Resoluções das Charadas. Autoria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resoluções das Charadas. Autoria"

Transcrição

1 Resoluções das Charadas 2018

2 46 Quem? O título da tarefa refere-se à 1ª Gincana Regional de Parobé, organizada pela renomada EQUIPE ASTUTA, deve-se contar nas lacunas as letras do nome da organizadora. Obedecendo o sentido de contagem de acordo com a cor, azul no sentido horário e vermelho no sentido anti-horário. Resposta: Oito Chinelos.

3 71 Velhos Tempos: Do início ao fim Usar apenas os países cuja primeira e última letra coincidam com as de letras do alfabeto náutico/fonético (Áustria e Alpha, Chile e Charlie, etc). Contar o valor da letra no nome da mesma, e deslocar com os números na tarefa. Resposta: Guaraná.

4 71 Velhos Tempos: Repescagem Em 29/5 o programa Masterchef fez uma repescagem com os participantes já eliminados. Os cozinheiros, vendados, deviam provar alguns ingredientes. Os classificados foram para o matamata, cada um representando uma seleção campeã do mundo. A seleção na tarefa indica o cozinheiro, contar o número de acertos da prova vendada no nome do mesmo, e deslocar com o número da tarefa. Resposta: Alterosa.

5 71 Velhos Tempos: De apartamento O título e as imagens fazem referência à música Vagalumes Cegos, do álbum Canções de Apartamento, do cantor Cícero. Usar os vagalumes acesos como ponto, e ler uma letra em Braille por linha. Dessas letras, somar ou diminuir as letras de CÍCERO, dependendo da direção dos vagalumes. Resposta: Brahma.

6 71 Velhos Tempos: Sim ou não Quando a soma das letras do nome da cidade for igual à soma da cor do fundo, considerar 1; no restante 0. Ler em binário. Resposta: Polar.

7 72 A arma certa Os monstros da tarefa são Dementadores, dos filmes de Harry Potter, cuja arma certa para derrotá-los é o patrono. Usar os Patronos das Armas do Exército Brasileiro, disponíveis no site oficial do mesmo. Um número indica a soma de letras da Arma, e outro indica a contagem no nome completo do Patrono. Ex: 121 é a soma de letras de Comunicações, contar 1 em Cândido Mariano da Silva Rondon. Resposta: Colete.

8 73 A maior de todas Existe um prato de comida grego, cujo nome é considerado a maior palavra do mundo, com 182 letras (7 vezes o alfabeto). Separar as letras dessa palavra em 7 alfabetos, o número indica qual alfabeto, e a letra indica a posição nele. Resposta: Dois serrotes.

9 74 Botão Salvar? Dentro dos três disquetes entregues estavam as imagens acima. Abrir elas com o Bloco de Notas do Windows. Rolando até embaixo, há fragmentos de texto na parte final, juntando os três disquetes, temos um link: bit.ly/2e8l4az Dentro do link há a tabela abaixo, abrindo ela com Bloco de Notas lê-se: "aplique o padrão que diferencia o terceiro, depois procure nos livros". A imagem do terceiro disquete é a única com figuras curvas, pintando na tabela as letras que contém curvas em sua forma, aparece desenhado: LETRA C.

10 Exemplo da tabela com as letras curvas pintadas: Procure nos livros dá a dica para abrir a mesma imagem com WinRar, fazendo isso há outra tabela: Conforme em azul no exemplo, ir contando quantas casas são necessárias até chegar em cada Letra C (5,21,12,5,18), que no alfabeto dá EULER. Contar na mesma tabela os algarismos do Número de Euler (2,718...), conforme o exemplo em amarelo: Resposta: Martelo e trena.

11 75 - Depois Procurar em cada linha as letras de PAROBÉ, em ordem, conforme em amarelo no exemplo. Andar a partir delas, 1 na primeira linha, 2 na segunda, etc, formando as palavras destacadas em azul. Deslocando +1 nas letras da primeira linha, +2 na segunda, etc, é possível ler números no fim de cada uma (em verde na imagem). Contar esses números nas palavras, e com as letras encontradas deslocar +1 na primeira, +2 na segunda e assim por diante. CINCO em GIRAFA - F+1 = G TRÊS em TAPETE - P+2 = R UM em XÍCARA - X+3 = A UM em ROLETA - R+4 = V QUATRO em CHAVES - V+5 = A TRÊS em CANTIL - N+6 = T CINCO em FLAUTA - T+7 = A

12 76 Diversas Lógicas Placa 1 - Agrupados: As siglas são códigos FIFA de países participantes da Copa Contar o número/letra do grupo no nome do país, resultando em Indonésia. A placa é o código FIFA do país. Placa: IDN. Placa 2 - Viajando: As siglas são códigos IATA de aeroportos brasileiros, deslocar as letras da sigla de seu estado com os dois números abaixo, gerando em duas linhas: Leia no iata e Juiz de fora. A placa é o código IATA do aeroporto de Juiz de Fora. Placa: JDF. Placa 3 A música dita o ritmo: O título da música do link é First. As frases abaixo são as primeiras de algumas músicas da banda Imagine Dragons. Do título de cada música, pegar a inicial e ler então: vocalista. As letras da placa são as iniciais do vocalista da banda, Daniel Coulter Reynolds. Placa: DCR.

13 77 - Executivos A imagem do fundo é do "Conselho Jedi". Usar o Conselho Executivo da empresa CNH Industrial, as letras são as iniciais dos participantes. Contar o valor da categoria do veículo (A=1, B=2...) no nome do conselheiro. Resposta: Uma agenda.

14 78 La voce della canzone Cada artista da charada já fez um dueto junto a Andrea Bocelli. Contar as letras de BOCELLI no nome das músicas, as letras encontradas (O,Y,I,P,S,O,R), desenhar em Braille na tabela. Ler dentro das celas, a resposta em italiano nas letras marcadas: Microfono e occhiali da sole. Resposta: Microfone e óculos de sol.

15 79 Planejamento financeiro? Seguindo a dica das letras em maiúsculo que estão espalhadas pela charada (sem ser a primeira letra das palavras), ir ao link digitar a mensagem que está na tarefa, e então decodificá-la. Resposta: Prezado charadista, para que sua equipe pontue nessa charada, você deverá entregar dois martelos.

16 80 Jogando limpo com a organizadora A partir da dica dada pelo título, deve-se usar a cifra Play Fair com a chave Blackout. Decodificando o texto, encontram-se sete palavras. Pegar a primeira letra da primeira palavra, a segunda letra da segunda palavra, e assim por diante. Resposta: Tesoura

17 81 Só onze O título e as imagens contidas na imagem fazem referência ao Twitter oficial do KFC ( que segue somente 11 pessoas (5 Spice Girls e 6 homens cujo nome é Herb). Tendo essa dica, contar as letras KFC na tabela até a achar a resposta. Resposta: Balde Rosa.

18 82 Plano cartesiano Escrever por extenso o nome dos objetos constantes na tarefa, linha por linha. Após isso, notar que há a mesma quantidade de letras para cada linha. Seguindo a dica do título, aplicar, então, as coordenadas presentes na tarefa e pegar a letra correspondente. Resposta: Uma balança.

19 83 Somos um Time de Futebol Primeiramente, deve-se converter os símbolos dos times em números de acordo com a fonte Após, seguindo a dica do acrônimo formado pelas maiúsculas do título da tarefa e o a imagem da balança que aparece no canto superior (símbolo do curso de Direito), relacionar a tarefa com os onze ministros do Supremo Tribunal Federal. Seguindo a ordem de antiguidade dos ministros, deve-se contar o número da sequência em branco no ministro indicado pelos números obtidos escudos dos times, e então ordenar de acordo com a ordem alfabética das cores. Exemplo: Começando pelo amarelo, convertendo os símbolos, obtemos o número 11. Conta-se 13 no 11º ministro, que é o Alexandre de Morais. Resposta: Óculos de Sol.

20 84 Construindo um castelo Deve-se descobrir as numerações dos lápis de cor da Faber Castel, após verificar a quantidade de vezes que um número se repete, essa quantidade deve ser quantificada e contada no nome da cor. Resposta: Oito vassouras.

21 85 7 Vidas O gato tem 7 vidas, deve-se colocar os gatos em ordem alfabética das cores, contando 1 em amarelo, 2 em branco, etc (referente ao número de vida dos gatos), o resultado contar nos gatos da mesma cor. Resposta: Goiabas.

22 86 Charada Especial Parobeense As imagens indicam a cidade e o nome da rua. Na primeira, usar o primeiro algarismo do CEP, na segunda rua, usar o segundo e assim por diante. Somar esses algarismos com os do CEP de Parobé (diminuir caso esteja contornado em vermelho). Como resultado teremos , que é o CEP da Rua MARTELO, em Rio Branco. Resposta: Martelo.

23 87 No álbum Desembaralhar até formar o nome de um músico/banda, e contar a letra destacada no seu país, formando CAPITAL. Contar a inicial em maiúscula, do nome embaralhado, na capital do país, formando SATURNO, que é um álbum da banda capital inicial. A grade na direita indica quais músicas usar e as contagens. Resposta: Molinete.

24 88 O óculos da nova era Ordenar os relógios digitais pelas horas. Convertendo os horários dos analógicos no alfabeto, temos: "use os min na cor branca". As horas nos digitais também indicam as linhas, e os segmentos digitais dos minutos indicam qual coluna em cada tabela (A,B,C,D,E,F,G = 1ª,2ª,3ª,4ª,5ª,6ª,7ª coluna). Usando então os segmentos brancos, marcar as letras nas tabelas, chegando no texto: "agora use os min na cor verde". Repetindo os mesmos passos com os segmentos verdes, chega-se em: "coloque os óculos, veja então só os verdes e raciocine". Juntando as duas tabelas e vendo as letras marcadas através dos segmentos verdes, pode-se ler algumas letras em Braille. Deslocando essas letras no alfabeto 3D, se chega na resposta. Resposta: Cinco celulares.

25 89 Opções desumanas Usar o cardápio do Maicon Pastéis, de Parobé, disponível na página do Facebook do local (postado em 3/fev). O número e a imagem indicam o nome do sabor, e as camisas indicam se são a opção P, M ou G. Contar o preço da opção no nome do sabor. Exemplo: Na área do Brócolis, o 1º é o Natural e o valor do tamanho M é R$ 10,00. Contando 10 em Natural temos T. Resposta: Tesoura.

26 90 - Proporção Calcular a incógnita em cada proporção, chegando no número , código IBGE da cidade de Áurea. A Proporção Áurea remete à Sequência de Fibonacci, contar seus números na tabela, no sentido horário, chegando no texto "use primos". Marcar os números primos na tabela, e ler em binário "diminua o cep". Fazer as operações por coluna (azul soma, vermelho diminui), o resultado final de cada uma, diminuir com os números do CEP ( ) da cidade de Áurea. Resposta: Dez luvas.

27 91 É de casa Ordenar as palavras conforme a posição correta das letras de PAROBÉ (Pomada, lacaio, gorila...). Contar o número na palavra e somar com a letra de Parobé de mesma posição. Resposta: Punhal.

28 92 Mais uma singela homenagem Deve-se ordenar os objetos da imagem em ordem alfabética, temos assim um total de 52 letras, formando dois alfabetos. Ao lado dos objetos temos as coordenadas para localizar letras, sendo B2 a letra dos objetos que estava localizada no B do segundo alfabeto. Dessa forma, encontra-se CONTESIRIUS. Essa é a dica para contar BLACKOUT nos objetos, ainda em ordem alfabética, utilizando uma letra para cada objeto. Encontra-se assim as letras BACTOTNJ que somado com as letras AGFTPRAU da tarefa chegam ao resultado CHINELOE. Após isso, escrever em Braille na tabela, utilizando as palavras BIZUCA e LACAIO, pegando as celas coincidentes dessa escrita encontra-se OCULOS. Resposta: Chinelo e óculos.

29 93 Não é a... mas é quase Deslocando o texto do centro da tarefa de acordo com Cifra de Cesar, encontra-se FEITICOUTILIZADOFREQUENTEMENTEPARAABRIRPORTAS, referindo ao feitiço ALOHOMORA. Com uma simples pesquisa encontra-se o Grupo Alohomora, organizador de eventos voltados para o mundo bruxo. O título e a imagem no canto esquerdo da tarefa fazem referência ao evento MagicCon, dentro desse evento uma das atrações é o escape game da Chava-Mestra. Devese contar os números da tarefa (sendo o primeiro a palavra e o segundo a letra) na sinopse dessa atração. Exemplo: 3.9 A terceira palavra da sinopse é infiltrada e sua nona letra é D. Resposta: Dois chapéus.

30 94 Me mande um oi Identificar o personagem Kabuto do anime Naruto e contar seu nome no jogo de letras, a resposta obtida é lacaio. Juntar as dicas e enviar um oi para o eusoulacaio@gmail.com Você receberá de volta um com a imagem de um objeto desmontado, que é a resposta da tarefa. Resposta: Batedeira.

31 95 Na língua da sociedade discreta Identificar o alfabeto da maçonaria, tendo ele somar o valor das letras sobrepostas para obter a resposta da charada. Resposta: Molinete.

32 96 Quantas chances eu tenho? Identificar o jogo de snes pela imagem e contar o número de vidas com que se inicia no jogo, no nome do mesmo. Após somar o número identificado na tarefa para obter a resposta. Resposta: Nebulizador.

33 97 Divindade alcoólica A foto faz referência à Ninkase - Deusa Egípcia da cerveja, devia-se utilizar o Hino da cerveja em alusão a essa Deusa, usando os números nas linhas iria se obter a resposta. Resposta: Dezenove garrafas de Heineken.

34 98 (Parte 1) Número com número Contar no código de barras dos produtos, o número existente em cada parte da charada, quando o número estivesse em azul a contagem seria no sentido horário, quando vermelho em sentido anti horário. Resposta: 9346

35 99 Noturna para charadistas (Cores) Ordenar os números por cor e por ordem crescente. Os números embaixo são somas parciais das cores, eles indicam a posição dos números coloridos. Pegar o número na mesma posição da soma e contar no alfabeto. Exemplo: Somando as letras de AMARELO, temos o 14 quando se soma até a segunda letra. Nos números amarelos, o segundo na ordem crescente é o 3 (C). Resposta: Chapéu.

VIII Gincana Municipal de Parobé

VIII Gincana Municipal de Parobé VIII Gincana Municipal de Parobé - 2018 Equipe Blackout - Organizadora de Gincanas Nº TÍTULO MODALIDADE Pontuação Máxima Akatsuki Equívoco 1 Marcha Soldado Esportiva 470 0 470 2 Picolé de Fruta Esportiva

Leia mais

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS RESOLUÇÕES CHARADAS III GINCANA MUNICIPAL DE TAQUARI 37 QUANTO MAIS MELHOR Segundo o slogan do refrigerante Coca Zero: quanto mais zero melhor.

Leia mais

Resoluções das Charadas. Autoria

Resoluções das Charadas. Autoria Resoluções das Charadas 2018 5 Para Chegar ao Outro Lado Após o título da tarefa, existe uma numeração 3,1415... este é o número que refere-se ao famoso Pi, deve-se utilizar o jogo do pi e o número da

Leia mais

VII GINCANA MUNICIPAL DE PAROBÉ VIRUZ ENTERTAINMENT RESOLUÇÕES DAS CHARADAS

VII GINCANA MUNICIPAL DE PAROBÉ VIRUZ ENTERTAINMENT RESOLUÇÕES DAS CHARADAS VII GINCANA MUNICIPAL DE PAROBÉ VIRUZ ENTERTAINMENT RESOLUÇÕES DAS CHARADAS 81 - Alfabeto Viruz: Realizar substituição simples no alfabeto para encontrar um texto que solicitava a apresentação de um integrante

Leia mais

2ª GINCANA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO TAREFAS DE LÓGICA: RESOLUÇÕES E RESPOSTAS

2ª GINCANA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO TAREFAS DE LÓGICA: RESOLUÇÕES E RESPOSTAS 2ª GINCANA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO TAREFAS DE LÓGICA: RESOLUÇÕES E RESPOSTAS TAREFA 022 HORCRUX CADA LETRA CORRESPONDE A UMA HORCRUX CRIADA POR TOM RIDDLE. CONTAR A LETRA NA HORCRUX CORRESPONDENTE.

Leia mais

XXVIII Gincana Municipal de Rolante Resoluções das Tarefas Lógicas

XXVIII Gincana Municipal de Rolante Resoluções das Tarefas Lógicas XXVIII Gincana Municipal de Rolante - 2017 23 e 24 de setembro de 2017 Rolante/RS BLACKOUT ORGANIZADORA DE GINCANAS Resoluções das Tarefas Lógicas 004 RECORDISTA DE VENDAS Resolução: Teixerinha Natural

Leia mais

Tarefa 016 Representantes

Tarefa 016 Representantes Tarefa 016 Representantes RESOLUÇÃO: Contar a posição da foto, conforme entregue, no nome do vereador (Da Esq. p/ Dir. se a foto estivesse de frente ou da Dir. p/ Esq. se estivesse virada) e somar a letra

Leia mais

GINCANA LIBERATO 2016

GINCANA LIBERATO 2016 GINCANA LIBERATO 2016 TAREFAS DE LÓGICA RESOLUÇÕES E RESPOSTAS Tarefa 011 NA PRESSÃO ETAPA I - TIPO BICHO RESOLUÇÃO: Descontar a quantidade total de gols da partida no nome do mascote da equipe vencedora

Leia mais

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS III GINCANA MUNICIPAL DE ARROIO DOS RATOS RESOLUÇÕES DE CHARADAS

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS III GINCANA MUNICIPAL DE ARROIO DOS RATOS RESOLUÇÕES DE CHARADAS EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS III GINCANA MUNICIPAL DE ARROIO DOS RATOS RESOLUÇÕES DE CHARADAS DIFÍCIL MESMO É A VIDA Todas as alternativas apresentadas faziam parte de série

Leia mais

XI Gincana Municipal de Bom Princípio. Resoluções das Tarefas Lógicas

XI Gincana Municipal de Bom Princípio. Resoluções das Tarefas Lógicas XI Gincana Municipal de Bom Princípio 26, 27 e 28 de Maio de 2017 Bom Princípio/RS Resoluções das Tarefas Lógicas 002 SEQUÊNCIA LÓGICA Resolução: Para resolver a tarefa as equipes deverão encontrar em

Leia mais

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS Tarefa nº 05: VAI TER QUE DESFILAR EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS II GINCANA MUNICIPAL 60 HORAS DE TAQUARI RESOLUÇÕES DAS CHARADAS Somar os números vermelhos e azuis na ordem

Leia mais

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS Tarefa nº 17: Majestades EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS X GINCANA MUNICIPAL DE PRESIDENTE LUCENA L RESOLUÇÕES DAS CHARADAS Haviam 3 coroas: ouro, prata e bronze. Descontar o nº

Leia mais

15ª Gincana de Campo Bom. Resoluções das Tarefas Lógicas

15ª Gincana de Campo Bom. Resoluções das Tarefas Lógicas 15ª Gincana de Campo Bom 10 e 11 de Junho de 2017 Resoluções das Tarefas Lógicas 003 BLACKOUT 5 ANOS Resolução: Em 2017 a Equipe Blackout, estará completando cinco anos de idade. O enigma faz referência

Leia mais

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS

EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS EQUIPE NOTURNOS ORGANIZADORA DE GINCANAS SÃO JERÔNIMO/RS RESOLUÇÕES CHARADAS GINCANA MUNICIPAL DE VACARIA 2017 088 UNO VACARIA Usar as cartas de operação com as cartas numéricas de suas respectivas cores.

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Engenharia da Computação Universidade Católica de Petrópolis Arquitetura de Computadores Sistema de Numeração v. 0.1 Luís Rodrigo de O. Gonçalves luisrodrigoog@gmail.com Petrópolis, 1 de Março de 2016

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS CHARADAS

RESOLUÇÃO DAS CHARADAS RESOLUÇÃO DAS CHARADAS Tarefa 04 3M Usar Média, Mediana e Moda, que usamos na matemática. Após isso, somar as operações. Com o resultado obtido, pegar a letra correspondente no alfabeto. No final, organizar

Leia mais

RESOLUÇÕES DAS TAREFAS DE LÓGICA DA VI GINCANA CNEC SANTA BÁRBARA

RESOLUÇÕES DAS TAREFAS DE LÓGICA DA VI GINCANA CNEC SANTA BÁRBARA BUTIÁ-RS 2015 RESOLUÇÕES DAS TAREFAS DE LÓGICA DA VI GINCANA CNEC SANTA BÁRBARA Tarefa 033 Quem Indica? Use a Relatividade Este enigma foi considerado difícil. Deveríamos usar um pouco de interpretação

Leia mais

XXXIII GINCANA CULTURAL DE SÃO JERÔNIMO Equipe Xeque-Mate Organizadora de Gincanas RESOLUÇÕES DAS CHARADAS

XXXIII GINCANA CULTURAL DE SÃO JERÔNIMO Equipe Xeque-Mate Organizadora de Gincanas RESOLUÇÕES DAS CHARADAS XXXIII GINCANA CULTURAL DE SÃO JERÔNIMO - 2016 Equipe Xeque-Mate Organizadora de Gincanas RESOLUÇÕES DAS CHARADAS Chance de ouro Charada Inovando para o futuro: Seguindo as dicas fornecidas pela tarefa,

Leia mais

Exercícios sobre Métodos de Contagem

Exercícios sobre Métodos de Contagem Exercícios sobre Métodos de Contagem 1) Um grupo de 4 alunos (Alice, Bernardo, Carolina e Daniel) tem que escolher um líder e um vice-líder para um debate. (a) Faça uma lista de todas as possíveis escolhas

Leia mais

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019 Polo Olímpico de Treinamento Intensivo UFPR Curso de Combinatória, Nível 3 1 o semestre de 2019 Marcel Thadeu de Abreu e Souza Vitor Emanuel Gulisz Análise Combinatória: Introdução Vamos buscar contar

Leia mais

Sistemas Numéricos - Aritmética. Conversão de Bases. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

Sistemas Numéricos - Aritmética. Conversão de Bases. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA Conversão de Bases 1 NOTAÇÃO POSICIONAL - BASE DECIMAL Desde os primórdios da civilização o homem adota formas e métodos específicos para representar números, para contar objetos e efetuar operações aritméticas.

Leia mais

XXVII Gincana de Integração do Dorothea Schäfke. Resoluções das Tarefas Lógicas

XXVII Gincana de Integração do Dorothea Schäfke. Resoluções das Tarefas Lógicas XXVII Gincana de Integração do Dorothea Schäfke De 09 a 11 de Setembro de 2016 Taquara/RS Resoluções das Tarefas Lógicas 003 Entre a Blackout e o Dorothea Resolução: Pegar a distância entre as letras Gincana

Leia mais

Comece devagar, pausadamente, sem pressa, lembre-se de que está aprendendo a desenhar as letras.

Comece devagar, pausadamente, sem pressa, lembre-se de que está aprendendo a desenhar as letras. Lição 03 - A falsa elipse Considerar cada bloco como uma palavra, usando sempre o PAE e, entre um outro, não se esqueça de relaxar. A falsa elipse, neste adotada, é base construtiva de diversas letras

Leia mais

NOME: Nº EDUCADORA: 2º ANO FULECO

NOME: Nº EDUCADORA: 2º ANO FULECO NOME: Nº EDUCADORA: 2º ANO FULECO 1 ESTAMOS EM RITMO DE COPA DO MUNDO E INÍCIO DAS FÉRIAS! QUE DELÍCIA! NESSES DIAS ESQUECEMOS DE TUDO PARA TORCER PELO NOSSO PAÍS DE FORMA ALEGRE E EDUCADA. E, COMO O BRASIL

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

PLANILHA DE RESOLUÇÕES DAS CHARADAS DA X GINCANA MUNICIPAL DE BOM PRINCÍPIO

PLANILHA DE RESOLUÇÕES DAS CHARADAS DA X GINCANA MUNICIPAL DE BOM PRINCÍPIO PLANILHA DE RESOLUÇÕES DAS CHARADAS DA X GINCANA MUNICIPAL DE BOM PRINCÍPIO 34 Mata a charada, mata a fome I Um dia bem tranquilo: A imagem da tarefa faz referência ao vídeo que viralizou na internet com

Leia mais

Binário Decimal

Binário Decimal Sistema Binário Existem duas maneiras de representar uma informação eletrônica: analogicamente ou digitalmente. Uma música qualquer, por exemplo, gravada em uma fita K-7 é uma forma analógica de gravação.

Leia mais

Exercícios sobre algoritmos

Exercícios sobre algoritmos Exercícios sobre algoritmos Exercícios envolvendo estruturas de decisão Fazer um algoritmo para: 1) Receber um número do usuário e mostrar se esse número é par ou não par 2) Receber 3 valores numéricos,

Leia mais

10. ANÁLISE COMBINATÓRIA

10. ANÁLISE COMBINATÓRIA 10. ANÁLISE COMBINATÓRIA 1) Observe a figura: Nessa figura, está representada uma bandeira que deve ser pintada com duas cores diferentes, de modo que a faixa do meio tenha a cor diferente das outras faixas.

Leia mais

COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE?

COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE? COMO FAZER UMA CONFERÊNCIA DE ESTOQUE? A-2 - FERRAMENTAS CONFERENCIAS DE ESTOQUE. (FRENTE DE LOJA) 02-Clique em sim para fazer a conferência com todos os produtos em estoque 03-se for apenas por grupos

Leia mais

CAMPO BOM DE 15 A 24 DE JUNHO DE 2018

CAMPO BOM DE 15 A 24 DE JUNHO DE 2018 #057 - Por partes Na parte 1, deve-se preencher o quadro de baixo com as letras do quadro de cima deslocadas por coluna. Primeira coluna +1, segunda coluna +2, e assim sucessivamente... Ler na coluna AZ

Leia mais

Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções

Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções Problemas de 3 pontos 01. Existem cangurus brancos e pretos. Em qual das figuras há mais cangurus pretos do que cang u- rus brancos? 01. Resposta: alternativa D Na

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

CONTAGEM. (a) uma semana (b) um mês (c) dois meses (d) quatro meses (e) seis meses

CONTAGEM. (a) uma semana (b) um mês (c) dois meses (d) quatro meses (e) seis meses CONTAGEM Exercício 1(OBMEP 2011) Podemos montar paisagens colocando lado a lado, em qualquer ordem, os cinco quadros da figura. Trocando a ordem dos quadros uma vez por dia, por quanto tempo, aproximadamente,

Leia mais

32 NÃO É TCHAU (NOTURNOS GAME I)

32 NÃO É TCHAU (NOTURNOS GAME I) 32 NÃO É TCHAU (NOTURNOS GAME I) O título faz referência ao antônimo da palavra Tchau, que comumente é a palavra Oi. Por cor, somar o valor das letras e usar os canais da Oi TV. Pegar a primeira letra

Leia mais

XXVI Gincana Municipal de Rolante RS

XXVI Gincana Municipal de Rolante RS XXVI Gincana Municipal de Rolante RS Equipe Xeque-Mate Organizadora de Gincanas 20: Objeto-Charada - Etapa Charada: Teste RESOLUÇÃO DAS TAREFAS DE LÓGICA Efetuando a contagem indicada nos nomes dos objetos

Leia mais

SUB14 - Problema 2 Passear sobre uma grelha

SUB14 - Problema 2 Passear sobre uma grelha SUB14 - Problema 2 Passear sobre uma grelha Imagina que precisas de te deslocar do canto superior esquerdo da grelha (A) até ao canto inferior direito (B). Para o fazeres só podes percorrer os lados dos

Leia mais

1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo

1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo 1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo Quando um quadradófago começa a comer os quadrados de um tabuleiro

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

LISTA DE QUESTÕES DO ENEM ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF: Paulo Vinícius

LISTA DE QUESTÕES DO ENEM ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF: Paulo Vinícius LISTA DE QUESTÕES DO ENEM ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF: Paulo Vinícius 1. (Enem 017) Um brinquedo infantil caminhão-cegonha é formado por uma carreta e dez carrinhos nela transportados, conforme a figura.

Leia mais

Avaliação de Matemática - 1 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Matemática - 1 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Matemática - 1 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. CONTORNE AO LADO DE CADA FIGURA, O NÚMERO QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE OBJETOS DE CADA FIGURA. 7 7 8 8 9 9 2. VEJA OS BARQUINHOS

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1. Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco?

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1. Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco? OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1 1) Este boneco é formado por figuras geométricas planas Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco? Resposta E 2) Isabel

Leia mais

XXVIII OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE SOLUÇÃO DA PROVA DO NÍVEL I

XXVIII OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE SOLUÇÃO DA PROVA DO NÍVEL I XXVIII OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO RIO GRANDE DO NORTE 2017- PRIMEIRA FASE SOLUÇÃO DA PROVA DO NÍVEL I PARA CADA QUESTÃO, ASSINALE UMA ALTERNATIVA COMO A RESPOSTA CORRETA NOME DO(A) ESTUDANTE: ESCOLA: 1

Leia mais

Resolução das tarefas de lógica

Resolução das tarefas de lógica XIX GINCANA MUNICIPAL DE BUTIÁ RS 2017 Equipe Xeque-Mate Organizadora de Gincanas Resolução das tarefas de lógica Chance de Ouro - Charada: Virtuale: A imagem de fundo da tarefa indica o Vaticano e os

Leia mais

62! 10! 62!4! 10!56! d) 62! 10! e) ! 5! 3! 8 8! 5! 3! 2 16! 8. Professor Diego

62! 10! 62!4! 10!56! d) 62! 10! e) ! 5! 3! 8 8! 5! 3! 2 16! 8. Professor Diego Professor Diego 01. (ENEM/01) O diretor de uma escola convidou os 80 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos

Leia mais

2 = cm2. Questão 1 Solução

2 = cm2. Questão 1 Solução 1 Questão 1 Solução a) Como o quadrado formado com os três retângulos recortados da primeira tira tem área 36 cm, seu lado mede 6 cm. Logo o comprimento dos retângulos é 6 cm e sua largura é um terço de

Leia mais

Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP

Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP Exercício 1: Cada livro da biblioteca municipal de Quixajuba recebe um código formado por três das 26 letras do alfabeto. Eles são colocados em estantes em

Leia mais

Arquitetura de Computadores Sistema de Numeração. Apresentado por Prof. Fred Sauer Mat. Elaborado por Prof. Ricardo Quintão

Arquitetura de Computadores Sistema de Numeração. Apresentado por Prof. Fred Sauer Mat. Elaborado por Prof. Ricardo Quintão Arquitetura de Computadores Sistema de Numeração Apresentado por Prof. Fred Sauer Mat. Elaborado por Prof. Ricardo Quintão A base de representação numérica de um número está relacionada com a quantidade

Leia mais

Solução da prova da 2.ª Fase

Solução da prova da 2.ª Fase Solução da prova da.ª Fase Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental. a Fase de setembro de 08 QUESTÃO a) As páginas pares do álbum têm os números,,,..., 0 num total de 0 = 0 páginas e as páginas ímpares

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Matemática 02/12/2012

Matemática 02/12/2012 02/12/2012 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique

Leia mais

Gincana cultural de Capela de Santana 2018

Gincana cultural de Capela de Santana 2018 Gincana cultural de Capela de Santana 2018 O título da tarefa faz referência a pagina da transparência no site da prefeitura onde encontramos os prestadores de serviço. Basta encontrar as empresas citadas

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Introdução à Computação Prof. André Luís Belini

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Introdução à Computação Prof. André Luís Belini Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Introdução à Computação Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Leia mais

Conversão de Bases. Introdução à Organização de Computadores 5ª Edição/2007 Página 54. Sistemas Numéricos - Aritmética. Prof.

Conversão de Bases. Introdução à Organização de Computadores 5ª Edição/2007 Página 54. Sistemas Numéricos - Aritmética. Prof. Conversão de Bases Introdução à Organização de Computadores 5ª Edição/2007 Página 54 1 NOTAÇÃO POSICIONAL - BASE DECIMAL O SISTEMA DE NUMERAÇÃO É FORMADO POR UM CONJUNTO DE SÍMBOLOS UTILIZADOS PARA REPRESENTAR

Leia mais

PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO

PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO PLATAFORMA MOODLE MANUAL DO ALUNO Setembro de 2018 Criado por Gabriel de Oliveira Orsi 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acessando ao Moodle... 3 Modificando seu perfil... 5 Mudando a senha... 6 Mensagens...

Leia mais

Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível

Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nível 1 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 2.ª FASE 10 de setembro de 2016 Nome completo do aluno Endereço completo do aluno (Rua, Av., n o ) Complemento (casa,

Leia mais

Nível 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 21 de maio de 2019

Nível 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 21 de maio de 2019 Nível 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 21 de maio de 2019 1 QUESTÃO 1 ALTERNATIVA A Como 17 3 = 1 e 20 16 =, a conta com o borrão é a mesma que Ora, qual é o número que somado com dá 1? É

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3 Universidade Federal do ABC MCTA028-15 - Programação Estruturada 2018.Q3 Lista de Exercícios 4 Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 16 de outubro de 2018 1. Crie uma função que recebe

Leia mais

Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA

Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA Conceitos matemáticos de registros de quantidades foram construídos desde a PRÉ HISTÓRIA Os INCAS, por exemplo, faziam agrupamentos com nós em cordões. Como fazer grandes contagens sem os números?

Leia mais

No navegador (Internet Explorer, Firefox, etc.), acesse:

No navegador (Internet Explorer, Firefox, etc.), acesse: Troca de senha de e-mail no ICB USP Prezado usuário de e-mail do ICB, Documento criado em 17 de julho de 2009. A seguir apresentamos os passos necessários para a mudança da senha de seu e-mail. A troca,

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / /

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / / Conjuntos Noções de conjunto Aluno (a): Data: / / Um grupo de alunos de uma mesma escola e de uma mesma turma. Você sabe o que é um conjunto? Quando escolhemos ou selecionamos coisas semelhantes, parecidas,

Leia mais

Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. 2 a série E.M.

Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. 2 a série E.M. Aplicações das Técnicas Desenvolvidas Soluções de Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória 2 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Aplicações das Técnicas Desenvolvidas Soluções

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS No conjunto dos números naturais operações do tipo 9-5 = 4 é possível 5 5 = 0 é possível 5 7 =? não é possível e para tornar isso possível foi criado o conjunto dos números

Leia mais

ADDENBROOKE S COGNITIVE EXAMINATION ACE-III Versão experimental Portuguesa (2013)

ADDENBROOKE S COGNITIVE EXAMINATION ACE-III Versão experimental Portuguesa (2013) Nome: Data de Nascimento: Hospital ou Morada: ATENÇÃO PERGUNTE: Qual é o (a) ADDENBROOKE S COGNITIVE EXAMINATION ACE-III Versão experimental Portuguesa (2013) Dia Data Mês Ano Data da avaliação: / / Avaliador:

Leia mais

Matemática e Raciocínio Lógico Análise Combinatória Prof. Dudan

Matemática e Raciocínio Lógico Análise Combinatória Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Lógico Análise Combinatória Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Lógico ANÁLISE COMBINATÓRIA Fatorial Ao produto dos números naturais começando em n e decrescendo até 1 denominamos

Leia mais

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks Guia do usuário Como utilizar os aplicativos da EvoBooks? A metodologia de Ensino Digital EvoBooks utiliza uma série de aplicativos com conteúdos e aulas digitais estruturados. Vamos aprender como utilizar

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Como funciona o OA Percepção Espacial

Como funciona o OA Percepção Espacial Como funciona o OA Percepção Espacial 1. Para dar inicio as atividades é necessário clicar sobre, para acessar o guia do professor é necessário clicar sobre. 2. Nesta tela, é introduzido o contexto da.

Leia mais

Manual do. cliente. Problemas com a sua internet? Este manual pode te ajudar.

Manual do. cliente. Problemas com a sua internet? Este manual pode te ajudar. Manual do cliente Problemas com a sua internet? Este manual pode te ajudar. Prezado cliente SGNET, este manual tem o objetivo de ajudá-lo, de forma simples, a resolver você mesmo alguns problemas de acesso

Leia mais

O Alfabeto e a escrita de palavras simples

O Alfabeto e a escrita de palavras simples O Alfabeto e a escrita de palavras simples Professor-autor: Antonio Borges NOÇÕES BÁSICAS Diagramação: Regina Faustino Rio de Janeiro 14/08/2014 slide 1 de 47 IMPORTANTE: Para que você consiga ler corretamente

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 3 Paridade Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas

Leia mais

MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO Versão 1.0 23/10/2018 SUMÁRIO COMO ACESSAR A PLATAFORMA DE USUÁRIO? 3 Criando um Cadastro 3 Acessando a Plataforma 4 Recuperando a Senha 6 Baixando e Acessando pelo Celular

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios MATEMÁTICA V Capítulo 0 Conhecimentos Numéricos Análise Combinatória Parte I Princípios de Contagem E) Esta quantidade será calculada escolhendo as posições para colocar as consoantes.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Fabielli Vieira de July 1. Público alvo: 8º e 9º ano 1.3 Duração: 4 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Equações do Primeiro Grau. Objetivo(s)

Leia mais

CINCO QUESTÕES FGV MUITO SIMILARES

CINCO QUESTÕES FGV MUITO SIMILARES CINCO QUESTÕES FGV MUITO SIMILARES Olá, tudo bem? Sou o Prof. Arthur Lima, e separei essas CINCO questões da FGV, que foram aplicadas em concursos distintos, embora sejam bastante similares. Elas abordam

Leia mais

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI.

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Marketing Digital 02/10/2012 Índice 1. Noticia ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

MATEMÁTICA. Revisão para o testes: dicas e bizus Prof.: Danillo Alves

MATEMÁTICA. Revisão para o testes: dicas e bizus Prof.: Danillo Alves MATEMÁTICA Revisão para o testes: dicas e bizus Prof.: Danillo Alves OPERAÇÕES MATEMÁTICAS ADIÇÃO SUBTRAÇÃO MULTIPLICAÇÃO DIVISÃO DOS NÚMEROS ADIÇÃO Adição é uma das operações básicas da álgebra. Na sua

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE INFORMÁTICA (V.C. E R.V.) 7. o ANO Ao longo deste ano, aprendemos a operar os comandos e as funções básicas do SCRATCH, por exemplo, utilizando

Leia mais

Curso de Braille Básico com o uso de Tecnologias Assistivas

Curso de Braille Básico com o uso de Tecnologias Assistivas INTRODUÇÃO AO BRAILLE EM 5 MINUTOS Por José Antônio Borges IMPORTANTE: Para que você consiga ler corretamente este texto é obrigatório que você tenha instalado no seu computador a fonte SimBraille. Esta

Leia mais

Matemática Discreta. Aula 01: Análise Combinatória I. Tópico 02: Arranjos com e sem repetição. Solução. Arranjos com Repetição.

Matemática Discreta. Aula 01: Análise Combinatória I. Tópico 02: Arranjos com e sem repetição. Solução. Arranjos com Repetição. Aula 01: Análise Combinatória I Tópico 02: Arranjos com e sem repetição Agora que demos o pontapé inicial aprendendo os Princípios Fundamentais de Contagem com e sem repetições, vamos ver que o restante

Leia mais

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente

Leia mais

Sugestões para estudo em casa 4º ano

Sugestões para estudo em casa 4º ano MATEMÁTICA 1- Assinale SIM ou NÃO. 539643 O numeral tem duas classes e quatro ordens. A 4ª Ordem é a de maior valor relativo. O valor absoluto do 4 é 4. A 5ª ordem é a de maior valor relativo. A soma dos

Leia mais

É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos;

É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos; É importante que a criança tenha se apropriado das características do SND para que compreenda os processos sequenciais dos Algoritmos; O material dourado, o ábaco e o Quadro Valor Lugar (QVL), são recursos

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação Matemática 2 ano - 1 bimestre Unidade 1 1. Ligue cada cartão à etiqueta que indica o número de brinquedos desenhados nele. Atenção: há etiquetas sobrando! 2. Ligue cada imagem à forma que mais se parece

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Fundamentos da Computação Aula 06 Sistemas de Numeração Prof: Jéferson Mendonça de Limas Noções de Sistemas de Numeração Os homens primitivos tinham a necessidade de contar?

Leia mais

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta.

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Contagem I De quantos modos podemos nos vestir? Quantos números menores que 1000 possuem todos os algarismos pares?

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Lógica Matemática Elementos de Lógica Digital. Sistema de numeração 09/08/2016 1

Lógica Matemática Elementos de Lógica Digital. Sistema de numeração 09/08/2016 1 Sistema de numeração 09/08/2016 1 Você já pensou sobre: Sistema de numeração a) O modo como surgiram os números? b) Como foram as primeiras formas de contagem? c) Como os números foram criados, ou, será

Leia mais

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções Olimpíada Pernambucana de Matemática 07 NÍVEL Caderno de Questões Com Resoluções LEIA COM ATENÇÃO 0. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 0.

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita)

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) Manual do Usuário Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Controla um ou mais caixas, para pessoas ou empresas que necessitem separar saldos,

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais