INFORMES. Natal, 10 de dezembro de 2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMES. Natal, 10 de dezembro de 2015."

Transcrição

1 INFORMES Natal, 10 de dezembro de 2015.

2 Ano Data Atividade 12/12 Último dia matrícula atividades que não formam turmas (TCC, etc) a 18/12 14/12 a 16/01/2016 Até 12/12 19/12 Sugestão pelos deptos criação de turmas de férias Sugestão de criação de turmas pelos deptos não solicitadas pelas coordenações Plano de matrícula ingressantes Último dia para consolidação final de turmas e 21/12 Período para matrícula de férias a 30/12 Recesso PROGRAD

3 Ano Data Atividade 04/01 Início período letivo de férias /01 Último dia para registro dos conceitos das atividades que não formam turmas (2015.2) Último dia para registro, no SIGAA, dos concluintes /01 Início da vigência, no SIGAA, do período e 12/01 13 a 23/01 Preparação das listas de concluintes , pela SINFO Matrícula dos alunos regulares para , no SIGAA Orientação acadêmica de matrícula a 27/01 Ajuste na oferta de vagas pelos deptos /02 Início do período letivo

4 Para estudos cursados em outra IES Solicitação na Coordenação do Curso Atual. Encaminhado para apreciação e decisão (mais breve possível, no caso de ingressantes). Encaminhar ao Setor de Admissão e Cadastro/PROGRAD para registro de lançamento no histórico. Para estudos cursados na UFRN Solicitar Aproveitamento Automático na Coordenadoria de Atendimento/PROGRAD. Se não satisfatório, solicitar Aproveitamento Manual na Coordenação do Curso Atual.

5 ENADE 2015 Alunos que faltaram o exame Requerimento de Dispensa Período solicitação: 08 a 18/12. Local: Coordenadoria de Atendimento/PROGRAD (estudantes da EAD e CERES poderão enviar para o registroacademico@prograd.ufrn.br). Resultado: 08/01/2016, no site da PROGRAD. Nos casos indeferidos pela PROGRAD: 08 a 22 de fevereiro de 2016, no site do INEP. Setor de Registro Acadêmico (84) , ramais 116 ou 117 registroacademico@prograd.ufrn.br

6 Tema: Colação de Grau (Resolução nº 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013 e Portaria nº 428/08-R, de 12 de junho de 2008.) Natal, 10 de dezembro de 2015.

7 Colação de grau é o ato pelo qual é outorgado o grau correspondente ao curso concluído pelo estudante. Pode ocorrer nas seguintes formas: Sessão coletiva (sessão solene); Sessão individual (sessão simples).

8 O estudante de turma de período letivo anterior pode participar da sessão coletiva de período posterior, desde que ainda não tenha recebido a outorga do grau, desde comunique em tempo hábil. As sessões de colação de grau devem ser realizadas em dias de expediente administrativo (normal) na UFRN.

9 Exigir pagamento para participação em sessão coletiva ou individual. Expor o estudante a nenhum tipo de diferenciação ou constrangimento para participar da cerimônia. Exemplos: Problemas com a utilização dos trajes (beca, faixa e capelo); Separar a turma na solenidade.

10 O estudante que já colou grau em um curso não pode colar grau pela segunda vez no mesmo curso, ainda que conclua habilitação ou ênfase diversa. O estudante que recebeu a outorga do grau em solenidade individual não pode recebê-la novamente em sessão coletiva. Não poderá proferir juramento, ter chamada nominal, participar de recebimento de diploma ou do cumprimento à mesa diretora durante a solenidade.

11 O estudante que recebeu a outorga do grau em solenidade individual: Pode participar da solenidade da turma do seu período letivo como convidado, desde que comunique este desejo em tempo hábil (comprovação), sendo vetado qualquer vinculação como formando integrante da sessão solene. Poderá entrar com o padrinho, usar veste talar completa e com o capelo posicionado na cabeça. Deve posicionar-se ao lado dos professores.

12 Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada. Na impossibilidade de comparecer na solenidade, o formando pode: Colar grau em sessão individual, com data e horários determinados pelo centro ou unidade acadêmica. Ser representado por procurador previamente autorizado pela PROGRAD/DACA ou coordenação do curso. o Não é permito ao procurador o uso de veste talar, mas poderá receber o diploma da mesa diretora.

13 É vedada a ocorrência de apresentações artísticas e culturais A execução de números musicais deve ser restrita à música instrumental, coral ou equivalente, e apenas na entrada dos formandos, na entrega dos diplomas e na saída dos profissionais.

14 Período para realização Calendário Acadêmico Universitário. Organização Diretores dos Centros/Unidades Acadêmicas, em articulação com: Coordenadores de Curso Formandos

15 As datas das sessões coletivas de colação de grau devem ser encaminhadas pela direção de centro ou de unidade acadêmica especializada à PROGRAD, em data prevista no Calendário Acadêmico. Lembrar da reserva do Auditório da Reitoria (Cerimonial) Cada curso terá uma única sessão coletiva de colação de grau por período letivo. Os centros podem agrupar cursos em uma única solenidade coletiva de colação de grau.

16 Os formandos devem chegar ao local da solenidade, devidamente trajado, com antecedência mínima de uma hora do início da sessão solene. A mesma antecedência no horário para o coordenador do curso, por ser o responsável pelo processo administrativo de colação de grau e lista oficial dos formandos.

17 A UFRN entrega a medalha de mérito acadêmico ao estudante de cada curso que: Obtiver maior IEAN (Índice de Eficiência Acadêmico Normalizado) IEAN 600 (seiscentos) Turma com no mínimo 2 formandos Colação de grau em período letivo regular

18 É o ato de registro de conclusão de habilitação/ênfase pelo estudante que integralizou outra habilitação/ênfase associada ao mesmo curso em que já colou grau. O registro ocorre no verso do diploma.

19 Ano Período Atividade Último dia para as coordenações de curso regularizarem a situação dos concluintes do período letivo no SIGAA de janeiro Último dia para registro no SIGAA, pelas coordenações de curso, dos conceitos das atividades que não formam turmas (TCC, etc.) referentes ao período letivo a 11 de janeiro Preparação das listas de concluintes (SINFO). 18 de janeiro a 18 de março Prazo para realização das sessões coletivas de colação de grau dos concluintes do período letivo

20 Ano Período Atividade de abril 11 de julho a 09 de setembro 14 de outubro 16 de janeiro a 16 de março Último dia para remessa à PROGRAD, pelas direções de centro, das datas das solenidades de colação de grau dos concluintes do período letivo Prazo para realização das sessões coletivas de colação de grau dos concluintes do período letivo Último dia para remessa à PROGRAD, pelas direções de centro, das datas das solenidades de colação de grau dos concluintes do período letivo Prazo para realização das sessões coletivas de colação de grau dos concluintes do período letivo

21 Podem ser realizadas fora do período especificado no Calendário Acadêmico, quando devidamente justificadas pelo requerente e deferidas pela PROGRAD, respeitado o prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes ou após a sessão coletiva do curso ao qual o estudante está vinculado.

22 Não há necessidade de justificativa para o pedido de colação de grau individual em data a ser realizada pelo menos 90 (noventa) dias anterior ou em data posterior à data da sessão coletiva do curso ao qual o estudante está vinculado. Quando o número de concluintes é inferior a 5 (cinco), a colação de grau deve ser realizada sob a forma de sessão individual, exceto caso a solenidade seja agrupada com outro(s) curso(s).

23 Direção do Centro ou Unidade Acadêmica Organização das sessões solenes, junto com a Coordenação do Curso e os Formandos, sob orientação do Cerimonial da Reitoria. Enviar as datas das colações para a PROGRAD/DACA e reserva do Auditório da Reitoria (Cerimonial da Reitoria). Enviar os convites para as autoridades integrantes da mesa e para os professores e funcionários homenageados.

24 Direção do Centro ou Unidade Acadêmica Orientar os alunos a formarem uma comissão de formatura e repassar as informações necessárias para a realização. Receber o processo administrativo do coordenador de curso para lavrar a ata e assiná-la. Observar o roteiro da cerimônia.

25 Coordenação do Curso Organização das sessões solenes, junto com a Direção do Centro/Unidade Acadêmica e os Formandos. Orientar os alunos a formarem uma comissão de formatura e repassar as informações necessárias para a realização.

26 Coordenação do Curso Acompanhar o processo de colação de grau, incluindo a entrega dos históricos, relação e dados cadastrais dos formandos junto à PROGRAD/DACA, com antecedência de 10 dias úteis. Conferir as assinaturas dos formandos no Diploma e na Lista Oficial antes da cerimônia (caneta porosa preta). Após a realização da solenidade, entregar o processo à Secretaria do Centro ou Unidade Acadêmica.

27 Os formandos devem trajar: Beca (na cor preta) Faixa (na cor do centro) Capelo (colocados somente a partir do ato de outorga de grau) O uso de pelerine é restrito aos docentes. Os docentes devem trajar: Beca (na cor preta) Pelerine (na cor do centro)

28 Não é permitido acrescentar nomes na lista oficial dos formandos. O processo de colação de grau não deverá ficar sob responsabilidade do cerimonial (interno ou externo). Recomenda-se reuniões prévias do responsável, pela colação de grau, dos centros/unidade acadêmicas com o cerimonial externo. Até o juramento o formando em atraso poderá colar grau na sessão solene. A cada discurso deve ser reservado o tempo máximo de 10 (dez) minutos (informar antecipadamente). Revisar os convites antes da aprovação final.

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO Nº / 2011 CONSELHO SUPERIOR Fixa as normas referentes às Sessões de Colação de Grau do. O Conselho Superior do, órgão de caráter consultivo e deliberativo da Administração Superior, no uso de

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLUÇÃO Nº 06/2012 Estabelece normas para solenidade de colação de grau nos cursos de graduação da Universidade Federal Vale do São Francisco. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF,

Leia mais

Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD

Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD Estabelece normas referentes à organização das solenidades de Colação de Grau dos concluintes dos Cursos de Graduação na FACULDADE PIO DÉCIMO. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TURISMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TURISMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE TURISMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO CALENDÁRIO DE EVENTOS E ATIVIDADES DO CURSO DE TURISMO 2014 / 2015

Leia mais

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC RESOLUÇÃO N o 086/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC O Diretor da

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO Este manual visa a orientar alunos formandos do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo sobre Colação de Grau, para os cursos superiores,

Leia mais

Manual de Orientações e Normas para Solenidade

Manual de Orientações e Normas para Solenidade Manual de Orientações e Normas para Solenidade de Outorga de Grau FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Junho 2016 Pág. 1 Art. 1º A Outorga de Grau dos alunos concluintes dos cursos de graduação é ato oficial

Leia mais

Sobre a Millenium Formaturas

Sobre a Millenium Formaturas Sobre a Millenium Formaturas A Millenium Formaturas possui mais de 20 anos de experiência em realização de grandes eventos e foi escolhida pelo Complexo Educacional FMU I FIAM-FAAM I FISP para organizar

Leia mais

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau 2016.1 Solenidade de Colação de Grau É o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de

Leia mais

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 405/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 19/08/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.012231/11-49, de acordo com o Parecer nº 238/2011 da

Leia mais

CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 2014

CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 2014 CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 24 DATAS LIMITES DOS PERÍODOS LETIVOS 24.1 24.3 24.2 24.4 25.1 25.2 Início das aulas 27//24 25/06/24 21/07/24 17/12/24 02/02/25 27/07/25 Término das aulas 14/06/24 18/07/24 06/12/24

Leia mais

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS dispõe sobre normas e critérios para Colação de Grau nos cursos de graduação da UNIFIMES. Art. 1º - A solenidade

Leia mais

NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR

NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR NORMAS PARA COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR PALOTINA DA UFPR As informações abaixo orientam os acadêmicos e servidores quanto aos procedimentos relativos à Sessão Solene de Colação de Grau dos Cursos de Graduação

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO NATAL/RN COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA

ESCOLA DO DIREITO NATAL/RN COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA 2015.2 Inicia-se a contagem regressiva para o momento de importância peculiar na vida de todos vocês: a Colação de Grau no Curso de Direito da

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA # O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan MANUAL DO FORMANDO Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1.

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/2015 - PROGRAD Súmula: Regulamenta o Cerimonial de Colação de Grau dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO a solicitação das Direções de Campus em reunião do Conselho de

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS.

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 COLAÇÃO DE GRAU... 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA... 4 5 DE FORMATURA... 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 7 CALENDÁRIO... 6 8 CERIMONAL DE

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL CONSELHO SUPERIOR CONSU

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL CONSELHO SUPERIOR CONSU Esta Resolução foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de Alagoas de 28 de abril de 2016. ESTADO DE ALAGOAS RESOLUÇÃO N.º 005/2016-CONSU/UNEAL, de 20 de abril de 2016. Revoga a Resolução n.º

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU. Orientações

COLAÇÃO DE GRAU. Orientações COLAÇÃO DE GRAU Orientações Prezado (a) aluno (a), A formatura é um evento muito especial. Ela representa o início de uma nova fase na sua vida profissional. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida oferece

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL DE FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA.

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA. NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA. Conceitos: Colação de Grau Constitui ato oficial da Faculdade da Região Serrana, realizado em sessão conjunta, solene e pública,

Leia mais

Sobre a Millenium Formaturas

Sobre a Millenium Formaturas Sobre a Millenium Formaturas A Millenium Formaturas possui mais de 20 anos de experiência em realização de grandes eventos e foi escolhida pelo Complexo Educacional FMU I FIAM-FAAM I FISP para organizar

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA DA FACULDADE ATLÂNTICO

MANUAL DE FORMATURA DA FACULDADE ATLÂNTICO CULDADE Coordenação Acadêmica Atendimento Personalizado ao Aluno MANUAL DE FORMATURA DA CULDADE Aracaju 2010 DIRETORA Jaciara Cordeiro de Oliveira Lisboa VICE-DIRETOR Carlos Alexander de Andrade COORDENADORA

Leia mais

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA b UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INFORMATIVO PROGRAD/DIVEX 01/2011 Senhores Coordenadores de Curso O presente informativo tem como objetivo repassar aos senhores algumas

Leia mais

Assistência Técnica Acadêmica

Assistência Técnica Acadêmica NORMAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU FOB/USP Aprovadas na Reunião Ordinária da Congregação de 20.05.2013 Artigo 1º A colação de grau é o ato oficial da Instituição, de caráter obrigatório, que se realiza em sessão

Leia mais

Reunião Geral de Formandos

Reunião Geral de Formandos Reunião Geral de Formandos 2011/02 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI.

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI. RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 Normatiza as cerimonias de formaturas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVAL. A DIRETORA DA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Março de 2012 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. DOS ENVOLVIDOS E ATRIBUIÇÕES... 4 2.1 REITORIA E DIRETORIA... 4 2.2 COMISSÃO ORGANIZADORA

Leia mais

CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 2008 Aprovado pela Resolução n o 029/2007-CONSAD, de

CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 2008 Aprovado pela Resolução n o 029/2007-CONSAD, de CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO 2008 Aprovado pela Resolução n o 029/2007-CONSAD, de 08.11.2007. DATAS LIMITES DOS PERÍODOS LETIVOS: 1 o Período letivo: início 18/02/2008 2 o Período letivo: início 04/08/2008

Leia mais

Reunião Geral de Formandos 2016/01

Reunião Geral de Formandos 2016/01 Reunião Geral de Formandos 2016/01 COLAÇÃO DE GRAU GABINETE x SOLENE Formatura em Gabinete Formatura em Gabinete Ocorre no final do calendário de formaturas e a data, horário e local é definido pelo Departamento

Leia mais

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE FORMATURA EM GABINETE Ocorre no Salão de Atos. Em dia de semana, à noite. Por instituto. Não há toga. Não há discurso. Agendada ao final do calendário. FORMATURA

Leia mais

Colação de Grau Manual

Colação de Grau Manual Colação de Grau Manual Com o objetivo de garantir que este momento seja para sempre perpetuado como uma grande celebração este manual apresenta os procedimentos gerais para a solenidade de colação de grau

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 Altera o Regulamento de Formatura e Outorga de Graus na UESC O Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FORMATURA MANUAL DE INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

FORMATURA MANUAL DE INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS MANUAL DE FORMATURA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de formatura

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/2016 - CAS Disciplina a realização da colação grau, para os alunos formandos dos cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Faculdade Católica de Anápolis ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Anápolis, janeiro de 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Do Ato...2 CAPÍTULO II - Das Providências que Antecedem a Cerimônia de Colação

Leia mais

Manual de Colação de Grau

Manual de Colação de Grau Manual de Colação de Grau PALMAS, 2016. A Faculdade Serra do Carmo sente-se honrada em participar ativamente do último compromisso acadêmico dos seus alunos: a FORMATURA. Para que tudo transcorra da melhor

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 058/CONSUN/2012.

RESOLUÇÃO Nº 058/CONSUN/2012. (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no DOU em 15 de agosto de 1996). RESOLUÇÃO Nº 058/CONSUN/2012. Normatiza os procedimentos para a solenidade de Outorga de Grau

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUÍS

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUÍS REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Colação de Grau é o ato institucional que se realiza em assembleia ordinária do Conselho Universitário para conferir graus acadêmicos aos graduados, em dia e hora marcados

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA

ESCOLA DO DIREITO COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA COMUNICADO AOS ALUNOS CONCLUINTES E COMISSÕES DE FORMATURA Inicia-se a contagem regressiva para o momento de importância peculiar na vida de todos vocês: a Colação de Grau no Curso de Direito da Universidade

Leia mais

3. CERIMÔNIAS Normas Colação de Grau do Curso, gratuita, organizada pela UNISUAM e operacionalizada por terceiros

3. CERIMÔNIAS Normas Colação de Grau do Curso, gratuita, organizada pela UNISUAM e operacionalizada por terceiros NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2014/2, OBJETIVANDO UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS 1. ENADE De acordo com a Lei

Leia mais

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/2

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/2 NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/2 Normas referentes à organização das cerimônias de colação de grau dos alunos concluintes

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 001/2011

RESOLUÇÃO N. 001/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 001/2011 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria e revoga as Resoluções n. 002/10, n. 024/10

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. Estabelece normas para Solenidade de Colação de Grau, no âmbito do

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA COLAÇÃO DE GRAU / EMISSÃO DE DIPLOMAS CURSOS SUPERIORES IBTA

PROCEDIMENTOS PARA COLAÇÃO DE GRAU / EMISSÃO DE DIPLOMAS CURSOS SUPERIORES IBTA PROCEDIMENTOS PARA COLAÇÃO DE GRAU / EMISSÃO DE DIPLOMAS CURSOS SUPERIORES IBTA 1) COLAÇÃO DE GRAU A conclusão do curso é representada pela colação de grau, ato oficial conferido pela Instituição de Ensino

Leia mais

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m. 1 GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois só

Leia mais

CALENDÁRIOUNIVERSITÁRIO 2017

CALENDÁRIOUNIVERSITÁRIO 2017 CALENDÁRIOUNIVERSITÁRIO 27 DATAS LIMITES DOS PERÍODOS LETIVOS 27.1 27.2 Verão 28.1 28.2 Início das aulas /02/27 24/07/27 //28 19/02/28 30/07/28 Término das aulas /07/27 09/12/27 02/02/28 07/07/28 /12/28

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 118, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008.

RESOLUÇÃO Nº. 118, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008. RESOLUÇÃO Nº. 118, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA, no uso de suas atribuições legais e considerando o parecer nº. 133/2008 da Câmara de Ensino de Graduação

Leia mais

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2013/1, OBJETIVANDO UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS. 1. ENADE De acordo com a Lei

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Parabéns, formando!

APRESENTAÇÃO. Parabéns, formando! APRESENTAÇÃO A Solenidade de Colação de Grau é a confirmação de que o formando concluiu todos os requisitos exigidos pela lei do país e pelos regulamentos da instituição, e concede ao mesmo o direito de

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA MANUAL DE FORMATURA Além Paraíba 2010 Mantenderoa Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. José Alves Fortes Presidente da Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. Michel Pichara Baranda Fortes Vice

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Manual de Estabelece as normas e procedimentos para as sessões de colação de grau dos Cursos da Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

Leia mais

ORIENTAÇÕES FORMATURA

ORIENTAÇÕES FORMATURA ORIENTAÇÕES FORMATURA Este documento foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações aos possíveis formandos, quanto aos procedimentos para o planejamento, a organização e a execução da cerimônia

Leia mais

- a relevância da consolidação dos procedimentos de colação de grau extraordinária, dada a indevida dicotomia de normas referentes ao mesmo objeto;

- a relevância da consolidação dos procedimentos de colação de grau extraordinária, dada a indevida dicotomia de normas referentes ao mesmo objeto; Resolução n 017/2013-CEPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Consolida e acrescenta disposições quanto à colação de grau extraordinária, altera a redação de artigos da Resolução nº 025/2012 CEPE, revoga a Resolução

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 Dias Mês Datas Atividades Letivos Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 6 01 Dia da Confraternização Universal 8 9 10 11 12 13 14 6 9 a 17 Implantação no SIGAA das turmas

Leia mais

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/1

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/1 NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2010/1 Abaixo, seguem as normas referentes à organização das cerimônias de colação de grau dos

Leia mais

ORIENTATIVO 04 Criada em 21/08/2015 DE CURSO. Atualizada em 16/02/2017. Página1 de 11 V02 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO

ORIENTATIVO 04 Criada em 21/08/2015 DE CURSO. Atualizada em 16/02/2017. Página1 de 11 V02 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO Página1 MANUAL DO CONCLUINTE DE CURSO 1 Página2 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FORMAS DE CONCLUSÃO DE CURSO... 3 2.2.1 ATRIBUIÇÕES DOS ENVOLVIDOS.... 3 2.2.2 ESTRUTURA PARA

Leia mais

Reunião geral de Formandos /A

Reunião geral de Formandos /A Reunião geral de Formandos - 2017/A Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).

Leia mais

25 Aniversário da cidade de São Paulo. 25 Recepção aos calouros (pais e alunos) - campus Sorocaba

25 Aniversário da cidade de São Paulo. 25 Recepção aos calouros (pais e alunos) - campus Sorocaba 01 Feriado nacional - confraternização universal 2 Aniversário da cidade de São Paulo 02-06 10 10 1-2 1-2 2 Período para os alunos solicitarem aproveitamento de estudos, exceto para os alunos ingressantes

Leia mais

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA A Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários,

Leia mais

Reunião geral de Formandos /B

Reunião geral de Formandos /B Reunião geral de Formandos - 2016/B Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06/2014/CD/IFS

DELIBERAÇÃO Nº 06/2014/CD/IFS DELIBERAÇÃO Nº 06/2014/CD/IFS Aprova a reformulação do Manual de Formatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS. O PRESIDENTE DO COLÉGIO DE DIRIGENTES DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 FORMATURA 1.1 Colação de grau 1.2 Colação de grau de gabinete 2 ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 ENADE Exame Nacional de Desempenho

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 FORMATURA 1.1 Colação de grau 1.2 Colação de grau de gabinete 2 ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO Nº 039-CONSELHO SUPERIOR, de 9 de maio de 2011. APROVA O REGIMENTO INTERNO DE CERIMONIAL DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA,

Leia mais

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO. (Aprovado pela Resolução CONSU nº 006, de 15 de março de 2017)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO. (Aprovado pela Resolução CONSU nº 006, de 15 de março de 2017) (Aprovado pela Resolução CONSU nº 006, de 15 de março de 2017) MARÇO/2017 D S T Q Q S S Dias Letivos: 26 Semestre Letivo: 2016-2 26 27 28 01 02 03 04 01 Cinzas (ponto facultativo) 05 06 07 08 09 10 11

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU. CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril)

COLAÇÃO DE GRAU. CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril) , COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril) PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os

Leia mais

- Considerando Ata n. 031/2011 da reunião do Conselho de Administração Superior - CAS, baixa a seguinte: RESOLUÇÃO

- Considerando Ata n. 031/2011 da reunião do Conselho de Administração Superior - CAS, baixa a seguinte: RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 12/2011, 14 DE ABRIL DE 2011 DISPÔE SOBRE O REGULAMENTO PARA FORMATURAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA MANUAL DE FORMATURA O presente manual tem por objetivo orientar os alunos e as empresas do segmento de formatura, quanto às normas e procedimentos relativos à formatura dos Cursos Técnicos do Instituto

Leia mais

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS e CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS e CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS

Leia mais

TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil Coordenação: Profa. Tatiana Jucá

TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil Coordenação: Profa. Tatiana Jucá TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil 2016-1 Coordenação: Profa. Tatiana Jucá 2/54 Pauta de hoje Apresentação da equipe de coordenação de TCC Datas importantes e documentação válida para

Leia mais

REGULAMENTO DOS ATOS DE FORMATURA OFICIAL E SOLENE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO (Aprovado pelo Parecer CONSEPE, n.

REGULAMENTO DOS ATOS DE FORMATURA OFICIAL E SOLENE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO (Aprovado pelo Parecer CONSEPE, n. REGULAMENTO DOS ATOS DE FORMATURA OFICIAL E SOLENE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO (Aprovado pelo Parecer CONSEPE, n. 043/15, de 01 de dezembro de 2015) BAURU 2015 SUMÁRIO DA

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Resolução nº 001/2007-ConEPE Natal-RN, 28 de março de 2007.

Resolução nº 001/2007-ConEPE Natal-RN, 28 de março de 2007. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - ConEPE Resolução nº 001/2007-ConEPE Natal-RN, 28 de março de 2007. Dispõe sobre as normas e os procedimentos que regem o processo de formatura de alunos concluintes

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 28/2015 Aprova as Normas para Cerimônia de Outorga de Grau nos cursos de graduação da UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

COMISSÕES DE FORMATURA

COMISSÕES DE FORMATURA COMISSÕES DE FORMATURA ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO Contato direto com a Feevale e com a produtora. Organizar reuniões e votações para a definição coletiva de paraninfo, professor e funcionário homenageados

Leia mais

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM Nº 14/2012, DE 11 DE MAIO DE 2012

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM Nº 14/2012, DE 11 DE MAIO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO AD REFERENDUM Nº 14/2012, DE 11 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre a regulamentação dos procedimentos

Leia mais

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Jataí

Calendário Acadêmico Graduação Câmpus Jataí MARÇO Calendário Acadêmico Graduação- 2017 2017 Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S Data Atividades de Março 01 Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo) Data limite para os

Leia mais

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS. Resoluções - CONSUP

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS. Resoluções - CONSUP BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS Resoluções - CONSUP Teresina (PI), 08 de Janeiro de 2014 RESOLUÇÃO N 027/2014 - CONSELHO SUPERIOR Aprova o Regulamento Acadêmico de Colação de Grau do Instituto Federal de

Leia mais

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO 1531-CONSEPE, 20 de jan de 2017

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO 1531-CONSEPE, 20 de jan de 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 3 4 8 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11 5 6 7 8 9 10 11 15 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 12 13 14 15 16 17 18 22 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES DO CÂMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos

Leia mais

calendário escolar escolha o mês Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março Abril Maio

calendário escolar escolha o mês Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março Abril Maio calendário escolar escolha o mês Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março Abril Maio www.prg.ufla.br /prgufla Setembro 2015 1 2 3 4 5 07 Feriado Independência do Brasil 24 a 30 1ª etapa

Leia mais

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado.

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado. RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 29, DE 06 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre aprovação do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017 para os Câmpus de Sinop. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade

Leia mais

CALENDÁRIO LETIVO 1º SEMESTRE/2010 Cursos de Graduação Belo Horizonte

CALENDÁRIO LETIVO 1º SEMESTRE/2010 Cursos de Graduação Belo Horizonte Última correção: 14/02/2010 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO CALENDÁRIO LETIVO 1º SEMESTRE/2010 Cursos de Graduação Belo Horizonte

Leia mais

Comunicado sobre Formaturas

Comunicado sobre Formaturas Montes Claros, 19 de novembro de 2015. Comunicado sobre Formaturas As Faculdades Integradas Pitágoras-FIPMoc vêm informar sobre os procedimentos relativos à Colação de Grau que será realizada pela Instituição:

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO GOTARDO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO GOTARDO Faculdade de Ciências Gerenciais de São Gotardo Portaria n. 107 de 30 de janeiro de 2016 Regulamenta as Instruções de Procedimentos Obrigatórios para as Formaturas dos Cursos de Graduação CAPÍTULO I DOS

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 017/CEG/2009, de 10 de junho de 2009.

RESOLUÇÃO N.º 017/CEG/2009, de 10 de junho de 2009. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048) 3721-9661 - FAX (048) 234-4069

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 007/2015 Teresina, 18 de dezembro de 2015.

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 007/2015 Teresina, 18 de dezembro de 2015. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 007/2015 Teresina, 18 de dezembro de 2015. Revoga a Resolução CONSUN nº 011/2004 de 19 de fevereiro de 2004 e Aprova as normas que regulamentam as Colações de Grau da Universidade Estadual

Leia mais

CONSELHO DIRETOR - CONSED. Resolução CONSED nº 01/2006

CONSELHO DIRETOR - CONSED. Resolução CONSED nº 01/2006 1 CONSELHO DIRETOR - CONSED Resolução CONSED nº 01/2006 O Presidente do Conselho Diretor CONSED da Faculdade do Acre e Barão do Rio Branco, Professor Marco Antonio Carvalho Falcão, no uso das atribuições

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO SiSU Ingresso em 2013/1

MANUAL DO CANDIDATO SiSU Ingresso em 2013/1 MANUAL DO CANDIDATO SiSU Ingresso em 2013/1 Do cronograma: Resultados / matrículas Início Fim Primeira Chamada Resultado 14/01/2013 (segunda) Matrícula dos Candidatos selecionados 18/01/2013 (sexta) 21/01/2013

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 01/CEG/2011, DE 5 DE OUTUBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 01/CEG/2011, DE 5 DE OUTUBRO DE 2011. RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 01/CEG/2011, DE 5 DE OUTUBRO DE 2011. Estabelece as normas referentes à organização das solenidades de colação de grau dos alunos concluintes dos Cursos de Graduação da Universidade

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos pilares da Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos pilares da Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos pilares da Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Composto pelos processos da Avaliação

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR REGULAMENTO DE REVISÃO DE PROVAS

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR REGULAMENTO DE REVISÃO DE PROVAS FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor nº 19/2012 de 09/04/2012) FORMIGA - MG 2012 (Ato de Aprovação: Resolução do

Leia mais

REGULAMENTO DE GRADUAÇÃO UFRN. Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (Prograd / DAE)

REGULAMENTO DE GRADUAÇÃO UFRN. Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (Prograd / DAE) REGULAMENTO DE GRADUAÇÃO UFRN Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (Prograd / DAE) 2 Cursos Conceitos principais 3 Ciclo único, 1º ciclo e 2º ciclo Turno Modalidade (bacharelado e licenciatura) Habilitação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS

ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS A escolha dos homenageados na colação de grau é feita por curso. Todas as turmas/ turnos do mesmo curso devem realizar a escolha dos nomes em conjunto, mesmo que

Leia mais