Manual de Instruções e Procedimentos para Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Graduação do Câmpus Experimental de Registro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Instruções e Procedimentos para Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Graduação do Câmpus Experimental de Registro"

Transcrição

1 1 Manual de Instruções e Procedimentos para Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Graduação do Câmpus Experimental de Registro Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica Engenharia de Pesca

2 2 Apresentação Baseada na Portaria nº 049/2016 CERe de 05/07/2016, a Comissão de Cerimonial do Câmpus de Registro desenvolveu este Manual com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto aos procedimentos básicos e legais a serem cumpridos em relação ao Cerimonial de Colação de Grau e com o objetivo de fornecer um elemento guia para os envolvidos na organização das atividades do último compromisso acadêmico dos alunos: a COLAÇÃO DE GRAU.

3 3 Índice 1. SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU 1.1 Ato Competência Obrigatoriedade Modalidade das Solenidades de Colação de Grau Solene Ordinária No Gabinete Calendário das Sessões de Colação de Grau Requerimento de Colação de Grau Comissão de Cerimonial Comissão de Formatura ORGANIZAÇÃO DO EVENTO 2.1 Local do Evento Convite para a Sessão Solene Patrono, Paraninfo, Homenageados e Representantes Discursos Vestes Talares Plantio de Árvore para o Curso de Engenharia Agronômica Descerramento de Placa Diploma / Canudo Ensaio para a Colação de Grau Sessão Fotográfica SESSÃO SOLENE 3.1 Protocolo SESSÃO ORDINÁRIA OU NO GABINETE 4.1 Protocolo OUTRAS ATIVIDADES 5.1 Culto Ecumênico Plantio de Árvore para o Curso de Engenharia Agronômica Descerramento de Placa Informações Adicionais Anexo I Cronograma Preliminar Anexo II Modelo de Placa... 24

4 4 Solenidade de colação de grau 1. SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU A Colação de Grau é um ato oficial do Câmpus Experimental de Registro da Unesp, de caráter obrigatório, que integra as atividades do respectivo curso e o calendário acadêmico da Unidade Universitária, destinado a conferir o grau acadêmico de engenheiro ao aluno que concluiu o curso de graduação, organizado de acordo com as orientações estabelecidas pelo Cerimonial Público das Universidades Brasileiras. A cerimônia pública para a outorga do grau acadêmico aos concluintes dos Cursos de Graduação pode ser realizada em sessão solene do Conselho Diretor da Unidade, ou em sessão extraordinária simples, em horário e data previamente agendados pelo Coordenador Executivo. 1.1 Ato A Outorga de Grau é uma das cerimônias mais significativas no contexto de uma universidade, sendo este um momento de apresentação dos novos profissionais graduados à sociedade. A Cerimônia é presidida pelo Coordenador Executivo, autoridade máxima da Unidade Universitária e conta com a presença do Conselho Diretor, autoridades Municipais e representantes da Classe Profissional. 1.2 Competência A outorga de grau compete ao Reitor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", sendo que, em sua falta ou impedimento, deve ser obedecida a hierarquia, por delegação de competência. Em geral fica a cargo do Diretor/Coordenador Executivo da Unidade, autoridade máxima na Unidade Universitária. 1.3 Obrigatoriedade A outorga de grau oficializa a conclusão do curso e é obrigatória para a emissão e registro do diploma, sendo pois, necessário ao aluno ter cumprido todas as suas obrigações acadêmicas, como conclusão de disciplinas e cumprimento da carga horária integral do curso.

5 5 Solenidade de colação de grau Somente constarão no rol de alunos aptos à outorga do grau aqueles que estiverem quites com as suas obrigações acadêmicas e administrativas. Não poderá participar da solenidade o aluno que não esteja com a sua documentação rigorosamente em dia junto à Área de Graduação. Não haverá colação simbólica, em hipótese alguma. Em nenhuma hipótese ainda, a outorga de grau é dispensada. O aluno poderá escolher a outorga de grau com solenidade festiva, com data e horário aprovados pelo Conselho Diretor do Câmpus Experimental de Registro ou sem solenidade, prestando juramento e recebendo a outorga em data e horários designados pela Coordenação Executiva. 1.4 Modalidade das Solenidades de Colação de Grau A Sessão para outorga de grau pode ser: Solene É realizada com veste talar (beca) e com a presença dos membros do Conselho Diretor, do paraninfo, patrono, professor e servidor técnico-administrativo homenageados, autoridades, acontecendo em local público, em data e horário pré-determinados. Esta solenidade é organizada pela Instituição de Ensino com o envolvimento de comissões compostas por graduandos, seja diretamente ou através de empresa contratada. A Comissão de Cerimonial do Câmpus de Registro cuidará dos demais preparativos inerentes à cerimônia de Colação de Grau Ordinária É realizada em uma reunião ordinária do Conselho Diretor em data e horário determinados pela Instituição No Gabinete Na impossibilidade de comparecimento do graduando à sessão solene de outorga de grau por motivo justificado, a Colação de Grau poderá ser realizada no gabinete da Coordenação Executiva, ou outro local, em horário e data previamente agendados pelo Coordenador Executivo. Neste ato, que também é público, o Coordenador Executivo concede o grau pela imposição da borla, acompanhado de breve pronunciamento, colocando aos presentes, que o ato de colação de grau é legal e necessário.

6 6 Solenidade de colação de grau A Colação de Grau no Gabinete será autorizada mediante ofício protocolado pelo interessado, atendendo o prazo mínimo estabelecido pela Área de Graduação, para a preparação da documentação. 1.5 Calendário das Sessões de Colação de Grau A data para a realização da sessão solene de Colação de Grau dos Cursos de Graduação será aprovada pelo Conselho Diretor com no mínimo 06 (seis) meses antes de sua realização. Em atendimento à Portaria nº 049/ CERe de 05/07/2016, a Sessão Solene de Colação de Grau dos cursos de graduação com ingresso no meio do ano será realizada em uma sexta-feira do mês de agosto, e dos cursos de graduação com ingresso no início do ano será realizada em uma sexta-feira do mês de fevereiro. A data para a Colação de Grau no Gabinete será estabelecida em conformidade com a agenda do Coordenador Executivo. A Seção Técnica de Apoio Acadêmico é responsável por confirmar a data da Colação de Grau no Gabinete da Coordenação Executiva ao graduando. Ficará sob responsabilidade da Comissão Organizadora a elaboração de Ofício informando à Coordenadoria Executiva sobre a data da Colação e todas as atividades envolvidas, bem como os horários de realização. Para ter seu nome incluído na lista dos graduandos, o aluno deverá manifestar interesse em participar da cerimônia de colação de grau, seja esta solene, ordinária ou extraordinária. O nome do aluno NÃO será incluído automaticamente. 1.6 Requerimento de Colação de Grau Trata-se do requerimento de solicitação formal de Colação de Grau feita pelo aluno. Os prazos para manifestação do interesse em participar das Sessões de Colação de Grau serão determinados pela Área de Graduação, que disponibilizará aos prováveis graduandos o formulário próprio para a solicitação e informações adicionais que se fizerem necessárias.

7 7 Solenidade de colação de grau Participarão da solenidade de Colação de Grau apenas os alunos habilitados para esse fim, ou seja, os que tenham integralizados todos os componentes curriculares pertencentes à estrutura curricular do seu curso (disciplinas, estágios, atividades complementares e trabalhos de graduação) e estejam em dia com a Instituição de Ensino, devendo inclusive apresentar certidão negativa de débito da Área de Biblioteca de que não há pendências com relação ao acervo bibliográfico. Os prazos para que os alunos concluintes apresentem toda a documentação referente ao cumprimento de suas obrigações acadêmicas serão informados pela Seção Técnica de Apoio Acadêmico e devem ser de no mínimo 10 (dez) dias úteis anteriores à respectiva Sessão Solene de Colação de Grau. 1.7 Comissão de Cerimonial É uma Comissão criada para organizar, coordenar e executar todos os atos solenes da Instituição. Ela é constituída por membros do segmento técnico-administrativo do Câmpus de Registro, de forma voluntária. Esta comissão, portanto, se incumbe de todos os procedimentos da Cerimônia de Colação de Grau e atividades correlatas. Contatos principais: Sra. Mara Elisabete Pereira e Sr. Odirlei Alves Tavares (Área Técnica Acadêmica), Tel.: (13) /2913, ata@registro.unesp.br. 1.8 Comissão de Formatura É uma Comissão representativa da turma de graduandos, composta exclusivamente por alunos da respectiva turma. A escolha desta Comissão deverá ser feita no segundo ano do curso, com o objetivo de estabelecer regras e critérios para as atividades de formatura e para contato com a Comissão de Cerimonial. Sugere-se que a Comissão de Formatura tenha a seguinte composição: - Presidente; - Vice-Presidente; - 1º Tesoureiro / 2º Tesoureiro; - 1º Secretário / 2º Secretário. A Comissão de Formatura terá a autonomia para projetar, decidir e representar os interesses e desejos dos alunos graduandos. Entre as atribuições da Comissão de Formatura estão:

8 8 Solenidade de colação de grau Executar ações referentes ao planejamento e organização da Sessão Solene de Colação de Grau, juntamente com a Comissão de Cerimonial da Unesp/CERe; Intermediar a organização da relação dos prováveis graduandos, no que tange à obtenção e entrega de documentos e informações; Comunicar aos graduandos, através de reuniões frequentes, as orientações referentes ao ato de colação de grau; Informar a Comissão de Cerimonial sobre todas as questões referentes à formatura (contratações de empresas, pacotes contratados, adicionais, etc.) Eleger os docentes representantes de turma (paraninfo e patrono) e servidores (Professor e Funcionário) homenageados pela turma concluinte, encaminhando à Comissão de Cerimonial o CRONOGRAMA PRELIMINAR (ANEXO I), com no mínimo 6 (seis) meses de antecedência à Colação de Grau; Providenciar a confecção de convites para a cerimônia e demais atividades a serem realizadas; Locação de vestes talares e serviço de fotografia e filmagem; Encaminhamento de Ofício previsto no item 1.5. deste manual. Neste sentido, para que esse evento saia tal como a turma idealizou, são de fundamental importância o planejamento e o cumprimento das normas de protocolo para a Solenidade de Colação de Grau da Instituição. As Comissões de Formatura deverão realizar reuniões periódicas com a Comissão de Cerimonial ou o seu presidente, para a comunicação e definição de todos os procedimentos usuais para as comemorações. Neste sentido, poderá ser estabelecido um calendário de reuniões, o qual sendo seguido, assegurará a participação do maior número possível dos componentes das comissões.

9 9 Organização do evento 2. ORGANIZAÇÃO DO EVENTO 2.1 Local do Evento A Comissão de Cerimonial é responsável pela elaboração do planejamento, organização e execução da solenidade de Colação de Grau. A Unidade disponibilizará uma estrutura que possibilite a realização da cerimônia de maneira satisfatória. Alguns itens/serviços disponibilizados pela Unidade são: Local para realização do Evento; Mobiliário: mesas e cadeiras (para mesa diretora e graduandos); Segurança e Apoio (contratação de empresa especializada); Carro da Unidade e motorista (para urgências); Mestre de Cerimônia e Sistema de som (quando não houver contratação de empresa pela Comissão de Formatura). Outros itens/serviços poderão ser providenciados pela Comissão de Formatura, a saber: Decoração ambiente com flores e outros objetos decorativos; Orquestra para som ao vivo; Fotografias e Filmagens; Presentes para os homenageados; Botão de Rosa para os pais (vermelho e branco); Convites impressos para as atividades: sessão solene e festas. 2.2 Convite para a Sessão Solene A confecção e a impressão dos convites fica a critério dos graduandos. Antes da aprovação final, o convite deve ser apreciado pela turma a respeito do conteúdo e modelo. Dados que deverão constar num convite: Nome da Universidade (UNESP); Nome da Unidade Universitária (CERe); Nome do Curso; Nome do Coordenador Executivo; Nome do Vice-Coordenador Executivo;

10 10 Organização do evento Texto convidando para as solenidades em comemoração à conclusão do Curso de Graduação contendo os horários das solenidades programadas: Sessão Solene de Colação de Grau, ato ecumênico (opcional), descerramento da placa e demais atividades festivas de cada curso. Compete à Unidade Universitária enviar convite digital à toda comunidade acadêmica e convite impresso às autoridades municipais e presidência de conselhos regionais, a fim de participarem da solenidade e composição da mesa. 2.3 Escolha do Patrono, Paraninfo, Homenageados e Representantes A escolha do patrono, paraninfo, homenageados e dos graduandos representantes serão feitas pelos próprios graduandos, obedecendo aos seguintes critérios: Patrono - personalidade destacada em âmbito do corpo científico da área do graduando: trata-se de uma pessoa de notório saber acadêmico, reconhecido pela competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Personalidade que, por mérito intelectual ou pela causa acadêmica, contribuiu com os concluintes. Paraninfo - personalidade que mantém prestígio incondicional junto à turma. É o padrinho da turma. Ele fará o discurso para homenagear os concluintes. Homenageados - Os servidores docente e técnico-administrativo homenageados são pessoas da Universidade que, em suas atividades acadêmicas e administrativas durante o transcorrer do curso, tiveram maior proximidade e afinidade, merecendo o reconhecimento e a gratidão da turma. Orador da Turma - Graduando (escolhido pela turma), geralmente que se destacou durante o curso. Possuindo uma boa dicção, escreve o discurso submetendo-o à turma. Juramentista - escolhido pela turma, o graduando irá conduzir o juramento dos graduandos à frente do púlpito.

11 11 Organização do evento Homenagem aos Pais Será escolhido, dentre todos os graduandos, um aluno que fará um breve discurso (tempo máximo de 5 minutos) para homenagear os pais. Ao término do discurso, cada graduado irá de encontro aos seus pais/familiares representantes para a entrega de um botão de rosa. O Mestre de Cerimônias convida um graduando para cada homenagem, para, em nome da Turma, fazer a entrega de flores, placas e/ou presentes. Não haverá discurso neste momento. Obs.: Caso o homenageado não possa comparecer à solenidade, este poderá enviar um representante devidamente trajado para a ocasião. 2.4 Discursos Discurso do Patrono - Deve-se evitar fugir do tema que envolve este momento de festa que se configura tão importante para os graduandos. No discurso deve-se salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas. O tempo máximo para o discurso será de 5 (cinco) minutos. Discurso do Paraninfo - Deve-se evitar fugir do tema que envolve este momento de festa que se configura tão importante para os graduandos. No discurso deve-se salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas. O tempo máximo para o discurso será de 5 (cinco) minutos. Discurso do Orador - No discurso do orador, deve-se fazer menção à importância da figura do paraninfo, relata-se a trajetória da turma, de modo sério e à altura da importância de uma sessão solene, a importância da Instituição na sua graduação e suas expectativas para o futuro. O tempo máximo para o discurso será de 5 (cinco) minutos. Discurso para os Pais - Lembrar da importância destas pessoas (e de toda a família) para a sua permanência na Universidade e por todo o apoio à vida universitária. O tempo máximo para o discurso será de 5 (cinco) minutos. Observação: O Juramento é um texto pronto e inalterado, que será pronunciado por um aluno escolhido pela turma.

12 12 Organização do evento 2.5 Vestes Talares São vestimentas usadas obrigatoriamente, nas Sessões Solenes da Universidade, de acordo com o modelo já definido. A providência das mesmas para uso dos concluintes é de responsabilidade das Comissões de Formatura. Beca Símbolo do poder da inteligência, do conhecimento, da sabedoria, da ciência. A beca, usada na cor preta, tem a função de comunicar que está sendo concedida aos graduandos a autoridade para exercer uma profissão, a qual se prepararam e para cujo exercício a Instituição Universitária os julgou aptos. A Beca deve, em seu comprimento, chegar até o ponto médio dos tornozelos, e, nas mangas, atingir o punho dos braços. O formando precisa se sentir confortável com o comprimento para andar com desenvoltura sem o perigo dos tropeços. Poderão ser utilizados os seguintes modelos: Modelo Tradicional - Beca preta - Jabô branco com Cordão preto - Faixa de cintura na cor do curso - Capelo com Pingente pretos Modelo Americano - Beca preta - Estola na cor do curso - Capelo com Pingente pretos Modelo Francesa - Beca preta - Jabô branco (opcional) - Faixa de cintura na cor do curso (opcional) - Sobrecapa preta com verso na cor do curso com Cordão preto - Capelo com Pingente pretos

13 13 Organização do evento Jabô com cordão: Um ornamento plissado colocado sobre o peito da beca. É na cor branca e passado por 1 (um) ou (dois) cordões na cor preta. Em casos em que a sobrecapa possuir os cordões, é dispensado os cordões do jabô. Faixa de Cintura: Utilizada sobre a beca, na região da cintura, na cor da área do conhecimento adquirida pelo formando. Estola: Utilizada sobre a beca, sobre os ombros e pendida para a frente, na cor da área do conhecimento adquirida pelo formando. Capelo com franja: Tradicionalmente os alunos vestem "chapéu" preto. É uma representação usada há séculos como símbolo de competência em uma analogia à coroa real. O formando deve prender o "chapéu" no braço esquerdo na hora de se dirigir ao Coordenador Executivo. Sobrecapa: Utilizada sobre os ombros e pendida para a frente, Deverá ser dupla face, sendo um lado preto e a na cor da área do conhecimento adquirida pelo formando. Lembrete! A cor VERDE refere-se às áreas do conhecimento dos cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia Agronômica, de acordo com Portaria nº 003/2018 CERe, de 06/03/2018. O que usar por baixo da beca? Sugere-se que os formandos utilizem trajes leves e confortáveis em tons escuros e que não dê volume à beca. As meias e calçados, também leves e confortáveis, em tons escuros, afim de proporcionar melhor desenvoltura na caminhada. Em relação ao cabelo, para vestir o capelo, recomenda-se o cabelo preso em rabo de cavalo ou coque baixo. Utilizar brincos pequenos e discretos. Quando o formando estiver sentado no auditório, no momento que a beca se eleva, o visual fotográfico estará favorável se a roupa estiver na mesma cor da beca. Lembrese que neste momento, o importante, é destacar a veste, o símbolo de honra e responsabilidade social que se representa a partir do outorgado.

14 14 Organização do evento 2.6 Plantio de Árvore para o Curso de Engenharia Agronômica (opcional) A entrega da muda de árvore escolhida pelos formandos e da placa de identificação da turma, deverá ser efetuada junto à Seção Técnica de Apoio Administrativo com no mínimo uma semana de antecedência para preparação do local. 2.7 Descerramento de Placa (obrigatório) Constitui um registro público e permanente da passagem da turma concluinte na Instituição, ao lado de seus dirigentes e homenageados. Assim, somente após a colação de grau, haverá o descerramento da placa alusiva à turma e este ato é feito por um formando juntamente com o Coordenador ou Vice-Coordenador Executivo, pelo patrono e paraninfo e demais convidados. A confecção das placas é de responsabilidade da Unesp e deve obedecer, obrigatoriamente, os padrões de 70 centímetros de altura e 50 centímetros de largura, em aço escovado ou similar, e escrita conforme modelo (Anexo II). Os alunos que colaram grau em data posterior à última sessão solene de colação de grau poderão ter seus nomes inseridos na placa. 2.8 Diploma / Canudo Retrato legal a ser apresentado à sociedade dos direitos e deveres. Por motivo de assinaturas das autoridades, Reitor e Coordenador Executivo, o Diploma é entregue posteriormente. No dia da Colação de Grau há a entrega simbólica do Diploma através de um canudo na cor da área da profissão. 2.9 Ensaio Para a Colação de Grau Todos os graduandos devem participar do ensaio geral, em data prevista no Cronograma Preliminar. Geralmente este ensaio é realizado no dia da colação. Recomenda-se que não haja atraso e nem falta dos concluintes nesta atividade. Nela todos os detalhes da solenidade são verificados e ensaiados. Ela é fundamental para o sucesso da solenidade.

15 15 Organização do evento 2.10 Sessão Fotográfica A contratação destes trabalhos é de responsabilidade dos graduandos. As equipes de fotografia e filmagem contratadas deverão seguir a ordem local, mantendo o bom andamento da solenidade. Os graduandos deverão orientar seus familiares e demais convidados a não invadirem o espaço destinado aos fotógrafos durante o evento. Sugestão: Escolher apenas uma empresa de fotografia e filmagem.

16 16 Sessão Solene 3. SESSÃO SOLENE 3.1 Protocolo São atos obrigatórios do cerimonial acadêmico e devem ser conduzidos por um Mestre de Cerimônia. Fazem parte do protocolo do Cerimonial: 1. Abertura protocolar proferida pelo Mestre de Cerimônia; A Solenidade de Colação de Grau terá início no horário estipulado independentemente de quem esteja presente. 2. Entrada do Cortejo Universitário Entrada do Corpo Docente e Membros do Conselho Diretor, em ordem inversa de precedência. 3. Mesa Diretora Serão chamados para composição da mesa Diretora as principais autoridades presentes, podendo fazer parte os representantes do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, Conselho Regional do curso correspondente, Patrono, Paraninfo, Homenageados, Coordenador do Curso e Coordenador Executivo poderão compor a mesa. 4. Entrada dos concluintes organizados pelo cerimonial Serão chamados os formandos em ordem alfabética. 5. Abertura oficial pelo presidente da Cerimônia; Ato em que o Coordenador Executivo abre a cerimônia. 6. Ato cívico, execução do Hino Nacional Tão importante como a Bandeira Nacional, o Hino Nacional Brasileiro também está presente em todas as solenidades oficiais. Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, manda o protocolo que o ouvinte mantenha-se em pé, em silêncio, em postura de respeito e com a cabeça descoberta como sinal de respeito à Pátria. Os graduandos e as autoridades que compõem a mesa principal ficarão viradas, de frente para o público/plateia, que são a razão do evento. Durante a execução do Hino Nacional não ficamos voltados para a Bandeira Nacional que é outro símbolo da nação.

17 17 Sessão solene 7. Discurso do Patrono 8. Discurso do Paraninfo 9. Discursos de outras autoridades presentes na mesa, por ordem de precedência (opcional) 10. Discurso do Prefeito Municipal (opcional) 11. Juramento; É o compromisso público de bem-utilizar o poder de conhecimento em favor da promessa feita. Daí, a importância da presença de familiares e comunidade ao ato. O juramento é um reconhecimento dos direitos e deveres que o formando assume, a partir do ritual de Colação de Grau. O mesmo deverá ser proferido em bom tom e pausadamente, não sendo permitido interrupções e/ou desrespeito. O texto será fornecido pelo Comissão de Formatura / STAAc. 12. Outorga de Grau a ser recebida pelos concluintes Ato realizado pelo Coordenador Executivo do Câmpus. 13. Entrega de prêmios conferidos ao aluno da turma que mais se destacou Atos realizados pelo Coordenador de Curso e/ou Representante do Conselho Regional do curso correspondente. 14. Homenagem ao patrono, paraninfo e homenageados da turma Ato realizado pelo formado escolhido pela turma. 15. Discurso em homenagem aos pais e entrega das flores aos pais pelos concluintes Ato realizado pelo formado escolhido pela turma. 16. Discurso do Coordenador Executivo 17. Encerramento da solenidade pelo Coordenador Executivo 18. Saída do Cortejo Universitário

18 18 Sessão solene 19. Assinatura da Ata oficial de colação de grau pelo concluinte Após encerramento da cerimônia, os formados deverão assinar a Ata Oficial de Colação de Grau, orientado por um servidor da Seção Técnica de Apoio Acadêmico.

19 19 Sessão Ordinária ou No Gabinete 4. SESSÃO ORDINÁRIA OU NO GABINETE 4.1 Protocolo A Colação de Grau em SESSÃO ORDINÁRIA ou NO GABINETE compreende a seguinte atividade: A cerimônia de Colação de Grau Ordinária ou no Gabinete é uma solenidade menor, restrita a poucas pessoas e solicitada em casos excepcionais com a devida justificativa, porém com a mesma responsabilidade e importância da sessão solene tradicional. A cerimônia pode reunir graduandos de um mesmo curso, ou de diversos cursos e obedece a um roteiro simplificado. Não há necessidade de uso das vestes talares, discursos e nem homenagens. Quanto aos trajes, preferencialmente, deve-se optar por traje passeio, evitando-se bonés, chinelos, bermudas, shorts e minissaias. Na data marcada para a cerimônia o aluno deverá se apresentar com 30 minutos de antecedência para a realização dos protocolos legais - verificação de presença, assinatura da ata oficial de colação de grau. Aberta a sessão, e após pronunciamento do Coordenador Executivo, os concluintes são chamados para prestarem o juramento e em seguida para a outorga do Grau acadêmico.

20 20 Outras Atividades 5. OUTRAS ATIVIDADES 5.1 Culto Ecumênico (opcional) É uma cerimônia na qual os concluintes e familiares participarão de acordo com as suas religiões e crenças. Haverá a necessidade de consulta a todos os graduandos quanto ao interesse na realização. O local será definido pelos concluintes. Caberá à Comissão de Formatura a escolha destes convidados e formular o convite, por escrito. A Comissão de Cerimonial do Câmpus de Registro poderá, caso necessário, auxiliar em algum contato e procedimento. 5.2 Plantio de Árvore para o Curso de Engenharia Agronômica (opcional) Após a colação de grau, podendo ser no mesmo dia ou posterior, os graduados e seus convidados devem se dirigir ao Câmpus da Instituição para o plantio da árvore da turma, que deverá ser previamente escolhida e entregue junto à Seção Técnica de Apoio Administrativo, com uma semana de antecedência. A árvore será plantada em local a ser indicado pela Comissão Assessora da Fazenda. Antes do plantio, a Coordenadoria Executiva faz a saudação e um representante dos graduandos deverá discursar sobre o significado da cerimônia (a árvore é o símbolo da ligação permanente que existe entre o ex-aluno e a Instituição). A Coordenação Executiva convida o aluno para proceder o plantio e o Paraninfo dos graduados faz uso da palavra. 5.3 Descerramento de Placa (obrigatório) Após a colação de grau, podendo ser no mesmo dia ou posteriormente, os graduados e seus convidados devem se dirigir ao Câmpus da Instituição para o descerramento da placa. A placa é um registro público e permanente da passagem da turma na Instituição, e nela deverão constar os nomes dos formados, remanescentes da turma anterior, dirigentes atuais e servidores homenageados. A Coordenadoria Executiva faz a abertura do evento, o patrono faz seu discurso, bem como o aluno que representará a turma.

21 21 Informações Adicionais Orientações aos formandos Para o ato da Solenidade de Colação de Grau, o aluno deverá: Chegar pontualmente ao local da Solenidade (devidamente arrumado). Principalmente o Juramentista e o Orador, caso não cheguem no horário marcado, serão substituídos; Cada formando deverá vestir as vestes talares e assinar o Termo de Compromisso Reunir-se com o fotógrafo e tirar a foto com a turma e familiares no tempo que anteceder até quinze minutos do horário estipulado para início da cerimônia. Comemorações Conforme artigo nº 19 da Portaria nº. 049/2016 CERe de 05/07/2016, durante as solenidades não serão permitidos aos graduandos ou aos convidados: - Fazer uso de cornetas, apitos, tambores, berrantes, confetes, serpentinas, bolas ou qualquer outro objeto que produza ruído e riscos de acidentes; - Fazer gestos de exibicionismos ou não condizentes com a cerimônia; - Exibir balões, faixas, cartazes, entre outros que possam comprometer a visualização das solenidades; - Fazer uso de bebidas alcóolicas; - Utilizar recursos pirotécnicos, fumaça de gelo seco, produtos tóxicos, poluentes, inflamáveis ou similares; - Pessoas não autorizadas acompanharem o graduando para receber o canudo que simboliza o diploma Atenção! Qualquer manifestação que motive o descumprimento das determinações acima, ocasionará a suspensão da solenidade pela presidência da mesa e implicará na transferência do ato de colação de grau para o primeiro dia útil posterior ao evento, no Câmpus de Registro, sendo permitida apenas a participação dos graduandos. IMPORTANTE! Toda e qualquer alteração neste Cerimonial deverá ser apreciada pela Comissão de Cerimonial do Câmpus de Registro.

22 22 ANEXO 1 CRONOGRAMA PRELIMINAR Registro, de de. Ilustríssimo (a) Senhor (a) Prof. (a) Dr. (a) Coordenador (a) Executivo (a) do Câmpus Experimental de Registro Senhor (a) Coordenador (a), Vimos por meio deste apresentar a proposta de CRONOGRAMA das solenidades de COLAÇÃO DE GRAU da TURMA DE ENGENHARIA, que será realizada no dia de de : PROGRAMAÇÃO 1. ENSAIO PARA A COLAÇÃO DE GRAU Data: / / Horário: horas Local: 2. COLAÇÃO DE GRAU Data: / / Horário: horas Local: 3. PLANTIO (Para o curso de Engenharia Agronômica opcional) Data: / / Horário: horas Local: Unidade Vila Tupi da UNESP-Registro Aluno representante: 4. DESCERRAMENTO DA PLACA Data: / / Horário: horas Local: Unidade Vila Tupi da UNESP-Registro Aluno representante: 5) NAS SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU DA??? TURMA DE ENGENHARIA???, HAVERÁ ALGUMAS HOMENAGENS:

23 23 5.1) PARANINFO: Prof. (a) Dr. (a) Aluno representante que fará a homenagem: 5.2) PATRONO: Prof. (a) Dr. (a) Aluno representante que fará a homenagem: 5.3) PROFESSOR HOMENAGEADO: Prof. (a) Dr. (a) Aluno representante que fará a homenagem: 5.4) FUNCIONÁRIO HOMENAGEADO: Prof. (a) Dr. (a) Aluno representante que fará a homenagem: 5.5) COORDENADORA EXECUTIVA: Prof. (a) Dr. (a) Aluno representante que fará a homenagem: 5.6) COORDENADOR DE CURSO: Prof. (a) Dr. (a) Aluno representante que fará a homenagem: 5.7) ORADOR DA TURMA: Discurso: responsabilidade do aluno escolhido em executar a escrita em acordo com os formandos. 5.8) JURAMENTISTA: 5.9) HOMENAGEM AOS PAIS: Discurso: responsabilidade do aluno escolhido em executar a escrita em acordo com os formandos. Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos entrar em contato com: Telefone: Telefone: Atenciosamente, Comissão de Formatura da Turma de Engenharia Responsável:

24 24 ANEXO II MODELO PLACA

NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU 1. ATO A Colação de Grau é um ato oficial da Faculdade de Cafelândia, organizado de acordo com as orientações estabelecidas neste manual de normas. 2. COMPETÊNCIA

Leia mais

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 519 de 07 de outubro de 2008

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 519 de 07 de outubro de 2008 PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 519 de 07 de outubro de 2008 Estabelece normas para as Colações de Grau dos Cursos de Graduação em Medicina e em Enfermagem da Faculdade de Medicina UNESP

Leia mais

Assistência Técnica Acadêmica

Assistência Técnica Acadêmica NORMAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU FOB/USP Aprovadas na Reunião Ordinária da Congregação de 20.05.2013 Artigo 1º A colação de grau é o ato oficial da Instituição, de caráter obrigatório, que se realiza em sessão

Leia mais

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU Faculdade de Tecnologia de Garça - "Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura" MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA 2017 SUMÁRIO 1.OBJETIVOS... 3 1.1 Geral... 3 1.2

Leia mais

Manual de Orientações e Normas para Solenidade

Manual de Orientações e Normas para Solenidade Manual de Orientações e Normas para Solenidade de Outorga de Grau FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Junho 2016 Pág. 1 Art. 1º A Outorga de Grau dos alunos concluintes dos cursos de graduação é ato oficial

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Faculdade Católica de Anápolis ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Anápolis, janeiro de 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Do Ato...2 CAPÍTULO II - Das Providências que Antecedem a Cerimônia de Colação

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA LINHARES 2017 1 SUMÁRIO 1 DO ATO... 3 2 DA COMPETÊNCIA... 3 3 DA DISPENSA... 3 4 DA COMISSÃO DE FORMATURA... 3 5 DA ESCOLHA DO LOCAL E DECORAÇÃO

Leia mais

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS dispõe sobre normas e critérios para Colação de Grau nos cursos de graduação da UNIFIMES. Art. 1º - A solenidade

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO Este manual visa a orientar alunos formandos do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo sobre Colação de Grau, para os cursos superiores,

Leia mais

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo

Leia mais

Colação de Grau Manual

Colação de Grau Manual Colação de Grau Manual Com o objetivo de garantir que este momento seja para sempre perpetuado como uma grande celebração este manual apresenta os procedimentos gerais para a solenidade de colação de grau

Leia mais

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSELHO UNIVERSITÁRIO R E S O L U Ç Ã O nº. 001/2009 Regulamenta a Colação de Grau e o Cerimonial de Formatura dos Cursos de Graduação da UFCSPA. A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Ciências

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL Excelência em Ensino Superior CERIMONIAL DE FORMATURA. Solenidade de Colação de Grau

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL Excelência em Ensino Superior CERIMONIAL DE FORMATURA. Solenidade de Colação de Grau 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL Excelência em Ensino Superior CERIMONIAL DE FORMATURA Solenidade de Colação de Grau Guarapuava - PR 1 Solenidade de Colação de Grau 2 Este manual contém informações necessárias

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS.

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 COLAÇÃO DE GRAU... 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA... 4 5 DE FORMATURA... 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 7 CALENDÁRIO... 6 8 CERIMONAL DE

Leia mais

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA A Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários,

Leia mais

ORIENTAÇÕES FORMATURA

ORIENTAÇÕES FORMATURA ORIENTAÇÕES FORMATURA Este documento foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações aos possíveis formandos, quanto aos procedimentos para o planejamento, a organização e a execução da cerimônia

Leia mais

Orientações relativas a Missa e a Colação de Grau

Orientações relativas a Missa e a Colação de Grau Orientações relativas a Missa e a Colação de Grau 2017.2 Solenidade de Colação de Grau É o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de graduação. Em nenhuma hipótese,

Leia mais

FORMATURA EXTERNA INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS 01 MANUAL DE

FORMATURA EXTERNA INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS 01 MANUAL DE 01 MANUAL DE FORMATURA EXTERNA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA 2018 1. APRESENTAÇÃO Para os estudantes de ensino superior, a outorga de grau representa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI.

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI. RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 Normatiza as cerimonias de formaturas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVAL. A DIRETORA DA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas

Leia mais

MANUAL DOS FORMANDOS

MANUAL DOS FORMANDOS MANUAL DOS FORMANDOS Em nome de todos que compõe o IESFAVI manifestamos a nossa satisfação, desejando neste momento tão importante, muito sucesso e grandes realizações no âmbito pessoal e profissional

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU LISTA DE PROCEDIMENTOS PARA OS FORMANDOS SEMESTRE: 2018/2 Data da Cerimônia de Outorga de Grau: 16/03/2019 18:00h Local: Centro Cultural Dr. Genésio Tureck Obrigações dos

Leia mais

Manual de Colação de Grau

Manual de Colação de Grau Manual de Colação de Grau PALMAS, 2016. A Faculdade Serra do Carmo sente-se honrada em participar ativamente do último compromisso acadêmico dos seus alunos: a FORMATURA. Para que tudo transcorra da melhor

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA PROLOG/GESTÃO DE EVENTOS CERIMONIAL DE FORMATURAS Maio de 2008 1 ÍNDICE Página 1. Regulamento das solenidades de Colação de Grau... 2 2. Cerimonial de Formaturas...

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL DE FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO RESOLUÇÃO nº 01/2012 Normatiza as solenidades de colação de grau no âmbito do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia A Congregação do Instituto de Ciência da Informação, no

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU UNAÍ/2017 Av. Governador Valadares, nº 1441 Centro REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º - O presente

Leia mais

EDITAL Nº 003/2018 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 003/2018 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 003/2018 DIRGERAL/IFAP A Direção-Geral do Campus Porto Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, no uso das atribuições legais que lhe confere a Portaria nº 1918/2017/GR/IFAP,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria Geral

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria Geral Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria Geral INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2017 DIRGE/GADIR/ASCEV Institui normas e procedimentos para a Sessão Solene

Leia mais

EDITAL Nº 002/2018 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 002/2018 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 002/2018 DIRGERAL/IFAP A Direção-Geral do Campus Porto Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, no uso das atribuições legais que lhe confere a Portaria nº 1918/2017/GR/IFAP,

Leia mais

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau 2016.1 Solenidade de Colação de Grau É o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de

Leia mais

NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR

NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR As informações abaixo orientam os acadêmicos e servidores quanto aos procedimentos relativos à Sessão Solene de Colação de Grau dos Cursos de Graduação

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLUÇÃO Nº 06/2012 Estabelece normas para solenidade de colação de grau nos cursos de graduação da Universidade Federal Vale do São Francisco. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF,

Leia mais

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA Barbacena CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP A Direção-Geral do Campus Porto Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, no uso das atribuições legais que lhe confere a Portaria nº 135/2019/GR/IFAP,

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO N 010/06 (Processo FSA n 8819/06)

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO N 010/06 (Processo FSA n 8819/06) (Processo FSA n 8819/06) O Prof. Dr. Odair Bermelho, Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário Fundação Santo André, no uso de suas atribuições estatutárias, e, considerando a aprovação

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA.

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA. NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA. Conceitos: Colação de Grau Constitui ato oficial da Faculdade da Região Serrana, realizado em sessão conjunta, solene e pública,

Leia mais

1. Confirmação das Sessões Solenes de Colação de Grau - aprovados pela Congregação.

1. Confirmação das Sessões Solenes de Colação de Grau - aprovados pela Congregação. COLAÇÃO DE GRAU FORMANDOS 2016 REUNIÃO COM REPRESENTANTES DAS COMISSÕES DE ALUNOS DIA: HORÁRIO: _LOCAL: Sala da Congregação/FC PAUTA: 1. Confirmação das Sessões Solenes de Colação de Grau - aprovados pela

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP

EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP NORMAS PARA SOLENIDADE DE FORMATURA DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA (TURMAS COM INGRESSO EM 2014), SUBSEQUENTE (TURMAS COM INGRESSO EM 2016.1) E INTEGRADA

Leia mais

CAPÍTULO I CAPÍTULO II

CAPÍTULO I CAPÍTULO II NORMAS DA COLAÇÃO DE GRAU E CERIMONIAL DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA Do ato CAPÍTULO I Art. 1 A Colação de Grau da UFCSPA é o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene do Conselho

Leia mais

Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD

Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD Estabelece normas referentes à organização das solenidades de Colação de Grau dos concluintes dos Cursos de Graduação na FACULDADE PIO DÉCIMO. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE

Leia mais

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da Faculdade São Luís de França Data da Colação de Grau: (fevereiro ou agosto, dia de sábado) UNIFICADA, ou seja, todos os cursos da instituição juntos. I.

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014 Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães, 222 Ponto Central CEP 44.032-620 RESOLUÇÃO

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU SERRA 2017 MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA Este manual de Colação de Grau tem por finalidade orientar e

Leia mais

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC RESOLUÇÃO N o 086/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC O Diretor da

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/2015 - PROGRAD Súmula: Regulamenta o Cerimonial de Colação de Grau dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO a solicitação das Direções de Campus em reunião do Conselho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. Estabelece normas para Solenidade de Colação de Grau, no âmbito do

Leia mais

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 405/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 19/08/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.012231/11-49, de acordo com o Parecer nº 238/2011 da

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU. Orientações

COLAÇÃO DE GRAU. Orientações COLAÇÃO DE GRAU Orientações Prezado (a) aluno (a), A formatura é um evento muito especial. Ela representa o início de uma nova fase na sua vida profissional. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida oferece

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA,

Leia mais

ORIENTAÇÕES FORMATURA

ORIENTAÇÕES FORMATURA ORIENTAÇÕES FORMATURA 2018-2 ENSAIO GERAL: DIA: 12 DE FEVEREIRO DE 2019 HORÁRIO: 19H LOCAL: AUDITÓRIO TITO SENA PAUTA: Informes sobre pendências na Secretaria Acadêmica; Revisão do Cerimonial e confirmação

Leia mais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Credenciado pela Portaria Nº 1.920 de 03/06/2005, publicado no D.O.U. 06/06/2005, com limite territorial de atuação circunscrito aos municípios de Volta Redonda, Nova

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Manual de Estabelece as normas e procedimentos para as sessões de colação de grau dos Cursos da Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 001/2011

RESOLUÇÃO N. 001/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 001/2011 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria e revoga as Resoluções n. 002/10, n. 024/10

Leia mais

FORMATURA MANUAL DE INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

FORMATURA MANUAL DE INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS MANUAL DE FORMATURA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de formatura

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA

PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA MARCELO JUNQUEIRA PEREIRA, Presidente da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação FCTE e GLEICIONE APARECIDA DIAS BAGNE DE SOUZA, Reitora da Universidade Vale

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA MANUAL DE FORMATURA O presente manual tem por objetivo orientar os alunos e as empresas do segmento de formatura, quanto às normas e procedimentos relativos à formatura dos Cursos Técnicos do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 02/2018

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 02/2018 RESOLUÇÃO CONSUN Nº 02/2018 Aprovar a Resolução que regulamenta a Colação de Grau nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO

Leia mais

Instrução Normativa Nº 001, de 16 de Fevereiro de 2016.

Instrução Normativa Nº 001, de 16 de Fevereiro de 2016. Instrução Normativa Nº 001, de 16 de Fevereiro de 2016. Estabelece as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas de Colação de Grau do IFMG - Campus Ouro Branco Art.1º Colação de Grau é o

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 192/2015, de 11 de novembro de 2015.

RESOLUÇÃO nº 192/2015, de 11 de novembro de 2015. RESOLUÇÃO nº 192/2015, de 11 de novembro de 2015. Estabelece normas para as Colações de Grau dos alunos que concluírem Cursos de Graduação na UNIPLAC e dá outras providências. O Reitor da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E FINS Barbacena REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 05/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Estabelece normas referentes à organização das solenidades oficiais de Colação de Grau dos discentes concluintes dos cursos de graduação da Universidade

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA MANUAL DE FORMATURA Além Paraíba 2010 Mantenderoa Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. José Alves Fortes Presidente da Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. Michel Pichara Baranda Fortes Vice

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA b UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INFORMATIVO PROGRAD/DIVEX 01/2011 Senhores Coordenadores de Curso O presente informativo tem como objetivo repassar aos senhores algumas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Parabéns, formando!

APRESENTAÇÃO. Parabéns, formando! APRESENTAÇÃO A Solenidade de Colação de Grau é a confirmação de que o formando concluiu todos os requisitos exigidos pela lei do país e pelos regulamentos da instituição, e concede ao mesmo o direito de

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO Nº / 2011 CONSELHO SUPERIOR Fixa as normas referentes às Sessões de Colação de Grau do. O Conselho Superior do, órgão de caráter consultivo e deliberativo da Administração Superior, no uso de

Leia mais

Cerimônia de Colação de Grau - UNINORTE / EVENTOS MANUAL DE FORMATURA. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.

Cerimônia de Colação de Grau - UNINORTE / EVENTOS MANUAL DE FORMATURA. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m. 1 MANUAL DE FORMATURA Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan MANUAL DO FORMANDO Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1.

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 Altera o Regulamento de Formatura e Outorga de Graus na UESC O Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/2016 - CAS Disciplina a realização da colação grau, para os alunos formandos dos cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS. Resoluções - CONSUP

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS. Resoluções - CONSUP BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS Resoluções - CONSUP Teresina (PI), 08 de Janeiro de 2014 RESOLUÇÃO N 027/2014 - CONSELHO SUPERIOR Aprova o Regulamento Acadêmico de Colação de Grau do Instituto Federal de

Leia mais

Série FACTO - Manuais 4ª Edição

Série FACTO - Manuais 4ª Edição Série FACTO - Manuais 4ª Edição Série FACTO - Manuais 'Manual de Colação de Grau'' Católica do Tocantins Junho de 2017 4ª Edição Diretor Geral Pe. José Romualdo Degasperi Vice Diretor Acadêmico Galileu

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU A Direção Geral da Faculdade ESUP, torna público o presente regulamento, que tem como finalidade estabelecer as condições, normas e procedimentos para as cerimonias de colação

Leia mais

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m. 1 GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois só

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO OUTORGA DE GRAU... 4

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO OUTORGA DE GRAU... 4 M A N U A L D E F O R M A T U R A 2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OUTORGA DE GRAU... 4 2 ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS... 5 2.1 Solicitação de formatura... 5 2.2 ENADE Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes...

Leia mais

Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan

Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1

Leia mais

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2019 UBERLÂNDIA

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2019 UBERLÂNDIA REUNIÃO COLAÇÃO DE GRAU MARÇO 2019 UBERLÂNDIA COLAÇÃO DE GRAU UNA O PROTAGONISTA DESTE SHOW É VOCÊ. A INSTITUIÇÃO PREZA PELA EXCELÊNCIA DO EVENTO ITENS INCLUSOS 10 a 12 convites por formando(a) (Crianças

Leia mais

INFORMES. Natal, 10 de dezembro de 2015.

INFORMES. Natal, 10 de dezembro de 2015. INFORMES Natal, 10 de dezembro de 2015. Ano Data Atividade 12/12 Último dia matrícula atividades que não formam turmas (TCC, etc) 2015 14 a 18/12 14/12 a 16/01/2016 Até 12/12 19/12 Sugestão pelos deptos

Leia mais

NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá-

NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá- NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá- Esta norma regulamenta a realização dos eventos institucionais e oficiais da Universidade Federal de Itajubá, padronizando

Leia mais

ORIENTATIVO 04 Criada em 21/08/2015 DE CURSO. Atualizada em 16/02/2017. Página1 de 11 V02 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO

ORIENTATIVO 04 Criada em 21/08/2015 DE CURSO. Atualizada em 16/02/2017. Página1 de 11 V02 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO Página1 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO 1 Página2 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FORMAS DE CONCLUSÃO DE CURSO... 3 2.2.1 ATRIBUIÇÕES DOS ENVOLVIDOS.... 3 2.2.2 ESTRUTURA PARA

Leia mais

Fatec Ipiranga Pastor Eneas Tognini

Fatec Ipiranga Pastor Eneas Tognini 1 DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO DA COMISSÃO DE FORMATURA ORIENTAÇÕES NORMATIVAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU DA FATEC IPIRANGA A conclusão de um curso superior é uma das etapas mais importantes na vida de um

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU - FORMANDOS DO 1º SEMESTRE DE

COLAÇÃO DE GRAU - FORMANDOS DO 1º SEMESTRE DE COLAÇÃO DE GRAU - FORMANDOS DO 1º SEMESTRE DE 2018 - O Centro Universitário das Américas, por meio da Secretaria Acadêmica, informa as datas e os demais procedimentos das cerimônias de Colação de Grau

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 28/2015 Aprova as Normas para Cerimônia de Outorga de Grau nos cursos de graduação da UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 Revoga a Resolução n 02/09. Dispõe sobre a Regulamentação de Colação de Grau. A Câmara de Ensino Superior do Instituto Superior

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR FENIX LTDA FACULADES IESGO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR FENIX LTDA FACULADES IESGO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR FENIX LTDA FACULADES IESGO REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUÇÃO DAS FACULDADES IESGO (BACHARELADOS, LICENCIATURAS E TECNÓLOGOS) FORMOSA GO MAIO/ 2018 1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO Nº 039-CONSELHO SUPERIOR, de 9 de maio de 2011. APROVA O REGIMENTO INTERNO DE CERIMONIAL DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA,

Leia mais

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2018

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2018 REUNIÃO COLAÇÃO DE GRAU MARÇO 2018 O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes de curso. É a concessão

Leia mais

Manual do formando CET-FAESA

Manual do formando CET-FAESA Manual do formando CET-FAESA 2 FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA (CET-FAESA) 1. APRESENTAÇÃO 2. A FORMATURA 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ DIREÇÃO GERAL CAMPUS MACAPÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ DIREÇÃO GERAL CAMPUS MACAPÁ O DIRETOR GERAL DO CAMPUS MACAPÁ IFAP, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS QUE LHE CONFERE A PORTARIA IFAP, AP, Nº 1.501/2016/GR/IFAP, TORNA PÚBLICO O EDITAL Nº 003/2017 DIGER/IFAP COM AS DIRETRIZES PARA

Leia mais

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2019

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2019 REUNIÃO COLAÇÃO DE GRAU MARÇO 2019 O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes de curso. É a concessão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO CGRAD 23/11, DE 26 DE AGOSTO DE 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO CGRAD 23/11, DE 26 DE AGOSTO DE 2011 RESOLUÇÃO CGRAD 23/11, DE 26 DE AGOSTO DE 2011 Aprova o Regulamento da Solenidade de Colação de Grau dos Cursos Superiores de Graduação do CEFET-MG. A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS 1 Apresentação O artigo 62 do Regimento Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI prevê que a Colação de Grau é ato oficial, realizado em sessão solene

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Manual do Formando. C u r s o s T é c n i c o s

Manual do Formando. C u r s o s T é c n i c o s Manual do Formando C u r s o s T é c n i c o s INTRODUÇÃO As formaturas são planejadas e executadas pela Comissão Permanente de Formatura de cada câmpus seguindo as normativas da Instrução Normativa Nº

Leia mais