ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru"

Transcrição

1 ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru TENÓRIO, LUCIENE LVF EMPREENDIMENTOS; Departamento de Projetos Av Agamenon Magalhães, 444, Mauricio de Nassau, Caruaru-PE, CEP: lucienetenorio@hotmail.com RESUMO O objeto de estudo deste trabalho é o antigo Mercado de Farinha de Caruaru, construído no início do século XX e que conserva até os dias de hoje fortes características de sua arquitetura original. O objetivo deste estudo, por sua vez, consiste em gerar uma base teórica de fundamentação e entendimento dos aspectos que interferem no objeto de estudo em questão, a qual servirá de suporte para o posterior projeto de intervenção no edifício do antigo Mercado de Farinha de Caruaru, gerando uma proposta futura condizente com seu contexto. Palavras-chave: Mercado de Farinha; Patrimônio Edificado; Caruaru.

2 Introdução A pesquisa histórica é indispensável no processo de produção de um projeto de intervenção. Esta irá fornecer informações que alimentam os questionamentos e possibilite um diagnóstico geral. Além disso, sem conhecer a história do objeto de estudo sua preservação não teria sentido, afinal cada edificação conta sua história, e a história precisa de elementos concretos para ser atestada e compreendida. O homem é quem atua e modifica seu meio através do repertório adquirido por ele, sendo assim, quanto mais dados e referências ele adquirir, terá reflexo direto na intervenção. paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano. (CULLEN, 1983). Esse conceito elaborado nos 60 exerce forte influência em arquitetos e urbanistas, pois possibilita análises seqüenciais e dinâmicas da paisagem a partir de premissas estéticas, isto é, quando os elementos e jogos urbanos provocam impactos de ordem emocional. Analisando este conceito entende-se que no processo de pesquisa para intervenção é indispensável análise do entorno em todos os seus aspectos arquitetônicos, históricos e culturais. O Mercado de Farinha de Caruaru Imponente edificação na paisagem, o Mercado de Farinha foi construído em 1924 pelo mestre Rodolfo Vasconcelos, para fins comerciais de venda de grãos, ficando reconhecida por seu nome devido a esta atividade. Remanescente do estilo eclético, a edificação tem grande importância para a cidade, uma vez que é um equipamento com um programa inicial diferenciado (comércio), e assim único deste estilo em sua categoria em Caruaru. O mercado, por já ter sido reformado algumas vezes, está em bom estado de conservação, apresentando apenas algumas paredes externas com parte de seu revestimento sofreu desgaste, além do comprometimento da platibanda, a qual foi substituída por tesouras de madeira para sustentação. Contudo, os elementos ornamentais representativos do estilo se encontram em bom estado de conservação, fator importante para o reconhecimento histórico da edificação..

3 Imagens 01 e 02: Mercado de Farinha de Caruaru, 1930 e 2010 respectivamente Fonte: Acervo da autora Tempos após sua desativação, o local foi reformado para comportar um novo programa: o Memorial da Feira. Apenas em 2009, surgiu a proposta de um projeto que abrigasse o acervo histórico e cultural de Caruaru, elaborando-se assim o Memorial da Cidade o qual ainda está em funcionamento. O Memorial conta com um rica exposição documental, iconográfico e de objetos históricos, a qual retrata a história cultural, econômica e política do município, onde é possível observar a importância das festividades tradicionais como o São João, contando ainda com espaços destinados à exposição da indústria, do comércio, da imprensa e da religião. Análise Arquitetônica As características estilísticas do edifício confundem facilmente os historiadores e jornalistas locais que acreditam que o prédio seja do estilo neoclássico. Porém, seus elementos estéticos marcantes na fachada principal tornam perceptíveis, para pesquisadores da história da arquitetura, que se trata de fato de um exemplar único em sua categoria, em Caruaru. Dentre essas características estilísticas pertencentes ao estilo eclético, podemos identificar na composição da fachada, a mescla entre arco pleno e arco abatido e a técnica da bossagem. Esquadrias de madeira também é evidência desse resgate que a arquitetura eclética buscava realizar, as quais ainda se encontram no local. Na implantação podemos identificar um amplo vão livre (necessário à comercialização dos grãos), pé direito duplo, a presença de porão alto e as aberturas nas laterais como características ligadas não só ao ecletismo como também à necessidade do uso, pois o Mercado de Farinha recebia grande fluxo diário de clientes.

4 É importante ressaltar a importância de preservar um edifício que, após muitas décadas de sua construção, ainda consegue transmitir o estilo arquitetônico tão característico da chegada das novas tecnologias e novos métodos construtivos, que constitui o estilo eclético. Imagens 03 e 04: Planta Baixa e Mezanino Mercado de Farinha de Caruaru, respectivamente. Fonte: Elaborado pela autora. Podemos observar na figura as plantas baixas do térreo e do mezanino de acordo com a proposta existente, conforme acervo da prefeitura. Ao analisar as plantas, percebemos que o projeto respeitou as aberturas já existentes, evitando uma modificação significativa das fachadas. Outro ponto importante equivale aos banheiros. Estes não existiam na planta original do Mercado e, portanto, tiveram que ser elaborados no projeto do Museu para atender o público. Entretanto, o local escolhido não foi bem definido, uma vez que subtrai uma parte do lote adjacente para atender sua demanda específica. Quanto à disposição espacial, constata-se que o equipamento apresenta um grande vão livre, com apenas alguns pilares centrais para sustentação da coberta. Além disto, existem acessos em ambas as fachadas da esquina do edifício, diminuindo a demanda de fluxo através da fachada frontal. Conservação e Preservação do Mercado O diagnóstico do estado de conservação do antigo Mercado de Farinha de Caruaru esta diretamente ligada ao seu abandono durante muitos anos por parte do poder público e de suas sucessivas reformas em gestões recentes. O antigo Mercado de Farinha que hoje abriga o Museu da Cidade de Caruaru foi submetido a uma reforma na qual alguns elementos estruturais foram substituídos, bem como toda sua coberta, o programa foi ampliando ganhando 2 (dois) sanitários na área interna para atender o novo uso, que compõe um volume que invade a área da loja situada no lote vizinho compondo uma volume esteticamente desagradável.

5 Imagens 05 e 06: Interior do Mezanino Mercado de Farinha de Caruaru, Fonte: Acervo da autora. Um ponto positivo da reforma foi a conservação da fachada, mantendo os detalhes estilísticos que compõem o estilo arquitetônico denominado como Ecletismo. As esquadrias foram substituídas, mas manteve-se o uso da madeira. Em suma, o diagnóstico de conservação avalia que diante do curto prazo desde a última reforma o prédio já aponta fragilidade na manutenção, devido à inadequação do uso que por qualquer falha de execução e escolha de material no momento de reforma. Considerações Finais O processo de pesquisa histórica, fundamentação teórica, levantamentos em campo aliado a experiências sistemáticas possibilitaram uma maturação para o anteprojeto de intervenção no edifício do antigo Mercado de Farinha de Caruaru. A proposta de intervenção precisa aliar uma concepção contemporânea de uso e sustentabilidade do bem com o respeito pela matéria original, a importância da documentação e de uma metodologia científica, o uso como um meio de preservar os edifícios e não como a finalidade da intervenção, o interesse por aspectos conservativos e de mínima intervenção, a noção de ruptura entre passado e presente. De acordo com a premissa encabeçada por John Ruskin e William Morris (apud CHOAY, 2007), aconselhando manutenções periódicas para prolongar o mais possível a vida do edifício, mas admitindo a possibilidade de perda de um dado bem. A preservação do antigo Mercado de Farinha é posto aqui como prioridade assumindo de monumento histórico, cultural, entendido, neste projeto, com valores formais, históricos, simbólicos e memoriais, em contraposição às ações de cunho prático ou lucrativo. Dessa forma a atividade que o edifício venha a receber será ferramenta para sua preservação.

6 Referências CHOAY, Françoise. O urbanismo: utopias e realidades, uma antologia. Tradução Dafne nascimento Rodrigues. São Paulo: Perspectiva, CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. São Paulo: Martins Fontes, LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, PÁDUA POSTAIS. Foto Antiga do Mercado de Farinha. Disponível em: < Acesso em: 06 abr JORNAL Pernambuco é aqui. Acervo do Memorial da Cidade. Disponível em: < /1319/memorial-da-cidade-de-caruaru. Acesso em: 06 abr DICIONÁRIO Online de Português. Definição de Tipologia. Disponível em: < Acesso em: 13 abr

ESTUDO PARA INTERVENCAO EM MONUMENTOS E SITIOS HISTORICOS: O Caso do Mercado de Farinha de Caruaru-PE

ESTUDO PARA INTERVENCAO EM MONUMENTOS E SITIOS HISTORICOS: O Caso do Mercado de Farinha de Caruaru-PE ESTUDO PARA INTERVENCAO EM MONUMENTOS E SITIOS HISTORICOS: O Caso do Mercado de Farinha de Caruaru-PE TENORIO, LUCIENE A. (1); CARVALHO, AMANDA B. (2); ZHAYRA, ADELAIDE C. (3) 1. LVF Empreendimentos LTDA.

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano

PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano TENÓRIO, LUCIENE LVF EMPREENDIMENTOS; Departamento de Projetos Av Agamenon Magalhães,

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE A CONSTRUÇÃO DA CIDADE O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao

Leia mais

Arquitetura moderna residencial

Arquitetura moderna residencial UFPB Arquitetura e Urbanismo Estágio Supervisionado V Arquitetura moderna residencial Felipe Mazzaro Thaisa Oashi Orientadora: Roberta Xavier Julho/2009 * Acervo moderno em João Pessoa: descaso e destruição

Leia mais

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID.

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID. O trabalho apresentado a seguir visa o cumprimento de um exercício de pesquisa proposto pela disciplina optativa Arquitetura em João Pessoa (Tópico IV), que faz parte do currículo do curso de Arquitetura

Leia mais

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS.

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. Uma parceria entre autores do projeto, Prefeitura de Panambi e comunidade interessada. PLANEJAMENTO, URBANISMO E APROPRIAÇÃO SOCIAL NA PRESERVAÇÃO

Leia mais

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA A cidade de João Pessoa, na Paraíba, possui bastantes obras modernas importantes e interessantes, mas que não foram levantadas devidamente, para fins acadêmicos.

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES THEATRO BERNARDO GUIMARÃES Localizado na Avenida Dr. Américo Luz, n.º 143, está o Theatro Bernardo Guimarães que foi construído no final do século passado, por volta de 1.890, data aproximada, uma vez

Leia mais

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG Carolina Furtado Pereira Orientador Prof. Dr. Maurício Campomori 1 LOCALIZAÇÃO ARCOS PEDRA DO INDAIÁ PAINS PIMENTA CÓRREGO

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) AULA 02 LEGALIZAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos LEGALIZAÇÃO A legalização de uma obra,

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA CARBON

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736 Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs CCE0736 Profa.: Larissa Porto EMENTA Integração interdisciplinar entre os conteúdos do Núcleo de Conhecimentos Profissionais

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG.

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA DIRETORIA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

ESTADO DE SANTA CATARINA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA DIRETORIA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL PARECER TÉCNICO Nº35/14-GEPET ASSUNTO: Vistoria realizada no edifício do Mercado Público Municipal de Lages - SC REQUERENTE: Fundação Cultural de Lages Data: 17/06/14 O presente Parecer Técnico refere-se

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA PREDOMINANDO EM SEU ENTORNO ELEMENTOS EXCLUSIVAMENTE

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA PREDOMINANDO EM SEU ENTORNO ELEMENTOS EXCLUSIVAMENTE PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO,

Leia mais

DIFUSÃO DA ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL

DIFUSÃO DA ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL IDENTIFICAÇÃO acervo IPESP empreendimento EE Professora Maria do Carmo Lelis (GE Jd. Bandeirantes) município Araçatuba processo nº 11563/61 nome/uso atual Diretoria Regional de Ensino projeto padrão programa

Leia mais

OS SISTEMAS PREDIAIS COMO UM DOS PRINCÍPIOS ESTRUTURADORES DO PROJETO ARQUITETÔNICO

OS SISTEMAS PREDIAIS COMO UM DOS PRINCÍPIOS ESTRUTURADORES DO PROJETO ARQUITETÔNICO Capítulo 3 A síntese, compactação e coerência entre projetos de estrutura, instalações e arquitetura, foi determinante no trabalho. (Revista Projeto nº 70) 84 Estudo de Caso Banco Itaú, Agência em Pinheiros,

Leia mais

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A O QUE É MEMÓRIA? O QUE É MEMÓRIA? É a imagem viva de tempos passados

Leia mais

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil Ecléticos, raros A origem do município de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, remonta ao século 17. Elevado à categoria de vila em 1790 e à de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO Nº 23 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO Nº 23 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei

Leia mais

MAQUETES DE TRANSFORMAÇÃO URBANA: PRAÇA SÃO SALVADOR, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

MAQUETES DE TRANSFORMAÇÃO URBANA: PRAÇA SÃO SALVADOR, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) BOLETIM DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO ISECENSA MAQUETES DE TRANSFORMAÇÃO URBANA: PRAÇA SÃO SALVADOR, CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) Urban transformation model: São Salvador Square 1, 2 * Ronaldo de Sousa

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA ESSENCIALMENTE RETANGULAR E DELGADO.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA ESSENCIALMENTE RETANGULAR E DELGADO. FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA RUA ALEMANHA

Leia mais

INTERVENÇÃO REALIZADA EM EDIFICAÇÃO HISTÓRICA NA AVENIDA RIO BRANCO 1

INTERVENÇÃO REALIZADA EM EDIFICAÇÃO HISTÓRICA NA AVENIDA RIO BRANCO 1 INTERVENÇÃO REALIZADA EM EDIFICAÇÃO HISTÓRICA NA AVENIDA RIO BRANCO 1 OLIVEIRA, Daiana Fauro de 2 ; KUNKEL, Neidi 3 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro

Leia mais

RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013

RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013 RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013 O Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n 10.032, de 27 de dezembro de 1985, e alterações posteriores,

Leia mais

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 O projeto consiste em uma proposta de intervenção em uma ruína específica, situada no bairro da Lapa, esquina da Rua dos Inválidos com a Rua Riachuelo, lote onde

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO

PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. Márcio Carboni 1 ORGANIZAÇÃO DA AULA Etapas de projeto arquitetônico Elementos

Leia mais

Paisagem patrimônio projeto arquitetônico

Paisagem patrimônio projeto arquitetônico Curso de rquitetura e Urbanismo Universidade Federal de São João del Rei 2017-2 ÊNFSES T.I. Estúdio vançado Obra civil atrimônio referencial: ceitável: lanejamento urbano e regional Livre aisagem patrimônio

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS CÓDIGO: TAU079 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 45 horas PROFESSOR: Marco Antônio

Leia mais

LOCALIZAÇÃO Rua Idalina Senra, esquina com Rua Mello Sousa, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

LOCALIZAÇÃO Rua Idalina Senra, esquina com Rua Mello Sousa, São Cristóvão, Rio de Janeiro. LOCALIZAÇÃO Rua Idalina Senra, esquina com Rua Mello Sousa, São Cristóvão, Rio de Janeiro. DATA DE INAUGURAÇÃO O projeto encontra-se em aprovação e, portanto não tem data prevista para inauguração. TIPOLOGIA

Leia mais

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 RESGATE HISTÓRICO-CULTURAL ATRAVÉS DA LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

FICHA 06. Tir o de Gu e r r a Foto _TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA

FICHA 06. Tir o de Gu e r r a Foto _TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA FICHA 06 Tir o de Gu e r r a 02-072 1964 Foto 3.06.1_TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA 53 Tiro de Guerra 02-072 Autores: Toru Kanazawa End.: Rua das Silveiras esquina com Av. Prestes

Leia mais

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura 1916 Acervo IHGRGS Reconversão Econômica do 4º Distrito Bairros Floresta,

Leia mais

EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL

EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL Universidade São Judas Tadeu Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação Curso de Arquitetura e Urbanismo EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL Projeto de Arquitetura II

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar Parceria: denominação Fazenda Pau Grande códice AII-F01-PA localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar município Paty do Alferes época de construção século XVIII estado

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS Educação, Linguagem e Memória 1 Hélen Bernardo Pagani 1 (helenpagani@unesc.net) Laíse Niehues Volpato 2 (laisevolpato@unesc.net)

Leia mais

ARQUITETURA VERTICAL SEMESTRE. Estúdio Avançado ÊNFASES T.I. P A N. Obra civil Patrimônio. Planejamento urbano e regional Livre ARVE

ARQUITETURA VERTICAL SEMESTRE. Estúdio Avançado ÊNFASES T.I. P A N. Obra civil Patrimônio. Planejamento urbano e regional Livre ARVE Curso de rquitetura e Urbanismo Universidade Federal de São João del Rei 2018-2 Estúdio vançado 2º SEMESTRE ÊFSES T.I. Obra civil atrimônio referencial: ceitável: lanejamento urbano e regional Livre RVE

Leia mais

BELO HORIZONTE VISTA DO CÉU

BELO HORIZONTE VISTA DO CÉU BELO HORIZONTE VISTA DO CÉU Fotografias: Nélio Rodrigues Texto e Pesquisa: Artur Luis Neto Ferreira Editora: Caras Ano: 2006 Páginas: 143 Resumo: Belo Horizonte Vista do Céu é o terceiro volume de uma

Leia mais

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO PAÇO MUNICIPAL Localizado à Praça Pedro de Alcântara Magalhães, o prédio que hoje é ocupado como Paço Municipal, foi construído com a finalidade de servir como cadeia e fórum públicos. Sua história confunde

Leia mais

Tema: Habitação vertical de alta densidade junto à estação de transporte de massa em centro de bairro periférico de São Paulo

Tema: Habitação vertical de alta densidade junto à estação de transporte de massa em centro de bairro periférico de São Paulo FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE PROJETO GRUPO DE DISCIPLINAS DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: AUP 177 Projeto do Edifício e Dimensão Urbana Tema:

Leia mais

DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA FACHADAS

DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA FACHADAS https://freestocktextures.com/texture/abstract-architectural-geometric-facade,940.html DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA FACHADAS Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Faculdade de Arquitetura

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA EM TODOS OS LADOS. OVERLAY ESCALA 1/1500

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA EM TODOS OS LADOS. OVERLAY ESCALA 1/1500 FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA RUA PRINCESA

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS Parâmetros para Desenvolvimento e Compatibilização do Projeto Arquitetônico I Loteamento Jardim das Candeias I Rua 26, Candeias II, Quadra 21, lote 25 (esquina) I Lote Irregular: 15m x 29.50m = 441,00

Leia mais

5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30

5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 Edifício na Estrada da Vitória, n. o 30 5 EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 5.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização Edifício na Estrada da Vitória, n. o

Leia mais

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL FOTO 01 Palacete em ruínas, conhecida como Vila Charquetti. UTM: 675.284 me X 7.252.158 mn. FOTO 02 Detalhe da ornamentação na fachada principal. UTM:

Leia mais

PASSOS. Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto

PASSOS. Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto 12 PASSOS O QUE VOCÊ DEVE SABER QUANDO CONTRATAR OS SERVIÇOS DE UM ARQUITETO VOLUME I - EDIFICAÇÕES Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto Capítulo 1 COMBINANDO

Leia mais

CAPELA DO TAIM: UMA REPRESENTAÇÃO MATERIAL DA IDENTIDADE LOCAL (RIO GRANDE / RS)

CAPELA DO TAIM: UMA REPRESENTAÇÃO MATERIAL DA IDENTIDADE LOCAL (RIO GRANDE / RS) 1 CAPELA DO TAIM: UMA REPRESENTAÇÃO MATERIAL DA IDENTIDADE LOCAL (RIO GRANDE / RS) Educação, Linguagem e Memória Hélen Bernardo Pagani 1 (helenpagani@unesc.net) Josiel dos Santos 2 ( josiel@unesc.net)

Leia mais

Casa de Cultura Mário Quintana. Projeto Integrado I Aluna Cecília Matte

Casa de Cultura Mário Quintana. Projeto Integrado I Aluna Cecília Matte Casa de Cultura Mário Quintana Projeto Integrado I Aluna Cecília Matte Histórico Inicialmente administrado por Horácio de Carvalho, a vida do Hotel Majestic iniciou realmente em 1923, com o arrendamento

Leia mais

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto de uma edificação é desenvolvido em fases,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Técnicas Desenho a mão livre De maneira geral é a representação do projeto nas

Leia mais

9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO)

9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO) 9. ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA (FEIRA DO CARMO) Antigo Mercado Municipal da Taipa (Feira do Carmo) 9 ANTIGO MERCADO MUNICIPAL DA TAIPA 9.1 INFORMAÇÃO GERAL (FEIRA DO CARMO) Nome Localização Descrição

Leia mais

INFLUÊNCIAS DA ESCOLA PAULISTA DE ARQUITETURA NA OBRA CONTEMPORÂNEA DE MARCIO KOGAN

INFLUÊNCIAS DA ESCOLA PAULISTA DE ARQUITETURA NA OBRA CONTEMPORÂNEA DE MARCIO KOGAN INFLUÊNCIAS DA ESCOLA PAULISTA DE ARQUITETURA NA OBRA CONTEMPORÂNEA DE MARCIO KOGAN ABREU, Jackson Cultz. 1 BORGES, Ana Gabriela Rigo. 2 DUTRA, Amanda Caroline. 3 FERNANDES, Felipe. 4 ANJOS, Marcelo França

Leia mais

LAUDO TÉCNICO OBJETO: FACHADA PALÁCIO LEGISLATIVO JOÃO NEVES DA FONTOURA LOCAL: RUA SETE DE SETEMBRO, CACHOEIRA DO SUL RS

LAUDO TÉCNICO OBJETO: FACHADA PALÁCIO LEGISLATIVO JOÃO NEVES DA FONTOURA LOCAL: RUA SETE DE SETEMBRO, CACHOEIRA DO SUL RS LAUDO TÉCNICO OBJETO: FACHADA PALÁCIO LEGISLATIVO JOÃO NEVES DA FONTOURA LOCAL: RUA SETE DE SETEMBRO, 1078 - CACHOEIRA DO SUL RS RESPONSÁVEL TÉCNICO: Thiago Faccin Cazarotto Arquiteto e Urbanista CAU A

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: OFICINA TEMÁTICA DE ALVENARIA ESTRUTURAL CÓDIGO: TAU040 CLASSIFICAÇÃO: Optativa PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA: TÉORICA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

DA DECADÊNCIA À REQUALIFICAÇÃO DO PARIS N AMÉRICA.

DA DECADÊNCIA À REQUALIFICAÇÃO DO PARIS N AMÉRICA. RESUMO DA DECADÊNCIA À REQUALIFICAÇÃO DO PARIS N AMÉRICA. Autor: Rafaela Guimarães Espinheiro. Coautor: Rachel Sfair Ferreira Benzecry. O intuito desta pesquisa é descrever a importância que o prédio Paris

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA SEGUNDA APRESENTA SENTIDO DUPLO (L-O / O-L).

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA SEGUNDA APRESENTA SENTIDO DUPLO (L-O / O-L). FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA RUA DAS

Leia mais

Comércio, faca de dois gumes: dinamização e descaracterização dos sítios históricos

Comércio, faca de dois gumes: dinamização e descaracterização dos sítios históricos 1 Comércio, faca de dois gumes: dinamização e descaracterização dos sítios históricos Maria de Lourdes Carneiro da Cunha Nóbrega lourdinha_@hotmail.com Professora da Universidade Católica de Pernambuco

Leia mais

PAISAGEM URBANA. Subsídios para elaboração do Inventário. PR2-2015/2 COORDENADOR: Profº Pedro Batista dos Santos

PAISAGEM URBANA. Subsídios para elaboração do Inventário. PR2-2015/2 COORDENADOR: Profº Pedro Batista dos Santos PAISAGEM URBANA Subsídios para elaboração do Inventário PR2-2015/2 COORDENADOR: Profº Pedro Batista dos Santos Conceito 1960 Gordon Cullen É a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado

Leia mais

69,76% FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS SOLAR/

69,76% FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS SOLAR/ AV MIN GABRIEL DE RESENDE PASSOS PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS,

Leia mais

ARQUITETURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: O CASO DO PALÁCIO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CONCÓRDIA DE SANTA ROSA/RS 1

ARQUITETURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: O CASO DO PALÁCIO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CONCÓRDIA DE SANTA ROSA/RS 1 ARQUITETURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: O CASO DO PALÁCIO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CONCÓRDIA DE SANTA ROSA/RS 1 Tainara Kuyven 2, Délis Gross 3, Tarcisio Dorn De Oliveira 4. 1 Projeto

Leia mais

ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB

ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB CATEGORIA Cartografia OBJETO 13 pranchas: Perfis do térreo A-A B-B; Planta de situação; Planta de localização; Planta de

Leia mais

Projeto de um Centro de Informações Turísticas em São Luiz do Paraitinga

Projeto de um Centro de Informações Turísticas em São Luiz do Paraitinga Projeto de um Centro de Informações Turísticas em São Luiz do Paraitinga Proposta apresenta por: Profª. Drª. Juliana Cortez Barbosa Profª. Drª. Cristiane Inácio de Campos Após discussões realizadas com

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

Kaline Abrantes Guedes

Kaline Abrantes Guedes 1 Espaço Cultural José Lins do Rego(1982) Sérgio Bernardes(1919-2002) Kaline Abrantes Guedes 2 por que citar o Espaço Cultural como um exemplar representativo da arquitetura moderna paraibana? Por que

Leia mais

Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. central de vendas rottaely. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo. Av.

Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. central de vendas rottaely. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo. Av. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo Clube Cet hipermercado Av. Ipiranga Av. José de alencar Hospital mãe de deus central de vendas rottaely Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. parque

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003734A - História da Arquitetura II - Do Brasil Colonial ao Moderno Docente(s) Ludmilla Sandim Tidei de Lima Pauleto Unidade Faculdade

Leia mais

Retrofit: técnica deixa casa com cara nova sem tirar charme original

Retrofit: técnica deixa casa com cara nova sem tirar charme original Retrofit: técnica deixa casa com cara nova sem tirar charme original Fonte: https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2018/11/29/retrofit-tecnica-de-reforma-deixacasa-com-cara-nova-sem-perder-o-charme.htm

Leia mais

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 DECRETO Nº 39748 DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 Determina o tombamento definitivo do edifício que abrigou o Colégio Arte e Instrução, situado na Avenida Ernani Cardoso, nºs 225, 229, 233 e 237,Cascadura XV

Leia mais

ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2. Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica

ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2. Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2 Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica EXERCÍCIO 2 - Enunciado Analisar os tipos arquitectónicos - fazer o elenco de diferentes tipologias de edifícios

Leia mais

POSSIBILIDADES DE LAYOUT COM ESTRUTURAS DE AÇO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS DE MÉDIO PADRÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE

POSSIBILIDADES DE LAYOUT COM ESTRUTURAS DE AÇO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS DE MÉDIO PADRÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE POSSIBILIDADES DE LAYOUT COM ESTRUTURAS DE AÇO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS VERTICAIS DE MÉDIO PADRÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE Autores: Nayra Yumi Tsutsumoto (1); Thais da Silva Santos (2); Cesar Fabiano Fioriti

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Agosto - 2013 I EMENTA 1 Plano de Ensino, Interação Arquitetura e Estrutura, Plantas, Cortes e Sistemas

Leia mais

ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB

ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB CATEGORIA Cartografia OBJETO 18 pranchas: Plantas; Estudos; Estudos; Fachada; Estudos; Estudos; Fachada; Planta estacionamento;

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira Parceria: denominação Fazenda São João da Barra códice AII - F02 - MP localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

VII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO. Título Do Trabalho

VII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO. Título Do Trabalho ASSEMAE VII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO Título Do Trabalho INCENTIVO À PESQUISA, REFLEXÃO E DEBATE DE TEMAS AMBIENTAIS: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO ARQUITETÔNICO E VISUAL DIFERENCIADO

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

- Noções de estrutura das edifícicações, de instalações prediais e sua interface com o anteprojeto

- Noções de estrutura das edifícicações, de instalações prediais e sua interface com o anteprojeto Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Projeto de Arquitetura e Urbanismo Eletivo Professores: Mariana Cury e Aline Calazans PLANO DE CURSO nome da disciplina PROJETO

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS - DOCUMENTOS - TAXAS - REPRESENTAÇÃO

Leia mais

ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB

ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB ACERVO CARTOGRÁFICO DE EGON BELZ ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA BU/FURB CATEGORIA Cartografia OBJETO 15 pranchas:implantação; Térreo, primeiro pavimento e subsolo; Terceiro pavimento, segundo pavimento

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA RUI CARNEIRO, DE GRANDE FLUXO.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA RUI CARNEIRO, DE GRANDE FLUXO. AVENIDA RUY CARNEIRO PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES

Leia mais

Estruturas Metálicas e Serralheria Êxito

Estruturas Metálicas e Serralheria Êxito Estruturas Metálicas e Serralheria Êxito Nossos Produtos Armações tubulares Brises metálicas Corrimões norma PPCI Cortinas Metálicas automatizadas Escadas metálicas Estruturas em aço cortem Estruturas

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2017 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

Prof. Arq. Altamir Fonseca

Prof. Arq. Altamir Fonseca Prof. Arq. Altamir Fonseca Introdução O que é um Projeto Arquitetônico? conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CRUZ, ANDREA; SILVA, PAULA Prefeitura Municipal de Parnaíba Secretaria de Infraestrutura Rua Itaúna, 1434 Pindorama, Parnaíba PI CEP: 64215-320

Leia mais

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio Histórico Juliana Oliveira_8503221 Levantamento

Leia mais

ANTEPROJETO DE REUSO DA ASSEN EM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO ENTRE CINEMA E OUTRAS ARTES MARIA EDUARDA ARAÚJO SOUZA

ANTEPROJETO DE REUSO DA ASSEN EM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO ENTRE CINEMA E OUTRAS ARTES MARIA EDUARDA ARAÚJO SOUZA ANTEPROJETO DE REUSO DA ASSEN EM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO ENTRE CINEMA E OUTRAS ARTES MARIA EDUARDA ARAÚJO SOUZA ORIENTADOR: JOSÉ CLEWTON DO NASCIMENTO CO-ORIENTADORA: BIANCA CARLA DANTAS DE ARAÚJO UNIVERSIDADE

Leia mais

A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil

A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil Lívia Ferreira Martins Integrante do Projeto Resgate dos Sistemas Construtivos do Patrimônio de São João del-rei. Arquiteta

Leia mais

XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA

XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA Beatriz Viana¹; David Nascimento²; Jesiely Melo³; Rebeca

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA Camila Lucas Feijó Elaine Garrido Vazquez elaine@poli.ufrj.br 17/04/2018 Motivação Reconhecimento

Leia mais

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura Prof a : Ana Cecília Estevão Desenvolvimento sustentável Aquele que busca um equilíbrio entre

Leia mais

cinemateca brasileira Entre para a história de um dos lugares com mais história da cidade: faça seu evento na Cinemateca

cinemateca brasileira Entre para a história de um dos lugares com mais história da cidade: faça seu evento na Cinemateca cinemateca brasileira Entre para a história de um dos lugares com mais história da cidade: faça seu evento na Cinemateca A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação e difusão da

Leia mais

Revista da Graduação

Revista da Graduação Revista da Graduação Vol. 4 No. 1 2011 1 Seção: FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Título: Biblioteca Pública de Palmares do Sul RS Autor: Camila Rosana Braga Este trabalho está publicado na Revista

Leia mais