Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows"

Transcrição

1

2 Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

3 Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos, pastas e unidades de disco. Podemos abri-lo através do menu iniciar, Gerenciador de Arquivos, utilizando o ícone do Meu computador (iniciar ou desktop) ou ainda usando as teclas de atalho WINDOWS+E

4 Quem é o Windows Explorer?

5 Conceitos - Arquivo Objeto que serve para armazenar informações em um computador. Arquivos podem conter textos, imagens, vídeos. programas, músicas e qualquer outro dado que precise ser armazenado.

6 Conceitos - Pastas Objeto que serve para armazenar arquivos ou outras pastas (chamadas de sub-pastas), servindo assim para organização do computador.

7 Conceitos - Unidades Locais onde são armazenadas fisicamente as pastas e arquivos do computador. São chamadas unidades de armazenamento, drivers ou ainda unidades de disco. O Windows representa cada unidade através de uma letra seguida por dois ponto (:). Ex.: C:\, D:\, E:\,...

8 Conceitos - Pasta Raíz A \ (barra invertida) significa Pasta Raíz, que é a primeira pasta criada dentro de uma unidade de disco. A pasta raíz é criada no momento em que uma unidade é formatada e não pode ser removida pelo usuário. A pasta raíz pode conter arquivos e sub-pastas, onde o usuário tem total autonomia.

9 O que é um Sistemas de Arquivos? Um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas (software), que permitem ao sistema operacional controlar o acesso a unidade de disco (hardware). Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos.

10 O que é um Sistemas de Arquivos? Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória e pendrives, até sistemas mais robustos e complexos como o NTFS que incorpora recursos de bloqueio de acesso a arquivos por usuários.

11 Sistemas de Arquivos - FAT16 Utilizado pelos sistemas operacionais MS- DOS e Windows 95. Permite o endereçamento de dados de no máximo 2 GB de espaço por unidade e 512 MB por arquivo e atualmente não é mais utilizado.

12 Sistemas de Arquivos - FAT32 Usado a partir do Windows 95, permite um endereçamento de 32bits. Suporta partições de até 2 TB de dados e arquivos de até 4 GB de informações. Os nomes de arquivos passaram dos 8 caracteres do FAT16 para 255 caracteres, também superando o limite de 3 caracteres para extensão.

13 Sistemas de Arquivos - ExFAT É o nome dado a uma partição do tipo FAT de 64 bits. Ela é muito mais veloz que a FAT32, sendo ideal para utilização em pendrives com grande volumes de dados ou arquivos grandes (como de filmes). Veio como uma substituição ao FAT32, pelos limites que este tipo de partição continha.

14 Sistemas de Arquivos - NTFS NTFS ou (New Tecnology File System) é o sistema de arquivos padrão para Windows NT e seus derivados. - Trabalha com endereços de tamanhos variados - Suporta unidade de até 256 TB (em teoria) atualmente limitado a 16 TB - Tamanho do arquivo é limitado ao tamanho da unidade

15 Sistemas de Arquivos - NTFS - suporte a compactação, criptografia e indexação (aceleração nas buscas) - permite políticas de segurança e gerenciamento de cotas por usuários - menor probabilidade de fragmentação de arquivos - utiliza tecnologia Journaling para recuperação de erros mais facilmente

16 Tolerança a falhas - Journaling Utiliza um sistema de log que registra as últimas operações realizadas sobre a unidade de disco permitindo assim a recuperação das ações em caso de falhas.

17 NTFS - Permissões O NTFS permite o uso de permissões no sistema operacional, ou seja, é possível definir como usuários - ou grupos de usuários - podem acessar determinados arquivos ou pastas.

18 NTFS - Encrypting File System (EFS) Surgiu no windows 2000 e como o nome sugere é um reforço de segurança no sistema de arquivo NTFS, permitindo a proteção de dados por criptografia com o uso do esquema de chaves públicas. Não está disponível em todas as versões de windows como a Home Basic e a Starter.

19 Nomenclatura de arquivos Os arquivos no windows devem conter no máximo 256 caracteres entre nome e extensão. É possível utilizar pontos, espaços em branco e alguns caracteres especiais como hífen (-) e o underline(_). Não podemos utilizar os seguintes caracteres: *? : / \ < >

20 Nomenclatura de arquivos O Windows não é case sensitive o que significa que ele não diferencia letras maiúsculas e minúsculas dos nomes de arquivos. O limite de tamanho de caminho para o Windows 7 e seus sucessores é de 260 caracteres contando a letra da unidade e pasta raíz.

21 Operações - Excluir e Lixeira Apenas os discos rígidos contém lixeira (incluindo os hd externos), portanto qualquer arquivo ou pasta excluído de um pendrive ou cartão de memória, fará a exclusão definitiva. Caso queira forçar uma exclusão definitiva pode se utilizar do SHIFT + Excluir para realizar a operação. Caso um objeto seja maior que a Lixeira o mesmo será excluído permanentemente.

22 Operações - Mover e Copiar Você pode mover ou copiar arquivos pela Área de Transferência (recortar/colar, copiar/colar) ou usando o arrastar do mouse: - entre unidades copia - na mesma unidade move - com SHIFT segurado move - com o CTRL segurado copia - com o ALT segurando cria um atalho (pode ser usado o CRTL+SHIFT)

23 Operações - Mover e Copiar Usando o botão direito do mouse (mouse configurado para destros), ao arrastar um arquivo é aberto um menu de opções que inclui entre outras opções:

24 Operações - Renomear Você pode renomear um arquivo: - clicando sobre ele, aguardando e clicando novamente sobre ele - usando a tecla de atalho F2 - clicando com o botão direito do mouse (configuração para destros) e escolhendo a opção renomear

25 Operações - Propriedades Você pode ver as propriedade de um objeto usando a combinação de teclas ALT+ENTER ou clicando com o botão direito do mouse (configuração para destros) e escolhendo a opção Propriedades.

26 Principais Propriedades - Arquivos As principais propriedades de um arquivo são: nome, tipo, local de armazenamento, data de criação, de modificação e acesso e os atributos (somente leitura e oculto). Nas opções avançadas podemos indicar se o arquivo participa da indexação e se esta pronto para ser arquivado.

27

28 Principais Propriedades - Pastas As principais propriedades de uma pasta são: nome, tipo, tamanho (total dos arquivos dentro da pasta), local de armazenamento, número de arquivos e pastas que contém, data de criação e os atributos (somente leitura e oculto). Nas opções avançadas podemos indicar se a pasta participa da indexação e se esta pronta para ser arquivado.

29

30 Operações - Criar um atalho Um atalho representa um link para o arquivo ou pasta original. Ele não é o arquivo ou pasta, mas sim uma indicação da onde aquele arquivo ou pasta se encontra. Para criar um atalho podemos usar o método arrastar e soltar com o botão direito do mouse (configuração para destros) e escolher a opção Criar atalho aqui.

31

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes.

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Manipulação de Arquivos e Pastas no Windows 7

Manipulação de Arquivos e Pastas no Windows 7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Informática Básica Manipulação de Arquivos e Pastas no Windows 7 Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete.

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete. Verbo Jurídico Prof. Júlio César Ramos Pág.1 1. No MS Windows 7 é possível excluir um arquivo ou pasta permanentemente do disco rígido principal da máquina selecionando o arquivo com o botão: a) direito

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 1. CONCEITO É um sistema operacional proprietário do tipo Payware (Comercial) da Empresa Microsoft Corporation. 1.1 CARACTERÍSTICAS a) Multitarefas e

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

O que é um Arquivo? 2 /18

O que é um Arquivo? 2 /18 Sistema de Arquivos O que é um Arquivo? Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN

TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN PROF. André Alencar Informática 1 TABELAS COMPARATIVAS WINDOWS XP x WINDOWS SEVEN WINDOWS XP WINDOWS SEVEN CONCEITOS BÁSICOS Sistema de 32 bits em português e 64 bits apenas em Sistema de 32 e 64 bits

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta:

INFORMÁTICA. 03. Analise a figura abaixo e assinale a opção incorreta: INFORMÁTICA 01. Marque a opção que contém a definição correta de Intranet: a) Rede de computadores que não pode ter acesso à Internet. b) É uma rede local de computadores, ou seja, é limitada fisicamente.

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 1 O que é um sistema de arquivos? O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ESTUDO DE CASO - WINDOWS Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ligando o computador 2

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

Manual de Backup de Arquivos

Manual de Backup de Arquivos Manual do Usuário Manual de Backup de Arquivos BACKUP Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Objetivo... 3 Mídias Apropriadas para Gravação de Dados... 4 Pen Drive... 4 HD Externo... 4 Procedimento...

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Organização e Gerenciamento de Informações a) Drives / Unidades: Letras: A identificação padrão de Drives e Unidades em um sistema operacional são as

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE

UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE UTILIZANDO O PAINEL DE CONTROLE No Painel de Controle existem diversas opções que permitem alterar as configurações do computador, periféricos e programas. Neste curso, veremos as utilizadas por usuários

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes

Leia mais

MF ESAF TÉCNICO ADMINISTRATIVO 2012 1) O sistema operacional Windows 7 da Microsoft está disponível em 5 versões. A mais simples delas é a a) Home Premium. b) Home Basic. c) Starter. d) Beginner. e) Home

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo:

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo: INFORMÁTICA 01. Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando somente o botão direito do mouse, dentro de uma mesma unidade de disco no Windows Explorer: a) O arquivo é copiado para a pasta

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Introdução a Informática Básica Roteiro Definições Conhecendo o computador

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 131 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Processamento de Dados Consiste em uma série de atividades ordenadamente

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Introdução á Informática Básica Roteiro Introdução Computador Conjunto

Leia mais

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 1 Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 Software 2 São programas inseridos dentro do hardware que realizam diversas tarefas. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Polícia Legislativa Senado Federal

Polícia Legislativa Senado Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Informática Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Informática... 3 Windows XP... 3 Word XP... 5 Word 2003... 6 Word 2010... 7 Excel... 7 Excel 2000...

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Introdução Conceito Serviços Multiprogramação Categorias Interface de usuário Sistema de arquivos Estudos de caso Windows XP 2 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

EXERCÍCIOS INFORMÁTICA

EXERCÍCIOS INFORMÁTICA WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR EXERCÍCIOS INFORMÁTICA Elaborado pelo professor : Reynaldo Telles WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR WWW.RTELL.COM.BR Exercícios de Informática Professor

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke. Informática Organização de Arquivos, Pastas e Programas Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ORGANIZAÇÃO DE PASTAS, ARQUIVOS E PROGRAMAS No Windows, a organização de Arquivos

Leia mais

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1

Menu Iniciar. Ou através das teclas CTRL+ESC ELABORADO POR MARCO SOARES 1 ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Menu Iniciar Em baixo à esquerda fica o menu iniciar para aceder aos programas, ficheiros, configurações, ou até mesmo para desligar o computador Ao dar um clique aparece um

Leia mais

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Windows XP e Windows 7. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Windows XP e Windows 7 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO WINDOWS XP E WINDOWS 7 Edições O Windows XP, assim como o Windows 7, possui

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

INFORMÁTICA 2013 (IBGE / TÉCNICO EM INFORMAÇÃO / CESGRANRIO / 2013)

INFORMÁTICA 2013 (IBGE / TÉCNICO EM INFORMAÇÃO / CESGRANRIO / 2013) INFORMÁTICA 2013 51. Os softwares usados para envio de e-mails disponibilizam um campo intitulado Cco, que pode ser preenchido pelo usuário durante a criação de uma mensagem. Esse campo é usado para (a)

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas JAWS 14 Guia Rápido de Combinações de Teclas 2 PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino

Leia mais

CESPE/UNB ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA MPS 2010 1) Em um computador em que se use o sistema operacional Linux, os arquivos referentes ao monitor, ao disco rígido, às unidades de CD, à porta de

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Instituto Federal de Minas Gerais Campus Bambuí Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Estrutura de diretórios Diretório Local utilizado para armazenar arquivos e outros diretórios

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

O Sistema Operativo Windows NT Workstation

O Sistema Operativo Windows NT Workstation O Sistema Operativo Windows NT Workstation Sistemas Operativos da da Microsoft para Computadores Pessoais Windows 95 / 98 / 2000 + Windows NT Workstation pag. 1 estruturas diferentes ambientes de de trabalho

Leia mais

INFORMÁTICA. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

INFORMÁTICA. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV INFORMÁTICA 01. Analise as seguintes afirmações relativas a conceitos de Internet. I - O SPAM é caracterizado pela utilização indevida do servidor POP de uma empresa ou outra entidade para enviar uma grande

Leia mais

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental.

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Professor Gedalias Valentim Informática para Concursos É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Porque fazer Perda acidental

Leia mais

INFORMÁTICA MOUSE. Isabela C. Damke

INFORMÁTICA MOUSE. Isabela C. Damke INFORMÁTICA MOUSE Isabela C. Damke Primeiros passos Você já deve conhecer: Os dispositivos que integram um microcomputador (hardware) O que é software (programa), tipos e exemplos Procedimento correto

Leia mais

Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com

Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com Atenção MUITA ATENÇÃO!!! Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com Software Básico Características Hardware Software Multiusuário Multitarefa Multisessão Características P&P(Plug and Play) PnP Código

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP TJSP) Ao encaminhar uma mensagem com arquivos anexados a partir do Microsoft Outlook, na sua configuração padrão, com o botão a) os anexos não serão mantidos na nova mensagem

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Bem-vindo ao Forcepoint Secure Messaging, uma ferramenta que fornece um portal seguro para transmissão e exibição de dados confidenciais e pessoais em emails.

Leia mais

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra

WINDOWS XP Prof. Renato Mafra Na coluna da esquerda, fica a lista dos programas usados mais recentemente. Todos os programas - Nele você encontra os ícones de todos os programas instalados assim como as ferramentas de administração

Leia mais

INFORMÁTICA

INFORMÁTICA INFORMÁTICA 01. Para selecionar o encerramento de um programa que travou e continuar trabalhando no Windows XP sem precisar reiniciar o computador, é necessário pressionar, simultaneamente as teclas, CTRL

Leia mais

PROVA DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE MICROINFORMÁTICA 16 PROVA DE MICROINFORMÁTICA PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 41 A 60, CONSIDERE A CONFI- GURAÇÃO PADRÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DOS APLICATIVOS WINDOWS EXPLORER, INTERNET EXPLORER,

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

Gerenciamento de disco; criando nova partição

Gerenciamento de disco; criando nova partição Gerenciamento de disco; criando nova partição A partir de agora vamos aprender a utilizar o Gerenciador de disco (gerenciador de partições), que está disponível no Windows Vista e Windows 7. Como já dito,

Leia mais

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows Windows Conceitos Básicos As principais ações são: Clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse sem move-lo Clique com o botão direito Duplo clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Windows 7 Atalhos de Teclado para Facilidade de Acesso SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as Teclas de Filtro ALT

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN)

5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) 5. SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 (SEVEN) Sistema Operacional multitarefa e múltiplos usuários. O novo sistema operacional da Microsoft trouxe, além dos recursos do Windows Seven, muitos recursos que tornam

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais 1º Ano - Técnico em Informática Integrado Sistemas Operacionais Navegação entre diretórios Antes de começar a trabalhar diretamente com os comandos do Linux, é necessário navegarmos entre os diretórios

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto

Sistema Operacional Windows XP. Prof. Carlos C. Branco Caldas Neto Sistema Operacional Windows XP 1 Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse 4. A Área de Trabalho 5. O Menu Iniciar 6. Painel de Controle 7. Acessórios 8. Windows Explorer

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano Operações Básicas do SO de

Leia mais

Manual de backup de dados

Manual de backup de dados Manual de backup Manual de backup de dados Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1 Objetivo... 2 2. MÍDIAS APROPRIADAS PARA GRAVAÇÃO DE DADOS... 2 2.1 Pen Drive... 2 2.2 HD Externo... 3 3. PROCEDIMENTO... 4 3.1

Leia mais

Manual do Webmail Zimbra TM

Manual do Webmail Zimbra TM Manual do Webmail Zimbra TM O novo serviço de e-mail da FCT é baseado no software de colaboração Zimbra Suíte de Colaboração. Ele é um sistema de mensagens e colaboração que oferece e-mail seguro e de

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET INFORMÁTICA AULA 04

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  INFORMÁTICA AULA 04 INFORMÁTICA AULA 04 Acessórios do Windows WINDOWS XP (CONTINUAÇÃO) O Windows Xp inclui muitos programas e acessórios úteis. São ferramentas para edição de texto, criação de imagens, jogos, ferramentas

Leia mais

Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000

Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000 Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000 11.1 A história do windows 2000 11.2 Programando no windows 2000 11.3 Estrutura do Sistema 11.4 Processos e threads no windows 2000 11.5 Gerenciamento de memória

Leia mais

Uma equipe forte: DocuWare e Microsoft Outlook

Uma equipe forte: DocuWare e Microsoft Outlook Connect to Outlook Product Info Uma equipe forte: DocuWare e Microsoft Outlook Use o Connect to Outlook para armazenar com rapidez seus e-mails diretamente no DocuWare do MS Outlook. Você também pode pesquisar

Leia mais

Manual de Instalação do LabSoft - Instalação local e em rede

Manual de Instalação do LabSoft - Instalação local e em rede Conteúdo Prefácio... 3 Nome e endereço do fabricante... 3 1 Aspectos legais... 4 1.1 Limitações de Responsabilidade... 4 1.2 Direitos Autorais / Regulamento... 4 2 Instalação Local... 5 2.1 Requisitos

Leia mais