1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor"

Transcrição

1 i.exe FrontPage Criação de Home Page s PPaaggi innaa 1 Sobre FrontPage Parte 1 Front Page é uma ferramenta para criação e gerenciamento de web s.o aluno não necessita de nenhum conhecimento de programação de computadores para usar o FrontPage, basta ter noções de windows e Word (editor de textos). Após este curso o aluno estará apto a criar suas próprias paginas para internet com qualidade e profissionalismo que o software proporciona. Tudo isso com seu esforço, dedicação e criatividade.os professores da Nasa Informática sempre estarão ao seu lado para ajuda-lo. Após cada aula, em casa ou no trabalho, faça sempre revisões das matérias que foram exercitadas, inclusive os exercícios que o seu professor passar, não precisa correr, lembre-se: tudo é fácil nesta disciplina e para melhor assimilação use e abuse da sua criatividade, basta seguir a apostila e tirar suas dúvidas com o professor. Não deixe suas dúvidas passarem em branco, pergunte ao seu professor sempre quando necessário, repita sempre os exercícios, valorize a sua carga horária e o tempo de duração do seu curso. Fazendo isso e outros que seu professor aconselhar você ira desfrutar das ferramentas e dos ricos conteúdos que o FrontPage oferece. Após ou durante o curso você poderá guardar exercício que poderão fazer parte da sua ferramenta ou bibliotecas para o seu projeto final neste curso, que é criar sua prória home page. HTML Uma página HTML contém marcas HTML, que são comandos embutidos que fornecem informações sobre a estrutura, aparência e conteúdo da página. Os navegadores da Web usam estas informações para determinar como exibir a página. Não é necessário conhecer HTML para usar o Microsoft FrontPage. Enquanto você edita as páginas como faria em um processador de textos digitando e formatando texto e adicionando gráficos, tabelas e outros elementos de página o FrontPage adiciona as marcas HTML no plano de fundo. Sua página é exibida exatamente como aparece em um navegador da Web. No entanto, é possível exibir as marcas HTML na página, e se estiver familiarizado com HTML, você mesmo poderá escrever e editar as marcas HTML. Iniciando 1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor Adicionar uma figura de um arquivo Você pode adicionar uma figura do seu sistema de arquivos local. As figuras podem ter os seguintes formatos de arquivo: GIF (padrão e animado), JPEG (padrão e progressivo), BMP (Windows e OS/2), TIFF, TGA, RAS, EPS, PCX, PNG, PCD (Kodak Photo CD) e WMF. Se a figura não estiver nesse formato (GIF ou JPEG,..) ou as figuras que usam 256 cores ou menos são automaticamente convertidas em GIF / JPEG Posicione o ponto de inserção onde deseja inserir uma figura.

2 PPaaggi innaa 2 2. Clique em Inserir figura ou ícone. 3. Clique em Arquivo. 4. Procure a figura desejada no seu sistema de arquivos local e, em seguida, selecione o arquivo. Na caixa Arquivos do tipo, você pode especificar o tipo de arquivo que deseja exibir. Dica Para exibir a barra de ferramentas Figuras, aponte para Barras de ferramentas no menu Exibir e, em seguida, clique em Figuras. Observação: Para testar seus exercícios, visualize-o em seu navegador da Web clicando em Visualizar no navegador. Adicionar uma figura de uma Web 1. Posicione o ponto de inserção onde deseja inserir uma figura. 2. Clique em Inserir figura. 3. Procure a figura e, em seguida, selecione o arquivo. Adicionar uma figura de um site da World Wide Web Você pode adicionar uma figura de um site da World Wide Web. A figura poderá ser adicionada à Web se você escolher salvá-la na Web. Você pode escolher não salvar a figura em sua Web e, nesse caso, é criada uma referência à figura do outro site da Web na sua página. No entanto, se a figura for removida do outro site da Web, você não verá mais a figura na sua própria página. 1. Posicione o ponto de inserção onde deseja inserir uma figura. 2. Clique em Inserir figura. 3. Na caixa URL, digite o local exato e o nome da figura que deseja inserir. Por exemplo, digite 4. Ou então, clique em World Wide Web para abrir o seu navegador da Web e procurar a figura desejada. Pressione ALT+TAB para voltar ao Microsoft FrontPage. O local visitado será exibido na caixa URL. 5. Observação O local na caixa URL deve se referir à figura e não à sua página HTML, caso contrário, sua página não exibirá a figura. 6. Se a página da World Wide Web não fornecer um hyperlink para a figura, proceda de uma das seguintes formas: 7. Se estiver usando o Netscape Navigator 4.x ou posterior, clique com o botão direito do mouse na figura, clique em Copiar local da imagem no menu de atalho, volte para o FrontPage e, em seguida, cole o texto na caixa URL. 8. Se estiver usando o Microsoft Internet Explorer 4.x ou posterior, clique com o botão direito do mouse em Copiar no menu de atalho, volte para o FrontPage, clique em Cancelar e, em seguida, cole a figura diretamente na sua página. Isso insere na sua página uma referência à figura do site da Web. Adicionar um vídeo

3 PPaaggi innaa 3 Você pode adicionar um vídeo à sua página. Pode ser qualquer tipo de vídeo que possa ser executado pelo Mídia player do Windows 5. Posicione o ponto de inserção onde deseja inserir um vídeo. 6. No menu Inserir, aponte para Figura e, em seguida, clique em Vídeo. 7. Se o arquivo do videoclipe não estiver em uma Web, clique no botão Arquivo. 8. Procure o arquivo de vídeo e selecione-o. Dica Se o Microsoft Internet Explorer estiver instalado em seu computador, você poderá clicar na guia Visualizar para visualizar o vídeo. Observação Alguns navegadores da Web não oferecem suporte para vídeo. Adicionar clip-art O Microsoft FrontPage inclui o Microsoft Clip Gallery. Você pode visualizar clip-art, figuras e vídeos e, em seguida, selecionar os itens a serem usados na sua página. 1. Posicione o ponto de inserção onde deseja inserir a clip-art. 2. No menu Inserir, aponte para Figura e, em seguida, clique em Clip-art. 3. Procure no Microsoft Clip Gallery a clip-art que deseja usar, clique com o botão direito do mouse em um gráfico e, em seguida, clique em Inserir, no menu de atalho. 4. Feche o Microsoft Clip Gallery. Alterar o brilho de uma figura Você pode aumentar ou diminuir o brilho de uma figura. Brilho aumentado Brilho diminuído 1. Clique na figura. Se desejar alterar o brilho da figura de plano de fundo, não é necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Mais brilho para aumentar o brilho da figura e em Menos brilho para diminuir o brilho. Alterar o contraste de cor de uma figura Você pode aumentar ou diminuir o contraste de cor de uma figura, por exemplo, para deixá-la mais nítida.

4 PPaaggi innaa 4 Mais contraste Menos contraste 1. Clique na figura. Se desejar alterar o contraste da figura de plano de fundo, não é necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Mais contraste para aumentar o contraste da figura. Clique em Menos contraste para diminuir o contraste. 3. Dica Para exibir a barra de ferramentas Figuras, aponte para Barras de ferramentas no menu Exibir e, em seguida, clique em Figuras. Converter uma figura em preto e branco Você pode converter uma figura em preto e branco (escala de cinza). Figura em cores Figura em preto e branco 1. Clique na figura. Se desejar converter a figura de plano de fundo em preto e branco, não é necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Preto e branco. Cortar uma figura Cortando uma figura, você pode remover áreas que não deseja usar. O corte também permite alterar as proporções da figura. Por exemplo, você pode cortar uma figura para que fique mais estreita. Antes Depois 1. Clique na figura. 2. Clique em Cortar, na barra de ferramentas Figuras. 3. Uma caixa de corte aparece sobre a figura. 4. Clicando e arrastando as alças da caixa, redimensione-a para incluir a parte da figura que você deseja manter. Para você mesmo desenhar a caixa de corte, clique fora da mesma, porém dentro da figura e, em seguida, desenhe a caixa.

5 PPaaggi innaa 5 5. Clique em Cortar novamente para remover a área que está fora da caixa de corte. Girar uma figura Você pode girar uma figura 90 graus em sentido horário ou anti-horário. Original Girar para a esquerda Girar para a direita 1. Clique na figura. Se desejar girar a figura de plano de fundo, não é necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Girar para a esquerda para girar a figura 90 graus no sentido anti-horário. Clique em Girar para a direita para girar a figura 90 graus no sentido horário. Inverter uma figura Você pode inverter figuras horizontalmente (o que vira a figura de cabeça para baixo) ou verticalmente (o que cria uma imagem espelhada). Original Inverter horizontalmente Inverter verticalmente 1. Clique na figura. Se desejar inverter a figura de plano de fundo, não é necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Inverter verticalmente para virar a figura de cabeça para baixo. Clique em Inverter horizontalmente para criar uma imagem espelhada. Desbotar a cor de uma figura Você pode desbotar a cor de uma figura, o que reduz o seu contraste e aumenta o brilho. Este recurso é útil quando você deseja criar uma marca d'água ou usar uma figura como plano de fundo.

6 PPaaggi innaa 6 Original Desbotada 1. Clique na figura. Se desejar desbotar a figura de plano de fundo, não é necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Desbotar. Tornar transparente uma cor de uma figura Você pode desejar que uma das cores de uma figura seja transparente, assim, sempre que essa cor aparecer, o plano de fundo ficará visível através dela. As figuras só podem ter uma cor transparente. Se você selecionar uma cor transparente para uma figura que já tenha uma especificada, a cor transparente original não será mais transparente. Quando você salva a página, o FrontPage solicita que você salve a figura no formato GIF, mesmo que a figura original esteja no formato JPEG (o formato JPEG não oferece suporte para transparência). Se o FrontPage converter a figura de outro formato de arquivo para o GIF, o número de cores da figura poderá ser reduzido e é possível que o arquivo da figura fique maior. Original 1. Clique na figura. Cor transparente 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Definir cor transparente. 3. Clique na cor da figura que você deseja tornar transparente. Colocar texto em uma figura Você pode colocar texto em uma figura, por exemplo, para rotulá-la. O texto adicionado não afeta o arquivo da figura na sua Web. 1. Clique na figura. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Texto. 3. Se a figura estiver no formato JPEG, o Microsoft FrontPage solicitará que você a salve no formato GIF, porque não há suporte para texto em figuras JPEG. Se o FrontPage converter a figura no formato GIF, é possível que o número de cores da figura seja reduzido e o arquivo fique maior. Clique em OK. 4. Se a figura estiver em um formato diferente, tal como BMP, o FrontPage solicitará que você a salve como um GIF, quando você salvar a página. 5. Digite o texto na caixa exibida na figura.

7 PPaaggi innaa 7 6. Você pode redimensionar a caixa de texto clicando e arrastando as alças de redimensionamento. 7. Você pode mover a caixa de texto clicando dentro da mesma e arrastando-a. 8. Você pode formatar o texto, por exemplo, é possível alterar a fonte ou cor, como seria feito com qualquer outro texto. Clique na caixa de texto e, em seguida, selecione-o. Obter nova amostra de uma figura A obtenção de nova amostra de uma figura altera o tamanho de seu pixel para coincidir com o tamanho de sua exibição atual. Por exemplo, se você redimensionar uma figura para 50% do seu tamanho original, ela parecerá menor na página, mas o tamanho do arquivo permanecerá inalterado o redimensionamento de uma figura só altera as marcas HTML que instruem o navegador da Web sobre como exibir a figura. Porém, quando você obtém nova amostra da figura, o tamanho do arquivo é reduzido para coincidir com o tamanho menor. Observação: Antes de obter nova amostra de uma figura, é necessário redimensioná-la. 1. Clique na figura que você redimensionou. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Obter nova amostra. Adicionar uma borda chanfrada a uma figura Você pode adicionar uma borda chanfrada a uma figura, para que ela tenha uma aparência erguida, tridimensional. Este recurso será útil se você desejar usar a figura como um botão. Original Chanfrado 1. Clique na figura. Se desejar chanfrar a figura de plano de fundo, não será necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Chanfrar. Restaurar uma figura Se não gostar dos resultados dos comandos de edição de figuras (tais como corte, redimensionamento, rotação, etc.), você poderá desfazer todas as alterações feitas na figura desde que a salvou pela última vez ou desde que a adicionou à página. 1. Clique na figura. Se desejar restaurar a figura do plano de fundo, não será necessário fazer uma seleção. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Restaurar.

8 PPaaggi innaa 8 Criar uma miniatura de uma figura Você pode usar o FrontPage para criar uma miniatura, que é uma versão pequena de uma figura, na qual o visitante de um site clica para seguir um hyperlink para a figura em tamanho normal. Uma miniatura é útil quando você tem uma figura grande cujo download pode ser demorado, dependendo do sistema do visitante do site. Em vez de forçar o visitante a fazer o download de uma figura grande, você pode fornecer uma miniatura, permitindo que ele decida se deseja exibir a versão em tamanho normal. Clique nesta miniatura e, em seguida, no botão Voltar para retornar a este tópico: 1. Clique na figura. 2. Na barra de ferramentas Figuras, clique em Autominiatura. 3. O FrontPage cria a miniatura da figura e um hyperlink para a figura em tamanho normal. Observação O botão Autominiatura estará indisponível se a figura selecionada já for menor que uma miniatura, se tiver um hyperlink ou áreas interativas definidas ou se for uma animação. Dica Você pode alterar as configurações para a criação das miniaturas, por exemplo, para alterar o seu tamanho ou suas bordas. Definir as propriedades da borda de um gráfico Você pode adicionar uma borda a uma figura, GIF animado, clip-art ou vídeo. Se você definir um hyperlink padrão para o gráfico, o Microsoft FrontPage colocará automaticamente uma borda no mesmo para indicar aos visitantes do site que eles podem clicar no gráfico. Você pode definir a largura da borda ou, se não desejar uma borda, poderá removê-la. Por padrão, a borda é preta. No entanto, se o gráfico tiver um hyperlink padrão, a borda terá as cores que você especificou para os hyperlinks (essas cores são definidas na caixa de diálogo Propriedades da página). 1. Clique com o botão direito do mouse no gráfico, clique em Propriedades da figura no menu de atalho e, em seguida, clique na guia Aparência. 2. Na caixa Espessura da borda, digite um valor para indicar a espessura da borda em pixels. Para removê-la, digite Você pode também escolher cor e estilos da borda na guia estilo, formatar e depois borda.

9 PPaaggi innaa 9 Abrir uma figura para editá-la Você pode abrir uma figura para editá-la. Em primeiro lugar é necessário especificar o programa de edição a ser usado para os tipos de arquivos de figuras que você está usando, tais como GIF, JPEG, BMP, etc. 1. Clique duas vezes na figura. Observação Se você clicar duas vezes em um GIF animado, o FrontPage abrirá o editor que você definiu para os arquivos GIF padrão, não é possível especificar uma aplicação diferente para GIFs animados. Também pode ocorrer erro se você não especificou nenhum editor de GIF no seu computador Redimensionar um gráfico Você pode redimensionar gráficos tais como figuras, GIFs animados e vídeos. É possível redimensionar um gráfico alterando suas propriedades de altura e largura ou então redimensioná-lo diretamente na página. O redimensionamento de um gráfico altera as marcas HTML que instruem um navegador da Web sobre como exibir o gráfico; o arquivo gráfico real não é alterado. Por exemplo, você deseja reduzir o tempo de download de uma página com uma figura grande. Se você apenas redimensionar a figura, ela será exibida em uma área menor da tela de um visitante do site, porém o tamanho do seu arquivo e o tempo de download permanecerão os mesmos. Para diminuir o tamanho do arquivo de uma figura e o seu tempo de download, obtenha nova amostra da figura após redimensioná-la. 2. Clique com o botão direito do mouse no gráfico, clique em Propriedades da figura no menu de atalho e, em seguida, clique na guia Aparência. 3. Marque a caixa de seleção Especificar tamanho. 4. Se desejar preservar as proporções entre altura e largura, marque a caixa de seleção Manter a taxa de definição. Se você marcar essa caixa de seleção e digitar um valor de pixel na caixa Largura ou Altura, o Microsoft FrontPage alterará automaticamente o valor da outra caixa para preservar as proporções do gráfico. 5. Especifique se deseja alterar o tamanho em pixels ou a porcentagem e, em seguida, digite os valores nas caixas Largura e Altura.

10 PPaaggi innaa 10 Dica Você também pode redimensionar o gráfico diretamente. Clique no gráfico e, em seguida, redimensione-o clicando e arrastando suas alças. Para redimensionar o gráfico e preservar suas proporções (taxa de definição), arraste uma alça de canto. Quando você arrasta uma alça lateral, o gráfico é distorcido. Definir o alinhamento e o espaçamento de um gráfico Você pode especificar como as figuras e os vídeos aparecem na página, definindo seu alinhamento e espaçamento horizontal e vertical. Por exemplo, é possível selecionar uma opção de alinhamento que posicione o gráfico do lado direito da página, com o texto fluindo à esquerda. Ou então, definir o espaçamento horizontal para 10, o que coloca uma margem de 10 pixels dos lados esquerdo e direito do gráfico. 1. Clique com o botão direito do mouse no gráfico, clique em Propriedades da figura no menu de atalho e, em seguida, clique na guia Aparência. 2. Na caixa Alinhamento, clique em uma opção para especificar como deseja que o gráfico seja alinhado na página. Por exemplo, para alinhar a figura do lado esquerdo da página e fazer com que o fluxo de texto fique à sua direita, clique em Esquerda. Você pode testar cada opção para ver seu efeito. 3. Na caixa Espaçamento horizontal, digite a quantidade de espaço, em pixels, que deseja exibir dos lados esquerdo e direito do gráfico. 4. Na caixa Espaçamento vertical, digite a quantidade de espaço, em pixels, que deseja exibir nos lados superior e inferior do gráfico. Especificar o texto a ser exibido no lugar de um gráfico Você pode especificar texto ALTERNATIVO, que é o texto exibido no lugar de um gráfico, se este não puder ser exibido em um navegador da Web. Alguns navegadores da Web também exibem texto ALTERNATIVO durante o download do gráfico ou quando um visitante do site move o ponteiro do mouse sobre o gráfico. O Texto ALTERNATIVO será exibido no Browser quando o ponteiro do mouse for movimentado sobre a figura: 1. Clique com o botão direito do mouse no gráfico, clique em Propriedades da figura no menu de atalho e, em seguida, na guia Geral.

11 PPaaggi innaa Em Representações alternativas na caixa Texto, digite o texto ALTERNATIVO para o gráfico. Definir propriedades para criação de miniaturas Você pode especificar como deseja que o Microsoft FrontPage crie miniaturas de figuras. É possível definir propriedades para o tamanho e as bordas da miniatura. Observação Quaisquer alterações que você faça nas propriedades da miniatura não afetam as miniaturas já criadas. 1. No menu Ferramentas, clique em Opções de página e, em seguida, clique na guia Autominiatura. 2. Na caixa Definir, clique na opção que deseja usar para especificar um tamanho e, em seguida, na caixa Pixels, digite o valor em pixels. Por exemplo, se você desejar miniaturas de figuras com 75 pixels de largura, clique em Largura e, em seguida, digite 75. A altura da miniatura será dimensionada para manter as proporções (taxa de definição) da figura original. Ou então, se você selecionar Lado mais curto e, em seguida, digitar 75, o lado mais curto de qualquer miniatura de figura, seja ele a altura ou a largura, será de 75 pixels. Para especificar uma borda, selecione Espessura da borda e, em seguida, na caixa Pixels, digite um valor para a espessura da borda, em pixels. Se desejar que o gráfico seja chanfrado, selecione Borda chanfrada. Caso você também tenha especificado uma espessura da borda, a miniatura terá uma borda chanfrada dentro de uma borda. Converter uma figura em formato GIF, JPEG ou PNG Você pode converter uma figura em formato GIF, JPEG ou PNG. Por exemplo, se desejar definir uma cor transparente para uma figura JPEG, você deverá primeiro converter a figura em formato GIF. No modo de exibição Página, clique com o botão direito do mouse na figura e, em seguida, clique em Propriedades da figura no menu de atalho. Na guia Geral, proceda de uma das seguintes formas: 1. Para converter a figura em formato GIF, clique em GIF. Se desejar exibir a figura com detalhes crescentes à medida que for feito o download, selecione Entrelaçado. Observação Você não pode definir a cor transparente nessa caixa de diálogo, mas pode desmarcar a caixa de seleção Transparente, se não desejar uma cor transparente para a figura. 2. Para converter a figura em formato JPEG, clique em JPEG. Você também pode especificar a qualidade da figura JPEG digitando um valor de 1 a 100 na caixa Qualidade. 3. Quanto maior o valor, menor será a compactação e maior o tamanho do arquivo. Na caixa Etapas progressivas, você pode especificar o número de etapas de um navegador da Web para resolver uma figura à medida que é feito o download.

12 PPaaggi innaa 12 Observação Alguns navegadores da Web não oferecem suporte para etapas progressivas. Para converter a figura em formato PNG, clique em PNG. Definir propriedades para uma figura GIF ou JPEG Você pode definir propriedades para figuras no formato GIF e JPEG. Para um GIF, você pode especificar se deve ser permitida uma cor transparente e se a figura é entrelaçada (isto é, se é exibida com detalhes crescentes à medida que é feito o download). Para um JPEG, você pode especificar a qualidade e o número de etapas progressivas. Quanto mais baixa for a qualidade definida, mais a figura será compactada e menor será o tamanho do seu arquivo. O número de etapas progressivos se refere ao número de etapas de um navegador da Web para resolver uma figura à medida que é feito o download. Proceda de uma das seguintes formas: 1. Para definir propriedades para uma figura, clique com o botão direito do mouse na figura e, em seguida, clique em Propriedades da figura no menu de atalho. 2. Para definir propriedades para uma figura de plano de fundo, clique com o botão direito do mouse na página, clique em Propriedades da página no menu de atalho, clique na guia Plano de fundo e, em seguida, em Propriedades. Para definir propriedades para uma figura de plano de fundo em uma tabela ou célula, clique com o botão direito do mouse na tabela ou célula, clique em Propriedades da tabela ou Propriedades da célula no menu de atalho e, em seguida, clique em Propriedades. Na guia Geral, proceda de uma das seguintes formas: 1. Se a figura estiver no formato GIF, você poderá especificar se ela deve ser entrelaçada, selecionando Entrelaçado. Se for definida uma cor transparente, a caixa Transparente estará selecionada. Você pode remover a transparência desmarcando essa caixa. 2. Se a figura estiver no formato JPEG, você poderá especificar a qualidade do JPEG digitando um valor de 1 a 100 na caixa Qualidade. Na caixa Etapas progressivas, digite o número de etapas progressivas que você deseja que os navegadores da Web executem. Observação Alguns navegadores da Web não oferecem suporte para etapas progressivas. Nasa Informática

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8 NRTE CAMPINAS OESTE 2006 Índice 1.Trabalhando com o Publisher... 4 1.1- Iniciando com o catálogo... 4 1.2- Usando um assistente para alterar a publicação... 5 1.3 -Usando molduras... 5 1.4- Ferramentas...

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail Zimbra Versão 8.0.2 Sumário Convertendo a assinatura de e-mail a partir do Microsoft Outlook... 1 Para usuários do Microsoft

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para DYMO LABEL V.8. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a DYMO LABEL V.8

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Manual PAINT.NET de imagens

Manual PAINT.NET de imagens Manual PAINT.NET de imagens 1. Instalação 1.1 - Para instalar o programa paint.net, o primeiro passo é baixá-lo do endereço a seguir e salvá-lo em seu computador. http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/paint_net/paint.net.3.36.exe

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8 Guia do Usuário DYMO Label TM v.8 Copyright 2012 Sanford, L.P. Todos os direitos reservados. Revisado em 6/11/2012. Nenhuma parte deste documento ou do software pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE FRONT PAGE 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

LABORATÓRIO DE INTERNET FRONTPAGE

LABORATÓRIO DE INTERNET FRONTPAGE I LABORATÓRIO DE INTERNET FRONTPAGE Prof. Antonio Geraldo da Rocha Vidal II SUMÁRIO Introdução...3 Construindo um Web Site...4 Iniciando...4 Administrando o Site...5 Navegação...5 Trabalhando com Páginas...6

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Você precisa adicionar um apêndice ao seu livro, trabalho, relatório, manual ou outro documento? O apêndice é um conjunto de informações úteis

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente.

Tela Principal. 2) Criação do CD para ser entregue ao cliente. Tela Principal 1 1 Tela Principal 1) Coloque o e-mail que deseja receber o pedido enviado pelo cliente. Recomendamos emails da gmail ou hotmail, pois alguns provedores como yahoo ou terra, bloqueiam o

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Alternar entre o

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: O que é a Internet? 3 O que são Intranets? 3 Sobre o Nestcape Navigator 3 Para iniciar o

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Colégio Presbiteriano Mackenzie Informática Educacional. Apostila

Colégio Presbiteriano Mackenzie Informática Educacional. Apostila Colégio Presbiteriano Mackenzie Informática Educacional Apostila 2005 Índice O que é... 03 Como instalar... 04 Conhecendo a área de trabalho... 1. Barra de menu... 2. Barra de ferramentas... 3. Barra de

Leia mais

Aula Au 3 la 9 Windows-Internet

Aula Au 3 la 9 Windows-Internet Aula 39 Aula 1 Resolução de Vídeo São as dimensões de uma imagem ou tela na horizontal e vertical, medida em pixels. O termo pixel tem origem do inglês, sendo composto pelas palavras picture (imagem) e

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE P-touch P700 O conteúdo deste manual e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. A Brother reserva-se o direito de fazer alterações sem

Leia mais

Microsoft. Power Point 97

Microsoft. Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Índice INTRODUÇÃO... 1 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE SLIDES... 2 Tela Inicial... 3 Tipos de layouts para formatar slides:... 3 AS BARRAS DE FERRAMENTAS...

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Introdução ao Microsoft PowerPoint 2003

Introdução ao Microsoft PowerPoint 2003 Introdução ao Microsoft PowerPoint 2003 ii A ESAMC nasceu com o propósito de zelar por valores éticos, como escola voltada para o mercado, transformando-se num centro de excelência em educação dentre os

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 6)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 6) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 6) 1 Inkscape O Inkscapeé um programa de desenho vetorial, com capacidades similares

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Microsoft Office PowerPoint 2007 Prof. M.Sc. Fábio Hipólito Julho / 2009 Visite o site:

Leia mais

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo.

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. A nova ferramenta para a confecção de livros do Blurb, o BookWright, foi projetado para ser o mais intuitivo possível, mas duas cabeças não pensam da mesma forma. E todos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

PowerPoint 2003 - Básico

PowerPoint 2003 - Básico PowerPoint 2003 - Básico Sumário Apresentação Capítulo 1 - Conhecendo o PowerPoint 1.1 Iniciando o PowerPoint 2003 1.2 Conhecendo a tela 1.3 Assistente de autoconteúdo Capítulo 2 - Iniciando uma Apresentação

Leia mais

Portal dos Fóruns de EJA Brasil

Portal dos Fóruns de EJA Brasil Manual Portal dos Fóruns de EJA Brasil.::2007::. SUMÁRIO COMO PÚBLICAR CONTEÚDO DIRETO NO PORTAL... 02 COMO ANEXAR UM ARQUIVO... 04 COMO CRIAR UM HIPERLINK... 06 COMO CRIAR UM MENU... 08 COMO ADICIONAR

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos REDIMENSIONAMENTO DE IMAGENS NO PORTAL DE OPERAÇÕES DO CARTÃO BNDES Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos Atualizado em 15/05/14 Pág.: 1/14 Introdução Este manual destina-se a orientar os

Leia mais

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Simão Pedro P. Marinho Para uso exclusivo por alunos da PUC Minas Inserindo uma imagem que está no seu computador Inserindo uma imagem que já está na Internet Inserindo

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Gabarito comentado de informática Prova TRT 4 Tipo 003 - Técnico Judiciário - Área Adm. Aplicada em 13/09/15

Gabarito comentado de informática Prova TRT 4 Tipo 003 - Técnico Judiciário - Área Adm. Aplicada em 13/09/15 Gabarito comentado de informática Prova TRT 4 Tipo 003 - Técnico Judiciário - Área Adm. Aplicada em 13/09/15 Comentários Gerais: A prova foi puxada para um usuário comum e principalmente para a proposta

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais