REUNIÕES DELIBERATIVAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REUNIÕES DELIBERATIVAS"

Transcrição

1 REUNIÕES DELIBERATIVAS REUNIÃO DE 14/2/2007 MÊS DE FEVEREIRO REUNIÃO DE INSTALAÇÃO E ELEIÇÃO Eleição do Presidente e dos Vice- Presidentes da Comissão. - Presidente: Deputado JOSÉ OTÁVIO GERMANO PP/RS - 2º Vice-Presidente: Deputado NEUDO CAMPOS PP/RR - 3º Vice-Presidente: Deputado VITOR PENIDO DEM/MG REUNIÃO DE 28/2/2007 ELEIÇÃO DO 1º VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO: - Deputado EDUARDO VALVERDE Bloco PMDB/ PT/ PP/ PR/ PTB/ PSC/ PTC/ PTdoB REQUERIMENTO Nº 20/07 do Sr. Eduardo Valverde que "requer, nos termos do art. 117, VI RICD, a retirada de pauta dos Requerimentos de nºs 4 e 5 de 2007, de sua autoria". REQUERIMENTO Nº 4/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer à Comissão de Minas e Energia a realização de Audiência Pública para discutir o emprego de fontes e energias renováveis". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO AUTOR. REQUERIMENTO Nº 5/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública com os representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, dos representantes da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada (Singasp) e do Sindicato Nacional de Garimpeiros". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO AUTOR.

2 REUNIÃO DE 7/3/2007 MÊS DE MARÇO REQUERIMENTO Nº 30/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta dos Requerimentos dos itens 1 a 12 da pauta de 07/03/2007, Requerimentos nºs 4/07, 5/07, 7/07, 10/07, 11/07, 12/07, 13/07, 14/07, 15/07, 16,07, 18/07, 21/07". REQUERIMENTO Nº 4/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública para discutir o emprego de fontes e energias renováveis. RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 5/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública com representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, dos representantes da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada (Singasp) e do Sindicato Nacional de Garimpeiros". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 7/2007 do Sr. Zé Geraldo que "requer Audiência Pública para debater questões referentes à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Estado do Pará". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 10/2007 do Sr. Fernando Ferro que "requer Audiência Pública com a presença de representantes da ANEEL, do Ministério das Minas e Energia e do Ministério do Desenvolvimento Social para discutir os parâmetros de classificação de tarifas de baixa renda". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 11/2007 do Sr. João Pizzolatti que "requer Audiência Pública para debater alterações no procedimento de revisão tarifária das empresas distribuidoras de energia elétrica". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE.

3 REUNIÃO DE 7/3/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 12/2007 do Sr. Arnaldo Jardim que "solicita informações ao Exmo. Sr. Ministro de Estado de Minas e Energia, Silas Rondeau Cavalcante Silva, referentes à Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis-CCC". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 13/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer, com base no art. 24, incisos III, IV e XIV do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja convidado o Sr. Ministro de Minas e Energia, para apresentar propostas a serem discutidas com o intuito de se estabelecer diretrizes necessárias a ações de diminuir as emissões de gases e dióxido de carbono pelas empresas nacionais ou estrangeiras fixadas em território nacional". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 14/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer, com base no art. 24, incisos III, IV e XIV do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja convidado o Sr. Alain Belda, Presidente mundial da Alcoa, para que sejam discutidas propostas, com o intuito de se estabelecer diretrizes e ações necessárias para diminuir as emissões de gases e dióxido de carbono por empresas nacionais ou estrangeiras fixadas em território nacional". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 15/2007 do Sr. Carlos Alberto Leréia que "requer Audiência Pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a presença do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética-EPE, Sr. Maurício Tolmasquim e o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, Sr. Jerson Kelman, com a finalidade de pronunciarem-se sobre o cadastramento de empreendimentos para os Leilões de Energia A-5 e A-3/2007, cuja fonte de alimentação é composta de óleo combustível e óleo diesel". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 16/2007 do Sr. Carlos Alberto Leréia que "solicita seja convocado o Senhor Ministro de Estado de Minas e Energia para prestar esclarecimentos a esta Comissão sobre o cadastramento de empreendimentos para os Leilões de Energia A-5 e A-3/2007, cuja fonte de alimentação é composta de óleo combustível e óleo diesel". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE.

4 REUNIÃO DE 7/3/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 18/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública com o Diretor-Executivo da Polícia Federal do Ministério da Justiça, o Presidente da FUNAI, Superintendente da FUNAI de Rondônia, Superintendente da Policia Federal de Rondônia, Delegado da Policia Federal de Pimenta Bueno- Rondônia, Diretor do DNPM, Gerente do IBAMA de Ji-Paraná, Rondônia, para prestar esclarecimento sobre a extração ilegal de diamantes na reserva Roosevelt". RETIRADO DE PAUTA A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 21/2007 do Sr. Neudo Campos que "requer Audiência Pública para que seja convidado por esta Comissão o Sr. ANGEL LUIS RODRIGUEZ, Presidente da Comissão de Energia e Petróleo da Assembléia Nacional da Venezuela, ao mesmo tempo que solicita a disponibilidade desta Comissão de visitar congênere na cidade de Caracas". RETIRADO DE PAUTA A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. REQUERIMENTO Nº 25/2007 do Sr. José Otávio Germano e outros que "requer Audiência Pública com o Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado de Minas e Energia para prestar esclarecimentos sobre as iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC no setor de energia". REQUERIMENTO Nº 26/2007 do Sr. José Otávio Germano e outros que "requer Audiência Pública com a presença dos relatores das Medidas Provisórias nº 348/07, nº 349/07 e nº 351/07, as quais integram o Programa de Aceleração do Crescimento-PAC". REUNIÃO DE 15/3/2007 REQUERIMENTO Nº 31/2007 do Sr. Eduardo Gomes que "requer desta Comissão que apresente Projeto de Resolução que altera a denominação da Comissão de Minas e Energia". REQUERIMENTO Nº 33/2007 do Sr. Arnaldo Jardim e outros que "convida o Diretor Geral da Agência Nacional de Águas-ANA para expor, em Audiência Pública, a situação atual da gestão dos recursos hídricos, em face do Dia Mundial da Água".

5 REUNIÃO DE 15/3/2007 (Continuação) PROJETO DE LEI Nº 6.381/2005 do Senado Federal (Comissão Especial "Vale do São Francisco") que "dispõe sobre a Política Nacional de Irrigação e dá outras providências". RELATOR: Deputado CARLOS ALBERTO LERÉIA. PARECER: pela aprovação deste, com Substitutivo. APROVADO POR UNANIMIDADE O PARECER. REUNIÃO DE 21/3/2007 REQUERIMENTO Nº 46/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer sejam colocados em votação em bloco os Requerimentos de nºs 4, 5, 7, 10, 11, 12, 14, 15, 18, 21, 22, 23, 24, 28, 32, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42 e 43, de 2007". EM VOTAÇÃO, O REQUERIMENTO FOI APROVADO, POR MAIORIA. O DEPUTADO MARCIO JUNQUEIRA, VICE-LÍDER DO PFL, REQUEREU VERIFICAÇÃO DA VOTAÇÃO. FEITA A CHAMADA NOMINAL, O REQUERIMENTO DE VOTAÇÃO EM BLOCO FOI APROVADO POR 15 VOTOS FAVORÁVEIS, 3 CONTRÁRIOS E 2 ABSTENÇÕES. REQUERIMENTO Nº 47/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Requerimento nº 13/2007, de sua autoria". REQUERIMENTO Nº 48/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Projeto Lei nº 2.275/2003". REQUERIMENTO Nº 4/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública para discutir o emprego de fontes e energias renováveis, convidando o Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau Cavalcante Silva; o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; o Diretor-Executivo do Instituto Renove, Roberto Devienne Filho; a Coordenadora Brasileira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Cristina Montenegro, e o Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, Philip Fearnside". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 5/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública com representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, dos

6 REUNIÃO DE 21/3/2007 (Continuação) representantes da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada (Singasp) e do Sindicato Nacional de Garimpeiros". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 7/2007 do Sr. Zé Geraldo que "requer Audiência Pública para debater questões referentes à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Estado do Pará, convidando o Presidente da Eletronorte, Eletrobrás, Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia, Secretária-Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará e demais representantes de órgãos envolvidos e dos movimentos sociais". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 10/2007 do Sr. Fernando Ferro que "requer Audiência Pública com a presença de representantes da ANEEL, do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Desenvolvimento Social para discutir os parâmetros de classificação de tarifas de baixa renda". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 11/2007 do Sr. João Pizzolatti que "requer Audiência Pública para debater alterações no procedimento de revisão tarifária das empresas distribuidoras de energia elétrica, convidando o Ministro de Minas e Energia, o Diretor-Geral da ANEEL, o Presidente da ABRADEE e o Presidente da ABCE". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 12/2007 do Sr. Arnaldo Jardim que "solicita informações ao Exmo. Sr. Ministro de Estado de Minas e Energia, Silas Rondeau Cavalcante Silva, referentes à Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis-CCC". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA.

7 REUNIÃO DE 21/3/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 13/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer, com base no art. 24, incisos III, IV e XIV do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja convidado o Sr.Ministro de Minas e Energia, para apresentar propostas a serem discutidas com o intuito de se estabelecer diretrizes necessárias a ações de diminuir as emissões de gases e dióxido de carbono pelas empresas nacionais ou estrangeiras fixadas em território nacional". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS. REQUERIMENTO Nº 14/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer, com base no art. 24, incisos III, IV e XIV do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja convidado o Sr. Alain Belda, Presidente mundial da Alcoa, para que sejam discutidas propostas, com o intuito de se estabelecer diretrizes e ações necessárias para diminuir as emissões de gases e dióxido de carbono por empresas nacionais ou estrangeiras fixadas em território nacional". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 15/2007 do Sr. Carlos Alberto Leréia que "requer Audiência Pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a presença do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética- EPE, Sr. Maurício Tomalsquim e o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, Sr. Jerson Kelman, com a finalidade de pronunciarem-se sobre o cadastramento de empreendimentos para os Leilões de Energia A-5 e A-3/2007, cuja fonte de alimentação é composta de óleo combustível e óleo diesel". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 18/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública com o Diretor-Executivo da Polícia Federal do Ministério da Justiça, o Presidente da FUNAI, Superintendente da FUNAI de Rondônia, Superintendente da Polícia Federal de Rondônia, Delegado da Polícia Federal de Pimenta Bueno- Rondônia, Diretor do DNPM, Gerente do IBAMA de Ji-Paraná-Rondônia, para prestarem esclarecimentos sobre a extração ilegal de diamantes na reserva Roosevelt". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA.

8 REUNIÃO DE 21/3/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 21/2007 do Sr. Neudo Campos que "requer Audiência Pública com o Sr. ANGEL LUIS RODRIGUEZ, Presidente da Comissão de Energia e Petróleo da Assembléia Nacional da Venezuela, ao mesmo tempo que solicita a disponibilidade desta Comissão de visitar nossa congênere na cidade de Caracas". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 22/2007 do Sr. Julião Amin que "solicita realização de Audiência Pública, no âmbito desta Comissão de Minas e Energia, para debater questões sobre a implantação de uma siderúrgica no Estado do Maranhão, com representantes da CVRD, da Boaalsteel, Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Meio Ambiente, do Maranhão, Ministério Público Federal, Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz e IBAMA". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 23/2007 do Sr. Eduardo Valverde e outros que "requer a realização de Audiência Pública, em conjunto com a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, com as presenças de representantes do Ministério de Minas e Energia, Eletrobrás, Aneel, Federação Nacional dos Urbanitários, para discutir as suspeitas que usinas da região Norte estariam desviando óleo combustível". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 24/2007 do Sr. Arnaldo Vianna que "requer informações ao Ministro de Minas e Energia relacionadas à exploração da Petrobras na Bacia de Campos -RJ". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 28/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer Audiência Pública para debater a política nacional de energias renováveis e a implantação dessa energia no bioma amazônico de acordo com as características ambientais da região, convidando o Ministro de Minas e Energia, o Presidente da Petrobras, o Diretor-Executivo do Instituto Renove, a Coordenadora Brasileira do Programa das

9 REUNIÃO DE 21/3/2007 (Continuação) Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA". APROVADO COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 32/2007 do Sr. Andre Vargas que "solicita seja convidado o excelentíssimo senhor Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para ser ouvido em reunião conjunta de Audiência Pública com as comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sobre acordo de cooperação firmado entre o Brasil e os Estados Unidos no campo dos biocombustíveis". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 34/2007 do Sr. Zé Geraldo que "requer o envio de indicação ao Poder Executivo, sugerindo à Casa Civil a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para conduzir o debate referente à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Estado do Pará". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 35/2007 do Sr. Vicentinho Alves que "requer a realização de Audiência Pública, para discutir o Sistema Hidroelétrico do Estado do Tocantins, com a presença do Ministro de Minas e Energia, ou representante; do Presidente da ANEEL, ou representante; e representantes dos Consórcios de Empresas que construíram, que estão em fase de construção e fase de licitação de usinas hidrelétricas no Estado do Tocantins". APROVADO COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 36/2007 do Sr. Vicentinho Alves que "requer a realização de Audiência Pública, para discutir o Sistema de Mineração do Estado do Tocantins, com a presença do Ministro de Minas e Energia, ou representante, e representantes das Empresas de Mineração com exploração e concessão no Estado do Tocantins".

10 REUNIÃO DE 21/3/2007 (Continuação) APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 37/2007 do Sr. José Fernando Aparecido de Oliveira que "requer o envio de indicação ao Ministro de Minas e Energia com o objetivo de solicitar que o setor mineral brasileiro seja reestruturado e seja criada a Agência Nacional de Mineração". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 38/2007 do Sr. Eduardo Gomes que "requer a realização de Seminário Internacional em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, para debater os Efeitos da Radiação Eletromagnética sobre a Saúde e o Meio Ambiente". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 39/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer informação ao Sr. Ministro de Minas e Energia a respeito dos termos do contrato firmado pela Petrobras, junto com a Braskem e o Grupo Ultra, na aquisição da Empresa Petróleo Ipiranga". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 40/2007 do Sr. Rogerio Lisboa que "requer Audiência Pública para debater os gargalos do licenciamento ambiental no Brasil, convidando o Sr. Marcus Barros, Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis-Ibama; o Sr. Jerson Kelman, Diretor- Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel; o Sr. João Carlos França de Luca, Presidente-Executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo-IBP; e o Sr. Luiz André Rico Vicente, Presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 41/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer sejam convidados os Presidentes da Petrobras, da Braskem e do Grupo Ultra,

11 REUNIÃO DE 21/3/2007 (Continuação) para, em Audiência Pública, prestarem informações sobre a aquisição da Empresa Petróleo Ipiranga". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 42/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer Audiência Pública convidando o Exmo. Sr. Othon Luiz Pinheiro da Silva, Diretor-Presidente da Eletronuclear, para expor o Plano de Ação do Programa de Geração Elétrica Nuclear, para os próximos dez anos". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 43/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer seja convidado o Presidente da Comissão de Valores Mobiliários-CVM, a fim de prestar esclarecimentos a respeito do eventual vazamento de informações sobre a aquisição da Empresa Petróleo Ipiranga pela Petrobras, Braskem e o Grupo Ultra". APROVADO, COM OS VOTOS CONTRÁRIOS DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS E DOS DEPUTADOS ROGERIO LISBOA, EDUARDO GOMES E MARCIO JUNQUEIRA. PROJETO DE LEI Nº 2.275/2003 do Senado Federal (Arthur Virgílio) que "altera a Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre a gestão de recursos humanos das Agências Reguladoras e dá outras providências, para instituir o controle das Agências Reguladoras". (Apensados: PL 2.594/2003, PL 413/2003 e PL 1.452/2003). RELATORA: Deputada MARINHA RAUPP. PARECER: pela aprovação parcial dos Projetos de Lei nºs 2.275/2003 e 2.594/2003, na forma de Substitutivo, e pela rejeição dos Projetos de Lei nºs 413/2003 e 1.452/2003. RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DA DEPUTADA ROSE DE FREITAS. REUNIÃO DE 11/4/2007 MÊS DE ABRIL REQUERIMENTO Nº 57/2007 do Sr. Vitor Penido que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 7.374/2006, de autoria do Senado Federal Sr. Aelton Freitas".

12 REUNIÃO DE 11/4/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 58/2007 da Sra. Marinha Raupp que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 2.275/2003, de autoria do Senado Federal (Sr. Arthur Virgílio)". REQUERIMENTO Nº 59/2007 do Sr. Fernando Ferro que requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Projeto de Decreto Legislativo de nº 1/2007, de autoria do Sr. Sarney Filho. REQUERIMENTO Nº 49/2007 do Sr. João Pizzolatti que "requer Audiência Pública para debater alterações na governança do setor de energia elétrica, com a participação da Sra. Dilma Rousseff, Ministra da Casa Civil; do Sr. Silas Rondeau Cavalcante Silva, Ministro de Minas e Energia; do Sr. Jerson Kelman, Diretor- Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel; do Sr. Evandro César Camillo Coura, Presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica-ABCE e do Sr. Claudio J. D. Sales, Presidente do Instituto Acende Brasil". REQUERIMENTO Nº 50/2007 do Sr. João Pizzolatti que "requer a presença de autoridades do setor elétrico para que sejam esclarecidas as condições de atendimento do mercado de energia elétrica para o próximo decênio, com a participação do Sr. Silas Rondeau Cavalcante Silva, Ministro de Minas e Energia; do Sr. Maurício Tolmasquim, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética; Sr. Evandro César Camillo Coura, Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica-ABCE; e do Sr. Flávio Neiva, Presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica-ABRAGE". REQUERIMENTO Nº 51/2007 do Sr. João Pizzolatti que "requer Audiência Pública com a presença de autoridades do setor ambiental e energético para debater as questões de licenciamento ambiental relacionadas aos empreendimentos do setor elétrico de interesse nacional, com a participação do Sr. Cláudio Roberto Bertoldo Langone, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente-MMA; do Sr. Nelson José Hubner Moreira, Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia MME; do Sr. Evandro César Camillo Coura, Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Enégia Elétrica-ABCE; do Sr. Luiz Fernando Vianna, Presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia; e do Sr. Adjarma Azevedo, Vice-Presidente e Coordenador de Meio Ambiente da ABRACE".

13 REUNIÃO DE 11/4/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 52/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer Audiência Pública com o Presidente da Comissão de Valores Mobiliários-CVM e Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica-CADE, a fim de prestar esclarecimentos sobre a aquisição da Empresa Petróleo Ipiranga pela Petrobras, Braskem e o Grupo Ultra". PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 10/2007 da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (MSC 748/2006) que "aprova o texto da Convenção Internacional para a Supressão de Atos de Terrorismo Nuclear, assinada pelo Brasil em Nova York, no dia 14 de setembro de 2005". RELATOR: Deputado ROGERIO LISBOA. PARECER: pela aprovação. APROVADO POR UNANIMIDADE O PARECER. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 1/2007 do Sr. Sarney Filho que "dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de medidas, por parte do Congresso Nacional, objetivando a redução das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa e a economia de energia". (Apensado: PDC 2/2007). RELATOR: Deputado FERNANDO FERRO. PARECER: pela aprovação deste, com Emendas, e pela rejeição do PDC 2/2007, apensado. RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO RELATOR, DEPUTADO FERNANDO FERRO. PROJETO DE LEI Nº 2.275/2003 do Senado Federal (Arthur Virgílio) que "altera a Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre a gestão de recursos humanos das Agências Reguladoras e dá outras providências, para instituir o controle das Agências Reguladoras". (Apensados: PL 2.594/2003, PL 413/2003 e PL 1.452/2003). RELATORA: Deputada MARINHA RAUPP. PARECER: pela aprovação parcial dos Projetos de Lei nºs 2.275/2003 e 2.594/2003, na forma de Substitutivo, e pela rejeição dos Projetos de Lei nºs 413/2003 e 1.452/2003. RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DA RELATORA, DEPUTADA MARINHA RAUPP. PROJETO DE LEI Nº 7.374/2006 do Senado Federal (Aelton Freitas-PLS 314/2003) que "dispõe sobre o processo de fabricação da cal, com o objetivo de eliminar os riscos de geração de compostos poluentes". RELATOR: Deputado VITOR PENIDO.

14 REUNIÃO DE 11/4/2007 (Continuação) PARECER: pela rejeição deste e das Emendas 1/2007, 2/2007, 3/2007 e 4/2007 apresentadas na CME. RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO RELATOR, DEPUTADO VITOR PENIDO. REUNIÃO DE 18/4/2007 REQUERIMENTO Nº 54/2007 do Sr. Silvio Lopes que "solicita as seguintes informações ao Sr. Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau: preço de venda dos combustíveis da Petrobras para as distribuidoras BR e preço que as distribuidoras repassam para os postos de gasolina no Município de Macaé-RJ". REQUERIMENTO Nº 55/07 do Sr. Luiz Paulo Vellozo Lucas que "requer a realização de Audiência Pública para analisar os dispositivos previstos na MP 357, de 2007, que autoriza a renegociação de créditos da União e da Eletrobrás junto à Itaipu Binacional". APROVADO UNANIMEMENTE O REQUERIMENTO, TENDO SIDO ACATADA A SUGESTÃO DO AUTOR, DEPUTADO LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS, DE QUE SEJA INCLUÍDO NO ROL DE CONVIDADOS O RELATOR DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 357/2007, DEPUTADO FERNANDO GIACOBO. REQUERIMENTO Nº 60/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer a realização de Audiência Pública, a fim de debater a estrutura disponível no Estado Brasileiro para a garantia da radioproteção e segurança nuclear da população, com a participação dos Srs. Odair Dias Gonçalves, Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); Rogério dos Santos Gomes, Diretor- Presidente da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear (AFEN); e André de Vasconcelos Dias, Procurador do Ministério Público Federal em Angra dos Reis". APROVADO UNANIMEMENTE O REQUERIMENTO, QUE FOI SUBSCRITO PELO DEPUTADO EDUARDO GOMES. REUNIÃO DE 9/5/2007 MÊS DE MAIO REQUERIMENTO Nº 67/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer a realização de Audiência Pública, a fim de obter esclarecimentos quanto ao andamento do programa "Luz para Todos" e quanto à influência do referido

15 REUNIÃO DE 9/5/2007 (Continuação) programa nas tarifas de energia elétrica praticadas no País, com a presença do Sr. Valter Luiz Cardeal de Souza, Presidente em exercício e Diretor de Engenharia da Eletrobrás; e do Sr. José Ribamar Lobato Santana, Diretor do Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia-Programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia". REUNIÃO DE 16/5/2007 SUGESTÕES DE EMENDAS AO PROJETO DE LEI Nº 2/2007-CN-LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS/2008 A Comissão decidiu priorizar a apresentação de 5 (cinco) emendas ao PL nº 2/2007-CN-LDO-2008, relativas à Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel; à Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis-ANP; ao Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM; à Eletrobrás Termonuclear S.A.-Eletronuclear e a Energias Renováveis/Biodiesel. REQUERIMENTO Nº 65/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer que seja convidado o Sr. José Sérgio Gabrielli, Presidente da Petrobras, para expor o plano de ação da Empresa para compensar o desabastecimento decorrente dos cortes e aumento de preços do gás importado da Bolívia". APROVADO UNANIMEMENTE O REQUERIMENTO, QUE FOI SUBSCRITO PELO DEPUTADO ROGERIO LISBOA, TENDO SIDO ACATADAS AS SUGESTÕES DOS DEPUTADOS EDSON APARECIDO, NEUDO CAMPOS, ARNALDO JARDIM E SIMÃO SESSIM, PARA QUE SE DISCUTISSE, ALÉM DAS QUESTÕES RELATIVAS AO GÁS, A VISÃO DA PETROBRAS QUANTO AOS SEUS INVESTIMENTOS DENTRO E FORA DO PAÍS E, AINDA, PARA QUE SE INCLUÍSSE NO ROL DOS CONVIDADOS O PRESIDENTE DA SUBSIDIÁRIA DA PETROBRAS BOLÍVIA COM SEDE NA HOLANDA. REQUERIMENTO Nº 66/2007 da Sra. Rose de Freitas que "requer que seja acrescentado ao Requerimento nº 60, aprovado por esta Comissão em 18 de abril último, convite ao Sr. Francisco Rondinelli, presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, para, juntamente com os outros convidados, realizar exposição sobre o tema da estrutura disponível no Estado Brasileiro para a garantia da radioproteção e segurança nuclear da população".

16 REUNIÃO DE 16/5/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 68/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer a realização de visita às obras do gasoduto Coari-Manaus, por integrantes desta Comissão, em conjunto com parlamentares das Comissões da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras, para avaliar os avanços que o referido gasoduto proporcionará para a questão energética brasileira". PREJUDICADO O REQUERIMENTO, EM RAZÃO DE O REQUERIMENTO Nº 70/2007, DE IGUAL TEOR, TER SIDO APROVADO UNANIMEMENTE NESTA REUNIÃO. REQUERIMENTO Nº 70/2007 do Sr. Edmilson Valentim que "requer realização de uma visita nas obras do gasoduto Coari-Manaus, de integrantes desta Comissão, em conjunto com parlamentares das Comissões da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras para avaliar os avanços que o mesmo proporcionará para a questão energética brasileira". APROVADO UNANIMEMENTE O REQUERIMENTO, TENDO SIDO SUBSCRITO PELO DEPUTADO EDUARDO VALVERDE. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 1/2007 do Sr. Sarney Filho que "dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de medidas, por parte do Congresso Nacional, objetivando a redução das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa e a economia de energia". (Apensado: PDC 2/2007). RELATOR: Deputado FERNANDO FERRO. PARECER: pela aprovação deste, com Emendas, e pela rejeição do PDC 2/2007, apensado. NÃO DELIBERADO. PROJETO DE LEI Nº 4.100/2004 do Sr. Edson Duarte que "altera a Lei nº de 17 de outubro de 1977, que trata de atividades nucleares". (Apensado: PL 7.063/2006). RELATOR: Deputado ROGERIO LISBOA. PARECER: pela rejeição deste e do PL 7.063/2006, apensado. NÃO DELIBERADO. PROJETO DE LEI Nº 7.478/2006 do Sr. Edson Duarte que "proíbe a produção de carvão para fins comerciais e industriais com base em matéria-prima proveniente de vegetação nativa na bacia do rio São Francisco". RELATOR: Deputado LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS. NÃO DELIBERADO.

17 REUNIÃO DE 16/5/2007 (Continuação) PROJETO DE LEI Nº 2.275/2003 do Senado Federal (Arthur Virgílio) que "altera a Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre a gestão de recursos humanos das Agências Reguladoras e dá outras providências, para instituir o controle das Agências Reguladoras". (Apensados: PL 2.594/2003, PL 413/2003 e PL 1.452/2003). RELATORA: Deputada MARINHA RAUPP. PARECER: pela aprovação parcial dos Projetos de Lei nºs 2.275/2003 e 2.594/2003, na forma de Substitutivo, e pela rejeição dos Projetos de Lei nºs 413/2003 e 1.452/2003. NÃO DELIBERADO. PROJETO DE LEI Nº 409/2007 do Senado Federal (Rodolpho Tourinho-PLS 237/2005) que "altera a Lei nº , de 30 de dezembro de 2002, e a Lei nº , de 29 de dezembro de 2003, para submeter os serviços de geração, transmissão e distribuição de energia ao regime cumulativo da contribuição para os Programas de Integração Social e da Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)". RELATORA: Deputada BEL MESQUITA. PARECER: pela aprovação, com Emenda. NÃO DELIBERADO. REUNIÃO DE 23/5/2007 REQUERIMENTO Nº 77/2007 do Sr. José Otávio Germano e outros que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Requerimento nº 73/2007, da Comissão de Minas e Energia". REQUERIMENTO Nº 78/2007 do Sr. José Otávio Germano que "requer nos termos do art. 52, 5º, RICD, a inclusão na Ordem do Dia para apreciação imediata dos Projetos de Lei nºs 4.100/2004 e 7.478/2006, ambos do Sr. Edson Duarte". APROVADO O REQUERIMENTO, POR MAIORIA ABSOLUTA DOS MEMBROS. REQUERIMENTO Nº 73/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer a realização de audiência pública, convidando o Ministro de MInas e Energia, Sr. Silas Rondeau Cavalcante Silva, para prestar esclarecimentos acerca da investigação realizada pela Polícia Federal, sobre um suposto esquema de fraudes em licitações públicas, com foco em obras de infra-estrutura". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO AUTOR.

18 REUNIÃO DE 23/5/2007 (Continuação) PROJETO DE LEI Nº 4.100/2004 do Sr. Edson Duarte que "altera a Lei nº de 17 de outubro de 1977, que trata de atividades nucleares". (Apensado: PL 7.063/2006). RELATOR: Deputado ROGERIO LISBOA. PARECER: pela rejeição deste e do PL 7.063/2006, apensado. APROVADO POR UNANIMIDADE O PARECER. PROJETO DE LEI Nº 7.478/2006 do Sr. Edson Duarte que "proíbe a produção de carvão para fins comerciais e industriais com base em matéria-prima proveniente de vegetação nativa na bacia do rio São Francisco". RELATOR: Deputado LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS. CONCEDIDA VISTA À DEPUTADA ROSE DE FREITAS. REUNIÃO DE 30/5/2007 SUGESTÃO DE EMENDA À LDO Nº 1/2007 da Comissão de Minas e Energia "Programa: 0296-Energia nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Ação: 5E88- Implantação da Usina Termonuclear de Angra III. Produto: sistema implantado (unidade). Acréscimo de meta: 1". APROVADA UNANIMEMENTE. SUGESTÃO DE EMENDA À LDO Nº 2/2007 da Comissão de Minas e Energia "Programa: 0391-Mineração e Desenvolvimento Sustentável. Ação: Fiscalização da Atividade Minerária. Produto: Fiscalização realizada (unidade). Acréscimo de meta: ". APROVADA UNANIMEMENTE. SUGESTÃO DE EMENDA À LDO Nº 3/2007 da Comissão de Minas e Energia "Tipo de emenda: aditiva. Referência: Anexo IV - inciso II. Item 3. Texto Proposto: 4. Despesas com ações vinculadas à função 25 (Energia), com subfunções 753 (Petróleo), 130 (Administração de Concessões) e 125 (Normatização e Fiscalização)". APROVADA UNANIMEMENTE. SUGESTÃO DE EMENDA À LDO Nº 4/2007 da Comissão de Minas e Energia "Programa: 0272-Qualidade do Serviço de Energia Elétrica. Ação: Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica. Produto: Fiscalização realizada (unidade). Acréscimo de meta: 3.000".

19 REUNIÃO DE 30/5/2007 (Continuação) APROVADA UNANIMEMENTE, COM A ALTERAÇÃO RELATIVA AO ACRÉSCIMO DE META PARA SUGESTÃO DE EMENDA À LDO Nº 5/2007 da Comissão de Minas e Energia "Programa: Energia Alternativa Renovável. Ação: 7050-Implantação de Plantas Demonstrativas de Fontes de Energia Alternativa. Renovável. Produto: projeto-piloto (unidade). Acréscimo de meta: 30". APROVADA UNANIMEMENTE. REQUERIMENTO Nº 85/2007 do Sr. José Otávio Germano que "requer, nos termos dos arts. 117, XVI, e 160, caput, RICD, preferência para deliberação dos Requerimentos nºs 80/07, 81/07 e 84/07, respectivamente itens 10, 11 e 14 da pauta da Reunião Ordinária Deliberativa realizada nesta data". REQUERIMENTO Nº 86/2007 do Sr. Simão Sessim que "requer, nos termos dos arts. 117, XVI, e 160, caput, RICD, preferência para deliberação do Projeto de Lei nº 7.695/2006. item 20 da pauta da Reunião Ordinária Deliberativa realizada nesta data". REQUERIMENTO Nº 87/2007 do Sr. Marcio Junqueira que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do requerimento nº 62/2007, de autoria do Sr. José Fernando Aparecido de Oliveira". REQUERIMENTO Nº 88/2007 do Sr. Marcio Junqueira que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do requerimento nº 83/2007, de sua autoria". REQUERIMENTO Nº 89/2007 do Sr. Silvio Lopes que "requer, nos termos dos arts. 117, XVI, e 160, caput, RICD, preferência para deliberação do Projeto de Decreto Legislativo nº 39/2007, item 15 da pauta da Reunião Ordinária Deliberativa realizada nesta data". REQUERIMENTO Nº 90/2007 da Sra. Marinha Raupp que "requer, nos termos dos arts. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 2.275/2003 do Senado Federal".

20 REUNIÃO DE 30/5/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 91/2007 do Sr. Zé Geraldo que "requer, nos termos dos arts 117, X, e 101, II, b, 2, RICD, o adiamento da discussão por 2 sessões do Projeto de Lei nº 7.478/2006, de autoria do Sr. Eson Duarte". REQUERIMENTO Nº 62/2007 do Sr. José Fernando Aparecido de Oliveira que "requer a realização de Audiência Pública para debater a respeito da compensação financeira pela exploração de recursos minerais e propor mudanças na legislação". RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO MARCIO JUNQUEIRA. REQUERIMENTO Nº 72/2007 da Sra. Rose de Freitas (REQ 51/2007) que "requer a realização de audiência pública, para debater os reais acontecimentos que culminaram na nacionalização das instalações da Petrobras na Bolívia, com a presença dos Srs. José Sérgio Gabrielli e Ildo Luís Sauer, respectivamente Presidente e Diretor da Área de Petróleo e Gás da Petrobras; do Sr. João José de Nora Souto, Secretário de Petróleo e Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME; e do Sr. Cláudio Sales, Presidente do Instituto Acende Brasil". NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DA AUTORA NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO. REQUERIMENTO Nº 74/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer a realização de audiência pública, para obter esclarecimentos sobre a política mineral brasileira, no tocante à viabilidade econômica, ambiental e social, com a presença do Secretário de Minas e Metalurgia do MME, do Serviço Mineral Brasileiro, do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral e de representantes da Associação Empresarial de Mineradores e da Federação de Garimpeiros do Brasil". NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO AUTOR NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO. REQUERIMENTO Nº 75/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer a realização de audiência pública, com a presença de representante do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica-CADE e da Secretaria de Direito Econômico- SDE, para prestar esclarecimentos sobre a cartelização de fabricantes de equipamentos de energia". NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO AUTOR NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO.

21 REUNIÃO DE 30/5/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 80/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer a realização de seminário conjunto da Comissão de Minas e Energia e da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, para a discussão de temas referentes à geração de energia elétrica no País, com a presença de representantes do Governo e de especialistas, entre técnicos e acadêmicos, em geração de eletricidade por meio de petróleo e de gás natural; de fontes hidráulicas; de energia termonuclear; de outras fontes alternativas; e de biocombustíveis, além da presença dos Srs. Oton Luiz Pinheiro da Silva, Presidente da Eletrobrás; e José Diniz Figueiredo, Diretor-Técnico da Eletrobrás". REQUERIMENTO Nº 81/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer a participação da Comissão de Minas e Energia em seminário, a ser realizado pela Comissão de Infra-estrutura do Senado Federal, que discutirá a perspectiva e a participação do setor carbonífero nacional e das demais fontes fósseis na matriz energética brasileira". REQUERIMENTO Nº 82/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "solicita reunião de audiência publica convidando presidente do IBAMA, presidente da FUNAI, representante do Ministério do Meio Ambiente, presidente da Comissão da Amazônia a realizar-se, no dia 30 de Maio do corrente ano para debater a construção das hidrelétricas do Rio Madeira - Jirau e Santo Antônio". NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO AUTOR NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO. REQUERIMENTO Nº 83/2007 do Sr. Marcio Junqueira que "requer a realização de audiência pública, para debater sobre matriz energética do biodiesel, com a presença dos Srs. Paulo Brasil Paez, Assessor Especial da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional; Amaury Reis Fernandes, Coordenador do Comitê do Biodiesel no Estado do Ceará; Rui de Goes Leite de Barros, Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental; e José Walter Bautista Vidal, Presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OCIP-Instituto Sol". RETIRADO DE PAUTA A REQUERIMENTO APROVADO DO AUTOR. REQUERIMENTO Nº 84/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer a realização, por membros da Comissão de Minas e Energia, de visita ao Centro Tecnológico da Marinha, em Sorocaba-SP, no dia 29 de junho de 2007".

22 REUNIÃO DE 30/5/2007 (Continuação) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 39/2007 da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (MSC 111/2007) que "aprova o texto do Memorando de Entendimento entre os Membros do Fórum de Diálogo Índia-Brasil- África do Sul, o Governo da República Federativa do Brasil, o Governo da República da África do Sul e o Governo da República da Índia, para estabelecer Força-Tarefa Trilateral sobre Biocombustíveis, assinado em Brasília, em 13 de setembro de 2006". RELATOR: Deputado SILVIO LOPES. PARECER: pela aprovação. APROVADO POR UNANIMIDADE O PARECER. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 1/2007 do Sr. Sarney Filho que "dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de medidas, por parte do Congresso Nacional, objetivando a redução das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa e a economia de energia". (Apensado: PDC 2/2007). RELATOR: Deputado FERNANDO FERRO. PARECER: pela aprovação deste, com Emendas, e pela rejeição do PDC 2/2007, apensado. NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO RELATOR. PROJETO DE LEI Nº 7.478/2006 do Sr. Edson Duarte que "proíbe a produção de carvão para fins comerciais e industriais com base em matéria-prima proveniente de vegetação nativa na bacia do rio São Francisco". RELATOR: Deputado LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS. Vista à Deputada Rose de Freitas, em 23/5/2007. ADIADA A DISCUSSÃO POR 2 SESSÕES, A REQUERIMENTO APROVADO DO DEPUTADO ZÉ GERALDO. PROJETO DE LEI Nº 2.275/2003 do Senado Federal (Arthur Virgílio) que "altera a Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre a gestão de recursos humanos das Agências Reguladoras e dá outras providências, para instituir o controle das Agências Reguladoras". (Apensados: PL 2.594/2003, PL 413/2003 e PL 1.452/2003). RELATORA: Deputada MARINHA RAUPP. PARECER: pela aprovação parcial dos Projetos de Lei nºs 2.275/2003 e 2.594/2003, na forma de Substitutivo, e pela rejeição dos Projetos de Lei nºs 413/2003 e 1.452/2003. RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DA RELATORA.

23 REUNIÃO DE 30/5/2007 (Continuação) PROJETO DE LEI Nº 409/2007 do Senado Federal (Rodolpho Tourinho-PLS 237/2005) que "altera a Lei nº , de 30 de dezembro de 2002, e a Lei nº , de 29 de dezembro de 2003, para submeter os serviços de geração, transmissão e distribuição de energia ao regime cumulativo da contribuição para os Programas de Integração Social e da Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)". RELATORA: Deputada BEL MESQUITA. PARECER: pela aprovação, com Emenda. CONCEDIDA VISTA AO DEPUTADO EDSON APARECIDO. PROJETO DE LEI Nº 7.695/2006 dos Srs. Ricardo Santos e Manato que "modifica a redação dos arts. 49 e 50 da Lei nº 9.478, de 06 de agosto de 1997, que dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional de Petróleo. RELATOR: Deputado SIMÃO SESSIM. CONCEDIDA VISTA AO DEPUTADO JULIÃO AMIN. PROJETO DE LEI Nº 220/2007 do Sr.Marcondes Gadelha que "permite a dedução de despesas com aquisição de bens e serviços necessários para a utilização de energia solar ou eólica da base de cálculo do imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas e da contribuição social sobre o lucro". RELATOR: Deputado EDUARDO VALVERDE. NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO RELATOR NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO. PROJETO DE LEI Nº 282/2007 do Sr. Odair Cunha que "dá nova redação aos artigos 2º e 25, do Decreto-Lei nº 7.841, de 8 de agosto de 1945, que instituiu o Código de Águas Minerais". RELATOR: Deputado VITOR PENIDO. CONCEDIDA VISTA AO DEPUTADO ZÉ GERALDO. PROJETO DE LEI Nº 359/2007 do Sr. Lúcio Vale que "altera a legislação tributária para modificar a cobrança da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS / Pasep) e da Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre operações com biodiesel". RELATOR: Deputado ANDRE VARGAS.

24 REUNIÃO DE 30/5/2007 (Continuação) APROVADO POR UNANIMIDADE O PARECER. REUNIÃO DE 20/6/2007 MÊS DE JUNHO REQUERIMENTO Nº 93/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer a realização de Audiência Pública para discutir-se a alteração da legislação que rege as atividades relacionadas ao gás natural, com a participação do Deputado João Maia, Relator do Projeto de Lei nº 334, de 2007, na Comissão Especial da Lei do Gás". REUNIÃO DE 27/6/2007 REQUERIMENTO Nº 96/2007 do Sr. Luiz Paulo Vellozo Lucas que "requer, nos termos do art. 117, VI, RICD, a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 7.478/2006 do Sr. Edson Duarte". REQUERIMENTO Nº 74/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer a realização de audiência pública, para obter esclarecimentos sobre a política mineral brasileira, no tocante à viabilidade econômica, ambiental e social, com a presença do Secretário de Minas e Metalurgia do MME, do Serviço Mineral Brasileiro, do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral e de representantes da Associação Empresarial de Mineradores e da Federação de Garimpeiros do Brasil". NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO AUTOR NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO. REQUERIMENTO Nº 75/2007 do Sr. Eduardo Valverde que "requer a realização de audiência pública, com a presença de representante do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica-CADE e da Secretaria de Direito Econômico- SDE, para prestar esclarecimentos sobre a cartelização de fabricantes de equipamentos de energia". NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO AUTOR NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO.

25 REUNIÃO DE 27/6/2007 (Continuação) REQUERIMENTO Nº 92/2007 do Sr. Rogerio Lisboa que "requer a realização de Audiência Pública para debater as alternativas de aumento da oferta de energia elétrica no curto prazo, a partir de medidas de melhoria da eficiência do parque energético já instalado, com a presença dos Srs. Nelson José Hubner Moreira, Secretário-Executivo do MME; Célio Bermann, Professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP; Fernando Dart, Gerente do Projeto LPNE do Cepel; e Jayme Buarque de Hollanda, Diretor-Geral do Inee". REQUERIMENTO Nº 94/2007 do Sr. Arnaldo Jardim que "requer Audiência Pública com o Presidente do Sindicom e o Diretor-Geral da ANP, a fim de prestarem esclarecimentos sobre a disparidade no percentual de redução do preço do etanol verificado nas usinas e nos postos revendedores do produto". REQUERIMENTO Nº 95/2007 da Comissão de Minas e Energia que "requer a realização de Audiência Pública, com a presença do Sr. Jorge Gerdau Johannpeter, Presidente do Grupo Gerdau, para debater as expectativas energéticas frente aos custos da energia e a sua importância para a competitividade do Brasil no cenário comercial mundial". PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 1/2007 do Sr. Sarney Filho que "dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de medidas, por parte do Congresso Nacional, objetivando a redução das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa e a economia de energia". (Apensado: PDC 2/2007). RELATOR: Deputado FERNANDO FERRO. PARECER: pela aprovação deste, com Emendas, e pela rejeição do PDC 2/2007, apensado. NÃO DELIBERADO, EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DO RELATOR NO MOMENTO DA APRECIAÇÃO. PROJETO DE LEI Nº 7.478/2006 do Sr. Edson Duarte que "proíbe a produção de carvão para fins comerciais e industriais com base em matéria-prima proveniente de vegetação nativa na bacia do rio São Francisco". RELATOR: Deputado LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS. Vista à Deputada Rose de Freitas, em 23/5/2007. Adiada a discussão por 2 sessões, a requerimento aprovado do Deputado Zé Geraldo, em 30/5/2007. RETIRADO DE PAUTA, A REQUERIMENTO APROVADO DO RELATOR.

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 Altera dispositivos da Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996, e da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, para promover a geração e o consumo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 496-A, DE 2015 (Do Sr. Mário Negromonte Jr.)

PROJETO DE LEI N.º 496-A, DE 2015 (Do Sr. Mário Negromonte Jr.) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 496-A, DE 2015 (Do Sr. Mário Negromonte Jr.) Dispõe sobre a exclusão dos custos de transmissão de energia elétrica da base de cálculo da tarifa de energia elétrica

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

PROPOSIÇÕES EM TRAMITAÇÃO

PROPOSIÇÕES EM TRAMITAÇÃO PROPOSIÇÕES EM TRAMITAÇÃO AGUARDANDO DELIBERAÇÃO / PRONTAS PARA PAUTA 1/2 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 1/2007 SARNEY FILHO Dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de medidas, por parte do Congresso

Leia mais

BALANÇO DAS AÇÕES 2009 2010

BALANÇO DAS AÇÕES 2009 2010 BALANÇO DAS AÇÕES 2009 2010 Gestão Daniel Andrade Porto Alegre 16 de setembro de 2010 Desafios Prioritários 2 DESAFIOS Dar continuidade à consolidação da dimensão nacional do Fórum Criar mecanismos para

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.770-A, DE 2011 (Do Sr. Vicentinho)

PROJETO DE LEI N.º 1.770-A, DE 2011 (Do Sr. Vicentinho) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.770-A, DE 2011 (Do Sr. Vicentinho) Dispõe sobre a obrigatoriedade de as montadoras de veículos utilizarem, na fabricação de seus produtos, 70% de peças produzidas

Leia mais

A CRISE ENERGÉTICA NO BRASIL: HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL

A CRISE ENERGÉTICA NO BRASIL: HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DISCIPLINA: SEMINÁRIO IA A CRISE ENERGÉTICA NO BRASIL: HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL KENYA GONÇALVES NUNES ENGENHEIRA AGRÔNOMA

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA 53ª Legislatura 3ª Sessão Legislativa Ordinária

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA 53ª Legislatura 3ª Sessão Legislativa Ordinária CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA 53ª Legislatura 3ª Sessão Legislativa Ordinária ATA DA DÉCIMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, REALIZADA EM 22 DE ABRIL DE 2009 Às quatorze

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA EVENTOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA EVENTOS EVENTOS ENCONTRO DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA E DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA INFRA-ESTRUTURA NACIONAL Data: 21 de março de 2007 Local: Casa do Deputado Eduardo Gomes, Presidente da

Leia mais

Desafios para a energia eólica e outras fontes alternativas. Deputado Federal Paulo Teixeira

Desafios para a energia eólica e outras fontes alternativas. Deputado Federal Paulo Teixeira Desafios para a energia eólica e outras fontes alternativas Deputado Federal Paulo Teixeira Energias renováveis no Brasil e no mundo Fonte: Coordenação-Geral de Fontes Alternativas do Ministério de Minas

Leia mais

CC76F66102 COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 2.318, DE 2007 I - RELATÓRIO

CC76F66102 COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 2.318, DE 2007 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 2.318, DE 2007 Altera o art. 11 da Lei nº 9.648, de 27 de maio de 1998, estabelecendo nova hipótese para sub-rogação de recursos da sistemática de rateio

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Dispõe sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FNDCT, e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O Fundo Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

COMISSÃO DA AMAZÔNIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

COMISSÃO DA AMAZÔNIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL COMISSÃO DA AMAZÔNIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.349, DE 2006 (MENSAGEM N o 489, DE 2006) Aprova o texto do Acordo sobre o Fortalecimento da

Leia mais

ETENE. Energias Renováveis

ETENE. Energias Renováveis Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste ETENE Fonte: http://www.noticiasagronegocios.com.br/portal/outros/1390-america-latina-reforca-lideranca-mundial-em-energias-renovaveis- 1. Conceito

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.405, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

SÚMULA DA 374ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS

SÚMULA DA 374ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS Data: 26 de novembro de 2012 Local: Auditório Rebouças - Edifício "Santo Antônio de Sant'Anna Galvão" Av. Rebouças, 1028 2º andar Jardim Paulista São Paulo / SP Coordenação: Geólogo Fábio Augusto Gomes

Leia mais

FUNDOS DO SETOR ELÉTRICO ADMINISTRADOS PELA ELETROBRÁS 2009

FUNDOS DO SETOR ELÉTRICO ADMINISTRADOS PELA ELETROBRÁS 2009 4.7 - FUNDOS DO SETOR ELÉTRICO A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás é a responsável pela gestão de recursos setoriais que atendem às diversas áreas do Setor Elétrico, representados pelos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.405, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010. Institui o Programa Pró-Catador, denomina Comitê Interministerial para Inclusão Social

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 11.097, DE 13 DE JANEIRO DE 2005. Mensagem de veto Conversão da MPv nº 214, de 2004 Dispõe sobre a introdução do biodiesel

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 476, DE 2009

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 476, DE 2009 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 476, DE 2009 NOTA DESCRITIVA FEVEREIRO/2010 Nota Descritiva 2 SUMÁRIO I Introdução...3 II Prazos para apreciação...5 III Emendas apresentadas...5 2010 Câmara dos Deputados. Todos os

Leia mais

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA 53ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA 53ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA 53ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária ATA DA NONA REUNIÃO ORDINÁRIA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, COM A PARTICIPAÇÃO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA

Leia mais

Incentivar o Etanol e o Biodiesel. (Promessa 13 da planilha 1) Entendimento:

Incentivar o Etanol e o Biodiesel. (Promessa 13 da planilha 1) Entendimento: Incentivar o Etanol e o Biodiesel (Promessa 13 da planilha 1) Entendimento: O governo adota medidas econômicas de forma a ampliar relativamente o emprego dos dois combustíveis. O termo ampliar relativamente

Leia mais

PANORAMA ENERGÉTICO NACIONAL

PANORAMA ENERGÉTICO NACIONAL MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA PANORAMA ENERGÉTICO NACIONAL CONDICIONANTES PARA OS INVESTIMENTOS E PERSPECTIVAS DE ATENDIMENTO DO MERCADO II Seminário Energia e Meio Ambiente Perspectivas Legais Manaus,

Leia mais

Energia Competitiva para o Nordeste: Energia Limpa e Renovável

Energia Competitiva para o Nordeste: Energia Limpa e Renovável MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Energia Competitiva para o Nordeste: Energia Limpa e Renovável Gilberto Hollauer Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético Abril de 2015 1 Sumário Política Energética

Leia mais

VOTO. INTERESSADO: Poente Engenharia e Consultoria S/C Ltda. e Sigma Energia S.A.

VOTO. INTERESSADO: Poente Engenharia e Consultoria S/C Ltda. e Sigma Energia S.A. VOTO PROCESSO: 48500.007977/2000-07. INTERESSADO: Poente Engenharia e Consultoria S/C Ltda. e Sigma Energia S.A. RELATOR: Diretor Reive Barros dos Santos RESPONSÁVEL: Superintendência de Concessões e Autorizações

Leia mais

COMUNICADO LEGISLATIVO Nº 1/2013. Projetos de Lei e Trâmites 1ª quinzena de novembro/2013

COMUNICADO LEGISLATIVO Nº 1/2013. Projetos de Lei e Trâmites 1ª quinzena de novembro/2013 Matérias na Câmara PEC 185/2012 Acrescenta parágrafos ao art. 37 da Constituição Federal para estabelecer data certa para a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos e dá outras providências.

Leia mais

O Projeto de Lei em epígrafe institui um conjunto de políticas com vistas a estimular a geração de energia elétrica a partir da biomassa no Brasil.

O Projeto de Lei em epígrafe institui um conjunto de políticas com vistas a estimular a geração de energia elétrica a partir da biomassa no Brasil. COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 3.529, DE 2012 Institui a política nacional de geração de energia elétrica a partir da biomassa, estabelece a obrigatoriedade de contratação dessa energia

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS HUMANOS AUTORIDADE CENTRAL ADMINISTRATIVA FEDERAL

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS HUMANOS AUTORIDADE CENTRAL ADMINISTRATIVA FEDERAL II REUNIÃO DO CONSELHO DAS AUTORIDADES CENTRAIS BRASILEIRAS RESOLUÇÃO N.º 02/ 2000 Dispõe sobre a Aprovação do Regimento Interno e dá outras providências O Presidente do Conselho das Autoridades Centrais

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 266, DE 2007 (Apensos: PLs n os 453/2007, 701/2007, 6.519/2009 e 3.729/2012) Altera a Lei nº 9.985, de 2000, que regulamenta o

Leia mais

ENTENDENDO A FATURA DE ENERGIA ENTENDA COMO É FORMADA A FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESCUBRA POR QUE VOCÊ PAGA TÃO CARO

ENTENDENDO A FATURA DE ENERGIA ENTENDA COMO É FORMADA A FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESCUBRA POR QUE VOCÊ PAGA TÃO CARO ENTENDENDO A FATURA DE ENERGIA ENTENDA COMO É FORMADA A FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESCUBRA POR QUE VOCÊ PAGA TÃO CARO 1. APRESENTAÇÃO O Grupo Genergia, em total sinergia com o pensamento mundial, aliando

Leia mais

DECRETO Nº 4.732, DE 10 DE JUNHO DE 2003. Dispõe sobre a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo.

DECRETO Nº 4.732, DE 10 DE JUNHO DE 2003. Dispõe sobre a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo. DECRETO Nº 4.732, DE 10 DE JUNHO DE 2003. Dispõe sobre a Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, do Conselho de Governo. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos

Leia mais

Of. 36 FOPROP Porto Alegre, 25 de agosto de 2009.

Of. 36 FOPROP Porto Alegre, 25 de agosto de 2009. Of. 36 FOPROP Porto Alegre, 25 de agosto de 2009. Prezado Secretário Ronaldo Motta: Seguem as sugestões do FOPROP (Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e PG das Universidades Brasileiras) com relação ao

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.962, DE 2015 (Do Sr. Jorge Côrte Real)

PROJETO DE LEI N.º 1.962, DE 2015 (Do Sr. Jorge Côrte Real) *C0054200A* C0054200A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.962, DE 2015 (Do Sr. Jorge Côrte Real) Dispõe sobre incentivos à implantação de pequenas centrais hidrelétricas e de centrais de geração

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS DISPONÍVEIS NO BRASIL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

RECURSOS HÍDRICOS DISPONÍVEIS NO BRASIL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA RECURSOS HÍDRICOS DISPONÍVEIS NO BRASIL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Deodato do Nascimento Aquino Técnico

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL MAIO 2010

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL MAIO 2010 ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL MAIO 2010 Índice Conceito de Energia Renovável Energias Renováveis no Brasil Aspectos Gerais de Projetos Eólicos, a Biomassa e PCHs Outorga de Autorização de Projetos Incentivos

Leia mais

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa!

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental Sonora-MS Outubro/2012 ONDE ESTAMOS?

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 2.576, DE 2000

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 2.576, DE 2000 PROJETO DE LEI Nº 2.576, DE 2000 (Apensos: PL s nºs 4.399, de 2001; 4.505, de 2001; 4.587, de 2001; 5.241, de 2001; 5.843, de 2001; 6.835, de 2002) Dispõe sobre a instalação de fontes emissoras de radiação

Leia mais

D.O.U, de 26 de maio de 2011, Seção 1, pag. 35 COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. DELIBERAÇÃO No- 1, DE 5 DE MAIO DE 2011

D.O.U, de 26 de maio de 2011, Seção 1, pag. 35 COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. DELIBERAÇÃO No- 1, DE 5 DE MAIO DE 2011 D.O.U, de 26 de maio de 2011, Seção 1, pag. 35 COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DELIBERAÇÃO No- 1, DE 5 DE MAIO DE 2011 Institui o Regimento Interno do Comitê Nacional de Educação Financeira. O COMITÊ

Leia mais

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (ECEME) 4º Congresso de Ciências Militares

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (ECEME) 4º Congresso de Ciências Militares ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO (ECEME) 4º Congresso de Ciências Militares Ciências Militares no Século XXI Situação Atual e Desafios Futuros Geopolítica dos Recursos Naturais Fontes Alternativas

Leia mais

VOTO. INTERESSADA: Centrais Elétricas Taboca Ltda. Centrais Elétricas Taboca

VOTO. INTERESSADA: Centrais Elétricas Taboca Ltda. Centrais Elétricas Taboca PROCESSO: 48500.000316/2012-39 VOTO INTERESSADA: Centrais Elétricas Taboca Ltda. Centrais Elétricas Taboca RELATOR: Diretor Julião Silveira Coelho RESPONSÁVEL: Superintendência de Concessões e Autorizações

Leia mais

Disponibilização e consumo de energia: implicações sobre o meio ambiente

Disponibilização e consumo de energia: implicações sobre o meio ambiente Disponibilização e consumo de energia: implicações sobre o meio ambiente Ipea Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Gesmar Rosa dos Santos Antenor Lopes Conteúdo Características gerais da Oferta Interna

Leia mais

Fortaleza, junho de 2015

Fortaleza, junho de 2015 Fortaleza, junho de 2015 All About Energy 2015 Política de Energia e Mudança Climática Luiz Pinguelli Rosa Diretor da COPPE UFRJ * Secretário do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Membro da Academia

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO I V S E M I N Á R I O D E E X E C U Ç Ã O F I N A N C E I R A D E P R O J E T O S F I N A N C I A D O S C O M R E C U R S O S E X T E R N O S MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE

Leia mais

RELATÓRIO DE CONJUNTURA: REGULAÇÃO

RELATÓRIO DE CONJUNTURA: REGULAÇÃO RELATÓRIO DE CONJUNTURA: REGULAÇÃO Novembro de 2009 Nivalde J. de Castro Danilo Delgado PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES ECONÔMICAS FINANCEIRAS DO SETOR ELÉTRICO PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O

Leia mais

(Do Sr. Guilherme Campos) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Guilherme Campos) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o, DE 2007 (Do Sr. Guilherme Campos) Institui incentivos fiscais para a aquisição de bens e prestação de serviços necessários para a utilização de energia solar, eólica ou outras formas

Leia mais

Resolução n o 01, de 6 de abril de 2011

Resolução n o 01, de 6 de abril de 2011 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR CONSELHO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL CONMETRO Resolução n o 01, de 6 de abril de 2011

Leia mais

ANEEL: 13 anos de atuação no mercado elétrico brasileiro

ANEEL: 13 anos de atuação no mercado elétrico brasileiro Seminário - ABDIB ANEEL: 13 anos de atuação no mercado elétrico brasileiro Romeu Donizete Rufino Diretor da ANEEL 8 de dezembro de 2010 São Paulo - SP 1997 1998 1999 2000 2001 2002 Início das atividades,

Leia mais

Gabinete do Ministro Assessoria Parlamentar ASPAR em parceria com a Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas

Gabinete do Ministro Assessoria Parlamentar ASPAR em parceria com a Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas Gabinete do Ministro Assessoria Parlamentar ASPAR em parceria com a Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas Resumo do Acompanhamento de Projetos de Lei na Câmara e Senado, em 22/02/2013

Leia mais

São Paulo, 28 de abril de 2006. Ref.: Contribuição à Consulta Pública Plano Decenal de Energia Elétrica PDEE 2006/2015

São Paulo, 28 de abril de 2006. Ref.: Contribuição à Consulta Pública Plano Decenal de Energia Elétrica PDEE 2006/2015 São Paulo, 28 de abril de 2006 CT/301/2006 Excelentíssimo Senhor Silas Rondeau Ministério de Minas e Energia Brasília DF CC: Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Legislação Federal LEI N 7.804, de 18 de julho de 1989 Altera a Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação

Leia mais

POLÍTICA DE ESTADO PARA O CARVÃO MINERAL

POLÍTICA DE ESTADO PARA O CARVÃO MINERAL POLÍTICA DE ESTADO PARA O CARVÃO MINERAL Política energética sustentável: objetivos Segurança de suprimentos Compatibilidade ambiental Mix energético balanceado Eficiência econômica Carvão mineral no mundo

Leia mais

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO (aprovado na 49ª Reunião do Comitê realizada em 11 de abril de 2013) CAPÍTULO I Do

Leia mais

Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. JOSÉ EDUARDO CARDOZO ANEXO

Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. JOSÉ EDUARDO CARDOZO ANEXO PORTARIA Nº 2.588, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2011 Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições previstas nos incisos I e II do parágrafo

Leia mais

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador SÉRGIO SOUZA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador SÉRGIO SOUZA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 398, de 2012, do Senador Pedro Taques, que

Leia mais

MENSAGEM Nº 110, DE 2007

MENSAGEM Nº 110, DE 2007 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM Nº 110, DE 2007 Submete à consideração do Congresso Nacional, o texto do Memorando de Entendimento sobre Cooperação Trilateral em Agricultura

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA LEGISLATIVA NATAL, 25.03.2008 BOLETIM OFICIAL 2423 ANO XIX TERÇA-FEIRA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA LEGISLATIVA NATAL, 25.03.2008 BOLETIM OFICIAL 2423 ANO XIX TERÇA-FEIRA A MESA DIRETORA Deputado ROBINSON FARIA PRESIDENTE Deputada MÁRCIA MAIA 1 VICE-PRESIDENTE Deputado RICARDO MOTTA 1 SECRETÁRIO Deputado LUIZ ALMIR 3 SECRETÁRIO Deputado EZEQUIEL FERREIRA 2 VICE-PRESIDENTE

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS Em 06 de março de 2013 (Quarta-feira) SESSÃO ORDINÁRIA (Às 14 horas) (DELIBERATIVA) PEQUENO EXPEDIENTE (Das 14 às 15 horas) GRANDE EXPEDIENTE (Às 15 horas) Oradores: 15h Arolde de

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE INFORMÁTICA NATAL, 08.07.2005 BOLETIM OFICIAL 2222 ANO XVI SEXTA-FEIRA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE INFORMÁTICA NATAL, 08.07.2005 BOLETIM OFICIAL 2222 ANO XVI SEXTA-FEIRA A MESA DIRETORA Deputado ROBINSON FARIA PRESIDENTE Deputada LARISSA ROSADO 1 VICE-PRESIDENTE Deputado RICARDO MOTTA 1 SECRETÁRIO Deputado ALEXANDRE CAVALCANTI 3 SECRETÁRIO Deputado VIVALDO COSTA 2 VICE-PRESIDENTE

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE FUNDOS REGIONAIS E INCENTIVOS FISCAIS

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE FUNDOS REGIONAIS E INCENTIVOS FISCAIS MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE FUNDOS REGIONAIS E INCENTIVOS FISCAIS SBN Q 02, Lote 11, Ed. Apex Brasil, Portaria B, Gabinete - CEP: 70.041-907 - Brasília- DF Telefone: (61) 3414-5867

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 117, de 2006, que regula o exercício profissional de Geofísico e altera

Leia mais

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Notas sobre o balanço de um ano do PAC

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Notas sobre o balanço de um ano do PAC Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Notas sobre o balanço de um ano do PAC Brasília, 22 de janeiro de 2008 NOTAS SOBRE O BALANÇO DE UM ANO DO PAC AVALIAÇÃO GERAL Pontos positivos e destaques: 1)

Leia mais

Pesquisa e Desenvolvimento que geram avanços

Pesquisa e Desenvolvimento que geram avanços P&D O compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável por meio da energia limpa e renovável será demonstrado nesta seção do relatório. Nela são disponibilizados dados sobre a Pesquisa, Desenvolvimento

Leia mais

17 a 19 de novembro de 2008 Auditório do Clube de Engenharia Rio de Janeiro RJ

17 a 19 de novembro de 2008 Auditório do Clube de Engenharia Rio de Janeiro RJ APRESENTAÇÃO Paralela à necessidade e a previsão de investimentos do Brasil na geração de energia elétrica, que deverá destinar recursos da ordem de R$ 274,8 bilhões nos próximos quatro anos, através do

Leia mais

17 a 19 de novembro de 2008 Auditório do Clube de Engenharia Rio de Janeiro RJ

17 a 19 de novembro de 2008 Auditório do Clube de Engenharia Rio de Janeiro RJ APRESENTAÇÃO Paralela à necessidade e a previsão de investimentos do Brasil na geração de energia elétrica, que deverá destinar recursos da ordem de R$ 274,8 bilhões nos próximos quatro anos, através do

Leia mais

ESPELHO DE EMENDA DE APROPRIAÇÃO DE DESPESA

ESPELHO DE EMENDA DE APROPRIAÇÃO DE DESPESA PLN 6 / 9 - LOA Apoio a estudos de viabilidade e projetos de pesquisas em energia hidrelétrica e outras energias renováveis Aprop.- Inclusão Data: 18/11/9 Página: 1 de 6 ÁREA DE GOVERNO Minas e Energia

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 618, DE 2004 (Nº 885/2003, na Câmara dos Deputados)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 618, DE 2004 (Nº 885/2003, na Câmara dos Deputados) Maio de 2004 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Quinta-feira 27 16139 1) De acordo 2) Encaminhe-se o processo ao Departamento de Fiscalização e Outorgas para prosseguimento. São Paulo, 26 de junho de 1997. Eduardo

Leia mais

Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida

Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida Programa de Incentivos aos Leilões de Energia e à Geração Distribuída do Governo de Pernambuco João Bosco de Almeida Secretário de Infraestrutura Energia Renovável em Pernambuco Desenvolvimento Técnico,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO N 233, DE 29 DE JULHO DE 1999

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO N 233, DE 29 DE JULHO DE 1999 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO N 233, DE 29 DE JULHO DE 1999 Estabelece os Valores Normativos que limitam o repasse, para as tarifas de fornecimento, dos preços livremente negociados

Leia mais

VOTO. RESPONSÁVEL: Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração - SCG.

VOTO. RESPONSÁVEL: Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração - SCG. VOTO PROCESSO: 48500.005606/2014-31. INTERESSADO: Floraplac MDF Ltda. - Floraplac RELATOR: Diretor José Jurhosa Junior RESPONSÁVEL: Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração - SCG. ASSUNTO:

Leia mais

Sindipostos cria grupo de trabalho sobre legislação ambiental

Sindipostos cria grupo de trabalho sobre legislação ambiental NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 - EDIÇÃO 19 Sindipostos cria grupo de trabalho sobre legislação ambiental O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo continua investindo alto no t r

Leia mais

4º Congresso Internacional de Bioenergia e 1º Congresso Brasileiro de GD e ER

4º Congresso Internacional de Bioenergia e 1º Congresso Brasileiro de GD e ER 4º Congresso Internacional de Bioenergia e 1º Congresso Brasileiro de GD e ER Painel II BIOMASSA: Disponibilidade Energética para uma Civilização Sustentável Departamento de Desenvolvimento Energético

Leia mais

BOLETIM AMBIENTAL ALMEIDA ADVOGADOS

BOLETIM AMBIENTAL ALMEIDA ADVOGADOS BOLETIM AMBIENTAL ALMEIDA ADVOGADOS JANEIRO 2011 01452-002 SP Índice Regulamentada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos... 3 Governo de decreta três novas áreas ambientais... 3 Portal na internet aperfeiçoará

Leia mais

Alguns desafios no Brasil Biodiesel e Pré-Sal. Paulo César Ribeiro Lima Consultor Legislativo

Alguns desafios no Brasil Biodiesel e Pré-Sal. Paulo César Ribeiro Lima Consultor Legislativo Alguns desafios no Brasil Biodiesel e Pré-Sal Paulo César Ribeiro Lima Consultor Legislativo Biodiesel BIODIESEL no Brasil Jatropha Lei nº 11.097 / 2005 - Introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira

Leia mais

A importância das hidroelétricas para um Brasil competitivo

A importância das hidroelétricas para um Brasil competitivo A importância das hidroelétricas para um Brasil competitivo Jerson Kelman 14º Encontro de Energia Matriz Segura e Competitiva FIESP 05 de agosto de 2013 Revista Justiça & Cidadania O Paradoxo Ambiental

Leia mais

Pautas nºs 5, 6 e 7/2011 REABERTURA ORDEM DO DIA

Pautas nºs 5, 6 e 7/2011 REABERTURA ORDEM DO DIA Continuação da 7ª Reunião Ordinária convocada para 1º/6/2011, às 14 horas (Reiniciada às 14h49min e encerrada às 14h56min) Pautas nºs 5, 6 e 7/2011 REABERTURA Os trabalhos foram reiniciados pelo Presidente,

Leia mais

VI ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPCH A importância da Geração Distribuída num momento de crise energética

VI ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPCH A importância da Geração Distribuída num momento de crise energética VI ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPCH A importância da Geração Distribuída num momento de crise energética Copel Distribuição S.A Vlademir Daleffe 25/03/2015 1 VI ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPCH 1. Composição tarifária

Leia mais

PROPOSTA PARA REGULAÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS. 1 Introdução

PROPOSTA PARA REGULAÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS. 1 Introdução PROPOSTA PARA REGULAÇÃO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS 1 Introdução Na reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), de 31 de agosto de 2009, foi aprovado o Requerimento nº 47, de 2009, de autoria do Presidente

Leia mais

Geração Elétrica Total. Cenário de Referência (2007)

Geração Elétrica Total. Cenário de Referência (2007) Geração Elétrica Total Cenário de Referência (2007) Greenpeace Brasil Somos uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem

Leia mais

USO DO GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

USO DO GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PÓS - GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA ADP8088 - SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA AGRÍCOLA II USO DO GÁS NATURAL DE

Leia mais

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010 LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃO: ASPECTOS LEGAIS E TÉCNICOS GEÓLOGO NILO SÉRGIO FERNANDES BARBOSA Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 409, DE 2015 (Do Sr. Luis Carlos Heinze)

PROJETO DE LEI N.º 409, DE 2015 (Do Sr. Luis Carlos Heinze) *C0051416A* C0051416A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 409, DE 2015 (Do Sr. Luis Carlos Heinze) Institui isenção da contribuição para o PIS/PASEP, COFINS e CIDE- Combustíveis incidente sobre o óleo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaboticabal

Prefeitura Municipal de Jaboticabal LEI Nº 4.715, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. RAUL JOSÉ SILVA GIRIO, Prefeito Municipal de Jaboticabal, Estado de São Paulo, no

Leia mais

A Opção Nuclear Brasileira Estratégia irreversível para o desenvolvimento nacional Oportunidades e desafios da engenharia e da indústria brasileira

A Opção Nuclear Brasileira Estratégia irreversível para o desenvolvimento nacional Oportunidades e desafios da engenharia e da indústria brasileira APRESENTAÇÃO O potencial hidrelétrico brasileiro, que atualmente é a prioridade do governo federal, começa a se esgotar dentro de aproximadamente 20 anos. Diante dessa perspectiva, a energia nuclear passou

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.602, DE 2010 Susta os efeitos do Decreto nº 7.154, de 9 de abril de 2010. Autora: Deputado SARNEY FILHO Relator:

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.139, DE 16 DE JUNHO DE 2011

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.139, DE 16 DE JUNHO DE 2011 Página 1 de 7 LEI COMPLEMENTAR Nº 1.139, DE 16 DE JUNHO DE 2011 Reorganiza a Região Metropolitana da Grande São Paulo, cria o respectivo Conselho de Desenvolvimento e dá providências correlatas O GOVERNADOR

Leia mais

Processo Legislativo

Processo Legislativo Processo Legislativo Os Projetos de Lei Ordinária e de Lei Complementar são proposições que visam regular toda a matéria legislativa de competência da Câmara e devem ser submetidos à sanção do prefeito

Leia mais

A ENERGIA ALTERNATIVA RENOVÁVEL NO BRASIL

A ENERGIA ALTERNATIVA RENOVÁVEL NO BRASIL Ministério de Minas de Energia ORGANIZAÇÃO RENOVE UNEP Risoe Centre on Energy (B-REED Programme) A ENERGIA ALTERNATIVA RENOVÁVEL NO BRASIL Programas de Energias Renováveis no Brasil: Perspectivas para

Leia mais

SENADO FEDERAL SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DAS OBRAS DA USINA DE BELO MONTE PAUTA DA 3ª REUNIÃO

SENADO FEDERAL SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DAS OBRAS DA USINA DE BELO MONTE PAUTA DA 3ª REUNIÃO SENADO FEDERAL SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DAS OBRAS DA USINA DE BELO MONTE PAUTA DA 3ª REUNIÃO (2ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura) 29/06/2016 QUARTA-FEIRA às 14

Leia mais

Painel Geração Renovável Energia Solar Fotovoltaica

Painel Geração Renovável Energia Solar Fotovoltaica Painel Geração Renovável Energia Solar Fotovoltaica Nelson Colaferro Presidente do Conselho de Administração Brasília 28/05/2015 Energia Solar Fotovoltaica 2 Quem Somos Reúne empresas nacionais e internacionais

Leia mais

6º Congresso Brasileiro sobre Eficiência Energética

6º Congresso Brasileiro sobre Eficiência Energética Campinas, 13 de Março de 2009. (Número 547) Todas as edições do NIPEenergia estão disponíveis na íntegra no site do NIPE: www.nipeunicamp.org.br! EVENTOS 8º Simpósio Nacional de Controle de Erosão 29 de

Leia mais

Carta da Indústria 2014 (PDF 389) (http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2013/06/06/481/cartadaindstria_2.pdf)

Carta da Indústria 2014 (PDF 389) (http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2013/06/06/481/cartadaindstria_2.pdf) www.cni.org.br http://www.portaldaindustria.com.br/cni/iniciativas/eventos/enai/2013/06/1,2374/memoria-enai.html Memória Enai O Encontro Nacional da Indústria ENAI é realizado anualmente pela CNI desde

Leia mais

Atraso afeta as obras de geração e distribuição no País

Atraso afeta as obras de geração e distribuição no País Atraso afeta as obras de geração e distribuição no País SETEMBRO 23, 2014 by ABEGAS REDACAO in NOTÍCIAS Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou grandes atrasos nas obras de geração e transmissão

Leia mais

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS - 2006. Principais Grupos

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS - 2006. Principais Grupos Principais Grupos Empresas correntes 2003 2004 2005 2006 Realizado Realizado Realizado LOA Setor Produtivo Estatal 17.301 18.285 20.554 31.404 - Grupo PETROBRAS (No País) 13.839 14.960 16571 24.095 - Grupo

Leia mais

Vilson D. Christofari pág. 1 out//2011

Vilson D. Christofari pág. 1 out//2011 Vilson D. Christofari pág. 1 CURRICULUM VITAE. VILSON DANIEL CHRISTOFARI I. FORMAÇÃO ACADÊMICA GRADUAÇÃO: Engenheiro Eletricista, formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

RELATÓRIO Nº, DE 2011

RELATÓRIO Nº, DE 2011 RELATÓRIO Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, sobre a Mensagem Presidencial nº 74, de 2011 (nº 136, de 2011, na origem), que submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art.

Leia mais

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal Período: 15 de março a 19 de março de 2010 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal Dia: 16/03 Horário: 9h30 Local: Anexo II, Ala Alexandre Costa, Sala 09 RAMO AGROPECUÁRIO (Item 1) PROJETO

Leia mais

Diversificação da Matriz Elétrica Nacional. João Mello A&C Energia

Diversificação da Matriz Elétrica Nacional. João Mello A&C Energia Diversificação da Matriz Elétrica Nacional João Mello A&C Energia Agenda 1. O Momento Atual 2. O Efeito Tarifário 3. As Perspectivas com Novas Fontes 4. Considerações Finais Agenda 1. O Momento Atual 2.

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 490, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 REGULAMENTO DE CONSELHO DE USUÁRIOS DO STFC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Este Regulamento estabelece as regras básicas para implantação,

Leia mais

Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais

Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais 1 Objetivos Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais Debater o remanejamento das populações de empreendimentos de energia Propor caminhos para o

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS SUBSEÇÕES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS SUBSEÇÕES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES 1 REGIMENTO INTERNO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS SUBSEÇÕES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES Art. 1º O Colégio de Presidentes das Subseções é órgão de Consulta, Sugestões e de Recomendações ao Conselho

Leia mais