AFONSO, ALCILIA (1); CARVALHO, JULLY (2)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AFONSO, ALCILIA (1); CARVALHO, JULLY (2)"

Transcrição

1 O Ouro branco no nordeste brasileiro: Análise de dois estudos de casos. Resgate das fontes documentais do patrimônio industrial do ciclo do algodão em Campina Grande AFONSO, ALCILIA (1); CARVALHO, JULLY (2) 1. UFCG. CTRN. UAEC. Professora Doutora do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Coordenadora do Grupo de pesquisa Arquitetura e Lugar. Rua Antonio de Sousa Lopes Apto 1302 A. Catolé. Campina Grande. Paraíba kakiafonso@hotmail.com 2. UFCG. CTRN. Aluna da graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Pesquisadora voluntária do Grupo de pesquisa Arquitetura e Lugar. Av. Almirante Barroso Apto 107.Cruzeiro.Campina Grande. Paraíba jullysamara_13@hotmail.com RESUMO Este artigo tem como objeto de estudo, o resgate de fontes documentais do patrimônio industrial do ciclo do algodão em Campina Grande, região agreste do estado da Paraíba, nordeste brasileiro. Tomará como estudos de casos, dois exemplares do patrimônio industrial campinense: a antiga Fábrica Bodocongó e a Fábrica Marques de Almeida.Tal pesquisa faz parte do Grupo de investigação "Arquitetura e lugar", cadastrado na UFCG e no CNPQ, que vem realizando estudos sobre a relação entre produção arquitetônica e lugar, formadora do patrimônio cultural regional. O objetivo desse artigo é resgatar a história da arquitetura e da cidade no período do auge do algodão, em Campina Grande- época de uma modernidade que trouxe grandes impactos - sejam econômicos, sejam urbanísticos, da produção de um acervo patrimonial arquitetônico e cultural. Palavras-chave: História da arquitetura em Campina Grande, patrimônio industrial. Fontes documentais.

2 01. Introdução. A cidade na década de 30 do século XX destacava-se no Brasil e no mundo, devido ao seu desenvolvimento acelerado, a partir da comercialização do algodão. Campina Grande recebeu muitos investimentos com a instalação de grandes empresas, que foram norteadoras para a expansão do tecido urbano, sendo protagonistas do surgimento de novos bairros. Anos mais tarde, no final dos anos 50, a cidade perdeu sua força no cenário algodoeiro, e São Paulo, tomou-lhe a posição nacional. Tal fato está sendo pesquisado, sendo coletadas, no momento, informações a respeito desse período histórico, através de resgates imagéticos e documentais que colaborem na construção dessa história. Tais fontes primárias e secundárias coletadas gerarão um acervo documental rico, que poderá ser trabalhado em parceria com o Museu do Algodão existente na cidade, aprofundando e relacionando aspectos, vinculados aos estudos do patrimônio industrial do ciclo do algodão em Campina Grande. 2. Contextualizando o lugar: Campina Grande. 02. Aporte teórico. Documentação, Arquitetura e Patrimônio Industrial. Algumas reflexões. Segundo Goitia (1992), os principais elementos das cidades que se industrializaram foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço. As fábricas tornaram-se donas e senhoras do solo urbano e suburbano e passaram a ser o núcleo do novo organismo urbano. Munford (1998) no livro A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas dedicou um capítulo a descrever o cenário dessas cidades, tratando sobre os processos urbanos e as relações sociais que nelas ocorriam. Por ocasião da Conferência 2003 do TICCIH The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (Comissão Internacional para a Conservação do Patrimônio Industrial), foi extraído um documento, intitulado Carta de Nizhny Tagil (2003) que colocou que, todo o acervo do patrimônio industrial deve ser estudado, a sua história deve ser ensinada, a sua finalidade e o seu significado devem ser explorados e clarificados a fim de serem dados a conhecer ao grande público. O debate sobre a preservação do patrimônio industrial também foi discutida por CHOAY (2006), que apontou para duas questões que se vislumbram dessa herança industrial, sendo estas de natureza e escalas diferentes. A primeira questão está voltada para os edifícios isolados desse acervo, e a segunda, para as grandes áreas territoriais, com escala regional. CHOAY (2006) colocou que os edifícios isolados, em geral, de construção sólida, sóbria e de manutenção fácil, são facilmente adaptáveis às normas de utilização atuais e se prestam

3 a múltiplos usos públicos e privados, e citou casos norte americanos e europeus, nos quais já são incontáveis os imóveis como usinas, ateliers, entrepostos, transformados em escolas, museus, teatros. O conceito de reutilização- reintegração de um edifício desativado a uso normal- é apontado por Choay, como um caminho para a integração do patrimônio industrial à vida contemporânea. UMBERTO ECO (1977, p.39) escreveu sobre as fontes de primeira e segunda mão, afirmando que a única fonte de primeira mão é o documento autêntico. Mas o que podemos considerar como documento autêntico na pesquisa arquitetônica? Não seriam apenas de primeira mão, autênticos, os esboços, croquis, e o desenho/ projeto desenvolvido pelo arquiteto e sua possível equipe de trabalho, com seus memoriais descritivos e justificativos? E de segunda mão, o edifício/ construção em si? Considerando que este produto, conforme sabemos passam por uma série de percalços durante a obra, que muitas vezes o desvirtua de um projeto original, não podendo, portanto, ser considerado autêntico? Dessa maneira, teríamos então, como documentos de primeira mão, as fontes primárias, os desenhos, os escritos do autor, os esboços, croquis, estudos preliminares, projeto, memoriais descritivos, justificativa, correspondências, entrevistas com autor da obra, depoimentos. E como documento de segunda mão, o edifício, a bibliografia existente sobre o autor, o projeto, e a obra? Por sua vez, o professor KATINSKY (2005, p.46) considera que: Em história da arte e, principalmente, em arquitetura, são fontes primárias as próprias obras, os esboços e desenhos preparatórios, bem como, os memoriais, mas também as apreciações dos contemporâneos, os depoimentos dos empreendedores, as observações dos usuários e até a escrituração comercial... e por fontes secundárias, temos considerado todos os textos de referência sobre o período estudado, como ensaios históricos e críticos. O que se pode deduzir dessas colocações de Eco e Katinsky, é que na pesquisa arquitetônica, pode-se considerar que o edifício é um documento, independente de ser uma fonte de primeira mão ou de segunda mão, e que, portanto, a metodologia de enfoque arquitetônico e visual, através da coleta de imagens (desenhos e fotografias) tem uma importância fundamental neste estudo.

4 Fundamental também é definir o que se entende por patrimônio industrial, e para tal, tomase aqui o conceito trabalhado pela Carta de Nizhny Tagil (2003):... compreende os vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitetônico ou científico. Estes vestígios englobam edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infraestruturas, assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, tais como habitações, locais de culto ou de educação. O resgate da memória coletiva e individual desse momento histórico que teve o apogeu das primeiras indústrias em nossas distintas culturas se projeta como uma possibilidade de trazer para o plano do historiador o registro da própria reação vivida dos acontecimentos e fatos históricos. O acervo composto pelas antigas fábricas, galpões de armazenamento, entrepostos, escritórios, estações ferroviárias encontram-se abandonados nas periferias e mesmo nos centros urbanos de nossas cidades, quase sempre ameaçados de serem demolidos em vista de seus maus estados de conservação e algo necessita ser urgentemente realizado. O resgate documental, imagético, realização de inventários, ações de educação patrimonial, proteção legal, entre outras ações importantes são algumas etapas do processo que urge ser iniciado em nossas cidades e em seus planejamentos urbano e territorial. Campina Grande recebeu muitos investimentos com a instalação de grandes empresas, que foram norteadoras para a expansão do tecido urbano, sendo protagonistas do surgimento de novos bairros. Várias fábricas foram construídas, como a sede da antiga Indústria Marques de Almeida, a antiga fábrica de tecidos Bodocongó de Aires & Cia, entre outras, que infelizmente, foram demolidas ou descaracterizadas. 03. A cidade de Campina Grande durante o ciclo do algodão: Como estudo de caso para apresentar nesse artigo, apresentar-se-á um trabalho de resgate documental de um edifício isolado, a sede da antiga Indústria Marques de Almeida, situada no centro histórico da cidade de Campina Grande, Paraíba. Figura 1. Mapa de localização de Campina Grande. PB. Nordeste brasileiro.

5 Fonte: Montagem de mapas editado por Jully Carvalho. Campina Grande está localizada no nordeste brasileiro, na região do Agreste Paraibano, no planalto da Borborema a 550m acima do nível do mar, no ponto de latitude 7º13 11 sul e de longitude 35º52 31 a oeste; geograficamente estar bem privilegiada, situada no centro da Paraíba (figura 1). Possui uma população de 400 mil habitantes, e por ser uma cidade polo exerce grande influência sobre os aproximadamente 60 municípios que estão em seu entorno. O clima característico é o tropical semiárido, e apresenta temperaturas mais amenas devido a sua altitude. O Instituto Nacional de Meteorologia registra a média de temperatura mais alta em torno de 29,9 C e a mais baixa de 17,8 C. O município é bastante acessível às principais cidades do nordeste, e economicamente destaca-se nas áreas de serviço, comércio e tecnologia; Possui um contexto histórico rico em manifestações culturais; um dos momentos que marcou os campinenses foi o ciclo do algodão, o ouro branco, o que levou o município a ser considerada a segunda maior produtora de algodão do mundo. Como breve histórico, coloca-se aqui, algumas informações básicas a cerca da evolução histórica da cidade, baseada no texto de Basílio (2009), que descreve que a cidade teve origem em uma aldeia indígena dos índios Ariús, tribo "domesticada" por Teodósio de Oliveira Ledo, capitão-mor das fronteiras das Piranhas, Cariri e Piancó, que levava este grupo consigo quando, vindo do Sertão, iria à capital atender ao chamado do governadorgeral.

6 Ao ir por um caminho diferente, deparou-se com uma "campina verde". Demorou-se no local e por ter gostado do lugar ali resolveu aldear os seus índios. Tal fato ocorreu em aproximadamente, em Em 1769, transforma-se em Freguesia, e em Vila, em 1790, passando à cidade, em Por Lei Provincial. Sendo a sexta da Paraíba que já contava com Parahyba (antigo nome da capital, João Pessoa), Mamanguape, Areia, Souza e Pombal. Figura 2: A Cidade busca sua modernidade. Fonte: Acervo QUEIROZ,Marcus V. O apogeu econômico de Campina Grande se deu quando o trem chegou à cidade, no dia 2 de outubro de 1907, impulsionando o comércio local, e a população vive momentos de progresso e modernidade (figura 2), e deu um salto de mais de 600%, chegando à marca de 130 mil habitantes no transcurso de pouco mais de três décadas- a cidade virou um polo atrativo de pessoas que foram trabalhar em volta da indústria algodoeira. Segundo AFONSO (2015), a cidade possuía quatro praças algodoeiras, que recebiam essa produção, e foram nesses lugares que se implantaram as primeiras edificações voltadas para o beneficiamento do produto: Praça do Algodão, atual Praça João Rique; Praça do Açude Velho, no entorno da Estação Ferroviária antiga; a Praça das Boninas; e a Praça do açude Bodocongó. A Praça do Algodão, por exemplo, era um espaço público onde se recebiam e comercializavam-se fardos de algodão vindos das regiões produtoras. Ali ficavam na rua, fardos altos do produto, que posteriormente, passou a ser armazenado, na Rua dos Armazéns (atual Rua Marques de Herval), que abrigava grandes galpões para armazenar os grandes fardos de algodão para serem exportados (Araújo, 2012).

7 Figura 3: Cartão Postal.Década 1950 Fonte: Acervo QUEIROZ,Marcus V. A ferrovia, atrelada à infra estrutura que compunha o ciclo do algodão, trouxe a implantação de várias fábricas, escritórios, galpões de armazenamento, que configuraram uma nova forma urbana para a cidade de Campina Grande (figura 3). Era através de Campina Grande que toda a produção regional algodoeira era encaminhada para os portos marítimos de Recife, em Pernambuco, e de Cabedelo, próximo à capital paraibana de João Pessoa. Nas décadas de 20 e 30, a cidade atraiu empresas de outros lugares, como do estado de Pernambuco, e vários empresários investiram na cidade, tais como os irmãos Marques de Almeida, o empresário José Tavares de Moura, entre outros. Tais empreendimentos passam a ocupar novas praças, como a das Boninas, onde foi implantada a importante indústria Marques de Almeida.

8 Figura 4: Mapa de Campina Grande, Fonte: Acervo QUEIROZ,Marcus V. A cidade que estava passando por seu momento áureo econômico, devido ao ciclo do algodão, não mediu esforços para se modernizar, tanto com iniciativas públicas, quanto privadas, havendo sido realizadas várias reformulações no traçado do espaço urbano, na gestão do prefeito Verginaud Wanderley, que ocupou de 1935 a 1937, o cargo de prefeito de Campina Grande, ao qual retornou em 1940, exercendo-o até O espaço urbano cresce e novos bairros começam a surgir (figura 4). Verginaud edificou prédios em estilo déco (figura 5) para simbolizar sua gestão modernizadora, formando um dos mais importantes acervos proto moderno brasileiro. Figura 5: Trecho da Rua Maciel Pinheiro. Centro Histórico de Campina Grande. Fonte: Projeto Campina Déco. Prefeitura Municipal de Campina Grande. Contudo, a partir dos anos 50, com a entrada do estado de São Paulo na produção algodoeira nacional, tal ciclo nordestino teve o seu processo de decadência iniciado e

9 atrelado a uma série de fatores, enumerados por ARAÚJO (2006, p.35) que apontou para os seguintes motivos desse declínio: O baixo preço do algodão paraibano frente à produção do estado de São Paulo - que passou a investir no algodão, após a queda do ciclo do café; a falta de incentivos aos produtores, nos quais os juros cobrados pelas safras eram altos, impossibilitando o plantio ao produtor; a falta de bases técnicas e o preço; a dupla tributação jê que o produto era escoado para Pernambuco; a concorrência desleal das grandes indústrias de beneficiamento e exportação, frente aos pequenos produtores agrícolas, assim como, as pequenas indústrias, além da falta de um porto equipado que atendesse as exigências do comércio algodoeiro. A desativação das grandes empresas algodoeiras ocorrida na década de 80 do século XX, como a SANBRA e a Anderson Clayton, finalizou de vez, uma fase áurea da economia industrial nesse setor, em Campina Grande, deixando obsoleto, um acervo rico na área de patrimônio industrial que requer uma atenção das instituições públicas e privadas, da sociedade em geral, para tentar resgatar e reutilizar tais edificações, que a cada dia, passam por processos de descaracterização de demolição. 4. Dois estudos de casos: A antiga Fábrica de tecidos Bodocongó de Aires & Cia e a Antiga Fábrica Marques de Almeida. Como estudo de casos, que resgatam a produção patrimonial industrial do ciclo do algodão, serão expostas a seguir, informações referentes à duas antigas fábricas: uma que era situada às margens do Açude Bodocongó- que foi demolida; e a outra, situada no Centro histórico da cidade, que se encontra subutilizada e em constante processo de descaracterização A antiga Fábrica de tecidos Bodocongó de Aires & Cia. A Antiga fábrica de tecidos Bodocongó de Aires & Cia ( ), ao longo dos anos, mudou de proprietário, transformando-se em S.A Indústria Têxtil de Campina Grande ( ), posteriormente, em Limoeiro Malharia (1990/2009). Atualmente, no lugar da antiga fábrica, está sendo projetado e implantado o Centro de inovação e tecnologia Telmo Araújo/ CITTA, pertencente a um grupo gestor formado pelo Parque tecnológico de Campina Grande, UFCG, UFPB, FIEP, FINEP, Governo Federal, Governo da Paraíba e com apoio do SEBRAE.

10 Um pouco sobre a história da antiga fábrica. Durante o auge do ciclo do algodão em Campina Grande, nas primeiras décadas do século XX, o Município era carente de água, e por isso, em 1916, o então Prefeito Cristiano Lauritzen mandou construir o Açude de Bodocongó, numa área afastada do centro urbano, dando início à ocupação do entorno do açude, que começou a ser povoado. Figura 6: Fotografia da fábrica de Bodocongó e seu entorno. Fonte: Nesse entorno foi construída em 1928, a Fábrica Bodocongó de Aires & Cia (figura 6), idealizada pelo coronel Ildefonso Affonso Ayres e Sr. José Palhano, trabalhava com o beneficiamento e tecelagem de algodão. Foi implantada em um terreno que pertencia à fazenda Bodocongó, às margens do açude que recebeu o mesmo nome da fazenda. Nos primeiros três anos da década de 1930, foi vendida ao senhor Aprígio Velloso e administrada pelos filhos, Domício Velloso da Silveira, Ademar Velloso da Silveira e Agostinho Velloso da Silveira, impulsionando a industrialização, não só no bairro, como em toda a cidade, empregando trabalhadores e gerando riquezas para o município. A família Velloso durante várias décadas esteve à frente do empreendimento, que criou na área do entorno da fábrica um novo bairro na cidade de Campina Grande, pois foram construídas casas para os trabalhadores da indústria, capela, escola: o bairro de Bodocongó. A fábrica dominava a paisagem, e no seu entorno, as casas dos trabalhadores, juntamente com os demais equipamentos arquitetônicos que foram sendo construídos ao longo doas anos, foi criando um povoado, transformado em bairro, sendo implantado ali, mais residências, aberturas de ruas, e serviços de infra estrutura tudo decorrente da Fábrica. Os edifícios adotaram o estilo eclético, e através das imagens das fotografias

11 antigas, pode-se observar a composição de um conjunto arquitetônico e urbanístico singelo, proporcional e harmonioso. Observa-se ainda, através das fotografias antigas, que o edifício que abrigava a Fábrica possuía um volume arrematado por platibandas, e janelas em arco pleno, destacando-se um corpo volumétrico, que talvez abrigasse, o espaço administrativo e receptivo da indústria (figura 7). Figura 7: A fábrica de Bodocongó. Detalhe volume principal. Fonte: Em 1995, o penúltimo proprietário da família Velloso faleceu, e nos anos de 2000, a Indústria Têxtil foi vendida para um grupo pernambucano, a tecelagem Limoeiro Malhas, que anos depois também fechou as suas portas.ao visitar atualmente o local, toma-se um choque. O conjunto fabril foi totalmente demolido. O terreno, totalmente limpo, abrigará a nova sede do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo CITTA (figura 8): um centro de pesquisas tecnológicas que não considerou a história do lugar. Figura 8: 3D do bloco A da nova sede da CITTA. Fonte:

12 O antigo bairro industrial transformou-se, atualmente, numa zona universitária e tecnológica, região na qual se encontram instaladas a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraíba, a Escola Técnica Redentorista de Eletroeletrônica, a Fundação PaqTcPB, a FAPESQ, o Centro Tecnológico do Couro e Calçado, um Hospital Fundação, e empresas de base tecnológica. E o mais preocupante desse cenário, é que a história e a memória do lugar não estão sendo consideradas nas novas intervenções. As pessoas parecem desconhecer totalmente a importância que teve para a cidade e para a região, aqueles antigos galpões, com suas vilas e capela. 5. A Indústria Marques de Almeida: Um estudo de caso. Documentação e Arquitetura. O segundo estudo de caso sobre a documentação arquitetônica do patrimônio industrial campinense, relacionado ao ciclo do algodão, trata-se da sede da antiga Indústria Marques de Almeida (figura 9) que era especializada em fiação e tecelagem e que contratou grande parte da população pobre da cidade para ali trabalhar, gerando emprego e renda para a cidade durante décadas. Figura 9. Vista aérea da Indústria Marques de Almeida: Boninas, Rua Getulio Vargas (ao fundo) Fonte: Através de pesquisa documental realizada ao Museu do Algodão, ao arquivo municipal da Secretaria de Cultura, bem como, a realização de entrevistas com pesquisadores locais, e visitas de campo ao edifício, foi possível levantar-se um diagnóstico sobre o resgate que vários atores vêm realizando, tendo como meta, preservar a edificação de relevante significado para a história e a memória regional do nordeste brasileiro.

13 Figura 10. Vista frontal e lateral da edificação com tomadas visuais desde a Rua Getúlio Vargas. Fonte: Fotografias de Afonso, A. Julho MÉSSALA (2014) realizou um trabalho de final de curso no qual se dedicou a propor um novo uso para a antiga Indústria, e tal estudo, gerou um levantamento arquitetônico fundamental para a compreensão do espaço, fornecendo plantas de locação, plantas baixas, cortes e fachadas que formam um rico material de projeto para futuras e concretas intervenções. Figura 11. Vista da fachada posterior e detalhes desde a Rua Félix Araújo. Fonte: Fotografias de Afonso, A. Julho 2015.

14 Segundo pesquisas realizadas, foi o próprio industrial Dionísio Marques de Almeida, quem arquitetou e construiu o edifício de linhas ecléticas, circundado por platibandas, e com distintas formas de aberturas. Observa-se que a edificação encontra-se inserida em um ponto estratégico do centro da cidade, possuindo uma boa infra estrutura urbana, que favorece o processo de requalificação da mesma. A edificação possui sua fachada principal voltada para a Rua Getúlio Vargas (figura 10), e fachada posterior para a Rua Félix Araújo (figura 11), ambas localizadas no centro histórico da cidade (figura 12), e foi fundada em 1922 pelo industrial Dionísio Marques de Almeida ( ), sendo a primeira indústria a ser instalada na cidade durante a extração do algodão, com suas atividades iniciadas em 5 de outubro de 1925, encerrando suas atividades em 1983, conforme colocou MESSALA (2014, p.57). Figura 12. Mapa de localização do Centro histórico de Campina Grande. PB. Fonte: Arquivo do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar. CAU. UAEC. CTRN.UFCG Atualmente, a fábrica foi compartimentada em vários cômodos que abrigam usos distintos, tais como, comércio de móveis projetados, loja de decoração e estacionamento. Tais usos foram descaracterizando alguns espaços e algumas fachadas, principalmente a fachada sul, conforme colocou Méssala em sua análise espacial, acrescentando que: A parte interna da edificação encontra-se em avançado estado de deterioração colocando em risco pessoas que trabalham em seu interior e as que transitam nas suas proximidades. (MÉSSALA, 2014, p. 58).

15 6. Conclusão. Mas, o que tem sido feito de fato, para preservar este importante acervo? Considerando-se que estudos documentais existem e são suficientes para uma intervenção de reutilização espacial? Observa-se após a pesquisa sobre as antigas fábricas Bodocongó e Marques de Almeida, por exemplo, que apesar de ser considerado um patrimônio recente, o acervo arquitetônico industrial do ciclo algodoeiro do nordeste brasileiro, não vem recebendo das instituições públicas e privadas, o seu devido valor. A carta de Nizhny Tagil (2003) coloca que na história da indústria, da engenharia, da construção, o patrimônio industrial apresenta um valor científico e tecnológico, para além de poder também apresentar um valor estético, pela qualidade da sua arquitetura, do seu design ou da sua concepção. Mas, a falta de (re) conhecimento por parte do poder público em todos os seus níveis (municipal, estadual e federal) que legisla e fiscaliza as intervenções nesse patrimônio, é fatal. O volume de acervo perdido, a falta de memória, tem trazido sérias perdas para a construção da história de nossa arquitetura, cidade, civilização. Em 2003, a discussão que houve na Rússia já apontava e colocava que os valores que o acervo patrimonial industrial possui, são intrínsecos aos próprios sítios industriais, às suas estruturas, aos seus elementos constitutivos, à sua maquinaria, à sua paisagem industrial, à sua documentação e também aos registros intangíveis contidos na memória dos homens e das suas tradições. Algo precisa ser realizado urgentemente, em termos de inventário, de educação patrimonial, de trabalho de sensibilização, para evitar mais perdas irreversíveis como essa em questão. Através de visitas realizadas à Secretaria de Cultura do município, teve-se conhecimento do projeto apresentado no ano de 2014, durante o aniversário dos 150 anos da cidade, titulado Projeto Boninas. Campina de Outrora. Campina Grande 150 anos (figura 13).

16 Figura 13. Projeto Boninas. Campina de Outrora. Campina Grande 150 anos. Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande O projeto apresentado visa atrair pessoas para shows na área que se encontra marginalizada, a fim de que a população possa conhecer melhor o potencial do lugar, e se aproprie do espaço, buscando apoio de grupos empresariais que firmem parcerias com o poder público, a fim de resgatar não apenas o edifício sede da antiga Indústria, mas também, parte do bairro, conhecido por Boninas, que abrigou o antigo cemitério da cidade. Pode-se observar, que as pesquisa acadêmicas realizadas nas escolas de arquitetura existentes na cidade, como a FACISA e a UFCG/ Universidade Federal de Campina Grande, vêm contribuindo bem para o resgate documental, de textos, depoimentos, imagens, material de projeto, que através de trabalhos apresentam propostas que podem ter uma boa repercussão no meio político e empresarial, conseguindo assim, recursos financeiros para as intervenções de resgate. Contudo, observa-se, que o Museu do Algodão, que abriga parte do acervo do ciclo algodoeiro, ainda é muito incipiente, e não possui uma boa infra estrutura física para armazenar a documentação, que fica dispersa, em vários órgãos, dificultando os trabalhos de apreensão desse rico patrimônio industrial campinense, que vem, se perdendo com o tempo, tendo muitos prédios demolidos ou descaracterizados. A criação de um espaço mais adequado, bem projetado, para abrigar o Museu do Algodão, seria o ideal a ser proposto, como passo inicial para o trabalho de resgate documental. Como passo seguinte, a reutilização do documento arquitetônico em si, o próprio edifício, com o fim de preservar a memória arquitetônica dos detalhes, técnicas, estilo, elementos que fizeram parte de um período fundamental na formação urbana e regional do nordeste brasileiro.

17 6. Referencial bibliográfico AFONSO, Alcilia. Liverpool do Brasil. Resquícios do Patrimônio industrial em Campina Grande. Proposta para novo uso de antiga estrutura industrial.gijón: Anais da VII Jornadas Internacionais de Patrimônio Industrial.2015 AFONSO, Alcilia. A preservação do patrimônio arquitetônico de Campina Grande no século XXI. X Semana de História Política da UERJ. VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro ARAÚJO, Jair. O algodão em Campina Grande. Uma discussão acerca dos livros didáticos na história. Campina Grande: Agenda Carta de Nizhny Tagil Sobre o Patrimônio Industrial. The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH)Nizhny Tagil, 17 de Julho de 2003.Em rede: em 20 de junho de CHOAY, F. A Alegoria do Patrimônio. 4ª. Ed. São Paulo: Estação Liberdade.UNESP GOITIA, F. C. Breve historia do urbanismo. Lisboa: Editora Presença ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva KATINSKY, Júlio Roberto. Pesquisa Acadêmica na FAUUSP. São Paulo: FAUUSP MÉSSALA. Caio. Anteprojeto arquitetônico para escola de ensino técnico Marques de Almeida. Campina Grande: FACISA. Trabalho de conclusão de curso apresentado como pré-requisito para a obtenção do título de bacharel em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas MUNFORD, L.A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura 1916 Acervo IHGRGS Reconversão Econômica do 4º Distrito Bairros Floresta,

Leia mais

PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E TERRITÓRIO: CAMPINA GRANDE E SEU ENTORNO.

PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E TERRITÓRIO: CAMPINA GRANDE E SEU ENTORNO. PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E TERRITÓRIO: CAMPINA GRANDE E SEU ENTORNO. AFONSO, A. (1); CARVALHO, J. (2) 1. ALCÍLIA AFONSO Professora Doutora do Curso de Arquitetura e Urbanismo. UFCG. CTRN. UAEC. Coordenadora

Leia mais

INTERVENÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO. Estudos de casos em Campina Grande e Recife.

INTERVENÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO. Estudos de casos em Campina Grande e Recife. INTERVENÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO. Estudos de casos em Campina Grande e Recife. Autor: Alcilia Afonso Universidade Federal de Campina Grande. UFCG.CAU.UAEC.CTRN

Leia mais

ARQUITETURA E LUGAR: PESQUISAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO, EM CAMPINA GRANDE, DURANTE O SÉCULO XX.

ARQUITETURA E LUGAR: PESQUISAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO, EM CAMPINA GRANDE, DURANTE O SÉCULO XX. ARQUITETURA E LUGAR: PESQUISAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO, EM CAMPINA GRANDE, DURANTE O SÉCULO XX. AFONSO, ALCILIA, (1) 1. UFCG. CTRN. UAEC. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Rua

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG.

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

Arquitetura moderna residencial

Arquitetura moderna residencial UFPB Arquitetura e Urbanismo Estágio Supervisionado V Arquitetura moderna residencial Felipe Mazzaro Thaisa Oashi Orientadora: Roberta Xavier Julho/2009 * Acervo moderno em João Pessoa: descaso e destruição

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano

PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano TENÓRIO, LUCIENE LVF EMPREENDIMENTOS; Departamento de Projetos Av Agamenon Magalhães,

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

Em 1968, o local de produção da empresa Simas Industrial é relocado da Rua do Saneamento no Bairro da Ribeira para um terreno de m² na Av. Sena

Em 1968, o local de produção da empresa Simas Industrial é relocado da Rua do Saneamento no Bairro da Ribeira para um terreno de m² na Av. Sena Em 1968, o local de produção da empresa Simas Industrial é relocado da Rua do Saneamento no Bairro da Ribeira para um terreno de 14.200 m² na Av. Senador Salgado Filho. Na época em que a fábrica produtora

Leia mais

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA A cidade de João Pessoa, na Paraíba, possui bastantes obras modernas importantes e interessantes, mas que não foram levantadas devidamente, para fins acadêmicos.

Leia mais

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Localização: às margens da Estrada Rio Claro Mangaratiba; Natureza do acervo: ruínas arqueológicas da cidade antiga de São João Marcos; Conservação: em

Leia mais

Onde ir em Juiz de Fora

Onde ir em Juiz de Fora Onde ir em Juiz de Fora Castelinho da CEMIG: O edifício da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi construído em 1890, quando ocorreu a inauguração do motor elétrico, que iria ser colocado

Leia mais

tradução de Cristina Meneguello

tradução de Cristina Meneguello tradução de Cristina Meneguello Carta de NIZHNY TAGIL, de julho de 2003, originada pelo The International Committee for the Conservation of Industrial Heritage (TICCIH) e apresentada para eventual aprovação

Leia mais

ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru

ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru TENÓRIO, LUCIENE LVF EMPREENDIMENTOS; Departamento de Projetos Av Agamenon Magalhães, 444, Mauricio

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários Diego Daniel Rodrigues Orlando Gonçalves Faya Junior Renata Marie Miyasaki 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO

Leia mais

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano N1a Levantamento, Histórico e Danos conteúdo 1. Levantamento plani-altimétrico - plantas, um corte (passando pela escada social principal) e fachada principal 2. Ficha de identificação no padrão do IPHAN

Leia mais

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano

N1a Levantamento, Histórico e Danos. patrimônio arquitetônico prof. lucas jordano N1a Levantamento, Histórico e Danos conteúdo 1. Levantamento plani-altimétrico - plantas, um corte (passando pela escada social principal) e fachada principal 2. Ficha de identificação no padrão do IPHAN

Leia mais

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil Ecléticos, raros A origem do município de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, remonta ao século 17. Elevado à categoria de vila em 1790 e à de

Leia mais

Política de Conservação e Reutilização de Edifícios MAIO 2018

Política de Conservação e Reutilização de Edifícios MAIO 2018 Política de Conservação e Reutilização de Edifícios MAIO 2018 Empresa do Setor empresarial do estado Criada em 2009 / Barreiro / 68 colaboradores 900 hectares a sul de Lisboa + Quimiparque Estarreja Parque

Leia mais

Sobre a Paraíba. Principais acessos internacionais:

Sobre a Paraíba. Principais acessos internacionais: O Estado da Paraíba Sobre a Paraíba A Paraíba é um Estado brasileiro, localizado no Nordeste do Brasil. Além de ser um território litorâneo, banhado pelo oceano Atlântico, limita-se com três estados: Rio

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: André Luiz dos Santos¹; Ana Beatriz Araújo Velasques². 1 Aluno do Curso

Leia mais

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID.

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID. O trabalho apresentado a seguir visa o cumprimento de um exercício de pesquisa proposto pela disciplina optativa Arquitetura em João Pessoa (Tópico IV), que faz parte do currículo do curso de Arquitetura

Leia mais

CAPÍTULO 2 Ambiente do Problema

CAPÍTULO 2 Ambiente do Problema CAPÍTULO 2 Ambiente do Problema 2.1. A indústria de calçados na região nordeste e na Paraíba. A manufatura de calçados na Paraíba foi surgindo de forma espontânea ao longo dos anos, à medida que as empresas

Leia mais

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG Carolina Furtado Pereira Orientador Prof. Dr. Maurício Campomori 1 LOCALIZAÇÃO ARCOS PEDRA DO INDAIÁ PAINS PIMENTA CÓRREGO

Leia mais

Virtual Heritage: A reconstituição do Forte São Luís através de um núcleo computacional de jogo (Engine)

Virtual Heritage: A reconstituição do Forte São Luís através de um núcleo computacional de jogo (Engine) EDITAL DE LANÇAMENTO E SELEÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES PARA O PROJETO DE PESQUISA Virtual Heritage: A reconstituição do Forte São Luís através de um núcleo computacional de jogo (Engine) ORIENTADOR: PROF.

Leia mais

9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária

9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária E S T R A T É G I A S E I N S T R U M E N T O S O N Ú C L E O C O M E R C I A L 9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária Foram delimitadas quatro Áreas de Intervenção Prioritária,para

Leia mais

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO Alline Lemos Lira ¹; Rosane Balsan² ¹Aluna do Curso de Geografia Bacharelado; Campus de Porto Nacional-TO; alline.l@hotmail.com; ²Orientadora

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

Instituto Dante Alighieri hoje CDCC - USP. Fórum e Cadeia hoje Câmara Municipal. Foto: Autora da dissertação Foto: Autora da dissertação 2008.

Instituto Dante Alighieri hoje CDCC - USP. Fórum e Cadeia hoje Câmara Municipal. Foto: Autora da dissertação Foto: Autora da dissertação 2008. Instituto Dante Alighieri hoje CDCC - USP. Fórum e Cadeia hoje Câmara Municipal. Foto: Autora da dissertação 2008. Foto: Autora da dissertação 2008. Ainda constam da lista de imóveis de interesse histórico

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB

DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB Felipe Cordeiro de Lima (1) Graduando em Engenharia Ambiental, pelo Centro de Ciências

Leia mais

PARATY para Cachaça. Palestrante : Eduardo Calegario Mello (APACAP)

PARATY para Cachaça. Palestrante : Eduardo Calegario Mello (APACAP) Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça Palestrante : Eduardo Calegario Mello (APACAP) Histórico : 29/09/1999 fundação das APPAP. 22/07/2004 alteração para APACAP. 10/10/2006 modificação

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO

PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO Titulo do Trabalho PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO Nome do Autor (a) Principal Luis Gustavo Bonora Vidrih Ferreira Nome (s) do Coautor (a) (s) Gabriel Luis Bonora Vidrih

Leia mais

XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA

XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA Beatriz Viana¹; David Nascimento²; Jesiely Melo³; Rebeca

Leia mais

Serviços de consultoria e engenharia para o setor de logística de transportes:

Serviços de consultoria e engenharia para o setor de logística de transportes: PERFIL EMPRESARIAL Fundada em 1995 por um grupo de especialistas com ampla experiência no setor de transportes, a SYSFER iniciou suas atividades realizando projetos de consultoria de engenharia e de desenvolvimento

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo TCC em Re-vista 2010 9 SILVA, Wederson Eurípedes da 1. Conceitos da arquitetura corbusiana aplicados à habitação coletiva brasileira. 2010. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana.

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Sítio Arqueológico Zona Rural: Distrito É aberto à São Lourenço Mártir de São Lourenço Antiga Fabrica de Óleos Della Giustina X 724252 Y - 6849497 X 701245 Y - 6855750 Remanescentes da Redução Jesuítico-

Leia mais

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO Eduardo Linhares Qualharini Motivações nas Ações de Reabilitação Urbana As ações de reabilitação de áreas urbanas são desenvolvidas visando atender

Leia mais

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR QUANDO O MURO VIRA 1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR O objetivo do projeto é ocupar o edifício do antigo Supermercado Carrefour no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, que está abandonado há nove anos. A idéia do projeto

Leia mais

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA 2017.1 04 horas/semana 80 horas/semestre Arquitetura e Urbanismo Prof. Lucas Jordano EMENTA _ Estudos da teoria, história e prática da preservação, conservação,

Leia mais

PROPOSTA N.º 283/2018

PROPOSTA N.º 283/2018 PROPOSTA N.º 283/2018 Assunto: Determinar a abertura de um período de discussão pública das Orientações Estratégicas para a Operação Integrada de Entrecampos pelo prazo de 22 dias úteis. Pelouros: Urbanismo

Leia mais

Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça. 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas. São Luis - MA

Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça. 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas. São Luis - MA Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas São Luis - MA Palestrante : Eduardo Calegario Mello APACAP Histórico : 29/09/1999 fundação das

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

PRESERVALE 20 ANOS DE HISTÓRIA

PRESERVALE 20 ANOS DE HISTÓRIA PRESERVALE 20 ANOS DE HISTÓRIA 1994-2014 O VALE E SUA HISTÓRIA O nosso Vale do Café, que hoje é formado por 14 municípios, foi uma grande imensidão de fazendas de café. Algo em torno de 600 no áureo ciclo.

Leia mais

o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade

o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade 121 o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade estudo de caso: subprefeitura da lapa maria lucia bressan pinheiro agnes helena chiuratto objetivo 122 Tentar conciliar a preservação do patrimônio

Leia mais

PERFIL DO SETOR AGROPECUÁRIO PARAIBANO NA DÉCADA DE 2000:

PERFIL DO SETOR AGROPECUÁRIO PARAIBANO NA DÉCADA DE 2000: PERFIL DO SETOR AGROPECUÁRIO PARAIBANO NA DÉCADA DE 2000: LIMITAÇÕES E OPORTUNIDADES AO SEU DESENVOLVIMENTO Orientadora: Prof. Drª. Márcia Batista da Fonseca Aluno: Aldenir Gomes de Assis Justificativa

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro.

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. O que hoje é um bairro da zona rural de Muzambinho, já foi uma importante estação ferroviária no início do Século

Leia mais

Exposição Fotográfica

Exposição Fotográfica Exposição Fotográfica São Miguel Paulista 2013 M i n h a h i s t ó r i a n ã o é a p e n a s a s u a, a d e s e u p a i e a d e s u a m ã e, a h i s t ó r i a d o f e t o q u e v o c ê f o i e antes disso-

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA Camila Lucas Feijó Elaine Garrido Vazquez elaine@poli.ufrj.br 17/04/2018 Motivação Reconhecimento

Leia mais

Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. central de vendas rottaely. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo. Av.

Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. central de vendas rottaely. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo. Av. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo Clube Cet hipermercado Av. Ipiranga Av. José de alencar Hospital mãe de deus central de vendas rottaely Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. parque

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Titulo da Atividade: Viagem de Estudos a Belo Horizonte e Ano: 1º semestre 2017

Leia mais

Escola de Música Rio que Canta de São Luiz do Paraitinga. Arquiteto José Xaides de Sampaio Alves UNESP/FAAC/DAUP/Bauru

Escola de Música Rio que Canta de São Luiz do Paraitinga. Arquiteto José Xaides de Sampaio Alves UNESP/FAAC/DAUP/Bauru Escola de Música Rio que Canta de São Luiz do Paraitinga Arquiteto José Xaides de Sampaio Alves UNESP/FAAC/DAUP/Bauru Conceitos Básicos Conciliar diferentes necessidades básicas e por vezes contraditórias

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Património Industrial Definição TICCIH. Património Industrial. Património Industrial. Património Industrial. Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro

Património Industrial Definição TICCIH. Património Industrial. Património Industrial. Património Industrial. Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro Manuel Vieira Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos Departamento de Materiais PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL EM BETÃO ARMADO Património Cultural Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro Todos os bens testemunhos

Leia mais

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO PAÇO MUNICIPAL Localizado à Praça Pedro de Alcântara Magalhães, o prédio que hoje é ocupado como Paço Municipal, foi construído com a finalidade de servir como cadeia e fórum públicos. Sua história confunde

Leia mais

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano Exercício Complementar de História. 1º trimestre. 1.

Leia mais

TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA

TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES):

Leia mais

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Brasília abril 2016 Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte Tiago Esteves Gonçalves da Costa ESTRUTURA

Leia mais

CONHEÇA O MAIOR BAIRRO PLANEJADO DA HISTÓRIA DE GUARABIRA/PB

CONHEÇA O MAIOR BAIRRO PLANEJADO DA HISTÓRIA DE GUARABIRA/PB CONHEÇA O MAIOR BAIRRO PLANEJADO DA HISTÓRIA DE GUARABIRA/PB A CERTEZA DE FAZER O MELHOR INVESTIMENTO DA REGIÃO O Guarabira Park Residence é o empreendimento certo, tanto para quem busca uma infraestrutura

Leia mais

Paisagem patrimônio projeto arquitetônico

Paisagem patrimônio projeto arquitetônico Curso de rquitetura e Urbanismo Universidade Federal de São João del Rei 2017-2 ÊNFSES T.I. Estúdio vançado Obra civil atrimônio referencial: ceitável: lanejamento urbano e regional Livre aisagem patrimônio

Leia mais

Wo W odies do Brasil 1

Wo W odies do Brasil 1 Woodies do Brasil 1 Woodies do Brasil Uma exposição sobre a história do uso da madeira na industria automotiva APRESENTAÇÃO A marcenaria automotiva constituiu uma indústria próspera e importante para a

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F08-BM denominação Fazenda da Posse localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII

situação e ambiência códice AI-F08-BM denominação Fazenda da Posse localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII Parceria: denominação Fazenda da Posse códice AI-F08-BM localização Rua Dário Aragão município Barra Mansa época de construção século XVIII estado de conservação detalhamento no corpo da ficha uso atual

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EFNOB NA URBANIZAÇÃO DE BAURU Prof. Dr. Nilson Ghirardello FAAC-UNESP Brasil

A IMPORTÂNCIA DA EFNOB NA URBANIZAÇÃO DE BAURU Prof. Dr. Nilson Ghirardello FAAC-UNESP Brasil A IMPORTÂNCIA DA EFNOB NA URBANIZAÇÃO DE BAURU Prof. Dr. Nilson Ghirardello FAAC-UNESP Brasil Giovanna Ghirardello UNIP ARQUISUR - CÓRDOBA - 2013 PESQUISA FINANCIADA PELA FAPESP Objetivos: -Mostrar o início

Leia mais

Revista da Graduação

Revista da Graduação Revista da Graduação Vol. 4 No. 1 2011 1 Seção: FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Título: Biblioteca Pública de Palmares do Sul RS Autor: Camila Rosana Braga Este trabalho está publicado na Revista

Leia mais

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS.

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. Uma parceria entre autores do projeto, Prefeitura de Panambi e comunidade interessada. PLANEJAMENTO, URBANISMO E APROPRIAÇÃO SOCIAL NA PRESERVAÇÃO

Leia mais

CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA: O PROJETO LAGOINHA

CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA: O PROJETO LAGOINHA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnicas Retrospectivas I Profª. Raquel

Leia mais

IPESP, PLANEJAMENTO E INFRA-ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO : ANÁLISE INICIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS NO TERRITÓRIO PAULISTA

IPESP, PLANEJAMENTO E INFRA-ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO : ANÁLISE INICIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS NO TERRITÓRIO PAULISTA IPESP, PLANEJAMENTO E INFRA-ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO 1957-1962: ANÁLISE INICIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS NO TERRITÓRIO PAULISTA Lorena Luiza Bengosi Rodrigues (PIBIC/CNPq/FA/UEM),

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCENDGEOCPLIC02 DA PAISAGEM CULTURAL A GEOGRAFIA REGIONAL DA PARAÍBA: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ATRAVÉS DE UM PORTAL E DE TUTORIAIS Jefferson José Gonçalves Sales ( 1 ), José Yure Gomes

Leia mais

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes Edital 123/2014 Inventário de bens imóveis da Edital 123/2014 Coordenador: Maria Catharina Reis Queiroz Prata Bolsistas: Bruna Batista de Souza Barreto Caroline Sturião Petniúnas da Rocha Flávia Ribeiro

Leia mais

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA Prof. André Silva É FÁCIL DEFINIR O QUE É UMA CIDADE? 8º Ano Geografia ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA DEMOGRÁFICO Tem em conta o número de habitantes ou a densidade populacional de um território. FUNCIONAL Tem

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 DECRETO Nº 39748 DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 Determina o tombamento definitivo do edifício que abrigou o Colégio Arte e Instrução, situado na Avenida Ernani Cardoso, nºs 225, 229, 233 e 237,Cascadura XV

Leia mais

Um Parque Fluvial...

Um Parque Fluvial... Um Parque Fluvial... O HERÓI DO PARAIBA O lastimável estado em que se encontra o Museu Rodoviário de Paraibuna chama a atenção para outro personagem: o RIO PARAIBA DO SUL, cujas águas foram um dia vasculhadas

Leia mais

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia Edson Farias Mello Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração Ministério das Minas e Energia I. Histórico II. Objetivo estratégico III. Pressupostos IV. Diretrizes gerais V. Instrumentos

Leia mais

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE Land use and densification along mass transit corridors in Belo Horizonte Daniel Freitas Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

A expansão cafeeira no Brasil.

A expansão cafeeira no Brasil. A expansão cafeeira no Brasil. - A expansão cafeeira reforçou a importação de escravos africanos no Brasil e gerou capitais para investir na indústria e transporte. - O café chegou ao Brasil, na segunda

Leia mais

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU Denise Targino Villar Casa Regional de Memória -Fadesp denise.targino@hotmail.com A Casa Regional de memória está localizada no município

Leia mais

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE Autoria: Laudicéia Araújo Santana (orientadora) FACISA/IFPB E-mail: laudiceia.araujo@hotmail.com RESUMO AMPLIADO O tema da pesquisa

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 3º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES

AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES AUP 652 PLANEJAMENTO DA PAISAGEM PLANO DE PAISAGEM E DO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES A região é uma periferia da capital paulistana, situada entre a serra da Cantareira e o Parque Estadual do Jaraguá. Tem

Leia mais

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA ISSN

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA ISSN ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157 ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO Camila Vanessa Ferlin de SOUZA Mayara da

Leia mais

PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. RESUMO

PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. RESUMO PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. Danilo Oliveira Ferreira (1) Luana Menna Barreto de Vilhena Anderson Abdon Santos da Silva Jairo

Leia mais

Ref.: Recomendações à Congregação da EFLCH/UNIFESP feitas até a data pela Comissão de Espaço Físico, Infraestrutura, Acessibilidade e Inclusão

Ref.: Recomendações à Congregação da EFLCH/UNIFESP feitas até a data pela Comissão de Espaço Físico, Infraestrutura, Acessibilidade e Inclusão São Paulo, 28 de maio de 2012 Ref.: Recomendações à Congregação da EFLCH/UNIFESP feitas até a data pela Comissão de Espaço Físico, Infraestrutura, Acessibilidade e Inclusão Caros Membros da Congregação,

Leia mais

1. Brasil: formação e organização do território P Á G I NAS 0 2 À 19.

1. Brasil: formação e organização do território P Á G I NAS 0 2 À 19. 1. Brasil: formação e organização do território P Á G I NAS 0 2 À 19. Brasil - 1534 Brasil Século XXI A configuração territorial atual de nosso país é resultado de um processo histórico com mais de 500

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE CISTERNAS PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO SERTÃO PARAIBANO

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE CISTERNAS PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO SERTÃO PARAIBANO DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DE CISTERNAS PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO SERTÃO PARAIBANO Jéssica Araújo Leite Martildes 1 ; Elisângela Maria da Silva 2 Universidade Federal de Campina Grande UFCG

Leia mais

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5 O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, também designado de MUSLAN, encontra-se sedeado na Covilhã, em instalações da Universidade da Beira Interior, que o tutela. Foi instituído pelo

Leia mais

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil?

b) Quem foi o primeiro navegador a chegar a essas terras? c) Em qual data ele chegou? d) Qual foi a primeira vila do Brasil? 1 Antes da chegada dos portugueses às terras que hoje formam o Brasil, não existiam ruas, bairros nem cidades. O país que conhecemos atualmente começou a se formar com uma pequena vila. a) Quem vivia nessas

Leia mais

TURISMO E PAISAGEM: O CINEMA COMO ALIADO NA PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA HISTÓRICA DE CABACEIRAS PB

TURISMO E PAISAGEM: O CINEMA COMO ALIADO NA PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA HISTÓRICA DE CABACEIRAS PB TURISMO E PAISAGEM: O CINEMA COMO ALIADO NA PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA HISTÓRICA DE CABACEIRAS PB Alexandre Sales Vasconcelos (1); Marina Paiva Baracuhy (2); José Felinto de Araújo Netto

Leia mais

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MUSEU ESCOLAR: UMA

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS LTDA FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS LTDA FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS LTDA FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA FORMA DE BANNER

Leia mais

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio Histórico Juliana Oliveira_8503221 Levantamento

Leia mais

TERRENO Escolha, Aquisição, Documentação. 28/12/2018 TERRENO 1

TERRENO Escolha, Aquisição, Documentação. 28/12/2018 TERRENO 1 TERRENO Escolha, Aquisição, Documentação. 28/12/2018 TERRENO 1 TERRENO: Escolha, Aquisição, Documentação. 1. Definições a. Construção Civil ciência que estuda as disposições e métodos seguidos na realização

Leia mais

Roteiro de Atividades Museu Luiz de Queiroz Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP

Roteiro de Atividades Museu Luiz de Queiroz Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP Roteiro de Atividades Museu Luiz de Queiroz Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP Piracicaba - 2019 O Museu Fundado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e

Leia mais

ARQUITETURA BRASILEIRA Linguagem Clássica

ARQUITETURA BRASILEIRA Linguagem Clássica ARQUITETURA BRASILEIRA Linguagem Clássica Fúlvio Feiber Silmara Dias Feiber Extração de pau-brasil não exigia estabelecimento definitivo (predatório) rio); Afinal, o que defendiam os portugueses colonizadores?

Leia mais

Possui vestígios encobertos da antiga Redução no centro da cidade, sobre a qual foram construídas as primeiras edificações da nova ocupação.

Possui vestígios encobertos da antiga Redução no centro da cidade, sobre a qual foram construídas as primeiras edificações da nova ocupação. SÃO BORJA 155 SÃO BORJA A história do município de São Borja remonta o período reducional. A atual cidade formou-se sobre o núcleo urbano da Redução de São Francisco de Borja, fundada em 1682 pelo jesuíta

Leia mais

9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO)

9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO) 9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO) Antigo Mercado Municipal da Taipa (Feira do Carmo) 9 ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA 9.1 INFORMAÇÃO GERAL (FEIRA DO CARMO) Nome Localização Descrição

Leia mais

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) INTRODUÇÃO A VILA ITORORÓ é um conjunto de casas construídas na década de 1920 pelo mestre de obras português Francisco de Castro no miolo de uma quadra da região central

Leia mais