Pesquisa de percepção Rio Como Vamos 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pesquisa de percepção Rio Como Vamos 2011"

Transcrição

1 Pesquisa de percepção Rio Como Vamos 2011 Algumas notas sobre esta apresentação: Para apresentar a análise da pesquisa de percepção 2011, organizamos as informações em quatro blocos temáticos: A. Percepção e expectativas dos cariocas com relação à cidade B. Serviços públicos: segurança, transporte, educação e saúde C. Gestão e administração pública D. Meio ambiente Cada seção contém um conjunto de slides nos quais são apresentados os diversos temas, as informações analíticas consideradas relevantes e os gráficos que contribuem para uma melhor visualização das tendências. Na parte final, sistematizamos algumas conclusões gerais obtidas a partir da análise global da pesquisa e também incluímos algumas notas técnicas com a finalidade de oferecer sugestões para a realização de uma nova pesquisa de percepção para o ano de 2013.

2 Percepção e expectativas dos cariocas com relação à cidade

3 É crescente o orgulho do carioca em relação à cidade Sim/muito orgulho Mais ou menos Pouco/nenhum orgulho 64% 69% 20% 20% 16% % 15% 11% 9% Independentemente de sua situação socioeconômica, o carioca compartilha o mesmo sentimento de orgulho. Este sentimento de orgulho crescente é manifestado em todas as faixas de renda.

4 O carioca gosta de viver no Rio, é integrado à cidade e a maioria não sairia do Rio de Janeiro Integrados/muito integrados Pouco/nada integrados 12% 9% 78% 79% O sentimento de integração é maior entre a população de maior renda, e moradores da Zona Oeste e Zona Sul e menor entre a população da Zona Norte. A grande maioria dos cariocas (72%) não sairia do Rio de Janeiro. Esta escolha é mais marcante entre a população jovem, de até 29 anos de idade. Também é alta a incidência da opção pelo Rio entre a população de baixa renda. Não sairia Sairia NS/NR 72% 1% 27% Entre a população que sairia do Rio, a maioria aponta a violência como motivo para esta escolha (61%). Esta justificativa é mais recorrente entre a classe média moradora da Zona Oeste, com renda entre 2 a 5 salários mínimos e ensino médio.

5 O carioca percebe que melhorou a qualidade de vida na cidade - em três anos, a percepção da melhora da qualidade de vida aumentou em quase 20 pontos percentuais Percepção sobre a qualidade de vida no Rio 57% 48% 38% A percepção da melhora de qualidade de vida é maior nas zonas Oeste e Sul, e menor nas zonas Norte e Centro, mas é uniforme entre todos os segmentos socioeconômic os.

6 Também cresce o otimismo em relação ao futuro do Rio Otimismo em relação ao Rio A grande maioria da população está otimista sobre o futuro da cidade. O otimismo é maior nas Zonas Sul e 52% 49% Oeste, e menor na Zona Norte. Estão mais otimistas aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos % O aumento do otimismo do carioca em relação à cidade foi de quase 20 pontos percentuais.

7 Grandes eventos no Rio Mais empregos Mais segurança Melhora nos transportes 37% 50% 84% 78% dos cariocas acreditam que a Copa do Mundo e as Olimpíadas trarão benefícios à cidade. Oportunidades de emprego e aumento da segurança são os mais apontados, principalmente entre as populações de baixa renda (até 5 salários mínimos). Incremento do turismo 29% Benefícios esperados com a realização da Copa e das Olimpíadas A expectativa de benefícios é mais marcante nas Zona Oeste (expectativa de mais empregos), Zona Norte e Zona Sul (mais segurança).

8 Apenas 6% da população do Rio acham que estes eventos podem trazer malefícios à cidade. Entre as possibilidades apontadas, estão: Possibilidade de desvio de dinheiro público/corrupção Pioras no trânsito Má utilização/gestão da verba pública 52% 46% 44% Possíveis malefícios Estas preocupações são maiores entre pessoas com ensino médio e superior e entre moradores da Zona Norte e Centro (desvio de dinheiro e corrupção). As preocupações com a piora do trânsito são mais intensas entre a população de Jacarepaguá e Barra.

9 Serviços públicos: segurança

10 Aumenta o sentimento de segurança do carioca e a maioria percebe melhoras na segurança pública 44% 44% 47% 56% dos entrevistados acham que a segurança na cidade melhorou. 9% acham que piorou. Neste grupo, as mulheres são maioria. 31% 31% 28% O sentimento de segurança é maior nas zonas Sul e Barra/ Jacarepaguá e menor entre a população de baixa renda Sentem-se seguros Sentem-se inseguros Já os moradores da Zona Norte são os que percebem menos melhoras na segurança do Rio.

11 A população carioca conhece as UPPs e constata seus benefícios Conhece Não conhece Não sabe/não respondeu 4% 1% Destes: 65% afirmam que as UPPs trazem mais segurança; esta percepção é maior entre moradores da Zona Oeste e menor entre os do Centro; 95% 72% estão mais otimistas com relação à segurança na cidade.

12 Aqueles que moram em bairros com UPP declaram que as ruas estão mais tranquilas 8% 24% As ruas estão mais tranquilas Acabaram os tiroteios Valorizou os imóveis do bairro 37% Esta percepção é bastante intensa na Zona Sul e entre a população com renda maior que 10 salários mínimos. A população do Rio como um todo percebe que no último ano diminuiu a incidência de crimes na cidade: 29% Roubo a pessoas na rua Homicídios Roubo de veículos 21% 21% 17% 15% 14%

13 Mesmo entre aqueles que avaliam mal a segurança pública, vem diminuindo o número de pessoas que se queixam da falta de policiamento Motivo para avaliar mal a segurança no bairro: Não há polícia/ronda 59% 53% 46% Entre 2009 e 2011 também diminuiu (em 9 pontos percentuais) a quantidade de pessoas que se queixam de tiroteios frequentes Base: quem avaliou como ruim a segurança em seu bairro (notas de 1 a 5)

14 O carioca tem medo, principalmente, de bala perdida e de ser assaltado % 30% 27% 23% 19% O medo de bala perdida é mais marcante entre jovens (até 24 anos) com ensino fundamental; e entre moradores da Zona Oeste. O medo de ser assaltado é maior entre moradores da Zona Sul e Barra/ Jacarepaguá. 14% Bala perdida Ser assaltado Sair à noite Já o medo de sair à noite é mais presente entre mulheres e pessoas com mais de 50 anos.

15 A Lei Seca é aprovada por quase a totalidade da população carioca 97% dos entrevistados aprovam a Lei Seca porque: quem dirige alcoolizado pode causar acidentes graves com vítimas quem dirige depois de beber assume uma atitude criminosa e deve ser punido quem bebe sabe que não pode dirigir Não sabe/não aprova 26% 7% 3% A preocupação com acidentes graves é mais presente entre moradores das Zonas Oeste (72%) e Norte (67%). 64% Conforme análise elaborada pelo Rio Como Vamos, Campo Grande, na Zona Oeste, é o bairro onde há maior número de ocorrências de acidentes com mortes.

16 Serviços públicos: Transporte

17 Mais da metade da população carioca (60%) utiliza algum meio de transporte público para os deslocamentos cotidianos na cidade % 10% 45% O ônibus de linha comum é o meio de transporte mais utilizado (45%), principalmente entre as populações de baixa renda (até 5 salários mínimos) e os moradores da Zona Sul (60%). 3% 1% O segundo meio mais utilizado é o veículo particular (10%) e em menor escala as vans (5%), o metrô (3%) e o trem (1%). Ônibus comum Veículo próprio Vans Metrô Trem Chama a atenção o fato que 19% dos cariocas declaram se deslocar a pé para realizar as suas atividades cotidianas. Estas tendências se mantêm desde 2009.

18 Para os cariocas, os serviços públicos de transporte são ruins/de baixa qualidade 51% dos cariocas avaliam entre regular e muito ruim os serviços públicos de transporte, com destaque para os moradores da Zona Oeste, para a população masculina (55%) e de baixa renda (até 5 salários mínimos). 40% 40% 51% A avaliação/percepção sobre o transporte público piorou com relação a 2008 e Avaliam o transporte no Rio como ruim

19 Por que os serviços de transporte são avaliados como ruins? Superlotação 42% 36% 37% Demora no intervalo entre os veículos 31% 26% 18% A superlotação dos veículos é apontada como a principal causa da baixa qualidade dos serviços públicos de transporte (42%), principalmente para os moradores da Barra e Jacarepaguá (53%). O tempo excessivo que o carioca gasta à espera dos veículos é outra das causas salientadas na avaliação da baixa qualidade do transporte público (31%), motivo apontado com mais frequência entre os moradores da Zona Oeste (44%)

20 É massiva a aprovação do bilhete único 93% 2% 1%4% Aprovam Não aprovam Não sabiam da existência do bilhete único NR 93% da população carioca aprovam o bilhete único, com destaque para as populações de baixa renda (até 5 salários) e moradores das zonas Oeste (95%) e Norte (92%). O principal motivo de aprovação é a economia que o bilhete único representa para o usuário.

21 Serviços públicos: Educação

22 Ensino fundamental é bem avaliado pelo carioca, mas professores precisam ser foco de mais atenção 63% dos entrevistados* avaliam bem o ensino fundamental. 59% acham que o ensino fundamental melhorou no último ano. Entre os que avaliam mal (13%) a educação pública no ensino fundamental, a percepção é de que o município precisa de mais professores, e de profissionais mais capacitados: O nível dos professores é ruim, falta treinamento O número de professores é insuficiente 44% 42% As crianças saem mal preparadas 21% As piores avaliações do ensino público no nível fundamental vêm dos moradores da Zona Norte e da população com renda de até 5 salários mínimos. *em cujos lares há crianças e jovens na escola pública.

23 Com relação ao ensino médio, o carioca também avalia positivamente a educação pública 60% consideram o ensino de bom a muito bom, e 53% percebem melhora na qualidade do ensino no último ano. Apenas 8% dos entrevistados acham que a qualidade do ensino médio piorou nos últimos 12 meses. Para estes, os principais motivos para críticas também são falta de professores e baixo nível de qualificação destes profissionais: O número de professores é insuficiente 65% O nível dos professores é ruim; falta treinamento 28% As horas de estudo são insuficientes 23%

24 Serviços públicos: Saúde

25 Mais de metade da população carioca procura atendimento no sistema público de saúde Procura pelo sistema público de saúde 57% 51% 48% Entre esta população, destaca-se a predominância do público feminino (64%), de mais de 50 anos (54%), residente na Zona Oeste (64%) e com renda familiar de até 5 salários. Esta procura vem aumentando. No ano de 2011, cresceu em 9 pontos percentuais, em relação a 2008.

26 64% da população procura o atendimento no sistema público em caso de emergência Emergências Prevenção 53% 26% 19% 64% Diminuiu a procura para tratamentos preventivos e consultas de rotina. Por outro lado, cresceu em 11 pontos percentuais a busca por atendimento de emergência.

27 Metade da população carioca avalia bem o sistema público de saúde Avaliam bem o sistema público de saúde 56% 50% 34% Em relação a 2008, a melhora da avaliação é significativa: 16 pontos percentuais - embora a aprovação tenha caído de 2009 para Esta avaliação é mais recorrente entre os moradores da Zona Sul (63%), e da Barra e Jacarepaguá (52%)

28 Embora a população carioca avalie bem o atendimento no sistema público de saúde, há percepção de piora em relação a 2009 Melhorou Piorou 42% 37% 38% 31% 19% 21% As populações que mais percebem melhoras no sistema público de saúde são os moradores da moradores da Zona Sul (54%), e da Barra e Jacarepaguá (46%). Entretanto, também se pronuncia a perpcepção de piora, com um aumento de 10 pontos percentuais em relação a Esta percepção é mais evidente entre moradores da Zona Norte (39%).

29 Percepção sobre problemas no atendimento dos serviços públicos de saúde: Falta de médicos Profissionais incompetentes Demora no atendimento 37% 61% 49% 40% 41% 71% 54% 51% % Em 2011, o carioca espera menos tempo para ser atendido, mas avalia que pioram a quantidade e a capacidade dos profissionais de saúde: a falta de médicos especialistas (54%) e a presença de profissionais incompetentes (51%) são os problemas mais destacados.

30 O atendimento nas UPAs é procurado e bem avaliado pela população carioca Procurou atendimento na UPA Não procurou atendimento na UPA 25% 75% Melhor Igual Destes, consideraram o atendimento*: 23% 46% 75% dos entrevistados procuraram atendimento nas UPAs e 46% avaliam como melhor o atendimento nessas unidades, com relação a outras do sistema de saúde. A procura pelas UPAs é maior entre a população da Zona Oeste. Pior 31% * em comparação com outras unidades do sistema de saúde

31 A grande maioria das entrevistadas teve acesso ao atendimento pré-natal Fez pré-natal Não fez pré-natal 5% 86% das entrevistadas tiveram acompanhamento pré-natal durante toda a gravidez, realizando consultas todos os meses. Dos 5% que não fizeram pré-natal, 4% não o fizeram por falta de informação. 95% Em 2011 cresceu o percentual de grávidas menores de 20 anos: de 23% em 2009 para 33% em 2011.

32 Serviços públicos - quadros comparativos Educação Saúde Bom Ruim Regular Bom Ruim Regular a 2011b *2011a - dados referentes ao ensino fundamental **2011b - dados referentes ao ensino médio A avaliação da qualidade da saúde pública piorou significativamente em relação a 2009.

33 Serviços públicos - quadros comparativos Segurança Transporte Bom Ruim Regular Bom Ruim Regular A segurança pública é o serviço mais bem avaliado em 2011, com um incremento de 18 pontos nas avaliações positivas e um decréscimo de 17 pontos nas avaliações negativas, em relação a 2009.

34 Gestão e administração pública

35 Em 2011, melhora a avaliação do carioca sobre a atual gestão municipal Boa Regular Ruim 43% dos cariocas avaliam como regular a gestão atual. 51% 24% 21% 43% 34% 20% 34% a avaliam como boa e ótima. Esta avaliação é mais frequente entre a população feminina, com renda familiar de mais de 10 salários (46%), moradora da Zona Sul (47%) e do Centro (44%) As piores avaliações vêm da Zona Norte, onde 29% dos entrevistados consideram a atual gestão ruim.

36 Crescem as expectativas de melhoras com relação à atuação do poder executivo (expectativas até o final do mandato da gestão atual) 52% Expectativa de melhora Expectativa de piora Expectativa de que permaneça igual 64% 64% da população espera melhorias com relação à gestão atual. As expectativas são mais frequentes para os moradores da Zona Sul (81%) e Centro (79%) e com renda familiar de 5 a 10 salários (76%). 28% 17% 17% 13% Observa-se uma melhora nas expectativas, com relação ao ano de 2009.

37 Gestão e administração pública preservação da cidade

38 Preservação da cidade Conservação das ruas e calçadas Melhorou Piorou Está igual Quase metade da população carioca (47%) percebe que as ruas e calçadas estão melhor preservadas. 47% 32% Esta percepção é mais significativa entre os moradores da Zona Oeste (56%), Barra-Jacarepaguá (55%) e Zona Sul (52%) % Entre os 21% que afirmam que a conservação das ruas e calçadas piorou, 39% apontam para problemas no asfalto, 22% apontam as calçadas quebradas e 21% acham que a prefeitura não faz a manutenção adequada.

39 Preservação da cidade Serviços de iluminação pública Melhorou Piorou Está igual 46% da população carioca percebem uma melhoria nos serviços de iluminação pública. 46% Esta percepção é mais significativa entre os moradores da Barra- Jacarepaguá (52%) e Zona Sul (49%). 38% A piora da iluminação apontada por 16% da população - é atribuida à falta de manutenção (71%). 16% 2011

40 Preservação da cidade Acessibilidade para pessoas com deficiência 7% 70% Bom Locomoção nas ruas e calçadas Ruim 11% 66% 62% 62% Respeito aos espaços dos deficientes A maioria da população avalia como ruim as condições de acessibilidade e locomoção para os deficientes físicos em todas as regiões da cidade. 70% apontaram para problemas nas condições de ruas e calçadas; 66% indicaram a falta de respeito por parte da população aos espaços destinados para os deficientes físicos; 12% Acesso a estabelecimentos 12% Acesso a transporte público 62% manifestaram problemas no acesso ao transporte público. As críticas à acessibilidade são mais intensas nas Zonas Norte e Oeste.

41 Preservação da cidade Limpeza urbana - bolsões de lixo Vê bolsões de lixo nas ruas Os bolsões de lixo nas ruas formam parte da paisagem do Rio: mais da metade da população da cidade (63%) afirma que costuma ver bolsões de lixo nas ruas do bairro. 69% O problema do lixo é percebido com mais frequência entre os moradores das Zonas Sul (73%) e Norte (72%). 63% Observa-se uma sutil melhora com relação à avaliação da situação do lixo no ano de

42 Preservação da cidade Limpeza das ruas Muito sujas Limpas NS/NR Sujas Muito limpas 57% Mais de metade da população carioca (57%) avalia como limpas as ruas do seu bairro. Esta situação é percebida de forma significativa pelos homens (59%), moradores da Zona Sul (66%), da Zona Oeste (60%) e Barra-Jacarepaguá (59%), com renda familiar de mais de 10 salários (63%). 8% 36% 2% 1% Da população que declarou que as ruas estavam sujas, 54% são moradores do Centro e 53% da Zona Norte, e deste universo, 63% apontaram como causa a falta de educação dos moradores e a falta de garis (20%). 2011

43 Preservação da cidade Problemas decorrentes de chuvas e alagamentos Mais de metade da população carioca (54%) aponta para a piora deste tipo de problema. Este problema é apontado com mais frequência pelos moradores da Zona Oeste (66%) e Zona Norte (57%). 28% Pioraram muito Pioraram um pouco Não melhoraram nem pioraram Melhoraram um pouco Melhoraram muito NS/NR 26% 33% 51% da população indicam que o principal problema é o descaso do poder público, que não faz manutenção; 40% apontam para a falta de cuidado dos moradores que jogam lixo na rua. 10% 2% 1% 2011

44 Gestão e administração pública Ordem urbana

45 É massiva aprovação das ações de choque de ordem 75% da população aprovam as ações do choque de ordem. Esta aprovação é comum entre as diversas regiões administrativas e características socioeconômicas. 58% 75% Observa-se uma melhoria significativa com relação ao ano de 2009, quando essa política tinha uma aprovação de 58% Aprovam o Choque de Ordem

46 Ordem urbana Trânsito Ruim/péssimo Regular Bom Muito bom NS/NR A maioria dos cariocas (75%) avalia o trânsito entre regular e muito ruim, especialmente os moradores da Zona Norte (92%). 2% 2% 43% A lentidão do trânsito e o engarrafamento nas principais ruas da cidade são os principais problemas apontados por 92% dos entrevistados, principalmente pelos moradores da Zona Oeste (99%). 21% 32%

47 Grandes obras do trânsito trarão melhorias para a cidade Obras trarão melhorias Não conhece as obras NS/NR 39% 2% 59% Uma parte significativa da população carioca (59%) conhece as grandes obras de trânsito e percebe que estas trarão melhorias para a cidade. Esta percepção é mais significativa entre a população de baixa renda (até 5 salários) e para os moradores da Zona Oeste, Barra e Jacarepaguá.

48 Se as ciclovias fossem boas e seguras... Sim Não NS/NR Quase metade da população afirma que adotaria a bicicleta como meio de transporte; 43% 10% 48% Esta opção é mais recorrente entre a população de renda média e alta - acima de 5 salários mínimos; A escolha do sim foi maior na Zona Oeste (77%) e menor na Zona Norte (41%).

49 O que é pior no dia a dia do trânsito na cidade? O comportamento dos motoristas Falta de espaço para os ciclistas Falta de vagas para estacionar Falta de respeito às leis do trânsito 53% 51% 51% 48% Conservação do asfalto Trajetos para se deslocar na cidade Sinalização para pedestres 42% 42% 42% Sinalização para motoristas 35% É interessante observar que para uma parte significativa da população carioca o trânsito no Rio é ruim por conta do comportamento dos motoristas: o pouco respeito às leis de trânsito e a má educação dos motoristas estão entre os principais fatores que incidem na avaliação ruim do trânsito da cidade.

50 meio ambiente

51 Praias cariocas: areia suja e água poluída são os maiores problemas Muita sujeira na areia Poluição da água Assaltos e furtos 21% 40% 47% A população da Zona Sul, as pessoas de renda acima de 5 salários e as pessoas de nível médio e superior são as que mais percebem estes problemas.

52 O carioca considera o ar da cidade poluído Poluído/muito poluído Mais ou menos Pouco ou nada poluído NS/NR 2% 30% 28% 40% 40% da população acham ruim a qualidade do ar no Rio. Os maiores indíces desta percepção estão no Centro (41%) e na Barra/ Jacarepaguá (37%).

53 Algumas conclusões: - O carioca percebe que melhorou a sua qualidade de vida, se sente integrado e gosta de viver no Rio de Janeiro. Estes elementos permitem explicar o crescente orgulho do morador em relação à cidade. Os eventos esportivos ocupam um papel destacado na avaliação positiva dos cariocas, já que na sua avaliação podem representar oportunidades para melhorar as suas condições de vida e o desenvolvimento econômico da cidade. - A população do Rio percebe claras melhorias com relação à segurança pública, especialmente a partir da instalação das UPPs - o que certamente também contribui para aumentar a sensação positiva sobre a qualidade de vida na cidade, embora ainda persistam alguns temores e problemas vinculados principalmente à falta de policiamento. - O serviço público de transporte, embora muito utilizado pela população, é visto como um serviço de baixa qualidade. Esta percepção não apresenta melhorias com relação aos anos anteriores. - Os serviços de saúde e educação são, em linhas gerais, bem avaliados pela população carioca, embora sejam criticados pela falta de eficiência, principalmente com relação à quantidade de profissionais disponíveis e ao nível de formação. Sobre ambos os serviços, os cariocas afirmam que a qualidade piorou com relação aos anos anteriores.

54 Algumas conclusões: - O carioca avalia que houve uma melhora na gestão administrativa atual e são crescentes as expectativas positivas com relação à sua atuação. A instalação das UPPs, das UPAS, a Lei Seca, o Choque de Ordem e o Bilhete Único são destacadas como políticas significativas (e positivas) da atual gestão municipal. - Com relação à preservação da cidade, o carioca percebe melhorias na conservação das ruas e calçadas, nos serviços de iluminação pública e na limpeza urbana. Entretanto, os problemas decorrentes das chuvas e alagamentos e os problemas no trânsito continuam sendo pontos críticos na avaliação da população. - Em linhas gerais, observam-se marcadas diferenças na avaliação dos moradores das diferentes regiões administrativas da cidade: os habitantes do Centro e Zona Norte têm uma percepção mais negativa com relação aos diversos aspectos vinculados à vida urbana, enquanto os da Zona Sul, Barra- Jacarepaguá e Zona Oeste fazem balanços mais positivos, especialmente com relação aos serviços públicos e à gestão municipal. - O carioca avalia mal as condições ambientais da cidade e aponta que adotaria hábitos mais sustentáveis - como o uso de ciclovias - se houvesse investimento público nesta área.

55 Pesquisa de percepção 2011 x indicadores Rio Como Vamos Crescimento do orgulho, otimismo e sentimento de segurança Menos roubos de rua (17%), de veículos (30%), menos letalidade violenta (25%)* Universalização do pré-natal Mortalidade materna decrescendo desde 2007 Aprovação massiva da Lei Seca Mortes por acidentes no trânsito decrescem desde 2008 * percentuais relativos à comparação entre as estatísticas do primeiro trimestre de 2010 e o mesmo período de 2011.

56 Pesquisa de percepção 2011 x indicadores Rio Como Vamos Crescimento do orgulho, otimismo e expectativas positivas sobre a atual gestão Expectativas positivas com relação à Copa e Olimpíadas Percepção de piora na qualidade do ar Cresceu o número de internações de crianças com infecção respiratória Maior percepção de problemas decorrentes de chuvas e alagamentos nas Zonas Norte e Oeste Não houve obras de eliminação de pontos críticos na Zona Norte nos últimos dois anos

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CIDADE DO MAIO DE 2011 JOB451 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto a população da área em estudo opiniões relacionadas a cidade do Rio de

Leia mais

Metodologia. COLETA Entrevistas domiciliares com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo.

Metodologia. COLETA Entrevistas domiciliares com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo. Metodologia COLETA Entrevistas domiciliares com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo. UNIVERSO Moradores de 16 anos ou mais. PERÍODO DE CAMPO de 05 de setembro a 11 de setembro

Leia mais

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado JOB 18_1194 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / 205 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais

Leia mais

São Paulo 2030 Painel Mobilidade Urbana. Março/2016

São Paulo 2030 Painel Mobilidade Urbana. Março/2016 São Paulo 2030 Painel Mobilidade Urbana Março/2016 OBJETIVO Mapear as opiniões e as percepções dos moradores da cidade da São Paulo em relação a temas do cotidiano e à prestação de políticas públicas,

Leia mais

Pesquisa de Percepção Principais pontos

Pesquisa de Percepção Principais pontos Pesquisa de Percepção 2013 Principais pontos Apresentação Esta é a quarta pesquisa de percepção da cidade encomendada pela Rio Como Vamos. Anteriormente, já havia sido realizada nos anos de 2008, 2009

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / 205 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais

Leia mais

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Há quanto tempo você Geral dos Porto Sapucaia São utiliza o metrô? Canoas Esteio usuários Alegre do Sul

Leia mais

Dia Mundial sem Carro. Job Setembro / 2016

Dia Mundial sem Carro. Job Setembro / 2016 Dia Mundial sem Carro Job 60940 Setembro / 06 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores

Leia mais

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa Especificações Técnicas Período 20 a 23 de março de 2011 Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos e mais Amostra 2.002 entrevistas em 141 municípios Margem de erro 2 pontos percentuais e grau

Leia mais

Resultados - Pesquisa

Resultados - Pesquisa Resultados - Pesquisa Impacto da implantação das UPP S no comércio local Rio de Janeiro Janeiro/2012 1 Dados técnicos Técnica de coleta: presencial in loco Período de coleta: 11 a 14 de janeiro de 2012

Leia mais

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3 PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA - 2015 Parte 1 de 3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de Ribeirão Preto, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA. João Saleme

QUALIDADE DE VIDA. João Saleme QUALIDADE DE VIDA João Saleme No dia 8 de setembro a cidade de Vitória completa 457 anos, mas apenas 26% dos moradores da Grande Vitória sabiam que nessa data a capital espírito-santense comemora aniversário.

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de São Paulo/SP,

Leia mais

para uma cidade melhor

para uma cidade melhor PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO CARLOS A participação da sociedade A participação da sociedade para uma cidade melhor Problemas urbanos Perda de tempo e dinheiro Viagens sem conforto Maior risco de

Leia mais

Margem de erro: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Margem de erro: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. METODOLOGIA Cidade de São Paulo 800 entrevistas com paulistanos de 6 anos ou mais Margem de erro: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. Entrevistas

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP

Leia mais

AMOSTRA. 800 entrevistas. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de cada região e o perfil da amostra.

AMOSTRA. 800 entrevistas. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de cada região e o perfil da amostra. 1 Metodologia LOCAL DA PESQUISA Município de São Paulo. UNIVERSO Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP, equivalente 9.807.023 paulistanos Fonte: IBOPE Inteligência com base em dados oficiais do

Leia mais

INTENÇÃO DE COMEMORAÇÃO PARA O ANO NOVO

INTENÇÃO DE COMEMORAÇÃO PARA O ANO NOVO INTENÇÃO DE COMEMORAÇÃO PARA O ANO NOVO Dezembro de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Investigar como serão as comemorações para o ano novo e respectivos valores financeiros envolvidos; Avalição do cenário

Leia mais

Metodologia. MARGEM DE ERRO: 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

Metodologia. MARGEM DE ERRO: 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais. JOB 181194 Metodologia TAMANHO DA AMOSTRA: 800 entrevistas A amostra é desproporcional por região para permitir análise regionalizada. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de

Leia mais

AMOSTRA DA ATUAL RODADA

AMOSTRA DA ATUAL RODADA SÃO PAULO 2030 OBJETIVO Mapear as opiniões e as percepções dos moradores da cidade da São Paulo em relação a temas do cotidiano e à prestação de políticas públicas, bem como as expectativas em relação

Leia mais

Trânsito. A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região.

Trânsito. A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região. Trânsito Luciana Ghidetti de Oliveira A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região. Do total dos entrevistados, 75,1% não possuem

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI 27 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Mobilidade urbana Avaliação do transporte público piora de 2011 a 2014 O percentual de brasileiros que avalia o transporte público como ótimo ou bom

Leia mais

Segurança em Uberlândia 2013

Segurança em Uberlândia 2013 Segurança em Uberlândia 2013 Segurança pública constitui um dos pilares da sociedade. Ela figura entre as principais demandas da população dos grandes centros e sempre representou um grande desafio para

Leia mais

CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL

CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL CNT DIVULGA PESQUISA INÉDITA SOBRE O PERFIL DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANOS NO BRASIL A Confederação Nacional do Transporte divulgou hoje (21/3/2017) a primeira Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus

Leia mais

OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM MANAUS OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE JOB 003 DE VIDA DATA: FEV / 2010 M A N A U S

OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM MANAUS OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE JOB 003 DE VIDA DATA: FEV / 2010 M A N A U S OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE JOB 003 DE VIDA M A N A U S DATA: FEV / 2010 ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA OBJETIVO Identificar a satisfação do morador de Manaus em relação a sua qualidade de vida. METODOLOGIA

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA. Sobre a atuação policial, os capixabas também opinaram e, na avaliação deles, as ações. Dihego Pansini de Souza

SEGURANÇA PÚBLICA. Sobre a atuação policial, os capixabas também opinaram e, na avaliação deles, as ações. Dihego Pansini de Souza SEGURANÇA PÚBLICA Dihego Pansini de Souza O tema Segurança Pública pressupõe relações complexas envolvendo poder público, iniciativa privada e sociedade. A população não pode se furtar de discutir uma

Leia mais

NOTA ECONÔMICA. Falta de segurança é menor na região Sul. Região Nordeste 4,4 a cada 10 famílias. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias

NOTA ECONÔMICA. Falta de segurança é menor na região Sul. Região Nordeste 4,4 a cada 10 famílias. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias Informativo CNI Ano 3 Número 8 Julho 17 NOTA ECONÔMICA 8 Falta de segurança é menor na região Sul Apesar da piora significativa na percepção da população em relação à segurança entre 11 e 16, a região

Leia mais

VITÓRIA 459 ANOS. Tâmara Freitas Barros

VITÓRIA 459 ANOS. Tâmara Freitas Barros VITÓRIA 459 ANOS Tâmara Freitas Barros Com 459 anos de existência, Vitória tem arte, beleza, cultura, turismo e negócios. Aproveitando o aniversário da cidade, a Futura foi às ruas captar a percepção dos

Leia mais

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Parte 1 de 3 PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA - 2014 Parte 1 de 3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de Ribeirão Preto, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos

Leia mais

NOTA ECONÔMICA. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias. tiveram uma vítima de furto, assalto ou agressão

NOTA ECONÔMICA. Região Sul 3,1 a cada 10 famílias. tiveram uma vítima de furto, assalto ou agressão Informativo CNI Ano 3 Número 8 Julho 17 NOTA ECONÔMICA 8 VERSÃO REVISADA Falta de segurança é menor na região Sul Apesar da piora significativa na percepção da população em relação à segurança entre 11

Leia mais

Segurança em Uberlândia 2016

Segurança em Uberlândia 2016 Segurança em Uberlândia 2016 Realizada em setembro de 2016, a quinta pesquisa sobre segurança pública passa a compor um painel evolutivo sobre o tema no município de Uberlândia, com resultados que reforçam

Leia mais

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira Mobilidade Urbana Luciana Ghidetti de Oliveira Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir

Leia mais

Indicador de Confiança do Consumidor

Indicador de Confiança do Consumidor Indicador de Confiança do Consumidor Fevereiro 2017 Na visão dos consumidores, corrupção e incompetência dos governantes prejudicam o cenário econômico Em fevereiro de 2017, o Indicador de Confiança do

Leia mais

CENÁRIO GERAL DA MOBILIDADE URBANA

CENÁRIO GERAL DA MOBILIDADE URBANA 424 425 CENÁRIO GERAL DA MOBILIDADE URBANA O crescimento populacional e a mobilidade nas áreas urbanas brasileiras são dois dos principais dos gestores das cidades. Disponibilizar meios de transporte para

Leia mais

Olimpíadas no Rio e Violência

Olimpíadas no Rio e Violência Olimpíadas no Rio e Violência Fabiola Miranda von Rondow Após se candidatar três vezes e não conseguir ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos, o Brasil finalmente foi o escolhido. Com isso, o

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS Tyago Hoffmann Os serviços públicos prestados nas comunidades da Grande Vitória precisam melhorar. Essa é a mensagem dada pela população em pesquisa realizada

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 113 01 a 05 de junho de 2013 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 ELEIÇÕES 2014... 04 3 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 12 4 EXPECTATIVA... 18 5 TEMAS CONJUNTURAIS... 21 ANEXO

Leia mais

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Fase:1/3

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA Fase:1/3 PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA - 2013 Fase:1/3 A pesquisa de qualidade de vida na cidade de, organizada pela ACIRP e pela Fundace teve início em 2009. Inspirada em projetos já desenvolvidos em outros grandes

Leia mais

Eleições 2016 São Paulo

Eleições 2016 São Paulo Eleições 06 São Paulo JOB 6_068 Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-00908/06 Perfil da Amostra Especificações Técnicas - Pesquisa Quantitativa - Objetivo Levantar um conjunto

Leia mais

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Agosto - 2016 INDICADOR DE CONFIANÇA SUPERA OS 50 PONTOS E MOSTRA EMPRESÁRIO MAIS OTIMISTA Em agosto de 2016, o Indicador de Confiança do Micro e Pequeno

Leia mais

RA Cidade de Deus. Indicadores Rio Como Vamos

RA Cidade de Deus. Indicadores Rio Como Vamos 3 RA Cidade de Deus Indicadores Rio Como Vamos 1 CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO A Região Administrativa (RA) da Cidade de Deus faz parte da Área de Planejamento 4. Abaixo podemos observar os gráficos referentes

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de São Paulo/SP

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres PESQUISA SOBRE TRÂNSITO E MOBILIDADE 3 A presente pesquisa, realizada com a participação dos alunos da disciplina de Quantificação em Geografia (2018/1), do curso

Leia mais

Pesquisa CNI-Ibope Dezembro de 2018

Pesquisa CNI-Ibope Dezembro de 2018 Pesquisa CNI-Ibope Dezembro de 2018 Especificações Técnicas Período De 29 de novembro a 2 de dezembro de 2018. Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos ou mais Amostra 2000 entrevistas em 127

Leia mais

Tema: Economia Compartilhada como Diferencial Competitivo Foco: Bicicletas Compartilhadas

Tema: Economia Compartilhada como Diferencial Competitivo Foco: Bicicletas Compartilhadas O que é: Sistema alternativo de transporte por bicicletas. Como: Estações em rede onde usuários retiram e devolvem bicicletas. Benefícios: Baixo custo, promove a integração entre modais, saudável e sustentável.

Leia mais

ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE. PALAVRAS-CHAVE: Ônibus coletivos. Qualidade do serviço. Usuários.

ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE. PALAVRAS-CHAVE: Ônibus coletivos. Qualidade do serviço. Usuários. ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE Danillo Barros CORDEIRO 1; SharaSonally Oliveira de SOUSA 2; Joherlan Campos de FREITAS 3. 1. Departamento de Estatística, Universidade

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP

Leia mais

Elaboração da Pesquisa

Elaboração da Pesquisa Agosto / 2011 Especificações Técnicas Período 28 a 31 de julho de 2011 Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos e mais Amostra 2.002 entrevistas em 141 municípios Margem de erro 2 pontos percentuais

Leia mais

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA 4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA Metodologia Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas

Leia mais

Indicador de Confiança do Consumidor

Indicador de Confiança do Consumidor Indicador de Confiança do Consumidor Indicador de Confiança do Consumidor marca 42,2 pontos em março Desemprego e alto custo de vida são as principais razões do pessimismo O momento atual ainda é visto

Leia mais

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Fevereiro 2017 Indicador de Confiança do MPE alcança o maior resultado desde maio de 2015 INDICADOR DE CONFIANÇA 50,2 50,6 50,2 48,9 51,0 52,5 36,6

Leia mais

Indicadores CNI ISSN Ano 8 Número 4 Dezembro Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Dezembro/2018

Indicadores CNI ISSN Ano 8 Número 4 Dezembro Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Dezembro/2018 Indicadores CNI ISSN 2317-7012 Ano 8 Número 4 Dezembro 2018 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Dezembro/2018 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Dezembro / 2018 2018. CNI Confederação Nacional

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Padrão de vida e mobilidade social 40 Brasileiro confia na melhoria do padrão de vida próprio e dos filhos Um terço dos brasileiros acredita pertencer a

Leia mais

Pesquisa de Qualidade de Vida Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPEJA)

Pesquisa de Qualidade de Vida Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPEJA) Pesquisa de Qualidade de Vida Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPEJA) - 2016 1. INTRODUÇÃO A Pesquisa de Qualidade de Vida realizada no município de Jaboticabal pela equipe do IPEJA foi inspirada

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GOVERNO MARÇO/2011

AVALIAÇÃO DO GOVERNO MARÇO/2011 AVALIAÇÃO DO GOVERNO MARÇO/2011 Pesquisa CNI-IBOPE CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI Presidente: Robson Braga de Andrade Diretoria Executiva - DIREX Diretor: José Augusto Coelho Fernandes Diretor

Leia mais

Conflitos no Rio de Janeiro. novembro de 2010

Conflitos no Rio de Janeiro. novembro de 2010 Conflitos no Rio de Janeiro novembro de 2010 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo Geral Levantar a percepção

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GOVERNO SETEMBRO/2011

AVALIAÇÃO DO GOVERNO SETEMBRO/2011 AVALIAÇÃO DO GOVERNO SETEMBRO/2011 PESQUISA CNI-IBOPE CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI Presidente: Robson Braga de Andrade Diretoria Executiva - DIREX Diretor: José Augusto Coelho Fernandes Diretor

Leia mais

Indicadores CNI ISSN Ano 8 Número 4 Dezembro Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Dezembro/2018

Indicadores CNI ISSN Ano 8 Número 4 Dezembro Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Dezembro/2018 Indicadores CNI ISSN 2317-7012 Ano 8 Número 4 Dezembro 2018 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Dezembro/2018 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Dezembro / 2018 2018. CNI Confederação Nacional

Leia mais

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Maio 2017 Indicador de Confiança do MPE mostra empresários ainda pessimistas com os rumos da economia Em maio de 2017, o Indicador de Confiança do Micro

Leia mais

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 Mobilidade Urbana RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 O transporte público é o centro de uma ampla política de transformação no Rio de Janeiro. O grande volume de investimentos em mobilidade urbana tem como

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2019 Área de Estudos Econômicos Mobilidade urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012 PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012 RESUMO: Na comparação entre as pesquisas deste ano e do ano passado observou-se uma inversão nos resultados. Na comparação entre

Leia mais

Para maioria dos empresários o cenário mundial atual é incerto e com riscos para sua empresa. Avaliação do cenário econômico mundial atual

Para maioria dos empresários o cenário mundial atual é incerto e com riscos para sua empresa. Avaliação do cenário econômico mundial atual SONDAGEM ESPECIAL Ano 9 Número 5 novembro de 2011 www.cni.org.br CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL Para maioria dos empresários o cenário mundial atual é incerto e com riscos para sua empresa 30% das empresas

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP

Leia mais

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL O de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 98,9 pontos em novembro, ante os 97,3 pontos observados em outubro. Na série

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS JUNHO DE 2016 JOB0268-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar um conjunto de informações sobre o contexto eleitoral

Leia mais

Mobilidade Urbana. Setembro/2017

Mobilidade Urbana. Setembro/2017 Mobilidade Urbana Setembro/017 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP

Leia mais

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa Especificações Técnicas Período De 12 a 15 de abril de 2019 Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos ou mais Amostra 2000 entrevistas em 126 municípios Margem de erro 2 pontos percentuais e

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS JUNHO DE 2016 JOB0268-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar um conjunto de informações sobre o contexto eleitoral

Leia mais

A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO

A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO percepção de moradores sobre a ocupação das forças armadas na maré O que pensam as pessoas que vivem, trabalham, estudam e criam seus filhos na Maré, sobre a

Leia mais

A ECONOMIA NO SEGUNDO SEMESTRE

A ECONOMIA NO SEGUNDO SEMESTRE A ECONOMIA NO SEGUNDO SEMESTRE Dihego Pansini O primeiro semestre deste ano tem dado bons indícios de que o ano de 2010, como haviam previsto alguns analistas, é um período de recuperação para a economia,

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 117 09 a 14 de fevereiro de 2014 Registro TSE: BR - 00012/2014 ÍNDICE 1. DADOS TÉCNICOS... 3 2. ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014... 4 3. AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 14 4.

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS UTILIZADOS PARA AS COMPRAS DE NATAL 2016

RECURSOS FINANCEIROS UTILIZADOS PARA AS COMPRAS DE NATAL 2016 RECURSOS FINANCEIROS UTILIZADOS PARA AS COMPRAS DE NATAL 2016 Novembro 2016 81% possuem expectativas de que 2017 será um ano financeiramente melhor O ano de 2016 não tem sido fácil para boa parte dos brasileiros.

Leia mais

Curitiba, 2015 REALIZAÇÃO: APOIO:

Curitiba, 2015 REALIZAÇÃO: APOIO: Curitiba, 2015 Daniela Facchini, Diretora de Mobilidade Urbana Cristina Albuquerque, Coordenadora de Mobilidade Urbana Mariana Barcelos, Analista de Mobilidade Urbana Desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades

Leia mais

RA Vila Isabel. Indicadores Rio Como Vamos

RA Vila Isabel. Indicadores Rio Como Vamos 3 RA Vila Isabel Indicadores Rio Como Vamos 1 CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO A Região Administrativa (RA) de Vila Isabel faz parte da Área de Planejamento 2. Abaixo podemos observar os gráficos referentes

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 116 31 de outubro a 04 de novembro de 2013 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS 03 2 ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 04 3 AVALIAÇÃO DO GOVERNO 15 4 EXPECTATIVA 22 5 CONJUNTURAIS 25 5.1

Leia mais

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas:

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas: Sexo: Feminino Idade: 18 anos 1. É morador da Vargem Grande? Sim Entrevista 01 2. Trabalha na Vargem Grande? Como é o percurso para ir ao trabalho? Não, trabalha no Santa Mônica. Pega ônibus em frente

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Junho/2018. Pesquisa CNI-Ibope SUPLEMENTO ESPECIAL SOBRE INTENÇÃO DE VOTO NESTA EDIÇÃO:

AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Junho/2018. Pesquisa CNI-Ibope SUPLEMENTO ESPECIAL SOBRE INTENÇÃO DE VOTO NESTA EDIÇÃO: Indicadores CNI ISSN 2317-7012 Ano 8 Número 2 Junho NESTA EDIÇÃO: SUPLEMENTO ESPECIAL SOBRE INTENÇÃO DE VOTO Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Junho/ Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Junho

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa de Estado Opinião do Pública Paraná Nacional Dezembro Junho de de 2018 2.018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 /

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 / VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA Edição 2018 J O B 1 7 / 1 0 0 5 Metodologia Pesquisa Híbrida 800 entrevistas com paulistanos de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo Entrevistas realizadas entre

Leia mais

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI. Presidente: Robson Braga de Andrade. Diretoria Executiva - DIREX

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI. Presidente: Robson Braga de Andrade. Diretoria Executiva - DIREX PESQUISA CNI-IBOPE CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI Presidente: Robson Braga de Andrade Diretoria Executiva - DIREX Diretor: José Augusto Coelho Fernandes Diretor de Operações: Carlos Eduardo Abijaodi

Leia mais

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário

Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário Junho - 2016 INDICADOR DE CONFIANÇA DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO DE VAREJO E SERVIÇOS Em junho de 2016, o Indicador de Confiança do Micro e Pequeno

Leia mais

Indicadores CNI ISSN Ano 6 Número 3 setembro de Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Setembro /2016

Indicadores CNI ISSN Ano 6 Número 3 setembro de Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Setembro /2016 Indicadores CNI ISSN 2317-712 Ano 6 Número 3 setembro de 16 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Setembro /16 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Setembro / 16 16. CNI Confederação Nacional da

Leia mais

Aumento do Salário Mínimo

Aumento do Salário Mínimo Aumento do Salário Mínimo Luciana Ghidetti de Oliveira Começou a vigorar em janeiro deste ano o valor de R$ 510,00 do salário mínimo, o que representou um aumento de R$ 45,00 ou 9,7%, em relação a 2009.

Leia mais

OBJETIVO METODOLOGIA. Brasil. Mapear o atual cenário da bioeconomia no. Identificar obstáculos e oportunidades para a consolidação do tema no país

OBJETIVO METODOLOGIA. Brasil. Mapear o atual cenário da bioeconomia no. Identificar obstáculos e oportunidades para a consolidação do tema no país OBJETIVO Mapear o atual cenário da bioeconomia no Brasil Identificar obstáculos e oportunidades para a consolidação do tema no país METODOLOGIA Pesquisa dirigida não probabilística Amostragem representantes

Leia mais

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

Dimensões da cidade: favela e asfalto

Dimensões da cidade: favela e asfalto Dimensões da cidade: favela e asfalto FGV Opinião Rio de Janeiro, maio de 2009 Nota Metodológica Realização de uma pesquisa quantitativa para: Identificar a percepção dos cidadãos carioca com relação à

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GOVERNO E EXPECTATIVA COM RELAÇÃO AO NOVO GOVERNO DEZEMBRO/2010

AVALIAÇÃO DO GOVERNO E EXPECTATIVA COM RELAÇÃO AO NOVO GOVERNO DEZEMBRO/2010 AVALIAÇÃO DO GOVERNO E EXPECTATIVA COM RELAÇÃO AO NOVO GOVERNO DEZEMBRO/21 Pesquisa CNI-IBOPE CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI Presidente: Robson Braga de Andrade Diretoria Executiva - DIREX Diretor:

Leia mais

Indicadores CNI ISSN Ano 7 Número 4 Dezembro Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Dezembro/2017

Indicadores CNI ISSN Ano 7 Número 4 Dezembro Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO. Dezembro/2017 Indicadores CNI ISSN 2317-712 Ano 7 Número 4 Dezembro 17 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Dezembro/17 Pesquisa CNI-Ibope AVALIAÇÃO DO GOVERNO Dezembro / 17 17. CNI Confederação Nacional da Indústria.

Leia mais

Pesquisa de Vitimização do Segmento Supermercadista. Varejo de Produtos Alimentícios de Belo Horizonte

Pesquisa de Vitimização do Segmento Supermercadista. Varejo de Produtos Alimentícios de Belo Horizonte Pesquisa de Vitimização do Segmento Supermercadista Varejo de Produtos Alimentícios de Belo Horizonte - Vitimização do segmento supermercadista O aumento das taxas de criminalidade no país nos últimos

Leia mais

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP. Março/2017. Sumário executivo

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP. Março/2017. Sumário executivo PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP EMPREGO Março/2017 Sumário executivo A grande parte dos brasileiros (72%) conhece alguém que perdeu o emprego no último ano, um contingente 14 p.p. maior que o ano passado

Leia mais

EMPRESÁRIOS DO SETOR DE TI ESTÃO CONFIANTES EM MARÇO

EMPRESÁRIOS DO SETOR DE TI ESTÃO CONFIANTES EM MARÇO ANO 5 Nº 1 MAR. 2019 EMPRESÁRIOS DO SETOR DE TI ESTÃO CONFIANTES EM MARÇO A pesquisa Indica TI, composta pelo Índice de Confiança e pela Sondagem Empresarial, investiga o nível de confiança dos empresários

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU Simara Cristina Ferreira 1 Bernadete Rossi Barbosa Fantin 2 Faculdade de Tecnologia, Botucatu,SP, Brasil. E-mail: simara@ibd.com.br

Leia mais

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA A Pesquisa de Mobilidade Urbana teve como objetivo levantar a opinião da população, para avaliar a situação da mobilidade urbana em Florianópolis, e dessa forma, auxiliar

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres PESQUISAS SOBRE O USO DA BICICLETA EM CÁCERES - MT 3 APRESENTAÇÃO Além da Contagem Volumétrica Classificada, onde se quantificou os tipos de veículos que circulam

Leia mais