Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016"

Transcrição

1 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016

2 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes. Dentre as principais abstrações encontram-se arquivo e diretório. Dentre as principais operações encontram-se: criar arquivo remover arquivo abrir um arquivo existente ler um arquivo aberto gravar em um arquivo aberto fechar um arquivo aberto obter metadados de um arquivo modificar metadados de um arquivo

3 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes. Dentre as principais abstrações encontram-se arquivo e diretório. Dentre as principais operações encontram-se: criar arquivo remover arquivo abrir um arquivo existente ler um arquivo aberto gravar em um arquivo aberto fechar um arquivo aberto obter metadados de um arquivo modificar metadados de um arquivo

4 Sistema de arquivos Hierarquia O sistema de arquivos normalmente obedece uma estrutura hierárquica (árvore n-ária) específica para armazenamento de bytes. raiz arquivo diretório arquivo arquivo

5 Sistema de arquivos virtual

6 Sistema de arquivos virtual Definição É o sistema utilizado em sistemas baseados em Unix para padronizar as abstrações e operações dos diferentes sistemas de arquivos com as chamadas de sistemas.

7 Sistema de arquivos virtual Entidades É o sistema utilizado em sistemas baseados em Unix para padronizar as abstrações e operações dos diferentes sistemas de arquivos com as chamadas de sistemas. O sistema de arquivos virtual possue quatro entidades básicas: Superbloco Inode: Diretórios: Arquivos: estrutura que contém atributos do sistema de arquivos e informações sobre os arquivos. estrutura de dados separada do arquivo que contém atributos a respeito dos arquivos; recipiente de arquivos correlacionados ou outros diretórios chamados subdiretórios; sequência ordenada de bytes;

8 Sistema de arquivos virtual Portabilidade Os sistemas de arquivos possuem interface de programação comum para melhorar a portabilidade do sistema. As principais operações são: open() read() write() create() delete() O funcionamento de cada função depende da entidade à qual a interface está sendo aplicada.

9 Sistema de arquivos virtual O sistema de arquivos virtual implementa a interface entre programas do espaço do usuário e o sistema de arquivos. Disco ext3 CD/DVD write() Sistema de arquivos virtual ISO-9660 FAT32 Pendrive

10 Sistema de arquivos virtual O sistema de arquivos virtual implementa a interface entre programas do espaço do usuário e o sistema de arquivos. O sistema Microsoft Windows não possui sistema de arquivos virtual, portanto somente sistemas de arquivos que possuem suporte pelo sistema tais como FAT, FAT32 e NTFS são acessíveis.

11 Sistema de arquivos virtual Interfaces com o meio físico Chamada de função: int ret = write(fd, buf, len); write() sys_write Função do sistema de arquivos Meio físico Espaço do usuário Sistema de arquivos virtual Sistema de arquivos

12 Sistema de Arquivos ext4

13 Sistema de Arquivos ext4 Características Implementação de sistemas de arquivos para o SO Linux. Algumas de suas características são: Tamanho máximo do arquivo: 1 EB ( TB); Permite número ilimitado de subdiretórios (ext3 era ); Eficiência na verificação de integridade; Mantém histórico de alterações no disco (journaling); Desfragmentação interativa; Alocação persistente antecipada.

14 Sistema de arquivos do Windows

15 Conceitos básicos Setor: blocos endereçados pelo hardware em um meio de armazenamento. Discos rígidos normalmente possuem blocos de 512 bytes, mas discos com setores de bytes estão sendo vendidos. Formato: o formato dos sistemas de arquivos define o modo que os arquivos de dados são armazenados. Cluster: são agrupamentos de setores para aumentar a eficiência do gerenciamento do espaço em disco. Metadados: dão suporte aos sistemas de arquivos no gerenciamento de arquivos e diretórios.

16 Conceitos básicos Setor: blocos endereçados pelo hardware em um meio de armazenamento. Discos rígidos normalmente possuem blocos de 512 bytes, mas discos com setores de bytes estão sendo vendidos. Formato: o formato dos sistemas de arquivos define o modo que os arquivos de dados são armazenados. Cluster: são agrupamentos de setores para aumentar a eficiência do gerenciamento do espaço em disco. Metadados: dão suporte aos sistemas de arquivos no gerenciamento de arquivos e diretórios.

17 Conceitos básicos Setor: blocos endereçados pelo hardware em um meio de armazenamento. Discos rígidos normalmente possuem blocos de 512 bytes, mas discos com setores de bytes estão sendo vendidos. Formato: o formato dos sistemas de arquivos define o modo que os arquivos de dados são armazenados. Cluster: são agrupamentos de setores para aumentar a eficiência do gerenciamento do espaço em disco. Metadados: dão suporte aos sistemas de arquivos no gerenciamento de arquivos e diretórios.

18 Conceitos básicos Setor: blocos endereçados pelo hardware em um meio de armazenamento. Discos rígidos normalmente possuem blocos de 512 bytes, mas discos com setores de bytes estão sendo vendidos. Formato: o formato dos sistemas de arquivos define o modo que os arquivos de dados são armazenados. Cluster: são agrupamentos de setores para aumentar a eficiência do gerenciamento do espaço em disco. Metadados: dão suporte aos sistemas de arquivos no gerenciamento de arquivos e diretórios.

19 Formatos de sistemas de arquivos do Windows O Windows dá suporte aos seguintes formatos: CDFS; UDF (Universal Disk Format); FAT12, FAT16 e FAT32; exfat (FAT64); NTFS.

20 FAT{12,16,32} O sistema FAT existe para manter compatibilidade com sistemas multi-boot e dispositivos de armazenamento portáteis. O número na frente do nome indica o número de bits do endereço dos clusters. Por exemplo, FAT12 indentifica o cluster com 12 bits, limitando a partição a um máximo de 2 12 (4.096) clusters. O Windows permite tamanhos de cluster de 0,5KB a 8KB. O volume FAT possui a seguinte organização: setor de boot tabela de alocação de arquivos 1 tabela de alocação de arquivos 2 (duplicada) diretório raiz outros diretórios e todos os arquivos Em caso de corrupção da tabela de alocação de arquivos 1, a tabela 2 é usada.

21 FAT{12,16,32} O sistema FAT existe para manter compatibilidade com sistemas multi-boot e dispositivos de armazenamento portáteis. O número na frente do nome indica o número de bits do endereço dos clusters. Por exemplo, FAT12 indentifica o cluster com 12 bits, limitando a partição a um máximo de 2 12 (4.096) clusters. O Windows permite tamanhos de cluster de 0,5KB a 8KB. O volume FAT possui a seguinte organização: setor de boot tabela de alocação de arquivos 1 tabela de alocação de arquivos 2 (duplicada) diretório raiz outros diretórios e todos os arquivos Em caso de corrupção da tabela de alocação de arquivos 1, a tabela 2 é usada.

22 FAT{12,16,32} O sistema FAT existe para manter compatibilidade com sistemas multi-boot e dispositivos de armazenamento portáteis. O número na frente do nome indica o número de bits do endereço dos clusters. Por exemplo, FAT12 indentifica o cluster com 12 bits, limitando a partição a um máximo de 2 12 (4.096) clusters. O Windows permite tamanhos de cluster de 0,5KB a 8KB. O volume FAT possui a seguinte organização: setor de boot tabela de alocação de arquivos 1 tabela de alocação de arquivos 2 (duplicada) diretório raiz outros diretórios e todos os arquivos Em caso de corrupção da tabela de alocação de arquivos 1, a tabela 2 é usada.

23 FAT16 Tamanho dos clusters Valores do tamanho padrão para cada cluster, de acordo com o tamanho da partição para o FAT16. tamanho da partição <8MB 8MB 32MB 32MB 64MB 64MB 128MB 128MB 256MB 256MB 512MB 512MB 1.024MB 1GB 2GB 2GB 4GB >4GB tamanho padrão do cluster não suportado 512 bytes 1KB 2KB 4KB 8KB 16KB 32KB 64KB não suportado

24 NTFS Características O NTFS (New Technology File System) implementa de sistemas de arquivos para o SO Windows. Algumas de suas características são: Endereço de cluster de 64 bits. Segurança de arquivos e diretórios; Suporte a transação; Tolerante a falhas através da alteração dos metadados usando transação; Auto-reparo com o sistema rodando; Suporte a bloqueio e permissões.

25 NTFS Características O NTFS (New Technology File System) implementa de sistemas de arquivos para o SO Windows. Algumas de suas características são: Endereço de cluster de 64 bits. Segurança de arquivos e diretórios; Suporte a transação; Tolerante a falhas através da alteração dos metadados usando transação; Auto-reparo com o sistema rodando; Suporte a bloqueio e permissões.

26 NTFS Características O NTFS (New Technology File System) implementa de sistemas de arquivos para o SO Windows. Algumas de suas características são: Endereço de cluster de 64 bits. Segurança de arquivos e diretórios; Suporte a transação; Tolerante a falhas através da alteração dos metadados usando transação; Auto-reparo com o sistema rodando; Suporte a bloqueio e permissões.

27 NTFS Características O NTFS (New Technology File System) implementa de sistemas de arquivos para o SO Windows. Algumas de suas características são: Endereço de cluster de 64 bits. Segurança de arquivos e diretórios; Suporte a transação; Tolerante a falhas através da alteração dos metadados usando transação; Auto-reparo com o sistema rodando; Suporte a bloqueio e permissões.

28 NTFS Características O NTFS (New Technology File System) implementa de sistemas de arquivos para o SO Windows. Algumas de suas características são: Endereço de cluster de 64 bits. Segurança de arquivos e diretórios; Suporte a transação; Tolerante a falhas através da alteração dos metadados usando transação; Auto-reparo com o sistema rodando; Suporte a bloqueio e permissões.

29 NTFS Características O NTFS (New Technology File System) implementa de sistemas de arquivos para o SO Windows. Algumas de suas características são: Endereço de cluster de 64 bits. Segurança de arquivos e diretórios; Suporte a transação; Tolerante a falhas através da alteração dos metadados usando transação; Auto-reparo com o sistema rodando; Suporte a bloqueio e permissões.

30 NTFS Tamanho dos clusters Valores do tamanho padrão para cada cluster, de acordo com o tamanho da partição para o NTFS. tamanho da partição <7MB 7MB 16TB 16TB 32TB 32TB 64TB 64TB 128TB 128TB 256TB tamanho padrão do cluster não suportado 4KB 8KB 16KB 32KB 64KB

31 Características avançadas do NTFS, parte 1/3 Unicode: suporte a caracteres Unicode 1.0/UTF16 de 16 bits para armazenar nomes de arquivos diretórios e volumes. Indexação: Qualquer atributo de arquivo pode ser indexado usando a estrutura B-tree, que permite acesso eficiente ao dado. Ao contrário do FAT que indexa mas não ordena os atributos. (Não disponível ao usuário) Hard link: permite que vários caminhos referenciem o mesmo arquivo. Por exemplo, se for criado um hard link de C:\\Documents\Relatório.doc para C:\\Users\Administrador\Documents\Relatório.doc, os dois links referem-se ao mesmo arquivo no disco.

32 Características avançadas do NTFS, parte 1/3 Unicode: suporte a caracteres Unicode 1.0/UTF16 de 16 bits para armazenar nomes de arquivos diretórios e volumes. Indexação: Qualquer atributo de arquivo pode ser indexado usando a estrutura B-tree, que permite acesso eficiente ao dado. Ao contrário do FAT que indexa mas não ordena os atributos. (Não disponível ao usuário) Hard link: permite que vários caminhos referenciem o mesmo arquivo. Por exemplo, se for criado um hard link de C:\\Documents\Relatório.doc para C:\\Users\Administrador\Documents\Relatório.doc, os dois links referem-se ao mesmo arquivo no disco.

33 Características avançadas do NTFS, parte 1/3 Unicode: suporte a caracteres Unicode 1.0/UTF16 de 16 bits para armazenar nomes de arquivos diretórios e volumes. Indexação: Qualquer atributo de arquivo pode ser indexado usando a estrutura B-tree, que permite acesso eficiente ao dado. Ao contrário do FAT que indexa mas não ordena os atributos. (Não disponível ao usuário) Hard link: permite que vários caminhos referenciem o mesmo arquivo. Por exemplo, se for criado um hard link de C:\\Documents\Relatório.doc para C:\\Users\Administrador\Documents\Relatório.doc, os dois links referem-se ao mesmo arquivo no disco.

34 Características avançadas do NTFS, parte 2/3 Link simbólico: strings que são interpretadas dinamicamente e podem ser caminhos relativo ou absoluto em qualquer dispositivo de armazenamento. Por exemplo, se o diretório C:\\Drivers é um link simbólico para C:%%SystemRoot%\System32\Drivers, uma aplicação lendo o arquivo C:\\Drivers\Ntfs.sys, na verdade estará lendo C:%%SystemRoot%\System32\Drivers\Ntfs.sys Cota: permite o gerenciamento de cotas de volume por usuário. Criptografia: inclue um utilitário chamado EFS Encryption File System que os usuários podem usar para criptografar dados sensíveis. Suporte ao POSIX: em conformidade com o padrão POSIX que requer nomes de arquivos e diretórios que diferenciem letras maiúsculas e minúsculas, hard links e timestamp.

35 Características avançadas do NTFS, parte 2/3 Link simbólico: strings que são interpretadas dinamicamente e podem ser caminhos relativo ou absoluto em qualquer dispositivo de armazenamento. Por exemplo, se o diretório C:\\Drivers é um link simbólico para C:%%SystemRoot%\System32\Drivers, uma aplicação lendo o arquivo C:\\Drivers\Ntfs.sys, na verdade estará lendo C:%%SystemRoot%\System32\Drivers\Ntfs.sys Cota: permite o gerenciamento de cotas de volume por usuário. Criptografia: inclue um utilitário chamado EFS Encryption File System que os usuários podem usar para criptografar dados sensíveis. Suporte ao POSIX: em conformidade com o padrão POSIX que requer nomes de arquivos e diretórios que diferenciem letras maiúsculas e minúsculas, hard links e timestamp.

36 Características avançadas do NTFS, parte 2/3 Link simbólico: strings que são interpretadas dinamicamente e podem ser caminhos relativo ou absoluto em qualquer dispositivo de armazenamento. Por exemplo, se o diretório C:\\Drivers é um link simbólico para C:%%SystemRoot%\System32\Drivers, uma aplicação lendo o arquivo C:\\Drivers\Ntfs.sys, na verdade estará lendo C:%%SystemRoot%\System32\Drivers\Ntfs.sys Cota: permite o gerenciamento de cotas de volume por usuário. Criptografia: inclue um utilitário chamado EFS Encryption File System que os usuários podem usar para criptografar dados sensíveis. Suporte ao POSIX: em conformidade com o padrão POSIX que requer nomes de arquivos e diretórios que diferenciem letras maiúsculas e minúsculas, hard links e timestamp.

37 Características avançadas do NTFS, parte 2/3 Link simbólico: strings que são interpretadas dinamicamente e podem ser caminhos relativo ou absoluto em qualquer dispositivo de armazenamento. Por exemplo, se o diretório C:\\Drivers é um link simbólico para C:%%SystemRoot%\System32\Drivers, uma aplicação lendo o arquivo C:\\Drivers\Ntfs.sys, na verdade estará lendo C:%%SystemRoot%\System32\Drivers\Ntfs.sys Cota: permite o gerenciamento de cotas de volume por usuário. Criptografia: inclue um utilitário chamado EFS Encryption File System que os usuários podem usar para criptografar dados sensíveis. Suporte ao POSIX: em conformidade com o padrão POSIX que requer nomes de arquivos e diretórios que diferenciem letras maiúsculas e minúsculas, hard links e timestamp.

38 Características avançadas do NTFS, parte 3/3 Compressão: suporte transparente à compressão/descompressão de dados. Auto-recuperação: suporte à recuperação de clusters danificados com o sistema em execução.

39 Características avançadas do NTFS, parte 3/3 Compressão: suporte transparente à compressão/descompressão de dados. Auto-recuperação: suporte à recuperação de clusters danificados com o sistema em execução.

40 Windows Internals part 2. Mark Russinovich, David A. Solomon, Alex Ionescu. Editora Microsoft, 6th edition. Linux Kernel Development. Robert Love. Addison Wesley, 3rd edition, Linux Device Drivers. Jonathan Corbet, Alessandro Rubini, Greg Kroah-Hartman. O Reilly, 3rd edition, 2010.

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 1 O que é um sistema de arquivos? O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo Sistemas de s Introdução O armazenamento e a recuperação de informações

Leia mais

Funções de um SO. Gerência de processos Gerência de memória Gerência de Arquivos Gerência de I/O Sistema de Proteção

Funções de um SO. Gerência de processos Gerência de memória Gerência de Arquivos Gerência de I/O Sistema de Proteção Sistemas de Arquivos Funções de um SO Gerência de processos Gerência de memória Gerência de Arquivos Gerência de I/O Sistema de Proteção 2 Sistemas Operacionais Necessidade de Armazenamento Grandes quantidades

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos. PCF André Caricatti

Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos. PCF André Caricatti Informações Armazenadas em Meios Eletrônicos PCF André Caricatti Brasília (DF), dezembro de 2006 Armazenamento de Informações I. O Nível Físico II. O Nível Lógico Mídias Magnéticas Partículas magnetizadas

Leia mais

O que faz? De tudo um pouco.

O que faz? De tudo um pouco. Sistema de arquivos O que faz? De tudo um pouco. Principalmente faz o controle dos arquivos armazenados em disco tanto do SO como dos usuários (abertura, acesso, consistência, etc.) Mas também inclui funções

Leia mais

Sistema de Arquivos EXT3

Sistema de Arquivos EXT3 Sistema de Arquivos EXT3 Introdução Ext3 é uma nova versão do Ext2. Possui as mesmas estruturas do ext2, além de adicionar as propriedades do Journal. O uso do Ext3 melhora na recuperação do sistema(dados),

Leia mais

10 Sistemas de Arquivos SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

10 Sistemas de Arquivos SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 10 Sistemas de Arquivos SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP)

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br

Sistemas de Arquivos. Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br Sistemas de Arquivos Arquivos e Diretórios Características e Implementação Tadeu Ferreira Oliveira - tadeu.ferreira@ifrn.edu.br Tadeu Ferreira IFRN 2016 Sistemas de Arquivos Objetivos Armazenar uma quantidade

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

Sistemas de Arquivos

Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais II Prof. Fernando Freitas Sistemas de Arquivos 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação do sistema de arquivos 6.4 Exemplos de sistemas de arquivos Material adaptado de: TANENBAUM,

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Entrada e Saída (E/S)

Introdução ao Gerenciamento de Entrada e Saída (E/S) Introdução ao Gerenciamento de Entrada e Saída (E/S) Adriano J Holanda 26/4/2016 Entrada e Saída: E/S teclado mouse impressora disco rígido monitor processador controladora controladora placa de de disco

Leia mais

Introdução ao Linux. Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo

Introdução ao Linux. Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo Introdução ao Linux Professor Breno Leonardo G. de M. Araújo Sistema Operacional Linux Embora o Sistema Operacional Microsoft Windows ainda seja predominante no mercado de desktops e Notebooks,já é, bastante

Leia mais

Sistemas de Ficheiros. 1. Ficheiros 2. Directórios 3. Implementação de sistemas de ficheiros 4. Exemplos de sistemas de ficheiros

Sistemas de Ficheiros. 1. Ficheiros 2. Directórios 3. Implementação de sistemas de ficheiros 4. Exemplos de sistemas de ficheiros Sistemas de Ficheiros 1. Ficheiros 2. Directórios 3. Implementação de sistemas de ficheiros 4. Exemplos de sistemas de ficheiros Organização de um Sistema Operativo System Call Handler File System 1...

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Gerência de Arquivos Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Sumário Conceituação de arquivos Implementação do sistemas de arquivo Introdução Sistema de

Leia mais

Sistemas de Ficheiros. Ficheiros Diretórios Implementação de sistemas de ficheiros Exemplos de sistemas de ficheiros

Sistemas de Ficheiros. Ficheiros Diretórios Implementação de sistemas de ficheiros Exemplos de sistemas de ficheiros Sistemas de Ficheiros Ficheiros Diretórios Implementação de sistemas de ficheiros Exemplos de sistemas de ficheiros 1 Armazenamento de Informação de Longo Prazo 1. Deve armazenar grandes massas de dados

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Sistemas Operacionais - Professor Machado

Sistemas de Arquivos. Sistemas Operacionais - Professor Machado Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais - Professor Machado 1 Armazenamento da Informação a Longo Prazo 1. Deve ser possível armazenar uma quantidade muito grande de informação 2. A informação deve

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução Estrutura e Funções do Sistema Operacional Sistemas Operacionais existentes

Leia mais

SOP - TADS Sistemas de Arquivos Cap 4 Tanenmbaum

SOP - TADS Sistemas de Arquivos Cap 4 Tanenmbaum SOP - TADS Sistemas de Arquivos Cap 4 Tanenmbaum Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Cronograma Introdução

Leia mais

Chaves. Acesso a Registros. Chaves Primária e Secundária. Chaves Primária e Secundária

Chaves. Acesso a Registros. Chaves Primária e Secundária. Chaves Primária e Secundária Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Ricardo J. G. B. Campello Chaves Acesso a Registros Uma chave (key) está associada a um registro e permite a sua recuperação É uma ferramenta conceitual importante

Leia mais

AULA 16 - Sistema de Arquivos

AULA 16 - Sistema de Arquivos AULA 16 - Sistema de Arquivos Arquivos podem ser vistos como recipientes que contêm dados ou como um grupo de registros correlatos. Os arquivos armazenam informações que serão utilizadas, em geral, por

Leia mais

Capítulo 6 Sistemas de Arquivos

Capítulo 6 Sistemas de Arquivos Capítulo 6 Sistemas de Arquivos 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação do sistema de arquivos 6.4 Exemplos de sistemas de arquivos 1 Armazenamento da Informação a Longo Prazo 1. Deve ser possível

Leia mais

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux.

Leia mais

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM/BCC

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM/BCC GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/gbd UFU/FACOM/BCC Plano de Curso Ementa Arquitetura de um Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional : Revisando Banco de Dados Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário. Sistema Gerenciador

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Sistemas de Arquivos Apostila 09

SISTEMAS OPERACIONAIS. Sistemas de Arquivos Apostila 09 SISTEMAS OPERACIONAIS Sistemas de Arquivos Apostila 09 1.0 INTRODUÇÃO Sistema de Arquivos: conceito de arquivo, métodos de acesso, estrutura de diretório, estrutura do sistema de arquivos, métodos de alocação

Leia mais

Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba

Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba Bruno Antunes da Silva UFSCar - Sorocaba Introdução HDFS Arquitetura Leitura e escrita Distribuição de nós Controle de réplicas Balancer MapReduce Conclusão Aplicações web com grandes quantidades de dados

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Partições, Raid. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX Partições, Raid Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br Agenda - Partições - RAID - Partição é uma sessão do disco rígido onde será criado um

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Slide 1 Memória Virtual os primeiros computadores (início dos anos 60) tinham memória principal muito reduzida O PDP-1 funcionava com uma memória de 4096 palavras

Leia mais

BC 1518 - Sistemas Operacionais

BC 1518 - Sistemas Operacionais BC 1518 - Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos (aula 10 - Parte1) Prof. Marcelo Z. do Nascimento Prof. Marcelo Z. do Nascimento marcelo.nascimento@ufabc.edu.br 1 Introdução Arquivos Atributos de Arquivos

Leia mais

Unix: Sistema de Arquivos. Geraldo Braz Junior

Unix: Sistema de Arquivos. Geraldo Braz Junior Unix: Sistema de Arquivos Geraldo Braz Junior 2 Arquivos Um arquivo é visto pelo SO apenas como uma seqüência de bytes: nenhuma distinção é feita entre arquivos ASCII, binários, etc.; Muitos programas

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Sistema de arquivos. Prof. Valeria M. Bastos Prof. Antonio Carlos Gay Thomé 13/06/2012 1

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Sistema de arquivos. Prof. Valeria M. Bastos Prof. Antonio Carlos Gay Thomé 13/06/2012 1 UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade IV Sistema de arquivos Prof. Valeria M. Bastos Prof. Antonio Carlos Gay Thomé 13/06/2012 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Sistema de Arquivos Gerenciamento de E/S

Leia mais

Aula 01 Visão Geral do Linux

Aula 01 Visão Geral do Linux Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Administração de Redes de Computadores Aula 01 Visão Geral do Linux Prof. Gustavo Medeiros de Araujo Profa.

Leia mais

Sistemas de Arquivos NTFS

Sistemas de Arquivos NTFS Sistemas de Arquivos NTFS Apresentação Desenvolvido pela Microsoft na década de 80 para o Windows NT Baseado no HPFS da IBM Versões NTFS 1.1(ou 4) NTFS NTFS 5 Sistema de Arquivos NTFS Unidade fundamental

Leia mais

Sistemas Operacionais 3º bimestre. Dierone C.Foltran Jr. dcfoltran@yahoo.com

Sistemas Operacionais 3º bimestre. Dierone C.Foltran Jr. dcfoltran@yahoo.com Sistemas Operacionais 3º bimestre Dierone C.Foltran Jr. dcfoltran@yahoo.com Sistema de Arquivos (1) Todas as aplicações precisam armazenar e recuperar informações. Considerações sobre os processos: Espaço

Leia mais

Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos

Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos Sistema de Arquivos Arquivos Espaço contíguo de armazenamento Armazenado em dispositivo secundário Estrutura Nenhuma: seqüência de bytes Registros, documentos,

Leia mais

5.2 - Armazenamento em Disco

5.2 - Armazenamento em Disco CEFET-RS Curso de Eletrônica 5.2 - Armazenamento em Disco Aspectos LógicosL Formatação e Sistemas de Arquivos Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva robertacnobre@gmail.com e sandro@cefetrs.tche.br Unidade

Leia mais

Estrutura Interna do KernelUNIX Sistema O. Estrutura Interna de Arquivos (1) Estrutura Seqüência. User application. Standard Unix libraries

Estrutura Interna do KernelUNIX Sistema O. Estrutura Interna de Arquivos (1) Estrutura Seqüência. User application. Standard Unix libraries Sistemas de Arquivos (Aula 23) Funções Profa. Gerência Sistema de um processos SO Patrícia D. CostaLPRM/DI/UFES de de de Proteção memória I/O Arquivos Necessidade 2 Sistemas Operacionais 2008/1 Grandes

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS

GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS 2 SISTEMAS OPERACIONAIS: GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS E ARQUIVOS Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática

Leia mais

SISTEMA DE ARQUIVOS DISTRIBUÍDOS

SISTEMA DE ARQUIVOS DISTRIBUÍDOS SISTEMA DE ARQUIVOS DISTRIBUÍDOS Sistemas Distribuídos 331 Arquivo: objeto que existe após criação, é imune a falhas temporárias e é persistente até que seja destruído Propósito de arquivos: armazenamento

Leia mais

Programação de Sistemas

Programação de Sistemas Programação de Sistemas Gestão de memória : registos e alocação Programação de Sistemas Registos e Alocação : 1/11 Introdução (1) A gestão de memória aborda as melhores estratégias para atribuir ( allocate

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Gerenciamento de ES e Sistema de Arquivos do Windows 2000

Gerenciamento de ES e Sistema de Arquivos do Windows 2000 1 Gerenciamento de ES e Sistema de Arquivos do Windows 2000 Gerenciador de E/S Objetivo é fornecer uma estrutura de modo eficiente para lidar com a grande variedade de dispositivos Bastante relacionado

Leia mais

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger SISTEMA DE ARQUIVOS Instrutor: Mawro Klinger Estrutura dos Discos As informações digitais, quer sejam programas ou dados do usuário, são gravadas em unidades de armazenamento. O HD é uma unidade de armazenamento

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES. Professor Eduardo Maroñas Monks

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES. Professor Eduardo Maroñas Monks SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES Professor Eduardo Maroñas Monks Leandro Ferreira Canhada 2013 1 TrueCrypt TrueCrypt é um aplicativo de

Leia mais

Sistema Operativo Multi-Tarefa

Sistema Operativo Multi-Tarefa Sistema Operativo Sistema Operativo Multi-Tarefa Um sistema operativo multi-tarefa permite que um utilizador trabalhe com dois ou mais programas em simultâneo. Na prática o microprocessador não executa

Leia mais

Base de Dados. MySQL Prof. Erinaldo Nascimento

Base de Dados. MySQL Prof. Erinaldo Nascimento Base de Dados MySQL Prof. Erinaldo Nascimento Objetos de banco de dados Um objeto do banco de dados é qualquer objeto definido numa base de dados que é usado para armazenar ou referenciar dados. Alguns

Leia mais

Introdução à Banco de Dados

Introdução à Banco de Dados Introdução à Banco de Dados Disciplina de Sistemas de Banco de Dados Prof. Marcos Antonio Schreiner /08/2015 Banco de dados Definição Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser armazenados.

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais 4º Período

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais 4º Período Sistemas de Informação Sistemas Operacionais 4º Período SISTEMA DE ARQUIVOS SUMÁRIO 7. SISTEMA DE ARQUIVOS: 7.1 Introdução; 7.2 s; 7.3 Diretórios; 7.4 Gerência de Espaço Livre em Disco; 7.5 Gerência de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Implementação são implementados através da criação, para cada arquivo no sistema, de uma estrutura de dados Descritor de arquivo

Leia mais

Capítulo 6 Sistemas de Arquivos

Capítulo 6 Sistemas de Arquivos Capítulo 6 Sistemas de Arquivos 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação do sistema de arquivos 6.4 Exemplos de sistemas de arquivos 1 Armazenamento da Informação a Longo Prazo 1. Deve ser possível

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007. Unidade 03-002 Sistemas de Arquivos

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007. Unidade 03-002 Sistemas de Arquivos Sistema de Arquivos Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 Objetivos Facilitar o acesso dos usuários ao conteúdo dos arquivos; Prover uma forma uniforme de manipulação de arquivos, independente dos

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

Sistema de Arquivos. Ciclo 5 AT1. Prof. Hermes Senger / Hélio Crestana Guardia

Sistema de Arquivos. Ciclo 5 AT1. Prof. Hermes Senger / Hélio Crestana Guardia Sistema de Arquivos Ciclo 5 AT1 Prof. Hermes Senger / Hélio Crestana Guardia Referência: Deitel Cap. 13 Nota O presente material foi elaborado com base no material didático do livro Sistemas Operacionais,

Leia mais

Acadêmicos: Luís Fernando Martins Nagata Gustavo Rezende Vinícius Rezende Santos

Acadêmicos: Luís Fernando Martins Nagata Gustavo Rezende Vinícius Rezende Santos Acadêmicos: Luís Fernando Martins Nagata Gustavo Rezende Vinícius Rezende Santos Pilhas de Dispositivos Drivers no Windows Vista podem fazer todo trabalho sozinho; Uma requisição pode passar por uma seqüência

Leia mais

implementação Nuno Ferreira Neves Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa Fernando Ramos, Nuno Neves, Sistemas Operativos, 2014 2015

implementação Nuno Ferreira Neves Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa Fernando Ramos, Nuno Neves, Sistemas Operativos, 2014 2015 Sistemas de ficheiros: implementação Nuno Ferreira Neves Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa Objetivos da aula Descrever algunsdetalhes daimplementação deumsistema de ficheiros Discutir algoritmos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner gugawag@gmail.com 1 Capítulo 6 Sistemas de Arquivos 6.1 Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação do sistema de arquivos 6.4 Exemplos de sistemas

Leia mais

Manual Básico - VeraCrypt

Manual Básico - VeraCrypt Manual Básico - VeraCrypt Software para criação e gerenciamento de Volumes cifrados Abril de 2016 APRESENTAÇÃO Este manual tem como objetivo auxiliar o usuário na utilização do aplicativo VeraCrypt que

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O conteúdo deste documento tem como objetivos geral introduzir conceitos mínimos sobre sistemas operacionais e máquinas virtuais para posteriormente utilizar

Leia mais

Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a

Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a UNIME Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a Respeitar ao Fazer um Script E- mail othonb@yahoo.com

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC)

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FUDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Isadora Mesquita Julia Gabriella ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) Professora: Lúcilia Ribeiro GOIÂNIA, 2016 Isadora Mesquita

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização dos arquivos Estrutura de diretório Gerência de espaço livre Gerência de alocação de espaços em disco Proteção

Leia mais

Estudo de Sistemas de Arquivos

Estudo de Sistemas de Arquivos Estudo de Sistemas de Arquivos Cronograma: EXT e EXT2. Melhorias do EXT3. Visão Geral do EXT4. Testes Práticos com o EXT2. Novos Paradigmas: LISFS - Logical Information System as a File System 1 Conceitos

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. 3ª. Lista de Exercícios

SISTEMAS OPERACIONAIS. 3ª. Lista de Exercícios SISTEMAS OPERACIONAIS INF09344 - Sistemas Operacionais / INF02780 - Sistemas Operacionais / INF02828 - Sistemas de Programação II Prof a. Roberta Lima Gomes (soufes@gmail.com) 3ª. Lista de Exercícios Data

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Arquitetura e Organização de Computadores Memória Externa I Prof. Sílvio Fernandes Discos

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1 Informática I Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves

Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática. Sistema de Arquivos. Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática Sistema de Arquivos Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Introdução É com o sistema de arquivos que o usuário mais nota a presença do sistema operacional.

Leia mais

Veeam Endpoint Backup FREE

Veeam Endpoint Backup FREE CONSULTORIA INFORMÁTICA DOWNLOAD GRATUITO Veeam Endpoint Backup FREE Visão Global do Produto Veeam Endpoint Backup FREE 1 Veeam Endpoint Backup está preparado para proteger a sua empresa. O Veeam Endpoint

Leia mais

Prof. Benito Piropo Da-Rin. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo

Prof. Benito Piropo Da-Rin. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo Prof. Benito Piropo Da-Rin memória é o local onde se armazenam dados Será???? Memória é um local ou dispositivo onde podem se armazenar dados e que permite que sejam recuperados quando deles se precisar

Leia mais

Estrutura de indexação de arquivos

Estrutura de indexação de arquivos Estrutura de indexação de arquivos Neste capítulo assume-se que um arquivo já existe e possui alguma organização primária desordenada ordenada ou hash Utiliza-se índices, que são estruturas de acesso adicionais

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores

Leia mais

11/8/2010. Tópicos. Organização e Indexação de Dados em Memória Secundária

11/8/2010. Tópicos. Organização e Indexação de Dados em Memória Secundária /8/00 Tópicos Organização e Indexação de Dados em Memória Secundária Disciplina Bancos de Dados II Prof Renato Fileto INE/CTC/UF Bancos de dados e acesso a memória secundária Noções de organização de dados

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 02

LISTA DE EXERCÍCIOS 02 FACULDADE: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAIS CARGA HORÁRIA: 75 H. A. ANO/SEMESTRE: 2016/01 PROFESSOR: EDUARDO FERREIRA DOS SANTOS HORÁRIOS:

Leia mais

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais.

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Olá nobre concurseiro e futuro servidor público! Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Essa

Leia mais

Manual de Uso DISCO VIRTUAL MB.045 CÓPIA IMPRESSA CONTROLADA PELO USUÁRIO V01

Manual de Uso DISCO VIRTUAL MB.045 CÓPIA IMPRESSA CONTROLADA PELO USUÁRIO V01 Manual de Uso DISCO VIRTUAL INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar de maneira prática como utilizar todos os recursos disponíveis em sua tela do Disco Virtual para que você possa usufruir

Leia mais

indexação e hashing Construção de Índices e Funções Hash Diego Gomes Tomé - MSc. Informática Orientador: Prof. Dr. Eduardo Almeida October 13, 2016

indexação e hashing Construção de Índices e Funções Hash Diego Gomes Tomé - MSc. Informática Orientador: Prof. Dr. Eduardo Almeida October 13, 2016 indexação e hashing Construção de Índices e Funções Hash Diego Gomes Tomé - MSc. Informática Orientador: Prof. Dr. Eduardo Almeida October 13, 2016 Universidade Federal do Paraná indexação e hashing Índices

Leia mais

Algoritmos em Strings (compressão de texto)

Algoritmos em Strings (compressão de texto) Algoritmos em Strings (compressão de texto) R. Rossetti, A.P. Rocha, A. Pereira, P.B. Silva, T. Fernandes FEUP, MIEIC, CAL, 2010/2011 1 Teoria da Informação O que é? É uma ferramenta matemática para determinar

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

16/8/2010. A arquitetura de um sistema computacional representa o modelo da organização e funcionamento de um sistema de processamento

16/8/2010. A arquitetura de um sistema computacional representa o modelo da organização e funcionamento de um sistema de processamento Arquitetura de es Organização de um Sistema Computacional Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense P.U.R.O. Introdução A arquitetura de um sistema computacional representa o modelo da organização

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

Capítulo 6 Nível do Sistema Operacional

Capítulo 6 Nível do Sistema Operacional Capítulo 6 Nível do Sistema Operacional - Sistema Operacional: Programa que, do ponto de vista do programador, adiciona uma grande quantidade de instruções e funcionalidades bem além das disponibilizadas

Leia mais

Sistemas de Arquivos NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3

Sistemas de Arquivos NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3 Sistemas de Arquivos NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3 Os sistemas de arquivos é a parte do SO responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso, utilização, proteção e implementação).

Leia mais

Faculdades Santa Cruz

Faculdades Santa Cruz Faculdades Santa Cruz Evandro Batista Liewerton Fernandes Backup e Bacula Trabalho apresentado pelos alunos do curso de Bacharel em Sistema de Informação, 8 semestre. Curitiba, 2016 Sumário 1.Backup...

Leia mais