Máquinas de Turing - Computabilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Máquinas de Turing - Computabilidade"

Transcrição

1 BCC244-Teoria da Computação Prof. Lucília Figueiredo Lista de Exercícios 03 DECOM ICEB - UFOP Máquinas de Turing - Computabilidade 1. Seja L uma linguagem não livre de contexto. Mostre que: (a) Se X uma linguagem finita, então L X não é livre de contexto. Seja X finita e suponha, por contradição, que L X seja livre de contexto. Como X é finita, temos que L X é finita e, portanto, é livre de contexto, Como a classe das linguagens livres de contexto é fechada em relação à interseção, teríamos que (L X) (L X) é livre de contexto. Mas (L X) (L X) = L e L não é livre de contexto. Portanto, se X é finita, então L X não é livre de contexto. (b) Se X é uma linguagem regular, então L X pode ser livre de contexto ou pode não ser. Considere L Σ =. Temos que Σ é regular e é livre de contexto. Por outro lado, considere L = L. Temos que é regular e L não é livre de contexto. Portanto, se L não é livre de contexto e X é regular, L X pode ser livre de contexto ou não. 2. Construa uma MT que reconheça a linguagem a b. b b, D, D a a, D b b, D 3. Descreva, em linguagem de alto nível, uma MT que reconheça a linguagem {a n b n c n n 0}. while current-symbol == a escreve x, anda para a direita while current-symbol <> b escreve o mesmo simbolo lido, anda para direita escreve y, anda para a direita while current-symbol <> c escreve o mesmo simbolo lido, anda para direita escreve z, anda para a esquerda while current-symbol <> x escreve o mesmo simbolo lido, anda para esquerda escreve x, anda para a direita if current-symbol == then aceita else rejeita. OBS: Note que, se o número de a s for maior do que o número de b s ou do que o número de c s, a máquina entra em loop e, portanto, o string não será aceito. Se o número de b s ou de c s for maior do que o número de a s, o símbolo encontrado no final do loop mais externo não será branco e, portanto, o string não será aceito.

2 4. Prove que a classe das linguagens Turing-decidíveis (ou recursivas) é fechada em relação as operações de união, interseção e concatenação. 5. Prove que a classe das linguagens Turing-reconhecíveis (ou recursivamente enumeráveis) é fechada em relação as operações de união, interseção e concatenação. 6. Seja L uma linguagem não recursiva. (a) Mostre que, se X é finita então L X é não recursiva. (b) Mostre que L é não recursiva. (c) Mostre que, se L é LRE, então L não é LRE. 7. POSCOMP Assinale a afirmativa INCORRETA: Existe uma Máquina de Turing U que simula qualquer outra Máquina de Turing M sobre qualquer entrada w. A Tese de Church-Turing afirma que o conceito informal de procedimento efetivo é capturado pelo conceito formal de Máquina de Turing. Uma linguagem é recursivamente enumerável se, e somente se, ela é aceita por alguma Máquina de Turing. Existe uma Máquina deturing T que, dada uma Máquina de Turing M e uma entrada w para M, T determina, em um número finito de passos, se M pára ou não para a entrada w. Toda linguagem recursiva é recursivamente enumerável, mas o inverso nem sempre é verdadeiro. 8. Sejam L e L uma linguagem e o seu complemento, respectivamente. Marque as situações abaixo que não podem ocorrer: L e L são ambas recursivas. L é recursivamente enumerável, mas não é recursiva, e L não é recursivamente enumerável. L e L são ambas recursivamente enumeráveis, mas não são recursivas. L é regular e L não é regular. L é livre de contexto e L não é livre de contexto. 9. Assinale as afirmativas CORRETAS: Toda Linguagem enumerável é recursivamente enumerável. Toda Linguagem Livre de Contexto é decidível. Existem linguagens Regulares que não são decidíveis. Toda linguagem é reconhecível ou é co-reconhecível. O conjunto de todos os strings sobre um alfabeto Σ é recursivamente enumerável. O conjunto de todas as MTs é enumerável, mas não é recursivamente enumerável. O conjunto de todos as MTs cuja linguagem é vazia é enumerável mas não é recursivamente enumerável.

3 10. Com relação a linguagens e seus aceitadores (ou reconhecedores), marque as afirmativas a seguir que são corretas. {w w R w {a, b} } é aceita por autômato de pilha determinista. {w c w R w {a, b} } é aceita por autômato finito não determinista. {a 2n b m n, m 0} é aceita por autômato finito não determinista. {w c w w {a, b} } é aceita por autômato de pilha determinista. {M M é uma MT e M pára para alguma entrada } é reconhecida por uma Máquina de Turing não determinista. {w w w {a, b} } é aceita por uma máquina de Turing que sempre pára. 11. Considere as seguintes linguagens, sobre um dado alfabeto Σ: A RE = { D, s o AFD D aceita a string s} E RE = { D a linguagem reconhecida pelo AFD D é } A T M = { M, s a máquina de Turing M aceita a string s} E T M = { M a linguagem reconhecida pela máquina de Turing M é } ALL T M == { M a linguagem reconhecida pela máquina de Turing M é Σ } Marque a afirmativas CORRETA: Todas as linguagens acima são enumeráveis. Todas as linguagens acima são decidíveis. Apenas as linguagens E T M e ALL T M não são reconhecíveis. A linguagem E T M é co-reconhecível. A linguagem ALL T M não é reconhecível, nem co-reconhecível. A linguagem A T M é reconhecível e co-reconhecível. 12. Um problema de decisão é um problema cuja resposta é sim ou não. Por exemplo, determinar se um string w pertence a uma linguagem L, ou determinar uma máquina de Turing M reconhece a linguagem vazia, ou determinar se x+y = z. Uma instância de um problema de decisão é um caso particular deste problema. Por exemplo, = 5 é uma instância positiva do problema x + y = z e = 10 é uma instâncoa negativa deste problema. Dizemos que um problema de decisão P é decidível, se existe uma máquina de Turing que decide este problema, isto é, que é capaz de determinar, dada uma instância qualquer do problema como entrada, se esta é uma instância positiva ou não é. Dizemos que um problema de decisão P reduz para outro problema de decisão P, se existe um algoritmo (ou máquina de Turing) que converte cada instância do Problema P em uma instância do problema P. Considere três problemas de decisão P 1, P 2 e P 3. Sabemos que P 1 é decidível e P 2 não não é decidível. Marque a afirmativa CORRETA: P 3 é decidível se P 1 reduz para P 3.

4 P 3 não é decidível se P 3 reduz para P 2. P 3 não é decidível se P 2 reduz para P 3. P 3 é decidível se P 3 reduz para o complemento de P (1,0 ponto) O "poder computacional" de um computador consiste na classe de problemas que podem ser resolvidos por meio de programas executados nesse computador. Considere um computador moderno usual, tal como o seu PC. Com base nos resultados da teoria de máquinas de Turing, analise as seguintes afirmativas e marque aquelas que são CORRETAS: Um computador com vários processadores, que pode executar computações em paralelo, tem o mesmo poder computacional que outro que tenha um único processador. Um computador que tenha uma memória com acesso apenas sequencial tem menor poder computacional do que outro que tenha acesso direto a qualquer posição de memória. Um computador com vários dispositivos de memória tem maior poder computacional que outro computador com apenas uma área de memória, com a mesma capacidade total de todos os dispositivos de armazenamento do primeiro. Se o computador tem vários dispositivos de memória e pode ler dados simultaneamente em cada um desses dispositivos, ele tem maior poder computacional do que se apenas pudesse ler dados de um único dispositivo de cada vez. Um computador que tenha apenas um tipo de instrução, que pode ler o valor em uma posição qualquer de memória e determinar o valor a ser escrito na memória e a próxima instrução a ser executada tem o mesmo poder computacional que um computador moderno, que inclui instruções para carregar e armazenar dados, com diversos tipos de endereçamento à memória, intruções de teste e desvio, intruções para realizar operações aritméticas etc. 14. A tabela a seguir resume informações que aprendemos ao longo do curso sobre a hierarquia de linguagens formais Hierarquia de Chomsky. Preencha as lacunas da tabela, usando como modelo as informações já preenchidas. Obesrvações: (a) Utilize a seguinte simbologia: AF (Autômato de Estados Finitos), AP (Autômato de Pilha), MT (Máquina de Turing), ER (Expressão Regular), GLC (Gramática Livre de Contexto), GSC (Gramática Sensível ao Contexto), GI (Gramática Irrestrita). (b) Na coluna entitulada "Exemplo", dê uma exemplo de uma linguagem que pertença à classe indicada e que não pertença à classe imediatamente anterior. (c) Na coluna entitulada "ND", responda à pergunta "Não determinismo introduz maior poder computacional ao modelo?". (d) Na coluna entitulada "Fecho", indique em relação a quais das seguintes operações a classe de linguagens é fechada: (união), (concatenação), (fecho de Kleene), (interseção) e (complemento).

5 Hierarquia de Linguagens Classe Especificação Exemplo Reconhecedor ND Fecho Regular (0 1) Livre de Contexto Sensível ao Contexto Recursiva Recursiv. enumerável Gramática irrestrita Gramática irrestrita {0 p p é primo} MT limitada linearmente?,,,, não,,,,

Teoria da Computação Prof. Lucília Figueiredo Prova 03 - ENTREGA DIA 24/06/2015. (a) Descreva o programa da MT usando um pseudocódigo.

Teoria da Computação Prof. Lucília Figueiredo Prova 03 - ENTREGA DIA 24/06/2015. (a) Descreva o programa da MT usando um pseudocódigo. Teoria da Computação Prof. Lucília Figueiredo Prova 03 - ENTREGA DIA 24/06/2015 DECOM ICEB - UFOP Nome legível: Matrícula: As questões podem devem ser respondidas na própria prova, a caneta ou a lápis.

Leia mais

I.2 Introdução a Teoria da Computação

I.2 Introdução a Teoria da Computação I.2 Introdução a Teoria da Computação O que é? Fundamento da Ciência da Computação Tratamento Matemático da Ciência da Computação Estudo Matemático da Transformação da Informação Qual sua importância?

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas

Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Alfenas Linguagens Formais e Autômatos Aula 14 Máquinas de Turing humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Última aula Autômatos com Pilha Controle de estado a b a a b X Y Y X O que já vimos...

Leia mais

INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 3: Introdução a Teoria da Computação

INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 3: Introdução a Teoria da Computação INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 3: Introdução a Teoria da Computação bas eado em material produzido pelo prof Olinto Jos é Varela Furtado Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC E-Mail: silveira@inf.ufsc.br

Leia mais

Decidibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02)

Decidibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Decidibilidade Mário S Alvim (msalvim@dccufmgbr) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S Alvim (msalvim@dccufmgbr) Decidibilidade DCC-UFMG (2018/02) 1 / 45 Decidibilidade:

Leia mais

Máquina de Turing Linguagens Sensíveis ao Contexto e Enumeráveis Recursivamente

Máquina de Turing Linguagens Sensíveis ao Contexto e Enumeráveis Recursivamente ESIN/UCPel 058814 Linguagens Formais e Autômatos TEXTO 5 Máquina de Turing Linguagens Sensíveis ao Contexto e Enumeráveis Recursivamente Prof. Luiz A M Palazzo Maio de 2007 0. Introdução A Ciência da Computação

Leia mais

Apostila 06. Objetivos: Estudar a Computabilidade Estudar a Decidibilidade Estudar a Redutibilidade

Apostila 06. Objetivos: Estudar a Computabilidade Estudar a Decidibilidade Estudar a Redutibilidade Cursos: Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplinas: (1493A) Teoria da Computação e Linguagens Formais, (4623A) Teoria da Computação e Linguagens Formais e

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes blauth@inf.ufrgs.br Departamento de Informática Teórica Instituto de Informática / UFRGS Linguagens Formais e Autômatos - P. Blauth Menezes 1 Linguagens

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Máquina de Turing Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Teoria da Computação Ciência da Computação

Leia mais

Linguaguens recursivamente enumeráveis e recursivas

Linguaguens recursivamente enumeráveis e recursivas Linguaguens recursivamente enumeráveis e recursivas Uma linguagem diz-se recursivamente enumerável (r.e) ou semi-decidível se é aceite por uma máquina de Turing. SD: classe de linguagens recursivamente

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Máquina de Turing Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Teoria da Computação Ciência da Computação

Leia mais

Problemas Computáveis

Problemas Computáveis Indecidibilidade Problemas Computáveis Máquinas de Turing ou Problemas Computáveis ou Linguagens Recursivamente Enumeráveis LER (*) podem ser divididas em 2 classes: as MT que sempre param (Algoritmos),

Leia mais

Capítulo 8: O problema da parada. Decidibilidade e computabilidade. José Lucas Rangel Introdução.

Capítulo 8: O problema da parada. Decidibilidade e computabilidade. José Lucas Rangel Introdução. Capítulo 8: O problema da parada. Decidibilidade e computabilidade. José Lucas Rangel 8.1 - Introdução. Como observado no capítulo anterior, podemos substituir a definição informal de procedimento pela

Leia mais

Linguaguens recursivamente enumeráveis

Linguaguens recursivamente enumeráveis Linguaguens recursivamente enumeráveis Uma palavra x Σ é aceite por uma máquina de Turing M ( x L(M)) se M iniciando com a palavra x na fita e no estado inicial, pára num estado final. Caso contrário,

Leia mais

Computabilidade e Complexidade (ENG10014)

Computabilidade e Complexidade (ENG10014) Sistemas de Informação Computabilidade e Complexidade (ENG10014) Profa. Juliana Pinheiro Campos E-mail: jupcampos@gmail.com Decidibilidade O estudo da decidibilidade objetiva determinar a solucionabilidade

Leia mais

Modelos de Computação Folha de trabalho n. 10

Modelos de Computação Folha de trabalho n. 10 Modelos de Computação Folha de trabalho n. 10 Nota: Os exercícios obrigatórios marcados de A a D constituem os problemas que devem ser resolvidos individualmente. A resolução em papel deverá ser depositada

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Mestrado em Ciência da Computação

Universidade Federal de Uberlândia Mestrado em Ciência da Computação Universidade Federal de Uberlândia Mestrado em Ciência da Computação Solução da 1 a Prova de Teoria da Computação - 05/05/2010 Questão 1 (Valor = 7 pontos) Um número real é dito algébrico se é raiz de

Leia mais

ECO026 TEORIA DA COMPUTAÇÃO. Prof: Rafael Santos Site:

ECO026 TEORIA DA COMPUTAÇÃO. Prof: Rafael Santos   Site: ECO026 TEORIA DA COMPUTAÇÃO Prof: Rafael Santos Email: rafafic@gmail.com Site: http://sites.google.com/site/rafafic Máquinas de Turing Uma linguagem Turing-reconhecível (Linguagem recursivamente enumeravel),

Leia mais

Teoria da Computação. Computabilidade e complexidade computacional

Teoria da Computação. Computabilidade e complexidade computacional Teoria da Computação Computabilidade e complexidade computacional 1 Computabilidade e Complexidade Computabilidade: verifica a existência de algoritmos que resolva uma classe de linguagens trata a possibilidade

Leia mais

SCC-5832 Teoria da Computação

SCC-5832 Teoria da Computação Teoria da Computação SCC-5832 Teoria da Computação João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos

Leia mais

Gramáticas Sensíveis ao Contexto (GSC) Linguagens Sensíveis ao Contexto (LSC) Autômatos Linearmente Limitados (ALL)

Gramáticas Sensíveis ao Contexto (GSC) Linguagens Sensíveis ao Contexto (LSC) Autômatos Linearmente Limitados (ALL) Gramáticas Sensíveis ao Contexto (GSC) Linguagens Sensíveis ao Contexto (LSC) Autômatos Linearmente Limitados (ALL) 1 Gramática Sensível ao Contexto Definição: Uma gramática G é sensível ao contexto se

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos Decidibilidade

Linguagens Formais e Autômatos Decidibilidade Linguagens Formais e Autômatos Decidibilidade Andrei Rimsa Álvares Sumário Introdução A tese de Church-Turing Máquinas de Turing e problemas de decisão Máquina de Turing Universal O problema da parada

Leia mais

Teoria da Computação. Capítulo 1. Máquina de Turing. Prof. Wanderley de Souza Alencar, MSc.

Teoria da Computação. Capítulo 1. Máquina de Turing. Prof. Wanderley de Souza Alencar, MSc. Teoria da Computação Capítulo 1 Máquina de Turing Prof. Wanderley de Souza Alencar, MSc. Pauta 1. Introdução 2. Definição de Máquina de Turing 3. Variações de Máquina de Turing 4. A Tese de Church-Turing

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos Apresentação da Disciplina

Linguagens Formais e Autômatos Apresentação da Disciplina Linguagens Formais e Autômatos Apresentação da Disciplina Andrei Rimsa Álvares Computação Histórico da Computação O que pode ser computado? Ábaco China Aprox. 3500 a.c. Máquina de Babbage Inglaterra 1823

Leia mais

Linguagens recursivamente enumeráveis

Linguagens recursivamente enumeráveis Linguagens recursivamente enumeráveis Uma palavra x Σ é aceite por uma máquina de Turing M ( x L(M)) se M iniciando com a palavra x na fita e no estado inicial, pára num estado final. Caso contrário, M

Leia mais

Redutibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02)

Redutibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Redutibilidade Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Redutibilidade DCC-UFMG (2018/02) 1 / 46 Redutibilidade:

Leia mais

Modelos Universais de Computação

Modelos Universais de Computação Modelos Universais de Computação 1 Equivalência entre Variantes de TM TM s definem naturalmente uma classe. Toda variante razoável de TM define a mesma classe de linguagens. (reforça a Tese Church-Turing)

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas

Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Alfenas Linguagens Formais e Autômatos Aula 16 Decidibilidade humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Últimas Aulas Uma Máquina de Turing (MT) possui: uma fita infinita para representar a

Leia mais

Marcos Castilho. DInf/UFPR. 16 de maio de 2019

Marcos Castilho. DInf/UFPR. 16 de maio de 2019 16 de maio de 2019 Motivação Quais são os limites da computação? O que é um Problema de decisão? Um problema de decisão é um conjunto de perguntas, cada uma das quais tem um SIM ou um NÃO como resposta.

Leia mais

Apostila 01 Fundamentação da Teoria da Computação e Linguagens Formais

Apostila 01 Fundamentação da Teoria da Computação e Linguagens Formais Cursos: Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplinas: (1493A) Teoria da Computação e Linguagens Formais, (4623A) Teoria da Computação e Linguagens Formais e

Leia mais

Draft-v0.1. Máquinas de Turing Máquinas de Turing

Draft-v0.1. Máquinas de Turing Máquinas de Turing 13 Máquinas de Turing A necessidade de formalizar os processos algorítmicos levou, nas décadas 20 e 30 do século XX, a diversos estudos, entre os quais os de Post, Church e Turing, com vista a estudo formal

Leia mais

Máquinas de Turing (MT)

Máquinas de Turing (MT) Linguagens Formais e Autômatos Máquinas de Turing (MT) Andrei Rimsa Álvares Material extraído do livro e slides do Prof. Newton Vieira (hcp://dcc.ufmg.br/~nvieira) Sumário Introdução Máquinas de Turing

Leia mais

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes. Edital 20/2015 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO II Campus Rio Pomba

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes. Edital 20/2015 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO II Campus Rio Pomba Questão 01 No processo de construção de compiladores, é essencial compreender e manipular as expressões regulares e suas equivalências. Dentro desse contexto, seja o alfabeto = {a, b, c, d, e} e a seguinte

Leia mais

SCC Teoria da Computação e Linguagens Formais

SCC Teoria da Computação e Linguagens Formais SCC-0205 João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis/ joaoluis@icmc.usp.br

Leia mais

Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos

Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos Para estudar o processo de computação de um ponto de vista teórico, com a finalidade de caracterizar o que é ou não é computável, é necessário introduzir um modelo

Leia mais

SCC 205 Teoria da Computação e Linguagens Formais

SCC 205 Teoria da Computação e Linguagens Formais Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação SCC 205 Teoria da Computação e Linguagens Formais Autômatos com pilha Lista 3 1. Dê um

Leia mais

Capítulo 9: Linguagens sensíveis ao contexto e autômatos linearmente limitados.

Capítulo 9: Linguagens sensíveis ao contexto e autômatos linearmente limitados. Capítulo 9: Linguagens sensíveis ao contexto e autômatos linearmente limitados. José Lucas Rangel 9.1 - Introdução. Como já vimos anteriormente, a classe das linguagens sensíveis ao contexto (lsc) é uma

Leia mais

SCC Introdução à Teoria da Computação

SCC Introdução à Teoria da Computação SCC-0505 João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis/ joaoluis@icmc.usp.br

Leia mais

LINGUAGENS FORMAIS Modelos Determinísticos e Não Determinísticos. Usam-se modelos matemáticos para representar eventos (fenômenos) do mundo real.

LINGUAGENS FORMAIS Modelos Determinísticos e Não Determinísticos. Usam-se modelos matemáticos para representar eventos (fenômenos) do mundo real. LINGUAGENS FORMAIS Modelos Determinísticos e Não Determinísticos Modelos Matemáticos Usam-se modelos matemáticos para representar eventos (fenômenos) do mundo real. Ressalta-se contudo que é muito importante

Leia mais

Faculdade de Computação

Faculdade de Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Disciplina : Teoria da Computação Professora : Sandra de Amo Solução da Lista de Exercícios n o 8 - Indecidibilidade Exercicio 1-5.5 do Livro

Leia mais

Linguagens Formais e Problemas de Decisão

Linguagens Formais e Problemas de Decisão Linguagens Formais e Problemas de Decisão Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Linguagens Formais e Problemas

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação SCC-0505 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO Lista de Exercícios do Capítulo 3 Gramáticas

Leia mais

Fundamentos da Teoria da Computação

Fundamentos da Teoria da Computação Fundamentos da Teoria da Computação Primeira Lista de Exercícios - Aula sobre dúvidas da lista Sérgio Mariano Dias 1 1 UFMG/ICEx/DCC Entrega da 1 a lista: 31/03/2009 Sérgio Mariano Dias (UFMG) Fundamentos

Leia mais

Máquina de Turing. Teoria da Computação. Teoria da Computação. Histórico da Computação:

Máquina de Turing. Teoria da Computação. Teoria da Computação. Histórico da Computação: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Pro. Yandre Maldonado - 1 Pro. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Teoria da Computação Ciência da Computação Ênase teórica:

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes blauth@inf.ufrgs.br Departamento de Informática Teórica Instituto de Informática / UFRGS Linguagens Formais e Autômatos - P. Blauth Menezes 1 Linguagens

Leia mais

Apostila 05 Assunto: Linguagens dos tipos 0 e 1

Apostila 05 Assunto: Linguagens dos tipos 0 e 1 Cursos: Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplinas: (1493A) Teoria da Computação e Linguagens Formais, (4623A) Teoria da Computação e Linguagens Formais e

Leia mais

COMPUTABILIDADE 2. Indecidibilidade

COMPUTABILIDADE 2. Indecidibilidade Licenciatura em Ciências da Computação COMPUTABILIDADE 2. Indecidibilidade José Carlos Costa Dep. Matemática e Aplicações Universidade do Minho 15 de Novembro de 2011 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos

Linguagens Formais e Autômatos Linguagens Formais e Autômatos Hisham Muhammad h@hisham.hm PUC-Rio Sobre o professor Hisham H. Muhammad MSc. em Informática pela PUC-Rio Doutorando na área de Linguagens de Programação Grupo do LabLua,

Leia mais

Terceira Lista de Exercícios 2004/2...

Terceira Lista de Exercícios 2004/2... UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação COM162 Linguagens Formais e Autômatos Prof. Rudini Sampaio Monitor: Rodrigo Pereira dos Santos Terceira Lista de Exercícios 2004/2

Leia mais

Editor de Autômatos Finitos. Acadêmica: Josiane Patrícia Morastoni Orientadora: Joyce Martins

Editor de Autômatos Finitos. Acadêmica: Josiane Patrícia Morastoni Orientadora: Joyce Martins Editor de Autômatos Finitos Acadêmica: Josiane Patrícia Morastoni Orientadora: Joyce Martins 0 1 0 0 Roteiro da Apresentação Introdução Autômatos Finitos Desenvolvimento trabalho Considerações finais 2/31

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Máquina de Turing Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Teoria da Computação Ciência da Computação

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes blauth@inf.ufrgs.br Departamento de Informática Teórica Instituto de Informática / UFRGS Linguagens Formais e Autômatos - P. Blauth Menezes 1 Linguagens

Leia mais

Máquinas de Turing 3

Máquinas de Turing 3 Máquinas de Turing 3 Exercícios Máquinas de Turing com Múltiplas Fitas Máquinas de Turing Não-deterministicas A Tese/Hipótese de Church-Turing Linguagens decidíveis por Máquinas de Turing (Recursivas)

Leia mais

Teoria da Computação

Teoria da Computação Ciência da Computação Teoria da Computação (ENG10395) Profa. Juliana Pinheiro Campos E-mail: jupcampos@gmail.com Máquinas Universais Máquinas Universais podem ser entendidas de duas formas: Se é capaz

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos. Autômatos Finitos Determinísticos (AFD)

Linguagens Formais e Autômatos. Autômatos Finitos Determinísticos (AFD) Linguagens Formais e Autômatos Autômatos Finitos Determinísticos (AFD) Cristiano Lehrer, M.Sc. Linguagens Regulares A teoria da computação começa com uma pergunta: O que é um computador? É, talvez, uma

Leia mais

Linguagens Regulares. Prof. Daniel Oliveira

Linguagens Regulares. Prof. Daniel Oliveira Linguagens Regulares Prof. Daniel Oliveira Linguagens Regulares Linguagens Regulares ou Tipo 3 Hierarquia de Chomsky Linguagens Regulares Aborda-se os seguintes formalismos: Autômatos Finitos Expressões

Leia mais

S. C. Coutinho. Máquina de Turing Universal p. 1/22

S. C. Coutinho. Máquina de Turing Universal p. 1/22 Máquina de Turing Universal S. C. Coutinho Máquina de Turing Universal p. 1/22 Objetivo Descrever uma máquina de Turing U, capaz de simular qualquer outra máquina de Turing M. Para isto a máquina deve

Leia mais

Teoria da Computação (BBC244)

Teoria da Computação (BBC244) Teoria da Computação (BBC244) Professor: Anderson Almeida Ferreira anderson.ferreira@gmail.com http://www.decom.ufop.br/anderson Sala COM 10 DECOM-UFOP Ementa Gramáticas. Linguagens. Operações com Linguagens.

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas

Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Alfenas Linguagens Formais e Autômatos Aula 13 Autômato com Pilha humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Última aula Linguagens Livres do Contexto P(S*) Recursivamente enumeráveis Recursivas

Leia mais

ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 18. Cap O Problema da Parada

ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 18. Cap O Problema da Parada ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO Aula 18 Cap 4.2 - O Problema da Parada Profa. Ariane Machado Lima ariane.machado@usp.br 1 Nas últimas aulas Tese de Church-Turing Problemas computacionais descritos

Leia mais

Compiladores. Análise lexical. Plano da aula. Motivação para análise lexical. Vocabulário básico. Estrutura de um compilador

Compiladores. Análise lexical. Plano da aula. Motivação para análise lexical. Vocabulário básico. Estrutura de um compilador Estrutura de um compilador programa fonte Compiladores Análise lexical () Expressões Regulares analisador léxico analisador sintático analisador semântico análise gerador de código intermediário otimizador

Leia mais

FOLHA DE PROVA. Descreva e ilustre, com um exemplo, o algoritmo de minimização de um autômato.

FOLHA DE PROVA. Descreva e ilustre, com um exemplo, o algoritmo de minimização de um autômato. Tema 01: LINGUAGENS E FUNÇÕES REGULARES Disserte sobre as possíveis formas de se demonstrar que uma linguagem é regular e de se demonstrar que uma linguagem não é regular. Descreva e ilustre, com um exemplo,

Leia mais

Teoria da Computação. Unidade 3 Máquinas Universais. Referência Teoria da Computação (Divério, 2000)

Teoria da Computação. Unidade 3 Máquinas Universais. Referência Teoria da Computação (Divério, 2000) Teoria da Computação Referência Teoria da Computação (Divério, 2000) 1 L={(0,1)*00} de forma que você pode usar uma Máquina de Turing que não altera os símbolos da fita e sempre move a direita. MT_(0,1)*00=({0,1},{q

Leia mais

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Máquinas de Turing

PCS3616. Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Máquinas de Turing PCS3616 Programação de Sistemas (Sistemas de Programação) Máquinas de Turing Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Objetivos Familiarização com o funcionamento global de software de sistema computacional

Leia mais

1. Uma linguagem de uma máquina de Turing

1. Uma linguagem de uma máquina de Turing Linguagem de uma Máquina de Turing 1. Uma linguagem de uma máquina de Turing, é. 2. Linguagens aceitas por uma MT são chamdas recursivamente enumeráveis. O recursivo nesta caso significa decidível, ou

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos (BBC242) Professor: Anderson Almeida Ferreira DECOM-UFOP

Linguagens Formais e Autômatos (BBC242) Professor: Anderson Almeida Ferreira DECOM-UFOP Linguagens Formais e Autômatos (BBC242) Professor: Anderson Almeida Ferreira DECOM-UFOP Ementa Gramáticas. Linguagens Regulares, Livres-de-Contexto e Sensíveis-ao- Contexto. Tipos de Reconhecedores. Operações

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos

Linguagens Formais e Autômatos Linguagens Formais e Autômatos Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa Introdução Problema: definir um conjunto de cadeias de símbolos; Prof. Yandre Maldonado - 2 Exemplo: conjunto

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos

Linguagens Formais e Autômatos Linguagens Formais e Autômatos Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa Problema: definir um conjunto de cadeias de símbolos; Prof. Yandre Maldonado - 2 Exemplo: conjunto M dos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERALRURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Multidisciplinar Departamento de Ciência da Computação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERALRURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Multidisciplinar Departamento de Ciência da Computação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERALRURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Multidisciplinar Departamento de Ciência da Computação Edital 04/2018/DCC/IM/UFRRJ Concurso de Monitoria Estudantil O Chefe

Leia mais

Máquina de Turing. Controle finito

Máquina de Turing. Controle finito Máquinas de Turing Máquinas de Turing podem fazer tudo o que um computador real faz. Porém, mesmo uma Máquina de Turing não pode resolver certos problemas. Estes problemas estão além dos limites teóricos

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos LFA Código - CMP4145 Turma A01 Engenharia da Computação e Ciência da Computação Horário: Segunda, Terça e Quinta.

Leia mais

Turing e Complexidade

Turing e Complexidade (baseado em material da disciplina PCS2214) PMR2300 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Máquina de Turing Máquina de Turing: modelo mais poderoso de computador, proposto pelo inglês Alan M.

Leia mais

LR's: Lema do Bombeamento e Propriedades de Fechamento

LR's: Lema do Bombeamento e Propriedades de Fechamento Linguagens Formais e Autômatos LR's: Lema do Bombeamento e Propriedades de Fechamento Andrei Rimsa Álvares Material extraído do livro e slides do Prof. Newton Vieira (hfp://dcc.ufmg.br/~nvieira) Introdução

Leia mais

Fundamentos da Teoria da Computação

Fundamentos da Teoria da Computação Fundamentos da Teoria da Computação Primeira Lista de Exercícios - Aula sobre dúvidas Sérgio Mariano Dias 1 1 Doutorando em Ciência da Computação Estagiário em docência II Departamento de Ciência da Computação

Leia mais

Aula 10: Decidibilidade

Aula 10: Decidibilidade Teoria da Computação Aula 10: Decidibilidade DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Definição 10.1. Um problema de decisão P é um conjunto de questões para as quais as respostas são sim ou não. Exemplo

Leia mais

INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 5: Autômatos Finitos

INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 5: Autômatos Finitos INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 5: Autômatos Finitos Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC E-Mail: silveira@inf.ufsc.br URL: www.inf.ufsc.br/~silveira As Linguagens e os formalismos representacionais

Leia mais

Hierarquia de Chomsky e sua relação com os autômatos

Hierarquia de Chomsky e sua relação com os autômatos Hierarquia de Chomsky: Linguagens Regulares, Livres de Contexto, Sensíveis ao Contexto e Irrestritas seus Reconhecedores, e Geradores Autômatos são essenciais para o estudo dos limites da computação. Existem

Leia mais

Computabilidade e Complexidade (ENG10014)

Computabilidade e Complexidade (ENG10014) Sistemas de Informação Computabilidade e Complexidade (ENG10014) Profa. Juliana Pinheiro Campos E-mail: jupcampos@gmail.com Modelo de computação poderoso concebido pelo matemático britânico Alan Turing

Leia mais

Análise e Projeto de Algoritmos

Análise e Projeto de Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos 2018.2 Modelo de Computação Determinação de como os cálculos são realizados pelo computador e que funcionalidades ele possui. Máquina de Turing É um modelo de computação

Leia mais

Introdução Maquinas de Turing universais O problema da parada. Indecidibilidade. Rodrigo Gabriel Ferreira Soares DEINFO - UFRPE.

Introdução Maquinas de Turing universais O problema da parada. Indecidibilidade. Rodrigo Gabriel Ferreira Soares DEINFO - UFRPE. DEINFO - UFRPE Julho, 2014 Motivação Introdução O que pode ser computado? E mais intrigantemente, o que não pode ser computado? Motivação Introdução O que pode ser computado? E mais intrigantemente, o

Leia mais

Máquinas Universais. Departamento de Ciência de Computadores da FCUP MC Aula 23 1

Máquinas Universais. Departamento de Ciência de Computadores da FCUP MC Aula 23 1 Máquinas Universais Um modelo de computação diz-se universal se todo o problema efectivamente computável o for nesse modelo. Um modelo universal é suficientemente poderoso para se aceitar a si próprio:

Leia mais

GBC015: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Teoria de Algoritmos: Computabilidade e Máquina de Turing

GBC015: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Teoria de Algoritmos: Computabilidade e Máquina de Turing GBC015: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Teoria de Algoritmos: Computabilidade e Máquina de Turing Ilmério Reis da Silva ilmerio@ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/icc UFU/FACOM/BCC Funções Def. Função

Leia mais

Linguagens Não-Regulares

Linguagens Não-Regulares Linguagens Não-Regulares Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S. Alvim (msalvim@dcc.ufmg.br) Linguagens Não-Regulares DCC-UFMG (2018/02)

Leia mais

Juliana Kaizer Vizzotto. Universidade Federal de Santa Maria. Disciplina de Teoria da Computação

Juliana Kaizer Vizzotto. Universidade Federal de Santa Maria. Disciplina de Teoria da Computação Universidade Federal de Santa Maria Disciplina de Teoria da Computação Quais são as capacidades e limitações fundamentais dos computadores? Funções Computáveis Algoritmo: descrição finitade uma computação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERALRURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Multidisciplinar Departamento de Ciência da Computação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERALRURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Multidisciplinar Departamento de Ciência da Computação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERALRURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Multidisciplinar Departamento de Ciência da Computação Edital 04/2017/DCC/IM/UFRRJ Concurso de Monitoria Estudantil O Chefe

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos LFA Código - CMP4145 Turma C01 Engenharia da Computação e Ciência da Computação Horário: Segunda e Quinta:

Leia mais

Computação efectiva. Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato?

Computação efectiva. Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato? Computação efectiva Que linguagens podem ser reconhecidas por algum tipo de autómato? O que é ser computável? Que linguagens são computáveis? Existem linguagens que não são computáveis? Isto é, existem

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos (LFA)

Linguagens Formais e Autômatos (LFA) Linguagens Formais e Autômatos (LFA) Aula de 09/09/2013 Panorama do Restante da Disciplina 1 Próximo Tópicos da Matéria Linguagens Autômatos Regulares Autômatos Finitos Máquinas de Moore e Mealy Livres

Leia mais

Aula 10: Decidibilidade

Aula 10: Decidibilidade Teoria da Computação Segundo Semestre, 2014 Aula 10: Decidibilidade DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Definição 10.1. Um problema de decisão P é um conjunto de questões para as quais as respostas

Leia mais

Teoria da Computação. Computabilidade

Teoria da Computação. Computabilidade Cristiano Lehrer Introdução O objetivo do estudo da solucionabilidade de problemas é investigar a existência ou não de algoritmos que solucionem determinada classe de problemas. Ou seja, investigar os

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino

Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos LFA Código - CMP4145 Turma C01 Engenharia da Computação e Ciência da Computação Horário: Terça e Sexta: 20:30

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes

Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes Linguagens Formais e Autômatos P. Blauth Menezes blauth@inf.ufrgs.br Departamento de Informática Teórica Instituto de Informática / UFRGS Linguagens Formais e Autômatos - P. Blauth Menezes 1 Linguagens

Leia mais

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS O objetivo deste curso é formalizar a idéia de linguagem e definir os tipos de sintaxe e semântica. Para cada sintaxe, analisamos autômatos, ue são abstrações de algoritmos.

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos 02/2016. LFA Aula 01 24/10/2016. Celso Olivete Júnior.

Linguagens Formais e Autômatos 02/2016. LFA Aula 01 24/10/2016. Celso Olivete Júnior. LFA Aula 01 Apresentação 24/10/2016 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br 1 Professor Celso Olivete Júnior Bacharelado em Ciência da Computação (Unoeste-2002) Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica

Leia mais

Modelos de Computação

Modelos de Computação Modelos de Computação 2.ano LCC e LERSI URL: http://www.ncc.up.pt/~nam/aulas/0405/mc Escolaridade: 3.5T e 1P Frequência:Semanalmente serão propostos trabalhos aos alunos, que serão entregues nas caixas

Leia mais

Máquina de Turing. Controle finito

Máquina de Turing. Controle finito Máquinas de Turing Máquinas de Turing podem fazer tudo o que um computador real faz. Porém, mesmo uma Máquina de Turing não pode resolver certos problemas. Estes problemas estão além dos limites teóricos

Leia mais

ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO

ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO 2. Linguagens Livres-do-Contexto Referência: SIPSER, M. Introdução à Teoria da Computação. 2ª edição, Ed. Thomson Prof. Marcelo S. Lauretto marcelolauretto@usp.br

Leia mais