Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE."

Transcrição

1 Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE. Emely Christine Sulino de Melo Graduanda em Geografia, UFPE, emelychristinegeo@gmail.com Monica Cox de Britto Pereira Professora Depto de Ciências Geográficas, UFPE, coxmonica@gmail.com Juliana Carneiro Pires Graduanda em Geografia, UFPE, juliana_ana_nana@hotmail.com Diego Felipe dos Santos Graduando em Geografia, UFPE, diego.felipeufpe@gmail.com INTRODUÇÃO A Região compreendida como Zona da Mata de Pernambuco possui uma área de km² e compreende 42 municípios. O local é historicamente marcado pelo agronegócio brasileiro, tendo a cultura da cana-de-açúcar como a principal alavanca de sua economia. A área é marcada pelo impressionante desenvolvimentismo e exploração, herdadas da fase colonial, visto que, foi nesse período que o produto se tornou o principal gerador de lucros para a economia do estado, com registro da utilização de mão de obra escrava e caratér de monocultivo para exportação. Porém, esse modelo colonial (ANDRADE, 2001), ainda permeia os dias atuais gerando mazelas como desempregos, problemas sociais, exploração, degradação ambiental e principalmente expulsões do campo.

2 Figura 1: Mapa de localização de Tracunhaém Fonte: SILVA, 2016 Não conformadas com esse sistema exploratório, algumas famílias da região, que foram expulsas do campo, e ao final de 1996 e ínicio de 1997 se organizaram junto ao MST e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), e se fortaleceram com expectativa de retorno às terras historicamente perdidas para a dominação do cultivo de cana. Em 1996 ocuparam o Engenho Prado e iniciaram o processo de luta e resistência para desapropriação dessas terras improdutivas. Com base no capítulo III da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária que afirma, no artigo 184, que cabe à união desapropriar por interesse social, com o intuito de reforma agrária, qualquer imóvel rural que não esteja cumprindo essa função social. Nesse sentido, Pinto Jr. e Farias (2005) afirmam que não basta somente ter a propriedade rural, ela deve ser produtiva, para que não seja passível de desapropriação. Pereira (2005) ressalta que no processo de constituição do assentamento rural está em jogo, não somente a função social, mas também a função ambiental da terra. De acordo com a CPT foram cerca de 174 conflitos diversos no país na década de 90 relacionados a posse de terra. Conflitos no campo gerados principalmente, por ameaças aos povos do campo. Em 2003 camponeses e camponesas conquistaram o antigo Engenho Penedinho que se tornou o assentamento Nova Canaã, envolvendo muitas estratégias, que somaram protestos, mobilizações, marchas, bloqueios de avenidas e diversas outras atividades que marcaram essa luta. Foi nesse momento que famílias passaram a produzir seu próprio alimento, utilizando a agroecologia como base para o fortalecimento do território conquistado e mudança na realidade econômica, social, ambiental e política, assim como garantindo a segurança alimentar do conjunto das famílias. Com base em Pereira (2005) a Agroecologia traz a possibilidade de enfrentamento do modelo convencional: A Agroecologia é um campo de conhecimento e uma estratégia para a sustentabilidade: planeja e entende produção e conservação como uma só unidade, portanto articula os aspectos agrários e agrícolas com os ecológicos, sob um olhar ambiental mais amplo,

3 ou socioambiental, para melhor traçar essa possibilidade (PEREIRA: 2005, p. 9). Figura 2: Perpetuando a agroecologia: represa de água atualmente sob controle e uso do Assentamento Nova Canaã. Fonte: SANTOS, Nesse sentido, a geografia permite a valorização dos diversos conceitos de território e territorialidade, principalmente, quando se fala em povos do campo.o Assentamento Nova Canaã nos fornece a possibilidade de um estudo aprofundado acerca das resistências que enfrentam, diariamente, partindo para o debate e construção da perspectiva agroecológica no Assentamento. A pesquisa contribuirá para compreender essas relações sociais a partir do campesinato e expandir as diversas denúncias a respeito do uso exploratório da terra a partir do pacote agroquímico da revolução verde e contribuir para que o assentamento se fortaleça garantindo a permanência na terra das famílias assentadas. OBJETIVOS O principal objetivo do trabalho é problematizar o processo de conquista da terra, evidenciando os impasses enfrentados pelas famílias para permanência na terra e

4 construção da vida sob a perspectiva da Agroecologia, em função de forte influencia da agricultura capitalista/mecanizada no território. Assim como, entender todo o histórico do assentamento, de forma a compreender o processo de resistência local, visto que ele os conflitos não se cessam em meio ao agronegócio do monocultivo de cana-de-açucar no entorno todo do local. METODOLOGIA A pesquisa refere-se às compreensões adquiridas por meio de observação in loco proporcionadas por visitas a campo que emolduraram todo o corpo da pesquisa, bem como, leva em consideração a importância da análise de referenciais teóricos como fator preponderante para o diálogo com o campo geográfico. A pesquisa tem como base dados empíricos a partir de entrevistas e conversas com assentados e assentadas de Nova Canaã. Essas ferramentas metodológicas tem a perspectiva de análise qualitativa já que visa a compreensão e percepção sobre a natureza em geral, sendo construída através da interação dos pesquisadores e pesquisadoras, comunidade e problemática. RESULTADOS PRELIMINARES Permanecem os desafios da questão agrária no Brasil, envolvem toda uma problemática que vai desde a má distribuição das terras até a estrutura fundiária que é muito concentrada. As dificuldades são historicamente marcadas pela expropriação da terra e exclusão das pessoas, e consequentemente de seus saberes. O conhecimento cientifíco cartesiano historicamente desprezou os valores sociais, culturais, religiosos desses trabalhadores e trabalhadoras rurais, camponeses e camponesas, como bem sinaliza Santos (2005): O conhecimento cartesiano levou a limites na construção do conhecimento que desprezou os conhecimentos de interação do ser humano com a natureza: O segundo grande tema de reflexão epistemológica versa mais sobre o conteúdo do conhecimento científico do que sobre a sua forma. Sendo um conhecimento mínimo que fecha as portas a muitos outros saberes sobre o mundo, o conhecimento científico moderno é um conhecimento desencantado (SANTOS, 2005: p.12).

5 A agroecologia surge no assentamento como uma das formas de resistência e organização das famílias ao monocultivo de cana dominante na região, trazendo a perspectiva da interação e diversificação dos cultivos, assim como a organização em associações e sociabilidades várias entre as famílias, conforme ressalta Almeida (2004): Por seus desígnios peculiares, o acesso aos recursos naturais para o exercicio de atividades produtivas, se dá não apenas através das tradicionais estruturas intermediárias do grupo étnico, dos grupos de parentes, da família, do povoado ou da aldeia, mas também por um certo grau de coesão e solidariedade obtido face a antagonistas e em situações de extrema adversidade e conflito. (ALMEIDA, 2004) Pôde-se verificar que um dos assentados, Seu Expedito, possui no lote cerca de 55 plantas frutíferas e hortaliças e vem reconstruindo a relação com a terra a partir da diversidade da natureza. Foi perceptivel que a familia produz quase todos os bens que necessita, com culturas anuais, hortaliças, frutíferas, criação de animais e outros em área de aproximadamente 08 hectares por família, infinitamente inferior aos latifúndios da monocultura canavieira, porém percebe-se o quanto o seu quintal é diversificado de interações que além de proteger so solo, renova os ciclos de nutrientes, conservam a água, garante a soberania alimentar e principalmente garante uso da terra de forma sustentável.

6 Figura 3: A esquerda sementes crioulas do feijão japônes, a direita plantação de acerola. Fonte: PEREIRA, 2016 CONSIDERAÇÕES FINAIS A conquista da terra foi o passo inicial para a luta pelo direito de viver no campo e de possuir todo um conjunto de serviços e políticas públicas que envolvem o direito a educação, trabalho, saúde, dentre outros. Essa conquista é resultado da luta camponesa junto com os movimentos sociais a fim de recolocar a importância da agricultura camponesa e valorização dos diversos saberes e particularidades proporcionadas pelas comunidades camponesas e tradicionais, que retornam a terra tornando-se assentadas da reforma agrária. Ainda assim, são muitos os desafios e muito para se conquistar, porém, a pesquisa torna-se relevante para o registro e perpetuação da história da luta pela terra do Assentamento Nova Canaã. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ALMEIDA, Alfredo Wagner. Terras tradicionalmente ocupadas: processos de territorialização e movimentos sociais. In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. V.6, N.1, ANDRADE, M. C. Espaço e tempo na agroindústria canavieira de Pernambuco. Estudos Avançados. São Paulo, v.15, n.43, dez SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 3a. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

7 PEREIRA, Monica Cox de Britto. Reforma agrária e meio ambiente: interfaces da função social e ambiental da terra. Geographia, Niterói, PPGEO UFF, Ano VII, No 14, p , Dezembro CPT. Espinhoso caminho para a liberdade: conflitos no campo. Goiânia: Loyola, CPT. Prado : a re-volta dos camponeses e das camponesas : a luta e a conquista da terra dos trabalhadores e das trabalhadoras sem terra no engenho Prado [Comissão Pastoral da Terra]. Recife : Ed. Universitária da UFPE, 2013.

AGRICULTURA FAMILIAR: DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DAS RIQUEZAS NATURAIS NO SERTÃO DO PAJEÚ

AGRICULTURA FAMILIAR: DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DAS RIQUEZAS NATURAIS NO SERTÃO DO PAJEÚ SILVA, Valcilene Rodrigues da.; PEREIRA, Mônica Cox de B.; SILVA, Marlene Maria da. Agricultura Familiar: diversidade e conservação das riquezas naturais no Sertão do Pajeú. Anais. IV Seminário NEPPAS

Leia mais

Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014)

Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014) Você sabe o que significa assentamento rural? São novas propriedades agrícolas, menores e familiares, criadas pelo governo,

Leia mais

A Luta e a Conquista da Terra pelos Trabalhadoras/es Sem Terra no Engenho Prado Tracunhaém, Brasil

A Luta e a Conquista da Terra pelos Trabalhadoras/es Sem Terra no Engenho Prado Tracunhaém, Brasil A Luta e a Conquista da Terra pelos Trabalhadoras/es Sem Terra no Engenho Prado Tracunhaém, Brasil Índice Índice... 2 Índice de Gráficos... 2 Lista de Abreviaturas... 2 1. Informação Geral... 3 2. Contexto

Leia mais

Novas percepções construindo uma identidade territorial rural: uma experiência do sul do

Novas percepções construindo uma identidade territorial rural: uma experiência do sul do Novas percepções construindo uma identidade territorial rural: uma experiência do sul do Brasil Rita Surita Coordenadora do CAPA Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor Núcleo Pelotas/RS/Brasil www.capa.org.br

Leia mais

Agroecologia: caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente

Agroecologia: caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente UFMS CAMPUS DO PANTANAL Curso de Geografia / Mestrado em Estudos Fronteiriços 237 Agroecologia: caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente Gustavo Henrique Cepolini Ferreira * ZAMBERLAM, Jurandir;

Leia mais

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara Você sabe o que significa assentamento rural? São novas propriedades agrícolas, menores e familiares, criadas pelo governo, para

Leia mais

CASO DE UM ASSENTAMENTO

CASO DE UM ASSENTAMENTO 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( X ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO CASO DE UM ASSENTAMENTO Patrícia Judith Godoy Gravonski (UEPG, pgravonski@hotmail.com) Carlos Hugo Rocha (UEPG,

Leia mais

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I FRONTEIRA AGRÍCOLA é uma expressão utilizada para designar as áreas de avanços da ocupação

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 1 MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET Laboratório de Estudos Territoriais DATALUTA/MS BANCO DE DADOS DA LUTA PELA

Leia mais

CH CH TOTAL OFERTA. TEÓRICA PRÁTICA EXTENSÃO DISTÂNCIA NCADR Agricultura e Sustentabilidade NCADR NCADR

CH CH TOTAL OFERTA. TEÓRICA PRÁTICA EXTENSÃO DISTÂNCIA NCADR Agricultura e Sustentabilidade NCADR NCADR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BAARELADO EM DESENVOLVIMENTO RURAL DESENHO CURRICULAR E SUAS ÊNFASES Observação importante: Do primeiro ao sétimo período, as atividades curriculares

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

Trabalho no campo ou no meio rural

Trabalho no campo ou no meio rural Trabalho no campo ou no meio rural Compreender o que é o trabalho rural passa, antes, por uma compreensão sócioeconômica e histórica deste contexto Herança colonial Exploração do ser humano e da natureza

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário -

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário - PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

REFORMA AGRÁRIA PRECISA ESTAR NA AGENDA PRIORITÁRIA DO GOVERNO - CUT Qua, 06 de Março de :30

REFORMA AGRÁRIA PRECISA ESTAR NA AGENDA PRIORITÁRIA DO GOVERNO - CUT Qua, 06 de Março de :30 A reforma agrária anda a passos de tartaruga. Não é à toa que o Brasil apresenta o maior índice de concentração de terras no mundo. Cerca de 85% de todas as melhores terras estão nas mãos de grandes proprietários,

Leia mais

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA Conteúdos Estrutura fundiária brasileira; Mão-de-obra empregada no campo;

Leia mais

CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA

CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA CARTA CONVOCATÓRIA AO IV ERA AGROECOLOGIA E DEMOCRACIA UNINDO CAMPO E CIDADE Por Territórios Livres e Soberania Popular na Amazônia A Articulação Nacional de Agroecologia Amazônia (ANA Amazônia) convoca

Leia mais

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA Estrutura Fundiária A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão

Leia mais

PROTAGONISMO DAS MULHERES RURAIS DO ACAMPAMENTO ROSELI NUNES: AGROECOLOGIA E QUINTAIS PRODUTIVOS

PROTAGONISMO DAS MULHERES RURAIS DO ACAMPAMENTO ROSELI NUNES: AGROECOLOGIA E QUINTAIS PRODUTIVOS PROTAGONISMO DAS MULHERES RURAIS DO ACAMPAMENTO ROSELI NUNES: AGROECOLOGIA E QUINTAIS PRODUTIVOS Área temática: Comunicação Felipe Canova Gonçalves 1 Thaisa da Silva Ramos 2 Resumo: A presente pesquisa

Leia mais

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti Você sabe o que significa assentamento rural? São pequenas propriedades agrícolas, familiares, criadas pelo governo,

Leia mais

DATALUTA Paraiba UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA. Relatório 2011 COORDENAÇÃO GERAL: EMILIA DE RODAT FERNANDES MOREIRA

DATALUTA Paraiba UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA. Relatório 2011 COORDENAÇÃO GERAL: EMILIA DE RODAT FERNANDES MOREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós- graduação em Geografia/UFPB DATALUTA 2011 Paraiba Relatório 2011 COORDENAÇÃO

Leia mais

Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT

Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT 1. A escola, a agroecologia e a produção da vida no campo: relação entre as escolas e os movimentos sociais. Coordenadora: Prof a. Caroline Terra (UFPel) O objetivo

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 1 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 Apoio: Organização: LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET - Laboratório

Leia mais

O Desenvolvimento Sustentável na Ótica da Agricultura Familiar Agroecológica: Uma Opção Inovadora no Assentamento Chico Mendes Pombos - PE Brasil

O Desenvolvimento Sustentável na Ótica da Agricultura Familiar Agroecológica: Uma Opção Inovadora no Assentamento Chico Mendes Pombos - PE Brasil O Desenvolvimento Sustentável na Ótica da Agricultura Familiar Agroecológica: Uma Opção Inovadora no Assentamento Chico Mendes Pombos - PE Brasil BRASILEIRO, Robson Soares 1 Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Leia mais

UM DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO 1

UM DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO 1 176 UM DICIONÁRIO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO 1 Evandro de Carvalho Lobão 2 Temos recentemente disponível a segunda edição (a primeira foi publicada em 2012) do Dicionário da Educação do Campo, elaborado por autores

Leia mais

A organização do espaço Rural

A organização do espaço Rural A organização do espaço Rural Campo x Cidade A evolução da atividade agrícola Coloque na ordem essa evolução. Recursos da natureza Renovável Não renovável inesgotável Tipos de extrativismo Indústria extrativa

Leia mais

TEIXEIRA, Carine Andrade; SANTOS, Salvio Oliveira; OLIVEIRA, Joelson Ferreira; BRITO, Solange Santos.

TEIXEIRA, Carine Andrade; SANTOS, Salvio Oliveira; OLIVEIRA, Joelson Ferreira; BRITO, Solange Santos. A Teia dos povos a aliança e unidade dos povos e movimentos do campo e da cidade. The Teia of peoples the alliance and unity of the peoples and movements of the countryside and the city. TEIXEIRA, Carine

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES Aluno (a): Renata Karoline Rocha Bezerra Rejane Cleide Medeiros de Almeida Aluna do Curso de Ciências Sociais; Campus de

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

A questão da reforma agrária. Prof. Lucas Gonzaga

A questão da reforma agrária. Prof. Lucas Gonzaga A questão da reforma agrária Prof. Lucas Gonzaga Experiências de reforma agrária e de regulamentação fundiária no mundo - Todos os países considerados desenvolvidos atualmente enfrentam a questão da distribuição

Leia mais

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura QUE É AGRONEGÓCIO? Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura capitalista. O latifúndio carrega em si

Leia mais

ATLAS DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS RURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATLAS DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS RURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATLAS DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS RURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autores: Diana da Silva Alves (Graduanda em Geografia pela UERJ/FFP) Renata Rodrigues Nunes (Graduanda em Geografia pela UERJ/FFP) Co-autor:

Leia mais

O ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA/PB: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À AUTO-SUSTENTABILIDADE NO ASSENTAMENTO RURAL CARRASCO

O ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA/PB: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À AUTO-SUSTENTABILIDADE NO ASSENTAMENTO RURAL CARRASCO O ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA/PB: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À AUTO-SUSTENTABILIDADE NO ASSENTAMENTO RURAL CARRASCO Autor: Crisólogo Vieira de Souza Graduando do Curso de Licenciatura

Leia mais

Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPB

Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPB Dataluta - PB Banco de Dados da Luta pela Terra UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPB

Leia mais

LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS

LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5020345371606949 Apresentação do Laboratório O Laboratório de Estudos Territoriais está localizado no Campus de Francisco Beltrão

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Geografia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2

Leia mais

1) (FGV-SP) Analise o mapa.

1) (FGV-SP) Analise o mapa. Aula ao vivo de geografia 19/03/2014 Revolução Verde e a questão agrária no Brasil 1) (FGV-SP) Analise o mapa. O produto destacado no mapa é: a) a cana-de-açúcar. b) o algodão. c) o café. d) o feijão.

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

O Latifúndio e seus desdobramentos na microrregião geográfica de União da Vitória - Paraná

O Latifúndio e seus desdobramentos na microrregião geográfica de União da Vitória - Paraná O Latifúndio e seus desdobramentos na microrregião geográfica de União da Vitória - Paraná Silas Rafael da fonseca Universidade Estadual de Londrina silasfonseca2@gmail.com INTRODUÇÃO Esse trabalho aborda

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Localização: No sul do Brasil. Apresenta um dos pontos extremos do país, o arroio Chuí. Está dividido em 497 municípios. LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Principais colonizadores: Imigrantes italianos,

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR, AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: TRANSIÇÃO EM MARCHA (?)

AGRICULTURA FAMILIAR, AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: TRANSIÇÃO EM MARCHA (?) AGRICULTURA FAMILIAR, AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: TRANSIÇÃO EM MARCHA (?) BALESTRIN, Nádia Luzia (Administração/UNIBRASIL) A Agroecologia, pode ser considerada, tanto uma ciência quanto um conjunto

Leia mais

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável A AGRICULTURA

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios. Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Raul Ristow Krauser

O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios. Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Raul Ristow Krauser O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios Movimento dos Pequenos Agricultores MPA Raul Ristow Krauser www.mpabrasil.org.br MUNDO EM CRISE Crise Alimentar: 1 Bilhão de pessoas famintas

Leia mais

A RESISTÊNCIA CAMPONESA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE NA MATA NORTE PERNAMBUCANA

A RESISTÊNCIA CAMPONESA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE NA MATA NORTE PERNAMBUCANA IZABELA CRISTINA GOMES DA SILVA CLAUDIO UBIRATAN GONÇALVES PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - UFPE NEACA/LECgeo izabela.cristinagomes@gmail.com birarural@ig.com.br A RESISTÊNCIA CAMPONESA E SUA CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o legado das plantation Atender as necessidades das metrópoles europeias durante o período colonial. Foi implementado nas colônias de

Leia mais

Série Agroecologia. Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada. Bases da agroecologia

Série Agroecologia. Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada. Bases da agroecologia Por: José Maria Filho - Jornalista Série Agroecologia Parte I - Conceito e diferentes técnicas de cultivo A Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada A agroecologia

Leia mais

Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia

Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia A Pesquisa em Agroecologia: Princípios, interações e desafios Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia O que é Agroecologia?

Leia mais

OCUPAÇÕES DE TERRA EM 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS. Camila Ferracini Origuéla Pesquisadora do NERA

OCUPAÇÕES DE TERRA EM 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS. Camila Ferracini Origuéla Pesquisadora do NERA OCUPAÇÕES DE TERRA EM 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS Camila Ferracini Origuéla Pesquisadora do NERA ferracinicamila@yahoo.com.br Em 2006, último ano de eleições presidenciais, foram registradas

Leia mais

PROCESSOS EDUCATIVOS NAS COMUNIDADES DE JUDIÁ DE CIMA E BREJO: DESVENDENDO OS DIÁLOGOS ENTRE PAISAGEM E AGREOCOLOGIA. Apresentação: Pôster

PROCESSOS EDUCATIVOS NAS COMUNIDADES DE JUDIÁ DE CIMA E BREJO: DESVENDENDO OS DIÁLOGOS ENTRE PAISAGEM E AGREOCOLOGIA. Apresentação: Pôster PROCESSOS EDUCATIVOS NAS COMUNIDADES DE JUDIÁ DE CIMA E BREJO: DESVENDENDO OS DIÁLOGOS ENTRE PAISAGEM E AGREOCOLOGIA Apresentação: Pôster Introdução Nielson da Silva Bezerra 1 ; Claudia dos Santos Xavier

Leia mais

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO COMO ENTENDER A SITUAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL? COMO ENTENDER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO? Tipos de agropecuária: intensiva e extensiva Principais modelos

Leia mais

ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: espacialização e territorialização do MST no espaço agrário paraibano

ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: espacialização e territorialização do MST no espaço agrário paraibano Revista. ISSN: 1982-3878 João Pessoa, PB, DGEOC/CCEN/UFPB http://www.okara.ufpb.br ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: espacialização e territorialização do MST no espaço agrário paraibano Juliene

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Agropecuária Prof. Matheus Agronegócio e Economia Modernização Agrária no Brasil: Séc. XX: diversificação e

Leia mais

II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz

II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz Não é possível exibir esta imagem no momento. II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz 1 Longo e grave histórico de conflitos( ES e BA ) Relacionamento com comunidades

Leia mais

Unidade II MOVIMENTOS SOCIAIS. Profa. Daniela Santiago

Unidade II MOVIMENTOS SOCIAIS. Profa. Daniela Santiago Unidade II MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS Profa. Daniela Santiago Dando seguimento a nossos estudos, estaremos agora orientando melhor nosso olhar para os movimentos sociais brasileiros, sendo que iremos

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Col.Naval 2014) Leia o trecho a seguir. Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001 é a crise de energia com ameaças dos apagões. Para minimizar tal preocupação, muito se fala na

Leia mais

Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano.

Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano. Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano. Marcos Vinícius da Silva 1 (IC)*; Pedro Rogerio Giongo 2 (PQ); Divina Aparecida L. Lunas (PQ) 3 ; 1 Estudante do curso

Leia mais

RELATO SOBRE O 5º CONGRESSO NACIONAL DO MST

RELATO SOBRE O 5º CONGRESSO NACIONAL DO MST REVISTA ELETRÔNICA DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA RELATO SOBRE O 5º CONGRESSO NACIONAL DO MST NA LUTA POR REFORMA AGRÁRIA: POR JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR,

Leia mais

[ 1 ] Hemeroteca. Campanha da CUT pela reforma agrária >>

[ 1 ] Hemeroteca. Campanha da CUT pela reforma agrária >> [ 1 ] Hemeroteca Período: 1964-1999. Dimensão e suporte: 24 metros lineares; 166 caixas-arquivo. História arquivística: A hemeroteca tem um papel de destaque no acervo, tanto pelo valor histórico dos recortes

Leia mais

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA DO INCRA Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Leia mais

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil

Capítulo 06. Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil Capítulo 06 Economia e sociedade no período da cana-de-açúcar no Brasil O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo

Leia mais

QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS?

QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS? QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS? Eduardo Paulon Girardi epgirardi@yahoo.com.br Doutor em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas

Leia mais

AGROECOLOGIA E ETNOECOLOGIA: OS SABERES DO AGRICULTOR FAMILIAR CAMPONÊS E SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

AGROECOLOGIA E ETNOECOLOGIA: OS SABERES DO AGRICULTOR FAMILIAR CAMPONÊS E SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS AGROECOLOGIA E ETNOECOLOGIA: OS SABERES DO AGRICULTOR FAMILIAR CAMPONÊS E SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SOUZA, Diego da Silva Universidade Federal de Pelotas - UFPel dieguito.eco@gmail.com SALAMONI,

Leia mais

Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções

Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções Silva, Mônica Lau. IFG-Campus Ceres, e-mail: mltopografia@ibest.com.br Ferreira, Mariane Gonçalves. IFG-Campus Ceres, e-mail: marianegferreira@hotmail.com Cavalcante

Leia mais

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você?

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você? UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFBA - 2016 Mesa Redonda: Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras

Leia mais

III ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E II FESTA ESTADUAL DAS SEMENTES CARTA POLÍTICA E AGENDA DE LUTAS

III ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E II FESTA ESTADUAL DAS SEMENTES CARTA POLÍTICA E AGENDA DE LUTAS III ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E II FESTA ESTADUAL DAS SEMENTES CARTA POLÍTICA E AGENDA DE LUTAS novembro de 2013 CARTA POLÍTICA Durante os dias em que participamos do III Encontro de Agroecologia

Leia mais

REMEMORAÇÃO DA LUTA PELA TERRA E CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA E ECONÔMICA DO ASSENTAMENTO RURAL PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO (MG)

REMEMORAÇÃO DA LUTA PELA TERRA E CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA E ECONÔMICA DO ASSENTAMENTO RURAL PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO (MG) REMEMORAÇÃO DA LUTA PELA TERRA E CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA E ECONÔMICA DO ASSENTAMENTO RURAL PRIMEIRO DO SUL CAMPO DO MEIO (MG) KELSON SERAFINI LUCAS 1 e ANA RUTE DO VALE 2 kslmg@yahoo.com.br, ana.vale@unifal-mg.edu.br

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO-RELATÓRIO AS CONQUISTAS DO MST NA PRODUÇÃO E NA EDUCAÇÃO ROTEIRO H

TRABALHO DE CAMPO-RELATÓRIO AS CONQUISTAS DO MST NA PRODUÇÃO E NA EDUCAÇÃO ROTEIRO H TRABALHO DE CAMPO-RELATÓRIO AS CONQUISTAS DO MST NA PRODUÇÃO E NA EDUCAÇÃO ROTEIRO H COORDENADOR: COPAVI (Paranacity) JORGE MONTENEGRO Escola Milton Santos (Maringá) Cooperativa Vitória de Produção Agropecuária

Leia mais

Mapeamento Participativo de Experiências Agroecológicas Mônica Cox de Britto Pereira & Amanda Jevaux da Silva de Sousa

Mapeamento Participativo de Experiências Agroecológicas Mônica Cox de Britto Pereira & Amanda Jevaux da Silva de Sousa 6-Problemática de los espacios agrários Resumo no 6070 Presentador: Mônica Cox de Britto Pereira Mapeamento Participativo de Experiências Agroecológicas Mônica Cox de Britto Pereira & Amanda Jevaux da

Leia mais

REIS, Patrícia Santos dos 1 ; PIVA, Maristela Alves da Silva 2 ; ROCHA, Lidiane Poyer 3 ; RAIMUNDO, Thiago de Almeida 4 ; PEREIRA, Zefa Valdivina 5

REIS, Patrícia Santos dos 1 ; PIVA, Maristela Alves da Silva 2 ; ROCHA, Lidiane Poyer 3 ; RAIMUNDO, Thiago de Almeida 4 ; PEREIRA, Zefa Valdivina 5 RELATO DE EXPERIÊNCIA DA 10ª FEIRA DE SEMENTES NATIVAS E CRIOULAS E DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS 3 SEMINÁRIO SOBRE USO E CONSERVAÇÃO DO CERRADO DO SUL DE MATO GROSSO DO SUL REIS, Patrícia Santos dos 1 ;

Leia mais

O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013

O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013 O PAPEL ESTRATÉGICO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA Jaime Ferreira Lisboa, 19 Abril 2013 1. Situação de referência A agricultura é produção de alimentos Contribuir para a preservação da biodiversidade e recursos

Leia mais

POTENCIALIDADES DOS AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES DO CULTIVO DA BANANEIRA IRRIGADA DE IPANGUAÇU RN

POTENCIALIDADES DOS AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES DO CULTIVO DA BANANEIRA IRRIGADA DE IPANGUAÇU RN POTENCIALIDADES DOS AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES DO CULTIVO DA BANANEIRA IRRIGADA DE IPANGUAÇU RN Luany Gabriely da Silva 1 Gerda Lúcia Pinheiro Camelo 2 Eixo temático: Agroecologia e Produção Agrícola

Leia mais

Mobilização social em defesa dos direitos dos Povos e da conservação do Bioma Cerrado

Mobilização social em defesa dos direitos dos Povos e da conservação do Bioma Cerrado Mobilização social em defesa dos direitos dos Povos e da conservação do Bioma Cerrado Audiência Pública O PLANO DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO (PDA) E A AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO MATOPIBA (MARANHÃO,

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO RURAL AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL Prof.

Leia mais

CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO

CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO Cecília Perdigão Barreto 1 Gabriel Chagas de Lima 2 Joana Cordeiro Brandão 3 Orientadora: Profa. Dra. Germana Parente Neiva Belchior

Leia mais

Territórios da Zona da Mata Sul e Norte da Paraíba e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável: As Feiras Agroecológicas e da Agricultura

Territórios da Zona da Mata Sul e Norte da Paraíba e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável: As Feiras Agroecológicas e da Agricultura Territórios da Zona da Mata Sul e Norte da Paraíba e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável: As Feiras Agroecológicas e da Agricultura Familiar Roteiro de Apresentação: O que são as Feiras

Leia mais

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO 1 - O Setor Primário reúne todas as atividades do Meio Rural, ou seja, da agropecuária (agricultura e pecuária) e atividades do extrativismo simples. 2 - O

Leia mais

MUITO ALÉM DE COMIDA: a gastronomia e o desenvolvimento agrário na garantia da cidadania

MUITO ALÉM DE COMIDA: a gastronomia e o desenvolvimento agrário na garantia da cidadania Leonardo Koury Martins * 1 INTRODUÇÃO O estado de Minas Gerais, diferentemente de outros estados da federação, tem uma enorme diversidade no que tange a sua identidade socioambiental, cultural, econômica.

Leia mais

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida NA AULA DE HOJE, FALAREMOS SOBRE... TRANSGÊNICOS E ORGÂNICOS CARACTERÍSTICAS DO AGRONEGÓCIO CONSEQUÊNCIAS E IMPACTOS DA MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA CONFLITOS RURAIS E LUTA

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Manhã)

Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) 1. A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado

Leia mais

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Disciplina - Geografia 2 a Série Ensino Médio CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Professor: Gelson Alves Pereira 1- INTRODUÇÃO Revolução Neolítica Importância Em primeiro plano fornecer alimentos.

Leia mais

Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós- graduação em Geografia/UFPB

Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós- graduação em Geografia/UFPB Dataluta - PB Banco de Dados da Luta pela Terra UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós- graduação em Geografia/UFPB

Leia mais

Prática Pedagógica: Investigação ação no ensino de ciências Território e Territorialidade

Prática Pedagógica: Investigação ação no ensino de ciências Território e Territorialidade Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Dom Pedrito Curso de Licenciatura em Ciência da Natureza Educação do Campo AULA 01 19/01 Prática Pedagógica: Investigação ação no ensino de ciências Território

Leia mais

A DISPUTA PELO TERRITÓRIO: AGRICULTURA CAMPONESA VERSUS AGRONEGÓCIO NOS ASSENTAMENTOS DO CENTRO-SUL PARANAENSE

A DISPUTA PELO TERRITÓRIO: AGRICULTURA CAMPONESA VERSUS AGRONEGÓCIO NOS ASSENTAMENTOS DO CENTRO-SUL PARANAENSE A DISPUTA PELO TERRITÓRIO: AGRICULTURA CAMPONESA VERSUS AGRONEGÓCIO NOS ASSENTAMENTOS DO CENTRO-SUL PARANAENSE Djoni Roos 1 Doutorando em Geografia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

A TERRITORIALIDADE CAMPONESA NO ASSENTAMENTO LAGOA GRANDE, MUNICÍPIO DE DOURADOS - MS: CAMINHOS E LUTAS PELA PERMANÊNCIA NA TERRA

A TERRITORIALIDADE CAMPONESA NO ASSENTAMENTO LAGOA GRANDE, MUNICÍPIO DE DOURADOS - MS: CAMINHOS E LUTAS PELA PERMANÊNCIA NA TERRA A TERRITORIALIDADE CAMPONESA NO ASSENTAMENTO LAGOA GRANDE, MUNICÍPIO DE DOURADOS - MS: CAMINHOS E LUTAS PELA PERMANÊNCIA NA TERRA Estela Camata 1 Márcia Yukari Mizusaki 2 Eixo Temático: O CAMPO E A CIDADE

Leia mais

POR UMA PEDAGOGIA AGROECOLÓGICA: OS FUNDAMENTOS TEORICOS DE EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA. Marcio Gomes da Silva 1 INTRODUÇÃO

POR UMA PEDAGOGIA AGROECOLÓGICA: OS FUNDAMENTOS TEORICOS DE EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA. Marcio Gomes da Silva 1 INTRODUÇÃO POR UMA PEDAGOGIA AGROECOLÓGICA: OS FUNDAMENTOS TEORICOS DE EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA Marcio Gomes da Silva 1 INTRODUÇÃO O presente texto tem como objetivo refletir sobre a produção do conhecimento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Processo de desenho do Programa de Governo (2013-2016) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo) IMPORTANTE: O texto a seguir traz subsídios para as discussões das

Leia mais

Meio Rural X Meio Agrário:

Meio Rural X Meio Agrário: Introdução Rural X Urbano: Urbano: presença de construções (casas, prédios, comércio, escolas, hospitais, etc.); Rural: presença maior da natureza e atividades agrárias; Meio Rural X Meio Agrário: Rural:

Leia mais

A FORMAÇÃO TÉCNICA AGROECOLÓGICA E OS DESAFIOS PARA SUA INSERÇÃO NOS TERRITÓRIOS DE REFORMA AGRÁRIA

A FORMAÇÃO TÉCNICA AGROECOLÓGICA E OS DESAFIOS PARA SUA INSERÇÃO NOS TERRITÓRIOS DE REFORMA AGRÁRIA A FORMAÇÃO TÉCNICA AGROECOLÓGICA E OS DESAFIOS PARA SUA INSERÇÃO NOS TERRITÓRIOS DE REFORMA AGRÁRIA Rogerio Gomes 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo principal trazer reflexões sobre os processos

Leia mais

A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia

A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia Equipe Claudia Schmitt (CPDA/UFRRJ) Paulo Niederle

Leia mais

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA.

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA. METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO PARA A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA. Luciana Ferreira da Silva 1, Renato Farac Galata², Danielly Crespi³, Mário Sérgio Santana Cruz 4, Aline Carvalho 5, João

Leia mais

A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO DIREITO A UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE Angela Maria Monteiro da Motta Pires SEDUC-PE

A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO DIREITO A UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE Angela Maria Monteiro da Motta Pires SEDUC-PE Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Coordenação de Processos Seletivos COPESE Processo Seletivo para Cursos de Licenciatura em Educação do Campo - 2017 Leia atentamente os

Leia mais

Processos de sucessão geracional na agricultura familiar e camponesa e seus impactos na conservação da agrobiodiversidade Lima, Peru 2013

Processos de sucessão geracional na agricultura familiar e camponesa e seus impactos na conservação da agrobiodiversidade Lima, Peru 2013 Processos de sucessão geracional na agricultura familiar e camponesa e seus impactos na conservação da agrobiodiversidade Lima, Peru 2013 Inês Claudete Burg Cleidir E. Kemmrich Olavo Ghedini Adriana Bilini

Leia mais

Estrutura fundiária e reforma agrária

Estrutura fundiária e reforma agrária Estrutura fundiária e reforma agrária Ser persa é ser o estranho, é ser o diferente, é, numa palavra, ser outro. A simples existência do persa tem bastado para incomodar, confundir, desorganizar, perturbar

Leia mais

Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios

Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios Francisco Urbano Araújo Filho Coordenador Geral de Reordenamento Agrário O Território Brasileiro Área em km²: 8.511.000 N Unidades Federativas:

Leia mais

Palavras chave: Uso de Tecnologia na Agricultura. Desenvolvimento Rural. Agroecologia.

Palavras chave: Uso de Tecnologia na Agricultura. Desenvolvimento Rural. Agroecologia. TECNOLOGIAS EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA EM SERGIPE E SEUS REBATIMENTOS SOCIAIS Fábio Ferreira Santos Universidade Federal de Sergipe-UFS fabinhoufs@gmail.com Josefa de Lisboa Santos Universidade

Leia mais