Acidentes de trabalho com material biológico em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acidentes de trabalho com material biológico em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa"

Transcrição

1 Acidentes de trabalho com material biológico em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa Thaís de Almeida da Silva Eliana Lessa Cordeiro Gardênia Conceição Santos de Souza André Gurgel Correa de Araújo Conceição de Paula Santos Santana Gizelly Regina Ferreira Monte da Silva Jorge Luiz Alves da Costa RESUMO: Esta pesquisa de revisão integrativa levantou dados analisados mediante fontes secundárias com o objetivo de apresentar as ocorrências de acidentes de trabalho com material biológico e os aspectos relevantes em profissionais de enfermagem. O estudo partiu de um levantamento nos periódico de enfermagem no período de 2002 à 2012 nas bases de dados SCIELO, LILACS e BDENF. Dos 08 artigos analisados observou-se que há uma maior ocorrência de acidentes entre profissionais com faixa etária de anos, em auxiliares de enfermagem do sexo feminino, no qual, a maioria dos acidentes foi do tipo percutâneo, por instrumento perfuro cortante e o sangue foi material biológico mais envolvido. Os profissionais de saúde devem se preocupar com a questão do auto cuidado, uma vez que, não se sentem vulneráveis devido à autoconfiança, ressalta-se que as instituições juntamente com os gestores devem promover ações educativas, disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como medidas de segurança. Descritores: Acidentes de trabalho; Material Biológico; Enfermagem.

2 INTRODUÇÃO Os hospitais são instituições que prestam serviços à saúde a fim de atender, tratar e curar pacientes de diversas patologias com pessoal qualificado para os procedimentos. É um ambiente que expõe os trabalhadores a uma série de riscos e dentre eles está o acidente de trabalho, no qual, de acordo com algumas variáveis pode ser identificado como doença profissional e/ou doença de trabalho (1). De acordo com o Ministério do trabalho e Previdência Social, o acidente de trabalho é aquele decorrente do exercício do trabalho a serviço da empresa, podendo ocasionar lesão corporal ou distúrbio funcional, permanente ou temporário, morte e perda ou a redução da capacidade para o trabalho (2). Entretanto, os acidentes de trabalho em profissionais de enfermagem acontecem com mais freqüência pelo fato da exposição ser maior, pelo número de horas e procedimentos realizados ao paciente. Decorrente da epidemia de infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) no início da década de 80 adotou-se medidas profiláticas e o acompanhamento clínico/laboratorial dos profissionais expostos ao risco de acidente de trabalho, desencadeando condutas pré e pósexposição indicados para prevenir os riscos de contaminação (3). Logo, os profissionais de enfermagem são os mais suscetíveis aos riscos de contaminação pelo contato direto com o paciente pelo ato de fazer, pois, estão expostos ao sangue, secreções, excreções, contato com mucosas e integridade de pele prejudicada, no qual, são portas de entrada para contaminação e transmissão dos patógenos (3). Todavia, nos acidentes ocupacionais não existem medidas de quimioprofilaxia para reduzir riscos de transmissão por vírus, existem medidas de precauções padrões (PP) na prática de trabalho e controle administrativo antes e após exposição ocupacional (4). O profissional deve ser orientado quanto à prevenção dos procedimentos nas técnicas e uso de EPI s - Equipamentos de Proteção Individual, com finalidade de neutralizar a ação de certos acidentes possíveis de causar lesões ao trabalhador e protegê-lo contra prováveis danos á saúde (5). O presente estudo tem como objetivo identificar as evidências científicas dos últimos 10 anos acerca da ocorrência dos acidentes de trabalho com material biológico que mais acometem os profissionais de enfermagem e o tipo de exposição.

3 MATERIAL E MÉTODO Trata-se de um estudo de revisão integrativa que caracteriza uma síntese de conhecimento e incorporação da aplicabilidade de resultados através de um levantamento dos estudos significativos na prática com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias (6) buscando publicações dos periódicos de: enfermagem, saúde ocupacional e associação brasileira de engenharia de produção entre os anos 2002 á Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados: Scientific Electronic Library (SCIELO) pesquisados 08 artigos e excluídos 02; Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da saúde (LILACS) pesquisados 25 e excluídos 24 e Base de Dados em Enfermagem (BDENF) pesquisados 25 e excluídos 24. Utilizando-se os seguintes descritores: Acidentes de trabalho, Material biológico e Enfermagem. Foram incluídos os artigos publicados entre os anos de 2002 á 2012 em língua portuguesa com foco no objetivo do trabalho. Quantos aos critérios de exclusão dos artigos para a seleção específica destacamos: artigos que não retratam o conteúdo na íntegra; artigos iguais publicados nas três bases de dados; artigos que fogem do objetivo do tema e cujo resumo e o texto completo não estejam disponível online. Os dados obtidos foram realizados através da referida temática de acordo com os objetivos dando seguimento ao critério de: identificação dos artigos após a leitura dos resumos e análise das coletas de dados nos resultados de cada artigo. Utilizamos para os registros um instrumento de coleta de dados para dispor através de tabela as informações colhidas nos focos: Características dos profissionais: sexo, idade e categoria; Os tipos de acidentes; Os tipos de exposição ao material biológico.

4 RESULTADOS De acordo com os estudos analisados selecionados para o objetivo do tema, descreve- se um consolidado de informações para a apresentação dos artigos citados destacando variáveis que foram superiores para a elaboração dos resultados. A seleção consta de oito artigos, dentre eles, a base de dados SCIELO em destaque de 06 artigos e as demais LILACS e BDENF ambos obtiveram 01 artigo para a seleção. Existe uma prevalência de 06 periódicos de Enfermagem, os demais seguem com: 01 periódico de Saúde Ocupacional e 01 periódico da Associação Brasileira de Engenharia de Produção. De acordo com o ano de publicação, 2011 prevalece com 04 artigos e os demais em 2010 com 02 artigos; 2009 e 2007 ambos com 01 artigo em publicação. A autoria prevalece com dois e três autores, ambos com total de três artigos pesquisados; para os demais grupos de quatro e seis autores obtém resultado de um artigo para cada grupo. A categoria dos autores destaca-se em 09 Enfermeiros; 03 Enfermeiros Doutores; 02 Enfermeiros Especialistas; e 01 para as categorias de: Médico Doutor; Enfermeiro Mestre; Tecnólogo; Professor Adjunto de Medicina e Coord. do Núcleo de Epidemiologia. O Quadro 1 apresenta a descrição dos artigos selecionados para caráter de pesquisa segundo os autores, o título, objetivos e metodologia. Quadro 1: Síntese dos artigos analisados acerca dos autores, título, objetivos e metodologia. Recife, NOMES DOS TÍTULO DO ARTIGO OBJETIVO METODOLOGIA AUTORES 1. Magagnini b MAM; Rocha c AS; Ayres d JÁ. O significado do trabalho de acidentes com material biológico para os profissionais de enfermagem. Compreender o significado dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico na perspectiva dos Exploratória com abordagem qualitativa. 2. Valim 1 MD; Marzialle 2 MLP. 3. Chiodi a MB; Marziale b MHP; Mandaroni c RM; Robazzi b MLCC. Avaliação da exposição ocupacional material biológico em serviço de saúde. Acidentes registrados no Centro de referência em saúde do trabalhador de Ribeirão Preto, São Paulo. profissionais de enfermagem. Identificar a ocorrência e a característica destes acidentes em instituições de saúde de um município do Caracterizar interior de os São acidentes Paulo. dos trabalhadores em saúde registrados no centro de referência em saúde do trabalhador de Ribeirão Preto, SP e diagnosticar a ocorrência de AT entre os profissionais que atuam nas unidades de assistência a saúde do Município identificando os ATs com exposição a material biológico. Descritivo, de corte transversal e com abordagem quantitativa. Exploratório com abordagem quantitativa.

5 4. Machado 1 MRM; Machado 2 FA. 5. Bakke a HÁ; Araújo b NMC 6. Gomes I AC; Agy II LL; Malaguti III SE; Canini IV SRMS; Cruz V EDA; Gir VI E. 7. Lima 1 LM; Oliveira 2 CC; Rodrigues 3 KMR. 8. Chiodi 1 MB; Marziale 2 MHP; Robazzi 3 MLCC. Acidentes com material biológico em trabalhadores de enfermagem do hospital geral de palmas (TO). Acidentes de trabalho com profissionais de saúde de um Hospital Universitário. Acidentes ocupacionais com material biológico e equipe de enfermagem de um Hospital- Escola. Exposição ocupacional por material biológico no Hospital Santa Casa de Pelotas 2004 à Acidentes de trabalho com material biológico entre trabalhadores de unidade de saúde pública. Investigar os acidentes com material biológico ocorridos com os profissionais de enfermagem que trabalham no Hospital Geral de Palmas (HGP), capital do Estado do Tocantins. Estudar o historio de acidente de trabalho em um Hospital Universitário, levantando quais os profissionais de saúde mais acometidos, os setores mais críticos na organização quanto à ocorrência de acidentes e quais as suas causas. Avaliar a ocorrência dos acidentes com material biológico potencialmente contaminado ocorrido entre trabalhadores da equipe de enfermagem de um hospital de ensino de grande porte do interior de Paulista. Caracterizar os acidentes de trabalho que envolveu material biológico, ocorridos no hospital Santa Casa da misericórdia de Pelotas, no período compreendido entre jan 2004 e junho Investigar a ocorrência de acidentes de trabalho com exposição a material biológico entre trabalhadores de saúde atuantes em unidades de saúde pública. Descritivo Transversal Estudo documental com abordagem qualiquantitativa. Descritivo Exploratório Estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. Exploratório com abordagem quantitativa. Os resultados foram compostos por profissionais de enfermagem nas categorias de: Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem atuando nas ocasiões de procedimentos em saúde de acordo com os resultados colhidos nos artigos selecionados para o referido estudo. A tabela 1 apresenta as variáveis quanto às características dos trabalhadores vítimas do acidente de trabalho nos artigos analisados. Verifica-se predomínio nas seguintes variáveis: com relação à faixa etária observa-se que a maioria dos profissionais que se acidentaram tinha idade entra e anos no índice de 75% em ambos; O sexo feminino obteve 75% da demanda acidentada e quanto à categoria profissional os Auxiliares de Enfermagem sobressaíram atingindo o nível de 87,5%.

6 Tabela 1: Síntese das características dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho com exposição a material biológico quanto à idade; sexo e categoria profissional, analisados nos artigos. Recife, VARIÁVEL Nº * % IDADE , > ,5 SEXO Feminino Masculino CATEGORIA PROFISSIONAL Aux. Enfermagem 07 87,5 Téc. Enfermagem 05 Enfermeiros 06 62,5 75

7 No gráfico 1 de acordo com os estudos, apresenta a parte do corpo acometida no momento do acidente seja ele com material biológico ou perfuro cortante. Chama a atenção os acidentes com mais prevalência: Os percutâneos com 50% e Face, MMSS e MMII ocupam o segundo lugar com 25% dos casos de acidente de trabalho. Gráfico 1: Síntese da distribuição dos acidentes de trabalho segundo a parte do corpo do trabalhador acometida de acordo com os artigos analisados. Recife, % 40% 30% 20% 10% 50% Parte do Corpo 25% 25% 25% 12,50% 12,50% 12,50% 12,50% 0% Percutâneo Cutânea Mucosa *N.º com respostas múltiplas Olhos Face Dedos das mãos MMSS MMII Via aérea superior Tendo em vista as variáveis: instrumento e causa, na tabela 2 destacamos segundo os artigos estudados dois instrumentos com maior percentual: o perfuro cortante com 50% e a agulha oca com 35%. Na causa do acidente obtemos o percentual de 35% no descarte de perfuro cortante e reencape de agulhas. Tabela 2: Síntese das características do acidente segundo o tipo de instrumento e a causa de acordo com os artigos estudados. Recife, VARIÁVEL Nº* % INSTRUMENTO Perfurocortante Agulha oca Agulha de sutura 01 12,5 Lancetas 01 12,5 Lâmina de bisturi CAUSA

8 Descarte de perfuro cortante Desconectar agulha de seringa 01 12,5 Reencape Desconhecido 01 12,5 Lixo *Respostas múltiplas No gráfico 2, apresenta-se a variável de acordo com o tipo de material biológico ocorrido no acidente de trabalho com profissionais de enfermagem destacando o que mais prevaleceu dentro dos casos ocorridos, conforme estudos analisados: O sangue foi o principal destaque com 62,5% dos casos e os fluidos corpóreos com 35% dos casos acometidos. Gráfico 2: Síntese dos principais materiais biológicos citados pelos artigos relacionados ao acidente entre os profissionais de enfermagem. Recife, ,50% 12,50% 12,50% 12,50% 62,50% Sangue Secreção Vias Aéreas Urina Fluidos corporeos Fluidos contaminados 12,50% 35% 25% 12,50% Plasma sanguineo Líquor Vômito Desconhecido

9 DISCUSSÃO Segundo os estudos analisados foi obtido 08 artigos para a composição dos resultados relacionados às características dos trabalhadores vítimas de acidente de trabalho. Na variável faixa etária, constatou-se que a média dos artigos apresentou a idade como um dos componentes relevantes entre os acidentados de acordo com os artigos selecionados 04 (35,25%). A idade relacionada ao fator acidente de trabalho não condiz ser uma das causas No sexo feminino os estudos comprovam a prevalência das mulheres como fator indispensável para a ocorrência dos acidentes de trabalho com material biológico. O gênero feminino obteve (83,3%) 1, (87,9%) 16, (43,7%) 17, com média respectivamente de 72,1% das mulheres vítimas do acidente, considera-se a classe de enfermagem predominante ao sexo feminino e a inclusão das mulheres na sociedade, inserindo-se no mercado de trabalho para melhorar a renda familiar assumindo duplo e triplo vínculos levando a desgaste físico e emocional (1,3,14). De acordo com o seguimento da característica profissional nota-se conforme os resultados mencionados na Tabela 1 que há o destaque da categoria profissional dos auxiliares de enfermagem. Corroborando com os artigos em debate, a equipe de enfermagem está mais exposta a riscos devido a atribuições de suas atividades, observando os dados dos estudos a classe de auxiliar de enfermagem obteve uma média de 3(40,9%), os técnicos de enfermagem 3(19,7%) e os enfermeiros com o menor risco de 3(40,1%) a média destes estudos equivale a uma formação de profissionais mais qualificados, evidenciando, a vulnerabilidade da equipe de enfermagem por obter o contato maior com o paciente/procedimento (1,2,16). Respectivamente, numa pirâmide de qualificação os auxiliares de enfermagem se posicionam na base como coeficiente de maior risco. Quanto ao tipo de acidente os percutâneos correspondem a um índice de maior risco diante dos resultados o percentual variou de 25,5% à 50% durante o contato percutâneo, o que condiz a não utilização dos equipamentos de proteção individual (15) podendo ser atribuída a falta de atenção e cuidado do trabalhador (1,17). A região afetada dos dedos e mãos equivale ao um percentual de 36,4% corroborando com o resultados descrito

10 na seleção da pesquisa (17), são regiões de maior contato nos procedimentos e de maior risco principalmente quando refere-se o ato da imprudência. Em relação ao tipo de acidente causador da lesão a equipe de enfermagem realiza vários procedimentos invasivos que tornam ainda mais susceptíveis a ocorrência dos acidentes. A biossegurança é um fator importante para a capacitação destes profissionais, uma vez que, o instrumento perfuro cortante desencadeia o risco maior, corroborando evidentemente com as pesquisas obtêm-se uma média de 3 (90%) dos casos ocorridos segundo os estudos analisados (1,15). Quanto à causa o descarte de perfuro cortante prevalece nos resultados, um estudo aponta que as caixas coletoras nem sempre são adequadas para esse fim devido a adaptações de recipientes por falta de material adequado (2). Os demais estudos apontam punção venosa como o fator de risco maior, equivalente a: retirada de punção venosa e reencape de agulha, respectivamente, 18,2% e 3,6% representa o percentual dos acometimentos por essas causas (1,17). Considerando, que há um conflito de informações por estudos apresentarem um índice maior de reencape e outro menor, de acordo com as coletas de dados o nível de acidente de trabalho provavelmente diminuiu pela tecnologia de agulhas para punção, evitando assim o reencape. A educação permanente pelos recursos humanos da instituição contribui para a prevenção, especialmente no manuseio de agulhas e principalmente reencapes no que condiz a utilização de Precauções-Padrão (15). A partir dos estudos analisados 62,5% evidenciaram o sangue como material biológico mais envolvido nas situações acidentais, em seguida os fluidos corpóreos evidenciando 35% dos casos ocorridos, tendo como resultado mínimo de ocorrências a urina com 25% dos estudos científicos baseados nos dados colhidos. Outras pesquisas revelam resultados semelhantes envolvendo o sangue como material biológico mais acometido nas ocorrências de acidentes, apresentando 72,7% dos casos, os demais se associam com o escarro secreções de vias aéreas equivalente a 12,7% das ocorrências comumente acometida em procedimentos de aspiração no paciente e com relação a urina os estudos descrevem como material biológico

11 de baixa ocorrência corroborando com os estudos anteriores 10,9% apresentam resultados definidos como baixo índice de ocorrências, mas, não define a ausência deste material biológico (17).

12 CONCLUSÃO Este estudo analisou o perfil das publicações evidenciando os periódicos de enfermagem como a principal pesquisa para o estudo dentro dos anos de 2002 à 2012, tendo como destaque a base de dados SCIELO como fonte importante na elaboração deste estudo e a categoria de enfermeiros se destacam dando conclusão a necessidade do profissional nas intervenções de prevenção e promoção a saúde do trabalhador. A análise dos artigos sobre acidentes de trabalho com material biológico caracterizou- se em sua maioria com a idade entre adultos jovem variando de anos (75%) e auxiliares de enfermagem do sexo feminino, respectivamente, com menor prática profissional e por serem predominantes a esta função. Percebe-se que, a boa parte dos acidentes registrados obteve em sua maioria a área percutânea afetada 50% e em seguida a face, MMSS e MMII tais como procedimentos invasivos de punção venosa e aspiração de secreções, evidenciando, o instrumento perfuro cortante responsável pelos acometimentos (50%), dentre eles a agulha oca como principal agente agressor (35%) dos casos no momento de descarte de perfuro cortante (35%) e reencape de agulhas (35%) das causas relacionadas ao procedimento técnico de punção venosa. Nas situações descritas acima os estudos corroboram principalmente com o sangue o material biológico mais envolvido diante dos acidentes (62,5%) em seguida os fluidos corpóreos (35%) dos casos. Em virtude disso, os profissionais de saúde devem-se preocupar com a questão do auto cuidado, uma vez que, não se sentem vulnerável devido à autoconfiança nos anos de experiência profissional. Ressalta-se que as instituições juntamente com os gestores devem promover ações educativas, disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como medidas de segurança na perspectiva de diminuir os acidentes de trabalho por material biológico em profissionais da área de saúde.

13 REFERÊNCIAS 1.BARBOSA, MA; FIGUEIREDO, VL; PAES, MSL. Acidentes de trabalho envolvendo profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar: Um levantamento em banco de dados. Revista Enfermagem Integrada, Ipatenga: Unileste (MG). v.2, n.1, Jul./Ago BAKKE, HA; ARAÚJO, NMC. Acidentes de trabalho com profissionais de saúde de um hospital universitário. Produção, v.2, n.4, out./dez. 2010, p SPAGNULO, RS; BALDO, RCS; GUERRINI, IA. Análise epidemiológica dos acidentes com material biológico registrados no Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador Londrina-PR. Revista Brasileira Epidemiológica. 2008; 11(2): MARTINS, AMEBL; PEREIRA, RD; FERREIRA, RC. Adesão a protocolo pósexposição ocupacional de acidentes entre cirurgiões dentistas. Revista Saúde Pública, Montes Claros (MG) dez /index.php/revistasaude/.../ Ministério da Saúde (BR). Manual de DST. 2009; ( acesso em 2012 out15). Disponível: SOUZA, MT; SILVA, MD; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. São Paulo (SP). 2010; 8(1Pt 1): MAGAGIGNINI, MAM; ROCHA, SA; AYRES, JA. O significado do acidente de trabalho com material biológico para os profissionais de enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre (RS) 2011, jun:32(2): VALIM, MD; MARZIALLE MLP. Avaliação da exposição ocupacional material biológico em serviço de saúde. Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis (SC). 2011; 20(Esp): CHIODI, MB; MARZIALE, MHP; MONDADORI, RM et al. Acidentes registrados no centro de referência em saúde do trabalhador de ribeirão preto, São Paulo. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2): MACHADO, MRM; MACHADO, FA. Acidentes com material biológico em trabalhadores de enfermagem do hospital geral de Palmas (TO). Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. São Paulo (SP). 2011; 36 (124): GOMES, AC; AGY, LL; MALAGUTI, SE; CANINI, SRMS; CRUZ, EDA; GIR, E. Acidentes Ocupacionais com Material Biológico e Equipe de Enfermagem de um Hospital-Escola. Revista de Enfermagem, UERJ. Rio de Janeiro (RJ). 2009, abr/jun; 17(2):220-3.

14 12. LIMA, LM; OLIVEIRA, CC; RODRIGUES, KMR. Exposição Ocupacional por Material Biológico no Hospital Santa Casa de Pelotas. Revista Pesquisa, Escola Anna Nery (impr). Pelotas, (RS). 2011, jan- mar; 15(1): CHIODI, MB; MARZIALE, MHP; ROBAZZI, MLCC. Acidentes de Trabalho com Material Biológico entre Trabalhadores de Unidade de Saúde Pública. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2007, julho-agosto: 15(4) SARQUIS, LMM; FELLI, VEA. Os sentimentos vivenciados após exposição ocupacional entre trabalhadores de saúde: fulcro para repensar o trabalho em instituições de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília 2009, set-out; 62(5): MALAGUTI, SE; HAYASHIDA, M; CANINI, SRMS; GIR, E. Enfermeiros com cargos de chefia e medidas preventivas à exposição ocupacional: facilidades e barreiras. Revista Escola de Enfermagem USP. São Paulo (SP), 2008; 42(3): DALAROSA, MG; LAUTERT, L. Acidente com material biológico no trabalhador de enfermagem em um hospital de ensino. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre (RS), 2009 mar; 30(1): CANALLI, RTC; MORIYA, TM; HAYASHIDA, M. Acidentes com material biológico entre estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro (RJ), 2012 abr/jun; 18(2):

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Suzana de Almeida Fráguas Simão 1, Zenith Rosa Silvino 2, Dirley Moreira Santos 3 RESUMO Objetivo: Analisar

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE CONDUTAS À ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES NA SALA DE VACINA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

IMPLANTAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE CONDUTAS À ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES NA SALA DE VACINA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA IMPLANTAÇÃO DO FLUXOGRAMA DE CONDUTAS À ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES NA SALA DE VACINA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Adgeane Souza Brandão¹; Lindemberg da Silveira Rodrigues²;

Leia mais

ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO

ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO POTENCIALMENTE CONTAMINADO, ENVOLVENDO A EQUIPE DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA Nayara Frais de Andrade* Renata Karina Reis** Introdução Os trabalhadores

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS

A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NOS ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLÓGICOS Juliana de Morais Calheiros ju.morais@outlook.com.br Ana Simone Silva do Nascimento aannasimone.2007@hotmail.com

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Código: ILMD-SLM-POP.011 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Código: ILMD-SLM-POP.011 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA: PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFERÊNCIAS 06. SIGLAS 07. CONDIÇÕES DE BIOSSEGURANÇA 08. PROCEDIMENTOS

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROPOSIÇÃO DE AÇÕES INTERVENTIVAS MINIMIZADORAS DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHO Francisca Euda Santana

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde 1 CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ELABORAÇÃO DE PROTOCOLO MUNICIPAL PARA ATENDIMENTO AO PROFISSIONAL EXPOSTO A MATERIAL BIOLÓGICO: MUNICÍPIO DE

Leia mais

Semana de Segurança e Saúde no Trabalho

Semana de Segurança e Saúde no Trabalho Semana de Segurança e Saúde no Trabalho CAMPANHA ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO - HUM PREVENÇÃO DE ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO Perfuro cortantes Os acidentes com materiais

Leia mais

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE BIOSSEGURANÇA: Compreende um conjunto de AÇÕES destinadas a PREVENIR, CONTROLAR, MITIGAR, ou ELIMINAR os RISCOS inerentes às atividades que possam INTERFERIR ou COMPROMETER a qualidade

Leia mais

Renata Soraya Marinho Fernandes

Renata Soraya Marinho Fernandes CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROJETO DE INTERVENÇÃO RELACIONADO AOS ACIDENTES COM MATERIAL PÉRFURO CORTANTE EM TRABALHADORES DA SAÚDE GOVERNADOR

Leia mais

2700 ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL A

2700 ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL A ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL - 2005 A 2011 INTRODUÇÃO Os hospitais são instituições de saúde que prestam

Leia mais

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV

Riscos Biológicos. Acidente Ocupacional com Material Biológico. HIV, HCV e HBV Riscos Biológicos Acidente Ocupacional com Material Biológico HIV, HCV e HBV Sistema de Vigilância Monitorar práticas existentes Cobertura vacinal Características dos acidentes Riscos de adoecimento Estabelecer

Leia mais

OS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS BIOLÓGICOS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

OS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS BIOLÓGICOS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM OS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS BIOLÓGICOS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Linda Concita Nunes Araújo lindaconcita@hotmail.com Ana Simone Silva do Nascimento aannasimone.2007@hotmail.com Juliana

Leia mais

FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) MBA GESTÃO EM SAÚDE E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) MBA GESTÃO EM SAÚDE E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR ELENI SATOMI SUGUIMOTO CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO: REVISÃO DA LITERATURA FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) MBA GESTÃO EM SAÚDE E CONTROLE DE

Leia mais

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES):

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS EM UM HOSPITAL DO SUL DE MINAS GERAIS Linha de pesquisa: Materno Infantil Responsável pelo trabalho: CALIARI, T.M.

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUANTO A IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM

Leia mais

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a É o conjunto de ações para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a obtenção

Leia mais

OS RISCOS COM PERFUROCORTANTES DURANTE A ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

OS RISCOS COM PERFUROCORTANTES DURANTE A ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE OS RISCOS COM PERFUROCORTANTES DURANTE A ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE Ana Paula Santos Machado 1 Ana Paula Alexandre 2 Márcia Féldreman Nunes Gonzaga 3 Ana Paula Gomes Soares 4 Renan Sallazar Ferreira

Leia mais

TRABALHO DO ENFERMEIRO: RISCOS OCUPACIONAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO RELACIONADAS A HEPATITE B

TRABALHO DO ENFERMEIRO: RISCOS OCUPACIONAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO RELACIONADAS A HEPATITE B TRABALHO DO ENFERMEIRO: RISCOS OCUPACIONAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO RELACIONADAS A HEPATITE B Érica Dionisia de Lacerda¹; Cândida Mirna de Souza Alves² ¹Discentes da Universidade Federal de Campina Grande.

Leia mais

ANÁLISE DO CONHECIMENTO ERGONÔMICO E NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO.

ANÁLISE DO CONHECIMENTO ERGONÔMICO E NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO. 1 ANÁLISE DO CONHECIMENTO ERGONÔMICO E NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO. RESUMO Maílla S. Silva 1 Paloma C. Dias Regina de S. Fagundes Tauane F. S. Amaral Mauro C.R. Santos 2 O presente estudo discute

Leia mais

PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE AOS RISCOS BIOLÓGICOS PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO

PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE AOS RISCOS BIOLÓGICOS PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE AOS RISCOS BIOLÓGICOS PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO Silva DNO 1, Silva AC 2, Soares Neto MAS 3, Marinelli NP 4, Lopes CTM 3, Barja PR 5, Posso MBS 6 1,2,5 UNIVERSIDADE

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 10. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 10. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 10 Profª. Tatiane da Silva Campos Risco ocupacional HIV e hepatite B (HBV) e C (HCV) Exposição percutânea: instrumento perfurante e cortante (agulhas, bisturi, vidrarias);

Leia mais

Causas de acidentes com material biológico no trabalho de enfermagem

Causas de acidentes com material biológico no trabalho de enfermagem Causas de acidentes com material biológico no trabalho de enfermagem Causes of accidents with biological material in nursing work Las causas de los accidentes con material biológico en el trabajo de enfermería

Leia mais

ACIDENTE OCUPACIONAL COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ACIDENTE OCUPACIONAL COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACIDENTE OCUPACIONAL COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE Amanda Engers de Oliveira 1 ; Andréa de Siqueira Campos Lindenberg 2 1 - Estudante do Curso de Medicina da Universidade

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS

ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS DEFINIÇÕES! Saúde;! Trabalho;! Trabalhador;! Saúde do Trabalhador; !Acidentes de Trabalho: Segundo o Ministério da Previdência Social,ocorrem

Leia mais

Jamille Guedes Monteiro Evangelista

Jamille Guedes Monteiro Evangelista CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES NO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Jamille

Leia mais

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES): MICHELE MONTEIRO

Leia mais

PERFIL DOS TRABALHADORES ACIDENTADOS COM PERFURO- CORTANTES EM TRÊS LAGOAS

PERFIL DOS TRABALHADORES ACIDENTADOS COM PERFURO- CORTANTES EM TRÊS LAGOAS PERFIL DOS TRABALHADORES ACIDENTADOS COM PERFURO- CORTANTES EM TRÊS LAGOAS Valdir Fernandes Vieira Junior Graduando em Agronomia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Maria Angelina da Silva

Leia mais

SLOGAM DA EMPRESA PPAP

SLOGAM DA EMPRESA PPAP PPAP Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes Baseado na NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde Portaria N 1.748 de 30 de Agosto de 2011. HOSPITAL (Colocar

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - : conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM SOBRE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO*

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM SOBRE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO* PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM SOBRE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO* LUANDA PAULINA TEIXEIRA SOUSA, MARIA APARECIDA DA SILVA Resumo: revisão integrativa que consistiu na análise de 20 artigos publicados

Leia mais

CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE

CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE Gradycéllia de Oliveira Alcântra, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, campus Cajazeiras),

Leia mais

INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS

INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS Grupo Hospitalar Conceição Gerencia de Recursos Humanos Saúde do Trabalhador INTEGRAÇÃOESTAGIÁRIOS Agosto 2016 Objetivos SESMT Serviço Especializado Segurança e Medicina do Trabalho -Prevenção de acidentes

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 1 OLIVEIRA, Valdir Antunes, 2 TEIXEIRA Cristiane Chagas, 3 SILVA Ludyanne Neres, 4 Arruda Nara Lilia Oliveira 1. Enfermeiro.

Leia mais

Considerar todo material biológico como potencialmente infectante, independente do conhecimento da sorologia.

Considerar todo material biológico como potencialmente infectante, independente do conhecimento da sorologia. Prevenção de Acidentes de Trabalho com Material Biológico - ATMB Perder essa quantidade de sangue não vai matá-lo SAÚDE DO TRABALHADOR/HNSC Receber essa quantidade poderá matá-lo Prevenção de Acidentes

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA BIOSSEGURANÇA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Por: Ana Sabrina da Silva Orientador Prof. Pablo Santos

Leia mais

Rotina de condutas para atendimento de acidentes ocupacionais com material biológico

Rotina de condutas para atendimento de acidentes ocupacionais com material biológico Rotina de condutas para atendimento de acidentes ocupacionais com material biológico 1- Introdução: A finalidade desta rotina é orientar a equipe multiprofissional a tomar os cuidados necessários para

Leia mais

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Sensibilização dos trabalhadores e gestores do SUS Betim para prevenção e acompanhamento dos acidentes de trabalho com material biológico

Sensibilização dos trabalhadores e gestores do SUS Betim para prevenção e acompanhamento dos acidentes de trabalho com material biológico CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Sensibilização dos trabalhadores e gestores do SUS Betim para prevenção e acompanhamento dos acidentes de trabalho

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTE EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM.

ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTE EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM. 1 ATUALIZA PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO ANNA LUIZA AMORIM MILETTO ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTE EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM. Salvador, BA 2012 2 ANNA LUIZA AMORIM MILETTO ACIDENTES

Leia mais

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM

TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM TÍTULO: ADOLESCENTE DEPENDENTES DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS: ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

Leia mais

Terezinha Vieira Porfírio de Souza (32) /(32) CEREST Ubá/ Minas Gerais

Terezinha Vieira Porfírio de Souza (32) /(32) CEREST Ubá/ Minas Gerais Síntese do Trabalho/Projeto Tema A Implantação do Fluxograma de conduta pós Acidente com Material Biológico e Perfurocortante nas Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá. Uma ação do

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A MATERIAL BIOLÓGICO NA EQUIPE E ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE GOIÁS

EPIDEMIOLOGIA DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A MATERIAL BIOLÓGICO NA EQUIPE E ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE GOIÁS EPIDEMIOLOGIA DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A MATERIAL BIOLÓGICO NA EQUIPE E ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE GOIÁS Dayane Xavier de BARROS; Anaclara Ferreira Veiga TIPPLE; Liwcy Keller de Oliveira

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

PREVENÇÃO DO RISCO BIOLÓGICO OCUPACIONAL

PREVENÇÃO DO RISCO BIOLÓGICO OCUPACIONAL PREVENÇÃO DO RISCO BIOLÓGICO OCUPACIONAL Rosely Moralez de Figueiredo Professor associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos Brasil. Membro da Diretoria da Associação Paulista

Leia mais

Acidentes biológicos com profissionais da área da saúde no Brasil: uma revisão da literatura

Acidentes biológicos com profissionais da área da saúde no Brasil: uma revisão da literatura ARTIGO DE REVISÃO Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2018;63(1):31-6 https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.31 Acidentes biológicos com profissionais da área da saúde no Brasil: uma

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO: ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS NO SINAN

BOLETIM INFORMATIVO: ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS NO SINAN BOLETIM INFORMATIVO: ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS NO SINAN. SÉRIE HISTÓRICA NO ESTADO DE GOIÁS 2007/2010 CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR/CEREST GVSAST/SUVISA/SES/GO

Leia mais

BIOSSEGURANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: O USO DOS EPIS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

BIOSSEGURANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: O USO DOS EPIS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BIOSSEGURANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: O USO DOS EPIS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Luana Joyce Alves Menezes 1 ; Luiza Raquel Almeida Silva 1 ; Brena Késia Saldanha 1 ; Liene Ribeiro de Lima 2

Leia mais

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016

A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 A VIOLÊNCIA SEXUAL COMO ACIDENTE DE TRAJETO. ANÁLISE A PARTIR DE CASOS ATENDIDOS E NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR EM 2016 HELEN F. M. ZANCANARO BRUNO L. DA SILVA MARCELO B. DA SILVA RODRIGO

Leia mais

Acidentes com materiais perfurocortantes e o profissional de enfermagem

Acidentes com materiais perfurocortantes e o profissional de enfermagem doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.102.392408 Acidentes com materiais perfurocortantes e o profissional de enfermagem Claudio Vieira de LIMA 1 Deivison R. PINTO 2 Maria Alzira RAMOS 3 1 Psicólogo,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO E OS SENTIMENTOS DO ACIDENTADO. Accident with biological material and feelings of rough

ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO E OS SENTIMENTOS DO ACIDENTADO. Accident with biological material and feelings of rough ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO E OS SENTIMENTOS DO ACIDENTADO Accident with biological material and feelings of rough LACERDA, Lediane Vilasboas Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes SANTOS,

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL RESUMO DESCRITORES ABSTRACT KEYWORDS. ¹Faculdade Unigran Capital, Campo Grande, MS, Brasil.

ARTIGO ORIGINAL RESUMO DESCRITORES ABSTRACT KEYWORDS. ¹Faculdade Unigran Capital, Campo Grande, MS, Brasil. PUBLICAÇÃO OFICIAL DO NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA DO HOSPITAL SANTA CRUZ E PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E FARMÁCIA DA UNISC http://dx.doi.org/10.17058/reci.v5i1.5396

Leia mais

ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE OS ENFERMEIROS NUMA MATERNIDADE

ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE OS ENFERMEIROS NUMA MATERNIDADE ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES ENTRE OS ENFERMEIROS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CONCEIÇÃO DE MARIA COSTA PREVENÇÃO, ACOLHIMENTO E SEGUIMENTO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CONCEIÇÃO DE MARIA COSTA PREVENÇÃO, ACOLHIMENTO E SEGUIMENTO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CONCEIÇÃO DE MARIA COSTA PREVENÇÃO, ACOLHIMENTO E SEGUIMENTO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ENVOLVENDO A EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ENVOLVENDO A EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACIDENTES OCUPACIONAIS COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ENVOLVENDO A EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FIMCA; UNINTER Enfermeira (Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade, Curitiba PR).

Leia mais

Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde. Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes

Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde. Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes Como Implantar a NR 32 Aspectos Práticos para os Prestadores de Serviços de Saúde Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes Noeli Martins Médica do trabalho PORTARIA MTE Nº 1.748, DE 30/08/11

Leia mais

Palavras chaves: Ambiente hospitalar; Perfurocortantes; Descarte.

Palavras chaves: Ambiente hospitalar; Perfurocortantes; Descarte. BIOSSEGURANÇA: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) POR EQUIPES DE ENFERMAGEM NA REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM HOSPITAIS. BRITO, M. P. 2 ; LIMA NETO, F. E. M.

Leia mais

Adelino José Mazzini Soldati

Adelino José Mazzini Soldati CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM OURO PRETO, MINAS GERAIS Adelino José

Leia mais

Biossegurança. Drª Jacqueline Oliveira Rueda. Infectologista Pediátrica Mestre em Doenças Infecciosas

Biossegurança. Drª Jacqueline Oliveira Rueda. Infectologista Pediátrica Mestre em Doenças Infecciosas Biossegurança Drª Jacqueline Oliveira Rueda Infectologista Pediátrica Mestre em Doenças Infecciosas Biossegurança É o conjunto de ações a voltadas para prevenir ou minimizar os riscos para profissionais

Leia mais

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017 TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017 CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

A avaliação das notificações de acidentes com exposição à material biológico na região do Médio Araguaia/MT

A avaliação das notificações de acidentes com exposição à material biológico na região do Médio Araguaia/MT Artigo Original V. 26, Nº 1, 2014 A avaliação das notificações de acidentes com exposição à material biológico na região do Médio Araguaia/MT The evaluation of the notifications of work accidents with

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem.

PALAVRAS-CHAVE: Amamentação. Amamentação exclusiva. Enfermagem. A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA Sarah de Moura e Silva Rodrigues 1 Elisângelo Aparecido Costa 2 Marília Cordeiro de Sousa 3 RESUMO: A amamentação é um ato de amor, uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ANTONIO REGINALDO BAIANO DE SOUSA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ANTONIO REGINALDO BAIANO DE SOUSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ANTONIO REGINALDO BAIANO DE SOUSA PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO MARANHÃO FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Vol.26,n.3,pp.115-119 (Mar Mai 2019) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACCIDENTS OF WORK WITH

Leia mais

Accidentes de trabajo del Perforar-corte con la participación biológica en profesionales del oficio de enfermera

Accidentes de trabajo del Perforar-corte con la participación biológica en profesionales del oficio de enfermera Ano 2 - Nº 2 - Fevereiro/Março de 2012 ACIDENTES DE TRABALHO COM PÉRFURO-CORTANTES ENVOLVENDO MATERIAL BIOLÓGICO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Perforate-cutting industrial accidents with involving biological

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

Biossegurança. Odontológico: para você!

Biossegurança. Odontológico: para você! Biossegurança no atendimento Odontológico: veja o que é importante para você! Transformando a Odontologia do Brasil. Aqui cuidamos da sua Saúde praticando a Biossegurança. Entenda como: Em todos os atendimentos

Leia mais

Desinfecção de alto nível: Desinfecção de médio nível: Desinfecção de baixo nível:

Desinfecção de alto nível: Desinfecção de médio nível: Desinfecção de baixo nível: LIMPEZA Consiste na remoção do Material Biológico; No material biológico se encontra a maior parte da carga microbiana; 1º Passo da Desinfecção e Esterilização; É feita com Detergente e Água; A desinfecção

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SINDROME DE BURNOUT NA ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Maria Maiara da Silva Martins 1, Mirtes de Oliveira Costa 2, Edmara Chaves Costa

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL Maria Franncielly Simões de Morais 1, Juliana Romano de Lima 1, Carina Scanoni Maia 1 Universidade

Leia mais

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS Alex Gomes da Silva 1 ; Larissa Laila Cassarotti 2,Jaqueline Benatto Cardoso 3,Josylene Rodrigues de Souza Pinheiro 4,

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE OS RISCOS OCUPACIONAIS E SATISFAÇÃO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE NATAL/RN, BRASIL

INFORMAÇÕES SOBRE OS RISCOS OCUPACIONAIS E SATISFAÇÃO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE NATAL/RN, BRASIL INFORMAÇÕES SOBRE OS RISCOS OCUPACIONAIS E SATISFAÇÃO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE NATAL/RN, BRASIL INTRODUÇÃO RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA ELIANE SANTOS CAVALCANTE

Leia mais

Epidemiologia do Risco Biológico

Epidemiologia do Risco Biológico Epidemiologia do Risco Biológico Maria Clara Padoveze Este material foi produzido com contribuições de: Amanda Luiz Pires Maciel e Renata Desordi Lobo 2017 Plano de Aula O que é o risco biológico ocupacional?

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UNIDADE DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UNIDADE DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFUROCORTANTE ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UNIDADE DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR LABOUR ACCIDENTS WITH PIERCING AND CUTTING MATERIALS INVOLVING NURSING STAFF

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO:

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO: ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO: O CASO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE Taize Oliveira Cadore Gímerson Erick Ferreira Guilherme Dornelas Camara INTRODUÇÃO As relações de trabalho são marcadas por

Leia mais

IV SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS SHS 2011 ISCMSP CARMEN E. HADDAD

IV SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS SHS 2011 ISCMSP CARMEN E. HADDAD IV SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS SHS 2011 ISCMSP CARMEN E. HADDAD PORTARIA Nº 485 11/11/2005 Aprova a Norma Regulamentadora nº 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimento de Saúde ARTIGOS DE INTERESSE

Leia mais

TÍTULO: APLICABILIDADE DA HIPODERMÓCLISE E VANTAGENS DE SEU USO EMIDOSOS

TÍTULO: APLICABILIDADE DA HIPODERMÓCLISE E VANTAGENS DE SEU USO EMIDOSOS TÍTULO: APLICABILIDADE DA HIPODERMÓCLISE E VANTAGENS DE SEU USO EMIDOSOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Leia mais

O MAIOR RISCO É... ACHARMOS QUE NÃO CORREMOS RISCOS! Tiemi Arakawa

O MAIOR RISCO É... ACHARMOS QUE NÃO CORREMOS RISCOS! Tiemi Arakawa O MAIOR RISCO É... ACHARMOS QUE NÃO CORREMOS RISCOS! Tiemi Arakawa Enfermeira, Doutora em Ciências Membro do GEOTB e do GEO-HIV/aids Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Quais imagens temos do HIV? O

Leia mais

TÍTULO: TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA DURANTE A GESTAÇÃO:O COMPROMETIMENTO MATERNO-FETAL

TÍTULO: TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA DURANTE A GESTAÇÃO:O COMPROMETIMENTO MATERNO-FETAL TÍTULO: TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA DURANTE A GESTAÇÃO:O COMPROMETIMENTO MATERNO-FETAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM DO TRABALHO MICHELLE SILVA DOURADO DE ALMEIDA ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM SALVADOR 2012

Leia mais

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL 1 HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL Mariclen da Silva Pereira Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS mariclenpereira@hotmail.com Laísa Schuh Orientadora,

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ACOLHIMENTO: COMPLEXIDADE DO TRABALHO NA READAPTAÇÃO FUNCIONAL DO TRABALHADOR DO SERVIÇO DE SAÚDE DO SUS Regina

Leia mais

O OLHAR DO ENFERMEIRO FRENTE A EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PERFURO- CORTANTES NA UNIDADE HOSPITALAR

O OLHAR DO ENFERMEIRO FRENTE A EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PERFURO- CORTANTES NA UNIDADE HOSPITALAR O OLHAR DO ENFERMEIRO FRENTE A EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PERFURO- CORTANTES NA UNIDADE HOSPITALAR Fabio Luiz Oliveira de Carvalho* Wellington Pereira Rodrigues** Renan Sallazar Ferreira Pereira* Francielly

Leia mais

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Orientações para o atendimento no PS - 2016 Atualizado por CCIH/HU-USP Risco de transmissão Quadro 1 Agente Material Exposição Risco estimado HIV sangue percutânea

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: OXIGENOTERAPIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

O CONHECIMENTO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM SOBRE A HEPATITE B E AS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO

O CONHECIMENTO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM SOBRE A HEPATITE B E AS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO O CONHECIMENTO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM SOBRE A HEPATITE B E AS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO Patrick L. B. Henriques Andréa de A. B. Berenger Elisa Ferreira Esteves Lucinete L. B. Henriques Resumo:

Leia mais

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5.

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5. ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE FERIDAS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT* AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange

Leia mais

Regina Helena Santos Amaral Dias

Regina Helena Santos Amaral Dias CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Trabalhadores de Enfermagem de uma Unidade de Pronto Atendimento em Cascavel, PR: Caracterização da situação imunológica

Leia mais

Profissionais da Saúde: impactos psicossociais após acidente ocupacional com material potencialmente contaminado

Profissionais da Saúde: impactos psicossociais após acidente ocupacional com material potencialmente contaminado 150 Profissionais da Saúde: impactos psicossociais após acidente ocupacional com material potencialmente contaminado Iris Ricardo Rossin - Doutor em Medicina (Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto),

Leia mais

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL Introdução Alyne Fernanda Tôrres de Lima fernandalyne@hotmail.com Niedja Maria Coelho Alves nimacoal@hotmail.com Isabelle

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO DA CIDADE DE CARUARU/PE

CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO DA CIDADE DE CARUARU/PE II SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPE CAMPUS CARUARU 17 a 21 de outubro de 2011 Caruaru Pernambuco Brasil CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO

Leia mais

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico

Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Acidentes Ocupacionais com Material Biológico Orientações para o atendimento no PA Elaborado por CCIH/HU-USP Risco de transmissão QUADRO 1 Agente Material Exposição Risco estimado HIV sangue percutânea

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES ANEXO PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES 1.Objetivo e Campo de Aplicação: 1.1 Estabelecer diretrizes para a elaboração e implementação de um plano de prevenção de

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM 1. INTRODUÇÃO ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR O ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM BARBOZA, Michele Cristiane Natchtigall 1 ; SEVERO, Danusa Fernandes 2 ; CUNHA, Andréa d Oliveira Dias 3 ; SIQUEIRA, Hedi Crecencia Heckler 4. 1 Fundação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico ETECPAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação: Sem

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA João Victor da Silva Rodrigues 1, Julliany Larissa Correia Santos², Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves³,

Leia mais