de água

Leia mais

Innovo. Esquentador de condensação de elevada eficiência IR /20-160/12-200/20-200/24-245/32-245/ /32-285/ Innovation has a name.

Innovo. Esquentador de condensação de elevada eficiência IR /20-160/12-200/20-200/24-245/32-245/ /32-285/ Innovation has a name. Esquentador de condensação de elevada eficiência IR 12-160/20-160/12-200/20-200/24-245/32-245/ 24-285/32-285/32-380 Esquentador de condensação com circuito totalmente estanque de elevada eficiência Sistema

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA CARINE ALCANTARA DE JESUS ELÓRAH REGINA DINIZ ROCHA MAUREEN CRISTINE PEREIRA DA SILVA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA CARINE ALCANTARA DE JESUS ELÓRAH REGINA DINIZ ROCHA MAUREEN CRISTINE PEREIRA DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA CARINE ALCANTARA DE JESUS ELÓRAH REGINA DINIZ ROCHA MAUREEN CRISTINE PEREIRA DA SILVA MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO PROJETO HIDRÁULICO RESIDÊNCIA ÁGUA FRIA E ÁGUA QUENTE

Leia mais

Dimensionamento das Instalações de Água Fria

Dimensionamento das Instalações de Água Fria Dimensionamento das Instalações de Água Fria Dimensionamento é o ato de determinar dimensões e grandezas. As instalações de água fria devem ser projetadas e construídas de modo a: Garantir o fornecimento

Leia mais

KIT 6 banhos/dia. Procedimento de Instalação e Garantia:

KIT 6 banhos/dia. Procedimento de Instalação e Garantia: KIT 6 banhos/dia Esse Kit foi desenvolvido um aquecimento de água, através da energia solar, suficiente para aquecer a água e gerar até 6 banhos confortáveis e diários de 5 a 6 minutos cada ou 3 banhos

Leia mais

AQUECEDORES SOLARES COMPACTOS. Chuveiro Solar Topsol e Chuveiro Solar Topsol Max

AQUECEDORES SOLARES COMPACTOS. Chuveiro Solar Topsol e Chuveiro Solar Topsol Max Soletrol apresenta suas novidades em aquecimento solar de água Aquecedores solares compactos e ultracompactos de fácil instalação, além de reservatórios termoplásticos para todo tipo de água e aquecedores

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 15 Instalações Prediais de Esgoto Sanitário Profª Heloise G. Knapik 1 Instalações prediais de esgotamento

Leia mais

Esgoto sanitário: tubos e conexões

Esgoto sanitário: tubos e conexões Esgoto sanitário: tubos e conexões Introdução Um sistema de esgoto sanitário eficiente é de suma importância para a garantia da saúde pública e da qualidade do corpo hídrico. Os esgotos quando lançados

Leia mais

CNPJ: / INSC. ESTADUAL:

CNPJ: / INSC. ESTADUAL: ANEXO V Padrões Técnicos a serem obedecidos quando da elaboração do Projeto Hidráulico que permita a Medição Individualizada nas Unidades Usuárias de Condomínios Horizontais ou Verticais I Instalação do

Leia mais

O GÁS LP E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O GÁS LP E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA O GÁS LP E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ABORDAGENS E TEMAS Histórico do trabalho junto ao Sindigás Contextualização da eficiência e o papel do gás LP O modelo de etiquetagem de edifícios

Leia mais