NOTÍCIAS À SEXTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTÍCIAS À SEXTA"

Transcrição

1 NOTÍCIAS À SEXTA Número de idosos vítimas de violência doméstica aumenta todos os anos Em 2010 a APAV registou 356 crimes de violência doméstica contra idosos, número que subiu para em 2012, um aumento de quase 76 por cento. O relatório estatístico, publicado no site da associação refere que, entre 2000 e 2012, foram registados factos criminosos contra idosos, que levaram à abertura de processos de "apoio de pessoas idosas vítimas de crime e de violência", um crescimento de 179% em 12 anos. Os dados da APAV indicam que idosos foram vítimas de violência doméstica (80,2%), foram alvo de "crimes contra as pessoas (12,3%) e 946 vítimas de crimes contra o património (6,7%). Em 39% das situações de violência doméstica reportadas à APAV, os agressores eram os próprios filhos, e em 26,9% dos casos existia uma relação conjugal (cônjuge ou companheiro). Dos factos criminosos, referem-se a maus-tratos psíquicos contra idosos, seguindo-se os maus-tratos físicos (3.210), as ameaças ou coação (2.191) e a difamação e injúrias (1.367). A APAV registou ainda 120 casos de violação no domicílio, 42 situações de violação, 28 de abuso sexual, 17 casos de homicídio tentado e cinco homicídios. As mulheres têm vindo a representar a maior percentagem de pessoas idosas vítimas de crime neste período: 82,2%. A maioria (53,3%) tinha idades entre os 65 e os 75 anos e 28,6% entre os 76 e os 85 anos. 1. No dia 20 de Abril, num auditório da Estação Zootécnica Nacional, em Vale de Santarém, decorreu a cerimónia de tomada de posse dos novos Corpos Sociais da UDIPSS-Santarém, eleitos no pretérito dia 16 de Março de Estiveram presentes na cerimónia as seguintes entidades: o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Vereadoras das Câmaras Municipais de Santarém e Cartaxo, o Vigário-Geral da Diocese de Santarém em representação do Bispo de Santarém, o Vice- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém em representação do Presidente da União Regional das Misericórdias Portuguesas, o Presidente da União Distrital das IPSS de Lisboa, a mandatária da Lista e representantes de 30 IPSS associadas. O Director da Segurança Social não pode comparecer por motivos de falecimento do Pai. Constou ainda desta sessão, a actuação da Tuna da Universidade da 3ª Idade de Santarém e o agradecimento ao Dr. Jorge Gonçalves, autor da letra e da música do Hino da Chama da Solidariedade com entrega de placa alusiva ao acto.

2 2. No dia 20 de Abril, realizou-se a cerimónia pública da tomada de posse dos órgãos sociais da Instituição Engenho, para o triénio , que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, Paulo Cunha, o representante da CNIS, Joaquim Vale, o Presidente da UDIPSS-Braga, Manuel Lomba, Autarcas, Dirigentes Associativos, Associados e Amigos da instituição. Nesta cerimónia, por parte da Direcção, na pessoa do Presidente da Direcção, Manuel Augusto de Araújo, foi renovado o compromisso da Engenho continuar a desenvolver actividades e projectos a favor da defesa do bem comum, das comunidades locais que serve e representa, sempre focalizado na pessoa, nomeadamente nos grupos mais vulneráveis e frágeis. Paralelamente, a Engenho quer continuar a ser uma alavanca e um interlocutor activo na defesa da coesão social e da sustentabilidade territorial. 3. No dia 22 de Abril na sede do Porto da RedeMut Associação Portuguesa de Mutualidades - realizou-se a cerimónia de inauguração das instalações e também a tomada de posse dos órgãos associativos para o triénio A CNIS esteve presente na pessoa de Maria José Gamboa. Dirigida a mutualistas e a familiares, a RedeMut é uma nova rede de saúde que, no arranque, congrega 13 associações mutualistas, incluindo o Montepio, e afirma-se como alternativa a uma rede privada de prestadores de serviços de saúde, reunindo um conjunto de associações mutualistas com representação nacional e garantindo protecção em muitas especialidades médicas e de cirurgia. 4. No dia 23 de Abril, no número 79, Série I, do Diário da República foi publicada a Portaria n.º 161/2013 do Ministério das Finanças, que regulamenta o modo de cumprimento das obrigações de comunicação dos elementos dos documentos de transporte, previstas no regime de bens em circulação 5. No dia 24 de Abril, no número 80, Série I, do Diário da República foi publicado o Despacho n.º 5482/2013 do Ministério da Economia e do Emprego - Gabinete do Secretário de Estado do Emprego, que aprova, em anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante, o regulamento específico que define o regime de acesso aos apoios concedidos no âmbito da tipologia de intervenção n.º 6.15 "Educação para a cidadania - projectos inovadores" do eixo n.º 6 "Cidadania, inclusão e desenvolvimento social" do Programa Operacional Potencial Humano No dia 28 de Abril, pelas 10h00, a APPACDM de Vila Nova de Gaia vai realizar a Caminhada dos Sorrisos. A concentração será pelas 9h30 no Largo Soares dos Reis Gaia, e terá a participação especial da Aurora Cunha. 7. No dia 28 de Abril o Centro Social Paroquial de Lorvão vai realizar a inauguração do seu Lar de Idosos. A CNIS estará representada pelo Presidente da União Distrital de Coimbra. 8. No dia 29 de Abril, no auditório da Escola de Diabetes, Rua do Sol ao Rato, 11 Lisboa, vai realizar-se o 3º Encontro Nacional das IPSS da Saúde.

3 A CNIS irá integrar uma mesa redonda sob o tema O sector social na promoção da saúde. 9. No dia 29 de Abril, em Fátima, a CNIS promove uma reunião de IPSS com a resposta social LIJ Lar de Infância de Juventude. 10. No dia 5 de Maio, na Praça Doutor José Vieira de Carvalho na Maia, em frente à Câmara Municipal, a Socialis -Associação de Solidariedade Social, através da Valência CLAII - Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante, vai realizar uma Caminhada solidária com o lema "Pela Igualdade Contra a Discriminação Racial". 11. No dia 7 de Maio a Associação das Escolas do Torne e Prado vai realizar a Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais, pelas 18h30 no Centro Social do Bom Pastor Rua Ramiro, 1109 ao Candal V.N. Gaia. A CNIS também participará. A CNIS estabeleceu um protocolo com a Fundação Transdev em que esta se compromete a apoiar as Associadas da CNIS na realização das seguintes actividades: 1. Transporte em autocarro de passageiros de utentes das associadas da CNIS para a realização de actividades de colónias de féria, encontros que promovam o desenvolvimento pedagógico, cultural; 2. Transporte, através da rede de transporte público de passageiros, de utentes e de um acompanhante se a situação clínica do utente o exigir, das associadas da CNIS para estabelecimentos hospitalares centrais. A Fundação Transdev poderá ainda apoiar a realização de mais actividades a desenvolver pelas associadas da CNIS mediante a apresentação por parte destas de proposta devidamente fundamentada Todos os pedidos devem ser remetidos por mail para a CNIS (cnis.porto@mail.telepac.pt). Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social Esta medida vai permitir apoiar 142 Entidades de Economia Social Encontra-se finalizado o processo de análise, avaliação e hierarquização de candidaturas à Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social, criada pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social (MSSS), no montante de 12,5 M. Esta medida vai permitir apoiar 142 Entidades de Economia Social (Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, Fundações, Mutualidades e os Centros Sociais das igrejas e equiparadas) em situação de desequilíbrio financeiro. Salienta-se que esta Linha de Crédito de Apoio à Economia Social II será implementada em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Mutualidades Portuguesas, a União das Misericórdias Portuguesas e a Caixa Económica Montepio Geral. A linha de crédito apoiada pelo MSSS, no montante global de 12,5 milhões de Euros, prevê uma taxa de juro bonificada (EUR3M+3,75 pontos percentuais), e um prazo de vigência até 27/12/2019, o qual enquadra um período inicial que pode ir até dois anos de carência de capital. O montante máximo de financiamento concedido a cada instituição é de Finalizado o processo de avaliação vai-se iniciar a fase de contratação do financiamento.

4 Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS+) Portaria nº 135-C/2013, As acções a desenvolver pelos CLDS+ estão integradas em 3 eixos de intervenção: Eixo 1: emprego, formação e qualificação, incluindo a promoção da inclusão das pessoas com deficiência e incapacidade; Eixo 2: intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; Eixo 3: capacitação da comunidade e das instituições. Intervêm neste processo a Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP), a Comissão Local de Acção Social, o coordenador técnico do CLDS+ e o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, I.P.). Para mais informações, consultar: Prémio Maria José Nogueira Pinto em responsabilidade Social 1ª Edição A MSD Merck, Sharp & Dohme, institui o Prémio Maria José Nogueira Pinto, destinado a reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou colectivas, que se tenham destacado no âmbito de acções de responsabilidade socialmente activa, em território nacional. O prazo limite para apresentação das candidaturas é 6 de Maio de cada ano e as candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por correio, registadas com aviso de recepção, com carimbo dos CTT não ultrapassando aquela data limite. Para mais informações, consultar: Campanha Abril Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância A Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, a Associação de Mulheres Contra a Violência e a Câmara Municipal de Lisboa associam-se, desde 2008, para a organização de actividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância mês de Abril, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América, desde 1983, e em diversos países europeus, desde o início deste século. Sendo a protecção das crianças responsabilidade de toda a sociedade, associamo-nos novamente para celebrar o Mês de Abril como o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Pretende-se, com esta Campanha, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário. Obrigatoriedade de comunicar ao fisco o transporte de mercadorias adiada para 1 de Julho - Portaria n.º 161/2013 O Governo adiou por dois meses, para 1 de Julho, a obrigatoriedade de as empresas e agentes económicos terem de comunicar previamente ao Fisco o transporte de mercadorias e cumprirem a nova legislação que entra em vigor em Maio.

5 REGISTO DAS FREQUÊNCIAS MENSAIS Instituto da Segurança Social, I.P. Na sequência da informação enviada no passado dia 28 de Fevereiro, em que foi comunicada a decisão de adiar a entrada em produção da funcionalidade relativa ao registo das frequências mensais via web, até que estivessem reunidas as condições entendidas como essenciais para a correcta entrada em produção desta nova metodologia, relativamente aos acordos de cooperação em que se aplica a Circular n.º 6, vimos por este meio informar V. Exas. do seguinte: Este processo tem vindo a ser objecto de acompanhamento próximo por parte dos serviços centrais do ISS, IP junto do Instituto de Informática (II, IP), tendo-se aferido que será possível assegurar a entrada em produção no próximo dia 27 de Março. Neste sentido, e uma vez que está em causa o atraso de 1 mês, face à previsão inicial de entrada em produção desta funcionalidade (1 de Março de 2013), considera o Conselho Directivo deste Instituto que não se justificará que seja retomada a utilização da solução informática em Excel, mas antes a utilização, já a partir do mês de Abril, desta nova funcionalidade, através da Segurança Social Directa (SSD). Face ao exposto, vimos por este esclarecer que: As Instituições deverão efectuar o registo das frequências de Janeiro, Fevereiro e Março na SSD. Este registo poderá ser realizado até ao final de Abril; Relativamente à resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (anterior Lar de Idosos) com vagas reservadas para a Segurança Social, a informação relativa à determinação do diferencial deverá ser registada (com posterior envio à Segurança Social apenas após o dia 11 de Abril. Esta questão está relacionada com a correcção de um problema técnico já identificado, mas que carece de mais alguns dias para resolução definitiva. Mariana Ribeiro Ferreira Presidente do Conselho Directivo Instituto da Segurança Social, I.P. LEQUE promove Colónias de Férias Inclusivas A LEQUE - Associação de Pais e Amigos de pessoas com Necessidades Especiais irá promover nos meses de Julho e Agosto, do corrente ano, o projecto de Colónias de Férias Inclusivas. Esta iniciativa pretende proporcionar a crianças, jovens e adultos (com e sem necessidades especiais) um período de actividades adaptadas às suas necessidades, sempre numa perspectiva inclusiva. As Colónias de Férias decorrerão nas seguintes datas: - 27 de Julho a 3 de Agosto; - 17 de Agosto a 24 de Agosto; - 24 de Agosto a 31 de Agosto. Para mais informações contacte a Associação LEQUE através do geral@leque.pt Lino Maia

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.05.03 Portaria nº 168/2013 de 30 de Abril As instalações criadas para os cuidados continuados vão passar a poder ser usadas como lares de idosos, em casos excepcionais e devidamente

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.04.19 Conta Satélite da Economia Social (CSES) A Conta Satélite da Economia Social (CSES) foi elaborada no âmbito do Protocolo de cooperação assinado em 2011 entre o Instituto Nacional

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.05.24 Ano Europeu dos Cidadãos (AEC) 2013 Objectivos específicos em Portugal: a) Promover a compreensão e difusão da dimensão política e jurídica do conceito de cidadania europeia;

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.05.17 Novos critérios de sujeição anual da Certificação Legal das Contas (CLC) para as entidades do sector não lucrativo As instituições particulares de solidariedade social e equiparadas

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.03.29. 1. No dia 16 de Março, nas instalações da APPACDM de Castelo Branco, decorreu a Assembleia-Geral da UDIPSS de Castelo Branco, sendo aprovado por unanimidade o Relatório e Contas

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.05.10 Plano Nacional de Voluntariado Eixo 1. «Sensibilizar e Divulgar» A informação e a sensibilização são elementos fundamentais para a consolidação da estratégia a implementar com

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA [ ]

ESTATÍSTICAS APAV CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA [ ] ESTATÍSTICAS APAV CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA [2000-2012] WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS Na análise abaixo apresentada, é possível observar que, de 2000 para 2012, o número de vítimas dos Crime de Violência

Leia mais

SÚMULA. ESTATÍSTICAS APAV relatório anual

SÚMULA. ESTATÍSTICAS APAV relatório anual SÚMULA ESTATÍSTICAS APAV relatório anual 2011 WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS Ações de sensibilização(1) & prevenção da violência e do crime violência no namoro violência domestica 19 624 participantes 421 ações

Leia mais

Plano de Acção

Plano de Acção - 2 - Nota Prévia A Rede Social afirmou-se ao longo da sua criação como uma medida inovadora e com capacidade de produzir alterações positivas na intervenção social. Esta medida assumiu-se, desde início,

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV HOMENS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

ESTATÍSTICAS APAV HOMENS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ESTATÍSTICAS APAV HOMENS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 2013-2017 Violência Doméstica no Masculino Número de homens vítimas de Violência Doméstica 500 452 44 484 400 35 33 300 200 100 0 2013 2014 2015

Leia mais

Conselho Local de Acção Social. Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 20 de Julho de 2010

Conselho Local de Acção Social. Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 20 de Julho de 2010 Acta da reunião do realizada a 20 de Julho de 2010 Ao dia vinte do mês de Julho de dois mil e dez, pelas 20h45, reuniram-se, no auditório da Casa da Botica, os representantes das entidades do CLAS, tendo

Leia mais

CLDS-3G RLIS. Instituto da Segurança Social, I.P. 3 de julho de 2015 Faro

CLDS-3G RLIS. Instituto da Segurança Social, I.P. 3 de julho de 2015 Faro RLIS Instituto da Segurança Social, I.P. 3 de julho de 2015 Faro Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-3G) Regulamento Específico no Domínio da Inclusão Social e Emprego Portaria n.º 97-A/2015,

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.04.05 O primeiro-ministro anunciou na Assembleia da República que a comparticipação de 183 projectos de construção de equipamentos sociais, no âmbito do Quadro de Referência Estratégica

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2015 Introdução 1. A União Distrital das IPSS de Santarém, enquanto organização representativa das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Santarém representa

Leia mais

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011 Territorial Supraconcelhia ENTRE DOURO E VOUGA (Cf. Dec- Lei n.º 115/2006 de 14 Junho) PLANO DE ACÇÃO Fevereiro Territorial Introdução Corresponde o presente documento à proposta de Plano de Acção de da

Leia mais

SÚMULA ESTATÍSTICA APAV 2010*

SÚMULA ESTATÍSTICA APAV 2010* 12000 10000 figura 1- evolução processual (1990-2010) 9,1% Em 2010, nos seus 20 Anos, a APAV ultrapassou a faixa dos 11.000 processos de apoio, mais precisamente 11 145; o que reflecte num aumento de cerca

Leia mais

Manual Técnico Das Equipas Locais de Intervenção

Manual Técnico Das Equipas Locais de Intervenção Manual Técnico Das Equipas Locais de Intervenção pág. 1/18 Índice 1 - Enquadramento do SNIPI 1.1 - Objectivos do SNIPI 1.2 Competências dos 3 Ministérios 1.3 Organização do Sistema 2 - Legislação 3 - Regulamento

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.02.15 Cáritas Europa: Austeridade atira um terço das crianças portuguesas para a pobreza No dia 14 de Fevereiro, a Cáritas Europa apresentou, em Dublin, um relatório intitulado O

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VERÃO

UNIVERSIDADE DE VERÃO MONTEPIO UAL COM O APOIO INSTITUCIONAL DE CASES E CIENTÍFICO DE CIRIEC LISBOA 24 A 2017 ECONOMIA SOCIAL E MUTUALISMO (120 ) A INSCRIÇÃO INCLUI A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES ABAIXO DESCRITAS, 5

Leia mais

1º Congresso Internacional de Respostas Sociais Inclusivas. Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira 27 de outubro de 2018

1º Congresso Internacional de Respostas Sociais Inclusivas. Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira 27 de outubro de 2018 1º Congresso Internacional de Respostas Sociais Inclusivas Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira 27 de outubro de 2018 Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade natureza associativa

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA EQUIPA REAGIR / RSI

REGULAMENTO INTERNO DA EQUIPA REAGIR / RSI REGULAMENTO INTERNO DA EQUIPA REAGIR / RSI PRÊAMBULO O Rendimento Social de Inserção (R.S.I.) apresenta-se como medida de política social activa de inserção. O trabalho a desenvolver pela Equipa Reagir

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO (MINUTA)

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO (MINUTA) PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Na sequência da deliberação tomada por esta Câmara Municipal em sua reunião realizada no dia 19 de Janeiro de 2004, foi remetida pelo Director do Centro de Formação de Associação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VERÃO

UNIVERSIDADE DE VERÃO UNIVERSIDADE DE VERÃO MONTEPIO UAL COM O APOIO INSTITUCIONAL DE CASES E CIENTÍFICO DE CIRIEC LISBOA 24 A 2017 ECONOMIA SOCIAL E MUTUALISMO (120 ) A INSCRIÇÃO INCLUI A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES

Leia mais

Arquitectura do Processo Documento Base Aprovado em 12 de Junho de 2012

Arquitectura do Processo Documento Base Aprovado em 12 de Junho de 2012 Linha de Crédito às IPSS Arquitectura do Processo Documento Base Aprovado em 12 de Junho de 2012 Enquadramento Enquadramento De forma a promover as taxas de cobertura das respostas sociais geridas por

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA 1 1. No dia 18 de dezembro de 2014, na Administração Central do Serviço de Saúde (ACSS), realizou-se a ultima reunião do grupo de Acompanhamento da Equipa de Trabalho sobre a Rede Nacional de Cuidados

Leia mais

eis Comiss:ío para a Cidadania e Igualdade de Gênero Presidência do Conselho de Ministros

eis Comiss:ío para a Cidadania e Igualdade de Gênero Presidência do Conselho de Ministros INSTITUTO eis Comiss:ío para a Cidadania e Igualdade de Gênero Presidência do Conselho de Ministros NACIONAL... DE ADMINISTRAÇÃO, I.P. PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE

Leia mais

Programa BIP/ZIP de Lisboa

Programa BIP/ZIP de Lisboa Programa BIP/ZIP de Lisboa Objectivos e âmbito O Programa BIP-ZIP Bairros e Zonas de Intervenção prioritária de Lisboa é criado pela Câmara Municipal de Lisboa, no quadro do Programa Local de Habitação

Leia mais

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DO BAIXO ALENTEJO

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DO BAIXO ALENTEJO PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DO BAIXO ALENTEJO ACTA NÚMERO ONZE Aos 6 dias do mês de Novembro de 2009, reuniu nas instalações cedidas pelo Instituto Português da Juventude Delegação de Beja, às 15.00 horas,

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO Considerando que o microcrédito pode constituir um instrumento particularmente adequado para a inclusão social de pessoas

Leia mais

Discurso do Sr. Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luís Alberto de Sá e Silva

Discurso do Sr. Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luís Alberto de Sá e Silva Discurso do Sr. Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luís Alberto de Sá e Silva Assinatura do Protocolo de Cooperação 2013-2014 Temas abordados: Importância

Leia mais

27 de junho de Domingos Lopes

27 de junho de Domingos Lopes 27 de junho de 2016 Domingos Lopes Objetivos Temáticos OT 8. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento

Leia mais

3,11% 3,03% 2,82% 2,76% 2,56% 1,92% 1,62% 1,52% 1,48% 0,00% 1,00% 2,00% 3,00% 4,00% 5,00% 6,00%

3,11% 3,03% 2,82% 2,76% 2,56% 1,92% 1,62% 1,52% 1,48% 0,00% 1,00% 2,00% 3,00% 4,00% 5,00% 6,00% Problemáticas Especificas e Respostas Sociais Famílias e comunidade Rendimento Social de Inserção População Beneficiária de RSI (%) Barreiro Montijo Almada Setúbal Peninsula de Setúbal Portugal Continental

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [ ]

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [ ] ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME [2000-2012] WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS crianças e jovens vítimas de crime (2000-2012) vítima média de 59,8% do sexo feminino Entre 2000 e 2012 a APAV

Leia mais

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA A CONCESSÃO DE APOIO A ACÇÕES TRANSNACIONAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VERÃO

UNIVERSIDADE DE VERÃO UNIVERSIDADE DE VERÃO MONTEPIO UAL COM O APOIO INSTITUCIONAL DE CASES E CIENTÍFICO DE CIRIEC LISBOA 24 A 2017 ECONOMIA SOCIAL E MUTUALISMO (120 ) A INSCRIÇÃO INCLUI A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES

Leia mais

Regulamento da Valência Lar de Idosos

Regulamento da Valência Lar de Idosos Associação Cultural e Beneficente de Santa Maria Reconhecida de utilidade pública D. R. III série n.º 249 de 29/10/91 Contribuinte N.º 501 272 690 Sedielos - Peso da Régua Regulamento da Valência Lar de

Leia mais

ATIVIDADE DA FUNDAÇÃO DE ACORDO COM AS LINHAS DE ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA

ATIVIDADE DA FUNDAÇÃO DE ACORDO COM AS LINHAS DE ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA MENSAGEM DO PRESIDENTE ATIVIDADE DA FUNDAÇÃO DE ACORDO COM AS LINHAS DE ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA ANÁLISE FINANCEIRA Análise global da atividade Atividade desenvolvida no âmbito da LOE I Projetos Próprios

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA

PLANO ESTRATÉGICO FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA PLANO ESRAÉGICO PLANO ESRAÉGICO FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA 00-0 Página de 9 PLANO ESRAÉGICO ÍNDICE. Introdução.... Caracterização da Fundação AFID.... Objectivos estratégicos da Fundação AFID.... Plano estratégico

Leia mais

Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social. Arquitectura do Processo

Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social. Arquitectura do Processo Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social Arquitectura do Processo Enquadramento Enquadramento De forma a promover as taxas de cobertura das respostas sociais geridas por Entidades da Economia Social

Leia mais

PROTOCOLO DE PARCERIA

PROTOCOLO DE PARCERIA PROTOCOLO DE PARCERIA Considerando: a) A importância do desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico, para o desenvolvimento das crianças e consequentemente

Leia mais

A Implicação do Código da Contratação Pública na gestão dos Programas e das IPSS

A Implicação do Código da Contratação Pública na gestão dos Programas e das IPSS Conferência Anual em Economia Social I Sessão Contratação pública aplicada ao Terceiro Sector, e a Legislação Laboral no âmbito das Organizações de Economia Social A Implicação do Código da Contratação

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2017 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2018 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL. Évora, 7 de Fevereiro de 2015

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL. Évora, 7 de Fevereiro de 2015 ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL Évora, 7 de Fevereiro de 2015 Lista A Quadriénio 2015-2019 A Estratégia de Comunicação NIKE Mesa da Assembleia Geral 3 Mesa da Assembleia Geral Presidente Eduardo Capão Instituição

Leia mais

CONTRATO-PROGRAMA (Minuta)

CONTRATO-PROGRAMA (Minuta) ANEXO V CONTRATO-PROGRAMA (Minuta) Entre: O Município de Lisboa, pessoa colectiva n.º 500051070, sediado na Praça do Município, através do seu órgão executivo, Câmara Municipal de Lisboa, adiante abreviadamente

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento 2010

Plano de Actividades e Orçamento 2010 Plano de Actividades e Orçamento 2010 1 2 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de consultoria e intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento

Leia mais

Plano de Acção e Orçamento 2019

Plano de Acção e Orçamento 2019 Plano de Acção e Orçamento 2019 UDIPSS-Lisboa Assembleia-Geral 07- de Dezembro de 2018 (Este documento não segue o novo acordo ortográfico) União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade

Leia mais

INFORMAÇÕES DA CNIS FREQUÊNCIA DO MESMO UTENTE EM MAIS DO QUE UMA RESPOSTA SOCIAL

INFORMAÇÕES DA CNIS FREQUÊNCIA DO MESMO UTENTE EM MAIS DO QUE UMA RESPOSTA SOCIAL INFORMAÇÕES DA CNIS FREQUÊNCIA DO MESMO UTENTE EM MAIS DO QUE UMA RESPOSTA SOCIAL A Cláusula XIII do Anexo I do Compromisso de Cooperação 2015-2016 dispõe, que: 1. Os utentes podem frequentar mais do que

Leia mais

Um prémio anual com um valor mínimo de 500 mil euros para apoiar as pessoas com deficiência.

Um prémio anual com um valor mínimo de 500 mil euros para apoiar as pessoas com deficiência. Página 1 de 7 Responsabilidade Social / Prémio BPI Capacitar Um prémio anual com um valor mínimo de 500 mil euros para apoiar as pessoas com deficiência. O Prémio BPI Capacitar tem por missão a promoção

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA Fonte: Carta social 1 1. No dia 31 de Janeiro, em, Fátima decorreu o acto eleitoral para os novos Órgãos Sociais da CNIS 2015-2018, tendo a unica lista apresentada a sufrágio, liderada por Lino Maia, recolhido

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO-TIPO DAS COMISSÕES SOCIAIS DE FREGUESIA. Art 1

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO-TIPO DAS COMISSÕES SOCIAIS DE FREGUESIA. Art 1 PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO-TIPO DAS COMISSÕES SOCIAIS DE FREGUESIA Art 1 A Comissão Social da Freguesia de Vila Franca de Xira, adiante designada por CSF., insere-se no projecto da Rede Social do

Leia mais

Anexo 4 - MINUTA DO PROTOCOLO A CELEBRAR COM ENTIDADES PROMOTORAS DE CANDIDATURAS AO PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2012 PARCERIAS LOCAIS

Anexo 4 - MINUTA DO PROTOCOLO A CELEBRAR COM ENTIDADES PROMOTORAS DE CANDIDATURAS AO PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2012 PARCERIAS LOCAIS Anexo 4 MINUTA DO PROTOCOLO A CELEBRAR COM ENTIDADES PROMOTORAS DE CANDIDATURAS AO PROGRAMA BIP/ZIP LISBOA 2012 PARCERIAS LOCAIS Em.., nesta cidade de Lisboa, o Município de Lisboa, pessoa colectiva de

Leia mais

Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. Ministério da Saúde AVISO. de Abertura de Candidaturas ao Regime de Atribuição de Apoio Financeiro

Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. Ministério da Saúde AVISO. de Abertura de Candidaturas ao Regime de Atribuição de Apoio Financeiro Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. Ministério da Saúde AVISO de Abertura de Candidaturas ao Regime de Atribuição de Apoio Financeiro pelo Estado a Pessoas Colectivas Privadas Sem Fins Lucrativos

Leia mais

ASSSSUNTTO Cria Agência Nacional para a gestão das 2ªs fases dos programas de acção comunitária: Leonardo da Vinci e Socrates

ASSSSUNTTO Cria Agência Nacional para a gestão das 2ªs fases dos programas de acção comunitária: Leonardo da Vinci e Socrates DIÁRIOS DA REPUBLLI ICA DEESSI IGNAÇÇÃO: : PPrrooggrraamaass EEMI ITTI IDO PPOR: : Ministério do Emprego e da Segurança Social ASSSSUNTTO Aprova o regime de apoio técnico e financeiro a programas de reabilitação

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.02.22 Relatório anual da APAV Em 2012, cerca de 900 crianças e jovens, sendo a maioria raparigas, com idades entre os 11 e os 17 anos, foram vítimas de crime e pediram ajuda à Associação

Leia mais

Programa Marvila, Freguesia Solidária. Regulamento

Programa Marvila, Freguesia Solidária. Regulamento Programa Marvila, Freguesia Solidária Regulamento Artigo 1º Preâmbulo No âmbito das novas competências das Juntas de Freguesia de Lisboa atribuídas de acordo com a Lei 56/2012 de 08 de novembro, mais especificamente

Leia mais

mente contribuirão para uma importante troca de ideias. Aproveito este momento, para apelar à participação de todos os representantes dos órgãos

mente contribuirão para uma importante troca de ideias. Aproveito este momento, para apelar à participação de todos os representantes dos órgãos NOTÍCIAS DO MUTUALISMO Informação Quinzenal Edição n.º 27 II Série 15 junho de 2013 Editorial mente contribuirão para uma importante troca de ideias. Aproveito este momento, para apelar à participação

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2016 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro. (Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios)

Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro. (Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios) Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro. (Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios) PROCESSO LEGISLATIVO ACTUAL Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro: (Regime Jurídico de SCIE).

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local - Equipamentos Desportivos

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local - Equipamentos Desportivos Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local - Equipamentos Desportivos Aviso Apresentação de Candidaturas Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos

Leia mais

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Projecto de Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Capítulo I -Definições e Objectivos Artigo 1.º - Definição

Leia mais

Diploma. Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 de Março

Diploma. Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 de Março Diploma Coloca as escolas superiores de enfermagem e de tecnologia da saúde pública sob a tutela exclusiva do Ministério da Educação e procede à reorganização da sua rede, bem como cria os Institutos Politécnicos

Leia mais

Decreto-Lei n.º 156/99, de 10 de Maio Estabelece o regime dos sistemas locais de saúde

Decreto-Lei n.º 156/99, de 10 de Maio Estabelece o regime dos sistemas locais de saúde Estabelece o regime dos sistemas locais de saúde Pelo Decreto-Lei n.º 11/93, de 15 de Janeiro, foi aprovado o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, que veio estabelecer o conceito de unidades integradas

Leia mais

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também,

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, o facto de o insucesso escolar aumentar à medida que

Leia mais

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO PARA CONTRA-ORDENAÇÕES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO PARA CONTRA-ORDENAÇÕES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO PARA CONTRA-ORDENAÇÕES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Atendimento para Contra-Ordenações (CO1 v1.01) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR

Leia mais

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Estudos recentes sobre o exercício dos direitos de cidadania em Portugal

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Entre PRIMEIRO OUTORGANTE:.., portador/a do C/C nº 13423892, contribuinte nº, residente em.., na qualidade de Encarregado de / Educação representante de.. SEGUNDO OUTORGANTE:

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 Quinta das Rosas, Lote 6, R/Ch Esq. 6200-551 Covilhã PT Tel.+351 275335427 Fax+351 275335427 email: coolabora@gmail.com 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de

Leia mais

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE LEGISLAÇÃO IMPORTANTE Constituição da República Portuguesa Lei nº 3/84, de 24 de Março Educação Sexual e Planeamento Familiar Lei nº 46/86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) com

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2014.01.10 Lei n.º 83-C/2013 da Assembleia da República, relativa ao Orçamento do Estado para 2014 Extracto Lei nº 83-C/2013, 31 de dezembro Artigo 20.º Transferências para fundações 13

Leia mais

Orçamento Participativo 2017 Preâmbulo. Orçamento Participativo 2017 Regulamento

Orçamento Participativo 2017 Preâmbulo. Orçamento Participativo 2017 Regulamento Orçamento Participativo 2017 Preâmbulo A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito

Leia mais

PLANO DE AÇÃO T A V I R A 2018 PLANO DE AÇÂO 2018 TAVIRA

PLANO DE AÇÃO T A V I R A 2018 PLANO DE AÇÂO 2018 TAVIRA PLANO DE AÇÃO T A V I R A 2018 PLANO DE AÇÂO 2018 TAVIRA 3 NOTA PRÉVIA O Plano de Ação para 2018, é componente integrante do Plano de Desenvolvimento Social 1, tem como objetivo mapear as principais atividades

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.01.04 A minha esperança funda-se, acima de tudo, no modo como os Portugueses têm reagido às adversidades e aos sacrifícios. O povo português tem dado mostras de um sentido de responsabilidade

Leia mais

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 CONSELHO DIRECTIVO C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 DATA DE EMISSÃO: 22-03-2011 ENTRADA EM VIGOR: 23-03-2011 Âmbito: Continente Através da Circular nº 01/2010, de 04-01-2010, foi divulgada a criação de

Leia mais

Rede Social de Vila Nova de Famalicão 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Famalicão promove Fóruns Comunitários nas Comissões Sociais Inter- Freguesias

Rede Social de Vila Nova de Famalicão 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Famalicão promove Fóruns Comunitários nas Comissões Sociais Inter- Freguesias Rede Social de Valongo Pais, Mães & Companhia Rede Social de Aveiro Sessões de Sensibilização entre pares na área das demências Rede Social da Covilhã Efemérides e Atividades Atividades 2013 Ano Europeu

Leia mais

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO. Circulares Normativas 4 e 5 Decreto-Lei 172-A/2014 Alteração dos Estatutos das IPSS

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO. Circulares Normativas 4 e 5 Decreto-Lei 172-A/2014 Alteração dos Estatutos das IPSS SESSÃO DE ESCLARECIMENTO Circulares Normativas 4 e 5 Decreto-Lei 172-A/2014 Alteração dos Estatutos das IPSS S A L A d a A C A D E M I A A L M A D E N S E A L M A D A 8 d e A b r i l d e 2 0 1 5 1 4 h

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A ALI - ASSOCIAÇÃO DE APOIO DOMICILlÁRIO DE LARES E CASAS DE REPOUSO DE IDOSOS

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A ALI - ASSOCIAÇÃO DE APOIO DOMICILlÁRIO DE LARES E CASAS DE REPOUSO DE IDOSOS PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A ALI - ASSOCIAÇÃO DE APOIO DOMICILlÁRIO DE LARES E CASAS DE REPOUSO DE IDOSOS 1. Preâmbulo A celebração do presente protocolo tem como objectivo assegurar aos militares

Leia mais

Apresentação de candidaturas ao FRSS

Apresentação de candidaturas ao FRSS Apresentação de candidaturas ao FRSS A pré-candidatura e a candidatura podem ser apresentadas em dois períodos temporais distintos. Período 1 Pré-candidatura: 31 de março a 18 de abril de 2014 Candidatura:

Leia mais

Propostas e Políticas Municipais à Esquerda Igualdade de Género

Propostas e Políticas Municipais à Esquerda Igualdade de Género Propostas e Políticas Municipais à Esquerda Igualdade de Género Igualdade de Género Troca de ideias e saberes dentro do Bloco e entre eleitos/as nas autarquias; Como pode o BE a nível local fazer com que

Leia mais

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama IMSI16 Contributo para a Democracia Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama Instituição Particular de Solidariedade Social Organização de voluntariado que apoia de forma individualizada vítimas

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL d. a INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA BTATISTICS PORTUGAL CflSCS PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL Considerando que: O reforço do sector de Economia Social constitui um dos pilares

Leia mais

PROGRAMA MODELAR. Formulário de Candidatura

PROGRAMA MODELAR. Formulário de Candidatura PROGRAMA MODELAR Formulário de Candidatura Decreto-Lei n.º 186/26, de 12 de Setembro e Portaria n.º 376/28, de 23 de Maio 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO a) Data de entrada Assinatura e Autenticação Código

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.11.01 FUNDO DE 30 MILHÕES DE EUROS CONSTITUÍDOS COM DINHEIRO DAS IPSS Este ano, e pela primeira vez, o Governo avança com uma importante medida de ação social para as instituições:

Leia mais

OS FUNDOS E A COESÃO SOCIAL

OS FUNDOS E A COESÃO SOCIAL OS FUNDOS E A COESÃO SOCIAL Exmo. Senhor Ministro da Solidariedade e da Segurança Social Exma. Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território Exmo. Senhor Secretário

Leia mais

LBA NEWS. Direito Laboral. Janeiro de 2017

LBA NEWS. Direito Laboral. Janeiro de 2017 LBA NEWS Direito Laboral Janeiro de 2017 Contactos: Manuel Lopes Barata - manuellb@lopesbarata.com Diogo Lopes Barata - diogolb@lopesbarata.com Catarina Correia Soares cataricacs@lopesbarata.com Esta informação

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA 1 1. No dia 4 de Dezembro, a União Distrital de Santarém em parceria com Segurança Social, levou a efeito o ultimo dos 5 encontros realizados em várias zonas do distrito, sobre o tema "Encontros de Partilha",

Leia mais

Gestão de Lares e Centros de Dia. Santarém Maio 2007

Gestão de Lares e Centros de Dia. Santarém Maio 2007 Gestão de Lares e Centros de Dia Santarém Maio 2007 IPSS Instituições Particulares de Solidariedade Social Sem fins lucrativos. Sustentabilidade vs lucro - das respostas sociais. Maio 2007 Sandra Silva

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO CLDS MARINHA SOCIAL

RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO CLDS MARINHA SOCIAL RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO CLDS MARINHA SOCIAL O presente relatório reflecte a actividade do CLDS Marinha Social, desde o inicio da sua actividade, em Julho de 2009 até Junho de 2010, analisando-se 2 momentos

Leia mais

Universidade Técnica de Lisboa

Universidade Técnica de Lisboa Anexo 1 Inquérito por questionário aplicado às Directoras Técnicas dos organismos de apoio social do concelho de Caldas da Rainha INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS Universidade Técnica

Leia mais

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Despacho Considerando que os regulamentos específicos do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) são aprovados pela respectiva Comissão Ministerial de Coordenação, nos termos do n.º 5 do artigo 30º

Leia mais

Da formação à. Qualificação: os. desafios do QREN

Da formação à. Qualificação: os. desafios do QREN Da formação à Qualificação: os desafios do QREN 2008-03-13 AGENDA OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO I AS 5 MARCAS DO POPH II EIXOS PRIORITÁRIOS III ARRANQUE DO PROGRAMA IV I OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO Emprego

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.06.07 CARTA COMUM DE BALANÇO E COMPROMISSO O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL Conclusões: O novo paradigma de resposta social em Portugal assenta em três premissas fundamentais: Cooperação

Leia mais

ESTÁGIOS EMPREGO IEFP,I.P. FORMULÁRIO DE CANDIDATURA MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL DECLARAÇÃO DE EMPREGABILIDADE

ESTÁGIOS EMPREGO IEFP,I.P. FORMULÁRIO DE CANDIDATURA MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL DECLARAÇÃO DE EMPREGABILIDADE IEFP,I.P. MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ESTÁGIOS EMPREGO 1. DECLARAÇÃO DE EMPREGABILIDADE Para efeitos de candidatura à Medida Estágios Emprego, a entidade

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA 2013.08.02

NOTÍCIAS À SEXTA 2013.08.02 NOTÍCIAS À SEXTA 2013.08.02 Estatuto das organizações não governamentais das pessoas com deficiência Foi publicado, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 106/2013, de 30 de Julho, que define o estatuto

Leia mais

A Fundação afid Diferença é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em 23 de Junho de 2005 pela Associação Nacional de Famílias para a

A Fundação afid Diferença é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em 23 de Junho de 2005 pela Associação Nacional de Famílias para a AFID O QUE SOMOS A Fundação afid Diferença é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em 23 de Junho de 2005 pela Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente AFID, reconhecida

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS Entre: Associação de Solidariedade Social As Costureirinhas de Cavernães, com sede em R. das Eiras, Nº 4, 3505-111 Cavernães,

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência

ESTATÍSTICAS APAV Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência ESTATÍSTICAS APAV Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência - Pessoas Idosas Vítimas de crime e de Violência - Tipos de crime: as pessoas:. (,%) N:. Crimes Violência Doméstica:. (,%) o Património:

Leia mais