SEMINÁRIO Sistema de Arquivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO Sistema de Arquivos"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC SISTEMAS OPERACIONAIS SEMINÁRIO Sistema de Arquivos Alunos: Guilherme Yuji Tuyama Kauê Vidal Ricardo Koiti Sato Rogério Kiyoshi Kaneko

2 EXT3 Extended File System 3

3 MinixFS Inicialmente o Linux trabalhava com o mesmo sistema de arquivos do Minix, o MinixFS; Porém, esse sistema era muito limitado: Endereços de blocos de dados com 16 bits; Partições com no máximo 64 MB; Nomes de arquivo com no máximo 14 caracteres.

4 EXT Devido a essas limitações, Rémy Card criou um novo sistema voltado especificamente para o Linux, o EXT. Ele foi incluído no Linux 0.96c em julho de Embora fosse superior ao MinixFS ( suportava partições de até 2GB e os nomes de arquivos podiam ter até 255 caracteres), tinha um baixo desempenho e problemas de fragmentação de arquivos.

5 EXT2 Já em 1993, surgem o EXT2 (também criado por Rémy Card) e o Xia FS. O EXT2 suportava partições de até 32TB, porém sem nenhum sistema de tolerância a falhas: Se o sistema fosse desligado de maneira incorreta, era necessário usar um programa para verificar erros no disco (processo muito demorado).

6 Sistemas de Arquivos Com Registros de Mudanças Para resolver os problemas de inconsistência do sistema de arquivos (que surgem após desligar o sistema incorretamente), surgem os sistemas de arquivos com registros de mudanças. Nesses sistemas todas as mudanças efetuadas são armazenadas no sistema de arquivos (em intervalos de tempo pré-definidos). Caso ocorra algum problema, essas informações podem ser usadas para evitar que dados sejam corrompidos.

7 EXT3 Em 1999 lançou-se o EXT3. Uma continuação do EXT2. Compatível com o EXT2. Surgiu com a proposta de suprir uma das maiores deficiências do EXT2, a incapacidade de se recuperar de falhas de forma eficiente. Para isso, o EXT3 surge como um sistema de arquivos com registro de mudanças. Sendo assim, todas as alterações realizadas são armazenadas pelo sistema de arquivos. Se houver uma falha, o sistema pode ser reparado muito mais rapidamente.

8 EXT3 Apresenta três modos de operação possíveis: Cada um deles apresenta suas próprias características relacionadas a que dados gravar e em que intervalo de tempo.

9 Modos de operação Modo gravação: Apenas informações sobre a estrutura de sistema de arquivos são armazenadas (em momentos de inatividade), isto é, somente os metadados são gravados. Problema: Pode ocorrer corrupção de dados (dados não chegaram a ser gravados, mas as mudanças nos metadados foram armazenadas).

10 Modos de operação Modo solicitado: é feita uma cópia de segurança de todos os arquivos modificados ainda não gravados no disco. Ou seja, os dados são gravados antes do diário. Na recuperação ambos estarão consistentes.

11 Modos de operação Modo dados: Após o término de cada operação tanto dados como metadados são armazenados no diário. Com isso há uma perda de desempenho (gravação deve der feita no arquivo e no diário), porém tanto os dados como o sistema de arquivos estarão consistentes após uma possível recuperação.

12 Problemas do EXT3 Por ser uma extensão do EXT2, não possui diversos recursos que outros sistemas de arquivos com registros de mudanças possuem. Seu desempenho é menor que o de seus principais concorrentes.

13 ReiserFs O sistema de arquivos ReiserFS teve sua primeira aparição no ano de 2001 Foi criado por Hans Reiser, responsável também pela criação da NAMESYS empresa responśavel por gerenciar os trabalhos do projeto. Empresa não opera comercialmente desde 2007.

14 ReiserFs Características: -Journaling: Recurso responsável por manter a integridade dos dados em caso de, por exemplo, erros no sistema causados por desligamento incorreto ou por alguma falha de hardware. -Suporte a arquivos com mais de 2GB. - Os objetos do sistema de arquivos são organizados utilizando uma estrutura de dados chamado Árvore B+

15 ReiserFs Com o journaling, o sistema registra em uma área especial chamada "journal" ou "log", as ações que serão feitas nos arquivos. Depois de realizadas e tidas como concluídas, as ações são apagadas. Diferente do sistema Ext3, as técnicas de Journaling se limitam aos metadados.

16 ReiserFs O ReiserFS trata toda a partição como se fosse uma única tabela de banco de dados contendo diretórios, arquivos e metadados dentro de uma mesma árvore, utilizando o esquema B+Tree para organizar e localizá-los. Usa árvores balanceadas para tornar a busca de arquivos, informações sobre segurança e outros metadados eficientes.

17 ReiserFs Basicamente, todos esses itens são classificados em: Inodes: onde são classificadas as informações referentes a cada arquivo, isto é, os metadados. Direct items: são os arquivos em si, mas quando armazenados nas "folhas" das sub-árvores e, embora tenham tamanho variável, são compostos por blocos de dados pequenos. Indirect items: São os blocos maiores não são incluídos nas árvores (por isso recebem esse nome) e são "localizáveis" por ponteiros que indicam onde estão armazenados

18 ReiserFs O ReiserFS é rápido. Seu ganho de velocidade em relação a outros sistemas de arquivos varia de acordo com cada operação em disco. Para arquivos grandes, a leitura/escrita é limitada pela velocidade do dispositivo de armazenamento e pelo canal de entrada e saída da controladora de discos. A abertura de arquivos requer a leitura dos metadados, armazenados no inode em uma área distinta dos dados. Após localizar a entrada referente ao arquivo, o sistema realiza a leitura nos setores que contem os dados.

19 ReiserFs Alocação dinâmica de inodes: diferente do Ext3 que dispõe tamanho fixo, o ReiserFS aloca o tamanho exato que o arquivo necessita. Isso faz com que o espaço em disco seja melhor aproveitado. Mas em contrapartida pode exigir mais recurso de processamento pois há maior fragmentação de dados.

20 Reiser4 Reiser4 é o sucessor do ReiserFS. Ele oferece: Journaling mais eficiente; Melhor suporte a grandes quantidades de arquivos pequenos; Gerenciamento mais rápido de diretórios com muitos arquivos (na casa dos milhares); Estrutura de arquivos dinamicamente otimizada; Transações atômicas na modificação do sistema de arquivos. Neste caso, uma operação só pode ser tida como concluída se executada por completo, ou seja, não há meio termo: ou está feito ou não está.

21 NTFS O NTFS (New Technology File System - Sistema de Arquivos de Nova Tecnologia) é o sistema de arquivos mais utilizado por computadores baseados em Windows NT, incluindo o 2000 e o XP.

22 NTFS - Principais Características Confiabilidade: O NTFS foi criado para ser o mais confiável possível e necessitar do mínimo possível de manutenção ao sistema de arquivos. Expansibilidade: Um sistema de arquivos feito para servidores não pode se dar ao luxo de suportar apenas os discos rígidos mais comuns. Ao contrário do FAT, que somente suporta partições de 4Gb, o NTFS foi desenhado para suportar discos de até 16 exabytes (2 64 bytes).

23 NTFS - Principais Características Eficiência: O FAT desperdiçava enormes quantidades de espaço em disco. Com o NTFS, esses desperdícios foram evitados ao máximo. O NTFS não lida com os setores individuais de um disco, mas em vez disso utiliza clusters como a unidade de alocação de disco. Tamanho da Partição até 512Mb até 1GB até 2GB acima de 2GB Tamanho do Cluster 512 bytes 1KB 2KB 4KB

24 NTFS - Principais Características Segurança: Através de permissões de arquivos e pastas, o NTFS permite controlar o acesso aos dados. Nomes de arquivos: Ao contrário do FAT (16 bits), o NTFS suporta nomes de arquivos e pastas com até 255 caracteres.

25 NTFS Cada arquivo no NTFS é descrito por um ou mais registros em um array armazenado em um arquivo especial, chamado tabela mestra de arquivos (MFT - Master File Table). O arquivo MFT é o arquivo mais importante do NTFS. Esta tabela armazena todos os atributos que um arquivo pode conter, e cada arquivo ou pasta tem uma entrada na MFT. Vários outros atributos existem, mas os principais são: Standard Information Attribute ou Atributo Padrão de Informações: Neste atributo estão contidas informações sobre quando o arquivo foi criado, modificado, ou acessado pela última vez

26 NTFS File Name Attribute ou Atributo de Nome do Arquivo: Como o próprio nome já sugere, este atributo armazena o nome do arquivo. Data Attribute ou Atributo de Dados: Aqui é armazenado o conteúdo do arquivo: Security Descriptor Atribute ou Atributo Descritor de Segurança: Este atributo contém as configurações de segurança do arquivo.

27 NTFS - Metadados Arquivos de metadados são arquivos contendo informações sobre o volume em si. São criados automaticamente na formatação e armazenados no começo do volume. As primeiras 16 entradas da MFT são reservadas a esses arquivos. Alguns desses arquivos de metadados são: $MFT: A própria MFT é um arquivo e, por isso, deve ter uma entrada na MFT. $MFTMirr: Espelho das primeiras 16 entradas da MFT, para que os arquivos de metadados possam ser acessados em caso de corrupção da MFT original.

28 NTFS - Metadados $LogFile: Contém o log de transações do NTFS $Volume: Informações sobre o volume, como versão do NTFS e data de criação. $AttrDef: Define os tipos de atributos disponíveis para serem utilizados em arquivos e pastas NTFS. "." (ponto, sem aspas): Contém um indicador para o diretório ou pasta raiz (topo da herarquia) do volume. $Bitmap: Mapa que descreve quais clusters estão utilizados no momento e quais estão disponíveis para gravação de dados.

29 NTFS - Metadados $Boot: Contém a cópia do código de boot do volume ou um indicador para ela. $BadClus: Lista os clusters defeituosos do volume, para garantir que o sistema de arquivos não os utilize. $Quota: Arquivo contendo a tabela de utilização das cotas de disco. $UpCase: Tabela que contém informações de como converter os nomes de arquivos para o formato Unicode (formato que universalizou a forma de representação de caracteres em computadores, permitindo milhares de caracteres diferentes, suportando assim inclusive línguas Asiáticas, como o Japonês).

30 Google File System Computação de Sistema Distribuído Desempenho Escalabilidade Confiabilidade Disponibilidade

31 Google File System -Interface Arquivos organizados hierarquicamente Suporte de operações usuais em arquivos criar, deletar, ler, escrever, abrir e fechar Snapshot Record Append

32 Google File System -Arquitetura Cluster de Computadores GFS Master Chunkservers GFS Client

33 Google File System -Arquitetura

34 Google File System -Arquitetura Arquivos Divididos em partes de 64MB (Chunk) Chunk handle 64 bits Confiabilidade Cada chunk é replicado em diferentes chunckservers

35 Google File System -Arquitetura Master Armazena os metadados do sistema de arquivos metadados : namespaces, informação do controle de acesso, mapeamento de arquivos para os chunks e localização atual dos chunks Controle de atividades gerais do sistema Gerenciamento do empréstimo de chuncks Coleta de lixo Migração de chunks entre chunkservers Comunicação periódica com os chunkservers

36 Google File System -Arquitetura Chunkservers Client Armazena chunks em disco como arquivos Linux Comunica com o master e os chunkservers Metadados obtidos pelo master Qualquer outra comunicação de dados é feita diretamente com os chunkservers - Ambos, client e chunkservers, não fazem uso de cache para os arquivos

37 Google File System -Escrita Client Chunkserver secundário Chunkserver primário Master 3 6 Chunkserver secundário 5

38 Google File System -Leitura Client 3 Chunkserver # Chunkserver #2 Master Chunkserver #3

39 Google File System htm/printable

40 Referências Bibliográficas Guia do Hardware - EXT3. termos técnicos do GdH. Disponível em: guiadohardware.net/termos/ext3 Acessado em 3 de agosto de M. Tim Jones.IBM. Anatomia dos Sistemas de Arquivos de journaling do Linux - Disponível em: < com/developerworks/br/library/l-journalingfilesystems/> Acessado em 3 de agosto de 2010.

41 Referências Bibliográficas br/conteudo/modelos/tudo-sobre- NTFS_a4519_z0.aspx (Acessado em 3 de agosto de 2010) php?p=cap5-18 (Acessado em 3 de agosto de 2010)

42 Referencias Bibliográficas namesys.com/ EXT3-e-ReiserFS-no-GNU-Linux/?pagina=

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Os sistemas de arquivos é a parte do SO responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso,

Leia mais

Sistemas de Arquivos. (Aula 23)

Sistemas de Arquivos. (Aula 23) Sistemas de Arquivos (Aula 23) Funções de um SO Gerência de processos Gerência de memória Gerência de Arquivos Gerência de I/O Sistema de Proteção 2 Sistemas Operacionais 2008/1 Necessidade de Armazenamento

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade II

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems)

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Aula 11 Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Problema Sistemas de arquivos simples podem apresentar problemas. Por exemplo, em casos de queda de energia, durante uma operação qualquer

Leia mais

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes.

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Sistema de Arquivos Introdução Sistemas de Diretórios Gerenciamento de Entrada e Saída; Problemas de alocação em memória Perda

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 1 O que é um sistema de arquivos? O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3. Brasil Creative Commons. Para visualizar uma

Leia mais

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

O que é um sistema de arquivos?

O que é um sistema de arquivos? Sistemas de arquivos FAT16 e FAT32 Introdução FAT16 e FAT 32 são nomes de sistemas de arquivos (file systems) utilizados por padrão em versões antigas do sistema operacional Windows (como o Windows 98,

Leia mais

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Aula 19 Arquivo é a unidade de armazenamento de informações Para implementar

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais SISTEMA DE ARQUIVOS SUMÁRIO 7. SISTEMA DE ARQUIVOS: 7.1 Introdução; 7.2 s; 7.3 Diretórios; 7.4 Gerência de Espaço Livre em Disco; 7.5 Gerência de Alocação de

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos 1 Sistemas de Arquivos Prof. Clodoaldo Ap. Moraes Lima 1 FAT; NTFS; SunNFS; Ext2/3; Sistemas de Arquivos - Exemplos 2 2 FAT MS-DOS Limite de nome de arquivo 8 + 3 (8.3) caracteres; Hierarquia de diretórios

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Uma funcionalidade presente em quase toda a história dos computadores é a possibilidade de armazenar informações de forma persistente Uma abstração principal acompanhou

Leia mais

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Sistema de Arquivos slide 1 Sistemas de arquivos Condições essenciais para armazenamento de informações por um longo prazo: Deve ser possível armazenar uma grande quantidade de informação A informação

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

Implementação de Diretórios (1)

Implementação de Diretórios (1) Implementação de Diretórios (1) Ao abrir um arquivo, o SO usa o caminho para localizar a entrada no diretório. A entrada no diretório fornece informações para localizar os blocos de disco. Endereço de

Leia mais

The Google File System

The Google File System The Google File System Mycke Richard Guntijo 1, Renato G. Borges Júnior 1, Tauan Nascimento de Almeida 1 1 Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás (UFG) Caixa Postal 131 CEP 74001 970 Goiânia

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos Introdução aos Sistemas Operacionais Subsistema de Arquivos Eleri Cardozo FEEC/Unicamp Subsistema de Arquivos O subsistema de arquivos deve prover soluções para as seguintes questões: Como a informação

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em:

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em: SUMÁRIO 1 Definição de MBR... 2 2 - Qual a diferença entre MBR e GPT?... 3 2.1 - Master Boot Record (MBR)... 3 2.2 - Guid Partition Table (GPT)... 4 3 Partições de disco rígido baseado em BIOS/MBR... 5

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes.

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes. Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Sistema de Arquivos Mecanismo que provê armazenamento e acesso a dados e programas do Sistema Operacional e do usuário;

Leia mais

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos Sobre a apresentação (About the slides) Os slides e figuras dessa apresentação foram criados por Silberschatz, Galvin e Gagne em 2009. Esse apresentação

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br

Sistemas de Arquivos. Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br Sistemas de Arquivos Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br Tadeu Ferreira IFRN 2016 Sistemas de Arquivos Objetivos Armazenar uma quantidade

Leia mais

O que faz? De tudo um pouco.

O que faz? De tudo um pouco. Sistema de arquivos O que faz? De tudo um pouco. Principalmente faz o controle dos arquivos armazenados em disco tanto do SO como dos usuários (abertura, acesso, consistência, etc.) Mas também inclui funções

Leia mais

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos no Linux. Sistemas de Arquivos Linux. Nesta Aula. EXT2 e Suas Versões Posteriores

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos no Linux. Sistemas de Arquivos Linux. Nesta Aula. EXT2 e Suas Versões Posteriores GSI08 Sistemas Operacionais 3/0/0 Sistemas de Arquivos no Linux Na Aula Anterior... Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Nesta Aula Sistemas de

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux 2: Threads, Escalonamento, Gerenciamento de Memória e Sistemas de Arquivos

Sistemas Operacionais II. Linux 2: Threads, Escalonamento, Gerenciamento de Memória e Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais II Linux 2: Threads, Escalonamento, Gerenciamento de Memória e Sistemas de Arquivos Threads Suporte a threads no núcleo; Foi definida uma nova chamada ao sistema não presente no Unix:

Leia mais

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Cristina D. A. Ciferri Thiago A. S. Pardo Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Moacir Ponti Jr. Armazenamento de Dados Armazenamento primário memória

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA Prof. Hélio Esperidião DEFINIÇÕES DE ARQUIVOS Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com

Leia mais

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 SISTEMAS DE ARQUIVOS 1. Conceito Os sistemas operacionais (SO) são, no sentido mais amplo, um conjunto de programas e arquivos que criam uma interface entre o usuário, seus

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO O Sistema de Arquivos é o modo como as informações são armazenadas nos dispositivos físicos de armazenamento, exemplo

Leia mais

Introdução. Princípios

Introdução. Princípios Introdução MSPC Computadores precisam de dispositivos que armazenem informações de forma não volátil (isto é, permanecem mesmo depois de desligados) e que permitam a inclusão, exclusão ou modificação das

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Sistemas de Arquivos Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Implementação de Diretórios (1) Contém informações que permitem acessar os arquivos As entradas do diretório fornecem informações para encontrar

Leia mais

Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado

Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado Valença Ba, 27 de nov. 2010 O que é Sistema de arquivos? E a parte do sistema responsável pela gerência dos arquivo, e é

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Requisitos de armazenamento Persistência Uma vez escritos, dados não podem ser perdidos Flexibilidade Volume de dados pode crescer e diminuir

Leia mais

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco Organização da informação no disco Armazenamento Secundário Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Disco: conjunto de pratos empilhados Dados são gravados nas superfícies

Leia mais

Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos. PCF André Caricatti

Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos. PCF André Caricatti Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos PCF André Caricatti Brasília (DF), dezembro de 2006 Armazenamento de Informações I. O Nível Físico II. O Nível Lógico Mídias Magnéticas Partículas magnetizadas

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO Prof. Hélio Esperidião Definições de Arquivos Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com um nome ou outra referência

Leia mais

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim 2011 Baseado no materiais de Leandro C. Cintra e M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Organização da informação no disco

Leia mais

Do Inglês HARD DISK inicialmente designado Winchester (nome de código da IBM durante o desenvolvimento do projecto)

Do Inglês HARD DISK inicialmente designado Winchester (nome de código da IBM durante o desenvolvimento do projecto) O DISCO RÍGIDO 1 Do Inglês HARD DISK inicialmente designado Winchester (nome de código da IBM durante o desenvolvimento do projecto) Parte do computador onde são armazenados os dados DE FORMA PERMANENTE

Leia mais

Lista - RAID. c) Redundância d) Capacidade

Lista - RAID. c) Redundância d) Capacidade Lista - RAID 1. O principal objetivo do RAID é a a) Autenticidade b) Compactação c) Redundância d) Capacidade e) Qualidade 2. As soluções de RAID 1 necessitam de, no mínimo, dois discos, possuem bom desempenho

Leia mais

Sistemas de Arquivos

Sistemas de Arquivos Sistemas de Arquivos Problemas da alocação em RAM Baixa capacidade Volatilidade Solução: uso de arquivos Conceito de arquivo Espaço endereços lógico contíguo Coleção informações correlatas com mesmo nome

Leia mais

ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft?

ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft? ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft? Date : 12 de Julho de 2017 O novo sistema de ficheiros da Microsoft, o ReFS, foi originalmente introduzido no Windows Server 2012. Concebido

Leia mais

Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba

Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba Introdução HDFS Arquitetura Leitura e escrita Distribuição de nós Controle de réplicas Balancer MapReduce Conclusão Aplicações web com grandes quantidades de dados

Leia mais

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III. Informática 01- Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos a respeito e software em I - Nome é um atributo básico de um arquivo que consiste no nome simbólico atribuído a um arquivo.

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 21: Sistemas de Arquivos Diego Passos Conceitos Básicos Arquivo Unidade lógica de armazenamento de informação. Contém bytes que representam uma ou mais informações

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 8-1. Gerenciamentos em Sistema Operacional Linux (Texto modificado de Silas Silva, 2007) Os mecanismos de gerência do Linux são um tanto distintos de outros sistemas operacionais, visto que este

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização dos arquivos Estrutura de diretório Gerência de espaço livre Gerência de alocação de arquivos em disco Proteção

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

9 Sistemas de ficheiros

9 Sistemas de ficheiros 9 Sistemas de ficheiros Ficheiros Directórios Implementações de sistemas de ficheiros Exemplos de sistemas de ficheiros 1 Informação a longo-prazo 1. Deve guardar grandes quantidades de dados 2. A informação

Leia mais

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Sistema de Arquivos slide 2 Sistemas de arquivos Condições essenciais para armazenamento de informações por um longo prazo: Deve ser possível armazenar uma grande quantidade de informação A informação

Leia mais

O que é um Arquivo? 2 /18

O que é um Arquivo? 2 /18 Sistema de Arquivos O que é um Arquivo? Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento

Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento Sistemas de Arquivos Gerenciamento de Armazenamento Arquivos Conforme discutimos anteriormente, um arquivo é um conjunto de bytes que representa dados, instruções ou ambos ao mesmo tempo. As finalidades

Leia mais

Como criar utilizadores

Como criar utilizadores Como criar utilizadores Existem três tipos de contas de Utilizadores, que contém toda a informação referente a um utilizador do domínio, nomeadamente: nome; password; grupos a que pertence no domínio,

Leia mais

Servidores de Rede - Hardware - RAID 24/06/2014 CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE

Servidores de Rede - Hardware - RAID 24/06/2014 CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Gilson.Guedes.RO@Gmail.com 1 1 No VirtualBox, selecione a Máquina virtual do Servidor e Clique em configurações

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Capítulo 6. Sistemas Operacionais João Bosco Junior -

Sistemas de Arquivos. Capítulo 6. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - Capítulo 6 Afirmações: Sistemas de Arquivos Introdução Informações devem sobreviver a desligamentos do sistema (Persistência). Usuário não quer se preocupar em localizar os blocos onde estão os seus dados

Leia mais

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT 1 É a parte do Sistema Operacional mais visível ao usuário Os arquivos de um sistema

Leia mais

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache Departamento de Ciência da Computação - UFF Principal Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Principal ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória

Leia mais

Sistemas de Ficheiros

Sistemas de Ficheiros Paulo Sérgio Almeida Grupo de Sistemas Distribuídos Departamento de Informática Universidade do Minho 2005/2006 Ficheiro Ficheiros Unidade lógica de armazenamento Espaço de endereçamento lógico contíguo

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Implementação são implementados através da criação, para cada arquivo no sistema, de uma estrutura de dados Descritor de arquivo

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Sistemas de Arquivos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Sistemas de Arquivos Prof. Marciano dos Santos Dionizio Formatação Física Originalmente, os discos magnéticos do HD são um terreno inexplorado. Para que os dados possam ser armazenados e lidos de forma

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização de arquivos Operações de E/S Estrutura de diretórios Gerência de espaço livre Gerência de alocação de espaços

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL MEMÓRIA Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são manipuladas pelo sistema para que possam ser recuperadas

Leia mais

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos - Daniel Nogueira 20938 - Felipe Castro Simões 21525 Sumário 1. Introdução 2. Sistemas de

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 8 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 8-28/09/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word Tutorial:

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

Aula 04. Evandro Deliberal

Aula 04. Evandro Deliberal Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal O que é Replicação repetir ou repetir-se por produção ou multiplicação = reproduzir Definição Mecanismo que

Leia mais

Sistema de Arquivos EXT3

Sistema de Arquivos EXT3 Sistema de Arquivos EXT3 Introdução Ext3 é uma nova versão do Ext2. Possui as mesmas estruturas do ext2, além de adicionar as propriedades do Journal. O uso do Ext3 melhora na recuperação do sistema(dados),

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 22ª Aula Sistemas de Arquivos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Arquitetura do sistema de arquivos em camadas Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 17 Estrutura de diretórios Alocação e gerenciamento de

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 16 Armazenamento permanente de grande volume de informações Memória primária (RAM) é volátil

Leia mais

Sistemas de Arquivos Distribuídos. Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34

Sistemas de Arquivos Distribuídos. Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34 Sistemas de Arquivos Distribuídos Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34 Introdução Serviço de arquivos descreve os serviços oferecidos pelo sistema de arquivos aos clientes Servidor de arquivos processo

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A U E S C Memória DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A Hierarquia de Memória Em um Sistema de computação existem vários tipos de memória que interligam-se de forma bem estrutura

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Capítulo 6 Sistema de ficheiros

Capítulo 6 Sistema de ficheiros Capítulo 6 Sistema de ficheiros 6.1 Ficheiros 6.1.1 Nomeação de ficheiros Ficheiro é um mecanismo de abstracção. Quando um processo cria um ficheiro ele dá o nome a esse ficheiro. Quando o processo termina,

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 27 e 28

Introdução à Informática Aulas 27 e 28 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Introdução à Informática Aulas 27 e 28 Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 18 de abril de 2011. REVISÃO Conversão Decimal para Binário Exemplo 1: número 107

Leia mais

Um Repositório Chave-Valor com Garantia de Localidade de Dados. Patrick A. Bungama Wendel M. de Oliveira Flávio R. C. Sousa Carmem S.

Um Repositório Chave-Valor com Garantia de Localidade de Dados. Patrick A. Bungama Wendel M. de Oliveira Flávio R. C. Sousa Carmem S. Um Repositório Chave-Valor com Garantia de Localidade de Dados Patrick A. Bungama Wendel M. de Oliveira Flávio R. C. Sousa Carmem S. Hara Agenda Motivação Desafios ALOCS Princípios de funcionamento Experimentos

Leia mais

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira Memória Principal Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br Memória Principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e

Leia mais

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo Sistemas de s Introdução O armazenamento e a recuperação de informações

Leia mais

Particionamento e Formatação

Particionamento e Formatação Particionamento e Formatação Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Particionar Particionar é o mesmo que dividir algo em porções menores. O particionamento corresponde

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE III: GERÊNCIA DE RECURSOS SUMÁRIO. SISTEMA DE ARQUIVOS:. Introdução;.2 s;.3 Diretórios;.4 Gerência de Espaço Livre em Disco;.5

Leia mais

Sistema de Arquivos. Introdução

Sistema de Arquivos. Introdução Sistema de Arquivos Prof. Alexandre Beletti 1 Introdução Como organizar as informações? Arquivos! E como classificar os arquivos? Extensões! 2 1 Extensões de Arquivos 3 Estruturas de Arquivos Sequência

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais