- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula"

Transcrição

1 Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

2 Sistemas de Arquivos- Parte 1

3 O que é um sistema de arquivos?

4 O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos, sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.

5 Características de sistema de arquivos O sistema de arquivos também pode ser considerado um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido;

6 Características de sistema de arquivos Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos.

7 Analogia de sistema de arquivo com uma (Biblioteca de Livros) Uma organização assemelha-se a uma biblioteca escolar. O bibliotecário organiza os livros conforme um padrão, cuja busca, convenientemente, procura deixar mais fácil, sem ocupar muitas prateleiras e assegurando a integridade deste. Ainda, certamente, organiza os livros segundo suas características (assunto, censura, etc.). Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com seus assuntos, localizações e códigos respectivos.

8 Analogia de sistema de arquivo com uma (Computação) O sistema operacional seria o bibliotecário da "biblioteca de dados" do computador, o disco de armazenamento. Exatamente igual à organização de uma biblioteca, o sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo).

9 Analogia de sistema de arquivo com uma (Computação) O sistema de arquivos cria uma lista com a posição deste dado, chamada de MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre). Sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o sistema operacional solicita a leitura desta, decodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.

10 FAT (Microsoft) O FAT é de longe o sistema de arquivos mais simples suportado pelo Windows NT. O sistema de arquivos FAT é caracterizado pela tabela de alocação de arquivos (FAT), que é realmente uma tabela dentro de cada "superior" do volume. Para proteger o volume, duas cópias do FAT são mantidas em caso de uma delas ser danificada.

11 FAT (Microsoft) Além disso, as tabelas FAT e o diretório raiz devem ser armazenados em um local fixo para que os arquivos de inicialização do sistema possam ser localizados corretamente. Um disco formatado com FAT está alocado em clusters, cujo tamanho é determinado pelo tamanho do volume. Quando um arquivo é criado, uma entrada é criada no diretório e o primeiro número do cluster contendo dados é estabelecido. Esta entrada na tabela FAT indica que este é o último cluster do arquivo ou aponta para o próximo cluster.

12 FAT (Microsoft) Atualizar a tabela FAT é muito importante, assim como demorado. Se a tabela FAT não é atualizada regularmente, pode levar a perda de dados. É demorado porque os cabeçalhos de leitura do disco devem ser reposicionados para a faixa lógica zero da unidade cada vez que a tabela FAT for atualizada. Não há organização para a estrutura de diretório FAT e os arquivos vão para o primeiro local aberto na unidade. Além disso, o FAT suporta atributos de arquivo somente leitura, ocultos, sistema e de arquivamento.

13 Vantagens do FAT Se não for possível realizar um cancelamento de exclusão no Windows NT em qualquer um dos sistemas de arquivos suportados. Utilitários de cancelamento de exclusão tentam acessar diretamente o hardware, que não pode ser realizado no Windows NT.

14 Vantagens do FAT No entanto, se o arquivo estiver localizado em uma partição FAT e o sistema for reiniciado no MS-DOS, o arquivo pode ter a exclusão cancelada. O sistema de arquivo FAT é melhor para unidades e/ou partições de aproximadamente 200 MB, porque o FAT começa com muito pouco sobrecarga.

15 Desvantagens do FAT De preferência, ao usar unidades ou partições de mais de 200 MB, o sistema de arquivos FAT não deve ser usado. Como o tamanho do volume aumenta, o desempenho do FAT diminui rapidamente. Não é possível definir permissões em arquivos que são partições FAT.

16 NTFS (New Technology File System Microsoft) De um ponto de vista do usuário, o NTFS continua a organizar arquivos em diretórios que, como o HPFS, são classificados. No entanto, diferente do FAT ou HPFS, não há objetos "especiais" no disco e não há dependência no hardware adjacente, como setores de 512 bytes. Além disso, não há localizações especiais no disco, como tabelas FAT ou Super Blocos HPFS.

17 NTFS (Microsoft) As metas do NTFS são para fornecer: Confiabilidade, que é especialmente desejável para sistemas de alta demanda e servidores de arquivo, uma plataforma para ter mais funcionalidade, requisitos de suporte POSIX

18 Confiabilidade Para garantir a confiabilidade do NTFS, três grandes áreas foram abordadas: recuperação remoção de falhas fatais em um único setor e hot fixing. O NTFS é um sistema de arquivos recuperável porque mantém um registro das transações no sistema de arquivos. Quando um CHKDSK é realizado no FAT ou HPFS, a consistência dos ponteiros dentro de uma tabela de diretório, alocação e arquivos está sendo verificada.

19 Confiabilidade No NTFS, um registro de transações destes componentes é mantido para que o CHKDSK precise apenas reverter as transações para o último ponto de confirmação para poder recuperar a consistência dentro do sistema de arquivos.

20 Confiabilidade No FAT ou HPFS, se um setor que é o local de um objeto especial do sistemas de arquivo falhar, a falha de um único setor irá ocorrer. O NTFS evita isso de duas formas: primeiro, não usando objetos especiais no disco e rastreando e protegendo todos os objetos do disco. Segundo, no NTFS, várias cópias (o número depende do tamanho de volume) da Tabela de Arquivos Mestres são mantidas.

21 Funcionalidade Um dos maiores objetivos de design do Windows NT em cada nível é fornecer uma plataforma que pode ser adicionada e construída e o NTFS não é exceção. O NTFS oferece uma plataforma avançada e flexível para que outros sistemas de arquivos possam usá-la. Além disso, o NTFS suporta totalmente o modelo de segurança do Windows NT e suporta vários fluxos de dados. Não é mais um arquivo de dados em um único fluxo de dados. Por fim, no NTFS, um usuário pode adicionar seus próprios atributos a um arquivo.

22 Suporte a POSIX O NTFS é o POSIX.1 mais em conformidade dos sistemas de arquivos suportados porque suporta os seguintes requisitos do POSIX.1: Nomeação com Diferenciação de Maiúsculas e Minúsculas: No POSIX, README.TXT, Readme.txt e readme.txt são arquivos diferentes.

23 Suporte a POSIX Carimbo de Data e Hora Adicional: O carimbo de data e hora adicional oferece o horário no qual o arquivo foi acessado pela última vez. Links Rígidos: Um link rígido é quando dois nomes de arquivos diferentes, que podem estar localizados em diretórios diferentes, apontam para os mesmos dados.

24 Limitações Primeiro, o NTFS aumentou muito o tamanho dos arquivos e volumes. Portanto, agora eles podem ter até 2^64 bytes (16 exabytes ou 18,446,744,073,709,551,616 bytes). O NTFS também retornou para o conceito de clusters do FAT para poder evitar problemas de HPFS de um tamanho de setor fixo. Isto foi realizado porque o Windows NT é um sistema operacional portátil e uma tecnologia de disco diferente.

25 Vantagens do NTFS O NTFS é melhor para uso em volumes de cerca de 400 MB ou mais. Isto ocorre porque o desempenho não diminui sob o NTFS, como ocorre no FAT, com tamanhos de volume maiores. A recuperação projetada no NTFS é de que um usuário nunca precisará executar qualquer tipo de utilitário de reparo de disco em uma partição NTFS.

26 Desvantagens do NTFS Não é recomendado usar NTFS em um volume menor do que aproximadamente 400 MB por causa da quantidade de espaço excedente envolvida no NTFS. Este espaço excedente está na forma de arquivos do sistema NTFS que geralmente usam pelo menos 4 MB de espaço da unidade em uma partição de 100 MB.

27 Desvantagens do NTFS Atualmente, não há criptografia de arquivos integrada ao NTFS. Portanto, alguém pode inicializar no MS-DOS ou outro sistema operacional e usar um utilitário de edição de disco de baixo nível para exibir dados armazenados em um volume NTFS.

28 Desvantagens do NTFS Não é possível formatar um disco floppy com o sistema de arquivos NTFS; o Windows NT formata todos os discos floppy com o sistema de arquivos FAT porque a sobrecarga envolvida no NTFS não caberá em um disco floppy.

29 Sistemas de arquivos EXT3 (Linux / UNIX) O sistema de arquivos ext3 é uma versão do ext2 com suporte a journaling. Portanto, o ext3 tem as mesmas características do ext2, mas com suporte journaling. Essa característica foi uma evolução e tornou o ext3 um sistema de arquivos muito estável e robusto. Journaling - permissão ao Sistema Operacional de manter um log (Arquivos de registro do sistema operacional).

30 Sistemas de arquivos EXT3 (Linux / UNIX) Como no ext3 só foi adicionado o suporte a journaling, podemos converter um sistema de arquivos ext2 para ext3, adicionado suporte a journaling, e também podemos converter um sistema de arquivos ext3 para ext2, removendo o suporte a journaling. Journaling - permissão ao Sistema Operacional de manter um log (Arquivos de registro do sistema operacional).

31 Sistemas de arquivos ReiserFS (Linux / UNIX) O sistema de arquivos ReiserFS foi criado recentemente. Mas atualmente quase todas as distribuições Linux o suportam. Sua performance é muito boa, principalmente para um número muito grande de arquivos pequenos. ReiserFS também possui suporte a journaling.

32 Sistemas de arquivos XFS (Linux) O sistema de arquivos XFS também possui suporte a journaling. Foi desenvolvido originalmente pela Silicon Graphics e posteriormente disponibilizado o código fonte. O XFS é considerado um dos melhores sistemas de arquivos para banco de dados, pois é muito rápido na gravação. XFS utiliza muitos recursos de cache com memória RAM, e para utilizar XFS é recomendado utilizar sistemas que possuem redundância de energia.

33 Sistemas de arquivos VFAT (Linux/Windows) O sistema de arquivos VFAT é também conhecido como FAT32 (M$ Windows). O sistema de arquivos VFAT não possui suporte a journaling. É utilizado normalmente para transferir dados entre sistemas M$ Windows e o Linux instalados no mesmo disco, pois pode ser lido e escrito por ambos os sistemas operacionais.

34 Sistemas de arquivos VFAT (Linux/Windows) O sistema de arquivos VFAT está longe de ser um sistema de arquivos utilizado para Sistemas Linux, exceto para compartilhamento/compatibilidade entre o M$ Windows e Linux. Se você utilizar VFAT no Linux, esteja certo de perder alguns atributos, tais como: permissão de execução, links simbólicos, entre outras coisas. Ambos os sistemas de arquivos ext3 e ReiserFS são maduros o bastante para serem utilizados como padrão no Linux. Esses dois são os mais utilizados pelas distribuições Linux.

35 Dúvidas? - Campus Salto

36 Por hoje é só isso! Na aula de hoje foi apresentada todo conteúdo a ser abordado em sala de aula com todo apoio docente necessário para concluir a disciplina proposta. Bom descanso e até mais!

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade II

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Sistema de Arquivos Introdução Sistemas de Diretórios Gerenciamento de Entrada e Saída; Problemas de alocação em memória Perda

Leia mais

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes.

Leia mais

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos,

Leia mais

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Os sistemas de arquivos é a parte do SO responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso,

Leia mais

Sistemas de Arquivos. (Aula 23)

Sistemas de Arquivos. (Aula 23) Sistemas de Arquivos (Aula 23) Funções de um SO Gerência de processos Gerência de memória Gerência de Arquivos Gerência de I/O Sistema de Proteção 2 Sistemas Operacionais 2008/1 Necessidade de Armazenamento

Leia mais

Implementação de Diretórios (1)

Implementação de Diretórios (1) Implementação de Diretórios (1) Ao abrir um arquivo, o SO usa o caminho para localizar a entrada no diretório. A entrada no diretório fornece informações para localizar os blocos de disco. Endereço de

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais SISTEMA DE ARQUIVOS SUMÁRIO 7. SISTEMA DE ARQUIVOS: 7.1 Introdução; 7.2 s; 7.3 Diretórios; 7.4 Gerência de Espaço Livre em Disco; 7.5 Gerência de Alocação de

Leia mais

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Uma funcionalidade presente em quase toda a história dos computadores é a possibilidade de armazenar informações de forma persistente Uma abstração principal acompanhou

Leia mais

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos Sobre a apresentação (About the slides) Os slides e figuras dessa apresentação foram criados por Silberschatz, Galvin e Gagne em 2009. Esse apresentação

Leia mais

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1518 - SISTEMAS OPERACIONAIS SEMINÁRIO Sistema de Arquivos Alunos: Guilherme Yuji Tuyama Kauê Vidal Ricardo Koiti Sato Rogério Kiyoshi Kaneko EXT3 Extended File System 3 MinixFS

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização dos arquivos Estrutura de diretório Gerência de espaço livre Gerência de alocação de arquivos em disco Proteção

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes

Leia mais

O que faz? De tudo um pouco.

O que faz? De tudo um pouco. Sistema de arquivos O que faz? De tudo um pouco. Principalmente faz o controle dos arquivos armazenados em disco tanto do SO como dos usuários (abertura, acesso, consistência, etc.) Mas também inclui funções

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems)

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 11. Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Aula 11 Sistemas de Arquivos Jornalados (Journaling File Systems) Problema Sistemas de arquivos simples podem apresentar problemas. Por exemplo, em casos de queda de energia, durante uma operação qualquer

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft?

ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft? ReFS - Conhece o poderoso sistema de ficheiros da Microsoft? Date : 12 de Julho de 2017 O novo sistema de ficheiros da Microsoft, o ReFS, foi originalmente introduzido no Windows Server 2012. Concebido

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3. Brasil Creative Commons. Para visualizar uma

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III. Informática 01- Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos a respeito e software em I - Nome é um atributo básico de um arquivo que consiste no nome simbólico atribuído a um arquivo.

Leia mais

O que é um Arquivo? 2 /18

O que é um Arquivo? 2 /18 Sistema de Arquivos O que é um Arquivo? Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução

Leia mais

Como criar utilizadores

Como criar utilizadores Como criar utilizadores Existem três tipos de contas de Utilizadores, que contém toda a informação referente a um utilizador do domínio, nomeadamente: nome; password; grupos a que pertence no domínio,

Leia mais

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco Organização da informação no disco Armazenamento Secundário Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Disco: conjunto de pratos empilhados Dados são gravados nas superfícies

Leia mais

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim 2011 Baseado no materiais de Leandro C. Cintra e M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Organização da informação no disco

Leia mais

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1

ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 ANDRÉ ALENCAR INFORMÁTICA 1 SISTEMAS DE ARQUIVOS 1. Conceito Os sistemas operacionais (SO) são, no sentido mais amplo, um conjunto de programas e arquivos que criam uma interface entre o usuário, seus

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos Introdução aos Sistemas Operacionais Subsistema de Arquivos Eleri Cardozo FEEC/Unicamp Subsistema de Arquivos O subsistema de arquivos deve prover soluções para as seguintes questões: Como a informação

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA Prof. Hélio Esperidião DEFINIÇÕES DE ARQUIVOS Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Aula 19 Arquivo é a unidade de armazenamento de informações Para implementar

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Sistemas Operacionais. BC Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais. BC Sistemas Operacionais BC 1518 - Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos (aula 10 Parte 2) Prof. Marcelo Z. do Nascimento 1 Estrutura do Sistema de Arquivo Gerência de espaço em disco Roteiro Cópia de segurança do sistema

Leia mais

O que é um sistema de arquivos?

O que é um sistema de arquivos? Sistemas de arquivos FAT16 e FAT32 Introdução FAT16 e FAT 32 são nomes de sistemas de arquivos (file systems) utilizados por padrão em versões antigas do sistema operacional Windows (como o Windows 98,

Leia mais

Sistemas de Arquivos

Sistemas de Arquivos Sistemas de Arquivos Problemas da alocação em RAM Baixa capacidade Volatilidade Solução: uso de arquivos Conceito de arquivo Espaço endereços lógico contíguo Coleção informações correlatas com mesmo nome

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução

Sistemas Operacionais II. Linux - Introdução Sistemas Operacionais II Linux - Introdução 2 Histórico Em 1991, um estudante de computação da Finlândia chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o Unix para um processador 80386 que

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 16 Armazenamento permanente de grande volume de informações Memória primária (RAM) é volátil

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO Prof. Hélio Esperidião Definições de Arquivos Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com um nome ou outra referência

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Requisitos de armazenamento Persistência Uma vez escritos, dados não podem ser perdidos Flexibilidade Volume de dados pode crescer e diminuir

Leia mais

4. Julgue os Itens sobre Segurança da Informação:

4. Julgue os Itens sobre Segurança da Informação: Informática Léo Matos 1. O computador de Roberto, rodando o sistema operacional Microsoft Windows 7, possui dois aplicativos que podem executar determinado tipo de arquivo. Roberto gostaria de determinar

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO O Sistema de Arquivos é o modo como as informações são armazenadas nos dispositivos físicos de armazenamento, exemplo

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 21: Sistemas de Arquivos Diego Passos Conceitos Básicos Arquivo Unidade lógica de armazenamento de informação. Contém bytes que representam uma ou mais informações

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes.

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes. Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Sistema de Arquivos Mecanismo que provê armazenamento e acesso a dados e programas do Sistema Operacional e do usuário;

Leia mais

Sistema de arquivos Distribuidos

Sistema de arquivos Distribuidos Sistema de arquivos Distribuidos Luiz Carlos, Rafael Tavares, Aline Universidade Estacio de Sá 4 de novembro de 2013 (Universidade Estacio de Sá) Arquitetura de Sistemas 4 de novembro de 2013 1 / 16 Introdução

Leia mais

Capítulo 6 Sistema de ficheiros

Capítulo 6 Sistema de ficheiros Capítulo 6 Sistema de ficheiros 6.1 Ficheiros 6.1.1 Nomeação de ficheiros Ficheiro é um mecanismo de abstracção. Quando um processo cria um ficheiro ele dá o nome a esse ficheiro. Quando o processo termina,

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos

Sistemas de Arquivos. Sistemas de Arquivos - Exemplos 1 Sistemas de Arquivos Prof. Clodoaldo Ap. Moraes Lima 1 FAT; NTFS; SunNFS; Ext2/3; Sistemas de Arquivos - Exemplos 2 2 FAT MS-DOS Limite de nome de arquivo 8 + 3 (8.3) caracteres; Hierarquia de diretórios

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Arquitetura do sistema de arquivos em camadas Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 17 Estrutura de diretórios Alocação e gerenciamento de

Leia mais

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos - Daniel Nogueira 20938 - Felipe Castro Simões 21525 Sumário 1. Introdução 2. Sistemas de

Leia mais

Sistema Operacional GNU/Linux Discos

Sistema Operacional GNU/Linux Discos Discos e Partições Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Julho / 2017 1/21 Partições São divisões existentes no disco rígido que marcam onde

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 24ª Aula Sistemas de Arquivos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

9 Sistemas de ficheiros

9 Sistemas de ficheiros 9 Sistemas de ficheiros Ficheiros Directórios Implementações de sistemas de ficheiros Exemplos de sistemas de ficheiros 1 Informação a longo-prazo 1. Deve guardar grandes quantidades de dados 2. A informação

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 18. Sistema de Arquivos - Implementação

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 18. Sistema de Arquivos - Implementação Aula 18 Sistema de Arquivos - Implementação Visão Lógica X Implementação O que é um arquivo? O usuário enxerga uma coleção de. Usuário: Sistema: O sistema enxerga trilhas, setores e cilindros falcatruas-leilao-telebras.txt

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Disciplina: Sistemas Operacionais

Disciplina: Sistemas Operacionais Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais Parte 4: Gerenciamento de Armazenamento (Estrutura do Sistema de Arquivos, Diretórios, Método de segurança de Arquivos) Prof.

Leia mais

Gerência de memória II

Gerência de memória II Gerência de memória II Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2017 1 / 48 Sumário 1 Memória Virtual Segmentação Paginação 2 Alocação de páginas

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 22ª Aula Sistemas de Arquivos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo Sistemas de s Introdução O armazenamento e a recuperação de informações

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Sistemas de Arquivos Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Implementação de Diretórios (1) Contém informações que permitem acessar os arquivos As entradas do diretório fornecem informações para encontrar

Leia mais

Introdução. Princípios

Introdução. Princípios Introdução MSPC Computadores precisam de dispositivos que armazenem informações de forma não volátil (isto é, permanecem mesmo depois de desligados) e que permitam a inclusão, exclusão ou modificação das

Leia mais

Implementação de sistema de arquivos

Implementação de sistema de arquivos de sistema de arquivos Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 44 Sumário 1 Introdução 2 Implementação Visão do usuário Visão do Sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Sistema de arquivos virtual Aspectos de implementação de sistemas de arquivos Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons.

Leia mais

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos no Linux. Sistemas de Arquivos Linux. Nesta Aula. EXT2 e Suas Versões Posteriores

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos no Linux. Sistemas de Arquivos Linux. Nesta Aula. EXT2 e Suas Versões Posteriores GSI08 Sistemas Operacionais 3/0/0 Sistemas de Arquivos no Linux Na Aula Anterior... Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Nesta Aula Sistemas de

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Gerência de memória III

Gerência de memória III Gerência de memória III Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 45 Sumário 1 Memória Virtual Segmentação Paginação 2 Alocação de páginas

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerencia de Arquivos Graps Discos Sempre são muitos lentos quando comparados com RAM. Entretanto, nem todos os acessos à

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE III: GERÊNCIA DE RECURSOS SUMÁRIO. SISTEMA DE ARQUIVOS:. Introdução;.2 s;.3 Diretórios;.4 Gerência de Espaço Livre em Disco;.5

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Implementação são implementados através da criação, para cada arquivo no sistema, de uma estrutura de dados Descritor de arquivo

Leia mais

Estrutura do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 04 Estrutura do Sistema Operacional 2 1 Estrutura do Sistema Operacional

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos

Sistemas Operacionais Abertos Sistemas Operacionais Abertos Revisando a aula anterior O formato de pacotes.deb Formato do pacote : samba_3.0-2_i386.deb samba nome do pacote 3.0 versão 2 release i386 arquitetura deb tipo do pacote dpkg

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

Sistemas de Arquivos

Sistemas de Arquivos Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Sistemas de Informação Sistemas de Arquivos Macilon Araújo Costa Neto macilon@ufac.br Capítulo 6 do livro do Tanenbaum

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento

Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento Sistemas de Arquivos Gerenciamento de Armazenamento Arquivos Conforme discutimos anteriormente, um arquivo é um conjunto de bytes que representa dados, instruções ou ambos ao mesmo tempo. As finalidades

Leia mais

Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado

Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado Aluna: Jussara Reis Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Adonai Medrado Valença Ba, 27 de nov. 2010 O que é Sistema de arquivos? E a parte do sistema responsável pela gerência dos arquivo, e é

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. MSc André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução O sistema de arquivos é a parte mais visível do sistema operacional. Cria um recurso lógico a partir de recursos

Leia mais

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em:

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03 em: SUMÁRIO 1 Definição de MBR... 2 2 - Qual a diferença entre MBR e GPT?... 3 2.1 - Master Boot Record (MBR)... 3 2.2 - Guid Partition Table (GPT)... 4 3 Partições de disco rígido baseado em BIOS/MBR... 5

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP PROF.ª DANIELLE CASILLO INSTALANDO O WINDOWS XP Formatar

Leia mais

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos. Memória vs Armazenamento. Nesta Aula. Memória vs Armazenamento 17/10/2016

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos. Memória vs Armazenamento. Nesta Aula. Memória vs Armazenamento 17/10/2016 GSI018 Sistemas Operacionais 17/10/2016 Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Motivação acerca dos Impasses;

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 86/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 86/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 86/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Banco de Dados Profª Ana Paula Mandelli Banco de Dados (BD) Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo. Lista Telefônica Cadastro

Leia mais

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída Sistemas Operacionais Entrada/Saída Atualizado em 28/02/2014 Como ocorre a comunicação de E/S Aplicação Operações de E/S Chamadas de Sistema S.O. Subsistema de E/S Núcleo (Kernel) Drivers HARDWARE Controladoras

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Cristina D. A. Ciferri Thiago A. S. Pardo Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Moacir Ponti Jr. Armazenamento de Dados Armazenamento primário memória

Leia mais