O Suporte Hemoterápico e a Segurança do Ato Transfusional: Medidas Preventivas para Reação Hemolítica Aguda Imunológica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Suporte Hemoterápico e a Segurança do Ato Transfusional: Medidas Preventivas para Reação Hemolítica Aguda Imunológica"

Transcrição

1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA O Suporte Hemoterápico e a Segurança do Ato Transfusional: Medidas Preventivas para Reação Hemolítica Aguda Imunológica Ana Carolina Michnik de Carvalho 1 Victor Edgard Tavares Sousa 2 ¹Biomédica. Aluna da Pós-Graduação em Vigilância Sanitária, pela Universidade Católica de Goiás PUC- GO/IFAR. ²Orientador: Biólogo. Universidade de Brasília, UnB. Brasil; Mestre em Biologia Molecular Universidade de Brasília, UnB, Brasil. vetsbio@yahoo.com.br Resumo A transfusão sanguínea é uma terapia eficaz se criteriosamente avaliada e corretamente indicada, podendo salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes quando utilizada em condições de morbidade ou mortalidade significativa. Entretanto, como qualquer outro método terapêutico, os processos transfusionais não são isentos de riscos e complicações, sejam eles imediatos ou tardios, como as incompatibilidades sanguíneas e a transmissão de doenças. A Reação Hemolítica Aguda Imunológica, uma das consequências fisiológicas de transfusões sanguíneas malsucedidas, ocorre nos primeiros minutos após iniciada a transfusão e geralmente se dá por erro humano. Portanto, medidas preventivas são abordadas neste trabalho, por ser a reação transfusional imediata mais temida no âmbito hemoterápico, devido a sua alta mortalidade e morbidade. E ainda, aborda-se o papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável por determinar o Regulamento Sanitário Hemoterápico, de forma a minimizar os riscos inerentes às transfusões no Brasil. Palavras-chave: Transfusão. Reação Hemolítica Aguda Imunológica. Segurança Transfusional. Hemotherapic Support and Safety of Transfusion Act: Acute Hemolytic Immune Reaction Preventive Measures. Abtract Blood transfusion is an effective therapy if cautiously evaluated and properly indicated, and may save lives and improve the health of patients when used in significant morbidity or mortality conditions. However, like any other therapeutic method, the processes of transfusion are not risk-free, with potential immediate or late complications, as the incompatibilities and the transmission of diseases. Acute Immune Hemolytic reaction, one of the physiological consequences of unsuccessful blood transfusions, occurs in the first few minutes after starting the transfusion and usually occurs by human error. Therefore, preventive measures are addressed in this paper, because it is the most dreaded immediate transfusion reaction within hemotherapy, due to its high mortality and morbidity. And yet, deals with the role of the National Health Surveillance Agency (ANVISA), a body responsible for determining the hemotherapy health regulations, so as to minimize the risks inherent in blood transfusions in Brazil. Keywords: Transfusion. Acute Immune Hemolytic Reaction. Transfusion Safety.

2 1. INTRODUÇÃO O sangue é classificado como um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea, constituído por elementos formados (eritrócitos, plaquetas e leucócitos) e plasma (porção líquida). Atua principalmente no transporte de gás oxigênio, gás carbônico, nutrientes e metabólitos, sendo um importante regulador do equilíbrio ácido-base, osmótico e na distribuição de calor no organismo (JUNQUEIRA, CARNEIRO, 2008). Quando colhido e tratado por soluções anticoagulantes e ao ser submetido a processos de centrifugação refrigerada, é possível obter suas frações: hemocomponentes eritrocitários, plaquetários e plasmáticos (BRASIL, 2010). O uso do sangue, ou suas frações específicas, com finalidades transfusionais é o que chamamos de terapia transfusional (SILVA, SOARES, IWAMOTO, 2009). Esta é utilizada para correção dos níveis de hemácias, plaquetas e fatores de coagulação (COLLERA et. al, 2004). Sendo assim, a transfusão atua como suporte para procedimentos como os transplantes, quimioterapias e diversas cirurgias (FERREIRA et al, 2007). Algumas das indicações para cada um dos componentes sanguíneos estão elencadas na Tabela 1. Tabela 1. Exemplos de aplicações terapêuticas para cada um dos componente sanguíneos (BRASIL, 2010). Componente do sangue Aplicação terapêutica Concentrado de hemácias Concentrado de plaquetas Plasma Tratar ou prevenir a liberação inadequada de oxigênio aos tecidos (anemias, hemorragias). Tratar plaquetopenias (falência medular, distúrbios associados a alterações de função plaquetária, diluição ou destruição periférica e procedimentos cirúrgicos ou invasivos em pacientes plaquetopênicos) Tratamento de distúrbios da coagulação, deficiência de múltiplos fatores da cascata de coagulação. Embora a transfusão de sangue total ainda seja ocasionalmente utilizada em circunstâncias muito especiais, a tendência da medicina transfusional atual é utilizar o componente sanguíneo clinicamente indicado para tratar a deficiência específica que o paciente apresenta, isto é, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, concentrado de granulócitos e plasma (SAKUMA, 2011).

3 O uso do sangue como suporte terapêutico é um campo relativamente novo na área da saúde. Ainda que existam relatos antigos, o uso do sangue se desenvolveu com intensidade a partir da segunda metade do século passado (BHIL et al, 2007). A partir da descoberta dos grupos sanguíneos ABO em 1900 por Landsteiner e, posteriormente, do sistema Rh por Landsteiner e Wiener, em 1939 (COVAS, LANGHI, BORDIN, 2007) foi grande o desenvolvimento da hemoterapia, assim como o desenvolvimento tecnológico ocorrido no mundo inteiro na mesma época. O aperfeiçoamento das técnicas de coleta de sangue, seu processamento, estocagem e transfusão, juntamente com a epidemia de AIDS relacionada à transfusão de sangue contaminado na década de 1980, impulsionaram o grande desenvolvimento na área a fim de garantir mais segurança nas transfusões (LEVETON, SOX, STOTO apud FERNANDES, 2001). A medicina transfusional baseada na reposição específica do componente sanguíneo começou a se tornar possível em 1914, após a introdução do citrato de sódio como anticoagulante do sangue coletado (SAKUMA, 2011). A transfusão de sangue é uma terapia eficaz se criteriosamente avaliada e corretamente indicada (COVAS, LANGHI, BORDIN, 2007). Tal método pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes (BRASIL, 2010) quando utilizada em condições de morbidade ou mortalidade significativa, não sendo prevenida ou controlada por outro método. Entretanto, como qualquer outro método terapêutico, os processos transfusionais não são isentos de riscos e complicações, sejam eles imediatos ou tardios (COVAS, LANGHI, BORDIN, 2007; BRASIL, 2010) como as incompatibilidades sanguíneas e a transmissão de doenças. (BHIL et.al, 2007). Uma vez que a transfusão de sangue assume papel determinante para a vida em algumas situações clínicas e cirúrgicas, não são raras as situações em que há uma prescrição excessiva e danosa à saúde do paciente (COVAS, LANGHI, BORDIN, 2007). Quando aplicada de maneira não criteriosa, pode expor o paciente a uma série de complicações, como a aquisição de doenças transmissíveis, aloimunizações, reações transfusionais (hemolíticas ou não) que variam de leves a fatais, aumentando-se o custo do tratamento e a ansiedade dos participantes do processo (BUENO, 2007). Dentre tais reações temos a reação hemolítica aguda, reações alérgicas, reações febris não hemolíticas, reações anafiláticas, lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI), aloimunização eritrocitária, aloimunização HLA, doença do enxerto versus hospedeiro, imunomodulação, sobrecarga de ferro, contaminação bacteriana, sobrecarga volêmica e infecções (Hepatites B e C, HTLV I e II, chagas, sífilis, etc) (NEVES, DELGADO, 2010). É importante lembrar que a transfusão é um transplante de

4 tecido vivo em um paciente debilitado, devendo, portanto, ser ponderada quanto ao risco/benefício do seu uso (COVAS, LANGHI, BORDIN, 2007). Apesar dos grandes avanços tecnológicos na área de saúde, não há uma maneira de substituir o sangue para fins terapêuticos (FERREIRA et. al, 2007). Pesquisas estão sendo realizadas com dois tipos de carreadores de oxigênio livre de células: as soluções de hemoglobina modificadas (de origem humana ou bovina) e os perfluorocarbonos (PFCs), que seriam responsáveis por realizar o transporte de oxigênio na corrente sanguínea, principal função do sangue; Porém, tais produtos não são isentos de efeitos adversos e um grande número de pesquisas clínicas está em andamento para testar sua eficácia e segurança (NOVARETTI, 2007). No Brasil, a comercialização do sangue é proibida e sua produção em laboratório não é viável; sua obtenção, portanto, é exclusiva por meio de doações de pessoas conscientes e solidárias (BUENO, 2007). Além do risco inerente à transfusão, o uso do sangue e hemocomponentes é uma prática onerosa para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que os recursos humanos e tecnológicos exigem alta especialização. Por se tratar de um produto, o sangue gera custos financeiros, devido ao seu processamento laboratorial, além do custo social, uma vez que depende de ações altruístas para sua obtenção. Portanto, torna-se necessária uma padronização para sua utilização com o objetivo de racionalização, cumprimento da legislação e de garantir a qualidade transfusional (BUENO, 2007). Dentre os serviços que realizam transfusões no país, os públicos ainda são os primeiros, seguidos pelos privados contratados pelo SUS e os privados não contratados, como demonstra a Figura 1. Figura 1. Distribuição percentual das transfusões de sangue ambulatoriais e hospitalares por tipo de prestador no Brasil em Fonte: BRASIL, Com adaptações

5 Em 2009 foram realizados transfusões, das quais pelos serviços públicos (equivalente a 42,09% do total), pelos serviços privados contratados pelo SUS (equivalente a 41,69% do total) e pelos serviços privados não contratados pelo SUS (equivalente a 16,22% do total), conforme dados da Figura 1. A utilização de hemocomponentes deve considerar, sempre, a segurança do doador e receptor, além da disponibilidade de tais produtos, visto que sua obtenção advém de doações voluntárias, e não remuneradas (BRASIL, 2010; ANVISA, RDC 57/10). Sendo um recurso escasso nos dias de hoje, uma vez que a sua produção está ligada à disponibilidade de doadores voluntários, o hemocomponente não deve ser utilizado de forma irresponsável, sob pena de trazer um encargo maior ao sistema de saúde e um malefício ao paciente em questão (SEKINE et al, 2008). Tendo por base o tema exposto, o presente trabalho tem por objetivo elencar as principais medidas preventivas para ampliar a segurança das transfusões.

6 2. METODOLOGIA Para a elaboração deste trabalho de revisão bibliográfica, foram utilizados artigos publicados nos últimos 12 anos, bancos de dados Scielo, Google Acadêmico/Livros, Pubmed, Bvs, além de livros na área de Hemoterapia, Imunologia, revistas, manuais hemoterápicos e legislações hemoterápicas vigentes. 3. DISCUSSÃO 3.1 Sangue e Vigilância Sanitária A Lei 8080/90, que cria o SUS, já faz referência à área de Sangue e Hemoderivados, no que diz respeito à formulação e a execução da Política de Sangue e seus Derivados. A Lei /01, conhecida como Lei Betinho ou Lei do Sangue institui o Sinasan Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados, e a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados. Tal política é dirigida pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde (BRASIL, 2013). Tendo em vista que o uso do sangue e componentes envolve risco à saúde pública, atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar o uso do sangue, componentes e derivados em âmbito nacional, competência atribuída pela Lei 9782/99 que diz: Art. 8º Incumbe à Agência, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. 1º Consideram-se bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência: VII - imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados; Sendo assim, devido às lacunas existentes dentro do extenso universo da imunohematologia, à medida que novas tecnologias são incorporadas à medicina transfusional, cabe à Agência promover as adequações necessárias às regulamentações existentes e estabelecer novas regulamentações a fim de garantir a qualidade e a segurança transfusional (ANVISA, 2007).

7 TARDIA IMEDIATA Dentre as inúmeras regulamentações, vale ressaltar a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA (RDC) 57/2010, que determina o Regulamento Sanitário para Serviços que desenvolvem atividades relacionadas ao ciclo produtivo do sangue humano, seus componentes, e procedimentos transfusionais, sendo aplicada a todos os estabelecimentos que desenvolvam atividades relacionadas ao ciclo produtivo do sangue e componentes e procedimentos transfusionais em todo território nacional (ANVISA, 2010). O objetivo desta resolução é definido no Artigo 2º que diz: Art. 2 Este Regulamento possui o objetivo de estabelecer os padrões sanitários a serem cumpridos pelos serviços de saúde que desenvolvem atividades relacionadas ao ciclo produtivo do sangue e componentes e procedimentos transfusionais, a fim de que seja garantida a qualidade dos processos e produtos, a redução dos riscos sanitários e a segurança transfusional. 3.2 Uso Seguro e Racional do sangue e Eventos Adversos Relacionados à Transfusão Toda transfusão de sangue traz um risco ao receptor, imediato ou tardio, devendo ser criteriosamente indicada e prescrita por um médico (BRASIL, Portaria 1.353/2011). Os eventos adversos relacionados à transfusão são as intercorrências decorrentes da transfusão sanguínea, durante ou após a sua administração. Elas podem ser classificadas em imediatas durante ou até 24 horas após o ato transfusional (BRASIL, Portaria 1.353/2011; BRASIL, 2004, ANVISA 2011, Relatório de hemovigilância 2010) ou tardias - após 24 horas do ato transfusional-, de origem imune ou não imune, de grau leve à óbito (BRASIL, 2010), como demonstradas na Tabela 2. Tabela 2. Classificação das reações transfusionais: imediatas e tardias, imunes e não-imunes. (BRASIL, 2010) Com adaptações. IMUNE Reação febril não-hemolítica (RFNH) Reação Hemolítica Aguda (RHA) Reação Alérgica (leve, moderada, grave) TRALI (Transfusion Related Lung Injury) Aloimunização eritrocitária Aloimunização HLA Reação enxerto x hospedeiro Púrpura pós transfusional Imunomodulação NÃO IMUNE Sobrecarga volêmica Contaminação bacteriana Hipotensão por inibidor ECA Hemólise não-imune Hipocalcemia Embolia aérea Hipotermia Hemossiderose Doenças infecciosas

8 As agências transfusionais têm como papel assegurar uma terapia transfusional efetiva e livre de efeitos indesejados, entretanto, algumas reações transfusionais levam os pacientes a óbito. Dessa maneira, é imprescindível detectar, investigar e notificar sistematicamente as reações transfusionais dos serviços, de forma a introduzir medidas corretivas e preventivas para as reações decorrentes de falhas no processo do ciclo do sangue (MATOS et al, 2006). Dentro das atividades de vigilância em saúde no país, a hemovigilância representa uma das estratégias de atuação do Ministério da Saúde com o objetivo de direcionar ações visando aumentar a segurança nas transfusões, com ênfase nos incidentes transfusionais (BRASIL, 2004). Conforme a RDC-ANVISA 57/10: Art Todo evento adverso ocorrido em receptores de sangue e hemocomponentes deve ser investigado e comunicado oficialmente à vigilância sanitária competente, por meio do sistema NOTIVISA, ou outro sistema que lhe venha suceder. Em 2009 foi instituído o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Vigipós, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) como parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de monitorar, analisar e investigar os eventos adversos e queixas técnicas relacionadas aos serviços e produtos sob vigilância sanitária na fase de pós-uso ou pós comercialização, no qual se encontra o uso terapêutico do sangue e seus componentes. A gestão do Vigipós cabe à ANVISA, onde o NOTIVISA é a ferramenta de notificação utilizada para as notificações (ANVISA, 2011; Relatório de Hemovigilância, 2010). A notificação dos eventos adversos é um instrumento essencial para o aperfeiçoamento da qualidade na hemoterapia e a subnotificação, atualmente, é o maior problema detectado pelo Sistema Nacional de Hemovigilângia (ANVISA, Boletim de Hemovigilância n 4, 2011). No Brasil, as taxas para reações transfusionais e a frequência de óbitos relacionados, consolidados pela ANVISA nos anos de 2008 a 2011 estão retratados na Tabela 3 e Tabela 4.

9 I M E D I A T A Tabela 3. Frequência absoluta e relativa de reações transfusionais notificadas, segundo o tipo de reação, o diagnóstico e o ano de ocorrência. (BRASIL, 2011) Com adaptações. Tipo Diagnóstico da Reação f % f % f % f % Reação febril não hemolítica , , , ,6 Alérgica , , , ,1 Anafilática 16 0,6 32 0,9 36 0,8 28 0,5 Contaminação Bacteriana 9 0,4 3 0,1 9 0,2 7 0,1 Reação Hemolítica Aguda Imunológica 7 0,3 24 0,6 14 0,3 24 0,4 Reação hipotensiva 9 0,4 17 0,4 19 0,4 25 0,5 Sobrecarga volêmica 77 3, , , ,5 Outras reações imediatas 114 4, , , ,4 Total , , , ,9 Doença transmissível 6 0,2 3 0,1 4 0,1 5 0,1 Doença do enxerto x hospedeiro 0 0,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0 Reação hemolítica tardia 1 0,1 3 0,1 7 0,1 0 0,0 Anticorpos Irregulares/ Isoimunizações 61 2,5 43 1,2 55 1,2 39 0,7 Outras reações tardias 10 0,4 20 0,5 13 0,3 14 0,3 Total 78 3,2 69 1,9 79 1,7 58 1,1 Total Geral Tabela 4. Frequência de óbitos atribuídos à transfusão sanguínea, segundo o diagnótisco da reação transfusional e o ano de ocorrência. (BRASIL, 2011) Com adaptações. Diagnóstico da Reação Reação febril não hemolítica Alérgica Contaminação Bacteriana Reação Hemolítica Aguda Imunológica TRALI Lesão Pulmonar Aguda Associada à Transfusão Sobrecarga volêmica Outras reações imediatas Doença Transmissível Total As reações imediatas ainda representam quase que a totalidade das reações transfusionais notificadas, e quanto às tardias, existe uma subnotificação, principalmente no que diz respeito à isoimunização e transmissão de doenças (ANVISA, 2011 Relatório de Hemovigilância 2010). A taxa de subnotificação estimada a nível nacional em 2011 foi de 50,1%, sendo notificados casos de reações transfusionais, enquanto que o esperado era de reações. Com isso é possível perceber que a subnotificação das reações continua sendo um

10 dado que merece atenção de todos que compõem o Sistema Nacional de Hemovigilância, uma vez que reflete a baixa capacidade do sistema de atuar como instrumento de aperfeiçoamento da qualidade do sangue e hemocomponentes e da assistência hemoterápica (ANVISA, 2012 Boletim de Hemovigilância nº 5). O cálculo da taxa de subnotificação de reação transfusional, é baseado na estimativa de três reações transfusionais para cada mil transfusões, estimativa baseada no cenário do Sistema de Hemovigilância da França, no início da década de 1990, quando ainda não eram utilizados testes de biologia molecular para triagem de doador e não havia uso obrigatório de filtro universal para hemocomponentes (ANVISA, 2012 Relatório de Hemovigilância ). 3.3 A Reação Hemolítica Aguda Em virtude de a transfusão sanguínea sensibilizar o sistema imunológico do receptor com os antígenos do doador (solúveis ou ancorados às membranas celulares), consequentemente com seus anticorpos, há possibilidade de gerar efeitos indesejáveis à transfusão (Matos et. al, 2006). Isso porque os antígenos eritrocitários poderão ser reconhecidos como não próprios pelo sistema imune do receptor, ativando-se uma resposta imune contra o concentrado de hemácias transfundido (GIRELLO, KÜHN, 2002). A Reação Hemolítica Aguda Imunológica é uma das reações mais temidas, devido à sua gravidade e alto índice de mortalidade. Ocorre em decorrência de transfusão de concentrado de hemácias ABO incompatível na maioria dos casos (OLIVEIRA e COZAC, 2003), o conhecido sangue errado na pessoa errada, dificilmente é decorrente de erros na execução da técnica que é relativamente simples (GIRELLO, KÜHN, 2002). A principal causa da reação hemolítica aguda imunológica são erros de identificação do receptor ou das amostras utilizadas para os testes pré-transfusionais (BRASIL, 2007). Sua incidência estimada é de 1: transfusões, sendo o número de mortes estimado de 1: unidades transfundidas (BRASIL, 2007). Para que ocorra uma reação hemolítica, o receptor deve possuir no seu plasma altas concentrações de anticorpos naturais pré-formados IgG anti-a e IgG anti-b, imunoglobulinas capazes de ativar o Sistema Complemento. Tal Sistema, quando ativado, é capaz de formar poros em membranas biológicas, desfazendo o gradiente osmótico formado pela permeabilidade seletiva da membrana plasmática celular, o que acarreta na lise da célula. Tal sistema foi evolutivamente desenvolvido para o combate e destruição de bactérias infeciosas.

11 Entretanto, quando ocorre a ligação de anticorpos antieritrocitários com antígenos presentes nos eritrócitos, o Sistema Complemento é ativado, formando um complexo antígeno-anticorpo, no qual o primeiro componente da cascata de ativação é fixado à membrana da hemácia. A partir deste ponto, inicia-se uma reação em cadeia que permite a ativação de uma série de pró-enzimas fixadas na superfície, como demonstra a Figura 2. A cascata se dá da seguinte forma: o fragmento C1 liga-se ao domínio CH2 das imunoglobulinas IgG ou IgM, sendo necessários dois sítios de ligação de para que a ligação fique estável, ou seja, pelo menos duas moléculas de imunoglobulinas ligadas aos seus antígenos, próximas uma da outra, devem estar ligadas por um fragmento C1. Com a ligação de C1, ocorre a clivagem de C4 e do componente C2, formando o complexo C4b2b, conhecida como C3 convertase da via clássica. Esta convertase tem o papel de clivar o componente C3, cujo fragmento C3b se une ao complexo C4b2b, formando a C5 convertase (Figura 2). Figura 02. Ativação do Complemento pela via Clássica, com a atuação de anticorpos IgG. (ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S.2011).

12 Com isso, forma-se o complexo de ataque à membrana (MAC) com a ação da C5 convertase que, ao clivar C5, produz C5b e C5a. Esta é lançada no plasma e atua como uma anafilotoxina, sendo quimiotático para neutrófilos, C5b atua como uma âncora para a formação de uma estrutura composta por C6, C7 e C8. O complexo promove a polimerização de até 18 moléculas de C9 em um poro inserido na bicamada lipídica da membrana plasmática (Figura 3), o que permite a entrada de íons, moléculas e água, levando à citólise das hemácias transfundidas (hemólise intravascular) (GIRELLO, KÜHN, 2002). Figura 3. Formação do Complexo de Ataque a Membrana. (ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S., 2011). A manifestação da reação se dá nos primeiros minutos após a instalação do hemocomponente e é proporcional ao volume transfundido (NEVES e DELGADO, 2010). O quadro clínico é composto por dor no tórax, no local da infusão, abdome e/ou flancos, hipotensão grave, febre e hemoglobinúria (OLIVEIRA e COZAC, 2003), calafrios, ansiedade, inquietação, hemoglobinemia (NEVES e DELGADO, 2010) e sensação de morte iminente, podendo evoluir com Insuficiência Renal Aguda (IRA), necrose tubular aguda e Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) (ANVISA, 2007). A IRA se dá por vasoconstrição por liberação de catecolaminas, hipotensão sistêmica e formação de trombos intravasculares e a CIVD pode ser o único indício de reação hemolítica em pacientes anestesiados (OLIVEIRA e COZAC, 2003).

13 Exames laboratoriais mostram um Teste da Antiglobulina Direto (TAD) positivo, aumento da hemoglobina livre (em virtude da hemólise promovida pela ativação do Sistema Complemento) diminuição dos níveis de Hemoglobina/Hematócrito, elevação de bilirrubina indireta e da desidrogenase láctica (DHL) e diminuição da haptoglobina (NEVES e DELGADO, 2010; ANVISA, 2007). Como a ocorrência de choque em combinação com febre, tremores, hipotensão e/ou falência cardíaca de alto débito acompanham também reações do tipo contaminação bacteriana (BRASIL, 2010), é importante fazer o diagnóstico diferencial através da hemocultura do hemocomponente e do paciente para estabelecer o tipo real de reação transfusional (ANVISA, 2007). Frente a este tipo de reação, a transfusão deve ser imediatamente interrompida (OLIVEIRA e COZAC, 2003) e em nenhuma hipótese reiniciada (NEVES e DELGADO, 2010). O médico deve ser imediatamente comunicado, assim como o serviço de hemoterapia que preparou a transfusão (BRASIL, Portaria 1.353/2011). Faz-se a checagem da identificação da bolsa de hemocomponente e do paciente (nome do paciente, registro, ABO do paciente e do hemocomponente) e mantém-se uma via de acesso venoso (OLIVEIRA e COZAC, 2003). Segundo a Portaria-MS 1353/2011, nos casos de reação hemolítica, é necessário coletar novas amostras de sangue do receptor, rotulá-las apropriadamente e remetê-las ao serviço de hemoterapia juntamente com a bolsa de hemocomponente, ainda que esta esteja vazia, a fim de se repetir os testes pré e pós transfusionais. Ainda segundo a mesma portaria, na amostra pós-transfusional devem ser realizadas inspeção visual do soro ou plasma da amostra para detecção de hemólise, tipagem ABO e RhD, TAD, Prova de Compatibilidade Maior com as hemácias da bolsa e Pesquisa de Anticorpos Irregulares utilizando técnicas que aumentem a sensibilidade do método. Os resultados obtidos devem ser confrontados com os resultados pré-transfusionais a fim de verificar erros técnicos. Em pacientes que não estão conscientes ou anestesiados, é importante avaliar o volume e coloração da diurese e capacidade hemostática, uma vez que a ausência de queixas por parte do paciente pode retardar o diagnóstico de reação transfusional (ANVISA, 2007). 3.4 Reação Hemolítica Aguda Imunológica: Identificando falhas e prevenindo erros nos processos Com base no exposto pelas Tabelas 3 e 4, podemos observar que a reação hemolítica aguda imunológica não é a mais frequente, porém, ao adotar as medidas e protocolos

14 operacionais corretos para se alcançar uma transfusão segura, tende-se a minimizar o número de reações e óbitos relacionados à essa e às demais reações. Segundo o Relatório de Hemovigilância 2010 ANVISA, nos anos de 2007, 2008 e 2009, dentre as 46 notificações com diagnóstico de reação hemolítica aguda imunológica, 27 (58,7%) tiveram admissibilidade do erro humano levando à reação. Os casos de erros em instituições de saúde devem ser analisados de maneira a contemplar todas as faces do fato ocorrido (processos de trabalho que favoreceram o erro, alternativas preventivas), e não apenas focar no erro em si com punição para os culpados (COREN-SP, 2010). É fato que o erro é inerente ao ser humano e não se pode mudar a condição humana. Porém, é possível mudar as condições nas quais as pessoas trabalham, implantando diversos sistemas de defesa que minimizem a probabilidade da ocorrência de erros (NERI et al, 2006 apud REASON, 2000). Vale ressaltar que a abordagem do erro ser inerente ao ser humano, não exime o indivíduo de suas responsabilidades e não exclui a necessidade de que seus atos sejam sempre cuidadosos. Em face de um erro, é mais importante identificar o motivo pelo qual o sistema de defesa falhou, do que identificar apenas o indivíduo que cometeu a falha (NERI et al, 2006 ). Recentemente, ocorrem investimentos em treinamentos, tecnologia e programas de qualidade nos grandes centros de hemoterapia, sendo ainda necessário expandí-los para os serviços distantes, a fim de ampliar e divulgar informações a respeito do uso seguro do sangue (FERREIRA et al, 2007). O estabelecimento de padrões mínimos de identificação das requisições de transfusão, amostras e seu armazenamento, assim como o uso dos procedimentos operacionais padrão, contribuíram significativamente para a redução de erros nos serviços de hemoterapia (ANVISA, 2007). Não é possível eliminar completamente o erro humano, mas é importante reduzir as oportunidades de acontecimento (FERREIRA et al, 2007). Segundos a ANVISA (2007), a experiência do quase erro é tão grave quanto a do erro. Atitudes incorretas e pequenas falhas comuns no dia a dia são indicativas de que um erro maior pode estar prestes a acontecer. Para se prevenir a reação hemolítica aguda imunológica é necessário ter cuidado nas várias etapas relacionadas à transfusão (OLIVEIRA e COZAC, 2003). O cuidado transfusional inicia-se no recebimento da requisição transfusional, onde os dados do paciente e da transfusão devem estar completos e legíveis, a fim de que não seja possível haver interpretações ambíguas e trocas de pacientes. Os dados devem ser conferidos

15 com o prontuário do paciente antes de realizar a coleta das amostras pré-transfusionais (ANVISA, 2007). Para a coleta das amostras, utilizar de preferência etiquetas preparadas em sistema informatizado com código de barras; caso não seja possível, as etiquetas manuais devem ter letra legível e ausência de rasuras, sendo importante constar o nome completo do paciente, registro, data da coleta e nome do responsável pela coleta (Ibid., 2007; ANVISA RDC 57/2010). É importante ressaltar que a identificação dos tubos deve ser realizada imediatamente antes da coleta e não posteriormente, e que os tubos mal identificados devem ser recusados pelo serviço de hemoterapia. Em dúvida, deve-se solicitar uma nova amostra (BRASIL, Portaria 1353/2011). O erro durante a identificação das amostras ainda é a maior causa de reações hemolíticas agudas imunológicas, devido à troca de nome e/ou registro do paciente (ANVISA, 2007). A prática laboratorial faz com que as metodologias, ainda que relativamente simples de serem seguidas, sejam negligenciadas ou subestimadas, trazendo sérios riscos ao paciente. Recomenda-se que as técnicas sejam devidamente padronizadas e executadas, com destreza e acurácia técnica, cercada de cuidados em todas as suas etapas analíticas, especialmente na transcrição dos resultados. Uma técnica mal realizada coloca em risco a qualidade transfusional e a vida do paciente (GIRELLO, KÜHN, 2002). Após a realização dos testes, deve ser anexado à bolsa o chamado Cartão de Transfusão, que deve conter os dados da Instituição, do paciente, do hemocomponente e dos testes pré-transfusionais, para conferência prévia à instalação do hemocomponente, com os dados da requisição de transfusão, prescrição e prontuário do paciente (BRASIL, 2013). Antes da instalação do hemocomponente, o receptor deverá ser identificado ativamente, perguntando-lhe (ou a seu acompanhante) o seu nome completo, e havendo discrepância com a requisição transfusional e etiqueta de identificação do hemocomponente, a transfusão deve ser suspensa até que o problema seja esclarecido. Caso o paciente não esteja consciente e orientado, o serviço deve dispor de mecanismos que garantam a correta identificação do paciente como pulseiras ou braceletes para minimizar os erros de identificação (BRASIL, Portaria 1.353/11). A aferição dos sinais vitais (temperatura, pressão e pulso) também é obrigatória segundo a Portaria-MS 1.353/11, devendo ocorrer imediatamente antes e após a transfusão. Dessa maneira é possível verificar possíveis alterações vitais relacionadas à infusão de

16 hemocomponentes auxiliando no diagnóstico de reação transfusional imediata. É importante também não desprezar as possíveis queixas dos pacientes (ANVISA, 2007). A infusão do hemocomponente deve ser lenta nos primeiros minutos de infusão, e o acompanhamento à beira de leito é obrigatório por pelo menos 10 minutos (Brasil, Portaria 1.353/11; RDC-ANVISA 57/10). Após esse período, o paciente deve ser monitorado a fim de identificar eventuais reações precocemente (ANVISA, 2007; Brasil, Portaria 1.353/11). Ao término da transfusão, o paciente deve ter seus sinais vitais aferidos, e os valores comparados àqueles tidos antes do ato transfusional. Em caso de alterações, o médico deve ser comunicado (ANVISA, 2007). Os cuidados a serem tomados para um ato transfusional seguro e mostra outras medidas preventivas gerais para reações transfusionais diversas estão elencados na Figura 5. Figura 5. Etapas preventivas para reações transfusionais (NEVES, DELGADO, 2010). Com adaptações.

17 4. CONCLUSÃO A reação hemolítica aguda imunológica é a reação transfusional mais temida devido a sua alta taxa de mortalidade e morbidade. No Brasil, em 2011, perfez uma taxa de 0,4% que, em números absolutos, atingiu aproximadamente 24 pessoas segundo o levantamento consolidado pela ANVISA no boletim de hemovigilância nº 5. Tais dados devem ainda levar em consideração a taxa de subnotificação das reações transfusionais. Como a sua identificação é possível nos primeiros minutos após a infusão do hemocomponente, é importante que as equipes estejam orientadas quanto à importância do monitoramento do ato transfusional. As medidas para prevenir tal reação são pautadas no cuidado, atenção e treinamento das equipes envolvidas no ato transfusional, uma vez que geralmente a causa desta reação envolve erro humano. As medidas preventivas apresentadas neste trabalho devem ser tomadas em todo ato transfusional, para qualquer tipo de hemocomponente, de modo a minimizar os erros de natureza humana e que podem gerar graves consequências para a evolução do paciente.

18 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia Celular e Molecular. 7a edição. Elsevier, ALVES, S.M.S. Perfil dos doadores e não doadores de sangue de Instituições de Ensino Superior da Área Metropolitana do Porto f. Projeto de Graduação (Licenciatura em Serviço Social). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Universidade Fernando Pessoa. Porto, ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Hemovigilância: manual técnico para investigação das reações transfusionais imediatas e tardias não infecciosas. Brasília : ANVISA, ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Relatório de Hemovigilância Agosto ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 57, de 16 de dezembro de Determina o Regulamento Sanitário para Serviços que desenvolvem atividades relacionadas ao ciclo produtivo do sangue humano e componentes e procedimentos transfusionais.d.o.u. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 17 de dezembro de ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Boletim de Hemovigilância n 4. Agosto de ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Boletim de Hemovigilância n 5. Outubro de ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Relatório de Hemovigilância dados consolidados Dezembro de 2012 BIHL, F.; CASTELLI, D.; MARINCOLA, F.; DODD, RY; BRANDER, C.. Transfusiontransmitted infections. Journal of Translational Medicine. 2007;5:25. BRASIL. Lei 9782 de 26 de janeiro de Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências.

19 BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual Técnico para investigação da transmissão de doenças pelo sangue. Brasília: Ministério da Saúde, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão do Trabalho na Saúde. Técnico em Hemoterapia. Livro texto. Brasília: Ministério da Saúde, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Guia para o uso de hemocomponentes. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, p.: il.-(série A. Normas e Manuais Técnicos). BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de 13 de junho de Aprova o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados. Caderno de informação: sangue e hemoderivados: produção hemoterápica: Sistema Único de Saúde SUS (serviços públicos e privados contratados): serviços privados não contratados pelo SUS. Brasília : Ministério da Saúde, BUENO, S. C. Proposta de implementação da hemovigilância para a racionalização na utilização dos hemocomponentes f. Tese (Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas.) Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE. Cascavel Paraná, COLLERA, F.; SILVA, A. C.; MOURA, A. F.; MELO, D. B.; MELO, C. M. T. P. Descriptions of acute transfusion reactions in a Brazilian Transfusion Service. Rev. Bras. Hemot. 2004;26(2): COREN SP. Erro na saúde é consequência de falhas em processos. Disponível em: < Acesso em 20 de dez. de COVAS, D. T.; LANGHI, J. D. M., BORDIN, J. O. Hemoterapia Fundamentos e Prática. São Paulo : Editora Atheneu, Dicionário Digital de Termos Médicos, Disponível em: < Acesso em 14 de jan. de 2013.

20 FERNANDES, M. F. A. Hemovigilância: Análise das informações disponíveis para sua implantação, de acordo com a (re) investigação de casos de AIDS associados à transfusão f. Dissertação de Mestrado (Área de concentração: epidemiologia) Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, FERREIRA, O.; MARTINEZ, E. Z.; MOTA, C. A.; SILVA, A. M. Avaliação do Conhecimento sobre hemoterapia e segurança transfusional de profissionais de Enfermagem. Rev. Bras. Hemoter. 2007; 29(2): GIRELLO, A.L.; KÜHN, T. I. B. B. Fundamentos da imuno-hematologia eritrocitária. 3ª ed. São Paulo: Editora Senac, JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, MATOS, M. M. M.; VILAR, R. C. ; FERREIRA, Y.; ALMEIDA, R. P.; ARAÚJO, M. E. A. Caracterização das Reações Transfusionais Ocorridas no Hospital Universitário Getúlio Vargas, Amazonas, Brasil, no período de 2001 a Revista do Hospital Universitário Getúlio Vargas. v. 5. n. 1-2 jan./dez NÉRI, E. D. R.; OLIVEIRA, S. G.; RODRIGUES, J. L. N.; MEDEIROS, M. M. C.; FONTELES, M. M. F. Erros na área da saúde: culpado ou inocente? Rev. Infarma, v.18, nº 3/4, NEVES, M. S. A.; DELGADO, R. B. Suporte Hemoterápico ao paciente em emergência médica. Rev. Med. Minas Gerais, 2010; 20(4): NOVARETTI, M. C. Z. Importância dos carreadores de oxigênio livre de células. Rev. bras. hematol. hemoter. 2007;29(4): OLIVEIRA, L. C.O. ; COZAC, A. P. C. N. C. Reações Transfusionais: Diagnóstico e Tratamento. Medicina, Ribeirão Preto, 36: , abr./dez SAKUMA, A; OTTOBONI, M. A. P.; SIERRA, P. C. Manual para controle da qualidade do sangue total e hemocomponentes. São Paulo: RedSang-SIBRATEC, SILVA, K. F. N.; SOARES, S.; IWAMOTO, H. H. A prática transfusional e a formação dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. 27/04/2009.

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR.

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR. ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR. XV Jornada Interiorana de Hematologia e Hemoterapia II Encontro Interiorano de Enfermagem em Hemoterapia e Hemovigilância TESTES PRÉ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HEMOVIGILÂNCIA Responsáveis: Enfª Cledes Moreira Enfª Danielli S. Barbosa Enfª Luciana Paiva VAMOS TRABALHAR HOJE Os cuidados na instalação de sangue e hemocomponentes.

Leia mais

Segurança do Paciente e Vigipos

Segurança do Paciente e Vigipos 14º Encontro Nacional da Rede Sentinela Fórum Internacional de Gestão de Risco e Segurança do Paciente 8 a 10 de outubro de 2013 Segurança do Paciente e Vigipos Geni Neumann N. de Lima Camara Unidade de

Leia mais

TÉCNICA EM LABORATÓRIO/HEMOTERAPIA

TÉCNICA EM LABORATÓRIO/HEMOTERAPIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO TÉCNICA EM LABORATÓRIO/HEMOTERAPIA Parte I: Múltipla Escolha 01 Quanto à classificação do grupo

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO COMITÊ TRANSFUSIONAL

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO COMITÊ TRANSFUSIONAL O PAPEL DO ENFERMEIRO NO COMITÊ TRANSFUSIONAL HEMOCENTRO DE BELO HORIZONTE 2015 TRANFUSÃO SANGUÍNEA BREVE RELATO Atualmente a transfusão de sangue é parte importante da assistência à saúde. A terapia transfusional

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NA INSTALAÇÃO DA TRANSFUSÃO

BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NA INSTALAÇÃO DA TRANSFUSÃO BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NA INSTALAÇÃO DA TRANSFUSÃO Jaciane Vargas de Freitas Silva Enfermeira RT Serviço de Enfermagem do Ambulatório do HBH Fundação Hemominas BOA PRÁTICA TRANSFUSIONAL Aplicação

Leia mais

Regulamenta o art. 26 da Lei n.º 10.205, de 21/3/2001 - Decreto 3990 de 30/10/2001

Regulamenta o art. 26 da Lei n.º 10.205, de 21/3/2001 - Decreto 3990 de 30/10/2001 Regulamenta o art. 26 da Lei n.º 10.205, de 21/3/2001 - Decreto 3990 de 30/10/2001 Ementa: Regulamenta o art. 26 da Lei n.º 10.205, de 21 de março de 2001, que dispõe sobre a coleta, processamento, estocagem,

Leia mais

Rotina da Agência Transfusional. Mara Martins Bióloga HCI / INCA

Rotina da Agência Transfusional. Mara Martins Bióloga HCI / INCA Rotina da Agência Transfusional Mara Martins Bióloga HCI / INCA O ato transfusional é um delicado processo na assistência a saúde. No INCA são realizadas cirurgias de grande porte e também grande número

Leia mais

Testes pré-transfusionais. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo Fernandes www.profbio.com.br

Testes pré-transfusionais. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo Fernandes www.profbio.com.br Testes pré-transfusionais Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo Fernandes www.profbio.com.br Imunohematologia Antígenos eritrocitários Importância do estudo dos antígenos Incompatibilidades transfusionais

Leia mais

BANCO DE SANGUE PAULISTA PROCEDIMENTO OPERACIONAL RECEBIMENTO DE SOLICITAÇÕES PARA A TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES

BANCO DE SANGUE PAULISTA PROCEDIMENTO OPERACIONAL RECEBIMENTO DE SOLICITAÇÕES PARA A TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES Pagina 1 de 17 1. OBJETIVO Atender com eficácia as solicitações realizadas pelo corpo clínico dos hospitais. 2. APLICAÇÃO Receptores (pacientes). 3. RESPONSABILIDADES Médicos Supervisora Técnica Coordenador

Leia mais

Como diagnosticar e notificar uma reação transfusional

Como diagnosticar e notificar uma reação transfusional www.anvisa.gov.br Como diagnosticar e notificar uma reação transfusional II Encontro Goiano de Gerenciamento de Risco 1 a 3 de outubro de 2012 Termos e Palavras-chave Hemoterapia Uso Racional do sangue

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 015/2011

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 015/2011 ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 015/2011 PROJETO: Curso Técnico em Hemoterapia DOCENTE DE CONCENTRAÇÃO Atribuições: ministrar aulas teóricas Habilitação

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE

Leia mais

Prevalência da distribuição do Sistema ABO entre doadores de sangue do Hemocentro Regional de Jataí-Goiás.

Prevalência da distribuição do Sistema ABO entre doadores de sangue do Hemocentro Regional de Jataí-Goiás. Prevalência da distribuição do Sistema ABO entre doadores de sangue do Hemocentro Regional de Jataí-Goiás. Ricardo Alli Benegas Resumo Introdução: Foi no século XX que a transfusão de sangue, adquiriu

Leia mais

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE DENGUE APÓS ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR INTRODUÇÃO: A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda de amplo espectro clínico e de grande importância

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 027 / 2011

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 027 / 2011 PARECER COREN-SP GAB Nº 027 / 2011 Assunto: Autotransfusão intra-operatória. 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a atuação dos profissionais de Enfermagem na autotransfusão intra-operatória.

Leia mais

Mini-conferência Detecção de agentes infecciosos em hemocomponentes não plasmáticos. Discussão

Mini-conferência Detecção de agentes infecciosos em hemocomponentes não plasmáticos. Discussão Foto: Marcelo Rosa 8h30 8h40-9h 9h-9h50 9h50-10h 10h-10h20 Entrega do material Abertura Conferência: A doação de sangue na América Latina 10h20-10h50 10h50-11h 11h-12h30 11h-11h20 11h20-11h40 11h40-12h

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONTROLE DE TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTE Enf a Chefe de Enfermagem do Serviço de Hemoterapia: Gilce Erbe de

INSTALAÇÃO E CONTROLE DE TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTE Enf a Chefe de Enfermagem do Serviço de Hemoterapia: Gilce Erbe de Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Instalação e administração de concentrado de hemácias, plaquetas ou plasma fresco congelado. FINALIDADE Estabelecer a rotina para instalação e controle da transfusão de hemocomponentes

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE SUBMETIDO À TERAPIA TRANSFUSIONAL... 260

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE SUBMETIDO À TERAPIA TRANSFUSIONAL... 260 CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE SUBMETIDO À TERAPIA TRANSFUSIONAL... 260 CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE SUBMETIDO À TERAPIA TRANSFUSIONAL. PRISCILA VICENTIN

Leia mais

GUIA PARA INSPEÇÃO EM SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA MÓDULO V AGÊNCIA TRANSFUSIONAL, TERAPIA TRANSFUSIONAL E OUTROS PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS

GUIA PARA INSPEÇÃO EM SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA MÓDULO V AGÊNCIA TRANSFUSIONAL, TERAPIA TRANSFUSIONAL E OUTROS PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS MÓDULO V AGÊNCIA TRANSFUSIONAL, TERAPIA TRANSFUSIONAL E OUTROS PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS Nome do responsável: Formação profissional: Registro no conselho de classe: Contato: 1. Atividades avaliadas Nível

Leia mais

Grupo Hospitalar Conceição Hospital Cristo Redentor. Rotina de Enfermagem na Hemotransfusão. Enfermeira Claudete Carmen Girotto Sartori

Grupo Hospitalar Conceição Hospital Cristo Redentor. Rotina de Enfermagem na Hemotransfusão. Enfermeira Claudete Carmen Girotto Sartori Grupo Hospitalar Conceição Hospital Cristo Redentor Rotina de Enfermagem na Hemotransfusão Enfermeira Claudete Carmen Girotto Sartori Rotina de Enfermagem na Hemotransfusão. O processo transfusional contempla

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR III ENCONTRO DE ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO HEMOCE HEMOVIGILÂNCIA RETROVIGILÂNCIA : IDENTIFICANDO UMA SOROCONVERSÃO Enfª

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. A Diretoria Colegiada

Leia mais

RESOLUÇÃO COFEN-200/1997 - REVOGADA PELA RESOLUÇÃO 306/2006

RESOLUÇÃO COFEN-200/1997 - REVOGADA PELA RESOLUÇÃO 306/2006 Página 1 de 5 Publicado Portal do Cofen - Conselho Federal de Enfermagem (http://site.portalcofen.gov.br) Início > RESOLUÇÃO COFEN-200/1997 - REVOGADA PELA RESOLUÇÃO 306/2006 RESOLUÇÃO COFEN-200/1997 -

Leia mais

Sistema de Hemovigilância no Hospital São Vicente de Paulo 1

Sistema de Hemovigilância no Hospital São Vicente de Paulo 1 Sistema de Hemovigilância no Hospital São Vicente de Paulo 1 Protocolo Transfusional do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) Módulo: Sistema de Hemovigilância no Hospital São Vicente de Paulo. 1 Edição,

Leia mais

XV JORNADA INTERIORANA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA II ENCONTRO INTERIORANO DE ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA E HEMOVIGILÂNCIA CICLO DO SANGUE DRA LUCIANA

XV JORNADA INTERIORANA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA II ENCONTRO INTERIORANO DE ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA E HEMOVIGILÂNCIA CICLO DO SANGUE DRA LUCIANA XV JORNADA INTERIORANA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA II ENCONTRO INTERIORANO DE ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA E HEMOVIGILÂNCIA CICLO DO SANGUE DRA LUCIANA PREMISSAS A transfusão sanguínea é uma terapêutica

Leia mais

Curso Básico de Inspeção em Boas Práticas do Ciclo do Sangue Agência Transfusional

Curso Básico de Inspeção em Boas Práticas do Ciclo do Sangue Agência Transfusional Curso Básico de Inspeção em Boas Práticas do Ciclo do Sangue Gerência de Sangue, outros Tecidos, Células e Órgãos/GSTCO/GGPBS/Anvisa Christiane da Silva Costa Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária

Leia mais

Requisição incompleta, inadequada ou ilegível não será aceita pelo Serviço de Hemoterapia

Requisição incompleta, inadequada ou ilegível não será aceita pelo Serviço de Hemoterapia 1 1 - REQUISIÇÃO DE HEMOCOMPONENTES A enfermagem deve checar se a requisição de transfusão (MA5-036) foi preenchida corretamente, em duas ou mais vias, com os seguintes itens: - Nome completo do paciente

Leia mais

BANCO DE SANGUE COLETA E TESTES SOROLÓGICOS

BANCO DE SANGUE COLETA E TESTES SOROLÓGICOS BANCO DE SANGUE COLETA E TESTES SOROLÓGICOS Resolução da Diretoria Colegiada RDC no 57, de 16 de dezembro de 2010. Determina o Regulamento Sanitário para Serviços que desenvolvem atividades relacionadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES Elisandro Luis Lima Saldanha Orientadora: Profª Themis Dovera Porto Alegre

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO SOLICITAÇÃO DE TRANSFUSÃO: ROTINA E EMERGÊNCIA

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO SOLICITAÇÃO DE TRANSFUSÃO: ROTINA E EMERGÊNCIA PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO SOLICITAÇÃO DE TRANSFUSÃO: ROTINA E EMERGÊNCIA Versão: 06 Código: STROEM 02 Paginação: 1 de 36 Elaborado: Hildenete Monteiro Fortes Assinatura: Aprovado e liberado por:

Leia mais

PARECER COREN-SP GAB n 010/2011 PRCI 107.590 Revisão e atualização em 2014

PARECER COREN-SP GAB n 010/2011 PRCI 107.590 Revisão e atualização em 2014 PARECER COREN-SP GAB n 010/2011 PRCI 107.590 Revisão e atualização em 2014 Ementa: Realização de testes prétransfusionais por profissionais de Enfermagem. 1. Do fato Enfermagem. Solicitado parecer sobre

Leia mais

a) do Serviço de Hemoterapia para a Vigilância Sanitária Municipal, até o 10º dia útil subsequente ao mês/período informado;

a) do Serviço de Hemoterapia para a Vigilância Sanitária Municipal, até o 10º dia útil subsequente ao mês/período informado; Republicada no D.O. de 22/8/01 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11, inciso IV, do Regulamento da ANVISA, aprovado pelo Decreto

Leia mais

Cadastramento dos doadores de sangue - Decreto-Lei 95721 de 11/2/1988

Cadastramento dos doadores de sangue - Decreto-Lei 95721 de 11/2/1988 Cadastramento dos doadores de sangue - Decreto-Lei 95721 de 11/2/1988 Ementa: Regulamenta a Lei n.º 7.649, de 25 de janeiro de 1988, que estabelece a obrigatoriedade do cadastramento dos doadores de sangue

Leia mais

Orientações para o preenchimento da planilha dos dados de produção de Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos

Orientações para o preenchimento da planilha dos dados de produção de Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos Orientações para o preenchimento da planilha dos dados de produção de Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos 1. Considerações iniciais Estas orientações têm por objetivo instruir os Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DOS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DOS SERVIÇOS DE MEDICINA TRANSFUSIONAL OU UNIDADES HEMOTERÁPICAS

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DOS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DOS SERVIÇOS DE MEDICINA TRANSFUSIONAL OU UNIDADES HEMOTERÁPICAS MERCOSUL/GMC/RES. Nº 41/00 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DOS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DOS SERVIÇOS DE MEDICINA TRANSFUSIONAL OU UNIDADES HEMOTERÁPICAS TENDO EM VISTA: o Tratado de Assunção, o Protocolo de

Leia mais

Questionário - Proficiência Clínica

Questionário - Proficiência Clínica Tema Elaboradora Texto Introdutório TESTES IMUNO-HEMATOLÓGICOS E TRANSFUSÃO EM ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE A FRIO Margarida de Oliveira Pinho. Bióloga, Responsável pelo Laboratório de Imunohematologia

Leia mais

XII Encontro Nacional da Rede Sentinela 08 a 10 de dezembro de 2010 Brasília DF HEMOVIGILÂNCIA

XII Encontro Nacional da Rede Sentinela 08 a 10 de dezembro de 2010 Brasília DF HEMOVIGILÂNCIA XII Encontro Nacional da Rede Sentinela 08 a 10 de dezembro de 2010 Brasília DF HEMOVIGILÂNCIA Maria de Fátima Alves Fernandes Unidade de Bio e Hemovigilância UBHEM/NUVIG/ANVISA Premissas A transfusão

Leia mais

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br $XWDUTXLD(GXFDFLRQDOGR9DOHGR6mR)UDQFLVFR± $(96) )DFXOGDGHGH&LrQFLDV6RFLDLVH$SOLFDGDVGH3HWUROLQD± )$&$3( &XUVRGH&LrQFLDVGD&RPSXWDomR Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação cynaracarvalho@yahoo.com.br

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

Resolução Estadual nº 05, de 1988

Resolução Estadual nº 05, de 1988 Resolução Estadual nº 05, de 1988 ASSUNTO: Aprovação da Norma Técnica Especial (NTE) relativa ao Controle de Transfusão de Sangue em Estabelecimentos Hospitalares e Afins. DATA DE ENTRADA EM VIGOR: REVOGAÇÃO:

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Projeto coordenado por Denise Costa Dias

Projeto coordenado por Denise Costa Dias A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivos dos componentes do sangue. A utilização correta dos diversos hemocomponentes, associados a um maior controle de qualidade nas diversas etapas desde a coleta

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR As páginas que se seguem constituem as Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Práticas seguras de distribuição de medicamentos.

Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Práticas seguras de distribuição de medicamentos. Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Práticas seguras de distribuição de medicamentos. POP nº 06 - NUVISAH/HU Versão: 01 Próxima revisão: 30/07/2016

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NORMA Nº 648

PLANO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NORMA Nº 648 Página: 1/4 1- OBJETIVO Definir estratégias para garantir a segurança do paciente, visando minimizar os riscos durante os processos associados aos cuidados de saúde através da implementação de boas práticas

Leia mais

META 1. Identificar os pacientes corretamente

META 1. Identificar os pacientes corretamente META 1 Identificar os pacientes corretamente Identificar, com segurança, o paciente como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço e/ou procedimento. Como atendemos a esta meta: Utilizando a dupla

Leia mais

2 Conservação do sangue e hemocomponentes

2 Conservação do sangue e hemocomponentes 2 Conservação do sangue e hemocomponentes Alguns problemas de saúde hematológicos ou hemodinâmicos podem ser tratados utilizando produtos hemoterápicos, como por exemplo, problemas ligados à coagulação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM EMILYN MARTINS MATIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM EMILYN MARTINS MATIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM EMILYN MARTINS MATIAS RELATÓRIO ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES UNIDADE DE BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008

Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008 Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008 Ementa: Regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública

Leia mais

Consulta Pública n.º 09/2013

Consulta Pública n.º 09/2013 Consulta Pública n.º 09/2013 Diretor Relator: Dirceu Barbano Regime de tramitação: comum Publicação: 02/04/2013 Prazo para contribuição: 30 dias 09/04 à 08/05 Agenda Regulatória: não Área Técnica: GGTES

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

ANEXO I REGIME DE TRABALHO REMUNERAÇÃO

ANEXO I REGIME DE TRABALHO REMUNERAÇÃO PORTARIA CONJUNTA SAD/HEMOPE Nº 63, 2/7/29 ANEXO I a) QUADRO, e Lotação: Diretoria de Hemoterapia ESPECIALIDA NECESSIDAS ESPECIAIS Tec. Laboratório Diarista 4, 3 4 Tec. Laboratório Plantonista 52, 3 4

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

INVESTIGAÇÕES EM TECNOVIGILÂNCIA

INVESTIGAÇÕES EM TECNOVIGILÂNCIA INVESTIGAÇÕES EM TECNOVIGILÂNCIA A principal finalidade da investigação de acidentes e / ou das reações adversas relacionados aos produtos de saúde, em especial no caso da Tecnovigilância, os equipamentos,

Leia mais

ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Pelo presente termo de compromisso, de um lado a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Rio de Janeiro/ Fundo Estadual de Saúde, com endereço

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO N 199, DE 20 DE OUTUBRO DE 2001, SEÇÃO 1, PÁG. 2

Leia mais

Monitoramento e Gestão de Risco Sanitário os desafios do SNVS para o usuário que é sujeito, cidadão e cliente

Monitoramento e Gestão de Risco Sanitário os desafios do SNVS para o usuário que é sujeito, cidadão e cliente Monitoramento e Gestão de Risco Sanitário os desafios do SNVS para o usuário que é sujeito, cidadão e cliente 15 Encontro da Rede Sentinela - Fórum Internacional de Monitoramento e Gestão do Risco Sanitário

Leia mais

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h.

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Vigilância Epidemiológica de Febre Chikungunya No Brasil, a febre chikungunya é uma doença de notificação compulsória e imediata,

Leia mais

RESOLUÇÃO CREMEC nº 44/2012 01/10/2012

RESOLUÇÃO CREMEC nº 44/2012 01/10/2012 RESOLUÇÃO CREMEC nº 44/2012 01/10/2012 Define e regulamenta as atividades da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Alelos múltiplos na determinação de um caráter

Alelos múltiplos na determinação de um caráter Alelos múltiplos na determinação de um caráter Determinados gene pode sofrer ao longo do tempo diversas mutações e originar vários alelos esse fenômeno é chamado de polialelia. São bastante frequentes

Leia mais

Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015.

Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015. Informe Técnico n. 67, de 1º de setembro de 2015. Assunto: Orientações sobre os procedimentos para solicitação de alterações na lista de alimentos alergênicos. I. Introdução. A Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002.

Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. Portaria nº 339 de 08 de Maio de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando a Portaria GM/MS nº 866, de 09 de maio de 2002, que cria os mecanismos para organização

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO - RDC Nº 29, DE 12 DE MAIO DE 2008

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO - RDC Nº 29, DE 12 DE MAIO DE 2008 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO - RDC Nº 29, DE 12 DE MAIO DE 2008 Aprova o Regulamento

Leia mais

L 256/32 Jornal Oficial da União Europeia 1.10.2005

L 256/32 Jornal Oficial da União Europeia 1.10.2005 L 256/32 Jornal Oficial da União Europeia 1.10.2005 DIRECTIVA 2005/61/CE DA COMISSÃO de 30 de Setembro de 2005 que aplica a Directiva 2002/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que se refere aos

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS GRUPOS SANGÜÍNEOS ABO

DETERMINAÇÃO DOS GRUPOS SANGÜÍNEOS ABO DETERMINAÇÃO DOS GRUPOS SANGÜÍNEOS ABO INTRODUÇÃO Foi no início do século XX que a transfusão de sangue, adquiriu bases mais científicas. Em 1900 foram descritos os grupos sanguíneos A, B e O por Landsteiner

Leia mais

ANEXO II. 1 HEPATITE B VÍRUS DA HEPATITE B (Hepatitis B Vírus HBV)

ANEXO II. 1 HEPATITE B VÍRUS DA HEPATITE B (Hepatitis B Vírus HBV) ANEXO II ANEXO DA RESOLUÇÃO SESA Nº.../2009 MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ALTERAÇÃO DA CAUSA DE REJEIÇÃO DO CÓDIGO 57 (INCONCLUSIVO), PELOS SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA NO SHTWEB. 1. Segundo a RDC nº 153 de 14

Leia mais

Aula 14 Sistema ABO. Grupo sangüíneo (fenótipo) Aglutinogênio (hemácias) Aglutinina (soro) Anti - B. Anti - A. A e B.

Aula 14 Sistema ABO. Grupo sangüíneo (fenótipo) Aglutinogênio (hemácias) Aglutinina (soro) Anti - B. Anti - A. A e B. Aula 14 Sistema ABO A transfusão de sangue incompatível pode provocar queda de pressão, escurecimento da visão, desmaio e até a morte. Esses efeitos são devidos a uma reação de aglutinação, ou seja reunião

Leia mais

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

Transfusão de sangue UHN. Informação para os pacientes sobre os benefícios, riscos e alternativas

Transfusão de sangue UHN. Informação para os pacientes sobre os benefícios, riscos e alternativas Transfusão de sangue Blood Transfusion - Portuguese UHN Informação para os pacientes sobre os benefícios, riscos e alternativas Quais são os benefícios da transfusão de sangue? A transfusão de sangue pode

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

Cuidados e indicações atuais

Cuidados e indicações atuais Hemotransfusão em Pediatria Cuidados e indicações atuais Priscila Cezarino Rodrigues Pediatra Hematologista e Hemoterapeuta Fundação Hemominas Grupo de Hematologia Pediátrica do HC UFMG Belo Horizonte

Leia mais

DO TERMO DE CONSENTIMENTO

DO TERMO DE CONSENTIMENTO : DO TERMO DE CONSENTIMENTO AO CHECK LIST E fªl i Li Enfª Luciana Lima Hospital Procardíaco Aliança Mundial para Segurança do paciente Cirurgias seguras salvam vidas Check list baseado nas recomendações

Leia mais

TÍTULO: ERROS DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM: NO PACIENTE ADULTO HOSPITALIZADO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: ERROS DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM: NO PACIENTE ADULTO HOSPITALIZADO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ERROS DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM: NO PACIENTE ADULTO HOSPITALIZADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA:

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GEFIS Nº 29 / 2010 Abordagem Sindrômica. Participação Legal do Enfermeiro. Programa de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Programa de Atenção Integral em Doenças Prevalentes

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 12 de Dezembro de 2006 Brasília) Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ MANUAL DO PACIENTE TRANSPLANTE DE RIM CURITIBA 2012 Índice 1. Objetivo... 3 2. O que é a Central Estadual de

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte.

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Jessica Neves Pereira (latiifa@hotmail.com)

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais