O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA"

Transcrição

1

2 Ingressar em um emprego mediante concurso público é ambição para muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido, a estabilidade, os benefícios na maioria dos cargos é bastante superior ao funcionalismo privado e, além disso, boa parte das vagas pode ser ocupada apenas com o ensino médio completo e por pessoas com pouca ou nenhuma experiência. Porém, para outras pessoas, existem alguns pontos negativos como tempo de preparação, dedicação, estagnação na carreira, concorrência, preconceito, entre outros, que são levados em conta no momento de escolher o rumo de uma carreira. O caderno BOA CHANCE, do jornal O GLOBO, nos desafiou, então, para mapear o cenário de atração dos concursos públicos e descobrir, entre a população os que já fizeram ou pensam em fazer um concurso público e os motivos pelos quais pretendem ou não ingressar nesta carreira. AGOSTO 2014

3 APRESENTAÇÃO

4 O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca nasceu em março de 2012, dentro do curso de marketing da instituição, com o objetivo de entender e divulgar, por meio de pesquisas, o pensamento da população carioca sobre os mais variados temas do cotidiano. É formado por alunos de todos os períodos e de todos os cursos, que desenvolvem o projeto de uma pesquisa, desde sua criação até a apresentação do resultado. Todo o processo é acompanhado por estatístico devidamente registrado e por professores qualificados / titulados e com vasta experiência de mercado. Atualmente o laboratório, além de ser uma atividade acadêmica, desempenha, também, o papel de atender aos anseios dos principais meios de comunicação do Rio de Janeiro produzindo pesquisas e, algumas vezes, sendo pauta de matérias para veículos como EXTRA (caderno VIDA GANHA, CADERNO DE ESPORTES, colunas) O GLOBO (cadernos BOA GENTE, BOA CHANCE..., colunistas como Ancelmo Gois, Flávia Ferreira...), BAND NEWS, VEJA RIO, entre outros. O laboratório atua, também, no desenvolvimento de outras pesquisas como: de segmentação, de satisfação, de demanda, de produtos, de viabilidade de negócios, principalmente, para micro e pequenos empreendedores.

5 ALGUMAS PESQUISAS PRODUZIDAS Pesquisa de Mercado para o lançamento de um suplemento diário para o EXTRA na Baixada Fluminense. Pesquisa para a VEJA RIO, matéria de capa, sobre a relação tumultuada entre as Babás e Patroas. Pesquisa identificando a opinião do carioca sobre os embargos infringentes (Ancelmo Gois, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre a satisfação dos moradores com as UPP (jornal EXTRA). Pesquisa sobre o interesse do carioca em relação à RIO+20 (jornal EXTRA). Pesquisa para identificar a opinião do carioca sobre os médicos cubanos (Ancelmo Gois, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre o valor que o carioca gostaria de gastar no dia das mães (Flávia Ferreira, jornal O GLOBO). Pesquisa sobre as melhores ruas para se morar em Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio (matéria de capa caderno O GLOBO Barra de Tijuca). Pesquisa sobre o programa Lixo Zero (coluna GENTE BOA do jornal O GLOBO).

6 Pesquisa sobre a prática do horário flexível de trabalho e do banco de horas nas empresas do Rio de Janeiro. Matéria de CAPA e conteúdo da página 3 do caderno BOA CHANCE, do jornal O GLOBO Pesquisa sobre o valor da profissão do professor para edição especial de comemoração do dia dos professores. Matéria de CAPA no jornal EXTRA do dia 15 de outubro de Pesquisa sobre reconhecimento profissional: o que o carioca pensa do tapinha nas costas (caderno BOA CHANCE do jornal O GLOBO). Pesquisa sobre como o carioca pretende gastar o décimo terceiro salário (coluna NEGÓCIOS E CIA do jornal O GLOBO, caderno VIDA GANHA do EXTRA e BAND NEWS novembro de 2013) Pesquisa para identificar o INTERESSE DOS JOVENS PELO MAGISTÉRIO (matéria de CAPA do jornal O GLOBO, no dia 5 de janeiro de 2014 e matéria do CANAL FUTURA). Pesquisa OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014, PUBLICADA NO Jornal EXTRA (janeiro 2014). Pesquisa para identificar quais os 5 motivos que MAIS ESTRESSAM O CARIOCA (matéria publicada no O GLOBO e veiculada nas rádios CBN, NATIVA, TUPI e na TV RECORD, em rede nacional, nos programas DOMINGO ESPETACULAR, BALANÇO GERAL e FALA BRASIL (março 2014).

7 Pesquisa sobre as PREFERENCIAS DO CARIOCA NO CARNAVAL foi capa do Jornal EXTRA e matéria publicada no caderno ESPECIAL CARNAVAL (março 2014). Pesquisa O QUE OS CARIOCAS ACHAM DAS SILICONADAS. Foi capa do JORNAL EXTRA e publicada no primeiro caderno (março 2014). Pesquisa e teste sobre O CONHECIMENTO DO CARIOCA SOBRE A CIDADE. Resultado foi publicado no JORNAL EXTRA e na REVISTA VEJA RIO, além de menção em nas rádios TUPI e CBN (março 2014). Pesquisa O LÍDER POR SUAS EQUIPES, publicada no CADERNO BOA CHANCE, no Jornal O GLOBO, incluindo um teste sobre as principais características de liderança (março 2014). Pesquisa TRABALHAR APÓS A APOSENTADORIA publicada no caderno BOA CHANCE, no jornal O GLOBO (maio de 2014). Pesquisa O DIA PREFERIDO DO CARIOCA publicada no jornal O GLOBLO na EDITORIA RIO, no mês de julho de Pesquisa sobre LIMPEZA URBANA, publicada no jornal O GLOBLO na EDITORIA RIO, no mês de agosto de 2014.

8 FOTOS DA COLETA DE DADOS NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO

9 RESUMO GERENCIAL

10 TOTAL DE RESPONDENTES: 604 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 11 e 12 de setembro de 2014, nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. NÚMERO DE ENTREVISTADORES: 5 entrevistadores. INSTRUMENTO: questionário com 16 questões. ABORDAGEM: respondentes eram abordados nas ruas do Centro da cidade por um dos pesquisadores do Laboratório de Pesquisas da UniCarioca.

11 Enquete realizada pelo Laboratório de Pesquisas da UniCarioca revela que 72% dos cariocas procuram o concurso público em busca da estabilidade. Eles alegam que a segurança no emprego (não ser demitido) é a grande vantagem que os motiva a participar de um concurso. Estratificando o resultado, quem é servidor X quem não é servidor, é possível ver que ambos possuem a mesma percepção sobre a razão de buscar a carreira pública: a estabilidade é o grande atrativo. Quando perguntados sobre a maior desvantagem em participar de um concurso público, o carioca titubeia. Para alguns, 32% dos entrevistados, o tempo de preparação é o grande motivo para não optar pela carreira. Não vale o sacrifício, reclamam. Para outros, 21%, a má reputação do funcionário público (corrupção, baixa qualidade profissional, falta de comprometimento...) é a razão do desinteresse. Tem ainda uma parte, 18%, que acredita que ao entrar no serviço público o profissional está fadado a permanecer no mesmo cargo, ou numa mesma função, a vida toda. Até morrer, confirmam. Comparando o resultado, quem é servidor X quem não é servidor, é possível ver que o servidor tem uma percepção diferente de quem não é servidor. Para ele, a estagnação na carreira (33%) é a grande desvantagem.

12 44% dos cariocas consideram que o salário do funcionário público é bem maior que o salário do funcionário de uma empresa privada. Mas, mesmo assim, o salário não é o grande motivador para que as pessoas busquem a carreira pública. Apenas 16% alegam buscar um concurso público pensando no salário. Porém, ao estratificar o resultado, quem é servidor X quem não é servidor, é possível ver que a percepção do servidor é que seu salário é menor que o de um funcionário de uma empresa privada (39%). Certamente, ninguém acha que ganha suficiente, né? 46% dos entrevistados julgam que o valor do salário do servidor público é coerente com as responsabilidades que possuem, porém, nem sempre com o que fazem. Muitos acham que eles poderiam se dedicar muito mais na prestação do serviço e no cumprimento de sua missão (27%). O servidor, na equação, quem é servidor X quem não é servidor, tem outra percepção sobre este tema. Ele acha que ganha pouco pelo que faz (59%). Quando perguntados sobre a confiabilidade de um concurso público a opinião do carioca fica praticamente dividida. 51% deles alegam que os resultados são manipulados e 49% que são confiáveis. Eis aí uma boa oportunidade dos órgãos públicos trabalharem a transparência nestes processos.

13 A percepção do servidor, na comparação entre quem é servidor e quem não é servidor, é muito clara. Para ele, o resultado do concurso é confiável (72%). No entanto ainda existe uma parte que julga haver alguma manipulação (28%). 78% acham que as vagas oferecidas para o Rio de Janeiro, nos concursos público, são poucas. Neste caso a percepção entre quem é servidor e quem não é servidor, é muito parecida. Ambos julgam que o número de vagas oferecido para o Rio de Janeiro é muito baixo. Os veículos mais procurados pelo carioca para saber sobre a existência de um concurso público são a internet (49%) e os jornais (37%). O carioca também tem dúvidas sobre a finalidade do concurso público. Para 39% deles, o concurso é um processo sério de seleção de candidatos. Para 38% deles, o concurso é uma forma do órgão público obter renda extra sobre o valor das inscrições. E, 23% acham que é apenas uma formalidade, para cumprir lei, pois, apenas os afilhados são aprovados. Na comparação entre quem é servidor X quem não é servidor, é possível ver que o servidor é mais categórico em relação a finalidade do concurso público. Ele acha que é um processo sério de seleção de candidatos (68%).

14 Quanto aos cursos que preparam para os concursos públicos, 48% alegam que, em sua maioria, eles são bons. E, atualmente, o carioca considera que a redação, 36%, representa a maior dificuldade no processo de aprovação em um concurso público. Matemática, 28%, é a segunda disciplina mais difícil, segundo o carioca. 82% das pessoas que participaram da enquete são funcionários de empresas privadas. E, apenas 18%, são servidores públicos. 54% são homens e 36% mulheres. 27% dos respondentes estão na faixa etária compreendida entre 31 e 45 anos. 24% até 25 anos. 19% acima de 50 anos. 16% entre 26 e 30 anos e 14% entre 46 e 50 anos. Quanto a formação, 59% já concluíram o ensino médio. 35% o nível superior e 6% possuíam pós-graduação ou mestrado. 48% dos entrevistados são do setor de serviços e 24% do comércio. 59% deles já participaram de um ou mais concursos públicos e 41% nunca tentaram.

15 PERFIL GERAL DOS ENTREVISTADOS

16

17

18

19

20

21 RESULTADO DA PESQUISA

22 6 De quantos concursos você já participou? 10% 17% 15% 17% 41% Nenhum Participou apenas uma vez Participou duas vezes Participou três vezes Participou 4 vezes ou mais

23 6.1 Comparação por gênero (quem nunca participou X quem já participou) 63% 65% 37% 35% Nunca participou de concurso público Já participou de concurso público Homens Mulheres

24 6.2 Comparação por faixa etária (quem nunca participou X quem já participou) 31% 20% 26% 13% 18% 25% 22% 15% 16% 14% Nunca participou de concurso público Já participou de concurso público Até 25 anos Entre 26 e 30 anos Entre 31 e 45 anos Entre 46 e 50 anos Acima de 51 anos

25 6.3 Comparação por formação (quem nunca participou X quem já participou) 74% 40% 46% Nunca participou de concurso público 18% 1% 9% 7% 5% Já participou de concurso público Até nível médio Até nível superior Além do nível superior Outros

26 ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A COMPARAÇÃO ENTRE QUEM JÀ PARTICIPOU DE CONSURSOS X QUEM NUNCA PARTICIPOU DE CONCURSOS Pela amostra pesquisada é possível perceber que há um equilíbrio entre os gêneros em relação à participação nos concursos. Em relação a faixa etária é possível perceber que os jovens, até 25 anos, são os que mais buscam os concursos (26%). Provavelmente, em razão de ter concluído recentemente a formação superior, estar com os conhecimentos mais atualizados e, ainda, em busca de uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Sem contar que, em alguns casos, ainda contam com apoio financeiro dos pais, o que permite correr alguns riscos, como por exemplo, ficar por um tempo sem trabalho A faixa etária entre 31 e 45 anos (31%) é a que apresenta o maior percentual de pessoas que não procuram concurso público. Tal resultado pode representar, entre outros fatores, uma tendência de acomodação em relação a posição profissional ocupada atualmente e/ou traduzir uma condição momentânea em que o indivíduo passa por uma mudança significativa na vida, como por exemplo: casamento, filhos, compra de bens (carros, imóveis...). Em relação a formação é possível perceber que as pessoas que mais procuram os concursos são aquelas com nível superior completo (46%).

27

28 7.1 Percepção de quem é e quem não é servidor em relação as principais vantagens de ser funcionário público.

29

30 8.1 Percepção de quem é e quem não é servidor em relação as principais desvantagens de ser funcionário público.

31

32 9.1 Percepção de quem é e quem não é servidor em relação ao salário de um funcionário público X o salário de um funcionário de uma empresa privada.

33

34 10.1 Percepção de quem é e quem não é servidor em relação ao valor do salário e as responsabilidades assumidas por um funcionário público.

35

36 11.1 Percepção de quem é e quem não é servidor em relação a transparência nos concursos públicos...

37

38 12.1 Percepção de quem é e quem não é servidor em relação ao números de vagas oferecidas para o Rio de Janeiro.

39

40

41 14.1 Percepção de quem é e quem não é servidor em relação a finalidade dos concursos públicos.

42

43

44

TOTAL DE RESPONDENTES: 604 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 11 e 12 de setembro de 2014, nas ruas do Centro do Rio de Janeiro.

TOTAL DE RESPONDENTES: 604 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 11 e 12 de setembro de 2014, nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Ingressar em um emprego mediante concurso público é ambição para muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido, a estabilidade, os benefícios na maioria dos cargos é bastante superior

Leia mais

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 Enquete OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 O jornal EXTRA pretende veicular na virada do ano, na edição de réveillon, os 10 PRINCIPAIS DESEJOPS

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Enquete Um estudo feito por matemáticos da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, mostrou que o dia preferido pelas pessoas é o domingo. Os pesquisadores analisaram 2,4 milhões de mensagens pela

Leia mais

MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL

MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM OS CASAIS CARIOCAS NO CARNAVAL ENQUETE MAS ESSE ANO MEU BEM, TÁ COMBINADO, NÓS VAMOS BRINCAR SEPARADOS COMO SE COMPORTAM

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Enquete Nesta quarta-feira, o técnico da Seleção Brasileira convocou os atletas para formar o time da Seleção Brasileira que disputará a COPA DO MUNDO 2014. Como cada brasileiro é um técnico e tem suas

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho geral

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA O Brasil participou de mais uma partida na COPA do MUNDO 2014. O Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre o desempenho

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Após a contusão do Neymar o Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram as ruas da cidade para descobrir qual a opinião do carioca sobre as possibilidades de Brasil na COPA sem a presença

Leia mais

Enquete DÉCIMO TERCEIRO

Enquete DÉCIMO TERCEIRO Enquete DÉCIMO TERCEIRO Uma prática comum entre as empresas do Brasil está no pagamento do décimo terceiro salário. Algumas cumprem, exatamente, o que está previsto na legislação. Outras, mais inovadoras,

Leia mais

Enquete. Dia dos Professores

Enquete. Dia dos Professores Enquete Dia dos Professores No dia 15 de outubro será comemorado o dia do professor. Muito se fala que a profissão, apesar de muito importante, perdeu seu glamour e prestígio, sendo incapaz de atrair a

Leia mais

TOTAL DE RESPONDENTES: 698 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 30 de maio e 01 de junho, nas ruas do centro do Rio de Janeiro.

TOTAL DE RESPONDENTES: 698 entrevistados. DATA DE REALIZAÇÃO: 30 de maio e 01 de junho, nas ruas do centro do Rio de Janeiro. Enquete Um estudo feito por matemáticos da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, mostrou que o dia preferido pelas pessoas é o domingo. Os pesquisadores analisaram 2,4 milhões de mensagens pela

Leia mais

TOTAL DE RESPONDENTES: 764 entrevistados.

TOTAL DE RESPONDENTES: 764 entrevistados. Enquete A Prefeitura do Rio vai celebrar os 450 anos da cidade em 1º de março de 2015. A iniciativa é realizada pelo COMITÊ RIO450, que está responsável por coordenar os preparativos e elaborar um calendário

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Na próxima quinta-feira, dia 12 de junho, será o primeiro jogo do Brasil na COPA DO MUNDO. Como o futebol sempre foi uma paixão nacional, o Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram

Leia mais

Enquete. Dia das Crianças

Enquete. Dia das Crianças Enquete Dia das Crianças No DIA 12 de outubro será comemorado o Dia das Crianças. Pesquisa realizada pelo Laboratório de Pesquisa da UniCarioca, nas principais ruas do centro do Rio de Janeiro, indica

Leia mais

ENQUETE TRABALHAR APÓS A APOSENTADORIA

ENQUETE TRABALHAR APÓS A APOSENTADORIA ENQUETE TRABALHAR APÓS A APOSENTADORIA Enquete Trabalhar após a Aposentadoria Um hábito que se torna corriqueiro entre as pessoas nos dias atuais é continuar sua atividade profissional, mesmo após a aposentadoria.

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO *

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * COSTA, Marcia de Souza 1, PAES, Maria Helena Rodrigues 2 ; Palavras-chave: Pré-vestibular

Leia mais

PESQUISA MAIORIDADE PENAL

PESQUISA MAIORIDADE PENAL PESQUISA MAIORIDADE PENAL OBJETIVOS Entender o pensamento da população do Rio sobre a redução da maioridade penal; Saber se ela é favorável a mudança das penalidades aplicadas ao menor infrator; Buscar

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a empresado ramo da construção civil, imobiliário e arquitetura que deseja obter mais sucesso

Leia mais

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014

OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 Enquete OS 10 PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES PARA 2014 O jornal EXTRA pretende veicular na virada do ano, na edição de réveillon, os 10 PRINCIPAIS DESEJOPS

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Apoio: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo FNPJ Associação Brasileira

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS www.gentispanel.com.br Só quem tem uma base de 6,5 milhões de pessoas pode resolver suas pesquisas de mercado em poucos dias. Pesquisas ad-hoc Consumidores

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011 Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO 1. - Introdução.... 3 2. - Metodologia.... 3 2.1 - Amostragem e coleta

Leia mais

abastecimento de água e imagem da COPASA Montes Claros

abastecimento de água e imagem da COPASA Montes Claros Avaliação do Serviço o de abastecimento de água e imagem da COPASA Montes Claros Pesquisa realizada entre 24 e 28 de Abril de 2010 Informações Metodológicas Tipo de pesquisa: Survey, utiliza-se de questionário

Leia mais

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO MULHER NO MERCADO DE TRABALHO Tâmara Freitas Barros A mulher continua a ser discriminada no mercado de trabalho. Foi o que 53,2% dos moradores da Grande Vitória afirmaram em recente pesquisa da Futura,

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013

A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 A participação feminina no mercado de trabalho: observações sobre as docentes no ensino privado brasileiro 2013 Qual a importância da discussão de gênero no mercado de trabalho? O campo de atuação profissional

Leia mais

Enquete DÉCIMO TERCEIRO

Enquete DÉCIMO TERCEIRO Enquete DÉCIMO TERCEIRO Uma prática comum entre as empresas do Brasil está no pagamento do décimo terceiro salário. Algumas cumprem, exatamente, o que está previsto na legislação. Outras, mais inovadoras,

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

RoboCop. Relatório de Assessoria de Imprensa

RoboCop. Relatório de Assessoria de Imprensa RoboCop Relatório de Assessoria de Imprensa Estratégia Nosso trabalho durante o junket do RoboCop consistiu em montar a agenda de imprensa para os dias de evento e administrar a grande demanda dos jornalistas

Leia mais

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE PROJETO DE

Leia mais

PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA O Instituto ABERJE de Pesquisas realizou uma pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa, com o patrocínio da Natura e da Multibrás, e ouviu 6

Leia mais

MILLENNIAL 1980~2000 BABY BOOMER 1945~1965 GERAÇÃO X 1965~1980 GERAÇÃO Z 2000~

MILLENNIAL 1980~2000 BABY BOOMER 1945~1965 GERAÇÃO X 1965~1980 GERAÇÃO Z 2000~ O QUE A GERAÇÃO O QUE A GERAÇÃO MILLENNIAL ESTÁ ESPERANDO DAS EMPRESAS ESTÁ ESPERANDO DAS EMPRESAS O QUE A GERAÇÃO BABY BOOMER 1945~1965 GERAÇÃO X 1965~1980 MILLENNIAL 1980~2000 GERAÇÃO Z 2000~ Trabalhar

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Vantagens e desvantagens dos livros eletrônicos se comparado com os livros impressos (físicos) na opinião do público

Vantagens e desvantagens dos livros eletrônicos se comparado com os livros impressos (físicos) na opinião do público VIII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA São Paulo, 9 e 10 de outubro de 2013 Sistemas produtivos: da inovação à sustentabilidade ISSN: 2175-1897 Vantagens e desvantagens dos livros

Leia mais

SONDAGEM NACIONAL JORNALISTAS 2013

SONDAGEM NACIONAL JORNALISTAS 2013 SONDAGEM NACIONAL de JORNALISTAS 2013 Este documento está licenciado via Creative Commons. Você pode baixar, compartilhar, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio

Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio Entre cursos com maior reprovação estão pedagogia, jornalismo e turismo. Falta de leitura e hábitos gerados pela internet são fatores motivadores.

Leia mais

A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a

A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a Atualizado em: 23 de set./2014. www.intranetexpress.com.br A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a organização: Possuir um ambiente único, onde todos os colaboradores

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

Pesquisa revela o maior medo dos paulistas.

Pesquisa revela o maior medo dos paulistas. Pesquisa revela o maior medo dos paulistas. Pesquisa analisou o maior medo dos paulistas de acordo com seu sexo, faixa etária, estado civil, escolaridade, renda, ocupação e também por região. De acordo

Leia mais

Você está pronto para franquear?

Você está pronto para franquear? Você está pronto para franquear? Um dos maiores benefícios de abrir seu primeiro negócio em shopping center através de uma franquia vem do modelo do negócio, que já oferece o know-how e suporte necessário

Leia mais

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado.

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado. Módulo 4 Como Organizar a Pesquisa O questionário e a observação são dois métodos básicos de coleta de dados. No questionário os dados são coletados através de perguntas, enquanto que no outro método apenas

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

OS DESAFIOS DO RH BRASILEIRO EM 2015. Pantone 294 U

OS DESAFIOS DO RH BRASILEIRO EM 2015. Pantone 294 U Pantone 294 U C 95 R 10 M 70 G 50 HEX 0A3278 Sob uma forte demanda de assumir um papel mais estratégico dentro da organização, pesquisa exclusiva realizada pela Efix revela quais são as principais preocupações

Leia mais

O Amarelinho mantém liderança

O Amarelinho mantém liderança Mídia Kit O CAMPEÃO DAS BANCAS! O melhor jornal de empregos mídia exclusiva Empregos, estágios, cursos e concursos Páginas 6, 7 e 8 perfil do leitor Instituto define quem é o leitor do Amarelinho Página

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

INFORMAÇÃO DE QUALIDADE E DESCONTRAÍDA. Publicações todas às segundas, quartas e sextas-feiras.

INFORMAÇÃO DE QUALIDADE E DESCONTRAÍDA. Publicações todas às segundas, quartas e sextas-feiras. INFORMAÇÃO DE QUALIDADE E DESCONTRAÍDA Publicações todas às segundas, quartas e sextas-feiras. OBJETO DO DESEJO VOCÊ SABIA MOSTRAS NOVIDADES Publicações sobre Arquitetura, Design e Interiores segmentados

Leia mais

Cours de Français pour Débutants FFLCH EPUSP Module 3

Cours de Français pour Débutants FFLCH EPUSP Module 3 Cours de Français pour Débutants FFLCH EPUSP Module 3 Veja como montar um currículo para conseguir o primeiro emprego Candidato deve adequar o documento para cada oportunidade de trabalho. Segundo especialista,

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica,

Leia mais

10 SUPER DICAS. como passar em concursos. Co-Criadores: Autor: Fábio Batista. Como se preparar para concursos e realizar seus sonhos.

10 SUPER DICAS. como passar em concursos. Co-Criadores: Autor: Fábio Batista. Como se preparar para concursos e realizar seus sonhos. Autor: Fábio Batista 10 SUPER DICAS como passar em concursos Como se preparar para concursos e realizar seus sonhos. Co-Criadores: Almy Froes Marcio Araujo Daniel Shermman Cícero Senna Jéferson Sales Fernando

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC FINANÇAS

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC FINANÇAS FINANÇAS APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings centers e empreendimentos imobiliários.

Leia mais

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil

Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2014 Objetivo Metodologia Perfil da Empresa de Consultoria Características das Empresas Áreas de Atuação Honorários Perspectivas e Percepção de Mercado

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) Trabalho e Tempo Livre

Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) Trabalho e Tempo Livre Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) Trabalho e Tempo Livre SIPS: Trata-se de uma pesquisa de opinião sobre diversas temáticas, que se referem ao debate atual sobre políticas públicas e desenvolvimento.

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a).

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Como Publicar seu Livro sem custo O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Introdução A principal dor de cabeça do escritor(a) ocorre na hora de publicar sua obra. As várias dúvidas que surgem,

Leia mais

FACULDADE REDENTOR ITAPERUNA RJ

FACULDADE REDENTOR ITAPERUNA RJ RESULTADOS DA PESQUISA DE PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DOS CURSOS DE: MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS FACULDADE REDENTOR 2012 ITAPERUNA RJ MODELO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Leia mais

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil. Pesquisa de opinião pública nacional

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil. Pesquisa de opinião pública nacional Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Pesquisa de opinião pública nacional P01*. Gostaria de saber se em sua cidade, os prédios públicos estão adaptados à suas necessidades como pessoa

Leia mais

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil. Pesquisa de opinião pública nacional

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil. Pesquisa de opinião pública nacional Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Pesquisa de opinião pública nacional Metodologia A população considerada é a população de pessoas com deficiência, com 16 anos, cadastradas no Instituto

Leia mais

Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento. Da ideia à prática

Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento. Da ideia à prática Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento Da ideia à prática Informações Gerais Grandes ideias surgem há todo momento. Mas como colocá-las em prática? Será tão simples? Muitos ignoram o processo

Leia mais

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Relatório de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Metodologia Pesquisa de opinião pública tipo quantitativa Universo: Cadastro de pessoas do IBDD

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade

Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade Belo Horizonte, Junho de 2009 Sumário Introdução 03 A pesquisa 04 Caracterização do

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

A Aposentadoria Mercado e Seguro o Papel da Auto Previdência

A Aposentadoria Mercado e Seguro o Papel da Auto Previdência A Aposentadoria Mercado e Seguro o Papel da Auto Previdência Agenda Prioridades Financeiras 1 Presença da Aposentadoria Hoje Quando Parar Definitivamente A Previdência Social Composição Estimada da Renda

Leia mais

Projeto Especial Escolha a Escola do seu Filho

Projeto Especial Escolha a Escola do seu Filho Projeto Especial Escolha a Escola do seu Filho Escolha a Escola do seu Filho Todo fim de ano é igual: pais aflitos à procura de uma boa escola para educar e cuidar de seus filhos. Muitos pedem dicas para

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal de Brasília Data: 03/03/2011 Seção: Brasil Pág.: 17 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal Alô Brasília

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro

Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro Taxa de desocupação foi de 9,3% em janeiro A taxa de desocupação registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, nas seis principais Regiões Metropolitanas do país (Recife, Salvador, Belo Horizonte,

Leia mais

WORKSHOP SEGURO DE VIDA O caminho do Sucesso!

WORKSHOP SEGURO DE VIDA O caminho do Sucesso! WORKSHOP SEGURO DE VIDA O caminho do Sucesso! Rogério Araújo Abril - 2013 VOCÊ CONHECE SEU CLIENTE? Nascimento Faculdade Efetivação Casamento 0 4 18 20 22 24 28 30 Estudos Estágio Carro + Seguro Promoção

Leia mais

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil P e s q u i s a d a F u n d a ç ã o G e t u l i o V a r g a s I n s t i t u t o d e D e s e n v o l v i m e n t o E d u c a c i o n a l Conteúdo 1. Propósito

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Consumidor brasileiro E. uma relação de. respeito!

Consumidor brasileiro E. uma relação de. respeito! Consumidor brasileiro E SMS marketing: uma relação de respeito! DE BRASILEIROS IMPACTADOS POR NOSSOS SERVIÇOS DAS 100 MAIORES EMPRESAS DO BRASIL SÃO NOSSOS CLIENTES DAS INTEGRAÇÕES DE INTERATIVIDADE MÓVEL

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo

Leia mais

CONHEÇA MINHA CARREIRA CONSULTOR LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL

CONHEÇA MINHA CARREIRA CONSULTOR LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL CONHEÇA MINHA CARREIRA CONSULTOR LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL Olá, concurseiro(a)! Meu nome é Luciano Oliveira e sou Consultor Legislativo do Senado Federal. Também já exerci os cargos de Auditor Federal

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

PERFIS DE INVESTIMENTOS

PERFIS DE INVESTIMENTOS PERFIS DE INVESTIMENTOS MARCÃO, RITA! - SENTEM AQUI! ESTE É O CARLOS, NOSSO NOVO COLEGA BEMVINDO! TUDO BEM? ESTOU FALANDO PRO CARLOS DA IMPORTÂNCIA DE UMA APOSENTADORIA PROGRAMADA. É CARLOS, VOCÊ ESTÁ

Leia mais

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos w w w. d i a r i o d e c o n t a g e m. c o m. b r w w w. c o n t a g e m t v. c o m. b r O JORNAL DIÁRIO DE CONTAGEM ONLINE é um site de notícias atualizado diariamente e é o primeiro jornal da região

Leia mais