Estatuto da Criança e do Adolescente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estatuto da Criança e do Adolescente"

Transcrição

1 Estatuto da Criança e do Adolescente Curso de 100 questões comentadas e inéditas baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). AULA APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...28 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

2 1. Apresentação Olá, pessoal! Hoje daremos início ao nosso Curso de Questões Comentadas e Inéditas do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Serão 4 aulas, ao todo trabalharemos 80 questões na modalidade PDF e também com comentários em vídeos. O cronograma da aula obedecerá ao seguinte: 03/11/ Aula 1-20 questões 09/02/ Aula 2-20 questões 16/02/ Aula 3-20 questões 19/03/ Aula 4-20 questões 25/03/ Aula 5-20 questões Bons estudos! 2. Questões sem comentários Questão 1 - (Banca Bruno Oliveira ) Atentando-se à Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as disposições do Artigo 227 da Constituição Federal, é possível identificar responsabilidade tripartida também chamada de princípio da corresponsabilidade, onde é dever família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

3 Questão 2 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue o texto e assinale apenas a alternativa correta. É possível observar que está categoricamente disposto, tanto na Lei 8.069/90 (ECA), como no Art. 227 da CF, o princípio da corresponsabilidade que distribui a responsabilidade sobre a Criança e do Adolescente. I. Ao Estado. II. À Comunidade. III. À Sociedade. IV. À Família. a) Somente I, II e IV. b) Somente I, III e IV. c) Todas. d) I e IV. e) I, III e IV. Questão 3 - (Banca Bruno Oliveira ) A Lei 8.069/90 que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente, foi que estabeleceu no Brasil, o Princípio da Proteção Integral, uma forma de proteção à criança e ao adolescente tanto física, como moralmente e socialmente por parte do Estado, família e sociedade. Questão 4 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta quanto aos direitos da criança e do adolescente: I. A criança e do adolescente tem garantia de preferência à proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. II. A criança e do adolescente tem primazia de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.

4 III. A criança e do adolescente devem ter igualdade na formulação e na execução das políticas sociais públicas. IV. A criança e do adolescente tem destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. a) Apenas I está incorreta. b) Apenas II e IV estão incorretas. c) Todas estão corretas. d) Apenas III está incorreta. e) Aperas I e IV estão incorretas. Questão 5 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Considera-se criança, para os efeitos da Lei 8.069/90, pessoa até doze anos de idade, e adolescente aquela de doze a dezoito anos de idade. Questão 6 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta, atentandose ao texto: Um adolescente cometeu um ato infracional correlato a um crime de homicídio em uma escola pública, após medidas adotadas respeitando o disposto em lei, por razões hipotéticas, o representante do Ministério Público não promoveu o arquivamento ou concedeu a remissão. Neste caso: a) O Ministério Público poderá oferecer uma denúncia, provendo uma Ação Penal Pública Incondicionada. b) O Ministério Público poderá oferecer uma denuncia, provendo uma Ação Penal Pública condicionada. c) O Ministério Público poderá oferecer uma representação provendo uma Ação Penal Pública Incondicionada. d) O Ministério Público poderá oferecer uma representação provendo uma Medida Sócio Educativa.

5 e) O Ministério Público poderá oferecer uma denuncia provendo uma Ação Sócio Educativa. Questão 7 - (Banca Bruno Oliveira ) O ECA estipula considerações a serem verificadas para definições de criança e adolescente, dispondo assim proteção integral e exclusiva às mesmas, sem aplicação de excepcionalidade. Questão 8 - (Banca Bruno Oliveira ) João de 11 anos juntamente com Pedro de 15 anos cometeram juntos um ato infracional análogo a um homicídio, após os tramites legais expressos em lei, não sendo julgadas nessa hipótese, outras disposições prescritas na lei e descartando outros trâmites. Julgue as assertivas quanto às medidas a serem aplicadas e assinale a alternativa correta. I. A João e Pedro poderá ser aplicada somente medidas protetivas. II. A Pedro poderá ser aplicada medidas sócio educativas. III. A João poderá ser aplicada medidas protetivas. IV. A João poderá ser aplicada tanto medidas protetivas quanto sócio educativas. a) Todas estão corretas. b) Somente I, II estão corretas. c) Somente II e III estão corretas. d) Somente IV está correta. e) Somente I está correta. Questão 9 - (Banca Bruno Oliveira ) A interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente levar-se-á em conta sua definição gramatical dispondo assim a um ordenamento de direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

6 Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Julgue as assertivas abaixo: I. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, em situação regular, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. II. Nenhuma criança ou adolescente, em situação regular, será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. III. A criança e o adolescente, em situação regular, têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Está correto apenas o afirmado em: a) Todas. b) I e III. c) II. d) I e II. e) Nenhuma. Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira ) É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da paridade no acesso às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.

7 Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) A criança e o adolescente são amparados pelo ECA que determina os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando assim seu: I. Desenvolvimento físico. II. Desenvolvimento moral. III. Desenvolvimento social. IV. Desenvolvimento espiritual. V. Desenvolvimento Mental. Está correto apenas o descrito em: a) Todas. b) II, III e V. c) I, II e III. d) II e III. e) I, II, III e V. Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de tratamento degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los salvo agentes públicos e executores de medidas socioeducativas. Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) As seguintes medidas serão aplicadas pelo conselho tutelar de acordo com a gravidade do caso a qualquer que esteja encarregado pela criança ou adolescente, que use castigo físico, tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação.

8 I. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família. II. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação. III. Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico. IV. Advertência. V. Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado. Está correta apenas. a) Exceto V. b) Exceto III. c) Exceto I. d) Exceto IV. e) Todas. Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue o texto a seguir. Senhor João e Senhora Maria, pais de Gabriel de 11 anos, cansados dos problemas trazidos pelo filho com prática de pequenos furtos pela vizinhança, resolveu lhe aplicar formas de castigo mais rígidas. Tal tratamento por parte dos pais, aos olhos dos vizinhos foi degradante e cruel com a criança, levando a eles denunciá-los ao conselho tutelar. O conselho tutelar logo aplicou medidas, que supri na forma da lei quaisquer outras providências legais. Questão 16 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com Estatuto da criança e do adolescente, toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo: a) A cada 12 (doze) meses. b) A cada 6 (seis) meses. c) A cada 3 (três) meses. d) A cada 2 (dois) meses.

9 e) A cada 1 (um) mês. Questão 17 - (Banca Bruno Oliveira ) Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, dependente de autorização judicial. Questão 18 - (Banca Bruno Oliveira ) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de: a) Por mais de 2 (dois) anos, sem ressalvas. b) Por mais de 1 (um) ano, com ressalvas. c) Por mais de 2 (dois) anos, com ressalvas d) Por mais de 1 (um) ano, sem ressalvas. e) Por mais de 3 (dois) anos, com ressalvas. Questão 19 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue o texto de acordo com as disposições da lei. O pátrio poder será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.

10 Questão 20 - (Banca Bruno Oliveira 2017) É correto afirmar que de acordo com as disposições da Lei, o Ministério Público poderá prover representação ao adolescente independendo de prova pré-constituída da autoria e materialidade. 3. Questões Comentadas Questão 1 - (Banca Bruno Oliveira ) Atentando-se à Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as disposições do Artigo 227 da Constituição Federal, é possível identificar responsabilidade tripartida também chamada de princípio da corresponsabilidade, onde é dever família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Gabarito Comentário: Constituição Federal - Art É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer,

11 à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Questão 2 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue o texto e assinale apenas a alternativa correta. É possível observar que está categoricamente disposto, tanto na Lei 8.069/90 (ECA), como no Art. 227 da CF, o princípio da corresponsabilidade que distribui a responsabilidade sobre a Criança e do Adolescente. I. Ao Estado. II. À Comunidade. III. À Sociedade. IV. À Família. a) Somente I, II e IV. b) Somente I, III e IV. c) Todas. d) I e IV. e) I, III e IV. Gabarito Letra B Comentário: Está expressamente disposto o princípio da corresponsabilidade ou da responsabilidade tripartida distribuída entre Estado, Família, Sociedade e comunidade somente no Art. 4º da Lei 8.069/90 (ECA).

12 Art. 4º - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. No art. 227 da CF o dever da comunidade fica somente subentendida. Questão 3 - (Banca Bruno Oliveira ) A Lei 8.069/90 que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente, foi que estabeleceu no Brasil, o Princípio da Proteção Integral, uma forma de proteção à criança e ao adolescente tanto física, como moralmente e socialmente por parte do Estado, família e sociedade. Gabarito Comentário: - Princípio disposto inicialmente na Constituição Federal de 1988 no art É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Questão 4 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta quanto aos direitos da criança e do adolescente: I. A criança e do adolescente tem garantia de preferência à proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

13 II. III. IV. A criança e do adolescente tem primazia de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. A criança e do adolescente devem ter igualdade na formulação e na execução das políticas sociais públicas. A criança e do adolescente tem destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. a) Apenas I está incorreta. b) Apenas II e IV estão incorretas. c) Todas estão corretas. d) Apenas III está incorreta. e) Aperas I e IV estão incorretas. Gabarito Letra D Comentário: Assertiva I - Correta - Art. 4º Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. Assertiva II - Correta - Art. 4º Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. Assertiva III - Incorreta - Art. 4º Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. Ou seja, a criança e adolescente têm preferência neste caso e não igualdade como descrito na assertiva.

14 Assertiva IV - Correta - Art. 4º Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Questão 5 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Considera-se criança, para os efeitos da Lei 8.069/90, pessoa até doze anos de idade, e adolescente aquela de doze a dezoito anos de idade. Gabarito Comentário: - Art. 2º Considera-se CRIANÇA, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e ADOLESCENTE aquela entre doze e dezoito anos de idade. Questão 6 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta, atentandose ao texto: Um adolescente cometeu um ato infracional correlato a um crime de homicídio em uma escola pública, após medidas adotadas respeitando o disposto em lei, por razões hipotéticas, o representante do Ministério Público não promoveu o arquivamento ou concedeu a remissão. Neste caso: a) O Ministério Público poderá oferecer uma denúncia, provendo uma Ação Penal Pública Incondicionada. b) O Ministério Público poderá oferecer uma denuncia, provendo uma Ação Penal Pública condicionada.

15 c) O Ministério Público poderá oferecer uma representação provendo uma Ação Penal Pública Incondicionada. d) O Ministério Público poderá oferecer uma representação provendo uma Medida Sócio Educativa. e) O Ministério Público poderá oferecer uma denuncia provendo uma Ação Sócio Educativa. Gabarito Letra D Comentário: Art São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas nesta Lei. Art Se, por qualquer razão, o representante do Ministério Público não promover o arquivamento ou conceder a remissão, oferecerá representação à autoridade judiciária, propondo a instauração de procedimento para aplicação da medida socioeducativa que se afigurar a mais adequada. Questão 7 - (Banca Bruno Oliveira ) O ECA estipula considerações a serem verificadas para definições de criança e adolescente, dispondo assim proteção integral e exclusiva às mesmas, sem aplicação de excepcionalidade. Gabarito

16 Comentário: Art. 2º Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade (jovem adulto). Questão 8 - (Banca Bruno Oliveira ) João de 11 anos juntamente com Pedro de 15 anos cometeram juntos um ato infracional análogo a um homicídio, após os tramites legais expressos em lei, não sendo julgadas nessa hipótese, outras disposições prescritas na lei e descartando outros trâmites. Julgue as assertivas quanto às medidas a serem aplicadas e assinale a alternativa correta. I. A João e Pedro poderá ser aplicada somente medidas protetivas. II. A Pedro poderá ser aplicada medidas sócio educativas. III. A João poderá ser aplicada medidas protetivas. IV. A João poderá ser aplicada tanto medidas protetivas quanto sócio educativas. a) Todas estão corretas. b) Somente I, II estão corretas. c) Somente II e III estão corretas. d) Somente IV está correta. e) Somente I está correta. Gabarito Letra C

17 Comentário: Assertiva I e IV - Incorretas No caso da criança: Art Ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas previstas no art. 101 que remete as Medidas de Proteção Art. 98. Esse será encaminhada ao Conselho Tutelar e estará sujeita às tais medidas. Assertiva II e III Corretas - No caso do adolescente, ficará sujeito a processo contraditório, com ampla defesa. Após o processo legal, será aplicada as Medidas Socioeducativas, descritas no Art 112. Ou seja, à criança poderá ser aplicada medidas de proteção, já ao adolescente poderá ser aplicada tanto as medidas de proteção se for o caso, quanto as medidas socioeducativas. Questão 9 - (Banca Bruno Oliveira ) A interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente levar-se-á em conta sua definição gramatical dispondo assim a um ordenamento de direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. Gabarito

18 Comentário: Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. Ou seja, deve-se ter uma interpretação teleológica (finalidade), que leva em conta as exigências econômicas e sociais que ele buscou atender e conformá-lo aos princípios da justiça e do bem comum. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Julgue as assertivas abaixo: I. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, em situação regular, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. II. Nenhuma criança ou adolescente, em situação regular, será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. III. A criança e o adolescente, em situação regular, têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Está correto apenas o afirmado em: a) Todas. b) I e III.

19 c) II. d) I e II. e) Nenhuma. Gabarito Letra E Comentário: O Estatuto da criança e do adolescente não faz distinção à situação regular ou irregular para provisão de suas determinações. Sendo assim todas as assertivas estão erradas, pois em seus artigos a lei não descreve a situação da pessoa. Assertiva I - Incorreta - Art. 3º Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. Assertiva II - Incorreta - Art.5º Nenhuma criança ou adolescente, será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Assertiva III - Incorreta - Art. 7º A criança e o adolescente, têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

20 Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira ) É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da paridade no acesso às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Gabarito Comentário: Regulamenta o Estatuto da criança e do adolescente que o princípio a ser observado é o da Equidade, onde cada indivíduo é tratado de acordo com sua natureza particular. Art. 11. É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) A criança e o adolescente são amparados pelo ECA que determina os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando assim seu: I. Desenvolvimento físico. II. Desenvolvimento moral. III. Desenvolvimento social. IV. Desenvolvimento espiritual. V. Desenvolvimento Mental. Está correto apenas o descrito em:

21 a) Todas. b) II, III e V. c) I, II e III. d) II e III. e) I, II, III e V. Gabarito Letra A Comentário: Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de tratamento degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los salvo agentes públicos e executores de medidas socioeducativas. Gabarito

22 Comentário: Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) As seguintes medidas serão aplicadas pelo conselho tutelar de acordo com a gravidade do caso a qualquer que esteja encarregado pela criança ou adolescente, que use castigo físico, tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação. I. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família. II. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação. III. Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico. IV. Advertência. V. Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado. Está correta apenas. a) Exceto V. b) Exceto III. c) Exceto I. d) Exceto IV. e) Todas. Gabarito Letra E

23 Comentário: Assertiva I Correta - Art. 18-B. I - encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família. Assertiva II Correta - Art. 18-B. III - encaminhamento a cursos ou programas de orientação. Assertiva III Correta - Art. 18-B. II - encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico. Assertiva IV Correta - Art. 18-B. V - advertência. Assertiva V correta - Art. 18-B. IV - obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado. Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue o texto a seguir. Senhor João e Senhora Maria, pais de Gabriel de 11 anos, cansados dos problemas trazidos pelo filho com prática de pequenos furtos pela vizinhança, resolveu lhe aplicar formas de castigo mais rígidas. Tal tratamento por parte dos pais, aos olhos dos vizinhos foi degradante e cruel com a criança, levando a eles denunciá-los ao conselho tutelar. O conselho tutelar logo aplicou medidas, que supri na forma da lei quaisquer outras providências legais. Gabarito

24 Comentário: Art. 18-B Parágrafo único. As medidas previstas neste artigo serão aplicadas pelo Conselho Tutelar, sem prejuízo de outras providências legais. Questão 16 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com Estatuto da criança e do adolescente, toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo: a) A cada 12 (doze) meses. b) A cada 6 (seis) meses. c) A cada 3 (três) meses. d) A cada 2 (dois) meses. e) A cada 1 (um) mês. Gabarito Letra B Comentário: Art o Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta. Questão 17 - (Banca Bruno Oliveira ) Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas

25 periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, dependente de autorização judicial. Gabarito Comentário: Art ª Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial. Questão 18 - (Banca Bruno Oliveira ) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de: a) Por mais de 2 (dois) anos, sem ressalvas. b) Por mais de 1 (um) ano, com ressalvas. c) Por mais de 2 (dois) anos, com ressalvas d) Por mais de 1 (um) ano, sem ressalvas. e) Por mais de 3 (dois) anos, com ressalvas. Gabarito Letra C

26 Comentário: Art ª A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. Questão 19 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue o texto de acordo com as disposições da lei. O pátrio poder será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência. Gabarito Comentário: De acordo com o texto da Lei 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 21. O poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência. A lei vigente estabelece igualdade de direitos e deveres para homens e mulheres. O pátrio poder, no qual o homem detinha o posto de chefe da família, portando, senhor das decisões familiares, é coisa do passado. A Constituição Federal e o novo

27 Código Civil de 2002 estabelecem que os pais, sem distinção, são titulares do Poder Familiar. Questão 20 - (Banca Bruno Oliveira 2017) É correto afirmar que de acordo com as disposições da Lei, o Ministério Público poderá prover representação ao adolescente independendo de prova pré-constituída da autoria e materialidade. Gabarito Comentário: Art º A representação independe de prova préconstituída da autoria e materialidade. 4. Gabarito Questão 01 Questão 11 Questão 02 B Questão 12 A Questão 03 Questão 13 Questão 04 D Questão 14 E Questão 05 Questão 15 Questão 06 D Questão 16 B Questão 07 Questão 17 Questão 08 C Questão 18 C Questão 09 Questão 19 Questão 10 E Questão 20

28 5. Finalização da Aula Finalizamos a nossa primeira aula de questões do Curso de Questões Comentadas e Inéditas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, conforme podem observar, foram 20 questões. Isso mesmo! Dessa feita, nosso curso será bem detalhado, para que você não caia em nenhum peguinha das Bancas. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: Bons estudos e, qualquer dúvida: Prof. Bruno Oliveira WhatsApp: (34) contato@eleitoralcombruno.com.br Página:

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 3º, ECA: A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais

Leia mais

LEI N /1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

LEI N /1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Noções iniciais A primeira previsão normativa, no sentido de se proporcionar uma proteção especial às crianças e adolescentes, foi encontrada na Convenção de Genebra,

Leia mais

DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS

DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS Objetivo Fazer um resgate histórico do funcionamento da DEPCA como era e como

Leia mais

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 CAPÍTULO VII DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Guilherme Freire de Melo Barros Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ; Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Bacellar; LLM em Contratos Internacionais e Resolução

Leia mais

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Educação à Distância;

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Educação à Distância; Sou o Professor EDUARDO GALANTE; Mestre em Direito Internacional. Mestrando em Direito Público; Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Educação

Leia mais

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros AULA 0 INTRODUÇÃO AO ECA Solução de questões Aula 01 Arts. 7 ao 24. Solução de questões Aula 02 Arts. 53 ao 69, 141, 143,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 227, CF/88: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar

Leia mais

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA Página 1 ESTUDANDO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 8069/90 LDB 9394/96 TOQUES ESSENCIAIS Princípios e fins da Educação Nacional ( art.2º) A educação,

Leia mais

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016 PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016 Soeli do Rocio Nunes Lechinhoski Pedagoga do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (2013-2016) Secretaria

Leia mais

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal O que são Direitos Humanos? Direitos essenciais a todos os seres humanos, sem discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, religião e opinião política. DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro

Leia mais

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.4 Criança, Adolescente e Menor...4 Vulnerabilidade... 5 2. TRABALHO DO MENOR

Leia mais

Prof. Edison Luiz Devos Barlem

Prof. Edison Luiz Devos Barlem Prof. Edison Luiz Devos Barlem O artigo 227 da Constituição Federal de 1988 originou o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ( ECA ) e diz: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 7.672-A DE 2010 EMENDA DE REDAÇÃO Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DATA: 08/09/09 AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA PROFESSORAS: Suely Quixabeira Arely Soares Lúcia Helena Anastácio OBJETIVOS

Leia mais

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Thiago Flávio E-mail: thiagofgnaves@gmail.com Lei Federal que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil; A Lei está dividida em duas partes: geral e especial; A parte GERAL são

Leia mais

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO!

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! - Abra este caderno de prova somente quando for autorizado. - Esta é a Avaliação de Conhecimentos Específicos

Leia mais

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO!

Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! Prova do Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar no município de Manoel Ribas/PR ATENÇÃO! - Abra este caderno de prova somente quando for autorizado. - Esta é a Avaliação de Conhecimentos Específicos

Leia mais

a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS SUMÁRIO

a DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS SUMÁRIO SUMÁRIO - PARTE GERAL I. Criança e Adolescente: antecedentes históricos e a Proteção Integral.. 02 II. Os Direitos da Criança e do Adolescente na Constituição Federal... 03 II. Os Direitos Fundamentais

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 1 Sistema Jurídico dos Direitos da Criança e do Adolescente Prof. Diego Vale de Medeiros 1.1 INTRODUÇÃO Especialização da organização judiciária Contextualização

Leia mais

HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE?

HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE? HISTÓRIA DE MARIA HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE? Angela Torma Pietro* Maria Angela Mattar Yunes** *Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO VII Da Família, da Criança, do Adolescente,

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01 Professora Adriane de Sousa 1.Visão Histórica e Princípios: Obs. Art.100 ECA 12 princípios expressos- Lei 12.010/09 Obs. 227 CF: É dever da família, da sociedade

Leia mais

Direito à Saúde da Criança e do Adolescente

Direito à Saúde da Criança e do Adolescente Direito à Saúde da Criança e do Adolescente Constituição Federal de 1988 Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade,

Leia mais

ESTRUTURA DO ECA Lei 8.069/90 REVISÃO DE CONTEÚDO FEITA NA AULA O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É UM MICROSSISTEMA JURÍDICO

ESTRUTURA DO ECA Lei 8.069/90 REVISÃO DE CONTEÚDO FEITA NA AULA O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É UM MICROSSISTEMA JURÍDICO ESTRUTURA DO ECA Lei 8.069/90 REVISÃO DE CONTEÚDO FEITA NA AULA 03 22.02.2017 O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É UM MICROSSISTEMA JURÍDICO TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DIREITO À VIDA E À SAÚDE

Leia mais

A Família na legislação - Constituição Federal de 1988

A Família na legislação - Constituição Federal de 1988 1 Texto 1- AULA 7 ALGUMAS REFERENCIAS LEGAIS PARA O TRABALHO COM FAMILIAS DE ADOLESCENTES COM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA A Família na legislação - Constituição Federal de 1988 Art. 226: A Família, base da sociedade,

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

ECA NA ESCOLA ANEXO 1 TEXTO DE APOIO

ECA NA ESCOLA ANEXO 1 TEXTO DE APOIO ECA NA ESCOLA ANEXO 1 TEXTO DE APOIO ECA NA ESCOLA AGENTES EDUCACIONAIS I E II Constatamos em nosso cotidiano enormes preocupações com as violências que ocorrem em vários espaços de convivência social,

Leia mais

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova

PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA. Instruções para realização da prova CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE RIO DO SUL SC PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES PROVA ESCRITA Instruções para realização da prova 1. Esta prova contem:

Leia mais

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei n º 8.069, de 13 de julho de 1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente. 1 Direito da Infância e da Adolescência

Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente. 1 Direito da Infância e da Adolescência Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente 1 Direito à Convivência Familiar e Comunitária Previsão: Arts. 227 da CF e 19 e seguintes do ECA Afeto, cuidado

Leia mais

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Noções do ECA 1. De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com até doze anos de idade incompletos. 2. Entende-se por família natural aquela que

Leia mais

Lei n.º /14 Lei Menino Bernardo

Lei n.º /14 Lei Menino Bernardo Lei n.º 13.010/14 Lei Menino Bernardo Material didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Direito da Infância Juventude e Idoso Publicação no semestre 2014.1 Autor: Juliana Figueiredo

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER Noções introdutórias A doutrina da proteção integral Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante

Leia mais

INFÂNCIA INFRACIONAL

INFÂNCIA INFRACIONAL INFÂNCIA INFRACIONAL BREVE HISTÓRICO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1) BRASIL IMPERIAL Início da preocupação com os infratores Ordenações Filipinas: imputabilidade penal com 7 anos de idade Código

Leia mais

Instruções: iv. O penúltimo candidato a terminar seu teste deverá aguardar a que o último termine para sair da sala. Questões:

Instruções: iv. O penúltimo candidato a terminar seu teste deverá aguardar a que o último termine para sair da sala. Questões: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timbó - SC Teste de Qualificação para os Candidatos ao Conselho Tutelar Novembro de 2010 Número do Nota Candidato Instruções: i. Marque seu

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente

Direito da Criança e do Adolescente CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito da Criança e do Adolescente CERT 7ª Fase Promotor de Justiça Artigos 81 ao 130, ECA Período 2006-2016 1) Com. Exam. (MPE SP) - PJ - 2015 Direito da Criança e do

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Poder Familiar e Direito à Convivência Familiar e Comunitária Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 19, ECA: É direito da criança e do adolescente

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Direito à vida e à saúde Profª. Liz Rodrigues - A partir do art. 7º, a Lei n. 8.069/90 indica um rol de direitos que devem ser assegurados à criança

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Art. 3º do ECA: a criança e adolescente gozam de todos os inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da de que trata esta lei (...). Assinale

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

Aprendendo a ser Enfermeira Pediátrica. P rofª Graça P i menta UCSal

Aprendendo a ser Enfermeira Pediátrica. P rofª Graça P i menta UCSal Aprendendo a ser Enfermeira Pediátrica P rofª Graça P i menta UCSal A ssi stên ci a de Enfermagem P edi átri ca Na Assistência de Enfermagem Pediátrica torna-se necessário para a prestação de cuidados

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

JOVEM 15 ANOS (PACIENTE) doloroso

JOVEM 15 ANOS (PACIENTE) doloroso PAIS MÉDICO JOVEM 15 ANOS (PACIENTE) Tratamento longo e doloroso recusa CONFLITO DE VONTADES PAIS (aceitam) FILHO (recusa) MÉDICO SOLUÇÃO? BEM-ESTAR DO MENOR FILHO (15 anos) = absolutamente incapaz (art.

Leia mais

Profa. Alik Santana

Profa. Alik Santana Profa. Alik Santana Instagram: @likeoab PLANEJAMENTO DA AULA 1 Noções preliminares 2 Direito à convivência familiar e comunitária (FAMÍLIA SUBSTITUTA) 3 Acolhimento institucional e familiar 4 Ato infracional

Leia mais

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso.

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Base da ordem social

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ato Infracional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Ato infracional: conduta descrita como crime ou contravenção penal (art. 103, ECA). - Ato previsto em lei penal (inclusive

Leia mais

Artigo 38 e 24 do ECA

Artigo 38 e 24 do ECA Artigo 38 e 24 do ECA Art. 24 - A perda e a suspensão do poder familiar serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de descumprimento

Leia mais

Vem Pra Potere!

Vem Pra Potere! Provas de Terça Vem Pra Potere! www.poteresocial.com.br/site www.poteresocial.com.br\site Fone: 85 3224.0127// WhatsApp 85 99952.2704 Insta @poteresocial Face: Potere Social PREFEITURA MUNICIPAL DE MOJUÍ

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO PORTARIA n / 2018 e. Interessado: Instituto Alana Investigado: "Panini Brasil Ltda". Objeto: "Infância e Juventude Consumidor Comunicação Mercadológica em estabelecimento escolar L - Estratégias abusivas

Leia mais

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo da Constituição Federal de 1988 que prevê: 1 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- 1990) regulamenta o Artigo - 227 da Constituição Federal de 1988 que prevê: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 5 DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR Prof. Diego Vale de Medeiros 5.1 PRINCÍPIOS INCORPORADOS COM A LEI 12010/09 NA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO Novos Princípios

Leia mais

DISPOSITIVOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS SOBRE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DISPOSITIVOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS SOBRE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DISPOSITIVOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS SOBRE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Artigo 5 o, inciso IV: Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

Prefeitura Municipal de Teresópolis

Prefeitura Municipal de Teresópolis Prefeitura Municipal de Teresópolis CADERNO: 1 C0NCURSO PÚBLICO PARA CONSELHO TUTELAR LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1. A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de

Leia mais

Secretaria de Políticas Para Crianças Adolescentes e Juventude do Distrito Federal

Secretaria de Políticas Para Crianças Adolescentes e Juventude do Distrito Federal Secretaria de Políticas Para Crianças Adolescentes e Juventude do Distrito Federal Criada pelo Decreto nº 32.716 de 01 de janeiro de 2011 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 227. É dever da família, da sociedade

Leia mais

SILMAR PAES DE LIMA FILHO,

SILMAR PAES DE LIMA FILHO, Autos nº: 0703585-92.2017.8.02.0001 Ação: Procedimento Ordinário Autor: Silmar Paes de Lima Filho Réu: Prefeitura de Maceió DECISÃO Cuidam os autos de Ação Cominatória, com pedido de antecipação de tutela,

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação da Educação LEI Nº 8.069/90 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Prof. Stephanie Gurgel Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

Infância em Foco. Redes

Infância em Foco. Redes Infância em Foco Redes Infância e Adolescência como OPORTUNIDADE para... a continuidade da cultura dos povos e da VIDA a possibilidade das reinvenções necessárias para a sustentabilidade do planeta a Democracia

Leia mais

FÓRUM NACIONAL DA JUSTIÇA PROTETIVA

FÓRUM NACIONAL DA JUSTIÇA PROTETIVA PROJETO DE ENUNCIADO Nº 09, de 18 de outubro de 2017. Assegura a execepcionalidade da institucionalização da Criança/Adolescente, reconhecendo a possibilidade de em situações emergências o Conselho Tutelar

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º

PROJETO DE LEI N.º Processo n.º 541-4/2008 PROJETO DE LEI N.º 10.139 Art. 1º - Fica criado o Programa Família Acolhedora, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Integração Social, destinado ao acolhimento provisório

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 059/E/2017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017.

PROJETO DE LEI Nº 059/E/2017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017. PROJETO DE LEI Nº 059/E/2017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Programa de Guarda Temporária Subsidiada de Crianças e Adolescentes - Família Acolhedora. Art. 1º Fica instituído o Programa de Guarda

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais

Ciclo de Palestras ECA - L.8069/90

Ciclo de Palestras ECA - L.8069/90 Ciclo de Palestras Formação para Coordenador Pedagógico Concurso para 628 cargos da PMSP ECA - L.8069/90 EDITAL Nº 04/2019 por Rosana Capputi Borges 2019 O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de

Leia mais

TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso

TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso TJRJ Comissário da Infância, Juventude e do Idoso - Discas para a prova discursiva Professora Claudete Pessôa O Analista Judiciário na Especialidade de Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e

Leia mais

Violência contra menor

Violência contra menor Violência contra menor que providências tomar e a quem recorrer? Sabine Káteb Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 Por mais que pareça desnecessário deve ser lembrado

Leia mais

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CMDCA CAMPINAS II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CMDCA CAMPINAS II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FIA O Estatuto da Criança e Adolescente - ECA estabelece a Política de Atendimento a Criança e Adolescente:

Leia mais

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a

Leia mais

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Qual destino dos adolescentes que atingem a maioridade dentro de unidades de acolhimento em São Luís-MA?

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Qual destino dos adolescentes que atingem a maioridade dentro de unidades de acolhimento em São Luís-MA? ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: Qual destino dos adolescentes que atingem a maioridade dentro de unidades de acolhimento em São Luís-MA? Maria de Jesus da Conceição Assistente Social Eixo Temático: Assistência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 Antes de ser um fato jurídico, a adoção é um fato social, praticado desde o início da humanidade; Provimento de herdeiro x permanência

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS Defesa de Direitos e Mobilização Social Informática e Comunicação Artes FENAPAES FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Sede em Brasília DF Detentora da marca APAE

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Normas de proteção e limitações à contratação do trabalhador adolescente

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Normas de proteção e limitações à contratação do trabalhador adolescente DIREITO DO TRABALHO Do trabalho em condições especiais Normas de proteção e limitações à contratação do trabalhador Prof. Guilherme de Luca - CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art. 227. É dever da família, da sociedade

Leia mais

TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Conselheiro Tutelar

TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Conselheiro Tutelar 1 Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Helena/SC COMSSH Estado de Santa Catarina Edital CMDCA n º 001/2018 TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Conselheiro Tutelar

Leia mais

Aula 19 DIREITO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. PODER FAMILIAR

Aula 19 DIREITO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. PODER FAMILIAR Página1 Curso/Disciplina: ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Aula: Direito à convivência familiar e comunitária. Poder Familiar 19 Professor (a): Gonzalo Lopes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...20 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...20 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO 1 1) Para fins de aplicação da lei 13.146, considera-se possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes,

Leia mais

WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA

WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA WALLACE FRANÇA ESTATUDO DO IDOSO E ECA 1. (Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN Órgão: TJ-MG) Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros Quanto à legislação especial, assinale a alternativa (ADAPTADA):

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira. Site:

Prof. Bruno Oliveira. Site: 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...21 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas Sigilo Médico X Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 Proteção integral, prioridade e política de atendimento à criança e ao adolescente.

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PORTARIA INTERMINISTERIAL

Leia mais

Conheça esses direitos com a Defensoria Pública

Conheça esses direitos com a Defensoria Pública Conheça esses dires com a Defensoria Pública Realização Apoio Coordenação de Infância e Juventude Você sabia que toda criança e todo adolescente têm dires? Toda Criança tem Dires 2018 A história desses

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Medidas de Proteção Profª. Liz Rodrigues - A chamada situação de risco existe quando a criança ou o adolescente estão em uma condição de maior vulnerabilidade e precisam

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 8 Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo Prof. Diego Vale de Medeiros 8.1 PRINCÍPIOS QUE REGEM A EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS A PARTIR DA LEI 12594/12

Leia mais

MÓDULO 1. Gestão do Sistema Socioeducativo

MÓDULO 1. Gestão do Sistema Socioeducativo Capacitação dos Profissionais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE) com Base nos Parâmetros de Gestão Teórico-metodológicos do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município

Leia mais

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento Inscrição dos Programas de Atendimento Observar Requisitos Obrigatórios (Art. 11): Linhas Gerais, Atividades, Estrutura Material, Recursos Humanos, Regimento Interno, outros Estados e DF Municípios Conselho

Leia mais

VMSIMULADOS. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA 1

VMSIMULADOS. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA     1 LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA www.vmsimulados.com.br E-mail: contato@vmsimulados.com.br 1 LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL CF-88 LDB ECA CF/88 Constituição Federativa do Brasil de 1988 Educação 01. A Constituição

Leia mais

EMENTA PROPOSIÇÃO. PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO. PROGRAMA DE PRORROGAÇÃO DA LICENÇA- PATERNIDADE. APROVAÇÃO NA ÍNTEGRA.

EMENTA PROPOSIÇÃO. PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO. PROGRAMA DE PRORROGAÇÃO DA LICENÇA- PATERNIDADE. APROVAÇÃO NA ÍNTEGRA. Processo: Proponente: 1.00411/2016-15 (PROP) Orlando Rochadel Moreira EMENTA PROPOSIÇÃO. PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO. PROGRAMA DE PRORROGAÇÃO DA LICENÇA- PATERNIDADE. APROVAÇÃO NA ÍNTEGRA. 1. Recomenda-se

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente

Direito da Criança e do Adolescente CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito da Criança e do Adolescente 1) CESPE - PJ (MPE RR)/MPE RR/2012 Direito da Criança e do Adolescente Assinale a opção correta a respeito dos institutos da guarda,

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO ORIENTADOR SOCIAL

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO ORIENTADOR SOCIAL PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO ORIENTADOR SOCIAL Considerando a Lei nº 8.069, de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas abaixo como Verdadeiras

Leia mais

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação)

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) LEGALE Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) Crimes de Periclitação de Vida e Saúde Abandono de incapaz Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por

Leia mais

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006 RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI 11.343/2006 LUCIANA LINERO Promotora de Justiça Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ A política

Leia mais

PARTE CRIMINAL DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PARTE CRIMINAL DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARTE CRIMINAL DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ÍNDICE 1. ATO INFRACIONAL...5 Parte criminal do Estatuto da Criança e do Adolescente... 5 Crianças e Adolescentes...7 2. APREENSÃO E APRESENTAÇÃO

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 6

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 6 CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II Professor Edson Aula 6 De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Título II, Capítulo II, art. 17, a inviolabilidade

Leia mais

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA.

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMENTADO PAULO HENRIQUE ARANDA FULLER Coordenação MARCO ANTONIO ARAUJO JR. DARLAN BARROSO desta edição [2018] EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. Rua do Bosque, 820

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 7 Apuração do Ato Infracional Prof. Diego Vale de Medeiros 7.1 Característica do Ato infracional Art. 103. Considera-se ato infracional a conduta descrita como

Leia mais

3º Fórum de Pediatria/CFM

3º Fórum de Pediatria/CFM 3º Fórum de Pediatria/CFM Fundamentos éticos e legais do atendimento a vítimas de violência Aspectos Legais José Alejandro Bullón Coordenador Jurídico do CFM Aspectos legais do atendimento vítimas de violência

Leia mais

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA ESTADO FAMÍLIA SOCIEDADE CRIANÇA E ADOLESCENTE CRIANÇA de 0 até 12 anos incompletos ADOLESCENTE de 12 ANOS COMPLETOS até 18 anos incompletos Sabe por que

Leia mais