MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ: IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ: IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ( )"

Transcrição

1 MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ: IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ( ) Vânia Salete Klein de Oliveira Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon. José Edézio da Cunha Professor/orientador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon. Introdução O processo de ocupação das terras do Estado do Paraná, mesmo que tenha cooperado com as políticas estaduais, trouxe implicações socioambientais ao longo da sua história de colonização. O recorte espacial e temporal da pesquisa foi considerado necessário para compreender as motivações do processo de ocupação produtiva, particularmente da Mesorregião Oeste do Paraná no período de 1940 a Embora o processo de desmatamento da Mesorregião tenha sido decorrente do aumento populacional, da atuação de empresas colonizadoras e da ocupação das terras pelo sistema de posses, tenha contribuído para as implicações socioambientais, foi a continuidade desse desmatamento, cada vez mais generalizado e intensificado, associado às inovações de tecnologias produtivas, particularmente a partir da década de 1960, que acelerou os problemas socioambientais na referida região.. Diante dessa problemática, esta pesquisa buscou analisar a relação entre o processo ocupacional e a alteração das características produtivas e as implicações decorrentes. Objetivos O objetivo geral deste artigo é analisar a relação do processo de ocupação produtiva da Mesorregião Oeste paranaense com as implicações socioambientais. Sendo assim, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: a) analisar as implicações socioambientais decorrentes da ocupação territorial do Oeste do Paraná

2 ocorrida a partir de 1940; b) analisar os efeitos da inovação das técnicas produtivas implantadas na Mesorregião Oeste do Paraná a partir de Metodologia Neste estudo foram realizadas leituras de livros e trabalhos acadêmicos que permitiram o melhor entendimento do processo de ocupação do Oeste paranaense e suas consequências. Também foram analisados e interpretados os dados censitários do IBGE, de 1940 a 1980, que auxiliaram tanto a confecção de quadros e gráficos, como a análise e a compreensão da dinâmica populacional e da organização produtiva dos estabelecimentos agropecuários. Resultados e Discussão Com a implantação, pelo Governo de Vargas, da política nacional conhecida como Marcha para o Oeste, a partir de 1930, iniciou a ocupação das fronteiras nacionais ainda consideradas vulneráveis. Na Mesorregião Oeste do Paraná, essa ocupação se intensificou a partir de Nesse processo ocupacional, o governo priorizou a ação de empresas colonizadoras na negociação das terras. Contudo, o sistema de posses também ocorreu na Mesorregião Oeste do Paraná, como foi o caso dos municípios de Assis Chateaubriand, Cascavel e Itaipulândia (SOUTO MAIOR, 1996; PIAIA, 2004; SCARPATO & BÖHM, 2006), resultando em conflitos pela posse de terras que, em alguns casos, perduram até hoje. Segundo Gregory (2002), a atuação das colonizadoras motivou a migração para a Mesorregião Oeste paranaense, refletindo no acelerado crescimento demográfico regional, mas, em áreas de ocupação de terras por posse essa ocorreu no mesmo ritmo. As empresas colonizadoras atraíam os migrantes, principalmente do Sul e Sudeste do país, com a promessa de recursos naturais propícios à produção agrícola e o parcelamento dos pagamentos na compra das terras, que, associados à implantação de pequenas propriedades, aceleravam a ocupação populacional. Porém havia pessoas que, ao conhecerem a região, se instalaram em áreas onde essas empresas não operavam. Sendo assim, o crescimento demográfico foi intensificado a cada década até 1970, tendo seu ritmo reduzido a partir de então (GRÁFICO 1).

3 Esse acentuado processo migratório contribuiu tanto com o desenvolvimento regional, como com o desmatamento generalizado e rápido, pois eram muitas as famílias precisando de instalações e de trabalho para sobrevivência. Sendo assim, até a década de 1950, 45% da área dos estabelecimentos agropecuários já estava desmatada, índice que perdurou até 1960, havendo crescimento percentual da área utilizada para lavoura temporária (GRÁFICO 2). Entretanto, cabe ressaltar, que em 1960 a área desmatada era maior devido ao aumento do número de propriedades ocupadas, conforme pode ser observado no QUADRO 1. GRÁFICO 1 Dinâmica populacional da Mesorregião Oeste paranaense (1940 a 1980) 1. Organizado por: Vânia Salete Klein de Oliveira. Fonte: Biblioteca do IBGE, Censos Demográficos e Econômicos de 1940 (p. 51) e de 1950 (p. 65); Censos Demográficos de 1960 (p. 80), de 1970 (p. 368) e de 1980 (p. 2). A implantação das inovações das técnicas de produção agropecuária, a partir de 1960, colaborou com o aumento do desmatamento nos estabelecimentos agropecuários passando de 45%, em 1950, para 93% da área desmatada em 1980, e com a ampliação da área destinada à produção de lavouras temporárias passando de 12% para 62% no mesmo período (GRÁFICO 2). A contribuição da inovação técnica é evidenciada quando comparados os percentuais de 1960 e de 1970 que apresentam alteração muito maior que os percentuais de 1950 e 1960 (GRÁFICO 2). Outra característica que merece destaque é que nesse período houve uma redução do percentual de áreas de terras não cultivadas devido à ocupação produtiva ter 1 Os dados de 1940 e de 1950 correspondem apenas à área do então município de Foz do Iguaçu, pois era o único com área total dentro dos limites da atual Mesorregião Oeste paranaense, perfazendo 89% da área total da mesma.

4 sido intensificada pelo tempo dos migrantes na Mesorregião e, principalmente, pela mecanização. Cabe ressaltar também que essas eram terras que haviam sido preparadas para a exploração, mas não usadas, por causa da falta de tempo para realizar tal tarefa concomitantemente à prática do desmatamento. GRÁFICO 2 Quadro comparativo do percentual da área dos estabelecimentos agropecuários da Mesorregião Oeste paranaense, distribuída pelo tipo de uso (1950 a 1980) 2. Organizado por: Vânia Salete Klein de Oliveira. Fonte: Biblioteca do IBGE, Censo Demográfico e Econômico de 1950 (p. 177); Censo Agrícola de ª parte (p. 32); Censos Agropecuários de 1970 (p. 156), de ª parte (p. 276) e de ª parte (p. 320). QUADRO 1 Área desmatada nos estabelecimentos agropecuários da Mesorregião Oeste paranaense ( ) 3. Área (ha) Percentual Estabele- Matas TOTAL de área cimentos Desmatada Estabelecimentoregiãtada* Mesor- desma- Naturais Plantadas Total % % % % % * Percentual da área desmatada, em estabelecimentos agropecuários, calculado em relação à área total da Mesorregião. Organizado por: Vânia Salete Klein de Oliveira. 2 Os dados de 1950 correspondem apenas à área do então município de Foz do Iguaçu, pois era o único com área total dentro dos limites da atual Mesorregião Oeste paranaense, perfazendo 89% da área total da mesma. 3 Os dados de 1950, com exceção da área total da Mesorregião, correspondem apenas à área do então município de Foz do Iguaçu, pois era o único com área total dentro dos limites da atual Mesorregião Oeste paranaense. O município perfazia 89% da área total da mesma.

5 Fonte: Biblioteca do IBGE, Censo Demográfico e Econômico de 1950 (p. 177); Censo Agrícola de ª parte (p. 32); Censos Agropecuários de 1970 (p. 156), de ª parte (p. 276) e de ª parte (p. 320). Considerando apenas a área desmatada nos estabelecimentos agropecuários, percebe-se um aumento acentuado do desmatamento no Oeste paranaense. Tendo a Mesorregião uma área de km² é possível afirmar que esse desmatamento, em 1960, representava 12% e, em 1980, 73% da área total (QUADRO 1). Portanto, a inserção das inovações técnicas produtivas na Mesorregião facilitou o trabalho agrícola, resultando em aumento da área destinada às lavouras temporárias (GRÁFICO 2); acelerou o desmatamento (QUADRO 1) e reduziu o crescimento demográfico (GRÁFICO 1). Esse último devido à redução do emprego de mão-de-obra no campo. Corroborando, Schörner (2009) diz que, o emprego dessas inovações tecnológicas facilitou a produção, ocasionando a saída de pessoas do Oeste paranaense para outras regiões brasileiras e para o Paraguai. Dentre os migrantes, estavam trabalhadores rurais, agricultores que utilizavam o sistema de parceria ou arrendamento e pequenos agricultores com condições financeiras menos favorecidas. Além da saída de pessoas da Mesorregião, a mecanização acarretou a migração para as cidades ampliando a concentração fundiária, evidenciada no QUADRO 1. Nesse pode-se constatar que, entre 1975 e 1980, houve expansão da área destinada aos estabelecimentos agropecuários, em contrapartida há uma redução destes em número. Os maiores problemas socioambientais, até 1960, procediam do intenso crescimento populacional e do desmatamento seguido de queimada para possibilitar a produção agropecuária. As alterações das características naturais, iniciadas nesse período, contribuíram para a continuidade dos problemas socioambientais, principalmente porque o agricultor preferia iniciar o desmatamento nas margens dos rios para facilitar o acesso à água. Entre 1960 e 1980, a implantação da modernização das técnicas de produção agropecuária acentuou os problemas socioambientais, aumentando as áreas desmatadas dos estabelecimentos agropecuários de 45% para 93%, as quais, combinadas ao uso de máquinas e equipamentos, acarretaram a erosão e a compactação dos solos e o assoreamento de rios. Somado a isso, o uso de adubação química e de agrotóxicos contribuiu para a contaminação dos solos e das águas.

6 Conclusões A adoção da política nacional conhecida como Marcha para o Oeste, promoveu intenso fluxo migratório para o Oeste paranaense acelerando o processo de desmatamento. Além disso, apesar da busca por uma ocupação espacial organizada por parte do Governo e das empresas colonizadoras, durante esse período ocorreram diversos conflitos pela posse das terras da Região, sendo que alguns perduram até hoje. A partir de 1960 principiou o processo de inovação das técnicas produtivas e a ampliação do desmatamento já iniciado, que associado à intensa mecanização, à adesão da monocultura e ao uso de insumos químicos e agrotóxicos, propiciou a ocorrência de processos erosivos, assoreamento de rios e contaminação química das águas e do solo. Ademais, o uso da mecanização substitui grande quantidade de mão-de-obra provocando intenso fluxo migratório de saída de pessoas do campo em direção à cidade ou às outras regiões onde ainda não havia iniciado a exploração econômica. Ao finalizar este estudo, conclui-se que existem implicações socioambientais que ainda merecem destaque, tanto entre as décadas de 1940 e 1980, quanto, particularmente, o período pós 1980 em que a modernização das técnicas produtivas foi maior. Referências Bibliográficas GREGORY, V.. Os eurobrasileiros e o espaço colonial: migrações no Oeste do Paraná ( ). Cascavel: Edunioeste, 2002, 306 p. IBGE. Censo demográfico e econômico do Paraná de Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/CD1940/Censo%20Demografico%20e%20Economico%201940_pt_XVIII_PR. pdf. Acessado em: 09 de Novembro de IBGE. Censo demográfico e econômico do Paraná de Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/CD1950/CD_1950_XXVI_PR.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de IBGE. Censo agrícola de 1960 do Paraná e de Santa Catarina (1ª parte). Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/censoagropecuario/Censo%20Agricola_1960_PR_SC_1Parte.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de 2012.

7 IBGE. Censo demográfico do Paraná de Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/CD1960/CD_1960_Parana.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de IBGE. Censo agropecuário do Paraná de Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/censoagropecuario/Censo%20Agropecuario_1970_PR.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de IBGE. Censo demográfico do Paraná de Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/CD1970/CD_1970_PR.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de IBGE. Censo agropecuário do Paraná de 1975 (1ª parte). Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/censoagropecuario/Censo%20Agropecuario_1975_PR_1Parte.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de IBGE. Censo agropecuário do Paraná de 1980 (1ª parte). Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/censoagropecuario/Censo%20Agropecuario_1980_PR_1Parte.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de IBGE. Censo demográfico do Paraná de Rio de Janeiro: Disponível em: %20RJ/CD1980/CD_1980_Dados_Distritais_PR.pdf. Acessado em: 09 de Novembro de PIAIA, V. A Ocupação do Oeste Paranaense e a Formação de Cascavel: as singularidades de uma cidade comum. Rio de Janeiro, p. Tese (Doutorado em História) Universidade Federal Fluminense. SCARPATO, R. & BÖHM, I. B. Itaipulândia: seu povo, sua origem, sua história. Cascavel: Gráfica Assoeste e Editora Ltda., 2006, 171 p. SCHÖRNER, A. Paranaenses em movimento: trajetórias e travessias migratórias ( ). Guarapuava: Unicentro, 2009, 206 p. SOUTO MAIOR, L. História do Município de Assis Chateaubriand: o encontro das correntes migratórias na última fronteira agrícola do Estado do Paraná. Maringá: Clichetec Gráfica e Editora, 1996, 391 p.

NOVAS TÉCNICAS PRODUTIVAS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ ( )

NOVAS TÉCNICAS PRODUTIVAS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ ( ) NOVAS TÉCNICAS PRODUTIVAS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ (1960 1980) Vânia Salete Klein de Oliveira (Mestre pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Professora

Leia mais

Novas Técnicas Produtivas em Região de Fronteira: Mesorregião Oeste do Paraná ( )

Novas Técnicas Produtivas em Região de Fronteira: Mesorregião Oeste do Paraná ( ) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Novas Técnicas Produtivas em Região de Fronteira:

Leia mais

CAPÍTULO 11 EVOLUÇÃO DO DINAMISMO DO CONSUMO DE ENERGIA. Maria Piedade de Araújo

CAPÍTULO 11 EVOLUÇÃO DO DINAMISMO DO CONSUMO DE ENERGIA. Maria Piedade de Araújo CAPÍTUL 11 EVLUÇÃ D DINAMISM D CNSUM DE ENERGIA Maria Piedade de Araújo 348 11.1 INTRDUÇÃ Este capítulo tem por objetivo fazer uma análise relacionando os diversos tipos de energia utilizadas no Estado,

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 Claudia Aparecida Cara 1*, Marli Terezinha Szumilo Schlosser 2 [orientadora] 1 Mestranda de Geografia

Leia mais

foram responsáveis diretos por alterações da ordem econômica, demográfica, social e geográfica

foram responsáveis diretos por alterações da ordem econômica, demográfica, social e geográfica 7 CONCLUSÕES A dinâmica econômica dos Eixos A (Cascavel-Guaíra) e B (Cascavel-Foz do Iguaçu) foi influenciada por fatores exógenos, ocorridos a partir da década de 1960. Esses fatores foram responsáveis

Leia mais

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário -

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário - PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

Divulgação preliminar

Divulgação preliminar Divulgação preliminar Questões fundiárias Têm a ver com o imóvel rural e sua propriedade Questões agrárias Têm a ver com o acesso à terra e sua utilização em atividades agropecuárias WWW.incra.gov.br/tamanho-propriedades-rurais

Leia mais

Potencial de geração e aproveitamento de rejeito sólido hospitalar na região Oeste do Paraná. Gihan Teixeira Jebai Camilo Freddy Mendoza Morejon

Potencial de geração e aproveitamento de rejeito sólido hospitalar na região Oeste do Paraná. Gihan Teixeira Jebai Camilo Freddy Mendoza Morejon Potencial de geração e aproveitamento de rejeito sólido hospitalar na região Oeste do Paraná Gihan Teixeira Jebai Camilo Freddy Mendoza Morejon 1. INTRODUÇÃO TECNOLOGIAS DE APROVEITAMENTO DE REJEITOS SÓLIDOS

Leia mais

Exercícios Movimentos Populacionais

Exercícios Movimentos Populacionais Exercícios Movimentos Populacionais 1. O Brasil, especialmente a partir da década de 1950, passou a apresentar uma forte mobilidade populacional interna, em função do seu desenvolvimento econômico. Assinale

Leia mais

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS Laene Bueno Santos Luiz Batista Alves* Graduanda do curso de ciências Econômicas do Campus Anápolis de CSEH/UEG. Orientador,

Leia mais

Economia e desenvolvimento regional

Economia e desenvolvimento regional Economia e desenvolvimento regional Carlos Alberto Piacenti Jandir Ferrera de Lima Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt (organizadores) Economia e desenvolvimento regional Carlos Alberto Piacenti Ednilse

Leia mais

ASPECTOS DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE CIANORTE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

ASPECTOS DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE CIANORTE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ ASPECTOS DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE CIANORTE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ Vicente Rocha Silva NEMO UEM-PR. Email: vicenters61@ig.com.br Márcio Mendes Rocha Prof. dep. Geografia e do PGE UEM.

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

Palavras Chave: Erosão Fluvial; Deposição de Sedimentos; Morfologia de Canal. Processos Fluviais; Geomorfologia Fluvial

Palavras Chave: Erosão Fluvial; Deposição de Sedimentos; Morfologia de Canal. Processos Fluviais; Geomorfologia Fluvial Título: CARACTERIZAÇÃO DE FORMAS TOPOGRÁFICAS EM FUNDOS DE VALE NO PLANALTO DE CASCAVEL, REGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ. Discente: Karl Heins Ewald Docente Orientador: Oscar Vicente Quinonez Fernandez

Leia mais

A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1

A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1 A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1 Leandro Reginaldo Maximino Lelis Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS, campus

Leia mais

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Desenvolvimento Regional e Territorial Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Aurea Andrade Viana de Andrade 1 Resumo: A pesquisa trata da

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

Explorando as Relações entre a Dinâmica Demográfica, Estrutura Econômica e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra no Sul do Pará.

Explorando as Relações entre a Dinâmica Demográfica, Estrutura Econômica e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra no Sul do Pará. Explorando as Relações entre a Dinâmica Demográfica, Estrutura Econômica e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra no Sul do Pará. Referata, 21 de agosto de 2008. Pedro Assumpção Alves Taxas de Crescimento

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO II do PISM (triênio )

GEOGRAFIA MÓDULO II do PISM (triênio ) QUESTÕES OBJETIVAS GEOGRAFIA MÓDULO II do PISM (triênio 2004-2006) 01. Um determinado município, representado na figura a seguir, precisa definir um local para instalação de seu aterro sanitário. III I

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço Geográfico; Dimensão

Leia mais

Relações entre a Dinâmica Demográfica, Estrutura Econômica e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra na área de influência do PIME

Relações entre a Dinâmica Demográfica, Estrutura Econômica e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra na área de influência do PIME Relações entre a Dinâmica Demográfica, Estrutura Econômica e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra na área de influência do PIME Pedro Assumpção Alves Silvana Amaral Maria Isabel S. Escada Antônio Miguel

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A APARTIR DO CENTRO DE APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR (CAPA) ENTRE OS LUTERANOS NO OESTE DO PARANÁ. Relato de Experiência

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A APARTIR DO CENTRO DE APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR (CAPA) ENTRE OS LUTERANOS NO OESTE DO PARANÁ. Relato de Experiência A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A APARTIR DO CENTRO DE APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR (CAPA) ENTRE OS LUTERANOS NO OESTE DO PARANÁ Relato de Experiência Jean Carlos Tarcísio Vanderlinde Rafael Lucas Alves Ferreira Resumo

Leia mais

Figura 42 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta junto as drenagens. Fonte Google Earth de 2006

Figura 42 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta junto as drenagens. Fonte Google Earth de 2006 113 Figura 41 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta em áreas íngremes. Fonte Google Earth de 2006 Figura 42 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta junto as drenagens. Fonte Google

Leia mais

DATALUTA PARANÁ BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA: RELATÓRIO 2012

DATALUTA PARANÁ BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA: RELATÓRIO 2012 ISSN: 2317-5095 DATALUTA PARANÁ BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA: RELATÓRIO 2012 GEOLUTAS LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA DAS LUTAS NO CAMPO E NA CIDADE http://www.unioeste.br/projetos/geolutas/ Apoio: Marechal

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA Jadna Téssia Oliveira 1 Márcio Toledo 2 891 INTRODUÇÃO Esta pesquisa analisa o crescimento urbano do município de São João del-rei levando em

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, 1

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,   1 SITUAÇÃO DOS DOMICÍLIOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Andressa Freire dos Santos 1 ; Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 2 o - Ensino Médio Professor: Pedro Henrique Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Caro(a) aluno(a),

Leia mais

Análise da Pesquisa DataFolha 2015 encomendada pela CBSK - Confederação Brasileira de Skate, sobre o Skate no Brasil.

Análise da Pesquisa DataFolha 2015 encomendada pela CBSK - Confederação Brasileira de Skate, sobre o Skate no Brasil. Análise da Pesquisa DataFolha 2015 encomendada pela CBSK - Confederação Brasileira de Skate, sobre o Skate no Brasil. - Estimativa de Praticantes de Skate no Paraná Curitiba 2016 OBJETIVO Utilizar os dados

Leia mais

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização.

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização. DINÂMICA INDUSTRIAL E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS EM HUMILDES, FEIRA DE SANTANA/BA: PROCESSOS E AÇÕES. Vanessa da Conceição Barbosa dos Anjos Graduanda em Geografia/UEFS. vanessa.124@hotmail.com Janio Santos

Leia mais

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias RESUMO Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias As transformações demográficas se intensificaram na segunda metade do século XX em todo o país e se encontram em curso nas

Leia mais

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil IFCE 1 - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária,

Leia mais

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA ENTRE FEIJÃO E SEUS PRINCIPAIS INSUMOS SOUZA, Rodrigo da Silva 1 ; WANDER, Alcido Elenor 2

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA ENTRE FEIJÃO E SEUS PRINCIPAIS INSUMOS SOUZA, Rodrigo da Silva 1 ; WANDER, Alcido Elenor 2 ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA ENTRE FEIJÃO E SEUS PRINCIPAIS INSUMOS SOUZA, Rodrigo da Silva 1 ; WANDER, Alcido Elenor 2 Introdução É indiscutível a importância do feijão para o país. Sendo ele uma das

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

PROJETO CAMINHÃO TANQUE DISTRIBUIDOR DE DEJETOS SUÍNOS

PROJETO CAMINHÃO TANQUE DISTRIBUIDOR DE DEJETOS SUÍNOS ASSOCIAÇÃO ÁGUA E SOLO Entidade voltada ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Meio Oeste de Santa Catarina - Sede/foro Município de Videira SC Decreto de Utilidade Pública Municipal

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO Como pode cair no enem (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste

Leia mais

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida NA AULA DE HOJE, FALAREMOS SOBRE... TRANSGÊNICOS E ORGÂNICOS CARACTERÍSTICAS DO AGRONEGÓCIO CONSEQUÊNCIAS E IMPACTOS DA MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA CONFLITOS RURAIS E LUTA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ORIZÍCOLA NO RIO GRANDE DO SUL E REGIÃO FRONTEIRA OESTE

CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ORIZÍCOLA NO RIO GRANDE DO SUL E REGIÃO FRONTEIRA OESTE CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ORIZÍCOLA NO RIO GRANDE DO SUL E REGIÃO FRONTEIRA OESTE 1. INTRODUÇÃO A agricultura irrigada é uma prática agrícola composta por conjunto de equipamentos e técnicas que tem como

Leia mais

O Fenômeno Urbano da Região Costa Oeste do Paraná

O Fenômeno Urbano da Região Costa Oeste do Paraná Introdução: O Fenômeno Urbano da Região Costa Oeste do Paraná Vânia Dirley Graff Acadêmica do Curso de Graduação em Geografia Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste/Campus de Mal. c. Rondon

Leia mais

Fronteiras em Movimento: O Caso da Migração e do Desenvolvimento no Oeste do Paraná

Fronteiras em Movimento: O Caso da Migração e do Desenvolvimento no Oeste do Paraná Fronteiras em Movimento: O Caso da Migração e do Desenvolvimento no Oeste do Paraná 1950-2010. Prof. Me., Dr. Ricardo Rippel Pós Doutorando em Demografia Cedeplar- UFMG Orientador: Prof. Phd. Alisson Flávio

Leia mais

TD DE GEOGRAFIA UECEvest ENEM 22/02/2014 PROF. TIAGO FERNANDO

TD DE GEOGRAFIA UECEvest ENEM 22/02/2014 PROF. TIAGO FERNANDO TD DE GEOGRAFIA UECEvest ENEM 22/02/2014 PROF. TIAGO FERNANDO 01. Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de

Leia mais

Tathiana Rodrigues Salgado

Tathiana Rodrigues Salgado RESENHA SILVA, Eduardo Rodrigues da. A economia goiana no contexto nacional: 1970-2000. Goiânia: Editora da UCG, 2007. Tathiana Rodrigues Salgado Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia do

Leia mais

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial PRINCIPAIS TEMAS ESPAÇO RURAL Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial modernização da agricultura em

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes Alex Mendes Cidade 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles É o espaço onde se concentram moradias, pessoas, formas de construção etc. Ela é lugar por excelência do comércio, prestação

Leia mais

SANTA CATARINA: Desenvolvimento Regional E Dinâmicas Atuais. PROF. LAURO MATTEI CHAPECÓ (SC),

SANTA CATARINA: Desenvolvimento Regional E Dinâmicas Atuais. PROF. LAURO MATTEI   CHAPECÓ (SC), SANTA CATARINA: Desenvolvimento Regional E Dinâmicas Atuais PROF. LAURO MATTEI Email: l.mattei@ufsc.br CHAPECÓ (SC), 12.09.2016 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO I-ASPECTOS HISTÓRICOS II-ASPECTOS POPULACIONAIS

Leia mais

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e 2010. DOMINIQUE PIRES SILVA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro E-mail: nique_rhcp@hotmail.com

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

Migrações Brasileiras

Migrações Brasileiras Migrações Brasileiras 1. O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca

Leia mais

Economia Rural: Agricultura

Economia Rural: Agricultura Economia Rural: Agricultura Desenvolvimento da Agricultura Período Neolítico surgimento da agricultura Crescente Fértil: uma das primeiras áreas agrícolas do mundo Primeiros cultivos ocorreram onde as

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Manhã)

Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) 1. O processo indicado no gráfico demonstra um aumento significativo da população urbana em relação à população rural no Brasil.

Leia mais

ALERTA METEOROLÓGICO DO SIMEPAR 24 de setembro de 2014

ALERTA METEOROLÓGICO DO SIMEPAR 24 de setembro de 2014 ALERTA METEOROLÓGICO DO SIMEPAR 24 de setembro de 2014 1. CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS Nessa quarta-feira o tempo muda rapidamente no Paraná. Uma frente fria avança pela Região Sul e chega ao Estado provocando

Leia mais

PANORAMA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NO PARANÁ

PANORAMA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NO PARANÁ PANORAMA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NO PARANÁ 1. Estrutura 1.1. O Paraná no Brasil A indústria de Metal-Mecânica do Paraná é a quinta maior do País em número de empregados (111.484 ou 6,72%) segundo dados

Leia mais

Como está a nossa região? Para onde vamos?

Como está a nossa região? Para onde vamos? Como está a nossa região? Para onde vamos? Jandir Ferrera de Lima Professor da UNIOESTE/Campus de Toledo Pesquisador do CNPQ www.jandirlima.com Plano da apresentação Cenário internacional Cenário nacional

Leia mais

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO COMO ENTENDER A SITUAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL? COMO ENTENDER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO? Tipos de agropecuária: intensiva e extensiva Principais modelos

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA Estrutura fundiária é a forma como as propriedades agrárias de uma área ou país estão organizadas, isto é, seu número, tamanho ou distribuição social. Um dos grandes

Leia mais

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ Marcos Ronielly da Silva Santos Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Bragança.Email:mronielly@yahoo.com.br Milena de Nazaré

Leia mais

A TRAJETÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE

A TRAJETÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE 1 A TRAJETÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE Leni Terezinha Marcelo Pinzan 1 Drª. Maria Rosemary Coimbra Campos Sheen 2 INTRODUÇÃO: Este trabalho ora em andamento tem por finalidade

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É,

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É, A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É, SEU NÚMERO, TAMANHO E DISTRIBUIÇÃO SOCIAL. UM DOS GRANDES

Leia mais

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I FRONTEIRA AGRÍCOLA é uma expressão utilizada para designar as áreas de avanços da ocupação

Leia mais

Palavras chaves: Produção agropecuária, uso do solo, perfil produtivo, desenvolvimento territorial agrário.

Palavras chaves: Produção agropecuária, uso do solo, perfil produtivo, desenvolvimento territorial agrário. ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO PERFIL PRODUTIVO DA AGROPECUÁRIA DOS MUNICÍPIOS DE FRANCISCO BELTRÃO, AMPÉRE, VERÊ E ITAPEJARA D`OESTE SUDOESTE DO PARANÁ ENTRE A 21 i Resumo Débora Luzia Gomes Universidade Estadual

Leia mais

Análise do mercado de raiz e fécula de mandioca no primeiro semestre de 2002

Análise do mercado de raiz e fécula de mandioca no primeiro semestre de 2002 Análise do mercado de raiz e fécula de mandioca no primeiro semestre de 2002 Com o objetivo de minimizar a assimetria de informação quanto aos preços na cadeia agroindustrial da mandioca, o Cepea/Esalq/USP

Leia mais

Uso do Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP) em diferentes regiões do Brasil. Goiânia, 20 a 22 de setembro 2016

Uso do Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP) em diferentes regiões do Brasil. Goiânia, 20 a 22 de setembro 2016 Uso do Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP) em diferentes regiões do Brasil Goiânia, 20 a 22 de setembro 2016 Índice de Qualidade Participativo (IQP) do Sistema Plantio Direto

Leia mais

A Concentração de Terra

A Concentração de Terra PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= A Concentração de Terra 50 40 30

Leia mais

Título: Análise da transformação da paisagem na vertente Oeste do Alto Curso do Arroio Guabiroba/ Sananduva-RS, de 1996 a 2015

Título: Análise da transformação da paisagem na vertente Oeste do Alto Curso do Arroio Guabiroba/ Sananduva-RS, de 1996 a 2015 Título: Análise da transformação da paisagem na vertente Oeste do Alto Curso do Arroio Guabiroba/ Sananduva-RS, de 1996 a 2015 Ivete Rodrigues 1, Janete Teresinha Reis 2, José Mário Leal Martins Costa

Leia mais

Notas sobre a localização da população urbana e rural no Oeste paranaense. Ricardo Rippel

Notas sobre a localização da população urbana e rural no Oeste paranaense. Ricardo Rippel Notas sobre a localização da população urbana e rural no Oeste paranaense Ricardo Rippel Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto do Colegiado de Economia

Leia mais

Trajetórias e memórias dos migrantes sulistas do município de Deodápolis ( ) RESUMO INTRODUÇÃO

Trajetórias e memórias dos migrantes sulistas do município de Deodápolis ( ) RESUMO INTRODUÇÃO Trajetórias e memórias dos migrantes sulistas do município de Deodápolis (1970-2010) Jaqueline Fachiano Lacerda¹; Jiani Fernando Langaro² UFGD/FCH Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados MS; Email: jaquelinefachiano@gmail.com.

Leia mais

o objetivo deste trabalho é fazer uma análise agregada das estruturas

o objetivo deste trabalho é fazer uma análise agregada das estruturas 210 A ESTRUTURA DA PRODUÇÃO NA REGIÃO SUL DE ERVA-MATE 1 CONTO, A. J. o objetivo deste trabalho é fazer uma análise agregada das estruturas produtivas de erva-mate nos três estados da Região Sul, tendo

Leia mais

degradadas: Desmatamento e recuperação de áreas O desmatamento do desenvolvimento ou o desenvolvimento do desmatamento? UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

degradadas: Desmatamento e recuperação de áreas O desmatamento do desenvolvimento ou o desenvolvimento do desmatamento? UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Desmatamento e recuperação de áreas degradadas: O desmatamento do desenvolvimento ou o desenvolvimento do desmatamento? Prof. Pedro Henrique Zuchi da Conceição

Leia mais

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014

Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 CURSO DE Boletim de Agropecuária da FACE Nº 32, Abril de 2014 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério

Leia mais

DINÂMICA DA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO NA AMAZÔNIA LEGAL

DINÂMICA DA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO NA AMAZÔNIA LEGAL DINÂMICA DA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO NA AMAZÔNIA LEGAL Ana Paula da Silva 1 Maria do Socorro Bezerra de Lima 2 Vanuza da Silva Pereira Ney 3 Resumo Esse artigo tem como objetivo compreender a dinâmica de

Leia mais

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS De modo geral, pode-se concluir que, mais do que o tipo de solo, foi a formação geológica que determinou a forma de ocupação da bacia do Rio das Velhas. A mineração foi, e continua

Leia mais

Características. Em 2014, foram visitados 151 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Abrangência nacional

Características. Em 2014, foram visitados 151 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Abrangência nacional Rio de Janeiro, 13/11/2015 Abrangência nacional Características Temas investigados no questionário básico Características gerais dos moradores Educação Migração Trabalho e rendimento Trabalho infantil

Leia mais

nos países em desenvolvimento, constituem-se num problema maior. dentro das próprias regiões, o desenvolvimento ocorre, também, de forma desigual.

nos países em desenvolvimento, constituem-se num problema maior. dentro das próprias regiões, o desenvolvimento ocorre, também, de forma desigual. 1 INTRODUÇÃO As desigualdades regionais não se constituem num problema exclusivo dos países em desenvolvimento. Elas ocorrem, também, nos países desenvolvidos. No entanto, nos países em desenvolvimento,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E

CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E 2015 1 Tiago Woecichoshi 2, Jose Valdemir Muenchen 3, Dilson Trennepohl 4, Vinicio Gollin De Sena 5, Marlene Dal Ri Kohler

Leia mais

PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ

PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAFEICULTURA DO PARANÁ INTRODUÇÃO A cafeicultura do Paraná tem um histórico de sucesso com participação efetiva no desenvolvimento sócio-econômico do Estado. O café

Leia mais

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1 Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1 Questão 1 Em todos os países da América Latina, a partir de meados da década de 70 do século passado, retoma-se a tendência de queda da mortalidade,

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Apresentação do trabalho final, como requisito do Curso: Análise Espacial de Dados Geográficos Professor:

Leia mais

Geografia. Rebecca Guimarães

Geografia. Rebecca Guimarães Geografia Rebecca Guimarães 01 -(FGV) CANÇÃO DOS SEM-TERRA A enxada sobe e desce na terra encharcada Sobe e desce A vontade do homem que a sustenta, de ser dono da terra lavrada, da terra tratada. A enxada

Leia mais

PROJETO SECADOR COMUNITÁRIO

PROJETO SECADOR COMUNITÁRIO ASSOCIAÇÃO ÁGUA E SOLO Entidade voltada ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Meio Oeste de Santa Catarina - Sede/foro Município de Videira SC Decreto de Utilidade Pública Municipal

Leia mais

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense Evolução recente da estrutura fundiária e propriedade agrícola no Brasil Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense OBJETIVOS - Analisar a evolução recente da distribuição da posse da terra

Leia mais

Paloma Costa da SILVA Estudante do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Paloma Costa da SILVA Estudante do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Paloma Costa da SILVA Estudante do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Paloma.csilva@hotmail.com REFLEXÕES DA OCUPAÇÃO ESPACIAL DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS - RJ: UMA ANÁLISE

Leia mais

População Brasileira

População Brasileira População Brasileira O mais completo levantamento de dados referentes a população brasileira é feito pelo IBGE através do Censo demográfico, de dez em dez anos. Programas de saúde, educação, construção

Leia mais

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira:

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira: Roteiro de recuperação 2 º ano Ensino Médio Geografia 1) A urbanização trouxe um desafio crescente ao poder público. Como trazer diariamente pessoas de bairros distantes para o centro da cidade e levá-los

Leia mais

Gráfico com taxa de urbanização (Foto: IBGE)

Gráfico com taxa de urbanização (Foto: IBGE) SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3ª Ano

Leia mais

LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS

LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5020345371606949 Apresentação do Laboratório O Laboratório de Estudos Territoriais está localizado no Campus de Francisco Beltrão

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO PR.

DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO PR. DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO PR. Juliano Oliveira Pinto de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná. geojuliano@yahoo.com.br Carla Cristina Lopes de Souza -

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO AGROPÓLO DO VALE DO RIO DAS CONTAS NO ESTADO DA BAHIA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO AGROPÓLO DO VALE DO RIO DAS CONTAS NO ESTADO DA BAHIA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO AGROPÓLO DO VALE DO RIO DAS CONTAS NO ESTADO DA BAHIA Antônio Carlos de Araújo Rosalina Ramos Midlej Antônio Oscar Santos Góes RESUMO: O declínio da atividade produtora de cacau

Leia mais

Ocupação do Espaço Agropecuário no Cerrado Brasileiro

Ocupação do Espaço Agropecuário no Cerrado Brasileiro Ocupação do Espaço Agropecuário no Cerrado Brasileiro Roberta Dalla Porta Gründling, MSc. NESPRO; EMBRAPA Júlio Otávio Jardim Barcellos, DSc. NESPRO; UFRGS Introdução Rebanho Bovino Brasileiro Uso Agrícola

Leia mais

DESDOBRAMENTOS DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO ESTADO DO PARANÁ (BRASIL)

DESDOBRAMENTOS DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO ESTADO DO PARANÁ (BRASIL) DESDOBRAMENTOS DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO ESTADO DO PARANÁ (BRASIL) HELENA MARIA CABELO MUNIZ 1 MIRIAM DANTAS ROSA 2 INTRODUÇÃO Neste trabalho procurou-se primeiramente, discutir alguns dos diferentes

Leia mais

Área temática: Trabalho

Área temática: Trabalho 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul IMPORTÂNCIA DO PROJETO GESTÃO, TRABALHO E RENDA E AS ATIVIDADES VOLTADAS AOS JOVENS RURAIS DA REGIÃO CENTRO SUL DO PARANÁ, VINCULADO AO PROGRAMA UNIVERSIDADE

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA 1

A MODERNIZAÇÃO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA 1 A MODERNIZAÇÃO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. Introdução A maioria das análises sobre a modernização da agropecuária brasileira mostra que esta seguiu a dinâmica da economia brasileira como um todo. Após um

Leia mais

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO O estado de Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com os estados do Pará e Amazonas ao norte, Mato

Leia mais

Expansão industrial e maior oferta de raiz sustentam produção recorde de fécula em 2015

Expansão industrial e maior oferta de raiz sustentam produção recorde de fécula em 2015 Expansão industrial e maior oferta de raiz sustentam produção recorde de fécula em 2015 Quantidade de fécula produzida cresceu 17% e superou 750 mil toneladas em 2015 A produção brasileira de fécula cresceu

Leia mais

REGIÕES DE MAIOR CONCENTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL

REGIÕES DE MAIOR CONCENTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL RELATÓRIO DA SAFRA DE SOJA E MILHO REGIÕES DE MAIOR CONCENTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL Relatório do USDA traz levantamento das regiões de produção de soja no Brasil, com a concentração da produção

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: Geografia Série/Ano: 7º ANO Professores: LO/Matheus Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais