Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Armazenamento"

Transcrição

1 Sistemas de Arquivos Gerenciamento de Armazenamento

2 Arquivos Conforme discutimos anteriormente, um arquivo é um conjunto de bytes que representa dados, instruções ou ambos ao mesmo tempo. As finalidades de um arquivo são inúmeras. Arquivos são elementos íntimos do SO que mais são expostos ao usuário final. Os usuários criam, manipulam, distribuem e excluem arquivos em atividades cotidianas.

3 Arquivos Do ponto de vista do SO, cada arquivo é muito além dos dados armazenados por ele e deve possuir diferentes atributos, tais como: 1. Nome 2. Identificação 3. Tipo (texto, executável, binário, ) 4. Localização (no disco) 5. Tamanho 6. Proteção 7. Datas e horas (criação, alteração, acesso) 8. Identificação de usuário

4 Arquivos Ainda, o SO é quem deve fornecer as principais funcionalidades associadas a arquivos. Elas serão utilizadas pelos processos através de chamadas de sistema: 1. Criar novos arquivos 2. Escrever dados em arquivos 3. Ler dados de arquivos 4. Navegar internamente em arquivos 5. Excluir arquivos 6. Truncar arquivos

5 Arquivos Os processos acessam os arquivos através do SO. Para isto, o SO fornece um ponteiro para um arquivo aberto que indica a próxima posição a ser lida ou escrita. Este ponteiro pode ser movimentado ao longo do arquivo. Exemplos de funções C (cstdio.h) que utilizam as chamadas de sistema: fopen - abrir arquivo fclose - fechar arquivo fwrite - escrever dados em arquivo fread - ler dados de arquivo fseek - movimentar o ponteiro no arquivo

6 Arquivos Tipos de arquivos: SOs identificam o tipo de arquivo de formas diferentes: Windows: a extensão do arquivo indica seu tipo; Mac: cria um atributo para cada arquivo, com base no programa que realizou a criação do arquivo; UNIX: armazena um número mágico de identificação de tipo de arquivo: ver comando file em terminal Debian.

7 Arquivos Tipos de arquivos: Exemplos de extensões - principalmente em Windows: tipo de arquivo extensão comum função executável exe, com, bin programa em linguagem de máquina objeto obj, o código de máquina compilado, não montado código fonte c, cc, cpp, java, perl, asm código fonte de diferentes linguagens arquivo de lote bat, sh comandos para o interpretador de comandos texto formatado doc, docx, odt, rft formatos de processadores de texto imagem png, bmp, jpg, jpeg, tif diferentes formatos de imagens multimídia mpeg, mp3, mov, mp4 arquivo binário contendo audio/video

8 Arquivos Para que um programa consiga ler interpretar os dados de um arquivo de forma correta, os dados precisam ser gravados em um padrão igual ao de leitura. Isto, em geral, é mais importante que a extensão do arquivo. Independente do padrão, os arquivos costumam ser gravados em um modo: Texto; ou Binário.

9 Arquivos Arquivos em modo Texto: São arquivos onde todos os bytes gravados estão limitados a caracteres imprimíveis (exs.: tela, impressora,...), respeitando uma codificação: ANSI (8 bits por caractere) Unicode (16 bits por caractere) Arquivos em modo Binário: São arquivos que gravam dados com tipos de tamanhos variáveis. Pode misturar diferentes tipos de dados e, até mesmo, estruturas mais complexas: structs ou objetos.

10 Arquivos Diretórios: Conjuntos de arquivos compõem a base dos SOs, de programas e de dados do usuário. Para que o SO administre os arquivos adequadamente, uma regra de não aceitar dois arquivos com o mesmo nome é normalmente utilizada. Desta forma, e também para melhorar a organização e agrupamento dos arquivos (conforme sua utilização ou afinidade), foi criado o conceito de diretórios.

11 Arquivos Diretórios: Em alguns SOs modernos, este termo foi substituído por outro mais amigável ao usuário: pastas. Diretórios servem para agruparmos e organizarmos arquivos. Na maioria dos casos, os SOs gerenciam diretórios em uma estrutura de árvore.

12 Arquivos Diretórios, subdiretórios e arquivos: spell raiz stat prog correio copy dist prt bin find count programas hex A B C

13 Arquivos Diretórios: Do ponto de vista do SO, um diretório também é um arquivo em disco! Este arquivo contém apenas informações sobre quais são os subdiretórios e os arquivos que estão contidos nele! Este arquivo não será exibido ao usuário, mas sim uma representação de diretório no sistema de arquivos.

14 Arquivos Diretórios: Os arquivos podem ser identificados por caminhos relativo ou absolutos: Relativo: é informado apenas o nome do arquivo, ou o restante do caminho suficiente para encontrar o arquivo. Ex.: System32\mspaint.exe (quando o diretório atual é C:\Windows; Absoluto: será informado o caminho completo do arquivo, independente do diretório atual. Ex.: C:\Windows\System32\mspaint.exe

15 Arquivos Montagem do Sistema de Arquivos: O SO disponibiliza o SA (Sistema de Arquivos) para que processos possam acessar e manipular arquivos; A disponibilização do SA ocorre por um processo chamado de Arquivos; Montagem do Sistema de A montagem sempre será feita a partir de um ponto de montagem: Uma localização dentro de uma estrutura de arquivos, onde o SA será disponibilizado.

16 Arquivos Montagem do Sistema de Arquivos: Normalmente os SAs são montados em diretórios vazios. Ex. em UNIX: uma pasta vazia pode ser utilizada para montar um Pen Drive; Ex. em Windows: cada SA de arquivo é montado em uma Letra de Unidade diferente : A: C: D:

17 Arquivos Proteção: É também de responsabilidade do SO, ao gerenciar o SA, criar mecanismos para proteger os dados contra danos físicos (confiabilidade) e contra acesso indevido(controle de acesso). Confiabilidade pode ser disponibilizada a partir de cópias automatizadas até recursos mais sofisticados de redundância; Controle de acesso será verificado nos próximos slides.

18 Arquivos Proteção - controle de acesso: Tipo de acesso: A primeira perspectiva de controle de acesso; O SO pode restringir, conforme as políticas de controle de acesso, quais operações podem, ou não, serem realizadas em um determinado arquivo. Ex: Ler, gravar, executar, acrescentar, apagar e listar.

19 Arquivos Proteção - controle de acesso: Controle de acesso: É uma associação que o SO realizará entre usuários (ou grupos de usuários) e determinados arquivos; Nesta associação, serão determinadas quais tipos de acesso podem ocorrer, conforme verificado no slide anterior.

20

21 permissões / número de links / proprietário / grupo / tamanho / última modificação e o nome

22 Arquivos Proteção - controle de acesso (UNIX): d rwx rwx rwx _ (1) (2) (3) Onde: _ é d ou - = diretório ou arquivo (1) são permissões do usuário, (2) do grupo e (3) outros; e sendo: r = leitura w = gravação x = execução Ps.: - (hífen) representa falta de permissão Tutorial

23 Exercício Prático 1. Utilizando a linguagem C, construa 2 programas: a. Lê números inteiros do teclado e grava-os em um arquivo (em modo binário) até que o valor informado seja 0 (zero, não incluído no arquivo). b. Lê o os números gravados (em modo binário) do mesmo arquivo gerado pelo programa 1a e exibe-os na tela. 2. Faça o mesmo que em 1, mas utilizando o modo texto. Compare os arquivos gerados utilizando os softwares visualizadores adequados.

24 Sistema de Arquivos Journaling: É quando o SA permite a manutenção de log de alterações recentes nos arquivos. Em caso de qualquer comprometimento no SA, as informações do log podem ser utilizadas na recuperação da transação afetada. Exemplos de SA que suportam journaling: Ext3, Ext4, NTFS e outros.

25 Sistema de Arquivos Journaling - Exemplo: Remover um arquivo no SA Unix envolve 3 passos: a. Remover a entrada em seu diretório; b. Liberar o inode do arquivo; inode é uma estrutura de dados que mantém dados sobre um arquivo, ou diretório, tais como associados às politicas de acesso. c. Retornar os blocos de dados para o conjunto de blocos livres do disco. O que acontece se faltar energia entre estes diferentes passos?

26 Sistema de Arquivos O Sistema de Arquivos é o responsável por gerenciar as alocações dos setores do disco (e/ou unidades de alocação). Ele também descreve como os diretórios serão armazenados e pode fornecer recursos como journaling, além de dados referentes à proteção. Para realizar estas tarefas, os SA são geralmente representados em diferentes níveis, conforme o próximo slide apresenta.

27 Sistema de Arquivos Níveis: Programa de aplicação Sistema de arquivos lógico Módulo de organização de arquivos Sistema de arquivos básico Controle de E/S Dispositivos

28 Sistema de Arquivos Controle de E/S: É o nível mais baixo. Consiste de drivers de dispositivos e manipuladores de interrupção para transferir informações entre a memória principal e o disco. Traduz comandos de alto nível, tal como recupere o setor 123, em comandos específicos para o hardware.

29 Sistema de Arquivos O sistema de arquivos básico: Esta é a etapa mais baixa do SA. Nela, utilizamos o nível de Controle de E/S para acessar e trabalhar com blocos (ou unidades de alocação) de forma similar a um vetor: O objetivo é, neste nível, abstrair os informações básicas do hardware, tais como setores, trilhas, pratos e etc.

30 Sistema de Arquivos Módulo organizador de arquivos: Neste nível é realizada a associação entre arquivos e blocos (ou unidades de alocação). Caso o SA permita fragmentar arquivos, esta camada deve implementar estruturas de dados que viabilizem esta fragmentação. Aqui também deverão ser identificados os espaços livres do disco.

31 Sistema de Arquivos Sistema de arquivos lógico: Trabalha com os metadados sobre os arquivos: UID - identificação do usuário; GID - identificação do grupo; Modo de arquivo; Datas; E tudo mais sobre o arquivo que não é escrito nele próprio. Neste nível também é feita a resolução de caminhos e de FCBs para visualização pelo usuário. (FCB - file control blocks - são estruturas que encapsulam os metadados)

32 Sistema de Arquivos Níveis: A separação de SA em diferentes níveis permite a codificação padronizada para que SOs trabalhem com multiplos SAs. Alguns dos SA mais comuns: UFS - Unix File System; FFS - Berkeley Fast File System; Windows (FAT, FAT32 e NTFS); CD-ROM (CDFS - ISO 9660, ou UDF); Linux - Ext2 e Ext3 (entre em torno de 40 suportados).

33 Sistema de Arquivos Métodos de alocação: Existem três principais formas de organizar a alocação dos arquivos em disco: Alocação contígua; Alocação encadeada; Alocação indexada; Estes métodos serão revisados nos próximos slides.

34 Sistema de Arquivos Métodos de alocação - contíguo: É a forma mais simples. Exige que todos os setores de um arquivo sejam contíguos, ou seja: não fragmentados. Os principais problemas são a fragmentação externa e o posicionamento de novos arquivos: Conforme combinados os arquivos já alocados em disco, pode ocorrer de não encontrar espaço mínimo necessário para armazenar um arquivo grande, mas com tamanho menor do que o total de espaço livre disponível.

35

36 Sistema de Arquivos Métodos de alocação - encadeado: Funciona da mesma forma que uma lista encadeada na memória principal; Cada unidade de alocação terá, nos bytes finais, o endereço da próxima unidade de alocação onde o arquivo continua. O principal problema se dá em relação ao espaço utilizado no final da unidade de alocação. Com ele, o tamanho de cada unidade de alocação é diminuído. Ex.: 512 para 508 bytes.

37

38 Sistema de Arquivos Métodos de alocação - encadeado: Em uma implementação tradicional, para se acessar uma unidade intermediária de alocação, é necessário percorrer unidade por unidade! Para otimizar este problema, o FAT (file allocation table) utiliza uma tabela para armazenar as referências de próximas unidades a serem lidas em cada arquivo. Isto possibilita a carga em memória RAM e acesso aleatório simplificado: Curiosidade: o tamanho máximo de um arquivo em FAT32 é de 4GB - 1 byte.

39 Sistema de Arquivos Métodos de alocação - indexado (mapa de bits): Neste método, uma unidade de alocação é reservada para armazenar referências para todas as unidades de alocação que compõem o arquivo. Como a unidade de alocação possui tamanho limitado (e isto limitaria o tamanho do arquivo), métodos com múltiplos níveis também são utilizados.

40

41 Sistema de Arquivos Métodos de alocação - na prática? O método de alocação ótimo é diferente para arquivos de acesso sequencial e de acesso aleatório. Alguns sistemas suportam mais do que um método de alocação, o qual pode ser determinado com base no uso do arquivo (sequencial ou aleatório). Todos os sistemas devem ajustar o esquema de alocação para se relacionar melhor com as características de hardware e de software, para uma melhor performance.

42 Sistema de Arquivos SA Método Ano Criador SO original FAT12 Encadeado 1977 Microsoft Microsoft Disk BASIC FAT32 Encadeado 1996 Microsoft Windows 95 NTFS Indexado 1993 Microsoft Windows NT Ext2 Misto (Indexado e Encadeado) 1993 Rémy Card GNU/Linux Ext3 Misto (Indexado e Encadeado) 1999 Dr. Stephen C. Tweedie Linux Ext4 Indexado 2006 Vários Linux ReiserFS Indexado 2001 Namesys Linux Reiser4 Indexado 2004 Namesys Linux

43 Sistema de Arquivos Tamanho Máximo SA Método Ano Arquivo Volume FAT12 Encadeado MiB 1 MiB até 32 MiB FAT32 Encadeado GiB 512 MiB até 8 TiB NTFS Indexado EiB 16 EiB Ext2 Misto (Indexado e Encadeado) GiB até 2 TiB 2 TiB até 32 TiB Ext3 Misto (Indexado e Encadeado) GiB até 2 TiB 2 TiB até 32 TiB Ext4 Indexado GiB até 16 TiB 1 EiB ReiserFS Indexado TiB(v3.6) 16 TiB Reiser4 Indexado TiB 16 TiB

44 Exercícios 1. Pesquise e justifique os motivos do Google desenvolver seu próprio sistema de arquivos para os seus servidores de busca: The Google File System. 2. Sobre desfragmentação: a. Justifique o porquê da desfragmentação de disco deixar o sistema mais rápido. b. Quais são as diferenças nos benefícios da desfragmentação entre um HDD e um SSD? 3. Por que o sistema de arquivos FAT16 não é mais utilizado atualmente? Justifique sua resposta.

45 Exercícios 4. Existe um sistema de arquivos FAT64. Sobre ele: a. Qual é o nome deste SA? b. Quais são os seus limites para tamanhos máximos de volume e de arquivos? c. Quais são as principais diferenças dele para o NTFS? 5. Ao formatar um Pen Drive, justifique os critérios que devem ser levados em consideração no momento da escolha do: a. Sistema de arquivos b. Tamanho do cluster/bloco/unidade de alocação

46 Exercícios 6. Imagine um sistema de arquivos que utiliza um tipo de dados inteiro de 16 bits (sem sinal) para representar um determinado número de unidade de alocação. Calcule o tamanho máximo de volume para este SA com base nos seguintes tamanhos de unidade de alocação: a. 512 bytes b. 4 KiB c. 8 KiB d. 32 KiB

47 Exercícios 7. Sobre os métodos de alocação em disco (contíguo, encadeado e indexado), pesquise e justifique qual método se adapta melhor ao HDD e qual se adapta melhor ao SSD. 8. FAT32 é plenamente suportado tanto em Linux quanto em Windows. Pesquise informações sobre como ocorre o uso de NTFS em Linux e Ext em Windows.

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla

Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Victor Halla Unidade II FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Sistema de Arquivos Introdução Sistemas de Diretórios Gerenciamento de Entrada e Saída; Problemas de alocação em memória Perda

Leia mais

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 16 Armazenamento permanente de grande volume de informações Memória primária (RAM) é volátil

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Arquitetura do sistema de arquivos em camadas Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Sistema de Arquivos Introdução Aula 17 Estrutura de diretórios Alocação e gerenciamento de

Leia mais

Disciplina: Sistemas Operacionais

Disciplina: Sistemas Operacionais Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais Parte 4: Gerenciamento de Armazenamento (Estrutura do Sistema de Arquivos, Diretórios, Método de segurança de Arquivos) Prof.

Leia mais

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition

Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos. Operating System Concepts 8th Edition Capítulo 11: Implementação de Sistemas de Arquivos Sobre a apresentação (About the slides) Os slides e figuras dessa apresentação foram criados por Silberschatz, Galvin e Gagne em 2009. Esse apresentação

Leia mais

Sistemas de Arquivos

Sistemas de Arquivos Sistemas de Arquivos Problemas da alocação em RAM Baixa capacidade Volatilidade Solução: uso de arquivos Conceito de arquivo Espaço endereços lógico contíguo Coleção informações correlatas com mesmo nome

Leia mais

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco

Implementação de Sistemas de Arquivos. Na Aula Anterior... Esquema do Sistema de Arquivos. Nesta Aula 31/10/2016. Estrutura de Baixo Nível de um Disco GSI018 Sistemas Operacionais 31/10/2016 Implementação de Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Memória

Leia mais

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016

Sistema de arquivos. Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Adriano J. Holanda 24/5/2016 Sistema de arquivos Definição Interface entre os processos e os meios de armazenamento que fornece as abstrações e operações para a manipulação de bytes.

Leia mais

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

LINUX. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. LINUX Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Sistemas de Arquivo Todo sistema operacional precisa de um sistema de arquivos. Todo sistema de arquivo serve para fornecer ao sistema operacional uma estrutura

Leia mais

Sistemas de Arquivos. (Aula 23)

Sistemas de Arquivos. (Aula 23) Sistemas de Arquivos (Aula 23) Funções de um SO Gerência de processos Gerência de memória Gerência de Arquivos Gerência de I/O Sistema de Proteção 2 Sistemas Operacionais 2008/1 Necessidade de Armazenamento

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 1 O que é um sistema de arquivos? O que é um sistema de arquivos? É a forma de organização

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO, ATRIBUTOS E OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA OPERAÇÕES COM ARQUIVOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO O Sistema de Arquivos é o modo como as informações são armazenadas nos dispositivos físicos de armazenamento, exemplo

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Carlos Gustavo A. da Rocha. Sistemas Operacionais Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Uma funcionalidade presente em quase toda a história dos computadores é a possibilidade de armazenar informações de forma persistente Uma abstração principal acompanhou

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais SISTEMA DE ARQUIVOS SUMÁRIO 7. SISTEMA DE ARQUIVOS: 7.1 Introdução; 7.2 s; 7.3 Diretórios; 7.4 Gerência de Espaço Livre em Disco; 7.5 Gerência de Alocação de

Leia mais

O que faz? De tudo um pouco.

O que faz? De tudo um pouco. Sistema de arquivos O que faz? De tudo um pouco. Principalmente faz o controle dos arquivos armazenados em disco tanto do SO como dos usuários (abertura, acesso, consistência, etc.) Mas também inclui funções

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA

INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE ARQUIVO E GERENCIA DE MEMÓRIA Prof. Hélio Esperidião DEFINIÇÕES DE ARQUIVOS Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes.

Sistemas Operacionais. Sistema de Arquivos. Edeyson Andrade Gomes. Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Sistema de Arquivos Mecanismo que provê armazenamento e acesso a dados e programas do Sistema Operacional e do usuário;

Leia mais

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo Sistemas de s Introdução O armazenamento e a recuperação de informações

Leia mais

Administração Sistemas Operacionais de Rede

Administração Sistemas Operacionais de Rede Administração Sistemas Operacionais de Rede SISTEMAS DE ARQUIVOS Professor Airton Ribeiro 2016 Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados devem

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3. Brasil Creative Commons. Para visualizar uma

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização dos arquivos Estrutura de diretório Gerência de espaço livre Gerência de alocação de arquivos em disco Proteção

Leia mais

Sistema de Arquivos. Introdução

Sistema de Arquivos. Introdução Sistema de Arquivos Prof. Alexandre Beletti 1 Introdução Como organizar as informações? Arquivos! E como classificar os arquivos? Extensões! 2 1 Extensões de Arquivos 3 Estruturas de Arquivos Sequência

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO. Prof. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ARQUIVO Prof. Hélio Esperidião Definições de Arquivos Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não-volátil, com um nome ou outra referência

Leia mais

Implementação de sistema de arquivos

Implementação de sistema de arquivos de sistema de arquivos Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 44 Sumário 1 Introdução 2 Implementação Visão do usuário Visão do Sistema

Leia mais

Implementação de Diretórios (1)

Implementação de Diretórios (1) Implementação de Diretórios (1) Ao abrir um arquivo, o SO usa o caminho para localizar a entrada no diretório. A entrada no diretório fornece informações para localizar os blocos de disco. Endereço de

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Partições e Sist. de Arquivos Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Partições Sistemas de Arquivos Pontos de Montagem Partições

Leia mais

Introdução. Gerenciamento de Armazenamento

Introdução. Gerenciamento de Armazenamento Introdução Gerenciamento de Armazenamento Conteúdo Neste arquivo de apresentação: Introdução - hierarquia e custos; ; Questões de escalonamento e performance; Preparação Lógica; No próximo arquivo de apresentação:

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Sistemas Operacionais i Implementação de arquivos Gerenciamento de espaço em disco Aula 19 Arquivo é a unidade de armazenamento de informações Para implementar

Leia mais

Aula de Arquivos. Jesimar da Silva Arantes. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos, SP

Aula de Arquivos. Jesimar da Silva Arantes. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos, SP Aula de Arquivos Jesimar da Silva Arantes Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos, SP Estagiário PAE: Jesimar da Silva Arantes Professor: Claudio Fabiano

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Sistemas de Arquivos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Requisitos de armazenamento Persistência Uma vez escritos, dados não podem ser perdidos Flexibilidade Volume de dados pode crescer e diminuir

Leia mais

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012

Discos Rígidos. Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT16, FAT32, EXT2 e EXT3) Diego Macêdo 18 de junho de 2012 Os sistemas de arquivos é a parte do SO responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso,

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Introdução aos Sistemas Proprietários Microsoft Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade II

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. MSc André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução O sistema de arquivos é a parte mais visível do sistema operacional. Cria um recurso lógico a partir de recursos

Leia mais

O que é um Arquivo? 2 /18

O que é um Arquivo? 2 /18 Sistema de Arquivos O que é um Arquivo? Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução

Leia mais

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal)

Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Administração de Redes em Software Livre Aula 02 Instalando o GNU/Linux (CENTOS Minimal) Professor: O que precisamos saber antes de iniciar a instalação? 1. Entender a estrutura de diretório do GNU/LINUX;

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 8-1. Gerenciamentos em Sistema Operacional Linux (Texto modificado de Silas Silva, 2007) Os mecanismos de gerência do Linux são um tanto distintos de outros sistemas operacionais, visto que este

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização de arquivos Operações de E/S Estrutura de diretórios Gerência de espaço livre Gerência de alocação de espaços

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário

Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Fundamentos de Arquivos e Armazenamento Secundário Cristina D. A. Ciferri Thiago A. S. Pardo Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Moacir Ponti Jr. Armazenamento de Dados Armazenamento primário memória

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE III: GERÊNCIA DE RECURSOS SUMÁRIO. SISTEMA DE ARQUIVOS:. Introdução;.2 s;.3 Diretórios;.4 Gerência de Espaço Livre em Disco;.5

Leia mais

Computação Eletrônica. Aula 12 Arquivos Texto e Binário. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Aula 12 Arquivos Texto e Binário. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Aula 12 Arquivos Texto e Binário Prof: Luciano Barbosa Relembrando a Arquitetura Básica de um Computador Até agora, toda a informação armazenada por nossos programas estava na memória

Leia mais

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos

SEMINÁRIO Sistema de Arquivos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC1518 - SISTEMAS OPERACIONAIS SEMINÁRIO Sistema de Arquivos Alunos: Guilherme Yuji Tuyama Kauê Vidal Ricardo Koiti Sato Rogério Kiyoshi Kaneko EXT3 Extended File System 3 MinixFS

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização de arquivos Operações de E/S Estrutura de diretórios Gerência de espaço livre Gerência de alocação de espaços

Leia mais

Sistemas de Ficheiros

Sistemas de Ficheiros Paulo Sérgio Almeida Grupo de Sistemas Distribuídos Departamento de Informática Universidade do Minho 2005/2006 Ficheiro Ficheiros Unidade lógica de armazenamento Espaço de endereçamento lógico contíguo

Leia mais

Armazenamento Secundário

Armazenamento Secundário Armazenamento Secundário Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Ricardo J. G. B. Campello Adaptado dos Originais de: Leandro C. Cintra Maria Cristina F. de Oliveira Organização de Informação em Disco

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Capítulo 6. Sistemas Operacionais João Bosco Junior -

Sistemas de Arquivos. Capítulo 6. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - Capítulo 6 Afirmações: Sistemas de Arquivos Introdução Informações devem sobreviver a desligamentos do sistema (Persistência). Usuário não quer se preocupar em localizar os blocos onde estão os seus dados

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa

SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX. Prof. Gleison Batista de Sousa SISTEMAS DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DO LINUX Prof. Gleison Batista de Sousa Sistema de Arquivo É o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos

Introdução aos Sistemas Operacionais. Subsistema de Arquivos Introdução aos Sistemas Operacionais Subsistema de Arquivos Eleri Cardozo FEEC/Unicamp Subsistema de Arquivos O subsistema de arquivos deve prover soluções para as seguintes questões: Como a informação

Leia mais

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Sistema de Arquivos slide 1 Sistemas de arquivos Condições essenciais para armazenamento de informações por um longo prazo: Deve ser possível armazenar uma grande quantidade de informação A informação

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Implementação são implementados através da criação, para cada arquivo no sistema, de uma estrutura de dados Descritor de arquivo

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 21: Sistemas de Arquivos Diego Passos Conceitos Básicos Arquivo Unidade lógica de armazenamento de informação. Contém bytes que representam uma ou mais informações

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. 2ª. Lista de Exercícios Parte 2

SISTEMAS OPERACIONAIS. 2ª. Lista de Exercícios Parte 2 SISTEMAS OPERACIONAIS INF09344 - Sistemas Operacionais / INF02780 - Sistemas Operacionais / INF02828 - Sistemas de Programação II Prof a. Roberta Lima Gomes (soufes@gmail.com) 2ª. Lista de Exercícios Parte

Leia mais

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco

Armazenamento Secundário. Endereços no disco. Organização da informação no disco. Organização da informação no disco Organização da informação no disco Armazenamento Secundário Leandro C. Cintra M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Disco: conjunto de pratos empilhados Dados são gravados nas superfícies

Leia mais

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco

Sistemas de Arquivos. Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Sistemas de Arquivos Diretórios Gerenciamento de Espaço em Disco Implementação de Diretórios (1) Contém informações que permitem acessar os arquivos As entradas do diretório fornecem informações para encontrar

Leia mais

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: #

Tipos de usuários do Linux Root Usuário Comum: # LINUX Linux não é totalmente um SO, na verdade ele é o que chamamos de KERNEL, ou seja, o núcleo do Sistema Operacional. O Kernel é o responsável pela integração do hardware com o software. Como o código-fonte

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução O sistema de arquivos é a parte mais visível do sistema operacional. Cria um recurso lógico a partir de recursos físicos

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim

ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO, PARTE 1 Professora Rosane Minghim 2011 Baseado no materiais de Leandro C. Cintra e M.C.F. de Oliveira Fonte: Folk & Zoelick, File Structures Organização da informação no disco

Leia mais

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS LISTA 01 NOME: NOME: NOME: ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS 01. O que vem a ser o KERNEL de um sistema operacional? 02. Uma das maneiras de comunicar-se com o KERNEL são através da linguagem de comandos

Leia mais

Aula 6 Introdução à gerência de processos, memória e arquivos

Aula 6 Introdução à gerência de processos, memória e arquivos Aula 6 Introdução à gerência de processos, memória e arquivos Objetivos Conhecer as funções de gerência principais de um sistema operacional. Analisar as funções do elemento processo dentro de um sistema

Leia mais

9/24/2014. Prof. André Backes

9/24/2014. Prof. André Backes Prof. André Backes 1 Arquivos Por que usar arquivos? Permitem armazenar grande quantidade de informação; Persistência dos dados (disco); Acesso aos dados poder ser não sequencial; Acesso concorrente aos

Leia mais

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III. Informática 01- Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos a respeito e software em I - Nome é um atributo básico de um arquivo que consiste no nome simbólico atribuído a um arquivo.

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados II IEC013

Algoritmos e Estruturas de Dados II IEC013 Algoritmos e Estruturas de Dados II IEC013 Linguagem C - Arquivos - Prof. César Melo cavmelo@dcc.ufam.edu.br Slides preparados pelo Prof. Leandro Galvão galvao@dcc.ufam.edu.br Conceitos iniciais Um arquivo

Leia mais

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos,

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 17. Manipulação de arquivos binários.

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 17. Manipulação de arquivos binários. CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 17 Manipulação de arquivos binários. Revisão Abrindo arquivos de texto em C FILE *arquivo = fopen(, ); FILE: Tipo do objeto de arquivo. fopen: Função

Leia mais

Faculdade de Computação

Faculdade de Computação Faculdade de Computação Programação Procedimental 13 Laboratório de Programação - Algoritmos Prof. Cláudio C. Rodrigues Prof. Fabíola Gonçalves I. Introdução a Arquivos A motivação para utilizar arquivos

Leia mais

LINGUAGEM C: ARQUIVOS

LINGUAGEM C: ARQUIVOS LINGUAGEM C: ARQUIVOS Prof. André Backes Arquivos 2 Por que usar arquivos? Permitem armazenar grande quantidade de informação; Persistência dos dados (disco); Acesso aos dados poder ser não seqüencial;

Leia mais

Sistemas Operacionais. BC Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais. BC Sistemas Operacionais BC 1518 - Sistemas Operacionais Sistema de Arquivos (aula 10 Parte 2) Prof. Marcelo Z. do Nascimento 1 Estrutura do Sistema de Arquivo Gerência de espaço em disco Roteiro Cópia de segurança do sistema

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel.

SISTEMAS DE ARQUIVOS. Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. 1/5 SISTEMAS DE ARQUIVOS Uma das funções de um sistema operacional, é organizar as informações nas memórias de um computador ou dispositivo móvel. Tudo no computador é gerenciado pelo sistema operacional,

Leia mais

Estrutura do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 04 Estrutura do Sistema Operacional 2 1 Estrutura do Sistema Operacional

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Linux - Introdução Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Histórico Características principais Distribuições Partições Sistema

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 18. Sistema de Arquivos - Implementação

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 18. Sistema de Arquivos - Implementação Aula 18 Sistema de Arquivos - Implementação Visão Lógica X Implementação O que é um arquivo? O usuário enxerga uma coleção de. Usuário: Sistema: O sistema enxerga trilhas, setores e cilindros falcatruas-leilao-telebras.txt

Leia mais

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

slide Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Sistema de Arquivos slide 2 Sistemas de arquivos Condições essenciais para armazenamento de informações por um longo prazo: Deve ser possível armazenar uma grande quantidade de informação A informação

Leia mais

Linguagem de Maquina II. Visão Geral

Linguagem de Maquina II. Visão Geral Linguagem de Maquina II Visão Geral Revisão A linguagem de máquina é composta de seqüências binárias (1's e 0's) São interpretadas como instruções pelo hardware A linguagem de montagem e a linguagem de

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 22ª Aula Sistemas de Arquivos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano

Leia mais

Programação Computacional Aula 17: Manipulação de arquivos

Programação Computacional Aula 17: Manipulação de arquivos Programação Computacional Aula 17: Manipulação de arquivos Profa. Madeleine Medrano madeleine@icte.uftm.edu.br Arquivos de registros Os dados manipulados pelos nossos programas (dados de entrada, dados

Leia mais

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 7. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 7 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 S i s t e m a s d e A r q u i v o s e I n

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Sistemas Operacionais Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Inicializando o Sistema BIOS verifica os componentes instalados (RAM, teclado etc.) e verifica se dispositivos estão

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Existe uma quantidade de informação que pode ser armazenada para resolver o problema.

Existe uma quantidade de informação que pode ser armazenada para resolver o problema. Arquivos Introdução As estruturas vistas anteriormente armazenam as informações na memória principal do computador. Nem sempre é conveniente. Problemas: A informação é perdida; As estruturas de dados são

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Gerência de Dispositivos Dispositivos de E/S Device Drivers Controladores Subsistema de E/S 2 Gerência de Dispositivos A gerência de

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Sistemas Operacionais. Gerenciamento de Arquivos

Sistemas Operacionais. Gerenciamento de Arquivos Sistemas Operacionais Gerenciamento de Arquivos Prof. Arliones Hoeller arliones.hoeller@ifsc.edu.br Junho de 2014 baseado no material do Prof. Fröhlich em http://www.lisha.ufsc.br/~guto 16 de março de

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Aula 03 - Concorrência. por Sediane Carmem Lunardi Hernandes

Aula 03 - Concorrência. por Sediane Carmem Lunardi Hernandes 1 Aula 03 - Concorrência por Sediane Carmem Lunardi Hernandes 2 1. Introdução Sistemas operacionais podem ser vistos como um conjunto de rotinas executadas concorrentemente de forma ordenada Princípio

Leia mais

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos. Memória vs Armazenamento. Nesta Aula. Memória vs Armazenamento 17/10/2016

Na Aula Anterior... Sistemas de Arquivos. Memória vs Armazenamento. Nesta Aula. Memória vs Armazenamento 17/10/2016 GSI018 Sistemas Operacionais 17/10/2016 Sistemas de Arquivos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Na Aula Anterior... Motivação acerca dos Impasses;

Leia mais

Sistemas Operacionais Arquivos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Arquivos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Arquivos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Cin/UFPE Armazenamento da Informação a Longo Prazo 1. Deve ser possível

Leia mais

Estados dos processos. Infra Estruturas Computacionais. A troca de contexto. Escalonamento de Processos. Escalonamento de Processos

Estados dos processos. Infra Estruturas Computacionais. A troca de contexto. Escalonamento de Processos. Escalonamento de Processos Infra Estruturas Computacionais Professor: André Ferreira andre.ferreira@ifba.edu.br Material baseado: Prof.ª Renata Vilas e outros Estados dos processos novo admissão condição satisfeita pronto carga

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

Segurança em Sistemas Operativos

Segurança em Sistemas Operativos Segurança em Sistemas Operativos André Zúquete Segurança Informática e nas Organizações 1 Sistema Operativo Servidor Aplicação Função no núcleo do sistema operativo (kernel) Virtualizar o hardware Modelo

Leia mais