MANUAL DE ESTÁGIO CURSO ENGENHARIA CES-CL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ESTÁGIO CURSO ENGENHARIA CES-CL"

Transcrição

1 MANUAL DE ESTÁGIO CURSO ENGENHARIA CES-CL Conselheiro Lafaiete 2016

2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO NOVA LEI DO ESTÁGIO Tipos de Estágio Estágio Obrigatório Estágio Não Obrigatório ESTÁGIO SUPERVISIONADO Objetivos Parecer legal Documentação exigida REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPERACIONALIZAÇÃO Constituição Competências Supervisão de estágio Supervisor da empresa Estagiário AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO Caracterização da empresa Análise organizacional Atividades desenvolvidas... Erro! Indicador não definido. 7.6 Conclusão... 14

3 3 1. APRESENTAÇÃO A coordenação do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL) estabelece por meio deste manual, o conjunto de normas e princípios que regem o estágio do curso de Engenharia. A lei de nº 11788/08 de 2008 veio reafirmar a prática do estágio como ato educativo. Para as empresas, a nova lei proporciona maior segurança jurídica e possibilita compartilhar responsabilidades com as instituições de ensino, que passam a ter maior participação na fiscalização do estágio como prática educacional. Com as novas regras, as empresas devem designar um funcionário do seu quadro de pessoal, com a mesma formação ou experiência profissional da área de conhecimento do estagiário, para orientá-lo e supervisioná-lo. Essa mudança, juntamente com direitos como auxílio-transporte e recesso remunerado, motiva ainda mais os estudantes a buscar a prática de estágio, que acontece agora com maior qualificação pedagógica e prática.

4 4 2. NOVA LEI DO ESTÁGIO Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Podendo ser obrigatório e não obrigatório conforme determinação do projeto pedagógico dos cursos. 2.1 Tipos de Estágio Estágio Obrigatório É aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma Estágio Não Obrigatório É aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória definida como uma atividade complementar.

5 5 3. ESTÁGIO SUPERVISIONADO A finalidade do estágio supervisionado é complementar ao processo de ensino aprendizagem, integrando o conteúdo curricular do curso ao treinamento prático, contribuindo para o aperfeiçoamento do aluno nas técnicas, culturais e científicas, complementando sua formação profissional. 3.1 Objetivos No local onde se realiza o estágio, o estudante realiza tarefas diversificadas e específicas de sua futura profissão que lhe proporcionará, além da experiência necessária ao seu preparo profissional, uma visão concreta do meio e das condições de trabalho, permitindo um enriquecimento do seu currículo e da sua formação como engenheiro. Assim sendo, o estágio supervisionado tem com objetivos: 1. Proporcionar ao acadêmico as condições de desenvolver suas habilidades, analisar criticamente situações, bem como propor mudanças no ambiente organizacional. 2. Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de profissionais empreendedores, capazes de implantar novas técnicas de gestão, métodos e processos inovadores. 3. Consolidar o processo ensino aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais, bem como do incentivo à busca do aprimoramento pessoal e profissional. 4. Concatenar a transição para a vida profissional, abrindo ao estagiário as oportunidades de conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento da instituição. 5. Possibilitar o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, permitindo sua adequação às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitos.

6 6 6. Promover a integração entre a instituição de ensino e a comunidade. Como estagiário, o estudante terá o acompanhamento de um profissional experiente para orientar suas observações, comentários, pesquisas, tarefas e desenvolvimento do trabalho. Todos os dados coletados decorrentes das atividades acima descritas se transformarão em relatórios de estágio supervisionados, que fazem parte do quadro específico da avaliação do estudante. 3.2 Parecer legal O estágio supervisionado como tal é uma obrigação curricular nos cursos superiores de graduação, devendo seguir as determinações estabelecidas pela lei nº de 25/09/2008. Todo estágio, obrigatório ou não, deverá ser oficializado junto ao curso de Engenharia CES-CL. Para tanto, a empresa deverá acordar o Termo de Convênio e o Termo de Compromisso junto ao CES-CL, bem como o seguro obrigatório, arcado pela parte concedente (empresa), cuja apólice deve ser compatível com valores de mercado. O estágio supervisionado obrigatório ou não deverá ser realizado sob a orientação de um professor responsável e sob a supervisão de um profissional designado pela empresa concedente. Para a realização do estágio, obrigatório ou não, o aluno deverá entregar ao Núcleo de Estágio Supervisionado e Atividades Complementares (NESAC) os documentos obrigatórios originais ou cópias autenticadas, nos quais estejam descritos: conteúdos, atividades, períodos e carga horária. Vale ressaltar que os estágios deverão ser realizados em períodos diurnos, de modo a não coincidirem com os horários de aulas.

7 7 3.2 Documentação exigida Aluno estagiário: Termo de compromisso (03 vias) com carimbo e assinatura do representante legal da empresa, desde que a empresa seja conveniada com a escola. RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - Se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida à metade, segundo o estipulado no Termo de Compromisso de Estágio. Nesse caso, a instituição de ensino deverá comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de avaliação escolares ou acadêmicas. A duração do estágio não poderá exceder a dois anos. O contrato do estagiário portador de deficiência poderá ultrapassar os dois anos. Aluno com vínculo empregatício em áreas relacionadas à da engenharia da modalidade do curso: Deverá apresentar ao NESAC o xerox da carteira de trabalho com as cópias dos dados pessoais e de contratação, além da descrição de cargo (comprovando atividades afins) da empresa assinada e carimbada pelo supervisor ou representante legal da empresa, com no mínimo sete meses de comprovação na carteira. Aluno Autônomo que atua em áreas relacionadas à da engenharia modalidade do curso: Inscrição nos órgãos competentes INSS, Prefeituras Municipais (cópia) Descrição de tarefas que desempenha no ambiente profissional, devidamente assinada.

8 8 Aluno proprietário que atua em áreas relacionadas à da engenharia modalidade do curso: Contrato Social (cópia) Carteira de identidade (cópia) Descrição de tarefas que desempenha no ambiente profissional, devidamente assinada. Toda a documentação exigida deverá ser apresentada ao NESAC ao supervisor de estágio do curso de engenharia elétrica do CES-CL.

9 9 4. REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4.1 O estágio supervisionado deve realizar-se em empresa pública ou privada. 4.2 A escolha da empresa onde será realizado o estágio compete ao aluno (estagiário). 4.3 A empresa deverá ter atuação, preferencialmente, na área de habilitação do curso, isto é, na área de engenharia da modalidade do curso. 4.4 A duração mínima do estágio supervisionado obrigatório é de 380 (trezentos e oitenta) horas. 4.5 O estágio deve ser comprovado, e sua aprovação é condição indispensável para que o aluno seja diplomado. Somente poderá colar grau, o aluno aprovado pelo supervisor de estágio. 4.6 O aluno estagiário deverá apresentar relatórios a cada 06 (seis) meses ao supervisor de estágio, seja obrigatório ou não. 4.7 Estão aptos a realizar o estágio supervisionado obrigatório, os alunos regularmente matriculados no curso de engenharia, que tenham cumprido um mínimo de 50% dos créditos necessários à integralização do curso (exceto os créditos referentes ao próprio estágio e às atividades complementares). 4.8 O prazo máximo para a entrega das documentações do estágio supervisionado obrigatório para que o aluno seja diplomado é o mesmo da integralização do curso. 4.9 O estágio considerado não obrigatório será para alunos que tenham cumprido de 20% a 40% dos créditos necessários à integralização do curso. Seguindo todas as regras do estágio obrigatório.

10 10 5. OPERACIONALIZAÇÃO 5.1 Constituição a) Supervisor de estágio b) Supervisor da empresa c) Estagiário 5.2 Competências Supervisão de estágio Orientar e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos durante o estágio supervisionado. Manter contato com o supervisor do estagiário na empresa, quando necessário. Indicar bibliografias e outras fontes de consulta. Avaliar relatórios entregues pelos alunos e pela empresa. Estar atento à postura ética que o trabalho requer Supervisor da empresa Introduzir o aluno estagiário na empresa. Orientar, acompanhar e organizar as atividades práticas do estagiário na empresa. Oferecer os meios necessários à realização de seus trabalhos. Auxiliar o estagiário nas suas dificuldades, medos e ansiedades. Manter contato com a instituição, quando necessário.

11 Estagiário Identificar a empresa onde irá desenvolver o estágio. Ficar atento ao convênio da escola com as empresas. Providenciar documentação necessária, acatando as exigências legais do CES- CL. Identificar o responsável pela supervisão dos trabalhos a serem desenvolvidos na empresa. Comparecer aos encontros com o supervisor de estágio do curso de engenharia elétrica, cumprindo as tarefas que lhe forem atribuídas. Apresentar ao supervisor de estágio todos os relatórios que lhe forem exigidos dentro dos prazos.

12 12 6. AVALIAÇÃO A avaliação dos relatórios será apurada pela supervisão de estágio, sendo considerado o cumprimento das tarefas nos prazos requeridos por esta mesma supervisão. O aluno estagiário será considerado apto caso apresente toda a documentação obrigatória, bem como o relatório das atividades desenvolvidas. O estágio deve ser entendido como um momento de aprendizado, com um sistema de feedback que possibilite um caráter mais formativo e um processo participativo que envolve o professor orientador, o supervisor de campo e o próprio aluno. Critérios para aprovação: Ter comparecido a pelo menos 75% das horas de estágio oferecido pela empresa. O aluno não deverá ter nenhuma pendência na entrega de relatório de estágio obrigatório relativo a termos de compromisso anteriores ao termo de compromisso apresentado para aprovação. As atividades a serem desenvolvidas devem enquadrar-se na área de Engenharia elétrica descritas de forma clara no plano de estágio apresentado e comprovado no relatório de estágio. Observação: Será sumariamente reprovado no estágio o aluno que apresentar atitudes que prejudiquem o bom andamento do trabalho da instituição contratante.

13 13 7. ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO Segue algumas orientações para a estrutura do relatório de estágio. 7.1 Caracterização da empresa Esta seção deve conter, no mínimo, os seguintes subtópicos em sua estrutura: Identificação do estagiário e da empresa Carga horária do estágio Histórico da empresa (fundação, evolução, fusão, aquisição, separação, etc.) Principais produtos/serviços, níveis de produção, tendências futuras da empresa. A critério do aluno, com o conhecimento do supervisor da empresa, é permitido anexar neste capítulo: fotos, reportagens, gráficos e outros itens que sirvam para ilustrar as características da organização. 7.2 Análise organizacional O aluno deve relatar de forma sucinta, os seguintes aspectos: A missão da empresa e sua política. Identificação e breve descrição do setor econômico no qual a empresa se insere. Identificação do segmento de mercado atendido pela empresa. Descrição do relacionamento empresa/fornecedores e empresa/clientes. Descrição das principais tecnologias empregadas na organização.

14 Atividades desenvolvidas O aluno deve descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas durante o estágio, atendendo a: Nome e finalidade da atividade. Equipamentos manipulados durante a execução da atividade. Periodicidade e qualidade do serviço. Descrição detalhada da atividade. Relação da hora estagiada Fluxograma. Formulários utilizados, planilhas de controle e demais documentos. Fotos dos equipamentos desde que a empresa autorize. 7.6 Conclusão O aluno deve opinar sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio, demonstrando a importância para sua complementação acadêmica.

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Conselheiro Lafaiete 2017 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 NOVA LEI DO ESTÁGIO... 3 2.1 Tipos de Estágio... 3 2.1.1 Estágio Obrigatório... 3 2.1.2 Estágio

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES DO ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Considerando o significado e a importância do Estágio como parte fundamental da formação profissional, define-se

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

CONTRATO DE ESTÁGIO. Lei /2008

CONTRATO DE ESTÁGIO. Lei /2008 Primeiramente convém esclarecer que não pode ser firmado contrato estágio apenas entre o estagiário e a empresa A participação da instituição de ensino é obrigatória Inclusive isso fica bem evidente no

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia de Produção Ituverava SP 1 FINALIDADE 1.1 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos

Leia mais

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, RESOLUÇÃO nº 04 DE 08 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre a realização de Estágios obrigatórios e não obrigatórios por alunos da UFPel O Presidente do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Do trabalho em condições especiais. Estágio e aprendizagem. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Do trabalho em condições especiais Prof. Cláudio Freitas - Estágio Lei 11.788/08, Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

UniBrasil Centro Universitário

UniBrasil Centro Universitário 1 UniBrasil Centro Universitário REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURITIBA MARÇO DE 2014 2 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Do estágio e sua finalidade...3 CAPÍTULO 2 Das condições...3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 02/2015 Regulamenta o Estágio Supervisionado obrigatório do Curso

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Do Programa Artigo 1º O Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP Campus de Ilha Solteira

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau, no uso de

Leia mais

CONSIDERANDO o que determina Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004 e a Lei Nº de 25 de setembro de 2008;

CONSIDERANDO o que determina Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004 e a Lei Nº de 25 de setembro de 2008; Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins Palmas Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias Coordenação de Interação

Leia mais

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR São Paulo Novembro de 2016 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NORMAS GERAIS PARA AS DISCIPLINAS CCO-304 E CCO-306 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO

Leia mais

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que a Faculdade Pilares está em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CONSEPE 01/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 04/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELA. O Presidente do Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Importância O Estágio Supervisionado, além de integrar o currículo do Curso, atendendo a dispositivo legal, visa proporcionar ao aluno a vivência

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR PORTO ALEGRE REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º O Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS, COM HABILITAÇÃO INTEGRADA EM FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA, LICENCIATURA REGULAMENTO DE

Leia mais

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 Aprova o Regulamento do Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP - Campus de Ilha Solteira. O Diretor da Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ATO DE APROVAÇÃO: Resolução do Reitor

Leia mais

Perguntas Frequentes (Lei /2008)

Perguntas Frequentes (Lei /2008) Perguntas Frequentes (Lei 11.788/2008) O que é o estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 017 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 017 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 017 CONSUPER/2013 Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad referendum nº 014/2013, de 17/05/2013. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense IFCatarinense,

Leia mais

Orientação para a prática profissional - Estágio com base na Lei: de 25/09/2008

Orientação para a prática profissional - Estágio com base na Lei: de 25/09/2008 Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire Orientação para a prática profissional - Estágio com base

Leia mais

Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória aos acadêmicos do curso dividida

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios Curriculares Supervisionados, componentes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

Lei do Estágio. Cargas horárias

Lei do Estágio. Cargas horárias Comissão Orientadora de Estágio da Eng. Elétrica - UFPR Lei do Estágio Cargas horárias Calendário Procedimentos para matrícula Lei do Estágio: LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Regulamenta as condições

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

Lei do Estágio. Cargas horárias

Lei do Estágio. Cargas horárias Comissão Orientadora de Estágio da Eng. Elétrica - UFPR Apresentação de 05/06/2019 Lei do Estágio Cargas horárias Calendário Procedimentos para matrícula Lei do Estágio: LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA ELÉTRICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA ELÉTRICA ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO S/C LTDA FACULDADE PIO DÉCIMO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ARACAJU SERGIPE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA ELÉTRICA FEVEREIRO DE 2012 Prof. José Valter Alves

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FATEC-CARAPICUÍBA Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO ASTI (Jogos, Segurança, Bacharel, SI) CURSO ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 2 1. DA NATUREZA DO ESTÁGIO 1.1 O estágio curricular

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Administração 1. APRESENTAÇÃO A Coordenação do Curso de Administração, implementa através deste manual, o conjunto de normas e princípios para a realização do ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 Este Manual do Estagiário tem o objetivo de oferecer aos alunos a orientação específica e informações necessárias para melhor compreensão e consequente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia RESOLUÇÃO N 01, 01 de novembro de 2016. Define o Estágio Supervisionado Obrigatório do

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1) O que é o Estágio? O Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO REGULAMENTO Art.1º - A Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, anexa no final deste manual, considera estágio curricular atividades exercidas em situações reais de vida e de trabalho, constituindo-se em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Ementa: Dispõe a respeito do Estágio Obrigatório e Não- Obrigatório no âmbito do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP

RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP RESOLUÇÃO 036/2011 CEPE/UENP Súmula Aprova o Regulamento de Estágio Supervisionado Não Obrigatório dos estudantes dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO os artigos 61 e 82 da Lei de Diretrizes e

Leia mais

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Faculdade Ateneu Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC NÚCLEO DE CARREIRA PROFISSIONAL MAIO 2012 CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade disciplinar as atividades

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA, BACHARELADO Regulamento do estágio supervisionado não obrigatório Das disposições gerais O presente

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe

Leia mais

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018.

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACELI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Diretora

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ITAPETININGA 2018 1 CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Supervisionado é entendido como um componente curricular obrigatório que integra um conjunto

Leia mais

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO Capítulo I - Da caracterização Art. 1º. O Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado (ECOS) é atividade individual obrigatória do Currículo

Leia mais

Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio

Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio Elaboração de Convênios Controle e acompanhamento Publicação Instrução Divulgação de vagas de estágio Art. 1 o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Da

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Farmácia.

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Farmácia. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 025/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Farmácia O Diretor da, no uso de suas atribuições previstas no Estatuto

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Informamos que conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COMISSÃO DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pelotas, maio de 2009. NORMAS DOS ESTÁGIOS

Leia mais

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6 NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade... 3 O que é um estágio?... 5 Como funciona o estágio obrigatório... 6 Como funciona o estágio não-obrigatório... 7 Documentos necessários... 8 Passo a passo

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice Índice I. Apresentação... 2 II. Caracterização do Estágio... 2 II.1. O que é o Estágio Supervisionado... 2 II.2. Quem pode contratar o Estagiário... 2 II.3. Quais os pré-requisitos para o Estágio Supervisionado...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para o Estágio Não obrigatório do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. NORMAS ESPECÍFICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVASF O COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1 - O estágio é uma atividade inserida no processo de aprendizagem, com a finalidade de complementar a formação profissional do aluno, visando o aprimoramento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ÊNFASE EM PRODUÇÃO CULTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ÊNFASE EM PRODUÇÃO CULTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ÊNFASE EM PRODUÇÃO CULTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA 1. FUNDAMENTAÇÃO Este regulamento de estágio está de acordo com a Resolução Nº

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Processo UFSM nº Convênio que entre si fazem a e a Universidade Federal de Santa Maria com vistas à concessão de estágios no Curso de Fonoaudiologia. A, pessoa jurídica de direito (público ou privado),

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda Silva Neusa Margarete Gomes Fernandes Ronaldo Meireles Martins

Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda Silva Neusa Margarete Gomes Fernandes Ronaldo Meireles Martins MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ Equipe de Elaboração: Adriana Albuquerque do Nascimento Maria do Socorro Miranda

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I - Disposições Preliminares Art. 1º - O Estágio Supervisionado é uma atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 Regulamenta o Estágio Profissional Supervisionado no Curso de Ciências Sociais Bacharelado, em conformidade

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM UNIFOR-MG REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor Nº 23/2011 de 04/03/2011) FORMIGA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades Art. 1 - Nos termos da lei 11.788 de Vinte e Cinco de Setembro de Dois Mil e Oito, considera-se

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia Civil Ituverava SP 1- FINALIDADE 1.2 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia Civil da Faculdade

Leia mais

FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009

FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009 FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ Mantenedora: Fundação São João Batista PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009 Regulamenta o Estágio Supervisionado/ Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação da

Leia mais

Principais Dúvidas Sobre o Estágio

Principais Dúvidas Sobre o Estágio Principais Dúvidas Sobre o Estágio Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008. Centro de Integração Ensina Emprega 1 Sumário O que é o estágio?...4 Qual o objetivo do estágio?...4 Quem pode ser estagiário?...4

Leia mais

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOVA LEI DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

Orientações Kit do Estudante

Orientações Kit do Estudante Orientações Kit do Estudante O Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. Ele integra o itinerário

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

PREPARAÇÃO OPORTUNIDADES EXPERIÊNCIA APRENDIZADO CRESCIMENTO CARREIRA PRÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO

PREPARAÇÃO OPORTUNIDADES EXPERIÊNCIA APRENDIZADO CRESCIMENTO CARREIRA PRÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO PREPARAÇÃO OPORTUNIDADES EXPERIÊNCIA APRENDIZADO CARREIRA CRESCIMENTO PRÁTICA MANUAL DO ESTÁGIO MANUAL DO ESTÁGIO UNIBAVE Coordenação Geral de Estágio do Unibave INDICE Apresentação... 4 Créditos... 5

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADES SPEI

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADES SPEI FACULDADES SPEI Curso de Ciências Contábeis MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADES SPEI Matriz Curricular 2014 Curitiba 2014 1. APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1 - O estágio é uma atividade

Leia mais

Faculdade de Sorocaba MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Faculdade de Sorocaba MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Faculdade de Sorocaba MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Sorocaba 2015 Prezado (a) aluno (a), do curso de Ciências Contábeis, Com o intuito de atender as necessidades do

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS ESTÁGIOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU Em consonância com o disposto na Lei nº 11.788 e com o Regulamento de Estágios do IFPR; CAPÍTULO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Fotografia O Diretor da, no uso de suas atribuições previstas no

Leia mais

PROGRAMA NOVOS TALENTOS PROJETO ESTAGIÁRIO BOLSISTA DÚVIDAS FREQUENTES

PROGRAMA NOVOS TALENTOS PROJETO ESTAGIÁRIO BOLSISTA DÚVIDAS FREQUENTES PROGRAMA NOVOS TALENTOS PROJETO ESTAGIÁRIO BOLSISTA DÚVIDAS FREQUENTES Qual é a finalidade do encontro com a Assessoria Acadêmica? Apresentar os funcionários da Assessoria Acadêmica Graduação com os quais

Leia mais

Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena NORMAS DE ESTÁGIO

Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena NORMAS DE ESTÁGIO Gerais Campus Barbacena NORMAS DE ESTÁGIO Cabe ao setor: Coordenação de Estágio Setor responsável pelo processo de estágio Identificar oportunidades de estágio; Ajustar suas condições de realização; Fazer

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 018/2017 Dispõe sobre a realização de Estágios Curriculares Supervisionados nos Cursos de Ensino Superior. A Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado

Leia mais

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º. A unidade curricular Estágio Supervisionado visa o aprendizado de competências

Leia mais

CONSIDERANDO o que dispõe o artigo 37 da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público dos Estados - Lei n 8.625/93;

CONSIDERANDO o que dispõe o artigo 37 da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público dos Estados - Lei n 8.625/93; RESOLUÇÃO Nº, de de de 2008. Dispõe sobre a concessão de estágio a estudantes no âmbito do Ministério Público dos Estados e da União. O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, no exercício da competência

Leia mais