UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TOLEDO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA AMANDA COSTA MARTINEZ RELATÓRIO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TOLEDO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA AMANDA COSTA MARTINEZ RELATÓRIO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TOLEDO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA AMANDA COSTA MARTINEZ RELATÓRIO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO TOLEDO 2014

2 AMANDA COSTA MARTINEZ RELATÓRIO DE ESTÁGIO NÃO- OBRIGATÓRIO Relatório referente ao estágio não obrigatório, apresentado ao Curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Orientador: Prof. M.Sc.: Marcos Bombacini. Toledo 2014

3 AMANDA COSTA MARTINEZ RELATÓRIO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO Eliandro Camatti Supervisor Prof. M.Sc. Marcos Bombacini Orientador

4 AGRADECIMENTOS Agradeço ao meu supervisor, Eliandro Camatti, a mais valiosa lição que obtive no estágio e que levo para a vida também: É capaz aquele que não desiste perante os obstáculos, independentemente de seu nível de dificuldade.

5 LISTA DE FIGURAS FIGURA 1: BANCADA PNEUMATICA...09 FIGURA 2: VALVULA DE VAPOR...10 FIGURA 3: VALVULA DE VAPOR ANTES E DEPOIS DO JATEAMENTO DE AREIA E PINTURA...10 FIGURA 4: PINTURA DA VALVULA...11 FIGURA 5: TESTE DO EQUIPAMENTO...11 FIGURA 6: EXEMPLO DE VALVULAS SOLENOIDES, CONEXOES PNEUMATICAS ENTRE OUTROS COMPONENTES PNEUMATICOS...12 FIGURA 7: ATUADOR PNEUMATICO...13 FIGURA 8: DESENHO ELETRICO NO SOFTWARE AUTOCAD...13 FIGURA 9: DESENHO ELETRICO NO SOFTWARE E³.SERIES...14 FIGURA 10: DESENHO FEITO NO SOFTWARE SOLIDWORKS DO MECANISMO UTILIZADO PARA VARIAR A DISTANCIA HORIZONTAL DE UM ANTEPARO COM SENSOR FIXO...14 FIGURA 11: SIMULAÇÃO DO CIRCUITO...15 FIGURA 12: DESENHO NO AUTOCAD REFERENTE A DISPOSIÇÃO DOS COMPONENTES NA PLACA UNIVERSAL...16 FIGURA 13: SOLDA DO CIRCUITO NA PLANA UNIVERSAL...16 FIGURA 14: PAINEIS ELETRICOS...17

6 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO DESCRIÇÂO DA EMPRESA DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Automação Pneumática Calibração/Manutenção de Válvulas de Controle Automação Indústrial Montagem de Painéis Elétricos Indústriais CONCLUSÃO...17 REFERÊNCIAS...18

7 1 INTRODUÇÃO De acordo com o Artigo 1º da Lei nº , de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de alunos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (MTE, 2008). O estágio tem por finalidade o aprendizado do estudante de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. A experiência tem demonstrado que a prática do estágio tem sido eficaz para o interesse das partes concedentes, das instituições de ensino, dos estagiários e de toda a sociedade, na medida em que os estudantes são inseridos no mundo do trabalho e, não raro, admitidos, após o estágio, nas atividades profissionais da própria parte concedente (IEL, 2010). Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória (MTE, 2008). O estágio não-obrigatório foi realizado na empresa Mantec Equipamentos e Automação Industrial, localizada na Rua Santos Dummont, Vila Industrial, Toledo- PR. Com duração de dois anos, no período de 12 de abril de 2012 a 14 de abril de 2014, sob a orientação do Prof. M.Sc. Marcos Roberto Bombacini, área de Engenharia e Ciências Exatas. As principais atividades desenvolvidas foram: desenho elétrico no software Auto-Cad, criação do banco de dados e desenho elétrico utilizando o software E³.Series, montagem de painéis industriais, atividades em geral na oficina, atendimento aos clientes e desenvolvimento do protótipo utilizando um sensor óptico para a conversão de distância em densidade.

8 2 DESCRIÇÂO DO LOCAL DE ESTÁGIO A MANTEC Equipamentos e Automação Industrial Ltda, fundada em 07 de Maio de 2007, localiza-se em Toledo-PR, atuando na região Oeste e Sudoeste do Paraná. Atualmente conta com uma nova filial da empresa localizada em Francisco Beltrão-PR. A MANTEC promove soluções técnicas para o mercado de pneumática e vapor, atendendo a todas as necessidades, até o fornecimento individual de peças e componentes para as mais complexas instalações de automação industrial. Atua com o suporte de uma equipe eficaz e qualificada, posicionando-se frente a seus clientes, fornecedores e colaboradores como uma organização de referência em responsabilidade socioambiental, ética, qualidade e agilidade. Presta serviços de auditoria de sistema de geração, tratamento e distribuição de ar comprimido e vapor, projetos e instalação de sistemas de distribuição e utilização de ar comprimido e vapor, assistência técnica autorizada de diversas marcas, manutenção corretiva/preditiva/preventiva em equipamentos de ar comprimido e vapor, automação pneumática, calibração/manutenção de válvulas de controle, automação industrial, montagem de painéis elétricos industriais. A estrutura da empresa consiste em um escritório e uma oficina, que, em um primeiro momento contava com dois sócios, uma auxiliar administrativa e uma estagiária. Posteriormente houve a contratação de um segundo estagiário devido ao aumento da demanda de projetos.

9 3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 3.1 Automação Pneumática A Automação Pneumática é hoje responsável pela maioria dos comandos utilizados em robótica, processos industriais e malhas de instrumentação. Em uma linha de produção, existem muitos comandos operacionais automatizados para obter melhor desempenho, ganho de produção, redução de custo, higiene do processo entre outros benefícios alcançados com a pneumática. (AUTOVAL, 2010) A busca por automatizar processos ainda manuais nas empresas cresce de forma significativa, pois os sistemas estão cada vez mais avançados e o custo benefícios mais vantajoso. Investir na otimização dos processos industriais, proporciona atualização tecnológica do parque fabril, maior competitividade no mercado e resultados financeiros mais consistentes. (AUTOVAL, 2010) Na área de manutenção pneumática, é muito comum o atendimento in locco em empresas e/ou fábricas que apresentem falhas de atuadores, válvulas, vazamentos de ar comprimido, entre outros. Por exemplo, uma experiência que foi vivenciada: a troca de um atuador em um determinado setor da empresa Fiasul. Com a bancada pneumática da empresa, houve a capacitação da estagiaria na área de automação pneumática para posterior auxilio em minicursos prestados pelos contratantes. Por exemplo, um minicurso em Marechal Candido Rondon para funcionários da manutenção da Cooperativa Copagril. Figura 1: Bancada pneumática.

10 3.2 Calibração/Manutenção de Válvulas de Controle No escopo de manutenção de válvulas têm-se os seguintes serviços: Inspeção visual e testes de recepção: Em que a válvula é recebida e fazem-se testes de funcionamento para averiguar defeitos; Figura 2: Válvula de vapor. Desmontagem e individualização das peças: Em um segundo momento ocorre a desmontagem da válvula; Verificação de folgas, desgastes, trincas, empenamento e corrosões: Consiste na verificação de peça por peça para verificar possíveis danos devido à corrosão, desgaste interno e até mesmo bloqueio de canais devido às instalações precárias de ar ou vapor; Limpeza química adequada/jateamento: Após corrigir os defeitos encontrados na válvula, é feito um jateamento com areia; Figura 3: Valvula de vapor antes e depois do jateamento de areia e pintura.

11 Pintura: após o jateamento é feita a pintura para amenizar a corrosão da peça; Figura 4: Pintura da válvula. Inspeção do diafragma/anéis do atuador (No caso de válvulas de controle); Montagem: Monta-se novamente a válvula com os defeitos corrigidos; Teste: Antes da entrega do produto para o cliente é realizado um teste de funcionamento, e caso necessário são feitos os últimos ajustes. (SERTVALVE, 2012) FIGURA 5: Teste do equipamento. 3.3 Automação Indústrial O termo automação provém do latim Automatus, que significa mover-se por si. A automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. (COMAT RELECO, 2013)

12 A MANTEC atua não só na área de projetos de automação industrial e sua execução, mas também fornece toda uma gama de produtos para instalações existentes. Montagem de atuadores, venda de peças e atendimento aos clientes, bem como no desenho elétrico de projetos de instalações industriais em ambos softwares Auto-Cad e E³.series. Figura 6: Exemplo de válvulas solenoide, conexões pneumáticas entre outros equipamentos pneumáticos.

13 Figura 7: Atuador pneumático. Figura 8: Desenho elétrico no software Auto-Cad.

14 Figura 9: Desenho elétrico no software E³.series. Além das demais atividades, a MANTEC em parceria com a UTFPR-TD iniciou um projeto de desenvolvimento de um protótipo utilizando um sensor óptico para a conversão de distância em densidade. Neste projeto, foi primeiramente, construído um mecanismo que variasse a distância de um anteparo mantendo o sensor fixo, sabendo essa distância com suficiente precisão. Figura 10: Desenho feito no software SolidWorks do mecanismo utilizado para variar a distância horizontal de um anteparo com sensor fixo.

15 Após, linearizamos a curva de resposta do sensor. Utilizando um circuito conversor analógico-digital ligado a um display fizeram-se medições para verificar a precisão e a eficiência na utilização de um software comparando com os valores obtidos por simulação e também para verificar a precisão entre distância real e distância mostrada no display. Figura 11: Simulação do circuito. Esse circuito teve disposição de componentes projetada no software Auto- Cad, e foi soldado em uma placa universal à mão para posteriormente ser utilizada a prototipadora.

16 Figura 12: Desenho no software Auto-Cad referente a disposição dos componentes na placa universal. Figura 13: Solda do circuito na placa universal. 3.4 Montagem de Painéis Elétricos Industriais Na maioria dos casos em que as empresas contratantes requerem serviços de automação industrial ocorre a montagem dos paineis eletricos industriais, posteriormente ao projeto e desenho realizados, na oficina da empresa.

17 Figura 14: Painéis elétricos.

18 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS O estágio na empresa MANTEC foi fundamental para o desenvolvimento de um perfil profissional integro. Autoconfiança, visão de mercado, aplicação prática de conteudos trabalhados teoricamente na faculdade, ótimo relacionamento com clientes e colegas de trabalho, entre outros. Os valores nos quais as empresa é fundamentada foram indispensáveis para que houvesse o crescimento e o desenvolvimento profissional. São valores tais como o cuidado em manter uma parceria de confiança com o cliente, mostrando sempre a melhor alternativa a ele. Responsabilidade social, valorização da criatividade dos colaboradores, comprometimento, integridade, e principalmente a qualidade nos serviços prestados. Várias dificuldades foram encontradas, primeiramente a linguagem não técnica de muitos clientes, cujo resultado era a dificuldade de comunicação. A dificuldade ao se deparar com softwares diferentes e o desenvolvimento das atividades, que muitas vezes requeriam habilidades práticas, foram superadas com muita atenção, perseverança, paciência e orientação. Omitindo-se todo o conhecimento técnico adquirido e a experiência, o maior aprendizado foi PERSEVERAR. Potencializam-se todos os adjetivos necessarios para um bom profissional quando se agrega a perseverança. Portanto, considero o estágio um método valioso para adquirir conhecimentos práticos na area estudada na graduação que auxilia o estudante para se preparar melhor para o futuro profissional que o espera.

19 5 REFERÊNCIAS INSTITUTO EUVALDO LODI. Lei de Estágio: tudo o que você precisa saber. Brasília, 73f., MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO. Nova Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio Disponível em < Acesso em 19 de maio de AUTOVAL VALVULAS E EQUIPAMENTOS INDS. LTDA. Automação Pneumática. Disponivel em: < Acesso em 19 de maio de SERTVALVE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Manutenção em Válvulas de Controle. Disponivel em: < Acesso em 19 de maio de MANTEC EQUIPAMENTOS E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Historia da Empresa. Disponivel em: < Acesso em 19 de maio de COMAT RELECO. Automação Industrial Definição e História. Disponível em: < Acesso em 19 de maio de 2014.

Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas

Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas Focada em Qualidade Fundada a pouco mais de sete anos, a Autoenge Solutions já se consolidou no mercado como referência em Qualidade nas áreas onde atua.

Leia mais

Natureza - OBRIGTEÓRICA

Natureza - OBRIGTEÓRICA 1 de 5 01 CON101 - Algorítmos e Programação - Ativa desde: CON102 - Cálculo I - Ativa desde: 16/11/2007 CON103 - Comunicação e Produção Técnico-Científica - Ativa desde: 16/11/2007 CON104 - Expressão Gráfica

Leia mais

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro A Escola Senai de Valinhos tem vagas disponíveis em vinte e um cursos de Formação Inicial e Continuada

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Código da Disciplina: EMC233 Curso: Engenharia Mecânica Semestre de oferta

Leia mais

Senai Valinhos abre inscrições para cursos profissionalizantes com início em agosto

Senai Valinhos abre inscrições para cursos profissionalizantes com início em agosto Senai Valinhos abre inscrições para cursos profissionalizantes com início em agosto A Escola Senai de Valinhos está com inscrições abertas para dez cursos de Formação Inicial e Continuada com início no

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu alcance. Folheto BR Maio 2000

Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu alcance. Folheto BR Maio 2000 Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu alcance Folheto 1003-2 BR Maio 2000 CAP - Curso de Automação Pneumática (32 horas) Objetivo: fornecer aos participantes conhecimentos dos componentes

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 49 de 17/11/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR Lei Federal n o 9394/96 Decreto Federal n o 5154/04 Resolução CNE n o 3/2002. LEGISLAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SUÍÇO-BRASILEIRA PAULO ERNESTO TOLLE ESTRUTURA CURRICULAR A estrutura do Curso Superior

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Mecatrônica

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Mecatrônica : Técnico em Mecatrônica Descrição do Perfil Profissional: Auxiliam os engenheiros em projetos, programas de controle, instalação e manutenção de sistemas de Analisam especificações para aquisição de componentes

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÃO AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS

CADERNO DE ORIENTAÇÃO AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS CADERNO DE ORIENTAÇÃO AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS Supervisora: Profa. Maria Isabel Lopes da Costa Suporte operacional: Profa. Ediléa de Vasconcelos Coordenadora: Profa.

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

Leia mais

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto A Escola Senai de Valinhos está com vagas disponíveis para dezesseis cursos de Formação Inicial e Continuada

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PF 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1 Curso Técnico Concomitante em Mecatrônica CÂMPUS LAGES MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Instalações e Comandos Elétricos 60 Não

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - COELE ENGENHARIA ELETRÔNICA ALLAN BOMBARDELLI GOETTEMS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - COELE ENGENHARIA ELETRÔNICA ALLAN BOMBARDELLI GOETTEMS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - COELE ENGENHARIA ELETRÔNICA ALLAN BOMBARDELLI GOETTEMS RELATÓRIO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO TOLEDO 2013 i ALLAN BOMBARDELLI

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Elétrica... Estrutura Curricular:

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Elétrica... Estrutura Curricular: Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia... Estrutura Curricular: Curso: 3 ENGENHARIA ELÉTRICA Currículo: 4 Ênfase: Eletrotécnica Resolução UNESP 33, de 24/6/1988 (ingressantes a partir

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PAIE 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PAIE 3 ÉTICA E CIDADANIA I PAIE 3 FÍSICA GERAL I PAIE 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PAIE 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I PAIE 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS PARA CLIENTES

CATÁLOGO DE CURSOS PARA CLIENTES 1 CATÁLOGO DE CURSOS PARA CLIENTES 2 SMCT01 Automação Pneumática Carga horária: 16 Horas (2 dias) Este treinamento tem o objetivo de treinar o participante quanto ao correto entendimento, dimensionamento

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL JÚLIO LUIS VANSETTO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio Curricular

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL SECON. sensores e instrumentos FONES: (51) (51) FAX: (51)3388.

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL SECON. sensores e instrumentos FONES: (51) (51) FAX: (51)3388. APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL SECON sensores e instrumentos FONE: (51)3333.5653 FAX: (51)3388.8237 FONES: (51) 3223.0608 (51) 3273.3879 A Empresa A SECON é uma empresa que desenvolve, produz e comercializa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Manual de Estágio Obrigatório. Lei nº de 25/09/2008. Design Gráfico Design de Produtos

Manual de Estágio Obrigatório. Lei nº de 25/09/2008. Design Gráfico Design de Produtos Manual de Estágio Obrigatório Lei nº 11.788 de 25/09/2008 Design Gráfico Design de Produtos Limeira 2015 Sumário 1. O que é Estágio?... 3 1.1. Estágio em empresas... 3 1.1.1. Documentos necessários...

Leia mais

SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.

SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. DISTRIBUIDOR AUTORIZADO Sediada em Nova Odessa / SP, há mais de 12 anos de atuação no mercado, o principal objetivo da Awaltech é ser reconhecida como referencia em automação

Leia mais

CONTEÚDOS CURRICULARES

CONTEÚDOS CURRICULARES CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADES CURRICULARES PROCESSOS DE FABRICAÇÃO RESUMO DE CONTEÚDOS Processos de Usinagem em Máquinas Operatrizes, Usinagem a CNC, Ferramentas e Técnicas para Usinagem com Precisão,

Leia mais

Gestão de frotas pesadas gestão com econômia, segurança e eficiência

Gestão de frotas pesadas gestão com econômia, segurança e eficiência Gestão de frotas pesadas gestão com econômia, segurança e eficiência O Rei do Truck Diesel O Rei do Truck Diesel é uma empresa focada em Gestão e Solução de Manutenção de Frotas. Nosso objetivo é entender

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

Metrologia 30 Não há Eletricidade 60 Não há Tecnologia dos Materiais I 30 Não há

Metrologia 30 Não há Eletricidade 60 Não há Tecnologia dos Materiais I 30 Não há Curso Técnico Subsequente em Eletromecânica Técnico em Eletromecânica CÂMPUS LAGES MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 285h Introdução à Eletromecânica 15 Não há Qualidade, meio ambiente,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

041 - ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY

041 - ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY SÃO PAULO AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO,

Leia mais

Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas

Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Objetivo e Considerações Objetivos: O laboratório tem por principal

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Cálculo Diferencial 06 0 06 120 Desenho Técnico 0 02 02 40 Física I Mecânica da Partícula 04 02 06 120 Projeto

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações. 1ª Actualização publicada no

Leia mais

MOVIMENTO E DINAMISMO

MOVIMENTO E DINAMISMO SOBRE O GRUPO REDUTEP ACIONAMENTOS REDUTEP INTEGRADORA MOVIMENTO E DINAMISMO www.redutep.com.br O GRUPO Redutep Soluções Industriais A divisão Acionamentos oferece os mais variados produtos e acessórios

Leia mais

Quando utilizamos os robôs?

Quando utilizamos os robôs? Quando utilizamos os robôs? Os primeiros robôs industriais começaram a ser comercializados e utilizados com o objetivo de se substituir o ser humano em tarefas em que ele, o ser humano, não poderia realizar,

Leia mais

Escola SENAI Morvan Figueiredo. Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional

Escola SENAI Morvan Figueiredo. Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional Mooca São Paulo SP Tel. 2076-3200 Análise de modo e efeito de falha - FMEA FMEA é uma importante

Leia mais

Princípio de Funcionamento e Aplicação de Atuadores no Saneamento

Princípio de Funcionamento e Aplicação de Atuadores no Saneamento 1 Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas de Água Princípio de Funcionamento e Aplicação de Atuadores no Saneamento Perfil Coester Princípio de Funcionamento Aplicação no Saneamento Company Profile

Leia mais

Quadro de Organização Curricular

Quadro de Organização Curricular Lei Federal n o 9394/96 Resoluções CNE/CEB nº 6/12 e 3/08, alterada pela Resolução CNE/CEB nº4/12 LEGISLAÇÃO Quadro de Organização Curricular UNIDADES CURRICULARES SEMESTRES CARGA HORÁRIA TOTAL 1 º 2 º

Leia mais

Normatização de estágio do IFC

Normatização de estágio do IFC ESTÁGIOS Normatização de estágio do IFC Nacional: Lei nº11.788, de Setembro de 2008; Institucional: RESOLUÇÃO Ad Referendum Nº 014/2013 CONSELHO SUPERIOR 17/05/2013; Campus Santa Rosa do Sul: Projeto Pedagógico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 05/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 17:30:22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 05/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 17:30:22 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 05/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 17:30:22 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Engenharia da

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Campus Paracambi MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin AULA 01 - LTC36B Introdução a Disciplina de Controle Supervisório Prof. Leandro Castilho Brolin UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELN Departamento de Eletrônica RESUMO (1) Informações

Leia mais

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG I. CONTEÚDOS BÁSICOS (Carga horária de 1740 horas) 1.1 - FORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Carga horária: 1425 horas) 1.1.1 - MATEMÁTICA

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4018 09/10/13 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324 de 21/11/2006, Decreto 4.945 Publicado D.O 18.018 de 04/12/2006.

Leia mais

Introdução. Apresentação. Características da hidráulica. Evolução dos sistemas hidráulicos. Sistema hidráulico. Circuito hidráulico básico

Introdução. Apresentação. Características da hidráulica. Evolução dos sistemas hidráulicos. Sistema hidráulico. Circuito hidráulico básico Apresentação Características da hidráulica Evolução dos sistemas hidráulicos Sistema hidráulico Circuito hidráulico básico Unidade hidráulica Apresentação Com a constante evolução tecnológica há no mercado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.114, DE 27 DE ABRIL DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EXPRESSÃO GRÁFICA - Ativa desde: 01/01/2011. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EXPRESSÃO GRÁFICA - Ativa desde: 01/01/2011. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 01 - - 131101 - EXPRESSÃO GRÁFICA - Ativa TEÓRICA 18 131102 - FILOSOFIA - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA 131103 - FÍSICA: CINEMÁTICA E DINÂMICA - Ativa 131104 - INFORMÁTICA E ALGORITIMOS -

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RAFAEL DOS SANTOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

sistema de marcação de bancada NetMarker

sistema de marcação de bancada NetMarker sistema de marcação de bancada NetMarker NetMarker Um sistema de marcação de bancada compacto Inovador e com possibilidade de conexão a uma network o sistema de marcação CNC é um campeão quando o assunto

Leia mais

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL Lançamento do PROMINP na Bahia Auditório FIEB OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL SENAI - IEL OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO CARTA DE APRESENTAÇÃO O Câmpus Hortolândia do IFSP Oportunidades de parcerias O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia, localizado na Av. Thereza Ana Cecon

Leia mais

Mestrado Profissional em Mecatrônica OPERACIONALIZAÇÃO E DIRETRIZES. Coordenação do Mestrado

Mestrado Profissional em Mecatrônica OPERACIONALIZAÇÃO E DIRETRIZES. Coordenação do Mestrado Mestrado Profissional em Mecatrônica OPERACIONALIZAÇÃO E DIRETRIZES Coordenação do Mestrado Maceió, 05/09/2013 Agenda Apresentação e Caracterização Concepção e Modelo de Atuação Vinculação Institucional

Leia mais

Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial.

Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial. Agenda - conteúdo Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial. Símbolos normalizados (DIN/ISSO 1219 e 5599). Especificações técnicas, formas construtivas e funções das bombas hidráulicas, atuadores,

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NOME ACADÊMICO (A) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NOME ACADÊMICO (A) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES RELATÓRIO DE ESTÁGIO NOME ACADÊMICO (A) RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Crixás/GO Maio, 2015 NOME ACADÊMICO(A) RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4014 08/10/13 Rev. 02 1.Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324 de 21/11/2006,

Leia mais

compromisso, dedicação e qualidade do começo ao fim de sua obra

compromisso, dedicação e qualidade do começo ao fim de sua obra compromisso, dedicação e qualidade do começo ao fim de sua obra A MIL manutenções e instalações elétricas nasceu com o objetivo de garantir a todos os seus clientes acesso a serviços profissionais e de

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial Renato Bruno Silva APLICAÇÕES DE REDES DE CAMPO AS-INTERFACE

AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial Renato Bruno Silva APLICAÇÕES DE REDES DE CAMPO AS-INTERFACE AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial Renato Bruno Silva APLICAÇÕES DE REDES DE CAMPO AS-INTERFACE Uberaba 2015 AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica

Leia mais

NORMA COMPLEMENTAR PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS MEDIANEIRA

NORMA COMPLEMENTAR PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS MEDIANEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira NORMA COMPLEMENTAR PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS MEDIANEIRA NORMA COMPLEMENTAR

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

PROJETO DE APOIO A AÇÕES DE MELHORIA DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

PROJETO DE APOIO A AÇÕES DE MELHORIA DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica Câmpus Medianeira PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROJETO DE APOIO A AÇÕES DE

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017

Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017 Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017 Roteiro do 1º Experimento: Pneumática Aula 1 1. Desenhe no

Leia mais

CENTRO DE PROTOTIPAGEM E INDÚSTRIA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BASEADO EM TECNOLOGIA INOVAÇÃO A TODA PROVA.

CENTRO DE PROTOTIPAGEM E INDÚSTRIA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BASEADO EM TECNOLOGIA INOVAÇÃO A TODA PROVA. CENTRO DE PROTOTIPAGEM E INDÚSTRIA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BASEADO EM TECNOLOGIA INOVAÇÃO A TODA PROVA. Fundada em 2012 a Tracel desenvolveu e absorveu tecnologias proveniente das suas fundadoras,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 728 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação (Currículo 3 aprovado pelo CDI em 23/12/15) - Carga Horária Carga Horária Núcleo Básico 1.260h Carga Horária Núcleo Profissionalizante

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA COM ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA COM ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA COM ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO LÚCIO STECKLING YURI TAURA MARQUES DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO PARA MEDIÇÃO

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 071

Norma Técnica Interna SABESP NTS 071 Norma Técnica Interna SABESP NTS 071 ANALISADOR DE CLORO RESIDUAL Especificação São Paulo Maio - 2000 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS COMPLEMENTARES...1 3 CONDIÇÕES GERAIS...1

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Empresa. ROKA Engenharia S/S Ltda - Serviços em NR12. Concept for standards

Empresa. ROKA Engenharia S/S Ltda - Serviços em NR12. Concept for standards Serviços em NR12 Empresa A ROKA ENGENHARIA foi fundada em 1992, com prestação de serviços em Engenharia Elétrica e Mecânica. Em 2009 ampliou as suas atividades para serviços em Gestão Integrada (Segurança

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO REALIZADO NA EMPRESA XXXXXXXXX

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO REALIZADO NA EMPRESA XXXXXXXXX UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS LONDRINA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE MATERIAIS NOME DO ALUNO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO REALIZADO NA EMPRESA XXXXXXXXX RELATÓRIO FINAL

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico de Técnico

Leia mais

TIME Soluções Industriais Rua Cel. José Pedro de Araújo Lima, 161 Industrial Contagem - Minas Gerais

TIME Soluções Industriais Rua Cel. José Pedro de Araújo Lima, 161 Industrial Contagem - Minas Gerais A localizada em Contagem - MG é uma empresa de multisserviços de engenharia especializada na fabricação, distribuição e reparos de componentes e equipamentos eletromecânicos principalmente na área industrial,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURSO ENGENHARIA CES-CL

MANUAL DE ESTÁGIO CURSO ENGENHARIA CES-CL MANUAL DE ESTÁGIO CURSO ENGENHARIA CES-CL Conselheiro Lafaiete 2016 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. NOVA LEI DO ESTÁGIO... 4 2.1 Tipos de Estágio... 4 2.1.1 Estágio Obrigatório... 4 2.1.2 Estágio Não Obrigatório...

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016 E. S. Tognetti

Leia mais

EDGE CONVERSOR I/P EDGE CONVERSOR I/P CATÁLOGO JULHO 2006

EDGE CONVERSOR I/P EDGE CONVERSOR I/P CATÁLOGO JULHO 2006 O conversor EDGE I/P recebe um sinal de corrente DC e fornece um sinal de saída pneumático proporcional ao sinal de entrada. O módulo transdutor é constituído de uma plataforma formada pela placa de circuito

Leia mais

Válvulas de Controle para Refrigeração Industrial

Válvulas de Controle para Refrigeração Industrial Válvulas de Controle para Refrigeração Industrial Catálogo CC-11c/US - Agosto 2010 ! ADVERTÊNCIA SELEÇÃO IMPRÓPRIA, FALHA OU USO IMPRÓPRIO DOS PRODUTOS E/OU SISTEMAS DESCRITOS NESTE CATÁLOGO OU NOS ITENS

Leia mais

Para isso, contamos com funcionários treinados e dedicados, garantindo a melhor relação custo-benefício do mercado. MISSÃO

Para isso, contamos com funcionários treinados e dedicados, garantindo a melhor relação custo-benefício do mercado. MISSÃO Apresentação EMPRESA A MA COMPRESSORES, com profissionais especializados na área há 16 anos, apresenta um conceito prático e eficiente na prestação de serviços, com mão de obra especializada, garantia

Leia mais

ESTUDO DE UMA BANCADA PARA ENSAIO DE PÓRTICOS 1

ESTUDO DE UMA BANCADA PARA ENSAIO DE PÓRTICOS 1 ESTUDO DE UMA BANCADA PARA ENSAIO DE PÓRTICOS 1 Liara Balbé Helgueira 2, Sandra Edinara Viecelli 3, Antonio Carlos Valdiero 4, Angelo Fernando Fiori 5. 1 Pesquisa Institucional desenvolvida no Núcleo de

Leia mais

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 Aprova o Regulamento do Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP - Campus de Ilha Solteira. O Diretor da Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira,

Leia mais

Portfolio de Cursos a Distância

Portfolio de Cursos a Distância Portfolio de Cursos a Distância Iniciação Profissional - Competência Transversal: 13 cursos Consumo Consciente de Energia - 14h Desenho Arquitetônico - 14 h Educação Ambiental - 14h Empreendedorismo -

Leia mais

PORTFÓLIO ROBÓTICA JR.

PORTFÓLIO ROBÓTICA JR. PORTFÓLIO ROBÓTICA JR. SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO! ROBÓTICA JR. - Universidade Federal de Lavras, Departamento de Engenharia - Campus Universitário, Caixa Postal 3037 CEP 37200-000 - Lavras MG negocios@roboticajr.ufla.br

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

PERFIL DE SAÍDA DO ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO

PERFIL DE SAÍDA DO ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO Escola-Sede - EB 2/3 Dr. José Pereira Tavares - Código 330050 Rua Padre Bernardo Xavier Coutinho 3720-464 Pinheiro da Bemposta MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO FINAL CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 NIVEL

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Assistente de Técnico em Mecânica Módulo: 04

Plano de Trabalho Docente Qualificação: Assistente de Técnico em Mecânica Módulo: 04 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

VULKAN DO BRASIL PORTFÓLIO VULKAN SERVICE

VULKAN DO BRASIL PORTFÓLIO VULKAN SERVICE VULKAN DO BRASIL PORTFÓLIO VULKAN SERVICE 08/2016 VULKAN A VULKAN do Brasil é uma empresa do Grupo VULKAN, com matriz na Alemanha e presente no mercado mundial há mais de 120 anos, com fábricas, filiais

Leia mais

ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO

ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO Jonathan Pereira IFRN Campus Mossoró. E-mail: jonathan@cefetrn.br Alexsandro Galdino IFRN Campus Mossoró.

Leia mais

U K A S MANAGEMENT SYSTEMS

U K A S MANAGEMENT SYSTEMS U K A S MANAGEMENT SYSTEMS ISO9001 001 A CS Turbinas Fundada em 1991 sempre contando com profissionais comprometidos, a CS Turbinas tornou-se referência no atendimento para Fabricação e Recondicionamento

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Engenharia de Controle e Automação

Matriz Curricular do Curso de Engenharia de Controle e Automação Matriz Curricular do Curso de Engenharia de Controle e Automação ECA 01 Introdução à Engenharia de Controle e Automação PRIMEIRO SEMESTRE 15-15 1 - LET 01 Metodologia Científica 30-30 2 - FSC 01 Física

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 728 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

PORTFOLIO. Cursos a Distância 157 programas

PORTFOLIO. Cursos a Distância 157 programas PORTFOLIO Cursos a Distância 157 programas Iniciação Profissional - Competência Transversal: 13 cursos Consumo Consciente de Energia - 14h Desenho Arquitetônico - 14h Educação Ambiental - 14h Empreendedorismo

Leia mais