Surfe, bungee jump, motocross, alpinismo, rapel, rafting e skate são alguns exemplos de esportes radicais que podem ser praticados por pessoas de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Surfe, bungee jump, motocross, alpinismo, rapel, rafting e skate são alguns exemplos de esportes radicais que podem ser praticados por pessoas de"

Transcrição

1

2

3

4 Surfe, bungee jump, motocross, alpinismo, rapel, rafting e skate são alguns exemplos de esportes radicais que podem ser praticados por pessoas de todas as idades. Todas as idades? Sim. Com o equipamento de segurança adequado e as orientações certas, os esportes radicais podem ser praticados por todos, inclusive você. A maioria desses esportes tem um ambiente específico para sua prática. O surfe só pode ser praticado na praia e o alpinismo, em áreas montanhosas, mas o skate pode ser praticado em qualquer lugar. Que tal levar este esporte para a sua escola?

5

6 A famosa prancha de madeira com rodas é conhecida no Brasil como skate, mas, nos Estados Unidos, ela é chamada de skateboard (e significa patins numa prancha). Não se sabe ao certo como e quando o skate surgiu. Uma das teorias diz que o nascimento ocorreu nos Estados Unidos, em meados do século XX, possivelmente derivado dos rollers scooters, uma espécie de patinete fabricado a partir de 1900.

7 Outra teoria diz que os skates surgiram ainda antes dessa data, a partir de patins desmontados, cujas rodas eram fixadas em caixotes ou pranchas de madeira. As pessoas não andavam de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso. No final dos anos 50, na falta de ondas nas praias da Califórnia, surfistas tentavam imitar as manobras de surfe usando rodas e eixos montados em pranchas de madeira. A partir daí, o skate foi se popularizando cada vez mais e se transformando no esporte que hoje conhecemos.

8

9

10 Tóquio 2020 marcará a primeira participação do skate em uma edição dos Jogos Olímpicos, mas a modalidade esteve como esporte de exibição nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim No Japão, o skate será disputado nas provas de Street e de Park. O Brasil terá 12 representantes, sendo três no masculino e três no feminino em cada uma das modalidades. O Park é uma das mais novas modalidades de skate. Ela une o já tradicional bowl, um dos primeiros tipos de pista de skate, a novos elementos e estilos de andar de skate. Numa pista de park, além das transições que lembram os bowls, o praticante encontra também elementos de street.

11

12

13

14 Clique aqui e assista a um vídeo que conta a história do skate, no mundo e no Brasil, em poucos minutos. Já esse vídeo aqui conta o que o skate e o surfe têm em comum. Além disso, apresenta a evolução das pistas e dos campeonatos. Agora, se você quiser saber mais detalhes sobre toda a história, vale acessar o site da Confederação Brasileira de Skate para conhecer a história do skate no mundo e no Brasil.

15

16 A frente recebe o nome de nose. A prancha (tábua de madeira sobre as rodas) é chamada de shape. Os eixos que sustentam as rodas são chamados de trucks. Presas nos eixos, estão as quatro rodas e os oito rolamentos (dois no interior de cada roda). A traseira recebe o nome de tail.

17 Skate não é somente esporte, é também atitude. Para entender melhor o esporte, pesquise sobre o comportamento, a vestimenta, as gírias e o gestual dos skatistas. Você conhece os nomes das manobras? Sabe quem são os melhores skatistas do Brasil e do mundo? Compartilhe o que descobriu com o restante da turma.

18

19 Existem seis modalidades para a prática do skate:

20 Nas competições, só existem duas categorias: Street (circuito com obstáculos) e Half Pipe (rampa em formato de U). As manobras são avaliadas por juízes que atribuem notas considerando a dificuldade e a desenvoltura das manobras realizadas. Geralmente as competições duram dois dias, sendo que no primeiro dia acontece a fase classificatória e, no segundo, os melhores skatistas tem duas chances de realizar suas manobras. Aquele que somar mais pontos na mesma volta, vence.

21 Insira o texto O skate aquise firmou como o esporte das ruas e das cidades, praticado a partir dos obstáculos existentes na paisagem metropolitana ou em pistas construídas especificamente para esse fim. Converse com seus colegas de turma sobre os lugares do seu bairro ou da sua escola onde é possível a prática deste esporte. Além disso, pesquise praças e outros locais que possuem pistas de skate e que sejam de fácil acesso para você.

22

23 Antes de começar: segurança Capacete Cotoveleiras Luvas Joelheiras

24 Primeiras manobras Agora que você já conhece o equipamento de segurança, pode começar a treinar com o skate. Veja um passo a passo das primeiras manobras: Para começar, teste qual perna, na parte da frente do skate, oferece mais equilíbrio ao corpo.

25 Goofy significa pateta e refere-se ao famoso personagem da Disney. Em 1937, foi lançado um curta metragem chamado Hawaiian Holiday. Esta animação clássica apresentava o Pateta surfando com o pé direito à frente, ao invés da postura mais comum, que é com o pé esquerdo para a frente. A partir de 1950, começaram a usar o termo goofy para se referir à base com o pé direito à frente, em homenagem ao Pateta surfista.

26 Depois que você estiver se equilibrando melhor sobre o skate, vale treinar a remada. Para fazer a remada ou o impulso, pise na parte frontal e, com o outro pé, empurre o skate.

27 Quando você estiver se sentindo confiante na remada, pode exercitar mudar a direção. Para isto, pise na parte traseira, elevando a da frente, e vire.

28 Você reparou que os nomes das Insira o texto manobras aqui e dos item que formam o skate são, em sua maioria, em inglês? Converse com seu professor de inglês para entender melhor esses termos, procure por palavras ou expressões correspondentes em português e crie uma tabela de significados.

29 Manobras mais elaboradas Com as rodas do skate para cima, pise no shape e pule, virando-o para cair sobre ele. Para realizar o ollie, pise no tail, salte com o skate e volte ao chão com as rodas para baixo. O ollie é considerada a manobra básica para a realização de outras manobras.

30 Se você ainda está inseguro para andar de skate, consulte este link e veja dicas para iniciar a prática deste esporte. Agora, se você está mais familiarizado com os primeiros movimentos, clique aqui e conheça 5 manobras básicas para quem está começando. Já esse site aqui apresenta instruções para uma série de truques básicos, intermediários e avançados a serem realizados depois do salto.

31 Sabemos que o skate e o equipamento de segurança para sua prática são caros. Mas isso não precisa ser empecilho para que o esporte chegue na sua escola. Para começar as aulas, os alunos que possuem skate podem levá-los e compartilhá-los com seus colegas. A turma será dividida em grupos para que todos possam experimentar. Uma ideia interessante é mobilizar a comunidade e arrecadar fundos para aquisição de skates e equipamentos de segurança para a escola. Vale fazer rifa, vender lanches ou doces, organizar uma festa ou fazer uma lista de contribuições. Só não vale desistir da ideia!

32 Nesta aula, você conheceu melhor o skate, entendeu sua evolução no mundo e no Brasil e descobriu que este esporte pode ser praticado em pistas específicas, nas ruas da cidade ou na sua escola. Além disso, você pode perceber que o skate não é somente um esporte, é um movimento cultural. Atitude, vestimenta, vocabulário e música fazem parte deste rico movimento. Você pode descobrir que possui ou não talento para este esporte. O que realmente importa é tentar, experimentar, ousar e se divertir!

33

Aula 14.2 Conteúdo: Esportes de aventura e o meio urbano. DINÂMICA LOCAL INTERATIVA APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA

Aula 14.2 Conteúdo: Esportes de aventura e o meio urbano. DINÂMICA LOCAL INTERATIVA APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA A A Aula 14.2 Conteúdo: Esportes de aventura e o meio urbano. 2 A A Habilidades: Relacionar a prática esportiva e o ambiente urbano. 3 A A Esporte de aventura o que são? São esportes com maior grau de

Leia mais

Com este programa pensamos em alcançar os seguintes objetivos:

Com este programa pensamos em alcançar os seguintes objetivos: Associação Maputo Skate é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo empoderar crianças e jovens com idade entre 5 e 17 anos, através da prática de desportos radicais (skate, patins, bmx,

Leia mais

Descolando Intercolegial é produzido pela Swell Skateboard. Todos os direitos reservados.

Descolando Intercolegial é produzido pela Swell Skateboard.  Todos os direitos reservados. Descolando Intercolegial é produzido pela Swell Skateboard. www.descolandointercolegial.tumblr.com Todos os direitos reservados. TAREFA 1 O MAIOR OLLIE Tarefas O ollie é a manobra básica do skate e é dele

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O A T L E T A THAÍS YELENI

A P R E S E N T A Ç Ã O A T L E T A THAÍS YELENI A P R E S E N T A Ç Ã O A T L E T A THAÍS YELENI APRESENTAÇÃO ATLETA THAÍS YELENI Longboard Classic Entusiastas de Skate crescem a cada dia e o Longboard Classic é uma das categorias mais novas no Brasil.

Leia mais

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando.

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. Uma alta dose de espírito de equipe, habilidade, estratégia e garra

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO D E P A R T A M E N T O D E E S P O R T E S

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO D E P A R T A M E N T O D E E S P O R T E S PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE GOVERNO DE SOLEDADE O município de todos Secr. Mun. da Educação, Cultura e Desporto PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE REGULAMENTO 6ª PROVA CARRINHOS DE LOMBA DE SOLEDADE

Leia mais

Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019

Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019 Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019 Planeta Terra, a Nossa Casa Temos estado a pesquisar sobre as modalidades desportivas que se podem realizar nas áreas envolventes das dunas. Com a ajuda do Dr. Joaquim

Leia mais

CATÁLOGO SKATE OPTA_FOLDER.indd 1 OPTA_FOLDER.indd 1 14/05/2015 13:47:57 14/05/2015 13:47:57

CATÁLOGO SKATE OPTA_FOLDER.indd 1 OPTA_FOLDER.indd 1 14/05/2015 13:47:57 14/05/2015 13:47:57 CATÁLOGO SKATE OPTA_FOLDER.indd 1 14/05/2015 13:47:57 OPTA_FOLDER.indd 2 14/05/2015 13:47:57 OPTA_FOLDER.indd 3 14/05/2015 13:47:57 OPTA_FOLDER.indd 4 14/05/2015 13:47:58 Mormaii Skate Skate e surf sempre

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO CARVE FIRST V.03 Leia atentamente as instruções deste manual. O usuário deve seguir rigorosamente todos os procedimentos descritos, bem como estar ciente dos riscos inerentes à prática

Leia mais

Moutain biking Uma modalidade de ciclismo na qual o atleta deve fazer vários percursos com obstáculos e irregularidades

Moutain biking Uma modalidade de ciclismo na qual o atleta deve fazer vários percursos com obstáculos e irregularidades Moutain biking Uma modalidade de ciclismo na qual o atleta deve fazer vários percursos com obstáculos e irregularidades surgiu na Califórnia na década de 1950, através das brincadeiras de alguns ciclistas

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO

EJA 5ª FASE PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO EJA 5ª FASE PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO Unidade II CULTURA: A pluralidade na expressão humana. 2 Aula 7.2 Conteúdo: A interação do homem com o meio ambiente através dos esportes. 3 Habilidade: Valorizar

Leia mais

Até o Pôr do Sol LUGARES VISITADOS

Até o Pôr do Sol LUGARES VISITADOS Até o Pôr do Sol LUGARES VISITADOS galeria river A Galeria nasceu da vontade dos primeiros surfistas do Rio (que começaram na praia, bem ali ao lado), de viver do esporte e da cultura surfística, criada

Leia mais

Fotografia e skate: uma parceria que deu certo. Photography and skate: a partnership that worked.

Fotografia e skate: uma parceria que deu certo. Photography and skate: a partnership that worked. Fotografia e skate: uma parceria que deu certo. Photography and skate: a partnership that worked. Ronaldo Levindo Assumpção. ronaldo@eletroservicess.com.br Resumo Este artigo conta a historia do skate

Leia mais

º Campeonato de SUP. entre escolas particulares de POA e grande POA.

º Campeonato de SUP. entre escolas particulares de POA e grande POA. º Campeonato de SUP entre escolas particulares de POA e grande POA. . O que é SUP? Stand Up Paddle É um esporte aquático para todos os tipos de pessoas, sem limite de idade e sexo, e que está cada vez

Leia mais

CIRCUITO GAÚCHO DE STREET SKATE AM 2018

CIRCUITO GAÚCHO DE STREET SKATE AM 2018 CIRCUITO GAÚCHO DE STREET SKATE AM 2018 SUMÁRIO CIRCUITO GAÚCHO DE STREET SKATE AM 2018... 1 CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO... 2 CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS... 2 CAPÍTULO III - DA COORDENAÇÃO... 2 CAPÍTULO

Leia mais

Apresentação. Os Números do Surf

Apresentação. Os Números do Surf Apresentação O surf surgiu como esporte dos amantes da praia e, hoje, é um esporte em ascensão. As razões do seu sucesso explicam-se pela imagem que possui de um novo estilo de vida, em especial para os

Leia mais

A Pedagogia da Aventura

A Pedagogia da Aventura A Pedagogia da Aventura Os PCN s destacam a cultura corporal de movimento, explicitando a intenção de trabalhar com as práticas: Jogos Lutas Atividades Rítmicas e Danças Esportes Ginástica Como produções

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014 Skate O O Prof. Me. Flávio Antônio Ascânio Lauro Skate O O Objetivos Gerais Vivenciar

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO v.04 Leia atentamente as instruções deste manual. O usuário deve seguir rigorosamente todos os procedimentos descritos, bem como estar ciente dos riscos inerentes à prática de esportes

Leia mais

3. Diagnóstico da necessidade e fatores de inovação social

3. Diagnóstico da necessidade e fatores de inovação social 1. Título: Skate Park 2. Resumo da proposta Pretendemos que seja criado um skatepark em Vizela que, deverá conter rampas, corrimão, entre outros obstáculos. Este Skatepark deve ser criado para a prática

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

Desafio. Maratona do Rio 2019

Desafio. Maratona do Rio 2019 Desafio Maratona do Rio 2019 1ª. IDENTIFIÃO DO PROJETO Titulo Atleta de Elite - Alto Rendimento Modalidade Área de Atuação Visibilidade Atletismo Rua Pista Cross Country Treino e Competição 2ª. PROPOPONETE

Leia mais

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Para começar a jogar Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Por Marcela Evangelista HÁ MAIS DE 30 ANOS, quando o Beach Tennis surgiu nas areias da Itália, tratava-se de uma atividade

Leia mais

Projeto ARENA RADICAL NONON ONONON NONO NNO ONONONON. Maio / idealização e realização: organização e promoção: MÍDIA IMPRESSA MÍDIA DIGITAL

Projeto ARENA RADICAL NONON ONONON NONO NNO ONONONON. Maio / idealização e realização: organização e promoção: MÍDIA IMPRESSA MÍDIA DIGITAL INTRODUÇÃO MÍDIA IMPRESSA MÍDIA DIGITAL ÁUDIO SINALIZAÇÃO PROMOÇÃO UNIFORMES BICICLETÁRIO IMPRENSA EVENTOS BIKES ELÉTRICAS VALORES NONON ONONON NONO NNO ONONONON Projeto ARENA RADICAL Maio / 2013 janeiro

Leia mais

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012 Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Art. 1º - A competição de ginástica rítmica obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica

Leia mais

Em 2004, a TVCOM lançou ao mercado mais uma oportunidade às empresas que querem aliar sua marca ao marketing esportivo.

Em 2004, a TVCOM lançou ao mercado mais uma oportunidade às empresas que querem aliar sua marca ao marketing esportivo. A edição Esportes 2003 consolidou a TVCOM como um dos principais veículos de divulgação dos esportes praticados no Rio Grande do Sul, bem como nos cenários nacional e mundial. Em 2004, a TVCOM lançou ao

Leia mais

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta Cidade?

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta Cidade? Vamos conhecer um pouco mais sobre esta Cidade? 1 - O Brasil é dividido em Estados. E cada Estado, em Cidades. Você sabe em que Estado fica a Cidade do Rio de Janeiro? Pinte-o de azul. MAPA DO BRASIL Você

Leia mais

Introdução à ginástica artística

Introdução à ginástica artística Introdução à ginástica artística A GA foi a primeira modalidade de competição da FIG e a primeira dos Jogos Olímpicos. Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizada em

Leia mais

BMX DESPORTO PRIVILEGIADO DA MALHA URBANA

BMX DESPORTO PRIVILEGIADO DA MALHA URBANA Como surgiu o BMX no mundo? O Motocross foi a inspiração para o BMX (Bicicleta de Motocross que usa rodas de 20 ). Esta vertente do ciclismo surgiu nos Estados Unidos da América, mais propriamente na Califórnia

Leia mais

REGULAMENTO CASSINO SKATE SESC E 20 DE AGOSTO

REGULAMENTO CASSINO SKATE SESC E 20 DE AGOSTO REGULAMENTO CASSINO SKATE SESC 2017 19 E 20 DE AGOSTO É dever de cada Skatista estar atento ao regulamento do Cassino Skate Sesc 2017, ciente de seus direitos e deveres, para um bom andamento da competição.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE Título Autor Disciplina/Área Ficha para identificação da Produção Didático-Pedagógica

Leia mais

REGULAMENTO GERAL ANUAL

REGULAMENTO GERAL ANUAL DO RANKING E DO CAMPEONATO GAÚCHO DE BMX FREESTYLE 2018 REGULAMENTO GERAL ANUAL SEÇÃO I: REGRAS GERAIS DA COMPETIÇÃO Art 01 - O CAMPEONATO DE BMX FREESTYLE - STREET 2018, será realizado entre os meses

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

REGULAMENTO DA 3ª DESCIDA DA LAGOA MODALIDADE: CARRINHOS DE ROLIMÃ

REGULAMENTO DA 3ª DESCIDA DA LAGOA MODALIDADE: CARRINHOS DE ROLIMÃ LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO: É Importantíssimo que você tenha conhecimento do mesmo, para fazer a sua inscrição, saber em qual categoria você se enquadra, para evitar problemas na sua corrida. REGULAMENTO

Leia mais

Equilíbrio e força para praticar slackline

Equilíbrio e força para praticar slackline Prática Pedagógica Equilíbrio e força para praticar slackline Leve para a escola o esporte radical que é sucesso em parques, praias e outros espaços mundo afora NOVA ESCOLA Beatriz Vichessi Larissa Teixeira

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA 2007-2008 e 2008-2009 ÍNDICE Introdução.3 1. Programa... 3 2. Avaliação dos Exercícios... 3 3. Ginastas dos Conjuntos... 5 4. Composição dos Exercícios... 5

Leia mais

A Fábrica de Skates: um estudo de caso em Planejamento e Controle da Produção

A Fábrica de Skates: um estudo de caso em Planejamento e Controle da Produção PRO2415 - A Fábrica de Skates: Etapa 1 1 A Fábrica de Skates: um estudo de caso em Planejamento e Controle da Produção Etapa 1: Empresa, Produtos e Processos A Empresa A SK8 MRP trata-se de uma empresa

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade. Regulamento de Perícias e Corridas de Patins

DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade. Regulamento de Perícias e Corridas de Patins 2015-2016 DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade Regulamento de Perícias e Corridas de Patins 1 INTRODUÇÃO Pretende-se que os eventos sejam momentos especiais de convívio entre alunos

Leia mais

Detalhamento dos seus patins:

Detalhamento dos seus patins: Vamos começar... Independente do seu nível de habilidade, é importante separar algum tempo para se acostumar com seus novos patins. Cada par é diferente e até mesmo um patinador experiente precisa de tempo

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO N 15

BOLETIM INFORMATIVO N 15 BOLETIM INFORMATIVO N 15 Srs. Presidentes, Diretores (as), Coordenadores (as) e Representantes. 1) Informamos a data e horários que será realizada a Modalidade de Skate: Data: 11/06; Horários: PMM - 9h;

Leia mais

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Março de 2006 TESTE 1: EQUILIBRAR-SE ANDANDO DE COSTAS (RETROCEDENDO)

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo I 1 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecidas

Leia mais

ARNOLD EXTREME INFORMAÇÕES SKATE VERTICAL INICIANTE, AMADOR E MASTER

ARNOLD EXTREME INFORMAÇÕES SKATE VERTICAL INICIANTE, AMADOR E MASTER ARNOLD EXTREME INFORMAÇÕES SKATE VERTICAL INICIANTE, AMADOR E MASTER O Arnold Extreme terá início no dia 25/04 e irá até 27/04 (domingo). O local será no Riocentro, Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da

Leia mais

OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016

OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016 OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016 Fonte: : https://1.bp.blogspot.com/-fabad23toia/vuwn2ulzgii/aaaa AAAAAvM/8CEgQcUKnYE9Cq8pdefEYu9edCGRsZghg/s1600/ interna-esportes-olimpicos.jpg JOGOS OLÍMPICOS Os jogos olímpicos

Leia mais

{ COLEÇÃO JULHO 2013 }

{ COLEÇÃO JULHO 2013 } { COLEÇÃO JULHO 2013 } A LIGA TRUCKS é uma marca brasileira que iniciou oficialmente sua trajetória em 2011. Porém, começou a desenvolver seus produtos há alguns anos, testando e aperfeiçoando o truck

Leia mais

CIRCUITO NACIONAL DE SUP

CIRCUITO NACIONAL DE SUP REGULAMENTO de COMPETIÇÃO CIRCUITO NACIONAL DE SUP REGULAMENTO DE PROVAS Anexo SUP (Stand Up Paddle) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE SURF INTRODUÇÃO: Com o objectivo de estimular o desenvolvimento da modalidade

Leia mais

Circuito Multisports de Caraguatatuba. Caraguatatuba/SP. Data Dia 02 de Julho de 2016

Circuito Multisports de Caraguatatuba. Caraguatatuba/SP. Data Dia 02 de Julho de 2016 Circuito Multisports de Caraguatatuba Caraguatatuba/SP Data Dia 02 de Julho de 2016 Triathlon / Duathlon / Corrida / Festival Aquático / Aquathlon Kids Na mesma data ocorrerá o Torneio Sulamericano de

Leia mais

Processo de criação em composições coreográficas

Processo de criação em composições coreográficas Processo de criação em composições coreográficas A criatividade nas variedades das escolhas dos elementos corporais e sua integração com os aparelhos, a expressão facial e corporal, de acordo com o acompanhamento

Leia mais

Treinamento Esportivo.com

Treinamento Esportivo.com Treinamento Esportivo.com 2009 w w w. t r e i n a m e n t o e s p o r t i v o. c o m Página 0 APRESENTAÇÃO Este circuito de peso corporal surgiu anos atrás quando comecei a trabalhar com atletas de tênis

Leia mais

Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série

Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série 2 Microsoft Dynamics CRM 2013 e Microsoft Dynamics CRM Online do segundo semestre de 2013 Primeiro, você precisa

Leia mais

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 SKATE REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 SKATE REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 SKATE REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Skate dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da Câmara Municipal de

Leia mais

Federação Paulista de Karate

Federação Paulista de Karate PLANO DE TRABALHO CHAMAMENTO PÚBLICO N 005/SEME/2018 POLO: VALE DO ANHANGABAÚ NÚCLEO DE ATIVIDADE: ESPORTIVAS ITEM 01 Nome da OSC: FEDERAÇÃO PAULISTA DE KARATE Logradouro: RUA ROBERTO SIMONSEN nº 94 Bairro:

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

CIRCUITO CARIOCA MAR E LAGOA 2019

CIRCUITO CARIOCA MAR E LAGOA 2019 CIRCUITO CARIOCA MAR E LAGOA 2019 - LAGOA - VELOX 200M - MAR - 10k E 5K ORGANIZAÇÃO: CRBP SUPERVISÃO: FECAERJ APRESENTAÇÃO A Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro, tem a satisfação de apresentar

Leia mais

HORÁRIO DE AULA Educação Infantil

HORÁRIO DE AULA Educação Infantil HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE MÚSICA MÚSICA HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE MÚSICA HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE HIGIENE MÚSICA HIGIENE HIGIENE

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA

PROPOSTA COMERCIAL CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA PROPOSTA COMERCIAL CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA 2016 17 a 25 de Junho de 2016 apresentação O Campeonato Pan-Americano de Patinação Artística é uma competição bianual que acontece com

Leia mais

BIOMECÂNICA: APLICAÇÃO NO DESPORTO. Projeto FEUP 2013/ Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

BIOMECÂNICA: APLICAÇÃO NO DESPORTO. Projeto FEUP 2013/ Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Projeto FUP 2013/2014 -- Mestrado Integrado em ngenharia Mecânica BIOMCÂNICA: APLICAÇÃO NO DPOTO Daniel antos stela Bento Luís Oliveira Mariana ilva quipa: 1M2_04 TMA A ABODA I N T O D U Ç Ã O Biomecânica

Leia mais

JOGOS CARIOCAS DE VERÃO 2017

JOGOS CARIOCAS DE VERÃO 2017 JOGOS CARIOCAS DE VERÃO 2017 DA COMPETIÇÃO REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO Modalidade: SKATE Skate JVC Praça DUÓ Skatepark. A competição de skate dos Jogos Cariocas de Verão 2017 contará com um novo formato

Leia mais

08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP

08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP Patrocínio 08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP Apoio Realização ARTIGO I Nome: ARTIGO I Nome: Copa Metropolitana de Ginástica Artística

Leia mais

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2 Conhecendo o Prezi Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Conteúdo Como utilizar o Prezi... 2 1. Criar uma conta... 2 2. Criando um Prezi... 2 3. Escolhendo template...

Leia mais

PASSO-A-PASSO CHAMADA ELETRÔNICA E PLANO DE AULA. Versão Desktop (PC) Para Professores e Coordenadores do Centro Universitário UniBrasil

PASSO-A-PASSO CHAMADA ELETRÔNICA E PLANO DE AULA. Versão Desktop (PC) Para Professores e Coordenadores do Centro Universitário UniBrasil PASSO-A-PASSO CHAMADA ELETRÔNICA E PLANO DE AULA Versão Desktop (PC) Para Professores e Coordenadores do Centro Universitário UniBrasil No Site do UniBrasil, Clique em Portal do Aluno e Professor Acesse

Leia mais

LANÇAMENTOS. Stand Up Paddle Inflável Red Nose. Longboard Red Nose

LANÇAMENTOS. Stand Up Paddle Inflável Red Nose. Longboard Red Nose 2015 Esportes 2016 A Bel Fix é uma das empresas pioneiras no Brasil na fabricação de guarda-chuvas, sombrinhas e guarda-sóis. Com mais de 60 anos de tradição, a marca foi crescendo expressivamente e hoje

Leia mais

A ABW SE REINVENTOU EM 2014

A ABW SE REINVENTOU EM 2014 A ABW SE REINVENTOU EM 2014 SEJA NOSSO Agora é a hora de sua marca estar junto com a gente, ao lado de uma associação forte e reconhecida entre os atletas e praticantes do wakeboard. Wakeboard É o esporte

Leia mais

Fique por dentro de. estudos e curiosidades. matemáticas, acesse. agora mesmo o site... Projeto de Patinete. cortesia da

Fique por dentro de. estudos e curiosidades. matemáticas, acesse. agora mesmo o site... Projeto de Patinete. cortesia da Projeto de Patinete Fique por dentro de cortesia da estudos e curiosidades matemáticas, acesse agora mesmo o site... MANUAL com dimensões e montagem Modelo 1.0 Obra inédita reúne informações embutidas

Leia mais

Seleção Brasileira de Flag Football. Feminina

Seleção Brasileira de Flag Football. Feminina Seleção Brasileira de Flag Football Feminina Campeonato Mundial de Flag Football 2 Clique e assista o vídeo oficial do Mundial de 2012 O Campeonato Mundial de Flag Football (IFAF Flag Football World Championship)

Leia mais

APRENDA A DESENHAR OS 3 TIPOS BÁSICOS DE PERSONAGENS

APRENDA A DESENHAR OS 3 TIPOS BÁSICOS DE PERSONAGENS Sustainable Habitat APRENDA A DESENHAR OS 3 TIPOS BÁSICOS DE PERSONAGENS P E D R O W E L L S Pedro Ponzo 1 - Criando personagens Olá, Artista! Desenhar personagens é uma arte que vai muito além de fazer

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015

ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015 Parte Introdutória ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA 2014/2015 Etapa: 3ª Etapa Unidade de Ensino:10ª UE Aula nº: 64-65,66 Professor: Bernardo Tavares Data: 13/04/2015 + 16/04/2015 Turma: 7 Nº previsto

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

Aula 09 - Atitudes saudáveis

Aula 09 - Atitudes saudáveis Aula 09 - Atitudes saudáveis Objetivos Reconhecer o vocabulário referente a partes do corpo humano e a esportes, relacionando áudio, imagem e grafia; estabelecer diálogo sobre práticas esportivas, empregando

Leia mais

DE ENTREVISTAS DA LHH O CENTRO. Guia de Consulta Rápida. Para novos usuários. Acesso. Criar uma conta. Criar senha e login. Desenvolvido pela Montage

DE ENTREVISTAS DA LHH O CENTRO. Guia de Consulta Rápida. Para novos usuários. Acesso. Criar uma conta. Criar senha e login. Desenvolvido pela Montage Guia de Consulta Rápida O CENTRO DE ENTREVISTAS DA LHH Desenvolvido pela Montage Precisa de ajuda? Para novos usuários Usando uma webcam, você pode gravar suas respostas a perguntas que são padrão em entrevistas

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS SKATE

NORMAS ESPECÍFICAS SKATE NORMAS ESPECÍFICAS SKATE ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. CATEGORIAS... Error! Bookmark not defined. 3. CLASSIFICAÇÃO, PONTUAÇÃO E DESEMPATE... 3 3.1. CATEGORIA INICIADOS... 4 3.2. CATEGORIA AMADORES... 4 4.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. TAT WONG INTERNATIONAL CHAMPIONSHIP 07/07/2019 Local: Clube Semanal de Cultura Artística Rod. Heitor Penteado, km 6 - Campinas - SP

REGULAMENTO GERAL. TAT WONG INTERNATIONAL CHAMPIONSHIP 07/07/2019 Local: Clube Semanal de Cultura Artística Rod. Heitor Penteado, km 6 - Campinas - SP REGULAMENTO GERAL TAT WONG INTERNATIONAL CHAMPIONSHIP 07/07/2019 Local: Clube Semanal de Cultura Artística Rod. Heitor Penteado, km 6 - Campinas - SP CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO Serão convidadas escolas

Leia mais

Protocolo de Avaliações

Protocolo de Avaliações Confederação Brasileira de Remo 18/01/2016 Protocolo de Avaliações Sistema Nacional de Avaliação de Remadores Anexo do Boletim Técnico 03/2016 1. PROTOCOLO DAS AVALIAÇÕES NO REMO ERGÔMETRO As avaliações

Leia mais

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico.

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. Material Os aparelhos da Ginástica Rítmica são cinco (ver figura ao lado):

Leia mais

INTERCÂMBIO & CURSOS NO EXTERIOR

INTERCÂMBIO & CURSOS NO EXTERIOR INTERCÂMBIO & CURSOS 1 NO EXTERIOR INTERCÂMBIO O que é intercâmbio? Quais as opções de idiomas que o cliente encontra na CVC? Quais os destinos de Cursos no Exterior que a CVC vende? DESTINOS CURSOS NO

Leia mais

PORTFOLIO CASES.

PORTFOLIO CASES. PORTFOLIO CASES http://www.tap4mobile.com.br/ Principais Clientes Canal Off GLOBOSAT ITE Sport TV Superliga POSITRON PMI Brasil Larica Total GLOBOSAT + Espaço Piramide SAMSUNG COQUETEL + Internet SAMSUNG

Leia mais

IV GINCANA CULTURAL FACULDADE FAEPI TEMA: PAZ E HARMONIA SE CONSTROI COM AMOR APRESENTAÇÃO

IV GINCANA CULTURAL FACULDADE FAEPI TEMA: PAZ E HARMONIA SE CONSTROI COM AMOR APRESENTAÇÃO IV GINCANA CULTURAL FACULDADE FAEPI TEMA: PAZ E HARMONIA SE CONSTROI COM AMOR APRESENTAÇÃO Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre equipes, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS Jogos Desportivos Coletivos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS A Educação Física está pedagogicamente orientada para promover o desenvolvimento eclético e multilateral do aluno

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ementa Fundamentos da Ginástica Artística, conhecimento das habilidades motoras exigidas na modalidade. Ginástica de solo e suas progressões. Organização

Leia mais

LESÕES NO SKATE. Trabalho realizado no Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE)

LESÕES NO SKATE. Trabalho realizado no Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE) LESÕES NO SKATE Trabalho realizado no Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE) Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Cristiano Frota de Souza Laurino

Leia mais

19/02/ h06- Atualizado em 19/02/ h06. Conheça um pouco sobre Corrida de Orientação, esporte 'novo' na Paraíba

19/02/ h06- Atualizado em 19/02/ h06. Conheça um pouco sobre Corrida de Orientação, esporte 'novo' na Paraíba 19/02/2012 19h06- Atualizado em 19/02/2012 19h06 Conheça um pouco sobre Corrida de Orientação, esporte 'novo' na Paraíba Esporte é praticado em contato direto com a natureza e seus principais equipamentos

Leia mais

Estação do Basquete. De 16 a Praça central. Confira a programação em jkshoppingdf.com.br. REALIZAÇÃO: #VemPraCá VemProJK

Estação do Basquete. De 16 a Praça central. Confira a programação em jkshoppingdf.com.br. REALIZAÇÃO: #VemPraCá VemProJK Estação do Basquete De 16 a 23.07 Praça central Confira a programação em jkshoppingdf.com.br REALIZAÇÃO: #VemPraCá VemProJK Entre os dias 16 e 23 de julho, a praça de eventos do JK Shopping se transforma

Leia mais

Categoria INICIANTES TREKKERS

Categoria INICIANTES TREKKERS CIRCUITO MINEIRO DE TREKKING DE REGULARIDADE Categoria INICIANTES TREKKERS 11/11/ BELO HORIZONTE Parque das Mangabeiras APOIO: Realização: INFORMAÇÕES Para que a prova ocorra tranquilamente, sem acidentes,

Leia mais

PRIORIDADES NO TREINO DE JOVENS SALTADORES. Leiria, 12 de Novembro de 2011

PRIORIDADES NO TREINO DE JOVENS SALTADORES. Leiria, 12 de Novembro de 2011 PRIORIDADES NO TREINO DE JOVENS SALTADORES Leiria, 12 de Novembro de 2011 Índice Objectivos do Treino -Gerais - Específicos - Prioritários Meios de Treino - Exemplos Objectivos do Treino GERAIS Gosto pelo

Leia mais

2.1 As competições serão realizadas no dia 24 de maio, conforme programação oficial do congresso.

2.1 As competições serão realizadas no dia 24 de maio, conforme programação oficial do congresso. EDITAL DO TORNEIO DE ESPORTES DA UJS 1. O TORNEIO DE ESPORTES DA UJS visa o estímulo da pratica esportiva e recreativa. O seguinte regulamento trás as orientações acerca do formato de funcionamento, e

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

BIKES ARO 16" LANCAMENTO PATENTE REQUERIDA NCM CÓD.: BIKE MOTO CÓD.: BIKE MOTO INDICAÇÃO DE USO INDICAÇÃO DE USO L22-A

BIKES ARO 16 LANCAMENTO PATENTE REQUERIDA NCM CÓD.: BIKE MOTO CÓD.: BIKE MOTO INDICAÇÃO DE USO INDICAÇÃO DE USO L22-A 2016 / 2017 BIKES ARO 16" CÓD.: 1173 - BIKE MOTO 7896453755313 PATENTE REQUERIDA 87120010 L22-A Caixa Individual 15 kg. / 100x25x50 cm 120x25x60 cm 4 a 8 ANOS 50 KG., LANCAMENTO CÓD.: 1172 - BIKE MOTO

Leia mais

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola;

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; Introdução ao Atletismo; 1 PCN Parâmetro Curricular Nacional A

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Fabiana Spernega 1º Trimestre 2016 / 5º Ano

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Fabiana Spernega 1º Trimestre 2016 / 5º Ano Disciplina: Arte Professora: Fabiana Spernega 1º Trimestre 2016 / 5º Ano Missão Francesa; Jean-Baptiste Debret. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Jean Baptiste Debret missão e obra; Obras que contam a história

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2018 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

CIRCUITO CARIOCA DE VELOCIDADE CIRCUITO CARIOCA OCEÂNICO ORGANIZAÇÃO: CRBP SUPERVISÃO: FECAERJ

CIRCUITO CARIOCA DE VELOCIDADE CIRCUITO CARIOCA OCEÂNICO ORGANIZAÇÃO: CRBP SUPERVISÃO: FECAERJ CIRCUITO CARIOCA MAR E LAGOA 2018: CIRCUITO CARIOCA DE VELOCIDADE CIRCUITO CARIOCA OCEÂNICO ORGANIZAÇÃO: CRBP SUPERVISÃO: FECAERJ A COMPETIÇÃO O Circuito Carioca de Mar e Lagoa 2018 irá reunir as mais

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

Artigo 22.º. Categorias

Artigo 22.º. Categorias Artigo 22.º Categorias Os praticantes filiados na FPN são agrupados, em ambos os géneros, nas seguintes categorias: 1. Escolas de Natação - sem limite de idade; 2. Programas de Desenvolvimento Desportivo

Leia mais

EVENTOS REALIZADOS BRF PISE + FUNDO REDBULL GIANTS OF RIO JET WAVES FREERIDE CHAMPIONSHIP BEACH STARS NOSSA CAIXA GRAND CHAMPIONS

EVENTOS REALIZADOS BRF PISE + FUNDO REDBULL GIANTS OF RIO JET WAVES FREERIDE CHAMPIONSHIP BEACH STARS NOSSA CAIXA GRAND CHAMPIONS EVENTOS REALIZADOS BEACH STARS PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO, REALIZADO EM 2011. REDBULL GIANTS OF RIO LOGÍSTICA E SALA DE IMPRENSA, CREDENCIAMENTO E RECEPTIVO. GRANDE PRÊMIO DO BRASIL DE FÓRMULA

Leia mais

Nataniel Lopes Contactos alternativos /

Nataniel Lopes Contactos alternativos / Programa de Ocupação de Férias Introdução O Programa de Ocupação de Férias, licenciado pelo IPDJ com o número de registo 143/DRC, é um projeto destinado a crianças com idades entre os 6 e os 17 anos (6-9,

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Laboratório de avaliação Parte I Configurações gerais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Laboratório de avaliação Parte I Configurações gerais possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Laboratório de avaliação Parte I Configurações gerais República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA TÍTULO: TREINAMENTO DE FORÇA E PLIOMETRIA APLICADO EM JOVENS SKATISTAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARIÚNA-SP, MENSURANDO A PERFORMANCE DO TREINO A PARTIR DA MANOBRA OLLIE. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais