ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS EM LINHAGENS PRECOCES DE SOJA COM APTIDÃO PARA ÁREAS DE REFORMA DE CANAVIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS EM LINHAGENS PRECOCES DE SOJA COM APTIDÃO PARA ÁREAS DE REFORMA DE CANAVIAL"

Transcrição

1 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS EM LINHAGENS PRECOCES DE SOJA COM APTIDÃO PARA ÁREAS DE REFORMA DE CANAVIAL ESTIMATES OF GENETIC PARAMETERS IN EARLY SOYBEAN LINES FOR ROTATION AREAS WITH SUGAR CANE SANDRA HELENA UNÊDA-TREVISOLI 1, FABIANA MOTA DA SILVA 2, OTÁVIA TIAGO VILLELA 3, LILIAN CRISTINA ANDRADE DE ARAÚJO 2, ANTONIO ORLANDO DI MAURO 1 1 Docente da UNESP- FCAV-Jaboticabal strevisoli@fcav.unesp.br; 2 Doutoranda em Genética e Melhoramento de Plantas; 3 Mestranda em Genética e Melhoramento de Plantas. Abstract This study aimed to evaluate genetic parameters for early soybean genotypes, in order to recommend these genotypes for rotation areas of sugar cane. Forty six lines of soybean and four checks were evaluated in two agricultural years (2007/08 and 2008/09) in Ribeirão Preto, São Paulo. The experiments were conducted in a randomized block design with three replications. Were evaluated the traits: plant height at maturity, lodging, agronomic value, number of days to maturity and grain yield. The heritability and genetic gain indicates that the genotypes are responsive to selection process. Key words: Glycine max; heritability; genetic gain. Introdução A soja (Glycine max (L.) Merrill) é a mais importante oleaginosa cultivada no mundo, para a qual o Brasil figura como o segundo maior produtor mundial, com uma produção de 66,40 milhões de toneladas no ano agrícola 2011/12 (CONAB, 2012). Por sua vez, a cana-de-açúcar é uma importante fonte energética destinada a produção de biocombustível. Em áreas de reforma de cana-de-açúcar, uma alternativa viável é a utilização de cultivares precoces de soja em sistema de rotação. Em programas de melhoramento genético de soja a obtenção de estimativas de parâmetros genéticos, como herdabilidade e ganho com seleção, é de fundamental importância para a implementação de um processo seletivo eficiente (ROSSMANN, 2001). O presente trabalho possui como objetivo a estimativa de parâmetros genéticos para caracteres agronômicos de importância, em linhagens precoces de soja destinadas à cultivo em áreas de reforma de cana-de-açúcar.

2 Material e Métodos Foram avaliadas 46 linhagens avançadas de soja de geração F 10, oriundas do programa de melhoramento de soja da UNESP/FCAV, Jaboticabal, SP e quatro testemunhas: IAC-23, COODETEC 205, M-SOY 7501 e IAC-Foscarin 31. Os experimentos foram conduzidos em dois anos agrícolas (2007/08 e 2008/09) na área experimental da APTA - Pólo Regional Centro Leste, situada em Ribeirão Preto, SP. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com três repetições, sendo as parcelas constituídas por 4 linhas de 5 m, espaçadas de 0,5m, com área útil de 4 m 2. As análises estatísticas foram efetuadas com o auxílio do aplicativo Genes (CRUZ, 2001). Os principais parâmetros estimados foram a herdabilidade e o ganho esperado com a seleção. A herdabilidade (h 2 ) consiste na proporção da variância genética presente na variância total. Portanto, ela estima a confiabilidade do valor fenotípico como indicador de valor reprodutivo. A h 2 é frequentemente utilizada nas expressões relacionadas com a predição de ganho durante a condução de um programa de melhoramento (RAMALHO et al., 2012). Para o cálculo do ganho esperado com a seleção foi praticada uma seleção de 10 % das melhores linhagens. O ganho pela seleção direta no i-ésimo caráter pode ser estimado por: GS = (Xoi Xsi) h 2 i = dsi. h 2 i, em que Xsi é a média dos indivíduos selecionados para o caráter i; Xoi é a média original da população para o caráter i; dsi é o diferencial de seleção praticado na população para o caráter i e h 2 i é a herdabilidade para o caráter i. Em cada parcela, foram avaliados os seguintes caracteres agronômicos: altura da planta na maturação (APM), em cm; acamamento (Ac), escala de notas visuais variando de 1,0 (planta ereta) a 5,0 (planta prostrada); valor agronômico (VA), escala de notas visuais variando de 1,0 (planta ruim) e 5,0 (planta excelente); número de dias para maturação (NDM), em dias e produtividade de grãos (PG) em Kg/ha. Resultados e Discussões Os resultados da análise de variância conjunta são apresentados na Tabela 1. Pode-se observar diferenças significativas entre os genótipos em relação aos caracteres NDM, APM, Ac e PG, no entanto para a caraterística VA não foram detectadas diferenças significativas. Ainda na Tabela 1, podemos observar valores aceitáveis para o coeficiente b, que expressa a relação entre o coeficiente de variação genético e o experimental (CVg/CVe), sendo observado valores próximos à unidade para alguns caracteres, que indicam uma situação favorável ao processo de seleção (CRUZ & REGAZZI, 1997).

3 Tabela 1. Resumo da análise de variância conjunta para os caracteres Número de dias para maturação (NDM), altura da planta na maturação (APM), acamamento (Ac), valor agronômico (VA) e produtividade de grãos ( PG) em linhagens F 10 de soja. FV QM 1/ NDM APM AC VA PG Blocos/Amb Blocos Blocos x Amb Tratamentos ** ** 3.99** 2.28 ns * Ambientes ** ** ns 63.48** ** Trat x amb ns ns 1.84** 1.52** * Resíduo CVg CVg/CVe CV% Média / QM = quadrado médio; CVg = coeficiente de variação genético; Cve = coeficiente de variação experimental; NS = não significativo pelo teste F; ** e * significativo a 1 % e 5 % de probabilidade pelo teste F, respectivamente. Os coeficientes de variação observados para os caracteres em estudo são compatíveis com os valores encontrados na literatura (COSTA et al., 2004; FARIAS, 2008). Foram observados maiores valores de herdabilidade no ano agrícola 2007/08 (Tabela 2) para os caracteres APM, Ac e VA. Destacam-se os valores de herdabilidade elevados para os caracteres em estudo, exceto para NDM, o que indica alta variabilidade entre as linhagens em estudo, para tais caracteres, relacionados aos elevados valores da variância genotípica obtidos. Segundo Camargo & Ferreira Filho (1999) valores de herdabilidade médios a altos indicam que grande parte da variabilidade fenotípica possui causas genéticas. Quando a herdabilidade se apresenta reduzida, pode ser um indicativo de variação ambiental elevada. Tabela 2. Estimativas da herdabilidade no sentido amplo e ganhos de seleção (GS %) para os caracteres número de dias para maturação (NDM), altura da planta na maturação (APM), acamamento (Ac), valor agronômico (VA) e produtividade de grãos ( PG) em linhagens F 10 de soja. Safra 2007/08 NDM APM Ac VA PG h GS % Safra 2008/09 NDM APM Ac VA PG h GS % Na Tabela 2, podem ser observados os resultados dos ganhos esperados, considerando a seleção de 10 % dos melhores indivíduos para os diferentes caracteres. Deve-se salientar

4 que para os caracteres NDM e Ac foram obtidos valores negativos dos ganhos, sendo estes, um fator favorável, pois a seleção foi realizada selecionando indivíduos com valores menores dentro da escala de avaliação, indicando seleção para precocidade e porte ereto. O ano agrícola 2007/08 favoreceu os ganhos esperados para Ac e VA, apresentando valores de - 54,30 % e 48,63 % respectivamente. Rossmann (2001) trabalhando com uma população de soja na geração F 7, simulando uma intensidade de seleção de 20 %, obteve valores de ganho com seleção variando de 20,0 % a 37,7 % para altura das plantas na maturação e entre 15,5 % e 39,6 % para produção de grãos, o que se assemelha ao trabalho aqui apresentado, que foram de 15,88 % e 21,45 % para APM nos anos agrícolas 2007/08 e 2008/09 respectivamente, e de 13,34 % e 27,85 % para PG nos anos agrícolas 2007/08 e 2008/09 respectivamente. Conclusões As análises permitiram a avaliação dos parâmetros genéticos de importância para as linhagens em estudo; O processo seletivo através destes parâmetros se apresentou eficiente, permitindo a obtenção de genótipos superiores com base nos caracteres agronômicos avaliados. Referências CAMARGO, C.E.O.; FERREIRA FILHO, A.W.P. Tolerância ao alumínio e características agronômicas em populações híbridas de trigo: estimativas de variância, herdabilidade e correlações. Scientia Agrícola, v. 56, n. 2, p , CONAB CONSELHO NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira de grãos 2011/2012: décimo primeiro levantamento Disponível em: < Acesso em: 10 ago COSTA, M.M.; MAURO, A.O.; UNÊDA-TREVISOLI, S.H.; ARRIEL, N.H.C.; BÁRBARO, I.M.; MUNIZ, F.R.S. Ganho genético por diferentes critérios de seleção em populações segregantes de soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 39, n. 11, p , CRUZ, C. D. Programa Genes: versão Windows - aplicativo computacional em genética e estatística. Viçosa: UFV,p 648, 2001 CRUZ, C.D.; REGAZZI, A.J. Modelos biométricos aplicados ao melhoramento genético. Viçosa: Editora UFV, p. FARIAS, G.J. Avaliação de progênies F 2:4 de uma população de soja e perspectivas de melhoramento Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz /USP, Piracicaba.

5 RAMALHO, M. A. P. et al. Aplicação da genética quantitativa no melhoramento de plantas autógamas. Lavras: UFLA, ROSSMANN, H. Estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos de uma população de soja avaliada em quatro anos Dissertação (Mestrado em Agronomia)-Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz /USP, Piracicaba.

UFGD/FCA-Dourados MS, 1

UFGD/FCA-Dourados MS,   1 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS EM HÍBRIDOS PRÉ- COMERCIAIS DE MILHO Samuel Silva Souza 1 ; Wesley Souza Prado 2 ; Luan Marlon Ribeiro 2 ; Emanoel Sanches Martins 1 ; Gessi Ceccon 3 ; Livia Maria Chamma

Leia mais

CULTIVARES DE SOJA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

CULTIVARES DE SOJA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO ENCONTRO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA 61 CULTIVARES DE SOJA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO LOPES, L.G. 1 CLEMENTE FILHO, A. 1 UNÊDA-TREVISOLI, S.H. 2 RECO, P.C. 3 BARBARO,

Leia mais

BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL

BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL Adeliano Cargnin 1, João Augusto Müller 1, Fernando Daminelli Araújo Mello 1, Cláudia Martellet Fogaça 1 ( 1 Embrapa

Leia mais

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul Machado, J.R. de A. 1 ; Guimarães, L.J.M. 2 ; Guimarães, P.E.O. 2 ; Emygdio, B.M. 3 Introdução As variedades sintéticas

Leia mais

Métodos de condução de populações segregantes para teor de fibra em feijoeiro-comum

Métodos de condução de populações segregantes para teor de fibra em feijoeiro-comum Métodos de condução de populações segregantes para teor de fibra em feijoeiro-comum Vilmar de Araújo PONTES JÚNIOR 1 ; Patrícia Guimarães Santos MELO 2 ; Leonardo Cunha MELO 3 ; Helton Santos PEREIRA 3

Leia mais

METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS RB DA SÉRIE 07 NAS FASES INICIAIS DO MELHORAMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR

METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS RB DA SÉRIE 07 NAS FASES INICIAIS DO MELHORAMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS RB DA SÉRIE 07 NAS FASES INICIAIS DO MELHORAMENTO DE

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Desempenho Agronômico de Híbridos de Milho na Região Norte e Noroeste Fluminense Pedro Henrique Araújo Diniz Santos

Leia mais

Performance de Híbridos e Análise Dialélica de Linhagens de Sorgo Granífero

Performance de Híbridos e Análise Dialélica de Linhagens de Sorgo Granífero XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Performance de Híbridos e Análise Dialélica de Linhagens de Sorgo Granífero Isabelle Cristine Souza Vieira 1, Karla

Leia mais

COMPORTAMENTO DE LINHAGENS DE MAMONA (Ricinus communis L.), EM BAIXA ALTITUDE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1

COMPORTAMENTO DE LINHAGENS DE MAMONA (Ricinus communis L.), EM BAIXA ALTITUDE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Página 1650 COMPORTAMENTO DE LINHAGENS DE MAMONA (Ricinus communis L.), EM BAIXA ALTITUDE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Marcelo Abdon Lira 1 ; Máira Milani 2 ; Hélio Wilson Lemos de Carvalho 3 ; João

Leia mais

Divergência genética em cultivares superprecoce de milho com relação a caracteres fenológicos e produtivos

Divergência genética em cultivares superprecoce de milho com relação a caracteres fenológicos e produtivos Divergência genética em cultivares superprecoce de milho com relação a caracteres fenológicos e produtivos Bruna Mendonça Alves 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Ismael Mario Márcio Neu 3 Giovani Facco 4 Ronaldo

Leia mais

Palavras-chave: Oryza sativa, melhoramento de arroz, número ótimo de ambientes.

Palavras-chave: Oryza sativa, melhoramento de arroz, número ótimo de ambientes. NÚMERO ÓTIMO DE ANOS AGRÍCOLAS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DE MINAS GERAIS Antônio Carlos da Silva Júnior 1 ; Plínio César Soares 2 ; Iara Gonçalves dos Santos 3 ; Francyse

Leia mais

ENSAIO COMPARATIVO DE CULTIVARES DE SOJA EM ÁREA DE SEQUEIRO, GUAÍRA-SP. SAFRA 2015/16

ENSAIO COMPARATIVO DE CULTIVARES DE SOJA EM ÁREA DE SEQUEIRO, GUAÍRA-SP. SAFRA 2015/16 ENSAIO COMPARATIVO DE CULTIVARES DE SOJA EM ÁREA DE SEQUEIRO, GUAÍRA-SP. SAFRA 2015/16 COMPARATIVE STUDY AMONG DIFFERENT SOYBEAN CULTIVARS AT CONVENTIONAL TIME IN GUAÍRA, SP. 2015/16 CROP Ivana Marino

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Componentes de Produção de Seis Cultivares de Milho na Região de Pompéia - SP. Elvio Brasil Pinotti 1, Silvio José

Leia mais

VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS

VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS Geraldo Magela da Silva (1), Geraldo Antônio Resende Macêdo (2), Édio Luiz da Costa (3), Heloísa Mattana Saturnino (3), Fúlvio Rodriguez

Leia mais

Avaliação de Híbridos de Milho do Programa de Melhoramento Genético do DBI/UFLA

Avaliação de Híbridos de Milho do Programa de Melhoramento Genético do DBI/UFLA XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Avaliação de Híbridos de Milho do Programa de Melhoramento Genético do DBI/UFLA Renato Barbosa Camargos 1, Amanda

Leia mais

CANA-DE-AÇÚCAR: ANÁLISE BIOMÉTRICA DE CULTIVARES, ANO AGRÍCOLA 2012/2013. SUGARCANE: CULTIVARS BIOMETRIC ANALYSIS, CROP SEASON 2012/2013.

CANA-DE-AÇÚCAR: ANÁLISE BIOMÉTRICA DE CULTIVARES, ANO AGRÍCOLA 2012/2013. SUGARCANE: CULTIVARS BIOMETRIC ANALYSIS, CROP SEASON 2012/2013. CANA-DE-AÇÚCAR: ANÁLISE BIOMÉTRICA DE CULTIVARES, ANO AGRÍCOLA 202/203. SUGARCANE: CULTIVARS BIOMETRIC ANALYSIS, CROP SEASON 202/203. Maiara Paula de Oliveira () Kaio César Ragghianti (2) Bruno Fernandes

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE POPULAÇÕES SEGREGANTES DE DIFERENTES CRUZAMENTOS EM SOJA A COMPARISON OF SEGREGANT POPULATIONS FROM DIFFERENT SOYBEAN CROSSES

ESTUDO COMPARATIVO DE POPULAÇÕES SEGREGANTES DE DIFERENTES CRUZAMENTOS EM SOJA A COMPARISON OF SEGREGANT POPULATIONS FROM DIFFERENT SOYBEAN CROSSES ESTUDO COMPARATIVO DE POPULAÇÕES SEGREGANTES DE DIFERENTES CRUZAMENTOS EM SOJA A COMPARISON OF SEGREGANT POPULATIONS FROM DIFFERENT SOYBEAN CROSSES Resumo Elise de Matos Pereira (1) Fabiana Mota da Silva

Leia mais

SELEÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM AMBIENTES CONTRASTANTES PARA NITROGÊNIO SELECTION OF MAIZE VARIETIES IN CONTRASTING NITROGEN ENVIROMENTS

SELEÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM AMBIENTES CONTRASTANTES PARA NITROGÊNIO SELECTION OF MAIZE VARIETIES IN CONTRASTING NITROGEN ENVIROMENTS SELEÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM AMBIENTES CONTRASTANTES PARA NITROGÊNIO SELECTION OF MAIZE VARIETIES IN CONTRASTING NITROGEN ENVIROMENTS Leonardo Henrique de Oliveira Gonçalves (1) Camila Baptista do

Leia mais

ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS E CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERES AGRONÔMICOS EM GENÓTIPOS DE SOJA

ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS E CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERES AGRONÔMICOS EM GENÓTIPOS DE SOJA Pesquisas Agrárias e Ambientais doi: 10.14583/318-7670.v03n04a03 http://www.ufmt.br/nativa ISSN: 318-7670 ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS E CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERES AGRONÔMICOS EM GENÓTIPOS DE

Leia mais

Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com Seleção

Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com Seleção Aula 0 Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com INTRODUÇÃO Caracteres qualitativos são controlados por

Leia mais

Aula 6 Melhoramento de Espécies com Propagação Assexuada

Aula 6 Melhoramento de Espécies com Propagação Assexuada Aula 6 Melhoramento de Espécies com Propagação Assexuada Prof. Dr. Isaias Olívio Geraldi Piracicaba, 2011 Cronograma de Aula 1. Objetivos do Melhoramento 2. Vantagens do Uso da Propagação Assexuada 3.

Leia mais

LINHAGENS FINAIS DE ALGODÃO DE FIBRAS MÉDIAS E LONGAS NO CERRADO DA BAHIA, SAFRA

LINHAGENS FINAIS DE ALGODÃO DE FIBRAS MÉDIAS E LONGAS NO CERRADO DA BAHIA, SAFRA Página 1417 LINHAGENS FINAIS DE ALGODÃO DE FIBRAS MÉDIAS E LONGAS NO CERRADO DA BAHIA, SAFRA 200910. 1 Murilo Barros Pedrosa 1 ; Nelson Dias Suassuna 2, Camilo de Lelis Morello 2 ; Eleusio Curvelo Freire

Leia mais

Medidas de precisão experimental e número de repetições em ensaios de genótipos de arroz irrigado

Medidas de precisão experimental e número de repetições em ensaios de genótipos de arroz irrigado 336 A. Cargnelutti Filho et al. Medidas de precisão experimental e número de repetições em ensaios de genótipos de arroz irrigado Alberto Cargnelutti Filho (1), Enio Marchesan (1), Leandro Souza da Silva

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ARRANJO DE PLANTAS DE GIRASSOL

AVALIAÇÃO DO ARRANJO DE PLANTAS DE GIRASSOL 241 ( 55 AVALIAÇÃO DO ARRANJO DE PLANTAS DE GIRASSOL EVALUATION OF PLANT DESIGN IN SUNFLOWER César de Castro 1 ; Adilson de Oliveira Júnior 1 ; Fábio Alvares de Oliveira 1 ; Regina M.V.B.C. Leite 1 ; Bruna

Leia mais

CORRELAÇÃO FENOTÍPICA EM ACESSOS DIPLOIDES (AA) MELHORADOS DE BANANEIRA

CORRELAÇÃO FENOTÍPICA EM ACESSOS DIPLOIDES (AA) MELHORADOS DE BANANEIRA CORRELAÇÃO FENOTÍPICA EM ACESSOS DIPLOIDES (AA) MELHORADOS DE BANANEIRA DANIELA CARVALHO VELAME 1 ; TAMYRES BARBOSA DO AMORIM 1 ; ZALMAR SANTANA 1 ; EDSON PERITO AMORIM 2 ; LAURO SARAIVA LESSA 2 ;VALQUIRIA

Leia mais

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita mecanizada

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita mecanizada Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita mecanizada Fernanda Martins Simões 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Letícia Barão Medeiros

Leia mais

Medidas de precisão experimental e número de repetições em ensaios de genótipos de cana de açúcar

Medidas de precisão experimental e número de repetições em ensaios de genótipos de cana de açúcar Medidas de precisão experimental e número de repetições em ensaios de genótipos de cana de açúcar Alberto Cargnelutti Filho (1), Rubens Leite do Canto Braga Junior (2) e Alessandro Dal Col Lúcio (1) (1)

Leia mais

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita manual

Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita manual Precisão experimental, na avaliação da produtividade de colmos, em ensaios de genótipos de cana-de-açúcar com colheita manual Letícia Barão Medeiros 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Fernanda Martins Simões

Leia mais

Aula 2 Caracteres Qualitativos e Quantitativos

Aula 2 Caracteres Qualitativos e Quantitativos Aula Caracteres Qualitativos e Quantitativos Piracicaba, 011 1 -Introdução Caracteres controlados por muitos genes são denominados de caracteres poligênicos, e como se referem a mensurações de quantidades

Leia mais

Progresso genético em 22 anos de melhoramento do feijoeiro-comum do grupo carioca no Brasil.

Progresso genético em 22 anos de melhoramento do feijoeiro-comum do grupo carioca no Brasil. Progresso genético em 22 anos de melhoramento do feijoeiro-comum do grupo carioca no Brasil. Luís Cláudio de Faria 1, Patrícia Guimarães Santos Melo 2, Leonardo Cunha Melo 1, 1, 1, Antônio Joaquim Braga

Leia mais

AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES DE SOJA DESTINADAS À ALIMENTAÇÃO HUMANA PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES DE SOJA DESTINADAS À ALIMENTAÇÃO HUMANA PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES DE SOJA DESTINADAS À ALIMENTAÇÃO HUMANA PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS Paulo Rogério Nascimento Resende (1), Maria Eugênia Lisei de Sá (2), Roberto Kazuhiko Zito (3) (1) Bolsista

Leia mais

ESTUDO DO PROGRESSO GENÉTICO NA POPULAÇÃO UFG- SAMAMBAIA, SUBMETIDA A DIFERENTES MÉTODOS DE SELEÇÃO.

ESTUDO DO PROGRESSO GENÉTICO NA POPULAÇÃO UFG- SAMAMBAIA, SUBMETIDA A DIFERENTES MÉTODOS DE SELEÇÃO. ESTUDO DO PROGRESSO GENÉTICO NA POPULAÇÃO UFG- SAMAMBAIA, SUBMETIDA A DIFERENTES MÉTODOS DE SELEÇÃO RAMOS, Michele Ribeiro 1 ; BRASIL, Edward Madureira 2 Palavras-chave: progresso genético, métodos de

Leia mais

ANÁLISE DE TRILHA EM LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE TEGUMENTO E COTILÉDONE VERDES AVALIADAS PARA FEIJÃO VERDE: CARACTERES AGRONÔMICOS

ANÁLISE DE TRILHA EM LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE TEGUMENTO E COTILÉDONE VERDES AVALIADAS PARA FEIJÃO VERDE: CARACTERES AGRONÔMICOS Área: Genética e Melhoramento ANÁLISE DE TRILHA EM LINHAGENS DE FEIJÃO-CAUPI DE TEGUMENTO E COTILÉDONE VERDES AVALIADAS PARA FEIJÃO VERDE: CARACTERES AGRONÔMICOS Fabrício Napoleão Andrade 1 ; Maurisrael

Leia mais

ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE VARIEDADES DE MILHO NA SAFRINHA 2009 PELA METODOLOGIA DE MODELOS MISTOS

ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE VARIEDADES DE MILHO NA SAFRINHA 2009 PELA METODOLOGIA DE MODELOS MISTOS ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE VARIEDADES DE MILHO NA SAFRINHA 2009 PELA METODOLOGIA DE MODELOS MISTOS Lauro José Moreira Guimarães 1, Paulo Evaristo Oliveira Guimarães 1, Cleso Antônio Patto Pacheco

Leia mais

Desenvolvimento e Produção de Sementes de Feijão Adzuki em Função da Adubação Química

Desenvolvimento e Produção de Sementes de Feijão Adzuki em Função da Adubação Química Desenvolvimento e Produção de Sementes de Feijão Adzuki em Função da Adubação Química Flívia Fernandes de Jesus 1, Fabrícia C. Adriano 2, Fabrício de C. Peixoto 3, Adilson Pelá 4, Nei Peixoto 5 1. Bolsista

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO SAFRINHA NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO SAFRINHA NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO SAFRINHA NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT Alexandre Ferreira da Silva (1), Miguel Marques Gontijo Neto (2), Flávio Dessaune Tardin (3) Eduardo Lopes Filimberti (4),

Leia mais

Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco.

Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco. Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco. Jean de Oliveira Souza¹; Leilson Costa Grangeiro¹; Gilmara Mabel Santos 2 ; Nivaldo Duarte Costa 2 ; Carlos Antonio Fernandes Santos

Leia mais

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Thiago Henrique Carvalho de Souza

Leia mais

Tamanho de amostra de caracteres de cultivares de feijão

Tamanho de amostra de caracteres de cultivares de feijão Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.3, Tamanho p.635-642, de amostra mai-jun, de caracteres 2008 de cultivares de feijão. ISSN 0103-8478 635 Tamanho de amostra de caracteres de cultivares de feijão Sample

Leia mais

Relação entre caracteres nutricionais e a produtividade de grãos em cultivares de milho transgênico

Relação entre caracteres nutricionais e a produtividade de grãos em cultivares de milho transgênico Relação entre caracteres nutricionais e a produtividade de grãos em cultivares de milho transgênico Bruna Mendonça Alves 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Marcos Toebe 1 Cláudia Burin 3 Leila Picolli da Silva

Leia mais

Melhoramento de autógamas por hibridação. João Carlos Bespalhok Filho

Melhoramento de autógamas por hibridação. João Carlos Bespalhok Filho Melhoramento de autógamas por hibridação João Carlos Bespalhok Filho O que necessitamos para fazer melhoramento? Variabilidade genética Populações com diferentes genótipos Como criar variabilidade genética?

Leia mais

Avaliação de Cultivares de Sorgo Granífero para Indicação no Estado do Rio Grande do Sul Safra 2012/13

Avaliação de Cultivares de Sorgo Granífero para Indicação no Estado do Rio Grande do Sul Safra 2012/13 ISSN 1516-8832 153 Pelotas, RS Junho, 2014 Autores Beatriz Marti Emygdio Bióloga, Doutora em Fitomelhoramento, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, beatriz.emygdio@embrapa.br Marcos Caraffa

Leia mais

TBIO SELETO - Rusticidade, precocidade e bom potencial de rendimento

TBIO SELETO - Rusticidade, precocidade e bom potencial de rendimento TBIO SELETO - Rusticidade, precocidade e bom potencial de rendimento Igor Tonin 1, André Cunha Rosa 2, Ottoni Rosa Filho 3 Ana Silvia de Camargo 4 1 Eng. Agrônomo, Biotrigo Genética Ltda (BIOTRIGO), Rua

Leia mais

PRODUÇÃO DE ARROZ COM TIPO DE GRÃO PARA A CULINÁRIA JAPONESA: UMA OPÇÃO PARA RORAIMA

PRODUÇÃO DE ARROZ COM TIPO DE GRÃO PARA A CULINÁRIA JAPONESA: UMA OPÇÃO PARA RORAIMA PRODUÇÃO DE ARROZ COM TIPO DE GRÃO PARA A CULINÁRIA JAPONESA: UMA OPÇÃO PARA RORAIMA Antonio Carlos Centeno Cordeiro Eng.Agr. Dr. Pesquisador da Embrapa Roraima Em Roraima, o cultivo do arroz representa

Leia mais

Melhoramento de. vegetativa

Melhoramento de. vegetativa Aula 05 Melhoramento de espécies de propagação vegetativa Introdução Em espécies em que existe uma variabilidade intra e interespecífica como: produção de biomassa, taxa de crescimento, resistência a geadas

Leia mais

CANA-DE-AÇÚCAR: COMPORTAMENTO DE VARIEDADES EM PIRACICABA, SP 0

CANA-DE-AÇÚCAR: COMPORTAMENTO DE VARIEDADES EM PIRACICABA, SP 0 CANA-DE-AÇÚCAR: COMPORTAMENTO DE VARIEDADES EM PIRACICABA, SP 0 VIRGINIO BOVIC 2,3 ), JOSÉ CIONE ( 2 ) e ANTÓNIO PEREIRA DE CAMARGO ( 2 ' 3 ) RESUMO Na Estação Experimental de Piracicaba, do Instituto

Leia mais

Estimativas de parâmetros genéticos e seleção de linhagens endogâmicas recombinantes de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.)

Estimativas de parâmetros genéticos e seleção de linhagens endogâmicas recombinantes de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) 580 Elba Honorato Ribeiro et al. Estimativas de parâmetros genéticos e seleção de linhagens endogâmicas recombinantes de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) Elba Honorato Ribeiro 1, Messias Gonzaga

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DE TESTE DE GERMINAÇÃO

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DE TESTE DE GERMINAÇÃO QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DE TESTE DE GERMINAÇÃO PHYSIOLOGIC QUALITY OF SOYBEAN SEEDS IN FUNCTION OF GERMINATION Ayza Eugênio Viana Camargos (1) Resumo Antonio Pizolato Neto (2)

Leia mais

08 POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA

08 POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA 08 POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA COM TECNOLOGIA INTACTA RR2 PRO EM DUAS ÉPOCAS DE SEMEADURA O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial produtivo de cultivares de soja disponíveis comercialmente

Leia mais

AVALIAÇÃO PRODUTIVA DE LINHAGENS DE FEIJÃO-VAGEM EM CULTURA TUTORADA EM IPAMERI. Bolsista PBIC/UEG, graduanda do curso de Agronomia, UnU Ipameri-UEG.

AVALIAÇÃO PRODUTIVA DE LINHAGENS DE FEIJÃO-VAGEM EM CULTURA TUTORADA EM IPAMERI. Bolsista PBIC/UEG, graduanda do curso de Agronomia, UnU Ipameri-UEG. AVALIAÇÃO PRODUTIVA DE LINHAGENS DE FEIJÃO-VAGEM EM CULTURA TUTORADA EM IPAMERI FERNANDA DE CÁSSIA SILVA 1, NEI PEIXOTO 2, MARIA MARTA ANTÔNIA DA SILVA 3, DIANA CRISTINA DA SILVA 3. 1 Bolsista PBIC/UEG,

Leia mais

Identificação de Híbridos de Milho Eficientes e Responsivos ao Uso de Fósforo

Identificação de Híbridos de Milho Eficientes e Responsivos ao Uso de Fósforo XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Identificação de Híbridos de Milho Eficientes e Responsivos ao Uso de Fósforo Kênia Grasielle de Oliveira 1, Flávia

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE ALGODOEIRO NO CERRADO MATOGROSSENSE *

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE ALGODOEIRO NO CERRADO MATOGROSSENSE * AVALIAÇÃO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE ALGODOEIRO NO CERRADO MATOGROSSENSE * Fábio Akiyoshi Suinaga 1, Eleusio Curvelo Freire 2, Francisco José Correa Farias 3, Luiz Gonzaga Chitarra 4, Mário Cezar Coelho

Leia mais

ÍNDICES DE SELEÇÃO PARA CARACTERES AGRONÔMICOS EM POPULAÇÕES SEGREGANTES DE SOJA

ÍNDICES DE SELEÇÃO PARA CARACTERES AGRONÔMICOS EM POPULAÇÕES SEGREGANTES DE SOJA i UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL ÍNDICES DE SELEÇÃO PARA CARACTERES AGRONÔMICOS EM POPULAÇÕES SEGREGANTES DE SOJA Eduardo Henrique Bizari Tecnólogo em Biocombustíveis 2014

Leia mais

ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS NA POPULAÇÃO DE MILHO CPATC-6 NO NORDESTE BRASILEIRO

ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS NA POPULAÇÃO DE MILHO CPATC-6 NO NORDESTE BRASILEIRO ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS NA POPULAÇÃO DE MILHO CPATC-6 NO NORDESTE BRASILEIRO Semíramis Rabelo Ramalho Ramos 1, Hélio Wilson Lemos de Carvalho", Paulo Evaristo Oliveira Guimarães", Cleso Antônio

Leia mais

Caracterização Fenotípica de Linhagens de Milho-Pipoca Quanto à Eficiência no Uso de Nitrogênio

Caracterização Fenotípica de Linhagens de Milho-Pipoca Quanto à Eficiência no Uso de Nitrogênio XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Caracterização Fenotípica de Linhagens de Milho-Pipoca Quanto à Eficiência no Uso de Nitrogênio Gabriel Borges Mundim

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACESSOS DE MANDIOCA DE INDÚSTRIA NA EMBRAPA CERRADOS

AVALIAÇÃO DE ACESSOS DE MANDIOCA DE INDÚSTRIA NA EMBRAPA CERRADOS AVALIAÇÃO DE ACESSOS DE MANDIOCA DE INDÚSTRIA NA EMBRAPA CERRADOS Cásio Alves Costa de Souza 1, Eduardo Alano Vieira 1, Josefino de Freitas Fialho 1, Francisco Duarte Fernandes 1, Roberto Guimarães Júnior

Leia mais

Avaliação de Cultivares de Milho na Safra 2009/2010, em Dourados, MS

Avaliação de Cultivares de Milho na Safra 2009/2010, em Dourados, MS Avaliação de Cultivares de Milho na Safra 2009/2010, em Dourados, MS Gessi Ceccon 1, Leonardo M. P. Rocha 2, Islaine C. Fonseca 3, Antonio L. N. Neto 3 e Rodrigo C. Sereia 4 1 Embrapa Agropecuária Oeste,

Leia mais

Variabilidade e correlações entre produtividade de grãos e caracteres agronômicos de soja com aptidão para cultivo em áreas de reforma de canavial

Variabilidade e correlações entre produtividade de grãos e caracteres agronômicos de soja com aptidão para cultivo em áreas de reforma de canavial Científica, Jaboticabal, v.35, n., p.136-145, 007 Variabilidade e correlações entre produtividade de grãos e caracteres agronômicos de soja com aptidão para cultivo em áreas de reforma de canavial Variability

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: (X) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área:

Leia mais

Seleção de cultivares Bourbon visando à produção de cafés especiais

Seleção de cultivares Bourbon visando à produção de cafés especiais Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Seleção de cultivares Bourbon visando à produção de cafés especiais Antonio Alfredo de Figueiredo Rodrigues (1), Gladyston Rodrigues

Leia mais

EFEITO DA DESFOLHA DA PLANTA DO MILHO NOS COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE

EFEITO DA DESFOLHA DA PLANTA DO MILHO NOS COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE EFEITO DA DESFOLHA DA PLANTA DO MILHO NOS COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE Anne Mellisse Diaz Oliveira (1), Tiago Calves Nunes (2), Luiz Carlos de Souza Ferreira (3), Lígia Maria Maraschi da Silva Piletti

Leia mais

SELEÇÃO PRECOCE DE CLONES DE BATATA PARA CARACTERES DO TUBÉRCULO 1

SELEÇÃO PRECOCE DE CLONES DE BATATA PARA CARACTERES DO TUBÉRCULO 1 SELEÇÃO PRECOCE DE CLONES DE BATATA PARA CARACTERES DO TUBÉRCULO 1 GEOVANI BERNARDO AMARO 2 CÉSAR AUGUSTO BRASIL PEREIRA PINTO 3 EDUARDO DE SOUZA LAMBERT 2 CASSIANO LEITE MARTINS NETO 4 RESUMO Nos últimos

Leia mais

CORRELAÇÃO FENOTÍPICA ENTRE CARACTERES EM VARIEDADES E HÍBRIDOS DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz)

CORRELAÇÃO FENOTÍPICA ENTRE CARACTERES EM VARIEDADES E HÍBRIDOS DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) CORRELAÇÃO FENOTÍPICA ENTRE CARACTERES EM VARIEDADES E HÍBRIDOS DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) Lauro Saraiva Lessa 1 ; Carlos Alberto da Silva Ledo 2 ; Vanderlei da Silva Santos 2 ; Patrícia da

Leia mais

COMPORTAMENTO DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI DE PORTE SEMI-SEMI- ERETO EM AMBIENTES DE MATO GROSSO DO SUL

COMPORTAMENTO DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI DE PORTE SEMI-SEMI- ERETO EM AMBIENTES DE MATO GROSSO DO SUL COMPORTAMENTO DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI DE PORTE SEMI-SEMI- ERETO EM AMBIENTES DE MATO GROSSO DO SUL E. SAGRILO 1, F. E. TORRES 2, F.B. ABREU 2, L. S. QUEIROZ 1, S. C. F. C. MORAES 2, J. E. DAMASCENO

Leia mais

Tamanho de amostra para estimação de medidas de tendência central de caracteres de tremoço branco

Tamanho de amostra para estimação de medidas de tendência central de caracteres de tremoço branco Tamanho de amostra para estimação de medidas de tendência central de caracteres de tremoço branco Cláudia Burin 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Marcos Toebe 3 Bruna Mendonça Alves 2 André Luis Fick 4 1 Introdução

Leia mais

EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM*

EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM* EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM* SILVEIRA, A.L. 1 ; SANTANA, M.J. ; BARRETO, A.C. ; VIEIRA, T.A. 3 * Projeto com apoio da FAPEMIG. 1 Estudante Agronomia

Leia mais

Proposta de classificação dos coeficientes de variação em relação à produtividade e altura da planta de soja (1)

Proposta de classificação dos coeficientes de variação em relação à produtividade e altura da planta de soja (1) Proposta de classificação dos coeficientes 187 Proposta de classificação dos coeficientes de variação em relação à produtividade e altura da planta de soja (1) Claudio Guilherme Portela de Carvalho (2),

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Campus Cariri 3 o Encontro Universitário da UFC no Cariri Juazeiro do Norte-CE, 26 a 28 de Outubro de 2011

Universidade Federal do Ceará Campus Cariri 3 o Encontro Universitário da UFC no Cariri Juazeiro do Norte-CE, 26 a 28 de Outubro de 2011 TESTE DE GERMINAÇÃO PARA AVALIAR A QUALIDADE DA SEMENTE DO MILHO PIPOCA Laianny Morais Maia¹, Silvério de Paiva Freitas Júnior², Mikaelle Cavalcante de Brito¹, Cícero Secifram da Silva¹, Edilza Maria Felipe

Leia mais

Material e Métodos O experimento foi conduzido em um Argissolo, alocado no campo experimental do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal

Material e Métodos O experimento foi conduzido em um Argissolo, alocado no campo experimental do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal ATRIBUTOS BIOMÉTRICOS E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA BATATA, VARIEDADE ÁGATA, CULTIVADA NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC SOB APLICAÇÃO DE DOSES DE BORO Guilherme VITÓRIA 1, Rodrigo SALVADOR 2, Francieli

Leia mais

MOMENTO DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO EM COBERTURA EM TRIGO: QUALIDADE TECNOLÓGICA E RENDIMENTO DE GRÃOS

MOMENTO DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO EM COBERTURA EM TRIGO: QUALIDADE TECNOLÓGICA E RENDIMENTO DE GRÃOS MOMENTO DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO EM COBERTURA EM TRIGO: QUALIDADE TECNOLÓGICA E RENDIMENTO DE GRÃOS João Leonardo Fernandes Pires 1, Ricardo Lima de Castro 1, Eliana Maria Guarienti 1, Luiz Eichelberger

Leia mais

11 EFEITO DA APLICAÇÃO DE FONTES DE POTÁSSIO NO

11 EFEITO DA APLICAÇÃO DE FONTES DE POTÁSSIO NO 11 EFEITO DA APLICAÇÃO DE FONTES DE POTÁSSIO NO ESTÁDIO R3 DA SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo neste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de diferentes fontes de potássio aplicados no estádio

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS PARA PRODUÇÃO DE SOJA VERDE OU TIPO HORTALIÇA

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS PARA PRODUÇÃO DE SOJA VERDE OU TIPO HORTALIÇA AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS PARA PRODUÇÃO DE SOJA VERDE OU TIPO HORTALIÇA Rafael Santos Finholdt (1), Roberto Kazuhiko Zito (2), Maria Eugenia Lisei de Sá (3) (1) Bolsista PIBIC FAPEMIG/EPAMIG, rafaelfinholdt@yahoo.com.br;

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO E COMPONENTES PRINCIPAIS PARA ESTUDO DA ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE EM SOJA

ANÁLISE DE REGRESSÃO E COMPONENTES PRINCIPAIS PARA ESTUDO DA ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE EM SOJA ANÁLISE DE REGRESSÃO E COMPONENTES PRINCIPAIS PARA ESTUDO DA ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE EM SOJA REGRESSION AND PRINCIPAL COMPONENT ANALSIS TO STUD STABILIT AND ADAPTABILIT IN SOBEAN Joênes Mucci PELÚZIO

Leia mais

TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA.

TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA. TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MAMONEIRA À TOXICIDADE DE ALUMÍNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA Adriana Rodrigues Passos 1, Simone Alves Silva 1, Fernando Irajá Félix de Carvalho 2, Irineu Hartwig 2, Maraísa Crestani

Leia mais

Interação entre genótipos e ambientes e implicações em ganhos com seleção em trigo

Interação entre genótipos e ambientes e implicações em ganhos com seleção em trigo Interação entre genótipos e ambientes em trigo 987 Interação entre genótipos e ambientes e implicações em ganhos com seleção em trigo Adeliano Cargnin (1), Moacil Alves de Souza (2), Pedro Crescêncio Souza

Leia mais

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PROCEDÊNCIAS DE PINHÃO MANSO

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PROCEDÊNCIAS DE PINHÃO MANSO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PROCEDÊNCIAS DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) Fernando Daminelli Araújo Mello 1, Adeliano Cargnin 1, Julio Cesar Albrecht 1, Eduardo Alano Vieira 1, João de

Leia mais

ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE GENÓTIPOS DE SOJA, NO ESTADO DO MATO GROSSO STABILITY AND ADAPTABILITY OF SOY GENOTYPES AT STATE OF MATO GROSSO

ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE GENÓTIPOS DE SOJA, NO ESTADO DO MATO GROSSO STABILITY AND ADAPTABILITY OF SOY GENOTYPES AT STATE OF MATO GROSSO Original Article 9 ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE GENÓTIPOS DE SOJA, NO ESTADO DO MATO GROSSO STABILITY AND ADAPTABILITY OF SOY GENOTYPES AT STATE OF MATO GROSSO Hélio Bandeira BARROS ; Tuneo SEDIYAMA

Leia mais

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO José C. Cruz 1 ; Israel A. Pereira Filho 1 ;

Leia mais

Tamanho de amostra para caracteres de tremoço-branco

Tamanho de amostra para caracteres de tremoço-branco Tamanho de amostra para caracteres de tremoço-branco Cláudia Burin 1 Alberto Cargnelutti Filho André Luis Fick 1 Marcos Toebe 3 Bruna Mendonça Alves 3 Ismael Mario Márcio Neu 4 1 - Introdução Técnicas

Leia mais

Avaliação dos parâmetros dos colmos da cana-de-açúcar, segunda folha, submetida a níveis de irrigação e adubação

Avaliação dos parâmetros dos colmos da cana-de-açúcar, segunda folha, submetida a níveis de irrigação e adubação REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA ISSN 1519-5228 Volume 5- Número 1-1º Semestre 2005 Avaliação dos parâmetros dos colmos da cana-de-açúcar, segunda folha, submetida a níveis de irrigação e adubação

Leia mais

Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Patrocínio, MG

Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Patrocínio, MG Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Avaliação de cultivares de milho para produção de silagem em Patrocínio, MG José Ricardo Silva (1), Leonardo de Oliveira Fernandes

Leia mais

MANEJO DE RESTOS CULTURAIS DE MILHO PARA PLANTIO DIRETO DE TRIGO. Resumo

MANEJO DE RESTOS CULTURAIS DE MILHO PARA PLANTIO DIRETO DE TRIGO. Resumo MANEJO DE RESTOS CULTURAIS DE MILHO PARA PLANTIO DIRETO DE TRIGO Denardin, J.E. 1 ; Kochhann, R.A. 1 Resumo Presume-se que semeadoras para plantio direto apresentam problemas operacionais para semear trigo

Leia mais

MÉTODOS DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO CULTIVO DA ALFACE AMERICANA

MÉTODOS DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO CULTIVO DA ALFACE AMERICANA MÉTODOS DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO CULTIVO DA ALFACE AMERICANA VIEIRA, T.A. 1 ; SANTANA, M.J. 2 ; BIULCHI, P.A. 2 ; VASCONCELOS, R.F. 3 1 Estudante de Agronomia do CEFET Uberaba MG, bolsista FAPEMIG, e-mail:

Leia mais

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS Carlos Hissao Kurihara (1), Bruno Patrício Tsujigushi (2) Introdução A adubação da cultura do milho safrinha

Leia mais

EFICIÊNCIA DO DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO, EM EXPERIÊNCIAS COMPARATIVAS DE VARIEDADES E HÍBRIDOS DE MILHO (*)

EFICIÊNCIA DO DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO, EM EXPERIÊNCIAS COMPARATIVAS DE VARIEDADES E HÍBRIDOS DE MILHO (*) EFICIÊNCIA DO DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO, EM EXPERIÊNCIAS COMPARATIVAS DE VARIEDADES E HÍBRIDOS DE MILHO (*) HERMANO VAZ DE ARRUDA Engenheiro agrônomo, Secção de Técnica Experimental e Cálculo, Instituto

Leia mais

Adaptabilidade e estabilidade de grãos de cultivares comerciais de milho no Meio-Norte Brasileiro na safra 2011/2012 *

Adaptabilidade e estabilidade de grãos de cultivares comerciais de milho no Meio-Norte Brasileiro na safra 2011/2012 * Adaptabilidade e estabilidade de grãos de cultivares comerciais de milho no Meio-Norte Brasileiro na safra 2011/2012 * Milton José Cardoso 1, Hélio Wilson Lemos de Carvalho 2, Leonardo Melo Pereira Rocha

Leia mais

MELHORAMENTO DE POPULAÇÕES POR MEIO DE SELEÇÃO INTRODUÇÃO

MELHORAMENTO DE POPULAÇÕES POR MEIO DE SELEÇÃO INTRODUÇÃO MELHORAMENTO DE POPULAÇÕES POR MEIO DE SELEÇÃO 12 INTRODUÇÃO Os métodos de melhoramento de plantas alógamas podem ser divididos em duas categorias: (a) Melhoramento de Populações, e (b) Variedades Híbridas

Leia mais

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio.

Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio. Produtividade de Matéria Seca de Capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, com residual de 8 Toneladas de Cama Aviária e Diferentes Doses de Nitrogênio.. SODRÉ M. C. R. F ¹, CARBALIAL M. R. ², DIOG M. F.

Leia mais

MATERIAL E MÉTODOS O trabalho foi conduzido no ano agrícola de 99/ 2000, em solo do tipo Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico, na área experimental d

MATERIAL E MÉTODOS O trabalho foi conduzido no ano agrícola de 99/ 2000, em solo do tipo Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico, na área experimental d Original Article DESFOLHA NA PRODUÇÃO DE SOJA (Glycine max M-SOY 109 ), CULTIVADA NO CERRADO, EM GURUPI-TO, BRASIL FOLIAR REMOTION ON SOYBEAN PRODUCTION IN GURUPI, TOCANTINS STATE Hélio Bandeira BARROS

Leia mais

ESTUDO DE ÉPOCA DE PLANTIO DO ALGODOEIRO ADENSADO NA REGIÃO DE CAMPINAS-SP INTRODUÇÃO

ESTUDO DE ÉPOCA DE PLANTIO DO ALGODOEIRO ADENSADO NA REGIÃO DE CAMPINAS-SP INTRODUÇÃO Página 985 ESTUDO DE ÉPOCA DE PLANTIO DO ALGODOEIRO ADENSADO NA REGIÃO DE CAMPINAS-SP Luiz Henrique Carvalho 1 ; Nelson Machado da Silva 1 ; Julio Isao Kondo 1 ; Edivaldo Cia 1 ; Ederaldo José Chiavegato

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DOSES DE AGROSILÍCIO COMO FERTILIZANTE NA CULTURA DO MILHO

UTILIZAÇÃO DE DOSES DE AGROSILÍCIO COMO FERTILIZANTE NA CULTURA DO MILHO UTILIZAÇÃO DE DOSES DE AGROSILÍCIO COMO FERTILIZANTE NA CULTURA DO MILHO Bruno Martins Pereira (1), Jeferson Antônio de Souza (2,3), José Mauro Valente Paes (2,3), Roberto Kazuhiko Zito (2), João Victor

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO DAS CULTIVARES DE MILHO CMS 47 E BR 5039 (SÃO VICENTE) NA REGIÃO MEIO-NORTE DO BRASIL

MELHORAMENTO GENÉTICO DAS CULTIVARES DE MILHO CMS 47 E BR 5039 (SÃO VICENTE) NA REGIÃO MEIO-NORTE DO BRASIL MELHORAMENTO GENÉTICO DAS CULTIVARES DE MILHO CMS 47 E BR 5039 (SÃO VICENTE) NA REGIÃO MEIO-NORTE DO BRASIL MILTON JOSÉ CARDOSO 1, HÉLIO WILSON LEMOS DE CARVALHO 2, MARIA DE LOURDES DA SILVA LEAL 2, MANOEL

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. ENSAIO DE COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine Max) NA REGIÃO DO VALE DO ARAGUAIA, SAFRA 2014/2015, EM QUERÊNCIA - MT

RELATÓRIO TÉCNICO. ENSAIO DE COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine Max) NA REGIÃO DO VALE DO ARAGUAIA, SAFRA 2014/2015, EM QUERÊNCIA - MT RELATÓRIO TÉCNICO ENSAIO DE COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA (Glycine Max) NA REGIÃO DO VALE DO ARAGUAIA, SAFRA 2014/2015, EM QUERÊNCIA - MT Executora: RURAL TÉCNICA EXPERIMENTOS AGRONÔMICOS LTDA Av. Norte,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DO PÓ DE ROCHA NO DESEMPENHO DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA DE MESA

AVALIAÇÃO DO USO DO PÓ DE ROCHA NO DESEMPENHO DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA DE MESA AVALIAÇÃO DO USO DO PÓ DE ROCHA NO DESEMPENHO DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA DE MESA Fernanda Pereira de Souza 1 Eder de Souza Martins 2 Luise Lottici Krahl 3 Eduardo Alano Vieira 4 Josefino de Freitas

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE CAFÉ EM PATROCÍNIO, ALTO PARANAÍBA, MINAS GERAIS 1

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE CAFÉ EM PATROCÍNIO, ALTO PARANAÍBA, MINAS GERAIS 1 AVALIAÇÃO DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE CAFÉ EM PATROCÍNIO, ALTO PARANAÍBA, MINAS GERAIS 1 MOURA, W.M. 2 ; PEREIRA, A.A. 2 ; BARTHOLO, G.F. 2 ; KOCHEM, M.G. 3 E REIS, L.M. 4 1 Apoio financeiro: Consórcio

Leia mais

Desempenho Produtivo de Híbridos de Milho de Endogamia Parcial (S3 x S3 ) em Nove Locais do Estado de Goiás

Desempenho Produtivo de Híbridos de Milho de Endogamia Parcial (S3 x S3 ) em Nove Locais do Estado de Goiás Desempenho Produtivo de Híbridos de Milho de Endogamia Parcial (S3 x S3 ) em Nove Locais do Estado de Goiás Previous Top Next SALIM NETO 1, A. A. MELO. de, PEDRO 2, H. E, RIBEIRO, JOSÉ 3, J. R de SOUZA

Leia mais

HETEROSE EM CAJUEIRO ANÃO PRECOCE HETEROSIS IN PRECOCIOUS DWARF CASHEW

HETEROSE EM CAJUEIRO ANÃO PRECOCE HETEROSIS IN PRECOCIOUS DWARF CASHEW HETEROSE EM CAJUEIRO ANÃO PRECOCE JOSÉ JAIME VASCONCELOS CAVALCANTI 1 JOÃO RIBEIRO CRISÓSTOMO 2 LEVI DE MOURA BARROS 2 JOÃO RODRIGUES DE PAIVA 2 RESUMO Esse trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar

Leia mais

COMPONENTES DE VARIÂNCIA E COVARIÂNCIA E ESTIMATIVAS DE HERDABILIDADE PARA SUÍNOS DUROC E PIETRAIN DE TESTE DE GRANJA

COMPONENTES DE VARIÂNCIA E COVARIÂNCIA E ESTIMATIVAS DE HERDABILIDADE PARA SUÍNOS DUROC E PIETRAIN DE TESTE DE GRANJA 49 COMPONENTES DE VARIÂNCIA E COVARIÂNCIA E ESTIMATIVAS DE HERDABILIDADE PARA SUÍNOS DUROC E PIETRAIN DE TESTE DE GRANJA VARIANCE AND COVARIANCE COMPONENTS AND HERITABILITY ESTIMATES FOR DUROC AND PIETRAIN

Leia mais

Rendimento e qualidade do melão em diferentes espaçamentos de plantio.

Rendimento e qualidade do melão em diferentes espaçamentos de plantio. Rendimento e qualidade do melão em diferentes espaçamentos de plantio. Geraldo M. de Resende; Nivaldo D. Costa Embrapa - Semi-Árido, C. Postal 23, 56302.970 Petrolina - PE. E-mail: gmilanez@ufla.br RESUMO

Leia mais

Doses e épocas de aplicação do nitrogênio no milho safrinha.

Doses e épocas de aplicação do nitrogênio no milho safrinha. Doses e épocas de aplicação do nitrogênio no milho safrinha. Douglas de Castilho Gitti (1) ; Andre Faleiros Lourenção (2) ; José Fernando Jurca Grigolli (3) ; Alex Marcel Melotto (4) ; Renato Roscoe (5).

Leia mais