Fundamentos de Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos de Programação"

Transcrição

1 Fundamentos de Programação Soluções do primeiro teste 13 de Novembro de :00-10:30 Nota Número: 20 Nome: Turma: Escreva o seu número em todas as folhas do teste. O espaço das respostas deve ser limitado ao espaço fornecido para cada pergunta. O teste tem 10 páginas com 13 questões, a cotação de cada questão encontra-se indicada entre parêntesis. Boa sorte. 1. (1.0) Explique os seguintes conceitos: algoritmo, procedimento, processo gerado por um procedimento. Algoritmo: Um algoritmo é uma sequência finita de instruções, bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num intervalo de tempo finito com uma quantidade de esforço finita. Procedimento: Um procedimento é um algoritmo escrito numa dada linguagem de programação. Processo gerado por um procedimento: Um processo computacional é um ente imaterial que existe dentro de um computador durante a execução de um programa, e cuja evolução ao longo do tempo é ditada pelo programa. 2. (1.0) O que é a abstracção procedimental? Qual a sua vantagem? A abstracção procedimental consiste em ignorar o modo como um certo procedimento é realizado, considerando apenas o que este faz. A vantagem da abstracção procedimental é permitir a manipulção de entidades complexas sem a necessidade de nos perdermos com os pormenores que criam essa mesma complexidade.

2 Pág. 2/8 3. (1.0) Escreva as regras seguidas pelo Scheme para a avaliação de uma expressão. 1. Se a expressão é uma constante, o seu valor é a própria constante; 2. Se a expressão é um nome, o seu valor é o objecto computacional (valor/procedimento) associado ao nome; 3. Se a expressão corresponde a uma forma especial, o seu valor é calculado pelas regras de avaliação específicas para essa forma especial; 4. Se a expressão é uma combinação: a. Avaliam-se as subexpressões na combinação por qualquer ordem; b. Associam-se os parâmetros formais do procedimento correspondente à primeira subexpressão, com os valores resultantes das seguintes expressões; c. Avalia-se o corpo do procedimento (1.ª subexpressão) no ambiente definido pela associação entre os parâmetros formais e concretos. 4. (1.0) Explique o que é a barreira de abstracção criada pela definição de um tipo abstracto de informação e quais os inconvenientes de não respeitar essa barreira. Quando definimos um tipo abstracto de informação especificamos as operações básicas para esse tipo, isto é, as operações que podem ser aplicadas aos elementos do tipo. A barreira de abstracção impede-nos de aplicar aos elementos do tipo qualquer operação que não seja uma das operações básicas, nas partes do programa que lidam com a utilização do tipo. As desvantagens de não respeitar a barreira de abstracção são: Os programas tornam-se mais difíceis de ler e de compreender, uma vez que temos de pensar em termos da representação interna dos elementos do tipo, e não em termos das características abstractas do tipo. Os programas são dependentes da representação interna escolhida para os elementos do tipo, o que significa que se esta for alterada, todas as partes do programa que usam a representação interna têm de ser alteradas para considerar a nova representação.

3 Pág. 3/8 5. Considere a seguinte estrutura de pares, a qual foi nomeada estrutura: Quais os valores das seguintes expressões? a) (0.5) (car estrutura) (3. 2) b) (0.5) (car (cdr estrutura)) 6 c) (0.5) (car (car (cdr (cdr estrutura)))) 8 6. Avalie as seguintes formas. Se alguma das avaliações der origem a um erro, explique qual a razão do erro. a.(0.3) b.(0.3) (* 2 (/ 8 4)) 4 c.(0.3) (+ 3 #f) Erro: #f não é número. d.(0.3) (3 1) Erro: o primeiro elemento da combinação não é um procedimento. e.(0.3) ((lambda (x) (+ 2 x)) 3) 5

4 Pág. 4/8 7. a) (1.0) Suponha que iniciou uma sessão de Scheme. Diga o que é escrito como resultado de avaliar as seguintes expressões (se houver situações em que nada é escrito ou houver erro, assinale este facto). > (define x 1) Nada é escrito > (let ((x 5) (y (* x 3))) (* x y)) 15 > x 1 b) (1.0) Escreva a expressão let da alínea a) utilizando a notação lambda. ((lambda (x y)(* x y)) 5 (* x 3)) 8. (1.0) Escreva um procedimento em Scheme que recebe dois números inteiros a e b, retorna #t se a for divisível por b e #f caso contrário. Utilize os procedimentos primitivos que achar necessários. Não é necessário verificar se os argumentos recebidos são, de facto, inteiros. (define (e-divisivel a b) (and (not (zero? b)) (zero? (remainder a b))))

5 Pág. 5/8 9. (1.0) Considere a definição da seguinte função: Ï 1 se n = 1 Ô f ( n) = Ì 2 se n = 2 Ô Ó f( n - 1) n se n > 2 Por exemplo, f ( 4) = f ( 3) 4 = ( f ( 2) 3 ) 4 = ( 2 3 ) 4 = Escreva um procedimento em Scheme que calcula os valores desta função. Pode utilizar o procedimento potencia. (define (f n) (cond ((= n 1) 1) ((= n 2) 2) ((> n 2) (potencia (f (- n 1)) n)) (else "f: argumento < 1"))) (define (potencia x n) (if (= n 0) 1 (* x (potencia x (- n 1))))) 10. (1.0) Defina um procedimento de ordem superior que recebe procedimentos para calcular as funções reais de variável real f e g e que se comporta como a seguinte função matemática (no desenvolvimento do seu procedimento pode utilizar o procedimento potencia): h(x) = f(x) 2 + 4g(x) 3 (define (cria-funcao-h f g) (lambda (x) (+ (potencia (f x) 2) (* 4 (potencia (g x) 3))))) 11. a) (1.0) Escreva um procedimento que recebe como argumento uma lista de inteiros e que calcula a soma dos quadrados dos elementos da lista. Por exemplo, a avaliação de (soma-quadrados (list 1 2 3)) origina (define (soma-quadrado-elementos lst) (if (lista-vazia? lst) 0 (+ (quadrado (primeiro lst)) (soma-quadrado-elementos (resto lst)))))

6 Pág. 6/8 b) (1.0) O seu procedimento gera um processo iterativo ou recursivo? Justifique a resposta. O procedimento gera um processo recursivo uma vez que deixa operações adiadas. c) (1.0) Se o seu procedimento gerar um processo recursivo, escreva um procedimento para o mesmo problema que gere um processo iterativo; se o seu procedimento gerar um processo iterativo, escreva um procedimento para o mesmo problema que gere um processo recursivo. (define (soma-quadrado-elementos lst) (define (iter ls acc) (if (lista-vazia? ls) acc (iter (resto ls) (+ acc (quadrado (primeiro ls)))))) (iter lst 0)) 12. Suponha que deseja definir o tipo de informação número com controle. Os números com controle são muitos utilizados, por exemplo em números de cheques. A ideia subjacente a um número com controle corresponde a adicionar ao número, um dígito adicional, na posição das unidades, que é tal que a soma de todos os algarismos do número original com o dígito de controle é um múltiplo de 9. Assim, os números 42 e 346 são transformados nos seguintes números com controle 423 e a) (1.0) Especifique as operações básicas para o tipo número com controle, classificando-as nas seguintes categorias: Construtor: faz-controle: inteiro -> num-controle Devolve o número de controle correspondente ao seu argumento. Selectores: original: num-controle -> inteiro Devolve o número original correpondente ao número de controle. controle: num-controle -> inteiro Devolve o dígito de controle do seu argumento.

7 Pág. 7/8 Reconhecedor: controle?: universal -> lógico Devolve verdadeiro apenas se o seu argumento corresponde a um número de controle. b) (1.0) Escolha uma representação interna para o tipo número com controle. Note que esta pode ser extremamente simples. Um número com controle é representado por um inteiro correspondente à soma do algarismo de controle com o número original multiplicado por 10. c) (1.0) Escreva em Scheme as operações básicas, de acordo com a representação escolhida. (define (faz-num-controle n) (define (controle n) (- 9 (remainder (soma-digitos n) 9))) (+ (* 10 n)(controle n))) (define (original n) (quotient n 10)) (define (controle n) (remainder n 10)) (define (num-controle? n) (and (integer? n) (= (+ (soma-digitos (original n)) (controle n)) 9)) O procedimento soma-digitos é definido do seguinte modo: (define (soma-digitos n) (if (= n 0) 0 (+ (remainder n 10) (soma-digitos (quotient n 10))))) d) (1.0) Com base nas operações definidas, escreva um procedimento em Scheme que recebe dois números com controle e que devolve o número com controle correspondente à soma dos números originais. Utilize as abstracções apropriadas.

8 Pág. 8/8 (define (soma-controle c1 c2) (faz-num-controle (+ (original c1) (original c2)))) 13. (1.0) Escreva um procedimento chamado transforma que recebe uma lista de inteiros e que devolve a lista resultante de aplicar o procedimento correspondente à função Ï f (n) = n 2 se n é par Ì Ó 2n em caso contrário a todos os elementos da lista. O seu procedimento não tem que verificar a correcção dos dados recebidos. Pode utilizar o procedimento potencia. Por exemplo, > (transforma (list )) ( ) (define (transforma l) (if (lista-vazia? l) l (insere (f (primeiro l)) (transforma (resto l))))) (define (f n) (if (even? n) (* n n) (* 2 n)))

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Primeiro Teste 16 de Abril de 2011 09:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 7 páginas com 9 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Primeiro Teste 21 de Abril de 2012 11:30 13:00 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 5 páginas com 10 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Primeiro Teste 6 de Novembro de 200 09:00 0:30 SOLUÇÃO. (.0) Escolha a única afirmação incorrecta. Uma resposta certa vale valor e uma resposta errada desconta 0.4 valores. A.

Leia mais

Fundamentosde Programação

Fundamentosde Programação Fundamentosde Programação Soluçãodo Primeiro teste 19 de Novembrode 2005 1. (1.0) Utilizando a notação BNF, apresente a definição completa da forma define. Explique cada um dos constituintes da sua definição.

Leia mais

Estruturação de Procedimentos

Estruturação de Procedimentos Capítulo 4 Estruturação de Procedimentos 4. Exercícios de revisão. Diga o que entende por linguagem estruturada em blocos. Descreva a regra associada a esta estrutura, e diga qual a sua importância. 2.

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Solução do Segundo Teste 23 de Janeiro de 2012 09:00 10:30 Nome: Número: 1. (1.0) Explique em que consiste a abstracção de dados, usando os termos barreiras de abstracção, encapsulação

Leia mais

2. Diga qual é a diferença entre tipos de informação elementares e tipos de informação estruturados.

2. Diga qual é a diferença entre tipos de informação elementares e tipos de informação estruturados. Capítulo 5 Abstracção de dados 5. Exercícios de revisão. Diga o que é um tipo abstracto de informação.. Diga qual é a diferença entre tipos de informação elementares e tipos de informação estruturados.

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Exame 9 de Janeiro de 2015 09:00 11:00 1. De um modo sucinto, explique o que é: (a) (0.5) Um processo computacional. Um ente imaterial que existe dentro de um computador durante

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Segundo Teste 6 de Janeiro de 2010 09:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 8 páginas com 9 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Segundo Teste 9 de Junho de 2012 9:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 6 páginas com 12 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada entre

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do Exame 13 de Janeiro de 2017 09:00 11:00 1. Indique se cada uma das seguintes afirmações é verdadeira ou falsa. No caso de ser falsa, justifique de forma sucinta. (a)

Leia mais

Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas

Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas Pedro Adão, Fausto Almeida, Ana Cardoso-Cachopo, Pedro Amaro de Matos (editores) Departamento de Engenharia Informática Instituto

Leia mais

Programação imperativa

Programação imperativa Capítulo 8 Programação imperativa 8.1 Exercícios de revisão 1. Distinga entre programação imperativa e programação funcional. 2. Explique a necessidade da introdução do operador de atribuição. 3. Diga

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução da Repescagem do Primeiro Teste 31 de Janeiro de 2013 09:00 10:30 1. De um modo sucinto, (a) (0.5) Diga o que é um processo computacional. Um processo computacional é

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do Primeiro Teste 26 de Outubro de 2013 09:00 10:30 1. (1.0) O que é um processo computacional? Qual a relação entre um programa e um processo computacional? Um processo

Leia mais

if not(isinstance(a, int)) or a < 0: raise ValueError ("misterio: arg nao e inteiro nao negativo") else: return misterio_aux(a, a + 1)

if not(isinstance(a, int)) or a < 0: raise ValueError (misterio: arg nao e inteiro nao negativo) else: return misterio_aux(a, a + 1) Capítulo 7 Recursão e iteração 1. (1) Considere a seguinte função: def misterio(a): def misterio_aux(b, c): if b == 0: return True elif c == 0: return False return misterio_aux(b -, c - ) if not(isinstance(a,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM SCHEME:

PROGRAMAÇÃO EM SCHEME: Exercícios para PROGRAMAÇÃO EM SCHEME: Introdução à Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas Departamento de Engenharia Informática Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa 2 Conteúdo

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do Primeiro Teste 27 de Outubro de 2012 09:00 10:30 1. (1.0) O que é um processo computacional? Qual a relação entre um programa e um processo computacional? Um processo

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do Primeiro Teste 29 de Março de 2014 09:00 10:30 1. (1.0) O que é um processo computacional? Qual a relação entre um programa e um processo computacional? Um processo

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do Exame 1 de Fevereiro de 2019 09:00 11:00 1. Usando palavras suas e, no máximo, em cinco linhas responda às seguintes questões. Respostas dadas através de exemplos

Leia mais

Tipo de argumentos. valor. argumentos

Tipo de argumentos. valor. argumentos Operação Numero de argumentos Tipo de argumentos valor (+ ) 2 ou + Numérico Soma ( ) 2 ou + Numérico Subtração ( ) 1 Numérico Simétrico (/ ...) 2 ou + Numérico Divisão (cos

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Segundo Teste 10 de Janeiro de 2014 09:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 8 páginas com 12 perguntas. A cotação de cada pergunta está assinalada

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Segundo Teste 18 de Junho de 2014 15:00 16:30 1. (1.0) Diga quais as fases por que passa o desenvolvimento de um programa no modelo estudado e o que se faz em cada uma delas.

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do Segundo Teste 18 de Janeiro de 2013 09:00 10:30 1. (2.0) Escolha a única resposta incorrecta para as seguintes questões. Cada resposta certa vale 1 valor e cada resposta

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do segundo exame 29 de Janeiro de 2016 18:30 20:30 1. Indique se cada uma das seguintes afirmações é verdadeira ou falsa. No caso de ser falsa, justifique de forma sucinta.

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do exame 12 de Janeiro de 2018 09:00 11:00 1. Indique se cada uma das seguintes afirmações é verdadeira ou falsa. No caso de ser falsa, justifique de forma sucinta. (a)

Leia mais

Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas

Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas Exercícios para Fundamentos da Programação Utilizando Múltiplos Paradigmas Pedro Adão, Fausto Almeida, Ana Cardoso-Cachopo, Pedro Amaro de Matos (editores) Departamento de Engenharia Informática Instituto

Leia mais

if not(isinstance(a, int)) or a < 0: raise ValueError ( misterio: arg devia ser inteiro nao negativo ) else: return misterio_aux(a, a + 1)

if not(isinstance(a, int)) or a < 0: raise ValueError ( misterio: arg devia ser inteiro nao negativo ) else: return misterio_aux(a, a + 1) Capítulo 7 Recursão e iteração 1. (1) Considere a seguinte função: def misterio(a): def misterio_aux(b, c): if b == 0: return True elif c == 0: return False return misterio_aux(b - 2, c - 2) if not(isinstance(a,

Leia mais

Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens

Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens 1 Introdução Estudar computação do ponto de vista teórico é sinônimo de caracterizar

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) PCF2017 2 Conceitos básicos

Leia mais

Programação e Computação para Arquitectura 2015/2016

Programação e Computação para Arquitectura 2015/2016 Instituto Superior Técnico Programação e Computação para Arquitectura 2015/2016 Segundo Teste 12/01/2016 Nome: Número: Escreva o seu número em todas as folhas da prova. O tamanho das respostas deve ser

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Uma das características de um engenheiro é a capacidade de resolver problemas técnicos. Qualquer problema de engenharia é resolvido recorrendo a uma sequência de fases: - a compreensão

Leia mais

EXPRESSÕES ARITMÉTICAS PARTE 1

EXPRESSÕES ARITMÉTICAS PARTE 1 AULA 5 EXPRESSÕES ARITMÉTICAS PARTE 1 5.1 Operadores aritméticos Os operadores aritméticos definem as operações aritméticas que podem ser realizadas sobre os números inteiros e reais. Para os inteiros,

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Resumos e Soluções para os Exercícios para as Aulas Práticas da Disciplina de Fundamentos da Programação Ana Cardoso Cachopo Ano Lectivo 2006/2007

Leia mais

PROCURA E PLANEAMENTO

PROCURA E PLANEAMENTO PROCURA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 31 de Janeiro de 2006 17:00-19:00 Este exame é composto por 12 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

Python 3.x Estrutura de Repetição while

Python 3.x Estrutura de Repetição while Python 3.x Estrutura de Repetição while Introdução à Ciência da Computação Prof. Edison Ishikawa Sumário Atribuição Atualizando variáveis Iterações Revisitando o laço for Laço while Rastreando um programa

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Fundamentos de Programação Trabalho para casa 22 de Setembro de 2008 Este trabalho corresponde à instalação, no seu computador, do interpretador

Leia mais

Aula prática 5. Funções Recursivas

Aula prática 5. Funções Recursivas Programação Funcional UFOP DECOM 2014.1 Aula prática 5 Funções Recursivas Resumo Definições recursivas são comuns na programação funcional. Nesta aula vamos aprender a definir funções recursivas. Sumário

Leia mais

Fundamentos da Programação de Computadores

Fundamentos da Programação de Computadores Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Sistemas de Informação Fundamentos da Programação de Computadores Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação 1º Ano 1º Semestre Ano

Leia mais

Fundamentos da Programação

Fundamentos da Programação Fundamentos da Programação Solução do Exame 1 de Fevereiro de 2017 09:00 11:00 1. Usando palavras suas e, no máximo, em três linhas explique os seguintes conceitos. Explicações dadas através de exemplos

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação. 6ª Lista de Exercícios Comandos de Repetição

Algoritmos e Lógica de Programação. 6ª Lista de Exercícios Comandos de Repetição Algoritmos e Lógica de Programação 6ª Lista de Exercícios Comandos de Repetição 1. Qual a saída do programa abaixo? int i; for (i = 0; i < 10; i += 2) printf("%d\n", i / 2); 2. Qual a saída do programa

Leia mais

Análise e Complexidade de Algoritmos

Análise e Complexidade de Algoritmos Análise e Complexidade de Algoritmos Professor Ariel da Silva Dias Introdução Apresentação Professor Professor Ariel Dias Apresentação Disciplina O que veremos? www.arieldias.com BlackBoard Apresentação

Leia mais

Pragmática das Linguagens de

Pragmática das Linguagens de Instituto Superior Técnico Pragmática das Linguagens de Programação 2004/2005 Primeiro Exame/Segundo Teste 17/12/2004 Número: Turma: Nome: Escreva o seu número em todas as folhas do teste. O tamanho das

Leia mais

Programação Procedimental

Programação Procedimental Programação Procedimental Maria Adriana Vidigal de Lima Universidade Federal de Uberlândia - 2013 1 Escrita de Algoritmos 1.1 Técnicas de Programação e Algoritmos Na elaboração de programas maiores e complexos

Leia mais

Técnicas de projeto de algoritmos: Indução

Técnicas de projeto de algoritmos: Indução Técnicas de projeto de algoritmos: Indução ACH2002 - Introdução à Ciência da Computação II Delano M. Beder Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Universidade de São Paulo dbeder@usp.br 08/2008

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Programação Funcional

Programação Orientada a Objetos. Programação Funcional Programação Orientada a Objetos Programação Funcional Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução (1/3) É uma categoria de linguagens não-imperativas. Imperativas: Uso eficiente das arquiteturas de computadores

Leia mais

Exercícios da cadeira de Introdução à Programação

Exercícios da cadeira de Introdução à Programação Exercícios da cadeira de Introdução à Programação Cláudia Antunes Ana Cardoso Cachopo João Cachopo Francisco Couto António Leitão Inês Lynce César Pimentel H. Sofia Pinto Ano Lectivo 2002/2003 Parte II

Leia mais

Recursividade. Estrutura de Dados. Prof. Kleber Rezende

Recursividade. Estrutura de Dados. Prof. Kleber Rezende Recursividade Estrutura de Dados Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Em aulas anteriores fizemos uma função que permite calcular o fatorial de um número. Naquela função, a cada nova iteração o

Leia mais

1º Exame de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Licenciatura em Engenharia Mecânica 30 de Junho de º Semestre

1º Exame de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Licenciatura em Engenharia Mecânica 30 de Junho de º Semestre º Exame de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Licenciatura em Engenharia Mecânica de Junho de 6 º Semestre Exame sem consulta : 6: h Nome: Número: Escreva o seu número e nome em todas as folhas de exame. O exame

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Departamento de Sistemas e Informática Guia de Exercícios das Aulas Práticas Inteligência Artificial Prof Joaquim Filipe Eng. Adelaide

Leia mais

Tuplos e Ciclos Contados

Tuplos e Ciclos Contados Capítulo 4 Tuplos e Ciclos Contados 1. Diga o que é escrito por cada uma das seguintes instruções. Execute primeiro os ciclos manualmente e só depois use o computador para verificar os resultados. (a)

Leia mais

Métodos Numéricos - Notas de Aula

Métodos Numéricos - Notas de Aula Métodos Numéricos - Notas de Aula Prof a Olga Regina Bellon Junho 2007 1. Representação de números reais 1.1. Introdução Cálculo Numérico X Método Numérico CI202 - Métodos Numéricos 1 1. Representação

Leia mais

ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 1. Prof. André Backes. Como resolver um problema no computador? Precisamos descrevê-lo de uma forma clara e precisa

ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 1. Prof. André Backes. Como resolver um problema no computador? Precisamos descrevê-lo de uma forma clara e precisa ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 1 Prof. André Backes Algoritmos 2 Como resolver um problema no computador? Precisamos descrevê-lo de uma forma clara e precisa Precisamos escrever o seu algoritmo Um algoritmo

Leia mais

Variáveis e instruções de repetição

Variáveis e instruções de repetição Variáveis e instruções de repetição Marco A L Barbosa malbarbo.pro.br Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

Conceitos de Linguagem de Programação - 2

Conceitos de Linguagem de Programação - 2 Conceitos de Linguagem de Programação - 2 Arthur Jovita Guerra Thalles Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus, BA 1 de novembro de 2011 1 Revisão Natureza das linguagens de Programação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 5.º ANO 2015/16 Ficha 4 Números naturais (revisão) NOME Turma Data 1. Considere os números 15, 25 e 30. a) Determine os divisores de 15, 25 e 30. b) A

Leia mais

Algoritmo. Exemplo. Definição. Programação de Computadores Comparando Algoritmos. Alan de Freitas

Algoritmo. Exemplo. Definição. Programação de Computadores Comparando Algoritmos. Alan de Freitas Algoritmos Programação de Computadores Comparando Algoritmos Um algoritmo é um procedimento de passos para cálculos. Este procedimento é composto de instruções que definem uma função Até o momento, vimos

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Inteligência Artificial Primeiro Teste 31 de Outubro de 2009 09:00 10:30 Nome: Número: Esta prova, individual e sem consulta, tem 9 páginas com

Leia mais

Correção do 1º Exame de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Licenciatura em Engenharia Mecânica 30 de Junho de 2006, 2º Semestre

Correção do 1º Exame de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Licenciatura em Engenharia Mecânica 30 de Junho de 2006, 2º Semestre Correção do º Exame de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Licenciatura em Engenharia Mecânica 3 de Junho de 26, 2º Semestre. (2.) Perguntas de resposta rápida de Fortran (.4 valores cada).. Todos os componentes

Leia mais

Trabalhos de avaliação da cadeira de Introdução à Programação. Ana Cardoso Cachopo

Trabalhos de avaliação da cadeira de Introdução à Programação. Ana Cardoso Cachopo Trabalhos de avaliação da cadeira de Introdução à Programação Ana Cardoso Cachopo Ano Lectivo 1998/1999 CONTEÚDO 1 Conteúdo 1 Exercícios semana 6 a 9 Outubro 2 2 Exercícios semana 12 a 16 Outubro 3 3 Exercícios

Leia mais

Introdução à Programação Funcional. Conteúdo

Introdução à Programação Funcional. Conteúdo Introdução à Programação Funcional PPGIA - PUCPR Prof. Fabrício Enembreck 1 Conteúdo Introdução ao Cálculo Lambda e à Programação Funcional Introdução ao LISP e ao Common Lisp Funções Lambda e binding

Leia mais

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Algoritmos: Formalização e Pseudo-Código Programação de

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) SCEF 2 Conceitos básicos Computador:

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Resolução de problemas utilizando computador Módulo II Prof. RANILDO LOPES Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento de dados: atividade que transforme dados de entrada

Leia mais

Semântica Denotacional

Semântica Denotacional Semântica Denotacional Uma introdução ISBN 0-321-19362-8 Semântica denotacional é um método formal para definir a semântica de linguagens de programação. Interessa a: projetista de linguagens, quem escreve

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

Programação científica C++

Programação científica C++ Programação científica C++ NIELSEN CASTELO DAMASCENO Slide 3 Exercícios Escreva um programa para armazenar o valor 20 em uma variável X e o valor 5 em uma variável Y. A seguir, armazenar a soma do valor

Leia mais

PROCURA E PLANEAMENTO

PROCURA E PLANEAMENTO PROCURA E PLANEAMENTO Primeiro Exame 10 de Janeiro de 2012 9:00-11:30 Este exame é composto por 16 páginas contendo 6 grupos de perguntas. Identifique já todas as folhas do exame com o seu nome e número.

Leia mais

USANDO UM MÉTODO INDUTIVO PARA RESOLVER PROBLEMAS. Bruno Maffeo Departamento de Informática PUC-Rio

USANDO UM MÉTODO INDUTIVO PARA RESOLVER PROBLEMAS. Bruno Maffeo Departamento de Informática PUC-Rio USANDO UM MÉTODO INDUTIVO PARA RESOLVER PROBLEMAS Bruno Maffeo Departamento de Informática PUC-Rio MÉTODO INDUTIVO O método indutivo para resolver problemas aqui empregado inspira-se na formulação mais

Leia mais

Aulas Anteriores. Detalhes da linguagem de programação

Aulas Anteriores. Detalhes da linguagem de programação Aulas Anteriores Detalhes da linguagem de programação Elementos básicos (identificadores, constantes, símbolos gráficos) Estrutura básica de um programa (cabeçalho, parte declarativa, parte de execução)

Leia mais

tipoveiculo = (bicicleta, motociclo, motorizada, automovel, autocomreb, camioneta, autocarro, camiao, reboque); veiculo : tipoveiculo;

tipoveiculo = (bicicleta, motociclo, motorizada, automovel, autocomreb, camioneta, autocarro, camiao, reboque); veiculo : tipoveiculo; Métodos de Programação I Departamento de Matemática, FCTUC 38 type var tipoveiculo = (bicicleta, motociclo, motorizada, automovel, autocomreb, camioneta, autocarro, camiao, reboque); veiculo : tipoveiculo;

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções. Prof. Ariel da Silva Dias -

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções. Prof. Ariel da Silva Dias - Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções 1 Um algoritmo pode ser visto como uma sequência de ações executáveis para a obtenção de uma solução para um determinado tipo de problema.

Leia mais

Matemática Computacional

Matemática Computacional folha de exercícios 5 :: página 1/5 exercício 5.1. Defina a função f : R R, f(x) = 4x 4 3x 3 + 2x 2 + x. Calcule f(0), f( 1), f(4/3) e f(2.88923). exercício 5.2. Defina a função g : R R R, g(x, y) = x

Leia mais

Tipos de Dados e Variáveis

Tipos de Dados e Variáveis Tipos de Dados e Variáveis Universidade dos Açores Departamento de Matemática www.uac.pt/~hguerra!! Existem dois conceitos fundamentais na computação:!! Algoritmo "! sequencia de instruções para resolução

Leia mais

Funções. Capítulo (2) Considere a seguinte interacção em Python: >>> def f1(x):... return x * x... >>> f1(5) 25 >>> f2 = f1 >>>

Funções. Capítulo (2) Considere a seguinte interacção em Python: >>> def f1(x):... return x * x... >>> f1(5) 25 >>> f2 = f1 >>> Capítulo 3 Funções 1. (2) Considere a seguinte interacção em Python: def f1(x): return x * x f1(5) 25 f2 = f1 (a) Qual o valor retornado pela chamada f2(5)? Justifique a sua resposta. (b) Suponha que agora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Aula 03 Programas (Monolítico e Iterativo) Prof.ª Danielle Casillo Programas, Máquinas e Computações Diferentes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof.ª Danielle Casillo Diferentes computadores podem ter diferentes arquiteturas e os diversos tipos de linguagem de programação.

Leia mais

Resolução Numérica de Equações (Parte II)

Resolução Numérica de Equações (Parte II) Cálculo Numérico Módulo III Resolução Numérica de Equações (Parte II) Prof: Reinaldo Haas Cálculo Numérico Bissecção Métodos Iterativos para a Obtenção de Zeros Reais de Funções Bissecção Newton-Raphson

Leia mais

puras um ou mais apenas mesmos

puras um ou mais apenas mesmos Funções Relembrando um dos objetivos do paradigma de programação funcional: Escrever funções puras Na prática, uma função pura apresenta as seguintes características: Possui um ou mais parâmetros; Realiza

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação INF1005: Programação 1 Introdução à Programação 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 1 Tópicos Principais Modelo de um Computador Ciclo de Desenvolvimento 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 2 Modelo de um Computador

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO 2º Teste, 1 de junho de 2013, 1h30m

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO 2º Teste, 1 de junho de 2013, 1h30m FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO 2º Teste, 1 de junho de 2013, 1h30m 1. (3.25) Escreva um programa que pede o nome (mais de 2 caracteres) e o sobrenome (mais de 4 caracteres) a um utilizador e gera um username

Leia mais

Primeira Lista de Exercícios

Primeira Lista de Exercícios 1 Espaços vetoriais Primeira Lista de Exercícios {( ) } a b Exercício 1.1. Considere M 2 := : a, b, c, d R, : M c d 2 M 2 M 2 dada por e : R M 2 M 2 dada por ( ) ( ) ( ) a1 b 1 a2 b 2 a1 + a := 2 b 1 +

Leia mais

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto Lógica de Programação Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto O curso Técnico em Informática É o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas; monta estruturas

Leia mais

Computação Fiável Indução - exercícios básicos

Computação Fiável Indução - exercícios básicos Computação Fiável Indução - exercícios básicos Simão Melo de Sousa 17 de Outubro de 2011 Conteúdo 1 Indução Estrutural 1 2 Indução Bem Fundada 9 1 Indução Estrutural Exercício 1 Demonstre por indução estrutural

Leia mais

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Introdução à Para Engenharias Algoritmos e Lógica de GE4 Bio GE4Bio Grupo de Estudos em

Leia mais

Introdução a Algoritmos Parte 08

Introdução a Algoritmos Parte 08 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia de Computação Introdução a Algoritmos Parte 08 (Baseado no Material do Prof. Marcelo Linder) Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br

Leia mais

Exercícios para Fundamentos da Programação

Exercícios para Fundamentos da Programação Exercícios para Fundamentos da Programação Fausto Almeida, Cláudia Antunes, Ana Cardoso-Cachopo, Pedro Amaro de Matos, Francisco Saraiva de Melo Departamento de Engenharia Informática Instituto Superior

Leia mais

Licenciatura em Informática Introdução a Ciência dos Computadores 1º Ano

Licenciatura em Informática Introdução a Ciência dos Computadores 1º Ano Licenciatura em Informática Introdução a Ciência dos Computadores 1º Ano Data : 24-01-2012 Parte Teórica 1º Ano - 1º Semestre Teste Tipo - Resolução Duração : 60 Minutos Prof. : Jorge Mota Numero : Nome

Leia mais

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark

Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Inteligência Artificial Alameda e Taguspark Repescagem do Primeiro Teste 13 de Fevereiro de 2009 17H00-18H30 Nome: Número: Este teste tem 7 perguntas e 5 páginas. Escreva o número em todas as páginas.

Leia mais

Técnicas de análise de algoritmos

Técnicas de análise de algoritmos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Técnicas de análise de algoritmos Algoritmos e Estruturas de Dados I Natália Batista https://sites.google.com/site/nataliacefetmg/ nataliabatista@decom.cefetmg.br

Leia mais

Exercícios: Comandos de Repetição

Exercícios: Comandos de Repetição Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Comandos de Repetição 1. Faça um programa que determine o mostre os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof.ª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Aula 04 Programa Recursivo e Máquinas Prof.ª Danielle Casillo Funções recursivas Alguma função é recursiva quando

Leia mais

Elementos Básicos de Programação

Elementos Básicos de Programação Capítulo 2 Elementos Básicos de Programação 1. Escreva um programa em Python que pede ao utilizador que lhe forneça dois números (x e y) equeescreveovalorde(x + 3 * y) * (x - y). Oseuprogramadevegerarumainteraçãocomoaseguinte:

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO 1º Teste, 19 de abril de 2013, 1h30m

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO 1º Teste, 19 de abril de 2013, 1h30m FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO 1º Teste, 19 de abril de 2013, 1h30m 1. (1.5) Considere a seguinte gramática em notação BNF: ::= , ::= ::=

Leia mais

Noção de Computabilidade

Noção de Computabilidade Noção de Computabilidade 1 Procedimento X Algoritmo Procedimento: sequência finita de instruções, que são operações claramente descritas, e que podem ser executadas mecanicamente, em tempo finito. claramente

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 1º Semestre 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 1º Semestre 2011/2012 UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 1º Semestre 2011/2012 Introdução à Programação em C 31/01/2012 Leia com atenção as perguntas e justifique cuidadosamente todas as respostas 1. Explique

Leia mais