Elaboração do Retrato da Escola

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elaboração do Retrato da Escola"

Transcrição

1 Elaboração do Retrato da Escola

2 De que trata o retrato da Escola? Um olhar sobre a escola, como ela é constituída, considerando: Alunos, professores, administração, relações com a comunidade; Qual a sua estrutura física, quais espaços especiais; Como ela funciona; Como as pessoas se relacionam; Como ela se relaciona com a comunidade; Que projetos pedagógicos desenvolve; Qual o seu projeto político pedagógico; etc

3 Diferentes facetas do Retrato e a Mídias Digitais A visão que cada um tem da escola, possui diferentes aspectos (facetas) que podem ser usados para buscar criar uma ampla visão de cada escola; A descrição de cada faceta pode ser realizada utilizando diferentes mídias (texto, imagens, vídeos, animações etc); Devemos buscar a mídia que melhor possa representar a informação a ser descrita. Por exemplo, a alegria das crianças na fila pra a hora do lanche, seus movimentos e gritos, pode ser melhor registrada com um vídeo curto do que com uma foto.

4 Documento Hipertextual Uma maneira mais apropriada para apresentar o retrato da escola é através de um hipertexto, ou seja, uma coleção de pequenos blocos de informação, interconectados, estabelecendo relações entre eles; A ligação entre dois blocos de informação é realizada através de um hiperlink.

5 Texto Linear versus Hipertexto

6 Como criar o Hipertexto Cada aluna(o) fará o retrato de sua escola usando um novo pbworks Cada aspecto do retrato a ser descrito deverá ser registrado em uma página do pbworks Haverá uma página de apresentação do retrato com links para cada uma das demais páginas (facetas ou aspectos)

7 Espaços de Trabalho (pbworks) Um pbworks é como se fosse um caderno digital, melhor dizendo, um espaço de trabalho digital (workspace), onde podemos ir além de consumir conteúdos mas, antes de tudo, podemos produzí-los. Por exemplo, os espaços de trabalho da interdisciplina Seminário Integrador

8 Espaços de Trabalho (pbworks) Estes espaços digitais são ubíquos, compartilháveis, multimidiáticos e hipertextuais; Ubíquos: ao contrário de um caderno convencional, podemos acessar os digitais de qualquer lugar onde estivermos desde que tenhamos acesso à internet; Compartilháveis: ao contrários dos cadernos convencionsis, um espaço digital na internet pode ser compartilhado por vários usuários que podem ler e escrever nele, de diferentes locais, simultaneamente; Multimidiáticos: neles podemos usar diferentes mídias tais, como texto, imagens, vídeos, animações etc; Hipertextuais: ao contrário dos cadernos convencionais, que são lineares, ou seja, precisamos seguir página por página, ás páginas de um texto escrito em um espaço digital podem possuir diversas ligações com outras página que nos permitem ir exatamente para a página que eu deseja, sem passar pelas outras nas quais não estou interessado em um determinado momento, Os espaços digitais construidos pelo uso do pbworks são compostos por muitas páginas em branco, que você pode usar para descrever o que quiser.

9 Um exemplo de hipertexto Hiperlinks: palavras (ou imagens) em uma página associadas com o endereço de outras páginas. Quando clicamos em uma palavra que está associada a outra página o navegador abre a página associada.

10 Criando um novo espaço de trabalho no pbworks

11 Criando novos espaços de trabalho no pbworks Cada usuário do pbworks, possui um diretório de seus espaços de trabalho. No diretório, estão relacionados todos os pbworks dos quais você participa; O diretório está no endereço my.pbworks.com. É necessário um navegador web (Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explore) para acessá-lo; Use o seu login e senha para entrar

12 Criando um Pbworks Você pode criar quantos Pbworks quiser, não importa para o quê: Pode ser para: fazer um clube de leitura, para combinar a festa de final de ano, para se comunicar com o pessoal do seu condomínio ou para trabalhar com seus alunos, Para organizar um passeio cultural com seus alunos e/ou colegas. Etc.

13 Um exemplo de Hipertexto Vamos fazer um retrato Brasil? Podemos escolher o que falar, afinal, há muito o que se dizer sobre o nosso imenso país. Comecemos com os seguintes aspectos A sua história O seu clima O seu povo As suas praias A sua música Depois poderemos escolher outros.

14 Criando um novo pbwoks 1. Abra o seu diretório de espaços de trabalho no pbworks e clique em create a new workspace ; 2. Escolha um endereço para o seu novo espaço de trabalho; 3. Defina se seu espaço é para o público em geral ou para um público específico.

15 Acessando o endereço my.pbworks.com encontramos nosso diretório. Para criar um novo espaço virtual, clicamos em create a new workspace

16 Vamos criar um hipertexto sobre o Brasil? Podemos chamá-lo de Conhecendo o Brasil

17 Na primeira parte da criação é solicitado que se crie a parte inicial do endereço do nosso hipertexto. O final será sempre.pworks.com. Além disso precisamos selecionar o tipo de uso que daremos (for education) e indicar que se trata de um uso para fins não comerciais.

18 1. Na primeira parte da criação é solicitado que se crie a parte inicial do endereço do nosso hipertexto. O final será sempre.pworks.com. 2. Além disso precisamos selecionar o tipo de uso que daremos (for education) e indicar que se trata de um uso para fins não comerciais. 3. A seguir, vamos para a próxima etapa, já entrando em nosso espaço virtual

19 1. Quando entramos em um novo espaço, temos acesso à uma página denominada FrontPage, ou seja Página Frontal que vem com um texto inicial com algumas orientações dos criadores. 2. Podemos clicar em Edit indo para o editor de página onde poderemos colocar nesta página o nosso próprio texto.

20 1. Clicamos em EDIT e já estamos no editor, onde encontramos a barra de ferramenta análoga à de muitos outros editores que já conhecemos; 2. Selecionamos o texto que queremos eliminar e pronto, basta clicar na tecla delete.

21 1. Inserimos então um texto, usando os recursos de formatação que acharmos necessário e, 2. Clicamos no botão save para que o nosso conteúdo (texto) fique salvo. É importante observar que o nosso texto agora já estará disponível na internet para quem puder ler nosso espaço virtual.

22 1. Observe que logo abaixo do nome da página há uma indicação de quem e quando fez a ultima atualização nesta página. 2. Dissemos durante a criação que apenas um público convidado poderia ver o conteúdo de nosso pbworks. Como ainda não convidamos ninguém, apenas o próprio criador desde espaço pode vê-lo; 3. Para ver quem pode acessar este espaço Conhecendo o Brasil, clique em users.

23 1. Use add more users para adicionar novos usuários; 2. Indique um perfil para o seu novo usuário; 3. Observe que o nome do usuário e o tempo decorrido desde o se último acesso aparecem nesta tela.

24 Adicionando usuários

25 1. Preencha a caixa de adição de usuários para incluir novos. Para cada bloco, podemos atribuir um perfil; 2. Para concluir a inclusão clique em Add users

26 1. O pbworks envia um para os convidados. Quando este convidado ainda não tem um cadastro, o sistema indica com unverified ; 2. Podemos excluir usuários e também. 3. Podemos mudar o perfil de usuários.

27 Criação de Conteúdo Fonte:

28 Criação de Conteúdo Para cada tópico novo que desejamos colocar em nosso hipertexto, podemos criar uma página; As páginas podem ser posteriormente ligadas (links) usando-se hiperlinks; Um hipertexto pode ser ligados com páginas do próprio internas (do próprio hipertexto) ou com páginas externas (outros sites na web); A construção de um hipertexto não precisa ter um final, podemos sempre criar novas páginas e fazer novas ligações.

29 Criação de Conteúdo voltando ao Conhecendo o Brasil Relembrando, combinamos inicialmente criar conteúdos sobre: A sua história O seu clima As suas praias O futebol A sua música Agora podemos criar uma nova página para cada um dos tópicos e nele colocar informações;

30 Para criar uma nova página, basta clicar no link Create a page que fica no topo do lado direito de uma página do pbworks

31 1. Crie um nome para a sua página, quanto mais fácil de lembrar, melhor; 2. Para concluir a criação clique em Create a page ; 3. Automaticamente, o sistema cairá no editor.

32 1. Em seguida o sistema abrirá o editor, 2. Pronto, agora é produzir o seu texto sobre o tópico.

33 1. Seguindo este processo, criamos 3 novas páginas que estão apresentadas logo abaixo, junto com a FrontPage

34 1. Como podemos ver todas as páginas de nosso pbworks? Resposta: Na página principal podemos abrir a aba Pages & Files destacada na figura abaixo.

35 1. Marque as páginas que deseja eliminar; 2. Clique em delete 3. Clique em OK. c

36 1. Pronto, agora só temos as páginas desejadas como se pode observar na lista de páginas restantes.

37 Até o momento temos 4 páginas independentes, vamos transformar isso num Hipertexto? 1. Vamos começar ligando a página de apresentação com as outras páginas criadas; 2. Primeiro, colocamos palavras ou frases que lembrem o conteúdo que queremos ligar, depois ligamos cada termo à página de conteúdo correspondente.

38

39 1. Selecionamos a palavra ou frase e clicamos em Add link. Abre-se uma opção para escolher a página. Se existe uma página contendo a palavra ou frase usada, ele sugere que a usemos. Caso contrário ele sugere que criemos uma nova página com esse nome, 2. Em nosso exemplo, como desejamos escolher outra página já existente, clicamos ao lado da sugestão, fora do retângulo externo e a seguir clicamos em Browse Pages e Files. Abre-se uma janela, para escolha da página desejada. 3. Depois de selecionada a página que será linkada, Marco a opção open in a new window, para abrir a página desejada numa nova página web e clique em insert link. 4. Pronto! Sua página de conteúdo já está ligada à palavra e/ou frase escolhida. Proceda assim para cada ligação desejada.

40

41 1. Pronto! Sua página de conteúdo já está ligada à palavra e/ou frase escolhida; 2. Proceda assim para cada ligação desejada e todas as facetas de sua descrição estarão ligadas à página de apresentação.

42 Agora já temos uma versão inicial de nosso hipertexto Conhecendo o Brasil

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Manual realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Manual Webmail UFMS Índice 1- Acesso ao Webmail...3 2- Tela inicial...4

Leia mais

Como criar menus para as suas planilhas

Como criar menus para as suas planilhas Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui excelentes recursos que possibilitam a criação de planilhas com diversas finalidades. Um desses recursos é

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Portal Periódicos - CAPES

Portal Periódicos - CAPES Portal Periódicos - CAPES O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Leia mais

Explorando a Internet

Explorando a Internet ConReDIs: Construção de Redes sociais para Idosos Internet: a grande rede digital Explorando a Internet Autoras: Leticia Machado Sabrina E. A. Da Luz Sibele Pedroso Loss Começaremos hoje a descobrir muito

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Tutorial de Wordpress

Tutorial de Wordpress Tutorial de Wordpress Sobre o Wordpress O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus semelhantes (como o blogger.com), é o tipo de licença:

Leia mais

Conhecendo o Sistema

Conhecendo o Sistema Conhecendo o Sistema Diretor ou Articulador Para entrar no sistema NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o Diretor ou Articulador deve seguir os passos: Acesse o site http://pddeinterativo.mec.gov.br/, utilizando o login

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

1-Acessando o OMA Online

1-Acessando o OMA Online 1-Acessando o OMA Online Primeiramente acesse o site da OMA, digitando www.oma.com.br no seu navegador (Google Chrome ou Mozilla FireFox). 1.1- Digite seu login e senha nos campos apropriados (1), se você

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE TUTORIAL ACESSO AOS LIVROS DIGITAIS DA UFRN (http://www.portaldapesquisa.com.br/ufrn) Os alunos, professores e demais servidores da UFRN, com cadastro em algum dos sistemas da universidade SIGAA, SIPAC

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube 1 TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube 1 Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Maio/2012 1 Sumário 1 - Acesso ao SISGRAD... 03 2 - Lançamento de Frequência... 05 2.1 - Alteração de Aulas... 06 2.2 - Exclusão de Aulas... 07 3 - Lançamento

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

Rotinas do MULTITERM 95.

Rotinas do MULTITERM 95. Rotinas do MULTITERM 95 http://www.trados.com I. Para iniciar o programa (já instalado) e criar uma Base de Dados Teminológica: 1) vá em Programas; 2) procure Multiterm; 3) clique no ícone Multiterm 95.

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web)

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Esse manual visa descrever os principais passos para instalar/atualizar o ActiveViewer. O ActiveViewer é um controle ActiveX e pode necessitar

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO DO PLACEHOLDER

INSTRUÇÕES DE USO DO PLACEHOLDER INSTRUÇÕES DE USO DO PLACEHOLDER Manual de instruções de uso da plataforma de distribuição de conteúdo digital PLACEHOLDER. placeholder.com.br SUMÁRIO Esse manual foi criado para ajudar aos usuários do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

Manual do usuário people

Manual do usuário people Manual do usuário people http://people.ufpr.br/ Sumário 1. O que é?... 3 2. Como é feito o acesso... 3 3. O Que pode ser feito no people.ufpr.br?... 3 4. Espaço de Armazenamento... 3 5. Como é feito a

Leia mais

MANUAL. Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA

MANUAL. Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA Sumário 1. Apresentação 2. Primeiros Passos: Criando uma conta no Kahoot! 3. Mãos a obra: Criando um Quiz 4. Tudo Pronto: Preview do Quiz Apresentação:

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Sistema Web: Liberação de Senha

Sistema Web: Liberação de Senha Sistema Web: Liberação de Senha Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google

Leia mais

Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW

Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW 1) Acessando o sistema Navegando para http://pentaho.lampada.uerj.br:8080/pentaho/login, o usuário pode acessar o Sistema com as seguintes credenciais (Fig 1): Usuário:

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

SAUT. Coordenação Tecnológica. Serviço de Atendimento ao Usuário - Tecnologia. Criação de biblioteca de arquivos por categoria-moodle.

SAUT. Coordenação Tecnológica. Serviço de Atendimento ao Usuário - Tecnologia. Criação de biblioteca de arquivos por categoria-moodle. Tecnologia Visando a evitar-se a duplicação de arquivos na Plataforma Moodle, aconselhamos que se crie uma biblioteca de arquivos de uso geral na categoria raiz. Tal biblioteca deve se instalada em um

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional.

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional. Sumário Agenda... 3 Agendamento... 4 Cadastro... 8 Ficha Paciente... 11 Histórico Clínico... 11 Fotos... 12 Cadastros... 14 Convênio... 14 Grupo... 15 Medicamento... 16 Modelos de Texto... 17 Motivo Agendamento...

Leia mais

3. Como olhar os s da sua conta de do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware?

3. Como olhar os  s da sua conta de  do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware? FAC E-Groupware Sumário 1. Como acessar o E-Groupware? 2. Como alterar a sua senha do E-Groupware? 3. Como olhar os e-mails da sua conta de e-mail do grupo rio do peixe? 4. Como escrever um novo e-mail?

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

ClinicalKey 2.0. Guia do usuário

ClinicalKey 2.0. Guia do usuário ClinicalKey 2.0 Guia do usuário 2 1. Introdução ClinicalKey é a maior biblioteca médica digital da Elsevier, a única que entrega a informação clínica indispensável para a constante atualização profissional

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul PEAD. Tutorial Voki. Prof. Eliseo Berni Reategui Profa. Liliana Passerino Profa.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul PEAD. Tutorial Voki. Prof. Eliseo Berni Reategui Profa. Liliana Passerino Profa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul PEAD Tutorial Voki Prof. Eliseo Berni Reategui Profa. Liliana Passerino Profa. Patrícia Behar Sumário 1. Introdução... 3 2. Preenchendo o Cadastro... 3 3. Criando

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Slide Show Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta de Slide show permite a criação de apresentações animadas

Leia mais

Painel Administrativo Westlock

Painel Administrativo Westlock Painel Administrativo Westlock Acesso ao Painel Administrativo Para acessar o Painel Administrativo da Westlock clique no endereço http://downloadcenter.westlockcontrolsmarcom.com/admin/ e preencha as

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Verificação de Autenticidade de Documentos Outubro / 2017 [ Versão 1.0

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAR E EDITAR PBWIKI: RECURSOS BÁSICOS. PASSO A PASSO PARA CRIAR UMA PBWIKI (Escrita colaborativa on-line)

TUTORIAL PARA CRIAR E EDITAR PBWIKI: RECURSOS BÁSICOS. PASSO A PASSO PARA CRIAR UMA PBWIKI (Escrita colaborativa on-line) 1 PASSO A PASSO PARA CRIAR UMA PBWIKI (Escrita colaborativa on-line) ACESSE ESTE ENDEREÇO: http://pbwiki.com Clique em Preencha os campos com seus dados: Nome Endereço de email para ativar a página Senha

Leia mais

Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon

Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon 1. Comece abrindo o seu browser na página da Amazon Web Services https://aws.amazon.com/pt/ 2. Na página de abertura, clique no botão Crie

Leia mais

Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8

Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8 Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8 Aba Geral... 9 Página Principal... 9 Subscrições... 9 Favoritos... 10 Rascunhos Salvos... 10 Anexos...

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Biblioteca PECEGE Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Piracicaba/SP 2018 Sumário 1. Como Realizar Buscas... 3 2. Acesso ao conteúdo Digital.... 6 3. Acesso à Bibliografia do Curso.... 8 4. Circulação

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos.

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Primeiros Passos. Ambiente Virtual de Aprendizagem Primeiros Passos www.eadcetacvet.com.br Primeiro Acesso Este é um pequeno manual para que você possa interagir com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da CETACVET.

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Plataforma Indicadores de Belo Monte

Plataforma Indicadores de Belo Monte Monitoramento das Condicionantes da UHE Belo Monte para a Câmara Técnica de Monitoramento do PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU PM21 Consultores Associados Ltda. Plataforma Indicadores

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Guia de Uso do BigBlueButton

Guia de Uso do BigBlueButton Guia de Uso do BigBlueButton Itabuna, 2018 Sumário 1. Visão geral... 3 2. Ativando e configurando o microfone... 6 2.1. Silenciar o microfone... 9 2.2. Desativando o microfone... 10 3. Ativando e configurando

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul PEAD. Tutorial. Prof. Eliseo Berni Reategui Profa. Liliana Passerino Profa.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul PEAD. Tutorial. Prof. Eliseo Berni Reategui Profa. Liliana Passerino Profa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul PEAD Tutorial Prof. Eliseo Berni Reategui Profa. Liliana Passerino Profa. Patrícia Behar Sumário 1. Introdução... 3 2. Preenchendo o Cadastro... 4 3. Criando uma

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Monitor de eventos 7 Mensagens 8 Blocos 9 Painel 10 Calendário 11 Arquivos Privados 12 Área da

Leia mais

Edital de Credenciamento.

Edital de Credenciamento. 1 1 F 2 Prezado Candidato, Fornecemos por meio deste Manual auxílio para preenchimento do Cadastro de Empresas Prestadoras de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Lembramos que o Credenciamento ocorre

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

CADASTRO NO KDP. Nesta etapa faremos o cadastro no sistema Kindle Direct Publishing. Aos que já possuírem conta na Amazon podem pular esta parte.

CADASTRO NO KDP. Nesta etapa faremos o cadastro no sistema Kindle Direct Publishing. Aos que já possuírem conta na Amazon podem pular esta parte. INTRODUÇÃO A partir de agora trataremos da publicação da obra no Kindle Direct Publishing, definindo os detalhes do livro, upload do arquivo final, criando a capa e configurando os direitos e preços. CADASTRO

Leia mais

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14 SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Manual do Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação 2016 Página 1 de 14 Apresentação Este tutorial

Leia mais

E-Fácil Passo a passo

E-Fácil Passo a passo E-Fácil Passo a passo O que é a ferramenta E-Fácil? E-Fácil é uma ferramenta online criada para auxiliá-lo na escolha de produtos elétricos da Eaton. Para isso a ferramenta oferece diversas funções como:

Leia mais

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Formatos. Esta ferramenta auxilia na criação de formatos para impressão, tais como: A0; A1; A2; A3 e A4. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Formatos: delas.

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

Profª. Maria José da Silva Página 1

Profª. Maria José da Silva Página 1 E-Mail: mariajosefatern@yahoo.com.br Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a

Leia mais

1) Ao fazer o login no sistema, clique em "Administração".

1) Ao fazer o login no sistema, clique em Administração. Neste tutorial, iremos mostrar o processo de criação de um usuário e associando a um colaborador explicando suas diferenças e a necessidade desta associação. Para isso vale ressaltar que somente os ADMINISTRADORES

Leia mais

Manual de Treinamento Portal de Periódicos 2005

Manual de Treinamento Portal de Periódicos 2005 Manual de Treinamento Portal de Periódicos 2005 ACM Blackwell Cambridge Emerald Nature OECD Oxford Sage Para que todos os usuários do Portal da CAPES possam ter acesso aos periódicos disponíveis, basta

Leia mais

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Versão 1.0 Guia Rápido do Usuário SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ACESSANDO O SACS 4 3 ABRINDO UM CHAMADO 5 4 CONSULTA AOS CHAMADOS ABERTOS 7 5 ACRESCENTANDO

Leia mais