O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA"

Transcrição

1

2 Enquete Um estudo feito por matemáticos da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, mostrou que o dia preferido pelas pessoas é o domingo. Os pesquisadores analisaram 2,4 milhões de mensagens pela Internet para descobrir qual era o dia da semana que as pessoas mais gostam, contando a quantidade de palavras positivas e negativas usadas nas mensagens. O Laboratório de Pesquisas da UniCarioca, curioso em relação ao pensamento do carioca a este respeito, foi às ruas da cidade para conferir qual o dia preferido do carioca, quais as características que tornam este dia preferido e, ainda, descobrir algumas características, exclusivas, percebidas especialmente pelos cariocas em relação a este dia. MAIO 2014

3 APRESENTAÇÃO

4 O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca nasceu em março de 2012, dentro do curso de marketing da instituição, com o objetivo de entender e divulgar, por meio de pesquisas, o pensamento da população carioca sobre os mais variados temas do cotidiano. É formado por alunos de todos os períodos e de todos os cursos, que desenvolvem o projeto de uma pesquisa, desde sua criação até a apresentação do resultado. Todo o processo é acompanhado por estatístico devidamente registrado e por professores qualificados / titulados e com vasta experiência de mercado. Atualmente o laboratório, além de ser uma atividade acadêmica, desempenha, também, o papel de atender aos anseios dos principais meios de comunicação do Rio de Janeiro produzindo pesquisas e, algumas vezes, sendo pauta de matérias para veículos como EXTRA (caderno VIDA GANHA, CADERNO DE ESPORTES, colunas) O GLOBO (cadernos BOA GENTE, BOA CHANCE..., colunistas como Ancelmo Gois, Flávia Ferreira...), BAND NEWS, VEJA RIO, entre outros. O laboratório atua, também, no desenvolvimento de outras pesquisas como: de segmentação, de satisfação, de demanda, de produtos, de viabilidade de negócios, principalmente, para micro e pequenos empreendedores.

5 ALGUMAS PESQUISAS PRODUZIDAS Pesquisa de Mercado para o lançamento de um suplemento diário para o EXTRA na Baixada Fluminense. Pesquisa para a VEJA RIO, matéria de capa, sobre a relação tumultuada entre as Babás e Patroas. Pesquisa identificando a opinião do carioca sobre os embargos infringentes (Ancelmo Gois, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre a satisfação dos moradores com as UPP (jornal EXTRA). Pesquisa sobre o interesse do carioca em relação à RIO+20 (jornal EXTRA). Pesquisa para identificar a opinião do carioca sobre os médicos cubanos (Ancelmo Gois, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre o valor que o carioca gostaria de gastar no dia das mães (Flávia Ferreira, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre as melhores ruas para se morar em Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio (matéria de capa caderno O GLOBO Barra de Tijuca). Pesquisa sobre o programa Lixo Zero (coluna GENTE BOA do jornal O GLOBO).

6 ALGUMAS PESQUISAS PRODUZIDAS (continuação) Pesquisa sobre a prática do horário flexível de trabalho e do banco de horas nas empresas do Rio de Janeiro. Matéria de CAPA e conteúdo da página 3 do caderno BOA CHANCE, do jornal O GLOBO Pesquisa sobre o valor da profissão do professor para edição especial de comemoração do dia dos professores. Matéria de CAPA no jornal EXTRA do dia 15 de outubro de Pesquisa sobre reconhecimento profissional: o que o carioca pensa do tapinha nas costas (caderno BOA CHANCE do jornal O GLOBO). Pesquisa sobre como o carioca pretende gastar o décimo terceiro salários (coluna NEGÓCIOS E CIA do jornal O GLOBO, caderno VIDA GANHA do EXTRA e BAND NEWS novembro de 2013) Pesquisa para identificar o INTERESSE DOS JOVENS PELO MAGISTÉRIO (matéria de CAPA do jornal O GLOBO, no dia 5 de janeiro de 2014 e matéria do CANAL FUTURA). Pesquisa OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014, PUBLICADA NO Jornal EXTRA (janeiro 2014).

7 ALGUMAS PESQUISAS PRODUZIDAS (continuação) Pesquisa para identificar quais os 5 motivos que MAIS ESTRESSAM O CARIOCA (matéria publicada no O GLOBO e veiculada nas rádios CBN, NATIVA, TUPI e na TV RECORD, em rede nacional, nos programas DOMINGO ESPETACULAR, BALANÇO GERAL e FALA BRASIL (março 2014). Pesquisa sobre as PREFERENCIAS DO CARIOCA NO CARNAVAL foi capa do Jornal EXTRA e matéria publicada no caderno ESPECIAL CARNAVAL (março 2014). Pesquisa O QUE OS CARIOCAS ACHAM DAS SILICONADAS. Foi capa do JORNAL EXTRA e publicada no primeiro caderno (março 2014). Pesquisa e teste sobre O CONHECIMENTO DO CARIOCA SOBRE A CIDADE. Resultado foi publicado no JORNAL EXTRA e na REVISTA VEJA RIO, além de menção em nas rádios TUPI e CBN (março 2014). Pesquisa O LÍDER POR SUAS EQUIPES, publicada no CADERNO BOA CHANCE, no Jornal O GLOBO, incluindo um teste sobre as principais características de liderança (março 2014). Pesquisa TRABALAHAR APÓS A APOSENTADORIA publicada no caderno BOA CHANCE, no jornal O GLOBO (maio de 2014).

8 FOTOS DA COLETA DE DADOS NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO

9 RESUMO GERENCIAL

10 TOTAL DE RESPONDENTES: 698 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 30 de maio e 01 de junho, nas ruas do centro do Rio de Janeiro. NÚMERO DE ENTREVISTADORES: 8 entrevistadores. INSTRUMENTO: questionário com 11 questões. ABORDAGEM: respondentes eram abordados nas ruas do dentro da cidade por um dos pesquisadores do Laboratório de Pesquisas da UniCarioca.

11 Enquete realizada pelo Laboratório de Pesquisas da UniCarioca revela que o dia preferido dos cariocas é o sábado (39%). O segundo dia preferido é a sexta-feira (38%). Ou seja, 77% dos cariocas preferem o final de semana. Percebem-se mais felizes nestas ocasiões. Por outro lado, o dia que faz menos sucesso é a segunda-feira (63%). O resultado do carioca é um pouco diferente da pesquisa realizada pela Universidade de Vermont, nos EUA. Para eles o dia da semana preferido é o domingo, enquanto a quarta-feira não faz muito sucesso. Foi solicitado aos respondentes que traduzissem, em uma palavra ou frase curta, a principal razão do sentimento de felicidade ou infelicidade em relação a estes dias. Após análise do conteúdo foi possível identificar que 53%, mais da metade, relacionaram o sentimento de felicidade com o amor dedicado a família, principalmente, aos pais, filhos, netos... (28%), às coisas da vida e pessoas (13%) e a possibilidade de descansar, inclui-se nesses casos, folgas, férias... (12%). Por outro lado, os respondentes relacionaram o sentimento de infelicidade (26%) ao momento em que percebem que precisam abandonar o final de semana e voltar a rotina, recomeçar tudo novamente (14%) e à falta de dinheiro (12%). Dizem eles: o finalzinho do domingo, mais precisamente na abertura do Fantástico, é normal lembrar que acabou o final de semana e que vai começar tudo de novo. É como um gatilho que nos traz de volta à realidade. A pesquisa revela também que 71% dos cariocas ficam mais animados quando o final de semana se inicia. Por outro lado, ficam mais desanimados quando o final de semana termina e está próximo de começar uma nova semana (79%).

12 Foram entrevistadas 698 pessoas: 49% homens e 51% mulheres. Principalmente, entre 26 e 45 anos (56%). Moradores dos diferentes bairros do Rio de janeiro: 18% da Baixada, 26% da Zona Norte, 22% da Zona Sul, 22% Zona Oeste, 10% do Centro e 2% outros. 85% com ensino médio e superior completo. 81% trabalhadores. 49% com salário entre R$ e R$ 3.000,00. A pesquisa também levou em conta o que o carioca gosta de fazer nos dias da semana: A segunda, a sexta e o sábado são dias importantes para os cariocas. Os respondentes concentram decisões e têm hábitos e costumes relacionados a estes dias. Por exemplo: 59% alegam que a segunda-feira é o melhor dia para se fazer um investimento e, para 45% dos respondentes, um bom dia também para arrumar um novo emprego. Eles entendem que a semana está começando, estão descansados, cheios de disposição e que as melhores oportunidades de negócio aparecem logo no início, tanto para investimentos quanto para empregos. Porém, a segunda-feira não é, na opinião dos cariocas, um bom dia para beber (12%) ou para sair à noite (10%). Afinal, a semana nem começou e já ficamos com aquele gosto de cabo de guarda chuva molhado na boca, afirmam. Assim como não gostam de beber na quinta (7%) para não atrapalhar o desempenho, na sexta e no sábado.

13 A segunda é, também, o dia em que o carioca prefere pedir um aumento (32%). Ele acha que o chefe está mais feliz e sensível em razão das metas que precisam ser atingidas. Muitos, também, preferem ser demitidos na segunda (32%). Acreditam que terão a semana inteira para correr atrás do prejuízo, ou mesmo, para se acostumarem com a ideia e não passar o final de semana amargurado com a situação. Assim como, utilizam a segunda para acessar o face e atualizar o blog (29%). É parte desta rotina fazer resumo, postar fotos e ficar resenhando sobre tudo o que aconteceu. Gostam, também, de entrar no faze na sexta (24%) para ver e fazer a programação do final de semana que vai entrar. Ir a um enterro na segunda é, também, um programa interessante: dá para aproveitar e emendar mais um dia no final de semana, dizem alguns (33%). Para outros, no entanto, o sábado (23%) e domingo (24%) são bons dias para ir a um enterro, pois não atrapalha o dia de trabalho. Quase ninguém, por exemplo, quer ir a um enterro na quinta ou sexta (2% e 7%, respectivamente). Deixa o clima ruim no final de semana, concluem. Agora, quando o assunto é diversão e prazer, o carioca não pensa duas vezes, a preferência é pelo final de semana que, para a maioria, já começa na sexta à noite. Entre os que querem fazer sexo (27%), beber (29%) e iniciar um novo relacionamento (26%), a sextafeira é o dia ideal. Assim como, para sair à noite para a balada (28%) ou realizar atividades culturais como ir a um cinema, teatro... (30%), o sábado é o dia preferido dos cariocas. Tudo porque podem aproveitar a noite e não precisam acordar cedo no outro dia.

14 Mas, eles garantem, o pior dia para fazer sexo é a terça-feira (7%) e para sair à noite, o domingo (5%) que é, inclusive, o dia preferido de uma boa parcela dos respondentes, para descansar (21%). Para fazer compras, os cariocas preferem o sábado (22%). E, para fazer uma prova de concurso (24%), o domingo. Quando o tema é chuva, os cariocas preferem que chova na segunda (27%) e na terça (21%). Nunca no final de semana, para não estragar a festa. E o que os cariocas preferem fazer, então, no final de semana tão esperado? Para 61% deles, passear com a família e amigos é um excelente programa. Assim como, almoçar fora (60%), ou fazer um churrasco (60%), além, logicamente, de tirar uma boa soneca na tarde do domingo (59%). Está aí, uma agenda simples e comum para à maioria dos cariocas. Agora, o que ele não gosta mesmo de fazer no final de semana é: ficar sozinho (49%), realizar atividades domésticas (43%) ou acordar cedo (39%).

15 E na pesquisa de Vermont, nos EUA? Comparando alguns resultados é possível ver que... Pra eles, a segunda-feira é considerada um dia bom para fazer investimentos (igual a pesquisa do carioca). A terça-feira foi vista como um bom dia para atualizar blogs, mas um dia ruim para o sexo (assim com o carioca) Para pedir aumento o americano prefere a quarta-feira e o carioca a segunda. Alguns chefes de empresas americanas dizem que um pedido desses na segunda-feira é muito ruim pois estão ocupados,se preparando para a semana, e na quinta e sexta-feira estão pensando no fim de semana. O carioca, no entanto, acha que a segunda é o dia perfeito pois vem junto com as metas e dos desafios da empresa.. Diferentemente da pesquisa carioca, o americano, prefere ser demitido na sexta-feira. A consultora Judi James afirma que na segunda-feira a pessoa demitida costuma ver apenas o lado ruim da coisa, enquanto na sexta-feira ela pode se sentir menos magoada e contente pela nova procura de emprego. Mas, como o carioca quer aproveitar o final de semana sem preocupação, ele acredita que a demissão na segunda dá mais tempo para ele arrumar outro emprego ou a se organizar melhor. Sábado é um dia ruim para beber para o americano. Para o carioca, no entanto, está entre os melhores dias.

16 PERFIL GERAL DOS ENTREVISTADOS

17

18

19

20

21

22

23 RESULTADO DA PESQUISA

24

25

26 AS PRINCIPAIS RAZÕES DA FELICIDADE DO CARIOCA 30% 28% 25% 20% 15% 13% 12% 10% 5% 0% 9% 3% 4% 3% 3% 2% 6% 2% 3% 1% 1% 2% 4% 1% 1%

27 AS PRINCIPAIS RAZÕES DA INFELICIDADE DO CARIOCA 16% 14% 14% 12% 12% 11% 10% 8% 6% 4% 2% 3% 6% 3% 4% 4% 4% 9% 3% 3% 4% 1% 1% 4% 2% 4% 2% 2% 1% 1% 1% 0%

28

29

30 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA FAZER UM INVESTIMENTO FINANCEIRO

31 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA IR A UM ENTERRRO

32 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA ENTRAR NO FACE, ATUALIZAR BLOGS...

33 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA FAZER SEXO

34 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA PEDIR AUMENTO DE SALÁRIO

35 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA DIRIGIR A TRABALHO OU PASSEIO

36 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA CHOVER

37 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA SER DEMITIDO

38 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA BEBER

39 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA INICIAR UM RELACIONAMENTO

40 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA DESCANSAR

41 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA ARRUMAR UM NOVO EMPREGO

42 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA PARTICIPAR DE UMA PROVA DE CONCURSO

43 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA SAIR À NOITE PARA A BALADA

44 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA ATIVIDADES RELACIONADAS AO LAZER (TEATRO, CINEMA, PRAIA...)

45 DIA DA SEMANA PREFERIDO PELO CARIOCA PARA FAZER COMPRAS

46 MELHOR COISA PARA FAZER NO FIM DE SEMANA 70% 60% 50% 40% 42% 44% 59% 42% 60% 42% 42% 44% 46% 50% 61% 36% 42% 44% 57% 41% 60% 40% 53% 30% 20% 31% 23% 10% 0%

47 60% PIOR COISA PARA FAZER NO FIM DE SEMANA 50% 40% 30% 39% 38% 36% 35% 25% 25% 43% 28% 49% 36% 30% 29% 31% 29% 20% 17% 18% 20% 16% 17% 17% 19% 10% 0%

48 COMENTÁRIOS OUVIDOS

49 Comentários, críticas sugestões... Fazer amor não tem dia certo. Existem itens que não são melhores ou piores. Podem ser bom ou ruim em mais de um dia na semana. Senti um pouco de dificuldade porquanto não tenho como certo pautar decisões em função dos dias da semana, ao menos de forma tão exata. Nunca parei pra pensar nisso e me surpreendi com minhas respostas (kkkkk). Não tem melhor dia para morrer. A questão do enterro é desnecessária, pois, qualquer dia é péssimo pra um enterro. Eu tive dificuldade para responder sobre a INFELICIDADE nas perguntas 7 e 8, pois não me sinto assim em nenhum dia. Os homens não gostam de fazer sexo no final de semana. Eles preferem beber. Eu prefiro fazer sexo na quarta. A novela termina cedo e como não gosto de ver futebol, aproveito para fazer outras coisas (rsrsrsr), Quem fez a pesquisa não sabe que sexo é bom todos os dias? O que me deixa mais feliz é ter uma amante. O que me deixa infeliz é que ela gasta muito.

50

TOTAL DE RESPONDENTES: 698 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 30 de maio e 01 de junho, nas ruas do centro do Rio de Janeiro.

TOTAL DE RESPONDENTES: 698 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 30 de maio e 01 de junho, nas ruas do centro do Rio de Janeiro. Enquete Um estudo feito por matemáticos da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, mostrou que o dia preferido pelas pessoas é o domingo. Os pesquisadores analisaram 2,4 milhões de mensagens pela

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Ingressar em um emprego mediante concurso público é ambição para muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido, a estabilidade, os benefícios na maioria dos cargos é bastante superior

Leia mais

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 Enquete OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 O jornal EXTRA pretende veicular na virada do ano, na edição de réveillon, os 10 PRINCIPAIS DESEJOPS

Leia mais

MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL

MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL ENQUETE MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM

Leia mais

O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA? FEVEREIRO

O QUE MAIS ESTRESSA O CARIOCA? FEVEREIRO Enquete Algumas reportagens e matérias dão conta que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo e o trabalho é apontado como uma das principais causas desse mal. Porém, nem só de trabalho vive

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho geral

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Enquete Nesta quarta-feira, o técnico da Seleção Brasileira convocou os atletas para formar o time da Seleção Brasileira que disputará a COPA DO MUNDO 2014. Como cada brasileiro é um técnico e tem suas

Leia mais

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 Enquete OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 O jornal EXTRA pretende veicular na virada do ano, na edição de réveillon, os 10 PRINCIPAIS DESEJOPS

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de mais uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Na próxima quinta-feira, dia 12 de junho, será o primeiro jogo do Brasil na COPA DO MUNDO. Como o futebol sempre foi uma paixão nacional, o Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram

Leia mais

TOTAL DE RESPONDENTES: 604 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 11 e 12 de setembro de 2014, nas ruas do Centro do Rio de Janeiro.

TOTAL DE RESPONDENTES: 604 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 11 e 12 de setembro de 2014, nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Ingressar em um emprego mediante concurso público é ambição para muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido, a estabilidade, os benefícios na maioria dos cargos é bastante superior

Leia mais

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS BRASÍLIA ECHARDT VIEIRA (CENTRO DE ATIVIDADES COMUNITÁRIAS DE SÃO JOÃO DE MERITI - CAC). Resumo Na Baixada Fluminense, uma professora que não está atuando no magistério,

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de mais uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: INTERESSES, DESEJOS E INFLUÊNCIA NO MERCADO DE CONSUMO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: INTERESSES, DESEJOS E INFLUÊNCIA NO MERCADO DE CONSUMO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: INTERESSES, DESEJOS E INFLUÊNCIA NO MERCADO DE CONSUMO Fevereiro 2016 PERFIL DA MULHER BRASILEIRA 68,0% das entrevistadas dão nota igual ou maior que SETE para a própria felicidade

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Classes de restrições ao lazer:

Classes de restrições ao lazer: 6 Resultados Através das entrevistas, no primeiro momento foram identificadas as restrições ao lazer pelo método da redução de dados por dedução, aonde de acordo com Motta (2008), o pesquisador parte de

Leia mais

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE : P.C. SEXO: Masculino IDADE: 15 anos Faixa I ESCOLARIZAÇÃO: 5 a 8 anos (6ª série) LOCALIDADE: Alto da Penha (Zona Urbana) DOCUMENTADORA: Maria do Socorro Inácio TRANSCRITORA:

Leia mais

6 Dicas Básicas para Conciliar Trabalho e Filho Doente

6 Dicas Básicas para Conciliar Trabalho e Filho Doente 6 Dicas Básicas para Conciliar Trabalho e Filho Doente Realmente não é fácil para quem tem filho trabalhar. Quando a mulher é casada e o marido ajuda menos-mal, mal, porém quando a mulher é sozinha fica

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1

Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1 Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1 A maior Ambição do Homem é querer Colher aquilo que Não Semeou. Hebert Schiavelli (Empreendedor) Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade

Leia mais

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro:

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro: PESQUISA: 2015 AMOSTRA: 525 pessoas da classe AB 13 de dezembro 5 capitais brasileiros: Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília A ideia da pesquisa foi entender as expectativas do brasileiro

Leia mais

Enquete. Dia das Crianças

Enquete. Dia das Crianças Enquete Dia das Crianças No DIA 12 de outubro será comemorado o Dia das Crianças. Pesquisa realizada pelo Laboratório de Pesquisa da UniCarioca, nas principais ruas do centro do Rio de Janeiro, indica

Leia mais

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com.

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com. COISAS QUE APRENDI PAI COM MEU SOBRE TRABALHO E EMPREGO TALENTO Qual é o seu talento? Como descobri-lo? Pense nas coisas que você faz bem e que as pessoas reconhecem e comentam: como você é bom nisto!

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

História de Leonardo Barbosa

História de Leonardo Barbosa História de Leonardo Barbosa Nascimento: 22 de dezembro de 1994 Falecimento: 16 de dezembro de 2011 É tão estranho Os bons morrem antes E lembro de você e de tanta gente que se foi cedo demais = Lembro

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ Mossoró, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Enquete DÉCIMO TERCEIRO

Enquete DÉCIMO TERCEIRO Enquete DÉCIMO TERCEIRO Uma prática comum entre as empresas do Brasil está no pagamento do décimo terceiro salário. Algumas cumprem, exatamente, o que está previsto na legislação. Outras, mais inovadoras,

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Orama Valentim já tem data marcada para no desafio, o Miss Brasil em setembro

Orama Valentim já tem data marcada para no desafio, o Miss Brasil em setembro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Gerência de Comunicação Jornal: Cidade: Data: Página: Seção: Ururau.com.br Campos 11/08/2013 WEB 11 de agosto de 2013 16:24 CIDADES E REGIÃO - É

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

cultura: o que querem e fazem os cariocas

cultura: o que querem e fazem os cariocas cultura: o que querem e fazem os cariocas perfil cultural dos cariocas como foi feita a pesquisa 1.501 pessoas entrevistadas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

TOTAL DE RESPONDENTES: 764 entrevistados.

TOTAL DE RESPONDENTES: 764 entrevistados. Enquete A Prefeitura do Rio vai celebrar os 450 anos da cidade em 1º de março de 2015. A iniciativa é realizada pelo COMITÊ RIO450, que está responsável por coordenar os preparativos e elaborar um calendário

Leia mais

Você já deve ter lido varias vezes sobre, Gatilhos Mentais, pois bem, hoje vamos falar sobre isso...

Você já deve ter lido varias vezes sobre, Gatilhos Mentais, pois bem, hoje vamos falar sobre isso... Olá, tudo bem?! Nesse Mini E-book eu vou lhe passar a 1º Sacada da semana, pretendo toda semana compartilhar informações com você, pois sei bem o que é ficar na internet buscando informações e nunca encontrar

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Anvisa quer banir venda de drogas para emagrecer

Anvisa quer banir venda de drogas para emagrecer Data : 17/2/2011 Veículo : A Tribuna - Santos Página : C7 Seção : Economia Anvisa quer banir venda de drogas para emagrecer 1 Data : 4/2/2011 Veículo : Tribuna Impressa - Araraquara Página : C2 Seção :

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC. turismo & lazer

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC. turismo & lazer APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings centers e empreendimentos imobiliários. O Sistema

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa com filhos

Leia mais

consulta participativa de opinião

consulta participativa de opinião consulta participativa de opinião Interesses e perspectivas dos jovens da Brasilândia, Cachoeirinha e Freguesia do Ó CONSULTA PARTICIPATIVA DE OPINIÃO: INTERESSES E PERSPECTIVAS DOS JOVENS DA BRASILÂNDIA,

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma.

Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma. Tema : Quem sou eu? Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma. Bibliografia : a) LE, itens 919 e 919a,

Leia mais

Projeto CO.R Infoglobo: O ESPÍRITO CARIOCA

Projeto CO.R Infoglobo: O ESPÍRITO CARIOCA Projeto CO.R Infoglobo: O ESPÍRITO CARIOCA Um amplo projeto de pesquisa liderado pela Infoglobo com a finalidade de explorar como anda a relação entre o Rio e o carioca. Algumas das descobertas: O Rio

Leia mais

Presidente de associação de moradores não quer ser político e mantém-se no cargo há 14 anos

Presidente de associação de moradores não quer ser político e mantém-se no cargo há 14 anos Fonte: O Globo Síndico de Copacabana percorre o bairro de bicicleta para descobrir problemas Presidente de associação de moradores não quer ser político e mantém-se no cargo há 14 anos Artur Xexéo axexeo@oglobo.com.br

Leia mais

Índice. - Introdução... 3. - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos. - Controle Seus Sentimentos... 11

Índice. - Introdução... 3. - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos. - Controle Seus Sentimentos... 11 1 Índice - Introdução... 3 - Economize em Gastos... 7 com Supérfluos - Controle Seus Sentimentos... 11 - Quite suas Dívidas, mesmo... 14 que Seja Necessário Fazer um Empréstimo - Não Siga a Massa, Existem...

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

cultura em nova iguaçu

cultura em nova iguaçu cultura em nova iguaçu metodologia campo: 11 de abril a 30 de maio de 2014 margem de erro 6pp 299 pessoas com mais de 12 anos foram entrevistadas em Nova Iguaçu entrevistados foram abordados em pontos

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

Todos vêm a falar sobre as suas vidas

Todos vêm a falar sobre as suas vidas Todos vêm a falar sobre as suas vidas Este filme conta a história do jornalista Jean, que foi encomendado pelo Canal+ para capturar a emoção no país da Copa do Mundo. Ficção e documentário misturam-se

Leia mais

Reunião com pais. Tema: Tarefa de casa. 1. Objetivos da reunião. 2. Desenvolvimento

Reunião com pais. Tema: Tarefa de casa. 1. Objetivos da reunião. 2. Desenvolvimento Reunião com pais Tema: Tarefa de casa 1. Objetivos da reunião 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Aprofundar reflexões sobre a função da tarefa de casa; Compartilhar facilidades e dificuldades encontradas na realização

Leia mais

Enquete. Dia dos Professores

Enquete. Dia dos Professores Enquete Dia dos Professores No dia 15 de outubro será comemorado o dia do professor. Muito se fala que a profissão, apesar de muito importante, perdeu seu glamour e prestígio, sendo incapaz de atrair a

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 6 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 6 I Ir Preposição para + artigo Preposição a + artigo Eu vou Para + o = para o

Leia mais

CERTIFICAÇÃO ISO PARA EMPRESÁRIOS. Um guia fácil para preparar e certificar sua empresa. Ricardo Pereira

CERTIFICAÇÃO ISO PARA EMPRESÁRIOS. Um guia fácil para preparar e certificar sua empresa. Ricardo Pereira CERTIFICAÇÃO ISO PARA EMPRESÁRIOS Um guia fácil para preparar e certificar sua empresa Ricardo Pereira Antes de começar por Ricardo Pereira Trabalhando na Templum Consultoria eu tive a rara oportunidade

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

cinema: o que os cariocas querem ver

cinema: o que os cariocas querem ver cinema: o que os cariocas querem ver perfil cultural dos cariocas como foi feita a pesquisa 1.501 pessoas entrevistadas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da cidade.

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Prova 1: Leitura, compreensão de textos e formas linguísticas

Prova 1: Leitura, compreensão de textos e formas linguísticas Instruções: A seguir, você encontrará três textos e uma série de perguntas relativas a cada um deles. Há apenas um tipo de questão: múltipla escolha - seleção de uma resposta entre quatro opções: a)...

Leia mais

NADJA VLADI - Editora da revista Muito.

NADJA VLADI - Editora da revista Muito. NADJA VLADI - Editora da revista Muito. Jornalista, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Atualmente atua como editora-coordenadora da revista Muito do

Leia mais

GERAÇÃO DA CONECTIVIDADE

GERAÇÃO DA CONECTIVIDADE GERAÇÃO DA CONECTIVIDADE O Instituto Methodus, sendo especialista em Pesquisa, tomou a iniciativa de estudar a Geração da Conectividade, investigando como agem, pensam e se relacionam os jovens. Patrocínio

Leia mais

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha profissional a) Realização Pessoal Que você se sinta feliz

Leia mais

1º CADERNO diário, standard

1º CADERNO diário, standard Credibilidade, tradição, inovação e a maior base de assinantes do Estado fazem do jornal o principal de Minas Gerais. Líder em seu segmento e referência entre os grandes veículos de comunicação no Brasil,

Leia mais

CIRCULAÇÃO PERIODICIDADE

CIRCULAÇÃO PERIODICIDADE Portfólio 2015 A Revista AG é uma revista feminina, atual e sempre inovadora, que antecede tudo que é novo nas áreas de saúde, bem-estar, fitness, moda, beleza, decoração, gastronomia, viagens e muito

Leia mais

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA?

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? Projeto Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro tem como tema o meio ambiente em que mostra o homem e a destruição da natureza,

Leia mais

14 segredos que você jamais deve contar a ele

14 segredos que você jamais deve contar a ele Link da matéria : http://www.dicasdemulher.com.br/segredos-que-voce-jamais-deve-contar-aele/ DICAS DE MULHER DICAS DE COMPORTAMENTO 14 segredos que você jamais deve contar a ele Algumas lembranças e comentários

Leia mais

HÁBITOS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA II. Relatório de Pesquisa Quantitativa

HÁBITOS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA II. Relatório de Pesquisa Quantitativa HÁBITOS DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA II Relatório de Pesquisa Quantitativa Dezembro de 2010 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. METODOLOGIA... 4 2. TELEVISÃO... 11 3. RÁDIO... 31

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail:

Leia mais

CAMINHO DAS PEDRAS Renata Neves

CAMINHO DAS PEDRAS Renata Neves CAMINHO DAS PEDRAS Renata Neves Estado de Minas Março de 2001 O método criado pelo professor Fernando Dolabela ensina empreendedorismo a 40 mil alunos por ano. Fernando Dolabela da aula de como abrir um

Leia mais

Coyright 2013 by Autor: Felipe Lucena Capa: Yuri Santana Corrêa Diagramação: Yuri Santana Corrêa Revisão: Camila Gomes Os personagens desta obra são

Coyright 2013 by Autor: Felipe Lucena Capa: Yuri Santana Corrêa Diagramação: Yuri Santana Corrêa Revisão: Camila Gomes Os personagens desta obra são Coyright 2013 by Autor: Felipe Lucena Capa: Yuri Santana Corrêa Diagramação: Yuri Santana Corrêa Revisão: Camila Gomes Os personagens desta obra são reais. No entanto, seus nomes foram alterados pelo autor.

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Carnaval 2014 A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Nesta noite vamos fazer uma viagem! Vamos voltar a um tempo que nos fez e ainda nos faz feliz, porque afinal como

Leia mais

www.poderdocoachingemgrupos.com.br

www.poderdocoachingemgrupos.com.br Pesquisa de Mercado A condução de pesquisas de mercado é uma das atividades mais eficazes e importantes que você pode fazer quando você estiver projetando seu coaching em grupo. Você vai se surpreender

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Coisas de pais. partes I e II Língua Portuguesa e Matemática. texto 1. Você pode utilizar o verso de todas as folhas e a última página como rascunho.

Coisas de pais. partes I e II Língua Portuguesa e Matemática. texto 1. Você pode utilizar o verso de todas as folhas e a última página como rascunho. Você pode utilizar o verso de todas as folhas e a última página como rascunho. partes I e II Língua Portuguesa e Matemática texto 1 Coisas de pais Eu estudava em um colégio bom, ele tinha uma ótima localização.

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Fevereiro 2016 A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O que mais incomoda no discurso/posição que a mulher

Leia mais

Compras pela internet no mundo do imediato. Elena Dias Priscila Souza

Compras pela internet no mundo do imediato. Elena Dias Priscila Souza Compras pela internet no mundo do imediato Elena Dias Priscila Souza Pesquisa/Referência Uma pesquisa da Nielsen Brasil sobre compras online chamou a atenção. A pesquisa deixa claro que o Brasil tem aumentado

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DIA MUNDIAL SEM CARRO SETEMBRO/ OUTUBRO DE 2007 JOB939 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto à população da área em estudo opiniões relacionadas

Leia mais

ENTREVISTA DE EMPREGO. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net

ENTREVISTA DE EMPREGO. Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net ENTREVISTA DE EMPREGO Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net CNPJ: 13.103.583/0001-28 Rua Tomé de Souza, 418, Sarandi. Candeias-Ba E-mail: aprimore.capacitacao@hotmail.com

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro I Curso Planejamento e Educação Financeira Uma parceria Órama e Dinheirama. Planejamento Financeiro Por Sandra Blanco Consultora de Investimentos da Órama, mais de anos de mercado,

Leia mais

DNA DE CORREDOR UM RAIO-X NA SUBCULTURA RUNNING DO BRASIL

DNA DE CORREDOR UM RAIO-X NA SUBCULTURA RUNNING DO BRASIL DNA DE CORREDOR UM RAIO-X NA SUBCULTURA RUNNING DO BRASIL IMERSÃO NO UNIVERSO RUNNING Indivíduo Arquétipos A sociedade Cultura e tendências Relações de consumo Relações de marcas NUNCA HOUVE UMA PESQUISA

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos na hora das compras, revela pesquisa

Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos na hora das compras, revela pesquisa Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos na hora das compras, revela pesquisa Quatro em cada dez mães gastam mais que o planejado quando levam os filhos às compras e 46% não impõem regras para

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS

ATENDIMENTO AO CLIENTE: DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS DIFERENCIE-SE DA CONCORRÊNCIA E VENDA MAIS Visa a ampliar a visão de empresários quanto à necessidade de aperfeiçoar o atendimento a clientes como forma de construir

Leia mais

Almanaque Publicitário JC. educação

Almanaque Publicitário JC. educação APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings centers e empreendimentos imobiliários. O Sistema

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC TURISMO & LAZER

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC TURISMO & LAZER JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC TURISMO & LAZER APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos

Leia mais

Clipping de Imprensa Pesquisa UPP: O que pensam os policiais Outubro de 2015

Clipping de Imprensa Pesquisa UPP: O que pensam os policiais Outubro de 2015 Clipping de Imprensa Pesquisa UPP: O que pensam os policiais Outubro de 2015 A relevância e credibilidade dos resultados da pesquisa UPP: O que pensam os policiais foram, sem dúvida, pontos de partida

Leia mais

UNIFORMES E ASPIRINAS

UNIFORMES E ASPIRINAS SER OU NÃO SER Sujeito desconfiava que estava sendo traído, mas não queria acreditar que pudesse ser verdade. Contratou um detetive para seguir a esposa suspeita. Dias depois, se encontrou com o profissional

Leia mais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais 3 Método 3.1. Entrevistas iniciais Os primeiros passos para elaboração do questionário foram entrevistas semiestruturadas feitas pelo telefone com o objetivo de descobrir o tempo máximo de lembrança das

Leia mais