Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014)

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014)"

Transcrição

1 Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2014)

2 Você sabe o que significa assentamento rural? São novas propriedades agrícolas, menores e familiares, criadas pelo governo, para diminuir a concentração de terras e diversificar a produção no campo. Parte da ideia de justiça social no campo, ou seja, de fixar trabalhadores rurais, em pequenas propriedades familiares. Fonte: BERGAMASCO, S.M., NORDER, L.A.C. O que são assentamentos rurais. São Paulo: Brasiliense, p. (Col. Primeiros Passos, 301)

3 Assentamentos rurais

4 Por que o assentamento se chama Milton Santos? É uma homenagem a um dos geógrafos brasileiros mais importantes. Foi professor de Geografia da USP e da Sorbonne (Paris/FR). Escreveu mais de 40 livros. Ganhou o prêmio Vautrin Lud, em 1994 ( o prêmio Nobel da Geografia) Foi um grande pensador crítico contra as injustiças sociais. Milton de Almeida Santos (nasceu dia 3 de maio de 1926, em Brotas de Macaúbas, Bahia, Brasil - faleceu em 25 de junho de 2001)

5 Onde fica o assentamento Milton Santos?

6 Assentamento Milton Santos

7

8

9 CONCENTRAÇÃO DE TERRAS NO BRASIL Cerca de um terço do território brasileiro é ocupado pela agropecuária. - De acordo com os seus conhecimentos, o que você acha que predomina no Brasil: a grande propriedade rural, nas mãos de poucos proprietários, ou, um grande número de pequenas propriedades rurais?

10 Analise os dados a seguir, segundo o Censo Agropecuário do IBGE, de Terras Cultiváveis Proprietários de terras 43 % Latifúndios 1 % Donos de latifúndios Podemos observar que há uma enorme desigualdade na distribuição de terras no Brasil. Segundo o Censo Agropecuário de 2006, 43% das terras cultiváveis no Brasil correspondem a latifúndios e são propriedades de apenas 1 % do total de donos de terra.

11 Você sabe o que é LATIFÚNDIO? De modo geral, LATIFÚNDIO (Do lat. latifundium: latus = amplo + fundus = terreno) é uma grande propriedade rural, pertencente a uma pessoa, família ou empresa, geralmente, com insuficiência de produção. Segundo o Estatuto da Terra (lei nº 4.504, de 1964), há dois tipos de latifúndio: por dimensão (imóvel que ultrapassa 600 vezes o módulo de propriedade rural, definido para cada região do país) e por exploração (imóvel com menos de 600 módulos de propriedade, mas cuja exploração econômica seja pequena). Em SP, um módulo rural vale aproximadamente 24 ha (hectares). 1 hectare = m 2 (equivale a área de um campo de futebol ofic.) Área do latifúndio por dimensão em SP > 600 x 24 ha = ha, ou seja, equivale dizer que é uma área maior do que campos de futebol.

12 A origem do LATIFÚNDIO - O surgimento do LATIFÚNDIO no Brasil é uma herança da estrutura de produção colonial. - Em 500 anos de História, o Brasil dividiu pouco a terra. É o único país de extensão continental, em todo o mundo, com estrutura fundiária semelhante à da sua fundação. - O primeiro regime de propriedade, o das sesmarias, durou três séculos e dividia as doze capitanias hereditárias em grandes propriedades particulares, que depois foram passadas de pai para filho.

13 O que os gráficos a seguir revelam? Fonte: Censo Agropecuário do IBGE, de Eles revelam o outro lado: quase metade do número total de proprietários rurais no Brasil, tem a posse de apenas, aproximadamente, 3 % das terras cultivadas.

14 Resumo Latifúndio (mais de mil hectares) Pequena propriedade rural (menos de 10 hectares) No Brasil Latifúndio Pequena propriedade Nº de proprietários 1 % 47 % Área de cultivo 43 % 2,7 % Fonte: Censo Agropecuário do IBGE, de 2006.

15 - O que pode ser feito para diminuir a concentração de terras no Brasil? Uma medida poderia ser a reforma agrária. - O que é reforma agrária? Fazer reforma agrária significa redistribuir as terras segundo critérios sociais: o governo dá terras e também recursos ao pequeno produtor, para que ele possa viver e trabalhar no campo. E uma maneira de se fazer reforma agrária é através dos assentamentos rurais.

16 Questão agrária no Brasil - A luta pela reforma agrária no Brasil ganhou força a partir da década de 1940 e 1950 com as Ligas Camponesas (organizações de trabalhadores rurais, apoiadas por partidos de esquerda e pela igreja, para lutar pela reforma agrária). - Com o aumento do número de conflitos no campo, no primeiro ano da ditadura militar (1964) foi criado o Estatuto da Terra. - O Estatuto da Terra visava diminuir os conflitos no campo através da regulamentação da reforma agrária e da produção agropecuária. - Uma das medidas foi a criação do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) = órgão do governo responsável pela reforma agrária.

17 - O Estatuto da Terra prevê o assentamento de famílias em três tipos de área: terras públicas (com vocação para a produção agropecuária); fazendas improdutivas (que são desapropriadas pelo governo, com indenização para o dono); terras irregulares (terras griladas ). - Você sabe o que significa terra grilada? A expressão grilagem vem de uma prática antiga que utilizava grilos para envelhecer documentos falsos.

18 Por que o governo, através do INCRA, apoia os assentamentos rurais? Para diminuir a concentração de terras e os conflitos no interior do Brasil. Para diminuir o êxodo rural e desinchar as metrópoles, mantendo uma parcela da população no campo. Para incentivar a produção de alimentos, em relação às monoculturas existentes.

19 O assentamento Milton Santos Em 2005, depois de uma tentativa de ocupação em uma propriedade de Limeira, um grupo de cerca de 87 famílias, com o apoio do MST e do INCRA, foi assentado numa área de aproximadamente 105 ha, no município de Americana. Hoje eles ainda lutam para permanecer definitivamente nessa área, mas para isso dependem da assinatura do Decreto de Desapropriação por Interesse Social pela presidente Dilma.

20 Conflitos agrários atuais Hoje, de modo geral, a questão agrária no Brasil está dividida entre dois grandes grupos políticos: Os ruralistas: defendem os interesses dos grandes proprietários rurais. O MST (Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra): defende a reforma agrária no país. X Outros personagens também estão no meio do conflito agrário no Brasil, como os índios, que muitas vezes têm as suas terras invadidas por agricultores, mineradores e traficantes de animais e plantas.

21 O mapa da violência no campo

22 A violência no campo A Irmã Dorothy Stang, grande defensora dos direitos pela terra, foi brutalmente assassinada em 2005.

23 BIBLIOGRAFIA BERGAMASCO, S.M., NORDER, L.A.C. O que são assentamentos rurais. São Paulo: Brasiliense, p. (Col. Primeiros Passos, 301) BOMBARDI, L. M. DESAFIOS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA ASSENTAMENTO MILTON SANTOS AMERICANA/SP - XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, DG/FFLCH/USP, São Paulo, 2009, pp GUIA DO ESTUDANTE ATUALIDADES 2013 Edição 17, Reforma agrária em ritmo lento p São Paulo: Ed. Abril. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino, Agricultura Camponesa no Brasil. 3 ed. Contexto. São Paulo, OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrária. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.43 [cited ], pp PRINCIPAIS SITES CONSULTADOS: (Acessos em abril de 2014)

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP) Prof. Marcos Colégio Sta. Clara Você sabe o que significa assentamento rural? São novas propriedades agrícolas, menores e familiares, criadas pelo governo, para

Leia mais

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti

ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti ASSENTAMENTO MILTON SANTOS (AMERICANA/SP, 2015) Colégio Sta. Clara Prof. Marcos N. Giusti Você sabe o que significa assentamento rural? São pequenas propriedades agrícolas, familiares, criadas pelo governo,

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA Estrutura Fundiária A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão

Leia mais

Aumentar a fonte Diminuir a fonte

Aumentar a fonte Diminuir a fonte 1 de 6 31/01/2014 19:59 Aumentar a fonte Diminuir a fonte QUESTÃO AGRÁRIA PRESSÃO Manifestantes erguem bandeira do MST durante protesto contra a lentidão da reforma agrária no governo Dilma, em Brasília,

Leia mais

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA

DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA Conteúdos Estrutura fundiária brasileira; Mão-de-obra empregada no campo;

Leia mais

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão)

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) O comércio mundial de alimentos. Commodity: valor que um

Leia mais

Direito Agrário. A Questão Agrária no Brasil Fase do descobrimento, regime das sesmarias, leis de terras, até os dias atuais. Prof. Vilmar A.

Direito Agrário. A Questão Agrária no Brasil Fase do descobrimento, regime das sesmarias, leis de terras, até os dias atuais. Prof. Vilmar A. Direito Agrário A Questão Agrária no Brasil Fase do descobrimento, regime das sesmarias, 1 leis de terras, até os dias atuais Prof. Vilmar A. Silva BRASIL DO DESCOBRIMENTO. Brasil ano 1.500: Indígenas

Leia mais

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ Juliana Paula Ramos 1, Maria das Graças de Lima 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil AGRICULTURA Conceito: técnica de plantio e uso do solo. Objetivos: alimentação, matéria-prima;. FATORES

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A reforma agrária no Brasil Clóvis Antunes Carneiro de Albuquerque Filho* 1. Introdução O Estatuto da Terra (Lei n.º 4.504/1964), que é o Código Agrário brasileiro, examina em muitos

Leia mais

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você?

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você? UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFBA - 2016 Mesa Redonda: Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006.

NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006. NOTA TÉCNICA Nº 15-CNA Brasília, 09 de maio de 2006. Autor: Anaximandro Doudement Almeida Assessor Técnico Promotor: Comissão Nacional de Assuntos Fundiários Assunto: Índice de inadimplência dos créditos

Leia mais

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil IFCE 1 - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária,

Leia mais

REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO, MS

REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO, MS 1 REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO, MS ANA PAULA CORREIA DE ARAÚJO 1 e ROSILENE DE OLIVEIRA ROSA 2 RESUMO: Este trabalho tem como objetivo avaliar a infra-estrutura e os serviços

Leia mais

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013 Colégio Santa Clara Prof. Marcos Densidade e crescimento demográfico brasileiro (FUVEST 2011) E este mapa, por que que ele difere dos demais? a) Correlacione as informações

Leia mais

QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS?

QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS? QUANTO REFORMADORA É A POLÍTICA DE ASSENTAMENTOS RURAIS? Eduardo Paulon Girardi epgirardi@yahoo.com.br Doutor em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas

Leia mais

Introdução ao Direito Agrário

Introdução ao Direito Agrário Unidade 1: Introdução ao Direito Agrário 1. Estágios culturais da humanidade (Danserou) - COLETA - CAÇA E PESCA - PASTOREIO - AGRICULTURA - INDUSTRIALIZAÇÃO - URBANIZAÇÃO 2. Textos normativos históricos

Leia mais

Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios

Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios Regularização Fundiária no Brasil Experiências e Desafios Francisco Urbano Araújo Filho Coordenador Geral de Reordenamento Agrário O Território Brasileiro Área em km²: 8.511.000 N Unidades Federativas:

Leia mais

Extrema-unção REFORMA AGRÁRIA

Extrema-unção REFORMA AGRÁRIA Seu País Extrema-unção REFORMA AGRÁRIA POR RICARDO CARVALHO E SORAYA AGGEGE E Levantamento inédito Menos de 1% das propriedades detém 44,42% das terras, segundo o último Censo Agrário do IBGE Esperança.

Leia mais

SUMÁRIO. O processo contraditório da agricultura brasileira A permanência da concentração fundiária no Brasil... 27

SUMÁRIO. O processo contraditório da agricultura brasileira A permanência da concentração fundiária no Brasil... 27 SUMÁRIO Índices... 7 Lista de siglas... 9 Introdução... 13 O processo contraditório da agricultura brasileira... 21 A permanência da concentração fundiária no Brasil... 27 A geografia dos assentamentos

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Complexo Regional da Amazônia (processo de ocupação) Século XVII - XVIII Drogas do Sertão Final do século XIX - início do século XX

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA

A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA I. INTRODUÇÃO O Brasil é possuidor de uma das maiores áreas agrícolas do planeta, ocupando cerca de 3,5 milhões de km 2 ou 353,6 milhões de hectares (41,4% da área territorial

Leia mais

Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE.

Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE. Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE. Emely Christine Sulino de Melo Graduanda em Geografia, UFPE, emelychristinegeo@gmail.com Monica Cox de

Leia mais

De Mosquitoes ao Marx

De Mosquitoes ao Marx De Mosquitoes ao Marx Os dinâmicos novos de Estado e Mobilização Social no âmbito de reforma agraria no Brasil Wendy Wolford Ruth E. and David L. Polson Professor Department of Development Sociology Cornell

Leia mais

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA DO INCRA Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Leia mais

Prof. Benedito Silva Neto Disciplina de Extensão Rural Curso de Agronomia Linha de Formação em Agroecologia Universidade Federal da Fronteira Sul

Prof. Benedito Silva Neto Disciplina de Extensão Rural Curso de Agronomia Linha de Formação em Agroecologia Universidade Federal da Fronteira Sul Prof. Benedito Silva Neto Disciplina de Extensão Rural Curso de Agronomia Linha de Formação em Agroecologia Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo 1 Teorias de desenvolvimento rural Há

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

A FORMAÇÃO DO MST, A PARTIR DOS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL EXPERIMENTADOS PELOS TRABALHADORES RURAIS DURANTE A DITADURA MILITAR ( ).

A FORMAÇÃO DO MST, A PARTIR DOS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL EXPERIMENTADOS PELOS TRABALHADORES RURAIS DURANTE A DITADURA MILITAR ( ). A FORMAÇÃO DO MST, A PARTIR DOS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL EXPERIMENTADOS PELOS TRABALHADORES RURAIS DURANTE A DITADURA MILITAR (1964 1985). ZEN L.F.G. Prof. Dr. João E. Fabrini. (Orientador). UNIOESTE

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DESIGUALDADES

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DESIGUALDADES A ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DESIGUALDADES Nilce Maria Braun 1 O presente trabalho tem por objetivo, analisar a conjuntura da questão fundiária brasileira. Buscando compreender

Leia mais

QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA

QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia DISCIPLINA: Comunicação e Extensão Rural Agronomia e Zootecnia

Leia mais

Dienison B. Oliveira Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás

Dienison B. Oliveira Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás A MODERNIZAÇÃO NO CAMPO DURANTE O PERÍODO MILITAR NO BRASIL 1 Apolônio F. Filho apolonio54321@hotmail.com Dienison B. Oliveira dienis00723@hotmail.com Rafael F. Godói rafa17_corinthiano@hotmail.com Introdução

Leia mais

Coordenadora Executiva de Articulação Social COAS

Coordenadora Executiva de Articulação Social COAS Coordenadora Executiva de Articulação Social COAS Ao longo de dez anos o Governo do Estado da Bahia implementa políticas públicas, em meio a construção de um novo modelo de gestão participativa, democrática,

Leia mais

Trabalho no campo ou no meio rural

Trabalho no campo ou no meio rural Trabalho no campo ou no meio rural Compreender o que é o trabalho rural passa, antes, por uma compreensão sócioeconômica e histórica deste contexto Herança colonial Exploração do ser humano e da natureza

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

Tarauacá - Envira - AC

Tarauacá - Envira - AC Tarauacá - Envira - AC O Território Rural Tarauacá - Envira - AC está localizado na região Norte e é composto por 3 municípios: Feijó, Jordão e Tarauacá. Desenvolvimento Territorial Dados Básicos do Território

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

Uma questão histórica

Uma questão histórica AGRICULTURA Uma questão histórica Desde 10.000 anos passados até 300 anos atrás, a agricultura foi sempre muito igual, com raros momentos de saltos tecnológicos nas alterações nos modos de produção. Agricultura

Leia mais

A Regularização Fundiária como instrumento de ordenar o espaço e democratizar o acesso à terra. Prof. Dr. José Heder Benatti 2011

A Regularização Fundiária como instrumento de ordenar o espaço e democratizar o acesso à terra. Prof. Dr. José Heder Benatti 2011 A Regularização Fundiária como instrumento de ordenar o espaço e democratizar o acesso à terra Prof. Dr. José Heder Benatti 2011 Regularização Fundiária e os Conflitos Sociais Áreas Protegidas Mineração

Leia mais

GEOGRAFIA -EBC. Professor ANDERSON CARLOS

GEOGRAFIA -EBC. Professor ANDERSON CARLOS GEOGRAFIA -EBC Professor ANDERSON CARLOS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS NO BRASIL S U M Á R I O 1. ASPECTOS DA AGRICULTURA BRASILEIRA 2. ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO BRASIL 3. LUTA PELA TERRA E VIOLÊNCIA NO MEIO RURAL

Leia mais

O REFORMISMO AGRÁRIO DO GOVERNO FHC *

O REFORMISMO AGRÁRIO DO GOVERNO FHC * O REFORMISMO AGRÁRIO DO GOVERNO FHC * Maria Auxiliadora Botelho 1 1 INTRODUÇÃO Quando se olha para a formação econômico-social brasileira constata-se que a história da reforma agrária do Brasil é uma história

Leia mais

O REFORMISMO AGRÁRIO DO GOVERNO FHC *

O REFORMISMO AGRÁRIO DO GOVERNO FHC * O REFORMISMO AGRÁRIO DO GOVERNO FHC * Maria Auxiliadora Botelho 1 1 INTRODUÇÃO Quando se olha para a formação econômico-social brasileira constata-se que a história da reforma agrária do Brasil é uma história

Leia mais

PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E ESTRUTURAÇÃO FUNDIÁRIA NA MICRORREGIÃO DE DOURADOS MS. Diego da Silva Souza¹; Prof. Drº. Marcos Kazuo Matushima²

PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E ESTRUTURAÇÃO FUNDIÁRIA NA MICRORREGIÃO DE DOURADOS MS. Diego da Silva Souza¹; Prof. Drº. Marcos Kazuo Matushima² PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E ESTRUTURAÇÃO FUNDIÁRIA NA MICRORREGIÃO DE DOURADOS MS Diego da Silva Souza¹; Prof. Drº. Marcos Kazuo Matushima² Área temática da pesquisa: Área Rural Resumo O trabalho busca promover

Leia mais

Cursos do PRONERA por município de realização ( )

Cursos do PRONERA por município de realização ( ) MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (MDA) INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA) DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ASSENTAMENTOS (DD) COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 1 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2012 Apoio: Organização: LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET - Laboratório

Leia mais

PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO

PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO São medidas que visam a distribuir melhor as terras modificando o regime de sua posse e uso. Tem intenção de atender aos princípios da justiça social e ao aumento de produtividade,

Leia mais

A PROPRIEDADE TERRITORIAL NO BRASIL Aula 03

A PROPRIEDADE TERRITORIAL NO BRASIL Aula 03 A PROPRIEDADE TERRITORIAL NO BRASIL Aula 03 O PASSADO Colônia (1500 1822) e Império (1822-1899) 1 RECONQUISTA PESTE NEGRA 2 SESMARIAS - 1375 Expropriação Fomento à ocupação Obrigação de cultivo COLÔNIA

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA RURAL. Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA RURAL. Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA RURAL Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 CONCEITO DE SOCIOLOGIA A sociologia é a ciência que

Leia mais

A ditadura e a questão agrária: O Estatuto da Terra e as lutas no campo.

A ditadura e a questão agrária: O Estatuto da Terra e as lutas no campo. A ditadura e a questão agrária: O Estatuto da Terra e as lutas no campo. Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Aluno: Rafael Barbosa da Silva n. USP: 3717057 Disciplina:

Leia mais

Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPB

Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPB Dataluta - PB Banco de Dados da Luta pela Terra UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA Grupo de Estudo sobre Trabalho, Espaço e Campesinato Departamento de Geociências/UFPB Programa de Pós-graduação em Geografia/UFPB

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES Aluno (a): Renata Karoline Rocha Bezerra Rejane Cleide Medeiros de Almeida Aluna do Curso de Ciências Sociais; Campus de

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Priori, Angelo CASTANHO, Sandra Maria.

Leia mais

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL Recursos Minerais Anos 50 Anos 55-65 Aumento do uso de insumos modernos, basicamente, por meio de importações Implantação de indústrias no Brasil permitiu a implantação de indústrias

Leia mais

Unidade 2: Imóvel Rural. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Unidade 2: Imóvel Rural. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Unidade 2: Imóvel Rural Imóvel agrário x imóvel rural. Para o Estatuto da Terra: Art. 4º Para os efeitos desta Lei, definem-se: I - "Imóvel Rural", o prédio rústico, de área contínua qualquer que seja

Leia mais

Estrutura fundiária brasileira e promoção e execução da reforma agrária.

Estrutura fundiária brasileira e promoção e execução da reforma agrária. Estrutura fundiária brasileira e promoção e execução da reforma agrária. 10 de março de 2010 Assessor Técnico: Anaximandro Doudement Almeida Sumário 1. Estrutura Fundiária Brasileira 2. Promoção e execução

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Col.Naval 2014) Leia o trecho a seguir. Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001 é a crise de energia com ameaças dos apagões. Para minimizar tal preocupação, muito se fala na

Leia mais

Implicações do PL 1876/99 nas áreas de Reserva Legal

Implicações do PL 1876/99 nas áreas de Reserva Legal CÓDIGO FLORESTAL Implicações do PL 1876/99 nas áreas de Reserva Legal Pelo PL 1876/99 o que mudaria? Reserva Legal (RL) - Novos Recortes OqueéumMóduloFiscal? MF 1.Exploração 2.Renda obtida com a exploração

Leia mais

Chapada dos Veadeiros - GO

Chapada dos Veadeiros - GO Chapada dos Veadeiros - GO O Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros - GO está localizado na região Centro-Oeste e é composto por 8 municípios: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas

Leia mais

A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL

A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL Podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a

Leia mais

ANÁLISE DOS CURSOS PROMOVIDOS PELO PRONERA NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA

ANÁLISE DOS CURSOS PROMOVIDOS PELO PRONERA NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA ANÁLISE DOS CURSOS PROMOVIDOS PELO PRONERA NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA Anderson Bezerra Candido¹. 1 Estudante do curso de Geografia Licenciatura-UFPE, e-mail: drogba_toic@hotmail.com INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Meio Rural X Meio Agrário:

Meio Rural X Meio Agrário: Introdução Rural X Urbano: Urbano: presença de construções (casas, prédios, comércio, escolas, hospitais, etc.); Rural: presença maior da natureza e atividades agrárias; Meio Rural X Meio Agrário: Rural:

Leia mais

A LUTA PELA TERRA NO TRIÂNGULO MINEIRO: REFLEXÕES A PARTIR DO ASSENTAMENTO FAZENDA NOVA TANGARÁ, UBERLÂNDIA (MG)

A LUTA PELA TERRA NO TRIÂNGULO MINEIRO: REFLEXÕES A PARTIR DO ASSENTAMENTO FAZENDA NOVA TANGARÁ, UBERLÂNDIA (MG) A LUTA PELA TERRA NO TRIÂNGULO MINEIRO: REFLEXÕES A PARTIR DO ASSENTAMENTO FAZENDA NOVA TANGARÁ, UBERLÂNDIA (MG) Lucimeire de Fátima Cardoso Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFU Bolsista

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB

PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB AGROPECUÁRIA BRASILEIRA O papel do agronegócio na economia brasileira PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB 38,60% PIB-Agronegócio (2003): R$ 508,27 bilhões 61,40% PIB-Brasil (2003): R$ 1.314 bilhões Fonte:

Leia mais

Agronegócio e Reforma Agrária. Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista, Pesquisador do CNPq -

Agronegócio e Reforma Agrária. Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista, Pesquisador do CNPq - Agronegócio e Reforma Agrária Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista, Pesquisador do CNPq - bmf@prudente.unesp.br Latifúndio e agronegócio Agronegócio é o novo nome do modelo de desenvolvimento

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Agropecuária Prof. Matheus Agronegócio e Economia Modernização Agrária no Brasil: Séc. XX: diversificação e

Leia mais

Movimentos Sociais do Campo

Movimentos Sociais do Campo Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Dom Pedrito Curso de Educação do Campo Componente: Movimentos Sociais do Campo CH: 45h Aula 02 24/01 Professor: Vinicius Piccin Dalbianco E-mail: viniciusdalbianco@unipampa.edu.br

Leia mais

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA Aspectos metodológicos e alguns resultados CAIO GALVÃO DE FRANÇA 21 de março de 2013 CODES-IPEA, Brasília - DF Censo 2006 Agricultura Familiar

Leia mais

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA Rua Manoel Mancellos Moura, S/N Canasvieiras CEP 88.054-030 Florianópolis SC Tel:3369-0833 PLANEJAMENTO ANUAL 2013 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia PROFESSORA: Bianca de Souza

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária

Programa Analítico de Disciplina GEO231 Geografia Agrária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Geografia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2

Leia mais

Histórico do Licenciamento Ambiental

Histórico do Licenciamento Ambiental Cuiabá-MT, Maio - 2013 Histórico do Licenciamento Ambiental PNMA 1981 CONAMA nº 01 1986 CONAMA nº 237 1997 CONAMA nº 289 2001 (revogada) CONAMA nº 387 2006 Portaria Conjunta nº01/2008 SEMA INCRA - INTERMAT

Leia mais

Perfil Territorial. Salgado - PA. Desenvolvimento Territorial. Dados Básicos do Território

Perfil Territorial. Salgado - PA. Desenvolvimento Territorial. Dados Básicos do Território Salgado - PA O Território Rural Salgado - PA está localizado na região Norte e é composto por 16 municípios: Castanhal, Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santa

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 1 MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET Laboratório de Estudos Territoriais DATALUTA/MS BANCO DE DADOS DA LUTA PELA

Leia mais

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO DA PARAÍBA E A ATUAÇÃO DO MST EM JOÃO PESSOA:UM ESTUDO DO MOVIMENTO SOCIAL DO CAMPO NA CIDADE

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO DA PARAÍBA E A ATUAÇÃO DO MST EM JOÃO PESSOA:UM ESTUDO DO MOVIMENTO SOCIAL DO CAMPO NA CIDADE OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO DA PARAÍBA E A ATUAÇÃO DO MST EM JOÃO PESSOA:UM ESTUDO DO MOVIMENTO SOCIAL DO CAMPO NA CIDADE Josilena Oliveira Targino da Silva Universidade Federal da Paraíba targinojose@hotmail.com

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 7º ANO Professores: L.O./MARCOS/MATHEUS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 10 AS ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 10 AS ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 10 AS ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES Fixação 1) (UNIFESP) Com relação à economia do açúcar e da pecuária no Nordeste durante o Período Colonial, é correto afirmar que:

Leia mais

ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS

ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA CHEFE-GERAL DA EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE CAMPINAS, MAIO 2017 1990 2000 Luís Eduardo Magalhães 2010 Luís Eduardo Magalhães Taguatinga

Leia mais

CUIA DE GEDEÃO (1982) DE PEDRO CASALDÁLIGA: A LUTA PELA TERRA EM MATO GROSSO

CUIA DE GEDEÃO (1982) DE PEDRO CASALDÁLIGA: A LUTA PELA TERRA EM MATO GROSSO 1 CUIA DE GEDEÃO (1982) DE PEDRO CASALDÁLIGA: A LUTA PELA TERRA EM MATO GROSSO AMANDA FERREIRA PAULO DOS SANTOS 1 Em 1964 houve o golpe militar que viria por um fim à uma democracia em processo de ampliação,

Leia mais

Equipe de Geografia GEOGRAFIA

Equipe de Geografia GEOGRAFIA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 7R Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA 1. Agricultura no Brasil: Breve histórico - Brasil Colônia: monocultura da cana se destacava como produto principal,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE MINISTÉRIO DA REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO (MIRAD)

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE MINISTÉRIO DA REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO (MIRAD) APRESENTAÇÃO DA SÉRIE MINISTÉRIO DA REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO (MIRAD) Esta série documental tem quatro subséries, das quais três representam uma instância executiva do Mirad: Coordenadoria de Conflitos

Leia mais

O Desenvolvimento Sustentável na Ótica da Agricultura Familiar Agroecológica: Uma Opção Inovadora no Assentamento Chico Mendes Pombos - PE Brasil

O Desenvolvimento Sustentável na Ótica da Agricultura Familiar Agroecológica: Uma Opção Inovadora no Assentamento Chico Mendes Pombos - PE Brasil O Desenvolvimento Sustentável na Ótica da Agricultura Familiar Agroecológica: Uma Opção Inovadora no Assentamento Chico Mendes Pombos - PE Brasil BRASILEIRO, Robson Soares 1 Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Leia mais

O ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL EM TERESINA PIAUI: UMA POLITICA DE INCLUSÃO SOCIAL?

O ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL EM TERESINA PIAUI: UMA POLITICA DE INCLUSÃO SOCIAL? GT 11 - Educação e Políticas de Inclusão Social O ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL EM TERESINA PIAUI: UMA POLITICA DE INCLUSÃO SOCIAL? Patrícia Soares de Andrade PPGPP/UFPI Introdução Os estudos recentes sobre

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL. Bruno José Ber: Filho

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL. Bruno José Ber: Filho REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL Bruno José Ber: Filho Origem do Problema Fundiário 1500: Lizeiras 1530: Capitanias hereditárias (usufruto) 1530: Sesmarias 1698: Confirmação das sesmarias 1704: Demarcação

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1 2 Curso Geografia Código: 35 3 4 Modalidade(s): Licenciatura/Bacharelado

Leia mais

5. (Ueg 2012) Observe a figura a seguir, que representa alguns dos fusos horários.

5. (Ueg 2012) Observe a figura a seguir, que representa alguns dos fusos horários. UECEVEST TD DE GEOGRAFIA (26.08.17) Prof. Robson Almeida 1ª Aula (15h às 15h50) 1. (Upf 2017) Por causa do movimento de rotação da Terra, diferentes pontos longitudinais da superfície terrestre têm horários

Leia mais

Situação fundiária no município de Peixoto de Azevedo (MT)

Situação fundiária no município de Peixoto de Azevedo (MT) Situação fundiária no município de Peixoto de Azevedo (MT) A complexa situação fundiária do estado de Mato Grosso e a falta de transparência na gestão de informações e nos procedimentos de regularização

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE SINDICALISMO

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE SINDICALISMO APRESENTAÇÃO DA SÉRIE SINDICALISMO Nesta série estão as matérias sobre o sindicalismo, principalmente rural. Retratam o posicionamento na imprensa de entidades como a CUT e a Contag, assim como o espaço

Leia mais

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR Prof. Antonio Lázaro Sant

Leia mais

QUESTÃO AGRÁRIA: desafios à classe camponesa 1

QUESTÃO AGRÁRIA: desafios à classe camponesa 1 QUESTÃO AGRÁRIA: desafios à classe camponesa 1 Carlos Roberto Leoni 2 Neste último século a classe camponesa foi marcada por profundas transformações, porém, apesar das mudanças, ela resiste e mostra sinais

Leia mais

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária O Ordenamento Fundiário no Brasil Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA MISSÃO Implementar a política de reforma agrária e realizar

Leia mais

OCUPAÇÃO E USO DO CERRADO DE PALMEIRA DO PIAUÍ

OCUPAÇÃO E USO DO CERRADO DE PALMEIRA DO PIAUÍ OCUPAÇÃO E USO DO CERRADO DE PALMEIRA DO PIAUÍ Maria do Socorro Lira Monteiro 1, Edson Chaves Ferreira 2, ( 1,2 Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, 64049-550 Teresina, PI.

Leia mais

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29 folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/2013 11:05:29 O que é? O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Objetivos? Promover a identificação

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAD. Delegacia Federal - DFDA/ES

SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAD. Delegacia Federal - DFDA/ES SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAD Delegacia Federal - DFDA/ES Site da SEAD www.mda.gov.br Fique sempre atualizado... Editais Informativos Programas Eventos

Leia mais

Princípios Constitucionais

Princípios Constitucionais DIREITO AGRÁRIO Princípios Constitucionais Prof. Vilmar A. Silva Princípio da desapropriação para reforma agrária. DA DESAPROPRIAÇÃO PARA FINS Art. 184 DE REFORMA AGRÁRIA Compete à União desapropriar por

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

Sul de Tocantins - TO

Sul de Tocantins - TO Sul de Tocantins - TO O Território Rural Sul de Tocantins - TO está localizado na região Norte e é composto por 12 municípios: Alvorada, Araguaçu, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Dueré, Figueirópolis,

Leia mais