O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA? FEVEREIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA? FEVEREIRO"

Transcrição

1

2 Enquete Algumas reportagens e matérias dão conta que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo e o trabalho é apontado como uma das principais causas desse mal. Porém, nem só de trabalho vive o homem e o estresse está presente, também, em outros ambientes e atividades: na casa, no trânsito, no banco e, por incrível que pareça, até num dia quase que perfeito de lazer, não fosse, por exemplo, a dificuldade em arrumar uma vaga no estacionamento. O laboratório de pesquisa da UniCarioca, junto com O GLOBO, dá sua contribuição para este debate perguntando nas ruas do Rio de janeiro sobre O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA?. FEVEREIRO 2014

3 APRESENTAÇÃO

4 O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca nasceu em março de 2012, dentro do curso de marketing da instituição, com o objetivo de entender e divulgar, por meio de pesquisas, o pensamento da população carioca sobre os mais variados temas do cotidiano. É formado por alunos de todos os períodos e de todos os cursos, que desenvolvem o projeto de uma pesquisa, desde sua criação até a apresentação do resultado. Todo o processo é acompanhado por estatístico devidamente registrado e por professores qualificados / titulados e com vasta experiência de mercado. Atualmente o laboratório, além de ser uma atividade acadêmica, desempenha, também, o papel de atender aos anseios dos principais meios de comunicação do Rio de Janeiro produzindo pesquisas e, algumas vezes, sendo pauta de matérias para veículos como EXTRA (caderno VIDA GANHA, CADERNO DE ESPORTES, colunas) O GLOBO (cadernos BOA GENTE, BOA CHANCE..., colunistas como Ancelmo Gois, Flávia Ferreira...), BAND NEWS, VEJA RIO, entre outros. O laboratório atua, também, no desenvolvimento de outras pesquisas como: de segmentação, de satisfação, de demanda, de produtos, de viabilidade de negócios, principalmente, para micro e pequenos empreendedores.

5 ALGUMAS PESQUISAS PRODUZIDAS Pesquisa de Mercado para o lançamento de um suplemento diário para o EXTRA na Baixada Fluminense. Pesquisa para a VEJA RIO, matéria de capa, sobre a relação tumultuada entre as Babás e Patroas. Pesquisa identificando a opinião do carioca sobre os embargos infringentes (Ancelmo Gois, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre a satisfação dos moradores com as UPP (jornal EXTRA). Pesquisa sobre o interesse do carioca em relação à RIO+20 (jornal EXTRA). Pesquisa para identificar a opinião do carioca sobre os médicos cubanos (Ancelmo Gois, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre o valor que o carioca gostaria de gastar no dia das mães (Flávia Ferreira, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre as melhores ruas para se morar em Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio (matéria de capa caderno O GLOBO Barra de Tijuca). Pesquisa sobre o programa Lixo Zero (coluna GENTE BOA do jornal O GLOBO).

6 ALGUMAS PESQUISAS PRODUZIDAS (continuação) Pesquisa sobre a prática do horário flexível de trabalho e do banco de horas nas empresas do Rio de Janeiro. Matéria de CAPA e conteúdo da página 3 do caderno BOA CHANCE, do jornal O GLOBO Pesquisa sobre o valor da profissão do professor para edição especial de comemoração do dia dos professores. Matéria de CAPA no jornal EXTRA do dia 15 de outubro de Pesquisa sobre reconhecimento profissional: o que o carioca pensa do tapinha nas costas (caderno BOA CHANCE do jornal O GLOBO). Pesquisa sobre como o carioca pretende gastar o décimo terceiro salários (coluna NEGÓCIOS E CIA do jornal O GLOBO, caderno VIDA GANHA do EXTRA e BAND NEWS novembro de 2013) Pesquisa para identificar o INTERESSE DOS JOVENS PELO MAGISTÉRIO (matéria de CAPA do jornal O GLOBO, no dia 5 de janeiro de 2014).

7 FOTOS DA COLETA DE DADOS NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO

8 ENQUETE: O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA?

9 TOTAL DE RESPONDENTES: 762 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 10 e 1 de fevereiro, nos horários compreendidos entre 8h e 14h, nas ruas do centro do Rio de Janeiro. NÚMERO DE ENTREVISTADORES: 6 entrevistadores. INSTRUMENTO: questionário com 7 questões. ABORDAGEM: respondentes eram abordados nas ruas do dentro da cidade por um dos pesquisadores do Laboratório de Pesquisas da UniCarioca.

10 RESUMO GERENCIAL

11 Enquete realizada pelo Laboratório de Pesquisas da UniCarioca, com 762 pessoas que trabalham no centro da cidade, sendo: 51% do sexo masculino e 49% feminino. 67% entre 26 e 45 anos. 68% ganhando até R$ 3.000,00. 48% tendo cursado até o ensino médio e 36% até o ensino superior revela os 5 maiores motivos de estresse do carioca, na atualidade: Em primeiro lugar, para 56% dos respondentes está o transporte público ou privado (metrô, trens, ônibus, barcas...) lotados e sem ar condicionado. Lógico que as temperaturas do verão, da atualidade, têm muita influência neste resultado. Pessoas cansadas, fatigadas que, sem o mínimo conforto, enfrentam um trânsito provavelmente pesado por horas a fio. Isso certamente influenciou, também, para a escolha do segundo item com maior número de indicações. Para 49% dos respondentes a demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros) é motivo de estresse. O desconforto, provavelmente, traz a sensação de que a viagem demora mais do que deveria. Mas, para apimentar o debate, os respondentes teceram alguns comentários: no trânsito caótico da cidade é necessário sair de casa muito cedo, com muita antecedência, para chegar na hora combinada na maioria dos lugares. A não ser que você esteja num dia de muita sorte. Sem contar que, muitas vezes, você faz tudo certinho, chega na hora..., mas, alguém está sempre atrasado e você fica esperando.

12 Para o terceiro lugar, 40%, os cariocas elegeram a sensação de insegurança. Mesmo com as UPPs e outros programas do governo, o carioca ainda se sente inseguro. Ele percebe que houve uma evolução, uma melhoria (ex: mais policiamento nas ruas). Mas sabe, também, que ainda tem muita coisa para fazer e espera ansiosamente por dias em que poderá sair às ruas sem correr riscos de ser atingido por uma bala perdida, um assalto, um confronto entre polícia e bandidos... Com 39%, quarto lugar no ranking dos itens mais estressantes, o carioca aponta para as filas intermináveis que enfrenta no dia a dia. É fila para o ônibus, para o elevador no trabalho, para o banco, para solicitar um documento, para o pão, para o almoço... Ufa!, dá-lhe fila. Elas consomem um bom tempo das pessoas. Tem gente que prefere mudar a rotina, por exemplo, o horário de almoço (mais cedo ou mais tarde), para evitar as filas intermináveis de alguns restaurantes. Por último, em quinto lugar, com 37% de indicações, o carioca elegeu a falta de paciência com pessoas corruptas (políticos, policiais, profissionais do serviço público...). O povo anda descrente de algumas instituições e clama por mais transparência.

13 Alguns itens curiosos também foram apontados como fatores de estresse para o carioca. Porém, com menos relevância. Entre eles: A falta de gentileza das pessoas e prestadores de serviços nas ruas do Rio de Janeiro: 6º lugar no ranking (33%). Mercados e lojas cheias no início do mês e nos finais de semana.: 9º lugar no ranking (22%). As portas de segurança dos bancos: 13º lugar no ranking (17%). Os preços abusivos de tarifas públicas (ex: transporte) e de alguns produtos e serviços (alimentos): 18º lugar no ranking (11%). Três fatores de estresse são comuns a todos os respondentes, em todas as regiões (apesar de aparecerem em posições diferentes no ranking). São eles: O transporte público ou privado (metrô, trens, ônibus, barcas...) lotados e sem ar condicionado. A demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros). A sensação de insegurança.

14 Nos gráficos por moradia é possível ver os fatores mais sensíveis para aquela população: Vale lembrar que o transporte público ou privado (metrô, trens, ônibus, barcas...) lotados e sem ar condicionado é o primeiro do ranking na Zona Oeste (59%), na Baixada (66%) e na Zona Norte (52%). Assim como a demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros) é o segundo do ranking para as mesmas regiões: Zona Oeste (48%), na Baixada (49%) e na Zona Norte (50%). Provavelmente uma população mais sensível a este tipo de serviço (uso diário para o trabalho). Enquanto isso, a população do centro é mais sensível à falta de gentileza das pessoas e prestadores de serviços nas ruas do Rio de Janeiro (53%) e a sensação de insegurança nas ruas (assalto, sequestros...), (53%). Na Zona Sul, a falta de paciência com pessoas corruptas (políticos, polícia, profissionais do serviço público..) é um fator de estresse para os entrevistados (51%). Por outro lado, estes moradores indicam que o transporte público ou privado (metrô, trens, ônibus, barcas...) lotados e sem ar condicionado é fator determinante para o estresse da população (51%).

15 PERFIL GERAL DOS ENTREVISTADOS

16

17 Faixa Etária 6% 7% 20% 31% 36% Até 25 anos de 26 a 30 anos De 31 a 45 anos De 46 a 50 anos Acima de 51 anos

18 Moradia 9% 15% 17% 34% 25% Zona Oeste Zona Norte Zona Sul Centro Baixada

19

20

21 RESULTADO DA PESQUISA

22 Os 5 motivos que mais estressam o carioca na atualidade... 56% 49% 40% 39% 37% Transporte sem ar condicionado ou lotado. A demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros). A sensação de insegurança (assalto, sequestros...). As filas intermináveis. Pessoas corruptas (políticos, policiais, profissionais do serviço público...).

23 Os 5 motivos que mais estressam o morador da Zona Oeste 59% 48% 48% 37% 36% Transporte sem ar condicionado ou lotado. A demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros). As filas intermináveis. A sensação de insegurança (assalto, sequestros...). Carga horária excessiva de trabalho (o dia parece ter menos horas).

24 66% Os 5 motivos que mais estressam o morador da Baixada 49% 45% 38% 34% Transporte sem ar condicionado ou lotado. A demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros). A sensação de insegurança (assalto, sequestros...). Carga horária excessiva de trabalho (o dia parece ter menos horas). As filas intermináveis.

25 Os 5 motivos que mais estressam o morador do Centro 53% 53% 42% 42% 42% A falta de gentileza das pessoas e prestadores de serviços nas ruas do Rio de Janeiro. A sensação de insegurança (assalto, sequestros...). Pessoas corruptas (políticos, policiais, profissionais do serviço público...). Transporte sem ar condicionado ou lotado. A demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros).

26 Os 5 motivos que mais estressam o morador da Zona Norte 52% 50% 42% 36% 33% Transporte sem ar condicionado ou lotado. A demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros). Pessoas corruptas (políticos, policiais, profissionais do serviço público...). A sensação de insegurança (assalto, sequestros...). Carga horária excessiva de trabalho (o dia parece ter menos horas).

27 Os 5 motivos que mais estressam o morador da Zona Sul 51% 51% 49% 49% 44% Pessoas corruptas (políticos, policiais, profissionais do serviço público...). Transporte sem ar condicionado ou lotado. A falta de gentileza das pessoas e prestadores de serviços nas ruas do Rio de Janeiro. A sensação de insegurança (assalto, sequestros...). A demora excessiva em chegar em algum lugar no horário marcado (as ruas parecem que têm mais carros).

28 OUTRAS CURIOSIDADES QUE ESTRESSAM O CARIOCA (não estavam na lista): Quando o ônibus não para no ponto. Maus colegas de trabalho. Pessoas escutando músicas altas dentro do ônibus, trens e metrôs sem fone de ouvido. Oferta de grande shows e espetáculos (peça teatral) somente em São Paulo. Pessoas ignorantes, burras e falta de atenção. Cerveja quente. Banheiro sem conservação e falta de papel nos estabelecimentos. Falta de fiscalização nos órgãos públicos e nas agências reguladoras. Falta de organização na coleta de lixo.

29 COMENTÁRIOS PARTICIPANTES

30 Espaço para comentários, opiniões, dúvidas, curiosidades... Menos trânsito para chegar ao trabalho e voltar para casa. Ficar parado no trânsito, no calor, sem ar-condicionado e ainda ter que ficar ouvindo o barulho da obra que parou o trânsito. É muito estressante. O caos em nossa cidade pela falta de ordem pública, desrespeito ao meio ambiente como as sujeiras espalhada pelas ruas do Rio. Educação deveria ser prioridade e não uma coisa secundária. Medo muito medo para os jovens e terão que conviver com a corrupção e a falta de segurança. Segurança é fundamental, por favor. Acordar cedo é o que mais me irrita. O que me deixa irritado é a troca de valores das pessoas, praticando coisas ilícitas e deixando os valores educacionais e familiares de lado, ou seja, não praticam as coisas certas, dentro da lei. Passo mais tempo no trânsito indo e vindo para o trabalho do que em casa com a família. É lastimável a situação do transporte público.

31 Espaço para comentários, opiniões, dúvidas, curiosidades... O que me deixa mais infeliz e, completamente envergonhado, é a falta de apoio dos líderes estaduais. O descaso com a saúde, educação, segurança. São tantos descasos e problemas públicos que não vemos solução. Apóio as manifestações para lutarmos por nossos direitos. O transporte público é a pior situação. Incomoda muito a maneira autoritária e debochada como alguns políticos tratam as demandas, anseios e reivindicações da população. A minha sensação de insegurança nas ruas. Hoje você sai para trabalhar e não sabe se volta para casa. Se necessita de atendimento público em um hospital você tem que fazer uma "maratona" em vários hospitais e, na maioria das vezes, não consegue ser atendido, ficando horas na fila de espera na emergência. Nesse período que estamos vivendo no Rio, com manifestações ilegítimas, realizadas por algumas pessoas que dizem estar ao lado do povo. A frase que eu tenho é: gostaria de demonstrar a minha indignação. Indignação, vergonha, raiva porque essas pessoas que se dizem manifestantes não me representam. Estou indignada com a morte de um inocente, trabalhador que estava no meio do povo tentando fazer o seu trabalho.

32 Espaço para comentários, opiniões, dúvidas, curiosidades... Por um mundo com mais amor e respeito ao próximo. Temos que tratar as pessoas como gostaríamos de ser recebidos / tratados. Cadeia para os mascarados, vagabundos. Mais polícia nas ruas. Revoltada. Cadeia para os matadores e mascarados. Por causa deles que o repórter morreu. E aí seu governador? O povo exige mais segurança e policiamento nas ruas e um salário mais digno para quem nos protege. Sinto-me cansada, esgotada com a carga excessiva de trabalho e o trânsito caótico de nossa cidade. Estou revoltado com a morte do repórter Santiago. O Brasil tem que acabar com a corrupção, mudar o código penal, acabar com o pagamento de fiança para matadores (vagabundos). Chega de corrupção e lavagem de dinheiro. Isto estressa o carioca e o povo brasileiro. O povo precisa de Jesus no coração para ter sabedoria nas horas mais difíceis da vida. Xô estresse. A falta de respeito ao ser humano pelas autoridades. Falta de integração e continuidade nas políticas públicas.

33 Espaço para comentários, opiniões, dúvidas, curiosidades... Estou desapontada em morar no Rio. O transporte é de péssima qualidade, os motoristas colocam em risco a vida das pessoas. Quando preciso desembarcar no ponto de ônibus, o ônibus não tem cigarra funcionando e o governo ainda aumenta o preço da passagem. As áreas nobres são muito perigosas. Até o subúrbio onde moro é mais tranquilo. Prefiro morar no subúrbio, sem muito entretenimento, do que arriscar a minha vida na Zona Sul. Indignada com a falta de respeito aos professores por parte do governo e das crianças que vem de casa sem a educação básica. São tantos problemas que tudo me estressa. Precisamos de uma polícia bem paga para garantir ao povo carioca mais segurança e evitar a onda de assaltos em nossa cidade. O que me estressa é ver moradores, crianças abandonadas nas ruas e drogados sem tratamento. Cadê os nossos governantes? Cadê os Direitos Humanos?

34

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho geral

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Após a contusão do Neymar o Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre as possibilidades de Brasil na COPA sem a presença

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de mais uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Enquete Nesta quarta-feira, o técnico da Seleção Brasileira convocou os atletas para formar o time da Seleção Brasileira que disputará a COPA DO MUNDO 2014. Como cada brasileiro é um técnico e tem suas

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Na próxima quinta-feira, dia 12 de junho, será o primeiro jogo do Brasil na COPA DO MUNDO. Como o futebol sempre foi uma paixão nacional, o Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram

Leia mais

ENQUETE TRABALHAR APÓS A APOSENTADORIA

ENQUETE TRABALHAR APÓS A APOSENTADORIA ENQUETE TRABALHAR APÓS A APOSENTADORIA Enquete Trabalhar após a Aposentadoria Um hábito que se torna corriqueiro entre as pessoas nos dias atuais é continuar sua atividade profissional, mesmo após a aposentadoria.

Leia mais

Enquete DÉCIMO TERCEIRO

Enquete DÉCIMO TERCEIRO Enquete DÉCIMO TERCEIRO Uma prática comum entre as empresas do Brasil está no pagamento do décimo terceiro salário. Algumas cumprem, exatamente, o que está previsto na legislação. Outras, mais inovadoras,

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de mais uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho

Leia mais

O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA? FEVEREIRO

O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA? FEVEREIRO Enquete Algumas reportagens e matérias dão conta que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo e o trabalho é apontado como uma das principais causas desse mal. Porém, nem só de trabalho vive

Leia mais

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA CIDADE? FEVEREIRO

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA CIDADE? FEVEREIRO Enquete A Prefeitura do Rio pretende celebrar os 450 anos da cidade em 1º de março de 2015. A iniciativa é comandada pelo comitê Rio450, responsável por coordenar os preparativos e elaborar um calendário

Leia mais

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 Enquete OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 O jornal EXTRA pretende veicular na virada do ano, na edição de réveillon, os 10 PRINCIPAIS DESEJOPS

Leia mais

TRABALHANDO DEPOIS DA APOSENTADORIA

TRABALHANDO DEPOIS DA APOSENTADORIA TRABALHANDO DEPOIS DA APOSENTADORIA Enquete Trabalho depois da Aposentadoria Muitas vezes, o sucesso Março 2014 ENQUETE TRABALHO DEPOIS DA APOSENTADORIA TOTAL DE RESPONDENTES: 1396 entrevistados. DATA

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Ingressar em um emprego mediante concurso público é ambição para muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido, a estabilidade, os benefícios na maioria dos cargos é bastante superior

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Enquete Um estudo feito por matemáticos da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, mostrou que o dia preferido pelas pessoas é o domingo. Os pesquisadores analisaram 2,4 milhões de mensagens pela

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CIDADE DO MARÇO DE 2008 JOB1106 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto a população da área em estudo opiniões relacionadas a cidade do Rio

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CIDADE DO MAIO DE 2011 JOB451 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto a população da área em estudo opiniões relacionadas a cidade do Rio de

Leia mais

BANCO DE HORAS e HORÁRIO FLEXÍVEL

BANCO DE HORAS e HORÁRIO FLEXÍVEL Enquete BANCO DE HORAS e HORÁRIO FLEXÍVEL Oferecer trabalho flexível é um recurso utilizado por grande parte das boas empresas para reter talentos, melhorar a qualidade de vida do funcionário e facilitar

Leia mais

OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM MANAUS OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE JOB 003 DE VIDA DATA: FEV / 2010 M A N A U S

OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM MANAUS OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE JOB 003 DE VIDA DATA: FEV / 2010 M A N A U S OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE JOB 003 DE VIDA M A N A U S DATA: FEV / 2010 ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA OBJETIVO Identificar a satisfação do morador de Manaus em relação a sua qualidade de vida. METODOLOGIA

Leia mais

Professor Eliseu Linguagem Audio Visual e Games

Professor Eliseu Linguagem Audio Visual e Games StoryBoard PUC-SP Professor Eliseu Linguagem Audio Visual e Games Renan R. D. Junqueira Fluxograma E1 1 A C1 C2 E2 E3 E4 F1 G B D1 D2 E5 E6 E7 F2 E8 José é paraplégico e está atrasado para a consulta no

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

Horários de Fechamento

Horários de Fechamento Horários de Fechamento Primeiro Caderno/Caderno de Esportes Posição Dia de Publicação Autorização, Reservas e Cancelamento Entrega de Material Primeiro Caderno Segunda-feira Sexta-feira / 18h30 Sexta-feira

Leia mais

Enquete INTERESSE PELO MAGISTÉRIO

Enquete INTERESSE PELO MAGISTÉRIO Enquete INTERESSE PELO MAGISTÉRIO No mês de outubro, mais precisamente no dia do professor, pesquisas apresentaram um panorama sobre a profissão do professor no país. Algumas foram claras em concluir que

Leia mais

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas:

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas: Sexo: Feminino Idade: 18 anos 1. É morador da Vargem Grande? Sim Entrevista 01 2. Trabalha na Vargem Grande? Como é o percurso para ir ao trabalho? Não, trabalha no Santa Mônica. Pega ônibus em frente

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

Olimpíadas no Rio e Violência

Olimpíadas no Rio e Violência Olimpíadas no Rio e Violência Fabiola Miranda von Rondow Após se candidatar três vezes e não conseguir ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos, o Brasil finalmente foi o escolhido. Com isso, o

Leia mais

Viajar Circulando. Circulando - Localização. Eu estou perdido (a). Sem saber onde você está

Viajar Circulando. Circulando - Localização. Eu estou perdido (a). Sem saber onde você está - Localização Eu estou perdido (a). Sem saber onde você está Você pode me mostrar onde é isso no mapa? Perguntando por uma locação específica no mapa Onde eu encontro? Perguntando por um determinado local...

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS Tyago Hoffmann Os serviços públicos prestados nas comunidades da Grande Vitória precisam melhorar. Essa é a mensagem dada pela população em pesquisa realizada

Leia mais

CONSULTA PARTICIPATIVA

CONSULTA PARTICIPATIVA CONSULTA PARTICIPATIVA Nº do questionário: Nome do entrevistador: APRESENTAÇÃO Olá, meu nome é. Faço parte de um grupo organizado de pessoas da comunidade e estamos fazendo uma consulta participativa para

Leia mais

Viajar Circulando. Circulando - Localização. Sem saber onde você está. Perguntando por uma locação específica no mapa

Viajar Circulando. Circulando - Localização. Sem saber onde você está. Perguntando por uma locação específica no mapa - Localização Eu estou perdido (a). Sem saber onde você está Você pode me mostrar onde é isso no mapa? Perguntando por uma locação específica no mapa Onde eu encontro? Perguntando por um determinado local

Leia mais

Pesquisa de percepção Rio Como Vamos 2011

Pesquisa de percepção Rio Como Vamos 2011 Pesquisa de percepção Rio Como Vamos 2011 Algumas notas sobre esta apresentação: Para apresentar a análise da pesquisa de percepção 2011, organizamos as informações em quatro blocos temáticos: A. Percepção

Leia mais

Para 46%, os protestos foram contra a corrupção, os políticos e os governantes. Contra o aumento das tarifas de transporte público 22,1

Para 46%, os protestos foram contra a corrupção, os políticos e os governantes. Contra o aumento das tarifas de transporte público 22,1 Para a maior parte dos entrevistados, as revoltas de junho tiveram como alvo os políticos em geral. Os dados também mostram que 45% estão mais otimistas com o futuro do Brasil após os protestos, mas em

Leia mais

MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL

MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL ENQUETE MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / 205 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais

Leia mais

A Grande Vitória nas Ruas: 90% da população apoia as manifestações

A Grande Vitória nas Ruas: 90% da população apoia as manifestações A Grande Vitória nas Ruas: 90% da população apoia as manifestações Simone Cardoso As manifestações que tomam conta do país desde o final de maio mobilizaram em um só dia da semana passada mais de um milhão

Leia mais

Dimensões da cidade: favela e asfalto

Dimensões da cidade: favela e asfalto Dimensões da cidade: favela e asfalto FGV Opinião Rio de Janeiro, maio de 2009 Nota Metodológica Realização de uma pesquisa quantitativa para: Identificar a percepção dos cidadãos carioca com relação à

Leia mais

Resultados parciais da pesquisa "Mais Justiça e Sociedade" Centro de Justiça e Sociedade Pesquisadora Luci Oliveira

Resultados parciais da pesquisa Mais Justiça e Sociedade  Centro de Justiça e Sociedade Pesquisadora Luci Oliveira Resultados parciais da pesquisa "Mais Justiça e Sociedade" www.fgv.br/direitorio Centro de Justiça e Sociedade Pesquisadora Luci Oliveira ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA COMUNIDADE Se o(a) Sr(a) pudesse

Leia mais

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid 10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid Na hora de organizar uma viagem para outro país sempre surgem muitas dúvidas e é importante se preparar com antecedência para que a viagem aconteça

Leia mais

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA CIDADE? FEVEREIRO

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA CIDADE? FEVEREIRO Enquete A Prefeitura do Rio pretende celebrar os 450 anos da cidade em 1º de março de 2015. A iniciativa é comandada pelo comitê Rio450, responsável por coordenar os preparativos e elaborar um calendário

Leia mais

REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA

REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA Desenvolvido por: REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA As Patrulhas Especiais (PATRES) do Batalhão de Operações Especiais (BOE) listaram algumas regras de segurança para que qualquer

Leia mais

Mercado de trabalho: sob o sol, sem renda fixa e com mais concorrentes

Mercado de trabalho: sob o sol, sem renda fixa e com mais concorrentes O Globo, 10 de abril de 2016 Mercado de trabalho: sob o sol, sem renda fixa e com mais concorrentes No Rio, conta própria cresceu 13,2% em 2 anos, quase o dobro do país Por: Daiane Costa / João Sorima

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação Diagnóstico das Condições de Trabalho Avaliação de Desempenho dos

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 117 09 a 14 de fevereiro de 2014 Registro TSE: BR - 00012/2014 ÍNDICE 1. DADOS TÉCNICOS... 3 2. ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014... 4 3. AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 14 4.

Leia mais

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde MERCADO Opinião DE dos MEIOS paulistas sobre o atendimento ELETRÔNICO S público na área DE PAGAMENTO de saúde População do estado de São Paulo, 16 anos ou mais Julho de 2014 Objetivo 2 Conhecer as opiniões

Leia mais

CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL

CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL A Confederação Nacional do Transporte divulgou hoje (21/3/2017) a primeira Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus

Leia mais

Mato alto nas praças e lixo nas calçadas viram cenas comuns em SP

Mato alto nas praças e lixo nas calçadas viram cenas comuns em SP Mato alto nas praças e lixo nas calçadas viram cenas comuns em SP Fotos: Apu Gomes/Folhapress Quando a gente entra no táxi aqui perto é só falar para seguir até a rua do lixo. Todo mundo sabe onde é. A

Leia mais

TRABALHO LAZER. Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas

TRABALHO LAZER. Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas TRABALHO LAZER Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas que vão muito além de atributos funcionais. Estabilidade, carreira e dinheiro são importantes, mas dividem espaço com outras motivações

Leia mais

Uma empresa fundamentada na qualidade que tem como MISSÃO REALIZAR SONHOS E TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DO TRABALHO, com planejamento de CONQUISTAR

Uma empresa fundamentada na qualidade que tem como MISSÃO REALIZAR SONHOS E TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DO TRABALHO, com planejamento de CONQUISTAR Uma empresa fundamentada na qualidade que tem como MISSÃO REALIZAR SONHOS E TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DO TRABALHO, com planejamento de CONQUISTAR TODO O TERRITÓRIO NACIONAL ATÉ 2021 e que para isso não

Leia mais

Prefeitura e Rock in Rio divulgam esquema de trânsito e transporte para evento

Prefeitura e Rock in Rio divulgam esquema de trânsito e transporte para evento Prefeitura e Rock in Rio divulgam esquema de trânsito e transporte para evento Rio de Janeiro, 1 de setembro de 2017 - A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Rock in Rio divulgaram nesta sexta-feira, dia 1º,

Leia mais

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3 PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA - 2014 Parte 1 de 3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de Ribeirão Preto, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos

Leia mais

PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA CAROLINA

PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA CAROLINA ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA CAROLINA 2012 PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA Pesquisa de Turismo Receptivo - Baixa Estação Roseana Sarney Murad Governadora

Leia mais

Folha de Exercícios Módulo #1

Folha de Exercícios Módulo #1 1 Folha de Exercícios Módulo #1 A Byron Katie criou 4 perguntas que ela chama de o trabalho que vão abrir a sua consciência e mudar a sua maneira de pensar e sentir a sua realidade. O primeiro passo para

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 116 31 de outubro a 04 de novembro de 2013 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS 03 2 ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 04 3 AVALIAÇÃO DO GOVERNO 15 4 EXPECTATIVA 22 5 CONJUNTURAIS 25 5.1

Leia mais

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Fase:1/3

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Fase:1/3 PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA - 2013 Fase:1/3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos em outros grandes

Leia mais

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira Mobilidade Urbana Luciana Ghidetti de Oliveira Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir

Leia mais

UBER: problema ou solução?

UBER: problema ou solução? UBER: problema ou solução? É ilegal. A Legislação Municipal não permite a atuação do Uber na cidade, mas há quase dois meses, o famoso e polêmico aplicativo de transporte está em operação em Uberaba. Ainda

Leia mais

PESQUISA ELEITORAL: SERRA

PESQUISA ELEITORAL: SERRA PESQUISA ELEITORAL: SERRA Outubro/2016 1 ÍNDICE METODOLOGIA... 3 INTENÇÃO DE VOTO... 6 Intenção Espontânea 2º Turno... 6 Intenção Estimulada 2º Turno... 6 Rejeição Espontânea... 6 Rejeição Estimulada...

Leia mais

TOTAL DE RESPONDENTES: 698 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 30 de maio e 01 de junho, nas ruas do centro do Rio de Janeiro.

TOTAL DE RESPONDENTES: 698 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 30 de maio e 01 de junho, nas ruas do centro do Rio de Janeiro. Enquete Um estudo feito por matemáticos da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, mostrou que o dia preferido pelas pessoas é o domingo. Os pesquisadores analisaram 2,4 milhões de mensagens pela

Leia mais

Oportunidades de Negócios para a Copa Identificação de tendências e oportunidades. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN RIBEIRA

Oportunidades de Negócios para a Copa Identificação de tendências e oportunidades. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN RIBEIRA Oportunidades de Negócios para a Copa do Mundo: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios nos bairros de Natal/RN RIBEIRA Natal/RN Junho/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho

Leia mais

Produzido para você por:

Produzido para você por: Produzido para você por: www.fbultimate.com.br Sobre Felipe Moreira: 1º WORKSHOP DE VENDAS E LUCROS NO FACEBOOK Vídeo #1: As 4 Taxas de Ações Estúpidas Nesse primeiro vídeo do workshop você está vendo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU Simara Cristina Ferreira 1 Bernadete Rossi Barbosa Fantin 2 Faculdade de Tecnologia, Botucatu,SP, Brasil. E-mail: simara@ibd.com.br

Leia mais

Março/2016 Março/2016

Março/2016 Março/2016 São Paulo 2030 Março/2016 Março/2016 2 de 80 OBJETIVO Mapear as opiniões e as percepções dos moradores da cidade da São Paulo em relação a temas do cotidiano e à prestação de políticas públicas, bem como

Leia mais

MOBILIDADE POR BICICLETA E OS DESAFIOS DAS MULHERES DE SÃO PAULO #GTGÊNERO/CICLOCIDADE APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA

MOBILIDADE POR BICICLETA E OS DESAFIOS DAS MULHERES DE SÃO PAULO #GTGÊNERO/CICLOCIDADE APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA MOBILIDADE POR BICICLETA E OS DESAFIOS DAS MULHERES DE SÃO PAULO #GTGÊNERO/CICLOCIDADE APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA APRESENTAÇÃO CICLOCIDADE & GT GÊNERO A Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos

Leia mais

Trânsito. A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região.

Trânsito. A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região. Trânsito Luciana Ghidetti de Oliveira A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região. Do total dos entrevistados, 75,1% não possuem

Leia mais

Link:

Link: Sind-UTE/MG Fonte: O Tempo Data: publicado em 15/03/2017 Link: http://www.otempo.com.br/cidades/manifestantes-j%c3%a1-come%c3%a7am-a-tomar-conta-dapra%c3%a7a-da-esta%c3%a7%c3%a3o-1.1447565 Paralisação

Leia mais

Comissão de Relações Internacionais

Comissão de Relações Internacionais Comissão de Relações Internacionais Endereço de e-mail cecile.sornette@kedgebs.com QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NA ECA A. INFORMAÇÕES DO ALUNO Nome Cécile SORNETTE Idade 22 Sexo Masculino

Leia mais

1. ACREDITAR EM DEUS, EM VOCÊ E NA EMPRESA! 2. ESTUDAR O MATERIAL PARA NOVAS CONSULTORAS. 3. ENTENDER O QUE EU GANHO SENDO DIRETORA. AUMENTO DE 300% Clientes; Anfitriãs; Mulheres a procura de renda extra;

Leia mais

Hospital do Barreiro, em BH, passa a funcionar com 20% da

Hospital do Barreiro, em BH, passa a funcionar com 20% da 1 de 11 22/11/2016 15:24 g1 globoesporte gshow famosos & etc vídeos ASSINE JÁ CENTRAL E-MAIL ENTRAR MENU G1 Minas Gerais MENU G1 Minas Gerais 22/11/2016 14h38 - Atualizado em 22/11/2016 14h38 Hospital

Leia mais

Férias de Verão. Tâmara Barros

Férias de Verão. Tâmara Barros Férias de Verão Tâmara Barros De uma forma geral, as férias de verão da maioria dos capixabas não será muito diferente das férias dos anos anteriores. 30% pretendem viajar e 26% ficarão em casa. Em contrapartida,

Leia mais

Sumário. PREFÁCIO... 3 INTRODUÇÃO... 4 Capitulo- I: estresse do trabalho Capitulo - II: Meu negócio... 7

Sumário. PREFÁCIO... 3 INTRODUÇÃO... 4 Capitulo- I: estresse do trabalho Capitulo - II: Meu negócio... 7 Sumário PREFÁCIO... 3 INTRODUÇÃO... 4 Capitulo- I: estresse do trabalho... 5 O trajeto... 5 O salário... 5 Trabalhadores... 6 Capitulo - II: Meu negócio... 7 A escolha... 7 O que e Marketing Digital e

Leia mais

Dia Mundial sem Carro. Job Setembro / 2016

Dia Mundial sem Carro. Job Setembro / 2016 Dia Mundial sem Carro Job 60940 Setembro / 06 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 Menino de rua dormindo no sol do meio dia na Praça Roberto Silveira, Duque de Caxias. 6 Duque de Caxias, dia seguinte à tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Em 2013, a cidade

Leia mais

São Paulo 2030 Painel Mobilidade Urbana. Março/2016

São Paulo 2030 Painel Mobilidade Urbana. Março/2016 São Paulo 2030 Painel Mobilidade Urbana Março/2016 OBJETIVO Mapear as opiniões e as percepções dos moradores da cidade da São Paulo em relação a temas do cotidiano e à prestação de políticas públicas,

Leia mais

CAPIXABAS DESABAFAM: É PRECISO TER MAIS RIGOR NO CUMPRIMENTO DA LEI DE TRANSITO

CAPIXABAS DESABAFAM: É PRECISO TER MAIS RIGOR NO CUMPRIMENTO DA LEI DE TRANSITO CAPIXABAS DESABAFAM: É PRECISO TER MAIS RIGOR NO CUMPRIMENTO DA LEI DE TRANSITO Patrícia Gonoring O trânsito sempre é um assunto tratado pela mídia, seja por campanhas educativas do órgão regulador, ou

Leia mais

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física oglobo.globo.com /sociedade/saude/cem-milhoes-de-brasileiros-nao-fazem-nenhuma-atividade-fisica- 21348722 Paula Ferreira por Paula Ferreira

Leia mais

Metodologia. COLETA Entrevistas domiciliares com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo.

Metodologia. COLETA Entrevistas domiciliares com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo. Metodologia COLETA Entrevistas domiciliares com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo. UNIVERSO Moradores de 16 anos ou mais. PERÍODO DE CAMPO de 05 de setembro a 11 de setembro

Leia mais

Você quer ser uma. LOCOMOTIVA de inícios?

Você quer ser uma. LOCOMOTIVA de inícios? Você quer ser uma LOCOMOTIVA de inícios? Plano para ser Diretora.. Quer encher seus "vagões" de Consultoras e Futuras Diretoras?.. Quer ser Diretora em dezembro e realizar seu "Debut" no Seminário Brasil

Leia mais

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_ Desigualdade: _8 Classe social: 9_8 Sociedade: 9_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 M E T O D O L O G I A 3 METODOLOGIA Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção.

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. LAERTE/ACERVO DO CARTUNISTA Laerte. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 45. 1 Nessa tira há uma situação do cotidiano

Leia mais

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3 PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA - 2015 Parte 1 de 3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de Ribeirão Preto, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos

Leia mais

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Julho / 2016 Metodologia Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário

Leia mais

PROPAGANDAS. Dihego Pansini de Souza

PROPAGANDAS. Dihego Pansini de Souza PROPAGANDAS Dihego Pansini de Souza Mais uma vez a Futura Pesquisa e Consultoria foi às ruas ouvir a opinião da população capixaba. Desta vez foi em relação a um assunto que mexe com a cabeça dos consumidores,

Leia mais

Parceria: Comissão de Planejamento do Carnaval Maurício Delamaro 2/ / 20

Parceria: Comissão de Planejamento do Carnaval Maurício Delamaro 2/ / 20 Parceria: Comissão de Planejamento do Carnaval 2.010 2/ / 20 1 Análise da Consulta sobre o Carnaval 2.010 de São Luiz do Paraitinga Resumo para a Imprensa Parceria: Comissão de Planejamento do Carnaval

Leia mais

Teste O Profissional Eficaz

Teste O Profissional Eficaz . Teste O Profissional Eficaz Este teste pode lhe mostrar em qual nível está a sua carreira, isto é, se você é um profissional abaixo da média, comum ou extraordinário. Responda às perguntas a seguir e

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2012 JOB1752-2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

MULHERES NO TRÂNSITO

MULHERES NO TRÂNSITO MULHERES NO TRÂNSITO Segundo o Censo do IBGE 2010, a população brasileira é composta por 4 de homens e 5 de mulheres, isto é, a proporção entre os sexos é praticamente igual, porém não se pode dizer o

Leia mais

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA 4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA Metodologia Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO BRASILEIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO BRASILEIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO EIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO AGOSTO DE 2017 JOB0296 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO Este estudo tem por objetivo

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI ISSN 317-701 Ano 5 Número 9 março de 016 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Flexibilidade no mercado de trabalho 9 Trabalhadores desejam flexibilidade nas regras trabalhistas Sete em cada

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS JUNHO DE 2016 JOB0703 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL PERÍODO DE CAMPO Levantar um conjunto de informações sobre

Leia mais

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR

DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR 10 02 DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR O início da fase escolar é uma Essa adaptação é importante mudança grande para a vida da para que a criança não se sinta criança,

Leia mais

O que foi o intercâmbio para você apresente os pontos positivos e negativos:

O que foi o intercâmbio para você apresente os pontos positivos e negativos: RELATÓRIO DE VIAGEM: 1. Apresentação Pessoal Nome: Giulia Cardoso de Lemos Marra Curso: Arquitetura e Urbanismo Período: 9º País de Destino: Portugal Universidade de Intercâmbio: Universidade do Porto

Leia mais

ORIENTAÇÃO ON LINE AO VIVO

ORIENTAÇÃO ON LINE AO VIVO ORIENTAÇÃO ON LINE AO O QUE FAZER PARA INICIAR PESSOAS EM MEU TIME. Dia: 19/07 as 21:30h VIVO Acesso pelo link https://www.eventials.com/kilvenoronha/o-que-fazer-parainiciar-pessoas-em-meu-time/ Kilve

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2019 Área de Estudos Econômicos Mobilidade urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

Seminários GV Comunicação no Varejo

Seminários GV Comunicação no Varejo Seminários GV Comunicação no Varejo Cláudio Santos O que há de novo nos jornais Jornal: O que há de novo O próprio jornal é novo Jornal é um dos meios que mais investiu em inovação e modernidade Projetos

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSPORTES COLETIVOS OUTUBRO/ NOVEMBRO DE 2005 OPP135 ESPECIFICAÇÕE S TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população em geral, opiniões relacionadas

Leia mais

DEPUTADO SIMÃO SESSIM PP/RJ. discurso.) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, o jornal

DEPUTADO SIMÃO SESSIM PP/RJ. discurso.) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, o jornal DEPUTADO SIMÃO SESSIM PP/RJ D02082006 O SR. SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, o jornal o Globo de 25 de junho de 2006, publicou reportagem

Leia mais

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário.

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário. Questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA Idade Sexo ( )M ( )F Grau de Instrução ( )Básico ( )Médio ( )Universitário ( )Especialização ( )Mestrado ( )Doutorado ( )Outros

Leia mais