Instituto de Física USP. Física V - Aula 17. Professora: Mazé Bechara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto de Física USP. Física V - Aula 17. Professora: Mazé Bechara"

Transcrição

1 Instituto de Física USP Física V - Aula 17 Professora: Mazé Bechara

2 Aula 17 Competição entre processos de interação de raios-x e gama com a matéria 1. Secção de choque para efeito fotoelétrico, espalhamentos Compton e Thomson e criação de pares elétron-pósitron em diferentes materiais.. 2. Soluções e critérios de correção da 1ª prova

3 Fig. do Eisberg - Resnick Tudo o que não é transmitido, ou é desviado (espalhado que inclui a reflexão ou espalhamento a 180 o ), ou é absorvido.

4 A intensidade da radiação atravessando a matéria Resultado experimental da intensidade da radiação na posição x no interior da matéria, quando o feixe tincide na direção x: ( w, mat) x I( x) I(0) e é chamado de coeficiente de atenuação do feixe. Sua unidade é de inverso de comprimento. Ele depende essencialmente da frequencia da radiação eletromagnétaica T é a densidade volumétrica da matéria, ou seja, número de constituintes por unidade de volume, e é a seção de choque total (que tem dimensão de área) para roubar intensidade do feixe incidente.

5 Eletromagnetismo clássico os campos das ondas (dispersivas) na matéria Onda propagando na direção do eixo x no interior de matéria, ou onda transmitida: ( w, mat) x 2 E( x, t) E0e cos( k( w) x wt) ( w, 2 B( x, t) e B k 2 ( w) mat) x o E o w B 2 o cos( k( w) x ( w, mat) 4 i As ondas na matéria A amplitude cai no interior da matéria. ) O número de onda k e o fator de decaimento dependem da frequencia w. A dependência citada acima é diferente na matéria condutora e isolante. A velocidade da onda dispersiva: v=dw/dk < c Em eletrodinâmica clássica ou fotônica a frequencia não muda quando a radiação muda de meio. Mudam sim a velocidade, o comprimento de onda e a intensidade. wt

6 Conservação da energia do feixe I inc = I transm + I absorv + I esp I transm - Intensidade transmitida = Intensidade da radiação que não interagiu; ou espalhada a zero graus. I absorv - Intensidade absorvida = Intensidade da radiação absorvida. A física fotônica ensina que tal absorção acontece por elétrons ligados fazendo o efeito fotoelétrico (EF) e por núcleos que produzem par elétron-pósitron (PR). I esp - É Intensidade de Espalhamento = intensidade da radiação que se desviou da direção incidente (inclusive a 180 graus ou refletidos) ou seja, dos fótons que fizeram os espalhamento Thomson (se desviam com o mesmo comprimento de onda) e Compton ( espalhados com comprimento de onda maior)..

7 A intensidade da radiação atravessando a matéria Visão fotônica I ( x) I(0) e x é o coeficiente de atenuação do feixe. Sua unidade é de inverso de comprimento. T (, mat ) [ (, mat ) (, mat ) (, mat ) FE Aqui foram considerados os processos mais prováveis (de maior seção de choque): efeito fotoelétrico (EF), espalhamento com mesmo ou diferente comprimento de onda (E), e a produção de pares (PR) elétron-pósitron. O que não é desviado e nem absorvido por interação com a matéria é o feixe transmitido. E PR

8 O número de fótons através da matéria dn f (x) O pequeno número de fótons que desaparece do total N f (x) de fótons do feixe na posição entre x e x+dx no interior matéria depende da densidade de matéria e da seção de choque total T, sendo a última grandeza relacionada à probabilidade de ocorrerem os processos que roubam (sinal -) os fótons do feixe por interação de fótons com a matéria: dn f ( x) N f ( x) T dx N f ( x) N f (0) e T x N f (0) e ( EF E PR ) x Compatível com eletromagnetismo clássico e com experimentos.

9 Coeficientes de atenuação da radiação com raios-x e raios- Há efeito da densidade mas há outros da estrutura da matéria as curvas dos vários elementos não tem formas idênticas Fig. do Eisberg - Resnick

10 Seções de choque versus energia do fóton para o chumbo 1. Efeito fotoelétrico domina para fótons de energias menores do que ev 2. Espalhamento domina para afótons com energia entre ev e ev. 3. Fótons com energia maior do que ev e abaixo de 10 8 ev, preferencialmente criam pares elétron - pósitron. Fig. do Eisberg - Resnick

11 Uma teoria da interação do fóton com as partículas da matéria Para tratar teoricamente os processos relativos à interação de fótons com a matéria, seja de espalhamento, seja de absorção, seja a criação e aniquilação deles, seja de outros aqui não tratados, é preciso uma teoria que permita a existência de fótons, de partículas na matéria, e que o número de fótons, como o de partículas na matéria, não se conservem. Esta teoria é a eletrodinâmica quântica (QED - Quantum ElectroDynamics do nome em inglês). Iniciada por Dirac (Nobel de Física com Schroedinger em 1933) na década de 20, depois desenvolvida por Schwinger e por Feynman (na década e 1940), este último viabilizando os cálculos com seus famosos diagramas, o que deu a estes dois últimos e ao Tomonaga, o prêmio Nobel de Física em 1965.

12 QED - prêmio Nobel de Física 1965 Acima: Diagramas de Feynman, e o próprio na década de 1970 Ao lado: Schwinger, Tomonaga e Feynman em 1965 Abaixo: A equação básica da QED (só para impressionar!!!)

13 Questão 1 da 1ª prova (5,0) - critério (0,25) (a) O que define a temperatura de um sistema qualquer é a MÉDIA da energia cinética (de translação) dos constituintes. Neste sistema na temperatura T o, a média da energia cinética dos átomos de He e das moléculas de O 2 é 3kT o /2, conforme proposta de Maxwell. (Obs. A energia interna depende da temperatura e dos movimentos das moléculas também. Assim não é ela que define a temperatura de um sistema) (1,0) (b) (0,3) Determinar o módulo de velocidade mais provável e módulo de velocidade menos provável exige o conhecimento da distribuição de módulos de velocidades, devida35mente normalizada. E estes valores representam as velocidades em torno das quais, respectivamente, há maior e menor fração de partículas com este valor de módulo, dentro do valor infinitesimal dv. Para o cálculo, portanto, deve-se encontrar o máximo e mínimo, respectivamente, da distribuição de módulos, o que se faz impondo a primeira derivada em relação a v ser nula. (0,35) pela derivada correta com as respostas: v -p =0 (0,10) para ambos os gases; (0,10) v +p =(2kT o /m )1/2 para o He e (0,15) v +p =(2kT o /8m ) 1/2 para O 2.

14 Questão 1 da 1ª prova (5,0) - critério (1,0) (c) (0,10) por cada um dos valores de velocidade mais provável corretamente e proporcionalmente colocados nos eixos (v +p (He)=2,8v +p (O 2 ); (0,15) por cada um dos f(v +p ) corretos e justificadas as determinações, colocados no gráfico proporcionalmente na escala f(v +p- O 2 )=2,8 f(v +p -He)); (0,25) por cada curva com as áreas aparentemente iguais. (1,0) (d) (0,25) por cada uma das frações dn(v +p )/N= f(v +p )dv, onde dv é um elemento infinitesimal do módulo de velocidades. (0,25) por cada área corretamente desenhada no gráfico do item anterior. (1,0)(e) (0,20) Q 1mol / T= U 1mol / T a volume constante porque du=dq-dw (1ª lei da termodinâmica). E pelo modelo cinético (0,15) U 1mol = i = =N o < > e (0,15) pelo teorema de equipartição de energia: U 1mol (He) =3kT o /2 (só energia cinétaica translacional) o que implica (0,5) que é necessária 1cal por grau de lliberdade quadrático na posição ou velocidade generalizada. No caso do O 2, molécula diatômica, levando em conta os dois graus de liberdade quadrátaicos nas velocidades de rotação seriam 5 cal, ou se houvesse vibração, seriam 7 cal. (à título de informação : no O 2 o resultado experimental é de não haver vibração; daí o tempo do verbo se houvesse vibração)

15 Questão 1 da 1ª prova (5,0) - critério (0,75) (f) (0,35) Sim, as régras são as mesmas da estatística dos jogos da loteria. Se usa para estimar as probabilidades do resultado de um certo número dar na loteria, o fato que qualquer número tem a mesma probabilidade de ser sorteado, independentemente de ter saido antes ou não. Aqui se usa o fato inicial de que há um estado muito mais provável do que os demais no equilíbrio termodinâmnico, e que neste estado, todas as possíveis variáveis da dinâmica newtoniana são igualmente provavéis, ou seja, o fato de haver partículas com certo valor de grandeza física, não favorece, nem inibe que haja outras com o mesmo valor. (0,40) No entanto, enquanto na loteria cada jogo é um jogo sem relação com o jogo anterior, aqui na mecânica estatística clássica, cada partícula segue uma dinâmica da lei de Newston, e portanto tem valores de grandezas físicas muito bem definidas em cada instante. Neste sentido é determinística. O uso da estatística vem da impossibilidade de se determinar a dinâmica determinística de cada uma delas, e parece que anatureza segue mesmo esta estatística de taodos os valores possíveis serem igualmente prováveis, dados os resultados em acordo com os experimentais. (Mas está absolutamente errado dizer que a mecânica estatística é determinística porque só determina médias de grandezas físicas: ela determina distribuições de grandezas físicas também.)

16 Questão 2 da 1ª prova (2,5) - critério (0,75) (a) To / 2To =(4/c)R To /(4/c)R 2To =(T o ) 4 / (2T o ) 4 =1/16 È igual para o forno porque porque a emissividade está nos dois termos. (1,0) (b) (0,25) por cada gráfico com as frequencias corretas: (2T o )=2 (T o ) e com forno ( )= 0,7 c.negro ( ), e com as áreas proporcionalmente corretas (conforme o cálculo do item anterior). (0,75) (c) (0,25) A chamada catástarofe do ultravioleta é o fato do cálculo clássico, no qual a energia média dos osciladores eram as possíveis pela mecânica newtoniana, ter como resultado para qualquer temperatura, que a densidade de energia cresce com 2 (como o número de diferentes ondas estacionárias com a mesma frequencia), e portanto a densidade de energia seria infinita, já que a média da energia é kt, independente da frequencia. (0,25) O que Planck fez foi supor que as energias das oscilações na matéria que geram as ondas estacionárias são quantizadas com energias nh, n=0,1,2,...o que leva a uma energia média, usando Boltzmann, variando com a frequencia e temperatura, de forma a cair a zero para h >>kt, e com isto, resolve o indesejável problema de energia infinita para crescendo. (0,25) Pelo gráfico coincidindo nas baixas frequencias com o desenhado no item anterior, e crescendo com 2..

17 Questão 3 da 1ª prova (1,5) - critério (0,75) (a) (0,15) A fonte é esférica mas é pequena e colocda a 20cm das placas de 3cm de lado. Logo se pode dizer que as placas estão prataicamente na frente de onda que é uma superfície esférica de raio d. Como elas têm a mesma potência, a intensidade na frente de onda é a mesma, E a distribuição de energia é aproximadamente homogênea nas placas. (0,20) Pelo distribuição contínua e homogênea (ou leveme nte mais faraca nas bordas das placas) igual nas placas para as duas fontes; (0,20) para a distribuição homogênea mas em fótons (pontos) para cada placa, mas com o dobro de fótons na placa que recebe luz vermelha, já que a frequencia da violeta é o dobro (metade do comprimento de onda) da frequencia da luz vermelha, e a energia de cada fóton é proporcional a frequencia do fó ton.

18 Questão 3 da 1ª prova (1,5) - critério (0,75) (b) A potencia emitida pelas fontes é igual e o número de fótons por unidade de tempo emitidos pela fonte é a potência dividida pela energia de cada fóton(3, fótons/s para fonte violeta e 7, fótons/s para fonte de luz vermelhoa). Este número total de fótons chega ao mesmo tempo na frente de onda esférica distante d dela, o nde estão as placas. E portanto, o número de fótons que chega nas placas é o número de fótons emitidos vezes a área das placas dividida pela área da superfície esférica na frente de onda: 6, fótons/s para fonte com =3500angstrons e 1, fótons/s para fonte com =7000angstrons

19 Questão 4 da 1ª da prova (1,5) - critério (0,75) (a) (0,40) O gráfico indica que há um número constante de elétrons sendo emitidos por unidade de tempo pelo fato de ser constante a corrente a partir de pequeno valor de potencal acelerador. E indica que havia antes elétrons que não chegavam, e portanto estavam em repouso. O fato que da corrente decrescer de maneira contínua com potencial que desacelera eletróns, indica que há elétrons que saem do material com diferentes valores de energia cinética, até um máximo de ev o. (0,35) Se todos elétrons receberam a mesma quantidade de energia do fóton, feixe monocromático, isto implica que os elétrons no interior do metal tinham diferentes energias de ligação. (0,75) (b) (0,5) A função trabalho é a mínima energia que se deve dar a um metal para se extrair elétrons dele. (0,25) A partir do gráfico dado: =hf t = hf 1 -ev o1 = hf 2 -ev o2.

20 1 a prova - distribuição de notas Nota # alunos 0,0 0,99 7 1,0 1, ,0 2,99 6 3,0 3, ,0 4,99 6 5,0 5,99 8 6,0 6,99 1 7,0 7,99 3 8,0 8,99 0 9,0 9,99 0 Média = 3,4 do total de 56 alunos acima de 5: 21%; acima de 4,0: 32%

Professora: Mazé Bechara

Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 14 Professora: Mazé Bechara AVISO importante 1. Guia ao TÓPICO III: Modelos atômicos, as primeiras regras de quantização e o caráter dual da matéria: partícula-onda.

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 18. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 18. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 18 Professora: Mazé Bechara Aula 28 Discussão da 1ª prova e Apresentação do Tópico III 1. Soluções das questões da prova com comentários. Critérios de correção.

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 15 Professora: Mazé Bechara Aula 15 Espectros de absorção e emissão atômica e modelo atômico de Thomson. 1. Evidências experimentais da existência de estrutura nos

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 14. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 14. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 14 Professora: Mazé Bechara Aula 14 - Efeito Compton ou o espalhamento dos Raios-X na interação com a matéria 1. Efeito ou espalhamento Compton o que é.. As características

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 10. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 10. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 10 Professora: Mazé Bechara Aula 10 - Efeito Compton ou o espalhamento dos Raios-X na interação com a matéria 1. O Efeito Compton o que é.. As características

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 13. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 13. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 13 Professora: Mazé Bechara Aula 13 Processos de criação e de aniquilação de matéria 1. Outros processos que evidenciam o caráter corpuscular da radiação (chocantes

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 11. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 11. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 11 Professora: Mazé Bechara AVISOS 1. A aula de 21/3, quinta-feira será uma aula de aplicações. Excepcionalmente não haverá a sessão monitoria às 13h. 2. Na página

Leia mais

Instituto de Física USP Física V Aula 08. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP Física V Aula 08. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - 4300311 Aula 08 Professora: Mazé Bechara Aula 08 Oscilações nos sólidos e A Radiação do Corpo Negro i. O Calor específico molar a volume constante dos sólidos condutores

Leia mais

Uma breve história do mundo dos quanta. Érica Polycarpo Equipe de Física Coordenação: Prof. Marta Barroso

Uma breve história do mundo dos quanta. Érica Polycarpo Equipe de Física Coordenação: Prof. Marta Barroso Uma breve história do mundo dos Érica Polycarpo Equipe de Física Coordenação: Prof. Marta Barroso Tópicos da Segunda Aula Abordagem histórica Radiação de corpo negro Efeito fotoelétrico Espalhamento Compton

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 09. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 09 Professora: Mazé Bechara Material para leitura complementar ao Tópico II na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz; Albert Einstein (1905); Artigo 5 do

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 4. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 4. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 4 Professora: Mazé Bechara Aula 04 Modelos de estrutura da matéria e a mecânica estatística clássica 1. Uma teoria para a dinâmica de um sistema de muitas

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 24. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 24. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 24 Professora: Mazé Bechara Aula 24 Princípio de correspondênciam Experimento de Franck e Hertz, e regra de quantização de Wilson-Sommerfeld 1. O princípio de correspondência

Leia mais

Instituto de Física USP Física V Aula 7. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP Física V Aula 7. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - 4300311 Aula 7 Professora: Mazé Bechara Material para leitura na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz; Albert Einstein (1905); Artigo 5 do Livro O ano Miraculoso

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 07. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 07. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 07 Professora: Mazé Bechara Material para leitura na Xerox do IF 1. Produção e Transformação de Luz - Albert Einstein (1905) Artigo 5 do Livro O ano Miraculoso

Leia mais

Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker

Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual é o nome das partículas associadas ao campo eletromagnético? a) Fônons. b)

Leia mais

Tópico I A Estrutura da Matéria no contexto da Física Clássica

Tópico I A Estrutura da Matéria no contexto da Física Clássica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA Física V (4300311) - Período: noturno 2o Semestre de 2012 ------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

Interação da Radiação Eletromagnética com a Matéria Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Interação da Radiação Eletromagnética com a Matéria Parte 1. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Interação da Radiação Eletromagnética com a Matéria Parte 1 FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E < 1,4 ev - UV A, B e C - Visível - Infra-vermelho - Microondas - Ondas de

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

Física V período noturno 2 0. SEMESTRE DE 2012 Cronograma proposto cronograma realizado

Física V período noturno 2 0. SEMESTRE DE 2012 Cronograma proposto cronograma realizado Instituto de Física da USP Física V 4300311 - período 2 0. SEMESTRE DE 2012 Cronograma proposto cronograma realizado prof.ª Maria José (Mazé) Bechara dia aula semana 31 /7 1 1 Apresentação dos Protagonistas:

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física IV 2019/1 Lista de Exercícios do Capítulo 5 Origens da Teoria Quântica 1) Calcule a energia de um quantum de luz de comprimento de onda

Leia mais

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas)

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) SEL 5705 - FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) 5. INTERAÇÃO DOS RAIOS X COM A MATÉRIA 5.1. Atenuação e Absorção ATENUAÇÃO:

Leia mais

Física Moderna I Período: noturno

Física Moderna I Período: noturno UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA Física Moderna I - 4300375 Período: noturno 1o Semestre de 01 --------------------------------------------------------------------------------------- Guia

Leia mais

2. Propriedades Corpusculares das Ondas

2. Propriedades Corpusculares das Ondas 2. Propriedades Corpusculares das Ondas Sumário Revisão sobre ondas eletromagnéticas Radiação térmica Hipótese dos quanta de Planck Efeito Fotoelétrico Geração de raios-x Absorção de raios-x Ondas eletromagnéticas

Leia mais

Instituto de Física USP Física V - Aula 04

Instituto de Física USP Física V - Aula 04 Instituto de Física USP Física V - Aula 04 Professora: Mazé Bechara Aula 04 Mecânica estatística clássica. Estimativa dos do calor específico molar a volume constante em gases mono e poliatômicos e nos

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 03. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 03. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 03 Professora: Mazé Bechara Aula 03 AVISOS. Na página da disciplina há uma programação aula a aula até a ª prova em de abril.. Alguns dos alunos matriculados

Leia mais

AULA METAS: Introduzir o conceito de fóton no contexto. usar a teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico

AULA METAS: Introduzir o conceito de fóton no contexto. usar a teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico METAS: Introduzir o conceito de fóton no contexto da teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico. Introduzir a teoria elementar do efeito Compton. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 08. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 08. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 08 Professora: Mazé Bechara Aula 08 Ondas eletromagnéticas. O efeito fotoelétrico e os fótons. A natureza dual da radiação eletromagnética 1. Aplicação relativa

Leia mais

Física Moderna I Aula 05. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 212, ramal

Física Moderna I Aula 05. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 212, ramal Física Moderna I Aula 05 Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 212, ramal 916940 munhoz@if.usp.br 1 Röntgen descobre os raios-x (1895) Röntgen trabalhava com tubos de raios catódicos Durante seus estudos

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 21. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 21. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 1 Professora: Mazé Bechara Aula 1 A dimensão nuclear em experimentos de Rutherforad. A questão estabilidade do átomo nucleado e as hipóteses de Niels Bohr 1. A mínima

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais

Cap. 38 Fótons e ondas de matéria

Cap. 38 Fótons e ondas de matéria Cap. 38 Fótons e ondas de matéria Problemas com a mecânica clássica: Radiação de corpo negro; Efeito fotoelétrico; O fóton; Efeito fotoelétrico explicado; Exemplo prático: fotoemissão de raios-x; Efeito

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 16. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 16. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 16 Professora: Mazé Bechara Aula 16 Criação e aniquilação de matéria (e antimatéria) 1. Processos (impensáveis na concepção de matéria na Física Clássica!) a) O

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 08. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 08. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 08 Professora: Mazé Bechara Aula 08 Uma determinação da radiança espectral do corpo negro no contexto da Física Clássica. A quantização de Planck e a radiança espectral

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 13. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 13. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 13 Professora: Mazé Bechara Convite Amanhã, às 18h, tem um colóiquio com o título A mecânica quântica em exemplos simples, do prof. Amir Caldeira da Unicamp, pode

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de novembro de 2011 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais

Física Experimental C. Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama

Física Experimental C. Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama Carlos Ramos (Poli USP)-2016/Andrius Poškus (Vilnius University) - 2012 4323301 Física Experimental C Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama Grupo: Nome No. USP No. Turma OBJETIVOS - Medir curvas de atenuação

Leia mais

UFABC - Física Quântica - Curso Prof. Germán Lugones. Aula 7. Exercícios

UFABC - Física Quântica - Curso Prof. Germán Lugones. Aula 7. Exercícios UFABC - Física Quântica - Curso 2017.3 Prof. Germán Lugones Aula 7 Exercícios 1 Ex. 1 Um laser pointer com uma potência de saída de 5,00 mw emite luz vermelha (l 650 nm). (a) Qual é o módulo do momento

Leia mais

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Introdução O Fóton (quantum de luz) Radiação térmica O Efeito Fotoelétrico Os Fótons possuem Momento A luz como uma

Leia mais

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO FÍSICA QUÂNTICA: FÓTONS E ONDAS DE MATÉRIA Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO Fótons e ondas de matéria Revisão 1) Relatividade: Do Tempo: (dilatação temporal) Das

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA Física Moderna I - 4300375 - Período: noturno 1o Semestre de 2012 GUIA DE TRABALHO Tópico II Fenômenos físicos e o caráter dual da radiação eletromagnética:

Leia mais

Instituto de Física da USP

Instituto de Física da USP Instituto de Física da USP Física V 4300311 - período 1 0. SEMESTRE DE 2013 Cronograma proposto cronograma realizado prof.ª Maria José (Mazé) Bechara dia aula semana 25 /2 1 1 Apresentação dos Protagonistas:

Leia mais

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15 7. Campo Magnético 7.1 - Campo magnético de uma corrente elétrica 7.2 - Linhas de força 7.3 - Fluxo magnético e indução magnética 7.4 - Campo magnético de uma espira 7.5 - Lei de Ampère 7.6 - Campo magnético

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 16. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 16. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 16 Professora: Mazé Bechara Aula 16 Criação e aniquilação de matéria (e antimatéria) 1. As antipartículas o que são. 2. Processos que evidenciam o caráter corpuscular

Leia mais

Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento. Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica

Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento. Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Princípios da Interação da Luz com o tecido: Refração, Absorção e Espalhamento Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Introdução Breve revisão: Questões... O que é uma radiação? E uma partícula? Como elas

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 37. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 37. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 37 Professora: Mazé Bechara Aula 28 Discussão da 2ª prova 1. Soluções das questões da prova. Critérios de correção. Questão 1 da 2 ª prova (3,25) - critério (1,0)

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 03. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 03. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 03 Professora: Mazé Bechara Aula 03 AVISOS 1. Página da disciplina: se organize e use os mecanismos de apoio para o seu bom aproveitamento e desenvolvimento nos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL PPE6408 Tópicos Especiais de Física Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Início da Física Moderna Vários fenômenos, não podiam ser compreendidos nos quadros da física clássica a radiação do corpo negro o efeito fotoelétrico a emissão de

Leia mais

Max Planck Pai da Física Quantica

Max Planck Pai da Física Quantica A Mecânica Quântica é a parte da física que estuda o movimento dos corpos microscópicos em altas velocidades. As principais conclusões da Física Quântica são que, em estados ligados, a energia não se troca

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia)

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia) EFEITO FOTOELÉTRICO Elétrons são emitidos da matéria após absorverem a energia de uma radiação eletromagnética (de baixos comprimentos de onda visível ou UV) que incida sobre ela. Descoberto acidentalmente

Leia mais

Capítulo 7 Interação da Radiação gama e X com a matéria

Capítulo 7 Interação da Radiação gama e X com a matéria Física das Radiações e Dosimetria Capítulo 7 Interação da Radiação gama e X com a matéria Dra. Luciana Tourinho Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Introdução Há cinco tipos de interação

Leia mais

Vitor Oguri Departamento de Física Nuclear e Altas Energias Instituto de Física Armando Dias Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Vitor Oguri Departamento de Física Nuclear e Altas Energias Instituto de Física Armando Dias Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Vitor Oguri Departamento de Física Nuclear e Altas Energias Instituto de Física Armando Dias Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Manaus, 28 de julho de 2015 Descrição eletromagnética

Leia mais

O Efeito Fotoelétrico

O Efeito Fotoelétrico O Efeito Fotoelétrico O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) suficientemente energética, ou seja,

Leia mais

Instituto de Física da USP

Instituto de Física da USP Instituto de Física da USP Física V 4300311 - período no turno 2 0. SEMESTRE DE 2013 cronograma proposto Cronograma proposto dia aula semana prof.ª Maria José (Mazé) Bechara 01/8 1 1 Apresentação dos Protagonistas

Leia mais

INTRODUÇÃO. O mundo das coisas pequenas é estranho...

INTRODUÇÃO. O mundo das coisas pequenas é estranho... INTRODUÇÃO O mundo das coisas pequenas é estranho... INTRODUÇÃO As partículas materiais se comportam como ondas... INTRODUÇÃO As ondas-partículas são descritas probabilisticamente... INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 19. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 19. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 19 Professora: Mazé Bechara Aula 19 Princípio de correspondência de Bohr. O caráter dual da matéria - de Broglie 1. O Princípio de Correspondência de Bohr

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) BC-1105: MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS Introdução Propriedades

Leia mais

Radiação do Corpo Negro

Radiação do Corpo Negro Aula-8 Fótons I Radiação do Corpo Negro Radiação Térmica Até agora estudamos fenômenos em que a luz é era considerada como onda. Porém, há casos em que a explicação convencional da teoria eletromagnética

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

Interação da radiação com a matéria

Interação da radiação com a matéria Interação da radiação com a matéria 8 a aula/9 ª aula i - INTRODUÇÃO ii - IONIZAÇÃO, EXCITAÇÃO, ATIVAÇÃO E RADIAÇÃO DE FRENAGEM iii RADIAÇÕES DIRETAMENTE IONIZANTES iv RADIAÇOES INDIRETAMENTE IONIZANTES

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia)

EFEITO FOTOELÉTRICO. Propriedade corpuscular da radiação eletromagnética Reforço à teoria quântica de Planck (quanta de energia) EFEITO FOTOELÉTRICO Elétrons são emitidos da matéria após absorverem a energia de uma radiação eletromagnética (de baixos comprimentos de onda visível ou UV) que incida sobre ela. Descoberto acidentalmente

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS ÍNDICE 4.1- Modelo de Thomson 4.2- Modelo de Rutherford 4.2.1-

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva A radiação do corpo negro e as hipóteses de Planck Um corpo, em qualquer temperatura emite radiação, algumas vezes denominada radiação térmica. O estudo minucioso

Leia mais

A NATUREZA DA LUZ. c=3x10 Fig. 1.1 Sir Isaac Newton PROF. TONHO

A NATUREZA DA LUZ. c=3x10 Fig. 1.1 Sir Isaac Newton PROF. TONHO AULA 19 NATUREZA DA LUZ APOSTILA 7 FSC-D ÓPTICA GEOM MÉTRICA TEORIA CORPUSCULAR A NATUREZA DA LUZ Em 1672, o físico inglês Isaac Newton apresentou uma teoria conhecida com modelo corpuscular da luz. Nessa

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 26 Professora: Mazé Bechara Onde estamos, quem somos nós? Ocorreu alguma data importante à Vida da USP, recentemente? E à Vida do Brasil? USP e a batalha da R. Maria

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 11-04/11/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

Física Moderna. A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico.

Física Moderna. A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico. Física Moderna A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico. Efeito fotoelétrico Quando uma radiação eletromagnética incide sobre a superfície de um metal, elétrons podem ser

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 3.1-

Leia mais

Introdução à Física Quântica

Introdução à Física Quântica 17/Abr/2015 Aula 14 Introdução à Física Quântica Radiação do corpo negro; níveis discretos de energia. Efeito foto-eléctrico: - descrições clássica e quântica - experimental. Efeito de Compton. 1 Introdução

Leia mais

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) fernando.giacomelli@ufabc.edu.br Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Dualidade Onda-Partícula: Descrição Clássica

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA DE FÍSICA PROVA ESPECÍFICA DE FÍSICA

Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA DE FÍSICA PROVA ESPECÍFICA DE FÍSICA 1ª AVALIAÇÃO CORRETOR 1 01 02 03 04 05 06 07 08 Reservado à CCV AVALIAÇÃO FINAL Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Reservado à CCV 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Questão 1 Ondas longas de rádio, com comprimento de onda λ, de uma estação radioemissora E podem chegar a um receptor

Leia mais

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Profª Drª Rosemary Aparecida de Carvalho Pirassununga/SP 2018 Introdução Métodos espectrométricos Abrangem um grupo de métodos analíticos

Leia mais

Dualidade onda-partícula

Dualidade onda-partícula Dualidade onda-partícula Química Inorgânica Prof. Edson Nossol Uberlândia, 22/03/2018 Mecânica quântica Matéria e radiação podem se comportar com partículas ou ondas Radiação eletromagnética é constituída

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS DOS MATERIAIS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

Introdução à Química Moderna

Introdução à Química Moderna Introdução à Química Moderna Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Radiação de Corpo Negro Objeto com T 0K:emite radiação eletromagnética. T 0K Física Clássica: vibração térmica dos átomos e moléculas, provoca

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 2 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 2.1- Radiação

Leia mais

Termo-Estatística Licenciatura: 22ª Aula (05/06/2013) RADIAÇÃO TÉRMICA. (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick)

Termo-Estatística Licenciatura: 22ª Aula (05/06/2013) RADIAÇÃO TÉRMICA. (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick) ermo-estatística Licenciatura: ª Aula (5/6/13) Prof. Alvaro Vannucci RADIAÇÃO ÉRMICA (ver livro Física Quântica de Eisberg e Resnick) Experimentalmente observa-se que os corpos em geral e principalmente

Leia mais

Solução Comentada da Prova de Física

Solução Comentada da Prova de Física Solução Comentada da Prova de Física 01. Uma partícula parte do repouso, no instante t = 0, na direção positiva do eixo x. O gráfico da aceleração da partícula ao longo eixo x, em função do tempo, é mostrado

Leia mais

A radiação do corpo negro

A radiação do corpo negro A radiação do corpo negro Um corpo em qualquer temperatura emite radiações eletromagnéticas. Por estarem relacionadas com a temperatura em que o corpo se encontra, freqüentemente são chamadas radiações

Leia mais

Parte 1. Licenciatura em Química Física III

Parte 1. Licenciatura em Química Física III Parte 1 Licenciatura em Química Física III Radiação Térmica A superfície de um corpo qualquer, a uma temperatura maior que o zero absoluto (T > 0 K), emite energia na forma de radiação térmica, devido

Leia mais

Radiação térmica e a hipótese de Planck

Radiação térmica e a hipótese de Planck Radiação térmica e a hipótese de Planck o que é radiação térmica e como é medida (radiância, radiância espectral,...); Lei de Kirchhoff para a radiação (taxas de emissão e de absorção): E v A v = J(v,T

Leia mais

A Radiação do Corpo Negro e sua Influência sobre os Estados dos Átomos

A Radiação do Corpo Negro e sua Influência sobre os Estados dos Átomos Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos A Radiação do Corpo Negro e sua Influência sobre os Estados dos Átomos Nome: Mirian Denise Stringasci Disciplina: Mecânica Quântica Aplicada

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Journal Club Teoria do funcional da densidade A energia do estado fundamental é um funcional

Leia mais

Fótons e ondas de matéria

Fótons e ondas de matéria Fótons e ondas de matéria Um novo mundo Física quântica Por que as estrelas brilham? Tabela periódica Dispositivos microeletrônica Cobre bom condutor Vidro isolante Bioquímica etc O espectro de corpo negro

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA 1) Em diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emissão de luz ocorre quando elétrons passam de um nível de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns

Leia mais

Mecânica Estatística - Exercícios do EUF Professor: Gabriel T. Landi

Mecânica Estatística - Exercícios do EUF Professor: Gabriel T. Landi Mecânica Estatística - Exercícios do EUF Professor: Gabriel T. Landi (2016-2) Sólido cristalino Num modelo para um sólido cristalino podemos supor que os N átomos sejam equivalentes a 3N osciladores harmônicos

Leia mais

FÍSICA MODERNA I AULA 07

FÍSICA MODERNA I AULA 07 Universidade de São Paulo Instituto de Física FÍSICA MODERNA I AULA 07 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Pelletron sala 114 rizzutto@if.usp.br 1o. Semestre de 014 Monitor: Gabriel M. de Souza Santos Página

Leia mais

Aula 21 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral IV FIS503

Aula 21 Fótons e ondas de matéria I. Física Geral IV FIS503 Aula 21 Fótons e ondas de matéria I Física Geral IV FIS503 1 Correção da aula passada: Energia relativística: uma nova interpretação m p = 1, 007276 u m 4 He = 4, 002603 u ΔE = (mhe 4m p )c 2 = 0, 026501

Leia mais

Física D Superintensivo

Física D Superintensivo Física D Superintensivo Exercícios 01) C 0) E 09) C 10) D Uma das aplicações do Teorema de Stevin são os vasos comunicantes Num líquido que está em recipientes interligados, cada um deles com formas e

Leia mais

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO FÍSICA QUÂNTICA: FÓTONS E ONDAS DE MATÉRIA - II Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO Fótons e ondas de matéria Revisão O) Fóton: 1905 Einstein: luz quantizada fóton

Leia mais

Dosimetria e Proteção Radiológica

Dosimetria e Proteção Radiológica Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016 Física IV - 4323204 Escola Politécnica - 2016 GABARITO DA P2 13 de outubro de 2016 Questão 1 Uma partícula 1 com massa de repouso m 0 e energia total igual a duas vezes sua energia de repouso colide com

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019. (c) I 1 = I 2.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019. (c) I 1 = I 2. Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física IV-A Data: 03/07/2019 Prova Final 1 Um material não magnético possui a permeabilidade magnética igual à do vácuo µ = µ 0 Um

Leia mais