ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE. PALAVRAS-CHAVE: Ônibus coletivos. Qualidade do serviço. Usuários.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE. PALAVRAS-CHAVE: Ônibus coletivos. Qualidade do serviço. Usuários."

Transcrição

1 ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE Danillo Barros CORDEIRO 1; SharaSonally Oliveira de SOUSA 2; Joherlan Campos de FREITAS Departamento de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I, Campina Grande-PB. Telefone: (83) Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande UFCG, Campina Grande-PB. s.ha.rah@hotmail.com. Telefone: (83) Departamento de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I, Campina Grande-PB. joherlancampos@yahoo.com.br. Telefone: (83) RESUMO Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade dos ônibus coletivo urbanos no município de Campina Grande através de ferramentas da estatística descritiva. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários no mês de outubro de Alguns dos resultados mostraram que: a grande maioria dos entrevistados (86,7%) consideraram que os ônibus coletivos ultrapassam a capacidade máxima de passageiros; com relação ao tempo de espera, 46% dos usuários acreditam que os ônibus coletivos demoram mais de 30 minutos para passar e percebe-se que a maior parte da população (51,67%) considera ruins os pontos de ônibus, que pode ser atribuído a fatores como sinalização, cobertura e bancos para sentar. PALAVRAS-CHAVE: Ônibus coletivos. Qualidade do serviço. Usuários. 1 INTRODUÇÃO O ônibus é um dos principais meios de transporte coletivo do Brasil e sua principal função consiste no transporte de passageiros nos seus diferentes destinos. Por ser um transporte economicamente mais acessível, os ônibus urbanos coletivos geralmente são utilizados por pessoas de todas as rendas que precisam se locomover para as diversas regiões. Além de seu caráter acessível, é bastante incentivado em virtude da diminuição da poluição ambiental e de engarrafamentos. Quando se refere à utilidade de locomoção de consumidores, trabalhadores, estudantes, entre outros, esse transporte público influencia diretamente na renda e na economia da cidade, tanto na geração de emprego como na forma de benefício para alguns empregados através do vale-transporte.

2 A constituição brasileira de 1988 ressalta como uma das competências do município administrar o serviço público de transporte coletivo e, diante disso, é um direito de todo cidadão ter um sistema de transporte coletivo urbano de qualidade. Visto a importância do ônibus urbano cria-se uma expectativa que os métodos e procedimentos para facilitar seu planejamento e apreciação sejam amplamente aproveitados e constantemente aperfeiçoados (RODRIGUES, 2006). Todavia, as empresas prestadoras dos transportes públicos, muitas vezes, prestam um serviço desagradável a seus usuários em virtude da baixa rentabilidade que podem ter investido na qualidade dos ônibus, afetando no cumprimento dos direitos dos usuários. Diante Disso, é importante analisar a qualidade dos ônibus urbanos para verificar se este direito público está adequado a oferecer um serviço de acordo com o padrão necessário ao atendimento com qualidade e respeito que merecem seus usuários. Diversos autores já pesquisaram sobre este tema questionando a qualidade dos ônibus urbanos. Rodrigues (2006) apresentou como os resultados da apreciação do transporte público urbano por ônibus na cidade de São Carlos, sob a perspectiva da qualidade dos serviços. Com bases nas avaliações, sobretudo com relação aos resultados de pesquisa de opinião com os usuários, foram identificados os principais aspectos positivos e negativos do transporte coletivo. Rodrigues (2007) examinou, de forma técnica e crítica, o transporte coletivo com base em pesquisa de opinião com os usuários e tratou da qualidade e da relevância de fatores de qualidade do serviço, Com base na opinião dos usuários foi instituída a situação do serviço ofertado pelas empresas operadoras na cidade e foram propostas medidas para melhorar o nível da oferta. Portanto, este trabalho teve como principal objetivo analisar a qualidade dos serviços dos ônibus coletivos urbanos do município de Campina Grande, PB. 2 METODOLOGIA A metodologia para o desenvolvimento do presente trabalho acadêmico fundamentou-se em uma extensa revisão de literatura e aplicação de ferramentas da estatística no estudo da qualidade dos serviços prestados pelos usuários de ônibus coletivos urbanos.

3 A área da pesquisa foi o município de Campina Grande, localizado 132 km da capital João Pessoa, no Estado da Paraíba PB, o qual possui Mil habitantes (IBGE, 2010). Os dados apresentados neste trabalho foram obtidos mediante a técnica da entrevista aplicada a 60 usuários de ônibus coletivos urbanos a partir de um questionário pré-elaborado, nos dias 16 e 17 do mês de Outubro de As análises dos dados coletados foram realizadas através de ferramentas da estatística descritiva (BUSSAB; MORETTIN, 2007). 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Através dos questionários aplicados aos usuários dos ônibus coletivos, chegou-se aos seguintes resultados acerca de algumas características relevantes ao prosseguimento do trabalho. Os resultados estão logo abaixo expostos através de tabelas e gráficos. A Figura 1 mostra a porcentagem do sexo dos entrevistados com o objetivo de verificar qual sexo usufrui mais desse transporte público. Figura 1. Sexo dos entrevistados. Percebe-se que a maior parte dos entrevistados foi do sexo feminino, resultando em 58%; enquanto que a proporção de usuários do sexo masculino foi de 42%. No quesito relacionado aos locais de parada de ônibus, diversos fatores como iluminação adequada, sinalização eficiente, paradas com coberturas e bancos para sentar estão interligados diretamente à qualidade das paradas de ônibus.

4 Assim, a figura 2 mostra a opinião dos usuários de ônibus coletivos de Campina Grande sobre a qualidade das paradas de ônibus. Figura 2. Avaliação dos entrevistados sobre a qualidade das paradas de ônibus. Em Campina Grande, PB, percebe-se que a população considera ruins os locais de parada, totalizando mais da metade (51,67%). Rodrigues (2006) verificou o grau de satisfação relacionado com os locais de parada na cidade de São Carlos-SP e constatou-se a mesma repreensão que ocorreu na cidade de Campina Grande, PB. Percebe-se, desse modo, que a má qualidade das paradas de ônibus é uma questão abrangente no sistema dos ônibus urbanos de outras cidades. A falta de iluminação, sinalização, cobertura e bancos para sentar ainda são escassos em grande parte dos locais de parada. Com relação à segurança interna dos ônibus, é levado em conta roubos, agressões e vandalismos praticados no interior do veículo. Acerca disso, a figura 3 apresenta a opinião dos usuários com relação à segurança interna dos ônibus.

5 Figura 3. Avaliação dos entrevistados sobre a segurança interna do ônibus. Em torno de 51,67% dos entrevistados consideram regular o quesito da segurança, ou seja, ainda deixa a desejar mais segurança dentro dos ônibus, isso pode ser resolvido com a instalação de câmeras e GPS para agir com maior rapidez nos casos de roubos e furtos. Sobre isso, Rodrigues (2007) aponta que um fatora favor da segurança foi o sistema de bilhetagem eletrônica, que diminuiu o fluxo de dinheiro no ônibus fazendo com que se tenha menos dinheiro nos caixas dos cobradores e, nesse contexto, atraindo menos ladrões. Serviços como, a devolução correta de troco, a paciência, o bom atendimento com quem necessita de mais cuidados estão diretamente relacionados ao comportamento dos cobradores. Os resultados do comportamento dos cobradores de ônibus coletivos estão representados na figura 4 a seguir. Figura 4. Avaliação dos entrevistados sobre o comportamento dos cobradores.

6 Através da figura 4 verifica-se que 76,66% dos entrevistados avaliaram como regular ou bom o comportamento dos cobradores, mostrando que os operadores dos ônibus estão prestando um serviço aceitável, contudo, ainda precisando de melhoras. A lotação é definida como a quantidade de passageiros no interior do veículo. Quando há um excessivo número de passageiros em pé gera desconforto nos usuários devido à aproximação e restrição de movimentos. A Tabela 1 exibe os resultados. Tabela 1. Proporção de usuários que consideram a lotação nos ônibus coletivos acima do limite máximo. Lotação Porcentagem (%) Sim Não 86,7 13,3 Através desta tabela pode-se perceber que a grande maioria (86,7%) considera que os ônibus coletivos ultrapassam a capacidade máxima. Isso pode ser resolvido investindo em ônibus articulados, aumentando, dessa forma, a capacidade máxima de passageiros dentro dos ônibus. O tempo de espera também foi avaliado pelos entrevistados. Acerca disso, a figura 5 apresenta os resultados do tempo de espera dos ônibus coletivos. Figura 5. Avaliação dos entrevistados sobre o tempo de espera dos ônibus. A figura acima mostra que 46% dos entrevistados responderam que os ônibus demoram mais de 30 minutos para passar. Isso traduz a falta de

7 confiabilidade com relação aos intervalos dos ônibus e, nesta perspectiva, os usuários estão usufruindo de um serviço sem flexibilidade. Segundo JARDIM (2002), o grau de conforto é determinado pelo ambiente interno no veículo (temperatura, ventilação, nível de ruído etc.), dinâmica (aceleração, nível de vibração), assentos anatômicos e acolchoados e arranjo físico (largura das portas, largura do corredor, posição da catraca etc.). Com base nessas considerações, a tabela 2 indica os resultados do conforto dos ônibus. Tabela 2. Resumo estatístico das notas atribuídas ao conforto dos ônibus. De acordo coma Tabela 2 observam-se os seguintes resultados pertinentes à pesquisa: a média das notas dadas pelas pessoas para o conforto foi 4,41 com desvio padrão 0,61; no que se refere à mediana, 50% dos entrevistados deram notaiguais ou inferiores a 5; Já a nota que teve maior frequência foi 5,0, representado pela moda; é possível destacar a partir dos dados que a maior nota atribuída foi 9,0. Estatísticas Média Mediana Moda Mínimo Máximo Variância DesvioPadrão Diante do exposto, constata-se a necessidade de melhorar a qualidade na prestação de serviço como um todo dos ônibus coletivos urbanos, visando um melhor atendimento e conforto dos seus usuários. Nota 4,41 5,00 5,00 0,0 9,00 5,43 0,61 4 CONCLUSÕES 1. Percebe-se que a maior parte dos entrevistados foi do sexo feminino (58%), enquanto que a proporção de masculinos foi de 42%. 2. Constata-se que a maior parte da população (51,67%) considera ruins os pontos de ônibus, o que pode ser atribuído a fatores como sinalização, cobertura e bancos para sentar.

8 3. No que diz respeito à segurança interna dos ônibus coletivos, 51,67% dos entrevistados consideraram regular este quesito. 4. Quanto ao comportamento dos cobradores, observa-se,através da figura 5, que 76,66% dos entrevistados avaliaram como regular ou bom. 5. Verifica-se que grande parte dos entrevistados (86,7%) considera que os ônibus coletivos ultrapassam a capacidade máxima de passageiros. 6. Com relação ao tempo de espera, 46% dos usuários afirmaram que os ônibus coletivos demoram mais de 30 minutos para passar. 7. Por fim, conclui-se que a estatística foi de fundamental importância no estudo da qualidade da prestação de serviço dos ônibus coletivos urbanos da cidade de Campina Grande, PB. 5 REFERÊNCIAS BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 5. ed. São Paulo: Saraiva, p. IBGE cidades@ Campina Grande. Dados básicos de 2012: população, área. Disponível em: Acesso em: 23 out JARDIM, Symone Rodrigues. Avaliação do conforto do ônibus urbano: estudo de caso no Distrito Federal f. Dissertação (Mestrado em Transportes) Faculdade em Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, RODRIGUES, Marcos Antônio. Análise do transporte coletivo urbano com base em indicadores de qualidade f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, RODRIGUES, Maurício Olbrick. Avaliação da qualidade do transporte coletivo da cidade de São Carlos f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo USP, São Carlos, SP, 2006.

Curitiba, 2015 REALIZAÇÃO: APOIO:

Curitiba, 2015 REALIZAÇÃO: APOIO: Curitiba, 2015 Daniela Facchini, Diretora de Mobilidade Urbana Cristina Albuquerque, Coordenadora de Mobilidade Urbana Mariana Barcelos, Analista de Mobilidade Urbana Desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA - 2018 Equipe: Alef Carvalho Rafaela Brasil Ana Gabriele Lima Marlene Freitas Ingrid Matte Orientador: prof. Dr. Valmor

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM BOTUCATU: UM COMPARATIVO ENTRE 2012 E 2016

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM BOTUCATU: UM COMPARATIVO ENTRE 2012 E 2016 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM BOTUCATU: UM COMPARATIVO ENTRE 2012 E 2016 Moacyr Paes de Almeida Neto¹, Bernadete Rossi Barbosa Fantin² 1 Formando em Logística pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU Simara Cristina Ferreira 1 Bernadete Rossi Barbosa Fantin 2 Faculdade de Tecnologia, Botucatu,SP, Brasil. E-mail: simara@ibd.com.br

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO Andreza Jardelino da Silva 1,Ednário B. de Mendonça 2, Márcia Marciele dos Santos Silva 3, Kleber N. N. O. Barros 4 Departamento de Estatística,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 2017

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 2017 CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 207 Pâmela Rafaela Oliveira de Brito¹, Bernadete Rossi Barbosa Fantin² ¹Graduanda em Logística pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2019 Área de Estudos Econômicos Mobilidade urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2017 Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012 PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP AVALIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2012 JULHO/2012 RESUMO: Na comparação entre as pesquisas deste ano e do ano passado observou-se uma inversão nos resultados. Na comparação entre

Leia mais

CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA ENTRE OS CONSUMIDORES DE COMPUTADORES PESSOAIS

CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA ENTRE OS CONSUMIDORES DE COMPUTADORES PESSOAIS CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA ENTRE OS CONSUMIDORES DE COMPUTADORES PESSOAIS Rubens Antônio Sacramento Jr. 1, Sergio Augusto Rodrigues 2 1 Tecnólogo da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, São Paulo, Brasil

Leia mais

UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARA MENSURAR AS AÇÕES DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PIBID/UFCG

UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARA MENSURAR AS AÇÕES DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PIBID/UFCG UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARA MENSURAR AS AÇÕES DO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PIBID/UFCG Hydayane N. Pegado (1); Vitor Afonso. M. Trajano (2); Severino H. da Silva (3); Rosângela S. Nascimento

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA

A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA LIMA JÚNIOR, Gildo Ferreira NASCIMENTO, Hanna Emília Dias Evangelista PINHEIRO,

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Há quanto tempo você Geral dos Porto Sapucaia São utiliza o metrô? Canoas Esteio usuários Alegre do Sul

Leia mais

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Responsável Técnico: Alan de Paiva Loures CONRE/MG 10.339 Objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO 3ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 1. INTRODUÇÃO As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm como finalidade produzir refeições segundo padrões

Leia mais

PERCEPÇÃO GERAL DA QUALIDADE DO TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE BOTUCATU

PERCEPÇÃO GERAL DA QUALIDADE DO TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE BOTUCATU PERCEPÇÃO GERAL DA QUALIDADE DO TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE BOTUCATU Juliana Barreto Mendes¹ ¹Logística e Transporte, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail: juliana.btu@hotmail.com

Leia mais

ATENDIMENTO BANCÁRIO

ATENDIMENTO BANCÁRIO ATENDIMENTO BANCÁRIO Leandro de Souza Lino Devido à importância dos bancos para a dinâmica econômica local, a Futura foi às ruas para saber a opinião da população sobre os serviços por eles prestados.

Leia mais

Curso Análise de Dados para Pesquisa Científica Fatec Jales. Emerson Ap. Mouco Jr. e Gabriela Troyano Bortoloto

Curso Análise de Dados para Pesquisa Científica Fatec Jales. Emerson Ap. Mouco Jr. e Gabriela Troyano Bortoloto Curso Análise de Dados para Pesquisa Científica Fatec Jales Emerson Ap. Mouco Jr. e Gabriela Troyano Bortoloto Apresentação dos Ministrantes Emerson Ap. Mouco Jr: Cursando Mestrado em Administração pela

Leia mais

Pesquisa de Satisfação: Amafresp. Março/2018

Pesquisa de Satisfação: Amafresp. Março/2018 Março/2018 Agenda: Objetivo e Metodologia Perfil Amostral Principais Insights do Estudo Objetivo e Metodologia Objetivo Objetivo e Metodologia A pesquisa tem por objetivo avaliar a satisfação dos associados

Leia mais

METRÔ DE SÃO PAULO COMO AGENTE DE ACESSO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVDAS

METRÔ DE SÃO PAULO COMO AGENTE DE ACESSO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVDAS AGENTE DE ACESSO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVDAS Prof. Dr. Diamantino A. Sardinha MSc. Denise Porto Neves Eng. MSc. Fábio G. Cavalcante OBJETIVO Empreender uma pesquisa que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CACOM

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CACOM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CACOM Jataí, 10 de outubro de 2017 RELATÓRIO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO SERVIÇO PRESTADO PELA EMPRESA KADEAS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Estudo sobre o Consumo de leite na Cidade de Monte Carmelo

Estudo sobre o Consumo de leite na Cidade de Monte Carmelo Estudo sobre o Consumo de leite na Cidade de Monte Carmelo Vânia de Fátima Lemes de Miranda 1 Luciano Dias Cabral Neto 2 Luciano Mateus Luiz Rodrigues 3 Marcelo Rodrigues da Silva 4 Raynner Lage Cordeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO 4ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 1. INTRODUÇÃO As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm como finalidade produzir refeições segundo padrões

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / 205 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CACOM

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CACOM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CACOM RELATÓRIO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFG/REGIONAL JATAÍ PELOS USUÁRIOS 1 INTRODUÇÃO A satisfação

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA Equipe: Ingrid Matte Fernando Fumaco Helen Corrêa Luci Mari Martins Marta Vercelhesi Tanise Abreu Orientador: Dr. Cristóvão Almeida

Leia mais

Presidente Conselho Deliberativo Mauro Mendes Ferreira. Diretor Regional Gustavo Pinto Coelho de Oliveira. Superintendente Ary Soares de Souza Junior

Presidente Conselho Deliberativo Mauro Mendes Ferreira. Diretor Regional Gustavo Pinto Coelho de Oliveira. Superintendente Ary Soares de Souza Junior INSTITUTO EUVALDO LODI COORDENADORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS PESQUISA DE SATISFAÇÃO AÇÃO GLOBAL J U N H O 2 0 0 9 1 IEL INSTITUTO EUVALDO LODI Presidente Conselho Deliberativo Mauro Mendes Ferreira Diretor

Leia mais

A QUALIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO CARLOS SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS

A QUALIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO CARLOS SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS A QUALIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO CARLOS SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS Prof. Dr. Archimedes Azevedo Raia Junior Eng. Fábio Luiz Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Leia mais

UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo Os Acidentes de Trânsito foram responsáveis por um total de 607 internações nos hospitais SARAH-Brasília e SARAH-Salvador no período de 01/02/1999 a 31/01/2000, correspondendo a 38,5% do total de internações

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres PESQUISA EMBARQUE/DESEMBARQUE (E/D) E DE SATISFAÇÃO DOS PASSAGEIROS 3 JUSTIFICATIVA Uma das principais recomendações da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU)

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED SALTO/ITU

PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED SALTO/ITU PESQUISA DE SATISFAÇÃO BENEFICIÁRIOS DA UNIMED SALTO/ITU - 2018 Entrevistas Por telefone; entrevistadores devidamente treinados e identificados. Coleta das informações Entre os dias 15 de Outubro e 05

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB

ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB Valmara Silva Araújo; Elituane Sousa da Silva; Karla Rafaelle Oliveira; Itainara Pinto

Leia mais

Pesquisa de Satisfação Abril 2018

Pesquisa de Satisfação Abril 2018 Pesquisa de Satisfação Abril 2018 Pesquisa de Satisfação 01. Objetivos 01. Objetivos A inclusão da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde como um dos critérios para o PQO tem como objetivo

Leia mais

Pesquisa de Satisfação Abril 2019

Pesquisa de Satisfação Abril 2019 Pesquisa de Satisfação Abril 2019 Pesquisa de Satisfação 01. Objetivos 01. Objetivos A inclusão da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde como um dos critérios para o PQO tem como objetivo

Leia mais

SATISFAÇÃO /2018

SATISFAÇÃO /2018 SATISFAÇÃO - 2017/2018 PESQUISA QUANTITATIVA 16 a 19/04/2018 SUMÁRIO TÉCNICAS & OBJETIVOS 03 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS EXTRATIFICAÇÃO FINAL DA AMOSTRA 07 08 RESSULTADOS DETALHADOS ATENÇÃO À SAÚDE CANAIS

Leia mais

Semana Nacional do Trânsito de Pelotas

Semana Nacional do Trânsito de Pelotas Semana Nacional do Trânsito de Pelotas Mesa Redonda sobre Mobilidade Urbana Sustentável 21 de setembro de 2011 Roger Lima Lange Engenheiro Civil Diretor do SEST SENAT Mobilidade Urbana Sustentável Definição:

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO PESQUISA DE SATISFAÇÃO ANS Ano Base 2018 AGENDA 1. OBJETIVO 2. METODOLOGIA 3. LEGENDA 4. PERFIL 5. MENSURAÇÃO - TOTAL 6. MENSURAÇÃO - SEGMENTO 7. CONCLUSÃO 01 OBJETIVO OBJETIVO Mensurar a satisfação de

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde. Unimed Uberaba

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde. Unimed Uberaba Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde Unimed Uberaba Metodologia A pesquisa é caracterizada como descritiva e quantitativa em decorrência da quantificação no tratamento

Leia mais

2º TRIMESTRE de 2018 abril a junho MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E AVIAÇÃO CIVIL

2º TRIMESTRE de 2018 abril a junho MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E AVIAÇÃO CIVIL º TRIMESTRE de 08 abril a junho MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E AVIAÇÃO CIVIL COORDENAÇÃO DA PESQUISA EXECUÇÃO DAS COLETAS MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E AVIAÇÃO CIVIL COLABORADORES INTEGRANTES

Leia mais

Pesquisa de Satisfação dos usuários de serviços regulados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT PRODUTO 4.

Pesquisa de Satisfação dos usuários de serviços regulados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT PRODUTO 4. Pesquisa de Satisfação dos usuários de serviços regulados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT PRODUTO 4 Relatório IV Resultados do modal Ferroviário de Passageiros: Regular e Turístico

Leia mais

Função da unidade, quadro organizacional e profissional. Espaços oferecidos, atividades e horários.

Função da unidade, quadro organizacional e profissional. Espaços oferecidos, atividades e horários. ANEXO 1 - CHECKLIST DE DOCUMENTOS ÚTEIS PARA APO CRECHE UFF INFORMAÇÕES RELATADAS POR RESPONSÁVEIS PELA UNIDADE Função da unidade, quadro organizacional e profissional. Programa inicial para a creche.

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB

DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS RESULTANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFCG EM POMBAL PB Felipe Cordeiro de Lima (1) Graduando em Engenharia Ambiental, pelo Centro de Ciências

Leia mais

Foto: Fernando Leite Jornal Opção. Professor Willer Luciano Carvalho, DSc Engenharia de Transportes - UFG

Foto: Fernando Leite Jornal Opção. Professor Willer Luciano Carvalho, DSc Engenharia de Transportes - UFG Foto: Fernando Leite Jornal Opção Engenharia de Transportes - UFG O que é percepção? A percepção é um fenômeno complexo que resulta de um conjunto de processamentos psicológicos humanos, que envolvem tanto

Leia mais

Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF. Novembro / 2015

Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF. Novembro / 2015 Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF Novembro / Objetivos 2 Conhecer o perfil do usuário dos Cartórios; Avaliar os serviços prestados pelos cartórios; Metodologia 3 Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG Tatiany Peçanha (1), David Oliveira Rodrigues (1), Marcos Maciel Santos Macedo (1), Isadora Aparecida Silva (1), Myriam Angélica

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário Programa de Qualificação da ANS (PQO) Março

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário Programa de Qualificação da ANS (PQO) Março Pesquisa de Satisfação do Beneficiário Programa de Qualificação da ANS (PQO) Março - 2018 Sumário Introdução Objetivo e população alvo... 3 Metodologia... 4 Resultados...6 Taxa de resposta... 7 Perfil

Leia mais

Sistema embarcado de ônibus integrado

Sistema embarcado de ônibus integrado Sistema embarcado de ônibus integrado O Sistema Embarcado de Ônibus Integrado concebido pela Consilux tem por objetivo atender às demandas de melhorias contínuas na malha de transporte coletivo da cidade

Leia mais

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018 Abril/2018 Responsáveis Nota Técnica Responsável Técnico: Gustavo Kazuo Okuyama Estatístico-chefe da AGP Pesquisas Estatístico com registro no CONRE-3 n9087-a emitido em 10/11/2009 Contato Comercial: Aécio

Leia mais

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS Celso Gomes Ferreira Neto, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Profª. Drª. Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita, Universidade

Leia mais

LICITAÇÃO DO STPP/RMR. Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB

LICITAÇÃO DO STPP/RMR. Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB Municípios: 14 População: 3.690.547 hab Área: 2.768,45 km 2 ARAÇOIABA SÃO LOURENÇO DA MATA MORENO 49.205 189 90.402 277 15.108 90 CABO DE SANTO AGOSTINHO

Leia mais

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DA PEQUISA DE SATISFAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA FAPAC COM OS SERVIÇOS

Leia mais

ACESSIBILIDADE DOS IDOSOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB.

ACESSIBILIDADE DOS IDOSOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. ACESSIBILIDADE DOS IDOSOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. Tatianne da Costa Sabino; Rejane Maria de Sousa Cartaxo; Rosângela Vidal de Negreiros; Cristiana Barbosa

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais de São Paulo/SP

Leia mais

CATEDRAL METROPOLITANA DE POUSO ALEGRE - PESQUISA PAROQUIAL APRESENTAÇÃO

CATEDRAL METROPOLITANA DE POUSO ALEGRE - PESQUISA PAROQUIAL APRESENTAÇÃO CATEDRAL METROPOLITANA DE POUSO ALEGRE - PESQUISA PAROQUIAL APRESENTAÇÃO A Pública Comunicação e Marketing e a CATEDRAL METROPOLITANA sentiram a necessidade de realizar uma pesquisa para identificar as

Leia mais

5ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL

5ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 5ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 1. INTRODUÇÃO As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm como finalidade produzir refeições segundo padrões

Leia mais

METODOLOGIA DE CONTRASTE VISUAL PARA ANÁLISE DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. ESTUDO DE CASO: DA UFSM, SANTA MARIA-RS, BRASIL

METODOLOGIA DE CONTRASTE VISUAL PARA ANÁLISE DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. ESTUDO DE CASO: DA UFSM, SANTA MARIA-RS, BRASIL METODOLOGIA DE CONTRASTE VISUAL PARA ANÁLISE DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. ESTUDO DE CASO: CAMPUS DA UFSM, SANTA MARIA-RS, BRASIL C. J. A. K. Félix, C. J. M. K. Félix, I. B.

Leia mais

SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA

SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA Cristiana Barbosa da Silva Gomes; Rosângela Vidal de Negreiros; Rejane Maria de Sousa Cartaxo; Tatianne da Costa Sabino; Lidiany Galdino

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de

Leia mais

Pesquisa de Satisfação: Amafresp. Janeiro/2019

Pesquisa de Satisfação: Amafresp. Janeiro/2019 Pesquisa de Satisfação: Janeiro/2019 Item Edital 3.3 a/b Nota Técnica Responsável Técnico: Gustavo Kazuo Okuyama Estatístico-chefe da AGP Pesquisas Estatístico com registro no CONRE-3 n9087-a emitido em

Leia mais

AULA 4. Antropometria Medição - Modelos

AULA 4. Antropometria Medição - Modelos Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA 09.03.2015 AULA 4 Antropometria Medição - Modelos Profª Mª Claudete Gebara J. Callegaro claudete.callegaro@ibirapuera.edu.br

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) - PGM. Relatório de Avaliação da Satisfação Clientes/Familiares

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) - PGM. Relatório de Avaliação da Satisfação Clientes/Familiares Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) - PGM Relatório de Avaliação da Satisfação Clientes/Familiares 2014 ÍNDICE Introdução... 3 Resultados Globais...... 3 Centro Educativo..... 7 Formação Profissional.....

Leia mais

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO RESUMO 7 de outubro de Sheila Walbe Ornstein

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO RESUMO 7 de outubro de Sheila Walbe Ornstein AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO RESUMO 7 de outubro de 2014 Sheila Walbe Ornstein sheilawo@usp.br Necessitamos ampliar a gestão da qualidade no processo de produção, uso, operação e manutenção de edificações MAS...

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO PESQUISA DE SATISFAÇÃO ANS Ano Base 2018 AGENDA 1. OBJETIVO 2. METODOLOGIA 3. LEGENDA 4. PERFIL 5. MENSURAÇÃO - TOTAL 6. MENSURAÇÃO - SEGMENTO 7. CONCLUSÃO 01 OBJETIVO OBJETIVO Mensurar a satisfação de

Leia mais

Artigo produzido no Grupo de Estudos do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Unijuí - Santa Rosa/RS 2

Artigo produzido no Grupo de Estudos do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Unijuí - Santa Rosa/RS 2 INFLUÊNCIA DO CONFORTO ACUSTICO EM UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-RS 1 INFLUENCE OF ACOUSTIC COMFORT IN A HOUSING OF SOCIAL INTEREST IN THE MUNICIPALITY OF SANTA ROSA-RS Andréia

Leia mais

POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR?

POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR? POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR? Autoras: Edijane Nunes Valentim; Nilsonete Lucena Gonçalves Ferreira Faculdade Internacional da Paraíba -

Leia mais

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA A Pesquisa de Mobilidade Urbana teve como objetivo levantar a opinião da população, para avaliar a situação da mobilidade urbana em Florianópolis, e dessa forma, auxiliar

Leia mais

O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica

O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica INTRODUÇÃO Celso Gomes Ferreira Neto, Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Julho / 2016 Metodologia Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário

Leia mais

Principais Dados Pesquisa CNT do Transporte Marítimo 2012

Principais Dados Pesquisa CNT do Transporte Marítimo 2012 DIVISÃO DO SISTEMA AQUAVIÁRIO Transporte marítimo: abrange a circulação pelos mares e oceanos, podendo ser: Longo curso: entre países, geralmente percorrendo longas distâncias Cabotagem: entre os portos

Leia mais

Índice de Confiança da Construção

Índice de Confiança da Construção Evolução no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior Médias Out-Dez12 Out-Dez11 Médias Nov12-Jan13 Nov11-Jan12 da Construção Após cinco meses melhora relativa, o (ICST), da Fundação Getulio

Leia mais

Julho de CEA Universidade Católica Portuguesa

Julho de CEA Universidade Católica Portuguesa Julho de 00 1 Sexo do respondente N= 1 % % Masculino Feminino Distrito de residência do entrevistado Viseu Vila Real Viana do Castelo 0% % % N= 1 Setúbal % Santarém % Porto % Portalegre Lisboa Leiria

Leia mais

ESTUDO DESCRITIVO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

ESTUDO DESCRITIVO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ESTUDO DESCRITIVO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Wagner Roberto Golo 1, Ivan Fernandes Souza 2, Sergio Augusto Rodrigues 2 1 Tecnólogo em Informática para Negócios

Leia mais

USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019

USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019 USO DO TICKET RESTAURANTE FEVEREIRO 2019 39% COSTUMAM VENDER O TICKET RESTAURANTE/ VALE REFEIÇÃO Milhões de trabalhadores brasileiros recebem, mensalmente, o ticket alimentação ou vale refeição a fim de

Leia mais

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

Censo da Educação Superior Notas Estatísticas

Censo da Educação Superior Notas Estatísticas Censo da Educação Superior 2016 Notas Estatísticas 2016 Notas Estatísticas O, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constitui-se importante

Leia mais

Tópicos Especiais em Transportes 3

Tópicos Especiais em Transportes 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL Tópicos Especiais em Transportes 3 Parte IV: Competências Legais sobre o Transporte Urbano Professora

Leia mais

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira Mobilidade Urbana Luciana Ghidetti de Oliveira Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO ESTADO DA PARAÍBA

DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO ESTADO DA PARAÍBA DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO ESTADO DA PARAÍBA Gean Carlos Pereira de Lucena 1 ; Pedro Tiago Pereira de Sousa 1 ; Pablo Rodrigo da Costa Florêncio 1, João Filipe

Leia mais

ANÁLISE DE FATORES DETERMINANTES DA PERCEPÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO PERCEBIDO EM PONTOS DE PARADA DE ÔNIBUS

ANÁLISE DE FATORES DETERMINANTES DA PERCEPÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO PERCEBIDO EM PONTOS DE PARADA DE ÔNIBUS ANÁLISE DE FATORES DETERMINANTES DA PERCEPÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO PERCEBIDO EM PONTOS DE PARADA DE ÔNIBUS Ewerton Bruno Bustamante Ventura, Carlos Raimundo Peres, Cícero Soares da Silva, Luiz Antonio Tozi

Leia mais

Relatório 1 de Janeiro a 30 de Abril Cirurgia Cardiotorácica - HSC

Relatório 1 de Janeiro a 30 de Abril Cirurgia Cardiotorácica - HSC Relatório 1 de Janeiro a 30 de Abril Cirurgia Cardiotorácica - HSC Este relatório contém a análise de dados, referentes aos questionários aplicados na área do Internamento, no HSC. Gabinete de Comunicação

Leia mais

2º TRIMESTRE de 2016 abril a junho

2º TRIMESTRE de 2016 abril a junho º TRIMESTRE de 06 abril a junho COORDENAÇÃO DA PESQUISA EXECUÇÃO DAS COLETAS COLABORADORES INTEGRANTES DO COMITÊ DE DESEMPENHO OPERACIONAL AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA Relatório

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA Relatório [Escreva texto] AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA 2012 Relatório Realização: Alexandre Boavida Vicente Bruno Gonçalves Ramos Maria João Teixeira Barreiro Coordenação:

Leia mais

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2015 Índice Introdução Planos de saúde SUS X Plano de saúde Perfil da amostra Principais

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE CONFORTO AMBIENTAL NAS ESCOLAS 1

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE CONFORTO AMBIENTAL NAS ESCOLAS 1 AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE CONFORTO AMBIENTAL NAS ESCOLAS 1 Rafael Merçoni Pereira 2, Joana Casalini 3, Jamile Da Rosa Storch 4, Tanile Riger Piovesan 5. 1 Pesquisa institucional realizada no Departamento

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO 7 a 9 de Outubro de 2015, São Paulo, A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA Keila Rodrigues de Moura 1 Carla Aparecida da Silva Bento

Leia mais

Relató rió. Pesquisa de Opinião

Relató rió. Pesquisa de Opinião Relató rió Pesquisa de Opinião SUMÁRIO Sumário Apresentaça ó 2 Intróduça ó 3 Aspectós metódóló gicós 4 Organógrama: 5 Estratificaça ó da Amóstra: 7 Grupó I Me dicós (Acessibilidade) 8 Grupó I Me dicós

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DA OFERTA ATUAL E FUTURA DO TRANSPORTE INTERCAMPI DA USP-SÃO CARLOS: UMA AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS

DIMENSIONAMENTO DA OFERTA ATUAL E FUTURA DO TRANSPORTE INTERCAMPI DA USP-SÃO CARLOS: UMA AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DIMENSIONAMENTO DA OFERTA ATUAL E FUTURA DO TRANSPORTE INTERCAMPI DA USP-SÃO CARLOS: UMA AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS Bruno Almeida Maximino Cintia Isabel de Campos Cira Souza Pitombo Universidade

Leia mais

Trabalho de Recuperação

Trabalho de Recuperação Trabalho de Recuperação Matemática II 2 ANO ALUNO: Observação: É importante fazer os exercícios, pois é uma oportunidade de sanar dúvidas e aprimorar os seus conhecimentos para obter resultado satisfatório

Leia mais

6.1 Atendimento Atendimento Pessoal Tabela 15 - Atendimento Pessoal Satisfação Desvio Padrão Atendimento Pessoal Válidos (%) (%)

6.1 Atendimento Atendimento Pessoal Tabela 15 - Atendimento Pessoal Satisfação Desvio Padrão Atendimento Pessoal Válidos (%) (%) 7 Em seguida cada bloco, será avaliado separadamente através de uma análise individual de cada pergunta que o compõe e de uma análise de satisfação geral do tema abordado no bloco.. Atendimento A análise

Leia mais

Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Natureza da Indenização Jan a Mar 2012 Quantidades % Jan a Mar 2013 % Jan a Mar 2013 x Jan a Mar 2012 Morte 14.462 1 14.349 1 - Invalidez Permanente 64.220 6 85.286 68% 3 Despesas Médicas (DAMS) 18.860

Leia mais

SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO PLANO DE SAÚDE AMIL - De acordo com documento técnico da ANS - Abril Ano base: 2017

SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO PLANO DE SAÚDE AMIL - De acordo com documento técnico da ANS - Abril Ano base: 2017 1 SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO PLANO DE SAÚDE AMIL - De acordo com documento técnico da ANS - Abril 2018. Ano base: 2017 ÍNDICE 2 Objetivo e Metodologia Perfil da Amostra Atenção à Saúde Canais de Atendimento

Leia mais

Público alvo: CORPO DISCENTE

Público alvo: CORPO DISCENTE FACULDADES INTEGRADAS DE ITARARÉ FAFIT Comissão Própria de Avaliação CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2017 Público alvo: CORPO DISCENTE Mais do que um instrumento de aferição, um instrumento de aprimoramento

Leia mais

1ª Pesquisa de Democracia Deliberativa do Rio Grande do Sul: Valorização das Carreiras do Estado

1ª Pesquisa de Democracia Deliberativa do Rio Grande do Sul: Valorização das Carreiras do Estado 1ª Pesquisa de Democracia Deliberativa do Rio Grande do Sul: Valorização das Carreiras do Estado APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS Secretaria-Geral de Governo 25 de agosto de 2009 UNIVERSIDADE DE STANFORD 1.

Leia mais

ELEVADORES VEICULARES LIBERDADE PARA RODAR

ELEVADORES VEICULARES LIBERDADE PARA RODAR ELEVADORES VEICULARES LIBERDADE PARA RODAR Os elevadores veiculares Palfinger são resultado de anos de pesquisa, desenvolvimento e testes em campo. Todos os seus componentes foram aperfeiçoados para resultar

Leia mais

Indicador de Confiança do Consumidor

Indicador de Confiança do Consumidor Indicador de Confiança do Consumidor Fevereiro 2017 Na visão dos consumidores, corrupção e incompetência dos governantes prejudicam o cenário econômico Em fevereiro de 2017, o Indicador de Confiança do

Leia mais

6 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP JABOTICABAL

6 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP JABOTICABAL CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO 6 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP JABOTICABAL 1. INTRODUÇÃO O Restaurante Universitário da Universidade Estadual

Leia mais

Relatório e Parecer de Auditoria da Pesquisa de Satisfação de Clientes Afresp 2019

Relatório e Parecer de Auditoria da Pesquisa de Satisfação de Clientes Afresp 2019 Relatório e Parecer de Auditoria da Pesquisa de Satisfação de Clientes Afresp 2019 Objetivo Auditar a pesquisa de satisfação realizada pela Amafresp através do instituo AGP Pesquisas Estatísticas, assegurando

Leia mais