COLAÇÃO DE GRAU. Orientações

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLAÇÃO DE GRAU. Orientações"

Transcrição

1 COLAÇÃO DE GRAU Orientações Prezado (a) aluno (a), A formatura é um evento muito especial. Ela representa o início de uma nova fase na sua vida profissional. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida oferece uma solenidade oficial de colação de grau, sem custo para você. Neste guia você terá acesso a importantes informações sobre a solenidade. COMO FUNCIONA A Colação de Grau é um ato oficial coletivo, realizado em dia e horário determinados previamente pela instituição e é requisito obrigatório para expedição do diploma. Somente poderão participar da solenidade oficial e colar grau, os alunos que estiverem aptos a receber a imposição de grau documentação e situação acadêmica regulares. Caso o aluno não possa estar presente no ato oficial coletivo por motivo grave e devidamente comprovado, deverá comparecer à Secretaria Setorial do seu Campus e dar entrada na solicitação de colação especial em consonância com o regulamento da instituição. A SOLENIDADE É imprescindível a chegada dos formandos com 02 horas de antecedência para os preparativos necessários. A entrada do público também se dará com 02 horas de antecedência, permitindo que o formando tenha acesso ao local com os seus convidados. Cada aluno receberá 05 convites, que devem ser retirados na Assessoria Comunitária (Campus Barra ou Campus Tijuca), na Secretaria Setorial (Campus Cabo Frio) ou na Coordenação Administrativa (Campus Centro) na semana anterior à cerimônia. Chegando ao local da cerimônia, o formando deverá certificar-se que seu nome consta na lista de formandos. Os convidados deverão apresentar o convite individual. Crianças com até 06 anos de idade não precisam de convites. IMPORTANTE O traje mais adequado à ocasião é o esporte fino.

2 SERVIÇOS (Sem custo para os formandos): Organização do cerimonial; Beca e capelo na cor do curso para formandos e componentes da mesa, fornecidos a título de comodato; Canudo porta diploma; Decoração e ornamentação floral do espaço determinado para a solenidade; Telão; Placas de homenagem para patrono e paraninfo; Mestre de cerimônia; Mesa solene ornamentada Iluminação cenográfica para o palco; Recepcionistas e seguranças; Gravação da trilha sonora para o evento. OUTROS SERVIÇOS OFERECIDOS (Contratação opcional com a empresa Quarto Grau com custo): Fotografia; Filmagem; Convites Especiais. FOTOGRAFIA E FILMAGEM Somente será permitida a entrada de equipamentos pessoais. Eles poderão ser utilizados em todo o salão, com restrição apenas para o palco e bastidores, garantindo assim o bom andamento da cerimônia. PERGUNTAS FREQUENTES I - ORIENTAÇÕES GERAIS O que é colação de grau? Colação de grau ou formatura é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público, de caráter obrigatório e deve seguir o Regulamento da Instituição.

3 Como saber se o nome está na lista de formandos? Todos os prováveis formandos deverão procurar a Secretaria Setorial do seu Campus, no período estabelecido no calendário, para verificar se estão aptos a participar da cerimônia. Alunos com pendências acadêmicas ou de documentação terão prazo para a devida regularização e só poderão retirar os convites após o cumprimento de todas as exigências. Os alunos poderão organizar outra cerimônia de colação de grau? Não. A organização da cerimônia oficial de colação de grau é de responsabilidade da UVA. Somente nas cerimônias oficiais haverá a imposição de grau ao aluno e a assinatura da ata. Caso alguma turma tenha assinado contrato com outra empresa antes de 06 de agosto de 2012, o mesmo poderá ser mantido, o que não exime o aluno da participação na colação de grau oficial promovida pela UVA. Posso participar da cerimônia junto com meus colegas, mesmo não tendo sido aprovado em todas as disciplinas da grade curricular? Não. Conforme o Regulamento de Colação de Grau, somente poderão participar da cerimônia oficial e colar grau os alunos que tiverem cumprido todas as exigências acadêmicas relativas à grade curricular, incluindo atividades complementares, estágio, trabalhos de conclusão de curso TCC, monografias e participação no ENADE. A UVA oferece também a festa comemorativa após a colação? Não. A UVA é responsável apenas pela cerimônia oficial de colação de grau. Posso contratar uma equipe profissional para fotografar e filmar minha formatura? Não. Apenas equipamentos pessoais terão livre acesso ao evento e poderão ser utilizados em todo o salão, com restrição apenas para o palco e bastidores, garantindo assim o bom andamento da cerimônia. II- CERIMÔNIA A que horas devo chegar no local da cerimônia? É imprescindível a chegada dos formandos com 02 horas de antecedência para os preparativos necessários. A entrada do público também se dará com 02 horas de antecedência, permitindo que o formando tenha acesso ao local com os seus convidados. Quantas pessoas posso convidar? Cada aluno receberá 05 convites, que devem ser retirados na Assessoria Comunitária (Campus Barra ou Campus Tijuca), na Secretaria Setorial (Campus Cabo Frio) ou na Coordenação Administrativa (Campus Centro) na semana anterior à cerimônia. Para ter acesso ao evento, os convidados deverão apresentar o convite individual. Crianças com até 06 anos de idade não precisam de convites.

4 Com que roupa devo ir ao evento? O traje mais adequado à ocasião é o esporte fino. Como são divididos os alunos em cada cerimônia? Os alunos serão prioritariamente agrupados por áreas, podendo participar em uma mesma data alunos de vários cursos do mesmo campus. Como está estruturada a Cerimônia de Colação de Grau da Instituição? O roteiro para a cerimônia solene de colação de grau é de responsabilidade da Instituição, devendo os alunos seguir o cerimonial que se encontra disponível com o Secretário Geral da IES (Juramento e Termo de Imposição de Grau). Como se dá a formação da mesa diretiva? A mesa diretiva é formada por autoridades acadêmicas da Instituição. O Presidente da mesa sempre será o Reitor da Instituição. Na impossibilidade do mesmo comparecer à cerimônia, indicará uma das demais autoridades acadêmicas para presidir os trabalhos. Se alguma autoridade estiver impedida de participar da cerimônia, indicará um representante. Como ocorre a entrada dos formandos? Os alunos entram em ordem alfabética. O formando poderá escolher a música e a montagem de fotos no momento da entrega de seu canudo? Não. As cerimônias de colação de grau reúnem vários alunos de diferentes cursos em um mesmo dia. Sendo assim, a escolha das músicas e fotos são de responsabilidade dos organizadores do evento. Cada formando será chamado à mesa para recebimento do canudo? Sim. Todos os alunos serão chamados à mesa principal, receberão o canudo e poderão tirar fotos e cumprimentar os integrantes da mesa. Qual o tempo de duração da cerimônia? A cerimônia tem duração média de 02 horas. III- HOMENAGENS Quantas pessoas poderão ser homenageadas por curso? Duas. Patrono e Paraninfo

5 Quais são os critérios para escolher o Patrono de Turma? O patrono é uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos formandos; trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Em geral, a escolha é feita por unanimidade ou eleição direta. Quais são os critérios para escolher o Paraninfo? O Paraninfo é o principal homenageado da cerimônia. Ele é considerado o padrinho da turma. Deve ser escolhido pelo prestígio que tem perante os alunos. Como será feita a escolha dos homenageados? Através de uma pesquisa on-line, a ser enviada por para os formandos. Quem é responsável pela definição do juramento do curso? A Instituição utiliza um modelo de juramento tradicional. Como funciona a imposição de grau? A imposição de grau acontecerá da seguinte maneira: a) O mestre de cerimônias fará a chamada de um formando de cada curso para que se alinhem junto à mesa diretiva; b) O Presidente da Mesa conferirá o grau ao representante de cada curso; c) Os alunos do curso que receberam o grau colocam o capelo na cabeça. Como são escolhidos os alunos que farão o Juramento, a imposição de grau e entregarão as homenagens? Os alunos devem ser escolhidos pela turma e os nomes informados aos organizadores do evento no dia da cerimônia de colação de grau. IV- DECLARAÇÃO E DIPLOMA Quando vou receber a Certidão de Conclusão do Curso? O aluno receberá sua Certidão de Conclusão de Curso no dia do evento, bem como o protocolo de expedição de diploma. Após a cerimônia de colação, como faço para solicitar o diploma? O diploma levará um prazo máximo de 120 dias úteis contados a partir da data da colação para ser expedido. Após a expedição do diploma, será dado um prazo de 90 dias úteis para retirá-lo na Central de Atendimento ao Aluno do seu Campus.

6 MAIS INFORMAÇÕES: CAMPUS TIJUCA - Questões Acadêmicas - Secretaria setorial: - Cerimonial Assessoria Comunitária: CAMPUS BARRA - Questões Acadêmicas - Secretaria Setorial: - Cerimonial Assessoria Comunitária: CAMPUS CABO FRIO - Questões Acadêmicas e Cerimonial - Secretaria Setorial: CAMPUS CENTRO - Questões Acadêmicas e Cerimonial - Coordenação Administrativa: CALL CENTER: Observação: A Quarto Grau é a empresa parceira da UVA na realização de todos as cerimônias de colação de grau. Os alunos poderão adquirir diretamente com a empresa outros serviços como fotografias, álbuns, vídeo, bailes e etc. Para mais informações envie para: A UVA não tem qualquer responsabilidade sobre os serviços extras contratados.

NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR

NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR As informações abaixo orientam os acadêmicos e servidores quanto aos procedimentos relativos à Sessão Solene de Colação de Grau dos Cursos de Graduação

Leia mais

Sobre a Millenium Formaturas

Sobre a Millenium Formaturas Sobre a Millenium Formaturas A Millenium Formaturas possui mais de 20 anos de experiência em realização de grandes eventos e foi escolhida pelo Complexo Educacional FMU I FIAM-FAAM I FISP para organizar

Leia mais

Sobre a Millenium Formaturas

Sobre a Millenium Formaturas Sobre a Millenium Formaturas A Millenium Formaturas possui mais de 20 anos de experiência em realização de grandes eventos e foi escolhida pelo Complexo Educacional FMU I FIAM-FAAM I FISP para organizar

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA PROLOG/GESTÃO DE EVENTOS CERIMONIAL DE FORMATURAS Maio de 2008 1 ÍNDICE Página 1. Regulamento das solenidades de Colação de Grau... 2 2. Cerimonial de Formaturas...

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas

Leia mais

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m. 1 GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois só

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU SERRA 2017 MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA Este manual de Colação de Grau tem por finalidade orientar e

Leia mais

Cerimônia de Colação de Grau - UNINORTE / EVENTOS MANUAL DE FORMATURA. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.

Cerimônia de Colação de Grau - UNINORTE / EVENTOS MANUAL DE FORMATURA. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m. 1 MANUAL DE FORMATURA Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois

Leia mais

ORIENTAÇÕES FORMATURA

ORIENTAÇÕES FORMATURA ORIENTAÇÕES FORMATURA Este documento foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações aos possíveis formandos, quanto aos procedimentos para o planejamento, a organização e a execução da cerimônia

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA.

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA. NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA. Conceitos: Colação de Grau Constitui ato oficial da Faculdade da Região Serrana, realizado em sessão conjunta, solene e pública,

Leia mais

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC RESOLUÇÃO N o 086/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC O Diretor da

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL DE FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO Este manual visa a orientar alunos formandos do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo sobre Colação de Grau, para os cursos superiores,

Leia mais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Credenciado pela Portaria Nº 1.920 de 03/06/2005, publicado no D.O.U. 06/06/2005, com limite territorial de atuação circunscrito aos municípios de Volta Redonda, Nova

Leia mais

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau 2016.1 Solenidade de Colação de Grau É o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de

Leia mais

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da Faculdade São Luís de França Data da Colação de Grau: (fevereiro ou agosto, dia de sábado) UNIFICADA, ou seja, todos os cursos da instituição juntos. I.

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/2016 - CAS Disciplina a realização da colação grau, para os alunos formandos dos cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

Manual de Orientações e Normas para Solenidade

Manual de Orientações e Normas para Solenidade Manual de Orientações e Normas para Solenidade de Outorga de Grau FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Junho 2016 Pág. 1 Art. 1º A Outorga de Grau dos alunos concluintes dos cursos de graduação é ato oficial

Leia mais

Reunião Geral de Formandos 2016/01

Reunião Geral de Formandos 2016/01 Reunião Geral de Formandos 2016/01 COLAÇÃO DE GRAU GABINETE x SOLENE Formatura em Gabinete Formatura em Gabinete Ocorre no final do calendário de formaturas e a data, horário e local é definido pelo Departamento

Leia mais

Reunião geral de Formandos /A

Reunião geral de Formandos /A Reunião geral de Formandos - 2017/A Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).

Leia mais

Reunião Geral de Formandos

Reunião Geral de Formandos Reunião Geral de Formandos 2011/02 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA

PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA MARCELO JUNQUEIRA PEREIRA, Presidente da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação FCTE e GLEICIONE APARECIDA DIAS BAGNE DE SOUZA, Reitora da Universidade Vale

Leia mais

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE FORMATURA EM GABINETE Ocorre no Salão de Atos. Em dia de semana, à noite. Por instituto. Não há toga. Não há discurso. Agendada ao final do calendário. FORMATURA

Leia mais

Reunião Geral de Formandos

Reunião Geral de Formandos Reunião Geral de Formandos 2014/01 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação

Leia mais

Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan

Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1

Leia mais

Colação de Grau Manual

Colação de Grau Manual Colação de Grau Manual Com o objetivo de garantir que este momento seja para sempre perpetuado como uma grande celebração este manual apresenta os procedimentos gerais para a solenidade de colação de grau

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 FORMATURA 1.1 Colação de grau 1.2 Colação de grau de gabinete 2 ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 ENADE Exame Nacional de Desempenho

Leia mais

NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU 1. ATO A Colação de Grau é um ato oficial da Faculdade de Cafelândia, organizado de acordo com as orientações estabelecidas neste manual de normas. 2. COMPETÊNCIA

Leia mais

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2018

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2018 REUNIÃO COLAÇÃO DE GRAU MARÇO 2018 O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes de curso. É a concessão

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan MANUAL DO FORMANDO Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação CIRCULAR/UFU/PROGRAD/CPCG/DIRAC/001/2017 Uberlândia, 23 de fevereiro de 2017 De: Pró-reitor de Graduação Prof. Dr. Armindo Quillici Neto Presidente da Comissão Permanente de Colação de Grau Prof. Dr. Guilherme

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA # O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes

Leia mais

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Parabéns, formando!

APRESENTAÇÃO. Parabéns, formando! APRESENTAÇÃO A Solenidade de Colação de Grau é a confirmação de que o formando concluiu todos os requisitos exigidos pela lei do país e pelos regulamentos da instituição, e concede ao mesmo o direito de

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO - UNIEURO

COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO - UNIEURO COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO - UNIEURO (2 Semestre/2016) ASSINATURA DE ATA DA COLAÇÃO DE GRAU: 15 E 16 DE DEZEMBRO, DAS 09H ÀS 20H UNIDADE ASA SUL SALA MULTIUSO (AO LADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. Estabelece normas para Solenidade de Colação de Grau, no âmbito do

Leia mais

Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau

Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau GUARAPARI, ES 2016 2 Sumário Preâmbulo:... 4 1. Introdução... 4 1.1. Do requerimento da Colação de Grau... 4 2. Produção de Eventos da

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E FINS Barbacena REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas

Leia mais

Reunião geral de Formandos /B

Reunião geral de Formandos /B Reunião geral de Formandos - 2016/B Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Faculdade Católica de Anápolis ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Anápolis, janeiro de 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Do Ato...2 CAPÍTULO II - Das Providências que Antecedem a Cerimônia de Colação

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/2015 - PROGRAD Súmula: Regulamenta o Cerimonial de Colação de Grau dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO a solicitação das Direções de Campus em reunião do Conselho de

Leia mais

INFORMES. Natal, 10 de dezembro de 2015.

INFORMES. Natal, 10 de dezembro de 2015. INFORMES Natal, 10 de dezembro de 2015. Ano Data Atividade 12/12 Último dia matrícula atividades que não formam turmas (TCC, etc) 2015 14 a 18/12 14/12 a 16/01/2016 Até 12/12 19/12 Sugestão pelos deptos

Leia mais

o 14 de dezembro de 2012 SEXTA-FEIRA 20h00 às 22h00 Fisioterapia e Terapia Ocupacional (IMPORTANTE: os formandos deverão chegar às 18h30).

o 14 de dezembro de 2012 SEXTA-FEIRA 20h00 às 22h00 Fisioterapia e Terapia Ocupacional (IMPORTANTE: os formandos deverão chegar às 18h30). São Paulo, novembro de 2012. Prezados Formandos, O Centro Universitário São Camilo, em parceria com a Cartoon Formaturas, realizará a Cerimônia de Colação de Grau Oficial do 2º Semestre de 2012 da seguinte

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Março de 2012 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. DOS ENVOLVIDOS E ATRIBUIÇÕES... 4 2.1 REITORIA E DIRETORIA... 4 2.2 COMISSÃO ORGANIZADORA

Leia mais

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA A Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos

Leia mais

3. CERIMÔNIAS Normas Colação de Grau do Curso, gratuita, organizada pela UNISUAM e operacionalizada por terceiros

3. CERIMÔNIAS Normas Colação de Grau do Curso, gratuita, organizada pela UNISUAM e operacionalizada por terceiros NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2014/2, OBJETIVANDO UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS 1. ENADE De acordo com a Lei

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA DA FACULDADE ATLÂNTICO

MANUAL DE FORMATURA DA FACULDADE ATLÂNTICO CULDADE Coordenação Acadêmica Atendimento Personalizado ao Aluno MANUAL DE FORMATURA DA CULDADE Aracaju 2010 DIRETORA Jaciara Cordeiro de Oliveira Lisboa VICE-DIRETOR Carlos Alexander de Andrade COORDENADORA

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO E SETEMBRO

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO E SETEMBRO COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO E SETEMBRO 2017 O QUE É COLAÇÃO DE GRAU? É A CELEBRAÇÃO MAIS IMPORTANTE DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA, POIS REPRESENTA A CONCLUSÃO DOS CURSOS DE BACHARELADO, LICENCIATURA E TECNOLOGIA

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS.

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 COLAÇÃO DE GRAU... 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA... 4 5 DE FORMATURA... 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 7 CALENDÁRIO... 6 8 CERIMONAL DE

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLUÇÃO Nº 06/2012 Estabelece normas para solenidade de colação de grau nos cursos de graduação da Universidade Federal Vale do São Francisco. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF,

Leia mais

São Paulo, outubro de Prezados Formandos,

São Paulo, outubro de Prezados Formandos, São Paulo, outubro de 2013. Prezados Formandos, O Centro Universitário São Camilo, em parceria com a Cartoon Formaturas, realizará a Cerimônia de Colação de Grau Oficial do 2º Semestre de 2013 da seguinte

Leia mais

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2013/1, OBJETIVANDO UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS. 1. ENADE De acordo com a Lei

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO RESOLUÇÃO nº 01/2012 Normatiza as solenidades de colação de grau no âmbito do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia A Congregação do Instituto de Ciência da Informação, no

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO Nº 039-CONSELHO SUPERIOR, de 9 de maio de 2011. APROVA O REGIMENTO INTERNO DE CERIMONIAL DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA,

Leia mais

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 405/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 19/08/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.012231/11-49, de acordo com o Parecer nº 238/2011 da

Leia mais

Manual de Colação de Grau

Manual de Colação de Grau Manual de Colação de Grau PALMAS, 2016. A Faculdade Serra do Carmo sente-se honrada em participar ativamente do último compromisso acadêmico dos seus alunos: a FORMATURA. Para que tudo transcorra da melhor

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014 Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães, 222 Ponto Central CEP 44.032-620 RESOLUÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO OUTORGA DE GRAU... 4

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO OUTORGA DE GRAU... 4 M A N U A L D E F O R M A T U R A 2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OUTORGA DE GRAU... 4 2 ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS... 5 2.1 Solicitação de formatura... 5 2.2 ENADE Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes...

Leia mais

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS dispõe sobre normas e critérios para Colação de Grau nos cursos de graduação da UNIFIMES. Art. 1º - A solenidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ DIREÇÃO GERAL CAMPUS MACAPÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ DIREÇÃO GERAL CAMPUS MACAPÁ O DIRETOR GERAL DO CAMPUS MACAPÁ IFAP, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS QUE LHE CONFERE A PORTARIA IFAP, AP, Nº 1.501/2016/GR/IFAP, TORNA PÚBLICO O EDITAL Nº 003/2017 DIGER/IFAP COM AS DIRETRIZES PARA

Leia mais

Manual do formando CET-FAESA

Manual do formando CET-FAESA Manual do formando CET-FAESA 2 FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA (CET-FAESA) 1. APRESENTAÇÃO 2. A FORMATURA 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 FORMATURA 1.1 Colação de grau 1.2 Colação de grau de gabinete 2 ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Leia mais

COMISSÕES DE FORMATURA

COMISSÕES DE FORMATURA COMISSÕES DE FORMATURA ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO Contato direto com a Feevale e com a produtora. Organizar reuniões e votações para a definição coletiva de paraninfo, professor e funcionário homenageados

Leia mais

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSELHO UNIVERSITÁRIO R E S O L U Ç Ã O nº. 001/2009 Regulamenta a Colação de Grau e o Cerimonial de Formatura dos Cursos de Graduação da UFCSPA. A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Ciências

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA MANUAL DE FORMATURA Além Paraíba 2010 Mantenderoa Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. José Alves Fortes Presidente da Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. Michel Pichara Baranda Fortes Vice

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP NRO 34/2016. Aprova o Regulamento da Colação de Grau da Faculdade Murialdo - FAMUR. CAPÍTULO I Disposições Preliminares

RESOLUÇÃO CONSUP NRO 34/2016. Aprova o Regulamento da Colação de Grau da Faculdade Murialdo - FAMUR. CAPÍTULO I Disposições Preliminares RESOLUÇÃO CONSUP NRO 34/2016 Aprova o Regulamento da Colação de Grau da Faculdade Murialdo - FAMUR O Presidente do Conselho Superior CONSUP, no uso de suas atribuições que lhe confere no artigo 2º, do

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA LINHARES 2017 1 SUMÁRIO 1 DO ATO... 3 2 DA COMPETÊNCIA... 3 3 DA DISPENSA... 3 4 DA COMISSÃO DE FORMATURA... 3 5 DA ESCOLHA DO LOCAL E DECORAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUÍS

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUÍS REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Colação de Grau é o ato institucional que se realiza em assembleia ordinária do Conselho Universitário para conferir graus acadêmicos aos graduados, em dia e hora marcados

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santo Ângelo, RS, 10 de junho de 2016.

RESOLUÇÃO. Santo Ângelo, RS, 10 de junho de 2016. RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 007/2016 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE FORMATURAS DA CNEC/IESA SANTO ÂNGELO. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 7º do Regimento Interno do IESA,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 004 DE CONSUN REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS CAPÍTULO II

RESOLUÇÃO Nº 004 DE CONSUN REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS CAPÍTULO II RESOLUÇÃO Nº 004 DE 2017 - CONSUN REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Regulamenta as solenidades de Colação de Grau dos concluintes dos cursos de graduação da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), aprovado

Leia mais

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA Barbacena CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

- Considerando Ata n. 031/2011 da reunião do Conselho de Administração Superior - CAS, baixa a seguinte: RESOLUÇÃO

- Considerando Ata n. 031/2011 da reunião do Conselho de Administração Superior - CAS, baixa a seguinte: RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 12/2011, 14 DE ABRIL DE 2011 DISPÔE SOBRE O REGULAMENTO PARA FORMATURAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU Cerimônias 02 e 03 de setembro de 2017 Auditório Buritis COLAÇÃO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU Cerimônias 02 e 03 de setembro de 2017 Auditório Buritis COLAÇÃO DE GRAU , COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 1º SEMESTRE DE 2017 Cerimônias 2 e 3 de setembro de 2017 AUDITÓRIO BURITIS Rua José Claudio Rezende, 420, Estoril PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os

Leia mais

FORMATURA MANUAL DE INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

FORMATURA MANUAL DE INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS MANUAL DE FORMATURA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de formatura

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS 1 Apresentação O artigo 62 do Regimento Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI prevê que a Colação de Grau é ato oficial, realizado em sessão solene

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 05/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Estabelece normas referentes à organização das solenidades oficiais de Colação de Grau dos discentes concluintes dos cursos de graduação da Universidade

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU Cerimônias 02 e 03 de setembro de 2017 Auditório Buritis COLAÇÃO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU Cerimônias 02 e 03 de setembro de 2017 Auditório Buritis COLAÇÃO DE GRAU , COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2017 Cerimônias 24 e 25 de março de 2018 AUDITÓRIO BURITIS Rua José Claudio Rezende, 420, Estoril PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO Nº / 2011 CONSELHO SUPERIOR Fixa as normas referentes às Sessões de Colação de Grau do. O Conselho Superior do, órgão de caráter consultivo e deliberativo da Administração Superior, no uso de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 118, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008.

RESOLUÇÃO Nº. 118, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008. RESOLUÇÃO Nº. 118, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA, no uso de suas atribuições legais e considerando o parecer nº. 133/2008 da Câmara de Ensino de Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 Altera o Regulamento de Formatura e Outorga de Graus na UESC O Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS

ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS A escolha dos homenageados na colação de grau é feita por curso. Todas as turmas/ turnos do mesmo curso devem realizar a escolha dos nomes em conjunto, mesmo que

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº003 DE 30 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº003 DE 30 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº003 DE 30 DE AGOSTO DE 2017 Dispõe sobre aprovação do Regulamento de Formaturas - Colação de Grau / Certificação de Conclusão de Curso do IFMG - Campus Avançado Piumhi. A PRESIDENTE DO DO INSTITUTO

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA COLAÇÃO DE GRAU / EMISSÃO DE DIPLOMAS CURSOS SUPERIORES IBTA

PROCEDIMENTOS PARA COLAÇÃO DE GRAU / EMISSÃO DE DIPLOMAS CURSOS SUPERIORES IBTA PROCEDIMENTOS PARA COLAÇÃO DE GRAU / EMISSÃO DE DIPLOMAS CURSOS SUPERIORES IBTA 1) COLAÇÃO DE GRAU A conclusão do curso é representada pela colação de grau, ato oficial conferido pela Instituição de Ensino

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 007/2015 Teresina, 18 de dezembro de 2015.

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 007/2015 Teresina, 18 de dezembro de 2015. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 007/2015 Teresina, 18 de dezembro de 2015. Revoga a Resolução CONSUN nº 011/2004 de 19 de fevereiro de 2004 e Aprova as normas que regulamentam as Colações de Grau da Universidade Estadual

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ GABINETE DA REITORIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS. Resoluções - CONSUP

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS. Resoluções - CONSUP BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS Resoluções - CONSUP Teresina (PI), 08 de Janeiro de 2014 RESOLUÇÃO N 027/2014 - CONSELHO SUPERIOR Aprova o Regulamento Acadêmico de Colação de Grau do Instituto Federal de

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU. CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril)

COLAÇÃO DE GRAU. CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril) , COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril) PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os

Leia mais

Assistência Técnica Acadêmica

Assistência Técnica Acadêmica NORMAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU FOB/USP Aprovadas na Reunião Ordinária da Congregação de 20.05.2013 Artigo 1º A colação de grau é o ato oficial da Instituição, de caráter obrigatório, que se realiza em sessão

Leia mais

REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA b UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INFORMATIVO PROGRAD/DIVEX 01/2011 Senhores Coordenadores de Curso O presente informativo tem como objetivo repassar aos senhores algumas

Leia mais

ORIENTATIVO 04 Criada em 21/08/2015 DE CURSO. Atualizada em 16/02/2017. Página1 de 11 V02 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO

ORIENTATIVO 04 Criada em 21/08/2015 DE CURSO. Atualizada em 16/02/2017. Página1 de 11 V02 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO Página1 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO 1 Página2 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FORMAS DE CONCLUSÃO DE CURSO... 3 2.2.1 ATRIBUIÇÕES DOS ENVOLVIDOS.... 3 2.2.2 ESTRUTURA PARA

Leia mais

NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá-

NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá- NORMA DE EVENTOS INSTITUCIONAIS E OFICIAIS - Universidade Federal de Itajubá- Esta norma regulamenta a realização dos eventos institucionais e oficiais da Universidade Federal de Itajubá, padronizando

Leia mais

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/1

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/1 NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/1 Abaixo, seguem as normas referentes à organização das cerimônias de colação de grau dos

Leia mais

- a relevância da consolidação dos procedimentos de colação de grau extraordinária, dada a indevida dicotomia de normas referentes ao mesmo objeto;

- a relevância da consolidação dos procedimentos de colação de grau extraordinária, dada a indevida dicotomia de normas referentes ao mesmo objeto; Resolução n 017/2013-CEPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Consolida e acrescenta disposições quanto à colação de grau extraordinária, altera a redação de artigos da Resolução nº 025/2012 CEPE, revoga a Resolução

Leia mais

1. Confirmação das Sessões Solenes de Colação de Grau - aprovados pela Congregação.

1. Confirmação das Sessões Solenes de Colação de Grau - aprovados pela Congregação. COLAÇÃO DE GRAU FORMANDOS 2016 REUNIÃO COM REPRESENTANTES DAS COMISSÕES DE ALUNOS DIA: HORÁRIO: _LOCAL: Sala da Congregação/FC PAUTA: 1. Confirmação das Sessões Solenes de Colação de Grau - aprovados pela

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA Inicia-se a contagem regressiva para o momento de importância peculiar na vida de todos vocês: a Colação de Grau no Curso de Direito da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 058/CONSUN/2012.

RESOLUÇÃO Nº 058/CONSUN/2012. (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no DOU em 15 de agosto de 1996). RESOLUÇÃO Nº 058/CONSUN/2012. Normatiza os procedimentos para a solenidade de Outorga de Grau

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA MANUAL DE FORMATURA O presente manual tem por objetivo orientar os alunos e as empresas do segmento de formatura, quanto às normas e procedimentos relativos à formatura dos Cursos Técnicos do Instituto

Leia mais

MODELO DE ROTEIRO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA - FACEAR

MODELO DE ROTEIRO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA - FACEAR 1 MODELO DE ROTEIRO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA - FACEAR ROTEIRO DA FORMATURA DO CURSO DE... Data:.../.../... Local:... Horário:... Empresa Organizadora:... Nome e telefone da pessoa responsável

Leia mais